SóProvas



Questões de Hidrografia


ID
86947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe
novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas
no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes
implicações em suas relações internacionais. Acerca desse tema,
julgue os itens que se seguem.

Bacias hidrográficas no Brasil são temas de gestão ambiental e de planejamento em nível internacional, isto é, envolvendo países vizinhos.

Alternativas
Comentários
  • Certissimo, A Amazônia é questão internacional. Afinal, a destruição dela, acabaria com o equilibrio do mundo
  • LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 (Lei Nacional de Recursos Hídricos)

    Art. 38 § 2º Nos Comitês de Bacia Hidrográfica de bacias de rios fronteiriços e transfronteiriços de gestão compartilhada, a representação da União deverá incluir um representante do Ministério das Relações Exteriores.
  • Vale salientar que o rio amazonas tem uma das suas nascentes, nos andes da Colômbia.

  • A integração da bacia Amazônica com a do Prata é bastante discutida.Essa grande hidrovia promoveria uma integração regional e proporcionaria benefícios econômicos a todos os países da América Sul, com exceção do Chile.

  • Só achei a questão um pouco ampla, dando a entender que todas as bacias hidrograficas brasileiras envolvem paises vizinhos.

  • correta pq nao foi especifica a parte internacional... temos mais de 5 bacias que são 100% BR.

  • Inclusive há a previsão, no Art. 38, § 2º, da Lei 9.433 (Lei das Águas), que Nos Comitês de Bacia Hidrográfica de bacias de rios fronteiriços e transfronteiriços de gestão compartilhada, a representação da União deverá incluir um representante do Ministério das Relações Exteriores.

    Resposta: Certo


ID
92920
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das importantes regiões que avançaram no cenário nordestino foi o Vale do São Francisco. Sobre essa importante região, considere as afirmativas abaixo como V se verdadeira e F se falsa:
I. está dividida em quatro regiões:
II. o alto São Francisco, o médio São Francisco, o submédio São Francisco e o baixo São Francisco; o São Francisco banha as seguintes zonas agro-climáticas do Nordeste: Zona da Mata, Sertões (Árido e Semi-árido); Agreste (zona semi-úmida) e Cerrados;
III. localiza-se no submédio São Francisco o principal pólo de agricultura irrigada do Nordeste;
IV. o São Francisco é o maior rio perene que passa pelo Nordeste.

Marque a alternativa com a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Entre os municípios de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, desenvolve-se o mais importante pólo da agricultura irrigada do Nordeste. Nesta área são cultivados legumes como o tomate e frutas como uva, melão e manga, parte dessa produção de frutas é exportada para a Europa. A região faz parte do chamado Polígono das Secas do Nordeste brasileiro e a agricultura ali só se tornou viável com a irrigação. Nessa região também denominada sub-médio do São Francisco é desenvolvida a agricultura irrigada com a água deste rio, no pólo agro industrial de Juazeiro e Petrolina.
  • O rio São Francisco ele banha a zona da mata já quando vem desaguar entre Alagoas e Sergipe.

  • Letra C é a resposta correta.

  •  Resposta: E

  • O alto Sao Fransisco localiza-se no Estado de Minas Gerais. A resposta deveria ser a letra C


ID
124960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Alguns dos principais rios que cortam o território do RN são

Alternativas
Comentários
  • letra A

     

  • Resposta A

    analisando as questões: B) Parnamirim, Macaíba e Ceará-Mirim. são cidades do RN

    C) Natal é a capital, Mossoró tanto tem a cidade quanto o rio e  São Gonçalo do Amarante é uma cidade

    D) Coqueiro nem rio nem cidade, Currais Novos e Macau são cidades.

    E) Angicos e Canguaretama são cidades e Guajiru nem rio nem cidade.

  • PRINCIPAIS RIOS:

    O RIO PIRANHAS-AÇU nasce na Serra do Bongá, na Paraíba, com o nome de Rio Piranhas, recebe as águas dos rios paraibanos Piancó e do Peixe e entra no Rio Grande do Norte pelo município de Jardim de Piranhas, passando a receber as águas de todos os rios que formam a bacia hidrográfica da região do Seridó. O rio Piranhas-Açu é o mais importante rio do Estado, represado pela Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, passou a formar um grande lago, que, através de adutoras, abastece de água várias cidades do nosso Estado além de irrigar a área de cultivo de frutas tropicais, principalmente o melão.

    O RIO APODI-MOSSORÓ é o segundo rio de maior importância do Estado, em extensão. Com nascente localizada na Serra de Luís Gomes, passa pelos municípios localizados na Chapada do Apodi e, depois de banhar a cidade de Mossoró, despeja suas águas no Oceano Atlântico entre os municípios de Grossos e Areia Branca, onde estão localizadas as salinas produtoras de sal.

    O RIO POTENGI nasce na Serra de Santana e banha os municípios de Cerro Corá, São Tomé, São Paulo do Potengi, Ielmo Marinho, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Natal. Na Barra do Rio Potengi, também chamada de desembocadura, lugar onde as águas do rio encontram com as águas do mar, está localizado o Porto de Natal.

     O RIO CEARÁ-MIRIM nasce na Serra de Feiticeiro no município de Lages, percorre cerca de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico, na localidade de Barra do Rio. No seu caminho é represado pela Barragem de Poço Branco. Ao se aproximar do município de Ceará-Mirim, o rio forma um vale, cujos solos são de boa fertilidade para as atividades agrícolas.

    O RIO TRAIRI tem suas nascentes na Serra do Doutor em terras dos municípios de Campo Redondo e Coronel Ezequiel. Banha vários municípios do nosso Estado. No seu baixo curso, que abrange terras dos municípios de Monte Alegre, São José de Mipibu e Nísia Floresta, o solo das várzeas é favorável à agricultura. No seu caminho em direção ao litoral, o Rio Trairi forma as lagoas de Nísia Floresta, Papeba, desaguando no oceano através da lagoa de Guaraíra.

    O RIO SERIDÓ nasce em Cubati, na Paraíba, entra no Rio Grande do Norte pelo município de Parelhas, onde é represado pela Barragem do Boqueirão. Banhas as cidades de Jardim do Seridó, São José do Seridó, Caicó e São Fernando, onde deságua para dentro do rio Piranhas-Açu. Em seu leito, nas imediações de São José do Seridó, foi construída a Barragem Passagem das Traíras.

     

    FONTE: http://tudodorn.blogspot.com.br/2014/11/hidrografia-do-rn.html


ID
229612
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As bacias de drenagem, de acordo com o escoamento, podem ser classificadas em diferentes tipos. A exorreica é aquela cujas águas se dirigem para:

Alternativas
Comentários
  • b) o mar;




    Exorreica -  quando o escoamento das águas se faz de modo contínuo até o mar ou oceano, isto é, quando as bacias desembocam diretamente no nível marinho. Exemplo: Rio Uruguai. 



    Endorreica - quando as drenagens são internas e não possuem escoamento até o mar, desembocado em lagos ou dissipando-se nas areias do deserto, ou perdendo-se nas depressões cársticas. Exemplo: Rio Jacuí. 



    Criptorreica - quando as bacias são subterrâneas, como nas áreas cártsicas. A drenagem subterrânea acaba por surgir em fontes ou integrar-se em rios subterrâneos. 



    Arreica - quando não há nenhuma estruturação em bacias hidrográficas, como nas áreas desérticas onde a precipitação é negligenciável e a atividade eólica nas dunas é intensa, obscurecendo as linhas e os padrões de drenagem.


ID
229615
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os rios exibem ao longo de seu perfil longitudinal várias fisionomias. Dentre elas, existe a meândrica, que se caracteriza por apresentar:

Alternativas
Comentários
  • meândrico

    adjetivo

    1.

    que forma meandros, cheio de sinuosidades.

    2.

    fig. tortuoso, complexo, rebuscado ou de difícil compreensão

     

    GAB. D

  • bacias hidrográficas que nada mais é que um conjunto de rios formados pelo conjunto de rios principal e pelos seus afluentes.

    tem seu regime de formação em:

    Nival. ( formado pelo derretimento de uma geleira)

    pluvial: (formado pelas chuvas) todas as bacias brasileiras..... execeto a bacia amazônica.


ID
229618
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os rios são agentes modeladores do relevo. Eles podem erodir, transportar e depositar sedimentos. A capacidade de um rio alterar a paisagem é maior no(a):

Alternativas
Comentários
  • Escoamento superficial tem maiores declives e velocidade de fluxo, maior erosão.

    Curvas de nível e terraceamento criam obstáculos gerando menor velocidade, menor erosão.


ID
229627
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para o cálculo do índice pluviométrico, além da superfície da bacia hidrográfica, deve-se considerar o(a):

Alternativas
Comentários
  • letra A

     

  • Letra A, acertei no chute. d  e   E não poderia ser.

  • Índice pluviométrico ou intensidade pluviométrica é a altura da chuva dividida pela sua respectiva duração

  • O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia. Para chegar a esse índice, as centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro. Há vários modelos diferentes, mas o instrumento constitui-se, basicamente, do funil de captação e básculas que enviam sinais elétricos para uma estação meteorológica (veja a ilustração ao lado). Com base em todos os aparelhos instalados na cidade, é possível chegar à média da precipitação observada na área total. Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo.

    Por fim, os diagnósticos que permitem afirmar que choveu mais ou menos do que o esperado para a semana ou o mês estão relacionados com gráficos elaborados com base na média de chuva em cada período.

  • Para calcular o índice de uma determinada área, são utilizados equipamentos denominados pluviômetros. "É improtante que esses instrumentos estejam espalhados em vários pontos estratégicos", explica o professor.

    Depois de coletada a água entre os pluviômetros, é calculada uma média entre os aparelhos para identificar a quantidade de chuva coletada em uma cidade, por exemplo. "Dependendo do modelo matemático que irá se utilizar, a média pode ser aritmética simples ou ponderada",


ID
229657
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Vasto, extenso, diverso e excessivamente rico em recursos ambientais e paisagísticos, o litoral brasileiro pode ser dividido em cinco regiões, de acordo com suas estruturas paisagísticas e geomorfológicas dominantes. Correlacione, abaixo, as regiões litorâneas com suas respectivas características.

1 Litoral Norte
2 Litoral Nordestino
3 Litoral Oriental
4 Litoral das Escarpas
5 Litoral Sul

( ) Região de terras planas com praias extensas e falésias. O sistema de drenagem é modesto, pois muitos rios são intermitentes. Há dunas, manguezais e formação de lagoas.
( ) Região com um importante complexo lagunar de grande valor ambiental. Praias extensas, retilíneas, interrompidas pelos afloramentos basálticos.
( ) Região na qual localizam-se as mais importantes formações de corais do país. Apresenta terras baixas e restingas.
( ) Região constituída por estuários de grandes rios. Apresenta muitos golfões e extensos manguezais.
( ) Região que margeia importantes serras em cujas reentrâncias configura-se uma planície confinada em pequenos arcos. Possui também uma série de ilhas e ilhotas.

A correlação correta, de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada, apenas sabendo a primeira acertiva já da pra saber a resposta, prescisa nem ler o resto.

  • Felipe Farias

    Na hora H ninguém pensa assim e se essa "questão mal elaborada" aparecer lá pela segunda, terceira hora de prova você ainda pode errar!

  • Vcs falam, falam, mas a alternativa correta ninguem fala. 

  • A palavra-chave que entregou a questão foi: "O sistema de drenagem é modesto, pois muitos rios são intermitentes." Sabendo que no Nordeste a maioria dos rios são, de fato, intermitentes, a questão já foi resolvida!

  • ta fácil por que nos estudamos o assunto.

ID
231823
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a geografia física de Rondônia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A única alternativa que se encaixa corretamente na pergunta é a “e”, porque a principal bacia hidrográfica do Estado de Rondônia é formada pelo rio madeira, afluente do rio amazonas. 


  • album sabe o erro da C?


ID
242602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos ecossistemas aquáticos, julgue o próximo item.

A área terrestre adjacente a uma região de ressurgência marinha muitas vezes constitui-se em um deserto costeiro, pois os ventos ali predominantes afastam a umidade da terra.

Alternativas

ID
242605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos ecossistemas aquáticos, julgue o próximo item.

As águas subterrâneas constituem um habitat de água doce com importância estratégica para o homem.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da Banca:  As águas subterrâneas se tornam importantes para o homem enquanto recurso natural, mas não enquanto habitat, como afirma o item. Por essa razão, opta-se pela alteração do gabarito de CERTO para ERRADO.

    Bons estudos!

  • O CESPE errou na correção do gabarito; deveria ter anulado o item (ou ter deixado como certo, mas jamais considerá-lo errado). 

    Na verdade, o item está integralmente CERTO: as águas subterrâneas são sim um habitat de água doce. Habitado por quem? Por  micro-organismos diversos, especialmente bactérias. São micro-organismos de ocorrência natural, não-patogênicos, que sempre viveram ali, indepente de qualquer contaminação por ação humana (claro que essas mesmas águas podem também ser contaminadas por micro-organismos patogênicos, provenientes de lixões, esgoto, etc). 
    Tudo bem, as águas subterrâneas não são habitat para seres humanos. Mas isso não é motivo para considerar a assertiva errada, pois a definição de habitat não requer que os habitantes sejam humanos, nem que sejam seres visíveis a olho nu. 
    Como alguns poderiam considerar, forçando um pouco a barra, que a assertiva fala em "habitat para o homem", o mais prudente seria anular o item. 

    (Veja como divulgar a Campanha Nota Justa)
  • ERRADA

    A água subterrânea é a parcela da água que permanece no subsolo, onde flui lentamente até descarregar em corpos de água de superfície, ser interceptada por raízes de plantas ou ser extraída em poços. Tem papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos. A água subterrânea é também responsável pelo fluxo de base dos rios, sendo responsável pela sua perenização durante os períodos de estiagem. 

    Em determinadas áreas, como regiões áridas e certas ilhas, a água subterrânea pode ser o único recurso hídrico disponível para uso humano. Geralmente ela dispensa tratamento, economizando na execução de grandes obras como barragens e adutoras. Mais da metade da população do mundo depende da água subterrânea para suprimento de suas necessidades de água potável.

    Ou seja, utilizada estrategicamente pelo homem como recurso hídrico e não como habitat.

  • As reservas de água doce subterrâneas têm, de fato, importância estratégica para o homem, assim como todos outros tipos de reserva de água doce, como rios e geleiras. Água é fundamental para a vida na terra, de modo que sempre terá importância estratégica. Entretanto, é errado falar que as reservas subterrâneas constituem um habitat. Tecnicamente, o termo habitat significa um local onde habita uma espécie ou população, e as águas subterrâneas não são propícias para o desenvolvimento de seres vivos mais complexos. Portanto, a questão está errada. 
  • As águas subterrâneas não constituem um habitat para o homem ....

  • O que é Habitat:

    Habitat significa o espaço onde seres vivos vivem, e se desenvolvem. É um ambiente natural onde nasce e cresce qualquer ser organizado. 

    Habitat é um termo utilizado na ecologia, que compreende o espaço e oecossistema onde os animais se desenvolvem, dentro de uma comunidade. No caso de espécies vegetais e animais, quando se descreve o habitat, é importante mencionar outros animais ou plantas que pertencem a essa comunidade.

    Habitat não se limita somente a uma espécie de animal, podem ser várias espécies convivendo em um mesmo habitat, e isso inclui os fatores onde os animais, como aves, peixes, mamíferos etc., vivem, se reproduzem e morrem, como terra, água, mar etc.

    Existem também os habitats artificiais, que são construídos pelo homem, utilizados em zoológicos, ou em lugares para promover o desenvolvimento de uma espécie que esteja em extinção, por exemplo, e então é necessário que a espécie se sinta em seu próprio habitat.

    O habitat é o local que oferece as condições climáticas, físicas e alimentares ideais para o desenvolvimento de uma determinada espécie. As atividades e o modo como cada espécie vive, se desenvolve e se reproduz é chamado de nicho ecológico.             http://www.significados.com.br/habitat/

  • Ricardo Souza

    Vejo que seu comentário levou várias curtidas e por aqui no QC quem leva muitas delas tende a virar "centro das atenções", ser considerado "fonte de informação" etc. Só que vamos combinar: a assertiva não fala sobre micro-organismos. O tipo de conteúdo que você postou PODE NÃO SER RELEVANTE pra quem está estudando essa matéria.

    O comentário da professora é bem mais elucidativo.

