SóProvas



Prova MULTIVIX - 2019 - MULTIVIX - Vestibular - Medicina


ID
4201810
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Diversos procedimentos são necessários para entrar e sair de uma unidade de terapia intensiva (UTI), dentre eles, a lavagem e desinfecção das mãos com álcool 70% evita carregar vírus e bactérias de fora para dentro e vice e versa. Comumente se é questionado porque usar álcool 70% (70% de etanol e 30% de água destilada) e não o álcool 96% (96% de etanol e 4% de água destilada) uma vez que este último é mais concentrado, sendo assim: Não teria o álcool 96% um “poder” desinfetante maior? Na verdade, a proporção de 70%, age exclusivamente como desinfetante e não como desidratante. E, a solução de álcool 96% é desidratante. Sendo desidratante, a umidade removida das células epiteliais deixa-a mais susceptível a absorção de microrganismos caso tenha contato com algum veículo contaminado, sujeito assim o indivíduo a diversos tipos de infecções. Deseja-se então a partir do álcool etílico 96% preparar 500 mL de álcool etílico 70%. Qual será o volume aproximado necessário de álcool etílico 96% para o preparo dessa solução de álcool etílico 70%?

Alternativas
Comentários
  • Questão sobre diluição.

    C1.V1=C2.V2

    V2=364,6 mL.

    Opção (C).


ID
4201813
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Tomar um copo de suco de uva por dia pode trazer mais benefícios para saúde do que você imagina. Isso porque a fruta contém bioflavonóides, taninos e o resveratrol, substâncias que agem como proteção no organismo, reduzindo os riscos de doenças como colesterol, infartos e câncer, além de contribuir com a redução de tumores no pulmão, intestino e cólon.

A bebida também age como antioxidante, favorecendo as funções hepáticas do fígado, além de ser um valioso estimulante digestivo. O suco de uva é um forte aliado para quem se preocupa com a saúde. Confira os benefícios do suco: acelera o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e retarda o envelhecimento.


Uma das formas de se conservar o suco de uva é através da adição do ácido sulfuroso. A reação de decomposição do ácido sulfuroso em meio aquoso, presente no suco de uva, à temperatura e pressão ambientes:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda conceitos relacionados às substâncias inorgânicas e suas reações.

    O ácido sulfuroso possui fórmula molecular H2SO3, uma vez que, de acordo com sua nomenclatura, o sufixo oso indica que ele é derivado do ânion sulfito (SO32-), em que o enxofre apresenta número de oxidação +4.

    Considerando sua fórmula química, analisemos as alternativas:

    A) Correta - O ácido sulfuroso é instável e pode sofrer decomposição a temperatura e pressão ambientes, sendo formado a partir da reação do óxido ácido SO2 com água. Logo, a reação inversa corresponde à decomposição desse ácido, formando SO2 e água (H2O):


    H2SO3(aq) SO2(g) + H2O(l)


    B) Incorreta – A decomposição do ácido sulfuroso forma o gás SO2 e água, como mostrado na alternativa A), mas não forma S8(s).


    C) Incorreta – A reação de decomposição do ácido sulfuroso libera SO2(g) e H2O(l) por se tratar de um ácido instável, e ácidos instáveis sofrem decomposição parcial ou total.


    D) Incorreta – A reação de decomposição do ácido sulfuroso libera apenas SO2(g) e H2O(l) por se tratar de um ácido instável, e ácidos instáveis sofrem decomposição parcial ou total.


    E) Incorreta – O ácido sulfuroso de fórmula química H2SO3 é instável e sofre decomposição numa faixa de temperatura e pressão próximas ao ambiente.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
4201822
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Marque a opção que apresenta uma estratégia para o aumento da velocidade de uma reação química:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADO:o aumento da área que causa o aumento da velocidade

    B)CORRETO:o aumento da concentração pode aumentar a velocidade pelo fato de existir uma maior possibilidade de choques efetivos entre as partículas .

    C) ERRADO:a redução da temperatura causaria a diminuição da velocidade, lembre-se que é necessário o choque entre as partículas , caso a temperatura diminua a enegria cinética das partículas também diminuirá , portanto dificultará os choques efetivos .

    D) ERRADO:Para aumentar a reação entre gases deve-se aumentar a pressão , dessa maneira ocuparão um volume menor e a probabilidade de choques efetivos será maior .

