SóProvas



Questões de Coleta Seletiva e Reciclagem


ID
189412
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Saneamento ambiental é definido como o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar salubridade ambiental para proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra E
     

    Justificativa
    Segue abaixo o conceito de Saneamento Ambiental segundo a FUNASA (2006).

    “O conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção da disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural.” (BRASIL, 2006).

    As demais alternativas estão incorretas pelas seguintes razões:
    a)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água, controle de doenças transmissíveis e obras especializadas;
    b)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e drenagem urbana;
    c)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e resíduos sólidos;
    d)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e aponta o tipo de estação  e formas exclusivas de tratamento da água, algo que não entra no mérito conceitual. O que esta implícito no conceito de saneamento ambiental, acerca da componente abastecimento de água, é o fato de que a água utilizada para abastecimento deverá atender aos padrões de potabilidade para consumo humano, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

ID
191551
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A compostagem de resíduos sólidos domiciliares

Alternativas
Comentários
  • Creio que a compostagem pode produzir chorume.

  • Concordo! A compostagem pode produzir chorume. Logo, são duas alternativas corretas: C e E.

  • A compostagem realizada em ambiente controlado e de forma correta produz muito pouco ou nada de chorume, inclusive quase nem tem odor.
    Logo a questão está correta, apenas a C é verdadeira.

  • Gabarito: letras "C" e "E".

    Segundo a Embrapa, o teor de umidade ideal é de cerca de 60%. Um teste simples pode ser feito para avaliar a umidade da pilha. Apertar fortemente entre os dedos uma amostra, sentindo-a úmida, porém sem que nenhum líquido escorra.

    Ainda segundo a mesma empresa, é importante escolher local adequado para montagem das pilhas. O local deve ter ligeiro declive para favorecer a drenagem, próximo a árvores que promovam sombreamento e proteção contra ventos, bem como de uma fonte de água despoluída. As pilhas devem ser protegidas contra enxurradas por um sistema de canaletas, que podem ser conectadas a um coletor de chorume, se possível reciclado para a pilha.

    Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Cafe/CafeOrganico_2ed/anexo04.htm

  • PODE produzir material percolado, mas se o sistema for bem controlado (como é o objetivo) não produzirá.

    Na verdade nem a C está totalmente correta, segundo o IPT a faixa ideal de umidade é 40-60%

  • apesar de tudo... ta certa. 

    conama 418/2017

    Art. 2º Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:

    I - agentes patogênicos: bactérias, protozoários, fungos, vírus, helmintos, capazes de provocar doenças ao hospedeiro;

    II - chorume: líquido proveniente da umidade natural e da decomposição anaeróbia de resíduos orgânicos;

    III - compostagem: processo de decomposição biológica controlada dos resíduos orgânicos, efetuado por uma população diversificada de organismos, em condições aeróbias e termofílicas, resultando em material estabilizado, com propriedades e características completamente diferentes daqueles que lhe deram origem;

    o processo de compostagem BEM FEITO nao deve produz chorume


ID
191563
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo a Resolução RDC nº 306 de 07 de dezembro de 2004, os resíduos de serviços de saúde do grupo A

Alternativas
Comentários
  • I – Grupo A: Resíduos que apresentam risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente devido à  presença de agentes infecciosos, ou seja, aqueles passíveis de presença de agentes biológicos que, por  suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.

    II – Grupo B: Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao  meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e  toxicidade.

    III – Grupo C: Materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos, em quantidades  superiores aos limites de isenção especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear –  CNEN 6.05 e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista. Enquadram-se neste grupo quaisquer  materiais resultantes de laboratório de pesquisa e ensino na área de saúde; laboratórios de análises  clinicas; serviços de medicina nuclear e radioterapia que contenham radionuclideos em quantidade superior  aos limites de eliminação.

    IV – Grupo D: Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio  ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.  Papel de uso sanitário e fralda, absorventes higiênicos, peças descartáveis de vestuário, resto alimentar,  material utilizado em anti-sepsia e hemostasia de venóclises, equipo de soro e outros similares não  classificados como A; 

    V – Grupo E: Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas,  escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no  laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares. 
  • Resposta: A


ID
208777
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A NBR 10004 apresenta a classificação dos resíduos sólidos. Considerando a classificação dos resíduos sólidos em função da periculosidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta A.

    b) Resíduos perigosos não apresentam riscos à saúde pública. ERRADA por que apresentam pela definição de resíduos sólidos, é intuitivo que estes são perigosos à segurança e saúde pública.

    c) Substâncias combustíveis compõem o grupo de resíduos inertes. ERRADA por que a característica combustibilidade é relacionada à classe dos Resíduos Não-Perigosos Não-Inertes (Classe II - A), conjuntamente com biodegrabilidade e solubilidade em água.

    d) Inflamabilidade, corrosidade, reatividade, toxidade e patogenicidade não são características de resíduos perigosos. ERRADA

    e) Resíduos inertes incluem os resíduos potencialmente biodegradáveis ou combustíveis. ERRADA, vide alternativa C
  • Em relação à classificação dos resíduos industriais estes também requerem uma série de procedimentos e testes, descritos em uma série de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

     

    a) NBR 10004/2004 - Resíduos Sólidos – Classificação;

     

    b) NBR 10005/2004 – Lixiviação de Resíduos- Procedimentos;

     

    c) NBR 10006/2004 – Solubilização de Resíduos – Procedimentos, e

     

    d) NBR 10007/2004 – Amostragem de resíduos – Procedimento.

     

    FONTE: http://engemausp.submissao.com.br/17/anais/arquivos/33.pdf

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!


ID
1020952
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere o texto a seguir, e as lacunas identificadas com as letras [X], [Y] e [Z] para responder a questão.

Lei Federal nº 12.305/2010 dispõe que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos conterá os programas, projetos e ações para o atendimento das metas previstas. Também estabelece que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos tem vigência por prazo indeterminado e horizonte de [X] anos, sendo atualizado a cada [Y] anos. Assim, o Plano trabalha com uma visão de [Z] prazo que precisa ser materializada em programas e ações que propiciem o alcance das metas estabelecidas.

Respectivamente, [X], [Y] e [Z] correpondem a:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei 12.305/2010:

    Seção II - Do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

    Art. 15. A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos

  • GABARITO: D

     

     

    Analisar as alternativas conforme:

     

    | Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010 - Política Nacional dos Resíduos Sólidos

    | Títuto III - Das Diretrizes Aplicáveis aos Resíduos Sólidos 

    | Capítulo II - Dos Planos de Resíduos Sólidos 

    | Seção II - Do Plano Nacional de Resíduos Sólidos 

    | Artigo 15

     

         "A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo:"


ID
1174684
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No gerenciamento de resíduos sólidos, uma das alternativas de destinação final adequada é a reciclagem. Esta permite economia de materiais e de energia, além de prolongar a vida útil dos aterros. Para realizar a segregação na fonte, é utilizado um código de cores para facilitar a visualização e o acondicionamento.

