SóProvas



Questões de Exame Físico


ID
188878
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das etapas da consulta de enfermagem é o exame físico. Neste procedimento, o enfermeiro deverá realizar, APENAS, as seguintes fases:

Alternativas
Comentários
  • 1. Inspeção - É o ato de observar e inspecionar. É um método em que se utiliza o sentido da visão na avaliação do aspecto, cor, forma, tamanho e movimento das diversas áreas corporais. A inspeção pode ser estática, quando é realizada como o paciente em repouso, ou dinâmica, na qual o examinador observa os movimentos corporais do paciente e as alterações decorrentes dos mesmos.
    2. Palpação É a utilização do sentido do tato com o objetivo de explorar a superfície corporal - palpação superficial - e os órgãos internos - palpação profunda.
    3. Percussão É o golpeamento leve de uma área a ser pesquisada, utilizando-se a parte ulnar dos dedos: percussão dígito-digital percussão com a borda cubital da mão ou com instrumento próprio, originando sons vibratórios.
    4. Ausculta Consiste na aplicação do sentido da audição para ouvir sons ou ruídos produzidos pelos órgãos. Esses sons são decorrentes da vibração das estruturas entre sua origem e a superfície corporal.
  • Gabarito:


    E) inspeção, ausculta, palpação e percussão.






ID
393919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que o processo de enfermagem, também conhecido
como metodologia de assistência, consiste em um conjunto de ações
sistematizadas e holísticas empregado com a finalidade de melhorar
a assistência prestada ao indivíduo, à família e à comunidade,
julgue os itens seguintes.

Na palpação, uma das técnicas empregadas no exame físico, o enfermeiro utiliza o tato (parte superficial) e a pressão (parte mais profunda) em busca de modificações do segmento avaliado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito


    CERTO


    PALPAÇÃO: É a utilização do sentido do tato com o objetivo de explorar a superfície corporal (palpação superficial) e os órgãos internos (palpação profunda).


    A Palpação confirma dados da inspeção e permite a obtenção de novos indícios como:


    ·      Alteração da textura

    ·      Tamanho

    ·      Forma

    ·      Consistência

    ·      Movimento

    ·      Sensibilidade (tátil, térmica e dolorosa)

    ·      Elasticidade

    ·      Temperatura

    ·      Posição e características de cada órgão

    ·      Resistência muscular

    ·      Presença de massas



  • Na palpação pode-se observar TB a presença de fremitos

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
518023
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o exame físico do tórax o enfermeiro, na avaliação do sistema cardiovascular, utiliza técnicas básicas como:

I. Palpação
II. Inspeção
III. Investigação
IV. Ausculta
V. Histórico

Alternativas

ID
758644
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico requer do enfermeiro um conhecimento amplo para que, através das diferentes técnicas, seja alcançado o objetivo de identifcar sinais normais e anormais nos sistemas biológicos.No exame correspondente ao sistema neurológico podem ser realizados algumas provas específcas, EXCETO:


Alternativas
Comentários
  • - Borborigmo: ruído da passagem de gases ou líquidos pelos segmentos do intestino.


    Prova de Brudzinski: médico faz uma flexão forçada da cabeça do paciente, apoiando em seu tórax; e positivo quando o paciente flete os membros.

    - Prova de Kernig: paciente com a coxa e com a perna de um lado flexionados e em decúbito dorsal; o médico estende sua perna e se o paciente fletir a outra perna, é positivo.

    - Prova de Laségue: paciente em decúbito dorsal; médico eleva separadamente seus MMII; é positivo se o paciente sentir dor.

    - Prova de Lewinson: avalia se o paciente toca o tórax com o mento sem abrir a boca.

    - Prova de Patrik: paciente em decúbito dorsal; pernas formando um 4; médico força contra a cama o joelho fletido e o tornozelo; é positivo se o paciente referir dor.

     

  • Sinal de Kerning (flexão da perna sobre a coxa e desta sobre a bacia ao se elevar o tronco, quando em decúbito dorsal); 

    Prova de Kernig: O paciente fica em decúbito dorsal, com a coxa fletida em ângulo reto sobre a bacia, e com a perna sobre a coxa. O médico estende sua perna. Se o paciente fletir a outra perna, e sentir dor no trajeto do nervo ciático, é positivo. Pensar em meningite, hemorragia subaracnóidea e radiculopatia ciática.

    Prova de Laségue: Com o paciente em  decúbito dorsal, o médico eleva separadamente seus membros superiores. É positivo se o paciente sentir dor na face posterior do membro examinado a cerca de 30° de elevação.

    Prova de Lewinson: Avalia se o paciente toca o tórax com o mento sem abrir a boca.

    Borborigmo: ruído da passagem de gases ou líquidos pelos segmentos do intestino.
  • Gabarito:


    B) Prova de borborigmo


ID
762937
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo de enfermagem é uma abordagem de resolução de problemas deliberada para atender às necessidades de cuidado de saúde e de enfermagem de uma pessoa. Segundo Brunner, o exame físico está incluído em qual etapa deste processo?

Alternativas

ID
919459
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere ao sistema digestório, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão, uma vez em que primeiro fazemos a inspeção, para depois fazermos a ausculta, percussão e palpação. 

  • Fui pela lógica da alternativa mais errada (e). Mas a alternativa (d) também está incorreta, pois a ordem na avaliação abdominal sempre é a inspeção, ausculta, percussão e palpação!

  • Não gostei da questão. Anula.


ID
1011742
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico de um paciente com distúrbios cardiovasculares inclui entre outras coisas, a inspeção da aparência geral, monitoramento da PA e do pulso, ausculta do coração, do pulmão e palpação do abdome.

Na palpação abdominal, o refluxo hepatojugular é um achado importante e pode ser demonstrado

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    http://semiologiamedica.blogspot.com.br/2013/07/refluxo-hepatojugular.html

  • O refluxo hepatojugular pode ser um teste útil nos pacientes com IC direita. Este teste é realizado com o paciente na posição semi-sentada com o tórax em ângulos de 45 graus em relação ao plano horizontal. Ela consiste na compressão do hipocôndrio direito do paciente por 30 a 60 segundos, gerando um aumento da turgência ou da coluna de sangue na jugular do mesmo.. O refluxo hepatojugular é confirmado se a altura das veias do pescoço aumentar por, pelo menos, 1 cm e o aumento permanecer durante todo o período de compressão.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.


  • Gabarito:


    A) pressionando- se firmemente o quadrante superior direito do abdome por 30 a 60 segundos, ocasionando um aumento de 1 cm ou mais na pressão venosa jugular.


    BIZU: Divdir o ABD em 4 quadrantes,lembrar que o figado está localizado no quadrante superior direito (QSD).

  • Pressiona o QSD

    Só uma obs: SE o paciente apresenta dor ou problema no fígado pode-se fazer a palpação no mesogastrico que é o mais indicado.


ID
1125082
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se os sinais vitais, julgue a assertiva abaixo:

O carotídeo é o pulso mais comumente auscultado. O pulso normal é localizado em vez de difuso. Ambas as artérias carótidas devem ser iguais na frequência, ritmo e força, devendo ser igualmente elásticas. As pulsações diminuídas ou desiguais podem indicar aterosclerose ou doença do arco aórtico.

Alternativas
Comentários
  • O pulso carotídeo é o pulso sentido na artéria carótida que se localiza de cada lado do pescoço. Posicionam-se os dedos sem pressionar muito para não comprimir a artéria e impedir a percepção do pulso. Do ponto de vista prático, a artéria radial e carótida são mais fáceis para a localização do pulso. Cada batimento cardíaco gera uma onda de pressão que é transmitida para as artérias em todo o organismo, logo o pulso corresponde aos batimentos cardíacos. O controle do pulso pode ser feito nas artérias radial, femoral, braquial, carotídea, poplítea e pediosa. Segundo Celmo Celeno Porto, o pulso normal varia entre 60 a 100bpm. A avaliação dos pulsos arteriais periféricos compreende a pesquisa de um conjunto de parâmetros: frequência, ritmo, amplitude e regularidade. Quanto ao volume deve ver se está forte, mediano ou fraco e não está relacionado ao número de pulsações por minuto, ele pode estar forte e o paciente ser bradicárdico. O ritmo é outro parâmetro. O paciente pode estar com o pulso fraco e ser rítmico ou arrítmico. Comparar com a Artéria Homóloga. Averigua-se a igualdade ou desigualdade dos pulsos, palpando simultaneamente as artérias periféricas homólogas. Pode ocorrer desigualdade em casos como: dissecção de aorta, coarctação de aorta, ou insuficiência arterial aguda, logo só não haverá igualdade entre pulsos em caso de alguma patologia. Resposta CERTO. Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.
  • Pulso nome que se dá a dilatação pequena e sensível das artérias produzido pela corrente circulatória. Toda vez que 0 sangue é lançado do ventrículo esquerdo para a aorta, a pressão e o volume provocam oscilações ritmadas em toda a extensão da parede arterial evidenciados quando se comprime moderadamente a artéria contra uma estrutura dura.Pulso nome que se dá a dilatação pequena e sensível das artérias produzido pela corrente circulatória. Toda vez que 0 sangue é lançado do ventrículo esquerdo para a aorta, a pressão e o volume provocam oscilações ritmadas em toda a extensão da parede arterial evidenciados quando se comprime moderadamente a artéria contra uma estrutura dura.

  • Gabarito:


    CERTO




ID
1125085
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se os sinais vitais, julgue a assertiva abaixo:

A ausculta do pulso carotídeo é importante para avaliação de pessoas de meia-idade, idoso ou em clientes com suspeita de doença vascular cerebral manifestada por obstrução da artéria carótida. À medida que o sangue atravessa a parte estreitada, cria-se uma turbulência, gerando um som de sopro ou assobio, chamado de ruído.

Alternativas
Comentários
  • Cada batimento cardíaco gera uma onda de pressão que é transmitida para as artérias em todo o organismo, logo o pulso corresponde aos batimentos cardíacos. O controle do pulso pode ser feito nas artérias radial, femoral, braquial, carotídea, poplítea e pediosa. O pulso carotídeo é o pulso sentido na artéria carótida que se localiza de cada lado do pescoço. Posicionam-se os dedos sem pressionar muito para não comprimir a artéria e impedir a percepção do pulso. Do ponto de vista prático, as artérias radial e carótida são mais fáceis para a localização do pulso. A avaliação dos pulsos arteriais periféricos compreende a pesquisa de um conjunto de parâmetros: frequência, ritmo, amplitude e regularidade. Quanto ao volume deve ver se está forte, mediano ou fraco e não está relacionado ao número de pulsações por minuto. Ele pode estar forte e o paciente ser bradicárdico. O ritmo é outro parâmetro. O paciente pode estar com o pulso fraco e ser rítmico ou arrítmico. Comparação com a artéria homóloga. Averigua-se a igualdade ou desigualdade dos pulsos, palpando simultaneamente as artérias periféricas homólogas. Pode ocorrer desigualdade em casos como: dissecção de aorta, coarctação de aorta, insuficiência arterial aguda. A doença arterial carotídea pode causar acidentes vasculares cerebrais (AVCs), também conhecidos como derrames ou isquemia cerebral. Ocorre quando há um estreitamento ou bloqueio das artérias do pescoço, ou artérias carótidas, que levam o sangue da aorta até o cérebro. À medida que o sangue atravessa a parte estreitada, cria-se uma turbulência, gerando um som de sopro ou assobio, chamado de ruído. Resposta: CERTO.    Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

ID
1125088
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se os sinais vitais, julgue a assertiva abaixo:

A realização de exame físico, segundo Potter e Perry, especificamente na avaliação da frequência e ritmo da arterial radial, exige que o mesmo seja contado durante 30 segundos ou por um minuto inteiro, dependendo do caráter do pulso.

Alternativas
Comentários

ID
1125205
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a assistência de enfermagem prestada ao paciente com insuficiência cardíaca, julgue as assertivas abaixo:

O enfermeiro, durante o exame físico a um paciente com insuficiência cardíaca realiza a ausculta dos pulmões para detectar estertores e sibilos. Os estertores que são produzidos pelo fechamento súbito das pequenas vias aéreas edemaciadas e os alvéolos que foram aderidos pelo exsudato podem ser ouvidos no início da inspiração e não são eliminados pela tosse.

Alternativas
Comentários
  • estertores = deslocamento das paredes alveolares devido ao axsudato. ocorre ao final da inspiração

  • isso ai é asma?

  • Estertores. São sons descontínuos, apresentados de forma curta e explosiva, usualmente associada com desordens cardiopulmonares. São ruídos audíveis na inspiração ou na expiração, superpondo-se aos sons respiratórios normais. Podem ser fi nos ou grossos.

    Os estertores fi nos ou crepitantes ocorrem no fi nal da inspiração, têm frequência alta, ou seja, são agudos, e duração curta. Não se modifi cam com a tosse. Podem ser comparados ao ruído produzido pelo atrito de um punhado de cabelos junto ao ouvido ou ao som percebido ao se abrir e fechar um fecho tipo velcro

    Os estertores grossos, bolhosos ou subcrepitantes, têm frequência menor e maior duração que os fi nos. Sofrem nítida alteração com a tosse e podem ser ouvidos em todas as regiões do tórax. Eles são ouvidos no iníco da inspiração e durante toda a expiração. Os estertores grossos parecem ter origem na abertura e fechamento de vias aéreas contendo secreção viscosa e espessa, bem como pelo afrouxamento da estrutura de suporte das paredes brônquicas. São comuns na bronquite crônica e na bronquiectasia.

    Sons ou ruídos anormais contínuos S

    ão representados pelos roncos, sibilos e estridor. Roncos e Sibilos.

    Os roncos são constituídos por sons graves e os sibilos por sons agudos.

    Os roncos originam-se nas vibrações das paredes brônquicas e do conteúdo gasoso quando há estreitamento desses ductos, seja por espasmo ou edema da parede ou presença de secreção aderida a ela, como ocorre na asma brônquica, nas bronquites, nas bronquiectasias e nas obstruções localizadas. Aparecem na inspiração e expiração, mas predominam nessa última. São fugazes, mutáveis, surgindo e desaparecendo em curto período de tempo.

    Os sibilos são ruídos adventícios musicais de diapasão alto parecidos com “assobios”. Também se originam de vibrações das paredes bronquiolares e de seu conteúdo gasoso, aparecendo na inspiração e expiração. Em geral, são múltiplos e disseminados por todo o tórax quando são provocados por enfermidades que comprometem a árvore brônquica toda

  • O exame físico do sistema respiratório é de extrema importância na rotina do enfermeiro. Correlacione, nas colunas I e II, os termos referentes à função respiratória com suas respectivas definições:

    Sons respiratórios ouvidos na maior parte do tórax. São produzidos pela turbulência do ar circulante, ao se chocar contra as saliências das bifurcações brônquicas e cavidades de tamanhos diferentes. Murmúrios vesiculares.

    Sons respiratórios anormais contínuos e agudos que se originam de vibrações das paredes bronquiolares, aparecendo na inspiração e na expiração. São múltiplos e disseminados por todo o tórax quando são provocados por enfermidades que comprometem a árvore brônquica.Sibilos

    Sons respiratórios anormais contínuos e graves que se originam de vibrações das paredes brônquicas quando há estreitamento desses dutos, seja por espasmo ou edema da parede ou pela presença de secreção aderida a ela. Roncos

    Ruído basicamente inspiratório produzido pela obstrução da laringe ou da traqueia.Estridor.


ID
1125208
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a assistência de enfermagem prestada ao paciente com insuficiência cardíaca, julgue as assertivas abaixo:

O enfermeiro tem como cuidado realizar o balanço hídrico (ingestão de líquido e excreção), registrando a ingesta e débito rigorosamente, quando o paciente está hospitalizado. O paciente deve ser monitorado quanto à presença da oligúria, o que consiste em um débito urinário diminuído, menos que 500mL nas 24 horas ou anúria, débito urinário nas 24 horas inferior a 30mL.

Alternativas
Comentários
  • OLIGÚRIA: débito urinário menor que 400ml/dia ou 20ml/h; ANÚRIA: débito urinário menor que 100ml/dia

  • Gabarito: ERRADO


    RESPOSTA CORRETA:


    Oligúria: diurese <400ml/24h


    Anúria: diurese <100ml/24h


  • Anúria: diminuição ou ausência de eliminação de urina durante um período (em 24h).

    • Oligúria: volume de urina excretada menor que as necessidades para eliminação dos catabólitos (em 24h).

    • Poliúria: aumento do volume urinário (em 24h).

    • Nictúria: volume de urina aumentado no período noturno.

    • Hematúria: presença de sangue na urina.

    • Colúria: presença de bilirrubina na urina (cor de cola-cola).

    Oligúria é o termo médico usado para definir a diminuição da quantidade de urinatambém chamada de débito urinário.

    A oligúria é diagnosticada quando o volume de urina é menor do que 400 ml em um dia ou 30 ml em uma hora, sendo considerado que a média de um adulto saudável é de 800 ml de urina por dia.

    Oliguria inferior a 400ml por dia

    Anuria inferior a 100ml por dia


ID
1125211
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a assistência de enfermagem prestada ao paciente com insuficiência cardíaca, julgue as assertivas abaixo:

Os membros da equipe de saúde devem estar atentos para uma avaliação periódica dos níveis eletrolíticos como a hiponatremia, hipomagnesemia e hipocalemia. Esses níveis devem ser avaliados com frequência diante de uma terapia diurética, e em seguida, geralmente a cada 3 a 12 meses. Os níveis séricos de potássio sempre indicam a quantidade total de potássio dentro do corpo humano.