  • Questão muito mal formulada. Se não havia um texto associado que contextualizasse o fato do habitat se referir apenas ao Homem, cabia uma interpretação, já comentada, de que as águas subterrâneas são sim habitats para outros organismos. Se trocarmos águas subterrâneas por praticamente qualquer outro recurso natural, da forma como está redigida a questão, ela estaria certa (lagos, rios, montanhas, etc). 


ID
242608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos ecossistemas aquáticos, julgue o próximo item.

Nos ecossistemas lênticos, a produção primária está inversamente relacionada à profundidade dos mesmos.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal,
    Sistemas ou ecossistemas lênticos são ambientes aquáticos de água parada que correspondem, por exemplo, às lagoas, lagos, pântanos, etc. Ou seja, ambientes onde a água é parada em sua maior parte do tempo.

    LÊNTICOS (LAGOS), LÓTICOS (RIOS E RIACHOS) 
  • e o q é a produção primária?

  • Em ecologia, chama-se produção primária a síntese de matéria orgânica a partir de compostos inorgânicos

    H2O + CO2 + luz + minerais → carboidratos + O2

    Ou seja, é necessário luz para produzir e quanto mais profundo menor a produção.

  • Os ecossistemas lênticos são ambientes aquáticos de água parada, como por exemplo, lagoas, lagos e pântanos. Neles, a produção primária, que consiste na síntese da matéria orgânica por organismos autotróficos ( fitoplâncton, microfitobentos, bactérias etc.) é maior na zona profunda.
    A resposta está correta.

  • Acredito que a professora se confundiu na resposta. O gabarito está correto, mas a explicação está errada, pois quanto mais profundo o ambiente, menos luz, e menos produção.


ID
242611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos ecossistemas aquáticos, julgue o próximo item.

Assim como as águas costeiras e os estuários, grande parte do oceano aberto possui elevado teor de nutrientes na zona fótica.

Alternativas
Comentários
  • Zona fótica (ou efótica) é o corpo da água onde recebe a luz. A zona é bastante variada pois depende de sua turbidez. Um indício de poucos nutrientes é o fato que lá somente existe, em maioria (com excessçies) uma produtividade primária (algas).

    A profundidade da Zona Fótica  é medida pelo Disco de Secchi onde é quanto é observável o objeto a olho nú.
  • A zona eufótica ou fótica corresponde a parte do ecossistema marinho que recebe luz solar suficiente para realizar a fotossíntese. Como a radiação diminui rapidamente com a profundidade, a zona fótica restringe-se principalmente aos 100 metros superiores. Os nutrientes encontrados nesta área não podem ser comparados aos das águas costeiras e dos estuários, concentrando-se basicamente em microorganismos fotossintetizantes.
    A resposta está errada.


  • Gab. ERRADO


    O comportamento dos nutrientes nos estuários envolve uma intima relação entre sedimentos particulados e dissolvidos de fundo e os processos de adsorção, desorção, transporte e transformações biológicas (CORRELL, 1981; JORDAN et al., 1991).


    O nível elevado de matéria orgânica encontrado em regiões costeiras se deve a drenagem continental que transporta nutrientes encontrados naturalmente nos cursos d'água e os contidos em efluentes. Entre eles são encontrados nitrogênio inorgânico dissolvido de três formas químicas: nitrato, nitrito e amônia.


    Próximo à costa, a zona fótica normalmente se estende até cerca de 100 metros de profundidade. No oceano aberto, em águas claras tropicais, a zona fótica pode atingir 590 metros de profundidade. Na zona eufótica a incidência de luz solar é muito intensa e suficiente para inibir o aparato químico fotossintético de alguns organismos fitoplanctônicos. Porém, na zona disfótica, localizada logo abaixo da zona eufótica, a luz não é tão intensa, mas suficiente para permitir a ocorrência de produção primária a partir da fotossíntese.Portanto, a produção primária no oceano está limitada às primeiras centenas de metros de profundidade. Os principais nutrientes necessários à produção primária marinha são o nitrogênio e o fósforo. Ambos são escassos na maior parte da zona fótica marinha, assim como o silício e o ferro.


ID
242677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos impactos gerados pela construção de grandes
hidrelétricas, julgue o item a seguir.

Os grandes projetos como grandes ferrovias ou grandes barragens, são apresentados como essenciais ao desenvolvimento da nação, beneficiando as regiões receptoras e, consequentemente, amenizando os impactos causados com a implantação desses empreendimentos.

Alternativas
Comentários
  • "Os grandes projetos como grandes ferrovias ou grandes barragens, são apresentados como essenciais ao desenvolvimento da nação, beneficiando as regiões receptoras e, consequentemente, amenizando os impactos causados com a implantação desses empreendimentos."

    Embora grandes projetos de infraestrutura beneficiem as regiões receptoras sob o aspecto econômico, os impactos por eles causados são de ordem ambiental. Portanto, a natureza dos impactos (ambiental) e dos benefícios (econômica) é diferente, de modo que não há como falar em amenização dos impactos causados.

  • Não entendi esta questão!!!  Alguém poderia explicar, pf.?

  • Para mim, o que eu pude entender e que quando ele diz que são feitas grandes barragens em favor do desenvolvimento da nação e não e causado consequentemente impactos na região ele já esta soltando uma afirmativa falsa, pois, quando se fazem essas barragens, varias vegetações morrem...causando um extremo impacto na natureza.

  • Grandes barragens aumentam os impactos ambientais. ex: barragens de minas gerais

  • A questão propositalmente ambígua ou mal redigida. Dá a entender que todo o enunciado faz parte do discurso ideológico ("Os grandes projetos... sao apresentados com essenciais ao desenvolvimento da nação..."), o que a tornaria correta, pois de fato os projetos são apresentados como maravilhosos, sustentáveis e com baixo impacto - vide os discursos governamentais sobre Belo Monte, Jirau, ferrovia Norte-Sul, etc. Mas o texto mistura o discurso "propaganda" e o enunciado da banca.

  •  amenizando os impactos , #SQN

  • No meu entender, este item está incompleto e deveria ter sido anulado.

    O item está correto quando diz que “Os grandes projetos como grandes ferrovias ou grandes barragens, são apresentados como essenciais ao desenvolvimento da nação, beneficiando as regiões receptoras”.

    O erro que o avaliador considerou, ao que tudo indica, seria em relação aos impactos AMBIENTAIS causados com a implantação desses empreendimentos.

    Resposta: Errado

  • Na verdade,os impactos decorrentes da implantação de uma grande barragem ou ferrovia é alto...

    O custo de implantação de uma ferrovia é alto.

  • #brumadinhovive o rio era doce, mas a ganância era amarga.


ID
242680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos impactos gerados pela construção de grandes
hidrelétricas, julgue o item a seguir.

As populações que vivem a jusante de reservatório de usina hidrelétrica não sofrem impactos com sua construção.

Alternativas
Comentários
  • QUEM MORA EM UMA DISTANCIA NÃOM UITO PROXIMA JA SOFRE
  • Jusante e montante são lugares referencias de um rio pela visão de um observador. A jusante  é o lado para onde se dirige a corrente de água e montante é a parte onde nasce o rio. Por, isso se diz que a foz de um rio é o ponto mais a jusante deste rio, e a nascente é o seu ponto mais a montante.

    O termo jusante vem do latim jusum que significa para o lado da foz, ou seja, toda água que desce para a foz do rio é a jusante e a montante e a parte acima, de onde vêm as águas. Este ponto referencial pode ser uma cidade às margens do rio, uma barragem, uma cachoeira, um afluente, uma ponte e etc.

    Na linguagem coloquial, usa-se essas mesmas expressões para se referir a acontecimentos antes (a montante) ou depois (a jusante) de uma determinada data. Estes termos são muito empregados em diversas áreas das ciências, em especial nas exatas.

  • E só lembrar de impacto ambiental ou inundações de locais vegetativos....

  • Essa, a resposta está bem evidente. Sofrem vários impactos, sobretudo os ambientais.

    gab: ERRADO

  • Jusante e montante são lugares referenciais de um rio pela visão de um observador. Jusante é o fluxo normal da água, de um ponto mais alto para um ponto mais baixoMontante é a direção de um ponto mais baixo para o mais alto.

    A jusante é o lado para onde se dirige a corrente de água e montante é a parte onde nasce o rio. Por, isso se diz que a foz de um rio é o ponto mais a jusante deste rio, e a nascente é o seu ponto mais a montante.              

    O termo jusante vem do latim “jusum” que significa vazante, para o lado da foz, ou seja, toda água que desce para a foz do rio é a jusante e a montante é a parte acima, de onde vêm as águas. Este ponto referencial pode ser uma cidade às margens do rio, uma barragem, uma cachoeira, um afluente, uma ponte etc.

    A locução adverbial  a jusante remete para o lado de baixo ou descendente: na direção da foz. É usado para fazer referência a um ponto mais baixo, estando em um ponto mais alto. Faz referência ao lado que vaza a maré.

    A locução adverbial a montante faz referência à direção da nascente, remete para o ponto mais alto (nascente).     http://www.significados.com.br/jusante-e-montante/

  • É só lembra-se da briga da usina de Belo Monte, e a degradação que ela vai trazer ao local, inundando locais proximos e extinguindo fauna e flora das localidades.


ID
305572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que
o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do
século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há
necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma
dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas
ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões
socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte
crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de
pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive
abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos
de consumo, os estilos de administração e o comportamento
político não são adequados para uma comunidade de seis
bilhões de pessoas. Considerando os processos de produção e
de ocupação do território brasileiro bem como problemas
relacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.

Águas subterrâneas são aquelas que, no subsolo, ocupam as zonas saturadas dos aqüíferos. No Brasil, os problemas relacionados com a superexploração dos aqüíferos, a contaminação dos recursos hídricos e o comprometimento de drenagens foram resolvidos com a aplicação dos instrumentos criados pela Política Nacional dos Recursos Hídricos.

Alternativas
Comentários
  • A contaminação dos aqüíferos é problema sério. Não só por poluentes, mas também pela água do mar. Quando os aqüíferos são litorâneos, o excesso de uso e conseqüente rebaixamento do nível das águas subterrâneas pode levar à salinização por contaminação da água do mar. É o que vem acontecendo na Tailândia e em diversas ilhas da Indonésia. A contaminação por água salgada é praticamente irreversível e, em alguns casos, atinge todo o aqüífero, afetando igualmente as cidades e consumidores localizados no interior, muito longe do mar.
    A contaminação por poluentes também é grave e bem mais difícil de reverter do que a poluição de águas superficiais. “Aqüíferos são gigantescas esponjas subterrâneas, dentro das quais a água se move muito lentamente, alguns poucos centímetros por dia”, explica William Cosgrove, diretor de uma espécie de pré-secretariado da Comissão Mundial da Água. “Uma vez que a poluição penetra ali, leva muito mais tempo para ser eliminada do que em lagos ou rios. E alguns poluentes ficam presos ao solo, persistindo por muito tempo. Limpar isso é extremamente caro e difícil”.

  • A falha foi minha, Rodrigo.
    A fonte é essa:   http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/agua-subterranea.php
    Abraços e bons estudos!
  • o Brasil não faz uso significativo de águas de aquíferos , usamos mais águas de superfície.

  • Pensei sim que no Brasil se usa mais as aguas de superfície...mas nem precisava questionar....quando fala "foram resolvidos com a aplicação dos instrumentos criados pela Política Nacional dos Recursos Hídricos"...ja sabemos q esta errado...no nosso país nada é resolvido....moleza essa!!!!

  • Basta saber que no Brasil nada se resolve que ja acertava a questão.

  • ERRADO.

     

    Não se deve falar em “superexploração dos aquíferos” brasileiros, visto que os maiores aquíferos do país, o Aquífero do Guarani e o recém-descoberto Aquífero do Alter Chão, ainda não são explorados. Da mesma forma, é incorreto afirmar que a contaminação das águas subterrâneas foi resolvida, pois os fertilizantes e químicos nos solos constituem uma das principais ameaças do agronegócio.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.


ID
305575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que
o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do
século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há
necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma
dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas
ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões
socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte
crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de
pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive
abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos
de consumo, os estilos de administração e o comportamento
político não são adequados para uma comunidade de seis
bilhões de pessoas. Considerando os processos de produção e
de ocupação do território brasileiro bem como problemas
relacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.

A bacia do rio São Francisco tem uma história de uso e ocupação dos seus rios e afluentes marcada pela degradação. São algumas causas dessa degradação: a existência de siderúrgicas consumidoras de carvão mineral, o avanço da fronteira agrícola para o oeste baiano, que provoca a morte de rios tributários do rio São Francisco, e a presença da pecuária extensiva.

Alternativas
Comentários
  • A degradação às margens do rio São Francisco é crescente. Lagoas marginais, criadouros de peixes, vão secando com o avanço da pecuária. E, além dessa agressão ao meio ambiente, o rio sofre também porque já teve o leito desviado no passado para o plantio de cana-de-açúcar. O curso natural era bem diferente. O São Francisco descia e entrava por um local onde atualmente é um banco de areia. Com o canal, a velocidade da água é maior. Segundo os ambientalistas, os barrancos não suportam a força do impacto, e a terra arenosa cai dentro do rio, aumentando o assoreamento. A largura que na época era de pouco mais de 40 metros, hoje é o dobro.
  • As siderurgicas em questão seriam da região de Ipatinga-MG ?
  • CERTO.

     

    A degradação da bacia do rio São Francisco é uma realidade histórica do país, relacionada quase exclusivamente ao seu uso e à sua ocupação pelo homem, desde os bandeirantes paulistas aos boiadeiros do Nordeste, bem como à presença de siderúrgicas, como indica o item.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.


ID
366532
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O homem chega já desfaz a natureza,
tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar...
...debaixo d'água lá se vai a vida inteira...”
(Sá eGuarabira)

O trecho da música acima se refere à Represa de Sobradinho no Vale do Rio São Francisco, na região Nordeste do país, mas serve para exemplificar os danos causados pela instalação da Hidrelétrica do Jirau, no município de Porto Velho, em Rondônia. As hidrelétricas do Rio Madeira foram comparadas a uma “bomba atômica” pela ambientalista Telma Monteiro, em seu blog: “as barragens produzem o efeito arrasador de uma bomba sobre o solo, enviando ondas de destruição na Amazônia, provocando um desequilíbrio ambiental. A Amazônia é frágil e basta um único mega-projeto para desencadear e propagar a destruição”. Como consequência social e ambiental, respectivamente, da instalação da Hidrelétrica do Jirau podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Realmente a hidroelétrica de Jirau no Rio Madeira elevou de forma assombrosa os casos de Malária. Porém a distribuição de telas de moquiteiro com inseticida fez o número de casos cair em 45% (2011).

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,casos-de-malaria-caem-45-com-mosquiteiro,728918,0.htm
  • Geografia é para matar

    Abraços


ID
422893
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Cantagalo - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos rios que compõem a Bacia do Paraíba do Sul, de grande importância para o município, banha o distrito de Cantagalo. Trata-se do rio:

Alternativas
Comentários
  • O rio Paraíba do Sul é um rio brasileiro que banha os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

    O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna.

    Considerando sua nascente mais afastada da foz, o rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo, com o nome de rio Paraitinga, recebendo o nome rio Paraíba do Sul na confluência com o Paraibuna, na Represa de Paraibuna. Perfaz um percurso total de 1.137 km[1], desde a nascente do rio Paraitinga até a foz em Atafona (São João da Barra), no Norte Fluminense.

    Os principais afluentes do rio Paraíba do Sul são o Jaguari, o Buquira, o   Paraibuna  , o Piabanha, o Pomba e o Muriaé. Esses dois últimos são os maiores e deságuam, respectivamente, a 140 e a 50 quilômetros da foz. Entre os sub-afluentes, está o rio Carangola, importante rio da bacia do rio Paraíba do Sul, posto que serve a duas unidades da federação, o Estado de Minas Gerais e o Estado do Rio de Janeiro.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Para%C3%ADba_do_Sul
  • Resposta CORRETA letra D

    A rede hidrográfica que compõe a Bacia do Paraíba do Sul é constituída pelo Rio Negro que banha Cantagalo e Euclidelândia, Ribeirão das Areias e Córrego Itaoca, Lavrinhas, Boa Vista e seus afluentes.

    Fonte: http://www.cantagalo.rj.gov.br/web/index.php/aspectos-geograficos
  • Por que a resposta é letra "d"?  Não entendi!!!!!!!!!!