As cores azul, amarelo, roxo, verde e vermelho são usadas, respectivamente, para os resíduos

Alternativas
Comentários
  • CONAMA 275/2001

    AZUL: papel/papelão;


    VERMELHO: plástico;


    VERDE: vidro;


    AMARELO: metal;


    PRETO: madeira;


    LARANJA: resíduos perigosos;


    BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;


    ROXO: resíduos radioativos;


    MARROM: resíduos orgânicos;


    CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de


    separação.


ID
1411480
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Lei n.º 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), contém importantes instrumentos para o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Analise as afirmativas feita com relação a esta Lei e à PNRS:

I. Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos.
II. Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos, na logística reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo.
III. Cria metas importantes que contribuem para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento em nível municipal; não se faz necessário que particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, cabendo tal função ao estado.
IV. Retira o Brasil do patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na logística reversa quanto na coleta seletiva.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Item IV está errado, pois inserir catadores(as) no processo não é inovação, mas sim retrocesso; os países mais desenvolvidos na gestão de resíduos sólidos somente permitem que cooperativas, ONGs e empresas trabalhem nessas áreas, visando profissionalizar a situação e criar empregos de forma digna e salubre!

  • Gab B

    erros:

    III. Cria metas importantes que contribuem para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento em nível municipal; não se faz necessário que particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, cabendo tal função ao estado. (DEVE ELABORAR, ART 20)

    IV. Retira o Brasil do patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na logística reversa quanto na coleta seletiva. (BR É SUBDESENVOLVIDO E EMERGENTE; JÁ EXISTE EM OUTROS PAÍSES ESSA LOGÍSTICA E COLETA. ADENDO: LEIA COMENTÁRIO DO COLEGA ABAIXO TBM)


ID
1527637
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como forte premissa o aproveitamento dos resíduos, utilizando vários processos com o objetivo de aterrar apenas os rejeitos. Sobre o tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Reciclagem: altera as propriedades  físicas, físico-químicas ou biológicas.

    Reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química.

    A segregação dos resíduos deve ser realizada na fonte geradora.


    Mais detalhes, ver Lei 12.305/10

  • gab d

    a- reutilização = é o mesmo produto

    b- coleta seletiva = processo de separação de resíduos

    c- altera produto e vira outro = reciclagem

    d- altera produto e vira outro = reciclagem

    e-antes do aterro e não NO aterro


ID
1527643
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No relatório de gestão dos resíduos do Hospital X, foram listadas as atividades abaixo. O conjunto de atividades completamente correto é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    O transporte interno deve ser feito em horários não coincidentes com a distribuição de alimentos, roupas e medicamentos, períodos de visita ou de maior fluxo de atividades ou pessoas. 


ID
1701463
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Coleta Seletiva busca retirar do ambiente materiais que levariam anos para se degradarem, e tem como benefícios:

Alternativas
Comentários
  • evitar a poluição do ambiente provocado pelo lixo, reduzir o consumo de energia e aumentar a vida útil dos aterros.

  • Gabarito Letra A.

    A) Evitar a poluição do ambiente provocado pelo lixo, reduzir o consumo de energia e aumentar a vida útil dos aterros.

  • 3TH (A-GA)

    vedada Anistia e Graça


ID
1701478
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A reciclagem de materiais traz inúmeros benefícios para o meio ambiente, como a redução no consumo de água, energia, madeira, além da redução da poluição, contudo nem todos os papéis podem ser reciclados. Aponte a alternativa em que todos os materiais não podem ser reciclados.

Alternativas
Comentários
  • Copo descartável não pode ser reciclado??

     

  • tb não entendi.

     

  • Eu acho que a questão tá falando de copo descartável de papel, que deve ter um revestimento plástico para não rasgar quando colocar o líquido, daí deve impossibilitar a reciclagem.

  • Bem duvidosa essa questão. Podiam até tirar ela do site.

  • O consumo de copos descartáveis não costuma ser muito comum em residências, salvo em festas e eventos, de modo que a maior parte da produção é usada em ambientes como escritórios, fábricas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais ou outros locais e ocasiões que envolvem concentração de pessoas (como grandes eventos). E são justamente esses lugares que apresentam, em geral, maiores dificuldades para a lavagem de recipientes reutilizáveis após o consumo. Em geral, os copos descartáveis são descartados em lixeiras específicas para serem recolhidos por empresas gerenciadoras de resíduos. Ainda assim, o volume desse tipo de material é relevante.

    Sabemos que o plástico, por exemplo, é o resíduo sólido urbano de maior potencial para reciclagem no mundo. O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano, mas infelizmente as práticas de descarte adotadas não exploram de maneira satisfatória o potencial de reciclagem do produto, de modo que grandes quantidades de copos descartáveis acabam em aterros sanitários (no caso de cidades que possuem esse tipo de instalação) ou, infelizmente, são descartados de maneira inadequada no meio ambiente.

    O modelo comum de copo plástico é praticamente sinônimo de copo descartável - mas é possível encontrar copos plásticos descartáveis feitos de outros materiais.

    fonte: https://www.ecycle.com.br/3475-copo-descartavel-impactos

  • Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis plastificados, metalizados ou parafinados.

  • A menos errada é a letra E.

    A questão quer a alternativa em que TODOS não podem ser reciclados. Papel carbono é reciclável.

    C) Papel sanitário, papel carbono, fotografia e fotocópias.

    -

    Para mim, a grande maioria dos materias podem ser reciclados, vai depender da viabilidade, se o lucro cobre os gastos, pois reciclar é diferente de reutilizar. Segundo a Lei 12305/2010, artigo 3º, nas definições de reciclar ocorre alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas com vistas à transformação em insumos ou novos produtos enquando a reutilização é o aproveitamento do resíduos sólido sem estas trasnformações.

  • Questão desatualizada!


ID
1759336
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica e ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as Políticas de Resíduos Sólidos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incumbe:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Letras A e B) Art. 10.  Incumbe ao Distrito Federal e aos Municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos respectivos territórios, sem prejuízo das competências de controle e fiscalização dos órgãos federais e estaduais do Sisnama, do SNVS e do Suasa, bem como da responsabilidade do gerador pelo gerenciamento de resíduos, consoante o estabelecido nesta Lei.

