SóProvas



Prova Aeronáutica - 2015 - CIAAR - Primeiro Tenente - Psicologia


ID
1747078
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                                               Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que é democracia e uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos niveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provável que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas é também qualidade do conhecimento. É a virtude do conhecimento.É essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nivel dogmático para um nivel reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou à rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esqueço que a vida social e a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Nao sou democratica quando minhas ações não contribuem para a manuteção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentals: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

Cada palavra é constituída por unidades fônicas, as sílabas. A partir das sequências a seguir, indique quais contêm divisão silábica incorreta.

I. cre-i-o / de-mo-cra-ci-a / pou-cos

II. con-vi-vên-cia / a-goes / de-mo-cra-ci-a

III. cog-ni-ti-va / im-po-nho / vio-len-ta-men-te

IV. ques-tio-nan-do / dog-má-ti-co / re-fle-xi-vo

Apresentam alguma incorreção apenas as sequências:

Alternativas
Comentários
  • A palavra violentamente está separada de forma errada!!

     

  • Não concordo com o gabarito , consta como alternativa: A

    Se alguém puder me informar sobre, por favor envie uma msg para mim!

  • Questão com Gabarito equivocado . 

     

    Definição de Violentamente

    Classe gramatical: advérbio
    Separação silábica: vi-o-len-ta-men-te

  • Esse Gabarito informado está incorreto. O Gabarito Oficial da Banca foi letra "D".

    JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)
    I. cre-i-o, de-mo-cra-ci-a, pou-cos;
    Separação das sílabas: crei-o.
    III. cog-ni-ti-va, im-po-nho, vio-len-ta-men-te
    Separação das sílabas: vi-o-len-ta-men-te
    IV. ques-tio-nan-do, dog-má-ti-co, re-fle-xi-vo
    Separação das sílabas: que-ti-o-nan-do
    Fonte: SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática completa Sacconi: teoria e prática. 31. ed. São Paulo: Nova
    Geração Gram, 2011.

  • Todas alternativas estão erradas.


ID
1747102
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                     Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que é democracia é uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos níveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provavél que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas é também qualidade do conhecimento.  a virtude do conhecimento. È essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nível dogmático para um nível reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou à rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esquego que a vida social é a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Nao sou democrática quando minhas ações não contribuem para a manutenção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentals: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

“ Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prova-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo, há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que se hão de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer as dificuldades, há de impugnar e refutar com toda a força da eloquência os argumentos contrários, e depois disso há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar.”

(VIEIRA, A. Pe. Sermdes e lugares seletos. Selegao, introdugao e notas de Mario Gongalves Viana. Porto: Educagao Nacional, 1941.)

O trecho anterior faz parte do Sermão da Sexagésima de autoria do padre Antônio Vieira, em 1655. Tendo em vista o texto “Democracia e Autoritarismo", afirma-se que a estrutura proposta por Vieira,

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder explicar, já solicitei a explicação do prfessor e estou no aguardo

  • É parcialmente seguida em virtude de no trecho não haver refutação, um dos recursos da argumentação.

  • Alguém poderia explicar melhor a parte "mantendo as caracerísticas argumentativas"?

  • Essa questão deveria ser anulada. O segundo texto do Padre Antônio Vieira é claramente um texto INJUNTIVO, o qual não possui características argumentativas, mas sim instrutivas.

  • Justificativa da banca:

    A argumentação é constituída de proposição, análise da proposição, formulação dos argumentos e conclusão. No texto em análise, não ocorre a refutação, um dos recursos da argumentação que se trata de opor aos argumentos favoráveis precedentes, ou à proposição toda, outros contrários.  

    Fonte: https://provas.sanar.online/provas/farmaceutico-farmacia-industrial-cafar-aeronautica-2015/pv_gabaritada_gramatica_interpretacao_texto.pdf?st=4CUmV7ceN9DvTrXWZTRZtg&e=1623076830


ID
1747108
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                                 Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que e democracia e uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos níveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provável que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas e  também qualidade do conhecimento. a virtude do conhecimento. É essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nível dogmático para um nível reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou a rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esqueço que a vida social é a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Não sou democrática quando minhas ações não contribuem para a manutenção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentais: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

Acerca dos operadores argumentativos e organizacionais no processo de coesão conectiva, estabeleça a relação correta entre o valor indicado na 1ª coluna e o destacado na 2ª.

(1 ) causa
(2) exclusão
(3) oposição
(4) disjunção
(5) espaço textual
(6) metalinguístico

( ) ‘Mas muitas vezes [...]” (1°§)
( ) “[...] pois somos vítimas [...]” (1°§)
( ) “[...] se age por impulso ou por leviandade.” (3°§)
( ) “e neste, caso, sobre o que seja a democracia” (1°§)

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Coesão sequencial:

    1) Oposição: por outro lado, paradoxalmente, pelo contrário, em contraste com, mas, porém, contudo

    2) Causa: em virtude de, por causa de, devido a, é resultado de, pois

     

    OBS: Disjunção:

    1.ato ou efeito de disjungir; separação, desunião

    2.GRAMÁTICA supressão da conjunção copulativa entre duas ou mais frases

    3.GRAMÁTICA período constituído por duas orações coordenadas ligadas pela conjunção conjuntiva ou

     

    A título de informação:

    Metalinguístico: É a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra.

     

     

  • O que seria espago textual? Espaço textual?

    Neste é um pronome demonstativo que referencia ao espaço textual, temporal ou geográfico. Mas, a palavra caso também está sublinhada. Qual seria a explicação?


ID
1747120
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Assinale o termo em destaque que exerce função sintática cuja característica e ser um complemento diretamente ligado ao verbo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar, e se possível peça o comentário do professor para que possamos tirar possíveis dúvidas.

  • O verbo acompanhar é Transitivo Direto, cujo complemento "drama humanitário" se liga sem necessidade de preposição. As demais pedem preposição, respectivamente: em + o (no); de; com.

  • a) Verbo se referiu a local = Adj. adverbial

    b) Complemento (algo, alguém) do verbo sem preposição = Objeto direto

    c) Complemento do nome (substantivo concreto) = Adj. adnominal

    d) Complemento do nome (substantivo concreto) = Adj. adnominal


ID
1747123
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

A expressão “traficantes do desespero e da esperança" (1°§) empregada para se referir aos agentes relacionados aos desastres nas embarcações, citados no texto, demonstra,

Alternativas
Comentários
  • Em breves palavras a respeito da questão:

    O sujeito traficante por estar "trazendo" essas pessoas por meio de embarcações clandestinas para o outro lado do continente, são ao mesmo tempo traficantes do desespero porque a maior parte do imigrantes aceitam fazer essa travessia por já não mais suportar a realidade do país e se submetem a risco reais de morte por total desespero de continuar naquela onda de violência, e traficantes da esperança porque são esses mesmos traficantes que tentam trazer esses imigrantes para uma vida melhor do outro lado do oceano.

     

    Espero ter ajudado


ID
1747126
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

A partir das ideias e informações trazidas ao texto, julgue as afirmativas a seguir.

I. No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a exploração de várias ideias no mesmo parágrafo.

II. A expressao “mera criminalidade” (2°§) propõe uma redução da importância da criminalidade praticada no evento descrito no texto.

III. Para que haja compreensão textual acerca da referência a Nelson Mandela, é necessário que o contexto sociocognitivo seja ativado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Seria possível alguém explicar a alternativa I.

  • "No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a
    exploração de várias ideias no mesmo parágrafo. (falso) “o parágrafo é uma unidade de composição, constituída por
    um ou mais de um período em que desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras,
    secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” Apesar de haver referência a
    dramas humanitários distintos, “... sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da
    África do Norte para a Europa.” e “... a violência e a xenofobia dos últimos dias...”, a ideia central é o “drama
    humanitário” os dramas citados relacionam-se pelo sentido apresentado."

  • No qconcursos não ficou claro ondem termina e onde começa o parágrafo. Estou com a prova em mãos e vou separar.

    O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]

    A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estão roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violência (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 

    Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-íris. O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA:

    "I. No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a

    exploração de várias ideias no mesmo parágrafo. (falso) “o parágrafo é uma unidade de composição, constituída por

    um ou mais de um período em que desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras,

    secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” Apesar de haver referência a

    dramas humanitários distintos, “... sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da

    África do Norte para a Europa.” e “... a violência e a xenofobia dos últimos dias...”, a ideia central é o “drama

    humanitário” os dramas citados relacionam-se pelo sentido apresentado.

    II. A expressão “mera criminalidade” (2º§) propõe uma redução da importância da criminalidade praticada no evento

    descrito no texto. (falso) Em “A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país

    em crescente crise econômica,...” o uso do termo “mera” não diminui a importância, negativa, ou seja, a gravidade da

    criminalidade referida. Indica que um dos elementos para tal violência é por “pura criminalidade”, ou seja, execução

    do crime apenas pelo “prazer” de fazê-lo.

    III. Para que haja compreensão textual acerca da referência a Nelson Mandela, é necessário que o contexto

    sociocognitivo seja ativado. (verdadeiro) O contexto sociocognitivo faz referência a conhecimentos de caráter

    enciclopédico, sociointeracional, procedural, textual etc. Tais conhecimentos devem ser, ao menos em parte,

    compartilhados pelo leitor para haja entendimento da mensagem expressa."

  • Antigamente existia essa disposição:

    Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

    (...)

    § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

    MAS ESSA DISPOSIÇÃO NÃO É MAIS VÁLIDA!


ID
1747129
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

“A orientação argumentativa pode-se realizar pelo uso de termos ou expressões metafóricas ou não. Trata-se de uma manobra bastante comum, particularmente em gêneros opinativos."
(KOCH, Ingedore Villaga, ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. Sao Paulo: Contexto, 2006.)

A partir de tal pressuposto, indique o segmento que apresenta expressões constituintes de tal orientação argumentativa textual em que há o uso de expressão de sentido metafórico.

Alternativas
Comentários
  • Metáfora:

    Quando um termo substitui o outro através de uma relação de semelhança resultante da subjetividade de quem a cria.

    Também pode ser entendida como uma comparação abreviada em que o conectivo não está expresso, mas subentendido.

    Ex: Seus olhos são como luzes brilhantes. = comparação (como)

    Seus olhos são luzes brilhantes. = não há comparação (ausência da partícula comparativa), e sim um símile (qualidade de quem é semelhante).

    As luzes brilhantes olhavam-me. = há substituição da palavra olhos por luzes brilhantes.


ID
1747132
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

De acordo com o trecho destacado “No entanto, o catalisador da violência (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos." (2°§), pode-se inferir que,

Alternativas
Comentários
  • Fazendo uma interpretação da questão:

    Catalisador: é uma substância que reduz a energia de ativação de uma reação química e aumenta a sua velocidade de reação, sem, contudo, participar dela.

    No trecho "catalisador de violência", eu interpretei como um acelerador da violência (xenofobia: é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros,a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país.) De modo que, como é possível essa aceleração da xenofobia, se muitos dos mortos e donos de negócios saqueados são sul-africanos.

    Dessa forma, a alternativa "D", é a que faz mas sentido, pois não faz sentido o que é dito com o que realmente é constatado. 


ID
1747135
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 texto a seguir foi redigido com incorreções linguísticas propositais. Considerando o uso da linguagem padrão e o correto emprego do verbo “haver" em “[...] há pouco mais de 20 anos." (1°§), identifique os registros em desacordo com a norma padrão da língua.

Quando, há(1) alguns meses, o tema foi sugerido e adotado na reunião, todos concordaram unanimemente com o mesmo. Dali há(2) três meses, devido a determinados acontecimentos, alguns mudariam de opinião. Há (3) anos não há um consenso verdadeiro na empresa.

Não está(ão) de acordo com a linguagem padrão.

Alternativas
Comentários
  • É sempre "daqui a um ano". Veja por quê:

    é verbo, indica passado e equivale a faz: "Ele esteve aqui há algumas horas"; "Há mais de um ano não vou a campo de futebol"

    A é preposição e indica tempo futuro ou distância física: "Sua cidade fica a 50 quilômetros da minha"; "Raios e trovões paralisaram a partida a dois minutos do fim"; "A quase um mês das festas juninas, ainda há vagas nos hotéis de Caruaru"; "É uma coisa que deve acontecer daqui a pouco"; "Os resultados só aparecerão daqui a um ano".

  • HÁ PASSOUUUUUUU

    a------ futurouuuuuuuuuuuuu!!!!


ID
1747138
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris esta ainda mais distante no horizonte." Acerca do último período do texto, é correto afirmar que, em relação às ideias anteriores, o autor,

Alternativas
Comentários
  • Conotação é o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto.

    No período "o arco-íris esta ainda mais distante no horizonte." O autor quer passar a ideia de que a beleza, as coisas boas de um arco-íris, toda ideia que a palavra trás estão cada vez mais distante do que foi idealizado por Mandela na chamada Nação Arco-Íris, nação que viveria em paz, na tranquilidade, todos se ajudando.


ID
1747141
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Na composição do texto apresentado, é possível identificar a comunicação de conteúdos de consciência que, sendo impessoais, neles prevalece o conteúdo a ser comunicado. É um exemplo de tal uso da língua:

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder me explicar a questão. Eu também sugerir comentário do professor

  • é a única alternativa em que o autor do texto não exprime as suas posições. Fica adstrito a informar, prevalecendo o conteúdo a ser informado.


