SóProvas



Prova UFRRJ - 2015 - UFRRJ - Técnico em TI


ID
1642228
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo o artigo 3º da Lei nº 8.112/1990, o conjunto de “atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser acometidas a um servidor” denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 3o Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.


    Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.



    O que chamou-me a atenção nesta questão foi a alternativa (c):


    Munus, em latim, significa encargo, dever, ônus, função. Trata-se de obrigação decorrente de acordo ou lei, sendo que, neste último caso, denomina-se múnus público. O dever de prestar depoimento como testemunha, por exemplo, é considerado um múnus público, assim como o dever de votar.


    Fundamentações:


    Art. 359 do CP

    Art. 2º, § 2º da Lei 8.906/94 (Estatuto da OAB)


    http://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/919/Munus

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca do regime jurídico dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90). O referido estatuto, em seu art. 3º, preceitua que: “Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão”.

    Como se vê, a única alternativa que menciona corretamente o texto legal é a “b”.

    GABARITO: B.


ID
1642231
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

À luz da Constituição Federal, um servidor público federal eleito para o exercício de mandato eletivo de Vereador,

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    CF.88, Art. 38, III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

  • Gabarito: D


    CF/88 - art.38

    Servidor público da ADM. DIRETA, AUTÁRQUICA E FUNDACIONAL, no exercício de:


    - mandato eletivo (FEDERAL, ESTADUAL OU DISTRITAL) → FICA AFASTADO

    - mandato de PREFEITO → FICA AFASTADO, mas é facultado optar pela remuneração

    - mandato de VEREADOR → Há compatibilidade de horários? 

    ---------------------------------------- SIM (acumulativo)

    ---------------------------------------- NÃO (mesma regra do Prefeito)



    Portanto, o referido servidor público federal eleito para o exercício de mandato eletivo de Vereador, PODERÁ ACUMULAR os dois cargos, se houver compatibilidade de horários, percebendo as vantagens do cargo público, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.

  • Art. 38. 

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

    GAB: D

  • LETRA D CORRETA 

    ART. 38 III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

  • GAB. D 

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre servidor público e mandato eletivo.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. Havendo compatibilidade de horários, é possível trabalhar como servidor e vereador.

    Alternativa B - Incorreta. Só acumulará se houver compatibilidade de horários.

    Alternativa C - Incorreta. Havendo compatibilidade de horários, trabalhará nos dois cargos e receberá a remuneração dos dois.

    Alternativa D - Correta! Art. 38, II e III, CRFB/88: "Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: (...) II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração; III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;".

    Alternativa E - Incorreta. Havendo compatibilidade, pode acumular os dois cargos. Não havendo compatibilidade, será afastado, mas o seu tempo de serviço será contado para os efeitos legais. Art. 38, IV, CRFB/88: "Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: (...) IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.


ID
1642234
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor público federal em exercício em outro Município em razão de ter sido redistribuído, terá o seguinte prazo para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Lei 8112

    Art. 18. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede

    bons estudos

  • Lei 8.112/90

            Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Decorar prazos e números é horrível demais! PAD 60 dias, Processo sumário 30 dias. cancelamento de registro 03 e 05 anos, prescrição de petição etc ad infinitum... :(

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

         Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede

  • Esse prazo de no mín 10 não faz sentido, e se a pessoa quiser voltar em 9 dias não poderá? O chefe vai dizer "Volte amanha! Não completou 10 dias!"

    Enfim, está decorado, é o que importa pra prova.

  • Amigo... concurseiro 55.

    Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    § 2o  É facultado ao servidor declinar dos prazos estabelecidos no CAPUT.

  • Redistribuição; mínimo 10 dias, Máximo 30 dias

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 18 da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal):

    Art. 18. “O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.” 

    Portanto, a única alternativa que se amolda ao conteúdo do enunciado quanto aos prazos é a “D” e, consequentemente, todas as demais estão incorretas.

    GABARITO DA MONITORA: “D”


ID
1642237
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a redação da Lei nº 8.112/1990, o estágio probatório ficará suspenso durante a licença,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Lei 8112

    Art. 20§ 5o O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1o, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento

       Art. 83 Da Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família
       Art. 84 Da Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge
       Art. 86 Da Licença para Atividade Política
       Art. 96. O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração
       Participação em curso de formação

    bons estudos

  • Pessoal, sempre que vemos algo errado vamos notificar o erro. pq ñ adianta só a gente comentar aqui.

  • Gabarito E

    § 5o O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1o, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.

    Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

  • qual seria a opção correta então?

  • Servidor em estágio probatório tem direito às seguintes licenças:

    - Licença por motivo de doença em pessoa da família;

    - Licença por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    - Licença para o serviço militar;

    - Licença para atividade política;

    - Afastamento para exercício de mandato eletivo;

    - Afastamento para missão ou estudo no exterior;

    - Afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso público para outro cargo na Administração Pública Federal.


    Quais suspendem o estágio probatório?

    - Licença por motivo de doença em pessoa da família;

    - Licença por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    - Licença para atividade política;

    - Afastamento para missão ou estudo no exterior;

    - Afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso público para outro cargo na Administração Pública Federal.


    Quais NÃO suspendem o estágio probatório?

    - Licença para o serviço militar;

    - Afastamento para exercício de mandato eletivo.


  • Licença gestante não suspende? Alguém para esclarecer, por favor. Obrigado.


  • Allan costa, o que a Jussara Lima resumiu muito bem aí está no Art. 20, §5º: Não consta a licensa para gestante como licensa que suspensa o estágio probatório. Os artigos estão abaixo:

     

    Espero que ajude

     

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

     

    § 5o O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1o, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

    Art. 83.  Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovação por perícia médica oficial. (Redação dada pela Lei nº 11.907, de 2009)

     

    Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

     

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

     

    Art. 96-A.  O servidor poderá, no interesse da Administração, e desde que a participação não possa ocorrer simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, para participar em programa de pós-graduação stricto sensu em instituição de ensino superior no País. (Incluído pela Lei nº 11.907, de 2009)

  • * Suspende Estágio Probatório: "CASA D"

    - Curso de Formação

    - Atividade Política

    - Servir em organismo internacional

    - Afastamento do Cônjuge

    - Doença da família

  • O gabarito está correto SIM!

    A licença para capacitação é PROIBIDA no estági probatório.

    O estágio fica SUSPENSO durante licença para:
    1) tratamento de saúde de pessoa da família (o que inclui os pais);
    2) afastamento de cônjuge;
    3) curso de formação;
    4) servir em organismo internacional do qual o Brasil faça parte ou como qual coopere;
    5) atividade política

    É PROIBIDA a licença nesse período para:
    - capacitação
    - interesses particulares
    - exercer mandato classista;
    - pós graduação strito senso no país

  • Eu confundi curso de formação com capacitação. 

  • E se o servidor em estágio probatório ficar doente? Ou seja, necessitar de uma licença para tratamento da própria saúde?

  • O problema é que todos os citados pelos colegas são direitos a licença durante o estágio probatorio (gestante, adotante, serviço militar,acidente em serviço militar...) ENTRETANTO SÓ FICA SUSPENSO NOS CASOS DE DOENÇA EM FAMILIA, AFASTAMENTO DO CONJUGE, ATIVIDADE POLITICA.

