SóProvas



Prova IPEFAE - 2019 - Prefeitura de São João da Boa Vista - SP - Assistente Social


ID
3225355
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"A Fifa desistiu de ampliar a Copa do Mundo, no Catar, com 48 seleções. O próximo Mundial, a ser disputada entre novembro e dezembro de 2022, terá os mesmos 32 participantes que as seis edições anteriores. (...). O inchaço da Copa do Mundo era um projeto do presidente da Fifa, Gianni Infantino. O Mundial terá 48 times a partir de 2026, ano em que será organizado por EUA, México e Canadá."

Fonte: Globo Esporte, 22 maio 2019 <https://globoesporte.globo.com/futebol/copa-domundo/noticia/fifa-desiste-de-copa-do-mundo-do-catar-com-48-selecoes-dizjornal.ghtml>

O país sede da Copa do Mundo 2022 situa-se em qual continente?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Será realizada no Catar.

    ? O país localiza-se na península arábica na Ásia Continental, correspondendo a uma área de aproximadamente 11.610 km² até o norte do Golfo Pérsico. O Catar faz fronteira com a Arábia Saudita e é separado por um estreito do Golfo Pérsico do país Bahrein.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Oriente médio não é continente, não fique triste também aí nessa kkk

  • Bela pegadinha da banca para os candidatos.

    A Copa do Mundo de futebol de 2022 será realizada no Catar, um rico país do Oriente Médio.

    O Oriente Médio, porém, não é um continente, mas apenas uma região da Ásia.

    Lembremos que são seis os continentes que existem: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania.

    Resposta: B

  • Oriente Médio compreende a Ásia e uma pequena porção da África (no caso do Egito) e da Europa (no caso da Turquia).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9dio_Oriente

  • Oriente Médio não é um continente. Não fiquem tristes, também errei!

  • Catar - Ásia.


ID
3225358
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

"A atual discussão sobre presidencialismo e semipresidencialismo no país muitas vezes acaba se voltando para interesses casuísticos e perde-se o ponto central: o funcionamento do sistema político. (...). Na França semipresidencial, o Poder Executivo é liderado pelo presidente da República, eleito por sufrágio direto, em dois turnos, para um mandato de cinco anos e com o apoio do primeiro-ministro. O Poder Legislativo francês se divide em duas Casas legislativas, sendo que os deputados são eleitos pelo sistema distrital para dar mais governabilidade. Aqui começam as interessantes inovações francesas que poderiam ser úteis para nós, em uma futura reforma política. O presidente nomeia o primeiro-ministro, o qual pode ser do seu partido, se majoritário, ou da oposição, se esta possuir maioria no Parlamento. O Parlamento é eleito cerca de um mês após a eleição do presidente, o que tende a garantir maioria e estabilidade ao novo governo. Durante o seu mandato, o presidente pode dissolver o Parlamento."

Fonte: CALDAS, Ricardo. " O semipresidencialismo é uma alternativa ao sistema
político brasileiro?", Folha S. Paulo, 15 jun. 2019. Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/06/o-semipresidencialismo-e-umaalternativa-ao-sistema-politico-brasileiro-sim.shtml>.
Indique qual dessas formas e sistemas de governo não ocorreu no Brasil independente: 

Alternativas
Comentários
  • monarquia: O primeiro período de nossa história em que adotamos o parlamentarismo foi há um bom tempo. Em 1847, o Brasil ainda tinha um Imperador, ou seja, vivíamos em uma . Era o início do Segundo Reinado. Dom Pedro I havia abdicado do trono 16 anos antes e seu jovem sucessor, que veio a ser Dom Pedro II, havia crescido e estava pronto para comandar o Império brasileiro.

    O parlamentarismo do Brasil imperial funcionou da seguinte forma: Dom Pedro II, como chefe de Estado, tinha o poder de indicar o chefe de governo (vimos essa distinção no texto anterior desta trilha, lembra?). Esse chefe de governo era o presidente do Conselho de Ministros e era sempre um membro do partido com maioria no Parlamento. Na época, havia dois grandes partidos: Partido Conservador e Partido Liberal. Houve também primeiros-ministros da Liga Progressista, dissidência do Partido Conservador fundada em 1862 e que em 1868 se juntou ao Partido Liberal.

    Mas o parlamentarismo no Brasil imperial tinha uma característica essencial que o diferencia dos sistemas parlamentares que vemos hoje em dia. O Imperador possuía o chamado Poder Moderador, que dava-lhe o direito de dissolver a Câmara qualquer momento. No caso de o imperador sair “derrotado” nas eleições para a Câmara de Deputados, ele podia simplesmente fechar a Câmara e convocar novas eleições. Além disso, o Conselho de Ministros era subordinado à escolha do imperador, outra diferença em relação a outros sistemas parlamentaristas.

    A bem da verdade, o Poder Moderador já existia desde 1824, quando . O modelo parlamentarista de 1847 buscou atenuar seus efeitos, de modo a criar um  no país.

