SóProvas



Questões de Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)


ID
20011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O sistema de previdência social brasileiro está estabelecido basicamente sobre dois pilares: a previdência social básica (oferecida pelo poder público) e a previdência privada (de caráter complementar ao regime de previdência oficial). Tem-se, como forma complementar, ainda, os planos de saúde e os seguros-saúde. Outra forma de conseguir garantias é a poupança, por meio de aplicação financeira, como títulos de capitalização. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

As sociedades administradoras de seguro-saúde são ligadas ao sistema de previdência e seguros, sendo supervisionadas e controladas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Alternativas
Comentários
  • continuação...- ENTIDADES ADMINISTRADORAS DE RECURSOS DE TERCEIROS:- Órgão Normativo: Conselho Monetário Nacional (CMN) - Órgão Fiscalizador: Banco Central do Brasil (Bacen) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM)*Fundos Mútuos e Clubes de Investimento; *Carteiras de investidores estrangeiros; *Administradoras de Consórcios. SISTEMA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA:- Órgão Normativo: Banco Central do Brasil (Bacen) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM). - Órgão Fiscalizador: Banco Central do Brasil (Bacen) e Anbima.*Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); (Bacen) e Anbima. *Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (CETIP); (Bacen) e (CVM). *Câmaras de Liquidação e de Custódia.
  • continuação...Outros INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS:- Órgão Normativo: Conselho Monetário Nacional (CMN) - Órgão Fiscalizador: Banco Central do Brasil (Bacen) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM)*bolsas de valores e de futuros; (CVM) *mercados de balcão organizado; (CVM) *sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; (Bacen) *sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; (Bacen) *sociedades de arrendamento mercantil; (Bacen) *sociedades corretoras de câmbio; (Bacen) *agentes autônomos de investimento. (Bacen) e (CVM)Entidades ligadas aos SISTEMAS DE PREVIDÊNCIA E SEGUROS:- Órgão Normativo: Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC). - Órgão Fiscalizador: Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), IRB – Brasil (IRB) e Secretaria de Previdência Complementar (SPC).*entidades de previdência privada; (ABERTA - (CNSP) e (SUSEP)) a (FECHADA - (CGPC) e (SPC)). *Sociedades Seguradoras; (CNSP), (SUSEP) e (IRB). *Sociedades De Capitalização; (CNSP), (SUSEP) e (IRB). *Sociedades Administradoras De Seguro-Saúde. (CNSP) e (SUSEP).
  • Abaixo, estão listadas, por segmento do mercado financeiro, as instituições capacitadas a operar em cada um e seus respectivos órgãos normativos e fiscalizador:INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS captadoras de depósitos à vista:- Órgão Normativo: Conselho Monetário Nacional (CMN) - Órgão Fiscalizador: Banco Central do Brasil (Bacen)*bancos múltiplos com carteira comercial; *bancos comerciais; *caixas econômicas; *cooperativas de crédito.Demais INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS:- Órgão Normativo: Conselho Monetário Nacional (CMN) - Órgão Fiscalizador: Banco Central do Brasil (Bacen)*bancos múltiplos sem carteira comercial; *bancos de investimento; *bancos de desenvolvimento; *sociedades de crédito, financiamento e investimento; *sociedades de crédito imobiliário; *companhias hipotecárias; *associações de poupança e empréstimo.
  • qual é a função da ANS?
  • São supervisionadas e controladas pela SUSEP e compete à ANS a fiscalização das atividades das administradoras de seguro-saúde (ou planos de saúde)
    www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9961.htm
  • Antigamente o seguro-saúde era sim fiscalizado pela SUSEP, hoje ela passou a ser fiscalizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
  • Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) - autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda; é responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro, previdência privada aberta e capitalização. Dentre suas atribuições estão: fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP

  • Atentem para a diferença entre plano de saúde e seguro-saúde...


  • Questão desatualizada???????

  • As sociedades de seguro-saúde são subordinadas às normas e á fiscalização da Agência Nacional de Saúde(ANS) e do Conselho de Saúde Complementar (CONSU), mantida também a subordinação às normas sobre aplicações dos ativos garantidores das provisões técnicas expedidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN

    Fonte : Livro Sistema Financeiro e Bancário Carlos Arthur NewLands

    Espero ter ajudado, Bons estudos.


ID
20020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O sistema de previdência social brasileiro está estabelecido basicamente sobre dois pilares: a previdência social básica (oferecida pelo poder público) e a previdência privada (de caráter complementar ao regime de previdência oficial). Tem-se, como forma complementar, ainda, os planos de saúde e os seguros-saúde. Outra forma de conseguir garantias é a poupança, por meio de aplicação financeira, como títulos de capitalização. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

A SUSEP é órgão de fiscalização das entidades fechadas de previdência complementar, enquanto a Secretaria de Previdência Complementar é órgão de fiscalização das entidades abertas de previdência complementar.

Alternativas
Comentários
  • É o contrário: a SUSEP é órgão de fiscalização das entidades abertas de previdência complementar, enquanto a Secretaria de Previdência Complementar é órgão de fiscalização das entidades fechadas de previdência complementar.
  • ALÉM DE TUDO SUSEP É UMA AUTARQUIA VINCULADO AO MIN. DA FAZENDA
  • lembrando que desde janeiro de 2010 SPC se chama Previc
  • SUSEP é o órgão de fiscalização das entidades ABERTAS de previdencia complementar, enquanto a Secretaria de Previdencia Complementar (ATUAL PREVIC) é o órgão de fiscalização das entidades FECHADAS.
  • Susep: Seguros, Capitalização, Entidades Abertas de Previdência Complementar.
    Previc: (Substituta da SPC) Entidades Fechadas de Previdência Complementar "Fundos de Pensão"
  • A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
  • Questão desatualizada. Quem é responsável pela fiscalização das entidades fechadas é a PREVIC.

  • CNSP > SUSEP > PREVIDENCIA ABERTA > MINISTERIO DA FAZENDA

    CNPC > PREVIC > PREVIDENCIA FECHADA > MINISTERIO DA PREVIDENCIA

  • A SUSEP é órgão de fiscalização das entidades abertas de previdência complementar, enquanto a Secretaria de Previdência Complementar (atual Previc) é órgão de fiscalização das entidades fechadas de previdência complementar.

  • A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

    http://www.susep.gov.br/menu/a-susep/apresentacao

  • SUSEP - Entidades abertas

    PREVIC - Entidades fechadas

  • Questão desatualizada!

    Secretaria de Previdência Complemetar (SPC) foi um órgão do , subordinado ao , responsável pela fiscalização dos  - atualmente conhecidos como .

    Em março de 2010 a SPC deu lugar a  - PREVIC, conforme DECRETO Nº 7.123.


ID
21304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e pela fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada por decreto que também instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), o IRB Brasil Resseguros S.A. (IRB Brasil Re), as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalização, as entidades de previdência privada aberta e os corretores habilitados. Com relação às áreas de atuação dessas instituições, julgue os itens seguintes.

B A SUSEP é administrada por um conselho diretor, composto pelo superintendente e por seis diretores. Também integram esse colegiado, com direito a voto apenas em questões atinentes à estrutura organizacional, o secretário-geral e o procurador-geral. Compete ao colegiado fixar as políticas gerais da autarquia, com vistas à ordenação das atividades do mercado, cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e aprovar instruções, circulares e pareceres de orientação em matérias de sua competência.

Alternativas
Comentários
  • A SUSEP é administrada por um Conselho Diretor, composto pelo Superintendente e por quatro Diretores. Também integram o Colegiado, sem direito a voto, o Secretário-Geral e Procurador-Geral. Compete ao Colegiado fixar as políticas gerais da Autarquia, com vistas à ordenação das atividades do mercado, cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e aprovar instruções, circulares e pareceres de orientação em matérias de sua competência.
    http://www.susep.gov.br/menususep/estrutura.asp
  • Falou em FIXAR? entaum falamos de CNSP!!!!
  • O secretario e proucurador geral nao tem direito a voto.
  • QUESTÃO ERRADA

    Vamos corrigir:

    A SUSEP é administrada por um conselho diretor, composto pelo
    superintendente e por seis diretores  quatro diretores.

    Bons estudos, concurseiros!
  • Questão errada, vamos corrigir


    A SUSEP é administrada por um conselho diretor, composto pelo superintendente e por seis quatro diretores. Também integram esse colegiado, com sem direito a voto apenas em questões atinentes à estrutura organizacional, o secretário-geral e o procurador-geral. Compete ao colegiado fixar as políticas gerais da autarquia, com vistas à ordenação das atividades do mercado, cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e aprovar instruções, circulares e pareceres de orientação em matérias de sua competência. 



    Bons Estudos!
  • A SUSEP é administrada por um Conselho Diretor, composto pelo Superintendente e por quatro Diretores. Também integram o Colegiado, sem direito a voto, o Secretário-Geral e Procurador-Geral. Compete ao Colegiado fixar as políticas gerais da Autarquia, com vistas à ordenação das atividades do mercado, cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e aprovar instruções, circulares e pareceres de orientação em matérias de sua competência.

    A presidência do Colegiado cabe ao Superintendente que tem, ainda, como atribuições, promover os atos de gestão da Autarquia e sua representação perante o Governo e à sociedade. 
  • A SUSEP é administrada por um conselho diretor, composto pelo superintendente e por quatro diretores. Também integram esse colegiado, sem direito a voto, o secretário-geral e o procurador-geral.

  • Estrutura: A SUSEP é administrada por um Conselho Diretor, composto pelo Superintendente e por quatro Diretores. Também integram o Colegiado, sem direito a voto, o Secretário-Geral e Procurador-Geral. Compete ao Colegiado fixar as políticas gerais da Autarquia, com vistas à ordenação das atividades do mercado, cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e aprovar instruções, circulares e pareceres de orientação em matérias de sua competência.

    A presidência do Colegiado cabe ao Superintendente que tem, ainda, como atribuições, promover os atos de gestão da Autarquia e sua representação perante o Governo e à sociedade. Clique no Organograma para visualização da composição.


    Fonte: http://www.susep.gov.br/menu/a-susep/estrutura


  • SUSEP = 5

    04 diretores 

    01 superintendente.

  • Não, a Susep é composta por 1 superintendente e 5 diretores!


ID
21307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e pela fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada por decreto que também instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), o IRB Brasil Resseguros S.A. (IRB Brasil Re), as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalização, as entidades de previdência privada aberta e os corretores habilitados. Com relação às áreas de atuação dessas instituições, julgue os itens seguintes.