  •  O estágio probatório ficará suspenso durante a licença

    CONJUGE, MEBRO DA FAMÍLIA fez CURSO DE FORMAÇÃO em POLÍTICA INTERNACIONAL

  • Estágio probatório será SUSPENSO quando:
    - Afastamento de cônjuge;
    - Doença em pessoa da família;
    - Atividade política;
    - Para participar de curso de formação exigido para ingresso em outro cargo na administração federal

  • Licenças que integram a seguridade social

    -Licença para tratamento de saúde (do servidor);
    -Licença à gestante, à adotante e licença paternidade ;
    -Licença por acidente em serviço.

    Licenças que não podem ser tiradas no estágio probatório

    -capacitação;
    -tratar de interesses particulares;
    -desempenho de mandato classista.

    Licenças que podem ser tiradas no estágio probatório, mas o suspendem.

    -por motivo de doença em pessoa da família;
    -por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;
    -para serviço militar;
    -para atividade política



     

  • http://www.ufrrj.br/portal/modulo/daa/docs_ManualServidor/licencas_afastamentos.pdf

  • No bale funk SUSPENDE o CU ASADO [assado]

     

    - Curso de Formação

     

    - Atividade Política

     

    - Servir em organismo internacional

     

    - Afastamento do Cônjuge

     

    - Doença da família

  • O estágio probatório ficará  suspenso  durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1o, 86 e 96, sendo retomado a partir do término do impedimento. 
    Licenças:
    - Por doença em pessoa da família;
    - Pelo afastamento do cônjuge e 
    - Para atividade política.

    Afastamento:
    - Para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere e
    - Para participar de curso de formação exigido para ingresso em outro cargo na administração pública federal.

  • Faço parte dos 47% que acertaram
  • GABARITO: E

    O §4, do art.20 especifica as licenças e os afastamentos que PODERÃO ser concedidos ao servidor em ESTÁGIO PROBATÓRIO. É só lembrar: MESADAS!

    M – mandato eletivo (Afastamento);

    E – Estudo ou Missão no Exterior (Afastamento);

    S – Servir em organismo internacional (Afastamento);

    A - Atividade Política (Licença);

    D – Doença em pessoa da família (Licença);

    A - Afastamento do cônjuge ou companheiro (Licença); e

    S – Serviço Militar (Licença)

    A parte do MES trata dos afastamentos que não suspendem o prazo de contagem do estágio probatório.

  • Não suspende(sem suspensão):

    Serviço militar

    Estudo/missão no exterior

    Mandato eletivo

  • Pessoal,só de curiosidade.

    Se o servidor fica doente,ou seja,usar a licença da seguridade social.

    Então o estágio não é suspenso?E se o cara ficar 1 ano de licença?

    Obs:não achei essa informação na lei.


ID
1642240
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O instituto previsto na Lei nº 8.112/1990 que configura simultaneamente vacância e forma de provimento derivado de cargo público é a:

Alternativas
Comentários
  • Configuram simultaneamente vacância e forma de provimento derivado de cargo público: READAPTAÇÃO E PROMOÇÃO

    Conforme a lei 8112, nos Art. 8o e Art. 33.

     Art. 8o São formas de provimento de cargo público:

     I - nomeação;

     II - promoção;

     V - readaptação;

     VI - reversão;

     VII - aproveitamento;

     VIII - reintegração;

     IX - recondução.

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

     II - demissão;

     III - promoção;

     VI - readaptação;

     VII - aposentadoria;

     VIII - posse em outro cargo inacumulável;

     IX - falecimento.




  • nao entendi.. letra A é a correta?

  • nossa , mas que coisa! errado de novo? vamos notificar o site por favor pessoal.

  • Gabarito C promoção, conforme o comentário da colega Carolina.

  • Gabarito C

    Art. 8o São formas de provimento de cargo público:

      I - nomeação;

      II - promoção;

      V - readaptação;

      VI - reversão;

      VII - aproveitamento;

      VIII - reintegração;

      IX - recondução.

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

      I - exoneração;

      II - demissão;

      III - promoção;

      VI - readaptação;

      VII - aposentadoria;

      VIII - posse em outro cargo inacumulável;

      IX - falecimento.


  • promoção e readaptação são formas de provimento e vacância ao mesmo tempo.

  • promoção e readaptação são formas de provimento e vacância ao mesmo tempo, por isso são chamados HÍBRIDOS.

  • Dica para lembrar Vacância!

    A EX Do PROMOtor REApareceu APÓS a POSSE e FALECEU!

    EX= oneração

    D=emissão

    PROMO=ção

    APOS=entadoria

    POSSE = em outro cargo inacumulável

    FALECIMENTO

  • Galera,seguinte:

    - São 3 formas: Readaptação,promoção,posse em novo cargo público.

  • Representam a vacância de um cargo e o provimento de outro:
    - Promoção

     

    - Readaptação

     

    - Posse em outro cargo 

  • GABARITO: C

    MACETE FORMAS DE PROVIMENTO LEI 8112

    REI REPARE NO RECO

    REItegração

    REversão

    Promoção

    Aproveitamento

    REadapação

    NOmeação

    RECOndução


ID
1688527
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma secretária recém-concursada precisa escrever um memorando a fim de solicitar passagens aéreas para dois professores que participarão de um Congresso fora do Brasil. Considerando a norma culta do português, indique o texto que deve fazer parte de tal documento.

Alternativas
Comentários
  • Tudo errado! Voo não tem mais acento! 


ID
1688545
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                 TEXTO III

Toda cidade é obrigada a fazer alguns sacrifícios em nome do desenvolvimento. Quase sempre é traumático, mas vez por outra é necessário derrubar uma casa para abrir uma rua, por exemplo, ou mesmo todo o cotidiano de uma rua. Dá para imaginar como estaria São Paulo hoje se os moradores tivessem relutado em não derrubar ou modificar nenhum prédio da década de 20, por exemplo.

                                                                                      (Editorial do jornal O Dia, 27 abril de 2006)

Embora esse fragmento de texto seja parte de um editorial, gênero discursivo da modalidade escrita mais formal, ocorrem expressões coloquiais próprias da oralidade. Assinale a alternativa que apresenta uma expressão desse tipo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa questão?

  • Nem o prof. do Qconcurso se pronunciou!

    Tá quietinho.


ID
1688548
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                 TEXTO III

Toda cidade é obrigada a fazer alguns sacrifícios em nome do desenvolvimento. Quase sempre é traumático, mas vez por outra é necessário derrubar uma casa para abrir uma rua, por exemplo, ou mesmo todo o cotidiano de uma rua. Dá para imaginar como estaria São Paulo hoje se os moradores tivessem relutado em não derrubar ou modificar nenhum prédio da década de 20, por exemplo.

                                                                                      (Editorial do jornal O Dia, 27 abril de 2006)

As orações carregam traços de significação transmitidos pelas conjunções. No caso de “para abrir uma rua", o sentido veiculado por “para" é o de

Alternativas
Comentários
  • Conjunção para com o sentido de a fim de é classificada como conjunção FINAL.

