A questão quer que analisemos as afirmativas a seguir. Vejamos:
.
I. A exposição de uma tese e sua refutação é o alicerce de toda a dialética.
Verdadeiro. É o que traz o penúltimo parágrafo do texto. Note que "alicerce" e "base" são palavras sinônimas.
Texto: "Se a sociedade é dividida em grupos sociais, com interesses divergentes, então os discursos são sempre o espaço privilegiado de luta entre vozes sociais, o que significa que são precipuamente o lugar da contradição, ou seja, da argumentação, pois a base de toda a dialética é a exposição de uma tese e sua refutação."
.
II. No fragmento “Alguns se apresentam como explicitamente argumentativos...”, o pronome relativo restringe o campo semântico da palavra “discurso”.
Falso. Não há que se falar em pronome relativo nesse fragmento citado (“Alguns se apresentam como explicitamente argumentativos...”). "Alguns" se refere a "discursos", mas é pronome indefinido.
Pronomes relativos: retomam um nome da oração anterior (o antecedente) com o qual se relaciona, projetando-o em outra oração. São eles: que, quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas).
Pronomes indefinidos: referem-se à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago ou expressando quantidade indeterminada. Alguns deles: algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer, tudo, algo, nada, ninguém, cada...
.
Gabarito: Letra B