ID
1747144
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Nos trechos selecionados a seguir, os termos sublinhados possuem o mesmo valor sintático, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O pronome relativo "que" se refere a um termo da oração anterior (antecedente) projetando-o na oração seguinte, subordinada a esse antecedente.

    Ex: Mudei para a casa que eu mesmo construir.

    A palavra "que" se relaciona com o antecedente "a casa".

    De forma que a única alternativa em desconformidade com as demais é a letra "C"

  • Nas opções A, B e C a função sintática exercida é a de sujeito da oração. A palavra “que” se classifica de várias formas, entre elas como “pronome relativo” que substitui o substantivo ou pronome substantivo e pode exercer funções sintáticas as mais diversas.  Na opção D, em “Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-íris.” o “que” é integrante, neste caso, o verbo saber é transitivo direto.  
    Fonte: SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática completa Sacconi: teoria e prática. 31. ed. São Paulo: Nova Geração Gram, 2011. 


ID
1747147
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Em “A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos”. A proposta de substituição do segmento do texto em que há adequação quanto ao tempo verbal empregado na(s) forma(s) em destaque é:

Alternativas
Comentários
  • Assertativa correta: "B"

    Por eliminação é possível realizar essa questão. A única alternativa que se enquadra de forma correta é a letra "b", pois as outras alternativas sempre um dos verbos no momento de empregar o texto, ficam meio desconformes com o entendimento correto.

  • Acertei, entendi? não, mas acertei

  • A questão é relativamente simples. Se pensar muito, erra rs


ID
1747150
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Acerca dos elementos evidenciados, informe se as afirmativas abaixo sao certas (C) ou erradas (E) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Em “para a Europa”, o “para” contém uma ideia de finalidade.

( ) As duas ocorrências da expressão “no entanto” apresentam o mesmo valor.

( ) No último parágrafo do texto, “sempre” traz uma ideia de tempo, assim como “ainda”.

( ) 0 segmento “o drama humanitário e os dilemas europeus” é sujeito composto pois possui dois núcleos.

Alternativas
Comentários
  • Classificação das preposições, "para" é classificada como essencial e só desempenha papel de preposição, não tendo o sentido de finalidade conforme é cobrado na alternativa.

  • No último parágrafo do texto, “sempre” traz uma ideia de tempo, assim como “ainda”. Não vejo ideia de tempo no "ainda" no contexto do texto. Alguém pode me ajudar?

  • Anna Paula, não sei se ajuda a visualizar, mas entenda o "(...) está ainda mais distante" como "(...) está, agora, mais distante". Entenda como: "está, nesse momento, mais distante no horizonte".


ID
1747153
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 título do texto e estruturado a partir de um questionamento; a partir do conteúdo textual, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questão meramente interpretativa, pois conforme pode ser visto somente a letra "D" possui seu conteúdo como correto.

    a) tal questionamento é plenamente respondido a partir dos recursos argumentativos utilizados.

    O texto não responde o que Mandela faria na atual situação que se encontra a Nação Arco-Íris

     

    b) apenas parcialmente, tal questionamento é respondido, de modo que há uma lacuna contextual.

    Nem parcialmente o título é respondido com o decorrer do texto

     

    c) a partir das informações apresentadas, é possível ao leitor determinar, objetivamente, o complemento de tal questionamento.

    Quem ler o texto não sabe objetivamente o que Mandela faria no momento atual.


ID
1747159
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A partir da _____________ textual, é correto afirmar que o autor do texto mostra-se_______________em relação aos fatos geradores da discussão proposta.

Alternativas
Comentários
  • Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia.

    Um texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela.

  • JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)

    A argumentação esteia-se em dois elementos principais: a consistência do raciocínio e a evidência das provas. O

    texto argumentativo apresenta razões em face de evidência de provas buscando convencer o leitor de que a ideia,

    posicionamento do articulador é consistente, coerente e correto. O texto em análise possui tais características na

    estrutura textual apresentada. A partir dos argumentos apresentados como fatos, dado estatístico, raciocínio

    (evidência da razão); autor do texto mostra-se contrário em relação aos fatos geradores da discussão proposta. Em

    “O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.” o autor mostra-se insatisfeito,

    contrário aos fatos (desastres constantes, dramas humanitários) apresentados, não os aprovando.

    Fonte:

     GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: Aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed.

    Rio de Janeiro: FGV, 2010.

     PIMENTEL, Carlos. Redação descomplicada. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.


ID
1747162
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Quanto a construção dos referentes textuais e suas estratégias de referenciação, indique a alternativa que apresenta expressão que foi utilizada com tal intencionalidade, ou seja, a retomada de um elemento ou expressão como estratégia de referenciação.

