SóProvas



Prova OMNI - 2021 - Prefeitura de São Bento do Sul - SC - Professor de Anos Finais - Matemática - EMEJA - Habilitado


ID
5191408
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após ler atentamente o texto a seguir, assinale a alternativa CORRETA:


Colocando-se no lugar do outro 


Sem empatia, sobra intolerância, bullying, violência.

Sem gastar um segundo imaginando como o outro se sente, de onde vem, em qual contexto foi criado, ao que foi exposto, sem se lembrar que cada um tem sua história e sem tentar entender como é estar na pele do outro, surgem os crimes de ódio, as discussões acaloradas nas redes sociais, o fim de amizades de uma vida toda. É preciso ter empatia para aprender que não existe verdade absoluta, que tudo depende do ponto de vista.

Segundo uma pesquisa da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, o Brasil não é dos países mais empáticos do mundo. Sim, somos conhecidos pela alegria e pela hospitalidade, mas quando falamos em se colocar no lugar do outro e tentar entender o que ele sente, ainda estamos muito longe do ideal. O estudo analisou respostas de um questionário aplicado em 61 países, com 104 mil pessoas, que tentava medir compaixão e empatia em situações hipotéticas. O Brasil ficou em 51º na lista, atrás de países como o Equador, Arábia Saudita, Peru, Dinamarca e Emirados Árabes, por exemplo. Mas o problema do egocentrismo e da falta de amor ao próximo não é exclusivo dos brasileiros. É uma preocupação mundial.

Juliana Contaifer e Renata Rusky

Disponivel: //www.correio.correiobrasiliense.com.br

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    De acordo com o texto, é importante haver empatia e considerar diferentes pontos de vista. L4

  • GABARITO A - De acordo com o texto, é importante haver empatia e considerar diferentes pontos de vista.

    "Sem gastar um segundo imaginando como o outro se sente, de onde vem, em qual contexto foi criado, ao que foi exposto, sem se lembrar que cada um tem sua história e sem tentar entender como é estar na pele do outro, surgem os crimes de ódio, as discussões acaloradas nas redes sociais, o fim de amizades de uma vida toda. É preciso ter empatia para aprender que não existe verdade absoluta, que tudo depende do ponto de vista."

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    A) De acordo com o texto, é importante haver empatia e considerar diferentes pontos de vista.

    Certo. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, "é preciso ter empatia para aprender que não existe verdade absoluta, que tudo depende do ponto de vista".

     .

    B) De acordo com o texto, o Brasil é o país mais empático do mundo.

    Errado. De acordo com o texto, "segundo uma pesquisa da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, o Brasil não é dos países mais empáticos do mundo".

     .

    C) De acordo com o texto, a falta de empatia é um problema exclusivo do Brasil.

    Errado. De acordo com o texto, "o problema do egocentrismo e da falta de amor ao próximo não é exclusivo dos brasileiros. É uma preocupação mundial".

     .

    D) De acordo com o texto, a intolerância e a violência são produtos do excesso de empatia.

    Errado. Pelo contrário, a intolerância e a violência são produtos da FALTA de empatia. De acordo com o texto, "sem tentar entender como é estar na pele do outro, surgem os crimes de ódio, as discussões acaloradas nas redes sociais, o fim de amizades de uma vida toda".

     .

    Gabarito: Letra A

  • Gabarito: A

    É preciso ter empatia para aprender que não existe verdade absoluta, que tudo depende do ponto de vista.

  • A questão avalia a capacidade de interpretação textual. O tema abordado é empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro e solicita que a alternativa correta seja assinalada sobre o assunto no texto. 
     
    a) De acordo com o texto, é importante haver empatia e considerar diferentes pontos de vista.
    Correto, no final do primeiro parágrafo, há a seguinte passagem que confirma essa ideia: “É preciso ter empatia para aprender que não existe verdade absoluta, que tudo depende do ponto de vista." 
     
    b) De acordo com o texto, o Brasil é o país mais empático do mundo.
    Incorreto, segundo o texto, o Brasil figura na lista na posição 51º. 

    c)  De acordo com o texto, a falta de empatia é um problema exclusivo do Brasil. 
    Incorreto, no final do segundo parágrafo, o texto afirma que o problema é universal com a seguinte passagem: “Mas o problema do egocentrismo e da falta de amor ao próximo não é exclusivo dos brasileiros. É uma preocupação mundial." Sendo assim, essa alternativa também não é apresentada no texto. 

    d)  De acordo com o texto, a intolerância e a violência são produtos do excesso de empatia.
    Incorreto, o texto afirma que a ausência de empatia é que causa a intolerância, o bullying e a violência no seguinte trecho: “Sem empatia, sobra intolerância, bullying, violência". Logo, essa alternativa também está incorreta.

    Gabarito da Professora: Letra A.

ID
5191411
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito à concordância verbal apresentada pela norma-padrão da língua portuguesa:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo

    A) Chegaram as encomendas

    B) Passavam, naquela rua, muitas pessoas

    C) Alugam-se Casas de praia

    D) Correta.

  • ✅Letra D.

