- ID
- 191563
- Banca
- FCC
- Órgão
- MPU
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Ambiental e Sanitária
- Assuntos
Segundo a Resolução RDC nº 306 de 07 de dezembro de 2004, os resíduos de serviços de saúde do grupo A
Segundo a Resolução RDC nº 306 de 07 de dezembro de 2004, os resíduos de serviços de saúde do grupo A
A NBR 10004 apresenta a classificação dos resíduos sólidos. Considerando a classificação dos resíduos sólidos em função da periculosidade, assinale a alternativa correta.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos define:
Com relação a projeto e execução de obras de saneamento, julgue o item a seguir.
Com relação a projeto e execução de obras de saneamento, julgue o item a seguir.
Com relação a projeto e execução de obras de saneamento, julgue o item a seguir.
As obras de infraestrutura afetam o meio ambiente, sendo fundamental o conhecimento de suas etapas e processos construtivos para mensuração de seus efeitos e proposição de soluções técnicas menos impactantes. Em relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
Na execução de aterros, as bermas de equilíbrio têm a função de acelerar o adensamento por sobrecarga, reduzindo o tempo de recalque.
Considere o texto a seguir, relacionado com resíduos sólidos, dividido em três segmentos, para responder a questão.
I. Os resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais quando dispostos de modo inadequado são potenciais causadores de impactos sobre o solo, as águas superficiais e subterrâneas, que podem ser contaminados por organismos patogênicos, metais pesados, sais e hidrocarbonetos contidos no chorume.
II. O tratamento inadequado dos resíduos sólidos implica ainda em liberação de CH4 (metano), dioxinas e outros poluentes prioritariamente para o solo.
III. As técnicas usadas para o tratamento de resíduos consistem na disposição em aterros comuns ou especiais, incineração, encapsulamento, desinfecção e esterilização, entre outros.
Com respeito a atividade de saneamento ambiental, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões) descrita(s) em:
Considere o texto a seguir, e as lacunas identificadas com as letras [X], [Y] e [Z] para responder a questão.
Lei Federal nº 12.305/2010 dispõe que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos conterá os programas, projetos e ações para o atendimento das metas previstas. Também estabelece que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos tem vigência por prazo indeterminado e horizonte de [X] anos, sendo atualizado a cada [Y] anos. Assim, o Plano trabalha com uma visão de [Z] prazo que precisa ser materializada em programas e ações que propiciem o alcance das metas estabelecidas.
Respectivamente, [X], [Y] e [Z] correpondem a:
Julgue os próximos itens, acerca do saneamento ambiental.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos propõe a responsabilidade exclusiva do poder público pelo ciclo de vida e logística reversa de retorno de produtos, pelas metas de redução de disposição final de resíduos em aterros sanitários e pela disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos em aterros sanitários.
A Lei nº 12.305, de 02/08/2010, regulamentada pelo Decreto nº 7.404, de 23/12/2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Segundo estes instrumentos legais, para atender às iniciativas de prevenção e redução da geração de resíduos sólidos no processo produtivo, estruturação de sistemas de coleta seletiva e de logística reversa, descontaminação de áreas contaminadas, entre outras, o poder público poderá instituir algumas medidas indutoras, à EXCEÇÃO de
Em uma lide, a autoridade judicial solicitou a um Perito Oficial instrução a respeito da questão. O caso tratava-se da discussão do responsável pela poluição com nitratos do lençol freático de região rural. A vítima era um morador de uma propriedade agrícola, lindeira a um aterro de resíduos industriais perigosos (ARIP), que recebia resíduos sólidos oriundos de curtumes da região. O responsável pelo aterro afirmava que a poluição das águas subterrâneas era devido à utilização de fertilizantes na lavoura do titular da causa judicial. Para dirimir o causador da poluição ambiental e imputar a este as devidas sansões penais, o Perito designado irá realizar a(s) análise(s) abaixo descritas para a conclusão do laudo pericial:
A argila é, essencialmente, um estado físico de material de granulação fina que tem como principal característica a plasticidade, quando molhada, devido à umidade absorvida pelas partículas extremamente finas.
Sobre os tipos de argila, verifica-se que
A areia é um sedimento não consolidado constituído de grãos clásticos de tamanho médio.
