SóProvas



Prova SELECON - 2021 - EMGEPRON - Engenheiro (Engenharia de Sistemas 1)


ID
5295607
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No segundo parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de:

Alternativas
Comentários
  • No segundo parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de:

    b) introduzir uma enumeração de elementos

    GAB. LETRA "B".

    ----

     O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    ----

    4. Enumerações

    Essa é outra função que é bastante relacionada aos dois pontos. Trata-se da ação de listar e enumerar determinadas coisas, características ou eventos.

    André, durante a aula de geografia, precisou citar os estados da região Nordeste: Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.

    José foi ao mercado e realizou sua compra de frutas da semana: banana, maçã, melão, laranja, umbu e ciriguela.

    O Poder de Polícia pode ser subdividido nas seguintes etapas: ordem, consentimento, fiscalização e sanção.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/dois-pontos-aprenda-de-vez-como-e-quando-utiliza-lo/

  • gaba B

     introduzir uma enumeração de elementos

    ".....em quatro esferas principais: (1)participação e oportunidade econômica, (2)realização educacional, (3)saúde e sobrevivência e (4)representação política."

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • GAB B.

    Enumeração.

    São apostos que fazem parte do termo ''quatro esferas''

    quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    Reparar que como todo aposto, (não há verbos), mas sim substantivos ABSTRATOS derivados de verbos (participação, realização, sobrevivência, representação)

    ex:

    a realização = substantivo abstrato

    realizar = verbo infinitivo

    realizo, realizas, realizamos, realizei, realizávamos = verbo conjugado em tempo, modo e pessoa.

  • A ( ) apresentar uma sequência em gradação

    B (X) introduzir uma enumeração de elementos

    C ( ) sintetizar um conjunto de aspectos indicados

    D ( ) estabelecer comparação entre grupos de fatores

    R: Os dois-pontos marcam uma supressão de voz em frase ainda não concluída.

    Em termos práticos, este sinal é usado para:

    --> COMEÇAR UMA ENUMERAÇÃO.

    Preciso que você passe no mercado e compre: três pacotes de arroz, um quilo de feijão e meio quilo de carne moída.

  • o termo "quatro esferas principais" já deixa claro que é uma enumeração

  • A questão é exige conhecimento sobre pontuação e quer saber qual o motivo do emprego dos dois pontos. Vejamos:

    "O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica (1), realização educacional (2), saúde e sobrevivência (3) e representação política (4)."

    a) Incorreta.

    Para apresentar uma sequência em gradação deveria ter uma sequencia de forma continua que seja crescente.

    Ex: um, dois, três...

    b) Correta.

    Os termos destacados por mim no trecho acima é uma enumeração, pois são as quatro esferas principais sendo mostradas em detalhes, elas aparecem em sequência.

    c) Incorreta.

    Sintetizar é o mesmo que resumir e o que vem após os dois pontos está estendendo o que estava resumido antes dos dois pontos, pois está mostrando o que são as quatro esferas principais com detalhes.

    d) Incorreta

    Não há nada sendo comparado, mas sim explicado.

    Gabarito do monitor: B

  • Esta questão requer conhecimento sobre o uso dos sinais de pontuação, especialmente os dois-pontos.

    Empregam-se os dois-pontos nos seguintes casos:

    1) antes de uma enumeração:

    Gosto de ler vários tipos de romance: policial, social, histórico e regional.

    2) antes de uma citação:

    Segundo o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária".

    3) antes de uma exposição ou explicação:

    Fez tudo conforme o combinado: saiu às sete horas.

    4) no discurso direto é usado antes de uma pergunta ou resposta:

    Perguntei-lhe: Sabes andar?

    O moço respondeu: Nunca pude fazê-lo.


    No 2º parágrafo “O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política", os dois-pontos foram empregados para introduzir uma enumeração de elementos.

    Gabarito da Professora: Letra B.

  • GABARITO: letra B

    O sinal de dois pontos (:) serve para introduzir uma "enumeração, explicação, citação ou fala de um personagem."

    Observa- se que no 2º parágrafo ocorre uma enumeração das quatros esferas principais.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais:  participação e oportunidade econômica, 2º realização educacional, 3º saúde e 4º sobrevivência e representação política.


ID
5295610
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No sétimo parágrafo, a segunda frase é introduzida e ligada à primeira por expressão que tem o valor de:

Alternativas
Comentários
  • No sétimo parágrafo, a segunda frase é introduzida e ligada à primeira por expressão que tem o valor de:

    a) simultaneidade

    GAB. LETRA "A".

    ----

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    (em + quanto)

    conjunção

    1. Indica duração em simultaneidade; durante o tempo em que (ex.: enquanto estive em casa, o telefone não tocou).

    "enquanto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/enquanto [consultado em 08-07-2021].

  • gaba A

    "[...]Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente[...]

    A palavra enquanto passa a ideia de tempo, conformidade ou proporção. Consiste em uma conjunção temporal, proporcional ou conformativa, que pode indicar: durante o tempo que, à medida que, ao mesmo tempo que, na qualidade de, entre outros.

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • Enquanto isso= tempo simultâneo.

  • RUMO À PP-MG

  • A questão quer saber qual o valor semântico da expressão em destaque abaixo. Vejamos:

    "Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores."

    A expressão "enquanto isso" tem a carga semântica temporal. Sabendo isso, podemos ir nas assertivas e procurar qual possui algo do tipo. Analisemos:

    a) Correta.

    Sabendo que a expressão é temporal, já acertava a questão, entretanto, é importante saber que a expressão em que se faz todo o contexto do período é de tempo simultâneo e contínuo, basta olhar o contexto que fala que "as mulheres continuam". Portanto, esse é o nosso gabarito.

    b) Incorreta.

    Para ser conformidade, era necessário ter uma destas conjunções ou equivalentes: como, conforme, segundo, consoante, etc.

    c) Incorreta.

    Não há uma definição de conjunção de probabilidade, mas o que se aproxima disso são as conjunções condicionais, quais sejam, se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que...

    d) Incorreta.

    Fosse de finalidade começaria com uma das conjunções de finalidade, quais sejam, para que, a fim de que...

    Gabarito do monitor: A

  • Enquanto é uma conjunção temporal e pode ser substituída por ( Depois que , antes que , sempre que , todas as vezes que etc )

  • GABA: A

    Se passa a ideia de simultaneidade,então está relacionada com o TEMPO.

    Conjunções temporais: quando,enquanto,assim que,logo que,desde que,até que,mal,depois que,eis que,ainda.

  • Esse enunciado falando de FRASE me fez errar. Pra mim frase é

    frase

    substantivo feminino

    1. 1.
    2. GRAMÁTICA
    3. construção que encerra um sentido completo, podendo ser formada por uma ou mais palavras, com ou sem verbo, ou por uma ou mais orações; pode ser afirmativa, negativa, interrogativa, exclamativa ou imperativa.

    Na minha humilde opinião ele deveria ter dito segundo período, somente.

    Se estiver errado me corrijam.

  • ppmg 2022 Brasil

  • "Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores."

    ENQUANTO ISSO, SIMULTANEAMENTE...

  • não compre ingresso para o filme errado
  • Enquanto isso = ao mesmo tempo que


ID
5295613
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No oitavo parágrafo, o conectivo que pode ser usado para unir a segunda frase à primeira, explicitando a relação de sentido estabelecida, é:

Alternativas
Comentários
  • No oitavo parágrafo, o conectivo que pode ser usado para unir a segunda frase à primeira, explicitando a relação de sentido estabelecida, é:

    c) logo

    GAB. LETRA "C".

    ----

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    ----

    Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro.

    O período composto é formado de duas ou mais orações. Quando essas orações são independentes umas das outras, chamamos de período composto por coordenação. Essas orações podem estar justapostas (sem conectivos) ou ligadas por conjunções (= conectivos).

    CONCLUSIVAS (sentido de conclusão em relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto ao verbo).Também as locuções: por isso, por conseguinte, pelo que...

    Ela estudou com dedicação, logo deverá ser aprovada.

  • gaba C

    com os devidos ajustes.

    [...] devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.[...]

    conjunções conclusivas.

    Indicam relação de conclusão.

    São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • ✅Letra C.

    A ideia é de CONCLUSÃO.

    Demais conjunções conclusivas = Logo, portanto, pois(deslocado), por conseguinte, assim, então, por fim...

    Fonte: Tive como base as aulas do Prof:Elias Santana, Gran Cursos.

  • Frase? Não seria período?

  • Gab C

      No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

  • Quem fez essa questão nada a ver.

  • Vixi, fiquei sem saber qual era a frase que ele estava querendo. Mas já entendi que frase pra ela é o mesmo que período.

  • JORGEAN VILLA, FUTURO PP-MG!

