SóProvas



Prova UPENET/IAUPE - 2021 - UPE - Vestibular - 3º Fase - 2º Dia


ID
5039707
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Oxigênio é um dos principais elementos da natureza, estando presente na composição da água, do gás carbônico e de numerosos compostos orgânicos e inorgânicos. É encontrado na atmosfera e hidrosfera em forma de substância pura. Corresponde a cerca de 21% dos gases presentes na atmosfera.

Quanto à origem do oxigênio que respiramos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Algas marinhas e algas de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta. Ou seja, elas que na verdade são o pulmão do mundo.

    Entretanto, alterações na temperatura dos oceanos e rios tem aumentado, potencialmente, o número de mortes detes seres.

  • a) 50 por cento é um número mto expressivo, o ozônio (o3) não é responsável por oferecer oxigênio pra gente não.

    b) Apesar de as florestas terem um papel importantíssimo nessa parte, elas liberam menos o2 que em relação às algas. Isso porque as algas produzem muuuito o2, em excesso,são gulosas, elas não usam tudo e liberam pro meio ambiente. No caso das árvores, a maior parte dos gases que elas produzem são consumidos por elas mesmas! Então não.

    c) somente 1/3? não pira!!!

    d) sim. verdadeiros pulmões do mundo.

    e) decomposição orgânica vai liberar metano, ch4. oxigênio não! kkkkkkk

    falei alguma besteira? se acanhe n e me corrija!!


ID
5039713
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A tirinha “A Bordo do Beagle” publicou o maior desastre ambiental do litoral nordestino. 


Em 30 de agosto de 2019, começaram a aparecer manchas de óleo entre o litoral da Paraíba e o litoral de Pernambuco e seguiu por meses, atingindo todos os estados nordestinos, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Tratava-se de petróleo, uma combinação complexa de hidrocarbonetos, alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter outras moléculas. Quanto aos possíveis danos à saúde dos ecossistemas e dos organismos, causados por esses compostos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Impactam toda a cadeia alimentar a médio e longo prazo pelo processo denominado bioacumulação.

  • Magnificação trófica.


ID
5039728
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A corrosão de estruturas metálicas é uma transformação eletroquímica, que pode resultar em sérios prejuízos, seja para processos industriais, seja no cotidiano das pessoas. Aqui, são apresentados alguns potenciais padrão de redução. 

Cu2+(aq) + 2e-   Cu(s)              Eº = +0,34 V
Fe2+ (aq) + 2e-   Fe(s)                Eº = -0,44 V
 Zn2+(aq) + 2e-   Zn(s)                Eº = -0,76 V
Al3+ (aq) + 3e-   Al(s)               Eº = -1,66 V


Considerando os potenciais padrão de redução apresentados, avalie as sentenças abaixo e assinale aquela quimicamente INCORRETA quanto ao processo de corrosão.  

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda conceitos relacionados ao processo de corrosão.


    A corrosão de estruturas metálicas corresponde a um processo de deterioração desses materiais, devido à ocorrência de reações químicas e/ou eletroquímicas quando são submetidos a determinados meios. 


    A corrosão pode ser classificada como um processo de oxirredução. Nesse sentido, analisemos as alternativas para identificar a incorreta:


    A) Correta – O processo de corrosão de estruturas metálicas é espontâneo e ocorre frequentemente na natureza. Em processos espontâneos, a energia livre de Gibbs (G) é menor do que zero.


    B) Correta – No processo de galvanização é feito um revestimento de um metal por outro com o objetivo de protegê-lo da corrosão. Nesse sentido, um filme de zinco é utilizado como revestimento para proteger o metal da corrosão. Essa camada impede o contato com o ar e água, agentes que podem promover a corrosão. Além disso, o potencial de redução do zinco é menor do que o dos metais que irá proteger. Assim, o zinco ainda pode impedir que o metal sofra oxidação, atuando como um metal de sacrifício.


    C) Incorreta – Para que seja utilizado como eletrodo de sacrifício, o metal deve possuir menor potencial de redução do que o metal que será protegido. Dessa forma, o eletrodo de sacrifício sofre oxidação no lugar do metal que será protegido. O cobre metálico não pode ser utilizado como eletrodo de sacrífico em estrutura de ferro para o proteger da corrosão, pois seu potencial de redução é maior do que o do metal ferro (+ 0,34 V > - 0,34 V). Assim, o ferro continuaria sofrendo oxidação e, consequentemente, corrosão.