  • Gente, a resposta correta não é o Rio Paraibuna?. Sinceramente, nao entendi.

  • Resposta Correta : D

    A confusão com o PAraibuna trata-se de a letra D ser um rio homonimo ao da Bacia do amazonas


ID
499288
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Paisagem, o que é isto? É tudo aquilo que a vista alcança.” - Milton Santos.

O território brasileiro devido à sua grande extensão norte-sul e leste-oeste, apresenta uma diversidade de paisagens naturais.
Sobre as paisagens naturais do Brasil e suas principais características, assinale as afirmativas corretas.

I. Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida.

II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas.

III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí.

IV. A paisagem geomorfológica brasileira é formada, predominantemente, por terrenos Cenozóicos Terciários, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    ERRADA I
    . Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida. 
    Como exemplo de estação seca no brasil, podemos citar o subtropical. Uma característica típica do clima subtropical é a presença de quatro estações bem definidas.

    CERTA II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas. 
    Pela proximidade com o oceano, o clima é diretamente afetado.
    Chuvas orográficas ou chuvas de relevo, acontecem quando uma massa de ar carregada se encontra com uma elevação do relevo, ocorrendo uma precipitação.


    ERRADA III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí. 
    Não é um rio temporário, pelo contrário, ele é navegável e tem um importante papel socio-econômico, Isto se verifica, principalmente, pela potencialidade de seus recursos naturais.


  • só acrescentando

    o erro do intem IV é dizer que o perfil topográfico tem reduzidos desgastes erosivos quando na verdade a paisagem geomorfólogica por ser bastante antiga no brasil possui um grande desgate erosivo!
  • A afirmativa I está corretíssima! Só o clima semi árido no Brasil possui estação seca definida. O clima subtropical NÃO apresenta estação seca; possui chuva bem distribuída durante o ano inteiro. Basta pegar a Normal 61-90 de Porto Alegre (clima subtropical) no site do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e verificar que chove praticamente igualmente a mesma coisa em todos os meses do ano. Quem formulou esta questão não possui conhecimento meteorológico.
  • A região centro-oeste do Brasil apresenta o clima tropical semi úmido. Apesar de apresentar um nível considerável de chuvas, o inverno é caracterizado pela presença de seca. A chuva ocorre principalmente no verão. Portanto, o opção I está incorreta.
  • Dentre as quatro assertivas apresentadas no enunciado, somente a de número II está correta. Na assertiva I, o clima brasileiro que possui duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa, no verão, e outra seca, durante o inverno, é o tropical. Ele ocorre no Brasil central e em partes do Nordeste e de Minas Gerais. No verão, a expansão da massa equatorial continental, da Amazônia, é a responsável por levar umidade para as regiões onde predomina o clima tropical. Na assertiva III, não é só a bacia do Nordeste que possui rios intermitentes. A bacia do rio São Francisco, por exemplo, possui vários rios intermitentes (temporários). Na assertiva IV, os terrenos terciários representam somente cerca de 15% do território brasileiro. Além disso, os desgastes erosivos são presentes em muitas partes do território nacional. Em termos de geologia, cerca de 35% do território são formações de escudo cristalino; aproximadamente 60% são bacias sedimentares; e aproximadamente 8% são de terrenos vulcânicos.


    A alternativa correta é a letra (B). 
  • I. Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida. ERRADO: O clima tropical localizado no centro-oeste brasileiro é úmido no verão e seco no inverno.

    II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas. CORRETO

    III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí. ERRADO: O rio Parnaíba não é intermitente. 

    IV. A paisagem geomorfológica brasileira é formada, predominantemente, por terrenos Cenozóicos Terciários, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos. ERRADO: A maior parte do relevo brasileiro é de Planaltos, e os planaltos do Brasil são muito mais antigos que o período cenozoico, datam do período mesozoico e pré-cambriano.

  • questão mal elaborada,apenas sabendo apenas o item 1 ja eliminaria todo resto.

  • Povo reclamando da questão ser fácil kkkkk "Óh, deuses do intelecto, tenham compaixão por nós meros mortais!"


ID
516532
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água é um recurso natural indispensável e tem sido objeto de disputas entre diferentes povos. Atualmente, cresceu em importância, em face do considerável aumento da demanda. Em relação aos recursos hídricos no Brasil, leia atentamente as afirmativas abaixo.

I – Encontram-se bem distribuídos pelo território, porém não são bem utilizados.

II – O Aqüífero Guarani, maior reservatório de águas subterrâneas do mundo, está integralmente situado em território brasileiro, o que facilita a gestão dessa reserva.

III – A grande quantidade de água doce existente no Brasil deve-se a um clima que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo o território.

IV – Duas das maiores bacias hidrográficas do País, a do rio Tocantins e a do rio São Francisco, encontram-se integralmente em território brasileiro.

Com relação às afirmativas acima, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

  • I – Encontram-se bem distribuídos pelo território, porém não são bem utilizados. 

    II – O Aqüífero Guarani, maior reservatório de águas subterrâneas do mundo, está integralmente situado em território brasileiro, o que facilita a gestão dessa reserva. 

    III – A grande quantidade de água doce existente no Brasil deve-se a um clima que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo o território. 

    IV – Duas das maiores bacias hidrográficas do País, a do rio Tocantins e a do rio São Francisco, encontram-se integralmente em território brasileiro.

    Letra C

    BRASIL!!

  • QUESTAO DESATUALIZADA

    RIO PARANA E A MAIOR ATUALMENTE

  • O Aqüífero Guarani Brasil Paraguai Uruguai Argentina Bolivia


ID
636748
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As afrmativas abaixo estão relacionadas aos cursos d`água como veículos transportadores de partículas:
I. Os processos fuviais de erosão, transporte e deposição de sedimentos são defnidos pela distribuição da velocidade e da turbulência do fuxo e estão em constantes mudanças.

II. As questões que incorporam a dimensão socioespacial e a problemática ambiental priorizam a potenciali- dade dos recursos hídricos.

III. Ao longo do perfl longitudinal, ao contrário do período chuvoso e de fuxos caudalosos, quanto mais lenta e uniforme é a velocidade do fuxo, menores os processos erosivos e a capacidade de trabalho.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários

ID
637360
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os rios que apresentam desnível acentuado em seu percurso tendem a apresentar potencial hidrelétrico aproveitável, principalmente quando o suprimento de água for garantido por clima ou hidrografia favoráveis. Não é necessária a ocorrência de quedas de água, mas de desníveis que possibilitem a construção de barragens que formem uma represa e criem uma queda artificial. Pode-se considerar como aspecto positivo nas construções de barragens:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    Como se controla a quantidade de água que passa pela barragem e vai à jusante, controla-se, então, a possibilidade de enchentes (até certo ponto).

  • Gabarito: Letra D.

    Observando as estatísticas de acerto desta questão, muitas pessoas que erraram, acabaram assinalando a alternativa A. Porém, devemos levar em consideração que a "Mudanças no fluxo de sedimentos", por exemplo, não é considerada como positiva, tendo em vista que modifica toda a dinâmica sedimentar de um sistema natural, podendo provocar um verdadeiro desequilíbrio ecológico. Se há desequilíbrio ecológico, não há que se falar em aspecto positivo. Logo, alternativa incorreta. Bons Estudos!


ID
655105
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os recursos hídricos do Rio Grande do Norte são representados por oceano, lagoas, rios, barragens e águas subterrâneas, que vêm sendo usados para atender às diversas necessidades da população.

Em relação aos recursos hídricos do Rio Grande do Norte, pode-se afirmar

Alternativas

ID
663280
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água como componente natural essencial à vida no planeta tem se tornado um assunto da política e da gestão dos territórios, o que a insere como objeto de análise a partir da relação entre o seu uso e o meio ambiente. Nessa perspectiva, os problemas advindos da escassez da água decorrem

Alternativas

ID
667018
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à Hidrografia Brasileira, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A Bacia Amazônica, além do regime pluvial, possui regime nival, decorrente do derretimento da neve na Cordilheira dos Andes.

  • A bacia amazônica tem um regime MISTO


ID
667261
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As bacias hidrográficas são unidades físicas, formadas por uma porção de terra, delimitadas pelas partes mais altas do relevo, drenadas por um curso d'água principal e seus afluentes. Os processos ambientais, decorrentes da ação da precipitação, responsáveis pela modelagem do relevo na bacia hidrográfica, são:

Alternativas

ID
682858
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na zona costeira e litorânea cearense, a dinâmica atual é caracterizada pela ocorrência de precipitações elevadas, em torno de 800 e 1500 mm anuais na faixa litorânea, e entre 750 e 1000 mm na área costeira mais interiorizada. (...) A penetração de massas de ar úmidas no estado (...) concentra-se largamente no primeiro semestre do ano. Tal fato confere a muitos setores costeiros e litorâneos um comporta- mento tendendo a aridez durante o segundo semestre do ano.
(Sales, 2006.)

A oscilação pluvial a que se refere o texto está relacionada à Zona de Convergência Intertropical que, no segundo semestre,

Alternativas
Comentários
  • ZCIT = A área que recebe os ventos alísios é chamada de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Caracteriza-se pela baixa pressão e por convergir os alísios na superfície terrestre ao longo da Linha do Equador. No Brasil, ela é responsável pela maior parte da pluviosidade na Região Norte e Nordeste em março e abril.


ID
688540
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as bacias hidrográficas brasileiras, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguém confere esse gabarito pela mor de Deus.

  • Creio que o gabarito é esse pelo fato do Rio Parnaíba ser o maior rio totalmente Nordestino do Brasil

ID
693394
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem no Brasil oito Bacias Hidrográficas.
Assinale a alternativa correta em relação a essas bacias.

Alternativas
Comentários
  • A) Falsa, É na bacia platina que se encontra a usina binacional de Itaipu, importante hidrelétrica.

    B) Falsa, a segunda maior do Brasil é a do Tocantins-Araguaia, além disso, o rio São Francisco é navegável de Pirapora(MG) até Juazeiro(BA)

    C) Gabarito.

    D) Falsa, o rio Tietê é um rio da bacia do Paraná

    E) Falsa, a terceira maior bacia do Brasil é a do rio São Francisco.

    SEREI CADETE, BRASIL!!!!!


ID
712210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos



A proteção à biodiversidade e aos ecossistemas ameaçados pela atividade humana tem mobilizado governos, agências multilaterais, organismos internacionais de financiamento e organizações não governamentais em direção à elaboração de políticas públicas e à definição de estratégias de conservação. Acerca dessa atual tendência da gestão ambiental, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O modelo de gestão característico da política brasileira de recursos hídricos elegeu a bacia hidrográfica como unidade espacial de planejamento, visando à resolução de conflitos entre usuários, à solução de problemas de poluição das águas e à restrição, de modo a conservar a cobertura vegetal, do desmatamento de áreas de mananciais.

Alternativas
Comentários
  •  CERTA. As bacias hidrográficas são áreas da superfície terrestre que alimentam redes de rios, delimitadas por altos pontos de relevo, que são chamados de divisores de água. A entrada de água nessas bacias ocorre através de chuvas e afloramento de águas subterrâneas, enquanto a saída acontece por evaporação, transpiração das plantas e animais e pelo escoamento das águas superficiais e subterrâneas. 

    O cuidado com estas bacias é de grande importância para a preservação das águas, por isso, em 1997, foi promulgada a Lei 9433, chamada Lei das Águas, que dá ao Brasil uma nova Política Nacional de Recursos Hídricos e organiza o sistema de gestão por bacias hidrográficas.

    Esse modelo de gestão por bacias tem como objetivo identificar e reduzir o lançamento de poluentes nas águas de rios e lagos, além de possibilitar a implantação de empreendimentos e maximização dos resultados de investimentos, trazendo um ganho socioambiental e de saúde pública para a população. Com isso, as bacias tornam-se base da gestão de uso sustentável das águas, e é possível planejar melhor políticas e ações que garantem variados usos, além da conservação e recuperação das águas.

    A Lei também previu a formação de comitês de bacias, compostos por diferentes setores - governo, sociedade civil e usuários de água – para decidir sobre os usos da água. Através de reuniões, os participantes estudam as situações de momento nas bacias e buscam corrigir os maus usos, evitando, quando necessário, os abusos de alguns. O desafio do comitê é atender a todos os diversos usos sem prejudicar a disponibilidade de água para as próximas gerações.

    http://educando.sanepar.com.br/ensino_medio/gest%C3%A3o-por-bacias-hidrogr%C3%A1ficas

  • O próprio Artigo 1º, inciso V, da Lei 9.433 (Lei das Águas), dispõe que a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

    Esse modelo de gestão focado nas bacias hidrográficas tem o objetivo de identificar e reduzir o lançamento de poluentes nas águas de rios e lagos, tornando as bacias base da gestão de uso sustentável das águas.

    Resposta: Certo

  • Estranho, acho que a divisão por bacia hidrográfica traz mais conflitos visto que vários municípios podem pertencer a uma mesma bacia, o que impõe diferentes interesses relacionados ao uso da água.


ID
713920
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quando o escoamento fluvial adquire maior velocidade em face ao aumento do declive do perfil longitudinal do rio, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas

ID
714529
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O sítio urbano de Fortaleza tem maiores restrições a ocupações e expansões em áreas de preservação permanente como

Alternativas

ID
716515
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tratando-se de estudos pertinentes à geografia física, assinale a afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A Pedologia é ciência que estuda e classifica os solos, caracterizando-os de acordo com sua estrutura morfológica como cor, estrutura, materiais componentes, consistência, etc. Quanto ao estudo dos materiais rochosos, a ciência responsável é a Geologia.

ID
716533
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analisando a área do litoral cearense, é correto afirmar que

Alternativas

ID
733705
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as reservas e a utilização dos recursos hídricos no Brasil e no Mundo, podemos afirmar que:

I- a água doce dos rios e dos lagos de todo o planeta é responsável pela maior parte da água doce da Terra.

II- no mundo inteiro, mais de 1,5 bilhão de pessoas dependem principalmente da água de reservas subterrâneas para suprir suas necessidades básicas.

III- apesar de grande parte do Estado de São Paulo situar-se sobre o Aquífero Guarani, o sistema de abastecimento do Estado não utiliza fontes subterrâneas.

IV- as calotas polares e as geleiras são as mais importantes, em termos quantitativos, reservas de água doce de nosso planeta.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

  • Grande parte das cidades brasileiras com população inferior a 5.000 habitantes, com exceção do semiárido nordestino e das regiões formadas por rochas cristalinas, têm capacidade de serem atendidas pelas reservas subterrâneas. Isso se deve ao fato de 97% da água doce disponível no planeta ser de reservas subterrâneas, que geralmente são formadas e realimentadas por água da chuva, neblina, neve e geadas.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: http://info.opersan.com.br/bid/205080/gua-subterr-nea-a-maior-reserva-de-gua-doce-do-planeta

  • I ) A maior parte dos recursos hídricos do mundo é baseado em GELEIRAS (70%)

    III) BIZU!! 99% dos casos que a alternativa expressar generalização ela estará errada !

    GAB D

  • III - No Brasil, o aquífero atinge os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás. São Paulo é o maior consumidor. Cerca de 17% da demanda por água do estado é feito pelo Guarani.

    Fonte: https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/aquafero-guarani-o-gigante-subterrac-neo.2019-03-14.4597033604#:~:text=No%20Brasil%2C%20o%20aqu%C3%ADfero%20atinge,estado%20%C3%A9%20feito%20pelo%20Guarani.

  • I- a água doce dos rios e dos lagos de todo o planeta é responsável pela maior parte da água doce da Terra.

    Errada, a maior parte da água doce está nas geleiras

    II- no mundo inteiro, mais de 1,5 bilhão de pessoas dependem principalmente da água de reservas subterrâneas para suprir suas necessidades básicas.

    Correta, muitos países inclusive alguns estados do Brasil já utilizam fonte subterrâneas para não sofrer com a crise hídrica

    III- apesar de grande parte do Estado de São Paulo situar-se sobre o Aquífero Guarani, o sistema de abastecimento do Estado não utiliza fontes subterrâneas.

    Errada, SP e outros estados que estão situados sobre o Aquífero Guarani já estão utilizando eles

    IV- as calotas polares e as geleiras são as mais importantes, em termos quantitativos, reservas de água doce de nosso planeta.

    Correta, já falei na I

  • Sobre a assertiva III:

    III- apesar de grande parte do Estado de São Paulo situar-se sobre o Aquífero Guarani, o sistema de abastecimento do Estado não utiliza fontes subterrâneas.