Alternativas
Comentários

ID
1125319
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico é realizado para identificar as necessidades do cliente. Um exame físico completo deve ser realizado para promover os comportamentos de bem-estar e as medidas de cuidado preventivo de saúde e para definir as ações de enfermagem relativas às necessidades identificadas. No que diz respeito ao exame físico, julgue a assertiva abaixo:

O enfermeiro realiza o exame físico para obter dados basais a respeito da saúde do cliente; suplementar, confirmar ou refutar dados obtidos durante o histórico de enfermagem, confirmar e identificar os diagnósticos de enfermagem; fazer julgamentos clínicos a respeito do estado de saúde modificável de um cliente e seu tratamento e avaliar os resultados fisiológicos do cuidado.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a resolução Cofen 358/2009 O Processo de Enfermagem é composto pela Coleta de Dados, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem. A Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) é um processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença. A coleta de dados é composta por anamnese e exame físico. O exame físico além de complementar a anamnese (entrevista clínica), fornece uma visão do paciente como um todo, não segmentada. O exame físico tem como finalidade o levantamento de dados sobre o estado de saúde do paciente e anotação das anormalidades encontradas para ter subsídios para o diagnóstico e posterior prescrição e evolução da assistência de enfermagem. O enfermeiro deverá realizar as seguintes técnicas: inspeção, ausculta, palpação e percussão, de forma criteriosa. Ou seja com o exame físico é possível: - Obter dados basais sobre o estado de saúde do paciente - Complementar e confirmar dados obtidos na anamnese - Elaborar julgamentos clínicos sobre a mudança do estado de saúde do paciente - Contribuir no desenvolvimento dos diagnósticos de enfermagem e na elaboração do plano de cuidados - Avaliar os resultados do cuidado prestado Resposta CERTO Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008. www.cofen.gov.br

ID
1125322
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico é realizado para identificar as necessidades do cliente. Um exame físico completo deve ser realizado para promover os comportamentos de bem-estar e as medidas de cuidado preventivo de saúde e para definir as ações de enfermagem relativas às necessidades identificadas. No que diz respeito ao exame físico, julgue a assertiva abaixo:

O enfermeiro, segundo Potter e Perry, avalia quatro tipos de sons na percussão: timpanismo, ressonância, hiper-ressonância e macicez.

Alternativas
Comentários
  • macico, submacico, timpanico e claro pulmonar


  • A tonalidade do som produzido no local da percussão varia entre som timpânico, ressonância, hiperressonância, submacicez e macicez (POTTER; PERRY, 2000; SMELTZER; BARE, 2002; PORTO, 1987).

  • são 5 sons e não 4. timpanismo, ressonância, hiper-ressonância, macicez.e som claro


ID
1125325
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico é realizado para identificar as necessidades do cliente. Um exame físico completo deve ser realizado para promover os comportamentos de bem-estar e as medidas de cuidado preventivo de saúde e para definir as ações de enfermagem relativas às necessidades identificadas. No que diz respeito ao exame físico, julgue a assertiva abaixo:

A utilização dos métodos propedêuticos segue uma ordem. Durante o exame físico do abdome, o enfermeiro deve primeiramente realizar a inspeção, em seguida a palpação e percussão, e por fim a ausculta.

Alternativas
Comentários
  • A ordem correta é inspeção, ausculta, percussão e palpação. A palpação deve ser a última fase já que ela pode alterar os ruídos obdominais.

    Reposta ERRADO

    Bibliografia

    Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008

  • Deve seguir a ordem:

    Inspeção, ausculta, percussão e palpação! A sequencia deve ser seguida para evitar que a palpação e a percussão influenciem na ausculta :)

     

    Bons Estudos 

  • GABARITO: ERRADO


    Ordem CORRETA: Inspeção, ausculta, percussão e palpação


    O exame do abdômen possibilita que sejam retiradas informações referentes às estruturas abdominais, utilizando todas as etapas de exame do paciente, tal como inspeção, percussão, palpação e ausculta. Todavia, cabe a ressalva de que, nesse exame, é preferível que a ausculta se realize antes da palpação e da percussão, podendo essas etapas, caso realizadas previamente, atrapalhar a ausculta.



ID
1125328
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico é realizado para identificar as necessidades do cliente. Um exame físico completo deve ser realizado para promover os comportamentos de bem-estar e as medidas de cuidado preventivo de saúde e para definir as ações de enfermagem relativas às necessidades identificadas. No que diz respeito ao exame físico, julgue a assertiva abaixo:

O enfermeiro, durante o exame físico utilizando o método propedêutico “inspeção da mama”, deve observar o contorno ou formato das mamas, presença de massas, achatamento, retração ou formação de pequenas depressões.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    presença de MASSAS são detectadas pela PALPAÇÃO DAS MAMAS e não por inspeção!

  • gabarito; correto de acordo coma banca.

     

  • Acredito que dependendo do tamanho de alguma massa na mama, esta pode já ser vísivelmente detectada. Então durante a inspeção você pode detectar sim alguma massa visível. 

     

    Bons Estudos!


ID
1125331
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico é realizado para identificar as necessidades do cliente. Um exame físico completo deve ser realizado para promover os comportamentos de bem-estar e as medidas de cuidado preventivo de saúde e para definir as ações de enfermagem relativas às necessidades identificadas. No que diz respeito ao exame físico, julgue a assertiva abaixo:

A pele suprajacente, no exame físico das mamas, deve ser cuidadosamente inspecionada para a coloração e o padrão venoso. Os padrões venosos são mais facilmente observados nas clientes gordas ou em mulheres grávidas.

Alternativas
Comentários
  • O ECM deve incluir a inspeção estática, inspeção dinâmica, palpação das mamas e das cadeias ganglionares axilares e supraclaviculares.

    A inspeção estática tem o objetivo de identificar visualmente sinais sugestivos de câncer, tais como alterações no contorno da mama, ulcerações cutâneas ou do complexo areolopapilar. É importante o examinador comparar as mamas observando possíveis assimetrias, diferenças na cor da pele, textura, e padrão de circulação venosa. Nesta etapa, a mulher pode se manter sentada com os braços pendentes ao lado do corpo ou com os braços levantados sobre a cabeça.

    Para realizar a inspeção dinâmica, o examinador deve solicitar que a mulher eleve e abaixe os braços lentamente, e realize contração da musculatura peitoral, comprimindo as palmas das mãos uma contra a outra adiante do tórax, ou comprimindo o quadril com as mãos colocadas uma de cada lado.

    A palpação consiste em examinar todas as áreas do tecido mamário e linfonodos. Para palpar as cadeias ganglionares axilares a paciente deverá estar sentada, o braço homolateral relaxado e o antebraço repousando sobre o antebraço homolateral do examinador. A palpação das cadeias ganglionares supraclaviculares deve ser realizada com a paciente sentada, mantendo a cabeça semifletida e com leve inclinação lateral

    Os padrões venosos são mais facilmente observados em clientes com mamas pequenas. Mulheres obesas tem uma maior quantidade de tecido gorduroso nas mamas o que dificulta a visualização do padrão. Gestantes, fisiologicamente, sofrem diversas alterações nas mamas como aumento do volume das mamas, hipersensibilidade nos mamilos, tubérculos de Montgomery, saída de colostro pelo mamilo, o que também dificulta a visualização do padrão venoso.

    Resposta: ERRADA.


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.


  • Gabarito: ERRADO


    BIZU:  Os padrões venosos são mais facilmente observados nas clientes MAGRAS ou em mulheres grávidas.




ID
1125694
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A admissão refere-se ao internamento do cliente na unidade hospitalar e tem como finalidade a realização de tratamento clínico, cirúrgico, obstétrico e outros. A propósito dos procedimentos rotineiros na admissão, julgue cada uma das proposições seguintes:

nspeção, palpação, percussão e ausculta são as quatro fases do exame físico que é realizado rotineiramente no momento da admissão.

Alternativas

ID
1140403
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame neurológico é um processo sistemático que inclui inúmeros testes clínicos, observações e avaliações destinadas a aferir um sistema complexo.

(I) Com os olhos fechados, o paciente identifica odores familiares (café, tabaco).

(II) Testar para rotações oculares, movimentos conjugados, nistagmo. Testar para os reflexos pupilares e inspecionar as pálpebras para ptose.

(III) Avaliar a capacidade do paciente para discriminar entre açúcar e sal no terço posterior da língua.

(IV) Abaixar a parte posterior da língua ou estimular a parte posterior da faringe para provocar o reflexo de vômito.

Em relação ao exame dos pares de nervos cranianos, conforme descrito acima (de I a IV), a alternativa CORRETA que representa a ordem dos pares cranianos testados é:

Alternativas
Comentários
  • Nervo Olfativo: Provas olfativas. Anosmia. Alucinações. O olfato é pesquisado com auxílio de recipientes pequenos, contendo café, baunilha, limão, canela ou outros odores suaves. Aproxima-se um dos recipientes de uma das narinas (antes, tapa-se a narina oposta) e depois, da outra narina. Nervo óptico: o examinador pede para o individuo identificar objetos dentro do campo visual e esclarece o que é realmente visualizado por ele (por exemplo, letras do alfabeto, números, fotos de objetos, etc.) Nervos oculomotores - Examina-se motilidade ocular solicitando-se do paciente que olhe de um lado, do outro, para cima e para baixo, estando sua cabeça fixa, dirigida para frente. Deve-se, também, testar a motilidade ocular em direção intermediária àquelas, ou seja, obliquamente para cima e para fora, para cima e para dentro, etc. A seguir, pede-se para olhar para um dedo, colocado próximo aos olhos, na linha mediana, para testar a capacidade de convergência ocular. Pode causar ptose palpebral. Nervo troclear: o examinador pede para o individuo levantar os olhos (olhar para cima). O nervo funciona primariamente no controle motor voluntário do músculo oblíquo superior dos olhos. Nervo trigêmeo: a avaliação sensorial da integridade do nervo trigêmeo representa a capacidade do individuo para perceber o toque ao longo da pele da face. O examinador pede para o individuo realizar movimentos de elevação, protusão, retrusão, e desvio lateral da mandíbula para testar a função motora. A principal função do nervo trigêmeo é a sensação de tato e dor na pele facial, membrana mucosa do nariz, seios da face, boca e porção anterior da língua. Também age no controle motor voluntário dos músculos mastigatórios. Nervo abducente: o examinador pede para o indivíduo abduzir os olhos (manter a cabeça em uma direção e olhar de um lado para o outro). A principal função do nervo abducente é o controle motor voluntário do músculo reto lateral do olho. Nervo facial: o examinador avalia a capacidade do indivíduo de distinguir substâncias palatáveis identificáveis com a porção anterior da língua para testar a sensibilidade do nervo facial. A função motora é testada fazendo o indivíduo: elevar, aduzir ou abaixar os supercílios, fechar os olhos, dilatar ou contrair o nariz, fechar a boca e fechar e projetar os lábios. A função primária do nervo facial é o paladar ao longo da porção anterior da língua bem como o controle motor voluntário dos músculos faciais. Nervo vestibulococlear: o examinador pede para o indivíduo ficar em pé com os olhos fechados e não se apoiar de modo a avaliar o seu equilíbrio. A principal função do nervo é a audição e o equilíbrio por intermédio dos ouvidos. Nervo glossofaríngeo: o examinador avalia a habilidade do indivíduo de distinguir objetos identificáveis e/ou substâncias com a porção posterior da língua, para testar a sensibilidade do nervo glossofaríngeo. Para estabelecer a integridade motora, o examinador pede para o indivíduo deglutir. A função primária do nervo é a sensibilidade ao toque e dor na porção posterior da língua e faringe, paladar na porção posterior da língua e controle motor voluntário de alguns músculos da faringe. Relaciona-se a capacidade do paciente para discriminar entre açúcar e sal no terço posterior da língua Nervo vago: o examinador avalia o estado das vísceras abdominais e torácicas. A principal função do nervo vago é a sensação de toque e dor da faringe, laringe e brônquios. O controle muscular autônomo das vísceras torácicas e abdominais também é uma função primária. Para avaliar pode-se abaixar a parte posterior da língua ou estimular a parte posterior da faringe para provocar o reflexo de vômito. Nervo acessório: o examinador pede para o indivíduo elevar (encolher) os ombros. A função primária do nervo acessório é o controle voluntário dos músculos esternocleidomastoideo e trapézio. Nervo hipoglosso: o examinador pede para o indivíduo projetar a língua. A função primária do nervo hipoglosso é o controle voluntário dos músculos da língua. Resposta: D.  Bibliografia Pereira CU, et al. Nervo oculomotor: Antomia, Fisiologia e Clínica. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., Camaragibe v.12, n.2, p. 93-104, abr./jun. 2012. Speciali JG. Semiotécnica Neurológica. Medicina, Ribeirão Preto, Simpósio, 29: 19-31, jan./mar. 1996. Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

ID
1140409
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Barros et al (2002), a ausculta é um método semiológico que oferece informações valiosas acerca dos sons cardíacos, que são chamados de bulhas cardíacas. Sobre as bulhas cardíacas, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A segunda bulha cardíaca resulta do fechamento abrupto das valvas semilunares( aórtica e pulmonar), o que causa certa turbulência do sangue e vibração de estruturas dentro dos ventrículos.


ID
1216771
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos exames periódicos de saúde, o enfermeiro, ao avaliar o peso do paciente, verifica, em consultas de enfermagem sucessivas, os seguintes pesos: 100 kg, 110 kg, 115 kg e 120 kg.

Essa escala aplicada é uma escala

Alternativas
Comentários
  • Dica: Não sabia a resposta, então fui descartando e fiquei entre ordinal e contínua. Ora, se são consultas sucessivas o paciente pode apresentar o peso maior ou menor que na consulta anterior, logo não é ordinal (a ordem foi apenas coincidência ou pegadinha), trata-se de uma escala contínua "pesos verificados em em de sucessivas consultas".   

  • Escala nominal: descrevem atributos ou qualidade dos dados. Representados por categoria que não mantêm relação.

    Escala ordinal: pode ser representado por nomes, números porém há ordenação. Essas duas são classificadas como categóricas.

    Intervalar: valor nulo não corresponde a ausência da característica. Ex temperatura

    De razão: o 0 correspondente a ausência de características. Essas duas podem ser classificadas como quantitativa. 

    As quantitativas podem ser classificadas em discretas ( números inteiros) ex. Número de leitos, número de casos e continuas ( frações) ex. Peso, PÁ 

  • D...  assunto de bioestatística


ID
1225240
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A percussão é uma técnica utilizada no exame físico e compreende promover vibrações no corpo com as pontas dos dedos ou com as mãos. A percussão produz cinco tipos de sons, entre eles o timpânico, que apresenta como características:

Alternativas
Comentários
  • Podem ser classificados como: som maciço, som submaciço, som abafado, som timpânico, som claro pulmonar (atimpânico), som hiper-ressonante, som hiper-timpânico.

    Quanto mais densa a área percutida maior será o som, mais breve e menos discernível.

    O som maciço transmite a sensação de dureza e resistência, é encontrado em regiões desprovidas de ar. É decorrente da percussão de regiões sólidas. EX:  fígado, coração, baço e rins. Som de cabeceira da cama, parede, bloco de madeira

    O Som Submaciço é a variação de som maciço, ocorre devida presença de ar em quantidade restrita. EX: parênquima pulmonar e um órgão sólido – infecção de um lobo pulmonar. Som de colchão de mola, caixa com pedaços de isopor, livro grosso colocado sobre a mesa

    O Som Timpânico é encontrado em cavidades fechadas, recobertas por membranas flexíveis, que contenham ar. Acompanha a sensação de elasticidade. EX:  intestinos e traube (fundo do estômago). Som de caixa vazia, pequeno tambor.

    Resposta C

    Bibliografia


    Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

  • Timpânicos – Regiões fechadas, recobertas por uma membrana flexível; com ar. Acompanha-se de sensação de elasticidade. É uma sonoridade ampliada, como quando se percute uma câmara gástrica, pneumotórax ou pulmões hiperarejados.

    Regiões: Abdominal: Intestinos ou espaço de Traube (fundo do estômago).

    Para treinar: É obtido percutindo uma caixa vazia ou um pequeno tambor.

  • O som timpânico é identificado quando percutimos estruturas repletas de ar, como o estômago e alças intestinais.

  • Gabarito: C


ID
1225279
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No exame físico, nas seis áreas definidas da parede torácica, o enfermeiro só não deverá auscultar a seguinte área:

Alternativas
Comentários
  • Gente, protestem! Para que colocar o gabarito nos comentários se o próprio site já faz isso? Tem que colocar comentários que justifiquem a alternativa e ajude e/ou auxiliem quem está estudando.

  • Há vários pontos para ausculta do enfermeiro, na parede torácica temos pontos para ausculta pulmonar e cardíaca.


    Na ausculta cardíaca os pontos citados na questão são:


    Aórtico - localiza-se no 2º espaço intercostal D na linha paraesternal.


    Pulmonar - localiza-se no 2º espaço intercostal E na linha paraesternal.


    A ausculta pulmonar é realizada também nas cotas na região torácica desde a parte apical até a base pulmonar. Portanto o ponto que não faz parte da ausculta toráxica é o ponto epigástrico que faz parte do abdome e não do tórax.



    Resposta D




    Bibliografia

    Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008

  • Há vários pontos para ausculta do enfermeiro, na parede torácica temos pontos para ausculta pulmonar e cardíaca.

    Na ausculta cardíaca os pontos citados na questão são:

    Aórtico - localiza-se no 2º espaço intercostal D na linha paraesternal.

    Pulmonar - localiza-se no 2º espaço intercostal E na linha paraesternal.

    A ausculta pulmonar é realizada também nas cotas na região torácica desde a parte apical até a base pulmonar. Portanto o ponto que não faz parte da ausculta toráxica é o ponto epigástrico que faz parte do abdome e não do tórax.

    Resposta 

    Vamos passar sofredores!

  • Cara colega, antes de julgar desnecessário que coloquem o gabarito das questões nos comentários por favor não esqueça de considerar os colegas que não são assinantes os quais só tem acesso a 10 questões com gabarito.  Eu mesma estudei gratuitamente aqui por muito tempo e quem me salvavam foram os colegas conscientes e sensíveis que cordialmente deixavam os gabaritos nos comentários. 


  • No exame físico, áreas definidas da parede torácica, o enfermeiro deverá auscultar a seguinte área:

    A) Apical

    B) Aórtica

    C) Pulmonar

    OBS. : Caixa torácica é uma estrutura formada pelas vértebras torácicas e costelas, o esterno e as cartilagens costais (que prendem as costelas ao esterno).

    É a parte do esqueleto que envolve o tórax ( vértebras torácicas ) ;pulmão ; coração ( artéria aorta , válvula aórtica ; região apical do coração) ; costelas ; cartilagens costais e esterno .

    QUESTÃO :

    No exame físico, áreas definidas da parede torácica ( o enfermeiro só NÃO deverá auscultar a seguinte área) :

    D ) EPIGÁSTRICA ( GABARITO ) .

    O principal órgão que se encontra sob esta região é o estômago. Doenças que afetam o estômago, pâncreas ou vias biliares podem causar dor no epigástrio .

    QUESTÃO QUER ÓRGÃOS QUE FAZEM PARTE DA PAREDE TORÁCICA PARA REALIZAR EXAME FÍSICO .

    QUESTÃO NÃO QUER ÓRGÃO DA REGIÃO DO ESTÔMAGO .


ID
1247506
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o exame físico, o enfermeiro observa que o paciente, portador de insuficiência hepática, apresenta a esclera com coloração amarelo-alaranjada. Acerca dessa situação hipotética, é correto afirmar que essa coloração se denomina

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra C

    Insuficiência hepática
    A insuficiência hepática define-se como uma grave deterioração da função do fígado.
    Aparece como consequência de qualquer tipo de perturbação do fígado, tais como a hepatite viral, a cirrose, assim como as lesões produzidas pelo álcool ou por medicamentos como o paracetamol (acetaminofeno). Para que se apresente uma insuficiência hepática, grande parte do fígado deve estar lesada.

    Sintomas e diagnóstico -v Uma pessoa com insuficiência hepática costuma apresentar icterícia, tendência para sangrar, ascite, alteração da função cerebral (encefalopatia hepática) e uma saúde precária generalizada. Outros sintomas frequentes são cansaço, fraqueza, náuseas e falta de apetite.


  • A insuficiência hepática define-se como uma grave deterioração da função do fígado. Aparece como consequência de qualquer tipo de perturbação do fígado, tais como a hepatite viral, a cirrose, assim como as lesões produzidas pelo álcool ou por medicamentos como o paracetamol (acetaminofeno). Para que se apresente uma insuficiência hepática, grande parte do fígado deve estar lesada. Os sintomas da insuficiência hepática são: icterícia, edema, alterações no SNC, • Excesso de amônia no organismo, podendo causar lesões cerebrais; • Odor corporal descrito como "bolorento" ou "agridoce"; • Tendência a sangramentos vindo do estômago e intestinos; • Ascite: acúmulo de líquidos na região abdominal. Podem surgir outros sintomas como cansaço, fraqueza, enjoos e falta de apetite. A icterícia é uma pigmentação amarelada da pele e do branco dos olhos (esclerótica), produzida por valores anormalmente elevados de pigmentos biliares (bilirrubina) no sangue. Os glóbulos vermelhos antigos ou com alterações são eliminados da circulação sanguínea, principalmente através do baço. Durante este processo, a hemoglobina (substância contida nos glóbulos vermelhos que transporta o oxigênio) transforma-se em bilirrubina. Esta chega ao fígado e é excretada para o intestino como um componente da bílis. Se a excreção da bilirrubina encontrar um obstáculo, o excesso desta volta ao sangue provocando icterícia.

    Resposta : C


ID
1247563
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a realização do exame físico locomotor, é necessária a realização de provas específicas. A prova em que o paciente é orientado a andar e (ou) permanecer na vertical com os olhos fechados, para indicar a presença ou a falta de equilíbrio, é a prova de

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra D

    A) O sinal de Kernig é indicado para avaliação de irritação meníngea, por exemplo nos casos de meningite. O sinal é observado quando o paciente passa da posição deitada para sentada. O paciente faz a flexão das coxas sobre a bacia, assim como das pernas sobre as coxas;  e toda tentativa de extensão das pernas é impossível e muito dolorosa.

    B) O teste de Lasegue é utilizado para avaliar dor lombar associada a ciatalgia, seja compressiva ou inflamatória.

    Com o paciente em decúbito dorsal, eleva-se o membro com o joelho em extensão. É positivo quando o paciente queixa dor lombar a partir dos 30º de elevação


    C) Prova de Lewinson: avalia se o paciente toca o tórax com o mento sem abrir a boca.

    D) correta

    Teste de Romberg é um exame neurológico usado para avaliar as colunas dorsais da medula espinhal, que são essenciais para a propriocepção (localizar a posição das articulações) e sentido vibratório.

    O examinador deve pedir para o paciente permanecer em pé com os pés juntos, mãos ao lado do corpo e olhos fechados por um minuto. O examinador deve permanecer perto do paciente por precaução, já que este pode cair ou se machucar. O teste é considerado positivo quando se observa o paciente balançar, balançar irregularmente ou mesmo cair. A característica principal a ser observada é que o paciente se torna mais instável com os olhos fechados.

    E)   O sinal da nuca de Brudzinski ocorre quando a tentativa de flexão passiva da nuca determina flexão involuntária das pernas  e coxas.
    Ainda pode ser pesquisado o sinal contra-lateral da perna de Brudzinski- a flexão passiva da coxa sobre a bacia e da perna sobre a coxa determina movimento similar no lado oposto. Estas manobras semiológicas é utilizada na pesquisa de irritações da meninge como nos casos de meningites das mais variadas etiologias.

  • Teste de Kerning - Serve para reproduzir dor por compressão no nível da medula.Decúbito dorsal, mãos atrás de a cabeça levá-la em flexão de encontro ao peito.Ele poderá se queixar de dor na cervical, lombar ou membros inferiores, o queindica irritação dural, lesão de raiz nervosa Teste de Lasegue - O paciente em decúbito dorsal, membros inferiores estendidos, elevar um do membro inferior segurando com uma das mãos no calcanhar e a outra na região anterior do joelho. No ponto em que o paciente sentir dor baixar a perna lentamente e dorsiflexione o pé visando estirar o ciático e reproduzir a lombociatalgia. Este teste serve para reproduzir a dor ciática e será positivo quando o paciente referir dor no dermátomo correspondente (dor irradiada), enquanto que nos casos de encurtamento dos músculos posteriores da coxa o paciente irá referir dor somente na região posterior da coxa. Prova de Lewinson: Avalia se o paciente toca o tórax com o mento sem abrir a boca, já que Caso de rigidez de nuca o movimento é compensado pela abertura da boca. Teste de Romberg - O paciente é colocado em posição ortostática, com os calcanhares unidos e pontas dos pés separados em 30°, cabeça reta, braços ao longo do corpo na posição anatômica, olhos fechados (para inibir a visão) durante um minuto. O exame é considerado alterado se houver queda. Ou seja, está de acordo com o enunciado, para o teste de Romberg o paciente é orientado a andar e (ou) permanecer na vertical com os olhos fechados, para indicar a presença ou a falta de equilíbrio. Teste de Brudzinski - O sinal da nuca de Brudzinski ocorre quando a tentativa de flexão passiva da nuca determina flexão involuntária das pernas e coxas. Ainda pode ser pesquisado o sinal contra-lateral da perna de Brudzinski- a flexão passiva da coxa sobre a bacia e da perna sobre a coxa determina movimento similar no lado oposto. É utilizado na pesquisa de irritações da meninge.

    Resposta D

    Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.
  • Deus Abençoe! pelo comentário.

     

    A) O sinal de Kernig é indicado para avaliação de irritação meníngea, por exemplo nos casos de meningite. O sinal é observado quando o paciente passa da posição deitada para sentada. O paciente faz a flexão das coxas sobre a bacia, assim como das pernas sobre as coxas;  e toda tentativa de extensão das pernas é impossível e muito dolorosa.

     

     

     

    B) O teste de Lasegue é utilizado para avaliar dor lombar associada a ciatalgia, seja compressiva ou inflamatória.

    Com o paciente em decúbito dorsal, eleva-se o membro com o joelho em extensão. É positivo quando o paciente queixa dor lombar a partir dos 30º de elevação

     

     

     

     

    C) Prova de Lewinson: avalia se o paciente toca o tórax com o mento sem abrir a boca.

     

     

     

    D) correta

     

     

     

    Teste de Romberg é um exame neurológico usado para avaliar as colunas dorsais da medula espinhal, que são essenciais para a propriocepção (localizar a posição das articulações) e sentido vibratório.

     

     

    O examinador deve pedir para o paciente permanecer em pé com os pés juntos, mãos ao lado do corpo e olhos fechados por um minuto. O examinador deve permanecer perto do paciente por precaução, já que este pode cair ou se machucar. O teste é considerado positivo quando se observa o paciente balançar, balançar irregularmente ou mesmo cair. A característica principal a ser observada é que o paciente se torna mais instável com os olhos fechados.

     

     

     

    E)   O sinal da nuca de Brudzinski ocorre quando a tentativa de flexão passiva da nuca determina flexão involuntária das pernas  e coxas.
    Ainda pode ser pesquisado o sinal contra-lateral da perna de Brudzinski- a flexão passiva da coxa sobre a bacia e da perna sobre a coxa determina movimento similar no lado oposto. Estas manobras semiológicas é utilizada na pesquisa de irritações da meninge como nos casos de meningites das mais variadas etiologias.


ID
1264222
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a ausculta do tórax de um paciente, o enfermeiro detectou “ruídos adventícios com o timbre relativamente grave, presentes tanto na inspiração quanto na expiração e que sugerem secreções nas grandes vias respiratórias com obstrução dos brônquios mais calibrosos”.
Tal descrição corresponde aos sons de

Alternativas
Comentários
  • Ruído Adventícios

    Crepitantes: antes eram chamadas de estertores. são audíveis quando ocorre abertura súbita de pequenas vias aéreas contendo pequena quantidade de liquido. Pode ser reproduzido o som ao esfregar uma mecha de cabelo contra os dedes próximo ao ouvido. as crepitações podem ser auscultadas durante a inspiração e a expiração e geralmente não desaparecem 

    com

     a tosse ou mudança de posição. Associadas a edema pulmonar, fibrose, bronquite, bronquiectasia, pneumonia.

  • SIBILOS = INSPIRAÇÃO

    RONCOS = INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO

    ESTERTORES BOLHOSOS = FASE INICIAL DA INSPIRAÇÃO

    ESTERTORES CREPITANTES = FASE FINAL DA INSPIRAÇÃO


ID
1264759
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Iguaraçu - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico consiste na realização de uma entrevista e na aplicação de algumas técnicas em diferentes sistemas. A investigação física segue quatro métodos clássicos de exploração, que são:

Alternativas
Comentários
  • No exame físico após a Inspeção realizamos a ausculta pois a palpação pode interferir na ausculta principlamente na região abdominal.


ID
1266916
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente é admitido na unidade de emergência de um hospital com queixas de dor abdominal. O enfermeiro, ao comprimir a fossa ilíaca esquerda no sentido do cólon ascendente nota uma piora na dor sentida pelo cliente na fossa ilíaca direita. Sendo assim, como o enfermeiro deverá registrar este sinal no prontuário do cliente?

Alternativas
Comentários
  • sinal de Rovsing é um sinal médico de apendicite. Se a palpação do quadrante inferior esquerdo doabdômen do paciente resultar em dor no quadrante inferior direito, diz-se que o paciente é positivo para o sinal de Rovsing.

    Essa palpação é realizada procurando-se "ordenhar" o intestino grosso, a partir do sigmóide, retrogradamente, em direção ao cólon descendente, transverso e finalmente ascendente, onde o acúmulo de gases e/ou fezes gera a dor pois é aí que se encontra o apêndice.


  • MANOBRAS E SINAIS ESPECIAIS

    Murphy dor no ponto cístico na insp (colecistite) 

    Blumberg (descompressão dolorosa (Blumberg) – irritação peritoneal 

    Rovsing descompressão dolorosa referida. Comprime QIE e sente dor em QID (apendicite)

    Psoas levantar perna direita ou em DLE esticar perna direita (apendicite)

    Obturador flexão e rotação interna coxa D (apendicite)

    Jobert Timpanismo na percussão da loja hepática(ruptura de víscera oca) 

    Diferenciar de Schilaidite: interposição de alça intestinal (s/ sinais de irritação peritoneal) 

    Giordano punho percussão lombar positiva (Pielonefrite) 

    Sinal de Torris Homini Dor a percussão de loja hepática (abscesso hepático)


    (Fonte : http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:gdcNXe54sjQJ:www.hucff.ufrj.br/download-de-arquivos/category/31-gastroenterologia-downloads%3Fdownload%3D456:roteiro-exame-fisico-do-abdome+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br)

  • Se a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdômen do paciente resultar em Dor no quadrante inferior direito, diz-se que o paciente é positivo para sinal de Rovsing.

    O sinal de Rovsing positivo é sugestivo de: APENDICITE AGUDA

    BLUMBERG...... DOR É MAIOR A COMPRESSÃO OU DESCOMPRESSÃO? SE RETIROU A MÃO E PROVOCAR DOR = SERÁ POSITIVO.

    =Manobra da descompressão súbita com dor à descompressão abdominal, podendo indicar irritação peritoneal.

     Dor no ponto de McBurney, percebido durante o exame físico, é indicativo de Peritonite naquele local

    Sinal de Murgh= Relacionado ao Fígado

    Sinal de piparote: sinal médico indicativo de ascite.

    Sinal do Obturador:  dor durante a rotação interna da coxa fletida; indica apendicite. 

    Sinal de Giordano:  dor à punho percussão na região lombar; indica acometimento renal (positivo em litíase, pielonefrite agudA

    Murphy dor no ponto cístico na insp (colecistite) 

    Psoas levantar perna direita ou em DLE esticar perna direita (apendicite)

    Jobert Timpanismo na percussão da loja hepática(ruptura de víscera oca) 

    Diferenciar de Schilaidite: interposição de alça intestinal (s/ sinais de irritação peritoneal) 

    Giordano punho percussão lombar positiva (Pielonefrite) 

    Sinal de Torris Homini Dor a percussão de loja hepática (abscesso hepático)


ID
1283980
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante uma visita domiciliar, o enfermeiro do Programa de Saúde da Familia, ao realizar o exame fisico de um paciente hipertenso, utiliza as seguintes técnicas básicas:

Alternativas
Comentários
  • Os 4 componentes do exame físico são
    - Inspeção: é a visualização de alterações através da observação do corpo do usuário.
    - Ausculta: ouvir os sons produzidos pelo nosso organismo.
    - Palpação: através do toque com as mãos, observa-se a estrutura dos órgãos. 
    - Percussão: é a produção de sons que transmite através de vibrações os tecidos e órgãos. 

    Para realização do professo de enfermagem:
    - Histórico
    : é o levantamento de dados sobre a história de vida, antecedentes da doença e todas informações necessárias para a prestação de cuidados.
    - Implementação: é a execução das prescrições e cuidados necessários aquele usuário.
    - Avaliação: é a verificação das fazes do processo que foram bem sucedidas. é nessa fase que verificamos a efetividade dos diagnósticos e prescrições realizadas. 

    Outro termo importante:
    - Aferição: é a realização de medidas de importância para avaliação global do usuário. Ex: aferição de peso, altura e pressão arterial.

    Na realização do exame físico, o enfermeiro realizará Inspeção e auscuta.


    Resposta: B

  • Para avaliar um paciente hipertenso, devemos aferir a PA, buscar um histórico e realizar uma inspeção. Não entendi o gabarito.

  • Como se trata de EXAME FÍSICO: a resposta só poderia ser a letra B. Um exame físico abrangente envolve as seguintes técnicas: inspeção, palpação, percussão, ausculta e olfato (POTTER & PERRY, 2010).  Histórico, avaliação e implementação são elementos que fazem parte do PROCESSO DE ENFERMAGEM.

  • Histórico, avaliação e implementação são elementos que fazem parte do PROCESSO DE ENFERMAGEM. 

  • Gabarito confuso,e a aferição da PA?

  • É que está falando que se refere a duas técnicas básica, então inspeção e ausculta, pois nas outras alternativas não há técnicas.


ID
1315645
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O valor calculado do índice de massa corpórea (IMC), que está classificado na categoria obesidade de grau I encontra-se no intervalo de

Alternativas
Comentários
  • Abaixo de 17 -Muito abaixo do peso


    Entre 17 e 18,49 -Abaixo do peso


    Entre 18,5 e 24,99- Peso normal


    Entre 25 e 29,99-Acima do peso


    Entre 30 e 34,99-Obesidade I


    Entre 35 e 39,99-Obesidade II (severa)


    Acima de 40 -Obesidade III (mórbida)
  • A obesidade é um grave problema na saúde pública, e uma medida rápida e barra para avaliar a adequação do peso a pessoa é o IMC (Índice de Massa Corpórea) O IMC é estimado pela relação entre o peso e a altura do indivíduo, expresso em peso, em quilos, dividido pela altura, em metros, ao quadrado Abaixo de 18,5 – Baixo peso Entre 18,5 e 24,9 – Peso Normal Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso Entre 30 e 34,9 – Obesidade Grau I Entre 35 e 39,9 – Obesidade Grau II Acima de 40 - Obesidade Grau III Logo, obesidade grau I é aquele que fica entre 30 e 34,9.

    Resposta C

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : obesidade / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
  • § 3º No caso de indivíduos adultos, considera-se com sobrepeso aqueles que apresentem IMC ≥ 25 kg/m2 e < 30 kg/m2 e com obesidade aqueles com IMC ≥ 30 kg/m2, sendo a obesidade classificada em:


    I - Grau I: indivíduos que apresentem IMC ≥ 30 kg/m2 e < 35 kg/m2;


    II - Grau II: indivíduos que apresentem IMC ≥ 35 kg/m2 e < 40 kg/m2; e


    III - Grau III: indivíduos que apresentem IMC ≥ 40 kg/m2


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0424_19_03_2013.html


ID
1342762
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar o exame físico é importante que o enfermeiro faça a inspeção da pele do paciente. A lesão elevada preenchida por fluido é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra "C"

    Vesícula é uma coleção superficial de líquido seroso, sem natureza purulenta, com menos de 0,5 cm de diâmetro. Pode evoluir para pústula se houver infecção bacteriana sobre ela, como ocorre na varicela.