Alternativas
Comentários
  • A referenciação faz parte do processo de organização global de um texto e, dentre esses processos, destacaremos aqueles que se dão por meio da anáfora e da catáfora. Resumidamente, podemos dizer que as anáforas dizem respeito ao resgate dos termos que foram previamente explicitados em um texto. Sobre as catáforas, podemos dizer que é uma referência feita sobre aquilo que ainda será exposto no texto, resultando, assim, em dois movimentos, respectivamente regressivo e progressivo. As anáforas e catáforas estão presentes em nosso discurso e ocorrem com uma frequência bem maior do que imaginamos.

    Carolina acordou às cinco da manhã daquela segunda-feira e seguiu rumo à estação do metrô. A garota esperou durante vinte minutos e era aquilo que estava à sua espera: um vagão lotado, inexplicavelmente habitado por centenas de trabalhadores que se abarrotavam naquele lugar à procura de qualquer mínimo espaço.

    Fazendo uma leitura cuidadosa do trecho acima, encontramos alguns exemplos que podem ilustrar os conceitos de anáfora e catáfora. O termo a garota faz referência a um termo expresso anteriormente, nesse caso, o substantivo próprio Carolina. Posteriormente, podemos observar outra anáfora, dessa vez o termo naquele lugar, que retoma o termo vagão lotado. Quanto à catáfora, ela está evidenciada pelo pronome aquilo, que fará referência a um termo ainda não expresso, que é representado pela expressão um vagão lotado.

  • Ótimo, Vitor Martins! 

  • JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA A)

    Em “O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que

    tentam atravessar o Mediterrâneo da África do Norte para a Europa. São desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança.” a expressão em

    destaque reativa por meio de uma forma referencial o drama humanitário em foco.

    Fonte: KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo:

    Contexto, 2006.


ID
2086318
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicoterapia breve de orientação psicodinâmica pode ser apontada como uma abordagem eficaz do profissional clínico em diferentes contextos de atenção à saúde, isto é, primário, secundário e terciário; público ou privado, seja na modalidade individual ou em grupo. Sobre as técnicas e características dessa abordagem em psicoterapia verifica-se:

I. Profissionais com perfis mais ativos e que propiciam o desenvolvimento da aliança terapêutica com transferência positiva na dimensão do tempo presente.

II. Emprego da estratégia de focalização em conflitos ou tema específicos delineados de forma prévia ao tratamento.

III. O princípio universal da Psicoterapia Breve Psicodinâmica fundamenta-se na triangulação do conflito e da pessoa com vistas a identificar e intervir nas defesas, impulsos e afetos, mediando as relações da pessoa com indivíduos e situações do passado e do presente.

IV. O caráter focal dessa modalidade terapêutica possibilita o uso de questionamentos socráticos e decálogo das distorções emocionais, o que caracteriza a flexibilidade e a busca de satisfação do paciente ao seu contexto por meio de desenvolvimento de estratégias de enfrentamento de eventos estressores.

Após análise das sentenças, estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
2086321
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As psicoterapias breves, independente da orientação que norteia o uso das técnicas para assistência em saúde, podem e têm sido utilizadas em diferentes segmentos da psicologia hospitalar, tais como os de atenção aos indivíduos com cardiopatias, materno infantil, oncologia, dentre outros. Informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Mediante um paciente adulto submetido a transplante do coração, o psicólogo pode intervir junto à família, visto que há uma tendência à instabilidade motivada pela realocação de papéis, questões financeiras, desgaste de relações, principalmente pelas frequentes e prolongadas hospitalizações.

( ) Tendo sido efetuado o processo de diagnóstico, quaisquer que seja a ação terapêutica no âmbito clínico ou cirúrgico, a mudança nos quadros psicológicos tende a ser concomitante à patologia, com repercussões na evolução da doença, na reabilitação biopsicossocial do paciente, com reflexos nas relações familiares e até no ambiente social.

( ) Para algumas patologias o profissional sempre deve atentar-se para o fato de que é possível afirmar que o aspecto psicológico não é o responsável pela sua etiologia, sendo, entretanto, para outras, o fator de risco para o surgimento de doenças crônicas como as arritmias, coronariopatias e a hipertensão.

( ) Enquanto integrante de equipe multiprofissional, deve evitar o uso de habilidades, competências e os recursos de todos os seus membros no planejamento de atividades, mas ser sistêmico em seu processo de tomada de decisão e de resolução de problemas, bem como empenhar-se para alcançar o sucesso do tratamento.

