SóProvas



Questões de História e Geografia do Estado do Mato Grosso


ID
424792
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1966, no governo do marechal Castelo Branco, foi definida uma nova região de planejamento para os estados do Norte entre eles Rondônia, além dos estados do Maranhão e Mato Grosso. Este projeto denominou a região como “Amazônia Legal” e foi criado pelo órgão chamado:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Foi criada pela Sudan, é uma área que envolve 9 estados brasileiros pertencentes a bacia Amazônica e a vegetação amazônica, com os mesmos problemas econômicos e que o projeto chamou de Amazônia Legal, com o intuito de desenvolver essa região.


  •  Em 1966, pela Lei 5.173 de 27.10.1966 (extinção da SPVEA e criação da SUDAM)  -> Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia

    Complementando -> natureza jurídica de autarquia federal, e, para estudantes de D. Administrativo, rápida revisão: é um entidade da Adm. Indireta, tem prerrogativa própria da Fazenda Pública, como regime de precatórios, tem sua criação autorizada por lei específica, entre outras.

  • A Amazônia Legal corresponde à área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, delimitada em consonância ao Art. 2o da Lei Complementar n. 124, de 03.01.2007.

    A Amazônia Legal foi instituída com o objetivo de definir a delimitação geográfica da região política de atuação da SUDAM e tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.

    Resposta: D


ID
641509
Banca
UNEMAT
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Ao sistema de abastecimento e de transporte de pessoas, implementado através dos rios, que se dirigiam a Mato Grosso no período colonial, deu-se o nome de Monções. Em relação a esse sistema, é incorreto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • As monções que se dirigiam de São Paulo para Mato Grosso percorriam dois roteiros. O primeiro saindo de Porto Feliz, seguindo pelos rios Tietê, Grande (Paraná), Pardo, Anhanduí, travessia por terra pelos Campos da Vacaria (região onde hoje se localiza a cidade de Campo Grande), rios Miranda, Paraguai, São Lourenço e Cuiabá. O segundo também saindo de Porto Feliz, seguindo pelos rios Tietê, Grande (Paraná), Pardo, Sanguessuga, travessia por terra pelo varadouro de Camapuã, rios Coxim, Taquari, Paraguai, São Lourenço e Cuiabá.

    http://historiografiamatogrossense.blogspot.com.br/2009/03/atividades-de-historia-de-mato-grosso_30.html

  • Pjc-MT


ID
641512
Banca
UNEMAT
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quanto à Rusga, revolta que se desenvolveu em Mato Grosso durante a Regência, pode-se afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Com a saída de Dom Pedro I do governo e a instalação dos governos regenciais, a disputa entre esse dois grupos políticos se acirrou a ponto de deflagrar diversas rebeliões pelo Brasil. Na região do Mato Grosso, a contenda entre liberais e conservadores era representada, respectivamente, pela “Sociedade dos Zelosos da Independência” e a “Sociedade Filantrópica”. No ano de 1834, as disputas naquela província culminaram em um violento confronto que ganhou o nome de Rusga.

    Segundo pesquisas, os liberais mato-grossenses organizaram um enorme levante que pretendia retirar os portugueses do poder com a força das armas. No entanto, antes do ocorrido, as autoridades locais souberam do levante combinado. Com isso, tentando desarticular o movimento, decidiram colocar o tenente-coronel João Poupino Caldas – aliado dos liberais – como novo governador da província. Apesar da mudança, o furor dos revoltosos não foi contido.

    Na madrugada de 30 de maio de 1834, ao som de tiros e palavras de repúdio contra os portugueses, cerca de oitenta revoltosos partiram do Campo do Ourique e tomaram o Quartel dos Guardas Municipais. Dessa forma, conseguiram conter a reação dos soldados oficias e tomaram as ruas da capital em busca dos “bicudos”. “Bicudo” era um termo depreciativo dirigido aos portugueses que foi inspirado pelo nome do bandeirante Manuel de Campos Bicudo, primeiro homem branco que se fixou na região.

    A ordem dos “rusguentos” era de saquear a casa dos portugueses e matar cada um que se colocasse em seu caminho, levando como troféu a orelha de cada inimigo morto. Segundo alguns relatos, centenas de pessoas foram mortas pela violenta ação que aterrorizou as ruas de Cuiabá. Logo após o incidente, foram tomadas as devidas providências para que os líderes e participantes da Rusga fossem presos e julgados pelas autoridades.

    Em um primeiro momento, Poupino Caldas quis contornar a situação sem denunciar o ocorrido para os órgãos do governo regencial. Contudo, não suportando o estado caótico que se instalou na cidade, pediu socorro do governo central, que – de imediato – nomeou Antônio Pedro de Alencastro como novo governador da província. Contando com o auxílio da antiga liderança liberal, os cabeças do movimento foram presos e mandados para o Rio de Janeiro. 

    Apesar de nenhum dos envolvidos sofrer algum tipo de punição das autoridades, o clima de disputa política continuava a se desenvolver em Cuiabá. O último capítulo dessa revolta aconteceu em 1836, quando João Poupino Caldas – politicamente desprestigiado – resolveu deixar a província. No exato dia de sua partida, um misterioso conspirador o alvejou pelas costas com uma bala de prata. Na época, esse tipo de projétil era especialmente utilizado para matar alguém que fosse considerado traidor.

  • ERROS EM VERMELHO:

    a) Foi composta majoritariamente pelos Caramurus, grupo político que desejava o retorno de Dom Pedro I e a volta do Brasil à condição de colônia. 

     b) Havia uma forte articulação dos revoltosos com movimentos semelhantes que se desenvolviam no Pará, na Bahia e no Rio Grande do Sul. 

     c) Foi um movimento popular, tendo sido plural em suas reivindicações, como a defesa da abolição da escravatura. 

     d) Os liberais radicais, liderados por Poupino Caldas, desejavam, com a Rusga, expulsar da província e exterminar o poder dos grandes comerciantes, proprietários de terras e de escravos. 

     e) Foi organizada pela Sociedade dos Zelosos da Independência, composta por elementos da elite burocrática, profissionais liberais e componentes da Guarda Nacional. GABARITO

  • a resposta D está incorreta, porque?

  • Na minha concepção a assertiva E está errada, pois a Rusga foi organizada pelos liberais com o objetivo de tirar do poder quem era ligado ao governo português de alguma forma. Nesse sentido, é válido afirmar que a Rusga foi um movimento popular conduzido inicialmente por Poupino Caldas, que mais tarde veio a assumir a presidência da província de MT em uma jogada política na tentativa de minimizar esse movimento social.

  • Regina, não existe liberal radical eu é liberal exaltado, ou moderado

ID
641515
Banca
UNEMAT
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nas primeiras duas décadas da República em Mato Grosso, ocorreram intensas disputas políticas, tendo como marca o fenômeno do coronelismo. É característico desse processo.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A errada. A violência era cosntante C errada o coronealismo era marcado pela forte influencia dos coronéis na política, pois, se benefeciavam das alianças D errada, não era cordial E errada, Dom Aquino tinha posição neutra
  • A Caetanada: em 1915 as eleições em Mato grosso foram disputadas pelos republicanos e pelos liberais, Caetano de Albuquerque, o que sugere o nome do movimento sofreu duras perseguições e chegou a desistir, contudo resolveu voltar a disputa encontrando resistência por parte de Manoel Escolástico Virgilio.

  • LETRA B!

  • Dezenove anos após o término da Guerra do Paraguai, o Brasil presenciou a Proclamação da República, cuja notícia só chegou a Cuiabá na madrugada de 9 de dezembro de 1889.

    Algo que não mudou mesmo neste novo período foi a concentração fundiária. Desde o início da ocupação do território do Mato Grosso até os dias de hoje, a estrutura fundiária do estado é organizada, predominantemente, em grandes propriedades rurais, os latifúndios.

    Nas primeiras duas décadas da República em Mato Grosso, ocorreram intensas disputas políticas, tendo como marca o fenômeno do coronelismo. Em Mato Grosso, o poder e influência das oligarquias estavam concentradas nas mãos de diversas famílias, que ora se uniam, ora se separavam, de acordo com seus interesses.

    Resposta: B

  • C (ERRADA) - As disputas entre o comerciante Generoso Ponce e o usineiro Totó Paes, foram marcadas pela cordialidade e alto nível, chegando sempre a um entendimento aceito por todos.

    Tão cordial que gerou até morte: Massacre da Baía do Garcez (chacina, morte cruel, ocultação de cadáver etc.)


ID
641518
Banca
UNEMAT
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com a Revolução de 1930 e a chegada ao poder de Getúlio Vargas, o Brasil ganhou uma nova configuração política. Em relação a este período em Mato Grosso, não se pode afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Em Mato Grosso, assumiu Antonio Mena Goncalves, ele foi responsável pelo envio de força policial às usinas de Rio Abaixo, o que desagradou os coronéis que exigiram a sua substituição ao governo Federal.


    Fonte: Elizabeth Madureira pg: 198

  • Em Mato Grosso, assumiu Antonio Mena Goncalves, ele foi responsável pelo envio de força policial às usinas de Rio Abaixo, o que desagradou os coronéis que exigiram a sua substituição ao governo Federal,  

    completando: alguns foram presos por trabalho analogo à escravidão. 

    na verdade Vargas destruiu essa elite açucareira. 

     


ID
641521
Banca
UNEMAT
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação à história do movimento que levou ao processo de divisão do Estado de Mato Grosso, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Resposta C


    Mato Grosso do Sul era a favor da divisão pois argumentava que era responsável pela riqueza do estado todo.
  • Disputa histórica entre a oligarquia do Sul e do Norte do Estado do MT. Iniciada no  século XIX com a guerra do Paraguai visto que a vitória do Brasil permitiu a navegação pelo rio do Prata fazendo emergir Corumbá como unidade produtora de riqueza. Tal fato ainda foi agravado pela construção da ferrovia Noroeste do Brasil, no século XX,ligando Bauru (SP) a Corumbá (MS).

    Babado antigo...

  • Um dos principais argumentos da atual região do MS era a responsabilidade pela riqueza do estado, o que não se demonstrou após a divisão...

  • Argumentavam que eram responsáveis pela riqueza do estado. Parece que o jogo virou, não é mesmo? rsrsr

  • LETRA C!

    o interesse na divisão começa em 1892.

    dps se reforça na era vargas na década de 30

    mas so se efetiva em Geisel

  • O Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos travados com os espanhóis por fronteira deixaram de acontecer, em 1802. Mais tarde, devido à disputa político-econômica na região, em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel, durante o Regime Militar, assinou a Lei Complementar n° 31, dividindo o Estado Mato Grosso em dois, com a consequente criação do estado de Mato Grosso do Sul.

    A divisão de Mato Grosso em dois estados foi justificada pelo governo federal como necessária para o desenvolvimento da região devido à sua grande:

    Extensão; e

    Diversidade.

    Essa cisão territorial representou a concretização de lutas históricas, defendidas por lideranças políticas do sul de Mato Grosso, que remontam ao final do século XIX.

    Resposta: C


ID
641524
Banca
UNEMAT
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise os itens abaixo.
I O processo de ocupação e formação territorial de Mato Grosso apresenta duas fases distintas. A primeira, de características pré-capitalistas, centrada no extrativismo mineral e vegetal, paralela à agricultura de subsistência e da pecuária extensiva. A segunda, e atual refere-se à inserção de Mato Grosso na economia de mercado, caracterizada pela disseminação e projetos de colonização e modernização agropecuária.

II A expansão da pecuária em Mato Grosso deu-se a partir do século XIX e atualmente constitui-se na maior fonte econômica do Estado.

III A extração da borracha em Mato Grosso figurou como uma importante fonte econômica no final do século XIX e início do século XX. A borracha era extraída principalmente nos seringais, na bacia do rio Paraguai e seus afluentes.

IV A estratégia de integração nacional, iniciada em 1940 com a “Marcha para Oeste”, teve impulso definitivo com a intensificação do processo de modernização industrial no centro-sul e articulado às ações de expansão agrícola do Centro-Oeste e Amazônia, durante os governos militares. Mato Grosso teve um papel peculiar no contexto econômico nacional.

V As estratégias governamentais de ocupação promoveram uma distribuição homogênea das terras mato-grossenses. No contexto político atual são 136 unidades municipais.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • II A expansão da pecuária em Mato Grosso deu-se a partir do século XIX e atualmente constitui-se na maior fonte econômica do Estado. 

    "De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o agronegócio representa 50,5% do PIB do estado." Ou seja, maior fonte econômica do estado ainda é a agricultura. 

    III A extração da borracha em Mato Grosso figurou como uma importante fonte econômica no final do século XIX e início do século XX. A borracha era extraída principalmente nos seringais, na bacia do rio Paraguai e seus afluentes. 

    Em Mato Grosso, a látex podia ser extraído tanto da seringueira, localizada na região norte (vale Amazônico), como da mangabeira, encontrada às margens dos Rios da Bacia Platina."

    V As estratégias governamentais de ocupação promoveram uma distribuição homogênea das terras mato-grossenses. No contexto político atual são 136 unidades municipais.
    Hoje o MT tem 141 municípios


ID
641527
Banca
UNEMAT
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O clima de Mato Grosso é tipicamente tropical com duas estações, uma seca, e outra chuvosa. A pluviosidade interfere diretamente na hidrologia das três grandes bacias hidrográficas a que os rios mato- grossenses pertencem. Assinale a alternativa que apresenta essas três grandes bacias.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    As bacias de Mato são: Paraná, Amazona e Tocantins

  • bacias de MATO GROSSO: AMAZONAS;PLATINA;E TOCANTINS

  • Na verdade nenhuma das alternativas está correta.

     

    Segundo a classificação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, também adotada pelo IBGE, os rios de Mato Grosso drenam as suas águas para as bacias hidrográficas Amazônica, Tocantins-Araguaia e Paraguai.

     

    (Estratégia Concursos)

  • Questão sem gabarito ao meu ver:

    No MT encontramos três bacias: Platina/Paraguai, Amazônica e Araguaia-Tocantis. O Planalto dos Parecis, localizado na porção centro-sul do MT, divide essas três bacias.

  • O Planalto dos Parecis, que ocupa toda porção centro-norte do território, é o principal divisor de águas do estado. Ele reparte as águas das três bacias hidrográficas mais importantes do Brasil: Bacia Amazônica, Bacia Platina e Bacia do Tocantins.

    Fonte : curso supremo

  • Amazônica, 

    Tocantins-Araguaia 

     Paraguai.

  • Bacia Amazônica
    Bacia Tocantins-Araguaia
    Bacia Platina (Rios Paraná e Paraguai)

  • Não se esqueçam, bacias do MT é APT

    Amazônica

    Platina

    Tocantins

    LETRA D

  • Principais:

    Tocantins(sub-bacia) Araguaia que nasce na Serra dos Caiapós (divisa de MT e GO)

    Paraná (sub-bacia) Alto Paraguai. sua nascente é na Chapada dos Parecis

    Amazônia (sub-bacias) Rio Madeira, tapajós e Xingu.

    GAB: D


ID
641530
Banca
UNEMAT
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O avanço ocupacional em Mato Grosso a partir dos anos de 1970 caracterizado, sobretudo pela presença de projetos de colonização, grandes empresas agropecuárias e forte urbanização, desencadeou intenso desmatamento e queimadas, que em poucos anos, alterou significativamente os domínios biogeográficos, principalmente o Cerrado. Para preservar partes destes domínios foram criadas “áreas protegidas”, tais como: Pantanal Mato-grossense, Ilha Taiamã, Parque da Chapada dos Guimarães, Serra Ricardo Franco, Parque do Cristalino, Estação Ecológica Serra das Araras.
Essas áreas estão localizadas respectivamente no:

Alternativas

ID
641533
Banca
UNEMAT
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No Estado de Mato Grosso as atividades agropecuárias são praticadas predominantemente.

Alternativas
Comentários
  • A onde que Chapada dos Guimarães tem soja?

  • Eu ando muito em Chapada, conheço de ponta a ponta, nunca vi tanta soja assim não; o que me fez errar foi a palavra principalmente.

  • Tem Anne, pouca; mas tem. Mas não é principal, como diz o texto.

  • eu tambem errei por isso. Chapada não tem soja.

  • Questão com nivel de dificuldade médio, mas conseguir acertar pelo o fato de ser morador da grande região leteira, que é jauru, araputanga e mirassol. 

     e)

    No Planalto e Chapada dos Parecis, Chapada dos Guimarães e Planalto dos Alcantilados cultivam- se principalmente soja, milho e algodão; na Depressão do Alto Paraguai e nos Planaltos do Jauru e de Tapirapuã, predominam as culturas de cana-de-açucar e pastagens na região de Barra do Bugres; grãos e pastagens em Tangará da Serra e agricultura diversificada, pecuária leiteira e de corte em Mirassol do Oeste, Jauru e Araputanga.

    Região que tem maior predominaçã na agropecuaria!! 

  • Soja na Chapada dos guimarães?!
    Vivendo e aprendendo...

  • Em Mato Grosso, as atividades agropecuárias, simplificadamente, apresentam a seguinte divisão:

    ·        Planalto e Chapada dos Parecis, Chapada dos Guimarães e Planalto dos Alcantilados: cultivo principalmente de soja, milho e algodão;

    ·        Depressão do Alto Paraguai e Planaltos do Jauru e de Tapirapuã: cultivo de cana-de-açúcar e pastagens na região de Barra do Bugres;

    ·        Tangará da Serra: grãos e pastagens

    ·        Mirassol do Oeste, Jauru e Araputanga: e agricultura diversificada, pecuária leiteira e de corte.

    Resposta: E

  • É uma questão de quem não conhece a região e se baseia apenas em livros e teorias.

    Devemos Julgar a menos errada.


ID
641536
Banca
UNEMAT
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Por Mato Grosso ser um Estado com características históricas, sociais, culturais e principalmente pelas dimensões territoriais, em 2005 desencadeou-se uma discussão entre as lideranças políticas e empresarias, por uma nova divisão territorial do Estado. Nesse sentido, os movimentos pró-divisão que tramitam no Congresso Nacional pretendem criar novos estados em Mato Groso.
Assinale a alternativa que corresponde com todas as denominações das divisões dos novos estados.

Alternativas
Comentários
  • No Congresso, chegaram a ser cogitadas outras propostas para criação de novos estados e territórios:

    Estado do Planalto Central, formado com partes de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal;[3]

    Estado do Entorno, formado com partes de Goiás e Minas Gerais;[26][27]

    Estado do Itiquira, formado com partes de Goiás;[26]

    Estado do Juruá, desmembrado do Amazonas, abrangendo as cidades amazonenses nos limites com o Acre, que já teria Eirunepé como capital;[28]

    Estado de Solimões, desmembrado do Amazonas, abrangendo as áreas fronteiriças ao Peru e Colômbiae a capital seria Tabatinga.[28]

    Estado do Araguaia, a ser desmembrado do nordeste do Mato Grosso; [28]

    Estado do Mato Grosso do Norte, a partir do noroeste do Mato Grosso, fronteiriço ao Amazonas e a Rondônia; [28]

    Estado do Pantanal, a partir do oeste de Mato Grosso do Sul, fronteiriço ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e já nasceria com Corumbá como capital;[29]

    Estado de São Paulo do Oeste, que já nasceria com Ribeirão Preto como capital; [carece de fontes]

    Estado de São Paulo do Sul, que incluiria 54 municípios da região sul do estado de São Paulo, na zona mais pobre do estado. Registro seria a capital. [30] (já rejeitado na CCJ da Câmara).[31]

    Estado de Minas do Norte, região do Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas e Vale do Mucuri, dentro dos atuais limites de Minas Gerais; e tendo, Montes Claros como capital. [carece de fontes]

    Estado do Iguaçu, no oeste dos estados do Paraná e Santa Catarina. Seu território seria o mesmo do extinto Território do Iguaçu, criado em 1943 pelo então Presidente Getúlio Vargas e extinto em 1946; [carece de fontes]

    Estado do Pampa, na parte sul do Rio Grande do Sul, incluiria as Microrregiões de Campanha Central e Campanha Meridional, além da Microrregião de Camaquã e a Mesorregião do Sudeste Rio-Grandense, a capital seria Pelotas. [carece de fontes]

    Além dos Territórios Federais de Marajó, no Pará; Alto Rio Negro, que é antiga região conhecida como Cabeça do Cachorro, no noroeste do Amazonas; e Oiapoque, no Amapá.[5]


ID
897490
Banca
UNEMAT
Órgão
CEPROMAT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

São fatores determinantes que explicam a expansão dos cultivos de soja em Mato Grosso, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário! MT apresenta uma expressível carência de infraestrutura, especialmente de rodovias, ferrovias e hidrovias para escoar a produção agrícola.
  • Lembre do trecho da BR 158 que falta pavimentação, dificultanto o tráfego de carros e caminhões que vai ficar claro qual alternativa é.

  • soja não se planta em planaltos? ao ives de relevo plano?

     

  • Questão estranha. Definitivamente o que não funciona como atrativo à produção de soja é a "facilidade" para escoamento.

  • Que questão estranha, pois todas estão mais certas do que o gabarito dado pela banca

  • BLA,BLA,BLA UMA CHORADEIRA, QUESTÃO NAO SEI O QUE , ESTÁ ERRADA , A QUE NÃO É ASSIM . PARA DE CHORAR E VÃO ESTUDAR

  • desconsidera essa questão

    "A rodovia federal é um dos principais corredores do transporte de grãos de Mato Grosso até os portos do Pará. A lentidão causada pelas más condições da estrada provoca congestionamento no porto de Miritituba, no Pará."

    Jornal Nacional

    22/02/2021

  • Apesar da dificuldade do escoamento da produção, são fatores determinantes que explicam a expansão dos cultivos de soja em Mato Grosso:

    ·        Preço e disponibilidade de terra para cultivo e facilidades na obtenção do crédito agrícola;

    ·        Uso de cultivares melhoradas geneticamente e diferenciadas quanto à resistência a doenças e pragas, a ciclos vegetativos e exigências de fertilidade do solo;

    ·        Topografia plana do relevo, propícia a mecanização; e

    ·        Clima favorável: chuvas regulares e insolação.

    Resposta: E


ID
1154884
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A administração lusitana na região tornou-se essencialmente uma administração militar, que deveria estar preparada para defender os domínios portugueses de ataques indígenas e espanhóis. A própria criação da capitania de Mato Grosso, em meados do século XVlll, tinha esse propósito.

(ALVEs, Lourembergue. A Capitania de Mato Grosso. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Vol. 58, Cuiabá: IHGMT, 2000, p. 38 -Adaptado).

Entre os setores a seguir, o que possuiu a maior importância no período descrito, sendo o responsável pela ocupação da capitania de Mato Grosso é:

Alternativas

ID
1154887
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Até meados do século XVlll, o atual Estado de Mato Grosso não fazia parte dos domínios territoriais de Portugal. Somente a partir de 1750, com um acordo entre Portugal e Espanha, é que a parte Oeste do territono brasileiro passou a ser dominio portugues, legalmente. O tratado que selou o novo acordo territorial entre os países ibéricos em meados do séculoXVlll é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    O Tratado de Madrid veio substituir o Tratado de Tordesilhas. 

  • PM MT 2022


ID
1154890
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O desmembramento entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocorrido na década de 70 do século XX, foi realizado pelo seguinte Presidente da República do Brasil:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    No dia 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31 dividindo Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul, um processo demorado em que foram levados em consideração aspectos sócio-econômicos, políticos e culturais.


ID
1154893
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Estado de Mato Grosso possui divisas com seis estados brasileiros, bem como faz fronteira com um país sul-americano. Assinale a alternativa que possui o país fronteiriço e dois estados brasileiros limítrofes ao Mato Grosso.

Alternativas
Comentários
  •   a) Paraguai (NÃO), Pará (SIM) e Mato Grosso do Sul (SIM);


      b) Paraguai (NÃO), Amazonas (SIM) e Amapá (NÃO);


      c) Peru (NÃO), Mato Grosso do Sul (SIM) e Roraima (NÃO);


      d) Bolívia (SIM), Tocantins (SIM) e Rondônia (SIM);


      e) Bolívia (SIM), Goiás (SIM) e Roraima (NÃO).