O tipo de areia, cuja maioria dos grãos apresenta uma só classe de tamanho, sendo bem arredondados e com superfícies bem polidas e brilhantes é o da areia
A Lei n.º 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), contém importantes instrumentos para o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Analise as afirmativas feita com relação a esta Lei e à PNRS:
I. Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos.
II. Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos, na logística reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo.
III. Cria metas importantes que contribuem para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento em nível municipal; não se faz necessário que particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, cabendo tal função ao estado.
IV. Retira o Brasil do patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na logística reversa quanto na coleta seletiva.
Assinale a alternativa correta:
A respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de educação ambiental e da gestão, proteção e controle da qualidade ambiental, julgue o item seguinte.
A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica nos currículos escolares, mas a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.
A respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de educação ambiental e da gestão, proteção e controle da qualidade ambiental, julgue o item seguinte.
Se o município possui um plano de gestão integrada de resíduos sólidos, os consumidores estão desobrigados de acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos gerados em suas residências, pois, uma vez instituído o plano, essa obrigação é transferida aos comerciantes e distribuidores dos produtos, que deverão retorná-los aos fabricantes e importadores para ser dada a destinação ambientalmente adequada aos produtos e às embalagens.
O engenheiro encarregado do Aterro X pretende avaliar os processos de tratamento do chorume produzido pelo aterro. Uma série de parâmetros que influem na qualidade do chorume foi levantada. São eles:
A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como forte premissa o aproveitamento dos resíduos, utilizando vários processos com o objetivo de aterrar apenas os rejeitos. Sobre o tema, é correto afirmar que:
Acerca da Lei de Darcy, que trata de fluxos em meios porosos e dos parâmetros hidrodinâmicos, julgue o item a seguir.
A forma das partículas e a estrutura do solo influenciam no
tamanho médio dos poros, o qual interfere no coeficiente de
permeabilidade do solo.
Acerca da Lei de Darcy, que trata de fluxos em meios porosos e dos parâmetros hidrodinâmicos, julgue o item a seguir.
Em regiões de clima temperado, a presença de pequena
porcentagem de finos em solo de granulação grossa aumenta o
coeficiente de permeabilidade desse solo.
Julgue o item a seguir, que dizem respeito aos métodos de remediação.
O encapsulamento geotécnico, apesar de impedir a continuação
do processo de contaminação do subsolo e do nível freático,
não elimina a necessidade de saneamento do aquífero.
O meio ambiente pode favorecer a evolução ou o declínio de uma determinada doença na população, em virtude de fatores ambientais relacionados: físicos, biológicos e socioeconômicos. Esses fatores encontram-se em permanente intercâmbio, de forma dinâmica, e seus efeitos sobre o agente e(ou) sobre o hospedeiro variam a cada instante. Com relação aos fatores do meio ambiente que impactam a saúde, julgue o item que se segue.
Os solos deficientes em elementos minerais podem influenciar
a qualidade das gramíneas ou leguminosas cultivadas nesses
locais, tornando-as deficientes em seus elementos minerais, e
podendo causar nos animais doenças carenciais e metabólicas,
como raquitismo, osteomalácia e marasmo enzoótico.
O solo é constituído pelas fases sólidas, líquida e gasosa, onde as plantas crescem, extraem água e nutrientes para completar seu ciclo vital. A população cada vez mais depende do solo para sobreviver, pois a demanda por alimentos cresce a cada dia. A exploração do solo deve ser racional minimizando a poluição, erosão e danos à fauna e a flora. Isto torna imprescindível o conhecimento das características, constituintes e limites dos solos. Com relação aos solos, aponte a alternativa incorreta.
Sobre a formação do solo, marque a opção correta:
Considere os seguintes valores, obtidos para a análise de solo:
Na = 0,51 cmolc kg-1;
K = 0,10 cmolc kg-1;
Ca = 5,3 cmolc kg-1;
Mg = 3,2 cmolc kg-1;
Al3+ = 2,0 cmolc kg-1.
O valor da CTC efetiva desse solo é:
Com relação aos componentes envolvidos na caracterização do perfil de um solo, assinale a opção correta.
A respeito das transições dos horizontes do perfil de um solo, assinale a opção correta.