    PERTENCEREMOS!!! ALFARTANO, OSSS....

  • A questão exige conhecimento sobre conectores e quer saber qual conjunção seria empregada corretamente entre os períodos abaixo. Vejamos:

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    O primeiro período apresenta uma justificativa pela qual as mulheres ficam mais irritadas durante a pandemia e no segundo período apresenta a conclusão em que esse estresse pode chegar, ou seja, vira um obstáculo para as mulheres alcançarem posições de lideranças.

    Dessa forma, devemos procurar nas assertivas uma conjunção de conclusão. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Entretanto⇾ conjunção de adversidade.

    b) Incorreta.

    Embora⇾ conjunção de concessão.

    c) Correta.

    Logo⇾ conjunção de conclusão.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    d) Incorreta.

    Se⇾ conjunção de regra é condicional.

    Gabarito do monitor: C

  • Gabarito : C

    Coordenativas – ligam duas orações independentes. Estão divididas em cinco tipos:

    • Aditivas – exprimem soma: e, nem, bem com, não só... como também, não só... mas também.
    • Adversativas – exprime oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante..
    • Alternativas – exprimem escolha de pensamentos: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez.
    • Conclusivas – exprimem conclusão de pensamento: logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte, assim.
    • Explicativas – exprimem razão e motivo: que, porque, pois, porquanto, por conseguinte, assim.

     

    Subordinativas – ligam duas orações dependentes. Estão divididas em dez tipos:

    • Integrantes – introduzem uma oração que vai completar o sentido da outra: que, se.
    • Causais – introduzem orações que dão ideia de causa: que, porque, como, pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que.
    • Comparativas – introduzem orações que dão ideia de comparação: como, qual, que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior
    • Concessivas – iniciam orações que indicam contradição: embora, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, apesar de que.
    • Condicionais – iniciam orações que exprimem hipótese ou condição: se, caso, a menos que, contanto que, salvo se, desde que, a não ser que.
    • Conformativas – iniciam orações que exprimem acordo: como, conforme, segundo, consoante.
    • Consecutivas – iniciam orações que indicam consequência: que (precedido de tal, tanto, tão ou tamanho), de modo que, de forma que, de sorte que.
    • Temporais – iniciam orações que dão ideia de tempo: quando, mal, assim que, logo que, antes que, depois que, sempre que, desde que.
    • Finais – iniciam orações que exprimem finalidade: porque, a fim de que, para que.
    • Proporcionais – iniciam orações que exprimem concomitância: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto menos, quanto menor, quanto maior, quanto melhor

    Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    OBS : Quem fizer menos de 60% (sessenta por cento) na Prova de Redação no concurso de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal MG Será ELIMIDADO .

    https://go.hotmart.com/S54949702E

  • Entretanto é adversativa ideia de oposição

    embora é concessiva ideia de contraste

    Se é Conjunção integrante pode trocar por isso

    Logo é conclusivo pode trocar Portanto

  • PPMG nota de corte será 20

  • Demorei entender, mas enfim compreendi. Quando a banca diz frase, ela quer dizer período. Daí a importância de fazer questões da banca... prepara vc para o que está por vir na prova!

  • Bom, concordo com o gabarito, mas se ler a questão com o conector "ENTRETANTO"...acho que faria sentido também. Por favor. Só acho.

  • 4) Conclusivas ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

    Por exemplo: Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.

  • Frase ou período?

    errei a questão pelo fato dela pedir frase, procurei, procurei e não achei nada kkkk

  • Concordo que temos 2 alternativas corretas. A(ADVERSATIVA) por razões contrárias de que as mulheres passaram por dificuldades, no primeiro enunciado, PORÉM obtiveram conquista de lideranças, no segundo enunciado.

    e..

    C (CONCLUSIVA): concordo com a ideia do "LOGO, as mulheres conquistaram lideranças...."

  • Com essa questão, entende-se que a jurisprudência seleconiana classificou frase como sinônimo de período, fim de papo.

  • POIS ANTES DO VERBO CONCLUSIVA = LOGO, PORTANTO, POR CONSEGUINTE, POR ISSO, ASSIM

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. POIS Este seria (VERBO) outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.


ID
5295616
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

“Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres” (3º parágrafo).
Reescrevendo o trecho inicial, a formulação que mantém o sentido original é:

Alternativas
Comentários
  • gaba D

    A) ainda que continue nesse ritmo

    • Ainda que → locução que expressa CONCESSÃO

    B) a fim de continuar nesse ritmo

    • A fim de → locução que expressa FINALIDADE

    C) antes de continuar nesse ritmo

    • Locução Prepositiva

    D) caso continue nesse ritmo

    • Caso continue → conjunção que expressa condição

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    PERTENCELEMOS!

  • A questão quer saber qual assertiva possui uma reescrita possível para a frase abaixo. Vejamos:

    Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres”

    O trecho acima, possui uma oração subordinada adverbial de condição reduzida de verbo no gerúndio visto que continuar no mesmo ritmo é condição para demorar 133, 4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

    Após a explicação acima, iremos procurar nas assertivas uma reescrita com valor condicional. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Ainda que → locução concessiva.

    b) Incorreta.

    A fim de → locução final.

    c) Incorreta.

    Antes de→ locução temporal.

    d) Correta.

    Caso→ conjunção condicional.

    Caso continue nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

    A oração foi desenvolvida com a colocação da conjunção e, desse modo, permanece com valor condicional.

    Gabarito do monitor: D

  • NDO , caminhando e cantando e seguindo a canção ...

  • Por qual motivo o "ainda que" não poderia ser usado? No contexto do texto, penso que caberia uma ideia de concessão.

  • Dica: sempre retorne ao texto e entenda o contexto. Não fique com preguiça.


ID
5295619
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Trecho para a questão.


“Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores” (8º parágrafo)

“O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido” (13º parágrafo)


Nas frases acima, os verbos “seria” e “levará” encontram-se, respectivamente, nos seguintes tempo e modo:

Alternativas
Comentários
  • Nas frases acima, os verbos “seria” e “levará” encontram-se, respectivamente, nos seguintes tempo e modo:

    a) pretérito imperfeito do subjuntivo/futuro do subjuntivo [quando ele levar]

    b) futuro do pretérito do indicativo [ele seria]/futuro do presente do indicativo [ele levará]

    c) futuro do presente do indicativo [ele será]/pretérito imperfeito do subjuntivo

    d) pretérito mais-que-perfeito do indicativo [ele fora]/futuro do pretérito do indicativo [ele levaria]

    GAB. LETRA "B".

  • GABARITO: B

    “Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores" → O futuro do pretérito é o tempo da Maria (eu venderia, eu amaria, eu seria...)

    “O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido” → Aqui temos o futuro do presente. A gente conhece como futuro no dia a dia (o tempo que levará amanhã).

    .

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • gab b.

    Indicativo x subjuntivo:

    verbo: SER

    Indicativo:

    Pretérito imperfeito: era

    pretérito perfeito: fui

    Futuro do presente: serei

    Futuro do pretérito: seria (incerteza)

    No subjuntivo, conjugamos verbos sempre com (que / se / quando)

    presente: que eu seja

    pretérito: se eu fosse

    Futuro: Quando eu for

  • so de saber que é futuro/futuro da para você matar a questão.

  • EU AMO ESSA MATÉRIA MDS

    seria - futuro do pretérito do indicativo

    levará - futuro do presente do indicativo // perceba como o futuro do pretérito no indicativo é o único que demonstra incerteza!

    letra b

  • A questão exige conhecimento sobre morfologia verbal e quer saber qual a conjugação correta dos verbos “seria” e “levará”. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Não existe na língua portuguesa o tempo pretérito imperfeito do subjuntivo e para o verbo "levar" está conjugado no futuro do subjuntivo deveria ser assim: "quando ele levar".

    b) Correta.

    O primeiro verbo está no futuro do pretérito do indicativo, pois demonstra um futuro incerto e o segundo está no futuro do presente do indicativo, pois indica um futuro que irá acontecer.

    c) Incorreta.

    Para estar no futuro do presente do indicativo o verbo "ser" deveria ficar assim: será. Não existe na língua portuguesa o pretérito imperfeito do subjuntivo.

    d) Incorreta.

    Para estar no pretérito mais-que-perfeito do indicativo o verbo "ser" deveria ficar assim: "fora" .

    Gabarito do monitor: B

  • Futuro do pretérito do indicativo ; Terminação RIA = Assim como no futuro do presente pode expressar incerteza ou dúvida

    Indica fato futuro em relação a outro fato no passado.

    futuro do presente do indicativo : Indica fato futuro em relação ao momento da fala.

    Indica também um futuro considerado certo por quem fala.

    Pode indicar incerteza ou dúvida.