B Nos últimos exercícios, a SUSEP vem empreendendo esforços e aplicando recursos para aprimorar os mecanismos de controle e fiscalização do mercado. Por meio da modernização e da atualização dos sistemas de coleta periódica de dados das sociedades seguradoras, das sociedades de capitalização e das entidades abertas de previdência complementar, além dos planos de contas específicos para cada um dos mercados supervisionados, vem sendo possível o controle de cobertura das provisões técnicas por ativos garantidores e da solvência das empresas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO, conforme item 4.2 do Relatório Anual 2002 da SUSEP, transcrito abaixo:

     

    "4.2. AÇÕES FISCALIZADORAS SOBRE O MERCADO

    Nos últimos exercícios, a SUSEP vem empreendendo esforços e recursos, visando aprimorar os mecanismos de controle e fiscalização do mercado. Através da modernização e atualização dos sistemas de coleta periódica de dados das sociedades seguradoras, de capitalização e das entidades abertas de previdência complementar, denominados Formulários de Informações Periódicas - FIP's, além dos Planos de Contas específicos para cada um dos mercados supervisionados, vem sendo possível de controle de cobertura das provisões técnicas por ativos garantidores e da solvência das empresas, sendo tais instrumentos fundamentais para o controle e fiscalização à distância desses mercados."

    Fontehttp://www.susep.gov.br/menususep/relatorio_gestao_2002.asp

  • qual a diferença de ENTIDADES ABERTAS DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR ...PARA...ENTIDADES DE PREVIDENCIA PRIVADA ABERTA?????????????

  • Entidades abertas de previdência complementar - são sociedades anônimas que têm por objetivo instituir e operar planos de benefícios previdenciários concedidos em forma de renda continuada ou pagamento único, para quaisquer pessoas físicas. São reguladas e fiscalizadas pelo CNSP e SUSEP, respectivamente.


    Entidades fechadas de previdência complementar ou fundos de pensão - são organizadas sob a forma de fundação ou sociedade civil, sem fins lucrativos e são acessíveis, exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas ou aos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Seguem diretrizes do CMN (No que tange a aplicação dos recursos dos planos de benefícios) e do CNPC e são, ainda, fiscalizadas pela PREVIC.

    Ainda existem a Previdência Social Geral, voltado para trabalhadores da iniciativa privada, funcionários públicos, militares e Integrantes do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, e a Previdência Social Própria, voltado aos funcionários públicos organizados pelos estados e municípios mediante concurso público.  

    No Brasil, Previdência complementar também é conhecida como Previdência Fechada.


    Fontes: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/04/tipos-de-previdencia

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/epp.asp

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/efpp.asp

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Previd%C3%AAncia_privada



ID
21805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) inclui um representante do(a)

Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o qual exerce a função de presidente desse conselho.

Alternativas
Comentários
  • Presidente do CNSP é o Ministro da Fazenda.

    O da Susep é presidente substituto.
  • A atual do CNSP é essa:* Ministro de Estado da Fazenda ou seu representante, na qualidade de Presidente;* Superintendente da Superintendência de Seguros Privados- SUSEP, na qualidade de Vice-Presidente;* Representante do Ministério da Justiça* Representante do Banco Central do Brasil* Representante do Ministério da Previdência e Assistência Social* Representante da Comissão de Valores Mobiliários
  • O presidente do CNSP é um representante do MInistério da Fazenda ou ele próprio!
  • COMPOSTO POR :
    •  ministro do estado da fazenda
    •  superintendente da susep
    •  representante do ministerio da justiça
    •  representante do BACEN
    •  representante do ministerio de previdencia e assistencia social
    •  representante da CVM
  • -COMPOSIÇÃO DO CNSP.

    -Ministro de Estado da Fazenda ou seu representante,na qualidade de Presidente.
    -Superitendente da SUSEP,na qualidade de Vice-Presidente.
    -Representande do Ministério da Justiça.
    -Representande do BACEN.
    -Representande do Ministério da Previdência e Assistência Social.
    -Representande da CVM.
  • Só corrigindo o que o colega Bayron Fonseca  escreveu, o Presidente do CNSP é o Ministro da fazenda e na ausência deste, quem assume a presidência é o superintendente da Susep e não um representante do ministério da fazenda como ele postou.

    Valeu pessoal!!!!

    AD ASTRA ET ULTRA  !!!

  • É pessoal, estou estudando CNSP e o representante do Ministro da Fazenda não fica como Presidente, neste caso o Superintendente da SUSEP é o presidente no caso!
  • Para Alessandra ,
    Conselho Nacional de Seguros Privados

    Composição

    • Ministro de Estado da Fazenda ou seu representante, na qualidade de Presidente;
    • Superintendente da Superintendência de Seguros Privados- SUSEP, na qualidade de Vice-Presidente;
    • Representante do Ministério da Justiça
    • Representante do Banco Central do Brasil
    • Representante do Ministério da Previdência e Assistência Social
  • Importante ressaltar que a questão possui dois erros:
    O presidente do  Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) é o Mnistro da Fazenda.E a SUSEP envia seu superintendente e não um represetante.
    A composição da CNSP é a seguinte:- Ministro de Estado da Fazenda ou seu representante, na qualidade de Presidente;- Superintendente da Superintendência de Seguros Privados- SUSEP, na qualidade de Vice-Presidente;- Representante do Ministério da Justiça- Representante do Banco Central do Brasil- Representante do Ministério da Previdência e Assistência Social- Representante da Comissão de Valores Mobiliários
  •            Errada, pois o presidente do CNSP é o ministro da Fazenda.
           Também é importante não confundir nesse caso o Ministro da Fazenda com o Ministro da Previdência Social, visto que por relacionar-se à Previdência, pode haver confusão. Lembrando que o Ministro da Previdência só é presidente do CNPC(Conselho Nacional de Previdência Complementar).
           Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!!!!
  • Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) - órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados; é composto pelo Ministro da Fazenda (Presidente), representante do Ministério da Justiça, representante do Ministério da Previdência Social, Superintendente da Superintendência de Seguros Privados, representante do Banco Central do Brasil e representante da Comissão de Valores Mobiliários.
  • § 1o O CNSP será presidido pelo Ministro de Estado da Fazenda e, na sua ausência, pelo Superintendente da SUSEP.

  • Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) - órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados; é composto pelo Ministro da Fazenda (Presidente), representante do Ministério da Justiça, representante do Ministério da Previdência Social, Superintendente da Superintendência de Seguros Privados, representante do Banco Central do Brasil e representante da Comissão de Valores Mobiliários. Dentre as funções do CNSP estão: regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao SNSP, bem como a aplicação das penalidades previstas; fixar as características gerais dos contratos de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro; estabelecer as diretrizes gerais das operações de resseguro; prescrever os critérios de constituição das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, com fixação dos limites legais e técnicos das respectivas operações e disciplinar a corretagem de seguros e a profissão de corretor.

  • Errada.

    O Presidente é o Ministro da Fazenda.

    O Superintendente da Susep é denominado:

     " PRESIDENTE SUBSTITUTO " , não  "VICE- PRESIDENTE."

  • Composição Atual do CNSP

     

    MINISTRO DA FAZENDA - Presidente

    SUPERINTENDENTE DA SUSEP - Presidente Substituto

     

    Representante do Ministério da Justiça

    Representante do Ministério da Previdência e Assistência Social

    Representante do Banco Central do Brasil

    Representante da Comissão de Valores Mobiliários

     

    http://www.susep.gov.br/menu/a-susep/apresentacao

  • ERRADO


    Composição do CNSP:

    Ministro da Fazenda ou representante, na qualidade de presidente

    Superintendente da SUSEP, na qualidade de vice

    Representante do Ministério da Justiça

    Representante do Banco Central

    Representante do Ministério da Previdência

    Representante da CVM


ID
23134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No Sistema Financeiro Nacional, existem órgãos de regulação e fiscalização que se encarregam de verificar o cumprimento das leis e normas administrativas referentes às atividades das instituições sob sua jurisdição. Com relação a esse contexto, julgue os itens abaixo.

Todas as entidades ligadas aos sistemas de previdência e seguros são supervisionadas unicamente pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Alternativas
Comentários

ID
23152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Decreto-lei n.º 73, de 21/11/1966, instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP), composto por diversas organizações públicas e privadas. A respeito desse sistema, julgue os itens abaixo.

O CNSP é composto pelo ministro da Fazenda, que o preside, pelo superintendente da SUSEP, que exerce a função de presidente substituto, e por representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Ministério da Previdência e Assistência Social, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e da CVM.

Alternativas
Comentários
  • O CNSP é COMPOSTO :
    PELO ministro da fazenda ou seu representante legal que preside;
    Superintendente da superintendência de seguros privados na qualidade de vice;
    UM representante do Ministro da Justiça;
    Representante do Banco central;
    Representante do Ministério da prevideência e AssistênciA sOCIAL:
    Representante da Comissão de Valores Mobiliários.
  • Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) - órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados; é composto pelo Ministro da Fazenda (Presidente), representante do Ministério da Justiça, representante do Ministério da Previdência Social, Superintendente da Superintendência de Seguros Privados, representante do Banco Central do Brasil e representante da Comissão de Valores Mobiliários.
  • O ERRO ESTA QDO A QUESTÃO AFIRMA QUE O MINISTRO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO GESTÃO FAZ PARTE DO CNSP....A COMPOSICÃO CORRETA OS COLEGAS COLOCAM LOGO ABAIXO
  • Membros do CNSP:
    Ministro da fazenda (Presidente)
    Superintendente da SUSEP (vice-presidente)
    Representante do Ministerio da prev Social
    Repres. ministério da justiça
    Repres. BACEN
    Repres. CVM
  • QUESTÃO ERRADA

    Não tem representante do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,
    nem muito menos representante do BNDES.

    O inicio da questão está certo...

    Ficou faltando o representante do Ministro da Justiça e o BACEN!!!

    Bons estudossssss!!!
  • Conselho Nacional de Seguros Privados


    Composição


    Ministro de Estado da Fazenda ou seu representante, na qualidade de Presidente; Superintendente da Superintendência de Seguros Privados- SUSEP, na qualidade de Vice-Presidente; Representante do Ministério da Justiça Representante do Banco Central do Brasil Representante do Ministério da Previdência e Assistência Social Representante da Comissão de Valores Mobiliários
    http://www.fazenda.gov.br/portugues/orgaos/cnsp/cnspcomp.asp
  • Boa Noite!!
    Simbiose
    Conforme seu questionamento segue resposta  retirada do site da CNSP


    Composição

     

    Ministro de Estado da Fazenda ou seu representante, na qualidade de Presidente; Superintendente da Superintendência de Seguros Privados- SUSEP, na qualidade de Vice-Presidente; Representante do Ministério da Justiça Representante do Banco Central do Brasil Representante do Ministério da Previdência e Assistência Social Representante da Comissão de Valores Mobiliários http://www.fazenda.gov.br/portugues/orgaos/cnsp/cnspcomp.asp
    ou seja, o BNDES não entra na composição...
    Espero ter ajudado e Bom estudo!!