    E) ERRADO:o catalisador não é degradado NUNCA!!


ID
4201825
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Três elementos químicos, chamados aleatoriamente de A, B e C são isóbaros e possuem os seguintes números de nêutrons: 22, 21 e 20, respectivamente. Considerando que o número atômico de A é 18, quais são os números atômicos de B e C, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Os átomos A, B e C são isobáros, sendo assim, possuem o mesmo número de massa. Com isso, precisamos descobrir o número de massa do elemento A, que possui como número atômico 18 e número de nêutrons igual a 22.

    Lembrando que:

    N = A - Z

    22 = A - 18

    22 + 18 = A

    A = 40

    Então, os átomos B e C também possuem 40 como número de massa.

    Agora, é só ir aumentando o número atômico. Se A tinha 18 e possuía 22 nêutrons, B que possui 21 nêutrons terá como número atômico o 19 (40 - 19 = 21). Já o C que tem 20 nêutrons terá como número atômico o 20 (40 - 20 = 20).


ID
4201834
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

NASCE 1º BEBÊ POR NOVA TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO COM 'TRÊS PAIS', DIZ REVISTA

Cientistas anunciaram o nascimento do primeiro bebê no mundo com uma nova técnica de fertilização in vitrocom "três pais", segundo a revista "New Scientist". O menino Abrahim Hasan tem 5 meses e nasceu no México sob os cuidados da equipe do New Hope Fertility Center, de Nova York, ainda de acordo com a publicação. [...] A fertilização in vitro que usa DNA de três pessoas -- do pai, da mãe e de uma doadora -- foi aprovada somente no Reino Unido até o momento. No caso de Abrahim, cujos pais são da Jordânia, o local escolhido para o nascimento foi o México porque, segundo o médico John Zhang, líder da equipe que realizou o procedimento, o país "não tem regras" a respeito desse tipo de técnica, [...] que, no geral, consiste em: o núcleo do óvulo da mãe foi inserido no óvulo de uma doadora, cujo núcleo foi removido. O óvulo resultante foi então fertilizado com o esperma do pai.


Fonte adaptada: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/nasce-1-bebe-por-nova-tecnica-de-fertilizacao-com-tres-pais-diz-revista.html. Acesso em 03 de set. 2019.


Baseada na técnica utilizada pelo médico John Zhang descrita na reportagem e considerando as hipóteses descritas nas alternativas abaixo, o bebê Abrahim Hasan, provavelmente, não corre o risco de desenvolver qual do fenótipo?

Alternativas
Comentários
  • Se o nucleo do óvulo da doadora , que pode conter DNA para neuropatia óptica foi removido não tem como o bebe ter neuropatia optica


ID
4201837
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Passada a euforia causada pela descoberta da gravidez, a futura mamãe logo se vê intrigada por outra questão: afinal, é menino ou menina? A boa notícia é que o suspense não precisa se prolongar até a 16ª semana, quando o exame de ultrassonografia finalmente deixa claro o sexo do bebê. Com testes chamados de sexagem fetal, realizados por meio de uma amostra de sangue ou urina, é possível descobrir o gênero do feto algumas semanas antes, aplacando, assim, a ansiedade da família.”


A história da sexagem começou no ano de 1997, quando foi constatado a existência de DNA fetal no plasma materno. Esta descoberta, juntamente com o avanço e refinamento das técnicas de biologia molecular, tornou possível a pesquisa para identificação do sexo do bebê antes mesmo da realização da ultrassonografia. 

Fonte: https://bebe.abril.com.br/gravidez/sexagem-fetal-e-menino-ou-menina/ (2017) e LO, YM. et al. Presence of fetal DNA in maternal plasma and serum. Lancet. 1997 Ago 16;350(9076):485-7.)


Sobre a diferenciação dos sexos no desenvolvimento embrionário, qual fator é crucial para iniciar o desenvolvimento das gônadas indiferenciadas?

Alternativas

ID
4201840
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Gases como o CO2, liberados constantemente na atmosfera, são capazes de intensificar o efeito estufa, levando ao aquecimento global.

Fonte:https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global. Acesso em 03 de set. 2019.


