- ID
- 2188540
- Banca
- UFU-MG
- Órgão
- UFU-MG
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Direito Administrativo
- Assuntos
Sobre o Windows 7, assinale a alternativa correta.
Sobre o MS-Excel 2007, assinale a alternativa correta.
Sobre o MS-PowerPoint 2007, assinale a alternativa correta.
Sobre o Mozilla Thunderbird, é INCORRETO afirmar que:
Pode-se afirmar que os laboratórios são as partes mais importantes dos estabelecimentos de ensino, institutos de pesquisa e indústrias. Pelos tipos de trabalho que neles são desenvolvidos são incontáveis os riscos de acidentes causados por exposição a agentes tóxicos e/ou corrosivos, queimaduras, lesões, incêndios e explosões, radiações ionizantes e agentes biológicos patogênicos.
Manual de segurança para proteção Química, Microbiológica e Radiológica. Disponível em <http://www2.iq.usp.br/cipa/manual/manualinteiro.pdf>. Acesso em: 1º out. 2016.
Para minimizar riscos e acidentes em laboratórios de ensino, os técnicos devem
considerar que
A determinação de ânions cloreto na urina de um paciente do Hospital de Clínicas da UFU ocorreu por análise química de precipitação desse cloreto com solução aquosa de nitrato de prata. Para tanto, após coleta adequada, evaporou-se a urina e, no resíduo, adicionou-se água até o volume final de 1L. Uma alíquota de 25 mL foi transferida para um erlenmeyer, em que foram adicionados 50,0 mL de solução aquosa de nitrato de prata 0,120 mol/L.
A partir dos procedimentos descritos, e com a finalidade de determinar a quantidade de
cloreto na urina, o analista químico recomendou
Excesso de ferro no solo pode atrofiar o crescimento de algumas espécies de plantas. Espécies como a Sophora tomentosa, popularmente conhecida como feijão-da-praia, têm seu crescimento comprometido caso o solo tenha porcentagem de ferro (III) acima de 40%. Como forma de avaliar a qualidade do solo para a plantação de feijão-da-praia, foi realizada análise em uma amostra de 0,97 g de solo, devidamente coletado, contendo ferro (II) e (III). O laboratorista realizou os seguintes procedimentos:
1º. Oxidou todo ferro (II) a ferro (III) na presença de ácido nítrico.
2º. Precipitou o ferro (III), com excesso de hidróxido de amônio, a óxido de ferro hidratado (Fe2O3.xH2O).
3º. Filtrou o precipitado com cuidado.
4º. Lavou, calcinou e pesou o precipitado, obtendo 0,496g de óxido de ferro (III).
Após realizar essas etapas, emitiu o laudo que atestava: