SóProvas



Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola


ID
90643
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação e

Alternativas
Comentários
  • CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CONSELHO PLENORESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. (*)Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana..Art. 2° As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.(*) CNE/CP Resolução 1/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de junho de 2004, Seção 1, p. 11.
  • A minha dúvida foi entre a letra A) e C), pesquisando pude ver que a explicação para não ser a letra c) está no parágrafo 2º do art 26-A:
    Os conteúdos referentes a história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministradas no âmbito de todo currículo escolar, em especial nas áreas de educação artisticas e de literatura e história brasileiras.
  • Minha duvida também foi entre a letra  A e C

  • Minha dúvida também foi em relação a letra A e C

  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    (...)

    § 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    Como se vê, pela LDB, não é o ensino sistemático de História que tratará do assunto, mas Literatura, Ed. Artística e História 

  • Também fiquei com dúvida e errei, porque a letra C é da LDB estamos falando das Diretrizes que é outro documento diferente. Esta foi meio que pegadinha pra gente galera!!!!

  • Essa questão trata-se da As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana, tem que ler esse documento para a acertar a questão, é obvio. 

  • Estava  em duvida entre a questao A e cC,,mas acho que pe a questao A

     

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento da Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O candidato deve indicar a assertiva correta. Vejamos:

    a) Correta.

    "Art. 2° As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática."

    b) Incorreta.

    O erro foi dizer que o ensino superior pode ou não incluir matérias de Étnico-Raciais. Vejam:

    Art. 1° A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.

    § 1° As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP 3/2004. 

    c) Incorreta.

    O erro foi dizer que o ensino sistemático de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana na educação básica será especificamente como conteúdo do componente curricular de História do Brasil. Na verdade, será no âmbito de todo currículo escolar, mas em especial nas áreas de educação artísticas e de literatura e história brasileiras.

    Art. 3º (...) § 3° O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil."

    d) Incorreta.

    O erro foi dizer que "estabelecem", quando na verdade, é "poderão". Vejam:

    "Art. 4° Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino."

    e) Incorreta.

    O erro foi dizer que o exame dos casos de discriminação deve ser evitado. Vejam:

    Art. 6° Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades, responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade. 

    Gabarito do monitor: A


ID
1172353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os próximos itens.

A educação escolar indígena, a educação básica do campo e a educação quilombola são modalidades de ensino que compartilham a condição de possuírem normas e ordenamento jurídico próprios, visando à valorização plena das culturas de seus povos.

Alternativas
Comentários
  • Somente a educação escolar indígena, possui essas características da questão.

  • São modalidades de ensino, segundo a LDB: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial. 

  • O Parecer CNE/CEB nº 14/99, reconhece que a escola indígena é uma experiência pedagógica peculiar e como tal deve ser tratada pelas agências governamentais, promovendo as adequações institucionais e legais necessárias para garantir a implementação de uma política de governo que priorize assegurar às sociedades indígenas uma educação diferenciada, respeitando seu universo sociocultural. Essas Diretrizes se constituem num marco importante no cenário educacional brasileiro ao normatizar as experiências de educação diferenciada das comunidades indígenas. Nesse sentido, a Resolução CNE/CEB nº 3/99, em seu art. 1°, estabelece no âmbito da Educação Básica, a estrutura e o funcionamento das escolas indígenas, reconhecendo-lhes a condição de escolas com normas e ordenamento jurídico próprios, e fixando as diretrizes curriculares do ensino intercultural e bilíngüe, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica. 

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17212-diretrizes-curriculares-nacionais-para-educacao-basica-diversidade-e-inclusao-2013&category_slug=marco-2015-pdf&Itemid=30192

  • Errado

    .

    A educação escolar indígena (certo), a educação básica do campo (certo) e a educação quilombola (certa) são modalidades de ensino que compartilham a condição de possuírem normas e ordenamento jurídico próprios (errado, somente educação escolar indígena ), visando à valorização plena das culturas de seus povos.

    .

    Conforme pedido na questão modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica.

    Estas são as previstas explicitamente como Modalidades de Educação Básica pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a
    Educação Básica (Resolução CNE/CEB n° 4, de 13/06/2010)

    Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Modalidade também prevista pela LDB

    Educação Profissional e Tecnologica - Modalidade também prevista pela LDB

    Educação Especial - Modalidade também prevista pela LDB

    Educação a distância - *não prevista como Modalidade de Ensino ou de Educação pelo Título V da LDB

    Educação Básica do campo *não prevista como Modalidade de Ensino ou de Educação pelo Título V da LDB

    Educação Escolar Indígena *não prevista como Modalidade de Ensino ou de Educação pelo Título V da LDB

    Educação Escolar Quilombola *não prevista como Modalidade de Ensino ou de Educação pelo Título V da LDB

     

    Estas são as previstas explicitamente como Modalidades de Ensino ou de Educação pelo Título V da Lei n° 9.394/1996 – LDB.

    Educação de Jovens e Adultos

    Educação Profissional e a Educação Especial. 

     

  •  RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999

     

    Art. 1 o . Estabelecer, no âmbito da educação básica, a estrutura e o funcionamento das Escolas Indígenas, reconhecendo-lhes a condição de escolas com normas e ordenamento jurídico próprios, e fixando as diretrizes curriculares do ensino intercultural, visando a valorização plena das culturas dos povos indígenas e a afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_99.pdf

  • DCN´s:

    Adicionalmente, na oferta de cada etapa pode corresponder uma ou mais das modalidades de ensino: Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, a educação nos estabelecimentos penais e a educação quilombola.

  • ERRADO

    CAPÍTULO II – MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Art. 27. A cada etapa da Educação Básica pode corresponder uma ou mais das modali-dades de ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação a Distância.

    Art. 37. Na estruturação e no funcionamento das escolas indígenas, é reconhecida a sua condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios

  • Somente a educação indígena possui norma e ordenamentos próprios

ID
1417030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.

O apoio federal à educação escolar indígena organiza-se a partir do protagonismo indígena na condução de seus processos educativos em língua materna e da definição de territórios etnoeducacionais, que compreendem terras indígenas contínuas ocupadas por povos indígenas que partilham tradições e mantêm laços de afinidade linguística, independentemente da divisão político-administrativa do país.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o  A educação escolar indígena será organizada com a participação dos povos indígenas, observada a sua territorialidade e respeitando suas necessidades e especificidades.

    Acredito que o erro está em protagonismo indígena.

  • Li em um fórum que o problema da questão é mencionar "...terras contínuas...". Segundo o comentário, restringiu, uma vez que compreendem também as terras indígenas descontínuas.

  • Com a Constituição de 1988, os índios deixaram de ser considerados como categoria social, em vias de extinção, e passaram a ser respeitados como grupos étnicos diferenciados, com direito a manter "sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições". (CF Art. 231).

    O mesmo texto constitucional, em seu artigo 210, assegura às comunidades indígenas o uso de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, devendo o Estado proteger as manifestações das culturas indígenas (CF Art. 215).

    Estes dispositivos constitucionais dão sustentação à nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que garante aos povos indígenas, nos artigos 78 e 79, a oferta de educação escolar bilíngüe e inter-cultural.

    Com estes dispositivos legais, garante-se aos índios o direito a uma escola com características específicas, que busque a valorização do conhecimento tradicional vigente em seu meio, ao mesmo tempo que lhes forneça instrumentos para enfrentar o contato com outras sociedades.

    "Os povos indígenas têm o direito de utilizar as suas línguas maternas nos processos educativos escolares."

    O português aparece como segunda língua, em suas modalidades oral e escrita, em seus vários registros - formal, coloquial, e outros.


ID
1699501
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

 “Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver. As políticas que favoreçam a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Definido desta maneira, o pluralismo cultural constitui a resposta política à realidade da diversidade cultural. Inseparável de um contexto democrático, o pluralismo cultural é propício aos intercâmbios culturais e ao desenvolvimento das capacidades criadoras que alimentam a vida pública"

In: UNESCO. (2001) Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.

Com relação ao papel da escola no que concerne a diversidade cultural, assinale a alternativa que aponta as afirmações corretas:

I - Diante da diversidade cultural é papel da escola promover as mesmas oportunidades para todos os estudantes, mas com estratégias diferentes;

II - Para promover a diversidade é preciso formar grupos homogêneos;

III - As diferenças não devem ser abordadas no espaço escolar para evitar conflitos culturais,

IV - A formação de grupos heterogêneos favorece a troca de experiências entre os alunos. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A: I e IV

    I-Correto

    II- a diversidade acontece em grupos heterogêneos(diferentes indivíduos)

    III- Deve ser abordados sim para que todos conheçam a diferenças e a respeitem

    IV- Correto


ID
1699525
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a diversidade sociocultural do país e com o objetivo de promover a igualdade de acesso e permanência dos indivíduos no sistema regular de ensino e, simultaneamente, combater desigualdades sociais e regionais, assim como preconceitos de qualquer ordem, relacionam-se às politicas educacionais de ação afirmativa e inclusiva:

Alternativas
Comentários
  • Desde quando a lei trata de "povos das águas e das florestas"?

  • Exatamente... quem são os povos das águas e florestas?

  • Acredito que os "povos das águas"  se refere à população ribeirinha.

  • Acredito que a educação aos povos das águas faz referência às sereias! Desculpa pessoal, foi só pra descontrair. Mas apesar de ter acertado a questão, fiquei balançado com a alternativa b, contudo, o macete para a resolução está apenas no potencial interpretativo, pois o comando pede apenas que você estabeleça uma relação do enuciado com uma das seguintes proposições dada.

  • Qual que é a lei que fala sobre os povos das águas e das florestas? Nunca vi isso. Isso é um sinônimo para as comunidades ribeirinhas, por exemplo?

  • Pensei no enunciadao que fala da diversidade e em promover a igualdade.

  • Essa  me deixou  bem confusa ,   ficava entre A  , B , e  D , essa  é  uma pegadinha muito  boa 

  • Vim aos comentários para conferir se alguém sabia referenciar os "povos das águas e florestas". Mas parece que estamos no mesmo barco.

  • Povos das águas e das florestas são: extrativistas, ribeirinhos, pescadores, raizeiros...

  • 2.5.2. Modalidades da Educação Básica Como já referido, na oferta de cada etapa pode corresponder uma ou mais modalidades de ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação a Distância.

  • a) Educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, educação escolar quilombola, educação escolar indígena, educação do campo e dos povos das águas e das florestas. (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: diversidade e inclusão)

  • Decreto 7.352 (política de educação no campo)

     

    Art. 1o  A política de educação do campo destina-se à ampliação e qualificação da oferta de educação básica e superior às populações do campo, e será desenvolvida pela União em regime de colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e o disposto neste Decreto. 

     

    § 1o  Para os efeitos deste Decreto, entende-se por:

     

    I - populações do campo: os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural; e...

     

     

    Acima é uma definição de "populações do campo". Não encontrei nada sobre povos das águas e florestas fazendo referência a educação inclusiva. Se alguém souber, publique aqui, please. ☺

  • povos de águas e florestas = caiçaras, raizeiros, ribeirinhos, barranqueiros, gerazeiros, seringueiros...

  • Vou te falar... Fiz inúmeras disciplinas na faculdade de sociologia e antropologia e estudei os vazanteiros, geraizeiros, ribeirinhos, indios e etc. Até hoje eu não vi nenhuma classificação como povos das águas e das florestas! Pode até ser uma denominação de um autor, mas isso não é amplamente difundido. Questão bem viajada.

  • Sinceramente, essa questão deveria ser nula! A questão induziu ao erro...

  • Até agora não entendi a questão

    para mim não ouve coesão entre a pergunta e as resposta

    se estiver enganada alguém me corrigir por favor.

  • A Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e Águas (PNSIPCFA) foi aprovada na 14ª Conferência Nacional de Saúde e representa um passo importante na percepção da saúde a partir da ótica da determinação social. A política busca conhecer as peculiaridades para a composição das estratégias e combate às iniquidades. Transversal, a PNSIPCFA articula e integra diferentes áreas de saúde, como saúde do idoso, da mulher e saúde mental. A diretora-substituta de Apoio à Gestão Participativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Kátia Souto acredita que a política é um passo importante para a melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida dessa população, justamente por entender a saúde dentro de sua complexidade, respeitando a peculiaridade do contexto em que está inserido este grupo e elaborando estratégias que compreendam estas diferenças. https://saude.rs.gov.br/saude-da-populacao-do-campo-da-floresta-e-das-aguas

    Ministério da Saúde

    Gabinete do Ministro

    Altera a Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de dezembro de 2011, que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF).

    O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e considerando a necessidade de contemplar expressamente a população "das águas" na Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF), instituída pela Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de dezembro de 2011, resolve:

  • Questão simples, ela pede as ações educacionais para a inclusão, a alternativa D) traz a educação básica logo não poderia ser a alternativa correta pois ela quer as relacionadas a educação inclusiva logo a alternativa A) e a resposta correta, de maneira alguma o enunciado induz o candidato ao erro, como vi aqui nos comentários


ID
1977775
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, instituídas pela Resolução CNE/CP nº 1/2004, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 22.06.2004, veio oferecer uma resposta à necessidade de aprimoramento das políticas universais comprometidas com a garantia do direito à educação de qualidade para todos e todas. Em 2008, a Lei nº 11.645/2008 altera o artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos povos indígenas brasileiros na educação básica de todo o país.

Dessa forma, o Estado deu uma resposta à demanda da população afro-descendente e aos indígenas, assumindo a Política denominada de

Alternativas
Comentários
  • Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos.

    Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos

  • Ações Afirmativas.

  • Essa Vunesp é outro nível, sempre me dou mal com as questões dela. Precisando estudar mais!


ID
2133445
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira.
Amparada na Lei de Diretrizes e Bases − LDB, Lei nº 9.394/1996, 

Alternativas
Comentários
  • Resposta - letra d

    Art. 26 - A da Lei 9.394/96 Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brsileira e indígena.

  • Acho que a questão tá errada pq privado é diferente de particular. 

     

  • Quésiah, se me permite: de fato privado e particular são diferentes, pois o privado é o gênero do qual faz parte as espécies comunitária, filantrópica e particular. Porém, o gabarito da questão cita que o particular deve ofertar, ou seja, não há uma negação de que o privado deva ofertar.

  • d) nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e particulares, é obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. 

  • LETRA "c" errada

    LDB

    art. 79

    I - fortalecer as práticas sócio-culturais e a língua materna de cada comunidade indígena;

  • Alternativa correta  D, Artigo 26.A da LDB.

     

    Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura
    afro-brasileira e indígena.

  • CONCORDO QUE A CORRETA É A LETRA "D" POIS QUILOMBOLA NAO TEM LINGUA MATERNA.

  • Quésiah a questão está certa, em termo de base nacional comum curricular as regras servem tanto para o público como para o particular.

ID
2133448
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os quilombolas têm especificidades relacionadas à região, à cultura, à religião que os diferenciam entre si e que precisam ser consideradas na formulação das propostas educacionais.
Na construção do projeto de escola quilombola, é preciso

Alternativas
Comentários
  • Art.79, § 2º, LDB - Os programas a que se refere este artigo, incluídos nos Planos Nacionais de Educação, terão os seguintes objetivos:

    I - fortalecer as práticas sócio-culturais e a língua materna de cada comunidade indígena;

    II - manter programas de formação de pessoal especializado, destinado à educação escolar nas comunidades indígenas;

    III - desenvolver currículos e programas específicos, neles incluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades;

    IV - elaborar e publicar sistematicamente material didático específico e diferenciado.

    Aqueles que estão em negrito azul afirmam a segunda parte da assertiva da questão: "...e da referência de acesso a direitos."

  •  b)

    desenvolver práticas de fortalecimento de identidade étnica e da referência de acesso a direitos. 

  • O projeto de escola quilombola deve levar em conta as suas características e valorizar sua diversidade cultural. 

  • GABARITO:B

  • Essa deu pra elimitar todas as alternativas erradas de forma bem simples. Mesmo sem saber a resposta correta. 


ID
2295874
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Nilópolis - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As escolas das populações do campo, dos povos indígenas e dos quilombolas, ao contar com a participação ativa das comunidades locais nas decisões referentes ao currículo, estarão ampliando as oportunidades de reconhecimento de seus modos próprios de vida, suas culturas, tradições e memórias coletivas, como fundamentais para a constituição da identidade das crianças, adolescentes e adultos.
Parecer Nº11/2010//CNE/CEB
Analise, com base no exposto pelo Parecer Nº 11/2010/CNE/CEB, as seguintes oportunidades a serem ampliadas:
I. valorização dos saberes e do papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo, seu ambiente natural e cultural, assim como as práticas ambientalmente sustentáveis que utilizam.
II. integração das comunidades quilombolas e dos povos indígenas mediante o acesso ao ensino da Língua Portuguesa padrão como elemento importante da reafirmação do pertencimento social.
III. flexibilização, se necessário, do calendário escolar, das rotinas e atividades, tendo em conta as diferenças relativas às atividades econômicas e culturais, mantido o total de horas anuais obrigatórias no currículo.
Portanto, segundo o Parecer Nº11/2010/CNE/CEB , as oportunidades de ampliação estão, plena e corretamente, contempladas na alternativa

Alternativas
Comentários
  • II. integração das comunidades quilombolas e dos povos indígenas mediante o acesso ao ensino da Língua Portuguesa padrão como elemento importante da reafirmação do pertencimento social.(errada)

    gabarito - c - I e III

  • A afirmaiva II está em desacordo com os fundamentos da educação quilombola, que priorizam o patrimonio cultura do povo. É direito do aluno se apropriar dos conhecimento e das formas de produção do povo quilombola. 


ID
2688622
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao longo da história, as comunidades quilombolas tiveram seus direitos negados. O direito dessas comunidades à educação e à escola apenas recentemente tem sido reconhecido. E, ainda assim, muito timidamente. Segundo o documento que estabelece as Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola (2017), ela será ofertada preferencialmente por estabelecimentos de ensino localizados em comunidades quilombolas, rurais e urbanas, reconhecidas pelos órgãos públicos. São princípios que fundamentam a Educação Escolar Quilombola:


I. A legalidade, as línguas reminiscentes, a moralidade, os marcos civilizatórios e a impessoalidade.

II. A superação do racismo, o incentivo ao planejamento do trabalho, a impessoalidade e os marcos civilizatórios.

III. A memória coletiva, o direito ao etnodesenvolvimento, a superação do racismo, a territorialidade e o respeito ao processo histórico.

IV. A articulação entre os conhecimentos científicos, tradicionais e práticas socioculturais, as tecnologias e as formas de produção do trabalho.

V. A defesa do meio ambiente, a redução das desigualdades, a livre concorrência e o incentivo ao planejamento do trabalho e da vida social.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • § 1º A Educação Escolar Quilombola na Educação Básica: I -organiza precipuamente o ensino ministrado nas instituições educacionais fundamentando-se, informando-se e alimentando-se:

    a) da memória coletiva;

    b) das línguas reminiscentes;

    c) dos marcos civilizatórios;

    d) das práticas culturais;

    e) das tecnologias e formas de produção do trabalho;

    f) dos acervos e repertórios orais;

    g) dos festejos, usos, tradições e demais elementos que conformam o patrimônio cultural das comunidades quilombolas de todo o país;

    h) da territorialidade.

  • d) III e IV.


ID
2688655
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A Educação do Campo, tratada como educação rural na legislação brasileira, incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas e da agricultura, e se estende, também, aos espaços pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas, entre outros.”

(Fonte: MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução 2197 de 26 de outubro de 2012. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências. Belo Horizonte: SEE, 2012).


A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. As Escolas Estaduais do campo podem adotar a metodologia da Pedagogia da Alternância, nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Modalidade de Jovens e Adultos.


PORQUE


II. A Educação do Campo, tratada como educação rural na legislação brasileira, incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas e da agricultura, e se estende, também, aos espaços pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas, entre outros.


A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta de I.

  • I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta de I.

    letra B

  • Pedagogia da alternância é a educação do campo, pois pode alternar, ou seja, pode estudar um período na escola e outro no campo (na prática também se aprende).


    Tudo verdadeiro. Gab. B.

  • As propostas pedagógicas das escolas do campo devem contemplar a diversidade do campo em todos os seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia. Formas de organização e metodologias pertinentes à realidade do campo devem, nesse sentido, ter acolhida. Assim, a pedagogia da terra busca um trabalho pedagógico fundamentado no princípio da sustentabilidade, para que se possa assegurar a preservação da vida das futuras gerações. Particularmente propícia para esta modalidade, destaca-se a pedagogia da alternância (sistema dual), criada na Alemanha há cerca de 140 anos e, hoje, difundida em inúmeros países, inclusive no Brasil, com aplicação, sobretudo, no ensino voltado para a formação profissional e tecnológica para o meio rural. Nesta metodologia, o estudante, durante o curso e como parte integrante dele, participa, concomitante e alternadamente, de dois ambientes/situações de aprendizagem: o escolar e o laboral, não se configurando o último como estágio, mas, sim, como parte do currículo do curso. Essa alternância pode ser de dias na mesma semana ou de blocos semanais ou, mesmo, mensais ao longo do curso. Supõe uma parceria educativa, em que ambas as partes são corresponsáveis pelo aprendizado e formação do estudante. É bastante claro que podem predominar, num ou noutro, oportunidades diversas de desenvolvimento de competências, com ênfases ora em conhecimentos, ora em habilidades profissionais, ora em atitudes, emoções e valores necessários ao adequado desempenho do estudante. Nesse sentido, os dois ambientes/situações são intercomplementares.

    portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013


ID
2688712
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A luta das comunidades quilombolas pelo direito à terra, pela afirmação de suas identidades culturais e por uma educação diferenciada extrapola os limites do tempo e da História e envolve a elaboração de documentos às instâncias federais, municipais e estaduais brasileiras. O reconhecimento dessas comunidades e de suas demandas é concomitante ao reconhecimento dos territórios e das ações pela melhoria da qualidade de vida de suas populações. Por isso, para materializar a educação quilombola, é urgente buscar uma escola para a diversidade, ou seja, a favor da diversidade. Uma vez que educar para a diversidade possibilita reconhecer as diferenças, respeitando-as, aceitando-as e inserindo-as na agenda do processo educacional.


Sendo assim, analise a organização curricular da educação quilombola, a partir das “Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais” (2017).


O currículo da educação escolar quilombola deve


I. observar e respeitar as disposições e orientações da Base Nacional Comum Curricular, do Currículo Básico Comum (CBC) e articulá-las com a parte diversificada, a fim de garantir a dissociabilidade entre conhecimento escolar e os conhecimentos tradicionais produzidos pelas comunidades quilombolas.

II. garantir ao estudante o direito de conhecer o conceito, a história dos quilombos no Brasil e em Minas Gerais, o protagonismo do movimento quilombola e do movimento negro, assim como o seu histórico de lutas.

III. implementar a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, nos termos da legislação em vigor.

IV. reconhecer a história e cultura afrobrasileiras como elementos estruturantes do processo de formação nacional e regional, considerando as mudanças, as recriações e as ressignificações históricas e socioculturais que fundamentam as concepções de vida dos afro-brasileiros na diáspora africana.

V. dizer respeito aos modos de organização dos tempos e espaços escolares de suas atividades pedagógicas, das interações do ambiente educacional, essencialmente das relações de igualdade presentes no fazer educativo, na sociedade e nas formas de conceber e construir conhecimentos escolares, constituindo parte importante dos processos sociopolíticos e culturais de construções identitárias.


NÃO representam as diretrizes da organização curricular da educação quilombola as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A) I e V

  • Achei que seria indissociáveis

  • Alguém sabe dizer por que a V não representa as diretrizes?


ID
2688715
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação quilombola é uma demanda social e cultural que se insere nas políticas públicas brasileiras pelo direito à diferença, seguida do movimento de reconhecimento de grupos que foram excluídos ao longo da história e de suas lutas por igualdade na diferença, como no caso das populações negras brasileiras e das comunidades indígenas. Há séculos que os atores diretos de tais mobilizações, os quilombolas, lutam contra a negação de suas tradições, seus discursos e seus saberes presentes em seus territórios.


Assim, sobre as etapas e modalidades da Educação Básica, conforme a Resolução da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – (SEE/MG) nº 3.658, de 24 de novembro de 2017 que institui as “Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais”, analise as afirmativas a seguir:


I. A Educação Infantil se constitui como a primeira etapa da Educação Básica, na qual se privilegiam práticas de cuidar e educar, é um direito das crianças dos povos quilombolas, de oferta obrigatória pelo poder público municipal para crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade.

II. A decisão pela matrícula e frequência das crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade é uma opção dos familiares quilombolas, a partir de suas referências culturais e de suas demandas.

III. A Educação Escolar Quilombola no âmbito da Educação Básica deve compreender todas as etapas e modalidades de ensino de oferta, segundo as competências definidas nos termos da legislação vigente.

IV. A oferta da Educação Infantil Quilombola deverá garantir à criança o direito de permanecer, prioritariamente, na escola mais próxima do seu espaço comunitário de referência, evitando o seu deslocamento para outras localidades.

V. O Ensino Fundamental, direito humano, social, público, objetivo, aliado à ação educativa da família e da comunidade, deve articular-se, no contexto da Educação Escolar Quilombola, com os conhecimentos institucionais, com o direito à identidade étnico-racial, e com a dinâmica própria de organização de cada comunidade quilombola, tendo o respeito à diversidade como valor fundamental.


Explicam o que compete às etapas e modalidade da Educação Quilombola no contexto da Educação Básica, apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I) Art. 15 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica;

    II)§ 1º do Art. 15 trata da frequência das crianças de 0 a 3 anos como opção de cada família das comunidades quilombolas, que tem prerrogativa de, ao avaliar suas funções e objetivos a partir de suas referências culturais e de suas necessidades, decidir ou não a matrícula de suas crianças;

    III)Correta;

    IV)Art 1, IV - deve ser ofertada por estabelecimentos de ensino localizados em comunidades reconhecidas pelos órgãos públicos responsáveis como quilombolas, rurais e urbanas, bem como por estabelecimentos de ensino próximos a essas comunidades e que recebem parte significativa dos estudantes oriundos dos territórios quilombolas;

    V) Art. 17 O Ensino Fundamental, direito humano, social e público subjetivo, aliado à ação educativa da família e da comunidade deve constituir-se em tempo e espaço dos educandos articulado ao direito à identidade étnico-racial, à valorização da diversidade e à igualdade.

  • Conforme a Resolução da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – (SEE/MG) nº 3.658, de 24 de novembro de 2017

    Art. 12º A Educação Escolar Quilombola no âmbito da Educação Básica deve compreender todas as etapas e modalidades de ensino, de oferta segundo as competências definidas nos termos da legislação vigente. Opção III

    Art. 13º A Educação Infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica, na qual se privilegiam práticas de cuidar e educar, é um direito das crianças dos povos quilombolas, de oferta obrigatória pelo poder público municipal para as crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade. Opção I

    Art. 16º A oferta da Educação Infantil Quilombola deverá garantir à criança o direito de permanecer, prioritariamente, no seu espaço comunitário de referência, evitando o seu deslocamento.

    OPÇÃO IV - INCORRETA porque no Art. 16º não menciona a seguinte frase: na escola mais próxima do seu espaço comunitário de referência, evitando o seu deslocamento para outras localidades.


ID
2793343
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As primeiras professoras chegadas ao Quilombo do Cria-ú em 1945, julgaram errada a grafia e a pronúncia do nome Cria-ú* e mudaram-no para Curiaú”.

*Lugar onde se criava gado. O (ú) do Cria-ú faz referência ao mugido do animal.

(Primeiro grupo social quilombola reconhecido no Estado do Amapá pelo governo federal em 13 de agosto de 1988)


O relato acima poderia ser hoje um exemplo de prática educacional que desconsidera a cultura local. A educação escolar quilombola prevista nas diretrizes curriculares é uma modalidade desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo  

Alternativas
Comentários

  • c) Pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada comunidade, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira.  




ID
2793349
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O racismo e os mesmos preconceitos que estão na sociedade permeiam o cotidiano das relações sociais de alunos entre si e de alunos com professores no espaço escolar. O desafio desse convívio e a dificuldade de lidar com esses casos leva alguns educadores a praticarem a política do avestruz ou a sentirem pena dos agredidos. As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas, estabelecem como responsabilidade dos órgãos colegiados das escolas,

Alternativas
Comentários
  • Art. 6° Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades, responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade.

  • GAB:. A


ID
2814172
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Crianças, adolescentes, jovens e adultos dos quilombos reclamam que, muitas vezes, a escola onde estudam não consegue dialogar com suas vivências, experiências. Reclamam também que muitos de seus professores não conhecem a história e realidade dos quilombos, das lutas enfrentadas pelas suas famílias e descendentes. Quanto à educação nos quilombos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) a atuação de profissionais deve buscar a valorização cultural dessas comunidades étnicas, adotando obrigatoriamente um conteúdo comum a todas as escolas como direito à igualdade. (ERRADO)

    B) as aulas e atividades na escola devem dialogar com as necessidades, desejos e realidade dos estudantes e os professores devem conhecer a história das comunidades quilombolas.  (CORRETO)

    C) para garantir o direito de todos a uma educação de qualidade social, os conteúdos abordados nas aulas não precisam considerar a identidade étnico racial do grupo. (ERRADO)

    D) a organização das escolas pode ser de uma forma diferente, com um estudo contextualizado da comunidade quilombola, mas que não prejudique a transmissão dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular. (ERRADO)

    E) os valores, tradições e cultura da comunidade quilombola são importantes, mas não podem comprometer a formação básica que toda escola precisa garantir. (ERRADO)

  • Qual seria o erro da D?

  •  Projeto Político Pedagógico (PPP) precisa ser construído em parceria com a comunidade e o movimento quilombola, e faz-se necessária uma gestão aberta ao diálogo. Preferencialmente, que seja gerida pelos próprios quilombolas, com professores quilombolas.



    o erro da D estar em afirmar que deve ser diferente pois Reclamam também que muitos de seus professores não conhecem a história e realidade dos quilombos, das lutas enfrentadas pelas suas famílias e descendentes. Quanto à educação nos quilombos. isso quer dizer que para a escola deve os professores fazer formação continuada e a escola atender os interesses dele como ver acima.

    Tanto a escola na área de quilombos como a escola fora dela, mas que recebem alunos de áreas quilombolas devem atentar aos interesses dos alunos.

    resumindo: A ESCOLA DEVE PLANEJAR PARA TODOS E DEVE ATENDER PARA CULTURA DE TODOS COM ÊNFASE AOS SEUS ALUNOS.


ID
2814289
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na Educação Escolar Quilombola, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve

Alternativas
Comentários
  • C) atender às realidades socioculturais e aos interesses das comunidades quilombolas, vinculando-se a seus projetos de vida. (CORRETO) (art. 23, § 1º, Resolução nº 8, 2012, DCN`s para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica)

  • A centralidade da EJA sempre será os interesses dos seus alunados.

  • Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012

    Art. 23 A Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracteriza-se como uma modalidade com proposta pedagógica flexível, tendo finalidades e funções específicas e tempo de duração 11 definido, levando em consideração os conhecimentos das experiências de vida dos jovens e adultos, ligadas às vivências cotidianas individuais e coletivas, bem como ao mundo do trabalho.

    § 1º Na Educação Escolar Quilombola, a EJA deve atender às realidades socioculturais e interesses das comunidades quilombolas, vinculando-se a seus projetos de vida


ID
2855383
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Eles dizem que às vezes são discriminados por ser quilombola, que as escolas estão encharcadas, salas superlotadas e que a merenda é de péssima qualidade. Diz que menino fica até sem comer lá, o dia todo, porque sai daqui cinco e meia, quando chega na Umburana já é seis e meia da manhã, então tem um ônibus pra pegar Umburana, Remanso, Caatinguinha e Mata, e outro ônibus para levar Vitorino.


O trecho acima narra um cenário de atendimento escolar no ensino médio a comunidades quilombolas e expressa

Alternativas
Comentários
  • C- Os desafios e lacunas das políticas públicas para dar cumprimento às ações necessárias para garantir a efetivação dos princípios da educação escolar quilombola previstos nas diretrizes curriculares.


ID
2894518
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo da Educação Escolar Quilombola diz respeito aos modos de organização dos tempos e espaços escolares de suas atividades pedagógicas, das interações do ambiente educacional com a sociedade, das relações de poder presentes no fazer educativo e nas formas de conceber e construir conhecimentos escolares, constituindo parte importante dos processos sociopolíticos e culturais de construção de identidades (Art. 34, Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012). A organização curricular da Educação Escolar Quilombola, desta maneira, precisa ser promovida considerando as especificidades da região em que se insere. Os currículos da Educação Básica na Educação Escolar Quilombola, de acordo com a Resolução nº 8/2012, devem ser:

Alternativas
Comentários
  • Art. 34, § 1o Os currículos da Educação Básica na Educação Escolar Quilombola devem ser construídos a partir dos valores e interesses das comunidades quilombolas em relação aos seus projetos de sociedade e de escola, definidos nos projetos político-pedagógicos.

  • A questão trata da Educação Básica na Educação Escolar Quilombola. 
    Vejamos o que dispõe o DCN em seu Artº 34:
    Art. 34, § 1º Os currículos da Educação Básica na Educação Escolar Quilombola devem ser construídos a partir dos valores e interesses das comunidades quilombolas em relação aos seus projetos de sociedade e de escola, definidos nos projetos político-pedagógico. 
    Portanto, a alternativa que responde a questão é a letra C. 
    Gabarito do professor: Letra C 

ID
3046174
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IF-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as assertivas e, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, assinale a alternativa que faz a afirmação verdadeira.


I – As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, de caráter mandatório, com base na legislação geral e em especial na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, ratificada no Brasil por meio do Decreto Legislativo nº 143/2003 e do Decreto nº 6.040/2007, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, têm como um dos objetivos: assegurar que o modelo de organização e gestão das escolas quilombolas e das escolas que atendem estudantes oriundos desses territórios considere o direito de consulta e a participação da comunidade e suas lideranças, conforme o disposto na Convenção 169 da OIT.

II – A Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira. Na estruturação e no funcionamento das escolas quilombolas, deve ser reconhecida e valorizada sua diversidade cultural.

III – A Educação Escolar Quilombola não pode ser pensada somente levando-se em conta os aspectos normativos, burocráticos e institucionais que acompanham a configuração das políticas educacionais. A sua implementação deverá ser sempre acompanhada de consulta prévia e informada realizada pelo poder público junto às comunidades quilombolas e suas organizações.

IV – A oferta da educação escolar para as comunidades quilombolas faz parte do direito à educação; porém, o histórico de desigualdades, violência e discriminações que recai sobre esses coletivos afeta a garantia do seu direito à educação, à saúde, ao trabalho e à terra. Nesse sentido, atendendo aos mesmos preceitos constitucionais, pode-se afirmar que é direito da população quilombola ter a garantia de uma escola que lhe assegure a formação básica comum, bem como o respeito aos seus valores culturais. Para tal, faz-se necessário normatização e orientações específicas no âmbito das políticas educacional e curricular.

V – A Educação Escolar Quilombola organiza precipuamente o ensino ministrado nas instituições educacionais, fundamentando-se, informando-se e alimentando-se de memória coletiva, línguas reminiscentes, marcos civilizatórios, práticas culturais, acervos e repertórios orais, festejos, usos, tradições e demais elementos que conformam o patrimônio cultural das comunidades quilombolas de todo o país.

Alternativas

ID
3077887
Banca
FCC
Órgão
FCRIA-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A oferta da educação escolar para as comunidades quilombolas na legislação brasileira é considerada como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → As comunidades quilombolas têm o direito à educação, assim como qualquer outra comunidade do país, sendo um dever do Estado fornecê-la.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3077890
Banca
FCC
Órgão
FCRIA-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Quilombola é abrangente e focaliza a realidade das escolas localizadas em territórios quilombolas e no seu entorno. Insere os conhecimentos, a realidade e a história dos quilombos. Portanto, deverá

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E


ID
3078640
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Educação Escolar Quilombola é a modalidade de educação que compreende:

Alternativas
Comentários
  • as escolas quilombolas e as escolas que atendem estudantes oriundos de territórios quilombolas.


ID
3222766
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação indígena, tratada na Resolução CEE no 3.777/2014,

Alternativas
Comentários
  • prevê a garantia de autonomia para as escolas indígenas, no que se refere à sua PPP e ao uso dos recursos financeiros, assim como a participação das comunidades indígenas nas decisões relativas ao funcionamento das escolas.

  • Gabarito letra C

  • Gabarito - Letra C

    O colega Natanael, mesmo sendo Plus mais, colocou o gabarito ERRADO.

  • À glr que está estudando em 2022; essa Resolução só cai na parte específica para o cargo de Pedagogo.


ID
3436720
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Campo Belo - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.


I. A Educação Escolar Quilombola não deverá fugir do debate da diversidade religiosa e da forma tensa como as escolas lidam com o tema. O currículo não deve privilegiar um credo em detrimento de outro.

II. A Educação Escolar Quilombola requer pedagogia própria e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a Base Nacional Comum Curricular e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira.

III. A avaliação na Educação Escolar Quilombola deve estar associada aos processos de ensino e aprendizagem próprios, reportando-se às dimensões de participação e de protagonismo quilombola.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • todas verdadeiras


ID
3443740
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Iguape - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira, bem como de História e Cultura Africana, têm por objetivos a divulgação e produção de conhecimentos, atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial e o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros. Assim, a Lei n° 10.639/2003, ao instituir a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, determina que seu conteúdo programático seja

Alternativas
Comentários
  • letra C. ministrado no âmbito de todo o currículo escolar.


ID
3978427
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Conceição do Canindé - PI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os princípios, conceituações e normatizações das diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena devem ser igualmente respeitados em sua integração com a Educação Profissional, devendo se destacar, por exemplo:

Alternativas

ID
4165735
Banca
FCC
Órgão
FCRIA-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando-se o processo histórico de configuração dos quilombos no Brasil e a realidade vivida, hoje, pelas comunidades quilombolas, é possível afirmar que a história dessa parcela da população tem sido construída por meio de várias e distintas estratégias de luta, dentre elas,

Alternativas
Comentários
  • pela terra e território, pelo respeito à diversidade sociocultural e contra o racismo.

  • Considerando-se o processo histórico de configuração dos quilombos no Brasil e a realidade vivida, hoje, pelas comunidades quilombolas, é possível afirmar que a história dessa parcela da população tem sido construída por meio de várias e distintas estratégias de luta, a saber: contra o racismo; pela terra e território, pela vida, pelo respeito à diversidade sociocultural, pela garantia do direito à cidadania, pelo desenvolvimento de políticas públicas que reconheçam, reparem e garantam o direito destas comunidades à saúde, à moradia, ao trabalho e à educação.

    Fonte: http://etnicoracial.mec.gov.br/educacao-escolar-quilombola


ID
5182609
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Belmonte - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A legislação brasileira garante autonomia para as escolas indígenas, comunitárias e quilombolas manterem suas tradições e identidades. Nesse sentido, é correto a afirmar sobre o papel destas instituições:

Alternativas
Comentários
  • Art. 11 O calendário da Educação Escolar Quilombola deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas, econômicas e socioculturais, a critério do respectivo sistema de ensino e do projeto político-pedagógico da escola, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto na LDB. 

  • GAB. B

    Aquela questão que tu lê e parece que tá tudo certo kk


ID
5476135
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Venâncio Aires - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, analisar a sentença abaixo:

As diretrizes são dimensões normativas, reguladoras de caminhos, embora não fechadas a que historicamente possam, a partir das determinações iniciais, tomar novos rumos (1ª parte). Diretrizes visam desencadear ações uniformes (2ª parte). Na medida em que procedem de ditames constitucionais e de marcos legais nacionais, na medida em que se referem ao resgate de uma comunidade que povoou e construiu a nação brasileira, as diretrizes atingem o âmago do pacto federativo (3ª parte).

A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • Ações uniformes não

  • C Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.