    Errado.

    João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene diz que "No Brasil, em Ribeirão Preto (SP), Maceió (AL), Mossoró (RN) e Manaus (AM), entre vários outros municípios, as águas subterrâneas também são amplamente utilizadas."

    Fonte: Livro: Geografia. João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene,2004, pag. 197.

  • I-   ERRADO. A maior parte da água doce do mundo está nas regiões polares, congelada.

    II-  CORRETO.

    III- ERRADO. Uma grande parte do consumo da região sudeste, assim como de outras regiões do Brasil, provém de recursos hídricos subterrâneos, como o Aquífero Guarani.

    IV- CORRETO.


ID
775057
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos, de acordo com a Resolução nº 32, de 15 de outubro de 2003, divide o Brasil em

Alternativas
Comentários
  • Até 2003 eram consideradas apenas 7 regiões hidrográficas. Após 2003 foram definidos 12 regiões.

    Observação: A diferença entre região hidrográfica e bacia hidrográfica é que esta ultima não se limita às fronteiras dos países. Aquela é uma divisão administrativa e se restringe ao território brasileiro.
  •  

    Alternativa Correta "B"

     

    Atualmente, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, de acordo com a Resolução nº 32 de 15 de outubro de 2003, divide o Brasil em 12 regiões hidrográficas. Diferentemente das bacias hidrográficas, que podem ultrapassar as fronteiras nacionais, as regiões hidrográficas estão restritas ao espaço territorial pertencente ao Brasil (...)

     

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/37541129/hidrologia 

     

     


ID
776854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos aspectos físicos do território brasileiro, julgue os itens
seguintes.

Devido às suas dimensões territoriais, o Brasil é considerado um país continental. Essas dimensões exigem cuidados especiais com os recursos hídricos, considerando-se que o Brasil está localizado a montante da Bacia Amazônica e a jusante da Bacia do Prata.

Alternativas
Comentários
  • A MONTANTE DO RIO = RELATIVO A NASCENTE DO MESMO. COMO AS NACENTES  DA BACIA DO AMAZONAS ESTÃO FORA DO BRASIL, MAIS PRECISAMENTES NOS PAISES DOS ANDES, COMO COLOMBIA E PERU. DESTA FORMA NÃO TEM COMO O BRASIL ESTAR A MONTANTE DESTA BACIA E SIM A JUSANTE.

    A JUSANTE DO RIO: RELATIVO A FOZ, AGUAS ABAIXO DE UM RIO OU BACIA. TUDO QUE SE REFERE AO DESAGUAR DAS AGUAS EM OUTRO RIO OU NO MAR. DESTA MANEIRA OS PRINCIPAIS RIOS DA BACIA DO PRATA, COMO (URUGUAI, PARANÁ E PARAGUAI), TEM SUAS NASCENTES NO SOLO BRASILEIRO OU SEJA A MONTANTE.

    ESPERO TER AJUDADO

    ATT
    LUCIO MILANESI - PROF DE GEOGRAFIA E  CONCURSEIRO.
  • A questão está errada. Montante significa a parte alta do rio, sendo a nascente o ponto mais a montante de um rio. Jusante, por sua vez, significa a parte baixa do rio, sendo a foz o ponto mais a jusante de um rio. A montante da bacia Amazônica encontra-se no Peru, onde o rio nasce e começa a correr em direção ao mar. Já a bacia do Prata, composta das sub-bacias dos rios Paraguai, Uruguai e Paraná, tem as nascentes, montante, no Brasil e deságuam (jusante) no Rio da Prata (Uruguai/Argentina).

  • Com certeza ajudou, Lucio.

  • montante -> nasce

    justante -> foz

  • Um macete que me ajudou a diferenciar montante de jusante foi considerar que "justaposto" é o que é colocado depois.


ID
803968
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil possui um grande potencial hidrográfico, destacando-se, nesse contexto, a porção setentrional do país. Em função das I condições naturais que o território nacional apresenta, a Região Norte contribui com uma parcela singular junto a esse potencial, o qual pode ser utilizado de diversas formas. Sobre a bacia hidrográfica amazônica e suas potencialidades, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • D-----A construção da Hidrelétrica de Balbina, no Rio Tocantins, em especial para atender o complexo mineral de Carajás, conjugou o fato desse rio possuir grandes vazões durante o ano com a proximidade da capital paraense, a qual demanda grandes quantidades energéticas.

    VAI SER O RIO UATUMA E NAO O TACANTINS

    A---É tipicamente planáltica e possui um grande poder hidroenergético, destacando-se neste contexto o Rio Amazonas, no entanto, ainda é pouco explorada, visto as grandes distâncias dos grandes centros consumidores do país.

    PLANICIES

    C---O Rio Amazonas, com regime tipicamente pluvio nival, durante o ano possui sua vazão comprometida, uma vez que os afluentes da margem direita perdem suas capacidades de vazões durante o verão no hemisfério sul.

    COMPROMETE P0RRA NENHUMA, AMAZONAS E MISTO

    E---As elevadas pluviosidades sobre esta região, decorrentes das evapotranspirações excessivas, dotaram o Rio Amazonas com o maior potencial hidroenergético instalado do país, especialmente após a construção da Hidrelétrica de Tucuruí.

    MAIOR POTENCIAL HIDRELETRICO INSTALADO ESTA NO PARANA, USINA DE ITAIPU, O AMAZONAS TEM O MAIOR POTENCIAL HIDRELETRICO, MAS NAO INSTALADO

  • a) É tipicamente planáltica e possui um grande poder hidroenergético, destacando-se neste contexto o Rio Amazonas, no entanto, ainda é pouco explorada, visto as grandes distâncias dos grandes centros consumidores do país.

    Errada, o Rio Amazonas é tipicamente planície

    b) Por possuir afluentes tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul, durante o ano o rio Amazonas apresenta grandes vazões, visto as estações chuvosas se alternarem em ambos os hemisférios, contribuindo assim para o seu grande potencial hídrico.

    Correta, o Rio Amazonas tem um potencial incrível de vazão durante o ano todo

    c) O Rio Amazonas, com regime tipicamente pluvio nival, durante o ano possui sua vazão comprometida, uma vez que os afluentes da margem direita perdem suas capacidades de vazões durante o verão no hemisfério sul.

    Errada, a sua vazão não é comprometida em nenhum período do ano

    d) A construção da Hidrelétrica de Balbina, no Rio Tocantins, em especial para atender o complexo mineral de Carajás, conjugou o fato desse rio possuir grandes vazões durante o ano com a proximidade da capital paraense, a qual demanda grandes quantidades energéticas.

    Errada, aqui na verdade deveria ser a Hidrelétrica de Tucuruí

    e) As elevadas pluviosidades sobre esta região, decorrentes das evapotranspirações excessivas, dotaram o Rio Amazonas com o maior potencial hidroenergético instalado do país, especialmente após a construção da Hidrelétrica de Tucuruí.

    Errada,o Rio Amazonas tem um alto potencial pra gerar energia porém ele não é muito explorado pois caso fosse causaria muitos desastres ambientais e também dificultaria pra gerar energia pras partes mais povoadas do Br como SP


ID
835132
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando as características hidrofitogeográficas do Brasil, é correto afirmar que o domínio

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Intermitentes (temporários): rios por onde escorre água por ocasião da estação chuvosa, porém, no período de estiagem, esses rios desaparecem. Os rios intermitentes, também chamados de temporários, são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial. Eles desaparecem temporariamente no período de seca porque o lençol freático se torna mais baixo do que o nível do canal, cessando sua alimentação.

    Efêmeros: os rios efêmeros se formam somente por ocasião das chuvas ou logo após sua ocorrência. São alimentados exclusivamente pela água de escoamento superficial, pois estão acima do nível do lençol freático (água subterrânea).

    No que diz respeito às relações da drenagem com as águas de subsuperfície os rios podem ser:

    Efluentes: rios que recebem contribuição de água do subsolo e aumentam sua vazão em direção à jusante. São característicos de regiões úmidas.

    Influentes: rios que perdem água para o subsolo (infiltração), além da perda por evaporação. Eles diminuem sua vazão em direção à jusante e podem secar antes de atingir o mar. São típicos de climas áridos.


ID
835219
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Responda à questão 18 com base nas afrmativas sobre o Pantanal.


I. Na época das secas, como resultado da fertilização das terras pela camada de húmus depositada no período da subida das águas, surge um conjunto de plantas herbáceas que servem de alimento ao gado.


II. A pequena velocidade no escoamento das águas do Rio Paraná não consegue eliminar completamente os sedimentos, formando um ambiente alagado, salobro e pobre em nutrientes.


III. A combinação da topografa com o ciclo das águas cria uma diversidade de ambientes que possibilita a existência de diferentes espécies vegetais, criando um mosaico de formas, volumes e cores.


IV. Uma das maiores ameaças ao ecossistema se origina fora do Pantanal, nas suas bordas, onde ocorre o desmatamento das margens dos rios que o atravessam.


Estão corretas apenas as afrmativas

Alternativas

ID
873985
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os divisores de água constituem uma importante referência para a delimitação de uma bacia hidrográfica. Ao utilizar como parâmetro a distribuição das bacias hidrográficas brasileiras, nota-se que os rios formadores das Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia são originários de três divisores d’água principais. Esses divisores são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    ---------------------------------

    O Tocantins compõe a paisagem do Planalto Central do Brasil.  Wiki


ID
881488
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um analista se deslocou até uma determinada área de estudo com uma fotografia aérea e começou a perguntar, aos moradores locais, os nomes dos rios, córregos e morros presentes na área de estudo. Provavelmente esse analista estava fazendo um processo conhecido como:

Alternativas
Comentários

  • Reambulação é a técnica de identificar e nomear feições conhecidas do usuário em carta topográficas ou imagem de satélite.


ID
976483
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Aquífero Guarani constitui-se num grande reservatório subterrâneo de água doce e distribui-se por oito estados brasileiros.Dentre eles encontra-se o estado do(a):


Alternativas
Comentários
  • Mato Grosso do Sul(213 700 km²) Rio Grande do Sul(157 600 km²) São Paulo(155 800 km²) Paraná(131 300 km²) Goiás(55 000 km²) Minas Gerais(51 300 km²) Santa Catarina(49 200 km²) Mato Grosso(26 400 km²)


  • O aquífero Guarani localiza-se no subsolo de quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, sendo que aproximadamente 70% da área onde se localiza pertence ao território brasileiro. No Brasil, ele está no subsolo de oito estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


    A resposta correta, portanto, é a letra (D). 


  • Minas Gerais

  • MG,SP e todos os estados das regiões Sul e Centro-oeste.

  • PEGA TODO O CENTRO SUL .... MENOS O RIO DE JANEIRO.

  • é só ir por eliminação. elimina todos os estados que não fazem parte da região Centro-oeste, Sul e Sudeste (Minas Gerais e São Paulo).

  • O Aquífero Guarani é o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, com 1,2 milhão de km², que vai da Bacia Sedimentar do Paraná até a Bacia do Chaco–Paraná, se estende ao Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, 65% está em território brasileiro. No Brasil, está situado nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (todos os estados da região Sul, Centro-Oeste, MG e SP)


ID
976504
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a segunda maior bacia hidrográfica brasileira em termos de volume de vazão e que possui uma imensa bacia sedimentar onde está localizada a maior ilha fluvial do mundo.


Alternativas
Comentários
  • A bacia do Tocantins-Araguaia é a segunda em produção de energiado Brasil. A descarga média da bacia hidrográfica, em Tucuruí, é estimada em 12.000 m³/s, sendo a contribuição dos rios Araguaia e Tocantins similares, e a do rio Itacaiúnas, bastante inferior (600m³/s).2

  • Uma vez que a Bacia Tocantins-Araguaia é a segunda maior do Brasil em termos de volume de água e abriga a maior ilha fluvial do mundo. Essa ilha se chama Ilha do Bananal e tem, aproximadamente, 20 mil quilômetros quadrados de extensão. 

    A alternativa correta é a letra (C).


  • É a maior Bacia totalmente brasileira. O rio Tocantins nasce em Goiás e deságua junto a foz do Amazonas. Possui trechos ora navegáveis ora encachoeirados. Ao norte de Marabá foi construída a maior usina totalmente brasileira, Tucuruí, para dar suporte energético aos grandes projetos minerais entre eles o de Carajás e Albrás.

  • Bacia do Tocantins-Araguaia. 

  • A segunda maior bacia hidrografia e a MAIOR bacia totalmente brasileira é a bacia Tocantins-Araguaia e, a maior ilha fluvial do mundo tem o nome de ILHA DO BANANAL, que fica no estado do Tocantins.

    Letra C de Cai pra cima que a mãe tá preparada.

    #MaquinaDePapiro

  • Bacia do Tocantis-Araguaia é a única bacia totalmente brasileira e que possui a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal


ID
1023757
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 13, leia as informações a seguir.

Recentemente, eventos relacionados a precipitações frequentes e ao escoamento das águas superficiais em bacias hidrográficas têm ocasionado os chamados “desastres ambientais”. Pode- se citar, por exemplo, o ocorrido em São Lourenço do Sul, em nosso estado. Muitos elementos e fatores podem ser elencados na análise desses acontecimentos trágicos.

Como fatores agravantes dos eventos naturais em nosso estado, citam- se:

I. O aumento das precipitações, que podem ocasionar avanços do nível de cursos de água para o leito de vazante.

II. O corte da mata ciliar, que favorece o desmoronamento das encostas, agravando o processo de assoreamento.

III. A utilização antrópica do leito maior dos rios e dos riachos, interferindo no processo natural de escoamento e infiltração das águas superficiais.

IV. O assoreamento da calha dos cursos de água, diminuindo a condição natural de escoamento e aumentando o volume de água nas margens de rios e riachos.

V. A manutenção da cobertura vegetal natural nas planícies de inundação.

São fatores agravantes apenas

Alternativas

ID
1034539
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito das alterações do ciclo hidrológico.

Alternativas

ID
1048702
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A questão da escassez de água é um dos temas ambientais globais da atualidade. O Índice de Dependência de Água (IDA) permite análises geográficas e geopolíticas interessantes. O IDA mensura a proporção de água renovável, fundamentalmente de origem fluvial, oriunda de fora de determinado país. No fundo, oferece um número para a dependência de recursos hídricos controlados por países vizinhos.

O IDA do Brasil desmente a apreciação do senso comum, segundo a qual não temos maiores dificuldades hídricas. Nosso IDA é de 34%, o que quer dizer que cerca de um terço das águas fluviais do país têm origem fora do território nacional.

(Mundo, agosto de 2012. Adaptado.)

A partir da leitura do texto e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que há menor dependência hídrica

Alternativas
Comentários
  • Dos países apresentados, o Japão é o que possui o menor índice de dependência de água (IDA). Os recursos hídricos não estão espalhados pela superfície da Terra de maneira equitativa. Isso significa que alguns países têm abundância de água potável e outros têm escassez. Para medir o índice de dependência de água, um dos principais critérios é o local de origem dos rios que correm nos países, pois, quando um Estado nacional tem abundância de água potável, mas as nascentes de seus rios se encontram em outros países, esse Estado não tem total autonomia sobre as águas de seus rios. Assim, o Japão, por ser um país insular, tem a totalidade das nascentes e dos cursos de seus rios em seu próprio território, o que faz com que sua dependência hídrica seja zero, segundo o IDA. 


    A alternativa correta é a letra (C).


  • O Japão é uma ilha marítima, 

    então não há fontes fluviaisexternas de que o país dependa diretamente,

    somente da água dos oceanos.



ID
1102978
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Riacho do Navio corre pro Pajeú. O rio Pajeú vai despejar no São Francisco. O rio São Francisco vai bater no meio do mar. O rio São Francisco vai bater no meio do mar.

Considere as proposições sobre o sistema hidrográfico descrito na estrofe da canção e, em seguida, assinale as corretas.

I) A estrofe da canção descreve a hierarquia entre alguns cursos fluviais que formam a bacia hidrográfica do rio São Francisco. Nessa hierarquia, o São Francisco é o rio principal, o Pajeú é o rio afluente e o riacho do Navio, o subafluente.

II) A rede hidrográfica descrita na estrofe da canção apresenta um padrão de drenagem exorreico. Dessa forma, a água captada pelo curso principal (o rio São Francisco) é lançada para fora do território brasileiro, no Oceano Atlântico.

III) O riacho do Navio e os rios Pajeú e São Francisco são cursos fluviais que, por cortarem uma área nordestina de domínio do clima semi-árido, apresentam regime de cheias intermitente ou temporário.

IV) A rede hidrográfica descrita na letra da canção apresenta um padrão de drenagem endorreico. Assim, toda a água capturada pelo seu curso principal (o rio São Francisco) circula para o interior do território brasileiro e é despejada no rio Tocantins.

V) O riacho do Navio e os rios Pajeú e São Francisco são cursos fluviais permanentes que formam uma das bacias hidrográficas agrupadas do Nordeste brasileiro.

Estão corretas:

Alternativas

ID
1104022
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo o Dicionário de Geografia (GIOVANNETTI e LACERDA, 1996), oceano é uma “vasta porção de massa líquida e salgada que cobre 70,78% da superfície terrestre [e] essa grande extensão de água se divide em cinco porções, porém a inclusão do oceano Antártico tem gerado controvérsias, pois segundo os especialistas, trata-se da junção das águas do Pacífico, Atlântico e Índico. Assim, temos: oceano Pacífico, oceano Atlântico, oceano Índico e oceano Glacial Ártico” (p. 147). Por outro lado, nesta mesma obra, lê-se que mar é “parte dos oceanos que se caracteriza pela forma particular de suas costas, pelo tamanho e pelo modelo do relevo” (p. 124).

Considerando a localização dos mares, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O mar de Bering é uma extensão marítima no extremo norte do oceano Pacífico com mais de 2 000 000 km² de área. Está limitado a norte pelo Alasca, estreito de Bering (que o liga ao oceano Ártico) e noroeste da Sibéria e a sul pela península do Alasca e ilhas Aleutas,

    O mar do Norte é um mar do oceano Atlântico, situado entre as costas da Noruega e da Dinamarca ao leste, a costa das Ilhas Britânicas ao oeste e a Alemanha, Países Baixos, Bélgica e França ao sul.

    O mar Vermelho é um golfo do Oceano Índico entre a África e a Ásia. Ao sul, o mar Vermelho comunica com o oceano Índico pelo estreito de Bab el Mandeb e ogolfo de Áden. A norte se encontram a península do Sinai, o golfo de Aqaba e o canal de Suez (que permite a comunicação com o mar Mediterrâneo).


  • Questãozinha lascada de se resolver sem ter um mapa mundi! Vamos lá:

    A) o mar do Norte localiza-se no oceano Glacial Ártico, o mar Arábico no oceano Índico e o Mar de Okhostk no oceano Pacífico.

    Localiza-se no Atlântico

    B) o mar de Okhostk localiza-se no oceano Glacial Ártico, o mar do Japão no oceano Pacífico e o mar Mediterrâneo no oceano Atlântico.

    Localiza-se no Pacífico

    C) o mar do Norte localiza-se no oceano Pacífico, o mar Arábico no oceano Atlântico e o mar Vermelho no oceano Índico.

    Localizam-se no Atlântico e Índico, respectivamente

    D) o mar do Japão localiza-se no oceano Pacífico, o mar Mediterrâneo no oceano Atlântico e o mar de Bering no oceano Glacial Ártico.

    É frio pra caramba, mas ainda é no Pacífico

    E) o mar de Bering localiza-se no oceano Pacífico, o mar do Norte no oceano Atlântico e o mar Vermelho no oceano Índico.

    Me acompanhe no YouTube, onde tenho diversas resoluções de questões ↙

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite


ID
1139971
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Nilópolis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rede hidrográfica é um conjunto de linhas hierarquizadas que representam os rios e seus afluentes nos mapas. Cada rede se apresenta com uma disposição topográfica, isto é, como um padrão de drenagem deve ser entendido como um modelado local de nervuras.

Assinale a alternativa que apresenta três dos principais tipos de drenagem da rede fluvial brasileira.

Alternativas

ID
1147171
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A demanda pela água tem crescido para satisfazer os mais diversos tipos de necessidades humanas. Sobre a água e seu uso, é correto afrmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    a constante irrigação promove a dessalinização do solo, pois o uso da água de rios aumenta a evaporação dos sais existentes no solo.

     b)

    a rápida urbanização e as mudanças climáticas aliviam a pressão por esse recurso e fazem a distribuição ocorrer de maneira igual no tempo e no espaço.

     c)

    o Aquífero Guarani, que fca exclusivamente em território brasileiro, tem capacidade plena para abastecer as cinco regiões do país

     d)

    a água é um solvente importante nos laboratórios, nas indústrias e na agricultura e, nesta última, os fertilizantes NPK são dissolvidos e levados como nutrientes às plantas. 

     e)

    a água é um solvente apolar, por isso dissolve principalmente os compostos que apresentam características polares.


ID
1147174
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação aos recursos hídricos no Brasil, é correto afrmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Correto, o setor primário sim é o que mais utiliza água principalmente na parte da agricultura


ID
1152757
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UCB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Rio + 20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

O objetivo da conferência é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes. Os dois temas em foco na conferência serão a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Acerca do tema abordado no texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

Nessa conferência, houve um relativo avanço nas discussões acerca dos recursos hídricos do planeta, e 2013 foi instituído, oficialmente, o Ano Internacional da Água, o que representa uma vontade de permanência do debate desse tema de relevância ambiental.

Alternativas

ID
1155157
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A hidrografia do estado de Rondônia é formada por uma bacia principal, a do rio Madeira, que é composta por cinco bacias tributárias: Guaporé, Mamoré, Abunã, Jamari e Machado ou Jiparaná, e pela bacia do rioRoosevelt(...)”.


                                                                                                            (Oliveira,O. Amélio.Geo.Rondônia)

O rio Madeira tem uma extensão navegável de, aproximadamente, 1056km. Entretanto, apesar de não impedir a navegação, durante o período da seca há um trecho em que surgem obstáculos ocasionados por assoreamento no leito do rio.Trata-se do trecho entre:

Alternativas
Comentários
  • b


ID
1257955
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre ciclo hidrológico, analise as afirmativas abaixo:

1. Os vários reservatórios de água do planeta, como atmosfera, oceanos, rios, lagos, geleiras, aquíferos, dentre outros estão permanentemente interligados pelos processos de evaporação, precipitação, infiltração, transpiração e escoamento superficial, criando uma eterna circulação da água.
2. A energia solar é a fonte térmica responsável pela circulação da água no planeta.
3. O ciclo hidrológico é vital para a existência e manutenção de todos os tipos de vida no planeta.

Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • No ciclo hidrológico sim!

    Gab A.

  • Sobre a alternativa 2.

     

    "O movimento da água no ciclo hidrológico é mantido pela energia radiante de origem solar [...] A energia solar é a fonte da energia térmica necessária para a passagem da água das fases líquida e sólida para a fase do vapor; é também a origem das circulações atmosféricas que transportam vapor de água e deslocam as nuvens"

     

    http://www.enemvirtual.com.br/ciclo-da-agua/


ID
1263871
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os mananciais são reservas hídricas ou fontes utilizadas para o abastecimento público de água. Registros oficiais sobre os mananciais existentes na Região Metropolitana de São Paulo afirmam que

Alternativas
Comentários
  • a D é a questão correta.


ID
1263874
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O ciclo hidrológico teve início por meio do processo de

Alternativas
Comentários
  • O que é defendido pelos cientistas é que a quantidade de água no planeta é sempre a mesma, ela apenas muda de estado (liqui, gasoso, sólido).

    Quando a terra estava se formando a superfície do planeta era muito quente e toda a água existente estava na forma de vapor. Podemos dizer então, que o ciclo da água começou com um processo chamado de condensação: a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Nesse caso, a água se condensou devido à diminuição de temperatura ocorrida na superfície do planeta, que possibilitou que o vapor de água passasse para o estado líquido.

  • Essa questão é legal, e eu vou dizer por quê. Nos dias de hoje, imaginamos que só vai ter chuva se antes tiver a evaporação, certo? Raciocínio básico e comum, nos dias de hoje.

    Mas  você já parou para pensar como era a terra há milhões de anos? Como era a superfície da terra lá no início? A terra no início (quando estava se formando) não era como conhecemos hoje. A época, a superfície da terra era muito quente e a maior parte da água estava na atmosfera, em forma de vapor.

    Com o passar os anos, a temperatura da terra foi esfriando, dando lugar as condições perfeitas para que aquele vapor pudesse ser condensado e por fim resultasse na precipitação.

    Se pensarmos por esse lado da história, o ciclo hidrológico tem inicio com a condensação, graças a diminuição da temperatura na superfície da terra.

    Legal né? A questão com certeza exigiu muito além do que estudamos. Mas estamos preparados para esse tipo de pergunta.

    Cuidado com a leitura, se você ler sem atenção vai acabar marcando a letra C, que inicia com a palavra EVAPORAÇÃO. 

    Gabarito: B


ID
1263877
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As mais importantes bacias hidrográficas do estado de São Paulo, por ordem de importância, são as formadas pelos seguintes rios, assim como, sendo que na maior delas ocorrem os principais reservatórios neles instalados, conforme descrito:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Rio tiête,Pardo Mogi-Guaçu e Paraíba do Sul...


ID
1263880
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma rede de distribuição dotada de estação elevatória tipo booster

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Os boosters são nada mais que bombas ligadas em série na tubulação com a função de pressurizar a rede a justante. Estes dispositivos são necessários quando a perda de carga já deixou a linha piezométrica da rede abaixo do necessário para o abastecimento, geralmente 10mca, ou quando é necessário de mais pressão para vencer algum obstáculo.


ID
1263883
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água de reuso, produzida nas estações de tratamento de água, torna-se uma fonte de renda para as empresas de tratamento e distribuição de água do país. A destinação maior desse produto e o maior ganho que isso representa, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • uso industrial e percentual maior de água potável mantidas nos mananciais - cerca de 25%.


ID
1263886
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quando do estudo de uma bacia hidrográfica, se faz necessário a análise dos cursos d’água que estão drenando a região e uma classificação muito utilizada é o método de considerar a constância do escoamento, o qual apresenta a classificação:

Alternativas
Comentários
  • c) perene, intermitente e efêmero.



    Perenes - as fontes ou nascentes mantêm, durante todo o ano, o curso de água. 




    Intermitentes (ou temporários) - as fontes ou nascentes são insuficientes para manter o curso de água durante todo o ano. Neste caso, eles secam ou congelam durante um determinado período do ano.




    Efêmeros - ocorrem, em geral, grandes vazões durante as estações chuvosas, e o escoamento fluvial cessa nas estações secas. Neste caso, o nível do lençol freático, durante as chuvas, permanece acima do nível do escoamento fluvial e durante estações secas, abaixo do leito do rio.

  • intermitente=temporário, provas militares dificilmente aparece intermitente


ID
1263889
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A viscosidade de um fluído está relacionada com o escoamento deste, onde o movimento relativo das suas partículas desencadeia um atrito interno entre essas partículas. Neste contexto, justifica-se que a água escoa mais facilmente que o óleo em razão

Alternativas
Comentários
  • Da coesão entre as partículas do fluído..GAB: letra C

ID
1263898
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando os cursos d’água e os levantamentos topográficos a eles relacionados, a imagem que ilustra a formação de talvegue é a

Alternativas
Comentários
  • Talvegue é a linha de maior profundidade do leito de um rio

    logo, letra B é a resposta

     


ID
1263901
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre as recomendações sobre a qualidade das águas para consumo humano, está:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D               ART.34 da Portaria 2.914/2011

  • Gabarito: D

                                   Atenção aos detalhes!!! 

     

    Portaria 2.914/2011

     

    Art. 15. 

    IV- assegurar que a água fornecida contenha um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L

     

    Art. 34. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).


ID
1263907
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos fatores considerados na determinação de hidrologia de uma região é a topografia, que influencia, entre outros parâmetros,

Alternativas
Comentários
  • A precipitação pode ser influenciada, como observamos nas chuvas orográficas. E a ocorrência de pântanos e lagos também, visto que as irregularidades da superfície topográfica é que ocasionam as suas formações.

    Gabarito letra D!


ID
1263910
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A ciência que mede e analisa as características físicas e químicas da água, incluindo métodos, técnicas e instrumentação, utilizados em hidrologia, é a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a.

    1hidr(o)- 'água, líquido' + 2metr(o)- + -ia - 'medida'.

    Além do exposto no enunciado da questão, é parte da hidrodinâmica que trata da medição do caudal, da velocidade ou da energia dos líquidos (em particular, da água) em movimento (HOUAISS, 2009).

  • Só fazer a junção - Hidro + metro
  • Hidrometria é um capítulo da Hidrologia que consiste na medição das grandezas que interessam ao estudo da água na natureza, como vazões e níveis de água em rios, lagos e represas, índices pluviométricos e outros parâmetros. Pode ser aplicada também em medições de água em estações de tratamento de água ou de esgotos.


ID
1263913
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As lagoas de baixa profundidade, entre 0,5 a 2,5 metros, e que possibilitam a complementação de qualquer outro sistema de tratamento de esgotos, fazem a remoção de bactérias e vírus de forma mais eficiente, devido à incidência da luz solar, já que a radiação ultravioleta atua como um processo de desinfecção. Esses dispositivos de tratamento de esgoto são chamados de lagoas

Alternativas
Comentários
  • Maturação :)

ID
1304386
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o efeito de continentalidade é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • b) A superfície perde mais rapidamente o calor recebido através da insolação. Nessas áreas, a amplitude térmica diária tende a ser maior.


    º Maritimidade: Nas áreas litorâneas, o calor lentamente liberado pelos oceanos e mares a ajuda a manter temperaturas mais elevadas durante a noite e ao longo do inverno.


    º Continentalidade: Nas áreas afastadas do mar a superfície perde mais rapidamente o calor recebido através da insolação. Portanto a amplitude térmica diária tende a ser maior.


    º Insolação desigual:  É o principal responsável pelas diferenças térmicas na terra, que, porém, estão associadas às diferenças na pressão atmosférica. Sendo o ar quente é mais leve que o ar frio, as massas de ar aquecidas tendem a ascender, enquanto as massas mais frias deslocam-se e ocupam seu lugar. Esse mecanismo conhecido que comanda os ventos e, em escala planetária, a circulação geral da atmosfera.


    º Fenômeno El Niño: "Costuma ser definido como uma anomalia climática, mas muitos pesquisadores preferem interpretá-lo como mecanismo normal de regulação climática."(Demétrio Magnoli; Regina Araújo.Geografia: a construção do mundo. Geografia Geral e do Brasil). 

  • O fenômeno da continentalidade refere-se às modificações da temperatura atmosférica em regiões distantes de oceanos e mares. Nessas áreas, verifica-se que a superfície terrestre se aquece rapidamente, mas também perde calor de forma rápida. Isso gera uma grande diferença de temperatura durante o dia (amplitude térmica). 

      Diante do exposto,a resposta correta é a letra B.


  • Continentalidade

     

    Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas). Em regiões de interior, ou seja, distantes dos oceanos, ocorre também maior variação de temperatura no decorrer do dia. Esta variação é observada também entre o inverno e o verão.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: https://www.suapesquisa.com/clima/continentalidade_maritimidade.htm

  • O fenômeno da continentalidade refere-se às modificações da temperatura atmosférica em regiões distantes de oceanos e mares. Nessas áreas, verifica-se que a superfície terrestre se aquece rapidamente, mas também perde calor de forma rápida. Isso gera uma grande diferença de temperatura durante o dia (amplitude térmica). 

    Diante do exposto, a resposta correta é a letra B.

     

    Fonte: Comentário do professor aqui no QC.

  • A superfície terrestre afastada do mar não consegue conservar a energia recebida da radiação solar, então ela esquenta rapidamente ( Aumento de temperatura) , mas dissipa o calor rapidamente também, causando; assim, uma grande variação térmica ( amplitude térmica )

    LETRA B

    APMBB


ID
1341361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água está no centro dos problemas ambientais do planeta. No Brasil não é diferente, apesar de ser o maior reservatório do mundo. Aqui, a culpa é, principalmente, da falta de saneamento e das ações predatórias. Quase quatro em cada dez municípios brasileiros, onde vivem 68% da população, tinham, em 2002, fontes de água poluída, principalmente por causa do esgoto jogado em rios e lagos. O assoreamento e a poluição dos recursos hídricos são os dois prejuízos ao meio ambiente mais citados pelos prefeitos que responderam à pesquisa do IBGE. Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos.