ID
23158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Decreto-lei n.º 73, de 21/11/1966, instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP), composto por diversas organizações públicas e privadas. A respeito desse sistema, julgue os itens abaixo.

Entre outras, são atribuições da SUSEP: fiscalizar a constituição, a organização, o funcionamento e a operação das sociedades seguradoras, de capitalização, entidades de previdência privada aberta e resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP; atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetue por meio das operações de seguro, de previdência privada aberta, de capitalização e resseguro.

Alternativas
Comentários
  • Atribuições da SUSEP


    Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP;


    Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro;


    Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados;


    Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas à maior eficiência do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalização;


    Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem;


    Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado;


    Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas;


    Cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas;


    Prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.
  • http://www.susep.gov.br/menususep/apresentacao_susep.asp
  • RESPOSTA CORRETA


    MACETE

    CNSP - Conselho Nacional de Seguros Privados >>>> ORGÃO NORMATIVO

    SUSEP- Superitendência de Seguros Privados >>>>>> ENTIDADE SUPERVISORA

    Bons estudos !!!

  • Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) - autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda; é responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro, previdência privada aberta e capitalização. Dentre suas atribuições estão: fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP; atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro; zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados; promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados; promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição; zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado; disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas; cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas; prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.

  • Isso mesmo. Relembre as atribuições da Susep:

    • Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das instituições operadoras

    • Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações

    • Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados;

    • Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados

    • Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades

    • Zelar pela liquidez e solvência das sociedades

    • Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades

    • Cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP

    • Prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP

    Resposta: Certo

  • Gabarito: Certo

    Só um detalhe que pode passar despercebido em momentos futuros:

    Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetue por meio das operações de seguro, de previdência privada aberta, de capitalização e resseguro.

    Lembrando que a P. P. fechadas (fundos de pensão) são fiscalizadas pela PREVIC e não SUSEP, esse detalhe invalidaria a resposta.


ID
85138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, julgue o seguinte item.

A SUSEP é dotada de personalidade jurídica de direito privado, com relativa autonomia administrativa e financeira.

Alternativas
Comentários
  • personalidade juridica de direito publico
  • Atenção, pessoal: No que tange ao SNSP, a única entidade de personalidade jurídica de direito PRIVADO é o IRB - Brasil Re.
  • Superintendência de Seguros Privados - SUSEP -:*entidade autárquica, *dotada de personalidade jurídica de Direito Público, *com autonomia administrativa e financeira, *jurisdicionada ao Ministério da Fazenda. são dois erros: não é de direito privado e não possui apenas relativa autonomia e sim AUTONOMIA, pois é uma AUTARQUIA.
  • SUSEP - Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, dotada de personalidade jurídica de Direito Público, com autonomia administrativa e financeira.
    Executa a política traçada pelo CNSP sendo responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro, previdência privada aberta e capitalização.

    fonte: Vestcon

  • Pelo que diz no texto sobre o CNSP ele não fiscaliza nada ele é um orgão normatizador , "compete o CNSP -Regular A CONTITUIÇÃO, A ORGANIZAÇÃO, O FUNCIONAMNETO, E A FISCALIZAÇÃO das operadoras de planos privados, ." então ele regula a fiscalização.
  •                                                                          Pessoal se atentem a esse detalhe:

    Toda Autarquia sempre será de direito público, toda Empresa Pública sempre será de direito privado, toda Sociedade de Economia Mista sempre será de direito privado, toda Fundação Pùblica sempre sempre será de direito privado, comportando em casos muitos específicos quanto a este último ser de direito público.

  • atenção pessoal! autarquia e fundação publica é direito público. e empresa pública e sociedade de economia mista é direito privado. o comentario do colega odynei não está totalmente correto.

  • Errada
    (SUSEP), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, portanta é de direito público

  • Gente se ela é ligada ao Ministério da Fazenda não tem nada de privado...!

  • Ninguém se ligou no fato "relativa autonomia"? Mesmo que nao saibamos se ela é pública ou privada, isso derrubou a questão, pois ela tem total autonomia. Me corrijam se eu estiver errada.

  • Pessoal cuidado, não é porque ela é ligada ao governo (Ministério da Fazenda) que não terá nada de privado.

    Isso porque a Cef (Caixa Econômica Federal) embora seja empresa pública é dotada de personalidade jurídica de direito privado, tendo em vista o ramo de atuação.

    Nessa caso da SUSEP ela não nada de privado mesmo. 

  • Errada.

    Pois a Susep é criada pelo Decreto-Lei nº 73 de 21 de novembro de 1966.

    "Art 35. Fica criada a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), entidade autárquica, ... (Vinculada ao Ministério da Fazenda), dotada de personalidade jurídica de Direito Público, com autonomia administrativa e financeira. "

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0073.htm (adaptado)

  • A SUSEP é dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira.

  • A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

     

    http://www.susep.gov.br/menu/a-susep/apresentacao

  • SUSEP é uma Autarquia, toda Autarquia é PJ de Direito Público.

  • Todos os supervisores são autarquias

    E todos normativos são órgãos

    tudo público

    Não faria sentido o cara fiscalizar e praticar operações privadas


ID
86440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com referência à SUSEP, que é autarquia vinculada ao
Ministério da Fazenda, julgue os itens que se seguem.

As entidades de previdência fechada são vinculadas ao Ministério da Previdência Social, enquanto as entidades abertas são vinculadas ao Ministério da Fazenda, por meio da SUSEP.

Alternativas
Comentários
  • A SUSEP é vinculada ao Ministério da Fazenda, e é responsável pela fiscalização das entidades de abertas de previdência complementar, vide sua 3ª atribuição:"Fiscaliza a constituição, organização, funcionamento e operação das Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP".
  • ENTIDADES ABERTAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAREssas entidades estão vinculadas ao MINISTÉRIO DA FAZENDA e são fiscalizadas pela SUSEP, órgão do governo que recebe mensalmente relatórios oficiais das entidades para apuração de todos os valores e aplicações dos participantes, verificando o cumprimento da legislação.ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR As entidades fechadas estão vinculadas ao MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.São Fundações ou Sociedades Civis, sem fins lucrativos, que administram programas previdenciários dos funcionários e seus dependentes, de uma única empresa ou de empresas pertencentes a um mesmo grupo econômico.
  • QUESTÃO CORRETA

    CNSP >>>> SUSEP>>>> MINISTÉRIO DA FAZENDA>>>> PREVIDÊNCIA ABERTA

    CNPC>>>> PREVIC>>>> MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL>>>> PREVIDÊNCIA FECHADA

    Bons estudos!!!
  • Gostei desse esquema que você montou. Me ajudou muito.
  • Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) são operadoras de plano(s) de benefícios, constituídas na forma de sociedade civil ou a fundação, e sem fins lucrativos, estruturada na forma do artigo 35, da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, que tenha por objeto operar plano de benefício de caráter previdenciário. Vinculada ao Ministério da Previdencia Social.

     

    A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

  • Questão desatualizada. O ministério da previdência foi anexado ao ministério da fazenda.


ID
86443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com referência à SUSEP, que é autarquia vinculada ao
Ministério da Fazenda, julgue os itens que se seguem.

A SUSEP é dotada de personalidade jurídica de direito privado, com relativa autonomia administrativa e financeira.

Alternativas
Comentários
  • autarquia é direito publico
  • A SUSEP é entidade autárquica, dotada de personalidade jurídica de Direito Público, com autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede no Rio de Janeiro.
  • Direito privado é o erro da questão o certo seria DIREITO PÚBLICO.
  • QUESTÃO ERRADA

    A SUSEP embora seja a Superitendência de Seguros PRIVADOS, ela é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda...

    Num tem nada de PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO.

    Vamos estudar!!!


  • A SUSEP é uma AUTARQUIA.
  • A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.
  • A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

     

    http://www.susep.gov.br/menu/a-susep/apresentacao

  • Autarquia = pessoa juridica de direito público;

    Empresa pública e Sociedade de Economia Mista = pessoa jurídica de direito privado.

  • MUDOU, AGORA A SUSEP É VINCULADA AO MINISTÉRIO DA ECONOMIA.


ID
91042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quanto ao sistema de seguros privados e previdência
complementar, julgue os itens subsequentes.

A edição de atos regulamentares é função privativa do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), competindo à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) atribuições exclusivamente executivas.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO-LEI Nº 73, DE 21 DE NOVEMBRO DE 1966Art 36. Compete à SUSEP, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP, como órgão fiscalizador da constituição, organização, funcionamento e operações das Sociedades Seguradoras:(...)b) BAIXAR INSTRUÇÕES E EXPEDIR CIRCULARES relativas à regulamentação das operações de seguro, de acordo com as diretrizes do CNSP;(...)
  • Atenção galera com as palavras: EXCLUSIVAMENTE, UNICAMENTE e SOMENTE especialidade do CESPE/UnB dentre outras bancas aplicadoras.
  • Questão Errada

    Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) - órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados; é composto pelo Ministro da Fazenda (Presidente), representante do Ministério da Justiça, representante do Ministério da Previdência Social, Superintendente da Superintendência de Seguros Privados, representante do Banco Central do Brasil e representante da Comissão de Valores Mobiliários. Dentre as funções do CNSP estão: regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao SNSP, bem como a aplicação das penalidades previstas; fixar as características gerais dos contratos de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro; estabelecer as diretrizes gerais das operações de resseguro; prescrever os critérios de constituição das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, com fixação dos limites legais e técnicos das respectivas operações e disciplinar a corretagem de seguros e a profissão de corretor.
  • QUESTÃO ERRADA

    Vamos pensar um pouco!

    Essas questões são pra confundir...

    Mas se você aprender o que é o CNSP e a SUSEP, fica fácil...

    CNSP >>> ORGÃO NORMATIVO ( Criar normas para serem executadas e acompanhadas atraves da SUSEP)
    SUSEP>>> ENTIDADE SUPERVISORA ( Executora do CNSP, zela pela defesa dos consumidores de seguros, disciplina e acompanha os investimentos das entidades de seguros...)