Marque a alternativa que melhor está associada às variações no teor de CO2 atmosférico ao longo do dia:

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se: As plantas realizam a fase clara da fotossíntese (aquela que produz O2 pela fotólise da água) somente em situações nas quais há energia luminosa disponível. Assim, não há produção de O2 pelas plantas de noite, mas elas ainda respiram. POR ISSO A ALTERNATIVA É A.


ID
4201843
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A pequena quantidade de vapor-d´ água encontrada na atmosfera, presente em 0,9% da água doce distribuída no mundo, passa por um determinado processo, que depende de fatores como temperatura, pressão, umidade e ventilação, dentre outros para completar o ciclo da água. Com esse processo também é possível estabelecer a classificação do clima na região.


Qual o processo presente no ciclo da água está descrito no texto acima? 

Alternativas
Comentários
  • Eluviacao: Transporte de material dissolvido no solo, pelo movimento de água, quando a chuva excede a evaporação.

    GABARITO (E)


ID
4201846
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

OMS DECLARA SURTO DE EBOLA UMA EMERGÊNCIA INTERNACIONAL


A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu esforços para impedir a disseminação do Vírus na República Democrática do Congo (RDC) como uma emergência de saúde pública de interesse internacional, mas enfatizou que não deve haver restrições de viagem nem de comércio à região.


Fonte (adaptada): https://veja.abril.com.br/saude/oms-declara-surto-de-ebola-uma-emergencia-internacional-2/. Acesso em 05 de set. 2019.



Desta maneira, escolha a alternativa que indica o modo de combate mais efetivo às viroses:

Alternativas

ID
4201855
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmações:


I. Considerando x+y= 1 e x2 + y2=2, o valor de x3 + y3 é 5/2


II. Se 2 (22x) = 4x + 64 o valor de x3 = 27


III. No lançamento de dois dados, o percentual do produto dos números obtidos nos dois dados ser divisível por 2 e 3 simultaneamente é de aproximadamente 41,7%.


IV. Suponha que os gráficos de f(x)= x2 e g(x)=2x sejam feitos sobre uma malha coordenada quadriculada onde a unidade de comprimento seja 1cm. A distância de 0,12m à direita da origem, a altura do gráfico de é um pouco maior do que 1 m e a altura do gráfico de g é maior do que a altura de um prédio de 15 andares ao considerar um pé-direito de 2,5 m ( altura padrão entre o piso e o teto.

Está correto o que se afirma em:


Alternativas

ID
4201864
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Organização dos Estados Americanos (OEA) é o mais antigo organismo regional do mundo. [...] A OEA foi fundada em 1948 com a assinatura, em Bogotá, Colômbia, da Carta da OEA que entrou em vigor em dezembro de 1951.[...] A Organização foi criada para alcançar nos Estados membros, como estipula o Artigo 1º da Carta, “uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência”. Hoje, a OEA congrega os 35 Estados independentes das Américas e constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social do Hemisfério. [...] Para atingir seus objetivos mais importantes, a OEA baseia-se em seus principais pilares que são a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento.

Fonte: Disponível em: <http://www.oas.org/pt/>. Acesso em 25 ago. 2019. 


A OEA segue os princípios:

I - A ordem internacional é constituída essencialmente pelo respeito à personalidade, soberania e independência dos Estados e pelo cumprimento fiel das obrigações emanadas dos tratados e de outras fontes do direito internacional.

II - Todo Estado tem o direito de escolher, sem ingerências externas, seu sistema político, econômico e social, bem como de organizar-se da maneira que mais lhe convenha, e tem o dever de não intervir nos assuntos de outro Estado. Sujeitos ao acima disposto, os Estados americanos cooperarão amplamente entre si, independentemente da natureza de seus sistemas políticos, econômicos e sociais.

III - A eliminação da pobreza crítica é parte essencial da promoção e consolidação da democracia representativa e constitui responsabilidade comum e compartilhada dos Estados americanos.

IV - Os Estados americanos condenam a guerra de agressão: a vitória não dá direitos.


Estão corretas as afirmativas:


Alternativas

ID
4201873
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

                            Kosovo celebra 20 anos do fim da guerra


Lágrimas de alegria, ou de humilhação: albaneses e sérvios do Kosovo mantêm uma lembrança viva deste 12 de junho de 1999, quando as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começaram a se mobilizar, pondo fim à guerra. Consequência da resolução 1244 da ONU votada dois dias antes e que colocava Kosovo sob proteção internacional, esse envio militar marcou o fim da última guerra intercomunitária na antiga Iugoslávia.