Alternativas

ID
2086324
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicossomática pode ser definida como a ciência cujo objeto de investigação são os mecanismos de interação entre as dimensões corporais e mentais de um indivíduo. De modo contextualizado e contemporâneo traduz-se no estudo de como o fato corporal está integrado ao fator psíquico que, por sua vez, integra-se aos fatores relacionais e ambientais. Uma doença consistirá, pois, na expressão desarmônica de diversos fatores que ameaçam o equilíbrio biopsicossocial de um indivíduo. Tendo isso em vista, o estresse consiste em um fator que contribui para a referida expressão de desequilíbrio e, inclusive, para o aparecimento de diversas doenças. A respeito do estresse assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2086327
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia o fragmento de texto acerca de uma situação em saúde.

“Paciente do sexo feminino, casada, mãe de três filhos, com 60 anos e problemas cardíacos. Possui histórico de infarto recente, com menos de duas semanas. Atualmente encontra-se internada em uma instituição hospitalar que trata de pacientes com doenças cardiovasculares pelo Sistema Único de Saúde (SUS).” Nesse contexto de atuação hospitalar, o psicólogo pode orientar sua prática por meio da abordagem psicanalítica, o que vai exigir um trabalho com uso dos postulados teóricos adaptados a tal contexto. Isso é observado somente em conceitos como o de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    contrapartida da associação livre, a qual consiste no emprego da atenção flutuante.

    (lembrar da questão do ambiente hospitalar)


ID
2086330
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rogers propõe uma teoria de personalidade, cujos conceitos centrais fundamentam-se em significados pessoais. Esses conceitos abrangem relações interpessoais, percepção de si e dos demais indivíduos, acolhimento e incondicionalidade, dentre outros. É possível afirmar, pois, que a teoria proposta por Rogers é, também, um conjunto de métodos e técnicas utilizadas por um profissional treinado, traduzindo-se em um modelo de psicoterapia cuja finalidade é promover a tendência a realização inerente ao organismo humano. Para a referida finalidade, são necessárias três condições por parte do psicoterapeuta, as quais são

Alternativas
Comentários
  • Falou em Carl Rogers lembrar de: autenticidade e congruência, consideração positiva incondicional e compreensão empática do cliente.

    gab:C


ID
2086333
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Enquanto especialista em psicologia clínica, o psicólogo pode oferecer muito para o trabalho interdisciplinar em diversas áreas, sobretudo na saúde mental, quando se trata de transtornos por uso e abuso de substâncias psicoativas como o álcool, com suas respectivas comorbidades psiquiátricas. Cordioli (2008) salienta que, para este quadro, uma sugestão de tratamento eficaz seria o Modelo de Tratamento Integrado. Acerca desse modelo de tratamento, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2086336
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as considerações a respeito do Código de Ética Profissional da Psicologia e de uma conduta ética para responder à questão.

      O Código de Ética Profissional - CEP do psicólogo pauta-se no “princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo” (p.6). Isso significa dizer que tal código caracteriza-se por fundamentar-se em uma perspectiva deontológica, a qual pauta-se em uma tendência internacional adotada no processo de elaboração de códigos éticos de conduta profissional. Em outros termos, assemelha-se às leis, com uma linguagem caracterizada pela natureza normativa, baseada no postulado de que o mérito da conduta depende de sua coerência com o que é prescrito como correto, ou seja, justo e ético.

      Além disso, como afirma Figueiredo (1996, p.41), ao se falar em ética, é preciso ter em mente que “a dimensão ética engloba todas as considerações acerca das metas da ação humana, não se restringindo, portanto, à consideração da adequação de meios a fins, diferenciando-se, assim, do âmbito de competência do conhecimento técnico. No entanto, todas essas determinações ainda não dão conta da dimensão ética. Falta dizer que tanto na escolha e na avaliação das metas legitimamente desejáveis como na escolha das formas legítimas da ação interativa, estará em jogo, não apenas ou principalmente, a sobrevivência do agente como a sua imagem e a sua estima diante dos outros e diante de si mesmo. Efetivamente, há sempre uma reflexividade, uma relação de si para consigo, um autocomprometimento do sujeito, implicados na conduta ética”.

No que concerne aos respectivos princípios fundamentais do CEP da psicologia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:  b) Deverá visar à eliminação de negligência, à discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

    II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

  • GAB CERTO: B

    II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 

    Porque as outras estão erradas:

    A- ERRADA!

    IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática

    C- ERRADA!

    VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

    D- ERRADA!

    V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.


ID
2086339
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as considerações a respeito do Código de Ética Profissional da Psicologia e de uma conduta ética para responder à questão.