    Letra C,D e E) Art. 11.  Observadas as diretrizes e demais determinações estabelecidas nesta Lei e em seu regulamento, incumbe aos Estados: I - promover a integração da organização, do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum relacionadas à gestão dos resíduos sólidos nas regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, nos termos da lei complementar estadual prevista no§ 3º do art. 25 da Constituição Federal;  II - controlar e fiscalizar as atividades dos geradores sujeitas a licenciamento ambiental pelo órgão estadual do Sisnama.

  • A) Art. 10.  Incumbe ao Distrito Federal e aos Municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos respectivos territórios, sem prejuízo das competências de controle e fiscalização dos órgãos federais e estaduais do Sisnama, do SNVS e do Suasa, bem como da responsabilidade do gerador pelo gerenciamento de resíduos, consoante o estabelecido nesta Lei. 

     

    B) GABARITO

     

    C) Competência dos Estados

     

    D) Competência dos Estados

     

    E) Competência dos Estados


ID
1759339
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, a União é responsável pela elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, tendo como conteúdo mínimo um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos e diversos outros elementos. Esse Plano terá vigência e periodicidade de atualização, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Art. 15.  A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo:

  • Dá pra responder de boas, mas a vigência é INDETERMINADA, 20 anos é meramente o horizonte de alcance e 4 anos atualização

  • Muito boa a colocação do colega Allan. a vigência tem prazo indeterminado, com horizonte de 20 anos. É bom prestar atenção pois muitas bancas gostam de confundir o candidato ao abordar este tema.


ID
1759342
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos, elaborado mediante processo de mobilização e participação social, incluindo a realização de audiências e consultas públicas, possui como conteúdo mínimo, além de um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Art. 15.  A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo: 

    I - diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos;

    II - proposição de cenários, incluindo tendências internacionais e macroeconômicas; (Letra A)

    III - metas de redução, reutilização, reciclagem, entre outras, com vistas a reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos encaminhados para disposição final ambientalmente adequada; 

    IV - metas para o aproveitamento energético dos gases gerados nas unidades de disposição final de resíduos sólidos; 

    V - metas para a eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis; 

    VI - programas, projetos e ações para o atendimento das metas previstas; 

    VII - normas e condicionantes técnicas para o acesso a recursos da União, para a obtenção de seu aval ou para o acesso a recursos administrados, direta ou indiretamente, por entidade federal, quando destinados a ações e programas de interesse dos resíduos sólidos; (Letra D)

    VIII - medidas para incentivar e viabilizar a gestão regionalizada dos resíduos sólidos; 

    IX - diretrizes para o planejamento e demais atividades de gestão de resíduos sólidos das regiões integradas de desenvolvimento instituídas por lei complementar, bem como para as áreas de especial interesse turístico; 

    X - normas e diretrizes para a disposição final de rejeitos e, quando couber, de resíduos; 

    XI - meios a serem utilizados para o controle e a fiscalização, no âmbito nacional, de sua implementação e operacionalização, assegurado o controle social.


ID
1759345
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere à Política Nacional de Resíduos Sólidos, é permitido(a):

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Letra A) Art. 47.  São proibidas as seguintes formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos: II - lançamento in natura a céu aberto, excetuados os resíduos de mineração;
    Letra B) Art. 49.  É proibida a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reúso, reutilização ou recuperação.
    Letra C) Art. 47.  São proibidas as seguintes formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos: I - lançamento em praias, no mar ou em quaisquer corpos hídricos; § 2o  Assegurada a devida impermeabilização, as bacias de decantação de resíduos ou rejeitos industriais ou de mineração, devidamente licenciadas pelo órgão competente do Sisnama, não são consideradas corpos hídricos para efeitos do disposto no inciso I do caput.
    Letra D) Art. 48.  São proibidas, nas áreas de disposição final de resíduos ou rejeitos, as seguintes atividades: IV - fixação de habitações temporárias ou permanentes;
    Letra E) Art. 48.  São proibidas, nas áreas de disposição final de resíduos ou rejeitos, as seguintes atividades: I - utilização dos rejeitos dispostos como alimentação;
  • Aproveitando o comentário abaixo, só resta a alternativa C como gabarito.


ID
1830229
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A logística reversa prevê um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a garantir a coleta e a restituição dos resíduos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação ambientalmente adequada, independentemente do serviço público de limpeza. Dentre os produtos que já são obrigados a adotar a logística reversa, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. 

    Sistemas Implantados

    Embalagens de Agrotóxicos
    Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (Oluc)
    Embalagens Plásticas de Óleos Lubrificantes
    Pilhas e Baterias
    Pneus
    Fonte: Site do MMA.


  • Lei Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.



    Art. 33. São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

    I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas;

    II - pilhas e baterias;

    III - pneus;

    IV - óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;

    V - lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;

    VI - produtos eletroeletrônicos e seus componentes.



ID
1836664
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      A reciclagem do lixo é de extrema importância, pois garante a saúde, a preservação de recursos naturais e melhorias econômicas. 

Entre os resíduos abaixo, classifica(m)-se como não recicláveis:

I. as fotografias.

II. o papel toalha.

III. a fita crepe.

É correto o que está contido em 


Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa c

    Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis plastificados, metalizados ou parafinados (comentário ).


ID
1836667
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

      A reciclagem do lixo é de extrema importância, pois garante a saúde, a preservação de recursos naturais e melhorias econômicas. 

Para descarte de materiais plásticos, utiliza-se o recipiente da cor 


Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    As cores da reciclagem

    AZUL: papel;

    VERMELHO: plástico;

    VERDE: vidro;

    AMARELO: metal;

    LARANJA: resíduos perigosos;

    ROXO: resíduos radioativos;

    MARROM: resíduos orgânicos;

    CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.


ID
1882180
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A compostagem é um processo biológico em que microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, em um material semelhante ao solo, a que se chama composto.

Com relação aos parâmetros que influenciam o processo de compostagem, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O nitrogênio é utilizado como aceptor de elétrons pelos microrganismos aeróbios formando amônia gasosa.

( ) O composto para ser aplicado no solo deve ter uma relação carbono/nitrogênio inferior a 20:1.

( ) A aeração permite controlar a temperatura e acelerar a atividade microbiana.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Estudos apontam que o limite para a relação da compostagem varia entre 20/1 e 35/1, mas, de uma forma geral, a melhor é de 30/1 por ser a proporção em que os micro-organismos absorvem esses nutrientes. Isto significa que devem ser adicionados às composteiras materiais misturados que forneçam, mais ou menos, 30 partes de carbono para 1 parte de nitrogênio. Desse modo, a reprodução será mantida, assim como as funções metabólicas dos organismos, além da possibilidade de obtenção do composto final em menos tempo, evitando mau cheiro.

    urantes o processo, 20 partes do carbono são liberadas como dióxido de carbono e utilizadas pelos micro-organismos para obter energia. As outras 10 partes, junto com o nitrogênio, são absorvidas para a sua biomassa. Então, durante a compostagem, o resíduo entra com relação inicial de 30/1 e quando atinge a maturidade, transforma-se em produto ou vermicomposto com relação 10/1.

    fonte: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/63/2551-relacao-equilibrio-como-fazer-como-equilibrar-composteira-vermicompostagem-carbono-nitrogenio-minhocas-c-n-organico-micro-organismos-verdes-marrons-umidos-secos-folha-serragem-podas-restos-de-comida.html

  • ( ) O nitrogênio é utilizado como aceptor de elétrons pelos microrganismos aeróbios formando amônia gasosa.

    FALSO



    ( ) O composto para ser aplicado no solo deve ter uma relação carbono/nitrogênio inferior a 20:1.

    VERDADEIRO. Importante não confundir, a proporção ideal para comportar varia entre 20:1 e 35:1, sendo a mais indicada por autores a de 30:1. Porem, quando o composto formada, para aplicação no solo, esta proporção deve ser reduzida.



    ( ) A aeração permite controlar a temperatura e acelerar a atividade microbiana.

    VERDADEIRO. Misturar o composto é de grande importância para a entrada de ar para consumo das baterias, de modo a acelerar suas atividades o que influencia diretamente na temperatura.

  • Alguém poderia me auxiliar e explicar por que a 1ª opção está errada?

  • Gabarito: Letra B

    A primeira afirmação é falsa porque no processo respiratório das bactérias aeróbias o oxigênio é o aceptor final de elétrons, não o nitrogênio. Além disso, não há produção de amônia gasosa, mas de CO2 e água.

    O nitrogênio pode ser utilizado como aceptor de elétrons em processos anaeróbios.

  • Estudos apontam que o LIMITE para a relação da compostagem varia entre 20/1 e 35/1, mas, de uma forma geral, a melhor é de 30/1 por ser a proporção em que os micro-organismos absorvem esses nutrientes.

    Ou seja, limite é o valor máximo.. portanto, deve ser menor que 20:1


ID
2089717
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual foi instituída pela Lei Federal n.º 12.305/2010,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:E

    Destinação Ambientalmente Adequada: Resíduos;

    Disposição Ambientalmente Adequada: Rejeitos.

    P.s. A disposição de rejeito é uma destinação ambientalmente adequada, além da reciclagem, reaproveitamento...

  • • Destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.

    • Disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.

  • Art. 3o  Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

    VII - destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; 

    VIII - disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; 

  • a) ERRADA. art 1º. § 2o  Esta Lei não se aplica aos rejeitos radioativos, que são regulados por legislação específica.

  • Letra E!

    As bancas tradicionais deviriam se inspirar em bancas menores, que trabalham a Lei e não, simplesmente, a copiam! 

  • a documentação da Análise de Ciclo de Vida tornou-se obrigatória para produtos de consumo, devendo ser contemplada a cadeia produtiva desde a extração das matérias-primas até a disposição final de resíduos (“do berço ao túmulo”).ERRO


ID
2200633
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A produção mais limpa requer a implementação de estratégias ambientais preventivas integradas aos processos, produtos e serviços para se alcançar a eficiência ecológica, reduzindo riscos. Assim é fundamental destacar que a minimização de resíduos no local onde são gerados (redução na fonte), envolve, diretamente, práticas como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    a) reuso (prática ou técnica que permite o descarte de resíduos gerados), reciclagem (tecnologia que impede a transformação dos resíduos), recuperação de materiais ou energia e reciclagem (induzir o uso dos resíduos).

    c) reuso (prática que impede a reutilização de resíduos gerados), reciclagem (tecnologia que permite o reaproveitamento dos resíduos), recuperação de materiais ou energia e reciclagem (reduzir os resíduos).

    d) reuso (Princípio dos 3 R’s, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) que proporciona a condição de aumentar a poluição, reduzir de maneira significativa e destinar de forma correta o resíduo gerado.

    e) reuso (Princípio dos 3 R’s, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) que proporciona a condição de aumentar a poluição, reduzir de maneira insignificante e destinar de forma correta o resíduo gerado.


ID
2210866
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre os resíduos sólidos,

Alternativas
Comentários
  • Logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada;

    Gab: B

  • Lei 12.305/2010, Art. 3° :

    VII – DISPOSIÇÃO Final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos;

    VI- DESTINAÇÃO Final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; (Título I – Capítulo II – Parágrafo VII).

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa;

    XV - rejeitos: resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada;
     

  • Eu entendo que a letra C também está correta, uma vez que a destinação final envolve, entre outras coisas, a disposição final:

    VI- Destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; (Título I – Capítulo II – Parágrafo VII).

  • Julguei a opção A como correta, conforme o inciso VII do artigo 3º da lei 12.305/2010. Desconfiei da opção correta devido ao termo "setor empresarial". Acredito que seria mais adequado fazer referência ao setor industrial. Vida que segue.

  • Muito cuidado entre dispor e destinar!

    Destinar: POde ser, reutilizar, recilcar, etc.

    Dispor: Em aterro.

  • Definições no dicionário me ajudaram a decorar!

    Dispor - Arrumar ordenadamente (arrumar ordenadamente o REJEITO no aterro - DISPOSIÇÃO FINAL)

    Destinar - decidir (decidir o "rumo" do RESÍDUO - reciclar/ reutilizar/ compostar - DESTINAÇÃO FINAL)

  • Definições no dicionário me ajudou a decorar!

    Dispor - Arrumar ordenadamente (arrumar ordenadamente o REJEITO no aterro - DISPOSIÇÃO FINAL)

    Destinar - decidir (decidir o "rumo" do RESÍDUO - reciclar/ reutilizar/ compostar - DESTINAÇÃO FINAL)


ID
2349943
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para a gestão de resíduos é fundamental a participação de toda a sociedade. Relacione os exemplos a seguir com as filosofias que pautam a gestão de resíduos sólidos.
1. Troca de garrafas de vidros na compra de bebidas.
2. Devolução de garrafas plásticas na compra de bebidas.
3. A utilização de sacolas permanentes em substituição às plásticas.
4. Recuperação de gás metano em aterros sanitários.
( ) Redução de resíduos.
( ) reutilização de resíduos.
( ) Reciclagem dos resíduos sólidos.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 4. Recuperação de gás metano em aterros sanitários.

    ( ) Redução de resíduos. 3. A utilização de sacolas permanentes em substituição às plásticas.

    ( ) reutilização de resíduos. 1. Troca de garrafas de vidros na compra de bebidas.