Fonte: Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/06/11/interna_internacional,1060916/kosovo-celebra-20-anos-do-fim-da-guerra.shtml>. Acesso em 25 ago. 2019.

Sobre a Guerra de Kosovo, afirma-se:

Alternativas
Comentários
  • No dia 24 de março, na Iugoslávia, iniciou-se uma guerra. De um lado, Kosovo, uma das províncias que constitui a Iugoslávia, lutando pela sua independência, e de outro, o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, que não quer aceitar tal decisão kosovar. Kosovo é uma província que tem uma composição étnica e religiosa diferente da maioria da Iugoslávia, que é sérvia. Os kosovares são de origem albanesa e muçulmana, enquanto os sérvios são cristãos ortodoxos. Como 90% da população de Kosovo é albanesa, iniciou-se um movimento gerado pelos kosovares que busca a separação de sérvios e albaneses, para que estes últimos tenham sua própria autonomia. Milosevic afirma que considera Kosovo como o berço do nacionalismo sérvio, pois lá, em 1389, eles foram derrotados pelos invasores do Império Otomano. O presidente também argumenta que quer evitar que a Iugoslávia perca mais territórios do que já ocorreu no começo dos anos 90. E por tais razões, não quer ceder liberdade ao povo kosovar. A OTAN, alegando motivos humanitários e buscando evitar uma limpeza étnica (se refere a expulsão ou eliminação de uma etnia de um determinado território) promovida pelo Milosevic para expulsar os kosovares, de etnia albanesa, e fazer dos sérvios a maioria em Kosovo, interviu na guerra e obrigou Milosevic a aceitar o acordo de Rambouillet, que propõe autonomia administrativa e cultural para a província de Kosovo, mas sem independência (já que a OTAN e seus aliados temem que outras regiões acabem sendo influenciadas e, conseqüentemente, independentes).

  • Tal acordo foi apresentado como sendo a última alternativa para Milosevic depois de várias propostas lançadas pela OTAN e ignoradas pelo presidente iugoslavo. A OTAN supôs que, bombardeando a Iugoslávia com tropas aéreas, Milosevic se renderia e aceitaria as exigências da aliança, mas, a resistência do presidente aos ataques surpreendeu a OTAN e esta, não tem outro plano a não ser entrar com tropas terrestres no território iugoslavo. A Rússia, mesmo sendo aliada da Iugoslávia (russos e sérvios são eslavos e cristãos ortodoxos), não pode entrar no conflito militarmente, já que depende da ajuda econômica dos Estados Unidos e do FMI. E por meio da OTAN, os Estados Unidos procuram “administrar” a guerra, patrocinando ataques contra a Iugoslávia, já que temem que o conflito entre os sérvios e albaneses de Kosovo pudesse se expandir e acabar envolvendo outros países da região e, conseqüentemente, desestabilizando a Europa, um dos principais continentes responsáveis pela manutenção da hegemonia americana no mundo.

    A OTAN, principalmente os Estados Unidos, não deveria intervir numa guerra em que a pátria, o território e a população dos países que compõem tal aliança não está envolvida.

    Certamente, a população vítima da guerra, os kosovares, conseguiria chegar num acordo com a Iugoslávia, sem ter que sofrer bombardeios e mortes geradas pela interferência da OTAN, já que estes quiseram entrar na guerra como os senhores justiceiros responsáveis pela paz no mundo.

    Estes bombardeios que iriam servir para intimidar a Iugoslávia estão massacrando a própria população kosovar. Ou seja, a OTAN está, simplesmente, facilitando o trabalho dos sérvios, que era fazer uma limpeza étnica na Iugoslávia, especificamente em Kosovo.

    Os kosovares estão sendo manipulados e usados pela OTAN e pelos Estados Unidos para que estes últimos consigam atingir seus objetivos de domínio, influência e manutenção da atual hegemonia americana no mundo. Eles estão sendo, mais uma vez, egocêntricos e egoístas.

  • Guerra da Iugoslávia • Motivo -Questões étnicas e culturais entre sérvios e albaneses que levaram a discussões internas quanto a autonomia administrativa de Kosovo • Otan -Intervém pressionando o país a aceitar tal autonomia

ID
4201876
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como o uso de redes sociais impacta nossa saúde mental? Pesquisas indicam que tempo demais na internet tem relação com aumento da ansiedade e da depressão, mas que redes sociais também têm efeitos positivos.

22/04/2019 (Adaptado)

(1) “Eu sei que não deveria, mas não posso evitar” ou “ter este objeto perto de mim enquanto estou dormindo é um conforto” são frases típicas de quem sofre de algum tipo de dependência. Neste caso, o vício é em redes sociais. As duas declarações foram ouvidas pela professora de psicologia da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, Jean Twenge, autora do livro “The Narcissism Epidemic”, ou “A Epidemia do Narcisismo”, em tradução livre (Free Press, 2010).

(6) Em um artigo de opinião publicado na revista ‘The Atlantic’, Twenge afirmou que o uso exagerado de internet e redes sociais pode ter relação direta com o aumento exponencial de ansiedade e depressão – de acordo com a ONU, elas incidem em 3,6% e 4,4% da população mundial, respectivamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ligada à ONU, a depressão é vista como “mal do século”.

(11) A conclusão de Twenge encontra eco na mais recente pesquisa sobre o tema publicada pela ‘Royal Society for Public Health’, uma organização sem fins lucrativos inglesa que se dedica ao estudo de melhorias na saúde pública há mais de 140 anos. O estudo ouviu 1.500 jovens britânicos com idades entre 14 anos e 24 anos e reportou dados importantes sobre impacto das redes sociais em suas vidas. De forma geral, a maioria desses jovens acredita que o uso de Facebook, Instagram e outras redes faz mal a seu bem-estar, embora também contribua positivamente em suas vidas.

(18) De acordo com o documento, o vício em mídias sociais afeta 5% dos jovens britânicos, e o poder de dependência desse canal de comunicação é superior ao do cigarro e do álcool. Um outro estudo conduzido por neurocientistas da University of Southern California e da Beijing Normal University, entre outras, e publicado em edição de 2014 da ‘Psychological Reports’, concluiu que o Facebook aciona a mesma parte do cérebro que o jogo e o abuso de substâncias.

(23) Largar o prazer efêmero dos “likes” e das interações é difícil mesmo nos casos em que os jovens se sentem mal. Uma enquete online conduzida pelo ‘Moment’, um aplicativo de monitoramento consentido para smartphones, perguntou a 1 milhão de usuários do Instagram se eles estavam felizes com o tempo gasto nas plataformas online: 63% daqueles que passam mais de uma hora por dia no aplicativo relataram infelicidade. Já o FaceTime, da Apple, aplicativo que, como o Skype, da Microsoft e o Hangouts, do Google, tem a função de realizar chamadas e promover uma interação mais longa e pessoal, teve o melhor desempenho: 91% de felicidade entre seus usuários.

(31) Para a pesquisa, o Instagram é o maior vilão da saúde mental dos jovens: ele está relacionado a problemas de sono, FoMO (“Fear of Missing Out”, expressão equivalente a “medo de estar por fora”), bullying, ansiedade, depressão, solidão e imagem corporal. “Aquilo que vejo no outro, é o que eu quero ser. No Instagram, muitas imagens são produzidas e tratadas, mas quando as observamos, não notamos isso instintivamente e o que fica é uma imagem de perfeição, impossível de atingir”, explica Luciana Ruffo, do Núcleo em Pesquisa em Psicologia e Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NPPI-PUC/SP), e especialista em tecnologia. “Mas aquilo não é real”, afirma. 


Disponível em: https://bluevisionbraskem.com/desenvolvimento-humano/como-o-uso-de-redessociais-impacta-nossa-saude-mental/. Acesso em 24 ago. 2019. 

Em acordo com as informações apresentadas no texto, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4201879
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como o uso de redes sociais impacta nossa saúde mental? Pesquisas indicam que tempo demais na internet tem relação com aumento da ansiedade e da depressão, mas que redes sociais também têm efeitos positivos.

22/04/2019 (Adaptado)

(1) “Eu sei que não deveria, mas não posso evitar” ou “ter este objeto perto de mim enquanto estou dormindo é um conforto” são frases típicas de quem sofre de algum tipo de dependência. Neste caso, o vício é em redes sociais. As duas declarações foram ouvidas pela professora de psicologia da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, Jean Twenge, autora do livro “The Narcissism Epidemic”, ou “A Epidemia do Narcisismo”, em tradução livre (Free Press, 2010).