    D) Correta – As esponjas  de aço, quando totalmente imersas em água, não entram em contato com o oxigênio do ar, o que pode retardar a corrosão e ampliar sua vida útil.


    E) Correta – Os metais zinco e alumínio podem sofrer uma oxidação superficial, formando películas protetoras de óxidos (ZnO e Al2O3), capazes de proteger as placas metálicas da corrosão.



    Gabarito da Professora: Letra C.

  • O potencial de oxidação do ferro é maior que o do cobre, então ele tende a se oxidar quando formada uma pilha entre ambos, tornando a alternativa C incorreta.

    BRASIL!!!

  • pra ser um eletrodo de sacrifício é preciso achar alguém que oxide mais do que a substância que você quer proteger.

    Por exemplo, se eu quisesse proteger o zinco de ser oxidado, eu teria que botar no lugar dele um METAL DE SACRIFÍCIO, alguém que tenha mais potencial de oxidar, como o Alumínio. Basicamente, é escolhido aquele que tem o menor potencial de reduzir.

    na tabela, tem-se o potencial padrão de redução, que é quanto cada substância reduz. O cobre nunca iria proteger o ferro da corrosão, justamente pq o ferro oxida muuito mais que o cobre. Por isso que tem que ser alguém que oxide no lugar do ferro, como o zinco. letra c

    falei alguma besteira? se acanhe n e me corrija!


ID
5039731
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quando um álcool possui dois grupos hidroxila, ele é chamado de diálcool ou diol, podendo ser classificado como geminal quando as duas hidroxilas estão no mesmo carbono; ou vicinal quando as hidroxilas estão em carbonos vizinhos. Os dióis vicinais são estáveis, enquanto os geminais são instáveis, tendendo a perderem água e se transformarem em outro composto. Quanto à função orgânica dos compostos obtidos a partir dos dióis geminais, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários

ID
5039737
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma joalheria produz suas peças “banhadas de ouro”, e sua propaganda informa que qualquer peça, com a sua assinatura, contém 3,94 g de ouro metálico, pelo menos. Considere que esse “banho de ouro” é um processo de eletrodeposição, que utiliza uma solução de Au(NO3)3 e uma intensidade de corrente elétrica igual a 10,0 A.

Assinale a alternativa que apresenta o tempo aproximado que a célula de eletrodeposição deve ser mantida ligada, nas condições apresentadas, para que a propaganda seja verdadeira.

Dados: Massa atômica do ouro = 197 u. Constante de Faraday = 96500 C/mol de e-

Alternativas
Comentários

ID
5039740
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na Medicina Nuclear, é comum a utilização de radioisótopos para diagnóstico ou intervenção terapêutica. 32P (32 g/mol) e 131I (131 g/mol), que são amplamente utilizados nesse campo da medicina, têm tempos de meia-vida de 14 e 8 dias, respectivamente. Fosfato de crômio (CrPO4) coloidal e Iodeto de sódio (NaI) são exemplos de radiofármacos empregados para esse fim.


Considerando que doses equivalentes a 2,0x10-3 mol desses radiofármacos são administradas no mesmo instante, assinale a alternativa que apresenta as massas desses radioisótopos contidas nos corpos dos pacientes, após 56 dias da administração.

Alternativas
Comentários

ID
5039752
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Nas questões com respostas numéricas, considere o módulo da aceleração da gravidade g = 10,0 m/s² , o módulo da carga do elétron e = 1,6 x 10 -19 C, a massa do próton mp = 1,7 x 10 -27 kg, a massa do elétron me = 9,1 x 10 -31 kg, pi π = 3 e a constante de Planck h = 6,6 x 10 -34 Js ou 4,14 x 10 -15 eV.

Na praia de Porto de Galinhas, litoral Sul de Pernambuco, existem navios naufragados com história e beleza guardadas no fundo do mar. Atualmente são locais de turismo para quem aprecia mergulhos, que misturam contos com beleza natural. A profundidade desses mergulhos varia entre 20 e 80 metros. Qual a diferença aproximada de pressão entre os dois pontos extremos do mergulho, em atm, onde a densidade da água do mar é 1,03 g/cm³ ?

Alternativas
Comentários
    • Ele fala que a altura varia entre 80 m e 20 m então se varia temos que fazer a diferença H= 80 - 20 = 60 m

    • Ele fala que a densidade dá água do mar é 1,03 g/cm^3 como a altura tá em metros passamos isso pra kg/m^3 multiplicando por 10^3 , então vamos lá...