  • Exemplos de conectivos Finais: Para, para que, a fim de que, de modo que, de forma que, de sorte que, porque

  • GABARITO C

     

    Sempre troco a conjunção PARA por a fim de . Vejam: “para abrir uma rua"  ---> "A FIM DE abrir uma rua". Fez sentido? SIM ! Então já marca FINALIDADE e bora para a próxima questão.

     

    bons estudos.


ID
1688557
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O chefe de um departamento da UFRRJ solicitou que seu secretário redigisse dois memorandos, um para ser enviado ao Departamento de Pessoal (DP) e outro para ser enviado à Reitoria. Sabendo que o secretário não efetuou a ordem dada por seu chefe, pode-se garantir que

Alternativas
Comentários
  • ~ (A ^ B) = ~A v ~B


ID
1688560
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um prédio da UFRRJ são ministradas aulas práticas. A administradora do prédio estava aguardando a visita de um técnico para a manutenção de computadores de um laboratório. O técnico avisou que estava com muito serviço e, que se ele não ligasse antes das 15h, então compareceria no dia seguinte. Sabendo que o técnico não cumpriu com o que disse, pode-se garantir que ele

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    A = técnico liga antes das 15h.

    B = técnico comparece no dia seguinte.

     

    ~ (~A --> B) = ~A ^ ~B

     

    Técnico não liga antes das 15h e não comparece no dia seguinte.

  • o técnico não cumpriu com o que disse

    oque o tecnico disse?

     

    O técnico avisou que estava com muito serviço e, que se ele não ligasse antes das 15h, então compareceria no dia seguinte

    Gabarito: e) não ligou antes das 15h e nem compareceu no dia seguinte.

    apenas pela interpretação do texto.


ID
1688563
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a proposição: “Se tocar a música X e não ligarem a luz, eu danço". Denotando as afirmações por p: tocar a música X; q: ligarem a luz; r: eu danço. A tabela verdade da proposição acima é:

Alternativas
Comentários
  • Na condicional o valor lógico é a falsidade no caso em que "p" é verdadeiro e "q" é falso, nos demais casos o resultado é verdade.

  • linda questão mão com açuca  letra ''A''

  • Da pra fazer de cabeça fazendo as valorações.

  • É arriscado fazer de cabeça quando envolve tabela verdade, sendo muito fácil confundir e errar de bobeira.

    Para essa questão, mesmo preenchendo na mão, não levou tanto tempo assim. Nesse caso vale a pena.

     

  • Gabrito: A. Na condicional se então --> A proposição só será falsa quando for de V para F ou seja, quando a primeira proposição for verdadeira e a segunda for falsa. Fui por eliminação e gastei menos de um minuto para acertar  heheheh

  • Não entendi a antepenúltima  e última linha da 1ª tabela letra A, achei que desse falso. Errei a questão.

  • Gabarito letra a).

     

    Antes de responder à questão, deve-se saber as seguintes informações:

     

     

    1) A operação conjunção ("e"/) só é verdadeira quando todas as proposições são verdadeiras.

     

    2) A operação disjunção ("ou"/"") só é falsa quando todas as proposições são falsas, ou seja, basta uma ser verdadeira para a sáida ser verdadeira.

     

    3) Na condicional (""), a saída só sera falsa se a condição suficiente for verdadeira e a condição necessária falsa. Se der V seta F, então saída falsa (V → F).

     

    DICA: SE DER "VERA FISCHER", ENTÃO SAÍDA É FALSA.

     

    4) Na bicondicional (""), a saída só será verdadeira se todas as proposições possuírem o mesmo valor lógico. Ou seja, a saída será verdadeira se houver as seguintes combinações, por exemplo:  V  V ou F  F. Do contrário, a saída será falsa.

     

    5) Na disjunção exclusiva (""), a saída só será verdadeira se todas as proposições possuírem diferentes valores lógicos. Ou seja, a saída será verdadeira se houver as seguintes combinações, por exemplo:  V  F ou F  V. Do contrário, a saída será falsa.

     

     

    QUESTÃO

     

    P         Q        ~Q           P  ~Q          R               (P ∧ ~Q)  R

    V         V           F                 F              V                          V

    V         V           F                 F              F                          V

    V         F           V                 V              V                          V

    V         F           V                 V              F                          F

    F         V           F                 F              V                          V

    F         V           F                 F              F                          V

    F         F           V                 F              V                          V

    F         F           V                 F              F                          V

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/


ID
1688566
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Considere as proposições:

p: Existem muitos computadores para consertar.

q: Existem poucas ordens de serviço para atender.

A negação de “Existem muitos computadores para consertar e existem poucas ordens de serviço para atender" é uma tautologia com

Alternativas

ID
1688569
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as proposições:

p: O defeito do computador é de hardware.

q: O defeito do computador é de software.

A negação da proposição “O defeito do computador é hardware ou não é software" na forma simbólica usando p e q é

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, o enunciado diz que a forma simbólica é a conjunção "e", porém, na resposta a conjunção utilizada foi a "ou".

  • Tbm não entendi pois quando a Proposicoes Disjuntivas para negar-se a mesma deve-se negar tudo e trocar o conectivo "ou" por "e" logo gabarito letra a

  • O defeito do computador é hardware ou não é software: p     V    ~q

    Agora: como se representa simbolicamente a negação de  p   V  ~q? coloque o simbolo de negação antes, ou seja, ~( p   V  ~q)

  • Regra da Negação da disjunção (ou) = Nega a primeira, nega a segunda e substitui o ou pelo e (conjunção) 

    Logo: O defeito do computador não é hardware e software. = ~p ^ ~q 

    Gabarito Letra (a)



  • Discordo do gabarito pois analisemos a frase: O defeito do computador é hardware  ou não é software"

                                                              NEGAÇÃO da 1 frase: O defeito do computador NÃO é hardware 
                                                                 NEGAÇÃO da 2 frase:.... E software ( a frase tava negativa e pra ser negada ela tem que se tornar                                                                    positiva)
                                                                      LOGO o gabarito deveria ser letra: D= ~P^q
  • Também achei q a correta deveria ser a alternativa D
  • A resposta é tão obvia que chega ser patética, e a pessoa acaba respondendo errado (eu!!) sem prestar a devida atenção.


    A resposta dá como certa a ¬ (p∨ ¬ q), veja porque:

    “O defeito do computador é hardware ou não é software "   =  p v ~q


    a resposta quer a negação da proposição (p v~q), e qual é a negação dessa proposição?Se fossemos responder da maneira correta seria : ~p ^ q  (não existe essa resposta na questão)


    A banca simplesmente resolveu repetir a proposição entre parenteses, colocando o sinal da negação antes, assim estaria negando toda a proposição:


    p v ~q = ¬ (p∨ ¬ q)


    Chega a ser tão obvio q passa despercebido enquanto o candidato está quebrando a cabeça para fazer ou lembrar a negação da proposição disjuntiva!


    E muitas das pessoas que fizeram marcaram a alternativa "a" (¬ p ∧ ¬ q), porque essa é a negação da proposição (p v q) , mas esqueceram que na frase tinha "não é software", que seria no caso (~q), e assim a resposta não poderia ser a da alternativa "a".


    Espero que tenham gostado da explicação! ;)

  • GABARITO DOIDO EXPLICAÇÃO DO PROF. 