      O Código de Ética Profissional - CEP do psicólogo pauta-se no “princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo” (p.6). Isso significa dizer que tal código caracteriza-se por fundamentar-se em uma perspectiva deontológica, a qual pauta-se em uma tendência internacional adotada no processo de elaboração de códigos éticos de conduta profissional. Em outros termos, assemelha-se às leis, com uma linguagem caracterizada pela natureza normativa, baseada no postulado de que o mérito da conduta depende de sua coerência com o que é prescrito como correto, ou seja, justo e ético.

      Além disso, como afirma Figueiredo (1996, p.41), ao se falar em ética, é preciso ter em mente que “a dimensão ética engloba todas as considerações acerca das metas da ação humana, não se restringindo, portanto, à consideração da adequação de meios a fins, diferenciando-se, assim, do âmbito de competência do conhecimento técnico. No entanto, todas essas determinações ainda não dão conta da dimensão ética. Falta dizer que tanto na escolha e na avaliação das metas legitimamente desejáveis como na escolha das formas legítimas da ação interativa, estará em jogo, não apenas ou principalmente, a sobrevivência do agente como a sua imagem e a sua estima diante dos outros e diante de si mesmo. Efetivamente, há sempre uma reflexividade, uma relação de si para consigo, um autocomprometimento do sujeito, implicados na conduta ética”.

É vedado ao psicólogo:

I. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.

II. Prolongar, sem necessidade aparente, a prestação de serviços profissionais.

III. Emitir documentos com fundamentação e qualidade técnico-científica.

IV. Prestar serviços profissionais a organizações concorrentes independente de resultar em prejuízo para os envolvidos.

É correto o que é expresso apenas em

Alternativas
Comentários
  • Vedado: I. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.

    II. Prolongar, sem necessidade aparente, a prestação de serviços profissionais.

    gabarito: A

     

  • Está errada! a correta é a opção c

    Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:

    m) Prestar serviços profissionais a organizações concorrentes de modo que possam resultar em prejuízo para as partes envolvidas, decorrentes de informações privilegiadas;

  • O gabarito está mesmo correto. É vedado prestar serviços a organizações concorrentes desde que isso traga a possibilidade de prejudicar uma das partes envolvidas.

    IV- Prestar serviços profissionais a organizações concorrentes independente de resultar em prejuízo para os envolvidos.

    Portanto, o erro aí é o “independente”

  • Pensei que o gabarito estivesse errado. No entanto, a resposta é a letra C mesmo.

    Não é independente. Eu posso sim, prestar serviços professionais a organizações concorrentes caso não resulte em prejuízo. Não é algo independente.


ID
2086342
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as considerações a respeito do Código de Ética Profissional da Psicologia e de uma conduta ética para responder à questão.

      O Código de Ética Profissional - CEP do psicólogo pauta-se no “princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo” (p.6). Isso significa dizer que tal código caracteriza-se por fundamentar-se em uma perspectiva deontológica, a qual pauta-se em uma tendência internacional adotada no processo de elaboração de códigos éticos de conduta profissional. Em outros termos, assemelha-se às leis, com uma linguagem caracterizada pela natureza normativa, baseada no postulado de que o mérito da conduta depende de sua coerência com o que é prescrito como correto, ou seja, justo e ético.

      Além disso, como afirma Figueiredo (1996, p.41), ao se falar em ética, é preciso ter em mente que “a dimensão ética engloba todas as considerações acerca das metas da ação humana, não se restringindo, portanto, à consideração da adequação de meios a fins, diferenciando-se, assim, do âmbito de competência do conhecimento técnico. No entanto, todas essas determinações ainda não dão conta da dimensão ética. Falta dizer que tanto na escolha e na avaliação das metas legitimamente desejáveis como na escolha das formas legítimas da ação interativa, estará em jogo, não apenas ou principalmente, a sobrevivência do agente como a sua imagem e a sua estima diante dos outros e diante de si mesmo. Efetivamente, há sempre uma reflexividade, uma relação de si para consigo, um autocomprometimento do sujeito, implicados na conduta ética”.

Assinale a opção correta quanto a uma ação do psicólogo considerada infração disciplinar.