    ΔP = dgh

    ΔP = 1,03 * 10^3 * 10 * 60

    ΔP = 103 * 10^3 * 6

    ΔP = 618 * 10^3 ( Lembre se que 10^5 N/m^2 é igual a atm)

    ΔP = 6,18 * 10^5 ( Como ele pede aproximada, então a resposta é C)

    ΔP = 6,18 atm

  • 1atm -> a água subiria lá no tubo do mano, 10metros.

    80m - 8atm

    20m - 2atm

    Resposta = 6atm

    POREM, É sempre bom conferir com a fórmula, pois nesse caso a densidade da água não é 1g/m3


ID
5039755
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Nas questões com respostas numéricas, considere o módulo da aceleração da gravidade g = 10,0 m/s² , o módulo da carga do elétron e = 1,6 x 10 -19 C, a massa do próton mp = 1,7 x 10 -27 kg, a massa do elétron me = 9,1 x 10 -31 kg, pi π = 3 e a constante de Planck h = 6,6 x 10 -34 Js ou 4,14 x 10 -15 eV.

Um oscilador vertical de massa m e mola de constante elástica k tem período T1. Se uma segunda mola com constante elástica 3k é introduzida em série entre a mola e a massa, o novo sistema apresenta um período de oscilação T2. Qual é o valor da expressão (3)1/2 T2/T1?

Alternativas
Comentários
  • OBS: Caraca UPE tá de parabéns nunca vi em lugar nenhum cobrando molas equivalentes e foi justamente isso que a UPE mandou , irado! vamos para a resolução

    • Vamos determinar o Primeiro período

    T1 = 2pi raiz de m/ K ---> (Oxe Mauro, pra mim ia usar fórmula de pêndulo? Perceba que a questão deu a massa então não tem porque jogar a fórmula de pêndulo)

    OBS: Sim, os valores que ele deu vai ficar que nem a fórmula mesmo :)

    • Ele fala que uma segunda mola é introduzida em série com a primeira, logo faremos:

    Keq = 1/ k1 + 1/ k2 ... ( Essa é a fórmula da mola equivalente é série, como ele fala que tá em série usamos essa)

    Keq = k1+k2... ( Fórmula da mola equivalente em paralelo)

    Keq = 1 / 3k + 1/k ----> Keq = 3k/4 ( Esse é o valor que vamos jogar no K no período da segunda mola)

    • T2 = 2pi raiz de m / 3k/4

    T2 = 2pi raiz de 4m/3k

    • Como ele pede o valor da expressão vamos lá...

    raiz de 3 * T1/ T2

    raiz de 3 * 2pi raiz de m/ K / 2pi raiz de 4m/3k = 2 ( Resolvendo isso você vai achar igual a 2)

    @maurofilho87


ID
5039770
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Nas questões com respostas numéricas, considere o módulo da aceleração da gravidade g = 10,0 m/s² , o módulo da carga do elétron e = 1,6 x 10 -19 C, a massa do próton mp = 1,7 x 10 -27 kg, a massa do elétron me = 9,1 x 10 -31 kg, pi π = 3 e a constante de Planck h = 6,6 x 10 -34 Js ou 4,14 x 10 -15 eV.

Sobre a teoria da relatividade de Albert Einstein, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • armaria

  • "Segundo a Teoria da Relatividade, os objetos que se movimentam a altíssimas velocidades sofrem uma contração na direção em que se deslocam. Esse efeito relativístico é conhecido como contração do espaço."


ID
5039773
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Nas questões com respostas numéricas, considere o módulo da aceleração da gravidade g = 10,0 m/s² , o módulo da carga do elétron e = 1,6 x 10 -19 C, a massa do próton mp = 1,7 x 10 -27 kg, a massa do elétron me = 9,1 x 10 -31 kg, pi π = 3 e a constante de Planck h = 6,6 x 10 -34 Js ou 4,14 x 10 -15 eV.

Um forno de micro-ondas doméstico com 1600 W de potência emite uma radiação em seu interior, no comprimento de onda de 12,0 cm, para aquecer ou cozer os alimentos. Supondo que todos os fótons emitidos pelo canhão de micro-ondas - o magnetron - sejam absorvidos pelo alimento para aquecê-lo, aproximadamente quantos fótons de micro-ondas foram absorvidos pelo alimento em 10,0 s de exposição nesse forno?

Alternativas
Comentários
  • 1600W=1600j/s -> 10s -> 16000j=Energia

    Energia=h .f

    v=c=y.f -> f=2,5.10^8

    16000=h.f x n(quantidade de fótons)

    n=10^28

    BRASIL!