ID
1351591
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No exame físico é utilizado o método de percussão para delimitar órgãos, detectar coleções de líquido ou ar e perceber formações fibrosas teciduais. Considerando que o som detectado reflete a densidade da superfície subjacente, partindo do som menos denso para o mais denso, assinale a opção que indica a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão deveria ser anulada, pois a resposta correta seria timpanismo, hiperressonância, ressonância, submacicez e macicez. 

    "O objetivo de avaliar a densidade do tecido pelo som que é emitido quando da sua percussão, é traduzido por escalas ordenadas em sequência de acordo com o som que produzem. Apresento do menos denso ao mais denso: timpanismo, hiperressonância, ressonância, hiporessonância,submacicez e macicez. 

    Fonte: http://www4.unirio.br/ccbs/revista/cadbm_XVII.pdf

  • Ola

    Quanto mais densa a área percutida mais breve sera o som - POSSO,2003. Por essa afirmação a resposta estaria correta?

  • QUESTÃO COBRADA EM 2012 NA PROVA O SENADO FEDERAL.


ID
1351600
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante uma ausculta pulmonar foram detectados sons de estalido descontínuos ouvidos no final da inspiração.

Assinale a opção que indica a denominação desses sons.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E - ESTERTORES FINOS

     

    ATRITO PLEURAL


    - Ruídos adventícios pleurais são como som de fricção (como fricção de fios de cabelo próximos ao ouvido).

    - Ocorrem durante a respiração como resultado do atrito das membranas pleurais decorrente de irritação ou inflamação, devido ao espessamento ou diminuição do líquido pleural (pleurite seca).
    O atrito pleural é audível com mais clareza no final do movimento inspiratório porque a pleura visceral move-se mais rapidamente que a pleura parietal. No entanto, diferentemente dos outros ruídos adventícios o atrito pleural é audível tanto na inspiração quanto na expiração.

    * O atrito pleural não é audível na presença de fluído entre as membranas pleurais inflamadas.

     

    SIBILOS 


    Sibilos são de alta frequência são sons adventícios contínuos que duram pelo menos 250 milissegundos e são causados pela vibração das vias aéreas em constrição.  Os sibilos são relacionados principalmente com as constrições das vias respiratórias (como a asma)

     

    RONCOS

     

    Roncos de baixa frequência são sons adventícios contínuos que duram pelo menos 250 milissegundos e são causados pela vibração das vias aéreas em constrição. Esta constrição pode resultar do edema da mucosa, espasmos dos músculos lisos ou estase das secreções brônquicas. Os roncos estão relacionados predominantemente com a presença de secreções espessas (por exemplo, bronquite).

     

    ESTERTORES

     

    Estertores são sons adventícios descontínuos que duram menos de 20 milissegundos e possuem uma característica mais explosiva que os sibilos e roncos.

    Deve-se descrever o local onde eles são ouvidos e se eles desaparecem após a tosse ou inspiração profunda.

    Os estertores podem ser subdivididos em finos (alta frequência) ou grossos (baixa frequência).

     

    Os estertores grossos (ou bolhosos) podem ser ouvidos principalmente durante a inspiração na fase inspiratória inicial e são provavelmente causados pela abertura das vias aéreas principais (por exemplo, em pacientes com DPOC). Os estertores grossos na expiração geralmente ocorrem devido a secreção brônquica e geralmente desaparecem com a tosse.

     

    Os estertores finos (ou crepitantes) são percebidos principalmente na fase inspiratória tardia e são causados provavelmente pela abertura das vias aéreas menores (por exemplo, edema pulmonar). Os estertores finos expiratórios ocorrem devido a fragilidade do trato respiratório e deformação, como no caso de enfisema e bronquiectasias, e geralmente não desaparecem com a tosse.

     


ID
1426285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere às teorias e ao processo de enfermagem, bem como às taxonomias de diagnósticos de enfermagem, julgue o item a seguir.

O exame físico e a entrevista fazem parte da primeira etapa do processo de enfermagem e são classificados, respectivamente, como dados objetivos e dados subjetivos.

Alternativas
Comentários
  • A investigação (histórico de enfermagem) é a primeira fase do processo de enfermagem, ou seja, é o primeiro passo para a determinação do estado de saúde do cliente.

    Consiste na coleta de informações referentes ao estado de saúde do cliente, da família e da comunidade (definidos de acordo com a teoria de enfermagem utilizada como marco conceitual), com o proposito de identificar as necessidades, os problemas, as preocupações e as reações humanas desse cliente. Portanto, torna-se imprescindível que as informações coletadas sejam o mais precisas e fidedignas possível, para que o perfil de saúde ou de doença do cliente seja estabelecido.

    Na investigação você realiza a coleta de dados e examina informações sobre a situação de saúde, buscando evidencias de funcionamento anormal ou fatores de risco que possam estar contribuindo para os problemas de saúde.

    Os dados diretos são aqueles coletados diretamente do cliente, por meio da anamnese e do exame físico.

    Os dados indiretos são aqueles obtidos por outras fontes como, por exemplo familiares ou amigos, prontuários de saúde, registros de outros profissionais da equipe multidisciplinar, resultados de exames laboratoriais, entre outras fontes.

    Os dados são classificados em duas categorias: Objetivos ( o que é observável) e subjetivos (o que a pessoa afirma).

    Esses dados são indicações que possibilitam um julgamento ou uma inferência sobre a existência ou não de um problema.

  • Segundo a resolução Cofen 358/2009 O Processo de Enfermagem é composto pela Coleta de Dados, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem. Portanto a primeira fase do processo de enfermagem é composta pela coleta de de dados que é obtida pela anamnese (entrevista) e exame físico. Os dados objetivos são os sinais observados pelo enfermeiro durante o exame físico. Os dados subjetivos são os sintomas, informações dadas verbalmente pelo cliente, não diretamente observáveis pelo profissional. A história é combinada aos dados objetivos do exame físico e dos exames laboratoriais para constituir uma base de dados. Os dados são usados para formar um julgamento ou identificar um diagnóstico sobre o estado de saúde do indivíduo. A anamnese subsequente oferece um quadro completo da saúde atual e pregressa do indivíduo. Descreve a pessoa como um todo e a forma como ela interage com o ambiente. Registra pontos fortes da saúde e a capacidade de enfrentamento. Ou seja, o exame físico e a entrevista fazem parte da primeira etapa do processo de enfermagem e são classificados, respectivamente, como dados objetivos e dados subjetivos. Resposta CERTO Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • Resp: CORRETA.

    É no histórico de enfermagem que se aplica a anamnese e o exame físico. 

    Ref. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200021

    A coleta de dados pode ser realizada de maneira direta e indireta. Os dados diretos são aqueles coletados diretamente do cliente, através da anamnese e exame físico e os dados indiretos são aqueles obtidos por outras fontes, como, pelos acompanhantes, prontuários, resultados de exames laboratoriais. Já os dados podem ser classificados em objetivos e subjetivos. Os dados objetivos são aqueles que são observados pelo enfermeiro, como freqüência respiratória, e dados subjetivos são aqueles falados pelo cliente, como ansiedade, medo.

     

    Ref. http://www.hsp.epm.br/denf/NIEn/enfermagemposanestesica/seap/etapas/historico_enfermagem.html


ID
1429684
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No exame físico, durante a inspeção da pele, alguns achados cutâneos podem estar associados a doenças cardiovasculares, dentre eles a presença de xantelasma, que pode indicar:

Alternativas
Comentários
  • Xantelasma palpebral, xantelasma ou xanteloma são lesões em placas amareladas, mais usualmente localizadas nas pálpebras superiores e próximo ao canto interno dos olhos, frequentemente simétricas, permanentes, progressivas, múltiplas e formadas por depósito de lipídeos. São mais comuns em mulheres, e a prevalência aumenta com a idade. Os xantelasmas, em geral, ocorrem num espectro de condições, sendo as mais importantes aquelas associadas a defeitos específicos do metabolismo lipoprotéico. Logo, dentre as opções aquela que pode se relacionar com o aparecimento do xantelasma são níveis elevados de colesterol.


    Resposta D

    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • São lesões cutâneas que ocorrem em pessoas que apresentam distúrbios no metabolismo dos lipídeos, especialmente o colesterol, dando origem ao acúmulo de gordura dentro de células.

  • O xantelasma é a forma mais comum de apresentação dos xantomas. Os xantomas são lesões cutâneas que ocorrem em pessoas que apresentam distúrbios no metabolismo dos lipídeos (gorduras), especialmente o colesterol, dando origem ao acúmulo de gordura dentro de células de defesa presentes na pele, os macrófagos.

    Os macrófagos englobam a gordura que se deposita nos tecidos na tentativa de eliminá-la, como fazem com microorganismos. No entanto, eles não conseguem destruir a gordura, que se deposita na pele dando origem aos xantomas.

    O xantelasma são os xantomas que aparecem nas regiões palpebrais. Não necessariamente estão relacionados com alterações dos lipídeos sanguíneos, podendo ser decorrentes apenas de alterações locais do metabolismo das gorduras.

     

    http://www.dermatologia.net/cat-doencas-da-pele/xantelasma/

  • www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/xantelasma/63/

    Xantelasma é um pequeno depósito de gordura e colesterol que ocorre logo abaixo da superfície da pele, especialmente ao redor dos olhos. É relativamente comum e afeta principalmente adultos. Frequentemente, xantelasmas são associados a níveis elevados de colesterol no sangue, sem ser contagiosos. 

  • Nível de colesterol elevado

    Evidência por acúmulo de gordura ao redor dos olhos.

    xantelasmas são associados a níveis elevados de colesterol no sangue, sem ser contagiosos.


ID
1464289
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as técnicas nos exames físicos, o enfermeiro deverá

I. realizar inspeção, ausculta, palpação e percussão, de forma criteriosa.

II. efetuar levantamento de dados sobre o estado de saúde do cliente.

III. anotar as anormalidades encontradas.

IV. avaliar as informações obtidas na coleta de dados ou anamnese.

É correto o que está contido em

Alternativas
Comentários
  • Segundo a explicação, a afirmativa IV está incorreta, pq a avaliação só é feita depois do exame físico e não na hora em que o está realizando. 


ID
1484794
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico deve ser realizado com o(s) propósito(s) de:

I. Obter dados sobre o estado de saúde de um cliente/paciente, para confirmar ou refutar os dados obtidos na anamnese.
II. Confirmar e identificar diagnósticos de enfermagem; elaborar julgamentos clínicos sobre mudanças no estado de saúde do cliente/paciente; avaliar os resultados do cuidado.
III. Elaborar julgamentos clínicos sobre mudanças no estado de saúde do cliente/paciente; avaliar os resultados do cuidado; confirmar o Código Internacional das Doenças (CID 10).
IV. Confirmar patologias; obter dados sobre o estado de saúde de um cliente/paciente; avaliar os resultados do cuidado.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • III. Elaborar julgamentos clínicos sobre mudanças no estado de saúde do cliente/paciente; avaliar os resultados do cuidado; confirmar o Código Internacional das Doenças (CID 10). 

    IV. Confirmar patologias; obter dados sobre o estado de saúde de um cliente/paciente; avaliar os resultados do cuidado. 

    Não faz parte do propósito do exame físico questionar diagnósticos médicos.


ID
1649362
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A compressão do ponto cístico durante a inspiração do paciente com resposta de dor intensa no local pressionado associada à interrupção súbita da inspiração é sugestiva de colecistite aguda.

A técnica realizada durante esse exame físico é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • Sinal de Murphy é definido como dor intensa quando o examinador, com a mão no ponto vesicular, solicita que o paciente respire profundamente, mobilizando a vesícula doente em direção a sua mão e piorando o quadro álgico (Vol. 8 , N.  1  - Abdome Agudo NãoTraumático)

  • Sinal de Blumberg: dor ou piora da dor á descompressão súbita dp ponto de MCBURNEY. Indicação: peritonite

    Sinal de Rovsing: se a palpação no QIE do abdome do pct resultar em dor no QID diz que o pct é pisitivo para o sinal de Rovsing. Indicação: apendicite

    Sinal de Murphy: Ao comprimir o ponto cístico, solicita-se ao pct que inspire profundamente.A resposta de dor intensa no ponto pressionado causa a interrupção súbita da respiração. Indicação: colecistite aguda.

    Sinal de Piparote: com uma das mãos o examinador golpeia o abdome por piparotes, enquanto a outra espalmada na região contralateral, procura captar ondas líquidas contra a parede abdominal. Indicação: ascite.

  • Sinal de McBurney. - Sinal de Rosving = Apêndice

    Sinal de Murphy = Colicistite

    Sinal de Piparote = Ascite


ID
1656892
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    O exame físico é parte integrante do histórico de enfermagem. Para a realização do exame físico, é necessária a aplicação de técnicas e instrumentos, que seguem, em geral, as etapas: inspeção, palpação, percussão e ausculta.

No que se refere à percussão do tecido pulmonar insuflado em uma pessoa com enfisema, qual será o som esperado? 

Alternativas

ID
1726954
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao exame físico neurológico, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

( ) O sinal de Kernig indica que há lesão no cordão posterior, sendo evidenciado quando, ao fechar os olhos, o paciente oscila e cai sem direção.

( ) O sinal da nuca de Brudzinzki é evidenciado quando a flexão da nuca determina flexão involuntária das pernas e das coxas e expressão fisionômica de dor.

( ) Teste de Romberg é pesquisado colocando-se o paciente em decúbito dorsal, flexionando a coxa sobre a bacia, em ângulo reto, e, depois, realizando extensão da perna sobre a coxa, observando-se resistência, limitação e dor com manobra.

Alternativas
Comentários
  • Teste de Romberg indica que há lesão no cordão posterior, sendo evidenciado quando, ao fechar os olhos, o paciente oscila e cai sem direção.

    O sinal de Kernig é pesquisado colocando-se o paciente em decúbito dorsal, flexionando a coxa sobre a bacia, em ângulo reto, e, depois, realizando extensão da perna sobre a coxa, observando-se resistência, limitação e dor com manobra.

  • Kerning= kocha sobre a bacia

    Brudzinski=bundizisk .quadril e joelho

    Laségue= elevação de perna - só Lasegue= dor ciatica

    Lasegue bilateral +Kerning= menigite

    Lasegue unilateral=radiculopatia lombossacra

  • Dura mater= capacete duro- externa

    Araquinoide= fibras- teia de aranha

    Liquido cefalo raquidiano= subaraquinoide- ivansao bacteriana ou hemorragia

    PIA mater= interna- vasos sanguíneos

    Paralelo com

    CD PIA= proceso de enfermegem.


ID
1726960
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico compreende a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta, além da utilização de alguns instrumentos e aparelhos. Para realização de cada etapa, o examinador utiliza os sentidos, sobretudo, a visão, o tato e a audição. Na ____________ , é realizado o golpeamento com um dedo a borda ungueal ou a superfície dorsal da segunda falange do dedo médio ou indicador da outra mão, que se encontra espalmada e apoiada na região de interesse. O som encontrado em regiões que contenham ar, recobertas por membranas flexíveis, como o estômago é chamado_____________ . Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmativa acima.

Alternativas
Comentários
  • PERCURSAO  DIGITO- DIGITAL,TIMPANICO

  • questão que não cai na minha prova rsrs


ID
1791586
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o exame físico cardiovascular, analise as afirmações a seguir.

I. Na avaliação dos pulsos periféricos, é imprescindível a aferição de frequência, amplitude, ritmo e simetria.

II. A pressão arterial é um parâmetro fisiológico indispensável na investigação diagnóstica, e o registro dos níveis pressóricos faz parte obrigatória do exame clínico do paciente.

III. Uma das principais causas de alteração do nível de consciência é a queda da pressão de perfusão cerebral secundária à diminuição do débito cardíaco ou por alterações isquêmicas cerebrais, relacionados a eventos cardioembólicos.

IV. A hemoptise caracteriza-se por expectoração exsudativa e deve-se, principalmente, à necrose e hemorragia para a luz alveolar secundárias ao infarto.

V. A dispneia é caracterizada pela ausência de dificuldade respiratória, porém com sensação subjetiva de falta de ar e ausência de respiração trabalhosa.

São corretas apenas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • hemoptise é expectoração de sangue

    dispnéia é a dificuldade respiratória

  • Atentar-se para o enunciado é de suma importância!

    A Hemoptise refere-se à expectoração de sangue, ou seja, hemorragia essa advinda do sistema respiratório.

    A dispneia  não é a AUSÊNCIA de dificuldade de respiração, e sim a PRESENÇA.


ID
1791610
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico do sistema respiratório é um meio confiável de reunir os dados essenciais e inclui: inspeção, palpação, percussão e ausculta. Leia as afirmações a seguir e indique se elas são (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A inspeção do paciente envolve a verificação da presença ou da ausência de diversos fatores como cianose, respiração laboriosa, diâmetro ântero-posterior do tórax, posição da traquéia e outros.

( ) Na palpação do tórax, o frêmito tátil deverá ser simétrico e estará aumentado quando há aumento de ar por unidade de volume de pulmão, por exemplo na presença de enfisema.

( ) Na percussão, um som timpânico é um ruído de alta tonalidade ouvido quando a asma ou um grande pneumotórax está presente.