ID
1154896
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com grande extensão territorial, o Estado de Mato Grosso possui também variados aspectos naturais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide o Brasil em cerca de 39 unidades de relevo. Entre as unidades a seguir, a(s) que ocupa(m) a maior extensão do território de Mato Grosso é:

Alternativas
Comentários
  • Planalto e Chapada do Parecis 

    São planaltos que se estendem no sentido leste-oeste, indo do Mato Grosso até Rondônia, caracterizados pela presença de terrenos sedimentares. Suas altitudes atingem cerca de 800m. Apresentam o relevo de chapadas de topo plano que servem como divisores de águas das bacias do Amazonas-Paraguai. 


  • PM MT 2022


ID
1154899
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Estado de Mato Grosso possui cerca de cem Unidades de Conservação, divididas em UC federais, estaduais e municipais. Entre as Unidades de Conservação a seguir, a que se localiza em território mato-grossense é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    b) Parque Nacional Chapada dos Veadeiros: Goiás

    c) Reserva Biológica Santa Isabel: Sergipe

    d) Reserva Extrativista Quilombo do Flexal: Maranhão

    e) Floresta Nacional Caxiuanã: Pará

  • (A) A Estação Ecológica da Serra das Araras é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada nos municípios de Cáceres e Porto Estrela, no estado de Mato Grosso.


ID
1239880
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Capitania de Mato Grosso foi criada pela Coroa portuguesa em
1748. No ano seguinte, a rainha D. Mariana Vitória enviou
instruções ao Capitão-General D. Antonio Rolim de Moura
Tavares.
"Por se ter entendido que Mato Grosso é a chave e o
propugnáculo (...) do Brasil pela parte do Peru, e quanto é
importante por esta causa naquele distrito se faça população
numerosa, e haja forças bastantes a conservar os confinantes em
respeito, ordenei se fundasse naquela paragem uma vila e
concedi diversos privilégios e inserções para convidar a gente que
ali quisesse ir estabelecer-se(...). E me faças presente quais outras
providências serão próprias para o fim proposto de aumentar e
fortalecer a povoação daquele território".

(MENDONÇA. Marcos Carneiro de. Rios Guaporé e Paraguai: primeiras fronteiras
definitivas do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca Reprográfica Xerox, 1985, p.127.)


Assinale a alternativa que descreve corretamente os interesses da Coroa portuguesa referidos na instrução citada e relacionados ao processo de formação da capitania de Mato Grosso.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E

     

    Em função da distância das minas do extremo Oeste da Capitania de São Paulo, a Coroa portuguesa resolveu criar uma nova capitania: a de Mato Grosso. Através da Carta Régia de 9 de março de 1748, foi nomeado para governá-la Dom Antônio Rolim de Moura.

     

    A Coroa portuguesa tinha receio de perder territórios recém conquistados no extremo oeste da colônia, que, pelo Tratado de Tordesilhas não pertenciam a Portugal. Por outro lado, já havia sido assinado, pelos reis de Portugal e Espanha, o Tratado de Madri (1750). Por ele, as terras ocupadas até então seriam respeitadas, legitimando-se as conquistas efetivadas pelos lusitanos. Eis o motivo da coroa portuguesa determinar a fundação de uma nova capital, no vale do rio Guaporé.

  • GABARITO: LETRA E

    A intenção da criação da capitania do MT foi proteger a fronteira. Em 1748 foram dadas as instruções ao Rolim de Moura. Em 1750 o tratado de Madri foi assinado. Em 1752 vem Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital do MT, às margens do Guaporé. Tudo foi plano pra proteger as terras do domínio espanhol, Portugal é esperta filhote.


ID
1239886
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Após a abdicação de D. Pedro I e a instalação do governo regencial, o cenário político do Brasil independente estava polarizado entre setores que disputavam o poder entre si. Na província de Mato Grosso, esta contenda culmina no conflito chamado Rusga, em 1834. Assinale a alternativa que descreve corretamente um aspecto da Rusga.

Alternativas
Comentários
  • Contexto nacional - Período Regencial (1831 a 1840): transição entre 1º e 2º Reinado; ascenção da elite brasileira ao poder; instabilidade política (agitações internas); formação de 3 tendências políticas que disputavam o poder: RESTAURADORES (conservadores, comerciantes e burocratas do estado - defendiam a volta de D. Pedro I); LIBERAIS MODERADOS (grandes proprietários de terra - defendiam manutenção da monocultura, escravidão, etc, tinham maior força política); LIBERAIS EXALTADOS (senhores de terra menos influentes, profissionais liberais, defendiam maior participação política).   ...Revoltas Regenciais 

     

    RUSGA no MT: 1834.

    CONSERVADORES (Sociedade Filantrópica)      X       LIBERAIS - Moderados e Exaltados (Soc. dos zelosos da independência)

    - Portugueses e outros estrangeiros;                          - Elementos da elite burocrática + profissionais liberais + guarda municipal; Objetivo  

    - Defendiam centralização do Poder;                          - Moderados: afastar portugueses dos cargos públicos;

    - Ocupavam a liderança política da província              - Exaltados: mais radicais: expulsão dos portugueses da Província.

    (Antônio Correia da Costa) - monopólio

    comercial, privilégio aos estrangeiros.

     

    A tomada de poder pelos liberais às vésperas da Rusga: Afastamento do conservador Antonio Correia; O conselho da província indica João Poupino Caldas (líder moderado); Estratégia para impedir o movimento armado;

    A eclosão do movimento: (Liberais exaltados) 30/05/1834 sob liderança da guarda nacional, tomada dos quartéis da guarda municipal, tombamento das casas comerciais, saques, assassinato de portugueses. Teve participação da parte mais pobre da população, revoltada com a pobreza e monopólio econômico da elite portuguesa.

    O movimento foi controlados (ajuda de João Polpino Caldas) em setembro de 1834, com a posse de Antônio Pedro de Alencastro - presidente da província nomeado pelas regências.

    (João Polpino Caldas assassinado em 1837, por liberais exaltados, que o acusaram de trair o movimento).

     

    (Anotações da aula do professor Edenilson José de Morais, https://www.youtube.com/watch?v=bZP72ViA86k&index=8&list=WL)

     

     

     

  •  a)

    O conflito foi polarizado entre dois grupos políticos,os liberais da Sociedade dos Zelosos da Independência, e os conservadores


ID
1239904
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o processo de divisionismo que caracterizou a formação territorial e política do Estado do Mato Grosso, analise as afirmativas a seguir.
I. Em 1892, ocorreu uma tentativa separatista de Mato Grosso em relação à República dos Estados Unidos do Brasil, para criar o Estado Livre da República Transatlântica.
II. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o sul do Estado criou uma região autônoma, o Estado de Maracajú.
III. No final da década de 1970, o presidente Ernesto Geisel criou o Estado de Mato Grosso do Sul, após consulta plebiscitária à população.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    III) não houve consulta popular no processo de separação de Mato Grosso

  • Divisão de MT

    1º 1892 - República Transatlântica

    2º 1932 - Estado de Maracaju

    3º - 1977 - Governo Geisel Presidente, por fim, dividiu MT/MS.

  • Sem plebiscito


ID
1239910
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O território mato-grossense é o resultado de transformações sócio-espaciais, em parte decorrentes das principais atividades econômicas desenvolvidas na região Centro-Oeste. A moderna sojicultura foi, desde a segunda metade do século XX, uma das principais causas desse dinamismo.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente um aspecto relacionado às transformações trazidas pela moderna sojicultura mato-grossense.

Alternativas
Comentários
  • reflexões sobre as mudanças ambientais, sociais,

    econômicas e estruturais ocorridas no Estado devido à forma e ao tipo de ocupação

    instalada e, uma pequena abordagem das políticas de desenvolvimento, baseada em

    resultados de pesquisas, fatos ocorridos e revisão bibliográfica. O resultado mostra a

    transformação de uma paisagem diversificada em uma modificada e simplificada

    acompanhada de aparatos agrícolas, altamente tecnificada e mecanizada com presença

    de impactos ambientais significativos. A produção agrícola baseada na inserção

    internacional priorizando a exportação é viabilizada pelos Eixos de Integração e

    Desenvolvimento das BRs 364 e 163 e o sistema multimodal. Apesar da melhoria da

    qualidade de vida e da infraestrutura proporcionada por este desenvolvimento, vários

    problemas sociais são inerentes. Entre eles, a retirada forçada dos pequenos produtores

    rurais para dar lugar às grandes propriedades produtivas e o trabalho escravo ligado à

    gestão ambiental. Enfim, a política de desenvolvimento sustentável, que busca atender

    a necessidade do pobre e o uso do meio ambiente sem comprometer as necessidades das

    gerações futuras, não está sendo respeitada

  •  b)

    A degradação ambiental do bioma cerrado resultou da erosão e da impermeabilização do solo, com o agravamento do fornecimento hídrico em função das exigências de irrigação, entre outros

  • topppppp

     

  • ► O território mato-grossense é o resultado de transformações sócio-espaciais, em parte decorrentes das principais atividades econômicas desenvolvidas na região Centro-Oeste.

    ► A moderna sojicultura foi, desde a segunda metade do século XX, uma das principais causas desse dinamismo.

    ► Assinale a alternativa que caracteriza corretamente um aspecto relacionado às transformações trazidas pela moderna sojicultura mato-grossense:

    (A) A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré tornou o cultivo da soja uma commodity a ser negociada no mercado globalizado. FALSO.

    =====

    ◙ O que tornou o cultivo da soja uma commodity a ser negociada no mercado globalizado foi o estabelecimento de uma cadeia logística baseada:

    • na melhoria da infraestrutura de fazendas;

    • na construção e ampliação de rodovias;

    • construção e ampliação de intermodais;

    • reorganização portuária;

    ◙ É importante frisar que essas melhorias não sanaram por completo os problemas de transporte e logística de commodities como a soja no Brasil, registrando-se ainda inúmeras carências na área de infraestrutura;

    =====

    Fonte: • Rennyer Holanda | TEC;

  • A) Estrada de Ferro Madeira mamoré surgiu em 1907 após o tratado de petropólis, o Brasil comprou o Acre da Bolívia em troca de construir a estrada de ferro, pois o intuito era transportar o látex (borracha) para o atlântico.

    b) ok.

    c) Pantanal fica no Sul do estado do MT. Sorriso fica no Nortão do MT.

    d) O impacto social, com a progressiva colonização das terras do Centro-Oeste com base em um modelo de pequena propriedade familiar, está associado a um projeto de doação de terras 0800 do governo Brasileiro.

    e) No Brasil, a soja foi introduzida pelos japoneses imigrantes que a trouxeram em 1908, mas o Brasil estava com a produção rural voltada para o café, logo a soja não ocupou espaço no século XX.

  • a) Em termos de ferrovia, destaca-se a Ferrovia Norte Brasil (EF-364 ou Ferronorte), que estabelece a ligação com o Sudeste, ao interligar Mato Grosso ao Porto de Santos, em São Paulo. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) A produção de soja se concentra em municípios que apresentam o bioma cerrado. ITEM INCORRETO.

    d) O modelo do agronegócio no Mato Grosso é baseado em latifúndios. ITEM INCORRETO.

    e) Oficialmente, a cultura foi introduzida no Brasil no Rio Grande do Sul em 1914 na chamada região pioneira de Santa Rosa, onde foram iniciados os primeiros plantios comerciais a partir de 1924. Antes, porém, já havia tentativas de plantio, especialmente na Bahia e em Campinas.  ITEM INCORRETO.

    Resposta: B


ID
1239937
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No segundo semestre de 2013, a Usina Hidrelétrica de Sinop foi arrematada, em leilão, por um consórcio, e a expectativa é a expansão da sua capacidade de geração de energia. As alternativas a seguir identificam corretamente a importância desta usina para o desenvolvimento da região, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


    A Usina Hidrelétrica de Sinop está incluída no Plano Nacional de Energia 2030, cujo objetivo é garantir o suprimento de energia, atendendo a expansão da demanda energética em longo prazo.

  • Vinícius, qual a fonte?

  • Material importante envolvendo a questão do PNE 2030, no Estado do MT, bem como toda região centro-oeste: 

    " O BNDES e a questão energética e logística."

    Fonte https://web.bndes.gov.br > jspui > bitstream


ID
1239943
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Como parte das comemorações dos 265 anos de Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Cultura (SEC) decretou, no último dia 22, o tombamento do linguajar cuiabano como patrimônio imaterial do estado. O texto da portaria da SEC destaca que o linguajar cuiabano faz parte da história de Cuiabá e do estado de Mato Grosso e, hoje, muito do falar cuiabano com seu sotaque caiu em desuso por grande parte de seus habitantes, permanecendo com o povo mais antigo e moradores ribeirinhos, que buscam preservar a história de seu sotaque.
(Adaptado de http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/05/linguajar- cuiabano-e-tombado-como-patrimonio-imaterial-de-mato-grosso.html)

Com base na notícia acima, assinale a alternativa que identifica corretamente a importância cultural do tombamento do linguajar cuiabano em abril de 2013.

Alternativas
Comentários
  •  a)

    O tombamento do linguajar cuiabano conserva o conjunto de fonemas, vocabulário e expressões peculiares do modo de falar da região, diferente dos falares do resto do país.

  • GAB. A

    Como parte das comemorações dos 265 anos de , a Secretaria estadual de Cultura (SEC) decretou no último dia 22 o tombamento do linguajar cuiabano como patrimônio imaterial do estado. O modo de falar peculiar da região - com seus fonemas, vocabulário, expressões e detalhes que o distinguem dos falares do restante do país - passa agora a ser protegido pelo poder público do risco de desaparecimento.

    A portaria da SEC foi publicada no Diário Oficial do Estado e tem como resultado prático a tomada de iniciativas, por parte do estado, para registrar o linguajar e fomentar seu uso.

    saiba mais

    De acordo com o texto, o linguajar cuiabano "faz parte da história de Cuiabá e do estado de Mato Grosso e, hoje, muito do falar cuiabano com seu sotaque caiu em desuso por grande parte de seus habitantes, permanecendo com o povo mais antigo e moradores ribeirinhos, que buscam preservar a história de seu sotaque". A portaria enaltece o "cuiabanês" como instrumento de consolidação cultural.


ID
1258219
Banca
FUNCAB
Órgão
PJC-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A paisagem agrícola faz parte de significativa área do Estado de Mato Grosso. Entre as lavouras permanentes a seguir, a que apresentou, em 2012, a maior área colhida, em hectares, segundo o IBGE, foi:

Alternativas
Comentários
  • A lavoura permanente do Mato Grosso que apresentou maior área colhida no ano de 2012 foi o CAFÉ, portanto a resposta é a letra " D".

  • Caros amigos, pelo o que eu entendi devemos nos atentar para o comando da questão que requer a resposta bom base nas alternativas apresentadas, umas vez que o "forte" em plantações no MT em cultivo de grãos é a SOJA e o MILHO. 

    Se estiver errado, corrijam por favor!

     

  • Quando a questão fala área PERMANENTE, seria não cortar o pé da planta. como ocorre na colheita da soja todos os anos em MT.

  • GOIABA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Café

  • Chico Bento latifundiário de goiaba. O maior rival de Blairo Maggi.


ID
1258222
Banca
FUNCAB
Órgão
PJC-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A exploração mineradora expandiu-se para a região onde atualmente está localizada a cidade de Diamantino, distante 184 km de Cuiabá. [...] Os índios Paresi, habitantes do distrito de Diamantino, passaram a fazer parte do contingente de mão de obra escrava que labutava nas minas. Contudo, logo a seguir ao esgotamento das lavras de ouro, no penúltimo quartel do século XIX, um setor se colocou como uma das importantes fontes de riqueza em Mato Grosso, principalmente na porção norte. Esse setor teve a participação dos Paresi como guias e também como trabalhadores efetivos.”
(BIGIO, Elias dos Santos. Cândido Rondon: a integração nacional. Rio de Janeiro: Contraponto - Petrobrás, 2000, p. 23 - Adaptado).

O setor a que o enunciado se refere é:

Alternativas
Comentários
  • O auge da extração o látex em Mato Grosso se deu a partir de 1870 com o avanço da industrialização, em Mato Grosso, a látex podia ser extraído tanto da seringueira, localizada na região norte (vale Amazônico), como da mangabeira, encontrada às margens dos Rios da Bacia Platina.

    Fontes de exploração pós guerra do Paraguai, Latex -> Cana de Açucar -> Pecuária

  • sim, tudo isso ocorreu pos guerra do paraguai com a reintegração da economia mt e entrada de capital estrangeiro..

  • Na economia mato-grossense, a agricultura e a pecuária se sobressaem. A agricultura com a exportação de grãos. A soja é o principal cultivo e produto das exportações. Na época colonial, os principais produtos agrícolas eram a cana-de-açúcar, soja, turismo, algodão, erva-mate, a poaia, e a borracha. A criação de gados era outra comum do período. Atualmente, a borracha natural tem sido foco de incentivos do Governo, que quer agregar valor à borracha produzida no Estado, com beneficiamento e industrialização. 

    Após a mineração citada no excerto apresentado pela banca, a mão de obra foi ocupada na produção de borracha.

    Resposta: E


ID
1258225
Banca
FUNCAB
Órgão
PJC-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Estado de Mato Grosso, em razão de sua localização e de sua vasta extensão territorial, é ocupado naturalmente por diferentes formações vegetais. Assinale a alternativa que indica os três principais biomas que formam o espaço natural de Mato Grosso.

Alternativas
Comentários
  • QUE VENHA O IBGE!

    A) Caatinga, Mata de Cocais e Pantanal. -- ERRADO, pois a mata dos cocais só existe na região nordeste, entre os estados do CE, PI e MA.

    B) Cerrado, Restingas e Araucária. -- ERRADO, pois a mata de araucária é peculiar da região do Sul do Brasil, entre os estados do PR, SC e RS

    C) Mata de Araucária, Cerrado e Pradarias. -- Idem a letra B, além disso as pradarias são específicas do RS

    D) Amazônia, Pradarias e Caatinga. -- Idem a parte final da letra C

    E) Pantanal,Amazônia e Cerrado. -- CORRETO. O Pantanal se localiza no sul do MT, a Amazonia ao norte e o cerrado é o bioma predominante no MT. Gabarito letra E

  • Mato Grosso tem representação de três biomas brasileiros no seu território:

     

     Amazônia: é o mais abrangente, com 480.215 Km2 (53,6%); ocupa a porção norte do estado com vegetação predominantemente florestal (floresta ombrófila, florestas estacionais, campinarana florestada).

     

    Cerrado: ocupa 354.823 km2 (39,6%) e a menor área é do Pantanal, com 60.885 km2 (6,8%). O Cerrado, na porção central do estado, reúne formações florestais (cerradão, florestas estacionais) e principalmente savânicas (cerrado, campo cerrado, campo limpo, campo de murundus). Em Mato Grosso é o Cerrado o bioma mais devastado, com 56% (35/62) com mais de 2.000 km2 de vegetação substituída por agricultura e pastagens

     

     Pantanal: no sul do estado, é o bioma com menor representação em área. Formações florestais com grande diversidade de espécies ou monodominantes, como o Cambarazal (Vochysia divergens), o Paratudal (Tabebuia aurea), estão associadas com outras savânicas. Atualmente este é o bioma menos desmatado em sua totalidade, embora em quatro dos seus cinco municípios a remoção da vegetação seja superior a 3.000 km2. O município mais preservado é Curvelândia, com aproximadamente 287 km2 desmatados.

     

    Fonte: http://www.coisasdematogrosso.com.br/mato-grosso/biomas/

     

  • Todo matogrossense de verdade sabe essa questão sem precisar estudar! 

  • Pantanal,Amazônia e Cerrado.

  • ESSA É PRA NÃO ZERAR A PROVA rsrsrsrs.

  • Biomas do MT: PAC

    Pantanal

    Amazônia

    Cerrado

    LETRA E

  • Mato Grosso abriga três dos principais biomas do país:

    Amazônia;

    Cerrado: 58% do cerrado nativo do estado já foi substituído pelo cultivo de soja e algodão;

    Pantanal: O Pantanal é a maior área alagada do mundo e a maior diversidade animal e vegetal na parte sul de Mato Grosso. Em 2001, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

    Resposta: E


ID
1258228
Banca
FUNCAB
Órgão
PJC-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na linha de sucessão ao governo do Estado de Mato Grosso, após a divisão política e territorial, oficializada pela Lei Complementar nº 31, de 11 de outubro de 1977, ocupou a cadeira de chefe do Poder Executivo, no Estado, durante o período compreendido entre 1979 e 1983, o seguinte político:

Alternativas
Comentários
  • lista de todos os governadores de MT 

    do Período Colonial - Período Imperial e Período Republicano (1889-2017)

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_governadores_de_Mato_Grosso

  • Frederico Carlos Soares Campos, de 15 de março de 1979 à 15 de março de 1983. Resposta letra "E".

  • eu moro aqui e nem sabia, quem acertou esta.


  • Na linha de sucessão ao governo do Estado de Mato Grosso, após a divisão política e territorial, ocupou a cadeira de chefe do Poder Executivo, no Estado, durante o período compreendido entre 1979 e 1983, Frederico Carlos Soares Campos, que sucedeu a Cássio Leite de Barros. Já durante o processo de divisão, José Garcia Neto era o governador do Mato Grosso.

    Resposta: E


ID
1322902
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Dos tempos do Império à sua divisão político-administrativa nos anos 1970, a região pertencente ao estado do Mato Grosso foi marcada por períodos de prosperidade e declínio econômico. É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra C


  • a) está errado devido seculo - o qual naverdade foi sec. XVIII

  •  a) a descoberta do ouro, no século XIX, provocou grande procura pela região, desconcentrando a economia das atividades agrícola e pastoril.

    --> a descoberta do ouro se deu no início do século XVIII

     

     b)a exploração da borracha na Amazônia, iniciada em fins do século XIX, em nada contribuiu para alterar o panorama da economiamato-grossense.

    --> o auge da borracha se deu no final do século XIX com o avanço da industrialização, que trouxe grande incremento à economia local

     

    c)a crise da mineração impulsionou a criação de gado ao sul de Mato Grosso, onde também foi explorada a erva-mate nativa em fins do século XIX. CORRETA 

     

    d)a Guerra do Paraguai não afetou a economia da região, em fase de grande prosperidade desde a Independência do Brasil, apesar da diminuição da população ativa.

     

     e) a política de interiorização do governo de Getúlio Vargas e a criação de Brasília não trouxeram desenvolvimento econômico para a região, que permaneceu ainda, por décadas, isolada do restante do país.

  • Achei que na letra C fosse ao norte do estado


ID
1322905
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Do período Colonial até o período que antecedeu o Segundo Reinado, os portugueses enfrentaram grandes dificuldades para se manterem na região do atual estado doMato Grosso. Emrelação ao assunto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Não houve tolerancia com os indios, nem com os negros. Houve opressão por parte da coroa portuguesa para ambos.

  • Negros rebelados = quilombos que foram destruídos a mando dos portugueses (Ex.: Quilombo do Piolho). Houve sim grandes ofensivas contra os negros rebelados

  • O colega José está correto. Nunca existiu a capitania de Cuiaba. 

    Antes tínhamos a capitania de SP que foi desmembrada, criando-se no mesmo ato as capitania de MT e GO. 

    Há duas alternativas corretas.

  • Capitania do Mato Grosso, não de Cuiabá...

  • A letra C está correta também , questão que cabe recurso
  • Houve a capitania de Mato Grosso, desconcentrada da Capitania de São Paulo. Notadamente, a alternativa C também se apresenta corretamente.

  • história do brasil

    negro poupado?

    Pode marcar.


ID
1322908
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Localizado na região Centro-Oeste do país, o Mato Grosso é o terceiro Estado brasileiro em superfície. É correto afirmar que o Estado:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Contém reservas minerais como Calcário em Nobres, Cassiterita ( Estanho) Colniza, ouro ( Poconé)o e diamante (Juina)

    Não é populoso

    As indústrias são baseadas nos produtos como :

    Textil (Rondonopolis)

    Grãos (Rondonópolis)

    Arroz ( Sinop)

    Leite (Araputanga)

    Carne (MirassoldOeste)



  •  Contudo, a concentração fundiária em Mato Grosso é das mais altas do país, inferior somente àquela verificada em Alagoas, se observados os dados do IBGE de 2006. Os 20 municípios que apresentam maior concentração do estado estão principalmente no Pantanal e no norte do estado. No primeiro caso, a concentração é explicada pela predominância da pecuária altamente extensiva; no segundo, são municípios de ocupação mais recente, com muitos latifúndios e onde ainda é corrente o processo de incorporação das terras às atividades produtivas 

    google

     

  • Por que não pode ser a C?