    ( ) Reciclagem dos resíduos sólidos.2. Devolução de garrafas plásticas na compra de bebidas.

    reciclagem tem que ter transformação fisica= nao entendii essa

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

  • A alternativa 2 corresponde à reciclagem porque as garrafas plásticas devolvidas serão destinadas à indústria e reutilizadas como matéria prima na fabricação de novas garrafas. Portanto, durante o processo de reaproveitamento, há a alteração de suas propriedades físicas.


ID
2603743
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os denominados “3 R” da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) buscam minimizar os impactos ambientais do cotidiano das atividades humanas, como, por exemplo, os oriundos da geração dos resíduos sólidos. A liderança no Brasil, em termos de índice ou percentual de reciclagem, corresponde ao seguinte tipo de material:

Alternativas
Comentários
  • O campeão absoluto da reciclagem no Brasil é o alumínio com 91,5% da matéria prima utilizada na indústria vindo de alumínio reciclado. Os dados de 2008 são do relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do IBGE (... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2010/09/01/aluminio-e-material-mais-reciclado-no-brasil-segundo-dados-do-ibge.htm?cmpid=copiaecola

     

    Plástico e papel estão em crescimento. Vidro é um material pesado com pouco valor agregado. Borracha ainda não é um material tão visado pelos investidores.

     

  • Só lembrar dos catadores de latinhas.

  • Liderança por pura necessidade e não por consciência ecológica, infelizmente.


ID
2660092
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nos termos da Lei n° 12.305/2010, o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada é denominado

Alternativas
Comentários
  • Lei 12305 Art. 3

    I - acordo setorial: ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto; 

    IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; 

    XII - logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada; 

    XI - gestão integrada de resíduos sólidos: conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável; 

    XIII - padrões sustentáveis de produção e consumo: produção e consumo de bens e serviços de forma a atender as necessidades das atuais gerações e permitir melhores condições de vida, sem comprometer a qualidade ambiental e o atendimento das necessidades das gerações futuras; 

  • GABARITO: C

     

     

    | Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos

    | Título I - Disposições Gerais

    | Capítulo II - Das Definições

    | Artigo 3o

    | Inciso XII

     

         "logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada;"

     


ID
2708695
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Conforme a Resolução 307, de 5 de julho de 2002, do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, com relação ao termo reutilização de resíduo é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2952235
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

É possível o aproveitamento de metais nobres a partir da reciclagem de resíduos

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

  • Metais nobres como ouro e paládio podem ser extraidos dos circuitos eletrônicos.


ID
3076402
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

                       O desafio ambiental de erradicar os lixões

Mais da metade de nossos municípios ainda utiliza lixões, o que exige a adoção de políticas públicas articuladas, capazes de levar as cidades ao desenvolvimento sustentável

“Novos dados divulgados pela ONU Meio Ambiente revelam que 145 mil toneladas diárias de resíduos urbanos são descartadas incorretamente na América Latina e no Caribe. O Brasil contribui de modo expressivo para a ocorrência desse grave problema, pois mais da metade de nossos municípios ainda utiliza os chamados lixões, nos quais tudo é lançado a céu aberto e para os quais, segundo se estima, destinam-se 40% de todo o lixo do país.”

Disponível em:<https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-desafio-ambiental-de-erradicar-os-lixoes-7z0l6tw0uaj5qda0cydb0o3pf/> . Acesso em: 29 nov. 2018.  


Para garantir a preservação do meio ambiente, o descarte correto do lixo é fundamental. Um dos objetivos da PNRS foi a instituição de uma ordem de prioridade para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, que consiste na: 1 - Não geração; 2 - Redução; 3 - Reutilização; 4 - Reciclagem; 5 - Tratamento dos resíduos sólidos; 6 - Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.


Sobre o problema do tratamento do lixo no Brasil, é possível afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    a) Aterro controlado não é indicado para disposição final do R.S, visto que não possui uma proteção na parte inferior contra o lixiviado, tornando possível a contaminação do lençol freático, rios, lagos e solo.

    c) O chorume pode contaminar o lençol freático, rios, lagos e solo.

    d) A Lei 12.305/10 dispõe sobre princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.


ID
3213556
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Rondonópolis - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre o Monitoramento e as Tecnologias de Tratamento de Resíduos Sólidos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os efeitos da poluição hídrica causados pelo lançamento de resíduos sólidos em um ambiente aquático específico dependem em grande parte do volume da concentração físico-química do resíduo lançado e do volume do corpo d’água recebedor da carga poluente.

( ) A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

( ) A reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, não alterando propriedades físico-químicas ou biológicas, com vista à sua transformação em insumos ou novos produtos.

( ) A compostagem é o ato de transformar resíduos sólidos orgânicos em matéria biogênica mais estável e resistente à ação das espécies consumidoras por meio de processos físicos, químicos e biológicos.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Lei 12.305/10 PNRS

    Art 3º

    XIV - Reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa;


ID
3254626
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere aos resíduos sólidos, analise as informações a seguir.

1) Quanto à periculosidade, os resíduos sólidos podem ser classificados em: resíduos pouco perigosos, resíduos perigosos e resíduos muito perigosos.
2) O reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda, e promotor de cidadania, é um dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
3) Nos empreendimentos e atividades não sujeitos a licenciamento ambiental, a aprovação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos cabe à autoridade municipal competente.
4) A coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição é chamada de coleta seletiva.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    1) ERRADA

    Art.13:

    II - Quanto a PERICULOSIDADE:

    a) Resíduos PERIGOSOS: aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagencidade apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental, de acordo com lei, regulamento ou norma técnica.

    b) Resíduos NÃO PERIGOSOS: aqueles que nao se enquadram na alínea "a"

    2) CORRETA

    Art 6 - PRINCÍPIOS

    VIII. O reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda, e promotor de cidadania;

    3) CORRETA

    Art. 24.

    § 1 Nos empreendimentos e atividades não sujeitos a licenciamento ambiental, a aprovação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos cabe à autoridade municipal competente.

    4) CORRETA

    Art 3.

    V - COLETA SELETIVA: coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição.

    PNRS - 12.305 de 2010


ID
3264361
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O processo de decomposição biológica, aeróbia, que envolve um substrato orgânico no estado sólido, que em condições controladas, tende a produzir dióxido de carbono, vapor d’água, minerais e produto orgânico estabilizado é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. - E

    Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.