ID
5039776
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Nas questões com respostas numéricas, considere o módulo da aceleração da gravidade g = 10,0 m/s² , o módulo da carga do elétron e = 1,6 x 10 -19 C, a massa do próton mp = 1,7 x 10 -27 kg, a massa do elétron me = 9,1 x 10 -31 kg, pi π = 3 e a constante de Planck h = 6,6 x 10 -34 Js ou 4,14 x 10 -15 eV.

Um instrumento de diagnóstico médico moderno, que usa técnica de imagem por raios gamas da aniquilação do par elétron-pósitron, é conhecido como PET. Essa máquina realiza tomografia por emissão de pósitrons, para produzir imagens da seção transversal do corpo de um paciente. O pósitron é a antipartícula do elétron, que possui mesma massa, mas carga de sinal oposta. Para um exame, um paciente recebe injeção intravenosa de um marcador radioativo contendo um isótopo de Flúor-18 ou Gálio-67 ou Tecnécio-99, por exemplo. Encontre o comprimento de onda aproximado de aniquilação de um par elétron-pósitron lento em angstrons.

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=bIluVvGR3ug


ID
5039788
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em maio de 1966, durante a convenção estadual da Arena pernambucana, Nilo Coelho, por indicação do governador Paulo Guerra, foi designado candidato oficial do partido para as eleições indiretas ao governo do estado. Coelho derrotou na convenção outros dois postulantes, Eraldo Gueiros e o general Antônio Carlos Murici, comandante da 7ª Região Militar, sediada em Recife, apresentado pelos militares. Foi eleito pela Assembleia Legislativa em 3 de setembro e tomou posse em 31 de janeiro de 1967.

Fonte: CPDOC – FGV - http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/nilo-de-sousa-coelho. (Adaptado)


Qual a principal característica socioeconômica do governo citado pelo texto?

Alternativas

ID
5039800
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A política externa do Governo João Batista Figueiredo (1979-1985) manteve-se próxima à do governo Geisel, tendo apenas uma pequena modificação no campo de atuação e linguagem.

Fonte: ALTEMANI, Henrique. Política externa brasileira. São Paulo: Saraiva, 2005. (Adaptado)


As principais características da política externa do governo citado no texto foram

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra E?

  • a) integração regional e multilateralismo.

    Errada, a integração regional não aconteceu porém o multilateralismo aconteceu que seria a negociação com vários países não importa a ideologia Figueiredo manteve a mesma política de relação que Geisel com os outros países Geisel não tava sendo mais um best friends dos EUA que faz tudo que ele manda mais e começou a se aproximar de países que trouxessem benefícios para o Brasil principalmente as nações ricas em petróleo, um exemplo também que o o Brasil não era um best friends mais dos EUA foi quando o presidente dos EUA pediu que enviasse tropas brasileiras para a guerra do vietnã e Geisel negou

    b) adesão ao neoliberalismo e autonomia pela distância.

    Errada, não teve nada de neoliberalismo

    c) aproximação com o mercado da Ásia e construção do Mercosul.

    Errada. sim teve uma certa aproximação com o mercado da Ásia porém a construção do Mercosul só vai ocorrer lá pra 1991 o governo de Figueiredo foi de (1979-1985) e o de Geisel ( 1974-1979)

    d) manutenção do pragmatismo e diálogo com países em desenvolvimento.

    Correta, como falei Geisel tava se alinhando com países que trouxessem benefícios para o BR a mesma linha seguiu Figueiredo

    e) implementação do desenvolvimentismo e cooperação bilateral com os EUA.

    Errada, foi como eu falei o BR não era mais uma "put&" dos EUA que fazia o que eles queria agora o BR queria apenas ter relação com todos independente da ideologia

    @maurofilho87

  • Segundo a publicação Politize ,de janeiro de 2017, 

    “Não é possível dizer que houve uma política externa própria da ditadura militar, no sentido de que as diretrizes da PEB (política externa brasileira) não foram contínuas durante os vinte e um anos de regime (1964-1985). Inclusive, talvez esse seja o período em que seja mais visível o movimento pendular de aproximação-distanciamento em relação aos EUA. Se, num primeiro momento, a ideia de aliado especial da grande potência – americanismo, conforme colocado pela autora Letícia Pinheiro – pautava a maior parte das ações brasileiras do exterior, após meados da década de 1970 – principalmente após o governo do general Geisel (1974-1979) – a ideia de universalismo volta à pauta da agenda externa brasileira, em consonância com um projeto de desenvolvimento nacional" 