    Em 1889, com a deposição de Dom Pedro II e a proclamação da república, o Brasil passou a adotar o sistema presidencialista.Foi assim que, no dia 2 de setembro de 1961, o Congresso aprovou a adoção de um regime parlamentarista no país.

    Com a medida, João Goulart continuou como presidente, mas teve seus poderes reduzidos significativamente. Os poderes retirados do presidente foram repassados para uma nova figura, o primeiro-ministro. Nesse período de 17 meses de parlamentarismo nos anos 1960, o Brasil teve três primeiros-ministros: Tancredo Neves, Brochado da Rocha e Hermes Lima.

    No dia 21 de abril de 1993, foi realizado o plebiscito e o Brasil mais uma vez optou por um regime republicano e um sistema de governo presidencialista. Essa foi a última vez em que o sistema parlamentarista teve chances de vigorar no país.

    Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus, durante o período conhecido como Antigo Regime (séculos XVI ao XVIII ).

    resposta nunca teve absolutismo no Brasil.


ID
3225361
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

"Depois do acordo comercial com a União Europeia, do qual se desconhecem detalhes e prazos de aplicação, provavelmente remotos, os países integrantes do Mercosul decidiram acabar com a cobrança de roaming telefônico, ou seja, o pagamento adicional pelo uso de dados e ligações no exterior. A medida, assinada pelos presidentes na cúpula realizada em Santa Fé, beneficiará  200 milhões de usuários a partir de 2020. Os custos do roaming não desaparecerão tão cedo. O acordo ainda terá que ser ratificado pelos Parlamentos e depois passar por uma comissão que estabelecerá datas de entrada em vigor e possíveis compensações às companhias operadoras." 

Fonte: Adaptado de El País Brasil, 17 jul. 2019. Disponível em
<http://brasil.elpais.com/brasil/2019/07/17/economia/1563379750_413614.html>

Assinale a alternativa que apresenta somente capitais de países membros do Mercosul:

Alternativas

ID
3225364
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta segundo a gramática normativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Não citaram grupos contra cujos interesses todos se posicionaram. ? correto.

    B) Os celulares, cujos os donos foram indiciados, foram apresentados à justiça. ? após o pronome "cujo" não se deve usar artigo.

    C) Não assisti à palestra do professor cujo livro todos se referem. ? referem-se a alguma coisa (=verbo transitivo indireto, a preposição "a" deve vir antes do pronome cujo ? a cujo livro).

    D) Os animais cujos os biomas desapareceram por completo foram recolhidos pelas ONGs da região.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A própria terminação -os (Cujos) serve como referência a um artigo sendo desnecessária a sua colocação após o uso da palavra.


ID
3225367
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação – todos os fragmentos foram retirados de obras do estudioso Câmara Cascudo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) "Se da Universidade não parte a valorização humana da ciência adquirida, e sua aplicação nobre e digna, então, está jurando solidariedade e aliança-cúmplice com todos os elementos que anoitecem o mundo e espalham, na amplidão das cidades e dos campos, a imutabilidade do signo da Angústia, da Insatisfação, do Desalento, do Pessimismo, desfibrador e responsável, por tantos males e maremotos sociais. Uma Universidade é plasmadora de Culturas, em defesa ascensional da Civilização." ? Universidade e Civilização, 1962 ? vírgula separando o adjunto adnominal, uso incorreto.

    B) "É evidente que somos bem pouco, muito pouco felizes com a espantosa aparelhagem possuída para fazer-nos conhecer a terra, céu e mar. A vida tornouse febril e nas cidades grandes são anfiteatros onde o homem se debate, sofrendo como se fosse submetido a uma vivisseção. Os complexos tradicionais de ?amigo?, ?compadre?, ?companheiro? sofrem restrições calamitosas e vão cedendo à maré montante dos interesses crescentes. Vivemos sob o signo da angústia. Angústia significa justamente o nosso estado de compressão, opressão mental, asfixia econômica, hostilidade ambiental." ? Canto de muro, 1959

    C) "Creio na bondade sem a garantia prévia da gratidão. Sem que se assegure, da memória devedora. Sem que se estabeleça, pelo ato generoso uma servidão vitalícia, no beneficiado. Bondade paga-se no puro e simples ato de sua realização. Como um fruto justifica a existência útil da árvore. Bondade antevendo a recompensa, é apólice de sociedade mutualista rendendo do capital intocável do favor inicial. Os pássaros não são devedores dos frutos e da água da fonte. Eles testificam perante a natureza, a continuidade da missão cultural." ? O tempo e Eu, 1968 ? assegure-se de alguma coisa (vírgula separando incorretamente o objeto indireto de seu verbo).