ID
3302773
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para a melhor identificação dos contentores a serem utilizados para o armazenamento de resíduos e, consequentemente,facilitar a segregação de resíduos pelos colaboradores do local, o Engenheiro Sanitarista, responsável pela elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de um Empreendimento, optou pela adoção ao código de cores estabelecido pela Resolução CONAMA 275/2001. Após verificada a geração de resíduos de madeira e de resíduos orgânicos, o Engenheiro deve adotar, respectivamente, quais cores para identificação dos coletores desses dois tipos de resíduos?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Para o empreendimento em questão, considerando os tipos de resíduos gerados, teremos:

    Madeira: preto

    Resíduos orgânicos: marrom

  • ANEXO da Resolução CONAMA 275/2001 (Padrão de cores)

    AZUL: papel/papelão;

    VERMELHO: plástico;

    VERDE: vidro;

    AMARELO: metal;

    PRETO: madeira;

    LARANJA: resíduos perigosos;

    BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;

    ROXO: resíduos radioativos;

    MARROM: resíduos orgânicos;

    CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.


ID
3314122
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quanto ao aproveitamento para transformação, os resíduos sólidos podem ser classificados em recicláveis e não recicláveis. Os primeiros incluem

Alternativas
Comentários
  • Gab. - C

    Principais tipos de resíduos recicláveis:

    Papéis - Todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não se deve reciclar papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

    Plásticos - Em torno de 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Deve-se reciclar: sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas.

    Vidro - Quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.

    Metais - Além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

    fonte: https://www.vgresiduos.com.br/blog/conheca-os-metodos-mais-utilizados-no-reaproveitamento-de-residuos/.


ID
3336169
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito do gerenciamento de resíduos sólidos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    A meu ver, a frequência da coleta dos resíduos sólidos deve ser feita diariamente, para que não ocorra acumulo desses resíduos.

  • A frequência mínima de coleta (locais de clima quente): 3 X por semana (fonte: UFRJ).

  • D) Errada. Em nosso clima (tropical), a coleta pode ser diária, três e no mínimo duas vezes por semana.

    Os fatores que influenciam esta decisão são:

    - tipo de lixo gerado;

    - as condições climáticas;

    - os recursos materiais e humanos à disposição do órgão prestador de serviço;

    - a limitação do espaço necessário ao armazenamento do lixo pelo usuário em sua casa ou negócio.

    Freqüência na semana:

    Diária (exceto domingo) - ideal para o usuário, principalmente no que diz respeito à saúde pública. O usuário não precisa guardar o lixo por mais de um dia.

    Três vezes - ideal para o sistema, considerando-se a relação entre custo e benefício.

    Duas vezes - o mínimo admissível sob o ponto de vista sanitário, para países de clima tropical.

    Fonte: cartilha de limpeza urbana - Trabalho Realizado pelo CPU - Centro de Estudos e Pesquisas Urbanas do IBAM em convênio com a Secretaria Nacional de Saneamento - SNS

    - do Ministério da Ação Social - MAS


ID
3416644
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando a coleta seletiva como mecanismo voltado para a educação ambiental, é importante envolver a participação do público, levando a ele informações sobre programas de reciclagem, pois tal ação propiciará a aprendizagem do cidadão no que diz respeito ao seu papel como gerador de resíduos. Essas ações devem atingir escolas, repartições públicas, escritórios, fábricas e todos os outros locais onde o cidadão gere resíduo. Um dos princípios básicos da educação ambiental quanto ao gerenciamento de resíduos é o conceito dos três “Rs”.

Com base nessas informações, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os três “Rs” à sua respectiva definição.


COLUNA I


1. Reduzir
2. Reutilizar
3. Reciclar


COLUNA II


( ) Separar os materiais para a coleta seletiva, quando não for possível combater o excesso de consumo ou dar nova aplicabilidade a eles.
( ) Usar embalagens retornáveis e dar nova aplicabilidade a embalagens descartáveis.
( ) Combater o desperdício e preservar os recursos naturais.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • O que deve ser feito prioritariamente:

    Reduzir (Combater o desperdício e preservar os recursos naturais), depois Reutilizar (Usar embalagens retornáveis e dar nova aplicabilidade a embalagens descartáveis) e Reciclar (Separar os materiais para a coleta seletiva, quando não for possível combater o excesso de consumo ou dar nova aplicabilidade a eles).


ID
3641785
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, os termos aos quais se referem as definições a seguir: 

I - Conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.  
 
II - Processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes. 

Alternativas
Comentários
  • Gestão integrada de resíduos sólidos: Conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável

    Reutilização: Processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes


ID
4935478
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Recomenda-se que uma organização conheça e controle as atividades que causam impactos ambientais significativos, a fim de garantir o cumprimento da política e das exigências ambientais. Desta forma é necessária a elaboração de procedimentos documentados com condições fixadas, proporcionando clareza aos colaboradores que têm responsabilidade pela execução e base para comprovação durante as auditorias, de que as atividades da organização ocorram de acordo com a política ambiental. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA sobre alguns exemplos de atividades e operações que podem requerer controle:

I - Gerenciamento e disposição de resíduos e aprovação de novos produtos químicos.
II - Armazenamento e manuseio de matérias-primas e produtos químicos etratamento de efluentes líquidos.
III - Operações em linha de pintura eemissões atmosféricas acidentais ou descargas acidentais na água ou solo.
IV - Operações em sistemas de tratamento de superfície, transporte de produtos para o cliente egerenciamento de subcontratados.

Alternativas

ID
4935481
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acondicionar os resíduos sólidos domiciliares significa prepará-los para a coleta de forma sanitariamente adequada, como ainda compatível com o tipo e a quantidade de resíduos. A qualidade da operação de coleta e transporte de lixo depende da forma adequada do seu acondicionamento, armazenamento e da disposição dos recipientes no local, dia e horários estabelecidos pelo órgão de limpeza urbana para a coleta. A população tem, portanto, participação decisiva nesta operação. Assinale a alternativa CORRETA sobre a importância do acondicionamento adequado dos resíduos sólidos domiciliares:

I - Evitar acidentes e a proliferação de vetores.
II - Minimizar o impacto visual.
III - Minimizar o impacto olfativo.
IV - Reduzir a heterogeneidade dos resíduos no caso de haver coleta seletiva e facilitar a realização da etapa da coleta.

Alternativas

ID
4935484
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Denomina-se reciclagem a separação de materiais do lixo domiciliar, tais como papéis, plásticos, vidros e metais, com a finalidade de trazêlos de volta à indústria para serem beneficiados. Esses materiais são novamente transformados em produtos comercializáveis no mercado de consumo. A reciclagem propicia as seguintes características:

I - Preservação de recursos naturais.
II - Diminuição na economia de energia.
III - Aumento nos gastos com transporte.
IV - Geração de emprego e renda e conscientização da população para as questões ambientais.