    A) O correto seria CHEGARAM, para concordar com sujeito que está no PLURAL.

    B) O correto seria PASSAVAM, para concordar com o sujeito que está no PLURAL.

    C) O correto seria ALUGAM-SE, para concordar com o sujeito CASAS DE PRATA que está no PLURAL.

    Obs: O SE aqui está funcionando com partícula apassivadora, então deve haver concordância.

    BONS ESTUDOS!!! ERROS? SÓ AVISAR!!

  • Gabarito: D.

    -> Como complemento, tratarei da letra C, em que, costumeiramente, vemos erros.

    -> A letra C trata-se de uma voz passiva sintética (o SE é uma partícula apassivadora, ou seja, torna o sujeito paciente, alvo da ação).

    -> Para termos voz passiva sintética necessitamos de um objeto direto, visto que o sujeito não pode ser preposicionado (o que ocorre com o objeto indireto).

    -> O objeto direto, com a partícula apassivadora, torna-se SUJEITO PACIENTE.

    -> Lembremos que o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito, no caso, CASAS.

    -> Quem aluga, aluga algo a alguém. No contexto, temos o que é alugado (o algo), que não exige preposição.

    Alugam-se (verbo) | casas de praia (sujeito paciente).

    O que se alugam? Casas de praia (objeto direto, se não tivéssemos a presença da partícula apassivadora -- se)

    Com a presença da partícula apassivadora, estamos diante do sujeito. Assim, o verbo (alugar) deve concordar com o núcleo do sujeito: casas.

  • a) Chegou as encomendas.

    Incorreto. O verbo "chegar" deve flexionar-se a fim de concordar com o núcleo do sujeito "encomendas". A estrutura está invertida. Organizando-a: "As encomendas chegaram";

    b) Passava, naquela rua, muitas pessoas.

    Incorreto. O verbo "passar" deve flexionar-se a fim de concordar com o núcleo do sujeito "pessoas". A estrutura está invertida. Organizando-a: "Muitas pessoas passavam naquela rua";

    c) Aluga-se casas de praia.

    Incorreto, mas com ressalvas. A bem da verdade, se estudada com afinco gramáticas mais antigas, como a de Said Ali, testificar-se-á correta essa concordância. No entanto, para fins de provas de concursos, deve-se considerá-la errada. O verbo "alugar" está na voz passiva sintética e precisa flexionar-se a fim de concordar com o núcleo "casas". Dessa forma: "Alugam-se casas de praia";

    d) Existem arquivos corrompidos no computador.

    Correto. O verbo "existir" está concordando corretamente com o núcleo do sujeito "arquivos".

    Letra D

  • A questão é sobre concordância verbal e quer que marquemos a alternativa CORRETA no que diz respeito à concordância verbal apresentada pela norma-padrão da língua portuguesa. Vejamos:

     .

    REGRA BÁSICA da concordância verbal:

    O verbo concorda com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), estando o sujeito antes ou depois dele.

     .

    A) Chegou as encomendas.

    Errado. O certo seria CHEGARAM as encomendas. Nesse caso, o verbo "chegar" deve estar no plural para concordar com o sujeito "as encomendas" (na ordem direta fica: "as encomendas chegaram.").

     .

    B) Passava, naquela rua, muitas pessoas.

    Errado. O certo seria PASSAVAM, naquela rua, muitas pessoas. Nesse caso, o verbo "passar" deve estar no plural para concordar com o sujeito "muitas pessoas" (na ordem direta fica: "muitas pessoas passavam naquela rua.").

     .

    C) Aluga-se casas de praia.

    Errado. O certo seria ALUGAM-SE casas de praia (= casas de praia são alugadas). Nesse caso, o verbo "alugar" está na voz passiva e deve ir para o plural, a fim de concordar com o sujeito "casas de praia".

     .

    D) Existem arquivos corrompidos no computador.

    Certo. Nesse caso, o verbo "existir" está no plural para concordar com o sujeito "arquivos corrompidos" (na ordem direta fica: "arquivos corrompidos existem no computador").

     .

    Gabarito: Letra D

  • Existem arquivos corrompidos no computador.

  • A) Chegou as encomendas. Uma pergunta ao verbo, o que chegou? As encomendas, logo, a concordância se dá por no plural 'chegaram'...

    B) Passava, naquela rua, muitas pessoas. Uma pergunta ao verbo, o que passava naquela rua? Muitas pessoas, logo, a concordância se dá por no plural 'passavam'...

    C) Aluga-se casas de praia. Aqui ocorreu uma oração subordinada substantiva subjetiva, mais conhecida como P.A, (partícula apassivadora), onde o objeto direto passa a ser o sujeito e com o verbo deve manter concordância. 'Casas' é objeto direto do verbo 'aluga', como o objeto, sujeito está no plural, o verbo também deve estar no plural para com ele manter concordância. 'Alugam'...

    D) correto.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento sobre concordância verbal. É preciso selecionar qual opção está dentro da norma padronizada da língua portuguesa. 