    D) ?A biblioteca é a minha Babilônia. E nela todos os volumes, me interessam. Cada livro, que leio ? ou releio ? me fascina. Mas a leitura é um hábito. Só a repetição traz o costume, o prazer." ? citado em O Colecionador de Crepúsculos ? o que interessam? Todos os volumes (=sujeito separado incorretamente pela vírgula).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • LETRA B - É evidente que somos bem pouco, muito pouco felizes com a espantosa aparelhagem possuída para fazer-nos [errado: ênclise depois de conjunção subordinada de finalidade] conhecer a terra, céu e mar. A vida tornou-se febril e nas cidades grandes são [verbo SER com sentido de LUGAR (?) ou concordância errada c/ sujeito 'A vida'] anfiteatros onde o homem se debate, sofrendo como se fosse submetido a uma vivisseção. Os complexos tradicionais de “amigo”, “compadre”, “companheiro” sofrem restrições calamitosas e vão cedendo à maré montante dos interesses crescentes. Vivemos sob o signo da angústia. Angústia significa justamente o nosso estado de compressão, opressão mental, asfixia econômica, hostilidade ambiental." – Canto de muro, 1959

    Questão s/ resposta.


ID
3225370
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.


Leia, abaixo, uma delicada carta do escritor Caio Fernando Abreu aos pais:


A Nair e Zaél Abreu

São Paulo, 12 de agosto de 1987


Querida mãe, querido pai,

Não sei mais conviver com as pessoas. Tenho medo de uma casa cheia de pais e mães e irmãos e sobrinhos e cunhados e cunhadas. Tenho vivido tão só durante tantos — quase quarenta — anos. Devo estar acostumado.

Dormir 24 horas foi a maneira mais delicada que encontrei de não perturbar o equilíbrio de vocês — que é muito delicado. E também de não perturbar o meu próprio equilíbrio — que é tão ou mais delicado.

Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão. E que só sabe escrever. Não sei mais falar, abraçar, dar beijos, dizer coisas aparentemente simples como “eu gosto de você”. Gosto de mim. Acho que é o destino dos escritores. E tenho pensado que, mais do que qualquer outra coisa, sou um escritor. Uma pessoa que escreve sobre a vida — como quem olha de uma janela — mas não consegue vivê-la.

Amo vocês como quem escreve para uma ficção: sem conseguir dizer nem mostrar isso. O que sobra é o áspero do gesto, é a secura da palavra. Por trás disso, há muito amor. Amor louco — todas as pessoas são loucas, inclusive nós; amor encabulado — nós, da fronteira com a Argentina, somos especialmente encabulados. Mas amor de verdade. Perdoem o silêncio, o sono, a rispidez, a solidão. Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto.

Amo vocês,

seu filho

Caio 

Caio Fernando Abreu, no livro “Caio Fernando Abreu: o essencial da
década de 1980”. Nova Fronteira, 2014


Em “Não sei mais conviver com as pessoas”, o termo em destaque, considerando o contexto, estabelece ideia de que o autor: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Não sei mais conviver com as pessoas. Tenho medo de uma casa cheia de pais e mães e irmãos e sobrinhos e cunhados e cunhadas. Tenho vivido tão só durante tantos ? quase quarenta ? anos. Devo estar acostumado.

    ? A ideia passada é de que estabelecia contato com pessoas no passado, convivia tranquilamente e sabia fazer isso, mas, atualmente, é algo que não ocorre, algo que deixou de ocorrer.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3225373
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.


Leia, abaixo, uma delicada carta do escritor Caio Fernando Abreu aos pais:


A Nair e Zaél Abreu

São Paulo, 12 de agosto de 1987


Querida mãe, querido pai,

Não sei mais conviver com as pessoas. Tenho medo de uma casa cheia de pais e mães e irmãos e sobrinhos e cunhados e cunhadas. Tenho vivido tão só durante tantos — quase quarenta — anos. Devo estar acostumado.

Dormir 24 horas foi a maneira mais delicada que encontrei de não perturbar o equilíbrio de vocês — que é muito delicado. E também de não perturbar o meu próprio equilíbrio — que é tão ou mais delicado.

Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão. E que só sabe escrever. Não sei mais falar, abraçar, dar beijos, dizer coisas aparentemente simples como “eu gosto de você”. Gosto de mim. Acho que é o destino dos escritores. E tenho pensado que, mais do que qualquer outra coisa, sou um escritor. Uma pessoa que escreve sobre a vida — como quem olha de uma janela — mas não consegue vivê-la.

Amo vocês como quem escreve para uma ficção: sem conseguir dizer nem mostrar isso. O que sobra é o áspero do gesto, é a secura da palavra. Por trás disso, há muito amor. Amor louco — todas as pessoas são loucas, inclusive nós; amor encabulado — nós, da fronteira com a Argentina, somos especialmente encabulados. Mas amor de verdade. Perdoem o silêncio, o sono, a rispidez, a solidão. Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto.

Amo vocês,

seu filho

Caio 

Caio Fernando Abreu, no livro “Caio Fernando Abreu: o essencial da
década de 1980”. Nova Fronteira, 2014


Em sua despedida, no fecho singelo – “Amo vocês” –, o pronome vocês remete:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto. Amo vocês.

    ? Representada a forma de despedir do destinatário da carta, no caso, os pais de Caio Fernando de Abreu.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3225376
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.


