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Prova VUNESP - 2019 - UNIFAI - Diagramador


ID
3154519
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma invenção humana

       Vejo a literatura como um instrumento excepcional da nossa civilização. Ela ajuda a esclarecer o mundo. Quem nós somos? Quem nós fomos? Lendo a Ilíada, você pode imaginar quais foram os sentimentos de Aquiles ou de Príamo. Você se pergunta: “Por que esse fervor pela narrativa?”. Porque o ser humano precisou narrar, para que os fatos da vida, da poética do cotidiano, não desaparecessem. Enquanto o ser humano forjava a sua civilização, dava combate aos deuses e procurava entender em que caos estava imerso, ele contava histórias. Para que nada se perdesse. Não havia bibliotecas. No caso de Homero, os aedos – e quase podíamos intitulá-los os poetas da memória – memorizavam tudo para que os fatos humanos não se perdessem. E, assim, a angústia em relação à apreensão da vida real, o real humano, visível, intangível, esteve presente em todas as civilizações. Nas nossas Américas, por exemplo, houve entre os incas uma categoria social, a dos amautas, que tinha por finalidade única memorizar. Memorizar para que os povos não se esquecessem das suas próprias histórias. Quer dizer, a literatura não foi uma invenção dos escritores, gosto muito de enfatizar isso. Foi uma invenção humana.

       Milhões de pessoas já leram Dom Quixote. Milhões, em diferentes línguas. Mas é o mesmo livro para diferentes leitores. Isso prova que a literatura dá visibilidade a quem somos, a nossos sentimentos mais secretos, mais obscuros, mais desesperados, às esperanças mais condicionais do ser humano. E a literatura conta histórias porque os sentimentos precisam de uma história para que você se dê conta deles. Então, a literatura pensou em dar conta de quem somos, dessa nossa complexidade extraordinária. Porque somos seres fundamentalmente singulares. E, por isso, a literatura é singular.


(Nélida PIÑON. Uma invenção humana – depoimento ao escritor e jornalista José Castello. Rascunho n° 110. Curitiba: 2009. In http://rascunho.com.br/wp-content/uploads/2012/02/ Book_Rascunho_110.pdf. Acesso em 15.11.18. Adaptado)

O depoimento de Nélida Piñon permite afirmar que, para a escritora,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo o texto:

    ? No caso de Homero, os aedos ? e quase podíamos intitulá-los os poetas da memória ? memorizavam tudo para que os fatos humanos não se perdessem. E, assim, a angústia em relação à apreensão da vida real, o real humano, visível, intangível, esteve presente em todas as civilizações. Nas nossas Américas, por exemplo, houve entre os incas uma categoria social, a dos amautas, que tinha por finalidade única memorizar. Memorizar para que os povos não se esquecessem das suas próprias histórias.

    ? Ou seja, ambos povos, aedos e amautas, memorizam tudo para que nada se perdesse.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

     Nas nossas Américas, por exemplo, houve entre os incas uma categoria social, a dos amautas, que tinha por finalidade única memorizar


ID
3154522
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma invenção humana

       Vejo a literatura como um instrumento excepcional da nossa civilização. Ela ajuda a esclarecer o mundo. Quem nós somos? Quem nós fomos? Lendo a Ilíada, você pode imaginar quais foram os sentimentos de Aquiles ou de Príamo. Você se pergunta: “Por que esse fervor pela narrativa?”. Porque o ser humano precisou narrar, para que os fatos da vida, da poética do cotidiano, não desaparecessem. Enquanto o ser humano forjava a sua civilização, dava combate aos deuses e procurava entender em que caos estava imerso, ele contava histórias. Para que nada se perdesse. Não havia bibliotecas. No caso de Homero, os aedos – e quase podíamos intitulá-los os poetas da memória – memorizavam tudo para que os fatos humanos não se perdessem. E, assim, a angústia em relação à apreensão da vida real, o real humano, visível, intangível, esteve presente em todas as civilizações. Nas nossas Américas, por exemplo, houve entre os incas uma categoria social, a dos amautas, que tinha por finalidade única memorizar. Memorizar para que os povos não se esquecessem das suas próprias histórias. Quer dizer, a literatura não foi uma invenção dos escritores, gosto muito de enfatizar isso. Foi uma invenção humana.

       Milhões de pessoas já leram Dom Quixote. Milhões, em diferentes línguas. Mas é o mesmo livro para diferentes leitores. Isso prova que a literatura dá visibilidade a quem somos, a nossos sentimentos mais secretos, mais obscuros, mais desesperados, às esperanças mais condicionais do ser humano. E a literatura conta histórias porque os sentimentos precisam de uma história para que você se dê conta deles. Então, a literatura pensou em dar conta de quem somos, dessa nossa complexidade extraordinária. Porque somos seres fundamentalmente singulares. E, por isso, a literatura é singular.


(Nélida PIÑON. Uma invenção humana – depoimento ao escritor e jornalista José Castello. Rascunho n° 110. Curitiba: 2009. In http://rascunho.com.br/wp-content/uploads/2012/02/ Book_Rascunho_110.pdf. Acesso em 15.11.18. Adaptado)

Para Nélida Piñon, a Literatura

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Segundo o texto, no começo do primeiro parágrafo, observa-se que a literatura registra a identidade dos povos, toda a história: Vejo a literatura como um instrumento excepcional da nossa civilização. Ela ajuda a esclarecer o mundo. Quem nós somos? Quem nós fomos?

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  •  "Isso prova que a literatura dá visibilidade a quem somos, a nossos sentimentos mais secretos, mais obscuros, mais desesperados, às esperanças mais condicionais do ser humano. E a literatura conta histórias porque os sentimentos precisam de uma história para que você se dê conta deles. Então, a literatura pensou em dar conta de quem somos, dessa nossa complexidade extraordinária."

    Gabarito: Letra E


ID
3154525
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma invenção humana

       Vejo a literatura como um instrumento excepcional da nossa civilização. Ela ajuda a esclarecer o mundo. Quem nós somos? Quem nós fomos? Lendo a Ilíada, você pode imaginar quais foram os sentimentos de Aquiles ou de Príamo. Você se pergunta: “Por que esse fervor pela narrativa?”. Porque o ser humano precisou narrar, para que os fatos da vida, da poética do cotidiano, não desaparecessem. Enquanto o ser humano forjava a sua civilização, dava combate aos deuses e procurava entender em que caos estava imerso, ele contava histórias. Para que nada se perdesse. Não havia bibliotecas. No caso de Homero, os aedos – e quase podíamos intitulá-los os poetas da memória – memorizavam tudo para que os fatos humanos não se perdessem. E, assim, a angústia em relação à apreensão da vida real, o real humano, visível, intangível, esteve presente em todas as civilizações. Nas nossas Américas, por exemplo, houve entre os incas uma categoria social, a dos amautas, que tinha por finalidade única memorizar. Memorizar para que os povos não se esquecessem das suas próprias histórias. Quer dizer, a literatura não foi uma invenção dos escritores, gosto muito de enfatizar isso. Foi uma invenção humana.

       Milhões de pessoas já leram Dom Quixote. Milhões, em diferentes línguas. Mas é o mesmo livro para diferentes leitores. Isso prova que a literatura dá visibilidade a quem somos, a nossos sentimentos mais secretos, mais obscuros, mais desesperados, às esperanças mais condicionais do ser humano. E a literatura conta histórias porque os sentimentos precisam de uma história para que você se dê conta deles. Então, a literatura pensou em dar conta de quem somos, dessa nossa complexidade extraordinária. Porque somos seres fundamentalmente singulares. E, por isso, a literatura é singular.


(Nélida PIÑON. Uma invenção humana – depoimento ao escritor e jornalista José Castello. Rascunho n° 110. Curitiba: 2009. In http://rascunho.com.br/wp-content/uploads/2012/02/ Book_Rascunho_110.pdf. Acesso em 15.11.18. Adaptado)

A alternativa que reescreve trecho do depoimento preservando tanto o sentido das reflexões apresentadas como o respeito à norma-padrão de emprego da pontuação é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Trecho original: Quer dizer, a literatura não foi uma invenção dos escritores, gosto muito de enfatizar isso. Foi uma invenção humana.

    A) Gosto muito de enfatizarque a literatura não foi uma invenção dos escritores, mas uma invenção humana. ? enfatizar ISSO (oração subordinada objetiva direta separa erroneamente pela vírgula).

    B) A literatura, gosto muito de enfatizar isso, foi uma invenção humana, não tendo sido, uma invenção dos escritores.? predicativo do sujeito separado incorretamente de seu verbo.

    C) A literatura, gosto muito de enfatizar, não tendo sido invenção dos escritores, foi uma invenção humana. ? correto, teor semântico original mantido e nenhum erro gramatical.

    D) A literatura não foi o quê? Uma invenção dos escritores, gosto muito de enfatizar que foi uma invenção humana. ? no trecho original não temos nenhuma indagação, está incorreto.

    E) A literatura, gosto muito de enfatizar. Foi uma invenção humana, não sendo portanto dos escritores. ? foi usado uma conjunção coordenativa conclusiva, originalmente não temos essa ideia de conclusão.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3154528
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma invenção humana

       Vejo a literatura como um instrumento excepcional da nossa civilização. Ela ajuda a esclarecer o mundo. Quem nós somos? Quem nós fomos? Lendo a Ilíada, você pode imaginar quais foram os sentimentos de Aquiles ou de Príamo. Você se pergunta: “Por que esse fervor pela narrativa?”. Porque o ser humano precisou narrar, para que os fatos da vida, da poética do cotidiano, não desaparecessem. Enquanto o ser humano forjava a sua civilização, dava combate aos deuses e procurava entender em que caos estava imerso, ele contava histórias. Para que nada se perdesse. Não havia bibliotecas. No caso de Homero, os aedos – e quase podíamos intitulá-los os poetas da memória – memorizavam tudo para que os fatos humanos não se perdessem. E, assim, a angústia em relação à apreensão da vida real, o real humano, visível, intangível, esteve presente em todas as civilizações. Nas nossas Américas, por exemplo, houve entre os incas uma categoria social, a dos amautas, que tinha por finalidade única memorizar. Memorizar para que os povos não se esquecessem das suas próprias histórias. Quer dizer, a literatura não foi uma invenção dos escritores, gosto muito de enfatizar isso. Foi uma invenção humana.

       Milhões de pessoas já leram Dom Quixote. Milhões, em diferentes línguas. Mas é o mesmo livro para diferentes leitores. Isso prova que a literatura dá visibilidade a quem somos, a nossos sentimentos mais secretos, mais obscuros, mais desesperados, às esperanças mais condicionais do ser humano. E a literatura conta histórias porque os sentimentos precisam de uma história para que você se dê conta deles. Então, a literatura pensou em dar conta de quem somos, dessa nossa complexidade extraordinária. Porque somos seres fundamentalmente singulares. E, por isso, a literatura é singular.


(Nélida PIÑON. Uma invenção humana – depoimento ao escritor e jornalista José Castello. Rascunho n° 110. Curitiba: 2009. In http://rascunho.com.br/wp-content/uploads/2012/02/ Book_Rascunho_110.pdf. Acesso em 15.11.18. Adaptado)

Em uma interpretação adequada do trecho “E a literatura conta histórias porque os sentimentos precisam de uma história para que você se dê conta deles. Então, a literatura pensou em dar conta de quem somos...”, a palavra que se repete, em destaque, está corretamente substituída, sem prejuízo de sentido e mantendo o respeito à norma-padrão, na seguinte redação:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Está contando, narrando, dizendo algo (não diz que está sendo criado); para que você se dê conta deles (fique inteirando, conhecendo); passou em dar conta de quem somos (a literatura está nos expressando, isto é, está expressando através dela mesma quem somos).

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Contar algo, narrar algo;

    Dar conta de algo, dá sentido a algo, ter responsabilidade sobre algo.

    É preciso ter disciplina pois nem sempre estaremos motivados.

  • A questão trabalha semântica, exige conhecimento sobre o significado contextual das palavras destacadas (sinônimos).

    Em “E a literatura conta histórias porque os sentimentos precisam de uma história para que você se dê conta deles. Então, a literatura pensou em dar conta de quem somos...".

    A primeira palavra destacada tem o sentido de narrar, de relatar uma história - ações típicas de um texto narrativo;

    A segunda palavra destacada tem o sentido de conhecer, de inteirar-se de algum assunto, de estar a par de algo;

    A terceira palavra destacada tem o sentido de ser capaz de algo, de responsabilizar-se por algo ou por alguém.

    Alternativa (A) correta - A reescrita mantém o sentido original, respeitando as regras da norma-padrão da língua.

    Alternativa (B) incorreta - A literatura não cria histórias, ou seja, não as produz, ela as narra; tampouco ela determina quem somos. Só o trecho “para que você os conheça" mantém o sentido original.

    Alternativa (C) incorreta - A reescrita dos dois períodos não mantém o sentido original.

    Alternativa (D) incorreta - Só o trecho “para que você os compreenda" mantém o sentido original. A literatura conta histórias para que compreendamos, que percebamos os sentimentos.

    Alternativa (E) incorreta - Somente o trecho “E a literatura dispõe de histórias" não mantém o sentido original.

    Gabarito da professora: Letra A.


ID
3154531
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma invenção humana

       Vejo a literatura como um instrumento excepcional da nossa civilização. Ela ajuda a esclarecer o mundo. Quem nós somos? Quem nós fomos? Lendo a Ilíada, você pode imaginar quais foram os sentimentos de Aquiles ou de Príamo. Você se pergunta: “Por que esse fervor pela narrativa?”. Porque o ser humano precisou narrar, para que os fatos da vida, da poética do cotidiano, não desaparecessem. Enquanto o ser humano forjava a sua civilização, dava combate aos deuses e procurava entender em que caos estava imerso, ele contava histórias. Para que nada se perdesse. Não havia bibliotecas. No caso de Homero, os aedos – e quase podíamos intitulá-los os poetas da memória – memorizavam tudo para que os fatos humanos não se perdessem. E, assim, a angústia em relação à apreensão da vida real, o real humano, visível, intangível, esteve presente em todas as civilizações. Nas nossas Américas, por exemplo, houve entre os incas uma categoria social, a dos amautas, que tinha por finalidade única memorizar. Memorizar para que os povos não se esquecessem das suas próprias histórias. Quer dizer, a literatura não foi uma invenção dos escritores, gosto muito de enfatizar isso. Foi uma invenção humana.

       Milhões de pessoas já leram Dom Quixote. Milhões, em diferentes línguas. Mas é o mesmo livro para diferentes leitores. Isso prova que a literatura dá visibilidade a quem somos, a nossos sentimentos mais secretos, mais obscuros, mais desesperados, às esperanças mais condicionais do ser humano. E a literatura conta histórias porque os sentimentos precisam de uma história para que você se dê conta deles. Então, a literatura pensou em dar conta de quem somos, dessa nossa complexidade extraordinária. Porque somos seres fundamentalmente singulares. E, por isso, a literatura é singular.


(Nélida PIÑON. Uma invenção humana – depoimento ao escritor e jornalista José Castello. Rascunho n° 110. Curitiba: 2009. In http://rascunho.com.br/wp-content/uploads/2012/02/ Book_Rascunho_110.pdf. Acesso em 15.11.18. Adaptado)

Assinale a alternativa que reescreve livremente passagem do texto original, de acordo com a norma-padrão de regência e de concordância.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) A literatura conta histórias porque sempre houveram fatos e sensações que mereciam ser transmitidos. ? verbo "haver" com sentido de "ocorrer" é impessoal e não deve ser flexionado (houve fatos).

    B) Considerando-se a obra Ilíada, percebe-se que a literatura instrumentaliza nossas civilizações faz séculos. ? correto, verbo "fazer" indicando tempo decorrido e sendo impessoal, está corretamente no singular.

    C) Os seres humanos possuem esperanças e angústias por vezes expressados pela literatura. ? a concordância deve ser feita com os dois núcleos (ambos substantivos femininos), logo, o correto é "expressadas".

    D) Os escritores almejam no propósito de dar visibilidade a quem somos e ao que sentimos. ? quem almeja, almeja alguma coisa e não "em" (almejam o propósito).

    E) Milhões de pessoas que já leram Dom Quixote discordam com a ideia de que essa é uma obra para poucos. ? discordam de alguma coisa e não "a" (da ideia).

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • a) haver \ sentido de existir eh invariável

    b) correta

    c) expressadas (feminino)

    d) almejar VTDI preposição à\ao

    e) discordar VTDI Preposição de

  • ESSA DO FAZER AGORA QUE LEMBREI. VALEU, ARTHUR.

  • dica:

    quem concorda concorda com alguém ou com algo

    e quem discorda discorde de alguém ou de algo

    você é capaz!

  • Acertei por eliminação.

  • Dom Quixoto otimo classico

  • Assinale a alternativa que reescreve livremente passagem do texto original, de acordo com a norma-padrão de regência e de concordância.

    A) A literatura conta histórias porque sempre houveram fatos e sensações que mereciam ser transmitidos.

    A literatura conta histórias porque sempre houve fatos e sensações que mereciam ser transmitidos.

    ----------------------------------------

    B) Considerando-se a obra Ilíada, percebe-se que a literatura instrumentaliza nossas civilizações faz séculos. [Gabarito]

    ----------------------------------------

    C) Os seres humanos possuem esperanças e angústias por vezes expressados pela literatura.

    Os seres humanos possuem (As) esperanças e (As) angústias por vezes expressadas pela literatura.

    ----------------------------------------

    D) Os escritores almejam no propósito de dar visibilidade a quem somos e ao que sentimos.

    Os escritores almejam o propósito de dar visibilidade a quem somos e ao que sentimos.

    ----------------------------------------

    E) Milhões de pessoas que já leram Dom Quixote discordam com a ideia de que essa é uma obra para poucos.

    Milhões de pessoas que já leram Dom Quixote discordam da ideia de que essa é uma obra para poucos.


ID
3154534
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma invenção humana

       Vejo a literatura como um instrumento excepcional da nossa civilização. Ela ajuda a esclarecer o mundo. Quem nós somos? Quem nós fomos? Lendo a Ilíada, você pode imaginar quais foram os sentimentos de Aquiles ou de Príamo. Você se pergunta: “Por que esse fervor pela narrativa?”. Porque o ser humano precisou narrar, para que os fatos da vida, da poética do cotidiano, não desaparecessem. Enquanto o ser humano forjava a sua civilização, dava combate aos deuses e procurava entender em que caos estava imerso, ele contava histórias. Para que nada se perdesse. Não havia bibliotecas. No caso de Homero, os aedos – e quase podíamos intitulá-los os poetas da memória – memorizavam tudo para que os fatos humanos não se perdessem. E, assim, a angústia em relação à apreensão da vida real, o real humano, visível, intangível, esteve presente em todas as civilizações. Nas nossas Américas, por exemplo, houve entre os incas uma categoria social, a dos amautas, que tinha por finalidade única memorizar. Memorizar para que os povos não se esquecessem das suas próprias histórias. Quer dizer, a literatura não foi uma invenção dos escritores, gosto muito de enfatizar isso. Foi uma invenção humana.

       Milhões de pessoas já leram Dom Quixote. Milhões, em diferentes línguas. Mas é o mesmo livro para diferentes leitores. Isso prova que a literatura dá visibilidade a quem somos, a nossos sentimentos mais secretos, mais obscuros, mais desesperados, às esperanças mais condicionais do ser humano. E a literatura conta histórias porque os sentimentos precisam de uma história para que você se dê conta deles. Então, a literatura pensou em dar conta de quem somos, dessa nossa complexidade extraordinária. Porque somos seres fundamentalmente singulares. E, por isso, a literatura é singular.


(Nélida PIÑON. Uma invenção humana – depoimento ao escritor e jornalista José Castello. Rascunho n° 110. Curitiba: 2009. In http://rascunho.com.br/wp-content/uploads/2012/02/ Book_Rascunho_110.pdf. Acesso em 15.11.18. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o trecho apresentado emprega palavra em sentido figurado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ... a literatura pensou em dar conta de quem somos, dessa nossa complexidade extraordinária.

    ? Observa-se que temos uma prosopopeia ou personificação, foram atribuídas características de seres vivos à literatura; quem pensa são seres humanos e não a literatura em si.

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  • Assertiva C

    a literatura pensou em dar conta de quem somos, dessa nossa complexidade extraordinária.


ID
3154537
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma invenção humana

       Vejo a literatura como um instrumento excepcional da nossa civilização. Ela ajuda a esclarecer o mundo. Quem nós somos? Quem nós fomos? Lendo a Ilíada, você pode imaginar quais foram os sentimentos de Aquiles ou de Príamo. Você se pergunta: “Por que esse fervor pela narrativa?”. Porque o ser humano precisou narrar, para que os fatos da vida, da poética do cotidiano, não desaparecessem. Enquanto o ser humano forjava a sua civilização, dava combate aos deuses e procurava entender em que caos estava imerso, ele contava histórias. Para que nada se perdesse. Não havia bibliotecas. No caso de Homero, os aedos – e quase podíamos intitulá-los os poetas da memória – memorizavam tudo para que os fatos humanos não se perdessem. E, assim, a angústia em relação à apreensão da vida real, o real humano, visível, intangível, esteve presente em todas as civilizações. Nas nossas Américas, por exemplo, houve entre os incas uma categoria social, a dos amautas, que tinha por finalidade única memorizar. Memorizar para que os povos não se esquecessem das suas próprias histórias. Quer dizer, a literatura não foi uma invenção dos escritores, gosto muito de enfatizar isso. Foi uma invenção humana.

       Milhões de pessoas já leram Dom Quixote. Milhões, em diferentes línguas. Mas é o mesmo livro para diferentes leitores. Isso prova que a literatura dá visibilidade a quem somos, a nossos sentimentos mais secretos, mais obscuros, mais desesperados, às esperanças mais condicionais do ser humano. E a literatura conta histórias porque os sentimentos precisam de uma história para que você se dê conta deles. Então, a literatura pensou em dar conta de quem somos, dessa nossa complexidade extraordinária. Porque somos seres fundamentalmente singulares. E, por isso, a literatura é singular.


(Nélida PIÑON. Uma invenção humana – depoimento ao escritor e jornalista José Castello. Rascunho n° 110. Curitiba: 2009. In http://rascunho.com.br/wp-content/uploads/2012/02/ Book_Rascunho_110.pdf. Acesso em 15.11.18. Adaptado)

O título do texto

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? título (Uma invenção humana); a autora defende que a literatura foi criada sim pela humanidade e não pelos escritores, comprova-se isso nesta parte: "quer dizer, a literatura não foi uma invenção dos escritores, gosto muito de enfatizar isso. Foi uma invenção humana".

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  • GABARITO: B

    ''Quer dizer, a literatura não foi uma invenção dos escritores, gosto muito de enfatizar isso. Foi uma invenção humana.''


ID
3154540
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Acabo de levantar-me; logo serão cinco horas da manhã; procuro não fazer barulho, vou até a cozinha e preparo uma xícara de chá enquanto tento resgatar fragmentos de meus entressonhos, esses entressonhos que, aos 86 anos, aparecem-me atemporais, misturados com lembranças da infância. Nunca tive boa memória, sempre sofri essa desvantagem; mas talvez seja um modo de recordar apenas o que se deve, talvez a maior coisa que nos aconteceu na vida, a que tem algum significado profundo, a que foi decisiva – para o bem e para o mal – nesta complexa, contraditória e inexplicável viagem rumo à morte que é a vida de toda pessoa. Por isso minha cultura é tão irregular, repleta de enormes lacunas, como que construída com restos de belíssimos templos cujos pedaços se encontram entre detritos e plantas selvagens. Os livros que li, as teorias que frequentei, deveram-se a meus próprios tropeços com a realidade.
      Quando me param na rua, numa praça ou no trem, para perguntar-me que livros é preciso ler, respondo sempre: “Leiam o que os apaixone, apenas isso os ajudará a suportar a existência”.

(Ernesto Sabato. Antes do fim. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Companhia das Letras, 2000)

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, sinônimos adequados ao contexto para os termos destacados a seguir.


•  ... entressonhos que, aos 86 anos, aparecem-me atemporais, misturados com lembranças da infância.

•  Os livros que li, as teorias que frequentei, deveram-se a meus próprios tropeços com a realidade.

•  “Leiam o que os apaixone, apenas isso os ajudará a suportar a existência”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ... entressonhos que, aos 86 anos, aparecem-me atemporais, misturados com lembranças da infância. ? "entressonhos" é um substantivo e está relacionado ao campo semântico de imaginação, ilusões, devaneios.

    ? Os livros que li, as teorias que frequentei, deveram-se a meus próprios tropeços com a realidade. ? o verbo marca a ideia de ter "estudado" as teoria, pesquisado-as.

    ? ?Leiam o que os apaixone, apenas isso os ajudará a suportar a existência?. ? "suportar" marca a ideia de ir tolerando, não significa derrotar, nem enfrentar, nem confrontar, está relacionado a um campo semântico de neutralidade.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva A

    A

    Devaneios, estudei, tolerar.

  • Esta questão avalia conhecimentos sobre significados de palavras, mais precisamente as relações de sinonímia. Sinônimos são palavras que têm o mesmo sentido, como objetivo/intuito ou propósito; carro/veículo ou automóvel; jornada/trajeto/viagem ou percurso. Tais conhecimentos são imprescindíveis para que o candidato consiga responder de maneira adequada.

    Dito isto, vamos à resolução.

     

    Após a leitura do texto associado à questão, o candidato se depara com o seguinte enunciado:

     

    Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, sinônimos adequados ao contexto para os termos destacados a seguir.

    •  ... entressonhos que, aos 86 anos, aparecem-me atemporais, misturados com lembranças da infância.

    •  Os livros que li, as teorias que frequentei, deveram-se a meus próprios tropeços com a realidade.

    •  “Leiam o que os apaixone, apenas isso os ajudará a suportar a existência".

     

    Agora, analisemos cada uma das alternativas, mas sempre lembrando que, além do conhecimento acerca dos sinônimos, é fundamental levar em consideração o contexto de produção.

     

    A) Devaneios, estudei, tolerar. Correta. Um dos sinônimos da palavra sonho é, justamente, devaneio, considerando um contexto de produção em que sonho significa não o ato de sonhar, mas sim, a capacidade de imaginar algo que é praticamente impossível de se alcançar.  Ainda que o autor use uma palavra inventada (entressonhos), o contexto permite fazer essa relação de efeito de sentido. Frequentei, aqui, não significa ir com determinada frequência a algum lugar, e sim, o ato de estudar muito. Notem o contexto: o texto fala sobre teorias e livros que são lidos com regularidade, logo, o melhor sinônimo para frequentei é estudei. Por fim, suportar é sinônimo de tolerar.

     

    B) Imaginações, visitei, confrontar. Incorreta. No contexto do texto associado, imaginações e visitei até poderiam ser opções de sinônimos para entressonhos e frequentei, todavia, o verbo confrontar não possui o mesmo sentido que suportar.

     

    C) Fantasias, refutei, aguentar. Incorreta. O problema, aqui, está na segunda palavra, já que refutei significa recusar, vocábulo que não se encaixa no contexto do texto.

     

    D) Conjecturas, aceitei, carregar. Incorreta. Aqui, o problema está na palavra aceitei, que significa concordei. Considerando o contexto, quem estuda não necessariamente concorda com tudo o que lê.

     

    E) Sonhos, consultei, enfrentar. Incorreta. De acordo com o contexto, o vocábulo enfrentar não é sinônimo de suportar, até porque, quem suporta não enfrenta, mas sim, tolera.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
3154543
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Acabo de levantar-me; logo serão cinco horas da manhã; procuro não fazer barulho, vou até a cozinha e preparo uma xícara de chá enquanto tento resgatar fragmentos de meus entressonhos, esses entressonhos que, aos 86 anos, aparecem-me atemporais, misturados com lembranças da infância. Nunca tive boa memória, sempre sofri essa desvantagem; mas talvez seja um modo de recordar apenas o que se deve, talvez a maior coisa que nos aconteceu na vida, a que tem algum significado profundo, a que foi decisiva – para o bem e para o mal – nesta complexa, contraditória e inexplicável viagem rumo à morte que é a vida de toda pessoa. Por isso minha cultura é tão irregular, repleta de enormes lacunas, como que construída com restos de belíssimos templos cujos pedaços se encontram entre detritos e plantas selvagens. Os livros que li, as teorias que frequentei, deveram-se a meus próprios tropeços com a realidade.
      Quando me param na rua, numa praça ou no trem, para perguntar-me que livros é preciso ler, respondo sempre: “Leiam o que os apaixone, apenas isso os ajudará a suportar a existência”.

(Ernesto Sabato. Antes do fim. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Companhia das Letras, 2000)

Na passagem “Nunca tive boa memória, sempre sofri essa desvantagem; mas talvez seja um modo de recordar apenas o que se deve, talvez a maior coisa que nos aconteceu na vida, a que tem algum significado profundo, a que foi decisiva...”, os termos destacados introduzem no contexto, respectivamente, as ideias de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Nunca tive boa memória, sempre sofri essa desvantagem; mas talvez seja um modo de recordar apenas o que se deve, talvez a maior coisa que nos aconteceu na vida [...]

    ? "nunca" é um advérbio que está introduzindo uma ideia temporal (o tempo que ele não teve memória);

    ? "sempre" está trazendo a ideia de que a todo tempo ele sofreu essa desvantagem;

    ? "talvez" é um advérbio de dúvida e indica incerteza.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Para enxergar esses termos destacados só tendo olho biônico.

  • wilson no meu notbook apareceu bem escuro mesmo, bem marcado.

  • Tem que olhar o contexto...''nunca'' pode ser tanto de negação quanto de tempo

  • 2) Polêmica! Jamais e nunca são considerados por alguns gramáticos (como Júlio

    Ribeiro, Maximino Maciel, Eduardo Carlos Pereira, Maria Helena de Moura Neves,

    Faraco & Moura e Samira Yousseff Campedelli.) como, além de advérbios de

    tempo, advérbios de negação; alguns, como Faraco & Moura, indicam o acúmulo

    desses dois valores semânticos no mesmo advérbio. Isso já caiu em prova.

    Pestana, Fernando

    A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. –

    3. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

    1112 p. – (Provas e concursos)

  • Passa pra mim no PV o ciclo EARA , IURI ARAÚJO

  • E

    tempo, tempo e dúvida.

  • "Nunca" para mim, neste sentido, vem a ideia de "em tempo algum", talvez assim possa matar um pouco a charada

    Espero ter podido ajudar

  • Quando estiver em dúvida sobre alguma palavra, passe para a que vc tem certeza absoluta e tente ir eliminando nas alternativas. Nesse caso por ex. sabendo que "talvez" era de dúvida já matava a questão.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento sobre advérbios e, mais especificamente, sobre a sua classificação.

    Uma revisão sobre os principais tipos pode ser útil.

    Advérbios de negação: não
    Advérbios de afirmação: sim, certamente, efetivamente, realmente, etc.
    Advérbios de dúvida: porventura, possivelmente, provavelmente, quiçá, talvez, etc
    Advérbios de intensidade: bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, quase, etc
    Advérbios de tempo: agora, ainda, amanhã, antes, cedo, depois, então, já, jamais, logo, ontem, sempre, etc

    Causa, consequência, conformidade, condição e concessão são classificações das conjunções subordinativas.

    Portanto, a classificação correta dos advérbios no trecho é:
    nunca - advérbio de tempo
    sempre - advérbio de tempo
    talvez - advérbio de dúvida

    Gabarito do Professor
    : Letra E.
  • O talvez entregou tudo kkkkkk


ID
3154546
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Acabo de levantar-me; logo serão cinco horas da manhã; procuro não fazer barulho, vou até a cozinha e preparo uma xícara de chá enquanto tento resgatar fragmentos de meus entressonhos, esses entressonhos que, aos 86 anos, aparecem-me atemporais, misturados com lembranças da infância. Nunca tive boa memória, sempre sofri essa desvantagem; mas talvez seja um modo de recordar apenas o que se deve, talvez a maior coisa que nos aconteceu na vida, a que tem algum significado profundo, a que foi decisiva – para o bem e para o mal – nesta complexa, contraditória e inexplicável viagem rumo à morte que é a vida de toda pessoa. Por isso minha cultura é tão irregular, repleta de enormes lacunas, como que construída com restos de belíssimos templos cujos pedaços se encontram entre detritos e plantas selvagens. Os livros que li, as teorias que frequentei, deveram-se a meus próprios tropeços com a realidade.
      Quando me param na rua, numa praça ou no trem, para perguntar-me que livros é preciso ler, respondo sempre: “Leiam o que os apaixone, apenas isso os ajudará a suportar a existência”.

(Ernesto Sabato. Antes do fim. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Companhia das Letras, 2000)

Assinale a alternativa que apresenta reescrita de um trecho do texto de acordo com a norma-padrão de emprego e de colocação de pronome.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Embora fizesse-o, evitava o barulho assim que levantava-se. ? conjunção subordinativa concessiva "embora" atraindo o pronome oblíquo (embora o fizesse).

    B) Tratava-se de uma cultura irregular, descrevia-na com enormes lacunas. ? o correto é "decrevia-a", as terminações -no(s) e -na(s) são usadas em verbos com terminações em som nasal.

    C) Se ruma para a morte a vida de toda pessoa, nesta complexa viagem. ? o correto é "ruma-se"; não se pode começar frase com pronome oblíquo átono.

    D) Os livros que lera deviam-se a seus próprios tropeços com a realidade. ? correto, o pronome relativo só atrairia o oblíquo se este fizesse parte da oração subordinada adjetiva.

    E) Dizia que lessem o que apaixonasse-os, apenas aquilo ajudar-lhes-ia a suportar. ? pronome relativo sendo fator atrativo, o correto é (que os apaixonasse).

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  • Para o alto e avante!

  • Os livros que lera deviam-se a seus próprios tropeços com a realidade.

    PODERIA SER SE DEVIAM

    OU DEVIAM-SE

    OS LIVROS Q LERA -> SUJEITO SEM PARTICULA ATRATIVA. = FACULTATIVO

  • Gabarito D

    Letra a - Embora fizesse-o, evitava o barulho assim que levantava-se. - embora o fizesse - é um advérbio e atrai o pronome. embora = "em boa hora", de sair do lugar e ir para fora.

    Colocação Pronominal

    Atraem o pronome

    ① Palavras negativas - ② Palavras exclamativas - ③ Palavras interrogativas - ④ Oração subordinada desenvolvida (tiver o que/quando) - ⑤ Advérbios - ⑥ Pronomes indefinidos

    Não usa pronome depois de:

    ① Particípio "ADO/IDO" - ② Futuro do presente/indicativo "RIA/REI"

  • Gabarito: D

    Principais Regras de Colocação Pronominal:

    1- Início de frase usa-se a próclise. Ex: Dar me um garfo.

    2- Verbo no particípio usa-se a próclise. Ex: Tenho te procurado sempre.

    3- Verbo no futuro usa-se a mesóclise. Ex: Dar-te-ia um garfo.

    4- Palavra atrativa como "que, nunca, não, jamais, sempre etc" atrai para a próclise. Ex: Não se achar.

    5- Verbo no gerúndio usa-se a ênclise. Ex: Estou fazendo me de bonito.

    6- Sujeito expresso e próximo ao verbo poderá usar a ênclise ou próclise (facultado)

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  • Assinale a alternativa que apresenta reescrita de um trecho do texto de acordo com a norma-padrão de emprego e de colocação de pronome.

    A) Embora fizesse-o, evitava o barulho assim que levantava-se.

    Embora o fizesse, evitava o barulho assim que levantava-se.

    --------------------------------------

    B) Tratava-se de uma cultura irregular, descrevia-na com enormes lacunas.

    Tratava-se de uma cultura irregular, descrevia-a com enormes lacunas.

    --------------------------------------

    C) Se ruma para a morte a vida de toda pessoa, nesta complexa viagem.

    Ruma-se para a morte a vida de toda pessoa, nesta complexa viagem.

    --------------------------------------

    D) Os livros que lera deviam-se a seus próprios tropeços com a realidade. [Gabarito]

    --------------------------------------

    E) Dizia que lessem o que apaixonasse-os, apenas aquilo ajudar-lhes-ia a suportar.

    Dizia que lessem o que os apaixonasse, apenas aquilo ajudar-lhes-ia a suportar.

  • Ainda se vier questões traiçoeiras

    A regra sempre garante o ''Parabéns você acertou''

    Por eliminação das regras de colocação pronominal, somente sobra:

    GAB D

    APMBB


ID
3154549
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma pesquisa, 30% dos homens consultados e 48 mulheres disseram ser favoráveis a certo projeto municipal. Se, no total, foram consultadas 410 pessoas e, desse total, 299 são contra o projeto, o número de mulheres que foram consultadas nessa pesquisa foi 

Alternativas
Comentários
  • Total de pessoas consultadas: 410

    410-299(pessoas contra) = 111 pessoas a favor

    111- 48 mulheres a favor = 63 homens a favor

    63-------30%

    x--------100%

    30x=6300

    x=210 total de homens

    Total de pessoas consultadas 410 - 210 homens = 200 mulheres consultadas no total

    Alternativa A

  • .........Contra.........|...A.Favor....|.Total

    H..........147.(70%)|....63.(30%)|..210

    M.........152...........|....48...........|..200

    Total ....299..........|...111...........|..410

    Eu desenhei uma tabela e fui preenchendo os valores.

    Assim consegui entender melhor onde cada informação se encaixava.

  • Gabarito:A

    Principais Regras:

    • Representações: 25% = 0,25 = 25/100
    • Não existe um método para você realizar essas questões, por exemplo, a maioria das questões você consegue realizar tudo por regra de três. Exemplp:

    25 - 100%

    10 - X

    FICA A DICA: Pessoal, querem gabaritar todas as questões de RLM? Acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam lá pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias. Vamos em busca juntos da nossa aprovação juntos !!


ID
3154552
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na temporada de 2018, das partidas que um time de futebol disputou, nenhuma terminou empatada, e a razão entre o número de partidas vencidas para o número de partidas perdidas foi de 5 para 3. Se esse time tivesse ganhado 3 das partidas que perdeu, o número de vitórias teria sido o dobro do número de derrotas. O número de partidas disputadas pelo time em 2018 foi

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Fiz por teste de alternativas

    Vitórias / Derrotas = 5 / 3 = 5K / 3K

    5K + 3K = 8K (real)

    (Vitórias + 3) / (Derrotas + 3) = 2/1

    5K + 3K = 64

    8K = 64

    K = 8

    V = 5*8 = 40

    D = 3*8 = 24

    (40+3) / (24-3) = 43/21 (FALHOU)

    5K + 3K = 72

    8K = 72

    K = 9

    V = 5*9 = 45

    D = 3*9 = 27

    (45+3) / (27-3) = 48/24 = 24/12 = 12/6 = 6/3 = 2/1 (DEU CERTO)

    5K + 3K = 80

    8K = 80

    K = 10

    V = 5*10 = 50

    D = 3*10 = 30

    (50+3) / (30-3) = 53/27 (FALHOU)

    5K + 3K = 88

    8K = 64

    K = 11

    V = 5*11 = 55

    D = 3*11 = 33

    (55+3) / (33-3) = 58/30 (FALHOU)

    5K + 3K = 96

    8K = 96

    K = 12

    V = 5*12 = 60

    D = 3*12 = 36

    (60+3) / (36-3) = 63/33 (FALHOU)

  • Vamos por partes.

    Vitórias V

    Perdidas P

    A razão entre elas é de 5 para 3

    V/P = 5/3

    Aplica-se a propriedade fundamental das proporções

    3V= 5P

    Vamos guardar essa última equação

    Se o time tivesse ganhado 3 das perdidas, o que significa diminuir as perdidas em 3, P-3, e consequentemente aumentar as vencidas em 3, V+3, o número de vencidas seria o dobro das perdidas.

    Vamos chamar as perdidas de X, vencidas seria então 2X

    V+3 = 2X

    P-3 = X

    A nova razão ficará:

    V+3/P-3= 2X/X

    Propriedade fundamental das proporções

    X(V+3) = 2X(P-3)

    XV+3X = 2XP-6X

    Nessa parte, como há dois X em cada lado da equação vamos então eliminá-los, ficando assim:

    V+3= 2P-6

    Agora juntaremos essa equação com a da parte 1° para formar um sistema:

    V+3= 2P-6

    3V= 5P

    Usando a substituição

    V=2P-6-3

    3(2P-9) = 5P

    6P-27= 5P

    6P-5P = 27

    P=27

    Achamos o número de perdidas, 27

    Para achar o de vencidas substitui na primeira equação

    3V= 5.27

    V=135/3

    V=45

    Então vencidas 45, perdidas 27

    45+27= 72 partidas disputadas

    Para tirar a prova, basta calcular a suposição do enunciado:

    45+3=48

    27-3=24

    24.2= 48

  • 5 / 3 x + 3 = 2x

    MMC:

    5x + 9 / 3 = 6x / 3 (corta os "3");

    x = 9

    V: 5.9 = 45

    D: 3.9 = 27

    soma = 72

  • Com a explicação dos colegas, eu pude perceber o seguinte:

    Se 5K + 3K = 8K, num primeiro momento, então, num segundo momento, em que as partidas vencidas + 3 e partidas perdidas - 3, podemos "ajustar" a equação das constantes de proporcionalidade, sendo, 8K + K = 9K.

    Com essa informação consigo efetuar a constante de proporcionalidade já "ajustada" na proporção inicial de 5/3.

    Assim, 5.9 = 45 e 3.9 = 27. Somando 45 + 27 = 92.

    Mas não sei se isso funcionaria em outras questões. O certo é que foi a maneira mais simples que encontrei de resolver essa questão.

    Sucesso a todos! ;)

  • Eu Fiz da seguinte maneira:

    Somei os 3 pontos com o numerador e subtrai os 3 pontos com o denominador, aplicando a constante em cada número da razão e proporção. Depois igualei com o dobro da razão de vencidas sobre o número da razão de partidas vencidas.

    5K + 3/3K - 3 = 6/3

    15K + 9 = 18K - 18

    15K - 18k = -18 - 9

    3K = 27

    K = 9

    Substitui o "K" pelo seu valor e multipliquei pelos números da razão e somei seus resultados

    5K/3K

    5.9 =45

    3.9 = 27

    Somando:

    45+27 = 72

    Gabarito: B

  • 5k+3= 2.(3k-3)

    5k+3= 6k-6

    5k-6k= -6-3

    -k = -9 (multiplico todo por -1 para que fiquem positivos)

    agora retomo na equação

    9.5= 45 vitórias

    9.3= 27 derrotas

    45+3 = 48

    27- 3 = 24

  • Fiz em 3 minutos e errei.

ID
3154555
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em seu aniversário, Bia ganhou certa quantia de sua mãe e gastou quatro sétimos dessa quantia em um jogo, R$ 39,00 em uma roupa e, em seguida, ela gastou um sexto da quantia que ainda restava para comprar um perfume. Se, após essas compras, Bia ainda tinha R$ 625,00 do que havia ganhado, a quantia que ela gastou no jogo foi

Alternativas
Comentários
  • Explicação direta e objetiva no canal www.youtube.com/watch?v=5Pp_QL4gI5k&t=305s

    Professor LG

  • Essa questão vamos começar de trás para frente.

    Após gastar 1/6 do restante, sobrou para Bia, 625, ou seja, os 625 então representam 5/6 desse restante.

    Chamarei o restante de X

    5/6X=625

    5X=625.6

    X=3750/5

    X= 750

    Então após gastar 4/7 de uma quantia que vamos chamar também de X, mais 39, sobraram 750. Juntando tudo isso descobriremos essa quantia X

    4/7X+789=X

    MMC para eliminar a fração

    4X+5523=7X

    5523=3X

    X=5523/3

    X= 1841

    1841,00 é a quantia que Bia tinha. Se o jogo custou 4/7 dessa quantia:

    4/7.1841==>7364/7= R$ 1.052,00

  • QUANTIA = Q

    GASTOU JOGO = 4/7 Q = ?

    ......................... (3/7 Q – 39 )* 5/6 = 625

    ......................... (3/7 Q – 39 )* 5 = 6*625

    ......................... (3/7 Q – 39 ) = 6 * 625/ 5 125

    ......................... (3/7 Q – 39 ) = 6*125

    ......................... (3/7 Q – 39 ) = 750

    ......................... 3/7 Q = 750 +39

    ......................... 3/7 Q = 789

    ......................... Q = 789 * 7 / 3

    ......................... Q = 263

    ......................... 4/7 Q = 263 * 7 * 4/7 

    ......................... 4/7 Q = 263 * 4

    ......................... 4/7 Q = 1052

  • De trás pra frente : 1/6 gastou com perfume e sobrou R$625

    logo ; 5/6 = 625 = 6/6 = 750

    750+39+ 4/7 do TOTAL que gastou no jogo = 7/7

    789+ 4X / 7X = 7/7

    5523+28x= 49X

    5523= 21x

    X= 263

    263x7 = R$1841 ( Valor total inicial)

    Gastou 4/7 do total no jogo , logo 4/7 de 1841 = R$1.052 ( Gabarito E)

  • Taque pariu... largava pra la!

  • Gastei 6 minutos e 30 segundos. Mais de três minutos para raciocinar de forma correta. Feliz por ter acertado.

ID
3154558
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma editora possui um grupo de 15 pessoas responsáveis pelas vendas de assinaturas. No mês de outubro, a média aritmética dos números de assinaturas vendidas por esse grupo foi igual a 9. Em novembro, um terço dessas pessoas vendeu 11 assinaturas cada e as demais pessoas venderam, juntas, um total de 95 assinaturas. Considerando o total de assinaturas vendidas nesses dois meses, a média aritmética dos números de assinaturas vendidas por esse grupo foi

Alternativas
Comentários
  • No mês de outubro: como a média foi 9, então 15.9 = 135 assinaturas neste mês.

    Em novembro: um terço dos 15 vendeu 11 cada um, 5.11= 55 assinaturas. E os demais 95.

    55+95= 150 assinaturas em novembro.

    A média de vendas nos dois meses: 150+135= 285

    285/15= 19

    Média de 19 assinaturas.


ID
3154570
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um recurso muito útil do MS-Word 2010, em sua configuração padrão, é o de Gerenciar Fontes Bibliográficas, que facilita bastante a edição de textos com muitas citações bibliográficas.


Assinale a alternativa que apresenta a guia em que se localiza o recurso Gerenciar Fontes Bibliográficas.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    Vá para referências > estilo e escolha um estilo de citação.

     Adicionar nova fonte e preencha as informações sobre sua fonte.

  • Gabarito D

    Guia Referências > Grupo Citações e Bibliografia

  • Referências Bibliográficas Haha

  • Pense no TCC: Citações, fontes bibliográficas, sumário. Tudo dentro da guia REFERÊNCIA.

  • Aprendí isso na prática quando tava fazendo meu TCC em Direito


ID
3154576
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário, por meio do Internet Explorer 11, em sua configuração padrão, acessa um site com um longo texto que precisa ser catalogado. Para determinar a categoria do texto, o usuário deseja procurar algumas palavras-chave no texto. Para buscar no texto de uma página do Internet Explorer, pode-se utilizar o seguinte atalho por teclado:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Ctrl + F

  • a) Ctrl + F = localizar alguma palavra(s) nos navegadores IE/Edge/Chrome/FF

    b) Ctrl + L = seleciona a URL no IE/Edge/Chrome/FF / localiza palavra(s) nos aplicativos Office ***

    c) Ctrl + S = salva página Chrome

    d) Ctrl + P = abre janela impressão IE/Edge/Chrome/FF

    e) Ctrl + B = sem função (?)

  • GABA a)

    Ctrl + F (Filtrar)

  • CRTL + F ou F3 (abrir a barra de localização do chrome, IE ou a barra de procura no mozilla, que permite localizar  palavras-chave no textos de uma página).

    GAB = A

  • GABARITO: LETRA A

    CTRL + F

    F de FIND = ENCONTRAR

  • Gabarito: A

    Ctrl + F - buscar

  • Ctrl+L: barra de endereço

    Ctrl+S: salvar página atual

  • Só uma curiosidade, o atalho CTRL+G faz a mesma coisa que CTRL+F.

  • CTRL + G > mesma coisa

  • PESQUISAR NO PACOTE OFFICE E NOS NAVEGADORES

    Pacote Office: Ctrl + L

    Navegadores: Ctrl + F

  • É o teclado que você usa para encontrar seu nome na lista dos aprovados no resultado final do Concurso! Em ÓTIMA COLOCAÇÃO é claro!!

    CTRL + F!!!!!!!

  • Cadê os comentários de professores, pois se for para ver comentários de alunos eu clico aqui mesmo em "comentários".

  • CTRL + F = Buscar

    F de FIND = achar, buscar (em inglês).

  • Gabarito:A

    Principais Dicas de Navegadores:

    • Google Chrome, Firefox e Edge são os principais.
    • Na verdade, pra você entender de navegadores basta MEXER nas principais funções.
    • Digo com absoluta firmeza que as principais questões englobam-se em conceitos básicos e principalmente nas teclas de atalhos, entre elas: F11 (exibir em tela cheia); CTRL + W (fechar aba); CTRL + T (abrir aba); F5 (Recarregar página); CTRL + L (localizar url); CTRL + D (adicionar favoritos); CTRL + B ou CTRL + SHIFT + B no caso do chrome (esconder a barra de favoritos); CTRLH + H (abrir histórico); CTRL + J (lista de downloads); CTRL + SHIFT + P ou CTRL + SHIFT + N no caso do chrome (janela privativa/anônima); CTRL + SHIFT + DEL (deletar os favoritos) entre outros.
    • Além disso, cai bastante a questão de navegação anônima (chrome) ou privada (firefox). Elas salvam o FADOTE (favoritos, downloads e textos copiados), as demais informações não são salvas.

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Gabarito:A

    Principais Dicas de Navegadores:

    • Google Chrome, Firefox e Edge são os principais.
    • Na verdade, pra você entender de navegadores basta MEXER nas principais funções.
    • Digo com absoluta firmeza que as principais questões englobam-se em conceitos básicos e principalmente nas teclas de atalhos, entre elas: F11 (exibir em tela cheia); CTRL + W (fechar aba); CTRL + T (abrir aba); F5 (Recarregar página); CTRL + L (localizar url); CTRL + D (adicionar favoritos); CTRL + B ou CTRL + SHIFT + B no caso do chrome (esconder a barra de favoritos); CTRLH + H (abrir histórico); CTRL + J (lista de downloads); CTRL + SHIFT + P ou CTRL + SHIFT + N no caso do chrome (janela privativa/anônima); CTRL + SHIFT + DEL (deletar os favoritos) entre outros.
    • Além disso, cai bastante a questão de navegação anônima (chrome) ou privada (firefox). Elas salvam o FADOTE (favoritos, downloads e textos copiados), as demais informações não são salvas.

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
3154579
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação aos elementos envolvidos no processo de editoração digital gráfica de jornais e revistas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3154582
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No contexto dos fundamentos de editoração digital gráfica e de fotografia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Antes de encontrarmos a alternativa correta, vamos entender um pouco sobre editoração gráfica e fotografia.

    Editoração gráfica é uma etapa da editoração que responde pela diagramação, paginação, edição e impressão de peças gráficas.

    A fotografia é constituída por três elementos: assunto, fotógrafo e a tecnologia. É um processo, realizado em determinado espaço e tempo, no qual ocorre a cristalização da imagem de um objeto.

    A) ERRADO. A captação de fotos em RAW é a extensão recomendada para trabalhos profissionais de editoração digital de fotos.

    B) ERRADO. As imagens vetoriais são formadas a partir de vetores matemáticos.

    C) ERRADO. O pixel é a menor parte de um documento, mas é possível visualizá-lo se a imagem rasterizada (bitmap) for redimensionada.

    D) CERTO

    E) ERRADO. É possível transformar um conjunto de pixels em imagem vetorial e pode-se transformar em vetor uma imagem composta por pixels.

    Gabarito do professor: Letra D

    Fonte:

    - Kossoy, Boris. Fotografia & história. Atelie Editorial. 2001.

  • O histograma é um tipo de gráfico para visualizar o esquema de iluminação de uma imagem. dá para acessá-lo em programas de imagens, como o Photoshop


ID
3154585
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

É possível retirar o fundo de uma imagem a partir da definição do nível de opacidade de cada pixel, salvando-a no seguinte formato de dados:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.

    Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras características.

    Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso.

    Fonte: Wikipedia.org


ID
3154588
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à metodologia visual aplicada ao processo de composição de cores de uma peça gráfica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    Em colorimetria, matiz é uma das três propriedades da cor que nos permite classificar e distinguir uma cor de outra através de termos como vermelho, verde, azul, etc. As outras duas propriedades são a saturação e a luminosidade podendo esta última ser entendida ainda como reflectância ou transmitância. Matiz também é uma das três dimensões em alguns modelos de cor junto com saturação e luminosidade às quais, às vezes, se junta uma outra dimensão, para emular um outro atributo, a transparência.

    Já na teoria das cores, matiz se refere à cor "pura", sem adição de branco ou preto. No círculo de cores desta teoria, o matiz é um elemento posicionado no círculo mais externo cuja cor se torna mais branco na medida em que se aproxima do centro. O matiz também permanece inalterado ao se adicionar sua cor complementar (ou oposta), quando então o matiz se esmaece até se tornar gradualmente cinza.

    Fonte: Wikipedia.org


ID
3154591
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O modo (padrão) de cores a ser utilizado na elaboração de um banner colorido para apresentação na web deve ser:

Alternativas

ID
3154594
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com o objetivo de reduzir o tamanho das mensagens de e-mail marketing, é correto sugerir que o conteúdo das mensagens

Alternativas

ID
3154597
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na diagramação de páginas da web, o padrão “F” de organização da informação é encontrado em páginas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    “Padrão F” é o modo como as pessoas leem textos em sites, blogs, lojas virtuais e em outras páginas de conteúdo da internet. Ele é diferente do modo de leitura de materiais impressos. Quando uma pessoa se dispõe a ler um livro, jornal, revista ou outro material impresso, ela geralmente o faz passando os olhos da esquerda para a direita em um ritmo moderado e constante (sem pular palavras ou frases). Mas na web não é assim.

    Na web, na maioria das vezes, a leitura acontece no formato de “F” como comprovam as pesquisas Eyetrack desenvolvidas pelo cientista da computação dinamarquês, Jakob Nielsen, desde 1994.

    Como são feitas as pesquisas Eyetrack?

     Nielsen tem usado tecnologia de ponta (óculos especiais) para mapear as partes da tela mais visualizadas pelas pessoas no momento da web leitura. Ele descobriu que os internautas percorrem o título, em seguida descem os olhos pelo canto esquerdo da página, leem os subtítulos e tópicos no meio e, finalmente, miram o canto esquerdo até o final do texto, em um movimento rápido denominado Padrão F.

    Fonte: agenciaplus.com.br


ID
3154600
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A respeito das fontes em peças de marketing, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas

ID
3154603
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na composição das cores em imagens para a web, o canal alfa determina

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    A imagem alpha tem uma característica específica chamada “canal alpha”, que define o grau de opacidade (transparência) dos seus pixels. Mas, não são todos os formatos de imagem que possuem essa característica, entre os mais conhecidos estão os formatos GIF e PNG, sendo o mais recomendado o PNG.

    Fonte: cad.cursosguru.com.br


ID
3154606
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No desenvolvimento da identidade visual de uma marca,

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar cada alternativa para encontrarmos a opção correta:

    A) ERRADO. A vetorização não dificulta a manutenção da qualidade gráfica de um desenho em caso de aumento de dimensões físicas da arte. Pelo contrário, é o processo recomendado para esse tipo de ação.

    B) ERRADO. Partes de um texto institucional, como parágrafos de missão, visão e valores da empresa, referem-se à identidade da organização. Logotipo é um símbolo, constituído por palavras, letras ou desenhos, que identifica visualmente uma marca, um produto, um serviço ou uma organização.

    C) ERRADO. Para garantir a qualidade visual da impressão, todo logotipo deve ser desenvolvido em formato de vetor.

    D) ERRADO. Após a finalização do desenho de um logotipo, este pode ser aplicado e reproduzido seguindo as recomendações aprovadas no manual de identidade visual.

    E) CERTO

    Gabarito do professor: Letra E.
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ID
3154609
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O nome dado à diagramação da estrutura física de uma peça gráfica é

Alternativas

ID
3154612
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre os recursos trabalhados na diagramação de jornais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo.

    Fonte: Wikipedia.org


ID
3154615
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No contexto dos elementos gráficos e organizacionais utilizados na produção gráfica de revistas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3154618
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A respeito dos recursos empregados na diagramação de um produto gráfico, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3154621
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No desenvolvimento do projeto gráfico de uma revista, o espelho determina

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    O espelho editorial é um gráfico que simula a distribuição do conteúdo de um projeto editorial em revistas. Matérias, seções, colunas e anúncios são estruturados dentro do espelho. Seu principal objetivo é determinar o fluxo do material e seu número de páginas, assim mapeando o conteúdo da edição.

    Fonte: Wikipedia.org


ID
3154624
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No processo de produção gráfica de uma revista impressa,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Sobre a alternativa "B", não se trata de impresso que já foi distribuído para venda.

    Veja:

    O boneco é uma prova impressa do seu arquivo, simulando, de forma aproximada, como ele deve ficar em seu formato final (ou seja, impresso). O boneco é usado para identificar e prevenir falhas que não foram ou não poderiam ser identificados sem a geração de um “protótipo”.

    Há vários tipos de boneco. Os bonecos mais comuns na área gráfica são os bonecos/protótipos de catálogos ,brochuras ,folders ,embalagens e caixas.Esses materiais impressos são geralmente um pouco mais complexos, precisam de dobras e por isso merecem uma atenção especial antes de serem produzidos.

    Fonte: https://www.printi.com.br/montagem-do-arquivo/o-que-e-um-boneco-como-fazer-um-boneco


ID
3154627
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à resolução de imagens criadas no software Adobe Photoshop, em sua versão CS4 e configuração padrão, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3154630
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No software Adobe Photoshop, em sua versão CS4 e configuração padrão, uma maneira de tornar possível a aplicação da ferramenta Borracha sobre uma forma geométrica criada com a ferramenta Retângulo é 

Alternativas
Comentários
  • Alguns elementos criados no Photoshop são criados em vetor, para melhor manipulação e inserção de efeitos! (Textos, formas, etc)

     

    Para atingir alguns objetivos, é necessário que vc "rasterize" a camada com o elemento, para que seja possível aplicar outros efeitos e alguns filtros!

     

    RASTERIZAR, nada mais é que transformar aquele elemento que era em vetor, em bitmap, "pixelizando" todos os elementos das camadas!

    Fonte: kadumicrocamp/home/web-developer/photoshop/photoshoputeis/rasterizar


ID
3154633
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação aos objetos inteligentes convertidos no software Adobe Photoshop, em sua versão CS4 e configuração padrão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Objetos inteligentes são camadas que contêm dados de imagens rasterizadas ou vetoriais, como arquivos Photoshop ou Illustrator. Objetos inteligentes preservam o conteúdo de origem da imagem com todas as suas características originais, permitindo que você faça uma edição não destrutiva na camada.

    No Photoshop, você pode incorporar o conteúdo de uma imagem em um documento do Photoshop. No Photoshop, você também pode criar objetos inteligentes vinculados cujo conteúdo é extraído de arquivos de imagem externos. O conteúdo de um objeto inteligente vinculado é atualizado quando o arquivo de imagem de origem é alterado.

    Objetos inteligentes vinculados são diferentes dos exemplos duplicados de um objeto inteligente em um documento do Photoshop. Com Objetos inteligentes vinculados, você pode usar um arquivo de origem compartilhado entre vários documentos do Photoshop que é um conceito familiar e de boas-vindas para designers da web.

    Mais em: https://helpx.adobe.com/pt/photoshop/using/create-smart-objects.html


ID
3154636
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No software Adobe Photoshop, em sua versão CS4 e configuração padrão,

Alternativas
Comentários
  • a-

    A layer’s overall opacity determines to what degree it obscures or reveals the layer beneath it. A layer with 1% opacity appears nearly transparent, whereas one with 100% opacity appears completely opaque.

    https://helpx.adobe.com/photoshop/using/layer-opacity-blending.html


ID
3154639
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No software Corel Draw, em sua versão X4 e configuração padrão, a conversão de um texto em curvas

Alternativas

ID
3154642
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A ferramenta do software Corel Draw, em sua versão X4 e configuração padrão, usada para selecionar cores de imagens e de objetos vetoriais é: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    Para:

    Obter amostras de várias cores de uma imagem: Na Paleta de documentos, clique no botão Conta-gotas , mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique na imagem até adicionar as cores desejadas.

    Adicionar uma cor de uma imagem bitmap: Na Paleta de documentos, clique no botão Conta-gotas e, em seguida, em uma cor na imagem.

    Fonte: http://product.corel.com/help/CorelDRAW


ID
3154645
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto à edição de imagens e criação de ilustrações com o software Adobe lllustrator, em sua versão CS4 e configuração padrão, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Transformação

    Transformar envolve mover, girar, refletir, dimensionar e distorcer objetos. Você pode transformar objetos usando o painel Transformar, os comandos Objeto > Transformar e ferramentas especializadas. Também é possível executar vários tipos de transformações arrastando a caixa delimitadora referente a uma seleção.

    Em certas ocasiões, talvez você queira repetir a mesma transformação várias vezes, especialmente ao copiar objetos. O comando Transformar novamente, no menu Objeto, permite repetir uma operação de movimentação, dimensionamento, giro, reflexão ou distorção quantas vezes forem desejadas, até você executar uma operação de transformação diferente.

    Fonte: https://helpx.adobe.com/br/illustrator/using/transforming-objects.html


ID
3154648
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A principal função da ferramenta Shaper do Adobe Illustrator CC é facilitar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    A ferramenta Shaper ajuda a criar designs bonitos e complexos por meio de desenho, empilhamento e inserção de formas e, em seguida, simplesmente combinando, mesclando, excluindo ou movendo-os. Use gestos simples e visualmente intuitivos para executar operações que podem ter sido anteriormente realizadas por meio de várias ações.

    Use a ferramenta Shaper para transformar gestos naturais em formas vetoriais. Use um mouse ou a facilidade de um dispositivo de toque para criar polígonos, retângulos ou círculos. As formas desenhadas são formas ativas. Esse recurso é ativado nas áreas de trabalho tradicionais, na área de trabalho especializada de toque e no seu dispositivo móvel com o Adobe Fresco.

    Fonte: https://helpx.adobe.com/br/illustrator/using/building-new-shapes-using-shape.html


ID
3154651
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No Adobe Illustrator CC, a ferramenta que possibilita unir traçados que não se cruzam ou aparar traçados que se estenderam além do ponto de interseção é a Ferramenta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Junção / Join Tool

    O Illustrator fornece a opção de unir dois ou mais caminhos abertos. Para unir um ou mais caminhos abertos, use a ferramenta Seleção para selecionar os caminhos abertos e clique em Objeto > Caminho > Junção. Você também pode usar o atalho do teclado Ctrl+J (Windows) ou Cmd+J (Mac).

    Fonte: https://helpx.adobe.com/br/illustrator/using/adjust-path-segments.html


ID
3154654
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre os modos de visualização disponíveis ao se criar um documento no Adobe Illustrator CC, pode-se afirmar corretamente que o modo de visualização 

Alternativas
Comentários
  • Pixels são as menores unidades da imagem digital e a principal característica é que são quadradas . São pequenas, mas quando ampliadas tornam-se visíveis. Uma ampliação de 600x na imagam, ou seja, muita ampliação, fará com que a única coisa visível seja um amontoado de quadradinhos coloridos, a tal grade de pixels.


ID
3154657
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A paleta de cores RGB WebSafe do Adobe Illustrator CC exibe cores

Alternativas

ID
3154660
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na criação de revistas utilizando o software Adobe InDesign, em sua versão CS4 e configuração padrão,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Formatos de arquivos exportáveis no InDesign:

    pdf Portable Document Format PDF 1.3 - 1.7  

    eps PostScript Encapsulado PS níveis 2-3  

    fla Flash CS6 Professional CS6  

    swf Shockwave Flash 10.x Para Flash Player

    idml InDesign Markup Language CC  

    jpg JPEG  

    xml Extensible Markup Language  

    txt Texto com marcas de formatação do Adobe InDesign  

    icml Documento do Adobe InCopy CC  

    rtf Formato Rich Text  

    txt Apenas texto

    Fonte: https://helpx.adobe.com/br/indesign/kb/supported-file-formats-indesign-cs5.html


ID
3154663
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Nos quadros de texto criados no software Adobe InDesign, em sua versão CS4 e configuração padrão,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    O texto do InDesign aparece dentro de containers denominados quadros de texto. (Quadros de texto são similares a caixas de texto do QuarkXPress e a blocos de texto do Adobe PageMaker.)

    Há dois tipos de quadros de texto: grades de quadro e quadros de texto sem formatação. As grades de quadro são os tipos de quadro de texto específicos para composição da linguagem asiática em que as caixas eme e o espaçamento são exibidos como grades. Os quadros de texto vazios em que nenhuma grade é exibida são quadros de texto sem formatação.

    Como os quadros de gráfico, os quadros de texto podem ser movidos, redimensionados e alterados.

    Os quadros de texto também podem ser vinculados a outros quadros de texto para que o texto em um quadro possa fluir para o outro. Os quadros ligados dessa maneira ficam encadeados. O texto que flui por um ou mais quadros encadeados é denominado matéria. Quando você insere (importa) um arquivo de processamento de textos, ele chega ao documento como uma única matéria, independentemente do número de quadros que poderá ocupar.

    Os quadros de texto podem ter várias colunas. Quadros de texto podem basear-se em colunas de página, mas são independentes. Em outras palavras, um quadro de texto de duas colunas pode se ajustar em uma página de quatro colunas. Os quadros de texto também podem ser inseridos em páginas principais e, ainda assim, receber texto em páginas de documento.

    Mover um quadro de texto:

    • Usando a ferramenta 'Seleção', arraste o quadro.
    • Com a ferramenta Texto, mantenha pressionada a tecla Ctrl (Windows) ou Command (Mac OS) e arraste o quadro. Quando você soltar a tecla, a ferramenta Texto continuará selecionada.

    Fonte: https://helpx.adobe.com/br/indesign/using/creating-text-text-frames.html


ID
3154666
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à exportação de arquivos no formato PDF no software Adobe InDesign, em sua versão CS4 e configuração padrão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo universal que preserva as fontes, as imagens e o layout de documentos de origem criados em diversos aplicativos e plataformas.

    Ao exportar para PDF um arquivo do InDesign, você pode preservar elementos de navegação (como entradas de sumários e de índice) e recursos interativos (como hiperlinks, marcadores, clipes de mídia e botões). Tem a opção também de exportar para PDF camadas não imprimíveis, camadas ocultas e objetos não imprimíveis. Se você estiver exportando um livro, poderá mesclar camadas com nomes idênticos utilizando o painel Livro.

    Fonte: https://helpx.adobe.com/pt/indesign/using/exporting-publishing-pdf.html