  • poderia ser a letra C:

    é quase totalmente revestido por vegetação do Cerrado

    vegetação de floresta equatorial

    cerrado

    pantanal: transição, não há um tipo de vegetação especifico é variado

  • o enunciado da questao fico muito vago, poderia ser a C

  • LETRA C

    é quase totalmente revestido por vegetação do Cerrado ERRADA

    , ocupando cerca de 40% da área do Estado mato-grossense,, que ocupa 10% da área do estado e por fim, a , que ocupa os outros 50% do território do Estado (EMBRAPA, s.d.)

  • Em Mato Grosso, o cerrado cobre 38,29% de todo o território. Localizado principalmente nas depressões de Alto Paraguai - Guaporé, o sul e o sudeste do planalto dos Parecis e ao sul do paralelo 13º, até os limites de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso é um estado privilegiado em termos de biodiversidade. É o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

    Fonte: Geografia MT

    http://www.mt.gov.br/geografia

  • a)     O estado conta com reservas minerais para exploração. ITEM INCORRETO.

    b)     Apresenta estrutura fundiária bastante concentrada. ITEM INCORRETO.

    c)      O estado conta também com presença de pantanal e floresta amazônica. ITEM INCORRETO.

    d)     ITEM CORRETO.

    e)     O estado não é um dos mais populosos do país. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D


ID
1399813
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Funai estima que 69 grupos estejam isolados

A Funai estima que haja no país 69 grupos isolados, espalhados principalmente pelos Estados da Amazônia Legal – Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins e parte do Maranhão. Há indícios de um grupo que viveria nas proximidades da cidade de Cavalcante, em Goiás.

Segundo o Coordenador-Geral do Departamento de Índios Isolados da Funai, há nove grupos que estão mais vulneráveis às ações predatórias.

( Folha de S. Paulo 2 de jun. de 2008.Adaptado.)

As ações predatórias referidas no texto são promovidas por:

Alternativas
Comentários
  • c

    madeireiros.

  • Extração de madeira é a principal causa atritos com as comunidades indigenas.

  • a) fiscais federais ERRADO

     b)outras etnias indígenas. ERRADO

     c) madeireiros. CERTO

     d) policiais armados. ERRADO

  • gabarito Letra C

     

    Tocantins é um estado que vem sendo povoado com maior intensidade desde a década de 70 principalente por projetos de colonização do Estado. O estímulo às atividades agrícolas foram fundamentais para o desenvolvimento econômico da região que além da expressiva produção de arroz e milho é um dos grandes produtores de soja transgênica do país. O avanço da fronteira agrícola com frentes pioneiras envolvem 3 atividade: extração ilegal da madeira, pecuária e produção de soja. O aumento da demanda por terras faz seus valores aumentarem e a disputa por áreas são muitas vezes violentas e a grilagem é uma prática comum. Os principais conflitos que a fronteira agrícola em expansão estimulou foi entre madeireiros e indígenas e fazendeiros com movimentos como o MST.

  • A Amazônia brasileira é lar para um grande número de tribos isoladas, mais do que em qualquer outro lugar no mundo. Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), acredita-se que existam pelo menos 100 grupos de índios isolados na parte brasileira da floresta amazônica.

    A decisão desses índios de não manter contato com outras tribos e não-índios é quase certamente resultado de anteriores encontros desastrosos e da contínua invasão e destruição de sua floresta.

    Por exemplo, os grupos isolados que vivem no estado do Acre são provavelmente os sobreviventes do boom da borracha, quando muitos índios foram escravizados.

    Nas profundezas da floresta amazônica no Brasil vivem tribos que não têm contato com o mundo exterior. Madeireiros ilegais e fazendeiros estão invadindo suas terras e trazendo doenças. Eles não sobreviverão, a menos que isso pare.

  • Segundo Elias Biggio, coordenador-geral do Departamento de Índios Isolados da Funai, há nove grupos que estão mais vulneráveis às ações predatórias, como os ataques de madeireiros. Eles estão em reservas em Mato Grosso, próximo à divisa com o Amazonas.

     

     

    Letra C. 

  • Gaba: C

    Dizem que dinheiro não dá em árvore, mas para os madeireiros dá sim. E dá e muito!!

  • Por causa dessa e de outras questões kkkk, meus tios são todos concursados kkkkk

  • madeireiros

  • Geralmente são posseiros/madereiros e empresários ruralistas com os quais os Índios enfrentam problemas.

  • Não tem nem texto de apoio. Além de não ser G/H do Amapá. O jeito é interpretar a questão pela "bagagem" (de conhecimento) que a gente carrega.

  • Atualmente têm também os garimpeiros

  • Os madeireiros são uma das principais ameaças à integridade das terras indígenas.

    Resposta: C


ID
1455115
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A presença de escravos africanos, em Mato Grosso, é decorrente do desenvolvimento da mineração, a partir da primeira metade do século XVIII. Desde o começo, a escravidão foi acompanhada por diversas modalidades de resistência ao trabalho compulsório, entre as quais a fuga e a organização de quilombos.

Assinale a opção que indica os dois quilombos mato-grossenses mais importantes dos séculos XVIII e XIX.

Alternativas
Comentários
  • Principais quilombos no MT:

    => Piolho ou Quaritere - região Guaporé, próximo ao Rio Piolho - entre 1.770 e 1771. Comandado pelo Rei João Piolho e Tereza e Benguela.

    => Cansanção ou Rio Manso - estrada de paratinga, no sopé da Serra Azul.

  • A resitencia negra no estado de mato grosso, foi marcada, pela queima de plantações, suicidio, infanticidio, fugas e formação dos quilombos. 

    A respeito dos quilombos, podemos destacar os seguintes:

    1) Quilombo do Piolho ou Quaritere: Formado no Vale do Guaporé, liderado por Tereza de Benguela, após a morte de seu marido José Piolho.

    Como se sabe, o Vale do Guaporé se localiza, proximo à antiga capital do estado (Vila Bela de Santissima Trindade). 

    Este quilombo teve fim quando João Albuquerque Pereira e Caceres, formou uma bandeira militar, para destruir o quilombo e resgatar os negros fugitivos.

    2) Quilombo do Manso ou do Cansanção: Teve sua formação mais acentuada durante a guerra do paraguai, quando alem de negros, soldados desertores buscaram abrigo naquele local. Situava-se na chapada. 

  • LETRA B

    Quaritere, msm coisa q piolho

    cansação msm coisa q rio manso

  • Só pra não esquecer: o quilombo do Piolho também é chamado de Quariterê, enquanto o da Cansação também é chamado de Rio Manso.

    Resposta: B


ID
1455118
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a opção que descreve corretamente um dos objetivos da Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas (CLTEMTA), mais conhecida como Comissão Rondon (1907-1915).

Alternativas

ID
1455121
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação ao ICMS Ecológico (ICMS-E) do Estado de Mato Grosso, analise as afirmativas a seguir.

I. A Unidade de Conservação (UC) é uma das referências, juntamente a outros critérios ambientais, para o cálculo do ICMS-E.

II. A presença de Territórios Indígenas (TI) é um dos parâmetros para determinar a atribuição de recursos oriundos do ICMS-E.

III. Os municípios que desrespeitam a legislação de preservação das Unidades de Conservação são taxados com esse tributo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. A Unidade de Conservação (UC) é uma das referências, juntamente a outros critérios ambientais, para o cálculo do ICMS-E.

    II. A presença de Territórios Indígenas (TI) é um dos parâmetros para determinar a atribuição de recursos oriundos do ICMS-E.


ID
1455124
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre as unidades geomorfológicas do Estado de Mato Grosso, analise as afirmativas a seguir.

I. A chapada do Guimarães é formada por terrenos cristalinos recobertos parcialmente por lavas vulcânicas fortemente erodidas.

II. O planalto e a chapada dos Parecis estendem-se no sentido leste-oeste, exercendo a função de divisor de águas entre a Bacia Amazônica e a do rio Paraguai.

III. O Pantanal mato-grossense é uma extensa planície de acumulação, com topografia plana, na qual, durante o verão, o fluxo das águas que vertem para o rio Paraguai supera sua capacidade de escoamento.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • II. O planalto e a chapada dos Parecis estendem-se no sentido leste-oeste, exercendo a função de divisor de águas entre a Bacia Amazônica e a do rio Paraguai.

    III. O Pantanal mato-grossense é uma extensa planície de acumulação, com topografia plana, na qual, durante o verão, o fluxo das águas que vertem para o rio Paraguai supera sua capacidade de escoamento.

  • I.​ Incorreto: A Chapada dos Guimarães é formada por rochas metamórficas, sedimentares e vulcanossedimentares. Sua história geológica inicia-se no Pré-Cambriano e vai até o Cenozóico.

    As rochas metamórficas constituem o Grupo Cuiabá, de idade estimada em 1.500 m.a., com base em datação radiométrica. Sua litologia é constituiída de sucessões de camada meta-areníticas ou conglomeráticas e zonas de filitos ardosianos. Apresentam-se fortemente dobradas segundo eixos orientados para NE-SO.

     

    Disponível em: http://www.chapadadosguimaraes.com.br/reopaleo.htm . Acessado em: 10.12.16


ID
1606654
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O que se denominou “Marcha para o Oeste” foi

Alternativas
Comentários
  • d) 

    Marcha para o Oeste foi feita pelo governo de Getúlio Vargas para incentivar o progresso e a ocupação do Centro-Oeste, que organizou um plano para que as pessoas migrassem para o centro do Brasil,[1] onde havia muitas terras desocupadas. Esse movimento ficou conhecido como Marcha para o Oeste.

  • Letra D

    O projeto do governo Getúlio Vargas no período do Estado Novo, para integrar e desenvolver o interior do Brasil, inclusive o estado de Mato Grosso. Ficou conhecido como Marcha para o Oeste.

  • finalidade ocupar territorios desocupados, e evitar ocupações estrangeiras em tempos de guerras.

  •  d)

    o projeto do governo Getúlio Vargas no período do Estado Novo, para integrar e desenvolver o interior do Brasil, inclusive o estado de Mato Grosso.

  • Marcha para o Oeste foi a versão BR do que aconteceu nos EUA. Foi nesse período que surgiu a expressão "na minha época isso aqui era tudo mato".


ID
1606657
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia atentamente o artigo primeiro do Decreto-Lei N.º 1.164, de 1º de abril de 1971.

São declaradas indispensáveis à segurança e ao desenvolvimento nacionais, na região da Amazônia Legal, definida no artigo 2º da Lei nº 5.173, de 27 de outubro de 1966, as terras devolutas situadas na faixa de cem (100) quilômetros de largura, em cada lado do eixo das seguintes rodovias, já construídas, em construção ou projeto (BRASIL, 1971).

O referido artigo está sucedido de uma longa lista das rodovias federais construídas, em construção ou projetadas pelo Governo Federal no momento de sua publicação. Com base nessas informações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Esse decreto-lei não teve qualquer impacto sobre o estado de Mato Grosso.

( ) Esse decreto-lei transferiu para a competência da União parte significativa das terras devolutas do território mato-grossense.

( ) A elite política mato-grossense contestou tal medida evitando perder a competência sobre as referidas terras devolutas.

( ) Nessas terras devolutas em Mato Grosso, o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) aprovou dezenas de projetos de colonização.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • ( f     )  Esse decreto-lei não teve qualquer impacto sobre o estado de Mato Grosso.

    (   v   )  Esse decreto-lei transferiu para a competência da União parte significativa das terras devolutas do território mato-grossense.

    (  f    )  A elite política mato-grossense contestou tal medida evitando perder a competência sobre as referidas terras devolutas.

    (  v    )  Nessas terras devolutas em Mato Grosso, o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) aprovou dezenas de projetos de colonização.

  • "Terras devolutas" = terra devolvida ou a ser devolvida ao Estado.

     

    Esse decreto declara como terras devolutas as situadas na faixa de 100 km de largura em cada lado do eixo de rodovias na Amazônia Legal.

    Áreas do MT atingidas:

    BR-364 - Trecho Cuiabá - Vilhena - Pôrto Velho, na extensão aproximada de 1.000 Km;

    BR-165 - Trecho Cuiabá - Cachimbo - Santarém, na extensão aproximada de 1.320 Km;

    BR-070 - Trecho Rio Araguaia - Cuiabá, na extensão aproximada de 470 Km;

    BR-158 - Trecho Barra do Garças - Xavantina - São Felix do Araguaia, na extensão aproximada de 650 Km. 

    Art. 3º As posses legítimas, manifestadas por morada habitual e cultura efetiva, sobre porções de terras devolutas situadas nas faixas de que trata o artigo 1º, serão reconhecidas pelo INCRA nos termos dos artigos 11e 97 do Estatuto da Terra.

     

    Essas terras foram incluídas, a partir de então, entre os bens da União. Em 1977- Lei 6.431 de 11/07/1977 o governo autoriza a doação, por intermédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), para a expansão ou implantação de cidades, vilas e povoados - processo de colonização.


ID
1606660
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a sociedade mato-grossense durante o período colonial, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão diz respeito as povos que integravam os quilombos. Os quilombos se proliferaram na região do mt, tanto no período colonial, quanto no período imperial. A população dos quilombos era bastante heterogênea, não era formado somente pelos negros. Eram formados por; Negros fugitivos Mestiços Indígenas E brancos pobres, que engrossavam as fileiras. Estabeleciam até relações comerciais.

  • Letra A

    Homens livres pobres, escravos e índios aproximavam-se e mantinham relações de ajuda mútua e solidariedade.

    Por ocasião da presença da capital ” Vila Bela da Santíssima Trindade” a região do vale do rio Guaporé foi onde houve maior concentração dessas aldeias de escravos fugitivos. O quilombo do Piolho ou Quariterê, no final do século XVIII, localizado próximo ao rio Piolho, ou Quariterê, reuniu negros nascidos na África e no Brasil, índios e mestiços de negros e índios (cafuzos). José Piolho, provavelmente foi o primeiro chefe do quilombo. Depois, assumiu o poder sua esposa, Teresa. Esse quilombo foi dizimado pela bandeirada comandada por Francisco Pedro de Melo, em 1791. No local do quilombo do Piolho, após sua destruição a mando do capitão-general João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, foi organizada uma aldeia ” a Aldeia da Carlota ” que visava o interesse português em garantir a posse da terra num local tão isolado.

     

    http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=185

  • e militares desertores- complemento ao comentario lindomar carvalho

  • Ajuda mútua e solidariedade em qual lugar....só se for na Suíça, na Dinamarca...pq aqui tá difícil

  • Não raro era encontrar brancos pobres e indígenas nos quilombos durante o período colonial


ID
1606663
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assim se denominam os torneios hípicos que se constituíram num dos mais populares folguedos em Mato Grosso, notadamente em Cuiabá, Poconé, São Luís de Cáceres e Porto Esperidião. [...] Foi uma diversão popular que conservou vestígios das lutas medievais, preservada pelos povoadores de Mato Grosso, que imitaram os celebrados torneios que o feudalismo desenvolveu. [...] Caracteriza-se como as guerras entre mouros e cristãos.

(LOUREIRO, R. Cultura Mato-Grossense: Festas de Santos e outras tradições. Cuiabá, MT: Entrelinhas, 2006.)

O texto faz referência às

Alternativas
Comentários
  • o texto faz referência às Cavalhadas.

  • A manifestação é comumente associada a famosos episódios da história e da literatura universal, como a Guerra de Tróia e As Cruzadas. Cavalos e cavaleiros ricamente ornamentados competem ao som do repique de uma “caixa”. A Cavalhada acontece todos os anos durante a Festa de São Benedito, em junho e além do embate entre os exércitos Mouros e Cristãos, a Cavalhada tem ainda o Baile dos Cavaleiros, a Festa da Iluminação (com espetáculo pirotécnico), a Dança dos Mascarados, siriri e cururu e é encerrada com um grande show popular.

     

  • cavalhada de Poconé e realizada no município de Poconé no mês de junho e uma das maiores manifestação articitas e cultural do Estado de Mato Grosso,e é uma batalha entre mouros e cristãos,uma encenação cheia de provas e um colorido exuberante.


ID
1606666
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A vegetação do estado de Mato Grosso varia de acordo com a localização geográfica. Sobre o assunto, analise as assertivas.

I - Ao sul da capital, Cuiabá, a vegetação encontrada originalmente era o cerrado, com características e biodiversidade próprias. Porém, com o avanço da agricultura, grande parte da área antes coberta pelo cerrado transformou-se em plantações principalmente de soja ou algodão.

II - Ao norte do Estado encontra-se o Pantanal, com predominância de vegetação com árvores altas e raízes profundas, sendo utilizado pela pecuária intensiva.

III - No sudoeste do Estado predomina a vegetação de transição caracterizada pela presença de gramíneas. A prática da queimada otimiza a produção de feijão e algodão em larga escala.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Norte Amazônia, Oeste/Sudoeste Pantanal.

     

  • Ao sul da capital, Cuiabá, a vegetação encontrada originalmente era o cerrado, com características e biodiversidade próprias. Porém, com o avanço da agricultura, grande parte da área antes coberta pelo cerrado transformou-se em plantações principalmente de soja ou algodão.

  • Cerrado na metade leste,

     Floresta Amazônica a noroeste,

     Pantanal a oeste.

  • letra C alternativa correta

  • I – ITEM CORRETO.

    II – O Pantanal está localizado no sul do estado. ITEM INCORRETO.

    III – No Sudoeste do estado há presença de floresta. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • que questao dificil

  • O norte do Estado com o bioma pantanal?

    Talvez eu esteja equivocado, mas conforme os meus estudos o bioma predominante naquela área é a Amazônia e o pantanal encontra-se no lado sul do Estado.

  • C

    I - Ao sul da capital, Cuiabá, a vegetação encontrada originalmente era o cerrado, com características e biodiversidade próprias. Porém, com o avanço da agricultura, grande parte da área antes coberta pelo cerrado transformou-se em plantações principalmente de soja ou algodão.

    Apesar de discordar do segundo periodo da acertiva. Região sul predomina mais a pecuária do que agricultura.


ID
1606669
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC) envolve municípios com estreitas ligações. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O município de Santo Antônio do Leverger está em processo de conurbação com a capital.

( ) Nossa Senhora do Livramento exibe sólidas relações socioeconômicas e culturais com o município de Várzea Grande.

( ) A centralização da oferta de bens e serviços está nos municípios de Rosário Oeste e Acorizal.

( ) Várzea Grande possui população reduzida e dispersa, apresentando baixa taxa de urbanização, e crescimento urbano em direção ao município de Poconé.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D de DaDo.

  • Ótimo comentário.

  • Governo sanciona lei e cria a 1ª Região Metropolitana do Estado

    O governador Blairo Maggi sancionou nesta quinta-feira (28.05), a Lei Complementar 359/2009 que cria a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC), de autoria do deputado Estadual Sergio Ricardo. A primeira região metropolitana de Mato Grosso é composta em seu núcleo pelos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger e em seu entorno pelos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste. A região metropolitana é definida pelo agrupamento de municípios vizinhos, integrantes do mesmo complexo geoeconômico e social com características de conurbação, que possuam vínculos sócio-econômicos e deslocamento permanente da população entre as cidades por exigência de acesso a trabalho, educação, emprego e saúde, por exemplo.

  • Conurbação é a unificação da mancha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas. Contudo, o surgimento de uma não é necessariamente vinculado ao processo de conurbação.

    A criação da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC), conforme a Constituição Estadual, levou em consideração os municípios limítrofes, em processo de conurbação, integrantes do mesmo complexo geoeconômico e social, que exige planejamento integrado, com organização e execução compartilhadas das funções públicas de interesse comum. A RMVRC representa nova organização regional do Estado e reúne os seguintes municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger.

    - Várzea Grande possui a segunda maior população do estado do MT.

  • Mata pela última opção sendo a única falsa. Várzea Grande é um polo urbano e econômico.


ID
1606672
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre características do modelo da ocupação demográfica e econômica da Amazônia Legal, que inclui parte do estado de Mato Grosso, considere:

I - Níveis significativos de desmatamento, resultante de múltiplos fatores, tais como a abertura de estradas, o crescimento das cidades, a ampliação de pecuária, a acelerada exploração madeireira e a crescente agricultura mecanizada.

II - Desenvolvimento econômico resultante do elevado contingente industrial via ocupação das áreas urbanas que incluem as Áreas de Reserva Legal.

III - Dinâmica ligada ao mercado de exportação impulsionada pela alta rentabilidade das principais atividades econômicas, como a extração madeireira, a pecuária e a produção de grãos.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que a questão foi anulada?


ID
1607566
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre as relações de Dom Aquino Corrêa com o Estado Novo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Em 1917, foi indicado pelo governo de Venceslau Brás como elemento conciliador e eleito governador de Mato Grosso

  • As relações de Dom Aquino Corrêa com o Estado Novo foram de proximidade e aliança política.

  • A capacidade de articulação política, a qualidade de orador experiente e as posições conservadoras no interior da Igreja Católica abriram perspectivas de aproximação com o governo de Getúlio Vargas a partir de 1930. A relação do campo religioso e com o campo político no regime varguista tornou a figura de dom Aquino bastante conhecida nacionalmente. Sua simpatia pelo Estado Novo (1937-1945) ficou patente nos inúmeros discursos proferidos no período, em que abertamente elogiava o estreitamento de relações entre a Igreja e o regime político em vigor.

     

    Fonte: http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/CORREIA,%20Aquino.pdf

  • Nem sabia, mas só de saber que religião está, em sua maior parte, envolvida com a política, chutei a B...

  • Fragmento retirado do artigo : Os posicionamentos do Arcebispo de Cuiabá, D. Francisco de Aquino Corrêa, e a defesa do patriotismo cristão (Jérri Roberto Marin, Diálogos v. 20 n. 3 (2016), 155-172)

    Para D. Aquino, a posse de Vargas marcou o fim de um período de trevas e foi o resultado da intervenção da providência divina a fim de salvar o país e reintroduzir Deus na sociedade. A vitória reacendia a “esperança patriótica” de irradiar-se no Brasil o espiritualismo religioso ao ser extinto o “Estado leigo e ateu” (CORRÊA, 1985b. p. 150, 145). A “revolução triunfante” de Vargas representava o fim de três “males capitais”: o “enfraquecimento do princípio de autoridade, a carência de lei constitucional e a infiltração comunista” (CORRÊA, 1985b. p. 129-130). Abolir a Constituição de 1889 representava o fim de uma “afronta a Deus e à Pátria”, pois não reconhecia que a maioria da população brasileira era católica, sendo necessário reafirmar essa proeminência na legislação e na vida pública. (CORRÊA, 1985b. p. 132). O Governo Provisório, ao permitir o ensino religioso nas escolas públicas, por meio do decreto de 30 de abril de 1931, confirmava a união entre os poderes espiritual e temporal ao promover uma “revolução espiritual” a fim de salvar o Brasil. O ensino religioso seria um meio de defender o país de tudo que o pudesse ameaçar a sua integridade (CORRÊA, 1985b. p. 136, 145). Como decorrência, a Igreja Católica apresentava-se como colaboradora do Estado para defender os valores nacionais, para garantir a coesão da sociedade e para combater os inimigos.

    D. Aquino defendia que a missão patriótica, espiritualista, regeneradora e de reconstrução política de Vargas iria “salvar o país” e tinha de ser apoiada pelos católicos. Opor-se a ela significava ser impatriótico, pois significaria defender a “anarquia comunista” (CORRÊA, 1985b. p. 146-150, 156). A Constituição de 1934 era saudada como instituidora de uma nova situação política da religião, que orientaria os destinos nacionais (CORRÊA, 1985b. p. 154). Com a instalação do Estado Novo, em 1937, não houve nenhuma reação da hierarquia eclesiástica, evidenciando o apoio a Vargas e a colaboração entre os dois poderes. Na Carta Pastoral Coletiva, publicada por ocasião do Primeiro Concílio Plenário Brasileiro, em 1939, a hierarquia eclesiástica exortava os fiéis a serem patriotas e a obedecerem às autoridades civis, contribuindo assim para a “reconstrução de um Brasil melhor” (BEOZZO, 1984, p. 325).