    Vejamos:

    a) Chegou as encomendas.
    Errada, a regra básica da concordância verbal é que o verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Nessa frase, o sujeito está posposto ao verbo (após o verbo). Se mudarmos para a ordem direta, fica mais fácil perceber que o verbo não está concordando com o sujeito em número (chegou - 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito). 

    As encomendas chegaram. / A encomenda chegou.
    Chegaram as encomendas. / Chegou a encomenda.

    b) Passava, naquela rua, muitas pessoas.
    Errada. Nessa alternativa, há também uma inversão da ordem direta da frase, com o verbo (passava) posicionado antes do sujeito. A ordem direta é sujeito + verbo + complemento. Muitas pessoas (sujeito) passavam (verbo) naquela rua (complemento).  Logo, o verbo não está concordando em número com o sujeito, pois está no singular (ele passava - 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito) quando deveria estar no plural (eles passavam - 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito).

    c) Aluga-se casas de praia.
    Essa alternativa, geralmente, é considerada errada pela gramática mais tradicional, pois expressaria uma oração em voz passiva sintética em que o se seria o pronome apassivador e "casas de praia" seria o sujeito passivo do verbo transitivo direto "alugar". Quem aluga, alguma coisa ou algo. Sendo assim, o verbo deveria concordar com o sujeito: Alugam-se casas de praia. 

    Em uma reformulação, teríamos "Casas de praia são alugadas" - voz passiva analítica construída a partir do verbo auxiliar ser (são) e um verbo no particípio (alugadas).

    Há, no entanto, outros gramáticos que defendem a ideia de que o se seria um índice de indeterminação do sujeito. Nesse caso, não haveria um sujeito claramente expresso e o verbo ficaria invariável no singular. Para que o se seja identificado como índice de indeterminação do sujeito, em geral, é importante notar a presença de preposições (a, em, se, por, etc) ligadas ao verbo, se os verbos são intransitivos (não necessitam de preposição) ou se são de ligação (ser, estar, parecer, ficar, etc). Alternativa incorreta.

    d) Existem arquivos corrompidos no computador.
    Correto, o verbo "existir" é pessoal e deve concordar com o seu sujeito (arquivo corrompidos).

    Importante notar que o verbo haver no sentido de "existir" é impessoal, isto é, sem sujeito e, portanto, deve ser usado no singular, mas não é o caso da alternativa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5191414
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à classificação CORRETA da oração subordinada em destaque:

A mulher estava esperando o ônibus quando a chuva começou a cair.

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra C.

    QUANDO está introduzindo uma oração subordinada adverbial TEMPORAL.

    Demais conjunções temporais = Enquanto, assim que, logo que, desde que, até que, mal, depois que, eis que...

    Fonte: Tabela de conectivos do Prof: Elias Santana, Gran Cursos.

    BONS ESTUDOS E ESPERO TER AJUDADO!!

    • Oração subordinada adverbial temporal

    • As orações subordinadas adverbiais temporais exprimem circunstância de tempo. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: enquanto, quando, desde que, sempre que, assim que, agora que, antes que, depois que, logo que, etc.

    • Exemplos:

    • Enquanto eles se divertem, nós trabalhamos.
    • Assim que passar no exame final, irei de férias.
  • A questão é sobre orações subordinadas adverbiais e quer que marquemos a alternativa que corresponde à classificação CORRETA da oração subordinada em destaque: "A mulher estava esperando o ônibus quando a chuva começou a cair". Vejamos:

     .

    Orações Subordinadas Adverbiais: funcionam como adjuntos adverbiais da oração principal. Aparecem introduzidas por conjunções adverbiais. Sua classificação é feita conforme o sentido da circunstância adverbial que expressam. Podem ser: temporais, proporcionais, finais, causais, consecutivas, conformativas, condicionais, comparativas e concessivas.

     .

    A) Oração subordinada adverbial causal.

    Errado.

    Oração subordinada adverbial causal: exprime ideia de causa do fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções porque, porquanto, uma vez que, visto que, já que, como...

    Ex.: Já que você estudou muito, suas chances de passar são enormes.

     .

    B) Oração subordinada adverbial consecutiva.

    Errado.

    Oração subordinada adverbial consecutiva: exprime consequência do fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções que (precedido de tão, tal, tanto, tamanho), sem que, de sorte que, de modo que, de forma que, de maneira que...

    Ex.: Estudou tanto que passou na prova.

     .

    C) Oração subordinada adverbial temporal.

    Certo. Em "quando a chuva começou a cair", temos uma oração subordinada adverbial temporal.

    Oração subordinada adverbial temporal: exprime ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções quando, enquanto, logo que, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Quando todos saíam, eu estudava.

     .

    D) Oração subordinada adverbial final.

    Errado.

    Oração subordinada adverbial final: exprime ideia de finalidade, intenção em relação ao fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, a fim de que você passe nas provas.

     .

    Gabarito: Letra C

  • Oração subordinada adverbial temporal.

  • GABARITO: C

    Orações subordinadas adverbiais temporais: Expressam circunstâncias temporais. São introduzidas pelas conjunções temporais quando, enquanto e pelas locuções conjuntivas assim que, desde que, logo que, depois que, antes que, sempre que.