  • A questão requer conhecimento acerca da flexão verbal de tempo e modo.


    A forma verbal seria está flexionada no futuro do pretérito do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -ria, e a forma verbal levará, no futuro do presente do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -rá (tônico).


    Gabarito da Professora: Letra B.

  • POLICIAL PENAL DE MINAS \0/

  • A forma verbal seria está flexionada no futuro do pretérito do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -ria, e a forma verbal levará, no futuro do presente do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -rá (tônico).

    Letra B.

  • Futuro do pretérito do indicativo – TERMINAÇÃO - RIA

    Futuro do presente do indicativo – TERMINAÇÃO - REI, RÁ


ID
5295622
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Uma expressão verbal na voz passiva encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • Uma expressão verbal na voz passiva encontra-se em:

    d) “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    GAB. LETRA "D".

    ----

    O que é voz passiva?

    A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la.

    A voz passiva analítica segue a seguinte estrutura: verbo auxiliar ser + verbo principal no particípio passado

    Verbo Impulsionar

    Particípio passado: impulsionado

  • Assertiva D

    “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

  • gaba D

    na voz paSSiva ele reSSebe a ação, ele não a faz. (eu sei como escrever "receber", mas é licença poética"

    perceba que nas demais os verbos fazem a ação.

    as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram..

    As mulheres, segundo o relatório, representam....

    e assim por diante.

    agora na voz passiva, percebe-se que ele sofre a ação.

    o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado

    viu? ele não impulsiona, ele É impulsionado.

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • Gab. "D"

    Lembrando: encontra-se na voz passiva analítica.

  • Gab D

    o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    o declínio mundial na paridade de gênero = sujeito paciente

    foi impulsionado = verbo auxiliar + verbo particípio passado

    principalmente = adjunto adverbial

    pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes” = Agente da passiva

  • VOZ VERBAL (leia e nunca mais esqueça)

    Segundo a Adriana Figueiredo (2017), "[...] é aquela que indica a forma em que o verbo se encontra para mostrar a relação entre ele e o sujeito."

    ***

    Voz ativa: quando o sujeito pratica a ação verbal, age;

    Voz passiva analítica: quando o sujeito "reSSebe" a ação verbal;

    Voz reflexiva:quando o sujeito pratica e "reSSebe" a ação verbal.

    ***

    Analogia para fins didáticos: a cena do crime é o verbo. Dependendo de como está a cena do crime, percebe-se quem praticou (sujeito agente: voz ativa - O fulano matou sicrano) ou sofreu (sujeito paciente: voz passiva - O fulano foi morto pelo sicrano) o crime, ou até mesmo se praticou e sofreu (voz reflexiva: Fulano suicidou-se).

    Cuidado!!! Existe a voz passiva sintética (tudo que é sintético é mais resumido). Nesse caso, tem-se uma cena do crime mais enxuta, em que o objetivo é esconder (forma de impessoalizar, indeterminar o agente) o autor da ação na voz passiva (sem o agente da passiva), logo, será retirado o verbo auxiliar e surgirá uma partícula apassivadora (se). Tudo após o verbo com a partícula apassivadora, nesse tipo de voz, será sujeito paciente. Ex.: "Matou-se Getúlio".

    Obs.: não confundir esse SE com o índice de indeterminação do sujeito usado com verbos que não são do tipo VTD (transitivo direto) ou VTDI (transitivo direto e indireto).

    ***

    Estrutura da voz ativa: sujeito + verbo + complemento (objeto direto ou objeto direto e indireto). Lembrar: O SUV é um carro Completo.

    Estrutura da voz passiva analítica: sujeito (paciente) + verbo auxiliar (ser/ter/estar) + verbo principal (particípio: final ADO, IDO ou irregular, geralmente, final TO) + preposição (geralmente, forma contraída: por + o = pelo) + agente da passiva. Lembrar: O sujeito mexendo no APP do celular é o agente PASSos.

    Estrutura da voz passiva sintética: verbo (VTD ou VTDI) + se (partícula apassivadora) + sujeito paciente.

    Obs.: apesar do verbo ter transitividade direta, em voz passiva não há objeto direto (transforma-se em sujeito paciente).

    Estrutura básica da voz reflexiva: verbo (VTD ou VTDI) + pronome oblíquo chamado de pronome reflexivo (me-te-se-nos-vos-se).

    ***

    Ficou uma porcaria, né?! Mas o importante é consolidar esse fragmento na memória.

    ***

  • Item D correto.

    Primeiro procure o "se" nas alternativas, não encontrou? Então é voz passiva analítica.

    Procure os verbos ser ou estar + um verbo no particípio + a preposição por.

    Item D: "gênero foi impulsionado principalmente pelo"

  • GABARITO: letra D

    Voz Passiva Analítica: verbo ser/estar + verbo no particípio (ado/ido).

  • Certas informações têm que esta na bem fixada como a dessa matéria:

    P. Analítica: SER + PARTICÍPIO

    P. Sintética: VTD + SE

    #PPMG21

  • A questão pede que se encontre a voz passiva nas orações apresentadas. A voz ativa caracteriza-se pela ação direta exercida pelo sujeito de uma oração. A voz passiva, por outro lado, aparece quando a ação é exercida no sujeito.

    Alternativa A – Incorreta: Nessa opção, a voz é ativa. O sujeito “as consequências econômicas e sociais da pandemia” está exercendo a ação de “afetar” (o verbo da oração) o objeto “A ala feminina”. Portanto, não há voz passiva na oração.

    Alternativa B – Incorreta: Aqui, a voz também é ativa. O sujeito “As mulheres” exerce a ação de “representar” (verbo) o “um terço ou menos da força de trabalho” (objeto). Logo, não há voz passiva;

    Alternativa C – Incorreta: A voz passiva não se encontra nessa oração. A locução verbal “serão necessários” é requisitada pelo sujeito “257 anos”, que exerce a ação de necessitar, e é complementada pelo objeto indireto “para que a participação”;

    Alternativa D – Correta: Pode ser observada a voz passiva analítica quando temos “o declínio mundial na paridade de gênero” (sujeito) “foi impulsionado” (verbo auxiliar ser + verbo no particípio passado) “principalmente” (advérbio de modo) “pelo fraco desempenho[...]” (agente da passiva, o causador da ação).

    Gabarito: D

  • “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    VOZ DIRETA:

    O fraco desempenho nas grandes economias avançadas e emergentes impulsionou o declínio mundial na paridade de gênero .

    O fraco desempenho : sujeito

    Impulsionou o que? O declínio mundial (objeto direto) na paridade de gênero (não tenho certeza, mas creio que seja adjunto adnominal)

  • Há dois tipos de voz passiva - a analítica, formada pelos auxiliares SER, ESTAR e FICAR acompanhados de verbo principal no particípio; e a sintética ou pronominal, formada de verbo VTD ou VTDI acompanhado do SE partícula apassivadora.

    Na letra E, temos o auxiliar SER (foi) acompanhando o verbo principal IMPULSIONAR no particípio (impulsionado), o que configura a voz passiva do tipo analítica.

  • GABA- D

    A VOZ PASSIVA ANALÍTICA é a forma com o auxílio dos verbos "ser", "estar", "ficar" etc, seguidos do particípio do verbo principal (verbos terminados em DA,DO,DAS,DOS).

    Exemplos: O animal foi capturado pelo caçador armado.

    Seus carros haviam sido vendidos por ele

  • GAB. D.

    D) “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    VOZ PASSIVA ANALÍTICA --> foi (verbo SER) + impulsionado (PARTICÍPIO)

    __________________________________________________________________________________________________________

    VOZ PASSIVA: Somente me verbo transitivo direto (VTD) ou verbo Transitivo direto indireto (VTDI)

    PASSIVA ANALÍTICA : Verbo auxiliar (ser/estar/ir/ficar) + PARTICÍPIO

    PASSIVA SINTÉTICA: Verbo na 3º PESSOA + Partícula apassivadora "SE"

  • Eu procurei o verbo Ser + Particípio.

  • Para não errar VOZ PASSIVA sem ter de dominar o português.

    Vendem-SE vendADO e vendIDO

    Se tiver -SE, ADO(A) ou IDO(A) é voz passiva!

    Para passar você não precisa saber tudo; você precisa saber resolver o que cai.

  • Para não errar VOZ PASSIVA sem ter de dominar o português.

    Vendem-SE vendADO e vendIDO

    Se tiver -SE, ADO(A) ou IDO(A) é voz passiva!

    Para passar você não precisa saber tudo; você precisa saber resolver o que cai.

  • O fraco desenvolvimento da economia mundial impulsiona o declínio...

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Quando pedir VOZ PASSIVA, procure o verbo ser|estar + particípio.