Correio Braziliense, 14/5/2005, p. 8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

Assoreamento é um fenômeno que torna os cursos d’água mais volumosos, o que ocasiona freqüentes cheias, que arrastam casas e plantações.

Alternativas
Comentários
  • Assoreamento é o processo em que se observa no leito dos rios acúmulo de detritos, lixo,entulho e outros. No fundo dos rios e lagoas, esse acúmulo interfere na topografia de seus leitos impedindo-os de portar todo o seu volume hídrico, provocando transbordamento em épocas de grande quantidade de chuvas e tornados.

  • O ASSOREAMENTO NÃO TORNARIA A ÁGUA, MAIS VOLUMOSA PELA QUANTIDADE DE LIXO ACUMULADO E CAUSARIA ENCHENTE?

    ESSE GABARITO ESTARIA CERTO OU EU VIAJEI NA MAIONESE?

  • O volume de água é o mesmo, só que transbordado para além do curso natural do rio.

  • Errado, pois não causa mais volume na água, sim o transbordamento por diminuir a capacidade dos leitos dos rios

  • Assoreamento é a deposição de sedimentos no fundo dos rios, que por vez acaba suportando cada vez menos volume de água, e acaba transbordando

    Gabarito: E


ID
1341364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água está no centro dos problemas ambientais do planeta. No Brasil não é diferente, apesar de ser o maior reservatório do mundo. Aqui, a culpa é, principalmente, da falta de saneamento e das ações predatórias. Quase quatro em cada dez municípios brasileiros, onde vivem 68% da população, tinham, em 2002, fontes de água poluída, principalmente por causa do esgoto jogado em rios e lagos. O assoreamento e a poluição dos recursos hídricos são os dois prejuízos ao meio ambiente mais citados pelos prefeitos que responderam à pesquisa do IBGE. Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos.

Correio Braziliense, 14/5/2005, p. 8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

Matas ciliares, atualmente em franco processo de degradação, são aquelas que margeiam os cursos dos rios e são essenciais para a proteção das águas do excesso de calor, para a alimentação dos peixes e para a barragem de materiais carregados pelas enchentes.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está correto, frise-se que antigamente a CESPE misturava português + atualidades. 

    Pelo enunciado é possível verificar isso "Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado"

  • Atualmente em franco processo de degradação (devido ao desmatamento e ao aumento das áreas de pastagens), chamam-se de matas ciliares as vegetações que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas.

    Este tipo de vegetação é extremamente importante para o equilíbrio de vários biomas, já que são essenciais para:

    - A proteção das águas do excesso de calor;

    - A diminuição da erosão dos solos;

    - A alimentação dos peixes; e

    - A barragem de materiais carregados pelas enchentes.

    A mata ciliar recebe este nome porque funciona na natureza como os cílios funcionam para os nossos olhos. Como os nossos cílios, que limpam e lubrificam nossos olhos, além de permitir que se fechem diante de uma luz muito forte, ou de uma ameaça qualquer (cisco de poeira, por exemplo); a mata Ciliar protege os rios e córregos, impedindo que sujeiras sólidas, como terra, restos de inseticidas, herbicidas, fungicidas e adubos cheguem aos rios, às lagoas e aos córregos.

    Resposta: Certo


ID
1351393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sem falar dos primeiros aldeamentos religiosos, a bacia do Tapajós foi ocupada pelo homem branco a partir do final do século XVIII. Essa presença foi gradualmente efetivada nas sucessivas viagens com o objetivo de reconhecer o território e abrir caminho para a colonização, que se completou na segunda metade do século XX. Com relação a esse assunto e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

O rio Tapajós ganhou importância maior quando as minas de Santa Isabel, no rio Arinos, foram exploradas pelos povoadores de Cuiabá; foi a partir daí que as tentativas de exploração desse rio se intensificaram. Até essa época, só o baixo curso do Tapajós era ocupado, nas proximidades da cidade de Santarém.

Alternativas
Comentários
  • gab: C

    ( não assinantes )


ID
1368589
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As bacias hidrográficas situadas nas escarpas costeiras do sul do Brasil apresentam frequentemente canais de pequeno porte contendo elevada quantidade de seixos, blocos e matacões ao longo de seus leitos. Esses materiais são indicadores de processos geomorfológicos relacionados com:

Alternativas
Comentários
  • Esses pequenos canais formam atrito entre os seixos que vão erodindo, fazendo com que fiquem com aquele formato arredondado. A areia fina é proveniente desta erosão. Se a questão não tivesse deixado claro que é na região costeira, a alternativa seria facilmente confundida com a letra A.

  • gente, isso cai na prova do IBGE-2016 ? Li o Edital e parece que não vai ser o estilo do que vai cair

  • Acredito que não caia, Paulo, se for para a vaga de nível médio, pois esta foi uma questão de geomorfologia para uma vaga de Geógrafo. Agora, se vc se candidatou para vaga de nível superior, aí é mais provável.

  • Seixos, blocos e matações em bacias hidrográficas são comumente resultados de erosão fluvial, gerando o deslocamento de rochas (movimento de massas) que acabam se depositando em ambientes de sedimentação, como são esses canais de pequeno porte, mencionados na questão.
    A resposta correta é a letra D. 

ID
1368625
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O litoral brasileiro, de norte a sul, apresenta uma variedade de feições morfológicas, representadas por planície costeira, estuários, campos de dunas, falésias, deltas, planície de cristas de praia, enseadas, baías, cordões litorâneos, lagunas costeiras, ilhas e escarpas cristalinas. A variedade de feições morfológicas costeiras é resultado da longa interação entre processos geológicos, geomorfológicos, climáticos e oceanográficos. Acerca desses processos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Progradação é um processo natural de ampliação das praias, provocados pelo mar. Quando o mar deposita sedimentos, a costa é ampliada e a progradação é positiva. Já quando o mar retira sedimentos, a costa diminui e chamamos de uma progradação negativa. Está sempre relacionada ao tamanho da costa, diferente do eustatismo.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Prograda%C3%A7%C3%A3o

    As formas litorâneas são divididas em barra, baía, golfo, península, enseada, falésia, recife, fiordes e foz. Barra: são canais que ligam rios e lagos com o mar, onde ocorre muita sedimentação, com a formação de bancos de areia e a deposição de detritos. Baía: em proporções menores, também é chamada de saco; caracteriza-se por apresentar uma forma arredondada quase fechada, lembrando a forma da letra “u” ou de uma ferradura. Golfo: assim como a baía, apresenta a reentrância do mar sobre o continente caracterizando um formato de ferradura, entretanto, diferentemente da baía, o Golfo possui grandes dimensões e uma forma mais aberta para o mar. Península: Parte do continente que avança para o oceano e é cercada por água em quase todos os lados. As penínsulas, em proporções menores, são chamadas de cabos. Dois cabos separados por uma pequena distância podem formar uma baía ou um golfo. Enseada: praia em formato de arco, semelhante à baía, porém com o arco mais aberto. Na enseada, os arcos que a circundam são mais afastados e a “curva” da praia é menos acentuada. Recife: barreira formada no mar e localizada próximo à praia.  Pode ser formada por rochas ou por elementos biológicos, com corais e restos de animais marinhos. Falésias: são grandes paredões localizados muito próximos ao mar, normalmente formam belas paisagens. Fiordes: grandes corredores com depressões relativas que foram preenchidas pela água do mar. Foz: é o ponto em que as águas dos rios deságuam diretamente sobre o mar. Existe a foz em estuário, quando as águas deságuam através de um único canal, e a foz em delta, quando as águas deságuam por meio de vários canais que formam algo parecido a um leque.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/formas-litoraneas-relevo.htm

     


ID
1368637
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil pertence a uma região biogeográfica denominada Neotropical, resultado da ampliação de espaços de bacias hidrográficas dos crátons da antiga Gondwana. Foi a partir desses fragmentos de continente que a vegetação da Gondwana expandiu-se para novas áreas formadas com a deriva dos continentes. Há diferentes critérios de classificação da vegetação brasileira e sua distribuição. Segundo Ab’ Saber, a classificação em domínios morfoclimáticos considera que uma formação vegetal é resultado de sua história e de sua ecologia e reúne grandes combinações de fatos geomorfológicos, climáticos, hidrológicos, pedológicos e botânicos. Sob essa perspectiva, o domínio morfoclimático que representa suas verdadeiras características é:

Alternativas
Comentários
  • Florestas tropicais-umidas? Nao seriam florestas equatoriais-umidas? Fiquei na dúvida, se é uma região conhecida como equatorial..

  • caatinga Amazônica?

  • caatinga Amazônica ? Em que planeta ?

    Dei um Google aqui e isso existe, bizarro.

  • Pra mim essa pergunta deveria ser anulada, pois a Amazônia também possui o cerrado amazônico, além da caatinga e dos campos, a alternativa A simplesmente restringiu.

    A B está errada pois o litoral do Nordeste não tem a concentração maior de chuvas na mata Atlântica, a C está errada pois a Caatinga não é decidual (decidual é uma floresta tropical), a D está errada pois as árvores do cerrado conseguem retirar água devido às suas raízes bem profundas, e a E está errada pois os brejos do Nordeste não tem araucária, tem os mangues.

    Pra mim, passível de anulação.

  • tropical é pq fica entre os tropicos, a linha do equador está entre os tropicos então também é tropical

  • Amazônia

    A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta e é composta por diversos ecossistemas: além da floresta úmida de terra firme, apresenta diferentes tipos de matas, campos abertos e até espécies de cerrado. Além disso, é de fundamental importância para o equilíbrio da Terra, pois seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta. Também abrange grandes reservas minerais.

    No Brasil, a Floresta Amazônica abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e ainda uma pequena área do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

    A Floresta Amazônica abriga uma infinidade de espécies vegetais e animais, por exemplo, são cerca de 1,5 milhão de espécies vegetais catalogadas. Entre os animais, a maior parte é de insetos, mas a floresta abriga também grande variedade de macacos e aves. Em seu trecho alagado, são comuns os mamíferos aquáticos como o peixe-boi, a lontra e os botos, e répteis como os jacarés, tartarugas e a conhecida jibóia amazônica.

    Por todas essas características, a Floresta Amazônica é considerada a maior reserva de diversidade biológicado mundo, com indicações de que abrigue pelo menos metade de todas as espécies vivas do planeta.

    Em seu trecho alagado, são comuns os mamíferos aquáticos como o peixe-boi, a lontra e os botos, e répteis como os jacarés, tartarugas e a conhecida jibóia amazônica.

    Como se não bastasse, a Amazônia também é fundamental para o equilíbrio da Terra, pois seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta. No Brasil, a Floresta Amazônica abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e ainda uma pequena área do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

    http://7a12.ibge.gov.br/vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio/biomas.html

  • Me surpreendeu o termo "caatinga amazônica". Pesquisei e achei: Campina, campinarana ou caatinga amazônica:

    tipo de floresta baixa, arbustiva, variando entre 6 e 20 metros, que cresce em solos com muita areia branca, inundáveis quando ocorrem as chuvas mais fortes. Esta vegetação é caracterizada por um pequeno número de espécies e alto endemismo (ocorrência de espécies exclusivas). As folhas das plantas da caatinga são duras e rijas, o que torna sua decomposição mais lenta. Na forma mais pobre de caatinga, os arbustos são mais baixos (3 a 7 metros) e esparsos, intercalados com vegetação rasteira (gramíneas).

    Fonte: http://tupi.fflch.usp.br/sites/tupi.fflch.usp.br/files/ALGUNS%20ASPECTOS%20DA%20VEGETA%C3%87%C3%83O%20AMAZ%C3%94NICA%20E%20NA%20REGI%C3%83O%20DO%20ALTO%20E%20M%C3%89DIO%20RIO%20NEGRO.pdf


  • Apenas fazendo uma pequena correção no comentário de Gabriel Caroccia, que foi bastante útil, a Caatinga é sim decidual, pois a vegetação é xerófila! O erro da alternativa C consiste em dizer que o bioma é pobre em espécies!

    "- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);"

    fonte: "http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/caatinga.htm"

    "Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas."

    fonte: http://www.mma.gov.br/biomas/caatinga

    mais informações: http://brasilescola.uol.com.br/brasil/caatinga.htm

     

     

  • A caatinga amazônica é a várzea?

  • "No meio da floresta aparecem tipos especiais de associações locais, que se diferenciam pela sua composição florísitca e ecológica. São os campos e a 'caatinga' amazônica, que ocorrem no alto rio Negro e no alto Solimões. São formações abertas, sempre verdes e com folhagem xeromórfica. São inteiramente diferentes da caatinga nordestina, predominando nos campos limpos (próximos à Boa Vista) e nas manchas de cerrados." (FURLAN, S. A. & CONTI, J. B. Geoecologia: o clima, os solos e a biota, in: ROSS, J. L. S (org). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2014, p. 165).

  • Acertei a questão, vou dar meu entendimento:

    A) o domínio das terras baixas florestadas da Amazônia: a maior extensão de florestas tropicais-úmidas contínuas do mundo, que se dividem em florestas de inundação e de terra firme. No meio da floresta aparecem tipos especiais, que são os campos e a caatinga amazônica. Temperaturas constantes e precipitações elevadas favorecem a pujança da sua vegetação; (CORRETO)

    B) o domínio das florestas costeiras (mata atlântica): a mata atlântica é fisionomicamente semelhante às matas amazônicas. Guarda a maior biodiversidade por hectare entre as florestas tropicais. Sua exuberância e diversidade são causadas pela alta carga de umidade, com elevada precipitação, mais concentrada no litoral do Nordeste; (O erro está aqui no final, a predominância da Mata Atlântica está no Sudeste).

    C) o domínio das depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste: predomínio da vegetação de caatinga. São matas secas, abertas, deciduais, que se desenvolvem em clima de baixa precipitação. Por conta da baixa precipitação, sua mata se desenvolve em solo arenoso ou pedregoso (litossolo) caracterizando um bioma pobre em espécies; (Sempre que aparecer uma alternativa em prova falando que algum bioma brasileiro é pobre, pode marcar errado, todos os biomas brasileiros são ricos em biodiversidade, sem exceção).

    D) o domínio dos Chapadões cobertos por cerrados e penetrados por floresta de Galeria: os cerrados arbóreos tem uma fisionomia marcada pelas árvores, geralmente tortuosas e espaçadas, configurando o clima seco. A escassez de água é um limitante para o desenvolvimento do estrato arbóreo, sem condições para retirar água de grandes profundidades do solo (Cerrado é conhecido como a caixa d` água do Brasil, não há do que se falar em escassez de água no Cerrado)

    E) o domínio dos Planaltos de araucária e mata subtropical: as matas de araucária são de aspecto heterogêneo e constituem a formação menos tropical do Brasil. Ocorrem em solos férteis, sob climas com temperaturas baixas a moderadas no inverno. Predomina na região Sul, mas com ocorrência nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo nos brejos do Nordeste. (Araucária no Nordeste? De jeito nenhum.)


ID
1400026
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Esta obra é dividida em dois tramos. O Solimões, que se estende de Tabatinga/AM a Manaus/AM, tendo aproximadamente 1 600 km, e o Amazonas, que vai de Manaus/AM a Belém/PA, com 1 650 km. O primeiro tramo possui calado mínimo de 6 metros e o segundo com calados de 10 metros.

                                                                                                                (dnit.gov.br. Adaptado.)

O texto trata de um empreendimento na área de transportes construído na região Norte do Brasil. Segundo as informações fornecidas, tal obra é um modal do tipo

Alternativas
Comentários
  • Se tem água é claro. Aquaviario


ID
1401043
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A precipitação pluvial é parte importante do ciclo hidrológico, participando da esculturação da superfície, constituindo-se também em fonte essencial de água doce no planeta. Um tipo específico de precipitação pluvial configura-se em chuvas de longa duração, com intensidades que variam de baixas a médias, as quais podem ser advindas do encontro entre massas de ar frio e de ar quente, por vezes causando episódios de inundação em algumas regiões do Brasil. Essas precipitações referem-se às chuvas

Alternativas
Comentários
  • Chuvas ciclônicas ou Frontais

    Ocorrem no encontro de massas de ar de características distintas (ar quente + ar frio). São caracterizadas por serem contínuas, apresentarem intensidade baixa a moderada e abrangem grande área.


ID
1401046
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das soluções adequadas para se evitar a contaminação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, em áreas urbanas, é a coleta e a

Alternativas
Comentários
  • A letra E é a negação, não a equivalência. Portanto, apenas letra A correta.