    Exemplo: Antes que o prazo terminasse, Mariana fez sua matrícula.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/oracoes-subordinadas-adverbiais.htm

  • https://www.portugues.com.br/gramatica/conjuncoes.html

    SEGUE A TABELA, MAIS FÁCIL DE FIXAR

  • https://www.portugues.com.br/gramatica/conjuncoes.html

    SEGUE A TABELA, MAIS FÁCIL DE FIXAR

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • A questão exige conhecimentos sobre orações subordinadas adverbiais e seus conectivos. A sua classificação vai depender da conjunção ou da locução conjuntiva utilizada. Vejamos as alternativas e os conectivos empregados em cada uma delas.

    A) Oração subordinada adverbial causal
    Incorreto, orações desse tipo estabelecem uma relação de motivo/causa com a oração principal. As principais conjunções são “porque, como, desde que, já que, que, visto como, visto que". Como a conjunção indicada na frase é quando, essa alternativa está incorreta.

    b) Oração subordinada adverbial consecutiva.
    Incorreto, orações consecutivas estabelecem uma relação de consequência em relação à oração principal. A principal conjunção é o “que", acompanhado ou não de partículas de intensidade como “tão, tal, tanto e tamanho" ou ainda de locuções como “de tal modo que", “de tal forma que". Novamente, essa alternativa está incorreta. 

    c) Oração subordinada adverbial temporal.
    Correto, orações subordinadas adverbiais temporais estabelecem uma relação de temporalidade, como a própria denominação anuncia. Sendo assim, elas podem assinalar um acontecimento ocorrido antes, depois ou ao mesmo tempo que outro. As principais conjunções são: “quando, assim que, logo que, tanto que, mal que, apenas, enquanto". Vemos que a frase em questão estabelece uma relação de temporalidade entre dois ocorridos: a mulher esperar o ônibus + a chuva começar a cair durante esse momento. Logo, essa frase é uma Oração Subordinada Adverbial Temporal. Alternativa correta.

    d) Oração subordinada adverbial final.
    Incorreto, orações subordinadas adverbiais finais estabelecem uma relação de conclusão e de finalização em relação à oração principal. As principais conjunções são: “para que, a fim de que, que, para que". 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Gabarito: C

    Oração Subordinada Adverbial de Tempo: Quando, Assim que, Sempre que, Logo que,Antes que, Enquanto, Até que.

  • Troquei QUANDO por NO MOMENTO EM QUE = O.S.ADV TEMPORAL


ID
5191417
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à figura de linguagem em destaque no trecho a seguir:


“Músicas passam, perpassam finas, diluídas, finas, diluídas, e delas, como se a cor ganhasse ritmos preciosos, parece se desprender, se difundir uma harmonia azul, azul, de tal inalterável azul, que é ao mesmo tempo colorida e sonora, ao mesmo tempo cor e ao mesmo tempo som (...)”

(Cruz e Souza, 1995)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Sinestesia é uma figura de linguagem ou semântica caracterizada pela combinação entre dois ou mais dos cinco sentidos, isto é, visão, tato, audição, paladar e olfato. É uma figura de linguagem bastante comum nos textos poéticos em que o autor pretende produzir, na leitora e no leitor, a ilusão de estar experimentando sensações físicas, como o frio ou o amargor, por exemplo.

    No soneto “Sonho branco”, do livro Broquéis, de Cruz e Sousa (1861-1898), a sinestesia ocorre por meio das seguintes palavras: “brancas”, “claro”, “alvo”, “radiante”, “esplendor” e “branco” (visão); “cantas” e “sonorizam” (audição); “aromal” (olfato); “frescas” (tato); “nevado” (visão e tato):

    De linho e rosas brancas vais vestido,

    Sonho virgem que cantas no meu peito!...

    És do Luar o claro deus eleito,

    Das estrelas puríssimas nascido.

    Por caminho aromal, enflorescido,

    Alvo, sereno, límpido, direito,

    Segues radiante, no esplendor perfeito,

    No perfeito esplendor indefinido...

    As aves sonorizam-te o caminho...

    E as vestes frescas, do mais puro linho

    E as rosas brancas dão-te um ar nevado...

    No entanto, Ó Sonho branco de quermesse!

    Nessa alegria em que tu vais, parece

    Que vais infantilmente amortalhado!

    https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sinestesia.htm

  • Gab. C

    Hipérbole: exagero na mensagem. Ex.: Repetir um milhão de vezes.

    Paradoxo/Oxímoro: ideias aparentemente contraditórias. Ex.: Viver só na multidão.

    Sinestesia: quando sensações diferentes se cruzam. Ex.: Doce esperança. (paladar x sentimento)

    Antítese: oposição entre duas palavras ou pensamentos. Ex.: Não há no mundo alegria sem sobressalto, riqueza sem miséria.

    Fonte: Adriana Figueiredo, 2015.

  • Cruz e Souza é o principal autor do movimeno simbolista, que tem como característica o uso de sinestesias.

  • Gabarito: C

    Sinestesia mistura de dois ou mais sentidos dentro de um contexto.