Leia, abaixo, uma delicada carta do escritor Caio Fernando Abreu aos pais:


A Nair e Zaél Abreu

São Paulo, 12 de agosto de 1987


Querida mãe, querido pai,

Não sei mais conviver com as pessoas. Tenho medo de uma casa cheia de pais e mães e irmãos e sobrinhos e cunhados e cunhadas. Tenho vivido tão só durante tantos — quase quarenta — anos. Devo estar acostumado.

Dormir 24 horas foi a maneira mais delicada que encontrei de não perturbar o equilíbrio de vocês — que é muito delicado. E também de não perturbar o meu próprio equilíbrio — que é tão ou mais delicado.

Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão. E que só sabe escrever. Não sei mais falar, abraçar, dar beijos, dizer coisas aparentemente simples como “eu gosto de você”. Gosto de mim. Acho que é o destino dos escritores. E tenho pensado que, mais do que qualquer outra coisa, sou um escritor. Uma pessoa que escreve sobre a vida — como quem olha de uma janela — mas não consegue vivê-la.

Amo vocês como quem escreve para uma ficção: sem conseguir dizer nem mostrar isso. O que sobra é o áspero do gesto, é a secura da palavra. Por trás disso, há muito amor. Amor louco — todas as pessoas são loucas, inclusive nós; amor encabulado — nós, da fronteira com a Argentina, somos especialmente encabulados. Mas amor de verdade. Perdoem o silêncio, o sono, a rispidez, a solidão. Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto.

Amo vocês,

seu filho

Caio 

Caio Fernando Abreu, no livro “Caio Fernando Abreu: o essencial da
década de 1980”. Nova Fronteira, 2014


Manter um termo implícito é uma forma de coesão em que, para que se evite a repetição desse termo, ocorre o seu apagamento. A esse mecanismo dá-se o nome de coesão por elipse. Assinale a alternativa em que essa forma de coesão ocorre:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Acho que é o destino dos escritores

    ? Temos um sujeito oculto/elíptico/desinencial, marca a omissão do pronome pessoal "eu", a elipse desse termo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3225379
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.


Leia, abaixo, uma delicada carta do escritor Caio Fernando Abreu aos pais:


A Nair e Zaél Abreu

São Paulo, 12 de agosto de 1987


Querida mãe, querido pai,

Não sei mais conviver com as pessoas. Tenho medo de uma casa cheia de pais e mães e irmãos e sobrinhos e cunhados e cunhadas. Tenho vivido tão só durante tantos — quase quarenta — anos. Devo estar acostumado.

Dormir 24 horas foi a maneira mais delicada que encontrei de não perturbar o equilíbrio de vocês — que é muito delicado. E também de não perturbar o meu próprio equilíbrio — que é tão ou mais delicado.

Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão. E que só sabe escrever. Não sei mais falar, abraçar, dar beijos, dizer coisas aparentemente simples como “eu gosto de você”. Gosto de mim. Acho que é o destino dos escritores. E tenho pensado que, mais do que qualquer outra coisa, sou um escritor. Uma pessoa que escreve sobre a vida — como quem olha de uma janela — mas não consegue vivê-la.

Amo vocês como quem escreve para uma ficção: sem conseguir dizer nem mostrar isso. O que sobra é o áspero do gesto, é a secura da palavra. Por trás disso, há muito amor. Amor louco — todas as pessoas são loucas, inclusive nós; amor encabulado — nós, da fronteira com a Argentina, somos especialmente encabulados. Mas amor de verdade. Perdoem o silêncio, o sono, a rispidez, a solidão. Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto.

Amo vocês,

seu filho

Caio 

Caio Fernando Abreu, no livro “Caio Fernando Abreu: o essencial da
década de 1980”. Nova Fronteira, 2014


Considerando o gênero textual abordado – carta -, é possível afirmar que o texto de Caio Fernando Abreu: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Dependendo da pessoa a quem se destina, a linguagem utilizada na carta pessoal pode ser uma linguagem mais despretensiosa (coloquial e informal) ou mais preocupada com as normas gramaticais (linguagem formal).

    ? A carta era dedicada aos seus pais, dessa forma, foi usada uma linguagem informal e com traços pessoas (subjetivos).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Que deprimente... eu adoro pessoas!!!

    GABARITO A.

  • Alguém me aponta onde há informalidade nessa carta, meu povo.


ID
3225382
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à concordância:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Excepcionalmente, tratavam-se de informações que ninguém levava a sério. ? o correto é "tratava-se" (sujeito indeterminado ? terceira pessoa do singular + índice de indeterminação, verbo transitivo indireto).

    B) Nessa temporada de inverno, assistem-se, com frequência, a filmes premiados que estão fora do circuito comercial. ? mesmo caso anterior, verbo "assistir" com sentido de "ver" é transitivo indireto, o correto é "assiste-se".

    C) Observavam-se da janela mais alta do prédio as pessoas andando por todos os lados, como insetos. ? correto, voz passiva sintética (se) com sujeito paciente no plural, concordância correta (=observavam-se as pessoas/as pessoas eram observadas).