    Além disso, os choques do petróleo, a partir de 1974, levaram à necessidade de revisão de propostas, projetos e parceiros comerciais, quando algumas diretrizes da política externa independente de Jânio Quadros e João Goulart foram retomadas. Quando se trata de política externa brasileira é possível estabelecer que, no governo Geisel, há um momento de transformação, assim como houve durante a direção de Rio Branco. Fora dele a lenta mas segura mudança de orientação da política bilateral Brasil – Grã Bretanha para Brasil – Estados Unidos. 

    Entre as alternativas há a indicação das características básicas da política externa brasileira do governo Figueiredo, em consonância com aquela do governo Geisel .

    A) INCORRETA- Multilateralismo pode ser entendido como uma característica do governo Geisel em diante mas a integração regional é posterior no tempo. 

    B) INCORRETA- Neoliberalismo não define uma proposta de política externa enquanto tal, assim como “ autonomia pela distância" não se entende como paradigma de análise de política externa. 

    C) INCORRETA- Há, a partir do governo Geisel, uma busca de novos parceiros comerciais, mas não exatamente asiáticos. E a construção do Mercosul não é deste período histórico. 

    D) CORRETA - A política externa brasileira torna-se , por conta das questões da década de 1970, pragmática . E, a busca de novos parceiros comerciais leva à uma aproximação com outros países em desenvolvimento, entre eles países africanos de língua portuguesa. 

    E) INCORRETA- O ideal de desenvolvimentismo existiu desde o governo Vargas e a cooperação bilateral com EUA marcou por longo tempo a política externa brasileira. 
    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5039809
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A crise no final de 2007, nos Estados Unidos propagou-se, nos anos seguintes, para outras economias, trazendo várias consequências econômicas e sociais adversas. Essa crise teve início no/na

Alternativas

ID
5039812
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Algo nem sempre reconhecido, mas com efeitos possivelmente benéficos para toda a sociedade brasileira refere-se àquilo que alguns denominam janela de oportunidades, enquanto outros chamam de "bônus demográfico", ou "dividendo demográfico". Esses termos são corolários da transição demográfica.

(Extraído de RIGOTTI, J.R R. Transição demográfica. Educ. Real. vol. 37. nº. 2 Porto Alegre: mai/ago., 2012).


Sobre o assunto tratado no texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. Há uma transição demográfica em diferentes aspectos. Na primeira fase, segunda fase e demografia moderna. Não havendo especificação, não há como generalizar. Caso alguém possa me ajudar a entender a questão, chamar no privado.

  • Páises que completam a transição demográfica, segundo a geografia, tem as taxas de fecundidade e de mortalidade baixos

    Consideram-se baixas taxas de natalidade abaixo de 2,1, pois um casal não consegue reproduzir um casal de filhos.

    #MedicinaUNB

  • A transição demográfica é a passagem de uma situação de equilíbrio no crescimento populacional, caracterizado por altos níveis de fecundidade e de mortalidade para uma etapa de níveis baixos, em ambas as componentes. (CORRETO)

    O Brasil passa por essa passagem, pois desde o início da década de 80 vem se reduzindo a participação jovem e aumentando a de adultos e idosos no conjunto total da população, o que é fruto da redução na fecundidade e do aumento da esperança da vida. Essas alterações na composição etária da população mostram que o Brasil ingressou no período de passagem da chamada "janela demográfica", que acontece quando diminui a razão de dependência, ou seja, a redução do peso das crianças de 0 a 14 anos e dos idosos com 65 anos ou mais sobre a população de 15 a 64 anos de idade, que é o intervalo de idades que concentra a PEA (população economicamente ativa).

    GAB: A

    Fonte: Livro do Sene e Moreira, Geografia Geral e do Brasil - Espaço geográfico e globalização.4ºed.

  • Vamos por eliminação já que algumas pessoas ficaram em dúvida

    a) A transição demográfica é a passagem de uma situação de equilíbrio no crescimento populacional, caracterizado por altos níveis de fecundidade e de mortalidade para uma etapa de níveis baixos, em ambas as componentes.

    Correta, com a definição da Jéssica pode observar que essa é aqui mais faz sentido

    b) Quando um país ou região se apresenta com a taxa de mortalidade da população superando a densidade demográfica, diz-se que se encontra na transição demográfica.