  • GABARITO: C

    A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns:

    cor berrante (visão + audição)

    perfume doce (olfato + paladar)

    olhar penetrante (visão + tato)

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/sinestesia-figura-de-linguagem.htm

  • Esta questão exige do candidato conhecimento sobre figuras de linguagem e interpretação textual. Vejamos as alternativas:

    a) Hipérbole
    Incorreto. A hipérbole utiliza o exagero como recurso expressivo. Morrer de saudades, por exemplo, é um exemplo dessa figura de linguagem, já que é uma forma exagerada / hiperbólica de representar a falta de alguém. No trecho, não é possível identificar esse recurso de exacerbação.

    b) Paradoxo
    Incorreto. Paradoxo é uma figura de pensamento baseada na reunião de ideias contraditórias. Um exemplo é o trecho do soneto de Camões em que ele reflete sobre as contradições do amor: “é dor que desatina sem doer". A ideia de uma dor que não dói é um paradoxo, porque é nesse contraste que está a expressividade desejada. O trecho não aborda uma relação de contraste, mas há uma certa progressão na música mencionada.

    c) Sinestesia
    Correto. Sinestesia é a figura de linguagem baseada na fusão de elementos de diferentes sentidos: auditivos, gustativos, olfativos, tácteis. Nesse trecho, é possível perceber que há uma mistura do campo sonoro, evocado pela música, com o campo visual, a partir da sugestão da cor azul. Ele é sintetizado na passagem:“[...] ao mesmo tempo cor e ao mesmo tempo som". Os campos semânticos retomam essa ideia em todo o trecho. Campo semântico sonoro: músicas, ritmos, harmonia, sonora, som. Campo semântico visual: cor, azul, colorida. A alternativa sinestesia, portanto, corresponde à figura de linguagem no texto.

    d) Antítese
    Incorreto. Antítese é uma figura de linguagem construída a partir da oposição de uma palavra ou frase. Não há no texto nenhum elemento que evoque essa contraposição entre os elementos. Portanto, essa alternativa não está correta.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Alternativa C

    Sinestesia = mistura de sentidos

    abraços

    Boa Sorte!


ID
5191420
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa na qual todas as palavras obedecem à mesma regra de acentuação de paralelepípedo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Paralelepípedo é acentuado por ser uma palavra proparoxítona.

    Lápis na letra A segue a regra das paroxítonas.

    Órgão na B tbm.

    Café na D segue a regra das oxítonas.

  • Gabarito: C.

    -> Pa-ra-le-le-pí-pe-do (antepenúltima sílaba tônica, ou seja, proparoxítona).

    -> Lembrando que todas as proparoxítonas são acentuadas!

    .

    a) Lápis (paroxítona)tônus (paroxítona)próximo.

    b) Pólipo bênção (paroxítona)órgão (paroxítona).

    c) Tí-mi-do – cór-re-go – sí-la-ba (antepenúltima sílaba tônica, ou seja, proparoxítona).

    d) Amêndoa (paroxítona)cômodo café (oxítona).

  • proparoxítonas

  • Todas as proparoxítonas são acentuadas:

    EX:

    Máquina;

    Gráfico;

    Médico;

    Bígamo;

    Alcoólatra;

  • LETRA C

    Toda proparoxítona é acentuada.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento sobre as regras sobre acentuação correta das palavras da língua portuguesa. Segundo as regras de acentuação gráfica, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. As palavras proparoxítonas são aquelas em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Em “paralelepípedo", a sílaba tônica é “pa-ra-le-le--pe-do". Sendo assim, palavras com duas sílabas já não podem corresponder à mesma regra de acentuação.

    Vejamos a regra de acentuação das palavras indicadas nas alternativas:

    a) Lápis - tônus - próximo
    -pis - palavra paroxítona terminada em i, seguida de s.
    -nus - palavra paroxítona terminada em u, seguida de s.
    Pró -xi-mo - palavra proparoxítona

    Como as duas primeiras palavras são compostas por duas sílabas e, portanto, paroxítonas, a regra de acentuação não pode ser a mesma. 

    b)  Pólipo – bênção – órgão.
    -li-po - palavra proparoxítona 
    bên-ção - palavra paroxítona terminada em ão.
    ór-gão - palavra paroxítona terminada em ão.

    Nessa alternativa, as últimas duas palavras possuem duas sílabas. Sendo assim, apenas “Pólipo" segue a mesma regra de acentuação de “paralelepípedo".

    c) Tímido – córrego – sílaba.
    -mi-do - palavra proparoxítona
    cór-re-go - palavra proparoxítona
    -la-ba - palavra proparoxítona

    Nessa alternativa, todas as três palavras são proparoxítonas, isto é, com sílaba tônica na antepenúltima sílaba. Sendo assim, essa é a opção correta.