    Em 1937, a carta pastoral Deus e pátria, de D. Aquino, justificava a instalação do Estado Novo e manifestava um otimismo com relação a Getúlio Vargas, pois ele iria irradiar o “espiritualismo religioso no Brasil” (CORRÊA, 1985b, p. 129-130). 

  • A simpatia de dom Aquino Correa pelo Estado Novo (1937-1945) ficou patente nos inúmeros discursos proferidos no período, em que abertamente elogiava o estreitamento de relações entre a Igreja e o regime político em vigor.

    Resposta: B


ID
1607569
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a Guerra da Tríplice Aliança, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) As forças inimigas foram vencidas pela aliança militar entre mato-grossenses e paraguaios. Issos está errado, pois a Tríplice Aliança é formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai, contra o Paraguai.

     b) A numerosa população de Dourados e Nioaque evitou a invasão inimiga. Toda afirmativa está errada, primeiro, a população dessas cidades eram pequenas, não eram populosas como São Paulo e segundo, o Paraguai invadiu o terrítorio e dizimou seus habitantes.

    c) A Província de Mato Grosso precariamente militarizada foi facilmente atacada pelas forças inimigas. Mato Grosso no período imperial tinha seu terrítório total pelos estados conhecidos como: Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Essas terras eram utilizado para exploração de materiais preciosos, agropecuária e outros, porém com grande influência de São Paulo. E no momento estava pouco protegida. Alternativa correta.

    d) Mato Grosso do Sul perdeu grande parte de seu território ao Sul e ao Leste para os invasores. Essa questão é uma pegadinha, realmente no território do Mato Grosso do Sul atual, foi invadido e perdeu grande parte do seu território, pela invasão do Paraguai ao Brasil, porém, no período imperial esse território era Mato Grosso, não Mato Grosso do Sul.

  • <>

    Canal You Tube Mestres da História

    A melhor vídeo aula sobre a Guerra do Paraguai.


ID
1607572
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Pela forma como se deu o crescimento econômico e demográfico de Mato Grosso no século XX, surgiu a situação inusitada de existirem duas regiões distintas no mesmo Estado, com pouca articulação econômica entre si e “duas capitais”, dificultando as relações políticas internas e extravasando para o cenário nacional.


(ARAUJO, V. de C. Paz sob fogo cerrado. (1945-2002). Cuiabá: EdUFMT, 2012.)


O problema de que trata o texto foi enfrentado por grupos políticos de Mato Grosso e por agências federais em meados da década de 70 do século XX. Como consequência, ocorreu

Alternativas
Comentários
  • a criação do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Lei Complementar N.º 31, de 11 de outubro de 1977. 

  • LETRA A

    separação do MT/MS - 1977


ID
1607575
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A falta de força policial disponível tem sido sério obstáculo à dispersão e extinção dos quilombos nas cabeceiras do rio Manso. Trato, porém, de meios de batê-los e extingui-los inteiramente, prendendo os escravos fugidos, desertores e criminosos que ali se acham.


(Relato de Chefe de Polícia Interino da Província de Mato Grosso, Ernesto Júlio Bandeira de Melo, ao

Conselheiro Barão de Três Barras, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Justiça. Cuiabá,

29 de março de 1871, fl.5v. Citado por SIQUEIRA, E. M. História de Mato Grosso. Da ancestralidade

aos nossos dias. Cuiabá, Entrelinhas, 2002.)


A partir da leitura do texto acima, analise as afirmativas.


I - Existiram quilombos em Mato Grosso.


II - Escravos fugidos foram tratados como criminosos.


III - Não havia escravidão em Mato Grosso


IV - Resolver os problemas provocados pelas fugas de escravos era responsabilidade exclusiva dos Proprietários de Engenhos.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    I - Existiram quilombos em Mato Grosso. 

    II - Escravos fugidos foram tratados como criminosos.

  • Gabarito letra D para os não assinantes. 

     

    I - Existiram quilombos em Mato Grosso. Como por exemplo os quilombos do Piolho ou Quariterê e o Cansanção.

     

    II - Escravos fugidos foram tratados como criminosos. Certo, eles eram vistos como propriedades , símbolos de poder. 

     

    III - Não havia escravidão em Mato Grosso - Falsa - se Havia quilombos, como não haveria escravos, acredito que a escravidão ocorreu em todos os Estados brasileiros

     

    IV - Resolver os problemas provocados pelas fugas de escravos era responsabilidade exclusiva dos Proprietários de Engenhos. Falsa, a responsabilidade também cabia aos capitães generais, como por exemplo o capitão João de Albuquerque de Melo Pereira e Cárcere foi o responsável por detruir o quilombo do Piolho. 

  • imagina voce estudar pra cacete e aparecer uma questão dessas

  • I – ITEM CORRETO.

    II – ITEM CORRETO.

    III – Havia escravidão em Mato Grosso. ITEM INCORRETO.

    IV – O Estado também se envolvia na questão da captura de negros fugidos. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D


ID
1607578
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre aspectos da Geografia Física do estado de Mato Grosso, assinale a afirmativa INCORRETA

Alternativas
Comentários
  •  d)

    O clima no estado caracteriza-se como temperado com variações na direção sul, chegando a atingir temperaturas elevadas devido às massas de ar frequentes nos meses de agosto e setembro.  

    Você errou! Resposta: d

    Responder

  • Alguem pode me explicar por que a Floresta Amazonica é classificado como "Equatorial" ?

  • Thiago, ela é considerada uma floresta equatorial por estar próxima da linha do equador e, por isso, possuir as características para tal:

     Floresta Equatorial é um tipo de formação florestal localizado nas regiões equatoriais, na Zona intertropical, ou seja, próximas à Linha do Equador. A floresta apresenta temperaturas acima de 25°C, altas taxas de precipitação pluviométrica e elevadas taxas de umidade relativa do ar. Caracteriza-se pela baixa amplitude térmica e pelas chuvas de convecção, sendo que as altas temperaturas das regiões de clima equatorial provocam um intenso processo de evapotranspiração, ascensão do ar úmido, resfriamento nas altitudes mais elevadas, condensação e precipitação.
    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/brasil/floresta-equatorial.htm

  • O clima predominante no estado de Mato Grosso é o Tropical Superúmido, característica do clima amazônico, que possui as estações seca e chuvosa. (Minhas anotações)

     

    "O estado de Mato Grosso apresenta sensível variedade de climas. Prevalece o tropical super-úmido de monção, com elevada temperatura média anual, superior a 24º C e alta pluviosidade (2.000mm anuais); e o tropical, com chuvas de verão e inverno seco, caracterizado por médias de 23°C no planalto. A pluviosidade é alta também nesse clima: excede a média anual de 1.500mm."

    Fonte: Embrapa e IBGE

     

    (Disponível em: . Acessado em: 10.12.2016)

  • Achava que o Planalto dos Parecis dividia somente as bacias do Rio Amazonas e Platina.

  • Eu bem que sei kkkkkkkkkkk os termometros marcam 40 graus mas a sensação é de 60 kkkkkkkkkkkkkkk

  • LETRA D

    FALSO.

    O clima não é temperado, mas sim tropical super úmido!

  • a) ITEM CORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) No Brasil, clima temperado é aquele que está abaixo do Trópico de Capricórnio, o que não é o caso do Mato Grosso, estado que tem a prevalência do clima tropical super-úmido de monção. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • Letra D

    o clima predominante é tropical, lembrando que o inverno é seco e verão chuvoso.


ID
1607581
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um dos principais atrativos turísticos do estado de Mato Grosso. Sobre esse local, analise as afirmativas.


I - Integra a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, protegendo as cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Mato-grossense, apresenta cachoeiras e cavernas que atraem turistas para o local.


II - No parque predomina a vegetação de florestas e as principais atrações resultam do relevo da região, de baixa altitude e elevada latitude, que forma atrativos como o canyon denominado Portão do Inferno.


III - O córrego da Salgadeira está localizado na parte baixa dos contrafortes da Chapada, sua denominação deve-se aos antigos viajantes que ali salgavam a carne e expunham ao sol para secar; a carne de sol integra a tradição cultural mato-grossense até os dias atuais.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • II - No parque predomina a vegetação de florestas e as principais atrações resultam do relevo da região, de baixa altitude e elevada latitude, que forma atrativos como o canyon denominado Portão do Inferno. ERRADA

    PREDOMINA A VEGETAÇÃO DE CERRADO NÃO FLORESTA 

  • Pegadinha do item II foi trocar altitude e latitude.

     

    Altitude baixa é no pantanal, e o estado todo está em baixa latitude (distância/proximidade do equador);

     

     

  • Só nos resta a letra C

  • não predomina floresta e sim Cerrado.

  • I – ITEM CORRETO.

    II – O Parque é uma área natural do Cerrado brasileiro, segundo maior bioma do país e que abriga grande parte das nascentes dos grandes rios brasileiros (Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco). ITEM INCORRETO.

    III – ITEM CORRETO.

    Resposta: C

  • I - Correta

    II - No parque predomina a vegetação de florestas e as principais atrações resultam do relevo da região, de baixa altitude e elevada latitude, que forma atrativos como o canyon denominado Portão do Inferno

    II - No parque predomina a vegetação de CERRADO e as principais atrações resultam do relevo da região, de ELEVADA altitude ...

    III - Correta


ID
1607584
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As áreas urbanas do estado de Mato Grosso se consolidaram de diferentes formas durante o processo de expansão da fronteira agrícola. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Até o início dos anos 1970, o perímetro urbano de Cuiabá não tinha sofrido alterações significativas; apenas nas décadas seguintes, e para suportar a explosão demográfica e a pressão da população residente e migrante, o poder público delimitou áreas urbanas e de expansão.


( ) A transformação do aspecto urbano de Várzea Grande, nos anos 1970 e 1980, foi possível em face da disponibilização de lotes urbanos, antigas terras devolutas municipais e do aumento do número de loteamentos.


( ) Cáceres se destacou durante os anos 80 do século XX, pelos avanços na produção de grãos na fronteira agrícola e pelo expressivo aumento da área urbana, o que acarretou demandas na infraestrutura como saneamento básico e habitação.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Cáceres é no pantanal, tem gado e não grãos.

  • Qual é a certa?

  • Somente a II é falsa; Resposta: B

  •  b)

    V, V, F  

  • Cáceres não tem saneamento básico até hoje kkkk
  • Sobre a ampliação urbana de Cuiabá é só se lembrar da criação do CPA.

  • Só por questão de curiosidade, a cidade de Cáceres é a única cidade da América latina que possui frigorífico de jacaré.

    Retificação 29/01/22 > O frigorífico de Cáceres foi embargado pelo Ministério Público. O maior frigorífico de Jacaré LEGAMENTE desde 2017 é Corumbá-MS.

  • (V ) Até o início dos anos 1970, o perímetro urbano de Cuiabá não tinha sofrido alterações significativas; apenas nas décadas seguintes, e para suportar a explosão demográfica e a pressão da população residente e migrante, o poder público delimitou áreas urbanas e de expansão.

    ( V) A transformação do aspecto urbano de Várzea Grande, nos anos 1970 e 1980, foi possível em face da disponibilização de lotes urbanos, antigas terras devolutas municipais e do aumento do número de loteamentos.

    (F ) Cáceres se destacou durante os anos 80 do século XX, pelos avanços na produção de grãos na fronteira agrícola e pelo expressivo aumento da área urbana, o que acarretou demandas na infraestrutura como saneamento básico e habitação.

  • I – ITEM VERDADEIRO.

    II – ITEM VERDADEIRO.

    III – Cáceres, na região do pantanal, não é produtora de grãos, sendo a pecuária a sua principal atividade econômica. ITEM FALSO.

    Resposta: B


ID
1607587
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

[...] a discussão da sua constituição veio desde a década de 50. A primeira proposta foi do ano de 1952 e mostrava uma área cinco vezes maior do que é hoje. Sua criação ocorreu em 1961. Os interesses imobiliários mato-grossenses se posicionaram contra a sua constituição. Foram realizadas sucessivas divisões no projeto [...]. A área contemplou a territorialidade integral de algumas etnias, mas deixou fora parcelas significativas de território tradicional de povos que lá habitavam. Os Panará, Ikpeng, Kindsedge e os Caiabi perderam territórios na sua ida para o local [...].


(Adaptado de http://www.axa.org.br/anexo/no-ponto-sociedade/. Acesso em 18/05/2015.)


O texto retrata a criação

Alternativas
Comentários
  •  O texto retrata a criação do Parque Indígena do Xingu. 

  • Se você soubesse o significado do artigo, publicado pelo site 'AXA' = associação XINGU araguaia, saberia que o texto se refere a "criação do Parque Indígena do Xingu".
     

    Parte do trecho, também se refere ao processo de desbravamento dos Irmãos Villas Boas:
    Nela participaram os irmãos Villas-Boas, que começaram como trabalhadores e terminaram liderando a expedição. Na expedição existia também um interesse estratégico em relação à rota aérea Rio de Janeiro / Manaus / Miami. Queriam se instalar bases da FAB que ajudassem na navegação nesse percurso: Aragarças, Xavantina, Jacaré (no parque), Cachimbo e Jacarecanga. Vale a pena ressaltar que a ocupação não se deu por conta da expedição e sim posteriormente nos anos 70 com a abertura das estradas BR163 (oeste da bacia) e BR158 (leste da bacia).

  • Grandes obras de infraestrutura, como estradas e ferrovias, também apresentam uma grave ameaça para a integridade do território e dos povos que ali vivem. O projeto de ferrovia Ferrogrão, a EF-170, por exemplo, pretende cortar as bacias dos rios Xingu e Tapajós, passando rente à fronteira oeste do TIX. Ainda, a implementação de lotes da rodovia federal BR-242, a apenas 12 quilômetros da fronteira sul do TIX, pode impactar os principais rios que formam o Xingu e eliminar importantes remanescentes florestais da região.

    Apesar de ser da grandiosidade do PIX, nem todas as etnias da região conseguiram manter a integralidade de suas terras, como podemos observar no texto apresentado pela banca.

    Resposta: A


ID
1624918
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade por Antônio Rolim de Moura pode ser entendida como

Alternativas
Comentários
  • Primeira capital de Mato Grosso, a pequena Vila Bela da Santíssima Trindade é um dos municípios com maior potencial turístico de Mato Grosso.

    No centro de Vila Bela, estão as ruínas de uma catedral do período colonial. Ela é um símbolo da cidade e constitui o marco de uma historia que começa em 1752 .Naquela época, a descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé fez com que Portugal se apressasse em povoá-la, temendo que os vizinhos espanhóis fizessem o mesmo. Foi, então, criada aCapitania de Mato Grosso e sua capital instalada em 19 de marçode 1752 com o nome de Vila Bela da Santíssima Trindade. 

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Bela_da_Sant%C3%ADssima_Trindade

  • D Isso né?

  • Apenas Complementando.

    A fundação dessa capital, ocorreu em 1752, dois anos após a assinatura do tratado de madri, fimado por potugal e espanha, que tinha como um principio "uti possideti", que significa, quem ocupa tem a posse. 

    Em função disso, e vendo o território matogrossense como uma terra prospera (extração de ouro), portugal que ja dominava e ja havia fundado a vila de cuiaba, optou por construir a cidade de vila bela de santissima trindade, mais proxima do oeste, para povoar e garantir a posse daquela fronteira, tendo em vista que assim garantiria para si todo o território matogrossense.

  • Chiquitiano: grupo indígena que habita a região mato-grossense com a Bolívia. No território brasileiro chega a ter uma população de 2000 habitantes.

     

    Fonte: Renata Bortoletto Silva

  • estratégia da Coroa portuguesa para assegurar os territórios a oeste de Tordesilhas para si. 

  • Gabarito letra D para os não assinantes

     

    A coroa portuguesa tinha medo de perder os territórios recém conquistados, que pelo Tratado de Tordesilhas não pertenciam a Portugal. Havia sido assinado o tratado de Madri (1750), o qual rezava que as terras ocupadas até então seriam respeitadas, legitimando-se as conquistas efetivadas pelos portugueses. Por isso, a Coroa determinou a fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade por Rolim de Moura em 1752, a primeira capital mato-grossense, nas margens do rio Guaporé. 


ID
1624921
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Mato Grosso também conheceu a escravidão africana. O uso dessa mão de obra era símbolo de poder em todo o Império. Sobre a presença dos negros escravizados em Mato Grosso, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vila Belala da Santíssima Trindade foi criada, em 1752, para ser a capital da capitania de Mato Grosso e ao redor da vila capital desenvolveram-se arraiais dedicados à mineração, e para trabalhar nas minas foram adquiridos escravos negros. De modo geral, esses escravos, ao fugir de seus senhores dirigiam-se para locais de difícil acesso, dando origem a quilombos. Isto posto, o objetivo da pesquisa é levantar documentação que, juntamente com a devida análise bibliográfica, permita analisar a periodicidade das fugas, os locais de quilombos, o comércio de escravos para a capitania, e os registros sobre presença negra em território castelhano. A documentação básica consiste nos “Anais de Vila Bela” e em documentação manuscrita pertencente ao Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. 

    fonte: http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S25.1216.pdf
  • Letra D.

    A sociedade mato-grossense conheceu escravos do eito, de ganho e domésticos, como era comum em todo o Império.(Certa)

    Letra C está errada por causa da palavra exclusivamente. A mão de obra africana em Mato Grosso, dado o seu alto custo, foi utilizada exclusivamente nas plantações de cana dos grandes engenhos. Mas deve salientar que a coroa preferia usar a mão de obra escrava indigena no local devido seu baixo custo e a grande quantidade de tribos.

  • Gabarito: D

     

    escravos de eito: moravam nas fazendas, residindo nas senzalas.

    escravos de ganho: ligados à venda da produção dos senhores e residiam nos núcleos urbanos.

    escravos domésticos: se dedicavam exclusivamente às tarefas das casas dos senhores.

  • A sociedade mato-grossense conheceu escravos do eito, de ganho e domésticos, como era comum em todo o Império.

  • Gabarito letra D para os não assinantes. 

     

    Desconfie sempre de questões que restrinjam de mais (preste atenção nas partes sublinhadas das letras :A/B/C).

     

     a)  Em razão do alto custo dos escravos africanos e do baixo poder econômico de Mato Grosso, foram raros os registros de posse dessa mão de obra.

    Incorreta. Os escravos eram propriedades dos seus senhores e registrados. O preço dos escravos africanos e o poder econômico dos seus proprietários não eram empecilhos para seu registro como propriedade. 

     

    b) Em Mato Grosso, o uso dos “negros da terra” restringiu o interesse pelo uso da mão de obra africana às atividades de ganho. 

    Incorreta. Os negros também trabalhavam na mineração, na agricultura e junto aos serviços domésticos. Os negros da terra eram como chamavam os índios. 

     

     c A mão de obra africana em Mato Grosso, dado o seu alto custo, foi utilizada exclusivamente nas plantações de cana dos grandes engenhos.

    Incorreta. Os negros exerciam atividades diversas, também trabalhavam na mineração, na agricultura, junto aos serviços domésticos, condução de tropas etc

     

     d) A sociedade mato-grossense conheceu escravos do eito, de ganho e domésticos, como era comum em todo o Império.

    certinha, é o gabarito

     


ID
1624924
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Poeta, nascido em Cuiabá em 1916, teve seu trabalho reconhecido nacionalmente muito tarde, já nos anos 1980. Ganhou vários prêmios literários importantes, inclusive dois prêmios Jabuti. Foi considerado por Carlos Drummond de Andrade como o “maior poeta vivo” brasileiro. Faleceu em 13 de novembro de 2014. De que artista mato-grossense trata o texto?

Alternativas
Comentários
  • Letra C. 

    Manoel de Barros.

    Uma das varias obras:

    Tratado geral das grandezas do ínfimo

    A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei.
    Meu fado é o de não saber quase tudo.
    Sobre o nada eu tenho profundidades.
    Não tenho conexões com a realidade.
    Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
    Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).
    Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
    Fiquei emocionado.
    Sou fraco para elogios.

  • Biografia de Manoel de Barros

    Manoel de Barros (1916-2014) foi um poeta brasileiro. Foi um dos principais poetas contemporâneos. Autor de versos nos quais elementos regionais se conjugavam a considerações existenciais e uma espécie de surrealismo pantaneiro.

    Manoel Wenceslau Leite de Barros (1916-2014) nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, no dia 19 de dezembro de 1916. Estudou em colégio interno em Campo Grande. Publicou seu primeiro livro de poesias, “Poemas Concebidos Sem Pecados”, em 1937. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou bacharel em Direito, em 1941.

    Manoel de Barros foi um poeta espontâneo, um tanto primitivo, que extraía seus versos da realidade imediata que o cercava, sobretudo a natureza. Mostrava-se distante do rótulo de “Jeca Tatu do Pantanal”, que lhe tentaram impingir. Na verdade, ele tinha uma formação cosmopolita, pois viveu no Rio de Janeiro, viajou para a Bolívia e o Peru, conheceu Nova York e era familiarizado com a poesia modernista francesa.

    A partir de 1960 passou a se dedicar a sua fazenda no pantanal, onde criava gado. Sua consagração como poeta se deu ao longo das décadas de 1980 e 1990. Recebeu o Prêmio da Crítica/Literatura, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Recebeu o Prêmio Jabuti de Poesia, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, pela obra “O Guardador de Águas”.

    Manoel de Barros publicou mais de vinte livros, entre eles, “Face Imóvel” (1942), “Poesias” (1946), “Compêndio Para Uso dos Pássaros” (1961), “Gramática Expositiva do Chão” (1969), “Matéria de Poesia” (1974), “O Guardador de Águas” (1989), “Livro Sobre Nada” (1996), “Retrato do Artista Quando Coisa” (1998), “O Fazedor de Amanhecer” (2001), e “Portas de Pedro Vieira” (2013).

  • GAB.: C

    Manoel Wenceslau Leite de Barros (Cuiabá, 19 de dezembro de 1916 — Campo Grande, 13 de novembro de 2014). 

    Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabutis e foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Foi considerado o maior ou um dos maiores poetas do Brasil, sendo um dos mais aclamados da contemporaneidade nos meios literários. Enquanto ainda escrevia, Carlos Drummond de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros. Sua obra mais conhecida é o "Livro sobre Nada" de 1996.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manoel_de_Barros

  • Gabarito letra C para os não assinantes

     

    Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, no dia 19 de dezembro de 1916, filho do capataz João Venceslau de Barros e Alice Pompeu Leite de Barros. Passa boa parte de sua infância em um colégio interno em Campo Grande.

    Em 1937, publica seu primeiro livro de poesias, "Poemas Concebidos Sem Pecados". No decorrer de sua carreira, lança mais de 20 livros, dentre os quais destacam-se: Compêndio Para Uso dos Pássaros (1961), Gramática Expositiva do Chão (1969), Matéria de Poesia (1974), O Guardador de Águas (1989), Retrato do Artista Quando Coisa (1998) e O Fazedor de Amanhecer (2001).

    Além disso, recebe os prêmios Orlando Dantas (1960), Fundação Cultural do Distrito Federal (1969). Nestlé (1997), Cecília Meireles (1998) e Academia Brasileira de Letras (2000), entre outros.


ID
1624930
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre os aspectos econômicos do estado de Mato Grosso, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a B seja a menos errada, porém o termo correto seria agronegócio.

     

    O setor primário sozinho está longe de ser o maior formador do PIB do estado, porém gera demanda ao setor industrial e de serviços.

     

  • Letra B

    A agropecuária é a principal atividade econômica e se caracteriza pela alta rentabilidade na exportação de commodities e liderança na produção de grãos. O que caracteriza grande devastação de areas sem necessidade, uso indiscriminado de defencivos, monopolio, agricultura familiar abandonada, rios sem vida, falta de investimentos em outros setores. Hoje MT é um estado da elite, como sempre foi.