  • Marquei a letra D, pois resolvi o parêntese... A letra E está, realmente, a forma simbólica, só que não resolvida/desenvolvida...

  • GALERA, INDIQUEM A QUESTÃO PARA COMENTÁRIO DO PROFESSOR. FIZ ISSO, ACHEI O GABARITO MEIO CONFUSO TAMBÉM.

    FOCO...

  • Questão de prestar atenção mesmo.

  • Não entendi, questão mal elaborada:

    Pergunta-se:

    A negação da proposição “O defeito do computador é hardware ou não é software" na forma simbólica usando p e q é

    No meu ver ele quer (P^Q).

  • A negação da proposição “O defeito do computador é hardware ou o defeito do computador não é software" na forma simbólica usando p e q é

     A questão não pede resolução apenas uma representação em forma de símbolos, logo, a letra E tem a resposta: ¬ (p∨ ¬ q)

  • A negação da proposição “O defeito do computador é hardware ou não é software"

    P = O defeito do computador é hardware

    Q=  não é software

    P v ~Q   Sua negação    ~P ^ Q  não tem essa opção. 

    D)   ¬ (p ∨ ¬ q)  Resolução abaixo:

            ~(P)=  ~P

              ~(v)=  ^

             ~(~q)= Q

    Temos   ~P ^ Q

  • Ridícula essa questão. 

  • Considere as proposições: 

    p: O defeito do computador é de hardware. 
    q: O defeito do computador é de software.

    Assim:

    “O defeito do computador é hardware ou não é software" = p v (¬q)

    Negando:  ¬(p v ¬q)



    Resposta: Alternativa E
  • A banca usou de maldade, só para o candidato erra:

    A negação de p V ~q   é   ~p /\ q, porém a banca repetiu a proposição e negou toda a sentença, ~ ( p V ~q ), o que também está certa, é como fosse um jogo de sinais de mais ou menos, ficaria assim: negação com afirmativo dá negação = ~p, troca a condicional por conjunção = /\  ,  por fim, fazemos negação com negação dá afirmativo = q, logo ~p /\ q .

  • Obrigada, Larissa.

    Explicou melhor que o professor. 

  • nao entendi, porque para mim a resposta correta e a letra D poderiam me explicar melhor...

  • LETRA A, SEM NENHUM CELEUMA!!!

  • Isso foi sacagem da banca ao meu ver, mas entendi a questão.  Ou seja, pode-se esperar qualquer coisa, menos testar o conhecimento real do candidato

  • Amigos Jedis, 

    deu pane na nave. 

    Marquei A, já que a negação de P v Q = ~P ^ ~Q.

    Tudo bem que a D é mera representação do enunciado, mas... fudeu!!!!

    Que a força esteja com vocês!!!!

  • banca fraca gente, nao se preocupe !!! Foco nas bancas principais...

  • p: O defeito do computador é de hardware. 
    q: O defeito do computador é de software. 

    A negação da proposição “O defeito do computador é hardware ou não é software" na forma simbólica usando p e q é

    “O defeito do computador é hardware ou não é software": (pV¬q)
    Logo, a NEGAÇÃO DE (pV¬q) É ¬ (p∨ ¬ q)
    A banca colocou ainda da forma mais simples possível, pois poderia ter resolvido isso...
    SE ELA RESOLVESSE, FICARIA ASSIM:
    ¬p^q
    Acredito que isso que confundiu muita gente...alguns devem ter achado que o V inverteria para ^, mas percebamos que o sinal de negativo está fora do parênteses, indicando apenas que tudo dentro do parênteses será negativado.
    Gabarito: E

     

  • Errei pois não conseguir visualizar esta conclusão na resposta E, pra mim a questão ficaria assim ~P ^ Q

  • O gabarito correto é letra E. 

  • não entendi.  anegação do OU não é nega as duas e vira E ????????? por tanto letra A ???????? ~p ^ ~q   ??????????????????????????????

  • GABARITO: E

     

    Questão: A NEGAÇÃO da proposição “O defeito do computador é hardware OU NÃO é software" na FORMA SIMBÓLICA usando p e q é:

     

    FORMA SIMBÓLICA da proposicão:

     

    ¬ (p ¬ q)

    NEGAÇÃO ( O defeito do computador é hardware p OU NÃO é software q )

  • pegadinha do maladro kkkkk, negação fora de parêntese nega tudo que tá dentro dele, inclusive o próprio operador é claro. gab: E

    lembra da regrinha de sinais de matemática: - vezes - = +

    mesma coisa ¬ vezes ¬ dá postivo (ou um anula o outro) !!


ID
1688590
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de estrutura de dados.

Alternativas
Comentários
  • Podemos dividir as estruturas de dados em:

     

    LINEARES: Pilha, Fila, Lista, Array,

    NÃO-LINEARES: Grafo, Heap, Árvore.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1688593
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No PHP 5 é possível o tratamento de objetos como referências em vez de valores. Assinale a alternativa que possibilita a cópia de um objeto mesmo que todos estejam sendo tratados como referências.

Alternativas
Comentários
  • Criar uma cópia de um objeto com propriedades totalmente replicadas nem sempre é o comportamento desejado. Um bom exemplo da necessidade para cópia de construtores, e quando possuir um objeto que representa uma janela do GTK e o objeto guarda o recurso dessa janela GTK. ao criar uma duplicata, pode-se desejar a criação de uma nova janela com as mesmas propriedades e fazer o novo objeto guardar o recurso da nova janela. Outro exemplo é se seu objeto guarda uma referência a outro objeto que usa e ao replicar o objeto pai, deseja-se que seja criada uma nova instância desse outro objeto para que a réplica tenha sua própria cópia separada.

    Uma cópia de objeto é criada usando a palavra-chave clone (que, se possível, chama o método __clone() do objeto). O método __clone() de um objeto não pode ser chamado diretamente.

    $copia_do_objeto = clone $objeto;

    Ao se clonar um objeto, o PHP 5 fará uma cópia superficial de todas as propriedades do objeto. Qualquer propriedade que seja referência a outra variável, permanecerá como referência.

     

    Fonte: http://php.net/manual/pt_BR/language.oop5.cloning.php


ID
1688596
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma folha de estilo pode ser criada e definida como interna quando as regras CSS estão declaradas

Alternativas
Comentários
  • 1. CSS linkado é o modelo recomendado, pois neste modelo todo o código CSS fica em um arquivo separado, podendo ser linkado a várias páginas do site. Este é o melhor modelo para promover o reaproveitamento do código.

    2. CSS incorporado é aquele que é inserido no início do código HTML dentro da tag. o modelo incorporado é melhor que o inline, mas ainda apresenta deficiências, já que ele terá efeito apenas sobre a página e não poderá ser reaproveitado para outras páginas.

    3. O CSS Inline é aquele que é inserido junto ao código HTML, através do atributo style. Sua aplicação é bastante questionada já que o modelo fica bastante parecido com a antiga formatação via HTML.

     

  • Quem não tem acesso:  - -> B


ID
1688599
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No PMBOK, a definição e o refinamento dos objetivos do projeto estão inseridos no contexto do Grupo de Processos de

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos podem ser organizados em cinco grupos de processos:


    - Processos de Iniciação – autorização do projeto ou fase

    - Processos de Planejamento
    – são processos iterativos de definição e refinamento de objetivos e seleção dos melhores caminhos para atingir os objetivos.

    - Processos de Execução – execução dos planos do projeto: coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano.

    - Processos de Monitoramento e Controle
    – medição e monitoramento do desempenho do projeto. Garantem que os objetivos do projeto são alcançados através do monitoramento e medição regular do progresso, de modo que ações corretivas possam ser tomadas quando necessário.

    - Processos de Encerramento
    – aceitação formal do projeto (com verificação de escopo) ou fase para a sua finalização.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Processos_da_ger%C3%AAncia_de_projetos

  • PMBOK 5 Ed Pag 418

     A1.2 Os processos de gerenciamento de projetos são agrupados em cinco categorias conhecidas como grupos de processos de gerenciamento de projetos (ou grupos de processos):

    Grupo de processos de iniciação. Os processos executados para definir um projeto novo ou uma fase nova de um projeto existente por meio da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.

    Grupo de processos de planejamento. Os processos exigidos para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos, e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.

    Grupo de processos de execução. Os processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto, a fim de atender às especificações do projeto.

    Grupo de processos de monitoramento e controle. Os processos necessários para acompanhar, analisar e controlar o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes.

    Grupo de processos de encerramento. Os processos executados para concluir todas as atividades de todos os grupos de processos, a fim de encerrar formalmente o projeto ou a fase.


  • Ø Planejamento

    Processos necessários para definir escopo do projeto, refinar objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar objetivos para os quais projeto foi criado

     

    PMBOK 5° edição


ID
1688602
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Qual das alternativas a seguir é uma saída do processo de Estimativa de Custo segundo a abordagem baseada no PMBOK?

Alternativas
Comentários
  • Entradas do Processo

    - Linha de Base do Escopo

    - Cronograma do Projeto

    - Plano de Recursos Humanos

    - Registro dos Riscos

    - Fatores Ambientais e Ativos de Processos Organizacionais


    Saídas do Processo

    - Estimativa de Custos da Atividade

    - Bases de Estimativas

    - Atualizações nos Documentos dos Projetos (Com o resultado final desse processo os seguintes, mas não limitados a esses, documentos ou processos podem necessitar de revisões ou atualizações.)

  • PMBOK 5 Ed Pag 436

    A1.5.13 Estimar os custos

    O processo de desenvolvimento de uma estimativa de custos dos recursos monetários necessários para terminar as atividades do projeto. O principal benefício deste processo é a definição dos custos exigidos para concluir os trabalhos do projeto.

    Entradas 

    .1 Plano de gerenciamento dos custos

    .2 Plano de gerenciamento dos recursos humanos

    .3 Linha de base do escopo

    .4 Cronograma do projeto

    .5 Registro dos riscos

    .6 Fatores ambientais da empresa

    .7 Ativos de processos organizacionais



    Saídas

    .1 Estimativas dos custos das atividades

    .2 Bases das estimativas

    .3 Atualizações nos documentos do projeto 

  • Questão deveria ter sido anulada, atualizações em documentos não são mudanças solicitadas.

  • A banca quis inventar e fez besteira, nunca que atualizações são mudanças solicitadas.


ID
1688605
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma técnica sistemática para construir a arquitetura do software enquanto conduz testes para descobrir erros associados às interfaces.

Alternativas
Comentários
  • Os estágios do processo de teste são:


    1) Testes de desenvolvimento: Os componentes são testados pelas pessoas que os desenvolveram.

    2) Testes de sistema: Componentes são integrados para criar um sistema completo. Esse processo se preocupa em encontrar os erros resultantes das interações inesperadas entre componentes e problemas de interface do componente. Também visa mostrar que o sistema satisfaz seus requisitos funcionais e não funcionais, bem como testar as propriedades emergentes do sistema.

    3) Testes de aceitação: Esse é o estágio final de testes, antes que o sistema seja aceito para uso operacional. Os testes de aceitação podem revelar problemas de requisitos em que os recursos do sistema não atendam às necessidades do usuário ou o desempenho do sistema seja inaceitável.

    Por fim, a figura 2.7 relaciona relaciona o Projeto de sistema ao Teste de integração de sistema.

    Fonte: Sommerville 9 Edição, Capítulo 2.
  • a) Top-down. Uma abordagem de cima para baixo (também conhecida stepwise design e decomposition, em inglês, e em tradução livre “projeto passo a passo” e “decomposição” respectivamente) é essencialmente a fragmentação de um sistema para promover compreensão da composição de seus subsistemas. Numa abordagem de cima para baixo é formulada uma visão geral do sistema, partindo de uma instância final para a inicial, como uma engenharia reversa. Cada nível vai sendo detalhado, do mais alto ao mais baixo, de forma a se chegar nas especificações dos níveis mais básicos do elemento abordado.

     

    b) O Teste de Mesa é um processo manual que é utilizado para validar a lógica de um determinado algoritmo. Ele é utilizado principalmente em algoritmos quando a linguagem utilizada não possui nenhuma ferramenta automatizada de depuração.

     

    c) Teste de integração é a fase do teste de software em que módulos são combinados e testados em grupo. Ela sucede o teste de unidade, em que os módulos são testados individualmente, e antecede o teste de sistema, em que o sistema completo (integrado) é testado num ambiente que simula o ambiente de produção. O teste de integração é alimentado pelos módulos previamente testados individualmente pelo teste de unidade, agrupando-os assim em componentes, como estipulado no plano de teste, e resulta num sistema integrado e preparado para o teste de sistema.O propósito do teste de integração é verificar os requisitos funcionais, de desempenho e de confiabilidade na modelagem do sistema. Com ele é possível descobrir erros de interface entre os componentes do sistema.

     

    d) bottom-up. Uma abordagem de baixo para cima é a “colcha de retalhos” do sistema para dar rumo a sistemas mais complexos. Tornando assim, a cada passo, os sistemas originais em subsistemas de um sistema final maior. Um processamento de baixo para cima é um tipo de processamento de informação baseado em dados de entrada vindos do meio ao qual o sistema pertence para formar uma percepção. Informação entra nos olhos e uma direção (entrada), e é transformada em imagem pelo cérebro que pode interpretar e reconhecer como uma percepção (saída). Numa abordagem de baixo para cima os elementos básicos são inicialmente descritos em detalhes. Esses elementos são associados para formar um subsistema maior, que então pode ser associado a outros elementos em muitos outros níveis eventualmente até completar o nível mais alto do sistema objetivo. Essa estratégia se assemelha a um modelo de "semente", de forma a começar pequeno com elementos básicos e ir crescendo ao longo de completações e associações.

     

    e) Os Testes Funcionais permitem que os testes ocorram de uma forma mais eficiente e rápida, possibilitando encontrar as inconformidades do software em relação aos requisitos do sistema

  • Teste de integração - técnica sistemática para construir a arquitetura de software, ao mesmo tempo que conduz testes para descobrir erros asosciados com as interfaces;

     

    .: Teste de Integração Descendente (Top-down);

    .: Teste de Integração Ascendente (Bottom-up).