De acordo com as afirmativas anteriores, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4938610
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O sistema de limpeza urbana da cidade pode ser administrado diretamente pelo Município: através de uma empresa pública específica; através de uma empresa de economia mista criada para desempenhar especificamente essa função. Independentemente disso, os serviços podem ser ainda objeto de concessão ou terceirizados junto à iniciativa privada. As concessões e terceirizações podem ser globais ou parciais, envolvendo um ou mais segmentos das operações de limpeza urbana. Existe ainda a possibilidade de consórcio para a destinação final dos resíduos. Neste tipo de administração ela organiza, executa e coordena o serviço, podendo inclusive terceirizar operações e arrecadar os pagamentos referentes à sua remuneração. Este tipo de administração do sistema de limpeza urbana da cidade é por:

Alternativas

ID
4938613
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O sistema de limpeza urbana, de um modo geral, consome do orçamento do Município de:

Alternativas
Comentários
  • 7% a 15%, de acordo com estudo realizado pelo IBAM-Instituto Brasileiro de Administração Municipal.


ID
4946023
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação aos recipientes coletores de resíduos sólidos recicláveis, a cor do coletor vermelho é para descarte de:

Alternativas
Comentários
    • AZUL: papel/papelão
    • VERMELHO: plástico
    • VERDE: vidro
    • AMARELO: metal
    • PRETO: madeira
    • LARANJA: resíduos perigosos
    • BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
    • ROXO: resíduos radioativos
    • MARROM: resíduos orgânicos
    • CINZA: resíduo geral
  • Resposta: alternativa a

    AZUL: papel/papelão;

    VERMELHO: plástico;

    VERDE: vidro;

    AMARELO: metal;

    PRETO: madeira;

    LARANJA: resíduos perigosos;

    BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;

    ROXO: resíduos radioativos;

    MARROM: resíduos orgânicos;

    CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de

    separação.


ID
4952107
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As diretrizes das estratégias de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos buscam atender aos objetivos do conceito de prevenção da poluição, evitando-se ou reduzindo a geração de resíduos e poluentes prejudiciais ao meio ambiente e à saúde pública. Em relação a esse assunto, analise:

( ) A estratégia de reaproveitamento engloba as ações de reutilização e reciclagem. ( ) A segunda etapa da cadeia de fluxo de resíduos sólidos, a que abrange o descarte do resíduo pelo consumidor em local público, o resíduo e as responsabilidades passam a ser do poder municipal (domínio público).
( ) A redução na fonte pode ocorrer por meio de mudanças no produto, pelo uso de boas práticas operacionais e/ou pelas mudanças tecnológicas e/ou de insumos do processo.

Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    ( F ) A estratégia de reaproveitamento engloba as ações de reutilização e reciclagem. 

    O termo em vermelho deixa o item errado, já que reciclagem, segundo a Lei 12.305/10 é:

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa.

    Portanto, no item não cabe a definição de reaproveitamento, já que incide na transformação em um novo produto.


ID
4961071
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A reciclagem dos restos orgânicos é importante para a agricultura, pois

Alternativas

ID
5045236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item a seguir, à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da Política Nacional de Recursos Hídricos e da Política Nacional do Meio Ambiente.


A ordem de prioridade a ser obedecida na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos é a seguinte: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º da Política Nacional de Resíduos Sólidos (sobre os objetivos):

    ...

    II - não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos;

    ...

  • GABARITO CERTO

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ORDEM DE PRIORIDADE: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. 

  • GABARITO: CERTO

    Ordem de prioridade a ser seguida (art. 9º, lei 12.305):

    1. Não geração
    2. Redução
    3. Reutilização
    4. Reciclagem
    5. Tratamento dos Resíduos Sólidos
    6. Disposição Final Ambiental Adequada dos Rejeitos

    Como se observa, trata-se de uma lista de ordem crescente, que vai do ZERO impacto ambiental a uma MAIOR degradação.


ID
5100907
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos tem o seguinte conteúdo mínimo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Lei 12305/2010

    Art. 17. O plano estadual de resíduos sólidos será elaborado para vigência por prazo indeterminado, abrangendo todo o território do Estado, com horizonte de atuação de 20 (vinte) anos e revisões a cada 4 (quatro) anos, e tendo como conteúdo mínimo: 

    I - diagnóstico, incluída a identificação dos principais fluxos de resíduos no Estado e seus impactos socioeconômicos e ambientais; 

    Art. 19. O plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos tem o seguinte conteúdo mínimo: 

    VI - indicadores de desempenho operacional e ambiental dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos; LETRA C.

    XII - mecanismos para a criação de fontes de negócios, emprego e renda, mediante a valorização dos resíduos sólidos; LETRA D

    XIX - periodicidade de sua revisão, observado prioritariamente o período de vigência do plano plurianual municipal. LETRA A.

    >>>>>Sobre a letra A: houve alteração recente. Segue redação atual. XIX - periodicidade de sua revisão, observado o período máximo de 10 (dez) anos.     (Incluído pela Lei nº 14.026, de 2020)

    Obrigado a Rhuan que alertou sobre a mudança!


ID
5174833
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As embalagens devem ser fabricadas com materiais que propiciem a reutilização ou a reciclagem. Cabe aos respectivos responsáveis assegurar que as embalagens sejam:


I - Restritas em volume e peso às dimensões requeridas à proteção do conteúdo e à comercialização do produto;

II - Projetadas de forma a serem reutilizadas de maneira tecnicamente viável e compatível com as exigências aplicáveis ao produto que contêm;

III - Recicladas, se a reutilização não for possível.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Art. 32. As embalagens devem ser fabricadas com materiais que propiciem a reutilização ou a reciclagem.

    § 1o Cabe aos respectivos responsáveis assegurar que as embalagens sejam:

    I - restritas em volume e peso às dimensões requeridas à proteção do conteúdo e à comercialização do produto;

    II - projetadas de forma a serem reutilizadas de maneira tecnicamente viável e compatível com as exigências

    aplicáveis ao produto que contêm;

    III - recicladas, se a reutilização não for possível.


ID
5179231
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre a lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos – leia atentamente as alternativas a seguir.
I. É um instrumento da lei a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental.
II. É um de seus objetivos a coleta seletiva, os sistemas de logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
III. A pesquisa científica e tecnológica é um dos seus instrumentos.
IV. A prevenção e a precaução é um dos seus objetivos.

A sequência de afirmativas INCORRETAS é:

Alternativas
Comentários
  • I - proteção da saúde pública e da qualidade ambiental (Objetivo)

    II -  a coleta seletiva, os sistemas de logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos (Instrumento)

    III -  A pesquisa científica e tecnológica é um dos seus instrumentos. Correto!