  • Em termos gerais, algumas características que determinam uma commodity são:

    Produtos de origem primária;

    Grande importância mundial;

    Pequeno grau de industrialização;

    Produção em larga escala;

    Comercialização mundial;

    Qualidade e características uniformes de produção, sem diferenciação de marca;

    Podem ser estocadas sem perda de qualidade.

  • A questão está errada. Em que pese a fortíssima influência da agropecuária como atividade econômica, o setor terciário, como em qualquer estado de maioria populacional urbana, é a principal atividade economica de Mato Grosso. Contudo a letra b é a menos errada.
  • o.O

  • Gabarito Letra B

    Setor Primário= agricultura, extração mineral, etc.

    Setor Secundário= industrialização.

    Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos.

    Bons Estudos!

  • A -O maior contingente populacional reside nas áreas rurais onde se encontra a maior oferta de emprego, o que reflete as consequências do estilo de desenvolvimento adotado. - ERRADA - O campo é altamente automatizado

    B -A agropecuária é a principal atividade econômica e se caracteriza pela alta rentabilidade na exportação de commodities e liderança na produção de grãos. CERTA - Mato Grosso é o celeiro do Brasil.

    C - Devido à alta produtividade e à moderna tecnologia, o setor industrial lidera as exportações direcionadas ao mercado asiático. - ERRADA - o foco é a agropecuária

    D - O rebanho bovino do Estado é pouco expressivo com a utilização de mão de obra especializada em larga escala. ERRADA - Primeiro porque não condiz com a realidade e segundo, porque se é pouco expressivo, não seria mão de obra em larga escala.

  • a)     Em todos os estados brasileiros, a população urbana é maior que a população rural. ITEM INCORRETO.

    b)     ITEM CORRETO.

    c)      O agronegócio é o maior responsável pelas exportações do estado. ITEM INCORRETO.

    d)     A criação de gado é uma das principais atividades econômicas do estado. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B


ID
1624933
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Mato Grosso é um estado com grande parte da população procedente de outros estados do país. Sobre o assunto, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A abertura dos grandes eixos rodoviários, especialmente a BR-163, Cuiabá-Santarém, foi um marco representativo da efetiva implantação dos projetos de colonização. Como consequência, ocorreu a multiplicação de novos municípios nas áreas de fronteira agrícola.


( ) Na década de 90 do século XX, na microrregião de Colíder, predominou a emigração de nordestinos seduzidos principalmente pelo enriquecimento fácil que o garimpo prometia.


( ) Durante o processo de expansão da fronteira agrícola, o estado poderia ser dividido, grosso modo, em duas porções: o norte, compondo uma área de maior dinamismo demográfico, e o sul, formando uma área mais consolidada e com menores taxas de incremento demográfico.


( ) Enquanto a população de localidades no extremo sul, como Alta Floresta e Alto Araguaia, cresceu a taxas elevadíssimas nos anos 90, nas regiões mais ao norte isso não ocorreu, com exceção de Cáceres e Campo Verde, que cresceram a taxas superiores a 2% ao ano.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o ouro se refere a Pontes e Lacerda. Colíder é na região da amazônia, é onde caiu o Boing da Gol que se colidiu com o Legacy.

  • Seu Saraiva! O senhor por aqui?
  • Letra C

    A abertura dos grandes eixos rodoviários, especialmente a BR-163, Cuiabá-Santarém, foi um marco representativo da efetiva implantação dos projetos de colonização. Como consequência, ocorreu a multiplicação de novos municípios nas áreas de fronteira agrícola. CERTA

    Durante o processo de expansão da fronteira agrícola, o estado poderia ser dividido, grosso modo, em duas porções: o norte, compondo uma área de maior dinamismo demográfico, e o sul, formando uma área mais consolidada e com menores taxas de incremento demográfico.CERTA

     

  •  

    Furion . 30 de Novembro de 2016, às 23h47   -     Seu Saraiva! O senhor por aqui?  

    →  kkkk Gostei

  • Boing da Gol não caiu em Peixoto de Azevedo Seu Saraiva?

  • "Na década de 90 do século XX, na microrregião de Colíder, predominou a emigração de nordestinos seduzidos principalmente pelo enriquecimento fácil que o garimpo prometia". ERRADO

    Na verdade trata-se de imigração (entrada no território), destaca-se que a imigração foi nos anos 80, seduzidos pelo garimpo.

    Porém, nos anos 90 deu-se a emigração (saída), devido a queda da atividade garimpeira.

    Fonte: Nova apostilas para concursos públicos.


ID
1624936
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado de Mato Grosso apresenta em seu espaço territorial áreas naturais protegidas. Sobre esses locais, analise as afirmativas.


I - Na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, é permitida a permanência da população cuja base econômica reside basicamente na extração de látex de seringa, coleta de castanha, óleo de copaíba e produção de artesanato.


II - No município de Cotriguaçu, estão localizados o Parque Estadual Igarapés do Juruena, o Parque Nacional do Juruena e a Terra Indígena Escondido, onde reside o povo indígena Rikbaktsa.


III - O Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense abrange toda a área do pantanal brasileiro e abriga as etnias indígenas Kabixi e Xavante.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA - III - O Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense abrange toda a área do pantanal brasileiro e abriga as etnias indígenas Kabixi e Xavante.

    Justificativa: o parque do Pantanal abrange apenas uma área do Pantanal, difere-se do Pantanal: O Pantanal por sí só, é uma área extensa, que

    Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão, altitude média de 100 metros.

    Pois é o PANTANAL é gigante: Está situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano).

    Alto Pantanal = fica no Mato Grosso

    Baixo Pantanal ou região aquidauana = fica no Mato Grosso do Sul.

     

  • Gabarito Letra A

     

    Examinador deu um Ctrl +c =+ Ctrl+ v dos sites: 

     

    Questão I - Em relação à Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, cujos ocupantes podem ocupar a área como se fossem donos, mas sem poderem vender as terras, o estado disse que foi levada em consideração a conservação dos recursos naturais por meio da exploração autossustentável pela população tradicional que vive ali.  Essas comunidades vivem basicamente da extração de látex de seringa, coleta de castanha, coleta de óleo de copaíba, produção de artesanato, e se alimentar de peixe, caça, roça de subsistência e criação de animais.

    Pelo decreto, a Estação Ecológica Rio Roosevelt teve os limites expandidos de 53,7 mil hectares para 96,9 mil hectares e perímetro de 150 km. A Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt aumentou de 138 mil para 164 mil hectares.

     

    http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/04/governo-de-mt-recua-e-volta-ampliar-unidades-de-conservacao.html

     

     

    Questão II - Examinador deu um Ctrl +c =+ Ctrl+ v do site: 

    http://amazonia.org.br/2015/07/cotrigua%C3%A7u-inicia-a%C3%A7%C3%B5es-de-preven%C3%A7%C3%A3o-a-queimadas/

     

    Cotriguaçu abriga uma extensa região florestal, com cerca de 80% ainda preservada, onde ficam localizadas importantes unidades de conservação: parte do Parque Nacional do Juruena, o Parque Estadual Igarapés do Juruena e o Território Indígena do Escondido, onde vive o povo Rikbaktsa. Além dessas áreas protegidas, há os Projetos de Assentamento de Nova Cotriguaçu, do Juruena e Cederes, onde moram 2.033 famílias de agricultores familiares, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Assuntos Fundiários.

     

     

  • O comentário mais útil que vão ler sobre essa questão... O Gabarito é letra A.

  • I - ITEM CORRETO.

    II - ITEM CORRETO.

    III - O Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense abrange apenas uma parte da área do pantanal brasileiro. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A

  • III - O Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense abrange toda a área do pantanal brasileiro e abriga as etnias indígenas Kabixi e Xavante. Errada.

    Vai pela lógica, Xavantes ficam na porção mais a leste do estado. Lembrar de Nova Xavantina (município a norte de Barra do Garça).


ID
1624939
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As características naturais do estado de Mato Grosso são constantemente impactadas pelas atividades econômicas desenvolvidas. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A)

    O Bioma Cerrado é composto por árvores baixas com troncos retorcidos, folhas e cascas grossas, além de uma vasta vegetação rasteira formada por capins nativos e arbustos; a ocorrência de incêndios devido às técnicas de manejo agropecuário pode ocasionar múltiplos danos à vegetação, à fauna e à saúde humana. CERTA

     B)

    Há no estado nascentes das três maiores bacias hidrográficas do país, cujas principais fontes de poluição resultam, entre outros fatores, dos esgotos domésticos, despejos industriais e das águas do retorno de irrigação. CERTA

     C)

    A planície mato-grossense é formada por chapadões com a função de divisores de águas de importantes bacias hidrográficas cujas Áreas de Preservação Permanentes encontram-se intocadas. ERRADA (não é planície é planalto e as APP não encontram se intocadas).

     D)

    O Bioma Pantanal é recoberto por uma vegetação característica com predominância do Cerrado cujo desmatamento para estabelecimento de pastagens cultivadas pode levar à perda de áreas nativas e da biodiversidade. CERTA

  • Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. 

    c) A planície mato-grossense é formada por chapadões com a função de divisores de águas de importantes bacias hidrográficas cujas Áreas Preservação Permanentes encontram-se intocadas.

  • é uma questão até engraçada. Onde no Brasil há algo intocado gente?! hahahahaa

    resposta: letra C.

  • Na primeira alternativa, gostaria de saber, desde quando cupim compõe vegetação!?
  • LETRA C

    Intocável só o aumento dos políticos.

  • a) ITEM CORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) Os chapadões estão localizados no planalto. Ademais, mesmo as Áreas de Preservação Permanente do estado, um dos mais desmatados do país, não estão “intocadas”. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    Resposta: C

  • intocada, somente a minha vaga. Pra cima !!

  • intocada são os investimentos na segurança que fica pior a cada ano.


ID
1794655
Banca
FUNCAB
Órgão
SUPEL-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Decreto-lei nº 5.812 (13 de setembro de 1943) criou o Território Federal do Guaporé, com partes desmembradas do(s) seguinte(s) estado(s):

Alternativas
Comentários
  • letra E
    Art. 1º São criados, com partes desmembradas dos Estados do Pará, do Amazonas, de Mato Grosso, do Paraná e de Santa Catarina, os Territórios Federais do Amapá, do Rio Branco, do Guaporé, de Ponta Porã e do Iguassú

  • Guaporé atual Rondônia. Por sinal o nome Mato Grosso originalmente se refere a uma região no noroeste do estado e do atual estado de Rondônia.

     

  • Porque o nome de Mato Grosso?
    Quem nos dá tal resposta é José Gonçalves da Fonseca, em seu trabalho escrito por volta de 1780, Notícia da Situação de Mato Grosso e Cuiabá, publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de 1866, que assim nos explica a denominação Mato Grosso.

                                                          [...] se determinaram atravessar a cordilheira das Gerais de oriente para poente;

                                                         e como estas montanhas são escalvadas, logo que baixaram a planície da parte oposta

                                                         aos campos dos Parecis (que só tem algumas ilhas de arbustos agrestes), toparam com

                                                         matos virgens de arvoredo muito elevado e corpulento que entrando a penetrá-lo o foram

                                                         apelidando Mato Grosso: e este é o nome que ainda conserva todo aquele distrito.

    Dessa forma, ainda em 1754, vinte anos após descobertas as Minas do Mato Grosso, pela primeira vez o historico dessas minas foi relatado num documento oficial, onde foi alocado o termo Mato Grosso, e identificado o local onde as mesmas se achavam. Todavia, o historico da Câmara de Vila Bela não menciona porque os irmãos Paes de Barros batizaram aquelas minas com o nome de Mato Grosso.

     

    A Rainha D. Mariana Vitória, ao nomear Dom Antonio Rolim de Moura Tavares como Primeiro Capitão General, em Carta Patente de 25 de setembro de 1748,
    assim se expressa em as suas famosas Instruções, que lhe determinariam as orientações para a administração da Capitania, em especial os tratos com a fronteira do reino espanhol. Assim nos dá o documento:

                             [...] fui servido criar uma Capitania Geral com o nome de Mato Grosso

                             [...]

                             1° - [...] atendendo que no Mato Grosso se querer muita vigilância por causa

                             da vizinhança que tem, houve por bem determinar que a cabeça do governo

                             se pusesse no mesmo distrito do Mato Grosso [...];

                             2° - Por ter entendido que no Mato Grosso é a chave e o propugnáculo do sertão do Brasil [...].

    E a partir daí, da Carta Patente e das Instruções da Rainha, o governo colonial mais longínquo, mais ao oriente em terras portuguesas na América, passou a se chamar de Capitania de Mato Grosso, tanto nos documentos oficiais como no trato diário por sua própria população. Logo se assimilou o nome institucional Mato Grosso em desfavor do nome Cuiabá. A vigilância e proteção da fronteira oeste eram mais importantes que as combalidas minas cuiabanas. A prioridade era Mato Grosso e não Cuiabá.

  • Criado pelo Presidente Getulio Vargas no dia 13 de setembro de 1943 através do Decreto nº 5.812, sua área territorial foi composta por parte dos estados do Amazonas e do Mato Grosso. 

  • DECRETO-LEI Nº 5.812, DE 13 DE SETEMBRO DE 1943. Cria os Territórios Federais do Amapá, do Rio Branco, do Guaporé, de Ponta Porã e do Iguassú.

  • Antiga Guaporé, hoje Rondônia.

    Am e Mato Grosso.

  • Questão muito boa.

  • Durante a Segunda Guerra Mundial, o Decreto-lei nº 5.812 (13 de setembro de 1943) criou o Território Federal do Guaporé, com partes desmembradas dos seguintes estados do Amazonas e Mato Grosso. A partir de 1956, essa região seria conhecida como Território Federal de Rondônia. Este é o antigo nome, portanto, do atual estado de Rondônia.

    Resposta: E

  • Art. 1º São criados, com partes desmembradas dos Estados do Pará, do Amazonas, de Mato Grosso, do Paraná e de Santa Catarina, os Territórios Federais do Amapá, do Rio Branco, do Guaporé, de Ponta Porã e do Iguassú.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, o Decreto-lei nº 5.812 (13 de setembro de 1943) criou o Território Federal do Guaporé, com partes desmembradas dos seguintes estados do Amazonas e Mato Grosso. A partir de 1956, essa região seria conhecida como Território Federal de Rondônia. Este é o antigo nome, portanto, do atual estado de Rondônia.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!


ID
1804189
Banca
FMP Concursos
Órgão
CGE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado do Mato Grosso insere-se no domínio morfoclimático em que predominam verões chuvosos e invernos secos. A vegetação dominante é composta por dois estratos: um arbóreo-arbustivo e outro herbáceo-arbustivo. O estado do Mato Grosso pertence ao domínio morfoclimático conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Letra C
    O estado do Mato Grosso insere-se no domínio morfoclimático em que predominam verões chuvosos e invernos secos. (Clima tropical semiúmido)

    A vegetação dominante é composta por dois estratos: um arbóreo-arbustivo e outro herbáceo-arbustivo.(O cerrado não se comporta como uma vegetação caducifólia, mas sim como semicaducifólia.)
    O estado do Mato Grosso pertence ao domínio morfoclimático do cerrado.

    Não confundir com BIOMAS Amazônia é o mais abrangente, com 480.215 Km2 (53,6%), o Cerrado ocupa 354.823 km2 (39,6%) e a menor área é do Pantanal, com 60.885 km2 (6,8%)

  • Formado pela própria vegetação de cerrado, nesta área encontram-se as formações de chapadas ou chapadões como a Chapada dos Guimarães e dos Veadeiros, a fauna e flora ali situada, são de grande exuberância, tanto para pontos turísticos, como científicos. Vale destacar que é da região do cerrado que estão três nascentes das principais bacias hidrográficas brasileiras: a Amazônica, a São-Franciscana e a Paranáica.
    Localizado na região central do Brasil, o Domínio Morfoclimático do Cerrado detém uma área de 45 milhões de hectares, sendo o segundo maior domínio por extensão territorial. Incluindo neste espaço os Estados: do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Tocantins (parte sul), de Goiás, da Bahia (parte oeste), do Maranhão (parte sudoeste) e de Minas Gerais (parte noroeste). Encontrado ao longo de sua área cidades importantes como: Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Palmas e Montes Claros.

  • domínios Morfoclimáticos do Brasil e suas características:

     

    Domínio Amazônico:

     

    Localização: estados do Amazonas, Pará, Acre e áreas do norte dos estados de Rondônia e Mato Grosso, além da região oeste do Maranhão.

    Características principais: floresta equatorial; clima úmido e quente; presença da planície amazônica, além de planaltos e depressões nas áreas de borda; presença da Bacia Amazônica com grande quantidade de rios e elevado volume de água.

     

    Domínio do Cerrado

     

    Localização: região central do Brasil. Estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso (área central), Mato Grosso do Sul (áreas central e nordeste). Minas Gerais (faixa centro-oeste), Maranhão (sul) e Rondônia (faixa centro-sudeste).

    Características principais: clima tropical; vegetação de cerrado; solos pouco férteis em grande parte do domínio; presença de depressões e planaltos. A Chapada dos Guimarães é um dos destaques do relevo deste domínio.

     

    Domínio Roraima-Guianense

     

    Localização: toda área central do estado de Roraima.

    Características principais: clima equatorial semiúmido; vegetação de campos e cerrados; presença de depressões e planaltos; dependendo da área, a fertilidade do solo varia de baixa para alta.

     

    Domínio da Caatinga

     

    Localização: área central da região Nordeste. Quase todo território do Ceará (exceto faixa litorânea); regiões centro-oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe; grade parte da região centro-oeste da Bahia; sudeste do Piauí.

    Características principais: clima semiárido; vegetação típica da caatinga, presença de depressões, solos secos e de baixa profundidade.

     

    Domínio das Araucárias

     

    Localização: região sul do Brasil. Presente nas áreas centrais dos estados do Paraná Santa Catarina, além da área norte do Rio Grande do Sul.

    Características principais: clima subtropical; vegetação subtropical (Mata de Araucária); presença de rios perenes.

     

    Domínio das Pradarias

     

    Localização: presente na área meridional do estado do Rio Grande do Sul.

    Características principais: clima subtropical; vegetação composta basicamente por gramíneas e herbáceas; relevo de planalto com presença de leves ondulações.

     

    Domínio de Mares de Morros

     

    Localização: quase todo território do estado de São Paulo (exceto áreas ao norte e sul); noroeste e faixa litorânea do Paraná; áreas litorâneas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; faixa leste de Minas Gerais, todo território do Rio de Janeiro e Espírito Santo; faixa litorânea da região Nordeste.

    Características principais: clima úmido, relevo com presença de serras (exemplos: Serra do Mar, Mantiqueira e Espinhaço); solo que sofre com a erosão provocada pelo alto índice pluviométrico (chuvas); grande parte deste domínio está ocupada por vegetação da Mata Atlântica.

     

     

  • Mato Grosso abriga três dos principais biomas do país:

    Amazônia;

    Cerrado: 58% do cerrado nativo do estado já foi substituído pelo cultivo de soja e algodão;

    Pantanal: O Pantanal é a maior área alagada do mundo e a maior diversidade animal e vegetal na parte sul de Mato Grosso. Em 2001, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

    Resposta: C


ID
1804192
Banca
FMP Concursos
Órgão
CGE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tendo em vista a fundação de Cuiabá e a ocupação do Mato Grosso considere as seguintes assertivas.

I - A cidade de Cuiabá, além de outras cidades do Mato Grosso, foi fundada na época da descoberta do ouro e diamantes nessa região.

II - Com o esgotamento da atividade extrativa, a área citada passou por um longo período de estagnação econômica.

III - As principais atividades econômicas dos povoados mato-grossenses, pós época aurífera, eram a pecuária extensiva, a extração rudimentar de madeira e a pequena agricultura de alimentos.

IV - A fundação de Rondonópolis, nas proximidades de Cuiabá, no final do século XIX, reforçou a posição da capital mato-grossense. Estão corretas apenas: 

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    I - Descoberta do ouro e diamantes nessa região

    II - Esgotamento da atividade extrativa, a área citada passou por um longo período de estagnação econômica.

    III - Pós época aurífera, eram a pecuária extensiva, a extração rudimentar de madeira e a pequena agricultura de alimentos. ​

  • IV - A fundação de Rondonópolis, nas proximidades de Cuiabá,

    Na década de 70, acelera-se no município o processo de expansão capitalista, e Rondonópolis desenvolve o mais rápido processo de modernização do campo que se teve notícia no Centro-Oeste - incrementando as atividades da soja, da pecuária e do comércio. Aqui, a migração sulista é o destaque.
     
    Em 1980, Rondonópolis passa a ser pólo econômico da região e é classificado como segundo município do estado em importância econômica, demográfica e urbana. Já na década de 90, Rondonópolis projeta-se como “A Capital Nacional do Agronegócio”, ao mesmo tempo em que cresce o setor agroindustrial.

    Os primeiros anos do século XXI assistem ao avanço de Rondonópolis no setor industrial e espera pelo advento da metrópole Rondonopolitana, município pólo do Sul do estado de Mato Grosso.

    Fonte: TESORO, Luci Léa Martins. “Rondonópolis-MT: um entroncamento de mão única”, São Paulo, LLLMT, 1993 - Março de 2008

  • GABARITO: LETRA A

    Rondonópolis não fortaleceu a posição de CBA como capital


ID
1804195
Banca
FMP Concursos
Órgão
CGE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o mapa físico e político do estado do Mato Grosso, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Estado muito rico, explendidos paredões e serras. Nascentes por todos os lados e um dos mais importantes Divisor de águas do Brasil das bacias do Amazonas (Norte), do Tocantins –Araguaia (Nordeste) e do Paraná-Paraguai (Sul).​ Bacia do parana-paraguai conhecida tambem como Platina.

  • juro que eu achava que o pantanal Matogrossense se localizava no sudoeste do estado! 

  • a) Falsa - Segundo senso IBGE 2015 MT consta com 141 municípios;

    b) Falsa Amazonas e Pará (Norte) , Tocantis e Góias (Leste) Mato Grosso Sul ((Sul) Rondônia e Bolívia ((Oeste);

    c) Correta : Bacia Amazônica, Bacia Tocantins-Araguaia, Bacia Platina (Rios Paraná e Paraguai);

    d)Falsa - 

    e) falsa o Pantanal localiza-se ao Sul de MT;

  • olha o estado do mato grosso faz sim ao norte fronteira com Rondonia: cidade de alta floresta, Amazonas: cidade de Sinop e regiao e Pará: regiao da cidade de vila Rica, esta é a questao certa

  • Letra D - Falsa. Foi em 1977.

  • Complementando: bioma pantaneiro não está apenas ao sul, mas ao centro-sul.

  • Pessoal, a letra 'e' está errada porque afirma que o Pantanal está no SUDESTE do estado do MT, ou seja, próximo à divisa com Goiás, o que não é verdade. Com efeito, o Pantanal fica no SUL/SUDOESTE do estado, na região fronteiriça com o MS e a Bolívia.

     

    https://pantanalmonumental.files.wordpress.com/2014/03/mapa_pantanal.jpg

     

  • LETRA C

    Correta!

    A Planalto dos Parecis é quem divide estas 3 bacias.

  • a) O mapa político do Mato Grosso conta, atualmente, com 141 municípios. ITEM INCORRETO.

    b) Ao norte Mato Grosso faz divisa com Pará e Amazonas. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) A criação do estado ocorreu muito antes da constituição de 1988. ITEM INCORRETO.

    e) O Pantanal mato-grossense localiza-se no sul do Mato Grosso. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C


ID
1804198
Banca
FMP Concursos
Órgão
CGE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tendo em vista a expansão da população brasileira para o Mato Grosso, no século XX, considere as seguintes assertivas:

I. Getúlio Vargas organizou a “Marcha para o Oeste", contemplando a região Centro-Oeste com dois projetos de colonização: um, na cidade de Ceres em Goiás, e outro, em Dourados, no atual Mato Grosso do Sul.

II. Na década de 50, o Plano de Metas (1956-1961) do governo Juscelino Kubitscheck determinou a implantação de importante malha rodoviária e infraestrutura no Centro-Oeste, caracterizando-se pelas novas frentes de agricultura comercial e bovinocultura tecnificada, assim como as frentes especulativas.

III. O estado do Mato Grosso não se destaca na produção de soja, milho e gado de corte, porque as rodovias implantadas no estado são insuficientes para o escoamento da produção em caráter comercial. Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    I. Getúlio Vargas organizou a “Marcha para o Oeste", contemplando a região Centro-Oeste com dois projetos de colonização: um, na cidade de Ceres em Goiás, e outro, em Dourados, no atual Mato Grosso do Sul. 

    II. Na década de 50, o Plano de Metas (1956-1961) do governo Juscelino Kubitscheck determinou a implantação de importante malha rodoviária e infraestrutura no Centro-Oeste, caracterizando-se pelas novas frentes de agricultura comercial e bovinocultura tecnificada, assim como as frentes especulativas.
     

  • INCORRETA - III. O estado do Mato Grosso não se destaca na produção de soja, milho e gado de corte, porque as rodovias implantadas no estado são insuficientes para o escoamento da produção em caráter comercial.

    Justificativa: MT se destaca nestas áreas de produção "SOJA, MILHO E GADO", aliás o estado exporta essas matéria, ademais a maioria da matéria-prima que no Estado é produzida tem seu escoamento através das rodovias.

  • Esquisito dizer que Mato Grosso não se destaca na produção desses bens. Apesar das rodovias serem precárias e insuficientes, isso não condena a produção agropecuária. Alguém poderia dar mais clareza à essa questão?

  • O projeto do governo Getúlio Vargas no período do Estado Novo, para integrar e desenvolver o interior do Brasil, inclusive o estado de Mato Grosso. Ficou conhecido como Marcha para o Oeste.


ID
1804201
Banca
FMP Concursos
Órgão
CGE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na porção nordeste-leste do Mato Grosso, localiza-se a cidade de Barra do Garças no entroncamento da BR 158 e da BR 070. Considere as assertivas sobre os conflitos de terra nessa porção do território mato-grossense.

I. Há muitos posseiros e terras griladas que geram permanente tensão social.

II. Nessa região, os parques e reservas indígenas são preservados e não se constituem em áreas de invasão.

III. Os migrantes sulistas chegados há pouco tempo fazem germinar um novo tipo de regionalismo, que está associado a ideias separatistas.

IV. Os focos de tensão estão associados à criação de cooperativas agrícolas vinculadas à agricultura familiar.

Estão corretas apenas:


Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    I. Há muitos posseiros e terras griladas que geram permanente tensão social.

    III. Os migrantes sulistas chegados há pouco tempo fazem germinar um novo tipo de regionalismo, que está associado a ideias separatistas. 



  • INCORRETA - II. Nessa região, os parques e reservas indígenas são preservados e não se constituem em áreas de invasão.

    Justificativa: Tanto o Mato Groso e o Mato Grosso do Sul, em sua áreas preservadas, tem a invasão de posseiros principalmente das áreas particulares e terras indígenas.

    INCORRETA - IV. Os focos de tensão estão associados à criação de cooperativas agrícolas vinculadas à agricultura familiar.

    Justificativa: Os "focos de tensãonão ocorrem pelas cooperativas, mas sim pelos principais motivos:

                      ♣ Demarcação de territórios indígenas;

                      ♣ Construções de obras públicas; e

                      ♣ Grilagem de terras
    Obs: muitas vezes diversas questões estão envolvidas, como interesses políticos, econômicos e étnicos, o que torna a questão ainda mais complexa, Nas áreas rurais, as populações mais atingidas são indígenas (33%), seguidas dos agricultores familiares (31%) e dos residentes quilombolas (21%). 

     

     

  • A questão só erra feio na localização geográfica de Barra do Garças, que está na porção sudeste do Estado e não nordeste.

  • ideias separatistas já existiam muito antes dos sulistas
  • I – ITEM CORRETO.

    II – Os parques e reservas indígenas tem sido ameaçados por invasões e grileiros. ITEM INCORRETO.

    III – ITEM CORRETO.

    IV – Os focos de tensão estão associados a grandes produtores. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B


ID
1804204
Banca
FMP Concursos
Órgão
CGE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

NÃO se constitui um dos irradiadores da influência geopolítica do Mato Grosso e em consequência da região Centro-Oeste:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Os portos bolivianos não se constitui um dos irradiadores da influência geopolítica do Mato Grosso e em consequência da região Centro-Oeste

  • A questão afirma: “Não se constitui um dos irradiadores da influência geopolítica do Mato Grosso e uma consequência da região Centro Oeste”.
     Resposta da banca: “os portos bolivianos” como não sendo um irradiador da influência geopolítica. No entanto, os portos bolivianos devem ser considerados como fatores irradiadores do Mato Grosso na exportação da nossa produção agrícola pelo Pacífico, considerando a proximidade de Mato Grosso com a Bolívia.
    Tanto que cliquei nas "estradas voltadas para o porto de Paranaguá e Santos" que é bem mais longe, bem menos viável.

    Será que algum professor ou estudante poderia me explicar porque os portos bolivianos não são irradiadores da influência geopolítica.

    ?????????????????????????

  • Anne Vargas pode se afirma que hoje esssa questão está desatualizada. Pois no ano de 2015, a data que foi realizado esse concurso, de fato o porto boliviano não havia nenhuma infuência, pois não havia o planejamento de utilizar o oceano pacífico. Pórem foi neste ano de 2016  concretizou a ideia de utilizar o pacifico para exportaçoes, sendo assim, a partir de agora ser de suma importancia para tal.

  • Bolívia não possui porto, a ligação que ocorre pela Bolívia e dá acesso ao Oceano Pacífico é por terra. Os portos se localizam no Peru (sao dois portos) e no Chile (também dois portos). A Bolívia não possui portos, apenas dá acesso as esses cuja menção acabei de fazer.

  • existe porto seco. 

    ex: Anápolis.

     

  • É só olhar o mapa da Bolívia, ela não tem acesso ao mar, não tem portos na Bolívia, tendo em seus países visinho, Peru e Chile, e inclusive exite um tratado realizado entre Brasil e Bolívia, onde esta poderá utilizar o porto de Paranaguá no Paraná. 

    http://www.gazetadopovo.com.br/economia/bolivia-esta-a-um-passo-de-ter-acesso-ao-atlantico-pelo-porto-de-paranagua-bm9zmfq7ggedupnfr5vx3kuab

  • vizinho


ID
1804207
Banca
FMP Concursos
Órgão
CGE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Parque Nacional do Xingu, localizado no Mato Grosso, possui as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • O Parque Indígena do Xingu Conta com 17 etnias (povos), e não 12 como se refere a questão. Além disso ainda faltam varias áreas a serem demarcadas e homologadas.

    As 17 etnias que habitam o Parque:

    Aweti,Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê,Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá,Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai, Yudja,Yawalapiti e Suya.

  • Essa questão esta errada.

    Letra A. Terras com demarcação homologada em que vivem doze povos indígenas com línguas e culturas diferentes em harmonia.

    Intensa atividade madeireira, de mineração e agropecuária, e que, além disso, também tem sido alvo de alto impacto ambiental.

  • Gabarito segundo a banca letra A, mas pesquisando sobre, vi que a questão está desatualizada, pois hoje o parque abriga 16 etnias, entre elas os Kamayurás, YawalapitísWaurásKalapalos, Awetis e Ikpengs.

     

     

    fonte: http://tvbrasil.ebc.com.br/expedicoes/episodio/parque-nacional-do-xingu 

  • O Parque Nacional do Xingu abriga mais de 5,5 mil índios de 17 etnias. Fundado em 14 de abril de 1961 com iniciativa dos irmãos Villas Bôas(...)

  • A letra C chega a ser engraçada. É verdade que muitos locais em terra indígena possue extração de ouro mediante arrendamento de suas terras, mesmo sendo ilegal.

  • O Território Indígena do Xingu (TIX) é a região que engloba:

    O Parque Indígena do Xingu; e

    Três Terras Indígenas adjacentes, demarcadas nas décadas seguintes:

    Pequizal do Naruvôtu;

    Wawi; e

    Batovi.

    O TIX, que abriga 16 povos indígenas, conta com 2,8 milhões de hectares, oito mil pessoas que compõem uma sociobiodiversidade única em uma região de transição entre Cerrado e Amazônia.

    No PIX, por sua vez, as terras com demarcação homologada vivem doze povos indígenas com línguas e culturas diferentes em harmonia.

    Resposta: A

  • As 16 etnias que habitam o Parque: Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai, Yudja, Yawalapiti.


ID
1854508
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“...eclodiu a revolta nativista que transformou a pacata comunidade cuiabana em feras à cata de portugueses, a quem chamavam bicudos. Em Cuiabá, a ‘Sociedade dos Zelosos da Independência’ organizou a baderna, visando a invasão das casase comércios de portugueses.”
(http://www.mteseusmunicipios.com.br/NG/conteudo.php?sid=261&cid=631)

“Foi um movimento de revolta que ocorreu no contexto do Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso, atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui‐se num reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros.[...]” (Wikipédia.org)

Os fragmentos acima aludem à revolta conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Rusga -  ocorreu em 1834 - foi uma revolta regional, onde participaram Liberais radicais, o povo cuiabano e Guarda Nacional.

    Rusga é a chacina dos portugueses  (não se sabe ao certo  a quantia de portugueses mortos -  divergência na historia -  uns falam em 40 portugueses outros em 40 familia portuguesa) 

    o centro da revolta foi em Cuiaba

    Motivos: Politicos (os liberais queria o poder, manipulando os cuiabanos contra os portugueses) e Social (os cuiabanos queriam expulsar os comerciantes portugueses - os cuiabanos acreditavam que a miseria/pobreza era culpa dos comerciantes portugueses que cobrava caro pelos produtos vendidos, mas na verdades os fazendeiros que pagavam pouco para os cuiabanos)

     

     

    havia 2 grupos politicos:

    sociedade filantrópica - era os comerciantes portugueses - partido conservador

    sociedade dos zelosos da independência - era os brasileiros, fazendeiros - partidos liberal

  • Afff pegar Wikipédia de referência pra uma questão de concurso é complicado!
    Vejam: “Foi um movimento de revolta que ocorreu no contexto do Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso, atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui‐se num reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros.[...]” (Wikipédia.org), o estado de Rondônia, antigo Território Federal do Guaporé, também teve terras desmembradas de Mato Grosso. !! 

  • toda prova em mato grosso tem que cair rusga senão há algo de errado kkkkk

  • Gabarito letra B para os não assinantes.

    Movimento que se deu em função da opressão que os portugueses exerciam nas camadas mais pobres das comunidades. Em 1833, fundou-se em Cuiabá a Sociedade Zelosos da Independência, instituição defensora da liberdade e independência nacional. Em 30 de maio de 1834 eclodiu a Rusga. O grito de guerra era “Morram os Bicudos, Pés de Chumbo”. Muitos portugueses morreram, outros tantos foram maltratados e humilhados. Em Cuiabá a “Sociedade dos Zelosos da Independência” organizou a baderna, visando a invasão das casas e comércios de portugueses. E os registros históricos nos dão conta de que nesta noite, reuniu-se no Campo D’Ourique (atualmente Assembléia Legislativa do Estado), uma multidão revoltada e enraivecida, que sob toque de tambores e cornetas, comandada pela própria Guarda Nacional, percorreu as ruas de Cuiabá, passando a atacar mortalmente os portugueses. O presidente Poupino Caldas, um liberal moderado, tentou conter a fúria da população enraivecida, nada conseguiu, também não ouviram os apelos do bispo D. José Antônio dos Reis, que de crucifixo na mão implorava o término dos ataques, tudo em vão. João Poupino Caldas escreveu ao Imperador suplicando que ele nomeasse novo presidente da província e, no final de 1834, Antônio Pedro de Alencastro, chegou a Cuiabá. A seu mando, foi aberto um processo criminal no qual saíram incriminados alguns líderes do movimento, todos eles ligados à Guarda Nacional. Considerando que o clima político de Cuiabá não permitiria o julgamento dos indiciados, o então presidente da província, Antônio Pedro de Alencastro resolveu envia-los, presos, ao Rio de Janeiro, a fim de que o julgamento fosse realizado junto ao Supremo Tribunal. Este órgão, ao receber o processo-crime, acompanhado dos condenados, considerou que não se constituía em instância apropriada para proceder ao julgamento, visto terem sido os crimes cometidos em Cuiabá. Essa decisão fez com que os condenados fossem soltos, mediante hábeas corpus, e regressassem a Cuiabá, onde o presidente Alencastro, por seus desmandos, já caíra em desagrado. Por pressão política, esse governante foi deposto do cargo “a bem do serviço público”. A força da ala Liberal foi determinante para o encaminhamento dos destinos de Mato Grosso e seus desdobramentos. Poupino Caldas foi assassinado, pelas costas, com uma bala de prata (símbolo de traição), e no lugar de João Pedro de Alencastro, foi nomeado para administrar Mato Rusga Grosso o liberal e jurista Antônio Pimenta Bueno.


ID
1854523
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A economia do estado de Mato Grosso baseia‐se principalmente

Alternativas
Comentários
  • mais, o agronegocio que desencadeia todas os processos da agricultura são fortes tbem no estado do MT

  • Resposta:

    e) na agricultura empresarial e na pecuária de corte.

    Vale lembrar que a agricultura empresarial e a pecuária de corte fazem parte do Agronegócio.

  • Agricultura empresarial corresponde a Agroindústria, logo Agronegócio setor secundário.

    Pecuária de corte possui sentido economico empresarial, corresponde a Agropecuária, logo setor primário carne.

    Resposta (e)

  • O Mato Grosso tem a economia baseada no agronegócio, principalmente na produção de soja e na criação de gado.

    Resposta: E


ID
2058217
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os bandeirantes paulistas conquistaram e povoaram o território de Mato Grosso:

Alternativas
Comentários
  • "Entre 1673 e 1682, os bandeirantes paulistas Manoel de Campos Bicudo e Bartolomeu Bueno da Silva subiram o rio Cuiabá até a sua confluência com o rio Coxipó-Mirim, onde acamparam, denominando o local de São Gonçalo.

    fonte; http://historiografiamatogrossense.blogspot.com.br/2009/04/os-bandeirantes-paulistas-conquistam-e.html
     

  • Questão mal feita.

    O povoamento de Mato Grosso se fortalece no século XVIII com a descoberta de ouro na região, e não no século XVII como a alternativa D afirma, pois nessa época, tiveram apenas algumas expedições.

  • Apesar que o fato de dois bandeirantes terem acampado lá, não denota povoamento. O ouro foi o motivo de terem ficado. Preação era uma atividade nômade.


ID
2058220
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A lei complementar nº 31, de 11 de outubro de 1977, determinou o desmembramento do estado de Mato Grosso em duas unidades federativas.


Assinale a alternativa correta que apresenta uma das razões oficiais para o ato citado.

Alternativas
Comentários
  • IPONIANO NA ÁREA GAB=E

ID
2058223
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O processo de colonização do estado de Mato Grosso se fortaleceu a partir:

Alternativas
Comentários
  • Questão que necessitava conhecimento prévio sobre o assunto de forma ampla.

  • Gabarito oficial: C. Porém, questionável, uma vez que a implementação de projetos oficiais de colonização é anterior a década de 1970.

    Fonte: NOTAS SOBRE A COLONIZAÇÃO EM MATO GROSSO de 1940 a 1980 Msc. Josiani Aparecida da Cunha Galvão

     

    Aspectos gerais...

     

    Política de colonização no Brasil: baseada em uma ideologia de ocupação dos vazios demográficos.O governo utilizou a colonização no Brasil como estratégia para o povoamento e a exploração econômica de “novas terras”, sob responsabilidade oficial ou privada, com a finalidade de ocupar espaços que tinham pouca ou quase nenhuma densidade populacional no interior do país.

    Desconsiderava-se, porém, nos programas de colonização, que nesses espaços vazios morava uma população indígena, como também “garimpeiros, posseiros, além de povos e comunidades tradicionais representados por extrativistas, pescadores, quilombolas e ribeirinhos.” (Mendes, 2012:201).

     

    POLÍTICA DE COLONIZAÇÃO EM MATO GROSSO:

     

    1) “Marcha para o Oeste” (a partir de 1930)

     

    Governo de Getúlio Vargas

    Lançado no período da ditadura do Estado Novo (1937-1945)

    Criação das “colônias nacionais”

    Expedição Roncador-Xingu, cujo propósito era o de atingir Manaus pelo território mato-grossense abrindo caminho para posterior ocupação.

     

    2) Superintendência do Plano de Valorização da Amazônia (SPVEA)-  1953

     

     Governo do Presidente Juscelino Kubitschek; Plano de Metas

    Contribuir com o aumento do interesse pelas terras mato-grossenses, objetivando a apropriação dos recursos naturais da chamada Amazônia Legal, tanto no que dizia respeito às riquezas minerais como às vegetais. A  venda das terras mato-grossenses e amazônicas se intensificou. (Siqueira, 2002)

     

    3) Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso (CODEMAT) e o Instituto de Terras de Mato Grosso (INTERMAT)- 1960 e 1970​

     

    Período da ditadura militar

    Executaram projetos de colonização e assentamentos situados no Vale do Guaporé, Jaurú e na Baixada Cuiabana, restringindo-se à distribuição de lotes. Com o tempo os assentados abandonaram os lotes devido ausência de infraestrutura adequada e de uma política de crédito e de assistência técnica. (Barrozo, 2008)

    A partir da década de 1970 ocorreram dois tipos de colonização em Mato Grosso: a colonização oficial ou dirigida e a particular, sendo que esta última predominou no território mato-grossense, opção esta feita pelos órgãos governamentais estatais, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e CODEMAT, incumbidos de promover e organizar a ocupação das terras devolutas estaduais e em repassar a colonização da Amazônia Mato-grossense às companhias colonizadoras. As empresas e cooperativas que adquirissem áreas para implantar projetos de colonização “recebiam do Estado a concessão para a venda dos lotes, ficando obrigadas a montar a infraestrutura básica para o assentamento dos colonos, sendo para isso favorecidas por fundos públicos.” (Mendes, 2012:206).

     

     

     


ID
2058226
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre as eleições em Mato Grosso, durante a Primeira República (1889-1930), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Coronelismo:

     

    Características:

    Controle de votos na região através da Maquina eleitoral.

    Máquina eleitoral: voto de cabresto, fraudes, presentes, violência, delegado nosso, juiz nosso, dentre outros.

    Política dos Governadores: Troca de favores entre o governo federal e as oligarquias estaduais e municipais para sustentar a oligarquia cafeeira. 

     

    Oligarquias em MT :

    Norte: Usineiros

    Sul: Comerciantes, pecuaristas e ervateiros

     

    Movimentos sociais em MT :

     

    Massacre da Baia do Garcez (1901): expressa a política dos governadores em MT.

    Revolta de 1906: disputa pelo poder entre Totó Paes de Barros e os Murtinho.

    Caetanada (1916): disputa política entre o Partido Republicano Conservador (PRC) e o Partido Republicano Mato-Grossense (PRMT)

    Morbeck e Carvalinho (1926): luta pelo poder no leste de MT. 

    Tanque Novo: Doninha apoiava o grupo oposicionista a Vargas nas eleições para a formação da Assembleia Constituinte. 

  • O voto no Estado era controlado pelos coronéis, geralmente proprietários de terra.


ID
2058229
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado de Mato Grosso, localizado na região centro-oeste, faz limites com os estados de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

                                                         AMAZONAS +  PARÁ          

                                                                           

    RONDÔNIA + BOLÍVIA-----------------MATO GROSSO--------------- TOCANTIS + GOIÁS

     

                                                       MATO GROSSO DO SUL 


ID
2058232
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A modernização da agricultura no estado de Mato Grosso se dá através da relação entre mecanização e apropriação do relevo em áreas de cerrado. É característica dessa relação:

Alternativas
Comentários
  • o desenvolvimento da monocultura em vastas áreas de topografia plana.

  • O centro oeste e conhecido como planalto central ou seja topografia plana e nas eliminações alternativa B


ID
2058235
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando as características climáticas do estado de Mato Grosso, é correto afirmar que o clima é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Fonte: Embrapa

     

    Clima Equatorial Continental Úmido com Estação Seca Definida da Depressão Sul Amazônica.

    Norte do Estado do Mato Grosso

    Um dos aspectos fundamentais desta unidade é que, mesmo se tratando de climas Equatoriais Continentais quentes e úmidos, existe a definição da estação seca. Trata-se de uma "seca moderada", existente em quase todas as suas subunidades.

     

    Clima Sub-Equatorial Continental Úmido com Estação Seca Definida do Planalto dos Parecis

    Planalto dos Parecis

    Duração do período seco é, portanto, de cinco meses, ou seja, de maio a setembro

     

    Clima Tropical Continental Alternadamente Úmido e Seco das Chapadas, Planaltos e Depressões do Mato Grosso

     

    Os Climas Tropicais do Mato Grosso são muito variados, em função da enorme extensão territorial e do controle modificador, exercido pela forma e orientação do relevo. Os ciclos estacionais, quase regulares, com seis a sete meses de predomínio da estação chuvosa e quatro a cinco meses com estação seca definida, permitem um planejamento razoavelmente confiável no desenvolvimento e desempenho da atividade agropecuária.

    O segundo aspecto, em termos de importância, é a existência de um conjunto substancial de terras elevadas (chapadas e planaltos com altitudes entre 400 a 800 metros), significando diferentes níveis de alteração térmica, possibilitando reagrupar conjuntos e realidades climáticas distintas. A atenuação térmica conduz implicitamente a um aumento da disponibilidade hídrica, diminuindo o rigor das altas perdas de água superficial. Além deste aspecto, a orientação, a forma e a altitude agem dinamicamente nos fluxos de vento, aumentando os valores da precipitação pluviométrica (SEPLAN-MT, 2002).

     


ID
2118424
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre os municípios de Rondônia a seguir, o que possui divisa com o estado de Mato Grosso é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    A região de Comodoro e Vilhena faz divisa com o estado do Mato Grosso.

     

    Fonte:http://www.seplan.mt.gov.br/-/divisa-de-mato-grosso-com-rondonia-recebera-marcos-geodesicos

  • Vilhena, primeira cidade depôs de Comodoro

ID
2131687
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A administração lusitana na região tornou-se essencialmente uma administração militar, que deveria estar preparada para defender os domínios portugueses de ataques indígenas e espanhóis. A própria criação da capitania de Mato Grosso, em meados do século XVIII, tinha esse propósito.

(ALVES, Lourembergue. A Capitania de Mato Grosso. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, vol. 58, Cuiabá: IHGMT, 2000, p. 38 - Adaptado).

os setores a seguir, o que possuiu a maior importância no período descrito, sendo o responsável pela ocupação da capitania de Mato Grosso é:

Alternativas
Comentários

ID
2131690
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Até meados do século XVIII, o atual Estado de Mato Grosso não fazia parte dos domínios territoriais de Portugal. Somente a partir de 1750, com um acordo entre Portugal e Espanha, é que a parte Oeste do território brasileiro passou a ser domínio português, legalmente. O tratado que selou o novo acordo territorial entre os países ibéricos em meados do século XVIII é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O tratado de tordesilhas foi o documento entre portugal e espanha, onde dividia o BR, foi em 1497. Depois veio o tratado de madrid que veio para "oficializar" esta divisão, que foi em 1750


ID
2131693
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O desmembramento entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocorrido na década de 70 do século XX, foi realizado pelo seguinte Presidente da República do Brasil:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    No dia 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31 dividindo Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul, um processo demorado em que foram levados em consideração aspectos sócio-econômicos, políticos e culturais.

  • Em 11 de outubro de 1977 o então presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31 dividindo Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul


ID
2180452
Banca
FMP Concursos
Órgão
TJ-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Indique a opção que contém a relação completa de estados e/ou países que fazem fronteira com o Mato Grosso.

Alternativas
Comentários
  • Paraguai faz divisa com MS na atual configuração geopolítica da América do Sul. 

  • Simples comprovar... http://mochileiro.tur.br/mt-mapa-estado-do-mato-grosso.jpg

  • Alternativa E

  • Letra E

     

    Bizu: TO BO M PARA AMAr vou tomar uns GORO (tosco, mas o que vale é decorar- kkkkkk)

     

    TO =  Tocantins

    BO = Bolívia.

    M = Mato Grosso do Sul

    PARA = Pará

    AMA = Amazonas

    GO =Goiás

    RO =  Rondônia

     

  • LETRA E

    Se você mora no MT e não sabe as divisas do seu próprio estado, isto é preocupante.

  • Alternativa E Tropa do Totó Paes desbravando as questões
  • O estado de Mato Grosso:

    ·     A leste faz divisa com Tocantins e Goiás;

    ·     Ao norte faz divisa com o Pará e Amazonas;

    ·     Ao sul faz divisa com o Mato Grosso do Sul; e

    ·     Tem fronteira a oeste com a Bolívia e divisa com Rondônia.

    Resposta: E

  • Ao Norte: Amazonas e Pará

    Ao Leste: Goiás e Tocantins

    Ao Sudeste: Rondônia e Bolívia

    Ao Sul: Mato Grosso do Sul


ID
2180455
Banca
FMP Concursos
Órgão
TJ-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas.
I - O primeiro europeu a desbravar a área que viria a constituir o estado do Mato Grosso foi o português Aleixo Garcia.
II - Às margens do Coxipó e do Cuiabá, Cabral Leme descobriu abundante jazida de ouro, cuja notícia ocasionou a corrida do ouro.
III – Um alvará de Dom Pedro I criou a Capitania de Cuiabá, com privilégios e isenções para aqueles que lá quisessem fixar-se, com o objetivo de fortalecer a colônia do Mato Grosso.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I - Afirmativa está correta. Consta da historiografia do MT que o primeiro a passar pelo território foi Aleixo Garcia (por volta de 1525) indo em direção à Bolívia, contratado pelos espanhóis. O primeiro a chegar em MT e se ficar foi Antônio Pires (1718).

     

    II - Afirmativa correta. Logo depois da chegada de Antônio Pires, Páscoal Cabral Leme chega em MT (especificamente em Cuiabá) para aprear indígenas. Acontece que ele descobre ouro no rio Coxipó (1719), dedicando-se, então, a exploração do metal.

     

    III - afirmativa incorreta. A alternativas contém dois erros:

    a) A capitania não chama "capitania de Cuiabá", mas sim "capitania de Mato Grosso"

    b) Não foi Dom Pedro I que constituiu a capitania, tendo em vista que ela foi fundada em 1748, no período colonial.

     

  • Cabral Leme????? PASCOAL MOREIRA CABRAL, não sabia desse novo nome...

  • Cabral Lemes, nunca vi!

  • E esse Lemes aí? Saiu de onde?

  • O nome é Pascoal Leme Moreira Cabral,

  • DE ONDE TIRARAM ESSE LEMES?

  • O nome completo é Pascoal Moreira Cabral Leme, o que acontece é que a maioria dos livros historiográficos não mencina esse ultimo nome, o motivo ? não sei o porque.


ID
2292481
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A “Marcha para o Oeste” vinculada à historia do Mato Grosso no século XX, foi caracterizada como

Alternativas
Comentários
  • A denominada "Marcha para o Oeste" foi um projeto dirigido pelo governo Getúlio Vargas no período do Estado Novo, para ocupar e desenvolver o interior do Brasil. Tal projeto foi lançado na véspera de 1938, e nas palavras de Vargas, a Marcha incorporou "o verdadeiro sentido de brasilidade", uma solução para os infortúnios da nação.É considerado por muitos brasileiros como a maior aventura do século XX.

     

    fonte http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/marcha-para-o-oeste/

  • MARCHA PARA O OESTE (DÉCADA DE 40)  A Marcha para o Oeste foi criada pelo governo de Getúlio Vargas para incentivar o progresso e a ocupação do Centro-Oeste, que organizou um plano para que as pessoas migrassem para o centro do Brasil, onde havia muitas terras desocupadas. O objetivo fundamental do programa era, sem dúvida alguma, quebrar os desequilíbrios regionais pela implantação de uma política demográfica que incentivasse a migração, na tentativa de diminuir os desequilíbrios existentes entre as diversas regiões do país. Para que a política de Getúlio desse certo, era necessário a criação de uma base de apoio nos estados periféricos, como Goiás, Mato Grosso e Paraná, que ficariam encarregados pela produção de alimentos e de matérias-primas capazes de abastecer o novo pólo industrial do sudeste. A ocupação do centro-oeste visava também a ser uma etapa preliminar à ocupação da Amazônia. Getúlio Vargas organizou a “Marcha para o Oeste", contemplando a região Centro-Oeste com dois projetos de colonização: um, na cidade de Ceres em Goiás, e outro, em Dourados, no atual Mato Grosso do Sul. O programa “Marcha para o Oeste”, instituído durante o Estado Novo (1937 -1945), tinha o propósito: Formar uma nova geração de agricultores, intervindo em seu cotidiano, na forma como trabalhava e impondo regras disciplinadoras. Vieram colonus Sulista para ocupar as terras de  Mato Grosso, com objetivos de criar colonos agrícolas. Isso tudo ocorreu era da ditadura Vargas, sendo este o primeiro movimento promovido pelo Governo Federal objetivando a ocupação e colonização das terras mato-grossenses sob o patrocínio do presidente Getúlio Vargas. (1930 a 1945) ( Marcha para o Oeste, ocupar o MT e Amazônia, visava ocupar os espaços "vazios" Durante o Estado Novo.

  • Gabarito: A

    A denominada "Marcha para o Oeste" foi um projeto dirigido pelo governo Getúlio Vargas no período do Estado Novo, para ocupar e desenvolver o interior do Brasil. Foi lançado na véspera de 1938, e nas palavras de Vargas, a Marcha incorporou "o verdadeiro sentido de brasilidade", uma solução para os infortúnios da nação. 

    Os Objetivos da Macha Para o Oeste eram basciamente:

    Política demográfica de incentivo à migração;

    Criação de colônias agrícolas;

    Construção de estradas;

    Reforma Agrária;

    Incentivo à produção agropecuária de sustentação;

    Atraindo assim uma grande parte de produtores da região Sul e Sudeste.

    Transcorrida por cerca de quarenta anos, a Marcha Para o Oeste fundou cerca de 43 vilas e cidades, construiu 19 campos de pouso.

    Foco, Força e Fé

    Jesus Rei e Salvador

  • GAB.: A

    "MARCHA PARA O OESTE" --->> Iniciada na década de 1940, no Governo de Getúlio Vargas, foi uma política federal de ocupação dos “espaços vazios” da Amazônia e do Centro-Oeste e objetivava diversificar a agricultura para dar sustentação ao processo de industrialização concentrado na região centro-sul do país. Dentre os projetos para ocupar as terras na fronteira amazônica e integrá-la à economia nacional, cita-se: a construção de rodovias, projetos de colonização agrícola, programas de incentivos fiscais, subsídios de atividades agropecuárias e agroindustriais.

    Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Sérgio Henrique - História e Geografia do Mato Grosso


ID
2292484
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As populações indígenas que habitavam a região do Mato Grosso, antes da fundação de Cuiabá,

Alternativas
Comentários
  • A) encontravam-se praticamente exterminadas em virtude da alta mortandade provocada pela disseminação de doenças e do ataque sistemático às aldeias empreendidos pelos colonizadores. (houve uma redução significativa, mas não a ponto de estarem praticamente exterminadas)

    B) organizavam-se no Alto Xingu como uma grande e coesa confederação bastante populosa, que nutria relações culturais e de troca, tanto a Oeste, com os povos do império Inca, como ao Norte, com os grupos Marajoara. (não é possível falar em coesão, umas vez que as tribos eram bastante heterogêneas)

    C) apesar de diversas, eram, em seu maior número, do grupo Bororo, considerados pelos colonizadores muito violentos por resistirem duramente à catequese jesuítica e possuírem rituais antropofágicos.(os Bororos não eram violentos)

    D) CERTA

    E) faziam recorrentes alianças entre os diferentes grupos existentes a fim de unirem forças e se protegerem dos ataques dos bandeirantes, contra os quais agiram de forma ininterrupta, a ponto de impedir o processo de fundação de vilas e povoados. (nem todas as etnias se confrontavam com os bandeirantes, ademais as ações indígenas não chegaram a impedir a fundação de vilas e povoados)


ID
2292487
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

Uma das características do sistema de plantio nas áreas de Cerrado e que o distingue dos plantios na região Sul é o tamanho médio das lavouras: enquanto no sul do Brasil a área média cultivada no ano de 1995 foi de 16,8 hectares, em Mato Grosso essa média foi de 663 hectares. Ou seja, 77,7% das lavouras possuíam área superior a mil hectares, enquanto que, no Rio Grande do Sul, apenas 10% se situavam nessa classe de área (IBGE, 1996).

(FERNÁNDEZ, Antonio João Castrillon. Do Cerrado à Amazônia: as estruturas sociais da economia da soja em Mato Grosso. Tese de Doutorado em Desenvolvimento Rural. Porto Alegre, Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007, p. 19)

O quadro descrito acima, com relação aos dados sobre o Mato Grosso, deve ser compreendido levando-se em conta diversos fatores históricos relacionados à questão fundiária, dente eles,

Alternativas
Comentários
  • Mais sobre os programas de ocupação:

    A Gleba Celeste, localizada no norte do estado de Mato Grosso, é uma área de ocupação recente, fruto de um empreendimento de colonização particular iniciado na década de 1970. Os quatro municípios originados deste empreendimento: Vera, Claudia, Santa Carmem e Sinop, apresentaram um processo de desenvolvimento diferente. Enquanto as primeiras mostram-se muito dependentes da extração de recursos madeireiros, a última, beneficiada pelo traçado estratégico da BR-163 apresenta um parque industrial mais desenvolvido e atua também no ramo de prestação de serviços, canalizando para si a maior parte dos investimentos. Todo esse processo de ocupação da porção norte do território matogrossense ocasionou grandes mudanças, tanto no aspecto ambiental como no social, influenciando a economia nos níveis local, regional e global.

  • Inicialmente por meio da SUDAM, nas décadas de 1970 e 1980 foram implantados no estado 268 projetos de colonização intermediado por empresas, dos quais 84,9% eram projetos agropecuários. E assim, 23,06% dos incentivos fiscais da SUDAM ficaram em Mato Grosso. Os projetos agropecuários ocupavam áreas em torno de 31.400 hectares, quase sempre destinado a criação de gado. Quanto a reforma agrária, em Mato Grosso o principal instrumento do INCRA foi a regularização fundiária. Foram expedidos muitos títulos definitivos e licenças de ocupação. Foram levantadas todas as áreas devolutas existentes na região de Mato Grosso sob domínio do INCRA e registradas no Cartório Regional Imobiliário em nome deste órgão que representava a União. Em 1986 com a criação dos programas de reforma agrária nacional e regional observou-se o fim das regularizações fundiárias, que vinham ocorrendo de forma desenfreada e beneficiando grandes proprietários rurais. fonte: http://www.sober.org.br/palestra/9/147.pdf 

  • GABARITO: B

  • A concentração fundiária é uma das marcas da zona rural mato-grossense.

    No Sul, por outro lado, as propriedades tendem a ser menores.

    Inclusive, foi a possibilidade de possuir terras maiores que fez boa parte dos migrantes sulistas irem para o Mato Grosso.

    Resposta: B


ID
2292490
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as seguintes proposições sobre a história de Cuiabá.

I. Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá foi, desde sua oficialização como vila, a capital da Província de Mato Grosso.
II. A partir da fundação do primeiro povoado pelo bandeirante Manuel de Campos Bicudo, a vila de Cuiabá teve crescimento tímido porém contínuo ao longo do período colonial.
III. O primeiro nome da cidade de Cuiabá, que surgiu como um posto de exploração e controle do ouro, foi Vila Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque.
IV. Antes da criação da Capitania do Mato Grosso, em 1748, Cuiabá e toda a região mato-grossense estiveram vinculadas à Capitania de São Paulo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá foi, desde sua oficialização como vila, a capital da Província de Mato Grosso. ERRADO. A PRIMEIRA CAPITAL FOI VILA BELA DE SANTISSIMA TRINADE.

    II. A partir da fundação do primeiro povoado pelo bandeirante Manuel de Campos Bicudo, a vila de Cuiabá teve crescimento tímido porém contínuo ao longo do período colonial.ERRADO, CRESCIMENTO RÁPIDO PARA A ÉPOCA.

    III. O primeiro nome da cidade de Cuiabá, que surgiu como um posto de exploração e controle do ouro, foi Vila Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque. ERRADO, FOI VILA REAL DO BOM JESUS DE CUIABA

    IV. Antes da criação da Capitania do Mato Grosso, em 1748, Cuiabá e toda a região mato-grossense estiveram vinculadas à Capitania de São Paulo. EXATO. 

     

    Amigos, bons estudos!

  •  I - a primeira capital  da província de Mato Grosso foi a vila bela de santissima trindade.

    II - a partir da fundação do primeiro povoado, a vila de cuiabá teve crescimento rápido para a época.

    III - o primeiro nome da cidade de cuiabá foi vila real do bom jesus de cuiaba.

    IV - antes da criação da capitania de mato grosso, em 1748, cuiaba e toda a região eram vinculadas à de São Paulo.

  • I. Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá foi, desde sua oficialização como vila, a capital da Província de Mato Grosso. Errada. Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital da Província de Mato Grosso.

    II. A partir da fundação do primeiro povoado pelo bandeirante Manuel de Campos Bicudo, a vila de Cuiabá teve crescimento tímido porém contínuo ao longo do período colonial. ERRADA. Teve crescimento rápido, diante da descoberta do ouro naquela região.

    III. O primeiro nome da cidade de Cuiabá, que surgiu como um posto de exploração e controle do ouro, foi Vila Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque. ERRADA. o nome era Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

    IV. Antes da criação da Capitania do Mato Grosso, em 1748, Cuiabá e toda a região mato-grossense estiveram vinculadas à Capitania de São Paulo. Corretíssima! 

  • Apenas um adendo a resposta dos colegas. 

    Devemos nos atentar que, em 1719, o Bandeirante Pascoal Moreira Cabral, tem pela primeira vez noticias de ouro na região de Mato Grosso, mais especificamente em um lugar naquela época conhecido como Arraial da Forquilha (Enconto do Rio Mutuca e Rio Coxipó).

    A partir dai aumenta o interesse de migrantes na região, de modo que em 1722 Miguel Sutil descobre Ouro na Região de cuiaba (Lavras do Sutil), fundando nessa localidade o que hoje é conhecido por Cuiabá, mas que em primeiro momento recebeu a denominação de "Arraial do Cuiabá" ou "Minas do Cuiabá". 

    Com a expansão rapida do local em razão da atração exercida pelo ouro, a localidade recebe o titulo de Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, porem isso só ocorrem em 1727.

    Desta feita, acredito que o primeiro nome da Cidade hoje conhecida como Cuiabá foi "Minas de Cuiabá" ou Arraial de Cuiabá.

  • C é a resposta (pra quem quiser só conferir de uma vez).

  • GABARITO: LETRA C

  • PM-MT 2022


ID
2292493
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Um momento histórico no qual afloraram tensões relacionadas à proposta de divisão do Estado do Mato Grosso deu-se no contexto da Revolução Constitucionalista de 1932. Sobre a participação do Mato Grosso nesse conflito, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Copiou colou !

  • Em 1892, ocorreu uma tentativa separatista de Mato Grosso em relação à República dos Estados Unidos do Brasil, para criar o Estado Livre da República Transatlântica. Em 1907, Generoso Ponce tomou posse no governo do Estado e de imediato teve que enfrentar novamente uma onda de movimentos separatistas no sul de Mato Grosso. Esses movimentos separatistas contavam com o apoio da Mate Laranjeira. Em 1932, o Presidente Getúlio Vargas enfrentou os paulistas na Revolução Constitucionalista. Os rebeldes paulistas alegavam que lutavam pela constitucionalização do país. A notícia da revolução dividiu a opinião pública em todo o país. Em Mato Grosso, o norte se manteve fiel ao governo getulista, enquanto que o sul preferiu apoiar os paulistas na luta contra Vargas. Para isso, o sul enviou a São Paulo um pequeno destacamento militar liderado por Bertholdo Klinger. Além disso, decretaram no sul a criação do Estado de Maracajú, novamente declarando-se independentes de Mato Grosso. O Estado de Maracajú tinha como sede do governo Campo Grande, e como governador, o médico Vespasiano Barbosa Martins. Teve uma curta duração, somente três meses, pois assim que Vargas aniquilou a Revolução Constitucionalista, tropas foram enviadas ao sul de Mato Grosso para conter os movimentos separatistas. O movimento de 1932 foi abafado, porém, deixou mais evidente as diferenças entre o norte e o sul mesmo derrotados os sulistas continuaram a sonhar com o separatismo.

  • REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA
    DE 1932


    • São Paulo (1932).
    • Reação da oligarquia paulista.
    – Classe média contrária ao autoritarismo
    varguista.
    – Objetivo: Constituição.
    • Apoio do sul de Mato Grosso:
    – General Bertoldo Klinger;
    – Anseio pela divisão do estado;
    – Separação do sul de MT: Maracajú.

     

    Prof°: Edenilson de Moraes

  • GABARITO: B


ID
2292499
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o processo de urbanização do Estado do Mato Grosso, considere.

I. O processo acelerado de urbanização do Mato Grosso teve início na década de 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek, que tinha como uma de suas metas o desenvolvimento da agropecuária na porção central do Brasil.
II. O processo de urbanização no Estado foi estimulado como estratégia de ocupação, controle e incorporação da fronteira agrícola nas últimas décadas do século XX.
III. A urbanização de Mato Grosso, diferente do que ocorreu com outras áreas do Brasil, não foi ligado à industrialização, mas à ocupação do campo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. O processo acelerado de urbanização do Mato Grosso teve início na década de 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek, que tinha como uma de suas metas o desenvolvimento da agropecuária na porção central do Brasil. ERRADO, O CORRETO É NOS ANOS 70.

    II. O processo de urbanização no Estado foi estimulado como estratégia de ocupação, controle e incorporação da fronteira agrícola nas últimas décadas do século XX. CORRETO

    III. A urbanização de Mato Grosso, diferente do que ocorreu com outras áreas do Brasil, não foi ligado à industrialização, mas à ocupação do campo. CORRETO

  • I. O processo acelerado de urbanização do Mato Grosso teve início na década de 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek, que tinha como uma de suas metas o desenvolvimento da agropecuária na porção central do Brasil. ERRADO

    Foi a partir de 1950 que o processo de urbanização se intensificou, pois com a industrialização promovida por Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek houve a formação de um mercado interno integrado que atraiu milhares de pessoas para o Sudeste do país, região que possuía a maior infraestrutura e, consequentemente, a que concentrava o maior número de indústrias.

    A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas, cuja oferta de emprego e de serviços, como saúde, educação e transporte, eram maiores. Em 60 anos, a população rural aumentou cerca de 12%, enquanto que a população urbana passou de 13 milhões de habitantes para 138 milhões, um aumento de mais de 1.000%.

    http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira.html

     

    II. O processo de urbanização no Estado foi estimulado como estratégia de ocupação, controle e incorporação da fronteira agrícola nas últimas décadas do século XX. CERTO 

    III. A urbanização de Mato Grosso, diferente do que ocorreu com outras áreas do Brasil, não foi ligado à industrialização, mas à ocupação do campo. CERTO

  • I. O processo acelerado de urbanização do Mato Grosso teve início na década de 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek, que tinha como uma de suas metas o desenvolvimento da agropecuária na porção central do Brasil. - Para melhor entendermos a urbanização da região Centro-Oeste, vamos começar no início dos anos 1940. Naquela época, a região era formada apenas por dois grandes estados: o estado de Mato Grosso e o estado de Goiás. De 1940 a 1950, o aumento da população regional foi de cerca de 500.000 habitantes, tendo sido de 3,8% o incremento bruto anual do período. Nessa década a descoberta e a exploração de monchões diamantíferos e de cristal de rocha foi fator de atração de garimpeiros nordestinos para as bacias do alto Araguaia, alto São Lourenço e rio das Garças para a exploração de diamantes, em Mato Grosso e para o médio Araguaia e a bacia do rio Formoso, seu afluente, para a exploração do cristal de rocha em Goiás.” Prossegue as citadas autoras escrevendo que, a expansão da agricultura comercial, principalmente do café no “Mato Grosso de Goiás”, foi fator de atração de população para a área, além das entradas de colonos nas Colônias Agrícolas Nacionais que vieram reforçar os fluxos migratórios do período. (KELLER; MAGNANINI, 1977, p. 117). (ERRADA)

    II. O processo de urbanização no Estado foi estimulado como estratégia de ocupação, controle e incorporação da fronteira agrícola nas últimas décadas do século XX.  (CORRETO)

    III. A urbanização de Mato Grosso, diferente do que ocorreu com outras áreas do Brasil, não foi ligado à industrialização, mas à ocupação do campo. (CORRETO)

     

  • I – Entre 1900 e 1960, a população mato-grossense passou de 118 mil para 330,6 mil habitantes. A situação começou a se modificar a partir dos anos de 1970, coincidentemente a década da divisão e do início da expansão do agronegócio estadual, quando salta para 612,8 mil habitantes. Desde então, vem praticamente dobrando a cada década, até atingir 3,4 milhões de habitantes em 2018, conforme o IBGE. Ou seja, não foi por causa de JK. ITEM INCORRETO.

    II – ITEM CORRETO.

    III – ITEM CORRETO.

    Resposta: D


ID
2292502
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as afirmações a seguir.

I. Há um crescente aumento do percentual de população na faixa etária entre 0 e 14 anos.
II. Desde a década de 1980 a população urbana passou a ser predominante no Estado.
III. Cerca de 35% da população do Estado é formada de migrantes, com destaque para os paranaenses.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

  • I. Há um crescente aumento do percentual de população na faixa etária entre 0 e 14 anos. 

    Aumento decrescente

  • I. A pirâmide etária de Mato Grosso apresenta uma crescente diminuição do percentual de população na faixa etária entre 0 e 14 anos, tendo em vista que, nos últimos anos, as mulheres estão optando por ter menos filhos. ITEM INCORRETO.

    II. ITEM CORRETO.

    III. ITEM CORRETO.

    Resposta: E


ID
2292688
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

O quadro de tensão no Prata levou o governo imperial a propor, em abril de 1864, o aumento do efetivo do Exército em tempos de paz para 22 mil homens. A câmara de Deputados aprovou a proposta mas, em fins de 1864, o Brasil dispunha de uns 18 mil soldados profissionais espalhados pelo país. Também não se tomou medida defensiva séria no território mais vulnerável do Império, o Mato Grosso, embora em 1863 o próprio Ministro da Guerra afirmasse que era necessário conservar uma força do Exército nessa província, pois seria ‘imprevidência’ enviá-la quando ‘circunstâncias inesperadas’ o exigissem.

(DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra. Nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 98)

A constatação da vulnerabilidade do Mato Grosso referida pelo autor, pode ser relacionada, no contexto histórico em questão,

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "a" é a correta.

  • excelente seu cmentário José Neto, já pode virar professor. Parabéns.

     

  • Aprende aí José:

    No contexto da ocupação de MT, Portugal estava empenhada em conseguir anexar esse território ao seu domínio, tanto é que foi gerado o tratado de Madrid em 1750, onde baseado no princípio de quem ocupa vira dono, Portugal fundou vilas em Cuiabá, as mais comhecidas são a vila bela da santíssima trindade e a vila do bom senhor de Cuiaba. Logo de cara você elimina as questões que falam que MT era abandonada ou isolada, pois com a descoberta de ouro nessa região se buscou muitos meios de adentrar pela região fluvial e terrestre de MT.

    Para achar a resposta basta ter a noção que a MT ficava muito distante da capitania de SP ( São Vicente) e que o exército do paraguai era muito grande tanto é assim que o Brasil formou a triplice aliança para derrotar o paraguai. 

    Essa foi a lógica que usei para responder. Bons estudos ! 

  • GRATIDAO
    741
    318 798
    520

  • "Bem loco" os comentários dessa questão. 