( ) Na ausculta com a respiração superficial, há diminuição do movimento do ar através das vias aéreas, e o murmúrio vesicular não se mostra tão audível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência indicada corretamente, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A inspeção pode ser dividida em duas partes: estática e dinâmica. Na estática deve-se olhar a aparência do tórax. Se o paciente possui desvios da coluna a estrutura do esterno, das costelas e das vértebras, como o diâmetro antero-posterior do tórax, posição da traqueia, além de presença de cianose. Na dinâmica visa definir o padrão respiratório do paciente, podendo apresentar os seguintes padrões: eupneico, taquipneia, bradipneia. Ou seja, a primeira afirmativa é verdadeira. Na palpação pode ser inspecionado o frêmito toracovocal ou frêmito tátil, é a vibração sentida quando o paciente emite um som estridente, como quando requisitado a falar “33". Isso é importante, pois auxilia diagnóstico de processos patológicos, tais como derrame pleural ou consolidações pulmonares. Nos derrames, o frêmito se encontra diminuído devido ao fato de haver líquido entre a pleura e o pulmão, dificultando a propagação do som até a parede torácica, enquanto que, nas consolidações, o som encontra-se aumentado, posto que o meio sólido da consolidação permite maior transmissibilidade por meio da árvore brônquica. No caso do enfisema o aumento ou diminuição do som está relacionado à presença de líquidos ou massas, logo, a segunda afirmativa é falsa. Na percussão pode-se encontrar alguns tipo de sons: - Som claro pulmonar: som da percussão do pulmão normal. Entre a macicez e o timpanismo. - Som timpânico: som característico de estruturas mais "ocas", ou seja, com grande quantidade de ar no parênquima pulmonar ou na cavidade torácica, é encontrado em casos de enfisema pulmonar, de pneumotórax e asma. Assim como a terceira afirmativa. - Som submaciço: ocorre quando há líquido interposto entre o parênquima pulmonar e a parede torácica, como em derrames pleurais (uma espécie de líquido na camada que reveste o pulmão). - Som maciço: obtido quando se percute regiões mais "densas", ou seja, quando há uma diminuição da quantidade de ar no pulmão ou em suas proximidades. Isto está presente em tumores periféricos e em pneumonias (consolidação). Com relação a ausculta os sons respiratórios normais podem ser classificados como: som traqueal, respiração brônquica e murmúrios vesiculares. Os murmúrios vesiculares são o som normal escutado no pulmão. Representa o som causado pela entrada e saída de ar dos pulmões. Pode estar ausente ou diminuído, se houver algo que obstrua seu caminho, ou ainda impeça que o ar entre e saia do pulmão e/ou em caso de respiração superficial. Última afirmativa está correta. Resposta E Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.
  • (V ) A inspeção do paciente envolve a verificação da presença ou da ausência de diversos fatores como cianose, respiração laboriosa, diâmetro ântero-posterior do tórax, posição da traquéia e outros. 

    (F ) Na palpação do tórax, o frêmito tátil deverá ser simétrico e estará aumentado quando há aumento de ar por unidade de volume de pulmão, por exemplo na presença de enfisema. 

    (V ) Na percussão, um som timpânico é um ruído de alta tonalidade ouvido quando a asma ou um grande pneumotórax está presente. 

    (V ) Na ausculta com a respiração superficial, há diminuição do movimento do ar através das vias aéreas, e o murmúrio vesicular não se mostra tão audível. 

  • Comentário do professor


    A inspeção pode ser dividida em duas partes: estática e dinâmica.


    Na estática deve-se olhar a aparência do tórax. Se o paciente possui desvios da coluna a estrutura do esterno, das costelas e das vértebras, como o diâmetro antero-posterior do tórax, posição da traqueia, além de presença de cianose.


    Na dinâmica visa definir o padrão respiratório do paciente, podendo apresentar os seguintes padrões: eupneico, taquipneia, bradipneia.


    Ou seja, a primeira afirmativa é verdadeira. Na palpação pode ser inspecionado o frêmito toracovocal ou frêmito tátil, é a vibração sentida quando o paciente emite um som estridente, como quando requisitado a falar “33". Isso é importante, pois auxilia diagnóstico de processos patológicos, tais como derrame pleural ou consolidações pulmonares. Nos derrames, o frêmito se encontra diminuído devido ao fato de haver líquido entre a pleura e o pulmão, dificultando a propagação do som até a parede torácica, enquanto que, nas consolidações, o som encontra-se aumentado, posto que o meio sólido da consolidação permite maior transmissibilidade por meio da árvore brônquica.


    No caso do enfisema o aumento ou diminuição do som está relacionado à presença de líquidos ou massas, logo, a segunda afirmativa é falsa.


    Na percussão pode-se encontrar alguns tipo de sons:

    - Som claro pulmonar: som da percussão do pulmão normal. Entre a macicez e o timpanismo.

    - Som timpânico: som característico de estruturas mais "ocas", ou seja, com grande quantidade de ar no parênquima pulmonar ou na cavidade torácica, é encontrado em casos de enfisema pulmonar, de pneumotórax e asma.


    Assim como a terceira afirmativa.

    - Som submaciço: ocorre quando há líquido interposto entre o parênquima pulmonar e a parede torácica, como em derrames pleurais (uma espécie de líquido na camada que reveste o pulmão).

    - Som maciço: obtido quando se percute regiões mais "densas", ou seja, quando há uma diminuição da quantidade de ar no pulmão ou em suas proximidades. Isto está presente em tumores periféricos e em pneumonias (consolidação).


    Com relação a ausculta os sons respiratórios normais podem ser classificados como: som traqueal, respiração brônquica e murmúrios vesiculares. Os murmúrios vesiculares são o som normal escutado no pulmão. Representa o som causado pela entrada e saída de ar dos pulmões. Pode estar ausente ou diminuído, se houver algo que obstrua seu caminho, ou ainda impeça que o ar entre e saia do pulmão e/ou em caso de respiração superficial. Última afirmativa está correta.


    Resposta E Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

  • V:F:V:eV

  • O ar não conduz bem o som, por isso, em um grande pneumotórax , no enfisema e na asma o frêmito tátil estará diminuído, já que são afecções que aumentam o volume de ar no pulmão.

    Fonte: Brunner .


ID
1951369
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a posição do paciente para o exame físico, associe as colunas abaixo.


1. Cliente sentado.

2. Decúbito dorsal

3. Decúbito lateral direito.


( ) avaliação geral e sinais vitais.

( ) força e tônus dos membros inferiores e reflexos.

( ) exame de próstata e reto em homens.

( ) cabeça e pescoço, incluindo tireoide e linfonodos.


A sequência correta é: 

Alternativas

ID
1984003
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico do sistema respiratório é de extrema importância na rotina do enfermeiro. Correlacione, nas colunas I e II, os termos referentes à função respiratória com suas respectivas definições:

Coluna I                                                                                                       

1) Estridor.                                                         

2) Roncos.                                                          

3) Sibilos.                                                          

4) Murmúrios vesiculares.                                 

Coluna II

( ) Sons respiratórios ouvidos na maior parte do tórax. São produzidos pela turbulência do ar circulante, ao se chocar contra as saliências das bifurcações brônquicas e cavidades de tamanhos diferentes.

( ) Sons respiratórios anormais contínuos e agudos que se originam de vibrações das paredes bronquiolares, aparecendo na inspiração e na expiração. São múltiplos e disseminados por todo o tórax quando são provocados por enfermidades que comprometem a árvore brônquica.

( ) Sons respiratórios anormais contínuos e graves que se originam de vibrações das paredes brônquicas quando há estreitamento desses dutos, seja por espasmo ou edema da parede ou pela presença de secreção aderida a ela.

( ) Ruído basicamente inspiratório produzido pela obstrução da laringe ou da traqueia. 

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • D) 4, 3, 2, 1.


ID
2026840
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos mecanismos da dor assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2083876
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A percussão realizada durante um exame físico de um paciente permite observar não só o som obtido, mas também a resistência oferecida pela região golpeada. Ao se percutir sobre os intestinos, sobre o espaço de Traube ou sobre qualquer área que contenha ar recoberta por uma membrana flexível, o som obtido é o

Alternativas
Comentários
  • O Espaço de Traube é uma zona de percussão de timbre timpânico de formato semilunar, limitada à direita pelo lobo esquerdo do fígado, acima pelo diafragma e pulmão esquerdos e à esquerda pela linha axilar anterior esquerda. De modo geral, esse espaço tem largura de 12cm e altura de 9cm, projetando-se sobre da 6ª à 9-10ª costelas. A expressão “Traube Livre”, muito usado no cotidiano dos hospitais e acadêmicos, significa dizer que a percussão do espaço apresenta o timbre timpânico e que a loja de Traube encontra-se “livre” de ocupação, conforme normal.

    No entanto, alguns fatores podem alterar o timbre da percussão do Espaço de Traube, tornando-se, agora, maciços à dígito percussão do espaço. Além das esplenomegalias, comuns em doenças como Leucemias, doença de Chagas e Esquistossomose, as cardiomegalias, os aumento de volume do lobo hepático esquerdo e os derrames pleurais também correspondem ao “Traube preenchido” ou maciço.

    FONTE: https://semiologiasobral.wordpress.com/2015/04/21/espaco-de-traube/

  • Lembrem-se, cavidade com ar, refere-se a som de TAMbor -> TIMpânico


ID
2086105
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico do paciente tem a finalidade de analisar os segmentos corporais com o propósito de detectar problemas de enfermagem e faz parte de qual etapa do processo de enfermagem?

Alternativas

ID
2120479
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os principais achados do exame físico de um paciente com derrame pleural são:

Alternativas
Comentários
  • Exame físico:

    • Murmúrio vesicular reduzido ou abolido no hemitórax acometido (a redução no murmúrio vesicular indica pouco movimento de ar nas vias respiratórias);

    • Macicez à percussão;

    • Redução do frêmito tóraco-vocal e da ausculta da voz.

    Pode ser observada redução da expansibilidade torácica.

    https://www.hcrp.usp.br/revistaqualidade/uploads/Artigos/218/218.pdf


ID
2121106
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a realização do exame físico para diagnóstico da dengue, será obrigatório o (a):

Alternativas
Comentários
  • prova do laço é um exame rápido que deve ser feito obrigatoriamente em todos os casos de suspeita de dengue, já que permite identificar a fragilidade dos vasos sanguíneos, comum da infecção pelo vírus da dengue.

    Fonte:


ID
2125843
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Adolescente, 19 anos, chegou ao setor de emergência de um hospital devido a um acidente automobilístico, referindo fortes dores nos joelhos. Qual seria a posição anatômica mais adequada para realizar um exame mais detalhado?

Alternativas
Comentários
  • Em traumas musculoesqueléticos deve se utilizar a posição supina, ou decúbito dorsal, afim de avaliar toda a extensão corporal.

  • A) Em decúbito dorsal, a fim de facilitar a avaliação da extensão da articulação do joelho e membros inferiores.

     

    -


ID
2176606
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Maturéia - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico abrangente envolve o uso de cinco habilidades: inspeção, palpação, percussão, ausculta e olfato. Durante o exame físico, o profissional utilizará, quatro dos seus cinco sentidos: visão, tato, audição e olfato.
Considerando as definições correspondentes a cada habilidade, classifique as alternativas como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a SEQUÊNCIA CORRETA de cima para baixo.
( ) INSPEÇÃO - concentra Trata-se do escrutínio atento, cuidadoso, primeiramente do indivíduo como um todo e, em seguida, de cada sistema do corpo.
( ) PALPAÇÃO - aplica o sentido do tato para avaliar os seguintes fatores: textura, temperatura, umidade, local, vibração, pulsação,rigidez, espasticidade, presença de nódulos ou massas e crepitações.
( ) PERCUSSÃO - consiste em golpear a pele do indivíduo com toques curtos e firmes para avaliar estruturas subjacentes.
( ) AUSCULTA - consiste em ouvir sons produzidos pelo corpo, podendo ser realizada com o auxílio ou não de instrumental (estetoscópio)

Alternativas
Comentários
  • Acredito que seja vvff porque a percussão toque leve e sobre os dedos da nossa mão e não diretamente no paciente .


ID
2181637
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao exame clínico realizado pelo enfermeiro na região abdominal, analise as seguintes assertivas:
I. Auxílio para determinar o tamanho e a localização de vísceras sólidas, a percussão do abdome é também uma ajuda na avaliação da presença e distribuição de massas, gases e líquidos;
II. A descrição da presença de ruídos aéreos deve ser feita tanto em relação à frequência e quanto em relação à intensidade. Na isquemia de cólon, no íleo paralítico e nos distúrbios eletrolíticos, estão presentes os ruídos hidroaéreos hipoativos;
III. O abdome pode ser dividido em nove regiões. Na região do epigástrica, encontram-se a cárdia, o estômago, o piloro, parte do fígado, o cólon transverso e o pâncreas;
IV. Ao inspecionar um abdome, o enfermeiro pode encontrar um abdome plano, arredondado, protuberante, ou até, escavado. Está indicada a mensuração da circunferência abdominal quando existir a suspeita de presença de ascite.
Diante do exposto, podem-se considerar CORRETAS as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • C) I, II e IV, apenas

  • O gabarito correto é : letra C ( I, II e IV, apenas) 

    - Pâncreas não faz parte da região epigástrica, mas do Hipocôndrio esquerdo.

  • O pâncreas faz parte sim do Epigastro de acordo com o Livro Anamnese e Exame Físico.

  • questão gostosinha.


ID
2181640
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a avaliação de um paciente, para a identificação e intervenção nos achados do exame físico o enfermeiro precisa estar habilitado no que se refere às alterações neurológicas. Diante disto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2181694
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Marque a alternativa correta no que se refere às principais situações encontradas no exame pulmonar:

Alternativas
Comentários
  • A) Infecção brônquica – presença de estertores disseminados;


ID
2203426
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das etapas da consulta de enfermagem é o exame físico. Neste procedimento, o enfermeiro deverá realizar, apenas, as seguintes fases:

Alternativas

ID
2267614
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar o exame físico geral de enfermagem em um paciente, é necessária a utilização dos métodos conhecidos como propedêuticos, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    inspeção, palpação, percussão e ausculta.


ID
2307430
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar o exame físico cardiocirculatório num determinado paciente, no momento da palpação precordial, se houver presença de frêmitos, indica que:

Alternativas
Comentários
  • Os frêmitos são percebidos como vibrações finas, semelhentes às vibrações observadas na "garganta de um gato miando". Eles são a tradução palpável dos sopros cardíacos.

     

    - Anamnese & Exame Físico.

     

    Gab. Letra C

     

  • Os Frêmitos correspondem a sensação tátil das vibrações produzidas no coração ou nos vasos que correspondem aos sopros.

    Os sopros podem representar estados de alto fluxo, sem relevância fisiopatológica, ou serem consequentes a valvopatias e doenças congênitas. Portanto, é fundamental associar achados auscultatórios com dados da anamnese e informações obtidas pelo exame físico geral. Sopros têm grande valor quando se alteram em avaliações sequenciais, seja em valva nativa, seja em prótese, representando piora anatômica. A percepção tátil do sopro (frêmito), apesar de pouco comum, é muito específica de valvopatia importante.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Tarasoutchi F, et al . Diretriz Brasileira de Valvopatias - SBC 2011/ I Diretriz Interamericana de Valvopatias - SIAC 2011. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 97, n. 5, supl. 1, p. 01-67,    2011 .
  • A insuficiencia mitral gera sopro e este gera fremito, portanto questão passível de anulação.


ID
2338627
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Exame Físico consiste no levantamento de condições globais do cliente para buscar informações para subsidiar a assistência. Sobre as técnicas utilizadas no exame físico e os possíveis achados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Deve ser realizado sempre no sentido cefalo-podal, independente da situação ou paciente.

     b) No exame do pescoço, é necessário atentar-se para contraturas, glândula tireoide e linfonodos palpáveis.

     c)  Na avaliação da cabeça e pescoço, utilizam-se as técnicas de inspeção e percussão.

     d) Durante a ausculta pulmonar, é possível auscultar sons normais como os ruídos adventícios e também sons anormais como os murmúrios vesiculares que se dividem basicamente em: sibilos, estertores creptantes, roncos e atrito pleural.

    Som normal

    À ausculta os sons pulmonares normais/fisiológicos são[2]:

    Murmurio vesicular;  Murmurio broncovesicularRespiração laringo-traqueal:

    Sons patológicos

    Os sons pulmonares anormais/patológicos/adventícios são[3][2]:

    Roncos: São sons grosseiros e ásperos que ocorrem quando o ar está bloqueado por muco, podendo ocorrer tanto na inspiração como na expiração. A secreção livre (catarro) em uma área de grande calibre causa esse som ao se mover com a entrada e saída de ar nos pulmões. Podem ser causados por: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica ou corpo estranho.

    Sibilos: Som agudo produzidos por vias aéreas estreitas, melhor ouvidos na expiração. Indicam broncoespasmo. Os chiados e sibilos de uma crise de asma ou DPOC podem ser ouvidos mesmo sem um estetoscópio.

    Estertores: Sons intermitentes, intensos, crepitantes, de totalidade média. Auscultados no início ou meio da inspiração. Desaparecem com a tosse. Indicam líquido nos bronquíolos e brônquios. Estertores podem ainda ser descritos como úmidos ou secos, finos ou grosseiros.

    Crepitantes: São sons de estalidos e cliques semelhantes a uma rádio fora da estação e podem ser devido a quadros de hiperinsuflação alveolar ou a secreção com bolhas em vias aéreas inferiores. Quando é causado por catarro, o crepitar desaparece após uma tosse produtiva. Indicam pneumonia, bronquite, tuberculose, doença intersticial ou edema pulmonar.

    Subcrepitantes: Som estertor úmido, de bolhas grosseiras, similar ao som de velcro. Pode indicar fibrose pulmonar ou bronquiectasia.

    Estridor: é um som agudo ouvido melhor na inspiração, geralmente devido à obstrução do fluxo de ar na traqueia ou laringe. Indica fluxo turbulento nos brônquios, traqueia.

     e) No exame físico do abdômen, é necessário realizar primeiramente a percussão, pois a realização da ausculta e a palpação podem interferir nos sons observados.

    INSPEÇÃO - AUSCULTA - PERCUSSÃO - PALAPÇÃO - 

  • Que fonte é essa, Elene?

  • B) No exame do pescoço, é necessário atentar-se para contraturas, glândula tireoide e linfonodos palpáveis.

     

     

    - Murmúrio vesicular é o som alveolar, bem distribuído por todo o pulmão, com exceção da área sob o esterno. É considerado normal.