(6) Em um artigo de opinião publicado na revista ‘The Atlantic’, Twenge afirmou que o uso exagerado de internet e redes sociais pode ter relação direta com o aumento exponencial de ansiedade e depressão – de acordo com a ONU, elas incidem em 3,6% e 4,4% da população mundial, respectivamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ligada à ONU, a depressão é vista como “mal do século”.

(11) A conclusão de Twenge encontra eco na mais recente pesquisa sobre o tema publicada pela ‘Royal Society for Public Health’, uma organização sem fins lucrativos inglesa que se dedica ao estudo de melhorias na saúde pública há mais de 140 anos. O estudo ouviu 1.500 jovens britânicos com idades entre 14 anos e 24 anos e reportou dados importantes sobre impacto das redes sociais em suas vidas. De forma geral, a maioria desses jovens acredita que o uso de Facebook, Instagram e outras redes faz mal a seu bem-estar, embora também contribua positivamente em suas vidas.

(18) De acordo com o documento, o vício em mídias sociais afeta 5% dos jovens britânicos, e o poder de dependência desse canal de comunicação é superior ao do cigarro e do álcool. Um outro estudo conduzido por neurocientistas da University of Southern California e da Beijing Normal University, entre outras, e publicado em edição de 2014 da ‘Psychological Reports’, concluiu que o Facebook aciona a mesma parte do cérebro que o jogo e o abuso de substâncias.

(23) Largar o prazer efêmero dos “likes” e das interações é difícil mesmo nos casos em que os jovens se sentem mal. Uma enquete online conduzida pelo ‘Moment’, um aplicativo de monitoramento consentido para smartphones, perguntou a 1 milhão de usuários do Instagram se eles estavam felizes com o tempo gasto nas plataformas online: 63% daqueles que passam mais de uma hora por dia no aplicativo relataram infelicidade. Já o FaceTime, da Apple, aplicativo que, como o Skype, da Microsoft e o Hangouts, do Google, tem a função de realizar chamadas e promover uma interação mais longa e pessoal, teve o melhor desempenho: 91% de felicidade entre seus usuários.

(31) Para a pesquisa, o Instagram é o maior vilão da saúde mental dos jovens: ele está relacionado a problemas de sono, FoMO (“Fear of Missing Out”, expressão equivalente a “medo de estar por fora”), bullying, ansiedade, depressão, solidão e imagem corporal. “Aquilo que vejo no outro, é o que eu quero ser. No Instagram, muitas imagens são produzidas e tratadas, mas quando as observamos, não notamos isso instintivamente e o que fica é uma imagem de perfeição, impossível de atingir”, explica Luciana Ruffo, do Núcleo em Pesquisa em Psicologia e Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NPPI-PUC/SP), e especialista em tecnologia. “Mas aquilo não é real”, afirma. 


Disponível em: https://bluevisionbraskem.com/desenvolvimento-humano/como-o-uso-de-redessociais-impacta-nossa-saude-mental/. Acesso em 24 ago. 2019. 

Nas alternativas abaixo, temos um verbo sublinhado e o sujeito correspondente entre parênteses. Marque a alternativa em que essa associação está correta:

Alternativas

ID
4201882
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como o uso de redes sociais impacta nossa saúde mental? Pesquisas indicam que tempo demais na internet tem relação com aumento da ansiedade e da depressão, mas que redes sociais também têm efeitos positivos.

22/04/2019 (Adaptado)

(1) “Eu sei que não deveria, mas não posso evitar” ou “ter este objeto perto de mim enquanto estou dormindo é um conforto” são frases típicas de quem sofre de algum tipo de dependência. Neste caso, o vício é em redes sociais. As duas declarações foram ouvidas pela professora de psicologia da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, Jean Twenge, autora do livro “The Narcissism Epidemic”, ou “A Epidemia do Narcisismo”, em tradução livre (Free Press, 2010).

(6) Em um artigo de opinião publicado na revista ‘The Atlantic’, Twenge afirmou que o uso exagerado de internet e redes sociais pode ter relação direta com o aumento exponencial de ansiedade e depressão – de acordo com a ONU, elas incidem em 3,6% e 4,4% da população mundial, respectivamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ligada à ONU, a depressão é vista como “mal do século”.