  • A letra E é a negação, não a equivalência. Portanto, apenas letra A correta.


ID
1406884
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o hidrografia brasileira, todas as alternativas abaixo correspondem as principais bacias do Brasil, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Quatro bacias hidrográficas principais cobrem mais de 80% da superfície do território brasileiro: Amazônica, Tocantins, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/hidrografia-as-principais-bacias-hidrograficas-do-brasil.htm?cmpid=copiaecola

  • Questão mal formulada....é claro que Parnaíba faz parte das principais.

  • Questão maluca. Lembrem-se, nós estamos certos, a questão, errada.

  • As principais galera: Amazônica; Tocantins-Araguaia; Platina; São Francisco e Parnaíba - Por critério de exclusão fica a de menor proporção entre as principais no País = Bacia do Parnaíba


ID
1424869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos sistemas de informação geográficas (SIG) e a um mapa temático hipotético, na escala de 1:100.000, armazenado nesse sistema, julgue o item que se segue.

Dados obtidos pela missão SRTM (shuttle radar topography mission), que são armazenados em formato matricial, em pacotes computacionais de SIG, possibilitam, por exemplo, a delimitação automática de bacias hidrográficas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:CORRETO

    É a primeira vez que eu vejo uma questão usando o termo "automático" estar correta.

  • Gab. Certo

    A delimitação automática da rede de drenagem obtida a partir de dados do SRTM apresenta precisão compatível àquela baseada em cartas topográficas.

    Observa-se que a delimitação automática de bacias tem uma subjetividade menor e que, mesmo utilizando “softwares” diferentes, os resultados são mais próximos do que quando comparados a métodos manuais que variam com a percepção humana. JENSON & DOMINGUE (1988) e MERKEL et al. (2008), comparando as metodologias automática e manual, confirmam a eficiência do modo automático de extração da rede de drenagem a partir de MNT.

    Pode-se afirmar que os dados do SRTM foram relativamente precisos e acurados. Além de serem eficientes por demandarem menor tempo no processo de tratamento dos dados brutos até o delineamento da bacia, já que os dados do SRTM fornecem diretamente o MNT, ao passo que as cartas topográficas necessitam de procedimento inicial trabalhoso até a obtenção do MNT.

    Fatores como gratuidade, precisão e acurácia dos dados do SRTM proporcionam economia de tempo e de recursos para a realização de pesquisas e diagnósticos ambientais apoiados nesses dados, especialmente em regiões que não possuem registros cartográficos.

    A delimitação automática de bacias, por meio do processamento de dados do SRTM em ambiente SIG, apresenta-se vantajosa em relação ao custo e benefício proporcionado, além de estabelecer a padronização do traçado e posterior minimização de conflitos quanto à fixação da unidade elementar de gestão dos recursos hídricos.

  • Por muitas vezes, a delimitação da bacia hidrográfica é realizada de maneira manual, utilizando-se as cartas topográficas como guia do traçado dos limites da área, que podem ser feitos em meio físico, sobre o papel impresso, ou em meio digital, a partir da vetorização de linhas.

    No entanto, o processo de delimitação automática de bacias por meio do uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) se tornou um processo frequentemente utilizado e foco de diversos estudos e análise, considerada uma ferramenta eficiente em casos de bacias muito extensas e complexas, como podemos ver nos trabalhos de SILVA (2014) e SOBRINHO et al. (2010).

    Neste processo de delimitação automática, utiliza-se como arquivo de entrada, os dados do relevo local, representados por uma grade regular numérica de informações de altitude e coordenadas, denominado Modelo Numérico de Terreno (MNT).

    Dentre os modelos mais utilizados e disponíveis para acesso público, destacam-se aqueles advindos da missão Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), realizada em 2000.

    Fonte: https://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/anap_brasil/article/view/1660


ID
1461277
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A litosfera tem uma dinâmica que envolve diferentes processos de ordem física, físico-química e biológica. Considerando a dinâmica da natureza no processo de surgimento dos solos, analise as seguintes afirmações:

I – O perfil do solo é um esquema hipotético, no qual são representados os horizontes do solo desde a rocha matriz até o horizonte A, mais superficial, constituído pela rocha em decomposição.
II – Produto do intemperismo ou meteorização, os solos podem ser classificados de diferentes maneiras. Tomando por referência os elementos que participam na formação do solo, pode-se classificá-los em zonais, azonais e intrazonais.
III – Muitas florestas equatoriais, como a amazônica, são consideradas florestas clímax, devido ao fato de se apresentarem sempre verdes, com portes majestosos e grande biodiversidade. Concorre para isso o tipo de solo, com ph neutro, rico em nutrientes e de alta fertilidade, decorrente de grande quantidade de matéria orgânica.
IV – De acordo com a pedologia, o solo é um corpo complexo resultante da ação do intemperismo físico e físico-químico, que, em condições de normalidade, produz 1cm de solo quimicamente rico em aproximadamente 700 anos.

De acordo com a análise das proposições, a alternativa verdadeira é:

Alternativas
Comentários
  • O solo da Amazônia é POBRE!


ID
1461874
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O grande “planeta água” está passando sede. É incrível imaginar que atualmente dezenas de milhões de pessoas vivam com menos de cinco litros de água por dia em um planeta que possui 70% de sua superfície coberta por água. É certo que a “hidrosfera aproveitável” é suficiente para o abastecimento de água de toda a população da Terra, mas ela é irregularmente distribuída. A água como substância está presente em toda parte, mas como recurso hídrico, entendido como um bem econômico e que pode ser aproveitado pelo ser humano dentro de custos financeiros razoáveis, é mais escasso.

TEIXEIRA, Wilson (Org.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

No contexto geopolítico da água, o Brasil se destaca mundialmente pela sua riqueza hídrica tanto na superfície como no subsolo. Assim, no que se refere às características da hidrografia brasileira, pode-se considerar como aspecto predominante

I. o regime pluvial, com exceção do rio Amazonas que também possui o regime glacial pelo derretimento das geleiras andinas.

II. a drenagem endorreíca, com intensa devastação da mata ciliar e assoreamento nos leitos fluviais.

III. a foz em delta, na qual as águas deságuam diretamente no mar do Atlântico Sul com formação de ilhas sedimentares. IV. elevado potencial hidrelétrico, com o predomínio de rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico.

IV. elevado potencial hidrelétrico, com o predomínio de rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico.

V.os rios principais perenes, sendo mantidas constantes as vazões hídricas dos afluentes e subafluentes nas bacias hidrográficas.

Estão corretas as alternativas

Alternativas

ID
1472758
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Banhada por importantes rios e com abundância de ventos, a região Sul é um dos maiores polos de geração de energia do País. É lá que se encontra a maior usina hidrelétrica do planeta em geração por MW/hora, Itaipu Binacional, localizada em Foz do Iguaçu (PR), responsável pelo fornecimento de 17,3% da energia consumida no Brasil e 72,5% do consumo no Paraguai.
                                                                                    O Globo. Suplemento Especial Sul, 12 dez. 2013, p. 2. Adaptado

A usina hidrelétrica mencionada no texto, localiza-se na bacia hidrográfica do rio

Alternativas
Comentários
  • A bacia do Rio Uruguai se situal entre SC, RS e o Uruguai. A bacia do Rio Paraguai encontra-se desde o sul do Mato Groso até o meio do Paraguai, não passando pelo estado paranaense. As outras duas alternativas são descartáveis facilmente. Logo: A.

  • a resposta esta no enunciado da questão.

     localizada em Foz do Iguaçu (PR)


  • a - Paraná: abrange os território do Distrito Federal e mais seis estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina. - CORRETO.

    b - Uruguai: abrange SC, RS e o Uruguai.
    c - Paraguai: abrange o sul do Mato Groso até o meio do Paraguai.
    d- Tocantins: também chamada de Araguaia, abrange Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão e DF. É a maior bacia totalmente brasileria.
    e- Parnaíba: abrange  Piauí, Maranhão e trechos do estado do Ceará.

  • Como está localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, o único rio que passa no Estado do Paraná e que banha a cidade, dentre as alternativas, é o Paraná.

    A

  • Mariana o Rio Tocantins é um e o Araguaia é outro, os dois cortam todo o estado do Tocantins, porém são rios distintos.

    e a questão diz

    A usina hidrelétrica mencionada no texto, localiza-se na bacia hidrográfica DO RIO

    e não bacia hidrográfica...

  • Sim, mas tanto o rio Tocantins como o rio Araguaia fazem parte da Bacia Hidrográfica Tocatins-Araguaia.

  • Bacia do Paraná: essa bacia é usada na construção de usinas hidrelétricas, dentre elas, FurnasMarimbondo e a maior hidrelétrica do mundo – Itaipu – (entre o Brasil e Paraguai).

     

    [ Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/geografia-do-brasil-relevo-clima-hidrografia-e-vegetacao/ ]

  • SHEILA  a usina de Itaipu é a segunda maior do mundo, sendo ela Binacional;

    A Usina de Três Gargantas –  na China é primeira maior do mundo.

    A usina de Tucuruí, localizada na ( bacia Tocantins- Araguaia) é a maior usina genuinamente Brasileira.

  • essa questão é só prestar atençao que na pergunta da a OLHA AI   Itaipu Binacional, localizada em Foz do Iguaçu (PR)  A RESPOSTA É Paraná está entre parenteses as iniciais foi dada essa kkkkk

  • Como o próprio enunciado da questão fala, a cidade de Foz do Iguaçu fica no Paraná. É uma cidade fronteiriça com o Paraguai.

    Assim, conforme podemos notar nos mapas a seguir, a região apontada faz parte da Bacia Hidrográfica do Paraná.

    Resposta: A

  • “Itaipu Binacional” e “Foz do Iguaçu (PR)” apontam para a Bacia do Paraná.

  • fica em Foz do Iguaçu, na hora lembrei do rio Paraná

  • Gabarito A

    Itaipu Binacional localiza-se no rio Paraná, na bacia hidrográfica do rio Paraná. A usina é um empreendimento conjunto do Brasil e Paraguai.

  • Bacia do Paraná: essa bacia é usada na construção de usinas hidrelétricas, dentre elas, FurnasMarimbondo e a maior hidrelétrica do mundo – Itaipu – (entre o Brasil e Paraguai).


ID
1473541
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As restingas podem ser definidas como depósitos arenosos produzidos por processos de dinâmica costeira atual (fortes correntes de deriva litorânea, podendo interagir com correntes de maré e fluxos fluviais), formando feições alongadas, paralelas ou transversais à linha da costa. Podem apresentar retrabalhamentos locais associados a processos eólicos e fluviais. Quando estáveis, as restingas dão forma às “planícies de restinga”, com desenvolvimento de vegetação herbácea e arbustiva e até arbórea. As restingas são áreas sujeitas a processos erosivos desencadeados, entre outros fatores, pela dinâmica da circulação costeira, pela elevação do nível relativo do mar e pela urbanização.

(Adaptado de Célia Regina G. Souza e outros, Restinga: conceitos e emprego do termo no Brasil e implicações na legislação ambiental. São Paulo: Instituto Geológico, 2008.)

É correto afirmar que as restingas existentes ao longo da faixa litorânea brasileira são áreas

Alternativas
Comentários
  • -> a letra A está incorreta. As diversas formas de ocupação do litoral brasileiro ocasionaram a drástica redução da vegetação de restinga em vários Estados brasileiros. No Rio de Janeiro, a restinga foi a cobertura vegetal que, proporcionalmente a sua área,  apresentou os maiores índices de redução. Mas a restinga com o pior nível de conservação é a do Prado, na Bahia.

    -> a letra B está incorreta, pois a restinga não é encontrada em serras e planaltos.

    -> a letra C está correta. Além de ser suscetível à ação do homem, a restinga também é afetada pela oferta de sedimentos de rochas costeiras e pelas correntes marítimas e variação do mar.

    -> a letra D está incorreta, pois a restinga é formada por solo arenoso, o que dificulta a retenção de água e o acesso a nutrientes.



ID
1520152
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde a construção dos primeiros termômetros até a análise de dados por meio de satélites e supercomputadores, a meteorologia - a ciência que estuda os fenômenos atmosféricos- aumentou enormemente o grau de previsão do tempo.

Geografia atualidades 2014, p. 46.

Baseando-se nessa afirmação e em seus conhec imentos sobre os fenômenos atmosféricos terrestres, pode-se dizer que

Alternativas

ID
1520155
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Já se tornou até um clichê dizer que o planeta Terra deveria se chamar planeta Água. Mas o chavão faz todo o sentido quando notamos que o líquido é a substância mais presente no globo, cobrindo mais de 70% da superfície.

Geografia atualidades 2014, p. 46.

Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre as características e dinâmica da hidrosfera no mundo, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O período de translação da Lua é de aproximadamente 1 mês (tanto é que a gente classifica 1 tipo de lua por semana), assim o movimeto de rotação da Terra altera a posição relativa entre a superfície e a Lua, o que provoca o fenômeno das marés.


ID
1537525
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a seguinte definição, proposta por Grigoriev, em 1968:

“[...] espaço limitado pela litosfera, como piso, e pela estratosfera, onde está a camada de ozônio, como teto. Nesse intervalo de poucas dezenas de quilômetros, que vai da parte superior da crosta terrestre até a baixa atmosfera, é onde o homem, bem como os demais seres animais e vegetais, vive naturalmente. É esse intervalo estreito de 30 a 40 km o palco onde as sociedades humanas se organizam, se reproduzem e promovem grandes mudanças na natureza. [...]"

                                                                                         ROSS, J. L. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo:
                                                                                           Editora da Universidade de São Paulo, 2008. p: 15.

Essa definição refere-se ao espaço vital para a sobrevivência humana denominado, por Grigoriev como

Alternativas
Comentários
  • Sobre Grigoriev: http://www.agbpp.dominiotemporario.com/doc/grigorievn15.pdf

  • A Geografia estuda o espaço produzido através das relações entre SOCIEDADE e MEIO, garantindo ao geógrafo a capacidade de lidar com a totalidade que envolve as análises das dinâmicas sócio-espaciais. Já o conceito de Estrato Geográfico surgiu na Rússia, no final do séc. XIX, como sendo uma faixa de aproximadamente 20km onde a vida é possível. Compreende da camada superficial da crosta até a troposfera.

    http://estratogeografico.blogspot.com.br/

     

  • Fui por eliminação assim:

     

    a) espaço vivido de retroalimentação imediata (retroalimentação é um termo que vem das áreas de Física e Química, entre outras, nada a ver);

    c) matriz interação indivíduo-sociedade (teoria da socialização numa prova de professor de Geografia?);

    d) território sociocultural e econômico (é algo mais amplo que isso a "sobrevivência humana" na assertiva)

     

    "...espaço vital para a sobrevivência humana." Estrato pode ser qualquer tipo de camadacada uma das camadas, divisões ou níveis de um sistema organizado e também conjunto de indivíduos cujas características socialmente significativas são semelhantes. Logo, alternativa b).

  • interpretação resolve


ID
1537528
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a seguinte afirmativa:

Nem todas as áreas da superfície terrestre podem abrigar naturalmente o homem.

Tal afirmativa está

Alternativas
Comentários
  • Geleiras, Massas Oceânicas, Desertos e Montanhas elevadas  a vida se torna insustentável para o homem, já que impõem ao homem restrições físiológicas impossiveis para se manter vivo.

  • Erro da c)

     

    "...há regiões do planeta em que é inviável a edificação de moradias, devido à elevada densidade de animais por unidade de área."

     

    Sim, mas há outros fatores que poderiam impedir a edificação de moradias ALÉM da presença de animais na área.

  • Letra a)

    É inviável o homem abrigar no monte Everest ou deserto do Saara, pode até andar por eles, mas abrigar NÃO.


ID
1537618
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As pressões exercidas pelo manto e núcleo da Terra modificam as estruturas que compõem a litosfera e que sustentam as formas superficiais desta, ou seja, as formas do relevo ou modelado terrestre.

Em contrapartida, as forças externas, ou seja, a energia solar através da atmosfera,

Alternativas

ID
1537636
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ondas gigantescas e destrutivas (até 10 ou 20 metro de altura) podem atingir regiões costeiras, onde seus efeitos são por vezes catastróficos.