    D) Resolveu-se rapidamente, após as várias reuniões necessárias, todas as questões que ainda estavam pendentes. ? voz passiva sintética e sujeito paciente no plural, o correto é "resolveram-se" (=resolveram-se questões/questões foram resolvidas).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3269050
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O fragmento abaixo foi retirado do poema Ternura, de Vinícius de Moraes.


“Eu te peço perdão por te amar de repente

Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus

ouvidos

Das horas que passei à sombra dos teus gestos

Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos

Das noites que vivi acalentado

Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo

Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente (...)”


Se esse mesmo fragmento fosse reescrito usando a 3ª. pessoa do singular para dirigir-se ao seu interlocutor, mantendo-se o uso determinado pela gramática normativa, a uniformidade de tratamento e o sentido original, teríamos: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Facilita a resolução:

    Teu, tua , teus, tuas (2ª Pessoa)

    Seu, sua, seus , suas (3ª pessoa)

    nosso (s) Nossa(s) 1ª pessoa do plural

    Vosso (s), Vossa (s) , 2ª pessoa do plural

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Formatação péssima da questão.


ID
3269062
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base na Lei de Regulamentação da profissão de assistente social em vigor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Correções conforme a Lei de Regulamentação da Profissão (8662/93):

    A) A designação profissional de Assistente Social é uma possibilidade dos habilitados na forma da legislação vigente ? incorreto, aquele que é habilitado possui grau de Bacharel em Serviço Social.

    B) Constitui competência do Assistente Social, coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social ? incorreto, temos atribuições privativas e não competência.

    C) Compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, aplicar as sanções previstas no Código de Ética Profissional ? incorreto, compete ao CRESS aplicar as sanções e o CFESS é tribunal superior.

    D) A inscrição nos Conselhos Regionais sujeita os Assistentes Sociais ao pagamento das contribuições compulsórias (anuidades), taxas e demais emolumentos que forem estabelecidos em regulamentação baixada pelo Conselho Federal, em deliberação conjunta com os Conselhos Regionais ? correto (=Art. 13. A inscrição nos Conselhos Regionais sujeita os Assistentes Sociais ao pagamento das contribuições compulsórias (anuidades), taxas e demais emolumentos que forem estabelecidos em regulamentação baixada pelo Conselho Federal, em deliberação conjunta com os Conselhos Regionais).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, dispõe sobre a profissão de assistente social, explana e normatiza o exercício profissional. Vamos, então, analisar as alternativas.

    A – Incorreta. A designação profissional de Assistente Social é uma possibilidade dos habilitados na forma da legislação vigente. De acordo o “Art. 3º” da Lei nº 8.662/93, temos que: A designação profissional de Assistente Social é privativa dos habilitados na forma da legislação vigente.

    B – Incorreta. Constitui competência do Assistente Social, coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social. De acordo o “Art. 5º” da Lei nº 8.662/93, a alternativa constitui uma atribuição privativa do/a assistente social.

    C – Incorreta. Compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, aplicar as sanções previstas no Código de Ética Profissional. De acordo o “Art. 10º” da Lei nº 8.662/93, compete ao Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, aplicar as sanções previstas no Código de Ética Profissional.

    D – Correta. A inscrição nos Conselhos Regionais sujeita os Assistentes Sociais ao pagamento das contribuições compulsórias (anuidades), taxas e demais emolumentos que forem estabelecidos em regulamentação baixada pelo Conselho Federal, em deliberação conjunta com os Conselhos Regionais. A alternativa está de acordo o “Art. 13º” da Lei nº 8.662/93.

    Gabarito: D


ID
3269065
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É incorreto afirmar sobre o Projeto Ético Político do Serviço Social brasileiro:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Queremos a alternativa incorreta:

    ? No Projeto Ético-Político encontra-se refletida a autoimagem da profissão, construída a partir da projeção individual dos diversos segmentos profissionais, materializada através de um conjunto de componentes legais, técnicos e éticos que buscam constantemente uma direção para o fazer profissional.

    ? Segundo Netto (2001), um dos primeiros autores a escrever sobre o tema do projeto ético político do Serviço Social, nesse constructo encontra-se refletida a autoimagem da profissão, construída a partir da projeção coletiva dos diversos segmentos profissionais, materializada através de um conjunto de componentes legais, técnicos e éticos que buscam constantemente uma direção para o fazer profissional. Essa direcionalidade, entretanto, encontra-se intimamente relacionadas às ações profissionais, consideradas as mais importantes formas de efetivação do projeto, podendo haver um favorecimento ou não da consolidação dos princípios norteadores do projeto

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • No Projeto Ético-Político encontra-se refletida a autoimagem da profissão, construída a partir da projeção individual dos diversos segmentos profissionais, materializada através de um conjunto de componentes legais, técnicos e éticos que buscam constantemente uma direção para o fazer profissional.