    No caso da questão em analise: FOI + IMPULSIONADO

  • Resumo da bagaceira KKKKKK

    Se a questão é de voz passiva procure por locução verbal ou partícula SE (apassivadora).

    Detalhe : para ser uma PA o verbo só pode ser VTD ou VTDI !

    EX: Vendem-se casas (vender VTD)

    casas são vendidas (são vendidas > locução verbal )

    lembre-se: na voz passiva sempre faça a concordância (plural plural singular singular )

  • VOZ PASSIVA: Somente me verbo transitivo direto (VTD) ou verbo Transitivo direto indireto (VTDI)

    PASSIVA ANALÍTICA : Verbo auxiliar (ser/estar/ir/ficar) + PARTICÍPIO

    PASSIVA SINTÉTICA: Verbo na 3º PESSOA + Partícula apassivadora "SE"

  • GABARITO D

    “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    Formado pela estrutura VOZ PASSIVA ANALÍTICA

    SER/ESTAR + VERBO NO PARTICÍPIO


ID
5295625
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Um verbo transitivo indireto é apresentado em:

Alternativas
Comentários
  • Quem apela, apela para alguém. GAB: D

    • tem a preposição (para) na frente tbm.

  • apela para alguém!

  • Verbos em uma oração podem ser transitivos diretos, transitivos, indiretos, transitivos diretos e indiretos ou intransitivos. Os verbos transitivos diretos precisam de um complemento verbal que por acaso não precisa de preposição (objeto direto); já os verbos transitivos indiretos necessitam ter um complemento verbal que por causa da regência verbal, levam uma preposição em sua construção (objeto indireto). A questão quer identificar a oração que possui um verbo transitivo indireto.

    Alternativa A – Incorreta: O verbo da oração (“reverteu”) tem um complemento direto que não precisa de preposição. Quem reverte, reverte algo;

    Alternativa B – Incorreta: na oração, o verbo “sugerem” não necessita de preposição no seu complemento verbal;

    Alternativa C – Incorreta: “apresentaram” não requer preposição em seu objeto. Segundo a regência verbal, quem representa, representa algo;

    Alternativa D – Correta: A oração utiliza o verbo transitivo indireto “apela”. Ao analisar o verbo, nota-se que é necessário apelar para alguém, sendo necessário o uso da preposição “para” na construção do complemento, como pode ser visto em “o relatório apela para políticas”.

    Gabarito: D

  • a letra d tem a prep PARA FIQUE DE OLHO: verbo intransitivo direto é aqueles que exigem complemento preposicionado e chama-se OBJETO INDIRETO

  • Gabarito: D

    A oração utiliza o verbo transitivo INDIRETO “apela”. Ao analisar o verbo, nota-se que é necessário apelar para alguém, sendo necessário o uso da preposição “para”

     

    Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    OBS : Quem fizer menos de 60% (sessenta por cento) na Prova de Redação no concurso de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal MG Será ELIMIDADO .

     

    https://go.hotmart.com/S54949702E

  • tá de sacanagem essa banca

  • verbo apelar pode ser intransitivo, isto é, admite uma construção sem complemento nominal obrigatório (ex.: O advogado apelou), ou transitivo indirecto, isto é, admite uma construção com um complemento nominal regido de preposição, que pode ser a, de ou para, consoante os contextos ou as acepções.

  • Quem apela, apela para algo.

    Letra E

  • QUEM REVERTE, REVERTE ALGO.

    QUEM APELA, APELA PARA ALGUÉM.

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Se está pedindo a oração que tenha verbo transitivo indireto, procure o verbo e analisa desde já se ele pede preposição. Caso pedir está ai a resposta da questão analisada.

    #PPMG

  • Só esqueceram de apontar quais verbos o enunciado estava se referindo.

  • TRANSITIVO INDIRETO: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória. Por Exemplo: Eu gosto DE sorvete. PREPOSIÇÕES ESSENCIAIS A – COM – DE – PARA – POR – EM.


ID
5295628
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

A palavra formada a partir de um verbo é:

Alternativas
Comentários
  • A palavra formada a partir de um verbo é:

    b) inovação

    GAB. LETRA "B".

    ----

    Verbo Inovar

  • Acho que essa questão foi mal formulada. A palavra "transição" vem do verbo "transitar" no sentido de mudar de um lugar para o outro.
  • transição tbm esta certo! recurso na questao!
  • gab b

    Inovação. Substantivo abstrato, deverbal. Oriundo do verbo inovar.

    Também estou em dúvida referente às alternativas c e d. Oriundas de transitar e condicionar.

    (help profs Alexandre / Isabel)

  • Não sei a opinião de vocês, mas acho que esse e alguns examinadores não têm condições técnicas de formular questões.É muito frequente erros primários na formulação de questões, principalmente de língua portuguesa.

    Gaba Letra B. Mas acho pertinente também transição (do verbo transitar).

  • Acertei a questão, contudo a assertiva é meio duvidosa quanto ao verbo Transitar/Transição.

  • Colegas, pesquisei na etmologia e achei isso:

    Transitar - Origem

    ⊙ ETIM trânsito + -ar

    Transição - Origem

    ⊙ ETIM lat. transit(i)o,ōnis 'ação de passar, passagem etc.'

    A etmologia diferente pode ter sido o argumento, mas não sei se foi, enfim: Cespe.

  • Tive que chutar, mas achei a questão estranha :)

  • A questão exigiu conhecimento no assunto formação de palavras e quer saber qual a palavra abaixo é derivada de um verbo. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Região⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra.

    b) Correta.

    Inovação⇢ derivou do verbo "inovar" (inovar + ção).

    c) Incorreta.

    Transição⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra. Não confunda com "transitar que deriva de trânsito (transito + ar).

    d) Incorreta.

    Condição⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra.

    Gabarito do monitor: B

  • eu chutei ... acertei mas acho um absurdo uma questão dessa passar sem ser anulada

  • TRANSIÇÃO = MUDANÇA

    TRANSITAR = DESLOCAR

  • CONDIÇÃO VEM DE CONDICINONAR....

    verbo transitivo direto

    Ser a condição de um fato: sua aceitação condiciona a minha.

    Opinem ai...

  • Marquei "Inovação" porém concordo que a palavra "transição" esteja certa também.

    Será que teremos MUITAS questões anuladas?!....nossa :/

  • Formação De Palavras:

    Derivação

    • Prefixal - Des + leal

    • Sufixal - Leal + dade

    • Prefixal e Sufixal - Des + leal + dade

    • Parassintética - + manh + ecer (bloco inseparável)

    • Regressiva - Resgatar - resgate (diminui a quantidade de letras)

    • Imprópria - Jantar (verbo) - o jantar (substantivo)

    Composição (dois ou mais radicais)

    • Por justaposição - Guarda-roupa / couve-flor / girassol à Não ocorre perda de letras.

    • Por aglutinação - Aguardente = água + ardente / Vinagre = vinho + acre à Ocorre perda de letras.

    Onomatopeia - Bem-te-vi (baseada no som)

    Redobro - Mamãe / vovô

    Abreviação - ONG / ONU

    Hibridismo - Automóvel (auto, grego; móvel, latino)

  • Algumas questões de PT não compensa voltar ao texto.

  • Achei que transição seria a opção

  • gente, alguém explica:

    Inovação ---- Inovar

    transição ---- transitar

    condição --- condicionar

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Analisa qual das alternativas há uma palavra que tem sua função original de verbo. No caso da questão, ´´inovação´´( substantivo) surge a partir da palavra primitiva INOVAR (verbo).

    #PPMG

  • PESSOAL, NOTIFIQUEM ESSAS QUESTÕES DUPLICADAS!


ID
5295631
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Uma paroxítona se encontra acentuada em:

Alternativas
Comentários
  • Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    c) prováveis

    GAB. LETRA "C".

    ----

    Regras de acentuação das palavras paroxítonas

    Apenas são acentuadas graficamente as palavras paroxítonas terminadas em r, l, n, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, um, uns, om, ons, us, i, is, ei, eis.

    Palavras paroxítonas terminadas em l

    provável;

  • REGRA GERAL

    1- OXÍTONAS: terminadas em -a, -e, -o, em (s) ---> acentuam-se

    2- PAROXÍTONAS: terminadas em -a, -e, -o, -em (s), ens ---> não se acentuam (exceção: en)

    3- PROPAROXÍTONAS: acentuam-se TODAS

    4- MONOSSÍLABAS TÔNICAS: terminadas em -a, -e, -o (s) ---> acentuam-se

    1- DITONGOS ABERTOS: oxítonos ou monossílabos, terminados em -ei, -oi, -eu --> acentuam-se

    2- HIATOS: terminados em -i, -u ---> acentuam -se (ex: saída); (exceção: baiuca, feiura) --> não se acentuam

    3- VERBOS: TER, VIR, CRER, DAR, LER E VER (e as demais palavras derivadas desses verbos, como deter, convir, prover) ---> acentuam-se

    4- ACENTO DIFERENCIAL: pôr, pôde, côa, fôrma

  • gaba C

    Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    A)gê-ne-ro → proparoxítona

    B)ín-di-ces → proparoxítona

    C)pro-vá-veis → paroxítona terminada em ditongo

    D)e-co-nô-mi-cas → proparoxítona

    pertencelemos!