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 


ID
1688608
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A capacidade do sistema voltar ao nível de desempenho anterior ao momento das falhas e recuperar os dados afetados, caso existam, é denominada resiliência. Essa capacidade é inerente à

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA: LETRA A - CONFIABILIDADE


ID
1688611
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os testes de unidade têm papel central na metodologia de implementação dirigida por testes, popularizada pelo processo XP e adotada em outros métodos. Esses testes são criados primeiro, exercitando o contrato de cada operação implementada pelos métodos. Em seguida, o código dos métodos é escrito para cumprir os contratos e, portanto, passar nos testes de unidade. Esse cenário corresponde à abordagem

Alternativas
Comentários
  • TDD é o desenvolvimento de software orientado a testes. Entenda mais detalhes e como usá-lo! TDD é o desenvolvimento de software orientado a testes, ou em inglês,Test Driven Development. Mas mais do que simplesmente testar seu código, TDD é uma filosofia, uma cultura.

    GOOGLE 17 de dez de 2013

  • Foram muito superficiais na descrição do TDD (Test Driven Development), mas foi possível identificar suas caracteríscas.
     

    No TDD o desenvolvimento começa pela implementação do teste que, em primeiro momento, deve falhar, em seguida é feita uma implementação simples para que o teste efetivamente passe, e por fim é feito a refatoração do código caso necessário. Esse ciclo também é conhecido como VERDE-VERMELHO-REFATORA (RED-GREEN-REFACTOR).

  • TDD - Test Driven Develpment

    Implica escrever o CÓDIGO DE TESTE antes do código de produção, um teste de cada vez, tendo certeza de que o teste falha antes de escrever o código que irá fazê-lo passar.


ID
1688614
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre uma arquitetura baseada em MVC, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A organização do MVC (Figura 6.2):


    - Visão: Solicita atualização do modelo, envia eventos de usuários para controlador.

    - Controlador: Mapeia ações de usuário para atualizar modelo.

    - Modelo: Encapsula estado de aplicação, notifica visão de mudanças de estado.


    Fonte: Sommerville, Capítulo 6.

  • Por que 

    O Controller define as interações entre os elementos da arquitetura, está errado?


  • O Controller é Responsável por controlar e mapear as ações do usuário, fazendo o papel de intermediário entre a camada de Visão e de Modelo.

    Ele Atualiza o Modelo e Seleciona a Visão.

    Fonte Provas de TI

  • b-

     Modelo: encapsula estado de aplicação; responde a consultas de estado; expõe funcionalidade de aplicação; notifica a Visão sobre alterações.

     

    controller: processa e responde a eventos e invoca alterações ao modelo. modelo: encapsula funcionalidades e objetos de conteúdo.view: renderiza a interface de usuário a partir do modelo.


ID
1688617
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As funções das camadas lógicas em uma arquitetura MVC são muito bem definidas. Cada uma dessas camadas possuem de forma especializada funções que promovem um funcionamento do software de forma mais organizada auxiliando inclusive na “manutenabilidade". Considere as seguintes funções em MVC:

1. Trata o encapsulamento dos objetos do conteúdo.

2. Trata o comportamento do modelo

3. Trata a requisição das atualizações do modelo.

Essas funções correspondem, respectivamente, à

Alternativas
Comentários
  • A organização do MVC (Figura 6.2):


    - Visão: Solicita atualização do modelo, envia eventos de usuários para controlador.

    - Controlador: Mapeia ações de usuário para atualizar modelo.

    - Modelo: Encapsula estado de aplicação, notifica visão de mudanças de estado.


    Fonte: Sommerville, Capítulo 6.


ID
1688620
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a técnica de estimativa análoga, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A estimativa análoga é uma técnica de estimativa de duração ou custo de uma atividade ou de um projeto que usa dados históricos de uma atividade ou projeto semelhante. A estimativa análoga usa parâmetros de um projeto anterior semelhante, tais como duração, orçamento, tamanho, peso e complexidade como base para a estimativa dos mesmos parâmetros ou medidas para um projeto futuro. Quando usada para estimar durações, esta técnica conta com a duração real de projetos semelhantes anteriores como base para se estimar a duração do projeto atual. É uma abordagem que estima o valor bruto, algumas vezes ajustado para diferenças conhecidas da complexidade do projeto. A duração análoga é frequentemente usada para estimar a duração do projeto quando há uma quantidade limitada de informações detalhadas sobre o mesmo.

    PMBOK 5 edição


ID
1688623
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual camada do modelo OSI da ISO é responsável pelo controle de fluxo, controle de erros e transferência de frames de um hop para outro?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    Dentre outras características mencionadas, frames (quadros) estão relacionados à camada Enlace.


ID
1688626
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um pacote IPV6 é composto por um payload e um cabeçalho-base obrigatório. O tamanho em bytes do cabeçalho-base é

Alternativas

ID
1688629
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O número de endereços IPV4 válidos para uma classe B com blocos de tamanho padrão fixos é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    A máscara para os endereços classe B é 255.255.0.0, ou seja, utilizam os dois últimos octetos (16 bits) para identificar o host.

     

    2^16 = 65536, contando com o endereço de rede e de broadcast.


ID
1688632
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados

Qual o número máximo de chaves e filhos, respectivamente, em uma árvore B de ordem “x"?

Alternativas
Comentários
  • Força Guerreiro!!!!!!

  • O chato de Estrutura de Dados é que cada autor cria sua própria definição:

    "Ao discutir as árvores-B, a palavra "ordem" é usada de forma diferente por autores diferentes. É comum encontrar a ordem de uma árvore-B definida como o número máximo de chaves num nó não-raiz [isto é, n/2], e o grau de uma árvore-B significando o número máximo de filhos [isto é, n]. Ainda outros autores usam a palavra "ordem" significando o número máximo de chaves num nó [isto é, n - 1]. Usamos a palavra ordem coerentemente para todas as árvores de busca multidirecionais com o sentido de número máximo de filhos.)"

    TANENBAUM

    -----------------------------------------------------

    De qualquer forma, o número máximo de filhos sempre será 1 a mais do que o número máximo de chaves. Isso é inerente a uma Árvore-B. GAB D é a única opção condizente com isso


ID
1688635
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O Python possui diversos objetos de persistência, dentre eles o

Alternativas
Comentários
  • a) Errado.
    xdrlibs: Modulo para suporte ao Padrão de Representação de Dados Externos (External Data Representation - XDR) descrito na RFC 1014.
    fonte: https://docs.python.org/2/library/xdrlib.html

    b) Errado.
    Não encontrei nada. Se alguém souber me avise!

    c) Errado.
    stat: Modulo que define constantes e funções para interpretar resultados de os.stat(), os.fstat() e os.lstat().
    fonte: https://docs.python.org/3.0/library/stat.html

    d) Errado.
    linechach: Provavelmente a questão faz referência ao modulo linecache. Este modulo permine chegar a qualquer linha de qualquer arquivo, enquanto realiza otimização interna usando cache. 
    fonte: https://docs.python.org/3.0/library/linecache.html?highlight=linecache#module-linecache

    e) Correto.
    shelve: O 'shelf' é um objeto de persistência semelhante a um dicionário. A diferença com relação à "dbm" database é que os valores (não as chaves) em uma 'shelf' podem ser objetos python arbitrarios.
    fonte: https://docs.python.org/3.0/library/shelve.html?highlight=shelve#module-shelve

  • b) O método repr () retorna uma representação imprimível do objeto dado.