(11) A conclusão de Twenge encontra eco na mais recente pesquisa sobre o tema publicada pela ‘Royal Society for Public Health’, uma organização sem fins lucrativos inglesa que se dedica ao estudo de melhorias na saúde pública há mais de 140 anos. O estudo ouviu 1.500 jovens britânicos com idades entre 14 anos e 24 anos e reportou dados importantes sobre impacto das redes sociais em suas vidas. De forma geral, a maioria desses jovens acredita que o uso de Facebook, Instagram e outras redes faz mal a seu bem-estar, embora também contribua positivamente em suas vidas.

(18) De acordo com o documento, o vício em mídias sociais afeta 5% dos jovens britânicos, e o poder de dependência desse canal de comunicação é superior ao do cigarro e do álcool. Um outro estudo conduzido por neurocientistas da University of Southern California e da Beijing Normal University, entre outras, e publicado em edição de 2014 da ‘Psychological Reports’, concluiu que o Facebook aciona a mesma parte do cérebro que o jogo e o abuso de substâncias.

(23) Largar o prazer efêmero dos “likes” e das interações é difícil mesmo nos casos em que os jovens se sentem mal. Uma enquete online conduzida pelo ‘Moment’, um aplicativo de monitoramento consentido para smartphones, perguntou a 1 milhão de usuários do Instagram se eles estavam felizes com o tempo gasto nas plataformas online: 63% daqueles que passam mais de uma hora por dia no aplicativo relataram infelicidade. Já o FaceTime, da Apple, aplicativo que, como o Skype, da Microsoft e o Hangouts, do Google, tem a função de realizar chamadas e promover uma interação mais longa e pessoal, teve o melhor desempenho: 91% de felicidade entre seus usuários.

(31) Para a pesquisa, o Instagram é o maior vilão da saúde mental dos jovens: ele está relacionado a problemas de sono, FoMO (“Fear of Missing Out”, expressão equivalente a “medo de estar por fora”), bullying, ansiedade, depressão, solidão e imagem corporal. “Aquilo que vejo no outro, é o que eu quero ser. No Instagram, muitas imagens são produzidas e tratadas, mas quando as observamos, não notamos isso instintivamente e o que fica é uma imagem de perfeição, impossível de atingir”, explica Luciana Ruffo, do Núcleo em Pesquisa em Psicologia e Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NPPI-PUC/SP), e especialista em tecnologia. “Mas aquilo não é real”, afirma. 


Disponível em: https://bluevisionbraskem.com/desenvolvimento-humano/como-o-uso-de-redessociais-impacta-nossa-saude-mental/. Acesso em 24 ago. 2019. 

Nos períodos abaixo, os termos sublinhados são complementos verbais, exceto:

Alternativas

ID
4201885
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A palavra “que” em língua portuguesa possui funções diversas. Nos períodos abaixo, assinale aquele em que o “que” é pronome relativo:

Alternativas
Comentários
  • Substitua o que pela A qual ou dependendo do contexto O qual, você verá que a única assertiva que mantém sentido é a letra C

  • GABARITO - C

    Será pronome relativo quando puder ser substituído por "o qual", "os quais", "as quais", "os quais".

    É um jovem o qual nunca chegou atrasado.

    Logo é Pronome Relativo

    Sua função é morfológica.

    A) Temos um advérbio...quanta saudade

    B) Temos uma conjunção Integrante...tinham ISSO

    D) Temos uma conjunção Integrante...Declararam ISSO

    E) Temos uma conjunção Integrante...Eles terão ISSO


ID
4201888
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa na qual as palavras completam, corretamente, as lacunas do período a seguir: “____ muitas pessoas no ________ do ________ pianista, visto que trata-se de uma ___________ beneficente.”

Alternativas
Comentários
  • HÁ = VERBO HAVER

    CONCERTO = MÚSICA

    EMINTENTE = ALGO GRANDIOSO

    SESSÃO = REUNIÃO


ID
4201891
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em cada item seguinte, a parte destacada é classificada como aposto, exceto na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • letra D é um vocativo


ID
4201894
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando as normas de concordância verbal, assinale o item incorreto:

Alternativas