  • ==> Exame físico do PESCOÇO

    - Inspeção: observar assimetrias, massas, edema, cicatrizes ou gânglios linfáticos visíveis

    - Observar amplitude do movimento e simetria (solicitar movimentação ativa da cabeça)

    - Atenção para dor e contratura muscular

    - Linfonodos – palpe sequencialmente

    - Traqueia - posicionada na linha média

    - Os anéis cartilaginosos da traqueia devem ser distintos e indolores.

    Tireoide : Palpação (acesso anterior ou posterior): tamanho, formato e consistência da glândula, presença de nódulos (lisos ou irregulares, macios ou duros), dor.

     

    Letra B

     

    ==> Pacientes com enfisema pulmonar apresentam sons diminuídos, enquanto nos acometidos pelo edema pulmonar cardiogênico, os sons tornam-se mais audíveis. 
    Nestes dois exemplos podemos imaginar a relação direta entre a patologia, a densidade das estruturas e a geração de sons.

     

    - Os sons pulmonares ANORMAIS, ou ruídos adventícios, podem ser classificados em sibilos, crepitações e roncos ou, também, podem ser classificados pelo seu caráter contínuo e descontínuo.

     

    - Os sons pulmonares normais podem ser divididos em sons bronquiais (traqueobronquiais) ou vesiculares.

     

    ==> Exame do Abdome: 
    INSPEÇÃO - AUSCULTA - PERCUSSÃO - PALPAÇÃO.

     

     

    Fonte:

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3116114/mod_resource/content/1/Cabe%C3%A7a%20e%20pesco%C3%A7o_2017%20Lilia.pdf

    http://medicina.fm.usp.br/gdc/docs/revistadc_128_224-231%20864.pdf

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/abdome-exame-fisico/25087


ID
2405161
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É a coloração azulada da pele, da região perioral, do leito ungueal e de mucosas, associada ao aumento da hemoglobina não saturada de oxigênio e reflete hipoxemia acentuada. O enunciado refere-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


ID
2406328
Banca
FAUEL
Órgão
PROAMUSEP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acolhimento com classificação de risco é um modelo proposto pelo Ministério da Saúde que divide o serviço em eixos e áreas identificadas por cores que determinam o tipo de serviço prestado. Com base nesse modelo, assinale a alternativa que corresponde às características da área amarela.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B. PACIENTES CRITICO E SEMI-CRITICOS.


ID
2409118
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A realização de um exame físico completo no cotidiano da prática assistencial do(a) enfermeiro(a), independentemente dos níveis de complexidade, é fundamental para a realização do planejamento de enfermagem, bem como para evidenciar claramente as diferentes manifestações clínicas eventualmente apresentadas pelo paciente.
Considerando os aspectos de semiologia e semiotécnica aplicados à enfermagem, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A fraqueza muscular na Síndrome GB é ascendente

  • Questão mal elaborada.

    Avaliação abdominal tem que respeitar a ordem do métodos propedêuticos, inspeção, ausculta, percussão, palpação, pq poderá interferir nos achados.

    A manifestação de hipersonoridade QUAL SOM? SOM TIMPÂNICO? POIS NO SOM TIMPÂNICO TEMOS TEMOS AR NO PARÊNQUIMA PULMONAR, EX. PNEUMOTÓRAX, ENFISEMA PULMONAR.


ID
2409133
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A experiência da dor é complexa e envolve componentes físicos, emocionais e cognitivos.
Analise as afirmativas a seguir sobre o manejo da dor, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A estimulação de nociceptores por meio de fatores químicos, térmicos e / ou mecânicos são potencialmente promotores de dor.
( ) O uso de intervenção farmacológica de alívio da dor é contraindicado para pacientes com dor idiopática.
( ) O manejo da dor em lactentes, embora não consigam verbalizar as características da dor, pode ser realizado embasando-se em alterações dos parâmetros vitais e comportamentais.
( ) As implicações de enfermagem para o manejo da analgesia epidural são numerosas, sendo atribuição exclusiva do enfermeiro o monitoramento de sinais das funções urinária e intestinal.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


ID
2443678
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Se os exames do cliente confirmarem hanseníase, todas as pessoas da família deverão ser examinadas e orientadas sobre as formas da doença e ainda deverão tomar a vacina:

Alternativas
Comentários
  • GAB correto D

  • - A vacina BCG deve ser aplicada nos contatos examinados sem presença de sinais e sintomas de hanseníase no momento da investigação, independente da classificação operacional do caso índice.

    - Importante esclarecer que a vacina não imuniza contra a hanseníase, mas deve ser tomada porque aumenta a resistência do organismo, principalmente contra as formas multibacilares da doença. 

    'Letra D'


ID
2465929
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Figueiredo (2009), sobre o Processo de Enfermagem (PE) são determinadas seis etapas.

Numere, por ordem sequencial de execução pelo enfermeiro, as seis etapas do PE.

( ) Evolução de Enfermagem

( ) Plano Diagnóstico de Cuidados

( ) Diagnóstico de Enfermagem

( ) Plano Assistencial de Enfermagem

( ) Histórico de Enfermagem

( ) Prognóstico de Enfermagem

A sequência correta em que ocorrem as etapas do Processo de Enfermagem é

Alternativas
Comentários
  • ( 5) Evolução de Enfermagem

    (4 ) Plano Diagnóstico de Cuidados

    ( 2) Diagnóstico de Enfermagem

    (3 ) Plano Assistencial de Enfermagem

    (1 ) Histórico de Enfermagem

    (6 ) Prognóstico de Enfermagem

    1- Histórico de enfermagem

    2 - Diagnóstico de enfermagem

    3 - Plano assistência de enfermagem

    4 - Plano diagnostico de cuidados

    5 - Evolução de enfermagem

    6 - Prognóstico de enfermagem


ID
2465944
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Avalie as afirmativas que se referem às técnicas do exame do abdome.

I. Na inspeção do abdome, o examinador deve avaliar presença de cicatrizes, veias, lesões, contorno abdominal, simetria, pulsações e peristalse.

II. A sequência do exame do abdome deve ser: inspeção, palpação, ausculta e percussão.

III. Na ausculta abdominal, deve-se estar atento à presença de sopros e de ruídos intestinais, com frequência estimada entre 15 a 50 ruídos por minuto.

IV. À percussão, é possível escutar os sons timpânico em regiões onde há presença de gases no aparelho intestinal e o som maciço onde há presença de fezes ou líquidos.

V. A palpação superficial do abdome é útil para detectar áreas dolorosas, órgãos e massas superficiais, enquanto a palpação profunda é adequada para delimitação de massas abdominais.

VI. O sinal do piparote positivo indica inflamação renal.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Abdômen inspeção ausculta percussão e palpação


ID
2465947
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ausculta cardíaca realizada adequadamente permite ao enfermeiro auscultar sons cardíacos que, quando alterados, direcionam a prescrição adequada de cuidados a este paciente.

Qual das localizações do foco de ausculta está corretamente descrita?

Alternativas
Comentários
  • A- Foco aórtico- 2º espaço intercostal direito. CORRETA.

    B- Foco pulmonar- 2° espaço intercostal esquerdo.

    C- Foco mitral- 5° espaço intercostal esquerdo na linha hemiclavicular.

    D- Foco Tricúspide- 5° espaço intercostal esquerdo ao lado do esterno.


ID
2476759
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as etapas do processo de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN-358/2009

    Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências

     

     

     Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em 5 ( cinco ) etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:

     

     

    I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

     

    II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

     

    III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

     

    IV – Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

     

    V – Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.


ID
2476777
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para realizar um exame físico, o examinador utiliza principalmente os sentidos de visão, tato e audição.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os itens que compreendem o exame físico mencionado.

Alternativas
Comentários
  • Creio eu q seje a letra D

  • D

    Inspeção, palpação, percussão e auscuta


ID
2476780
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à técnica de percussão digito-digital, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Nada de martelo.

  • 3) Percussão: é a aplicação de pequenos golpes em determinada superfície do organismo, que emite vibrações específicas de acordo com a estrutura anatômica percutida, quanto à intensidade, tonalidade e timbre.


    – Percussão digito-digital: mais utilizada no nosso cotidiano. Trata-se do golpeamento com o dedo médio ou indicador da mão dominante, que encontra-se espalmada e apoiada na região de interesse. A mão dominante deve ficar em posição confortável e apenas o dedo que irá percutir deverá ter posição de martelo. A movimentação da mão deverá ocorrer apenas com a articulação do punho. O cotovelo deve permanecer fixo e fletido a 90º e com o braço em semiabdução.


    Possíveis sons:

    Maciço: som que transmite a sensação de dureza e resistência, em todas as regiões desprovidas de ar, como osso e fígado;

    Submaciço: é uma variação do maciço, é a presença de ar em pequena quantidade que lhe confere essa característica peculiar;

    Timpânico: obtido em regiões que contêm ar, recobertas por membrana flexível, como o estômago. A sensação obtida é de elasticidade;

    Hipertimpânico: obtido em regiões que contêm ar em grande quantidade, por exemplo, no abdome em caso de acúmulo de gases;

    Claro pulmonar: som obtido quando se percute uma área sobre os pulmões, quando estão normais, com presença de ar dentro dos alvéolos.




    http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/tecnicas-basicas-de-exame-fisico/


ID
2491456
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A observação da frequência e profundidade da respiração constitui uma parte importante da avaliação da função respiratória. Com relação à descrição dos padrões de respiração e frequências respiratórias, correlacione os padrões às respectivas descrições e marque a opção que corresponde á sequência correta.


PADRÕES

I- Bradipneia

II- Taquipneia

III- Hiperpneia

IV- Cheyne-Stokes

V- Respiração de Biot


DESCRIÇÕES

( ) Aumento de profundidade das respirações.

( ) Períodos de respiração normal seguidos de um período variável de apneia.

( ) Ciclo regular em que a frequência e a profundidade da respiração aumentam, e, a seguir, diminuem até ocorrer apneia.

( ) Frequência mais lenta do que o normal.

( ) Respiração rápida e superficial.

Alternativas

ID
2537908
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipoglicemia em adulto apresenta sinais e sintomas como tremores, sudorese, palidez, taquicardia, tonturas, cefaleia, parestesias, distúrbios visuais e rebaixamento de consciência, e também, glicemia capilar menor que:

Alternativas
Comentários
  • Hipoglicemia
    Não existe uma definição clara de valor para hipoglicemia. Há certo consenso na literatura de que valores entre 60 e 70 mg/dl
    indicam um risco de hipoglicemia grave. Nesses níveis, já há alterações nos sistemas contrarregulatórios, e glicemias abaixo
    desse valor associam-se a sintomas de hipoglicemia e prejuízo da função cerebral (A).30 Em crianças, pode-se observar deterioração
    aguda da função cerebral em valores inferiores a 60 mg/dl (A).31 Recomendação da ADA sugere o nível de 70 mg/dl como
    definição para trabalhos de pesquisa e alvo glicêmico inferior no controle de crianças e adolescentes com diabetes (D).

     

    Fonte: DIRETRIZES SBD | 2015-2016

  • Questão cabível de anulação, já que há uma base aceitável nos valores entre 60 - 70mg/dl

  • A banca colocar tanto 60 como 70 como opções é, desculpem-me, cachorrada.

  • Gabarito C e D.  

    Deu choque nas respostas.

    Não deve ter valores inferiores a 70 mg/dL em nenhuma altura do dia. Quando os valores estão abaixo de 70 mg/dL, falamos de hipoglicemia ou "baixa de açúcar", uma situação que pode ser perigosa e é de evitar.

    Quando o seu nível de glicemia está alto (Hiperglicemia) poderá sentir qualquer um destes sintomas: boca seca, sede, urinar frequentemente, cansaço e visão turva.

    Quando a sua glicemia está baixa,(Hipoglicemia) pode sentir tremores, sensação de fraqueza, suores frios, fome súbita, palpitações, cansaço fácil ou irritabilidade 

  • GABARITO CORRETO SERIA ''C''.

     

    Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos – com ou sem sintomas – para valores abaixo de 70 mg/dL (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2013). Os sintomas clínicos, entretanto, usualmente ocorrem quando a glicose plasmática é menor de 60 mg/dl a 50 mg/dl, podendo esse limiar ser mais alto, para aqueles pacientes cujas médias de glicemias são elevadas, ou mais baixo para aqueles que fazem tratamento intensivo e estão acostumados a glicemias mais baixas (BRASIL, 2012).

     

    CAB 36 - Ministério da Saúde.

  • De acordo com o Caderno de Atenção Básica Diabetes Mellitus pág 67 hipoglicemia é considerado glicemia casual inferior a 60 mg/dL. 

  • Para valores abaixo de 70mg/dl de qualquer pessoa pode apresentar qualquer um desses sintomas,em qualquer livro literário vai constar isso,não estudamos pelo site do governo e sim por livros.Pergunta para confundir e totalmente desnecessária.Mais serviu como lição,até porque alguns valores estão sempre em discussão.

  • De acordo com o CAB 36 Pag 67

    Hipoglicemia inferior a 60mg/dl

    Hiperglicemia superior a 250mg/dl

     

  • 60 mg/dl


ID
2581585
Banca
IADES
Órgão
PM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os efeitos da hipoxemia podem ser observados quanto a dois aspectos. Com relação a esses aspectos, assinale a alternativa que apresenta efeitos de ação direta, depressora nos tecidos e órgãos.

Alternativas

ID
2601547
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A avaliação física ou o exame físico é uma parte integrante do histórico de enfermagem. Assinale a técnica fundamental que traduz a aplicação da força física em som e fornece muitas informações a respeito dos processos patológicos do tórax e abdômen.

Alternativas

ID
2655052
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Houve um acidente rodoviário, envolvendo um ônibus e um carro de passeio. Quando a primeira equipe de socorristas chegou ao local do acidente, uma das vítimas estava consciente e verbalizando seu bem-estar, negava dor, tinha boa perfusão periférica, sinais vitais estáveis e escoriações leves nas mãos. Alguns minutos depois, essa mesma vítima estava apática, imóvel, com a pele fria, taquicárdica e hipotensa.


No processo de triagem e reavaliação contínua dessa vítima, sua classificação variou de

Alternativas
Comentários
  • NIVEIS DE GRAVIDADE POR COR E TEMPO DE ATENDIMENTO:

     

    Classificação:     

                                 

    VERMELHO (EMERGÊNCIA)  > Avaliação Médica: Imediata  Reavaliação do Enfermeiro: Contínua  Prioridades: Tratamento médico imediato

     

    AMARELO (URGÊNCIA) > Avaliação Médica: < 30 minutos  Reavaliação do Enfermeiro: A cada 30 minutos Prioridades: Aguarda atendimento médico prioritário.

     

    AZUL (SEMI-URGÊNCIA) > Avaliação Médica: < 2 horas  Reavaliação do Enfermeiro: A cada 2 horas  Prioridades: Atendimento por ordem de chegada

     

    VERDE ( NÃO URGÊNCIA) > Avaliação Médica: < 1 hora Reavaliação do Enfermeiro: A cada 60 minutos Prioridades:  Aguardam consulta com prioridade em relação ao AZUL

     

     

     FONTE: NISHIO; FRANCO (2011)

  • verde para vermelho


ID
2682439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a paciente, há cerca de 30 min. Ela tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhada regularmente por seu cardiologista. No exame, Mariana encontra-se dispneica, agitada, com PA de 190 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 92%.

Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.


No serviço de emergência, Mariana deverá ser mantida em posição de Trendelenburg e ser tranquilizada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

     

     

     

    A posição adequada é Fowler devido à dispneia, com a finalidade de melhorar a respiração.

  •  

     

    As posições usadas com maior frequência são:

     

    Fowler:
    Paciente fica semi sentado. A cabeceira do leito fica elevada a um ângulo de 45º (semi-Fowler) a 60º (Fowler) e os joelhos do paciente devem estar ligeiramente elevados, sem apresentar pressão que possa limitar a circulação das pernas.: Indicações:  Exames de cabeça, olhos, nariz, ouvidos, garganta, pescoço e tórax; pacientes cardiopatas.

     

    SIMs
    Lado direito: deitar o paciente sobre o lado direito flexionando-lhe as pernas, ficando a direita semi flexionada e a esquerda mais flexionada, chegando próxima ao abdômen. Para o lado esquerdo, basta inverter o lado e a posição das pernas. Posição usada para lavagem intestinal, exames e toque.

     

    Genu-Peitoral
    Paciente se mantém ajoelhado e com o peito descansando na cama, os joelhos devem ficar ligeiramente afastados. Posição usada para exames vaginais, retais e cirurgias.

     

    Ginecológica:
    A paciente fica deitada de costas, com as pernas flexionadas sobre as coxas, a planta dos pés sobre o colchão e os joelhos afastados um do outro. É usado para sondagem vesical, exames vaginais e retal.

     

    Litotomia:
    A paciente é colocada em decúbito dorsal, as coxas são bem afastadas uma das outras e flexionadas sobre o abdômen; para manter as pernas nesta posição usam-se suportes para as pernas (perneiras). Posição usada para parto, toque, curetagem.

     

    Trendelemburg:

    O paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas e pé acima do nível da cabeça, posição usada para retorno venoso, cirurgia de varizes, edema.Trendelemburg Reversa ao contrário, a cabeça está mais alta e os pés mais baixos.

     

    Ereta ou Ortostática:
    O paciente permanece em pé com chinelos ou com o chão forrado com um lençol. Posição usada para exames neurológicos e certas anormalidades ortopédicas.

     

    Posição Sentada:
    Adequada para exames de ouvido, olhos, nariz e orofaringe. A cabeça do paciente é recostada em suportes especiais ou nas mãos do examinador, sempre ao lado oposto ao que será examinado.

     

    Posição de Jakkniff:
    Usada em exames proctológicos e tratamentos retais. Deve ser feita em mesa apropriada. O paciente está em decúbito ventral, com a cabeça ligeiramente mais baixa que a região lombar e os membros inferiores formando um ângulo reto.

     

     

    FONTE : https://enfermagemnovidade.wordpress.com/2017/05/10/posicao-para-exames-e-procedimentos/comment-page-1/

     

    "O TEMOR A DEUS É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA."

  • A posição de Trendelenburg prejudicará a função respiratória da paciente.