  • pro-vá-veis

  • gab c. Pro-vá-veis

    Motivo do acento: terminada em vogal fraca. (i). Seguida ou não de ''s''

    Táxi - táxis - tênis - lápis - júri

  • Paroxítonas são palavras tem sua tônica nas penúltimas sílabas.

    Alternativa A – Incorreta. “Gênero” é uma palavra proparoxítona, já que a tônica está na antepenúltima sílaba (Gê-ne-ro), inclusive estando marcada pelo acento circunflexo;

    Alternativa B – Incorreta. “Índices”, similar a opção A, é uma palavra proparoxítona, tendo sua tônica na antepenúltima sílaba (Ín-di-ces), com a marcação do acento agudo;

    Alternativa C – Correta. “Prováveis”, é uma paroxítona. A marcação do acento agudo na penúltima sílaba (Pro-vá-veis) indica a tônica da palavra;

    Alternativa D – Incorreta. “Econômicas”, como as duas primeiras, é uma proparoxítona, já que a tônica se encontra na sílaba antepenúltima (E-co-nô-mi-cas), marcada pelo acento circunflexo.

    Gabarito: C

  • Rumo PPMG ! SE DEUS NOS PERMITIR !

  • LETRA C paroxítona terminada em ditongo
  • Monossílabo Tônico: São acentuados os monossílabos tônicos terminados em A, E, O e em ditongos abertos (segunda regra): éu, éi, ói (seguidos ou não de S, pois o plural não afeta a regra).

    EX: há, pá, pás, má, más, pé, pés, dê, dês, mês, nó, nós, pôs

    Ex: véu, véus, réis, dói, sóis.

    Oxítona: Da mesma forma, acentuam-se as oxítonas terminadas A, E, O, em, ens e também em ditongos abertos: éu, éi, ói

    Ex: Sofá, xarás, gambá, será, serás, pajé, pajés, Tietê, você, freguês, vovô, avós, vovó, ninguém, armazém, armazéns

           Perceba que a diferença dos dois é só o EM e o ENS

    Paroxítonas: Por oposição, teremos que todas as paroxítonas são acentuadas, exceto aquelas terminadas em A, E, O, EM, ENS

    » nesse caso é melhor focar nas que não são acentuadas do que as que são.

    Além da regra geral residual apresentada acima, há uma OUTRA REGRA específica que despenca em prova: Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongo!

     EX: Indivíduos, precárias, série, história, homogênea, médio, bromélia, imóveis, água, distância,

    primário, indústria, rádio, Brasília, cenário, próprio, amáveis.

    ·        Excluiu o acento agudo nos ditongos abertos Ei e OI nas paroxítonas, como Panaceia

     

    Proparoxítonas: A regra é simples: todas são acentuadas.

    Ex: Pe-núl-ti-mo,  -gi-na, an--ni-mo,  á-to-mo,  re-lâm-pa-go,  ca-ó-ti-co

    Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh"

    REGRA PARTICULAR

    1- DITONGOS ABERTOS: terminados em -ei, -ai ---> (no caso de paroxítonas, não se acentuam); terminandas em -eu --> acentuam-se

    2- HIATOS: terminados em -i,-u, -ee, -oo ---> acentuam -se (ex: saída); (exceção: baiuca, feiura) --> não se acentuam

    3- VERBOS: TER, VIR, CRER, DAR LER E VER (e as demais palavras derivadas desses verbos, como deter, convir, prover) ---> acentuam-se

    4- ACENTO DIFERENCIAL: pôr, pôde, côa, fôrma

    Lembrando que til não é um acento, é um sinal gráfico de nasalação.

    Monossílabos tônicos = Os monossílabos tônicos possuem autonomia fonética e semântica, ou seja, são proferidos com força e mantêm o seu significado próprio. É apenas obrigatória a acentuação dos monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.

    Abdômen- abdome

    se tiver algum erro me corrija pfv.

  • Acentuam-se as paroxítonas terminadas em :

    PS - bíceps, tríceps, fórceps, Quéops

    l(s) - júri, táxis, biquíni, tênis, lápis

    R - fêmur, dólar, caráter, Víctor

    N- Nélson, hímen, cânon, abdômen

    Ã(s) - ímã, órfãs, dólmã

    ÃO(s) - órfão, bênção, acórdãos

    US - Vênus, bônus, vírus, lótus

    El(s) - pônei, louváveis, úteis, jóquei

    UM(uns) - fórum, álbuns, médiuns

    L - útil, notável, automóvel, fácil

    X - tórax, fênix, Félix, ônix

    Ditongo

    crescente - família, Vitória, cárie, vácuo, níveo

    Ditongo

    Decrescente - amáveis, favoráveis, notáveis                                  ATENÇÃO : Vocábulos paroxítonos terminados em: A(S) E(S), 0(S) e EM(ENS) não são acentuados.

      hÍfen - hifens           hímen - himens

  • Gabarito letra C

    Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    A)gê-ne-ro → proparoxítona

    B)ín-di-ces → proparoxítona

    C)pro-vá-veis → paroxítona terminada em ditongo

    D)e-co-nô-mi-cas → proparoxítona

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU

  • c) Correta.

    Proveis⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "EIS", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em "EIS". Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente.


ID
5295640
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cerca de 38 funcionários de uma empresa responderam um questionário com três perguntas de múltipla escolha. O resultado obtido foi:

18 funcionários acertaram a questão número1;
25 acertaram a questão número 2; 
30 acertaram a questão número 3; 
10 acertaram as três questões; 
13 acertaram somente uma das questões; 
nenhum errou as três questões. 

Se n é o número de funcionários que acertaram somente duas questões desse teste, a soma dos algarismos de n é igual a:

Alternativas
Comentários
  • (Interseção)ABC = 10

    A=18-10=8

    B=25-10=15

    C=30-10=20

    38=18+25+30-N+10

    38=53-N

    N=15

    1+5=6

  • Gabarito: A

    https://sketchtoy.com/69984460

    13 funcionários acertaram somente uma das questões: soma das 3 regiões dos conjuntos que representam aqueles que acertaram apenas uma única questão, seja a questão de número 1, 2 ou 3. Esquematizando:

    • X = pessoas que acertaram SOMENTE a questão 1;
    • Y = pessoas que acertaram SOMENTE a questão 2;
    • Z = pessoas que acertaram SOMENTE a questão 3;
    • X + Y + Z = 13

    Tirando as 3 regiões listadas anteriormente, restam as 3 áreas que representam os funcionários que acertaram somente duas questões, ou seja, o n solicitado pela questão (que é justamente a soma das áreas de interseções dois a dois) e a área de interseção entre os três conjuntos, ou seja, os 10 funcionários que acertaram as três questões.

    Como nenhum funcionário errou as três questões, não há qualquer pessoa fora dos conjuntos. Logo, podemos somar as regiões e igualarmos a 38 (total de funcionários) para encontrarmos n:

    13 + 10 + n = 38

    n = 15

    Portanto, a soma dos algarismos de n é igual a: 1 + 5 = 6

  • Gabarito A

    38 TOTAL

    -13 APENAS UMA

    -10 AS TRÊS

    15 APENAS DUAS

    1 + 5 = 6

    Se ele me dá o total, quantos acertaram apenas uma, quantos acertaram as três e diz que nenhum errou as três então o que resta é o que acertou duas, soma o resultado e fim!

  • Ele começa falando "cerca de 38 funcionários..." aff

  • Resposta: alternativa A.

    Comentário no canal “Professor Tiago Gomes” no YouTube: 3:39s

    https://youtu.be/57R7jSMq0_M

  • Impressionante como ninguém conseguiu explicar e resolver certo a questão, nem o suposto video..

  • Simples:

    Soma os que acertaram 1, 2 e 3 = 83

    Subtrai dos 83 os que acertaram as três e os que acertaram apenas uma e sobrará 60.

    6 + 0 = 6

    GABARITO: Letra A

  • TOTAL X = 38

    ACERTOU AS 3 Y = 10

    ACERTOU APENAS 1 Z = 13

    ACERTARAM 2 N = ?