    D) Amêndoa – cômodo – café.
    A-mên-do-a - palavra proparoxítona
    -mo-do - palavra proparoxítona
    Ca- -  palavra oxítona terminada em e

    Novamente, há aqui uma palavra com apenas duas sílabas - café, o que já exclui essa alternativa como opção possível. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5191423
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No dia 12 de fevereiro de 2021, Érica estava grávida de exatamente 9 semanas. Sabendo que o parto do filho de Érica foi marcado para exatas 38 semanas, considerando que este prazo foi cumprido e que uma semana tem 7 dias, para qual o dia o parto foi marcado?

Alternativas
Comentários
  • 38 s - 9s = 29s

    29(s)* 7 = 203

    203+ 12 = 215

    215 / 30 = 7 meses e 5 dias(aproxiamado devido os meses de 31 dias)

    como ja coloquei os 12 dias de fevereiro na conta então vamos contar 7 meses e 5 dias começando de fevereiro.

    feve

    mar

    abril

    maio

    junh

    julh

    agost aqui 7 meses

    setembro (5 dias primeiros) Então 3 de setembro

  • Será exatamente no dia 04 de outubro contando que os meses tem 31 e 30 dias respectivamente.


ID
5191426
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A tangente de um ângulo qualquer pode ser escrita como o quociente entre seno e o cosseno desse mesmo ângulo. Por esta razão, para alguns ângulos, não podemos calcular o valor da tangente. Marque a opção, em radianos, que contém o ângulo que não pode ser calculado a tangente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    A tangente não está definida para os ângulos = pi/2 [90º] ou 3pi/2 [270º], isto porque estes ângulos formam retas paralelas [a reta da tangente], em relação à reta dos senos, indo para o infinito negativo e positivo. Vale lembrar ainda que a tangente não possui um valor mínimo ou máximo, tal como acontece no seno e no cosseno [ -1, 1].

    Observe ainda que o gabarito foi feliz ao dizer que o denominador da tangente [cosseno] não pode ser igual a zero.


ID
5191429
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Laura é a encarregada do setor de empacotamento de uma empresa, e em seu setor trabalham 15 pessoas incluído ela. Laura ficou encarregada de fazer um levantamento sobre os salários dos empregados deste setor, sem usar nomes e a incluindo neste levantamento. Após a pesquisa, Laura fez a seguinte tabela:

Trabalhadores Salários

Trabalhador 1 R$ 2 800,00
Trabalhador 2 R$ 2 400,00
Trabalhador 3 R$ 1 400,00
Trabalhador 4 R$ 1 800,00
Trabalhador 5 R$ 2 400,00
Trabalhador 6 R$ 2 000,00
Trabalhador 7 R$ 1950,00
Trabalhador 8 R$ 1 800,00
Trabalhador 9 R$ 1 850,00
Trabalhador 10 R$ 2 400,00
Trabalhador 11 R$ 2 600,00
Trabalhador 12 R$ 2 400,00
Trabalhador 13 R$ 1 700,00
Trabalhador 14 R$ 1 800,00
Trabalhador 15 R$ 1 600,00

Marque a opção abaixo que contenha os valores da média, mediana e a moda, nesta ordem, dos salários vistos na tabela acima:

Alternativas
Comentários
  • Trabalhador 3 R$ 1 400,00 1

    Trabalhador 15 R$ 1 600,00 2

    Trabalhador 13 R$ 1 700,00 3

    Trabalhador 4 R$ 1 800,00 4

    Trabalhador 14 R$ 1 800,00 5

    Trabalhador 8 R$ 1 800,00 6

    Trabalhador 9 R$ 1 850,00 7

    Trabalhador 7 R$ 1950,00 8 (MEDIANA É O VALOR DO MEIO) GABARITO ERRADO

    Trabalhador 6 R$ 2 000,00 9

    Trabalhador 5 R$ 2 400,00 10 (MODA)

    Trabalhador 10 R$ 2 400,00 11

    Trabalhador 12 R$ 2 400,00 12

    Trabalhador 2 R$ 2 400,00 13

    Trabalhador 11 R$ 2 600,00 14

    Trabalhador 1 R$ 2 800,00 15

  • E esse gabarito ? Pensei que só tiraríamos média dos termos quando fosse par! Eu fiz do jeito que aprendi e deu R$1950,00. Vai ver aprendi errado AHSUASA

    Gabarito A

  • Ao meu ver questão sem GABARITO, pois o 1950,00 corresponde a MEDIANA.

  • mal comecei a fazer questões dessa banca, e já é a segunda questão com gabarito errado em matematica


ID
5191432
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Júlio quer comprar um celular, para isso irá fazer uma cesta de páscoa para sortear. Assim, Júlio preparou algumas rifas e está vendendo a R$ 2,00 cada. Para incentivar as pessoas a comprarem mais rifas, ele fará um desconto por rifa, proporcional à quantidade de rifas compradas. Se uma pessoa quiser comprar 15 rifas, pagará apenas R$ 29,25, se quiser comprar 30 rifas, irá pagar apenas R$ 57,00, e assim por diante. Seu tio, decidiu comprar 60 rifas, mas ao invés de fazer o cálculo do desconto utilizando a proporcionalidade direta à quantidade de rifas compradas, fez o cálculo utilizando a proporcionalidade inversa. Sendo assim, qual o valor aproximado, a mais, que seu tio pagou, pelas 60 rifas, referente ao valor que deveria ter pago com o desconto?