    Na questão fala que a SUSEP tem atribuições executivas EXCLUSIVAMENTE>>> ERRADO


    Qualquer dúvida... me deixa um recado!!!

    Bons estudos!


     

  •  exclusivamente ..................
    cai nesta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Essa questão é complicada...
    Ele fala sobre seguros e previdência complementar.
    Sobre seguros tudo ok....
    Agora previdência complementar  é dividido em Abertas e Fechadas( pensão)

    As abertas é regulamentada CNSP, com órgão executivo SUSEP
    As fechadas é regulamentada pelo CNPC ( Conselho nacional previdência complementar ) , com órgão executor PREVIC
    Então, quando fala sobre função privativa falsifica a questão.

    E no final sobre "exclusivamente" executiva referindo a função do SUSEP, Falsificou.
  • O "exclusivamente" que torna errado a questão, é que além da SUSEP ter atribuições executivas, o PREVIC também possui, visto que a questão aborta também o tema previdência complementar, e, pelo que deu a entender, abrange tanto previdência aberta, quanto fechada.

  • A edição de atos regulamentares é função do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), competindo à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) atribuições executivas e supervisoras.

  • Senhores, é só fazer uma analogia ao BACEN, o BACEN em termos do CMN regula o SFN através das suas circulares, porque a SUSEP também não o poderia fazer em termos de CNSP. é so. Abraço e Vamos passar!!!!

  • ERRADA

    A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e FISCALIZAÇÃO dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, entre as suas atribuições está prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.



  • Gabarito: ERRADO

    Erro da questão...
    A edição de atos regulamentares é função privativa do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), competindo à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) atribuições exclusivamente executivas.O SUSEP também é regulamentador, EX.:  ... Seguro, Previdência privada aberta, Capitalização e Resseguro. SPCR

    FFF- Foco,Força e Fé Amigos;

  • Amigos, 

    A questão está errada, isto porque a Susep não possui atribuições exclusivamente executivas, assim, apesar de a SUSEP possuir a qualidade de executora da política traçada pelo CNSP (cumprindo e fazendo cumprir as deliberações do CNSP), por vezes ela também disciplina.


    Um exemplo: É a SUSEP quem disciplina e acompanha os investimentos das seguradoras, resseguradoras, sociedades de capitalização e entidades privadas abertas (integrantes do Sistema Nacional de Seguros Privados).


    A informação pode ser conferida no site do Bacen.

  • Susep também fiscaliza e etc.

  • Atribuições do CNSP

    Fixar diretrizes e normas da política de seguros privados;

    Regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao Sistema Nacional de Seguros Privados, bem como a aplicação das penalidades previstas;

    Fixar as características gerais dos contratos de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro;

    Estabelecer as diretrizes gerais das operações de resseguro;

    Conhecer dos recursos de decisão da SUSEP e do IRB;

    Prescrever os critérios de constituição das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, com fixação dos limites legais e técnicos das respectivas operações;

    Disciplinar a corretagem do mercado e a profissão de corretor.

     

    Atribuições da SUSEP

    Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP;

    Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro;

    Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados;

    Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas à maior eficiência do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalização;

    Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem;

    Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado;

    Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas;

    Cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas;

    Prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.

     

     

  • O erro da questão está na palavra EXCLUSIVAMENTE.

  • A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.


ID
109123
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização. Em relação a esse órgão, considere as atribuições abaixo.

I - Cumprir e fazer cumprir as deliberações do Conselho Nacional de Seguros Privados.

II - Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização.

III - Regular e fiscalizar as operações de compra e venda de ações e títulos públicos realizadas no mercado balcão.

IV - Prover recursos financeiros para as sociedades do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização por meio de aporte de capital, quando necessário.

V - Disciplinar e acompanhar os investimentos das entidades do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas.

São atribuições da SUSEP APENAS

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Vamos Corrigir:

    I) CORRETO
    II) CORRETO
    III) FUNÇÃO DA CVM
    IV) BACEN
    V) CORRETO

    Obs: Lembrar que a SUSEP, é uma entidade Supervisora, e tem como Orgão normativo CNSP!!!


    Bons estudos... Contem comiigo...

    Qualquer dúvida...
  • Letra"D"
    Segundo a legislação em vigor, a SUSEP tem as seguintes atribuições:
    • Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP;
    • Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de
    capitalização e resseguro;

    Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados;
    • Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas à maior eficiência do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalização;
    • Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem;
    • Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado;

    Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas;
    Cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas

    • Prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.
    Grifei os três itens que estão no enunciado da questão e constituem atribuição da SUSEP. Com relação aos itens errados, esclareço que a função de regular e fiscalizar a compra e venda de ações apontada no item III cabe à CVM e não à SUSEP. Além disso, não é função da SUSEP prover recursos financeiros às sociedades participantes do sistema quando for necessário. Não é função também de Banco Central, como alguns podem ter pensado, uma vez que o BACEN só pode efetuar empréstimos a instituições financeiras e essas não são.
    Por fim, cabe uma última observação. Apesar de estar escrito que é atribuição da SUSEP disciplinar os investimentos das entidades, não creio que essa seja a melhor palavra, a mais adequada para representar aquilo que cabe, efetivamente, à SUSEP. Isto porque é o CMN que define como os recursos auferidos pelas entidades devem ser aplicados. No entanto, após ressaltar este ponto, não podemos deixar de dar crédito a esse item pois está dessa forma no site da instituição.
  • Os verbos galera...o macete são os VERBOS!! De cara eu já eliminei 3 alternativas com essa atribuição do CNSP que é REGULAR,  a SUSEP não tem o verbo REGULAR... ( alternativa a, b e c eliminadas)

    ATRIBUIÇÃO DO CNSP: Regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao Sistema Nacional de Seguros Privados, bem como a aplicação das penalidades previstas;

    Já em relação ao verbo PROVER, tem na SUSEP mas não é com essa atribuição, o certo seria PROVER os serviços de secretaria executiva do CNSP.

    avalie minha resposta..obrigada!

  • Superintendência de Seguros Privados - SUSEP -
    A SUSEP tem como competência a execução da política nacional de seguros privados e da fiscalização das seguradoras, das sociedades de capitalização, das entidades abertas de previdência privada e dos corretores de seguros.
    A SUSEP é vinculada a estrutura do Ministério da Fazenda e sua direção é exercida por um Conselho Diretor, composto por um Superintendente e quatro Diretores, nomeados pelo Presidente da República.
    Entre suas responsabilidades, destacam-se:
    * Fiscalizar as operações e atividades das sociedades seguradoras. de capitalização e entidades Abertas de previdência privada;
    * Aprovar limites de operações para as sociedades seguradoras, de acordo com o critério fixado pelo CNSP;
    * Analisar os pedidos de autorização para constituição, organização e funcionamento das sociedades seguradoras, de capitalização e entidades abertas de previdência privada, e encaminhá-los ao CNSP;
    * Regulamentar as operações de seguro, dos títulos de capitalização e das atividades das entidades abertas de previdência privada, de acordo com as diretrizes do CNSP;
    * Fixar as condições dos títulos de capitalização, de apólices, planos de operações e tarifas a serem utilizadas pelo mercado segurador nacional e pelo mercado nacional de capitalização;
    * Examinar e aprovar as condições de coberturas especiais, bem como fixar as taxas aplicáveis;
    * Proceder à liquidação das sociedades seguradoras, de capitalização e das entidades abertas de previdência privada que tiverem cassada sua licença para funcionar no País;
  • A Susep é o agente fiscalizador do mercado de seguro, previdência aberta e capitalização. Além disso, ela edita normas, mesmo que de caráter suplementar, para regular esse mercado.

    Não são apenas os Conselhos que editam normativos. As autarquias que efetuam a fiscalização também possuem a prerrogativa de editar normativos, fazem uma espécie de legislação complementar.

    Os itens I e II estão corretos. Pois falam de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.

    Já no item III está errado, pois fala de compra e venda de ações e a fiscalização dessas operações cabe à Comissão de Valores Mobiliários.

    No item IV , o Conselho Monetário Nacional é quem vai disciplinar a aplicação dos recursos e a Susep efetua a fiscalização da aplicação. Se a empresa estiver " mal das pernas" e quebrar, a Susep, em princípio, não fará nada. Item errado.

    No item V. Cabe a Susep disciplinar e acompanhar os investimentos. No entanto, a definição dos limites que devem ser investidos em cada ativo é função do Conselho Monetário Nacional. Item correto.

  • Item I -  Correto;

    Item II - Correto; 

    Item III - Errado, Atribuição da CVM

    Item IV - Errado. A Susep não provê recursos para as empresas dos mercados que supervisiona;

    Item V - Correto.


    Fonte: http://www.susep.gov.br/menu/a-susep/apresentacao

  • Atribuições da SUSEP

    1. Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP;

    2. Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro;

    3. Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados;

    4. Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas à maior eficiência do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalização;

    5. Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem;

    6. Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado;

    7. Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas;

    8. Cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas;

    9. Prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.

  • Atribuições do CNSP

    Fixar diretrizes e normas da política de seguros privados;

    Regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao Sistema Nacional de Seguros Privados, bem como a aplicação das penalidades previstas;

    Fixar as características gerais dos contratos de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro;

    Estabelecer as diretrizes gerais das operações de resseguro;

    Conhecer dos recursos de decisão da SUSEP e do IRB;

    Prescrever os critérios de constituição das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, com fixação dos limites legais e técnicos das respectivas operações;

    Disciplinar a corretagem do mercado e a profissão de corretor.

  • SUSEP: Controle e fiscalização do mercado de seguros, previdencia privada aberta, capitalização e resseguro.

    Pela SUSEP, sabemos sobre leis e normas de política de seguros privados; controle do Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP) e aplicação de penalidades. Na SUSEP é determinada características dos contratos de seguro e diretrizes do Resseguro. A SUSEP disciplina o mercado e os corretores.

    Fiscaliza, atua na proteção, zela pelos interesses, promove o aperfeiçoamento, estabilidade e zela pela liquidez. Disciplina, acompanha os investimentos, cumpri as deliberações da Companhia Nacional de Seguros Privados sendo sua secretária também!

    CNSP manda SUSEP.

    SUSEP controla SNSP.

  • LETRA D CORRETA

    Atribuições da SUSEP

    Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP; 

    Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro; 

    Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados; 

    Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas à maior eficiência do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalização; 

    Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem; 

    Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado; 

    Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas; 

    Cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas; 

    Prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.