  • Fui pelo significado da palavra nessa.


ID
1688638
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Em seu pior caso, o tempo de ordenação do algoritmo Quicksort sobre um arranjo de n números é igual a

Alternativas
Comentários
  • O pior caso de particionamento ocorre quando o elemento pivô divide a lista de forma desbalanceada, ou seja, divide a lista em duas sublistas: uma com tamanho 0 e outra com tamanho n - 1 (no qual n se refere ao tamanho da lista original). Isso pode ocorrer quando o elemento pivô é o maior ou menor elemento da lista, ou seja, quando a lista já está ordenada, ou inversamente ordenada.

    (...)

    o algoritmo terá tempo de execução igual à θ(n²).

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Quicksort

  • tem que decorar amiguinhos

     

     

    2017

    O algoritmo QuickSort usa uma técnica conhecida por divisão e conquista, onde problemas complexos são reduzidos em problemas menores para se tentar chegar a uma solução. A complexidade média deste algoritmo em sua implementação padrão e a complexidade de pior caso são, respectivamente,

     a) O(n-1) e Ο(n³).

     b) Ο(n²) e Ο(n log n²).

     c) O(n²) e O(n³).

     d) Ο(n) e Ο(n²).

     e) Ο(n log n) e Ο(n²).

     

  • Gabarito A

    QUICK SORT ---> complexidade no pior caso n2 e complexidade no melhor caso nlogn.
     

    Vamos na fé !

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • a-

    Quicksort - Neste método, a lista é dividida em parte esquerda e parte direita, sendo que os elementos da parte esquerda são todos menores do que os elementos da parte direita. Em seguida, as duas partes são ordenadas recursivamente.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1688641
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta modelos de implementação em computação em nuvem.

Alternativas
Comentários
  • A implementação de solução de Cloud Computing, Cloud Server e/ou Computação em nuvem, depende da necessidade e objetivo a ser alcançado com a solução computacional, hoje o Cloud Computing é dividido em categorias.

    Nuvem Pública (Public cloud)

    Nuvem Comunitária (Community cloud)

    Nuvem Híbrida (Hybrid cloud)

    Nuvem Privada (Private cloud)

  • ASSERTIVA A

    A implementação de solução de Cloud Computing, Cloud Server e/ou Computação em nuvem, depende da necessidade e objetivo a ser alcançado com a solução computacional, hoje o Cloud Computing é dividido em categorias.

    Nuvem Pública (Public cloud)

    Nuvem Comunitária (Community cloud)

    Nuvem Híbrida (Hybrid cloud)

    Nuvem Privada (Private cloud)

  • Nuvem híbrida ---------- também chamada de computação em onda

  • Modelos: núvem pública, núvem privada, núvem comunitária e núvem híbrida.

     

    Arquiteturas: IaaS, PaaS, SaaS.

     

    Gabarito: A

  • Não sei pra que serve esse filtro, sinceramente.

  • MODELOS DE SERVIÇOS: IaaS, PaaS, SaaS

    MODELOS DE IMPLANTAÇÃO: Nuvem ➝ Pública, Privada, Comunitária, Híbrida.


ID
1688644
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em bancos de dados relacionais, o atributo derivado é aquele

Alternativas
Comentários
  • Em alguns casos, dois ou mais atributos são relacionados. Por exemplo, Idade e Data de Nascimento de uma pessoa. Para uma entidade pessoa em particular, a Idade pode ser determinada a partir da data atual e da Data de Nascimento. Atributos como Idade são chamados atributos derivados. Alguns valores de atributos podem ser derivados de entidades relacionadas. Por exemplo, um atributo Número de Empregados de uma entidade departamento que pode ser calculado contando-se o número de empregados relacionados com o departamento.

    Atributos derivados não necessitam ser armazenados na base de dados, podendo ser calculados por meio de uma consulta.

    https://www.ime.usp.br/~jef/apostila.pdf


ID
1688647
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma tabela está em forma normal boyce-codd

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E
     

    Primeira forma normal (1FN)

    É considerada parte da definição formal de uma relação no modelo relacional básico.

    Atributos não devem ser multivalorados ou compostos.

    Todos os atributos de uma relação devem ter seus valores definidos sobre domínios atômicos ou indivisíveis.
     

    Segunda forma normal (2FN)

    Deve estar na 1FN.

    Atributos não podem ter dependência parcial.

    Todo atributo não chave tem que ser totalmente dependente da chave primária.
     

    Terceira forma normal (3FN)

    Deve estar na 2FN.

    Atributos não podem ter dependência transitiva.

    Nenhum atributo não-chave (não primário) é transitivamente dependente da chave primaria.
     

    Forma normal de Boyce-Codd (FNBC)

    Ocorre quando todo determinante é uma chave candidata
     

    Quarta forma normal (4FN)

    Deve estar na 3ª FN

    Atributos não podem ter dependências multivaloradas
     

    Quinta forma normal (5FN)

    Deve estar na 4ª FN

    As relações não podem ter dependência de junção

    bons estudos

  • Uma tabela está em forma normal boyce-codd quando estiver na 3FN e  todos os seus determinantes são chaves candidatas.

     

     


ID
1688650
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual o nome do conflito que decorre do acesso ao dado reservado unicamente para uma transação (t) que bloqueia um objeto (o)?

Alternativas
Comentários
  • Inanição (computação) - Starvation 
    ocorre Starvation quando um processo nunca é executado ("morre de fome"), pois processos de prioridade maior sempre o impedem de ser executado. Isso ocorre devido ao fato do escalonamento não ser feito adequadamente, pode haver Starvation.

    Deadlock (interbloqueio, blocagem, impasse), no contexto de sistemas operacionais (SO), refere-se a uma situação em que ocorre um impasse, e dois ou mais processos ficam impedidos de continuar suas execuções - ou seja, ficam bloqueados, esperando uns pelos outros.
    Bloqueio Compartilhado: quando uma transação recebe este tipo de bloqueio e a instrução é de leitura, então, mais de uma transação poderá acessar o mesmo dado. 
    Bloqueio Exclusivo: quando uma transação recebe este tipo de bloqueio, ela fica exclusivamente reservada para a instrução que compõe a transação, não permitindo que outra transação faça uso do dado que está sendo utilizado, logo, um item bloqueado para gravação é chamado de bloqueado exclusivo, pois uma única transação mantém o bloqueio no item.

    Bloqueio serial...nunca vi..



ID
1688653
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A otimização de consultas é uma atividade importante para o processamento de consultas SQL. Os modos em que o otimizador de consultas pode operar são baseados em

Alternativas
Comentários
  • Otimização baseada em CUSTO (estimativa) e HEURÍSTICA (descobertas de fatos).


ID
1688656
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O símbolo da notação pé de galinha para cardinalidade (0, N) é

Alternativas
Comentários
  • e)

    O circulo + o pé indica relacionamento 0..M

    http://www.google.com/patents/US7533113

  • 0 é um circulo vazio / 1 é um traço vertical / N é um pé de galinha  

    Leitura feita de DENTRO p/ FORA!!