  • POSIÇÃO: FOWLER

  • A posição de Trendelenburg  é aquela em que o paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas e pé acima do nível da cabeça, posição usada para auxiliar o retorno venoso, cirurgia de varizes, edema.

    O caso apresentado acima suspeita-se de Infarto Agudo do Miocárdio, nesse caso o paciente não deve ser colocado em posição de trendelemburg e sim em uma posição que ofereça o maior conforto possível e as roupas devem ser afrouxadas.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    Piegas LS, Timerman A, Feitosa GS, Nicolau JC et al. V Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Vol 105, nº 2, Supl. 1, Agosto 2015.

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.


  • POSIÇÃO: FOWLER

  • "Mariana encontra-se dispneica"

    A posição de Trendelemburg proporciona o deslizamento das vísceras abdominais na direção do tórax, permitindo melhor exposição pélvica, mas seu peso sobre o diafragma, acrescido do aumento de volume de sangue pulmonar, pode diminuir a expansibilidade pulmonar, diminuido assim o fator ventilação-perfusão e repercutindo nas trocas gasosas.

    A posição de Fowler é indicada para clientes que apresentam dificuldades respiratórias, no momento da alimentação, em pós-operatório nasal, buço maxilo e tireoidectomia.

    REFERÊNCIAS: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/S6DCBKmDvHWZt3fbqkhwyxj/?lang=pt&format=pdf; http://www.ifcursos.com.br/sistema/admin/arquivos/14-02-39-apostilalavagemdemaos.pdf


ID
2682451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Lúcia, técnica de enfermagem, foi chamada pelo acompanhante de André, um paciente com sessenta e três anos de idade, internado havia dois dias por conta de uma pneumonia. Ao chegar ao quarto de André, Lúcia percebeu que ele parecia não respirar.

Com respeito a esse caso clínico, julgue o próximo item.


Lúcia deverá checar, imediatamente, a responsividade de André, comprimindo um dos dedos dele para verificar se ele responde ao estímulo doloroso.

Alternativas
Comentários
  • Atenção! "Em caso de equivoco, não hesite! corrige-me!

     

    Avalie a responsividade: Chame o paciente pelo nome!

     

    Avalie a respiração e pulso simultaneamente por 10 segundos.

     

    Em caso de detecção de ausência de responsividade, respiração (ou gasping) e pulso, solicite a outro profissional, de forma clara objetiva, que:

    Acione a equipe médica;

    Traga o carro de emergência;

    Traga o desfibrilador/DEA.

     

    FONTE : http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/atendimento-de-enfermagem-na-parada-cardiorrespiratoria-no-ambiente-intra-hospitalar-de-acordo-com-as-diretrizes-da-american-heart-association-2015/

     

    "A humildade esta a frente da honra."

  • Chamar pelo nome e se ver que trata de uma PCR chama o enfermeiro do setor e carrinho de emergência.

  • Para iniciar a ressuscitação cardiopulmonar – RCP o paciente deve estar não responsivo, sem respiração ou com respiração anormal (apenas com gasping). Para isso a técnica de enfermagem quando entrar no quarto deve verificar se não tem resposta e se realmente não está respirando, solicitar ajudar e iniciar os procedimentos de RCP. O estímulo doloroso não é utilizado para esse caso.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.


  • Chama o paciente pelo nome verifica o pulso do paciente por 10 segundo se o paciente nao haver melhoras aciona o carrinho de emergen

  • Avalie a Responsividade da Vítima

    • Avalie a responsividade da vítima, chamando-a e tocando-a pelos ombros. Se a vítima responder, se apresente e converse com ela perguntando se precisa de ajuda. Se a vítima não responder, chame ajuda imediatamente.

    REFERÊNCIA: http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2019/v11303/pdf/11303025.pdf


ID
2682454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Lúcia, técnica de enfermagem, foi chamada pelo acompanhante de André, um paciente com sessenta e três anos de idade, internado havia dois dias por conta de uma pneumonia. Ao chegar ao quarto de André, Lúcia percebeu que ele parecia não respirar.

Com respeito a esse caso clínico, julgue o próximo item.


Se André não for responsivo, Lúcia deverá verificar a respiração e o pulso carotídeo do paciente, simultaneamente.

Alternativas
Comentários
  • LOCAIS PARA VERIFICAR OS PULSOS

     

    As artérias mais comumente utilizadas para verificar o pulso:

     

    Artéria carótida;
    Artéria femoral;
    Artéria apical;
    Artéria temporal;
    Artéria radial;
    Artéria braquial;
    Artéria poplítea;
    Artéria pediosa ou dorsal do pé;
    Artéria tibial posterior.



    Leia mais: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM: SINAIS VITAIS (SSVV) - PULSO - Guia Enfermagem 

     

    "DEUS RESISTE AOS SOBERBOS."

  • Para iniciar a ressuscitação cardiopulmonar – RCP o paciente deve estar não responsivo, sem respiração ou com respiração anormal (apenas com gasping). Portanto o que caracteriza a parada cardiorrespiratória é a vítima inconsciente, ausência de respiração e ausência de pulso em grande artéria (ausência de pulso carotídeo no adulto).

    Gabarito do Professor: CERTO

    Bibliografia

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.


  • Reconhecimento de PCR: o sucesso depende do atendimento imediato e pronto reconhecimento, ressaltando o novo conceito de PCR como a ausência de pulso carotídeo ou presença de gasping. Ainda, deve-se sempre suspeitar de uma PCR em pacientes durante uma crise convulsiva.

    O reconhecimento da PCR segue a conduta preconizada pelo ILCOR/AHA com avaliação de pulso central e ausência de respiração efetiva.

    1) Responsividade

    2) Respiração (somente avaliação dos movimentos respiratórios)

    3) Presença de pulso central.

    REFERÊNCIAS: http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2019/v11303/pdf/11303025.pdf; http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2020/v11406/pdf/edicao/103/#zoom=z; https://www.portal.cardiol.br/post/recomenda%C3%A7%C3%B5es-para-ressuscita%C3%A7%C3%A3o-cardiopulmonar-de-pacientes-com-diagn%C3%B3stico-ou-suspeita-de-covid-19


ID
2806303
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame clínico constitui-se numa ação de controle do câncer de mama, no qual devem ser desenvolvidas as etapas de inspeção e palpação a fim de detectar precocemente sugestivas alterações mamárias. Nesse procedimento, através da inspeção, pode-se observar a presença de:

Alternativas
Comentários
  • retrações mamárias

  • LEMBRANDO QUE A PARTIR DE 2019 O AUTOEXAME DA MAMA NÃO É MAIS RECOMENDADO PARA SER ENSINADO AS MULHERES DE FORMA ISOLADA, SEGUNDO INCA.


ID
2823412
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere a etapa de ausculta pulmonar durante a realização do exame físico do tórax em paciente adulto e relacione as duas colunas de modo a tornar verdadeira a associação entre o tipo de ruído adventício e suas principais características.


Ruído adventício

a Atrito pleural

b Crepitações

c Sibilos


Principais características

I Pode ser reproduzido esfregando-se uma mecha de cabelo entre os dedos, próximo a orelha. De modo geral não desaparecem com a tosse ou mudança de posição.

II Ruído semelhante a um estalo ou “roçar entre dois pedaços de couro”. É mais intenso na inspiração. Com frequência está associado à pneumonia, entre outras afecções.

III Ruídos musicais ou sussurrantes decorrentes da passagem do ar por vias aéreas estreitadas. São frequentemente associados à asma e broncoconstrição.


Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

Alternativas
Comentários
  • a-II; b-I; c-III. 

  • Gabarito: letra d

    a) Atrito pleural ==> som áspero de estalidos, como dois pedaços de couro sendo friccionados um contra o outro (semelhante ao som ouvido quando se esfregam o polegar e o indicador próximos da orelha).

    Auscultado somente durante a inspiração ou durante a inspiração e a expiração.

    Pode diminuir quando o cliente prende a respiração; tosse não elimina o ruído.

    O som pode ser aumentado pela aplicação de pressão à parede torácica com o diafragma do estetoscópio.

    b) Crepitações ==> Sons de estalidos fracos, agudos e descontínuos que ocorrem durante a inspiração (embora normalmente auscultados na inspiração, também podem ser auscultados na expiração); podem ou não desaparecer após a tosse.

    c) Sibilos ==> Sons musicais contínuos e de alta frequência semelhantes a assobios auscultados durante a inspiração e expiração, causados pela passagem de ar por vias respiratórias estreitadas ou parcialmente obstruídas; podem desaparecer após a tosse.


    Referência:

    Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 13 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.


ID
2823448
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

J.R., 64 anos, masculino, portador de diabetes mellitus há 11 anos, compareceu à unidade de saúde da família (USF) para consulta de enfermagem. Durante o exame físico, ao realizar o exame dos pés, a enfermeira utilizou um diapasão de 128 Hz para a avaliação da sensibilidade vibratória. O uso correto desse instrumento compreende o posicionamento

Alternativas
Comentários
  • do cabo do diapasão sobre a falange distal do hálux.

  • Gabarito: letra d


    Método de avaliação da sensibilidade vibratória utilizando o diapasão de 128 Hz


    1º – Esclarecer o paciente sobre o teste. Solicitá-lo que informe quando começar e quando deixar de sentir a vibração.

    2º – Segurar o cabo do diapasão com uma mão e aplicar sobre a palma da outra mão um golpe suficiente para produzir

    a vibração das hastes superiores.

    3º – Aplicar a ponta do cabo do diapasão perpendicularmente e com pressão constante sobre a falange distal do hálux. A pessoa examinada não deve ser capaz de ver se ou onde o examinador aplica o diapasão.

    4º – Manter o cabo do diapasão até que a pessoa informe não sentir mais a vibração.

    5º – Repetir a aplicação mais duas vezes, em ambos os pés, mas alternando-as com pelo menos uma aplicação

    “simulada” em que o diapasão não esteja vibrando.

    6º – O teste é considerado anormal quando a pessoa perde a sensação da vibração enquanto o examinador ainda

    percebe o diapasão vibrando.

    7º – A percepção da sensibilidade protetora está presente se duas respostas forem corretas das três aplicações.

    8º – A percepção da sensibilidade protetora está ausente se duas respostas forem incorretas das três aplicações.


    Referência:

    Manual do pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

  •  falange distal do hálux.


ID
2900146
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Rolim de Moura - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico de um paciente engloba a mensuração de sinais vitais: temperatura, frequencia do pulso, frequência respiratória, pressão arterial, dor, altura e peso. A verificação da frequência do pulso deve ser mensurada com o cliente em repouso, salvo exceções de determinar a frequência em exercício.


Dentre os locais típicos para verificar a frequência do pulso, destaca-se a região:

Alternativas
Comentários
  • LOCAIS PARA VERIFICAR OS PULSOS

    A região é determinada pela ARTÉRIA que pode ser palpável/sentida. As artérias mais comumente utilizadas para verificar o pulso:

     

    Artéria carótida - (Pulso carotídeo)

    Artéria femoral - (Pulso femoral)

    Artéria apical - (Pulso apical)

    Artéria temporal - (Pulso temporal)

    Artéria radial - (Pulso radial)

    Artéria braquial - (Pulso braquial)

    Artéria poplítea - (Pulso poplíteo)

    Artéria pediosa ou dorsal do pé - (Pulso pedial/pedioso ou Dorsal do pé)

    Artéria tibial posterior - (Pulso tibial posterior)

    Fonte: http://enfermagemesaude.com.br/guia-enfermagem/16266/fundamentos-de-enfermagem-sinais-vitais-ssvv-pulso


ID
2940547
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando o técnico de enfermagem registra que o cliente está com polidipsia, significa que ele apresenta:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Hiperfagia/ Polifagia: apetite aumentado;

    Polaciuria: aumento da produção de urina.

    Sialorréia: salivação excessiva.

    Hipercolesterolemia: taxa de lipídios elevada.


ID
2954464
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A inspeção é um processo de observação, no qual olhos e nariz são utilizados na obtenção de dados do paciente. Durante a semiotécnica, a inspeção pode ser:

Alternativas
Comentários
  • o correto n seria letra d?

    inspeção (dinâmica e indireta) refere-se ao ver ( observar/ visualizar)

    A expressão estática refere- se ao toque ao termo palpacao.

  • Uma das técnicas propedêuticas para a realização do exame físico é a inspeção. Esta, por sua vez, caracteriza-se pela visualização do corpo que pode ocorrer de forma estática ou dinâmica.


ID
2954470
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro, ao realizar o exame físico, avalia lesões primárias na pele do paciente, onde se observa área superficial ligeiramente irregular e relativamente transitória de edema cutâneo localizado. Essa lesão é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • vergão

  • Pq é Vergão?

  • vergão


ID
2954503
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o exame físico, na avaliação da acuidade visual, o comprometimento da visão de curta distância em adultos de meia idade ou mais velhos, causada pela perda de elasticidade das lentes e associada ao processo de envelhecimento é chamado:

Alternativas
Comentários
  • Presbiopia: Distúrbio da visão, que ocorre aproximadamente aos 45 anos, em que, por perda da elasticidade e do poder de acomodação do cristalino, o indivíduo não percebe mais com nitidez os objetos próximos; vista cansada, presbiopsia, presbitia, presbitismo.

  • RESPOSTA: C

    A retinopatia diabética (RD)

    É uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da retinopatia diabética está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo que, entre outros danos, levam à disfunção dos vasos da retina.

    MIOPIA

    Problema: Dificuldade de enxergar de longe. O olho do míope é longo e a imagem se forma antes da retina

    Solução: Usar as chamadas lentes côncavas negativas, que fazem os raios convergirem mais para trás, sobre a retina

    Presbiopia

    Ocorre em um processo natural de envelhecimento do corpo. O cristalino é uma estrutura semelhante a uma lente, que muda sua forma para melhorar a focalização das imagens, principalmente ao enxergar algo próximo. Para isso, ele é movido pelos músculos ciliares. Mas com o tempo esses músculos passam a não funcionar tão bem e o cristalino não se adaptada mais da melhor forma à focalização da imagem. Como resultado, a visão de perto acaba sendo prejudicada.

    Hiperopia/HIPERMETROPIA

    Problema: Dificuldade de enxergar de perto. O olho é pequeno e a imagem se forma depois da retina

    Solução: Usar as chamadas lentes convexas positivas, que fazem os raios convergirem à frente de novo, na retina


ID
2998114
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia a situação hipotética a seguir: R.S.G, 19 anos, sexo masculino, chega à unidade de pronto atendimento referindo mal-estar, perda de apetite, vômitos e dor abdominal em região periumbilical, iniciada há 24 horas. Na consulta com o enfermeiro, este, ao examinar seu cliente, realiza a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdômen do cliente que resultou em dor no quadrante inferior direito. Analise as afirmativas a seguir:


I. Na palpação abdominal, o enfermeiro pesquisou o sinal de Rosving, que sugere a hipótese de inflamação peritoneal por apendicite aguda.

II. Após terminar o exame físico, a próxima fase do processo de enfermagem é o planejamento de enfermagem.

III. Na semiologia abdominal, o enfermeiro deverá, sequencialmente, realizar: inspeção, ausculta, palpação e percussão.

IV. Algumas intervenções de enfermagem para este caso são aliviar a dor, monitorar sinais vitais, controlar náuseas e vômitos e monitorar balanço hídrico.

V. Considerando a possibilidade de ser um caso de apendicite, o enfermeiro deverá providenciar o material para realizar enema, iniciando a preparação pré-operatória, antes de o cliente ser encaminhado para unidade hospitalar.


Das afirmativas anteriores:

Alternativas
Comentários
  • Na , o sinal de Rovsing é um  de . Se a palpação do quadrante inferior esquerdo do  do paciente resultar em dor no quadrante inferior direito, diz-se que o paciente é positivo para o sinal de Rovsing.

    Essa palpação é realizada procurando-se "ordenhar" o intestino grosso, a partir do sigmóide, retrogradamente, em direção ao cólon descendente, transverso e finalmente ascendente, onde o acúmulo de gases e/ou fezes gera a dor pois é aí que se encontra o apêndice.

  • Itens corretos:

    I. Na palpação abdominal, o enfermeiro pesquisou o sinal de Rosving, que sugere a hipótese de inflamação peritoneal por apendicite aguda.

    IV. Algumas intervenções de enfermagem para este caso são aliviar a dor, monitorar sinais vitais, controlar náuseas e vômitos e monitorar balanço hídrico.

  • Um recurso propedêutico interessante é a pesquisa do sinal de Rovsing: a compressão profunda do quadrante inferior esquerdo provoca dor da fossa ilíaca direita pelo deslocamento retrógrado dos gases da luz dos cólons, e consequente distensão do ceco.

  • III. Na semiologia abdominal, o enfermeiro deverá, sequencialmente, realizar: inspeção, ausculta, palpação e percussão.

    III. Na semiologia abdominal, o enfermeiro deverá, sequencialmente, realizar: inspeção, ausculta, percussão e palpação .

  • Essa questão deve ter sido motivo de recurso, pois a ordem do exame físico da alternativa III está correta.

    II) O próximo passo do processo de enfermagem seria diagnostico. Lembrando que exame físico faz parte da coleta de dados. CDPIA ( Coleta, diagnostico, planejamento, implementação, avaliação)

    V enema não tem relação com apendicite, é para retirada de fezes por lavagem. Alivia constipação.


ID
3003259
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Apodi - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o exame físico completo da criança, é recomendado o rastreamento para displasia evolutiva do quadril. Identificam-se três fatores de risco para luxação congênita do quadril: gênero feminino, crianças com história familiar de displasia congênita do quadril e parto com apresentação pélvica. As manobras que devem ser realizadas, nas primeiras consultas (15 dias, 30 dias e 2 meses), afim efetuar esse rastreamento, são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O teste de Barlow ou manobra de Barlow é um exame físico realizado em crianças para procurar displasia do quadril.

    A Manobra de Ortolani consiste na flexão dos membros inferiores seguida da abdução da coxa para pesquisa de luxação congênita da anca/displasia de quadril. Na existência de uma displasia de quadril, ocorre um estalo (o sinal de Ortolani).