    X - (Y + Z ) = N

    38 - ( 10 + 13 ) = N

    38 - 23 = 15

    SOMA ALGARISMOS = 5+1 = 6

    FOCO FORÇA E FÉ PPMG

    NA AJUDA DE DEUS

  • da pra fazer pelo diagramas de VENN

  • Acompanhe a explicação em vídeo da resolução dessa questão: https://youtu.be/WFbS84DK9L4

  • EU ME BALIZEI NESTA LOGICA "JUCA FEZ A PONTE TEIXEIRA desmanchou"

  • A questão encheu de informação para nos atrapalhar, não precisamos saber o valor de cada conjunto o que ele quer é o valor das intersecções de 2 em 2 conjuntos.

    Se n é o número de funcionários que acertaram somente duas questões desse teste, a soma dos algarismos de n é igual a?

    O que nos importa é:

    Total = 38

    Intersecção das 3 = 10

    Para descobrir a união temos que somar os conjuntos e subtrair da intersecção, certo?

    Mas temos outra informação relevante

    13 funcionários somente acertou uma questão

    Se eles acertaram só 1 temos que subtrai-los porque eles não estão inseridos nos números de funcionários que acertaram SOMENTE duas questões.

    38-10-13= 15, a soma dos algarismo 1+5=6

    Resposta - Letra A

  • olha acho que consegui, ele pede a soma dos algarismos das interseções, ou seja quando realizamos a distribuição o grupo 3 fica com 30 no entanto neste mesmo grupo ele fica com 13 que acertaram somente ele, restando 25 a distribuir, desses 25 10 acertaram todas as questões, 7 acertaram a 3 e a 2 e 8 acertaram a 2 e a 1. Coloque em círculos quando somamos o numero da da questão 1 união com a questão 2 ele e igual a 15, pois e somente nessa união que acertaram 2 questões. 1+5 e igual a 6 sendo essa a resposta. pode somar tambem 13 que e o total que respondeu somente 1 questão +10 que responderam as 2 que da 23 menos o total de 38 fica igual a 15 ele pede a soma desses algarismos 1+5=6

  • GABARITO LETRA "A"

    De forma bem simplificada:

    De um total de 38 funcionários: 13 acertaram somente uma das questões10 acertaram as três questões e nenhum errou as três questões.

    Logo, o que sobrou acertaram somente duas questões: 38 - 13 - 10 = 15.

    Soma dos dois algarismos: 1 + 5 = 6.

    "A cada dia produtivo, um degrau subido".


ID
5295799
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um gerente de produção fez a seguinte declaração:


“Se o funcionário é bem remunerado, então a produção é alta.”


Uma proposição logicamente equivalente à do gerente está indicada na seguinte opção:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Se a produção não é alta, então o funcionário não é bem remunerado.

    Se A -> B

    Eq Se ~B -> ~A

    Usando oU

    Se A -> B

    ~ A Ou B

  • GAB A

    A equivalência da condicional (Se... então... / -->) possui três possibilidades:

    1º) Chama o NEYMAR = Nega a primeira OU Mantém a segunda. (Simbolicamente: P-->Q = ~P V Q)

    2º) Diz a mesma coisa;

    3º) Mantém a condicional, nega tudo e inverte (Simbolicamente: P-->Q = ~Q-->~P)

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    No caso usaremos a 3º possibilidade:

    “Se o funcionário é bem remunerado, então a produção é alta.”

    Equivalência= Se a produção não é alta, então o funcionário não é bem remunerado.

  • Contrapositiva:

    A -> B = ~B ~> ~A

    ou

    outra equivalente:

    ~A v B

  • VOLTA NEGANDO E MANTÉM O CONECTIVO

    “Se o funcionário é bem remunerado, então a produção é alta.”

    Se a produção não é alta, então o funcionário não é bem remunerado.

  • Nega tudo e inverte chamada de contrapositiva

  • Ja perdi as contas de quantas vezes vi essa questão aqui..

  • É preciso fazer a inversão da condicional.

    P->Q é equivalente a não Q -> não P

  • que venha uma dessa na prova pp mg.

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU

  • umas 20 questões iguais

  • Cruza e nega


ID
5295802
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam A, B e C três conjuntos distintos e não vazios tal que B ∩ C = A. Pode-se afirmar corretamente que C ∪ (B – A) é igual ao seguinte conjunto:

Alternativas
Comentários
  • Eu fiz da seguinte maneira, caso encontrem algum erro por favor corrijam.

     B ∩ C = A

    de acordo com o que foi dado imaginei o seguinte:

    B = {1,2}

    C = {2,3}

    A = {2}

    Chutei números que atuam de acordo com o que foi dado na questão.

    Logo,

     C ∪ (B – A)

    {2,3} U ({1,2} - {2})

    {2,3} U {1}

    {1,2,3}

    Esse conjunto formado seria igual a união de B com C, logo a resposta seria B

    B u C

  • Quando fazemos B - A, retiramos todos os elementos de A que estão em B.

    No entanto o conjunto A é intersecção com o conj. A e C.

    Diante disso, mesmo retirando o conjunto A do conjunto B, os elementos de A permanecem no Conjunto C.

    Então B ∪ C é = C ∪ (B – A) 

  • legal indião, gostei parabéns parabéns

  • Notemos que B - A é equivalente a tudo de B exceto a intersecção de B com C, e unindo com C, que contém exatamente a parte de A, temos C U (B - A) = B U C. Vejamos as alternativas:

    a) FALSO, seria vazio apenas se B e C fossem vazios, mas não temos informações sobre esses conjuntos.

    b) VERDADEIRO, C união com B - A.

    c) FALSO, o conjunto A faz parte do conjunto C e do conjunto B, não faz sentido ser A U C.

    d) FALSO, o C mas também temos o conjunto B que sobrou de B - A.

    Fonte: Prof Isabelly Camila

  • Oloko, repetiu um milhao de vezes

  • Use apenas dois diagramas B e C, coloque o A como a interseção deles, e se tu tem a mínima noção de conjuntos seja feliz que não preciso falar mais nada.

  •  Para facilitar a resolução dessa questão, vamos exemplificar o conjunto C e B com os seguintes elementos:

    C = {1, 2, 3}

    B = {3, 4, 5}

    A interseção de C e B é exatamente o elemento {3}.

    Ou seja,

    A = {3}

    Agora resolvendo a equação dada na questão C ∪ (B – A)

    B – A = {3, 4, 5} – {3}

    B – A = {4, 5}

    Agora,

    C ∪ (B – A) = {1, 2, 3} ∪ {4, 5}

    C ∪ (B – A) = {1, 2, 3, 4, 5}

    Sendo assim,

    C ∪ (B – A) = C ∪ B

    GABARITO: LETRA B

  • Gabarito letra B

    Eu achei mais fácil fazer pelos diagramas. Segue meu desenho, caso você tenha tido dificuldades.

    https://www.autodraw.com/share/JXTM3GDS23SB


ID
5295805
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as proposições:


p : O número de permutações simples de 5 elementos distintos é igual a 120.

q : O conjunto A={1;2;3;4;5} possui 20 subconjuntos distintos com 3 elementos.


Os valores lógicos verdade (V) e falsidade (F) das proposições p e q são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    1º) O número de permutações simples de 5 elementos distintos é igual a 120?

    Verdadeiro. Para isso você deve saber como calcular uma permutação.

    • Permutação= Pn= n! (Sendo "n" o número de elementos)
    • Pn= 5! =5x4x3x2x1= 120 elementos.

    2º) O conjunto A={1;2;3;4;5} possui 20 subconjuntos distintos com 3 elementos.

    Falso. Subconjunto= são partes de um conjunto.

    Exemplo: Vamos supor que eu queria o subconjunto de números impares dentro de A={1;2;3;4;5}. Assim, eu tenho Impares={1,3,5}

    • Para calcular um subconjunto de 3 elementos distintos basta fazer a combinação de C(5,3)

    C(5,3)

    (5.4.3!)/3!2!

    (5.4)/2 = 20/2 = 10 subconjuntos com três elementos.

  • https://www.youtube.com/watch?v=XU5FQ4ZQhsk

    em vídeo, já que precisa gente de fora pra fazer o trabalho do QC

  • elementos é a quantidades de números que estão entre os colchete { 1,2,3,4,5 } = 5 ( cinco números/ cinco elementos).

    para saber quantos subconjuntos são, tem que jogar na formula N= 2*

    N=2*( esse asterisco depois do número 2 é um 'x' e esse x você tem que trocar pela quantidade de elementos

    (lembrando que elementos é a quantidade de números que estão dentro do colchete)

    N=2*

    N=2X

    N= 2x5 elementos

    VOCÊ TEM QUE MÚLTIPLICAR POR 2 O TANTO DE VEZES DE NÚMEROS QUE TEM DENTRO DOS COLCHETES

    2x1:2 ( multiplicou uma )

    2x2:4 ( multiplicou duas )

    4x2:8 ( multiplicou três )

    8x2:16 ( multiplicou quatro)

    16x2: 32 ( multiplicou cinco)

    32 é o seu número de subconjuntos


ID
5298094
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto  ( para a questão)

Pandemia reverte progressos na
igualdade de gênero
    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.
    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.
    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.
    Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.
   Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos. 
   A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.
    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representação.
    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores. 
   As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro. 
    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.
   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres. 
    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.
   Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.
  Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.
   A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.
   Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.
   Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.
(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No quinto parágrafo, um dos critérios utilizados para comparação do aumento da desigualdade de gênero, no contexto da pandemia, é:

Alternativas
Comentários
  • Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos. 