    Errada, isso aqui não tem nada a ver com transição demográfica dizer que a mortalidade causa uma transição demográfica

    c) Durante a transição demográfica que ocorre num país, configura-se uma situação de Pleno Emprego na economia.

    Errada, o verdadeiro motivo de uma transição demográfica é descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores, a situação de pleno emprego seria quando o nível de emprego em que não há desemprego cíclico ou de demanda insuficiente.

    d) As rápidas mudanças na estrutura etária da população não têm implicações no crescimento econômico, sobretudo em países que se encontram em desenvolvimento.

    Errada, tem implicações sim

    e) O Brasil mergulhou na fase de Transição Demográfica, e isso acarretou objetivamente as frequentes crises recessivas na economia do país.

    Errada, ocorreu mudanças no Brasil porém dizer que chegar a enfrentar crises é fod*

  • Que questão linda !

    Avante PMSP e PMPR


ID
5039821
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O desenvolvimento tem conotações muito mais amplas que crescimento econômico; isso implica o aumento físico da produção ou rendimento em uma economia. Quando se instala o processo de desenvolvimento, mudanças estruturais por ele provocadas surgem, dentre elas as seguintes, EXCETO:

Alternativas

ID
5039827
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O tema “Problemas Ambientais Urbanos” vem sendo objeto de pesquisa em inúmeros trabalhos de natureza geográfica, particularmente na Geografia Urbana. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • déficit no saneamento e a verticalização não representa grandes problemas ambientais?

  • Silas creio que também estaria correta, porém em questões assim você tem que observa a que está mais correta no caso a letra D

  • Questão estranha...

  • vei, sei lá.... verticalização é um problema sim, mas se é um processo bem planejado, não vai dar em nada. acho que isso exclui a letra e.

    só mais um dia de luta fazendo questões de uma banca que cobra assunto que nem eles mesmos saberiam a resposta

  • LETRA D, cabe melhor em problemas urbanos


ID
5039833
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Exposta em 1798, foi a primeira teoria demográfica de grande repercussão nos meios acadêmicos, políticos e econômicos e até hoje é a mais popular de todas, apesar das falhas que apresenta. Preocupado com os problemas socioeconômicos (desemprego, fome, êxodo rural, rápido aumento populacional) decorrentes da Revolução Industrial e que afetavam seriamente a Inglaterra, o seu autor expôs a famosa teoria a respeito do crescimento demográfico.

(Texto adaptado de FONTANA, R.L.M et al. Teorias demográficas e o crescimento populacional no mundo. Ciências Humanas e Sociais Unit, Aracaju, v. 2, n.3, março, 2015)


A que os autores do texto se referem?

Alternativas
Comentários
  • O religioso, matemático e pensador Thomas Malthus se assustou com o enorme salto que a população mundial deu. Não somente pela redução da taxa de mortalidade da Europa, com algumas melhorias nas condições de saúde, como também nos avanços da medicina. Não compete a mim julgar sobre a maior ou menor confiabilidade na sua tese. O que é evidente: nunca se chegou ao ápice proposto por Malthus, o qual não conseguiu analisar o futuro e quais os benefícios dos avanços na agricultura, por exemplo, poderiam causar na atenuação do contingente populacional do globo. Vale ressaltar que Malthus defendia sim a contenção da natalidade, mas não através dos meios medicinais e sim por uma reeducação na conduta sexual -> abstinência sexual.

    A

    EsPCEx 2022

  • GAB A- MEU RESUMO

    MALTHUSIANA (XVIII) NA INGLATERRA, TEORIA ANTINATALISTA.  

    -Projeção alarmista: população crescia em PG e os alimentos em PA. (A população duplicaria a cada 25 anos).  

    • O estudo prevê que esse desequilíbrio e a quantidade de terras agricultáveis levariam à fome e a uma crise mundial no abastecimento de alimentos 
    • os recursos naturais da terra se esgotariam em pouco tempo, porque faltaria terras e aos poucos elas diminuiriam sua capacidade de produção. 

    -Malthus tinha um viés religioso da igreja anglicana (era pastor) e com isso sugeriu para diminuir a população a: 

    • SUJEIÇÃO MORAL (abstinência sexual e casamento tardio- PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA). OBS:NÃO ERA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS AINDA, pois ele era contra. 
    • Considera uma teoria elitista, pois só poderia ter filho quem tinha dinheiro. 

    -Formas de controle: ele dizia que catástrofes, como guerras, doenças e desastres ambientas, não eram necessariamente boas, no entanto inevitáveis e com isso diminuía a população. 