Alternativas
Comentários
  • Eu fiz por valor aproximado, com regra de 3

    30rifas -------57reais

    60 rifas ------ x reais

    30x = 60.57

    x = 60.57 / 30

    x = 114

    Deveria custar 114,00, mas ao invés de dar desconto (de 120 para 114) ele aumentou o preço. Ele teria dado desconto de 6,00, porém ele aumentou o preço em 6:

    120+6 = 126

    O valor aproximado, a mais, que seu tio pagou, pelas 60 rifas, referente ao valor que deveria ter pago com o desconto?

    126 - 114 = 12 (valor cobrado - valor que deveria ter sido cobrado).

    Gabarito: C (aproximadamente 11,93)

  • Proporcionalidade = (Desconto) / (Quantidade Rifas)

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Caso 1) R$ 29,25 por 15 rifas

    O preço real é R$ 30 - Desconto de 0,75.

    Desconto / Quantidade = 0,75/15 = R$ 0,05 de desconto em cada rifa.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Caso 2) R$ 57 por 30 rifas

    O preço real é R$ 60 - Desconto de 3,00.

    Desconto / Quantidade = 3/30 = R$ 0,10 de desconto em cada rifa.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Veja que o desconto era 0,05 e agora foi 0,10, ou seja, está dobrando a cada caso.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Caso 3) 60 RIFAS.

    Se ṕara 30 rifas foi R$ 0,10 de desconto em cada rifa.

    Para 60 RIFAS ?

    Será R$ 0,20 de desconto em cada rifa.

    .:

    Desconto / Quantidade = X / 60

    0,20 = X / 60

    X = 60 * 0,20

    X = 12

    aproximando para/

    GABARITO C

    • UM JEITO MAIS RÁPIDO PEGAR AS 30 RIFAS DIVIDE COM O 57,00$

    57,00/30=1,90

    1,90*60=114,00 $ COM O DESCONTO

    2,00*60=120,00$ SEM DESCONTO

     qual o valor aproximado, a mais? ELE PAGOU A MAIS 6,00 $ PEGAR OS 120,00 +6,00=126,00

    AGORA SÓ DIMINUIR 126,00-114,00=12 VALOR APROXIMADO 11,93

  • Quebrei um pouco a cabeça mas fiz assim:

    2,00 cada rifa

    29,25 15 rifas deveria custar 30,00 então teve um desconto de 0,75 se vc fizer uma regra de 3 vai ver que isso equivale 2,5% do valor pois:

    100%___30

    29,25____x

    x= 97,5 ou seja 2,5% de desconto

    57,00 30 rifas, deveria custar 60 então teve 5% de desconto

    perceba que o desconto está sempre dobrando

    o tio dele comprou 60 rifas mas ao invés de fazer o calculo proporcional ( dobro de rifas = dobro de desconto) ele utilizou o cálculo inversamente proprorcional

    portanto ao invés de ser o dobro de desconto, será dividido por 2 (contrário de multiplicação é a divisão)

    se ele ganharia 10% de desconto, ele vai pagar 10/2 = 5% e ao invés de desconto irá pagar a mais

    60 rifas daria 120

    5% 120 = 6

    ele vai pagar 126 reais (já que o cálculo foi inversamente proprorcional)

    mas ainda tem a cereja do bolo, a questão pergunta qual valor o tio pagou a mais em relação ao preço com o desconto, ai temos que tomar cuidado porque é um desconto de 5% e não de 10%

    temos que lembrar que agora o cálculo utilizado é inverso

    5% de 120 é 6 como já dito

    120-6 = 114

    126 -114= 12 (valor aproximado letra C de certo)


ID
5191435
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A equação (x - 1) (x - 2)/x -3 = 2/x-3 pode ser escrita como uma equação do segundo grau, tendo até duas soluções reais. Sendo assim, qual a opção que apresenta corretamente a(s) solução(ões) da equação?

Alternativas
Comentários
  • O meu deu 0 e 3 (letra C). Qual o erro?

  • O meu também!

  • O meu também deu 0 e 3.

  • [(x-1)*(x-2)/(x-3)]=[2/(x-3)]

    1º - devemos lembrar que o denominador (x-3) não pode ser zero, portanto:

    x-3≠0

    x≠3

     

    2º - Resolvendo agora a equação, cortamos os denominadores iguais de ambos os lados da equação:

    [(x-1)*(x-2)/]=[2/()]

    x²-2x-x+2-2=0

    x²-3x=0

    x*(x-3)=0

    Como x não pode ser 3, temos apenas uma raiz (x=0)

  • se a expressao for colocada na forma de fração vocês irão perceber que x estará no denominador. x não pode ser zero no denominador

ID
5191438
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da teoria de Freire assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  Letra C, falou em visão crítica pode ficar atento, pois é uma das palavras chaves da teoria de Paulo Freire.

  • Autonomia também é uma das palavras-chave da teoria de Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia) e nem por isso a alternativa estava correta. Temos que tomar muito cuidado com as palavras-chave, elas podem nos enganar.