ID
3269068
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É direito do Assistente Social, no âmbito das relações com Entidades da Categoria e demais organizações da Sociedade Civil, conforme estabelecido no Código de Ética profissional:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo o Código de Ética de 1993:

    ? Das Relações com Entidades da Categoria e demais organizações da Sociedade Civil

    ? Art. 12 Constituem direitos do/a assistente social:

    a- participar em sociedades científicas e em entidades representativas e de organização da categoria que tenham por finalidade, respectivamente, a produção de conhecimento, a defesa e a fiscalização do exercício profissional;

    b- apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Conforme o Código de Ética profissional de 1993, no “Art. 12º”, das relações com Entidades da Categoria e demais organizações da Sociedade Civil - Constituem direitos do/a assistente social:

    a - participar em sociedades científicas e em entidades representativas e de organização da categoria que tenham por finalidade, respectivamente, a produção de conhecimento, a defesa e a fiscalização do exercício profissional;

    b - apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.

    Analisando as alternativas, temos:

    A, C, e D – Incorretas. De acordo com o “Art. 7º”, inciso d, c e d, do Código de Ética profissional de 1993, as alternativas constituem direitos do/a assistente social, das relações com as instituições empregadoras e outras.

    B – Correta. Apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania. De acordo com o “Art. 12º”, inciso b, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social, das relações com entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil.

    Gabarito: B


ID
3269071
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto a atuação do assistente social de forma interdisciplinar, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Queremos a alternativa incorreta, segue correção da letra "d":

    ? O Serviço Social constitui-se uma profissão essencialmente interdisciplinar, já que não conta com uma teoria própria e sim dialoga com diversas teorias, na busca de compreender e responder às questões oriundas da questão social. Contudo, o Assistente Social também possui seus limites e não pode ser capaz de responder à complexidade que se evidencia na sociedade. O profissional chamado a atuar em uma equipe interdisciplinar ? não apenas o Assistente Social, como todos os profissionais - deve atentar-se para uma série de fatores para que o projeto de trabalho interdisciplinar não se converta em trabalho multidisciplinar.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3269074
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as afirmações abaixo que correlacionam a política de assistência social e com o conceito de território, classifique-as (V) verdadeiro e (F) falso e marque a sequência, de cima para baixo, correta.


( ) O território no Sistema Único de Assistência Social não se limita à mera divisão política ou ao espaço strictu sensu.

( ) A leitura do território nos permite identificar problemas, potencialidades, necessidades e demandas no plano coletivo. Mas, é a expressão da realidade no plano individual que deve balizar as estratégias e a organização das ofertas das políticas públicas.

( ) Território enquanto processo engloba diversos atores, mobiliza gestão, serviços, programas, projetos, atores externos, comunidade local, universidades, especialistas, usuários, conselheiros.

( ) Território é o campo de construção de identidades, sociabilidades e de pertencimento das famílias, cuja dinâmica traduz processos diversos e heterogêneos dentro de um mesmo município ou região. 


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    (V) O território no Sistema Único de Assistência Social não se limita à mera divisão política ou ao espaço strictu sensu.

    (F) A leitura do território nos permite identificar problemas, potencialidades, necessidades e demandas no plano coletivo. Mas, é a expressão da realidade no plano individual que deve balizar as estratégias e a organização das ofertas das políticas públicas ? incorreto, deve pautar-se em um plano universal e globalizante, com caráter de totalidade.

    (V) Território enquanto processo engloba diversos atores, mobiliza gestão, serviços, programas, projetos, atores externos, comunidade local, universidades, especialistas, usuários, conselheiros.

    (V) Território é o campo de construção de identidades, sociabilidades e de pertencimento das famílias, cuja dinâmica traduz processos diversos e heterogêneos dentro de um mesmo município ou região.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3269077
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a Seguridade Social com base no seguinte objetivo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Conforme CF de 1988:

    ? Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

    I - universalidade da cobertura e do atendimento;

    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

    IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;

    V - equidade na forma de participação no custeio;

    VI - diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social;  (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.     (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3269080
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma família que apresenta situação de abuso sexual contra criança deve buscar qual equipamento e acessar quais serviços socioassistenciais?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Como ferramenta para organização das políticas públicas com relação ao atendimento à população que vivencia situações de violência por ocorrência do abuso sexual, criou-se um sistema de assistência social participativo e descentralizado, denominado Serviço Único de Assistência Social (SUAS) (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome [MDS], 2005). O SUAS, como modelo de gestão, visa promover e ampliar o acesso e a cobertura do atendimento. As demandas e necessidades sociais de responsabilidade da assistência social são direcionadas aos serviços em seus equipamentos públicos: os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Este último se configura como um serviço de proteção social de média complexidade.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3269083
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Trabalho Social com Famílias que é desenvolvido com base no que estabelece a Política Nacional de Assistência Social e demais legislações do SUAS ancora-se nas seguintes premissas, exceto:

Alternativas
Comentários
  •  A vulnerabilidade à pobreza está relacionada não apenas aos fatores da conjuntura econômica e das qualificações específicas dos indivíduos, mas também às tipologias ou arranjos familiares e aos ciclos de vida das famílias. Portanto, as condições de vida de cada indivíduo dependem menos de sua situação específica que daquela que caracteriza sua família. PNAS 2004


ID
3269086
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as assertivas abaixo acerca da Assistência Social no Brasil e assinale a opção correta.