ID
1688659
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os principais elementos de construção de modelos conceituais de dados são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Os principais elementos de construção de modelos conceituais de dados são :

    - Entidades são objetos do “mundo real” sobre os quais se deseja manter informações no banco de dados (RETÂNGULO)

    - Atributos são as propriedades que descrevem essas entidades (ELIPSE)

    - Relacionamentos são as associações entre entidades. Cada tipo entidade que participa de um tipo relacionamento executa um papel no relacionamento (LOSANGO)

    bons estudos


ID
1688662
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual o protocolo de redes que permite que todas as estações de uma rede recebam suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que seja necessário ficar configurando os endereços IP manualmente em cada um?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) - oferece serviços de configuração dinâmica em redes. Fornece, automaticamente, endereço IP, máscara de sub-rede, gateway padrão.


ID
1688665
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um administrador de redes está implantando uma nova rede para 54 máquinas em seu local de trabalho para atender ao departamento de criação. Ele utiliza a rede privada 10.15.0.0/16 para atender e dividir os departamentos internamente. Sabendo-se dessas restrições, qual a máscara de rede que desperdiça menos endereços IP para essa nova divisão?

Alternativas
Comentários
  • d) /26 -----> 2² de redes e 2⁶ de hosts


ID
1688668
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual é, geralmente, a distância máxima de comunicação de um cabo cat5e?

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos em par trançado temos a distância máxima de 100 metros. 

    Quando falamos da norma NBR 145656 falamos de 90 metros.

     

    Gabarito: C

  • par trançado 100 mts


ID
1688671
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O administrador de um provedor de internet via rádio está sofrendo um ataque de DDOS em seu link com a operadora de serviço, deixando o link completamente ocupado, causando perdas de pacote na ordem de 90%. Qual a solução ideal para esse problema?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:

    B) Solicitar à operadora que crie um filtro para “dropar" dos pacotes de DDOS.

  • A distributed denial of service attack attempts to overwhelm and exhaust an application's resources, making the application slow or unresponsive to legitimate users. DDoS attacks can target any resource that's publicly reachable through the internet, including websites.

    DDoS Protection identifies the attacker's attempt to overwhelm the network and blocks further traffic from them, ensuring that traffic never reaches the resources. Legitimate traffic from customers still flows in without any interruption of service.

    DDoS Protection can also help you manage your cloud consumption. When you run on-premises, you have a fixed number of compute resources. But in the cloud, elastic computing means that you can automatically scale out your deployment to meet demand. A cleverly designed DDoS attack can cause you to increase your resource allocation, which incurs unneeded expense.

    DDoS protection can help prevent:

       Volumetric attacks The goal of this attack is to flood the network layer with a substantial amount of seemingly legitimate traffic.

       Protocol attacks These attacks render a target inaccessible by exploiting a weakness in the layer 3 and layer 4 protocol stack.

       Resource-layer (application-layer) attacks (only with web application firewall) These attacks target web application packets to disrupt the transmission of data between hosts. You need a web application firewall (WAF) to protect against L7 attacks. DDoS Protection Standard protects the WAF from volumetric and protocol attacks.

    https://www.skillpipe.com/#/reader/urn:uuid:cd0c80a0-b0ef-59e9-bebd-7334e2f12cb8@2022-02-25T04:46:05Z/content


ID
1688674
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual a quantidade máxima de memória aceita por um sistema operacional de 32 bits?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    S.O de 32 bits aceitam no máximo 4GB de memória.

    Vamos na fé !

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Para resolver essa questão basta fazer a simplificação baseada em potencia de 2

    2^10 = 1024 = 1K

    2^20 = 1024 x 1024 = 1M

    2^30 = 1024 x 1024 x 1034 = 1G

    2^40 = 1024 x 1024 x 1034 x 1024 = 1T

    Se o sistema operacional possui 32 bits, logo a quantidade de memoria será:

    2^30 x 2^2 = 4G

    Alternativa: E


ID
1688677
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual o comando para agregar uma mídia formatada em NTFS no sistema de arquivos de um sistema operacional UNIX-like?

Alternativas

ID
1688689
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quais as frequências homologadas pela ANATEL para roteadores sem fios caseiros?

Alternativas
Comentários
  • Frequências de Operação: 2,4 GHz e 5,8 GHz definidas no Anexo à Resolução Anatel nº 506, de 1º de julho de 2008. Podem também ser encontrados equipamentos roteadores sem fio operando na faixa de 902 a 907,5 MHz e de 915 a 928 MHz


ID
1688692
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dados os seguintes serviços SMTP, HTTP, NTP e SSH, marque a alternativa que apresenta suas respectivas portas padrão.

Alternativas
Comentários
  • SMTP - Simple Mail Transfer Protocol = protocolo utilizado para enviar email. As comunicações através do SMTP são realizadas via protocolo TCP na porta 25.
    HTTP - HyperText Transfer Protocol = protocolo utilizado para transferir páginas web escritas em html por meio da porta 80/TCP.
    NTP - Network Time Protocol =  protocolo responsável pela sincronização dos relógios. UDP/123
    SSH - Secure Shell = protocolo com as mesmas funcionalidades do telnet com a diferença que oferece criptografia de dados, por padão utiliza o TCP como protocolo de transporte via porta 22.
    Fonte: Kurose, Gabriel Torres.


  • NTP = Relógio, numero "123" isso foi proposital não?


ID
1688695
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque a opção onde todos são sistemas operacionais livres.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    Windows é proprietário. Com isso, podemos eliminar as alternativas A, C e E.

     

    Para marcar entre a B e a D, já seria um pouco mais difícil.

     

    Irix é um SO descontinuado proprietário da SGI (essa eu tive que pesquisar).

  • Gabarito B

    Muito boa resposta do amigo Sávio !

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Ubuntu, NetBSD, Debian, Fedora, FreeBSD.


ID
1688698
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O ambiente gráfico de um sistema operacional UNIX-like é proporcionado pelo

Alternativas
Comentários
  • X Window não é um ambiente gráfico, é o prório servidor X, ou X11. Ambientes gráficos são: KDE, XFCE, GNOME, MATE, UNITY, CINNAMON e outros. Portanto considero que a questão deve ser anulada.

  • Anderson, concordo contigo. Mas, tempo e que passar, já que a banca não enxerga desse jeito. Vamos fazer o quê.

    Qualquer ponto faz a diferença. Então vamos aprender a ser a diferença nas provas, sei que será difícil.

    Mas, GUERREIRA QUE É GUERREIRA NÃO DESISTE.

    # RUMO A APROVAÇÃO,NOMEAÇÃO, EXERCÍCIO DA FUNÇÃO E O TÃO SONHADO DIA EFETIVO NA FUNÇÃO.


ID
1688701
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No ambiente gráfico dos sistemas operacionais UNIX-like, o botão do meio do mouse serve, por padrão, para

Alternativas

ID
1688704
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um administrador de redes realizou vários testes de segurança no site que administra e verificou nas logs a sigla XSS. Essa sigla representa

Alternativas
Comentários
  • Cross-site scripting (XSS) é um tipo de vulnerabilidade do sistema de segurança de um computador, encontrado normalmente em aplicações web que activam ataques maliciosos ao injectarem client-side script dentro das páginas web vistas por outros usuários.