  • Vejamos:

    I – Certo. Na sua função de entidade supervisora.

    II – Certo. Trata-se de atribuição da Susep.

    III – Errado. A regulação é atribuição do órgão normativo – CNSP.

    IV – Errado. Não é função do CNSP prover recursos financeiros.

    V – Certo.

    Resposta: D

  • Ivan Cavalcante e Beto Fernandes | Direção Concursos

    02/02/2021 às 22:48

    Vejamos:

    I – Certo. Na sua função de entidade supervisora.

    II – Certo. Trata-se de atribuição da Susep.

    III – Errado. A regulação é atribuição do órgão normativo – CNSP.

    IV – Errado. Não é função do CNSP prover recursos financeiros.

    V – Certo.

    Resposta: D

    Alguém concorda com o item três? Para mim seria CVM também.

  • Fui por eliminação, todas q tinha a 3 eliminei e a V me parecia mais com cara de susep

  • Fui por eliminação, todas q tinha a 3 eliminei e a V me parecia mais com cara de susep

  • Os itens I e II estão corretos. Pois falam de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.

    Já no item III está errado, pois fala de compra e venda de ações e a fiscalização dessas operações cabe à Comissão de Valores Mobiliários.

    No item IV , o Conselho Monetário Nacional é quem vai disciplinar a aplicação dos recursos e a Susep efetua a fiscalização da aplicação. Se a empresa estiver " mal das pernas" e quebrar, a Susep, em princípio, não fará nada. Item errado.

    No item V. Cabe a Susep disciplinar e acompanhar os investimentos. No entanto, a definição dos limites que devem ser investidos em cada ativo é função do Conselho Monetário Nacional. Item correto.


ID
114451
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O sistema securitário desenhado no Decreto-Lei n. 73/1966 visa a:

Alternativas
Comentários
  • Letra 'b'.Art.1ºDecreto-Lei n. 73/1966: Todas as operações de seguros privados realizados no País ficarão subordinadas às disposições do presente Decreto lei.
  • Essa questão está difícil de chegar no raciocínio feito pelo elaborador da prova.A alternativa 'b' é difícil de aceitar como verdadeira, pois somente existe um órgão regulador(CNSP) e uma entidade fiscalizadora(SUSEP, ambos atendem seguros privados e públicos. Assim, não exitia e não existe essa separação, ok.Assim, a melhor alternativa seria a letra 'a'.Assim, vamos aguardar o gabarito oficial, ok.Bons estudos. Favor avaliar meus comentários.
  • Olá, pessoal!

    Gabarito atualizado para "A".

    Bons estudos!

  • I - Cumprir e fazer cumprir as deliberações do Conselho Nacional de Seguros Privados. (CERTO)

    II - Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização.(CERTO)

    III - Regular e fiscalizar as operações de compra e venda de ações e títulos públicos realizadas no mercado balcão.(ERRADO) FUNÇÃO DA CVM

    IV - Prover recursos financeiros para as sociedades do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização por meio de aporte de capital, quando necessário.(ERRADO) NÃO TEM RESPONSABILIDADE DE PROVER RECURSOS...

    V - Disciplinar e acompanhar os investimentos das entidades do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas.(CERTO)


ID
114460
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Seguradoras são sociedades empresárias autorizadas a operar pela SUSEP com função socialmente relevante, razão pela qual no seu funcionamento ficam sujeitas a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra 'd'."O enunciado refere-se a “função socialmente relevante”, o que, para o examinador, justificaria somente a necessidade de submeter as seguradoras aos tais procedimentos cautelares".http://www.pontodosconcursos.com.br/professor.asp?prof=261&menu=professores&art=5124&idpag=1
  • A questão só deixa de ser a alternativa 'b', pelo seguinte informação dada pela questão: "função socialmente relevante".As sociedades seguradoras devem constituir-se sob a forma de sociedades Anônima. A sua legislação básica é a lei Lei nº 6.404/1976.Vejamos outros detalhes:A autorização para que as seguradoras possam operar é dada pelo Ministério da Fazenda, depois que um pedido é apresentado à Susep e submetido ao CNSP.
  • QUESTÃO SEM RESPOSTA. CONFUSA .NO MINIMO IMCOMPLETA. 
     

  • As seguradoras não estão submetidas à lei de falência e recuperação judicial.
  • QUE QUESTÃOZINHA HEIM. FALA SÉRIO!

  • São entidades constituídas sob a forma de sociedades anônimas, 

    DECRETO-LEI Nº 2.063, DE 7 DE MARÇO DE 1940.

    Art. 1º A exploração das operações de seguros privados será exercida. no território nacional, por sociedades anônimas, mútuas e cooperativas, mediante prévia autorização do Governo Federal.

    DECRETO N 60.459 / 1967 

    Art 48. Para os efeitos de constituição, organização e funcionamento das Sociedades Seguradoras, deverão ser obedecidas as condições gerais da legislação das sociedades anônimas, as estabelecidas pelo CNSP e, especialmente, as seguintes:


ID
114472
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A competência do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) em confronto com a da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) evidencia:

Alternativas
Comentários
  • CNSP:- orgão máximo- estabelece as diretrizes geraisSUSEP:- orgão inferior- orgão regulador- segue as diretrizes do CNSPBons estudos. Favor avaliar meus comentários.
  •  

    Atribuições do CNSP
    1. Fixar diretrizes e normas da política de seguros privados;
    ...
    Atribuições da SUSEP
    1. Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP;
    ...
    fonte: http://www.susep.gov.br/menususep/apresentacao_susep.asp
  • Veja Camilo,

     

    Info do site do órgão:

     

    A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, que também instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP, o IRB Brasil Resseguros S.A. - IRB Brasil Re, as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalização, as entidades de previdência privada aberta e os corretores habilitados. Com a edição da Medida Provisória nº 1940-17, de 06.01.2000, o CNSP teve sua composição alterada.

     

    É tida como sinônimo.


ID
316027
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os planos de previdência da modalidade Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) são regulamentados

Alternativas
Comentários
  • Olá.
    Gabarito (d)

    Liguemos logo PGBL e VGBL a planos abertos de previdência privada.
    A única alternativa que está de acordo é a SUSEP que é a fiscalizadora dos seguros, previdencia aberta e capitalização.
    Mas a questão tem um erro pois QUEM REGULAMENTA É O CNSP e QUEM FISCALIZA É A SUSEP.

    SUSEP:
    "é responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro, previdência privada aberta e capitalização."

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/ssp.asp

    CNSP:
    "Dentre as funções do CNSP estão: regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao SNSP" (Sistema Nacional de Seguros Privados)

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/cnsp.asp
  • Trata-se de uma espécie de aposentadoria privada aberta,portanto são regulamentadas pela SUSEP.
  •             SUPERITENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS (SUSEP)
    A Superintendência de Seguros Privados é o orgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização
  • Plano Gerador de Benefício Livre ou PGBL: é uma das modalidades de plano previdenciário privado adotada no Brasil. A principal característica do PGBL é a possibilidade de dedução das contribuições no calculo do imposto de renda, até um limite de 12% da renda total tributável;

    A Superintendência de Seguros Privados SUSEP: é o orgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização.

  • era a melhor resposta na falta do cnsp
    fcc adora misturar os verbos do cnsp e susep
  • Não entendi, quem regula não o CNSP? SUSEP fiscaliza e supervisiona... a resposta seria CNSP e não SUSEP.

  • Tanto o PGBL quanto o VGBL são regulamentados pela SUSEP, o que obriga a Seguradora a manter reservas suficientes para garantir os recursos de aposentadoria dos participantes. Não é possível trocar um plano PGBL por um VGBL ou vice-versa, mas você pode ter os dois planos simultaneamente para usufruir dos benefícios fiscais de ambos.

  • Concordo com você Camila Martins, porém como não tinha CNPC para marcar a alternativa mais próxima era a SUSEP.

    A questão Q36372 deixa claro que não é função da SUSEP regulamentar.

  • Franco Machado, o CNSP regula os que atuam com as atividades. ATENTEM-SE PELO 'DOS' NA RESPOSTA DELE.

    SUCESSO GENTE

  • LETRA D CORRETA

    Atribuições da SUSEP

    Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP; 

    Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro; 

    Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados; 

    Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas à maior eficiência do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalização; 

    Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem; 

    Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado; 

    Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas; 

    Cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas; 

    Prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.

  • Bem fácil, né? A única alternativa que nos trouxe um ente do Sistema Nacional de Seguros Privados é a D – Susep.

    Resposta: D


ID
317233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando as normas vigentes no Brasil relativas à contabilidade
das entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs),
julgue o item que se segue.

No intuito de assegurar maior transparência e precisão na divulgação de informações contábeis, as EFPCs são fiscalizadas e devem observar as normas contábeis editadas pelo Ministério da Fazenda, por intermédio do Conselho Nacional de Seguros Privados e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Alternativas
Comentários
  • "As EFPC devem observar as normas do CNPC e são fiscalizadas pela PREVIC." 

    Fonte: Amable Zaragoza - Estratégia Concursos.
  • Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) são operadoras de plano(s) de benefícios, constituídas na forma de sociedade civil ou a fundação, e sem fins lucrativos, estruturada na forma do artigo 35, da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, que tenha por objeto operar plano de benefício de caráter previdenciário. mais conhecida como “fundo de pensão". normas do CNPC e são fiscalizadas pela PREVIC

  • GABARITO:ERRADO

    EFPC (Entidade Fechada de Previdencia Complementar)

    ORGÃO NORMATIZADOR:CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complentar)

    ORGÃO FISCALIDADOR:PREVIC (Superintêndecia Nacional de Previdência Complentar)

    EAPC (Entidade Aberta de Previdência Complementar)

    ORGÃO NORMATIZADOR:CNSP( Conselho Nacional de Seguros Privados)

    ORGÃO FISCALIDADOR:SUSEP (Superintêndencia de Seguros Privados)

  • ERRADO

    Entidades Normativas determinam regras para o bom funcionamento do SFN. 

    • Conselho Monetário Nacional 

    • Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP)  

    • Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC)   


ID
701821
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As seguradoras também se preocupam com os riscos que as cercam por conta da possibilidade de um colapso no mercado ou, até mesmo, pela ocorrência simultânea de muitos sinistros.