I- A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os máximos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

II- Como componente da seguridade social, a assistência social é medida legal e legítima que visa oferecer segurança social aos cidadãos não cobertos (ou precariamente cobertos) pelo lado contributivo da seguridade social.

III- Diante do ideário neoliberal, as políticas sociais brasileiras, em especial a Seguridade Social, enfrentam profundos paradoxos. Pois, se de um lado contam com as garantias constitucionais que pressionam o Estado para o reconhecimento de direitos, por outro, se inserem nesse contexto de ajuste e configuração da ordem capitalista internacional, com seu caráter regressivo e conservador, que focaliza e ameaça o direito e cidadania.


Dos acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? I- A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os máximos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

    ? Prevê os MÍNIMOS SOCIAIS!!

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3269089
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Qual serviço consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? PAIF, segundo a LOAS (8742/93):

    ? Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3269092
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale opção correta sobre a Política de Assistência Social com base no que define a Norma Operacional Básica do SUAS/ 2012.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Como resultado, em menos de uma década de implementação, o SUAS já está presente praticamente na totalidade dos municípios brasileiros e atinge um novo estágio: o de aprimoramento, expresso na aprovação dessa NOB. Os dispositivos desta Normativa denotam os avanços já atingidos e reafirmam princípios e diretrizes do SUAS já consolidados. Lançam, ainda, bases para o fortalecimento da institucionalidade do Sistema e para as inovações e avanços que se fazem necessárias no campo da gestão e da efetividade da política, tendo em vista o enfrentamento dos desafios que emergem nesse novo contexto.

    ? Fonte: NOB/SUAS 2012

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Vamos apontar os erros das alternativas:

    A. Errada (exercida de forma pontual). O correto seria: a gestão pública da Política de Assistência em todo território brasileiro, exercida de forma sistêmica pelos entes federativos, em consonância com a Constituição Federal, de 1988, e a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), de 1993.

    B. Errada (Pactuada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O correto seria: Pactuada pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

    C. Correta.

    D. Errada (pisos de financiamento). O correto seria: Instrumentos como os compromissos pactuados para o alcance de prioridades e metas, a instituição de blocos de financiamento e a implantação e operacionalização da Vigilância Socioassistencial permitirão continuar progredindo e aperfeiçoando a ação protetiva da Assistência Social.

    GABARITO: LETRA C


ID
3269095
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ainda segundo a NOB-SUAS/2012, instituição de monitoramento sistemático e a territorialização dos equipamentos de assistência social nas áreas de maior vulnerabilidade e risco resultaram em um grande desafio para a gestão do SUAS, qual foi ele?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ?  A instituição de monitoramento sistemático e a territorialização dos equipamentos de assistência social nas áreas de maior vulnerabilidade e risco resultaram em um grande desafio para a gestão do SUAS: a implantação da vigilância socioassistencial, estratégia fundamental para o reconhecimento e localização das vulnerabilidades e riscos e das violações de direito nos territórios, que oriente e avalie a oferta de serviços socioassistenciais de acordo com as necessidades de seus usuários.

    ? Fonte: NOB/SUAS - 2012

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Quando falar de território pode associar a vigilância.


ID
3269098
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A proteção social deve garantir as seguintes seguranças:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? A proteção social deve garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convívio ou vivência familiar. 

    MNEMÔNICO ? PROTEÇÃO SOCIAL DEVE GARANTIR SEGURANÇA SAC.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3269101
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelo seguinte princípio democrático:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Princípios são SURID:

    Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

    I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

    II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

    III - respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;

    IV - igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

    V - divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3269104
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base na Resolução do CFESS n° 533/2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio em Serviço Social, a definição do número de estagiários a serem supervisionados deve levar em conta a carga horária do supervisor de campo, as peculiaridades do campo de estágio e a complexidade das atividades profissionais, sendo que o limite máximo não deverá exceder:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Segundo Resolução do CFESS n° 533/2008, art. 3º:

    ? Parágrafo único. A definição do número de estagiários a serem supervisionados deve levar em conta a carga horária do supervisor de campo, as peculiaridades do campo de estágio e a complexidade das atividades profissionais, sendo que o limite máximo não deverá exceder 1 (um) estagiário para cada 10 (dez) horas semanais de trabalho.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão requer conhecimento da Resolução do CFESS nº 533, de 29 de setembro de 2008, que dispõe da regulamentação da supervisão direta de estágio no Serviço Social.

    Ao analisar as alternativas, temos:

    A – Correta. 1 (um) estagiário para cada 10 (dez) horas semanais de trabalho. A alternativa está de acordo com o Parágrafo único do “Art. 3º”, da Resolução do CFESS nº 533/2008: Parágrafo único – a definição do número de estagiários a serem supervisionados deve levar em conta a carga horária do supervisor de campo, as peculiaridades do campo de estágio e a complexidade das atividades profissionais, sendo que o limite máximo não deverá exceder 1 (um) estagiário para cada 10 (dez) horas semanais de trabalho.