Essas ondas, também denominadas tsunamis,

Alternativas
Comentários
  • O principal fator para a formação de tsunamis é a atividade tectônica. Uma zona de choque ou encontro entre duas placas tectônicas é uma área geologicamente muito instável, proporcionando o surgimento de eventuais terremotos, resultantes da liberação de energia acumulada nos pontos de contato entre ambas. Quando isso ocorre no oceano, há um soerguimento das águas oceânicas que, com isso, agitam-se e são capazes de gerar fortíssimas ondas, os tsunamis.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tsunami.htm

  • A velocidade de propagação dessas ondas podem chegar a quase 1000Km/H !!


ID
1537645
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia este trecho, que faz referência ao ciclo hidrológico:

[...] Esta soma de processos é denominada _______, na qual a evaporação direta é causada pela radiação solar e vento, enquanto a transpiração depende da vegetação. [...] Em regiões florestadas, uma parcela da precipitação pode ser retida sobre folhas e caules, sofrendo evaporação posteriormente. Esse processo é denominado _______, o qual diminui o impacto das gotas de chuva sobre o solo, reduzindo a ação da _______. [...] Uma vez atingido o solo, dois caminhos podem ser seguidos pela gotícula de água. O primeiro é a _______ que depende principalmente das características do material de cobertura da superfície. [...]

                 TEIXEIRA, W. et al. (org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2001. p: 115-116.                                                                                                                                                                   Adaptado.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, terminologia empregada nos estudos geográficos que tornam esse trecho verdadeiro:

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes: gabarito (B)

    Bons estudos!


ID
1537648
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os estudos dos recursos hídricos visam avaliar e monitorar a quantidade de água disponível na superfície da Terra. A unidade geográfica para esses estudos é a bacia hidrográfica.

Uma bacia hidrográfica

I. é definida como uma área de captação da água de precipitação, demarcada por divisores topográficos, nas quais a água captada converge para um único ponto de saída, o exutório.

II. constitui um sistema físico em que se pode quantificar o ciclo da água, mediante emprego da equação geral do balanço hídrico, uma expressão básica da hidrologia.

III. tem, na medição do escoamento total que se faz através de seu rio principal, o elemento fundamental para a construção de seu hidrograma.

IV. contém, além das águas de superfície, volume hídrico variável armazenado no subsolo, que se acumula nos espaços porosos das rochas ou do regolito.

Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas

ID
1537663
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As drenagens, observadas em uma carta topográfica, fotografia aérea ou imagem de satélite, apresentam padrões espaciais bastante característicos em função do tipo de rocha e das estruturas geológicas presentes no substrato da bacia.

Considerando-se essas informações, é INCORRETO afirmar que, no padrão de drenagem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a.

    Segundo Christofoletti, 1974, os padrões de drenagem podem ser classificados como:

    • Dendrítica: 
    lembra a configuração de uma árvore. É típica de regiões onde predomina rocha de resistência uniforme; 

    • Treliça: composta por rios principais consequentes correndo paralelamente, recebendo afluentes subsequentes que fluem em direção transversal aos primeiros. O controle estrutural é muito acentuado, devido à desigual resistência das rochas. A extensão e a profundidade dos leitos serão maiores sobre rochas menos resistentes, dando formação a vales ladeados por paredes de rochas mais resistentes. Este tipo é encontrado em regiões de rochas sedimentares estratificadas, assim como em áreas de glaciação; 

    • Retangular: variação do padrão treliça, caracterizado pelo aspecto ortogonal devido às bruscas alterações retangulares nos cursos fluviais. Deve-se à ocorrência de falhas e de juntas na estrutura rochosa; 

    • Paralela: também chamada "cauda equina", ocorre em regiões de vertentes com acentuada declividade, ou onde existam controles estruturais que favoreçam a formação de correntes fluviais paralelas; 

    • Radial: pode desenvolver-se sobre vários tipos e estruturas rochosas, como por exemplo, em áreas vulcânicas e dômicas; 

    • Anelar: típica de áreas dômicas(Relativo a domo: Estrutura anticlinal fechada com forma circular a ovalada, com camadas mergulhando, a partir de uma zona central, divergentemente em todos os sentidos, à semelhança de uma abóboda. ) ; a drenagem acomoda-se aos afloramentos das rochas menos resistentes.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/42296/tipos-de-drenagem#ixzz3js1DSmKl
  • Tive ajuda de outra questão pra responder:

     

    Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: CODEMIG Prova: Analista Ambiental

     

    Para estudos de bacias hidrográficas, é possível fazer uma caracterização da configuração da rede de drenagem, baseada em critérios geométricos, como o tipo denominado dendrítico, que se caracteriza por:

    Lembrar a configuração de uma árvore, ocorrendo em regiões onde predominam rochas de resistência uniforme.

     

    Logo, no padrão de drenagem dendrítico, o arranjo da drenagem NÃO apresenta alta sinuosidade e forma meandros ativos e abandonados.


ID
1537678
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia esta definição de um tipo de falha geológica:

[...] Associa-se principalmente com a tectônica extensional. Na escala global, ocorre associado às cadeias meso-oceânicas e às margens continentais tipo Atlântico. É importante na formação e evolução de bacias sedimentares, sendo comum em regiões com deslizamentos de encostas e taludes. Constitui falha em geral de alto ângulo, em que a capa desceu em relação à lapa. [...]

TEIXEIRA, W. et al. (org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2001. p: 415. Adaptado.

Esse tipo de falha está representado em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


    Talude é um plano de terreno inclinado que limita um aterro e tem como função garantir a estabilidade do aterro. Pode ser resultado de uma escavação ou de origem natural.


ID
1548184
Banca
UniCEUB
Órgão
UniCEUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O uso excessivo da água do Mar Morto, na volátil região entre Israel, Jordânia e territórios palestinos, fez com que ele perdesse 35% de sua extensão nos últimos 60 anos.
( ... )
Segundo a especialista em recursos hídricos Sarit Caspi Oron, da ONG Adam Teva V'din, as razões principais do encolhimento do Mar Morto são o desvio das águas do rio Jordão e a ação das indústrias químicas israelenses e jordanianas, que extraem grandes quantidades de água para explorar os minerais que lá se encontram.
( ... )
Mas a Jordânia já acusou Israel de usar em excesso as águas do rio Jordão e alega que outro vizinho, a Síria, viola os termos de um acordo de 1987 sobre o uso do rio Yarmouk, afluente do Jordão. A Autoridade Palestina não tem controle algum sobre a exploração do Mar Morto e nem sobre a utilização das águas do rio Jordão, já que seus territórios se encontram sob ocupação militar israelense desde a guerra de 1967.

                                                                                                                                         BBC Brasil - 29/03/2014

Sobre a condição do Mar Morto, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que contenha somente as corretas.

I - Localizado a 427 metros abaixo do nível do mar, o ponto mais baixo do planeta, o Mar Morto possui uma concentração especialmente alta de potássio, cálcio e magnésio, além de um grau de salinidade dez vezes maior do que os oceanos.
II - Em dezembro de 2013, Israel, Jordânia e Autoridade Palestina assinaram um acordo com o apoio do Banco Mundial, para construir um sistema de canos que levará água do Mar Vermelho para o Mar Morto.
III - A mistura com a água do Mar Vermelho além de equilibrar a quantidade de água do Mar Morto, não provocará grandes impactos, pois a qualidade das águas e sua composição química são relativamente parecidas.
IV - Atualmente, apenas 5% do volume natural de água do Jordão são despejados no Mar Morto: Israel fica com 60%, enquanto Jordânia e Síria desviam os outros 35%. Essa pequena porcentagem que consegue chegar a ele traz outros problemas pois é esgoto em vários estágios de tratamento.
V - Durante milhares de anos o Mar Morto foi abastecido com águas subterrâneas e com a água doce do rio Jordão, o que manteve seu ecossistema.

Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • O Mar Morto perdeu 35% da sua superfície entre 1954 e 2014,8 em grande parte por causa do aumento na captação das águas de seu afluente, Rio Jordão, por parte das autoridades de Israel e Jordânia, única fonte de água doce da região, além da natural evaporação das suas águas.

    Outro fator importante para essa perda, além da captação da água do Rio Jordão, tem sido a extração descontrolada principalmente de potássio por indústrias mineradoras e químicas como a Israel Chemicals Ltd., Dead Sea Works e Arab Potash Company, que se instalaram nas décadas de 40 e 50. Entre 1930 e 1997, o nível das águas do Mar Morto diminuiu 21 metros.

    A contínua perda das suas águas causa uma redução em sua área e profundidade, relativamente ao nível médio das águas do mar Mediterrâneo, o que faz com que seja o maior desnível negativo do mundo, em relação ao nível do mar. Entre 1992 e 2014, a média de aumento deste desnível foi quase 1 metro por ano. Em 1992, o desnível era de 407 metros. Em 2004 era de 417 metros e em 2010 era de 423 metros. Já em 2014, o desnível era de 427 metros.

    Em dezembro de 2013, Israel, Jordânia e Autoridade Palestina assinaram um acordo para construir um aqueduto transferindo a água do Mar Vermelho para o Mar Morto. Contudo, ambientalistas advertiram quanto ao risco de que essa transferência poderia afetar o ecossistema do Mar Morto, cuja composição química é completamente diferente da dos mares "abertos".

  • I - Localizado a 427 metros abaixo do nível do mar, o ponto mais baixo do planeta, o Mar Morto possui uma concentração especialmente alta de potássio, cálcio e magnésio, além de um grau de salinidade dez vezes maior do que os oceanos.

    Correta, o mar morto possue alta concentração de sal

    II - Em dezembro de 2013, Israel, Jordânia e Autoridade Palestina assinaram um acordo com o apoio do Banco Mundial, para construir um sistema de canos que levará água do Mar Vermelho para o Mar Morto.

    Correta, se não fosse esse acordo provavelmente o mar morto estaria seco já

    III - A mistura com a água do Mar Vermelho além de equilibrar a quantidade de água do Mar Morto, não provocará grandes impactos, pois a qualidade das águas e sua composição química são relativamente parecidas.

    Errada, a água do Mar vermelho não é nada parecida com a do Mar morto

    Obs: Com essa assertiva você matava a questão

    IV - Atualmente, apenas 5% do volume natural de água do Jordão são despejados no Mar Morto: Israel fica com 60%, enquanto Jordânia e Síria desviam os outros 35%. Essa pequena porcentagem que consegue chegar a ele traz outros problemas pois é esgoto em vários estágios de tratamento.

    Correta, a maior parte da água do Rio Jordão é comandada por Israel

    V - Durante milhares de anos o Mar Morto foi abastecido com águas subterrâneas e com a água doce do rio Jordão, o que manteve seu ecossistema.

    Correta, se o mar Morto não tivesse sido abastecido já ele já estaria seco o que é previsto para que daqui uns anos aconteça


ID
1550224
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ocupam cerca de 75% da superfície das terras emersas e se caracterizam pelo fato de serem áreas de crátons, com tendência à concavidade.

A estrutura geológica descrita corresponde

Alternativas

ID
1550263
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

I. Estão presentes, em sua paisagem, as costas de rias, resultantes da penetração do mar, através de antigos vales fluviais.
II. Ocupa a porção ocidental do Estado do Paraná e é constituído por rochas ígneas, cuja alteração formou as férteis terras roxas.

Os conhecimentos sobre o relevo do Estado do Paraná permitem concluir que as afirmações I e II fazem referência, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • TERRA ROXA LEMBRA CAFÉ, Q LEMBRA NORTE DO PARANÁ, Q LEMBRA 3° PLANALTO (GUARAPUAVA)


ID
1555432
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Lei Federal nº 9.433/1997 estabelece que serão cobrados os usos dos recursos hídricos sujeitos à concessão do Estado. Tal regulamentação modificou substancialmente as bases operacionais e econômicas da utilização da água bruta. Essa cobrança, embora criticada por alguns setores, foi um instrumento benéfico, tanto em termos de conservação dos recursos hídricos, por estimular a gestão da demanda, como em termos de proteção ambiental.

Adaptado de HesPANHoL, I. Scientific American Brasil. edição especial, nº 62, 2015.


Até a aprovação dessa lei, as indústrias não pagavam pela captação da água diretamente de um manancial, a chamada água bruta, para utilizá-la em seus processos produtivos.O instrumento de cobrança pela água bruta utilizada industrialmente obteve os resultados mencionados no texto porque:

Alternativas
Comentários
  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9433.htm

  • A cobrança do uso de recursos hídricos, em regra, não amplia a dispersão do consumo, não reduz a desigualdade de acesso à água nem inibe o assoreamento de nascentes. Essa cobrança acarreta, logicamente, um aumento de gasto das indústrias, que não podem prescindir desse recurso natural. Para minimizar esse aumento, muitas empresas passam a reutilizar ao menos parte da água. Isso significa que a cobrança pela água bruta estimula o reuso desse recurso natural. A princípio, o reuso serve para evitar aumentos demasiados de custos das empresas, mas, como resultado final, trata-se de um dado muito positivo no aspecto ambiental. A alternativa correta é, portanto, a letra (A). 
  • A Lei Federal no 9.433/1997 consagrou, pela primeira vez no Brasil, o princípio da água como bem econômico finito e viabilizou a cobrança pela captação de água bruta. Até então, as empresas urbanas e rurais que utilizavam o recurso em seus processos produtivos e os consumidores domiciliares em geral só pagavam pela prestação dos serviços de captação, tratamento e distribuição desse precioso líquido. As companhias distribuidoras de água e as empresas que captassem a água diretamente dos mananciais não pagavam nada pelo acesso ao bem. A mudança introduzida pela nova regulamentação impactou os custos industriais e estimulou a reutilização da água no circuito de produção das manufaturas já que, dessa forma, as empresas são desoneradas ao evitar novas captações nos mananciais que as abastecem.

  • A lei que passou a cobrar pelo uso dos recursos hídricos aumentou os custos de produção para muitas empresas, assim estimulou várias empresas a investirem no reuso da água para suas atividades. O reuso da água já é praticado por empresas privadas e por diversas prefeituras. A água recebe um tratamento e pode ser reutilizada.

    LETRA A


ID
1565182
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação a bacia hidrográfica amazônica, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B
    (A) Afirma que a bacia hidrográfica amazônica possui uma rede de drenagem modesta, enquanto temos o inverso.
    (B) Item correto
    (C) O regime é forma como a bacia se alimenta de água e no caso amazônica se dá de forma Pluvial (chuvas), fluvial (outros rios) e nival (derretimento das geleiras). Assim não depende do escoamento de água dos rios (fluvial) do Planalto brasileiro (região central do país).
    (D) As chuvas ocorrem regularmente o ano inteiro se intensificam no verão e não no inverno.
    (E) Apesar de haver grandes projetos hidrelétricos não há transposição de águas para o semiárido.

  • Clima equatorial. MUITA chuva.

  • Só existem três tipos de regimes fluviais: pluvial, nival e misto


ID
1586071
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o trecho do poema a seguir, de Silvana Maria Nogueira Leite, para responder à questão.


                                           O rio ---------- é uma riqueza

                                         Nasce lá na Serra da Canastra

                                            Corta serras, matas e vales.

                                    Desenha o seu percurso na natureza.

                                    Passa por aqui e banha nossa região

                                          Serve ao povo sua água pura

                                        Mata a sede e molha a agricultura

                              E ainda, faz caminho através da navegação.

                                            É um rio que só traz alegrias

                                                Para as famílias do sertão.

                                                                                   (http://educador.brasilescola.com. Adaptado)


Assinale a alternativa que identifica corretamente a bacia hidrográfica a que a autora se refere, cujo rio principal deságua no Oceano Atlântico, entre os Estados de Sergipe e Alagoas, e, apesar de seu pequeno volume de água, é aproveitado para irrigação, navegação e produção de energia.


Alternativas
Comentários
  • GAB  (D)  Bons estudos!

  • Bacia do Rio São Francisco.

  • ..

  • Gabarito (D)

    Pela questão, a indicação da Serra da Canastra já é o indício da bacia hidrográfica no qual se trata: do Rio São Francisco.

    A Região Hidrográfica São Francisco abrange sete estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal.

    Bons estudos!!

  • Pequeno volume de água? Como assim? A Bacia do Chico tem água demais!
  • Dá pra matar a questão pelo enunciado, quando ele fala: entre os Estados de Sergipe e Alagoas. Só pode ser bacia do Rio São Francisco

  • GABARITO - D

    O rio São Francisco é um dos mais famosos na região nordestina, pois abastece grande parte da população do sertão. Ele deságua no Oceano Atlântico.

    CAVEIRA!

  • apesar de seu pequeno volume de água... kkkkkkkkkk