  • C

    manobra de Barlow e Ortolani.

  • teste de Barlow ou manobra de Barlow é um exame físico realizado em crianças para procurar displasia do quadril. O teste recebe o nome em homengaem a Thomas Barlow, um médico real britânico.

    A manobra é realizada ao se aduzir o quadril (trazendo em direção à linha média) enquanto se aplica uma pequena pressão sobre o joelho, direcionando a força posteriormente.[1]Se o quadril é deslocável - ou seja, se o quadril pode ser deslizado para fora do acetábulo com esta manobra - o teste é considerado positivo. A manobra de Ortolani é então usada, para confirmar o achado positivo.


ID
3018061
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A avaliação pupilar e reflexo fotomotor é uma ferramenta importante para detectar assimetrias que também indicam alterações neurológicas. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas:


I. Pupilas midriáticas: pupilas de tamanhos iguais, porém encontram-se dilatadas.

II. Pupilas isocóricas: pupilas de tamanhos iguais, porém encontram-se contraídas.

III. Pupilas disocóricas: pupilas do mesmo tamanho.

IV. Pupilas anisocóricas: pupilas de tamanhos diferentes, ideal identificar qual é maior e qual é a menor.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Apenas I e IV.

  • Isocóricas: São do mesmo tamanho e reagem à luz;

    Anisocóricas: Quando apresentam tamanhos diferentes, ou seja, uma está contraída e a outra dilatada;

    Midríase: Quando estas se apresentam grandes e dilatadas;

    Mióticas: Quando ambas estão contraídas e não apresentam reação à luz.

    Portanto, Gabarito D


ID
3067648
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o exame físico, o enfermeiro utiliza alguns testes para fazer a avaliação do paciente. Existe um teste que é indicado para avaliação de irritação meníngea, por exemplo, nos casos de meningite. O sinal é observado quando o paciente passa da posição deitada para sentada. O paciente faz a flexão das coxas sobre a bacia, assim como das pernas sobre as coxas, e toda tentativa de extensão das pernas é impossível e muito dolorosa. Esse teste é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Sinal de Kernig.

  • Sinal de Kerning. O sinal é observado quando o paciente passa da posição deitada para a sentada. O paciente faz flexão das coxas sobre a bacia, assim como das pernas sobre as coxas, e TODA tentativa de extensão das pernas é impossível e muito dolorosa.

    LETRA C

  • Sinal de Kerning

  • O teste de Lasegue é utilizado para avaliar dor lombar associada a ciatalgia, seja compressiva ou inflamatória.

    O teste é composto por duas etapas: primeiramente com o paciente em decúbito dorsal, eleva-se o membro com o joelho em extensão até o momento em que o paciente apresentar dor, usualmente por volta de 70º por tensão do ciátio, quando então se flete o quadril e o joelho lentamente para se afastar dor por patologia do quadril. Realiza-se então a mesma manobra no membro contra-lateral

    É positivo quando o paciente queixa dor lombar e no membro inferior a partir dos 30º de elevação. A manobra contra-lateral com presença de dor no membro afetado ajuda confirmar a suspeita de compressão radicular.

    Teste de Romberg é um exame  que é usado para avaliar as  da , que são essenciais para a  (localizar a posição das articulações) e sentido vibratório.

    Um teste Romberg positivo sugere que a  é de natureza sensorial, ou seja, depende da perda da propriocepção. Um teste Romberg negativo sugere que a ataxia é de natureza cerebelar, ou seja, depende de disfunção localizada do .

  • O teste de Lasegue é utilizado para avaliar dor lombar associada a ciatalgia, seja compressiva ou inflamatória.

    O teste é composto por duas etapas: primeiramente com o paciente em decúbito dorsal, eleva-se o membro com o joelho em extensão até o momento em que o paciente apresentar dor, usualmente por volta de 70º por tensão do ciátio, quando então se flete o quadril e o joelho lentamente para se afastar dor por patologia do quadril. Realiza-se então a mesma manobra no membro contra-lateral.

    É positivo quando o paciente queixa dor lombar e no membro inferior a partir dos 30º de elevação. A manobra contra-lateral com presença de dor no membro afetado ajuda confirmar a suspeita de compressão radicular.

    Teste de Romberg é um exame Neurológico que avalia possíveis alterações no equilíbrio estático. Essas alterações estão relacionadas diretamente com a Coluna Dorsal da Medula Espinhal.

    Sua realização se resume em o paciente em pé (os pés devem estar juntos), mãos ao lado do corpo e olhos fechados por um minuto. Por segurança, o técnico do procedimento deve permanecer próximo ao paciente, já que este pode vir a cair.

  • acrescentando para conhecimento

    Prova de Lewinson: Avalia se o paciente toca o tórax com o mento sem abrir a boca.

  • Item (c)

    Sinal de Kerning é sinal indicativo de meningite e que consiste no despertar de uma contractura dolorosa da região lombar, quando se faz a flexão da coxa sobre a bacia com a perna em extensão.

  • Sinal de Kerning consiste na extensão da perna, estando a coxa fletida em ângulo reto sobre a bacia e a perna sobre a coxa. Considera-se a prova positiva quando o paciente sente dor ao longo do trajeto do nervo ciático e tenta impedir o movimento.


ID
3095173
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

      K.F., sexo feminino, 1 ano e 8 meses de idade, é trazida pela mãe à Unidade de Saúde da Família com dificuldade para respirar. Tosse pouco há três dias. A criança não tem histórico de doenças respiratórias, está com as vacinas em dia e compareceu a todas as consultas de rotina, conforme agendamento. Ela está frequentando a creche há três semanas. 

Ao exame físico de K. F., a enfermeira deve estar atenta ao(s) sinal(is) de gravidade do quadro evidenciado(s) por

Alternativas
Comentários
  • Nas crianças < 2 anos

    - aumento da frequência respiratória da criança ‐ é o sinal de melhor valor prognosticante de pneumonia

    - presença ou não de tiragem subcostal ‐ é o sinal de melhor valor prognosticante de gravidade;

  • LETRA (B):dispneia e tiragem subcostal.

  • Se apenas a musculatura intercostal se move para dentro quando a criança respira (tiragem intercostal ou retração intercostal), a criança não tem tiragem subcostal. Nesta avaliação, a tiragem subcostal é a retração da parede torácica inferior. VERIFIQUE se tem estridor e sibilância.

  • As crianças são frequentemente acometidas por doenças respiratórias. Sendo assim, o profissional de saúde deve conseguir identificar sinais de maior gravidade dessas doenças. Para a criança com tosse ou dificuldade para respirar, é importante verificar se a frequência respiratória está intensificada, se a criança apresenta sibilos (chiado) ou estridor e se apresenta tiragem subcostal (a parede torácica inferior se retrai quando a criança inspira). 

    Portanto, no caso apresentados acima a enfermeira deve procurar sinais de gravidade do quadro evidenciado por dispneia e tiragem subcostal. 

    Gabarito do Professor: Letra B 



    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed. , 2. reimp. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 



ID
3109243
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o exame físico, ao realizar a avaliação do aparelho respiratório, o enfermeiro pode constatar a presença de ruídos adventícios. Observe o quadro a seguir e relacione as duas colunas de modo a tornar verdadeira a associação entre o tipo de ruído adventício e suas características.

Tipo de Ruído Adventício
a Roncos
b Sibilos
c Cornagem
d Creptações

Características
I Respirações ruidosas devido à obstrução no nível da laringe/ou da traqueia, percebidas mais marcadamente na fase inspiratória.
II Ruídos musicais ou sussurrantes, decorrentes da passagem do ar por vias estreitadas. São auscultados tanto na inspiração quanto na expiração.
III Ocorre(m) em consequência da passagem do ar por estreitos canais repletos de líquidos/secreções. Tendem a ser auscultados durante a inspiração e a expiração, podendo desaparecer com a tosse.
IV Audíveis quando ocorre abertura súbita das pequenas vias aéreas contendo pequena quantidade de líquido. Podem ser auscultados durante a inspiração e a expiração e, em geral, não desaparecem com tosse ou mudança de posição.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

Alternativas
Comentários
  • Sons patológicos

     

    Os sons pulmonares anormais/patológicos/adventícios são:

     

    Roncos: São sons grosseiros e ásperos que ocorrem quando o ar está bloqueado por muco, podendo ocorrer tanto na inspiração como na expiração. A secreção livre (catarro) em uma área de grande calibre causa esse som ao se mover com a entrada e saída de ar nos pulmões. Podem ser causados por: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica ou corpo estranho.

     

    Sibilos: Som agudo produzidos por vias aéreas estreitas, melhor ouvidos na expiração. Indicam broncoespasmo. Os chiados e sibilos de uma crise de asma ou DPOC podem ser ouvidos mesmo sem um estetoscópio.

     

    Estertores: Sons intermitentes, intensos, crepitantes, de totalidade média. Auscultados no início ou meio da inspiração. Desaparecem com a tosse. Indicam líquido nos bronquíolos e brônquios. Estertores podem ainda ser descritos como úmidos ou secos, finos ou grosseiros.

     

    Crepitantes: São sons de estalidos e cliques semelhantes a uma rádio fora da estação e podem ser devido a quadros de hiperinsuflação alveolar ou a secreção com bolhas em vias aéreas inferiores. Quando é causado por catarro, o crepitar desaparece após uma tosse produtiva. Indicam pneumonia, bronquite, tuberculose, doença intersticial ou edema pulmonar.

     

    Subcrepitantes: Som estertor úmido, de bolhas grosseiras, similar ao som de velcro. Pode indicar fibrose pulmonar ou bronquiectasia.

     

    Estridor: é um som agudo ouvido melhor na inspiração, geralmente devido à obstrução do fluxo de ar na traqueia ou laringe. Indica fluxo turbulento nos brônquios, traqueia ou laringe. Pode indicar epiglotite, crupe, tumor, corpo estranho ou estenose/espasmo laringotraqueal.

     

    Atrito pleural: som contínuo, de baixa frequência, ouvido ao inspirar e ao expirar, causado pela fricção entre a pleura parietal e visceral devido a um processo inflamatório (pleurite), neoplásico (câncer de pulmão ou derrame pleural.

     

     


ID
3150160
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico geral consiste no exame externo do paciente, incluindo as condições globais, como estado geral, estado mental, tipo morfológico, dados antropométricos, postura, locomoção, expressão facial (fácies), sinais vitais, pele, mucosas e anexos. São considerados como cuidados, no preparo do paciente para a medida da pressão arterial, EXCETO:

Alternativas

ID
3158857
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão.

    R.A., 67 anos, masculino, hipertenso, portador há 12 anos de diabete tipo 2, em uso de insulina há 15 dias, compareceu, acompanhado pela filha, à unidade de saúde da família para avaliação. No acolhimento, relatou estar com fome e queixou-se de tontura, fraqueza e dor de cabeça. Apresentava-se apreensivo, com sudorese e tremores. Informou, que há cerca de duas horas, sua filha havia administrado a dose de insulina NPH prescrita pelo médico, e que, por estar atrasado, não havia tomado o café da manhã, trazendo consigo um lanche de pão e queijo para comer enquanto aguardava a consulta. Ao aferir seus sinais vitais, o técnico de enfermagem obteve: T = 36,6 ºC; R = 16 respirações por minuto; P = 102 batimentos por minuto e P.A = 142 X 88 mmHg. Durante o atendimento, a filha do usuário informou estar com dúvidas a respeito dos cuidados com a insulina.

Para a obtenção de resultado fidedigno, ao mensurar a pressão arterial de R.A., o técnico de enfermagem deve observar, entre outros itens, que o usuário diabético sob risco de hipotensão ortostática

Alternativas

ID
3217018
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente com pressão arterial (PA) 110/75 mmHg e outro com PA 150/90 mmHg no consultório podem ser classificados, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • SBC, 2016

    Normal: ≤120 e 80 mmHg

    Pré-hipertenso: 121-139 e/ou 81-89 mmHg

    Hipertensão 1: 140-159 e/ou 90-99 mmHg

    Hipertensão 2: 160-179 e/ou 100-109 mmHg

    Hipertensão 3: ≥ 180 e/ou 110 mmHg

  • A

    A

    Normotenso e hipertenso.

  • normotenso e hipertenso


ID
3228556
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as ações do enfermeiro está a realização do exame físico, que se torna essencial para contemplar a primeira etapa do processo de enfermagem através do histórico de enfermagem.

Assinale a alternativa correta acerca do exame físico

Alternativas
Comentários
  • pessoal a letra a foi a que descartei primeiro, pois não traz o olfato.

    Só que é a questão mais correta dentre as outras. Porém caberia recurso, uma vez que a questão é de 2019.

  • Questão está certa mas não por sequencia seria inspeção, ausculta, palpitação e percussão

  • Também concordo com a Maria, essa questão deveria ser mais bem elaborada, os métodos propedêuticos estão corretos, porém não é essa a ordem, e a ordem faz toda a diferença.

  • EU DESCARTEI A LETRA A POR ESTAR FORA DA ORDEM, TAMBÉM CONCORDO,, QUESTAO A ESTA CORRETA ,MAS NOS LEVOU A ERRAR POR ESTAR FORA DA ORDEM .

  • A primeira bulha B1 aparece no início da sístole ventricular.

    Primeira bulha (B1): fechamento da valva mitral e tricúspide, o componente mitral antecedendo o tricúspide. Coincide com o ictus cordis e o pulso carotídeo. É mais grave e tem duração um pouco maior que a 2ª bulha.

    O coração produz ruídos que são transmitidos ao tórax: bulhas cardíacas. Podem ser ouvidas três bulhas:

    Primeira Bulha

    A primeira bulha aparece no início da sístole ventricular. Quando os ventrículos começam a se contrair, o sangue, sofrendo pressão, comprime as válvulas A-V, fechando-as como se fossem folhas de uma porta. Quanto maior a força de contração do ventrículo maior a força com que as válvulas se fecham e mais forte será o som produzido pelo fechamento.

    Durante o processo de contração as pressões dos ventrículos se elevam. Essa elevação de pressão vence a resistência das válvulas semilunares e o sangue é lançado simultaneamente na circulação pulmonar e sistêmica. As vibrações destas válvulas produzem a primeira bulha.

    Segunda Bulha

    A segunda bulha coincide com a diástole ventricular. O som é produzido pelo fechamento das válvulas semilunares. A bulha acompanha toda fase isométrica diastólica até a abertura das válvulas A-V. As vibrações das grandes artérias também produzem ruídos.

    Terceira Bulha

    Esta aparece durante a fase de enchimento rápido (diástole), após a fase isométrica diastólica. Ela é atribuída às vibrações das paredes dos ventrículos ocasionadas pela entrada rápida do sangue nessas câmaras, distendendo-as. Esta bulha é ouvida com dificuldade, mas pode ser registrada graficamente.


ID
3241765
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os dados antropométricos são importantes no acompanhamento do desenvolvimento do cliente em todas as etapas do ciclo vital. As medidas antropométricas são: _____, _____, _____, _____ e _____.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • A correta é: vá estudar e pare de colar! Grato.

  • Gab.: A

  • medidas antropométricas são usadas para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano. 

    peso

    altura

    perímetro cefálico

    perímetro torácico

    perímetro abdominal


ID
3302566
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nessa etapa do processo de enfermagem, espera-se que ela seja clara e concisa, centrada no paciente, estando relacionada ao título diagnóstico, sendo alcançável, contendo limite de tempo e sendo mensurável. A qual etapa o enunciado se refere?

Alternativas
Comentários
  • 3ª ETAPA: PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM

  • Terceira Etapa do Processo de Enfermagem: Planejamento dos Resultados Esperados – foca na importância de realizar o planejamento de enfermagem após elaboração do diagnóstico. Através dos resultados esperados estabelecidos são realizadas prescrições de enfermagem para que a meta proposta seja alcançada. Este capítulo mostra seis itens necessários para que seja formulado um resultado esperado eficaz: ser claro e conciso, ser centrado no paciente, estar relacionado ao título diagnóstico, ser alcançável, conter limite de tempo e ser mensurável.(livro SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático)


ID
3302632
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O princípio básico do eletrocardiograma (ECG) é que forças dentro do coração são transmitidas para as superfícies do corpo e detectadas através de eletrodos fixados nas extremidades. O fluxo das forças produz ondas para cima (deflexões positivas) e para baixo (deflexões negativas), captadas no galvanômetro. Sobre o traçado do ECG, é correto afirmar que a onda P

Alternativas
Comentários
  • Despolarização dos átrios.

  • A onda P é a primeira onda do ciclo cardíaco e representa a despolarização dos átrios.

    Complexo QRS representa a despolarização dos ventrículos.

    Onda T representa a repolarização dos ventrículos. 

  • Onda P: despolarização atrial;Complexo QRS: despolarização ventricular;Onda T: reflete a repolarização dos ventrículos;Onda U: refleti a repolarização das fibras de Purkinje;Intervalo PP: utilizado para calcular a frequência e o ritmo atrial; Intervalo PR: reflete a condução de um impulso elétrico a partir do nó sinoatrial;Intervalo QT: reflete o tempo desde a despolarização ventricular;Intervalo RR: utilizado para calcular a frequência e o ritmo ventricular;Intervalo TP: utilizado para identificar a linha isoelétrica.

    Gabarito letra A

    Fonte: Rômulo Passos

  • Onda P: despolarização atrial;

    Complexo QRS: despolarização ventricular, que ocorre em 3 fases: despolarização septal (onda Q), despolarização das paredes ventriculares (onda R) e despolarização das regiões atrioventriculares (onda S);

    Onda T: reflete a repolarização dos ventrículos;

    Intervalo PP: utilizado para calcular a frequência e o ritmo atrial; 

    Intervalo PR: reflete a condução de um impulso elétrico a partir do nó sinoatrial;

    Intervalo QT: reflete o tempo desde a despolarização ventricular;

    Intervalo RR: utilizado para calcular a frequência e o ritmo ventricular;

    Intervalo TP: utilizado para identificar a linha isoelétrica.