    B, C e D – Incorretas.

    Gabarito: A


ID
3269107
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Assinale a alternativa correta com base no que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? De acordo com o ECA (8069/90):

    ? Art. 19-B. A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017).

    ? § 3º Pessoas jurídicas podem apadrinhar criança ou adolescente a fim de colaborar para o seu desenvolvimento. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: D

    A) Art.19§ 1 Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei.  

    B) Art. 19 § 5 Será garantida a convivência integral da criança com a mãe adolescente que estiver em acolhimento institucional.

    C) Art. 19-A § 10.  Serão cadastrados para adoção recém-nascidos e crianças acolhidas não procuradas por suas famílias no prazo de 30 (trinta) dias, contado a partir do dia do acolhimento.

    D)  Art. 19-B § 3 Pessoas jurídicas podem apadrinhar criança ou adolescente a fim de colaborar para o seu desenvolvimento. 

  • Gabarito: D

    a) Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta. INCORRETA.

    Conforme a redação do artigo 19, § 1º, do ECA, toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses.

    b) Será assegurada a convivência, ainda que parcialmente, da criança com a mãe adolescente que estiver em acolhimento institucional. INCORRETA.

    É assegurada a convivência integral da criança com a mãe adolescente que estiver em acolhimento institucional, nos termos do artigo 19, § 5º, do ECA.

    c) Serão cadastrados para adoção recém-nascidos e crianças acolhidas não procuradas por suas famílias no prazo de 90 (noventa) dias, contado a partir do dia do acolhimento. INCORRETA.

    O artigo 19-A, § 10, do ECA prevê que o prazo é de 30 (trinta) dias.

    d) Pessoas jurídicas podem apadrinhar criança ou adolescente a fim de colaborar para o seu desenvolvimento. CORRETA.

    É a redação literal do § 3º do artigo 19-B do ECA.

  • ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PRAZO : 3 MESES PARA REAVALIAR.

    GABARITO= Pessoas jurídicas podem apadrinhar criança ou adolescente a fim de colaborar para o seu desenvolvimento.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta.

    Errado. O prazo é de 3 meses e não 6, nos termos do art. 19, § 1º, ECA: § 1º Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei. 

    b) Será assegurada a convivência, ainda que parcialmente, da criança com a mãe adolescente que estiver em acolhimento institucional.

    Errado. A convivência é integral e não parcial, nos termos do art. 19, § 5º, ECA: § 5º Será garantida a convivência integral da criança com a mãe adolescente que estiver em acolhimento institucional.

    c) Serão cadastrados para adoção recém-nascidos e crianças acolhidas não procuradas por suas famílias no prazo de 90 (noventa) dias, contado a partir do dia do acolhimento.

    Errado. O prazo é de 30 dias e não 90, nos termos do art. 19-A, § 10, ECA: § 10. Serão cadastrados para adoção recém-nascidos e crianças acolhidas não procuradas por suas famílias no prazo de 30 (trinta) dias, contado a partir do dia do acolhimento

    d) Pessoas jurídicas podem apadrinhar criança ou adolescente a fim de colaborar para o seu desenvolvimento.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 19-B, § 3º, ECA: § 3 Pessoas jurídicas podem apadrinhar criança ou adolescente a fim de colaborar para o seu desenvolvimento.

    Gabarito: D


ID
3269503
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Observe a sequência numérica abaixo e responda.

1 , 2 , 3 , 1 , 5 , 2 , 7 , 3 , 4 , 5 , 11 , ...

Qual número ocuparia a 20ª posição dessa sequência? 

Alternativas
Comentários
  • Os números primos se repetem com a sequência (1,2,3,5,7,11, 13, 17) e nos intervalos é uma sequência progressiva de números. Logo, a posição 20 será ocupada pelo 11.

    posição 1 = 1

    posição 2 = 2

    posição 3 = 3

    posição 4 = 1 "4"

    posição 5 = 5

    posição 6 = 2 "6"

    posição 7 = 7

    posição 8 = 3 "8"

    posição 9 = 4 "9"

    posição 10 = 5 "10"

    posição 11 = 11

    posição 12 = 6 "12"

    posição 13 = 13

    posição 14 = 7"14"

    posição 15 = 8 "15"

    posição 16 = 9 "16"

    posição 17 = 17

    posição 18 = 10 "18"

    posição 19 = 19

    posição 20 = 11 "20"


ID
3269506
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Natalia é casada com Edmundo e tem uma filha chamada Camila. Se Edmundo é genro de Teresa, qual a relação entre Teresa e Natália?

Alternativas

ID
3269509
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Com o objetivo de melhorar a segurança de acesso ao serviço de e-mail, uma empresa de tecnologia resolveu aumentar a senha numérica de cada usuário, composta por 6 dígitos numéricos, para uma nova combinação de 8 dígitos numéricos. Em relação à senha com 6 entradas, a senha com 8 entradas aumentará as possibilidades combinatórias em quantas vezes?

Alternativas