    IV -  A prevenção e a precaução é um dos seus objetivos. (Princípio)

    Gabarito Letra A.

  • essa prova tem várias questões com gabarito errado... incrível

ID
5609023
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No gerenciamento de resíduos sólidos, como embalagens de agrotóxicos utilizados em lavouras agrícolas, pode-se indicar______________, que constitui-se em um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A lacuna do texto deve ser preenchida com:

Alternativas
Comentários
  • É SÉRIO ISSO?

    1º QUE NEM A APARECE ALACUNA PARA MIM, E 2º PELA DESCRIÇÃO É CLARAMENTE LOGÍSTICA REVERSA,

    A ESTÁTICA DA QUESTÃO MOSTRA QUE NÃO ESTOU SOZINHA NESSA.

    [PEÇAM COMENTÁRIO DO PROFESSOR E REPORTEM O ERRO]

  • Gabarito errado e falta de um profissional para responder aos questionamentos, diminui consideravelmente a eficácia do serviço prestado pela QC concursos. Se não dá para confiar, aí fica inviável....

ID
5609041
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída pela Lei no 12.305/2010, tendo, entre seus princípios: 

Alternativas
Comentários
  • Embora esteja constando a letra A como o gabarito, a resposta correta, de fato, é a letra B:

    Art. 6  São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos: 

    II - o poluidor-pagador e o protetor-recebedor; 

  • [ATENÇÃO, GABARITO ERRADO, POR FAVOR TROCAR]

    [PEÇAM COMENTÁRIO DO PROFESSOR]

    Art. 6 São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos: 

    II - o poluidor-pagador e o protetor-recebedor; (B) DEVERIA SER O GABARITO DA QUESTÃO)

    Art. 7 São objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: 

    II - não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; (E)

    IV - adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais;(C)

    Art. 8 São instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros: 

    IV - o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis; (ESTÁ COMO GABARITO, MAS DEVERIA SER TROCADO) (A)

    V - o monitoramento e a fiscalização ambiental, sanitária e agropecuária; (D)


ID
5625319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Ao aderir à Convenção de Basiléia, o governo brasileiro busca coibir o tráfico ilícito, prevendo a intensificação da cooperação internacional para a gestão adequada dos resíduos perigosos e seu depósito. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


São caracterizados como resíduos perigosos os resíduos metálicos e os que contenham ligas dos elementos arsênico, berílio, cádmio, chumbo, mercúrio, prata, selênio, telúrio e tálio.

Alternativas

ID
5625322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Ao aderir à Convenção de Basiléia, o governo brasileiro busca coibir o tráfico ilícito, prevendo a intensificação da cooperação internacional para a gestão adequada dos resíduos perigosos e seu depósito. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


Considera-se que os acordos ou arranjos bilaterais, multilaterais ou regionais referentes ao movimento transfronteiriço de resíduos perigosos ou outros resíduos com Estados partes ou não partes da Convenção de Basiléia, ainda que não derroguem a administração ambientalmente saudável dos resíduos perigosos e outros resíduos exigida pela referida convenção, são dispositivos excessivamente flexíveis, deixando de configurar um compromisso claro dos Estados envolvidos na exportação de resíduos perigosos com a gestão ambientalmente saudável desses resíduos. 

Alternativas

ID
5625325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando os riscos reais e potenciais que o gerenciamento inadequado de resíduos pode acarretar à saúde humana e ao meio ambiente, julgue o item seguinte.


Pessoa do exterior que adquirir a substância mercúrio metálico deverá, imediatamente após o pedido de importação, notificar o IBAMA acerca de cada partida, viabilizando a emissão das guias de importação a serem expedidas pela Carteira do Comércio Exterior do Banco do Brasil (CACEX), liberadas após comprovação do seu cadastramento.

Alternativas
Comentários
    • Pelo que compreendi o erro da questão está em não solicitar a autorização primeiro. A questão diz " imediatamente após o pedido de importação" deveria ser primeiro autorização depois fazer o pedido de importação.

    O interessado em solicitar autorização para importação de mercúrio metálico deverá preencher o formulário de movimentação disponível no site da  e encaminhar ao Ibama, junto com os documentos listados abaixo. Esse conjunto de documentos será analisado pelo Ibama, conforme os usos e aplicações permitidos pela Convenção e, em caso de deferimento, será feita comunicação formal do consentimento à autoridade do país de exportação.

    http://www.ibama.gov.br/mercurio-metalico/autorizacao-para-importacao-de-mercurio-metalico


ID
5625328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando os riscos reais e potenciais que o gerenciamento inadequado de resíduos pode acarretar à saúde humana e ao meio ambiente, julgue o item seguinte.


É proibida a importação dos resíduos perigosos da classe I e de rejeitos, assim como a importação de resíduos controlados e resíduos definidos como outros resíduos, em todo o território nacional, sob qualquer forma e para qualquer fim.  

Alternativas
Comentários
  • importação de resíduos controlados só poderá ser realizada por destinador de resíduos para reciclagem, em instalações devidamente licenciadas.


ID
5625331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando os riscos reais e potenciais que o gerenciamento inadequado de resíduos pode acarretar à saúde humana e ao meio ambiente, julgue o item seguinte.


O plano de gerenciamento de coleta, armazenamento e destinação de pneus inservíveis (PGP), elaborado pelos fabricantes e importadores de pneus novos, deve prever a destinação adequada dos pneus inservíveis, em instalações próprias ou mediante contratação de serviços especializados de terceiros, para que sejam transformados em lascas de borracha para disposição em aterro sanitário.

Alternativas

ID
5625334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando os riscos reais e potenciais que o gerenciamento inadequado de resíduos pode acarretar à saúde humana e ao meio ambiente, julgue o item seguinte.


As pilhas e baterias do tipo botão comercializadas, fabricadas no território nacional ou importadas devem conter até 2,0% em peso de mercúrio.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II

    DAS PILHAS E BATERIAS DE PILHAS ELÉTRICAS ZINCO-MANGANÊS E ALCALINO-MANGANÊS

    Art. 7º A partir de 1º de julho de 2009, as pilhas e baterias do tipo portátil, botão e miniatura que sejam comercializadas, fabricadas no território nacional ou importadas, deverão atender aos seguintes teores máximos dos metais de interesse:

    I - conter até 0,0005% em peso de mercúrio quando for do tipo listado no inciso III do art. 2º desta resolução;

    II - conter até 0,002% em peso de cádmio quando for do tipo listado no inciso III do art. 2º desta resolução;

    III - conter até 2,0% em peso de mercúrio quando for do tipo listado nos incisos V, VI e VII do art. 2º desta resolução;

    IV - conter traços de até 0,1% em peso de chumbo.