  • O aprisionamento pelas forças paraguaias do vapor Marquês de Olinda é considerado ato inicial da guerra com o Paraguai. Durante esse episódio, a porção Sul do estado, hoje onde fica o MS, foi invadida pelas forças inimigas, comandada por Francisco Solano Lopez que era o governante paraguaio. A retomada de Corumbá foi comandada pelo coronel Antonio Maria Coelho, sendo a província do MT  beneficiada pela reabertura da navegação pelo rio Paraguai. Na época, a Coroa Portuguesa, decidiu construir o presídio de Nova Coimbra e o forte do Príncipe, ao Sul do MT.

  • Apesar da letra "A" falar em rendição por parte dos militares mato-grossenses; o que não retrata o principal marco daquele período, que serviu de ponto crucial na formação da identidade mato-grossense como descendentes de bandeirantes e de homens valentes e guerreiros - vide a passagem da tomada da colônia militar de Dourados quando um pequeno contingente de pouco mais de 10 homens recusaram a se render frente contingente de centenas de soldados paraguaios; de fato, as demais altarnativas apresentam-se ainda mais erradas, a medida em que a região sempre teve grande atenção por parte do poder central, principalmente pela questão da defesa de fronteiras, preocupação esta que, inclusive, serviu para "reduzir as distâncias entre os principais centros urbanos" (pelo menos na questão da defesa do territóro).


ID
2292691
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

Os colonizadores hispânicos, certamente, haviam transitado por terras que hoje constituem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas nelas não se fixaram, ou, se o fizeram, suas vilas não progrediram e foram, mais tarde, abandonadas: Puerto de los Reyes, em pleno pantanal mato-grossense e Santiago de Xerez, na borda do Pantanal, próximo ao rio Miranda.

(SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História do Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2009, p.5)

Dentre as razões para que o território mencionado, no século XVI, não tivesse sido colonizado por espanhóis, está a

Alternativas
Comentários
  • Os colonizadores hispânicos, certamente, haviam transita-do por terras que hoje constituem Mato Grosso e Mato Gros-so do Sul, mas nelas não se fixaram ou, se o fizeram, suas vi-las não progrediram e foram, mais tarde, abandonadas: Puerto de los Reys, em pleno Pantanal mato-grossense e Santiagode Xerez, na borda do Pantanal, próximo ao rio Miranda.Um outro ingrediente colaborou para que os espanhóis não avançassem para o Leste: a presença de grande contingente indígena. Formavam eles uma verdadeira fronteira viva entre os dois impérios. Acossados pelos portugueses – de Leste para Oeste – e fugindo dos espanhóis – de Oeste para Leste –, os índios não contatados estenderam seu território ao longo do rio Paraguai, desde a sua parte Sul até o extremo Norte. Não só dos colonizadores fugiam esses índios, mas também dos jesuítas, que desejavam aldeá-los nas reduções ou missões

  • GABARITO: B

  • Fé em Deus e força pra superar as dificuldades, ao trabalho:

    A- Cuiaba era rica em ouro, em 1722 Miguel sutil achou às margens do córrego da prainha o maior depósito de ouro existente no Brasil;

    B- correta. Os índios sempre foram resistentes a ocupação de suas terras, tanto é que o Brasil declarou guerra justa aos índios. Ato contínuo, a Espanha desistiu do território de Cuiabá devido ao ouro encontrado no Peru, firmando o tratado de madrid 1750 - formalizado por Alexandre de Gusmão;

    C- jesuítas estavam nem aí para riquezas, através das descidas, queriam era levar a palavra de Deus e catequizar os índios;

    D- bandeiras eram expedições particulares, que queriam ouro e aprisionar índios; e

    E- Portugal e Espanha faziam tantos acordos que raramente obedeciam, acordo era feito a cada década de acordo não tinha nada de acordo.

    O/


ID
2292694
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nos anos 1970, durante o Regime Militar, o Estado do Mato Grosso foi foco de vários programas federais de estímulos econômicos setoriais e de integração nacional, dentre os quais, havia o

Alternativas
Comentários
  • Lamentável coma as pessoas aqui são habilidosas em zombar dos colegas e, com issso, se esquecem de estudar.

    MT não é mais quente que o inferno. Lá o clima é equatorial e tropical. Prevalece o tropical super-úmido de monção, média anual superior a 24º C.

    Na Chapada dos Guimarães, por exemplo, já se registrou 00º C, onde o clima é subtropical.

    Sim, na depressão cuiabana é temperatura elevada, mas não todo o estado. Não confuda o conteúdo com o continente (metonímia).

    Bons estudos a todos!

  •  

    Para quem não é assinante do site e precisa da resposta, a alternativa correta é letra "E".

    BONS ESTUDO

  • Verdadae Gunther Jakobs, eu moro em Cuiabá e viajo por todo o estado, a capital é muito quente mesmo, mas o estado, de forma geral, não é. Este ano em Chapada, por exemplo, chegou a 0ºC

  • Letra : A (ERRADA)

     Programa Calha Norte: criado em 1985 pelo Governo Federal, tem como objetivo principal a manutenção da soberania da Amazônia, contribuindo com a promoção de seu desenvolvimento ordenado e sustentável.

     Projeto Carajás: oficialmente conhecido como Programa Grande Carajás (PGC) é um projeto de exploração mineral, iniciado nas décadas de 1970 e 1980, na mais ricas áreas minerais do planeta, pela Vale (antiga CVRD). Estende-se por 900 mil km², numa área que corresponde a um décimo do território brasileiro, e que é cortada pelos rios Xingu, Tocantins e Araguaia, e engloba terras do sudeste do Pará, norte de Tocantins e sudoeste do Maranhão.Foi criado pela empresa estatal brasileira Companhia Vale do Rio Doce, durante o governo Figueiredo, quando Eliezer Batista era presidente da Vale

     

    Letra: E (CORRETA)

     

    "Proalcool: responsável pela implantação da cultura canavieira na região sul-mato-grossense. Durante o programa o estado recebeu diversos investimentos para implantação e expansão das lavouras de cana-de-açúcar, bem como a instalação de usinas e destilarias, com foco na produção de álcool combustível"

    "Programa Nacional de Papel e Celulose: baseou-se em diagnóstico realizado em 1966 e 1967 (segundo Juvenal e Mattos, 2002), que concluiu que a oferta de todos os tipos de papéis não seria suficiente para atender à crescente demanda nacional (com exceção para os papéis de embalagem), sendo necessária expandir a produção para atingir a auto-suficiência em 1980. Quanto à celulose, esse estudo, segundo os autores supracitados, mostrou que a demanda de celulose de fibra curta, apesar de crescente, poderia ser suprida pelos projetos voltados para exportação."

     

  • e na democracia os corruptos que estão instalados em MT fazem à festa.

  • Nos anos 1970, durante o Regime Militar, o Estado do Mato Grosso viu sua economia sendo estimulada, dentre outros, pelos projetos Proálcool e o Programa Nacional de Papel e Celulose.

     Resposta: E


ID
2292697
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere os seguintes artigos da Lei Complementar nº 31, de 11/10/1977:


Art. 35 − O Senador eleito pelo Estado de Mato Grosso, cujo mandato termina em 31 de janeiro de 1983, representará o Estado em que, à época da respectiva eleição, tinha domicílio eleitoral.

Art. 36 − Nas eleições de 15 de novembro de 1978, para o Senado, no Estado que deva eleger três Senadores, o menos votado dos dois eleitos por sufrágio direto terá o mandato de quatro anos.

Parágrafo único − No Estado de Mato Grosso do Sul, a eleição do Senador a que se refere o § 2º do art. 41 da Constituição realizar-se-á no dia 28 de janeiro de 1979, pelo Colégio Eleitoral formado pela Assembléia Constituinte e Delegados das Câmaras Municipais.


(Disponível em: http://www.planalto.gov.br)


Levando-se em conta o teor desses artigos e seus conhecimentos sobre a História do Mato Grosso, é correto afirmar que dentre os interesses que motivaram a divisão do Estado de Mato Grosso, havia o propósito de

Alternativas
Comentários
  • Gab B. "Outro aspecto a considerar é o de que, com a criação de Mato Grosso do Sul, o regime militar passou a contar com mais um governo e toda a estrutura política regional, a favor do regime, que já se encontrava em exaustão, procurando uma alternativa para manter-se. Dessa forma, a criação do MS, ocorrida no contexto da ditadura militar, interessava diretamente aos líderes do regime, uma vez que aumentava a quantidade de votos que a Arena, partido que dava sustentação ao governo, disporia no colégio eleitoral, a instituição que elegia o presidente da república."

     

  • b)

    aumentar a representatividade do partido do governo no Colégio Eleitoral, pois este era formado por Senadores eleitos pelos Estados, dos quais 1/3 era escolhido de maneira indireta por delegados cuja maioria era afinada com o regime militar.

  • A divisão de Mato Grosso em dois estados aconteceu devido a um processo demorado em que foram levados em consideração aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. Enquanto o Sul do estado tentava a divisão, o Norte endurecia e barrava as intenções sulistas.

    Dentre os interesses que motivaram a divisão do Estado de Mato Grosso, no entanto, precisamos também dizer que havia o propósito de simplesmente aumentar a representatividade do partido do governo no Colégio Eleitoral, pois este era formado por Senadores eleitos pelos Estados, dos quais 1/3 era escolhido de maneira indireta por delegados cuja maioria era afinada com o regime militar.

    Na linha de sucessão ao governo do Estado de Mato Grosso, após a divisão política e territorial, ocupou a cadeira de chefe do Poder Executivo, no Estado, durante o período compreendido entre 1979 e 1983, Frederico Carlos Soares Campos, que sucedeu a Cássio Leite de Barros. Já durante o processo de divisão, José Garcia Neto era o governador.

    Resposta: B


ID
2292700
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A história do Mato Grosso é permeada por alguns momentos nos quais evidenciam-se tensões decorrentes de conflitos entre as elites político-econômicas provocando mudanças significativas no âmbito administrativo. Um episódio característico foi

Alternativas
Comentários
  • LETRA "E" CORRETA.

    Os sulistas, para concretizarem a divisão do Estado,
    apresentaram ao Governo Federal, as seguintes justificativas:


    – O poder político era exercido por cuiabanos.


    – O dinheiro arrecadado no Estado era maior no sul, no entanto,
    os benefícios ficavam principalmente na capital Cuiabá.


    – Os empregos públicos eram ocupados por cuiabanos.


    – O norte e o sul eram diferentes tanto na história como na
    cultura e também nas influências.

     

    - A unidade local existente entre as cidades do Bolsão Sul-mato-grossense.

     

    LETRA "A":

    o capítulo da Rusga, no fim do século XIX, que foi a cisão entre os grupos liberais e conservadores, defensores, respectivamente, da centralização e da descentralização da administração da província. (A ALTERNATIVA INVERTEU OS CONCEITOS: OS CONSERVADORES QUERIAM A MANUTENÇÃO DA CENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, ENQUANTO QUE OS LIBERAIS QUERIAM A DESCENTRALIZAÇÃO)

  • e)

    a campanha pela autonomia da parte sul, que se fortaleceu nos anos 1970, e se valia de diversos argumentos, como a unidade local existente entre as cidades do Bolsão Sul-mato-grossense.

  • Erro da alternativa A 

    Liberais defendiam a descentralização,eles não queriam o poder centralizado, eles queriam  maior autonomia, queriam poder para agir politicamente.

    Conservadores (portugueses)  defendiam a Centralização.

    A alternativa trocou os conceitos, por essa razão se tornou errada.

  • Rusga, pegadinha néeeeeeeeeeeeee srsrsrsrs

  • A história do Mato Grosso é permeada por alguns momentos nos quais evidenciam-se tensões decorrentes de conflitos entre as elites político-econômicas provocando mudanças significativas no âmbito administrativo. Um episódio característico foi: a) o capítulo da Rusga, no fim do século XIX, que foi a cisão entre os grupos liberais e conservadores, defensores, respectivamente, da centralização e da descentralização da administração da província.

    =====

    PERÍODO IMPERIAL (1822-1889): RUSGA (1834)


ID
2292703
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as afirmações sobre a população mato-grossense.

I. Embora a densidade demográfica média do Estado seja de pouco mais de 3 hab/km2, é possível se encontrar vários Municípios com densidade demográfica superior a 30 hab/km2.
II. Com uma esperança média de vida de 73,9 anos, observa-se que o grupo feminino apresenta maior longevidade.
III. Nos últimos recenseamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística − IBGE tem-se observado redução contínua da população com idade superior a 60 anos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - Mato Grosso possui 23 (vinte e três) cidades com densidade superior a 30 hab/km²

    O itens II e III são reflexos do Brasil como um todo, destarte, não diferencia da situação apresentada por MT, apesar que o crescimento populacional no MT apresenta-se estável na última década, tendo um crescimento inferior a 2% ao ano.

  • Geralmente, o que se tem mundialmente é a efetiva diminuição de pessoas de 0 a 14... eis que a quantidade de número de filhos por famílias diminuiu consideravelmente.

    Consequentemente, se "não há" mais crianças nascendo como dantes, a população idosa só tende a aumentar.

  • Mato Grosso é um estado de proporções gigantescas com diversas regiões inabitadas, o que interfere diretamente na taxa de densidade demográfica, que é de 3,3 habitantes por km2.

     

  • Item I – ITEM CORRETO.

    Item II – ITEM CORRETO.

    Item III – Apesar de ainda ter uma população idosa relativamente pequena, esta tem crescido nos últimos anos, tendo em vista a maior expectativa do brasileiro em geral. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B


ID
2292709
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o agronegócio em Mato Grosso, considere.

I. O espaço rural mato-grossense, que já nasce diferenciado, sente os efeitos do agronegócio que se manifesta através do crescimento da renda no campo sobre a indústria e os serviços.
II. A expansão do agronegócio tem possibilitado a reformulação da histórica estrutura fundiária, pois tem sido observada a redução do número e extensão dos latifúndios.
III. Uma das críticas ao agronegócio é a degradação ambiental, tanto com a utilização de monoculturas e de químicas para a correção da acidez do solo, característico do cerrado, como com o uso dos defensivos agrícolas.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I- O espaço rural mato-grossense, que já nasce diferenciado, sente os efeitos do agronegócio que se manifesta através do crescimento da renda no campo sobre a indústria e os serviços.  Certa. Característica da formação histórica  do MT através de incentivos governamentais às empresas colonizadoras, com incremento do agronegócio, principalmente voltados ao primeiro setor. A expansãodo PIB Mato-Grossense nos últimos anos encontra-se fortemente relacionada à expansao da produção primária, notadamente pela incorporação de novas áreas agrícolas.

    II. A expansão do agronegócio tem possibilitado a reformulação da histórica estrutura fundiária, pois tem sido observada a redução do número e extensão dos latifúndios. Errado. A consequência do agronegócio é justamente o inverso: manutenção e implemento dos  latifúndios.

    III. Uma das críticas ao agronegócio é a degradação ambiental, tanto com a utilização de monoculturas e de químicas para a correção da acidez do solo, característico do cerrado, como com o uso dos defensivos agrícolas.

  • a)

    I e III.

  • LETRA A

    I e III

  • I – ITEM CORRETO.

    II – O estado do Mato Grosso continua sendo caracterizado pela expressiva presença de latifúndios. ITEM INCORRETO.

    III – ITEM CORRETO.

    Resposta: A

  • Pessoal que mora em MT sabe o quanto essa II é errada hahah


ID
2293171
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante o período colonial, o abastecimento dos vilarejos e arraiais na região do Mato Grosso, distantes dos núcleos de poder colonial, ocorria, em geral, por meio

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    ... sistema de monções, mediante o qual mercadorias, roupas, utensílios e pessoas chegavam aos vilarejos em embarcações que percorriam os rios da região conformando um amplo circuito.

    Uma das mais famosas foi a Grão-Pará. Era uma forma de trazer mercadorias dos grandes centros ao interior do país através de embarcações.

  • Monções era o sistema de abastecimento e de transporte de pessoas, implementado através dos rios, monções de SP par MT percorriam dois roteiros, eram realizadas duas vezes por ano e duravam de 4 a 6 meses.

    Att.

  • Vinham da atual região de São Paulo por via fluvial.

  • Monções - abastacimento e transporte de pessoas pelos rios.


ID
2293174
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O povoamento do território mato-grossense recebeu notável impulso, no período colonial, com

Alternativas
Comentários
  • a) a abertura dos caminhos em direção ao Grão-Pará, no começo do século XIX. Consequência da descoberta de ouro na região..

     b) o inicio dos apresamentos indígenas, no século XVI. Não foi causa de povoamento.

     c)a fundação da vila de Cuiabá, no século XVII. Consequência da descoberta de ouro na região.

     d)a descoberta de ouro no século XVIII. CORRETO, ISSO IMPULSIONOU O POVOAMENTO.

     e)os primeiros povoados jesuíticos, como o arraial da Forquilha, no século XV. Não foi causa de povoamento, essa foi uma missão Jesuita.

     

    Amigos, bons estudos!

  • Descoberta de ouro de aluvião(nas margens dos rios)

    att.

  • Falou em Período Colonial no Mato Grosso = Século XVIII

  • Descoberta do ouro, sempre

  • Brasil império era igual A$ap Rocky não podia ver ouro que caia matando

  • Muito bom !!! :)


ID
2293177
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A extração de minérios no território mato-grossense pelos bandeirantes, durante o período colonial, baseava-se essencialmente na

Alternativas
Comentários
  • Resposta E.

    Ouro de aluvião é aquele ouro que é encontrado em leitos dos rios.

  • Prospecção consiste em um conjunto de técnicas relativas à pesquisa, localização precisa e estudo preliminar de uma jazida mineral ou petrolífera.

    Ouro de aluvião é aquele localizado na superfície.

    Destarte, dispensa-se a prospecção.

    PAZ!

  • Apenas acrecentando:

     

    Tenha em mente que, durante o período colonial, a exploração do ouro era feito de forma muito rudimentar.

     

    E, dentre as alternativas, a única que relaciona com esse contexto seria a Letra E.

     

    (https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwir6q-O38PWAhXIZiYKHVdlAXgQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fportaldoprofessor.mec.gov.br%2FfichaTecnicaAula.html%3Faula%3D20999&psig=AFQjCNHflkTJmixftJqZTsKfQs1NuTMFag&ust=1506545918991928)

     

  • questão muito dada mesmo!

    "força e foco" 

  • LETRA E

    Tudo começou no ouro


ID
2293180
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A participação do Mato Grosso na guerra da Tríplice Aliança

Alternativas
Comentários
  • De fato foi uma participação direta, o governo paraguaio aprisionou no porto de Assunção o navio brasileiro Marquês de Olinda, e em seguida atacou Dourados, na então província de Mato Grosso. Foi o estopim da guerra.

    Fonte:uol/educação.

  • Foi uma guerra incentivada pelo interesse capitalista da Inglaterra.

  • A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.

    Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul

  • letra B

     

  • Em 1850 Brasil e Paraguai firmaram um tratado para defender a indepedência do Uruguai, em 1856 tivemos a liberação da bacia platina, em que era permitido navegações de Mato Grosso percorrer pelo Rio Paraguai em direção a RJ, pois este seria o caminho mais rápido durando apenas 30 dias, o Brasil em 1864  invadiu o Uruguai para derrubar o partido blanco, pois o Brasil apoiava o partido colorado, como resposta, Paraguai governado por Solano Lopes aprisionou o Navio que trazia o Marquês de Olinda, Frederico Carneiro de Campos que seria o novo presidente da Província de Mato Grosso, isso foi o estopim da guerra da tríplice aliança.

  • LETRA B


ID
2293183
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A divisão do território do Estado do Mato Grosso, que resultou na criação do Estado do Mato Grosso do Sul

Alternativas
Comentários
  • Ernesto Geisel assumiu o governo em 1974 e estabeleceu a legislação básica para a criação de novos estados e territórios. No ano seguinte, renasceram as idéias divisionistas  devido à discussão dos limites de Mato Grosso com Goiás. O movimento tomou fôlego e, em 1976, a Liga Sul-Mato-Grossense, presidida por Paulo Coelho Machado, liderou a campanha da divisão do estado de Mato Grosso.

    Trabalhando com rapidez e sigilo, os integrantes da Liga forneceram ao governo federal subsídios necessários para viabilizar a divisão do Estado. A lei foi assinada pelo presidente Ernesto Geisei no dia 11 de outubro de 1977 e publicada no Diário Oficial do dia seguinte.

    obs : Período da ditadura: 1964–1985

    fonte: http://www.perfilnews.com.br/noticias/brasil-mundo/divisao-do-estado-de-mato-grosso-completa-38-anos

     

  • LETRA D

    Complementando com a resposta de outra questao:

    "Essa cisão territorial representou a concretização de lutas históricas,
    defendidas por lideranças políticas do sul de Mato Grosso, que
    remontam ao final do século XIX".

  • Os reais motivos que levaram a separação destes estados, foi o fato de o Mato Grosso Do Sul ser a parte mais rica do estado naquela época, visto que se encontrava em local mais próximo do Sudeste do País.

    No entanto, as elites sul mato-grossenses alegavam que a divisão do estado era a melhor forma para controlar e gerir o estado que tinha uma dimensão muito grande.

    Assim em 11.10.1971 surge a lei para dividir Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Governo de José Garcia Neto, só ocorrendo a divisão de fato no ano de 1979 no governo de Cassio Leite.

  • Foi no dia 11 de outubro de 1977 que o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31 dividindo Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul. A data virou marco de independência da Região Sul em relação à capital Cuiabá. Enquanto alguns ainda condenam as forças divisionistas, outros argumentam que a divisão serviu para impulsionar o desenvolvimento em ambos os estados.

     

    A divisão de Mato Grosso em dois estados aconteceu devido a um processo demorado em que foram levados em consideração aspectos sócio-econômicos, políticos e culturais. Enquanto o Sul do estado tentava a divisão, o norte endurecia e barrava as intenções sulistas.

     

  • letra D

     

  • o unico erro da opção a) moldes democraticos..

  • ERROS EM VERMELHO:

    a)realizou-se por uma decisão do governo de Ernesto Geisel, após o longo histórico de pressões pela separação, desde a Revolução Constitucionalista de 1932 quando a elite local havia proposto o “Estado de Maracaju”, em moldes democráticos e em contraposição às práticas coronelísticas vigentes no norte. 

     b)aconteceu no início da ditadura no Brasil, numa tentativa do governo militar em solidificar alianças políticas com certos grupos oligárquicos, particularmente famílias ricas que se dedicavam à pecuária e reforçariam a base política do ARENA, o partido governista. 

     c)resultou de um plebiscito popular realizado em 1977, uma vez que a população dessa parte do Estado sentia-se negligenciada pelo governo estadual, ao qual reivindicava mais investimentos e maior presença do poder público, que parecia privilegiar o norte do Estado. 

     d) ocorreu em pleno regime militar, por antigas pressões das elites estabelecidas na parte sul do Estado, sob o argumento, dentre outros, de que a diversidade presente na grande extensão do território dificultava sua unidade, sua administração e seu desenvolvimento econômico. GABARITO

     e)derivou de conflitos de interesses, acirrados após os anos 1950, entre a elite do norte do Estado, ligada à produção da soja e à pecuária para o mercado interno, e a elite do sul, que se dedicava à exportação da erva mate e café, sendo formada por empresários paulistas. 

     

  • ocorreu em pleno regime militar, por antigas pressões das elites estabelecidas na parte sul do Estado, sob o argumento, dentre outros, de que a diversidade presente na grande extensão do território dificultava sua unidade, sua administração e seu desenvolvimento econômico. 

  • O Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos travados com os espanhóis por fronteira deixaram de acontecer, em 1802. Mais tarde, devido à disputa político-econômica na região, em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel, durante o Regime Militar, assinou a Lei Complementar n° 31, dividindo o Estado Mato Grosso em dois, com a consequente criação do estado de Mato Grosso do Sul.

    A divisão do território ocorreu por antigas pressões das elites estabelecidas na parte sul do Estado, sob o argumento, dentre outros, de que a diversidade presente na grande extensão do território dificultava sua unidade, sua administração e seu desenvolvimento econômico.

    A divisão de Mato Grosso em dois estados foi justificada pelo governo federal como necessária para o desenvolvimento da região devido à sua grande:

    Extensão; e

    Diversidade.

    Resposta: D