  • Esse é um tipo de questão que todas as alternativas são corretas, mas você tem q marcar a MAIS correta. Odeio esse tipo de questão kkkkk


ID
5191441
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A mediação como prática pedagógica, executada com compromisso e responsabilidade, concebe ao aluno, uma educação transformadora. A respeito do contexto acima assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
5191444
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a aprendizagem significativa de Ausubel assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A) Teoria de Vigotsky

    B) Ausubel, Gabarito

    C)Teoria de Piaget

    D) Teoria de Skinner

  • Ausubel: aprendizagem siginificativa

  • teoria de Ausubel = Palavra chave ancora-se

  • Acrescento ao colega..

    A) Teoria de Vigotsky --> Conhecimento real, conhecimento potencial..

    B) Ausubel, Gabarito

    C)Teoria de Piaget --> Desequilíbrio (Assimilação, acomodação, adaptação)

    D) Teoria de Skinner --> Reforços (Ambiente molda comportamento)


ID
5191447
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Complete a lacuna a seguir: De acordo com Gardner, ____________está baseada numa capacidade nuclear de perceber distinções entre os outros; em especial, contrastes em seus estados de ânimo, temperamentos, motivações e intenções.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Esse tipo de inteligência se refere à capacidade de interagir e lidar com pessoas. Quem tem essas habilidades normalmente apresenta capacidade de ensinar e liderar, além de gostar de participar de projetos que envolvam várias pessoas.

    Os estudantes que têm essa característica demonstram melhor desempenho em atividades com equipes esportivas, grupos de discussões e organização de eventos, trabalhos de pesquisa em grupo ou mesmo em duplas.

  • É a famosa empatia.


ID
5191450
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os conteúdos de aprendizagem podem ser do tipo conceitual, procedimental e atitudinal, assinale alternativa sobre conteúdo conceitual :

Alternativas
Comentários
  • Atitudinal= saber ser

    Conceitual= saber conhecer

    Procedimental= saber fazer

    Logo, gabarito da questão letra ''B'' ,

    São fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns e que precisam ser compreendidos, o que se dará quando souber utilizá-los para a interpretação, compreensão ou exposição de um fenômeno.


ID
5218966
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Projeto Político Pedagógico é um documento que mostra os objetivos e ações que devem ser adotados por uma escola, porém esses objetivos e ações devem sempre pensar no ambiente que a escola está inserida, no público que a frequenta e nos profissionais que ali trabalham. Sabendo disso, assinale a alternativa CORRETA acerca do Projeto Político Pedagógico.

Alternativas
Comentários
  • agradeço por essa elucidação.

  • agradeço por essa elucidação.

  • A saber: o PPP deve ser revisado ANUALMENTE.


ID
5218969
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A matemática na educação básica tem alguns objetivos, dentre as alternativas abaixo, qual NÃO é um objetivo da matemática na educação básica.

Alternativas
Comentários
  • Uma coisa que deveria ser mais valorizada é justamente isso, ensinar educação financeira.

  • Como o David Lucas falou acima, essa deveria ser exatamente um uma questão mais valorizada na nossa educação básica.

    Gabarito: Letra C


ID
5218972
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere as funções do 1º grau f(x)=2x -4 e g(x) = x + 1, qual o intervalo que a função f(x) · g (x) ≥  0?

Alternativas

ID
5218975
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um estudante, após o fim do ensino médio, decidiu dedicar 8 horas do seu dia para os estudos, 20 % deste tempo, dedica para o estudo da disciplina de matemática, 15 % do tempo dedica para o estudo de disciplinas em geral e 2/5 do tempo dedica para estudar português e a redação. Do tempo restante, deixa 50% para se atualizar com acontecimentos no mundo e o tempo que sobrou dedica para realização de exercícios. Sabendo que este estudante faz, em média, um exercício a cada 5 minutos, quantos exercícios ele faz por dia?

Alternativas
Comentários
  • 8h = total

    20% para matemática + 15% para disciplinas em geral + 2/5 (ou 40%) para estudar português e redação = 75% do tempo

    75% de 8h = 6h

    Sobraram 2h, desse tempo o estudante usa metade para resolver exercícios, ou seja, 1h (60 minutos) e faz em média, um exercício a cada 5 minutos.

    Assim: 60 / 5 = 12 exercícios por dia.

    Gabarito: D

  • Transformei horas em min para facilitar

    8h = 480min

    depois usei regra de 3 para a porcentagem

    20% para matemática = 96min

    15% para disciplinas em geral = 72min

    2/5 português e redação = 192min

    96 + 72 + 192 = 360min

    480 - 360 = 120

    50% 60min

    60 / 5 = 12 exercícios por dia.

    Gabarito: D

  • Para fazer no sistema de horas estava ruim, decidi optar por minutos

    480min total no dia

    20% matemática=96min

    15% disciplinas geral=72min

    e 2/5 que são 40% em português=192min

    192+72+96=360

    480-360=120

    Sobrou duas horas

    1 hora para exercícios, basta dividir 60 por 5 que resulta em 12

    GAB D

    APMBB