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • Alternativa B para não assinantes.

  • Alternativa está pedindo do candidato comparação do aumento da desigualdade de gênero, no contexto da pandemia dentre as informações encontradas no texto são:

    Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens.

    Gabarito B

  • GABARITO - B

    "Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos."

    Por que 5% das mulheres perderam emprego, enquanto em relação aos homens essa taxa é de 3,9%? Veja aí um aumento da desigualdade de gênero.

  • "Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens."

    GAB B

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre compreensão textual e quer saber qual argumento o texto aponta parar comparar a desigualdade de gênero no contexto da pandemia. Vejamos:

    "Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momentoem comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos."

    Destaquei a parte importante que nos leva a resposta correta. Percebam que 5% das mulheres perderam o emprego enquanto 3,9 homens perderam, ou seja, há uma desigualdade, pois as mulheres estão sendo mais prejudicadas que os homens. Dessa forma, o texto faz comparação em relação ao percentual de perda de empregos.

    Gabarito do monitor: B

  • Impulsione sua preparação para a PPMG

    20 simulados comentados dos dois melhores cursinhos preparatórios para carreiras policiais do brasil.

    Quem quiser,vou disponibilizar por 20,00 reais!!

    Mandem email para

    matheuspetro2009@gmail.com


ID
5306083
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na proposição “André é analista de sistema e Raul é engenheiro”, o conectivo lógico utilizado denomina-se:

Alternativas
Comentários
    • Conjunção. "E" Representada pelo símbolo : /\
    • Disjunção "OU": V
    • Disjunção Exclusiva "OU...OU"
    • Condicional " Se, então" →
    • Bicondicional <->

    Se inscreve no meu canal do telegram https://t.me/yodinhafederal

    que a força de yodinha os acompanhe.

  • Quando se usa E, é conjunção.

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU

  • Já respondi essa pergunta umas 30 vezes só hoje, isso pq está selecionado a opção "não respondi" para vim questões inéditas, mas estão repetindo quase todas.


ID
5315470
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto à segurança, quando um risco causa ferimentos leves, doença ocupacional secundária ou avaria leve do sistema, a sua descrição e a sua categoria são, respectivamente:

Alternativas

ID
5315473
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em unidades não reparáveis de um equipamento, o conceito de confiabilidade se equivale ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • A confiabilidade é uma limitação de acesso a informação para que esteja disponível somente a entidades e/ou pessoas legitimas e que estão autorizadas para acessar seu conteúdo.

    Já a disponibilidade é a propriedade que garante que a informação esteja disponível continuamente ao uso das pessoas que estão legitimadas pelo proprietário.

    Qualquer erro, por favor informar no privado.

    Vá e vença! Seu suor será recompensado!

    RECEBA!


ID
5315476
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação às distribuições de probabilidade em confiabilidade, aquela cuja importância está atribuída ao fato de possuir função de risco constante é:

Alternativas

ID
5315479
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

O número de prioridade de risco (NPR) calculado durante a técnica de FMEA envolve obrigatoriamente o produto de três itens avaliados descritos como:

Alternativas

ID
5315482
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

O modelo da curva da banheira aborda a capacidade de manutenção em relação à função de risco e está baseado em três estágios. As regiões em que a função de risco é decrescente e a região onde a função de risco é constante são, respectivamente:

Alternativas

ID
5315488
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Na manutenção centrada na confiabilidade, são três descritores típicos de modo de falha:

Alternativas

ID
5315491
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No sistema de catalogação de defesa, um item é examinado, comparado com outros semelhantes e então lhe é alocado um número. Esse número, que possui suas informações logísticas atreladas, é conhecido como:

Alternativas

ID
5315494
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo Jones (2006), são algumas metas do Apoio Logístico Integrado (ALI):

Alternativas

ID
5315500
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Existe um método formal iniciado pelo contratado e, normalmente, com continuidade pelo cliente para retratar as falhas e a ação corretiva requerida durante o teste do modelo de engenharia ou, algumas vezes, depois que um item de equipamento estiver em operação no cliente. Esse método, que tem foco nos aperfeiçoamentos em longo prazo do equipamento e no acompanhamento das tendências de falha quando o equipamento está em operação, é conhecido como:

Alternativas

ID
5315503
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No ciclo de vida de um sistema, a maior parcela de custo está geralmente relacionada aos custos:

Alternativas

ID
5315506
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O processo de identificar e obter o estoque inicial de sobressalentes necessário para apoiar o equipamento instalado é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • A função aprovisionamento compreende o conjunto de operações que permitem pôr à disposição da empresa em tempo oportuno, na quantidade e na qualidade definidas, todos os recursos materiais e serviços necessários ao seu funcionamento, ao menor custo.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre conceitos relacionados à administração de materiais. Vejamos qual das alternativas apresenta a atividade que se relaciona ao que o enunciado descreve.

    A - incorreta. Catalogação: refere-se ao arrolamento de todos os itens existentes em estoque, de modo a se ter uma visão geral do conjunto.

    B - incorreta. O estoque de segurança é um estoque adicional que visa atender a demanda da organização diante de situações imprevistas. São exemplos de situações imprevisíveis ao gestor de materiais: aumento da demanda do item, atrasos no tempo de reposição, cancelamento do pedido etc.

    C - correta. Aprovisionamento é um processo técnico-gerencial que tem por propósito assegurar que o material necessário ao apoio logístico esteja disponível para fornecimento pelos Órgãos de Distribuição do Sistema de Abastecimento, antes da transferência do Meio, equipamento ou sistema para o Setor Operativo (BRASIL, 2009, p.15-1)

    D - incorreta. Não vejo sentido nesta alternativa em falar "determinação de necessidades" somente. Determinação de sobressalentes? De necessidades de materiais (em relação ao MRP?).

    A técnica de planejamento das necessidades de materiais (MRP) permite determinar as necessidades de compras dos materiais que serão utilizados na fabricação de certo produto.

    A determinação de sobressalentes, por sua vez, busca estabelecer níveis de estoque para garantir a continuação das operações da organização.

    Concluímos, portanto que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte;

    BRASIL. Marinha do Brasil. Secretaria Geral da Marinha. SGM-201 Rev.6.Mod 2. Normas para Execução do Abastecimento. 2009 


ID
5315512
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No Apoio Logístico Integrado, segundo Jones (2006), os manuais técnicos podem ser divididos em três grupos básicos:

Alternativas

ID
5315515
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao Apoio Logístico Integrado, a técnica que identifica os recursos necessários para suportar o equipamento e aponta as características do projeto que podem resultar em despesas excessivas durante a vida operacional do sistema é a:

Alternativas

ID
5315518
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Das técnicas seguintes, aquela que avalia especificamente sob o ponto de vista econômico se o elemento será reparado ou descartado do sistema é a:

Alternativas
Comentários
  • "Taxativamente". Na realidade, o rol é exemplificativo.


ID
5315521
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

É uma função primária do Logistic Support Analysis Record (LSAR):

Alternativas

ID
5315524
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na verificação de um projeto existe uma categoria de teste que é realizada especificamente para demonstrar a prova de conceito ou viabilidade do projeto. Esta demonstração é realizada por meio do teste:

Alternativas
Comentários
  • Acho que a formulação dessa questão deixa algumas dúvidas em relação a sua interpretação.

    Esse conceito que foi definido na questão não está tão alinhado com o tipo de teste "Testes de desenvolvimento". Está mais alinhado com o processo de Desenvolvimento/Projeto de Softwares.

    ---------------------------------------------------

    Projetos de desenvolvimento de conceito ocorrem quando deve ser explorado o potencial para alguma nova tecnologia. Não há certeza de que a tecnologia será aplicável, mas um cliente (por exemplo, marketing) acredita que existem benefícios potenciais. Projetos de desenvolvimento de conceito são abordados aplicando as seguintes ações:

    Definição do escopo do conceito - determina o escopo geral do projeto.

    Planejamento preliminar do conceito - estabelece a capacidade da organização em assumir o trabalho originado pelo escopo do projeto.