No que se refere aos horizontes e sub-horizontes do perfil de um solo, assinale a opção correta.
A respeito de processos erosivos e da formação de solos, assinale a opção correta.
Gabião é a denominação de um recurso técnico utilizado para
Na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual foi instituída pela Lei Federal n.º 12.305/2010,
Para a execução de obras civis é necessário o estudo e planejamento de todos os elementos que contribuirão para o sucesso da empreitada. Dentre estes estudos há um que trata do apoio das fundações e dos esforços solicitados pela base de apoio e sua compactação. Este estudo é subsidiado pela aplicação dos conhecimentos tentando prever o comportamento dos maciços terrosos quando da aplicação destas forças. Como exemplo de construções, pode-se citar as barragens que demandam grandes esforços sobre os maciços terrosos.
A área de conhecimento que estuda e trata este fenômeno é conhecida como
A formação dos solos é resultado da ação combinada do clima, natureza dos organismos presentes, material de origem, relevo e idade.
O estágio de sucessão mais avançado é o(a)
A quantidade de água que pode ser contida em um solo depende de sua porosidade. Em uma amostra de 1.000 cm3 de um solo arenoso, verificou-se que o volume das partículas sólidas contidas na amostra é de 600 cm3 .
Sendo assim, a porosidade do solo examinado é de
O solo é constituído por partículas sólidas, água e ar, sendo considerado um sistema trifásico. As parcelas de ar e água podem sofrer variações em função de mudanças na umidade ou compressão. É correto afirmar que o índice de vazios em uma amostra de solo equivale à razão entre:
A respeito de riscos ambientais e de possíveis danos ambientais em decorrência da instalação de empreendimento, julgue o próximo item.
A movimentação de solo e de rochas para implantação de
empreendimento gera risco de diminuição tanto dos recursos
naturais disponíveis quanto da estabilidade do solo.
O desafio ambiental de erradicar os lixões
Mais da metade de nossos municípios ainda utiliza lixões, o que exige a adoção de políticas públicas articuladas, capazes de levar as cidades ao desenvolvimento sustentável
“Novos dados divulgados pela ONU Meio Ambiente revelam que 145 mil toneladas diárias de resíduos urbanos são descartadas incorretamente na América Latina e no Caribe. O Brasil contribui de modo expressivo para a ocorrência desse grave problema, pois mais da metade de nossos municípios ainda utiliza os chamados lixões, nos quais tudo é lançado a céu aberto e para os quais, segundo se estima, destinam-se 40% de todo o lixo do país.”
Disponível em:<https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-desafio-ambiental-de-erradicar-os-lixoes-7z0l6tw0uaj5qda0cydb0o3pf/>
A recuperação ambiental é a reconstrução de um ambiente que sofreu diferentes graus de degradação, com ou sem intervenção humana. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Nos ambientes altamente degradados é necessária a intervenção humana para a sua recuperação.
II. A recuperação de áreas degradadas requer a utilização de princípios ecológicos oriundos do conhecimento básico do ecossistema que se vai trabalhar.
III. O reflorestamento não é utilizado para a recuperação de áreas degradadas.
IV. O conhecimento da biologia reprodutiva, ritmo de crescimento e ciclo de vida e das espécies contribuirá para que as soluções operacionais sejam mais eficientes.
A sequência correta das alternativas acima é:
A respeito do gerenciamento de resíduos sólidos, assinale a alternativa INCORRETA.
Uma das alternativas de disposição e tratamento de resíduos sólidos urbanos é o uso de aterros sanitários. Considerando as características dos aterros sanitários, é correto afirmar que ocorre:
Em geotecnia, o método do Círculo de Mohr é usado para:
Quando o resfriamento do magma ocorre no interior da crosta terrestre, a rocha resultante é do tipo ígnea intrusiva. Se o magma chegar à superfície terrestre, a rocha resultante é do tipo ígnea extrusiva.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, os nomes das rochas extrusiva e intrusiva mais abundantes na crosta terrestre.
Embora existam diversas definições, o solo pode ser definido como o material em que a rocha se transforma através do pedogênese. Normalmente, esse processo ocorre em função de cinco fatores.
Assinale a alternativa que indica os cinco fatores.
O sistema de limpeza urbana, de um modo geral, consome do orçamento do Município de: