O Excel suporta vários tipos de gráficos permitindo apresentar os dados da forma mais significativa e adequada para o objetivo em questão.
Segundo a Microsoft, quando utiliza o Assistente de Gráficos para criar um gráfico, ou quando utiliza o comando Tipo de Gráfico para alterar um gráfico existente, poderá selecionar facilmente o tipo que pretende a partir de uma lista de tipos de gráficos padrão ou personalizados. Além disso, cada tipo de gráfico padrão tem vários subtipos.
Um gráfico de colunas mostra as alterações registadas nos dados ao longo de um período de tempo ou ilustra comparações entre itens. Os gráficos de colunas têm os seguintes subtipos de gráficos:
- Gráfico de Colunas Empilhadas Este tipo de gráfico mostra a relação entre os itens individuais e a totalidade, comparando a contribuição de cada valor com um total ao longo de categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D.
- Gráfico de Colunas Empilhadas a 100% Este tipo de gráfico compara a percentagem de cada valor com um total ao longo de categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D.
- Gráfico de Colunas 3D Este tipo de gráfico compara pontos de dados (pontos de dados: valores individuais desenhados num gráfico e representados por barras, colunas, linhas, sectores circulares ou em anel, pontos e várias outras formas denominadas marcadores de dados. Os marcadores de dados da mesma cor constituem uma série de dados.) ao longo de dois eixos. Por exemplo, no gráfico 3D seguinte, é possível comparar quatro trimestres de resultados de vendas na Europa com os de duas outras divisões.
Gráficos de barras
Um gráfico de barras ilustra as comparações entre itens individuais. Os gráficos de barras têm os seguintes subtipos de gráficos:
- Gráfico de Barras Agrupadas Este tipo de gráfico compara valores ao longo de categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D. No gráfico seguinte, as categorias encontram-se organizadas na vertical e os valores na horizontal, para focar a comparação de valores.
- Gráfico de Barras Empilhadas Este tipo de gráfico mostra a relação entre os itens individuais e a totalidade. Também está disponível com um efeito visual 3D.
- Gráfico de Barras Empilhadas a 100% Este tipo de gráfico compara a percentagem de cada valor com um total ao longo de categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D.
Gráficos de linhas
Um gráfico de linhas mostra as tendências dos dados em intervalos iguais. Os gráficos de linhas têm os seguintes subtipos:
- Gráfico de linhas Este tipo de gráfico apresenta tendências ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com marcadores apresentados em cada valor de dados.
- Gráfico de Linhas Empilhadas Este tipo de gráfico apresenta a tendência da contribuição de cada valor ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com marcadores apresentados em cada valor de dados.
- Gráfico de Linhas Empilhadas a 100% Este tipo de gráfico apresenta a tendência da percentagem de contribuição de cada valor ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com marcadores apresentados em cada valor de dados.
- Gráfico de Linhas 3D É um gráfico de linhas com efeito visual 3D.
Gráficos circular
Um gráfico circular mostra o tamanho dos itens que compõem uma série de dados (séries de dados: pontos de dados relacionados que são desenhados num gráfico. Cada série de dados num gráfico tem uma cor exclusiva ou padrão e é representada na legenda do gráfico. É possível desenhar uma ou mais séries de dados num gráfico. Os gráficos circulares têm apenas uma única série de dados.), proporcional à soma dos itens. Mostra sempre apenas uma série de dados e é útil quando se pretende realçar um elemento importante nos dados. Os gráficos circulares têm os seguintes subtipos:
- Gráfico circular Este tipo de gráfico apresenta a contribuição de cada valor relativamente a um total. Também está disponível com um efeito visual 3D, tal como é apresentado no gráfico seguinte.
- Gráfico Circular Destacado Este tipo de gráfico apresenta a contribuição de cada valor relativamente a um total realçando valores individuais. Também está disponível com um efeito visual 3D.
- Gráfico Circular de Circular É um gráfico circular com valores definidos pelo utilizador, extraídos e combinados num segundo gráfico circular. Por exemplo, para facilitar a visualização de sectores pequenos, poderá agrupá-los como um item num gráfico circular e, em seguida, decompor esse item num gráfico circular ou de barras mais pequeno junto ao gráfico principal.
- Gráfico de Barras de Circular É um gráfico circular com valores definidos pelo utilizador, extraídos e combinados num gráfico de barras empilhadas.
Gráficos de dispersão (XY)
Um gráfico de dispersão (xy) mostra as relações entre os valores numéricos em várias séries de dados (séries de dados: pontos de dados relacionados que são desenhados num gráfico. Cada série de dados num gráfico tem uma cor exclusiva ou padrão e é representada na legenda do gráfico. É possível desenhar uma ou mais séries de dados num gráfico. Os gráficos circulares têm apenas uma única série de dados.) ou desenha dois grupos de números como uma série de coordenadas xy. Normalmente, os gráficos de dispersão são utilizados para dados científicos e têm os seguintes subtipos de gráficos:
- Gráfico de Dispersão Este tipo de gráfico compara pares de valores. Por exemplo, o gráfico de dispersão seguinte mostra intervalos desiguais (ou clusters) de dois conjuntos de dados.
Quando organizar dados para um gráfico de dispersão, coloque os valores x numa linha ou coluna e, em seguida, introduza os valores y correspondentes nas linhas ou colunas adjacentes.
- Dispersão com Pontos de Dados Ligados por Linhas Este tipo de gráfico pode ser apresentado com ou sem linhas de ligação rectas ou suavizadas entre pontos de dados. É possível apresentar estas linhas com ou sem marcadores.
Gráficos de área
Um gráfico de área realça a magnitude da mudança ao longo do tempo. Os gráficos de área têm os seguintes subtipos de gráficos:
- Gráfico de área Este tipo de gráfico mostra a tendência de valores ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D. Ao apresentar a soma dos valores representados, um gráfico de área também mostra a relação entre as partes e o todo. Por exemplo, o gráfico de área seguinte realça o aumento do valor de vendas em Lisboa e ilustra a contribuição de cada distrito para o valor total de vendas.
- Gráfico de Áreas Empilhadas Este tipo de gráfico apresenta a tendência da contribuição de cada valor ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D.
- Gráfico de Áreas Empilhadas a 100% Este tipo de gráfico apresenta a tendência da percentagem de contribuição de cada valor ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D.
Gráficos em anel
À semelhança do gráfico circular, o gráfico em anel mostra a relação das partes com o todo, apesar de poder conter mais de uma série de dados (séries de dados: pontos de dados relacionados que são desenhados num gráfico. Cada série de dados num gráfico tem uma cor exclusiva ou padrão e é representada na legenda do gráfico. É possível desenhar uma ou mais séries de dados num gráfico. Os gráficos circulares têm apenas uma única série de dados.). Os gráficos em anel têm os seguintes subtipos:
- Gráfico em anel Este tipo de gráfico apresenta dados em anéis, em que cada anel representa uma série de dados. Por exemplo, no gráfico seguinte, o anel interior representa as receitas do imposto sobre o gás e o anel exterior representa as receitas do imposto autárquico.
- Gráfico em Anel Destacado Este tipo de gráfico é semelhante a um gráfico circular destacado, mas pode conter mais de uma série de dados.
Gráficos de radar (opção E)
Um gráfico de radar compara os valores agregados de várias séries de dados (séries de dados: pontos de dados relacionados que são desenhados num gráfico. Cada série de dados num gráfico tem uma cor exclusiva ou padrão e é representada na legenda do gráfico. É possível desenhar uma ou mais séries de dados num gráfico. Os gráficos circulares têm apenas uma única série de dados.) Os gráficos de radar têm os seguintes subtipos:
- Gráfico de radar Este tipo de gráfico mostra alterações em valores relativos a um ponto central. Pode ser apresentado com marcadores para cada ponto de dados. Por exemplo, no seguinte gráfico de radar, a série de dados que abrange a área maior, Marca A, representa a marca com o teor vitamínico mais elevado.
- Gráfico de Radar Preenchido Neste tipo de gráfico, a área coberta por uma série de dados está preenchida com uma cor.
Gráficos de superfície
Um gráfico de superfície é útil quando se pretende encontrar as melhores combinações entre dois conjuntos de dados. À semelhança do que acontece num mapa topográfico, as cores e os padrões indicam as áreas que pertencem ao mesmo intervalo de valores. Os gráficos de superfície têm os seguintes subtipos:
- Gráfico de Superfície 3D Este tipo de gráfico mostra tendências em valores ao longo de duas dimensões numa curva contínua. Por exemplo, o seguinte gráfico de superfície mostra as várias combinações de temperatura e de tempo que resultam na mesma medição de força de tracção. As cores neste gráfico representam intervalos de valores específicos.
Um gráfico de superfície 3D apresentado sem cor é denominado gráfico de superfície vectorial 3D.
- Gráfico de Níveis É um gráfico de superfície visto de cima, em que as cores representam intervalos de valores específicos. Este tipo de gráfico apresentado sem cor é denominado Gráfico de Níveis Vectorial.
Gráficos de bolhas
Um gráfico de bolhas é um tipo de gráfico de dispersão (xy). Compara conjuntos de três valores e pode ser apresentado com um efeito visual 3D. O tamanho da bolha ou o marcador de dados (marcador de dados: barra, área, ponto, sector ou outro símbolo num gráfico que representa um ponto ou valor de dados único com origem numa célula da folha de cálculo. Os marcadores de dados relacionados de um gráfico constituem uma série de dados.) indica o valor de uma terceira variável. Para dispor os dados para um gráfico de bolhas, coloque os valores x numa linha ou coluna e introduza os valores y correspondentes e os tamanhos das bolhas nas linhas ou colunas adjacentes. Por exemplo, irá organizar os dados conforme apresentado na imagem seguinte.
O seguinte gráfico de bolhas mostra que a Empresa A detém o maior número de produtos e a maior quota de mercado, mas não o maior volume de vendas.
Gráficos de cotações
Este tipo de gráfico é frequentemente utilizado para ilustrar dados de preços de cotações, mas também poderá ser utilizado para dados científicos (como, por exemplo, para indicar mudanças de temperatura). Terá de organizar os dados pela ordem correcta para criar gráficos de cotações. Os gráficos de cotações têm os seguintes subtipos:
- Gráfico de Máximo-Mínimo-Fecho O gráfico de máximo-mínimo-fecho é frequentemente utilizado para ilustrar preços de cotações. Requer três séries de valores na seguinte ordem (máximo, mínimo e, em seguida, fecho).
- Gráfico de Abertura-Máximo-Mínimo-Fecho Este tipo de gráfico requer quatro séries de valores na ordem correcta (abertura, máximo, mínimo e, em seguida, fecho).
- Gráfico de Volume-Máximo-Mínimo-Fecho Este tipo de gráfico requer quatro séries de valores na ordem correcta (volume, máximo, mínimo e, em seguida, fecho). O gráfico de cotações seguinte avalia volumes utilizando dois eixos de valores: um para as colunas que avaliam o volume e outro para os preços das cotações.
- Gráfico de Volume-Abertura-Máximo-Mínimo-Fecho Este tipo de gráfico requer cinco séries de valores na ordem correcta (volume, abertura, máximo, mínimo e, em seguida, fecho).
Gráficos de cilindros, cone ou pirâmide (Opção C)
Estes tipos de gráficos utilizam marcadores de dados de cilindro, cone ou pirâmide para conferir um efeito dramático aos gráficos de colunas, barras e colunas 3D. Muito semelhante aos gráficos de colunas e barras, os gráficos de cilindros, cone e pirâmide têm os seguintes subtipos:
- Gráficos de Colunas, Colunas Empilhadas ou Colunas Empilhadas a 100% As colunas nestes tipos de gráficos são representadas por formas cilíndricas, cónicas ou de pirâmide.
- Gráfico de Barras, Barras Empilhadas ou Barras Empilhadas a 100% As barras nestes tipos de gráficos são representadas por formas cilíndricas, cónicas ou de pirâmide.
- Gráfico de Colunas 3D As colunas 3D neste tipo de gráfico são representadas por formas cilíndricas, cónicas ou de pirâmide.
Fonte: http://office.microsoft.com/pt-pt/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001034607.aspx