    -Por que não deu certo?  

    • Processo de urbanização: filhos são gastos e mulher no mercado de trabalho. 
    • A revolução verde, a qual teve como característica a mecanização e uso de fertilizantes no campo (tecnologia). 

    -A diferença para a neo:  

    • neo quer que o Estado introduza métodos anticoncepcionais  
    • Malthus é as pessoas que vão praticar a abstinência, ou seja, sem a intervenção estatal. 

  • a) Teoria Malthusiana

    Correta, Malthus afirmava que a população irá crescer em P.G e a Produção de alimentos em P.A o que acarretaria fomes e guerras

    b) Teoria Marxista do Crescimento Populacional

    Errada, a Teoria Marxista ou reformista foi a 3 a ser criada e afirmava que quanto maior a população maior a pobreza e a galera deveria ter renda e planejamento familiar pra começar a ter filhos e ela era contra a Neomalthusiana

    c) Teoria do Ecodesenvolvimento Populacional

    Errada, essa teoria é uma das últimas e defende que quanto mais gente maiores são os problemas socioambientais

    d) Teoria do Desemprego e do Crescimento Populacional

    Errada, pelo o que saiba nenhuma das teorias fala em desemprego elas falam principalmente em população e alimentação

    e) Teoria de Moore do Êxodo Rural

    Errada, a teoria de Moore tem nada a ver com demografia


ID
5039836
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende, em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada. Talvez evoluamos para um mundo sem cidades a exemplo da que herdamos do passado e vivamos em grandes aglomerações dispersas. Isso não significa que não haverá mais cidades com aglomerações concentradas, significa apenas que a tendência é a de que, no futuro, multipliquem-se as grandes concentrações urbanas construídas por movimentos de dispersão.

(LENCIONI, S. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. In: Observatório das Metrópoles. N. 22. Ano 6. 2015.)


Com base na abordagem do texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • megalópe- rio sao paulo

  • O termo megalópole costuma ser confundido com o conceito de megacidade. No entanto, essas expressões designam questões totalmente distintas, haja vista que a segunda faz referência a uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes.

    No Brasil, existe uma megalópole envolvendo uma grande área que vai da Grande São Paulo a Grande Rio de Janeiro, perpassando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. Trata-se de uma área densamente urbanizada e industrializada que, apesar de envolver apenas 0,5% do território nacional, concentra 23% da população e boa parte das riquezas produzidas pelo país.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-megalopole.htm

  • O gabarito B pode conter um engano, pois afirma que megalópole é onde " se concentram as principais atividades econômicas e as grandes corporações mundiais". Mas não necessariamente, visto que o conceito de megalópole é a conurbação de duas metrópoles. Já a letra C não apresenta nenhum erro, pois cidades globais não têm nada a ver com demografia, mas sim com quesito de poder e influência global, como descrito na alternativa. Letra C correta

  • A Geografia urbana deve ser estudada com bastante atenção tanto no que se refere aos seus processos específicos como ao que se refere a sua relação com outras áreas como a Geografia econômica, da população, e a geopolítica entre as mais comuns. Sobre a Geografia Urbana buscamos a alternativa correta.

    A) A megalópole BosWash foi identificada na década de 60 do século XX. 

    B) O meio técnico-científico-informacional permite o transporte e as comunicações em alta eficiência o que permite o crescimento das metrópoles que passam a projetar sua capacidade de influência por todo o globo. A concentração de espaços de decisão e influência como sedes de organizações estatais e privadas, centros de pesquisa e educação tornam estas megalópoles cada vez mais importantes que outros espaços acentuando a tendência ao crescimento urbano de áreas combinadas que formam grandes extensões urbanas que superam os limites das cidades iniciais. 

    C) Não há como cidades globais serem espaços de baixa densidade populacional e todas as cidades citadas são megacidades e possuem grande densidade ou concentração populacional.

    D) O critério de influências econômicas restritas ao país de origem relaciona-se a hierarquia urbana global que caracteriza as cidades como metrópoles globais a partir de sua área de influência. Para ser considerada como megacidade basta ter concentração populacional superior a 10 milhões de habitantes. 
    E) O grande crescimento de megalópoles na China leva a redução da velocidade de concentração populacional na capital Pequim o que impede a projeção de crescimento para a maior do mundo. 
    GABARITO DO PROFESSOR: B





  • A CORRETA EH a BBBBBBB.


ID
5039839
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Analisar uma sociedade a partir de um modelo de estratificação social permite averiguar “fotograficamente” como os recursos sociais disputados estão distribuídos. Esse modo de captar uma dada realidade favorece o conhecimento das desigualdades estruturadas num determinado momento histórico.
Complementarmente, os estudos sobre mobilidade social favorecem uma análise “cinematográfica” da distribuição e apropriação dos recursos sociais, ou seja, favorecem a análise dos deslocamentos de indivíduos e grupos sociais ao longo do tempo.

GEHLEN, Ivaldo; MOCELIN, Daniel Gustavo. Organização Social e Movimentos sociais rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 26.


No mundo globalizado capitalista, a organização política e econômica influencia o deslocamento das pessoas no/a

Alternativas
Comentários
  • D: sistema de classes e status.

  • No mundo globalizado capitalista, a organização política e econômica influencia o deslocamento das pessoas no sistema de classes e status porque, numa dada sociedade, o "índice" de mobilidade social (capacidade de uma pessoa mudar de vida) é reflexo do ordenamento jurídico do Estado, isto é, se a nação (povo) é soberano em relação ao estamento burocrático (Estado), se a lei, por conseguinte, é aplicada da mesma maneira a todos, se todos são iguais perante a lei, se o Estado, pela lei, não mina a liberdade econômica e inibe a ascensão social do indivíduo por seu próprio esforço, etc.


ID
5039845
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o seguinte trecho:

É pela mobilização da sociedade civil organizada que se poderá pensar numa conquista de direitos, e não de privilégios, o que representará a ressignificação das relações público-privado, que levarão à superação do padrão oligárquico, autoritário e patrimonialista, que têm marcado a cultura brasileira. A existência dos movimentos sociais não conservadores pode favorecer a emergência de uma ideia de cidadania como um direito a ter direitos, que se conquista de baixo para cima e transforma as relações sociais, estabelecendo um padrão de sociabilidade que rompe com o autoritarismo.

MIRANDA, Ana Paula Mendes de. Movimentos sociais, a construção de sujeitos de direitos e a busca por democratização do Estado. Lex Humana, Petrópolis, n. 1, p. 218-237, 2009.


Obtendo sucesso e adesão de um grande número de pessoas, as mobilizações populares substituem (ou reorientam) o líder carismático por uma liderança profissional permitindo ao movimento uma

Alternativas
Comentários
  • "substancializar : transformar algo em real; concretizar"

    upe é meio viajada, os bichin dos adolescentes só queriam entrar em uma facul :c

    questão mto ??


ID
5039851
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o trecho a seguir:

Muitas vezes, a questão regional tem sido levantada apenas como uma fonte potencial de geração ou perpetuação de privilégios para setores e grupos sociais específicos. Nesse contexto, a questão regional passa a ser um instrumento social perverso, pois é utilizada como argumento para gerar políticas que, se implementadas, distorcerão os incentivos econômicos de mercado de forma inadequada, levando à maior desigualdade de oportunidades e/ou perda de bem-estar para a sociedade.

BARROS, Alexandre Rands. Desigualdades Regionais no Brasil.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 36.


No contexto da sociedade brasileira, a desigualdade social pode ser explicada pela Sociologia por diferentes fatores, mas dentre esses se destaca a

Alternativas
Comentários
  • A: marginalização histórica de parcela da população.


ID
5039857
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

A escola é um lugar institucional de educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, não como uma antecâmara para a vida em sociedade, mas constituindo os primeiros degraus de uma caminhada, que a família e a comunidade se enquadram. Deve proporcionar a “cultura do outro” como “necessidade de compreensão de singularidades e diferenças”, a responsabilidade pessoal e comunitária, o conhecimento rigoroso e metódico da vida e das coisas e a compreensão de culturas, de nações, do mundo. A escola fornece um horizonte mais amplo no qual a criança ou o jovem inscrevem as suas vidas.

ASSIS, G. J.; LIMA, E. E. Escola, família e sociedade: diferentes espaços na construção da cidadania. Disponível em: https://educere.bruc.com.br. Acesso em: 06 ago., 2020.


A educação como instituição social funciona sociologicamente como um agente de mudanças e de

Alternativas
Comentários
  • A: responsabilização.

  • responsabilidade pessoal e comunitária, o conhecimento rigoroso e metódico da vida

    item A

  • ele fala que a escola é responsável por formar os cidadãos, ou seja, por fazer com que eles reconheçam seus direitos e deveres. Responsabilização!!!