Nesse sentido, para se aliviar parcialmente do risco de um seguro já feito, a companhia poderá contrair um novo seguro em outra instituição, através de uma operação denominada

Alternativas
Comentários
  • Resseguro
    - É o seguro da seguradora;
    - Transferência do risco (parcial ou total);
    Vale ainda revisar outros 2 pontos:
    Co-seguro
    - Quando 2 ou mais seguradoras distribuem entre si os riscos de determinada apólice, sem solidariedade entre elas.
    Retrocessão
    - É o seguro da resseguradora, que pode ser feito por uma resseguradora ou por uma seguradora local.
    *O co-seguro é realizado com a anuência do segurado, enquanto na operação de resseguro o cliente não tem conhecimento da situação.
  • Denomina-se resseguro à operação pela qual o segurador, transfere a outrem, total ou parcialmente, o risco assumido. Nessa operação, o segurador objetiva diminuir suas responsabilidades na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso, e cede a outro uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido. Simplistamente o resseguro é visto como um seguro do seguro.
  • GABARITO -  b

    Resseguro - Conhecido como o seguro dos seguros.
  • O Resseguro é aquele que a empresa vende o risco de um seguro. Quando a banca mencionou a palavra risco, ficou clara a assertiva pra mim.

  • O resseguro é o seguro da seguradora para cobrir riscos que ela assumiu perante os segurados e que não pode ou não deseja garantir sozinha. A seguradora que transfere parte de determinado risco ou mesmo uma carteira de riscos a um ressegurador cede (cessão de resseguro) parcela de responsabilidade que ela assumiu nas apólices de seguro. Muitas vezes, o ressegurador repassa parte das responsabilidades que aceitou para outro ressegurador ou mesmo para outra seguradora, numa operação de retrocessão.

     

  • LETRA B CORRETA

    resseguro é o seguro das seguradoras. É um contrato em que o ressegurador assume o compromisso de indenizar a companhia seguradora (cedente) pelos danos que possam vir a ocorrer em decorrência de suas apólices de seguro.

    Cessão e retrocessão

    A seguradora que transfere parte de determinado risco ou de uma carteira de riscos a um ressegurador cede parcela da responsabilidade que assumiu mediante contratos de seguros. É o que se chama “cessão de resseguro”.

    O ressegurador também dispõe do mecanismo da “retrocessão”, que repassa parte das responsabilidades que assumiu para outro ressegurador ou para companhias seguradoras locais, com o objetivo de proteger seu patrimônio. Nessa operação, são cedidos riscos, informações e parte do prêmio de seguro.

    Assim, temos basicamente 3 tipos de resseguradores:

    Local, que é aquele que deposita em conta corrente nacional sob fiscalização da Susep um montante mínimo de capital social, além de assumir certas características e condições de uma empresa nacional, impedindo, por exemplo, sua saída arbitrária do país caso nao cumpra os compromissos assumidos. A eles são garantidos os maiores limites técnicos, com os quais podem assumir um maior montante do excedente de determinada seguradora, bem como prioridade na oferta de um risco.

     

    Admitido, é um ressegurador com registro e empresa legalmente aberta no país, também com capital social depositado, porém em montante menor que o ressegurador local. A ele não é dado o direito de obrigatoriedade que possui o ressegurador local, ou seja, a seguradora que procura colocar o seu excedente em um ressegurador não tem a obrigatoriedade de consultar um ressegurador de classe admitido, como deve fazer junto aos resseguradores locais.

     

    Eventual, é o ressegurador que tem uma representação legal no Brasil, porém não possui capital social aqui depositado, embora tenha de cumprir uma série de exigências legais para que a sua operação seja permitida, por exemplo a solidez do grupo econômico ao qual é subordinado. Operações com resseguradores eventuais sofrem uma série de limitações impostas pela Susep.


  • A ocasião na qual uma seguradora contrata um seguro trata-se do resseguro.

    Resposta: B

  • Item B

    Resseguro

    É a operação que as seguradoras fazem para avaliar os riscos de outros seguros.

  • seguro dos seguro--reseguro


ID
997909
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Banestes
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A SUSEP editou a Circular nº 200, de 9 de setembro de 2002, que dispõe sobre a identificação de clientes e manutenção de registros, a relação de operações e transações que denotem indícios dos crimes previstos na Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, ou que com eles possam relacionar-se, a comunicação das operações financeiras e a responsabilidade administrativa de que trata aquela Lei. NÃO se sujeitam às obrigações previstas na referida Circular

Alternativas
Comentários
  • Circular nº 200, de 9 de setembro de 2002. Art. 2º Sujeitam-se às obrigações prevista nesta Circular, no que couber, as sociedades seguradoras, as sociedades de capitalização, as entidades abertas de previdência complementar, os corretores de seguros, os corretores de capitalização, os corretores de previdência complementar, os resseguradores locais, os escritórios de representação de resseguradores admitidos e as corretoras de resseguro.

  • Gabarito: letra E 

  • LETRA E CORRETA

    Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro no Distrito Federal, tendo atuação em todo o território nacional como entidade de fiscalização e supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas referidas entidades.

    PREVIC: FUNDOS E PENSÕES (FECHADAS)

    SUSEP: SEGURADORAS E CORRETORAS (ABERTAS)

  • Uma questão dessa não cai pra mim...


ID
1000504
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro, previdência privada aberta e capitalização. São atribuições da SUSEP, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Susep não faz as normas, quem normatiza é o CNSP.

    Portanto a questão A é a correta a se marcar.

  • Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) - autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda; é responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro, previdência privada aberta e capitalização. Dentre suas atribuições estão: fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP; atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro; zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados; promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados; promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição; zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado; disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas; cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas; prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP. Mais informações poderão ser encontradas no endereço: www.susep.gov.br

  • A CNSP é comparável ao CMN
    Da mesma forma que SUSEP é comparável ao BACEN

    Tendo essa ideia em mente:
    CNSP e CMN --->NORMATIZA
    SUSEPE e BACEN --->EXECUTA

    Gabarito : Letra A
    A SUSEPE atua na execução.


  • SUSEP: Controle e fiscalização do mercado de seguros, previdencia privada aberta, capitalização e resseguro.

    Pela SUSEP, sabemos sobre leis e normas de política de seguros privados; controle do Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP) e aplicação de penalidades. Na SUSEP é determinada características dos contratos de seguro e diretrizes do Resseguro. A SUSEP disciplina o mercado e os corretores.

    Fiscaliza, atua na proteção, zela pelos interesses, promove o aperfeiçoamento, estabilidade e zela pela liquidez. Disciplina, acompanha os investimentos, cumpri as deliberações da Companhia Nacional de Seguros Privados sendo sua secretária também!

    CNSP manda SUSEP.

    SUSEP controla SNSP.

  • LETRA A CORRETA

    Atribuições da SUSEP

    Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP; 

    Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro; 

    Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados; 

    Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas à maior eficiência do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalização; 

    Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem; 

    Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado; 

    Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas; 

    Cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas; 

    Prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.

  • A questão quer saber qual alternativa não se trata de atribuição da Susep.

    a) A normatização e regulação são atribuições do órgão normativo. Isto é, CNSP.

    b) Atribuição da Susep.

    c) Atribuição da Susep, sendo o órgão executor do SNSP.

    d) Atribuição da Susep. Perceba como são funções executivas.

    e) Atribuição da Susep, como entidade supervisora.

    Resposta: A


ID
1585060
Banca
Makiyama
Órgão
Banestes
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Fazenda. NÃO faz parte desse Conselho o(a):

Alternativas
Comentários
  •  Mais uma vez a banca pequena e fraca pede coisas doidas ...

     

    III - Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça;  (Redação dada pelo decreto nº 5.546, de 2005)

      IV – Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização – FENASEG;

      V – Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Capitalização – FENACOR;

      VI – Associação Nacional das Entidades Abertas de Previdência Privada – ANAPP

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2824.htm

    gab A

     

  • Questão desatualizada!

    O decreto de que se valeu a banca foi revogado e agora já não é mais essa a composição atual do CRSNSP.

    Decreto atual: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d10016.htm

    Composição atual: https://www.gov.br/fazenda/pt-br/orgaos/colegiados/crsnsp/institucional/estrutura

    -

    Em resumo são 5 conselheiros do Setor Público + 5 conselheiros das entidades representantes dos mercados regulados pela SUSEP


ID
1775353
Banca
IADES
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito da formalização de pedidos de alteração de estatuto, regulamento ou convênio de adesão junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO MPS/CGPC Nº 08

    Art. 5º A análise de requerimento para aprovação ou alteração de estatutos, regulamentos de planos de benefícios e convênios de adesão, encaminhados à Secretaria de Previdência Complementar, será realizada a partir do recebimento de toda a documentação prevista nos incisos do § 1º deste artigo, de acordo com o objeto de cada pleito, observada a legislação que rege a matéria.

     

    § 1º O requerimento deverá estar acompanhado dos seguintes documentos, quando se tratar de:

    (...)

    VI - alteração de regulamento de plano de benefícios:

    a) texto consolidado do regulamento pretendido, com as alterações propostas em destaque;

    b) quadro comparativo com texto vigente e texto proposto, com respectiva justificativa;

    c) parecer atuarial ou demonstrativo de resultados da avaliação atuarial, quando necessário;

    d) nota técnica atuarial, quando necessário;

    e) ata do órgão competente da entidade aprovando a alteração do regulamento;

    f) comprovação pela EFPC da ciência aos patrocinadores e instituidores do inteiro teor da proposta de alteração do respectivo regulamento e, quando for o caso, do parecer atuarial ou do demonstrativo de resultados da avaliação atuarial, e da nota técnica  manifestação expressa de eventual discordância, exceto no caso de patrocinadores sujeitos à Lei Complementar Nº 108, de 29 de maio de 2001, os quais deverão manifestar sua expressa concordância


ID
1775488
Banca
IADES
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No Brasil, desde 2002, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) está atuando para adequar os próprios instrumentos normativos e implementar efetivamente a supervisão baseada em riscos. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta as diretrizes de supervisão baseada em riscos que a SUSEP adotou com o objetivo de preservar a solvência e a capacidade econômico-financeira das entidades supervisionadas. 

Alternativas
Comentários
  • LETRA A CORRETA

    Atribuições da SUSEP

    Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP; 

    Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro; 

    Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados; 

    Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas à maior eficiência do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalização; 

    Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem; 

    Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado; 

    Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas; 

    Cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas; 

    Prover os serviços de Secretaria Executiva do CNSP.


ID
1878577
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Entre os principais agentes “intermediários” participantes do mercado de capitais brasileiro estão, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • As companhias abertas, por exemplo, necessitam de recursos financeiros para realizar investimentos produtivos, tais como: construção de novas plantas industriais; inovação tecnológica; expansão da capacidade; aquisição de outras empresas ou mesmo o alongamento do prazo de suas dívidas. Os investidores, por outro lado, possuem recursos financeiros excedentes, que precisam ser aplicados de maneira rentável e valorizar-se ao longo do tempo, contribuindo para o aumento de capital do investidor.

     

    Em geral, os intermediários financeiros se associam, em consórcios, num esforço para vender todos os títulos ou valores mobiliários emitidos pela companhia. A colocação inicial desses títulos ou valores mobiliários se dá no chamado mercado primário, onde as ações e/ou debêntures, por exemplo, são vendidas pela primeira vez e os recursos financeiros obtidos são direcionados para a respectiva companhia.

     

    Atuam como intermediários no mercado de balcão organizado não somente as corretoras de valores, mas também outras instituições financeiras, como bancos de investimento e distribuidoras de valores. Além das ações, outros valores mobiliários são negociados em mercados de balcão organizado, tais como debêntures, cotas de fundos de investimento imobiliário, fundos fechados, fundos de investimento em direitos creditórios - FIDCs, certificados de recebíveis imobiliários - CRIs, entre outros.

     

     

    http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Entendendo_mercado_valores.html

  • companhias abertas. NÃO são intermediárias. 

    Elas são as pontas ou compra ou vende.

  • Companhias abertas emitem o titulo e negociam diretamente com os investidores, sem passar por intermediários


ID
2135560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das competências e atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil (BCB), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), julgue o próximo item.

A PREVIC é responsável por autorizar a movimentação e liberação de bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia das reservas técnicas e do capital vinculado das sociedades seguradoras.

Alternativas
Comentários
  • Art 36. Compete à SUSEP, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP, como órgão fiscalizador da constituição, organização, funcionamento e operações das Sociedades Seguradoras:

     

    a) processar os pedidos de autorização, para constituição, organização, funcionamento, fusão, encampação, grupamento, transferência de contrôle acionário e reforma dos Estatutos das Sociedades Seguradoras, opinar sôbre os mesmos e encaminhá-los ao CNSP;

    b) baixar instruções e expedir circulares relativas à regulamentação das operações de seguro, de acôrdo com as diretrizes do CNSP;

    c) fixar condições de apólices, planos de operações e tarifas a serem utilizadas obrigatòriamente pelo mercado segurador nacional;

    d) aprovar os limites de operações das Sociedades Seguradoras, de conformidade com o critério fixado pelo CNSP;

    e) examinar e aprovar as condições de coberturas especiais, bem como fixar as taxas aplicáveis; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 296, de 1967)

    f) autorizar a movimentação e liberação dos bens e valôres obrigatòriamente inscritos em garantia das reservas técnicas e do capital

    vinculado;

     

     

    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0073compilado.htm

  • A SUSEP é responsável por autorizar a movimentação e liberação de bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia das reservas técnicas e do capital vinculado das sociedades seguradoras.

    Susep fiscaliza e supervisiona os mercados de seguro, resseguro, capitalização e previdência complementar aberta. 

  • ERRADA

    Seria SUSEP autorizara a movimentação e liberação de bens e valores da sociedade seguradora.

  • é papel da susep

  • E PREVIC É:

    PREVIC é a Superintendência Nacional de Previdência Complementar, entidade vinculada ao Ministério da Previdência Social e que assumirá o papel da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) na fiscalização e supervisão dos fundos de pensão.

    http://sebraeprevidencia.com.br/entenda-o-que-e-a-previc/

  • a PREVIC esta ligada agora ao MINISTERIO DA FAZENDA.

  • AJUDA EM ALGUMAS QUESTÕES?

    PREVIC : FUNDOS E PENSÕES  

    SUSEP: SEGURADORAS E CORRETORAS

  • Principais atribuições da Previc

    As principais competências da Previc, segundo o Decreto nº 8.992, de 20 de fevereiro de 2017, são:

     

    I - proceder à fiscalização das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e das suas operações;

     

    II - apurar e julgar as infrações e aplicar as penalidades cabíveis;

     

    III - expedir instruções e estabelecer procedimentos para a aplicação das normas relativas à sua área de competência;

     

    IV - autorizar: a constituição e o funcionamento das entidades fechadas de previdência complementar e a aplicação dos respectivos estatutos e dos regulamentos de planos de benefícios; as operações de fusão, cisão, incorporação ou qualquer outra forma de reorganização societária, relativas às entidades fechadas de previdência complementar; a celebração de convênios e termos de adesão por patrocinadores e instituidores e as retiradas de patrocinadores e instituidores; e as transferências de patrocínio, grupos de participantes e assistidos, planos de benefícios e reservas entre entidades fechadas de previdência complementar;

     

    V - harmonizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar com as normas e as políticas estabelecidas para o segmento;

     

    VI – decretar intervenção e liquidação extrajudicial das entidades fechadas de previdência complementar e nomear interventor ou liquidante, nos termos da lei;

     

    VII - nomear administrador especial de plano de benefícios específico, podendo atribuir-lhe poderes de intervenção e liquidação extrajudicial, na forma da lei;

     

    VIII - promover a mediação e a conciliação entre entidades fechadas de previdência complementar e entre as entidades e seus participantes, assistidos, patrocinadores ou instituidores, bem como dirimir os litígios que lhe forem submetidos na forma da Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996;

     

    IX - enviar relatório anual de suas atividades ao Ministério da Fazenda e, por seu intermédio, ao Presidente da República e ao Congresso Nacional; e adotar as providências necessárias ao cumprimento de seus objetivos.

     

     

    http://www.previc.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/copy_of_a-previc-1

  •  

    A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro no Distrito Federal, tendo atuação em todo o território nacional como entidade de fiscalização e supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas referidas entidades.

     

    http://www.previc.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/copy_of_a-previc-1

  • A questão troca os papéis de PREVIC e SUSEP.

     

    Atente-se à palavra-chave!

     

    Sociedades Seguradoras é caso de SUSEP!

  • SUSEP!

  • Gab Errado

     

    Resumo

    A SUSEP é responsável por autorizar a movimentação e liberação de bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia das reservas técnicas e do capital vinculado das sociedades seguradoras. A Susep também fiscaliza e supervisiona os mercados de seguro, resseguro, capitalização e previdência complementar aberta. Olhem o Art. 36, Alínea F



    Bons estudos.

  • Gabarito: Errado

    macete que aprendi com os comentários do QC

    SUSEP -> Seguros Privados

    PREVIC -> Previdência Complementar

    PREVIC : FUNDOS E PENSÕES  

    SUSEP: SEGURADORAS E CORRETORAS


ID
2183578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das competências e atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil (BCB), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), julgue o próximo item.

A PREVIC é responsável por autorizar a movimentação e liberação de bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia das reservas técnicas e do capital vinculado das sociedades seguradoras.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO-LEI Nº 73

    Art 36. Compete à SUSEP, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP, como órgão fiscalizador da constituição, organização, funcionamento e operações das Sociedades Seguradoras:

    f) autorizar a movimentação e liberação dos bens e valôres obrigatòriamente inscritos em garantia das reservas técnicas e do capital vinculado;

  • ERRADO


    PREVIC : FUNDOS E PENSÕES  

    SUSEP: SEGURADORAS E CORRETORAS

  • susep

     

  • A previc cuida da previdencia fechada do banco do brasil

    a susep cuida de seguradoras etc.


ID
2183584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das competências e atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil (BCB), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), julgue o próximo item.

À SUSEP compete decretar a intervenção e liquidação extrajudicial de entidade fechada de previdência complementar, bem como nomear interventor ou liquidante.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.154

    Art. 2o  Compete à Previc:

    VI - decretar intervenção e liquidação extrajudicial das entidades fechadas de previdência complementar, bem como nomear interventor ou liquidante, nos termos da lei;

  • À SUSEP compete decretar a intervenção e liquidação extrajudicial de entidade fechada ABERTA de previdência complementar, bem como nomear interventor ou liquidante.

    No mercado fechado quem:

    regula é a CNPC

    Fiscaliza é a Previc

     

    No mercado Aberto quem:

    Regula é CNSP

    Supervisiona é a Susep

  • ERRADO


    PREVIC : FUNDOS E PENSÕES  

    SUSEP: SEGURADORAS E CORRETORAS

  • Previc = fechada pra eles - banco do brasil

  • As entidades de previdência estão sujeitas à liquidação compulsória. Melhor dizendo, caso tal entidade esteja em situação crítica, antes mesmo dela falir, a PREVIC irá intervir com uma liquidação extrajudicial – utilizando o patrimônio da entidade para quitar suas dívidas e evitar prejuízo aos seus credores e demais envolvidos.

    Resposta: Certo


ID
2183608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às normas aplicáveis às entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), julgue o próximo item.

A definição do plano de aplicação de recursos é uma das competências do conselho fiscal.

Alternativas
Comentários
  • A definição da política de investimentos é competência do Conselho Deliberativo, mediante proposta da Diretoria Executiva.

    Resolução CMN nº 3.792/09:

    Art. 16. A EFPC deve definir a política de investimento para a aplicação dos recursos de cada plano por ela administrado.

    § 1º A política de investimento de cada plano deve ser elaborada pela Diretoria Executiva e aprovada pelo Conselho Deliberativo da EFPC antes do início do exercício a que se referir.

  • Pessoal, geralmente os conselhos fiscais julgam o que ja foi feito ou aprovado por outro setor/órgão...

    tomando por exemplo o tribunal de contas, julga as contas do governo...

    Agora, existem as demandas internas que são julgadas por eles mesmos...


ID
2451967
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação à estrutura do Sistema Financeiro Nacional coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.

( ) O Conselho Monetário Nacional é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional.

( ) Vinculados ao Conselho Monetário Nacional, como órgãos normativos do Sistema Financeiro Nacional, encontram-se o Banco Central da Brasil e o Conselho Nacional de Seguros Privados.

( ) A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão executivo do Conselho Monetário Nacional e atua como fiscalizador do mercado financeiro.

( ) Ao Conselho Nacional de Gestão de Previdência Complementar cabe julgar, em última instância, os recursos interpostos contra as decisões da Secretaria de Previdência Complementar.

( ) O Conselho Monetário Nacional, o Conselho Nacional de Seguros Privados e o Conselho de Gestão de Previdência Complementar fazem parte do Subsistema de Intermediação do Sistema Financeiro Nacional.

Alternativas
Comentários
  • ( CORRETO) O Conselho Monetário Nacional é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional.

    ( NÃO SÃO VINCULADOS A CMN ) Vinculados ao Conselho Monetário Nacional, como órgãos normativos do Sistema Financeiro Nacional, encontram-se o Banco Central da Brasil e o Conselho Nacional de Seguros Privados.

    ( O PRINCIPAL EXECUTIVO É O BACEN) A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão executivo do Conselho Monetário Nacional e atua como fiscalizador do mercado financeiro.

    ( CORRETO) Ao Conselho Nacional de Gestão de Previdência Complementar cabe julgar, em última instância, os recursos interpostos contra as decisões da Secretaria de Previdência Complementar.

    (NÃO SÃO DO SUBSISTEMA ) O Conselho Monetário Nacional, o Conselho Nacional de Seguros Privados e o Conselho de Gestão de Previdência Complementar fazem parte do Subsistema de Intermediação do Sistema Financeiro Nacional.


ID
2765956
Banca
IADES
Órgão
IGEPREV-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação à Superintendência Nacional de Previdência Complementar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro no Distrito Federal, tendo atuação em todo o território nacional como entidade de fiscalização e supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas referidas entidades.

  • LETRA E CORRETA


    Superintendência Nacional de Previdência Complementar


    Por mais que tenha esse nome, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar tem a sigla PREVIC. Por favor não confunda com a PREVI, que é o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil - que aliás é fiscalizado pela PREVIC.


    A expressão Fundo de Pensão é uma forma mais fácil de designar as Entidades Fechadas de Previdência Complementar. De fato, a PREVIC funciona exclusivamente para fiscalizar e executar as normas do CNPC relativas a fundos de pensão. Portanto, se tentarem ligar a PREVIC a qualquer coisa que não seja "fundos de pensão" (ou "Entidades Fechadas de Previdência Complementar" - que é a mesma coisa), está errado. PREVIC é só fundo de pensão, assim como CNPC.


    Uma das coisas importantes dentro da legislação da PREVIC que é peculiar e pode ser perguntado é que, segundo a lei, é função da PREVIC harmonizar as atividades das EFPC com as políticas de desenvolvimento. De fato, esse não parece o propósito dos fundos de pensão (cuja principal finalidade é pagar a aposentadoria pros contribuintes), mas, provavelmente por algum motivo político, na hora da criação da lei colocaram isso.


    Lembrando que, por mais que o CNPC controle as atividades relativas a Previdência Privada, as aplicações do dinheiro em posse das EFPC são regidas pelo CMN, já que é uma funcionalidade financeira (e qualquer ação financeira é regida pelo CMN).

  • Questão desatualizada! Está vinculada ao Ministério da Economia.
  • gabarito: E

     

    De acordo com o próprio site da Previc: "A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro no Distrito Federal, tendo atuação em todo o território nacional como entidade de fiscalização e supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas referidas entidades."

     

    fonte: http://www.previc.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/copy_of_a-previc-1

     

    Bons estudos e Fé em Deus!

     

     

  • Gabarito: E

    A - Vinculada ao Ministério da Economia

    B - Cumpre as normas do CNPC

    C - Só fiscaliza as entidades fechadas. As abertas são fiscalizadas pela SUSEP

    D - É uma Autarquia vinculada ao Ministério da Economia 

    #ConcurseiroLive

  • Consiste em uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, com autonomia e patrimônio próprio, responsável pela fiscalização das atividades dos fundos de pensão.

  • Questão já duplamente desatualizada!

    Atualmente é vinculada ao mais recente (reativado) Ministério do Trabalho e Previdência Social.

    Pode ser conferido numa portaria expedida hoje!

    https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-previc-n-845-de-20-de-dezembro-de-2021-369778245

    Órgão: Ministério do Trabalho e Previdência/Superintendência Nacional de Previdência Complementar/Diretoria de Licenciamento


ID
2765962
Banca
IADES
Órgão
IGEPREV-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Entre os operadores do Sistema Financeiro Nacional (SFN), incluem-se as entidades fechadas de previdência complementar. Acerca dessas entidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro no Distrito Federal, tendo atuação em todo o território nacional como entidade de fiscalização e supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas referidas entidades.

  • Se você entende bem a estrutura do S.F.N descarta logo  B,C,D,E

     

    B=(sociedades seguradoras ERRADO)= Elas visam fins lucrativos,bancos comerciais, os fundos de pensão não visam o lucro.

     

    C= (Classificam-se como órgãos normativos do SFN ERRADO).= A classificação correta dentro da estrutura do S.F.N seria Órgãos Operadores.

     

    D=(São responsáveis pela autorização de funcionamento e supervisão das empresas de previdência privada fechada. ERRADO) Ta estampado, quem regula é o CNPC E PREVIC

     

    E= (Regem-se pelas normas expedidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). ERRADO) Regulação: CNPC E PREVIC. Quem aplica as políticas públicas é o SPPC. Secretaria de Políticas de Previdência Complementar

     

    Foi útil? curte ai hehe

     

  • Gab A

    Operadores--CVM

    °Bolsas de Mercadorias e de Futuros

    °Bolsas de Valores

    Operadores--Susep

    °Sociedades Seguradoras

    °Sociedades de Capitalização

    °Entidades Abertas de Previdência Complementar

    Operadores--PREVIC (Gab)

    °Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Fundos de Pensão)

    Operadores-Liquidação e Custódia

    °SELIC

    °CETIP

    °Caixas de Liquidação e Custódia

  • A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro no Distrito Federal, tendo atuação em todo o território nacional como entidade de fiscalização e supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas referidas entidades.

    fonte: bacen

  • Daí a importância de conhecer a estrutura do SFN.

  • A

    São supervisionadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)


ID
3903184
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

De acordo com orientações da Susep custos de aquisição são gastos ligados à celebração ou renovação de contratos de seguro, previdência complementar aberta, capitalização e resseguro. Entre os gastos com custos de aquisição abaixo, assinale a opção que apresenta aqueles que são passíveis de diferimento.

Alternativas

ID
3903226
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Para cada provisão técnica aplicável aos Resseguradores Locais, deve ser mantida documentação atualizada, mensalmente, contendo os controles analíticos, à disposição da Susep.

Relacione a Provisão Técnica descrita, na primeira coluna, com a obrigação de sua constituição, na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção CORRETA.


1. PPNG
2. PSL
3. PDR
4. PET
5. IBNR


( ) Deverá ser constituída para garantir os valores destinados à distribuição de excedentes decorrentes de superávit técnico na operacionalização de seus contratos, caso haja sua previsão contratual.

( ) Deverá ser constituída para a cobertura dos valores a pagar relativos a sinistros e despesas a ocorrer, ao longo dos prazos a decorrer, referentes aos riscos assumidos na data-base de cálculo.

( ) Deverá ser constituída para a cobertura dos valores a liquidar relativos a sinistros ocorridos e não avisados até a data-base de cálculo, brutos das operações de retrocessão.

( ) Deverá ser constituída para a cobertura dos valores esperados relativos a despesas relacionadas a sinistros.

( ) Deverá ser constituída para a cobertura dos valores a liquidar relativos a sinistros avisados até a data-base de cálculo, brutos das operações de retrocessão.


A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
3903280
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Entre as entidades apresentadas nos itens abaixo, identifique aquelas que não são supervisionadas pela Susep e assinale a opção CORRETA.


I. Entidades fechadas de previdência complementar.

II. Seguradoras.

III. Sociedades de capitalização.

IV. Resseguradoras locais.

V. Entidades abertas de previdência complementar.

VI. Previdências mantidas por Estados e Municípios para seus servidores.


Estão CORRETOS apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por entidades supervisionadas as sociedades seguradoras, as entidades abertas de previdência privada, as sociedades de capitalização e os resseguradores locais.

    No caso seria II, III e IV


ID
3912277
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As atividades das entidades supervisionadas pela Susep estão associadas a um elevado grau de risco.

Relacione a natureza do risco descrita na primeira coluna, com sua definição, na segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA.



1. Risco de Subscrição
2. Risco de Mercado
3. Risco Legal
4. Risco de Crédito
5. Risco Operacional



( ) Possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou decorrentes de fraudes ou eventos externos, incluindo-se o risco legal e excluindo-se os riscos decorrentes de decisões estratégicas e à reputação da instituição.

( ) Possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento, pelo tomador ou contraparte, das suas respectivas obrigações financeiras nos termos pactuados, e/ ou da desvalorização dos recebíveis decorrente da redução na classificação de risco do tomador ou contraparte.

( ) Possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de flutuações dos mercados financeiros, que causam mudanças na avaliação econômica de ativos e passivos das supervisionadas.

( ) Possibilidade de ocorrência de perdas decorrentes de multas, penalidades ou indenizações resultantes de ações de órgãos de supervisão e controle, bem como perdas decorrentes de decisão desfavorável em processos judiciais ou administrativos.

( ) Possibilidade de ocorrência de perdas que contrariem as expectativas da supervisionada, associadas, diretamente ou indiretamente, às bases técnicas utilizadas para cálculo de prêmios, contribuições, quotas e provisões técnicas.



A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Risco de subscrição: possibilidade de ocorrência de perdas que contrariem as expectativas da sociedade supervisionada, associadas, diretamente ou indiretamente, às bases técnicas e atuariais utilizadas para cálculo de prêmios, contribuições e provisões técnicas, decorrentes das operações das sociedades supervisionadas. (Resolução CNSP nº 280/13).

    Risco de mercado: possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de flutuações dos mercados financeiros, que causam mudanças na avaliação econômica de ativos e passivos das sociedades supervisionadas. (Resolução CNSP nº 317/14).

    Risco legal: possibilidade de ocorrência de perdas decorrentes de multas, penalidades ou indenizações resultantes de ações de órgãos de supervisão e controle, bem como perdas decorrentes de decisão desfavorável em processos judiciais ou administrativos. (Resolução CNSP nº 283/13).

    Risco de crédito: possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento, pelo tomador ou contraparte, das suas respectivas obrigações financeiras nos termos pactuados, e/ou da desvalorização dos recebíveis decorrente da redução na classificação de risco do tomador ou contraparte. (Resolução CNSP nº 228/10).

    Risco operacional: possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou decorrentes de fraudes ou eventos externos, incluindo-se o risco legal e excluindo-se os riscos decorrentes de decisões estratégicas e à reputação da instituição. (Resolução CNSP nº 283/13)

     

    A sequência é: 5, 4, 2, 3 e 1

     

    Gabarito: B

  • B

    5, 4, 2, 3, 1.