    Avaliação do risco da tecnologia - avalia o risco associado à tecnologia a ser implementada como parte do escopo de projeto.

    Prova de conceito - demonstra a viabilidade de uma nova tecnologia no contexto de software.

    ----------------------------------------------------

    Testes de desenvolvimento.

    Os componentes do sistema são testados pelas pessoas que o desenvolveram. Cada componente é testado de forma independente, separado dos outros. Os componentes podem ser entidades simples, como funções ou classes de objetos, ou podem ser agrupamentos coerentes dessas entidades. Ferramentas de automação de teste, como JUnit, que podem reexecutar testes de componentes quando as novas versões dos componentes são criadas, são comumente usadas.

    Fonte: Engenharia de software - Uma Abordagem Profissional / Roger S. Pressman - 7. ed.

  • vários tipos de teste que o google desconhece totalmente.

  • teste de desenvolvimento para verificar a viabilidade do projeto? Nunca ouvi falar nada nem perto disso.

  • Gabarito, Letra B -> Desenvolvimento


ID
5315527
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo Jones (2006), o primeiro passo no programa de engenharia humana é:

Alternativas

ID
5315530
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O tipo de manutenção em que, por meio de inspeções periódicas para realizar a intervenção no equipamento, observam-se fenômenos, como temperatura acima do normal, vibração e ruídos excessivos, entre outros, é:

Alternativas

ID
5315536
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na Manutenção Centrada na Confiabilidade, segundo Siqueira (2014), é comum classificar as funções em quatro categorias principais. Dessa forma, a categoria que tem como propósito modificar os objetivos do sistema é a:

Alternativas

ID
5315539
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A FMEA e a FMECA se diferenciam essencialmente devido à FMECA identificar especificamente:

Alternativas
Comentários
  • A análise do modo de falha, efeitos e criticidade (FMECA) é um método que envolve análise quantitativa de falhas.

    análise do modo de falha, efeitos e criticidade (FMECA) e  são ferramentas intimamente relacionadas. Cada ferramenta resolve identificar os modos de falha que podem causar uma falha no produto ou no processo.

    O FMEA é qualitativo, explorando “cenários hipotéticos”, onde o FMECA inclui um grau de entrada quantitativa extraído de uma fonte de taxas de falhas conhecidas. 

    Letra B

    Fonte: https://www.fm2s.com.br/voce-ja-ouviu-falar-do-fmeca/


ID
5315542
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Na engenharia de fatores humanos, a interface requerida do homem com a máquina para operar o software é tão importante quanto no caso da operação do hardware. Nesse caso, o resultado desejado é:

Alternativas

ID
5315545
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No registro de análise e suporte logístico (LSAR), são alicerces para a identificação dos itens que irão requerer manutenção:

Alternativas

ID
5315548
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando os conceitos do apoio logístico integrado para a suportabilidade de um submarino nuclear, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
5315551
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No Apoio Logístico Integrado, os requisitos logísticos determinantes do ciclo de vida devem ser considerados normalmente por ocasião da fase de:

Alternativas

ID
5315554
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

É uma fonte de dados de entrada do banco de dados do registro de análise de suporte logístico (LSAR):

Alternativas
Comentários
  • De onde saiu esta questão? Alguém tem uma ref.?


ID
5315557
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo Jones (2006), uma análise de transportabilidade deverá ser realizada a fim de determinar:

Alternativas

ID
5315674
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Retira-se de uma caixa 2/3 do total de n bolas e em seguida 1/5 do restante. Se nessa caixa restaram exatamente 12 bolas, na primeira retirada saiu a seguinte quantidade de bolas:

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão vamos somar as retiradas da seguinte maneira: 2/3 +1/15= 10+1= 1 1 resta 4

    15 15 15

    representa 4/15------12 bolas

    15/15-------------x=45 bolas (total)

    O MMC vai ser 15

    Obs: 2/3*45=30 ( resposta)

    vai restar 1/3 * vou retirar mais 1/5= 1/15

  • Resolução da Questão: https://www.youtube.com/watch?v=57R7jSMq0_M&t=1004s (16:45)

  • X - 2X/3 - 1/5(1X/3) = 12

    X = 45

    2X/3 = 30 BOLAS

    LETRA C

  • 2/3x + 1/5(1/3x) + 12 = x

    (1/5 do restante) É o resto de 2/3

    Faz o MMC

    11X + 180 = 15X

    x = 45

    Primeira retirada

    2/3 de 45 = 30

    Letra C

    OSS!


ID
5315677
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um grupo de 20 analistas de projetos, todos falam inglês ou francês. Se 18 falam inglês e 16 falam francês, escolhendo-se ao acaso um desses analistas, a probabilidade de ele falar apenas um dos idiomas é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Resolvendo a questão:

    Falam inglês ou francês = Falam inglês + Falam francês - Falam os dois idiomas

    20 = 18 +16 - x

    x = 34 - 20 = 14

    Falam somente idioma = Total - Falam os dois idiomas

    y = 20 - 14 = 6

    A probabilidade de falar somente um idioma = 6/20 = 3/10 = 30%

    Gabarito letra B.


ID
5317708
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Admite-se que a probabilidade de um candidato passar em um concurso seja 2%. Se dois irmãos fazem esse concurso, a probabilidade de apenas um passar é igual a:

Alternativas

ID
5317825
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um funcionário resolveu criar senhas com uma sequência de 3 das 8 letras da sigla EMGEPRON. Por exemplo, MEE, GMN e EME são três diferentes senhas. O número máximo de senhas distintas que esse funcionário poderá criar é igual a:

Alternativas
Comentários
  • EMGEPRON (8 letras)

    Senha = 3 letras

    Cálculo: 8 *7*6 = 336

    Porém, a letra "E" se repete, e quando fizessem as senhas com a segunda letra "E", serial o mesmo resultado daquele primeiro "E". Então a banca deve ter subtraído as possibilidades dessa segunda letra.

    6 E E

    E 6 E = 6 x 3 = 18

    E E 6

    Ficando: 336 - 18 = 318 (Letra A)

  • por que multiplica por 6??
  • C8,3= 8.7.6

    336

    3.2.1

    6

    6×3 (sequência)= 18

    336-18=316

  • entendi foi nada.
  • Esta questão foi anulada pela banca. O resultado deveria ser 228.

  • Questão anulada!

    Motivo:

    Palavra "EMGEPRON" possui 8 letras.

    Total de possibilidades (Utiliza-se arranjo já que a ordem das letras importa, caso contrário, seria combinação):

    Arranjo (8,3) = 8 x 7 x 6 = 336

    A chave da questão é a letra "E", já que você precisa desconsiderar as senhas duplicadas.

    Nas seguintes senhas:

    1) EEM (Iniciando com 2 "E") - Cálculo: 6 Possibilidades ( Uma vez que sobram 6 letras distintas. Ex: EEG, EEP,...)

    2) EME ( Letras "E" iniciando e finalizando) - Cálculo: 6 Possibilidades (Sobram 6 letras distintas. Ex: ENE, EOE,...)

    3) MEE (Finalizando com 2 "E") - Cálculo: 6 Possibilidades (Sobram 6 letras distintas. Ex: REE, PEE,...)

    Cálculo : 6+6+6 = 18

    Repare que a ordem das letras "E" não altera a senha. Logo, você descarta as senhas duplicadas.

    Assim: 336-18 = 318

    Nas seguintes senhas:

    1)EPG ("E" no início) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: EGP, EPN,...)

    2)PEG ("E" no centro) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: GEP, PEN,...)

    3)PGE ("E" no fim) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: GPE, PNE,...)

    Cálculo : 30+30+30 = 90

    Repare que utilizando qualquer das letras "E" ( O ou o "E" da palavra) não altera a senha. Logo, você descarta as senhas duplicadas.

    Assim: 318 - 90 = 228

    Resposta : 228 possibilidades (Não existe gabarito para questão, por isso foi anulada)

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU


ID
5318497
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação de “Camila é advogada ou Bruno é analista técnico” está corretamente indicada na seguinte opção:

Alternativas
Comentários
  • “Camila é advogada ou Bruno é analista técnico”

    Temos as leis "De Morgan":

    • ~ (p ^ q) = ~p v ~q
    • ~ (p v q) = ~p ^~q

    Aplicando a lei, temos:

    "Camila não é advogada e Bruno não é analista técnico."

    Gab. B

  • Negação de OU = Conjunção E

    Gab B

  • Negação do OU:

    Nega as proposições e troca o conectivo OU pelo conectivo E.

    PPMG lá vamos nós.

  • Utilizando a segunda lei de morgan:

    ¬ (p v q) é equivalente a ¬ p ^ ¬ q

    O gabarito é a opção B.

  • Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva são ELIMIDADOS na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    https://go.hotmart.com/S54949702E