Alternativas

ID
2086345
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“ Um psicólogo que atua na atenção primária é solicitado a fazer uma avalição de um paciente com sintomas de um quadro depressivo e aparentes lapsos de memória, sobretudo em relação ao problema de memória. Mediante tal demanda, esse profissional é questionado também acerca da possibilidade de o problema de memória ser atribuído à sintomatologia depressiva apresentada.” Tendo em vista a atuação interdisciplinar do psicólogo nos campos de promoção e atenção integral à saúde, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2086348
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicodrama proposto por J. L. Moreno parte de uma perspectiva de ser humano pautada nas relações interpessoais e sociais, o que evidencia um homem espontâneo, criativo e sensível, que traz consigo fatores favoráveis a seu desenvolvimento, embora possa vir a ser acompanhado por condições sociais e ambientalmente perturbadoras e constrangedoras, levando ao indivíduo desencontrar-se de si mesmo. O psicodrama visa, portanto, oferecer alternativas às referidas condições e manter a espontaneidade, a criatividade e a sensibilidade do homem. Leia as sentenças acerca do psicodrama, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A proposta fundamental do psicodrama é oferecer adequação e ajustamento do homem a si mesmo.

( ) Trata-se de uma psicoterapia cuja proposta é evidenciar a melhor forma de o paciente expressar seus verdadeiros sentimentos e emoções por meio da representação de personagens em uma atmosfera teatral.

( ) A criatividade consiste na capacidade de agir de modo adequado diante de situações novas, criando respostas inéditas, renovadoras ou transformadoras de situações preestabelecidas.

( ) Trata-se de um modelo de psicoterapia, na qual um dos objetivos é descobrir, aprimorar e utilizar os meios que facilitam o predomínio das relações télicas sobre as relações transferenciais.

Alternativas

ID
2086351
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia o fragmento de texto de Freudem “O Ego e o ld”.

‘“Estar ‘consciente’ é, em primeiro lugar, um termo puramente descritivo, que repousa na percepção do caráter mais imediato e certo. A experiência demonstra que um elemento psíquico (uma ideia, por exemplo) não é, via de regra, consciente por um período de tempo prolongado. Pelo contrário, um estado de consciência é, caracteristicamente, muito transitório; uma ideia que é consciente agora não o é mais um momento depois, embora assim possa tornar-se novamente, em certas condições que são facilmente ocasionadas. No intervalo, a ideia foi... Não sabemos o quê. Podemos dizer que esteve latente, e, por isso, queremos dizer que era capaz de tomar-se consciente a qualquer momento. Ora, se dissermos que era inconsciente, estaremos também dando uma descrição correta dela. Aqui Inconsciente’ coincide com ‘latente e capaz de tornar-se consciente’. (...) O estado em que as ideias existiam antes de se tornarem conscientes é chamado por nós de repressão, e asseveramos que a força que instituiu a repressão e a mantém é percebida como resistência durante o trabalho de análise. Obtemos, assim, o nosso conceito de inconsciente a partir da teoria da repressão. O reprimido é, para nós, o protótipo do inconsciente. Percebemos, contudo, que temos dois tipos de inconsciente: um que é latente, mas capaz de tomar-se consciente, e outro que é reprimido e não é, em si próprio e sem mais trabalho, capaz de tornar-se consciente (...). Fazendo uma generalização rápida, poderíamos conjecturar que a essência de uma regressão da libido (da fase genital para a anal-sádica, por exemplo) reside numa desfusão de instintos, tal como, inversamente, o avanço de uma fase anterior para a genital definitiva estaria condicionado a um acréscimo de componentes eróticos. Surge também a questão de saber se a ambivalência comum, que com tanta frequência é inusitadamente forte na disposição constitucional à neurose, não deveria ser encarada como produto de uma desfusão; a ambivalência, contudo, é um fenômeno tão fundamental que ela mais provavelmente representa uma fusão instintual que não se completou. (...) Ora, o caso em que alguém primeiramente ama e depois odeia a mesma pessoa (ou o inverso), porque essa pessoa lhe deu motivo para fazê-lo, obviamente nada tem a ver com o nosso problema. Tampouco o tem o outro caso, em que sentimentos de amor que ainda não se tornaram manifestos, expressam-se, inicialmente, por hostilidade e tendências agressivas; e pode ser que aqui o componente destrutivo da catexia do objeto se tenha apressado em ir à frente e somente mais tarde se lhe juntou o erótico. Mas sabemos de diversos casos na psicologia das neuroses em que é mais plausível supor que uma transformação se efetua. Na paranoia persecutória, o paciente desvia um vínculo homossexual excessivamente forte que o liga a uma pessoa em especial; em resultado, esta pessoa a quem muito amava, se torna um perseguidor, contra quem o paciente dirige uma agressividade frequentemente perigosa. Aqui, temos o direito de interpolar uma fase prévia, que transformou o amor em ódio.”.

Considerando o fragmento do texto, é possível levantar hipóteses acerca da neurose e da psicose para Freud. Tendo isso em vista, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2086354
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia cognitiva proposta por Aron Beck na década de 1960 tem como objetivo, “ensinar o paciente a reconhecer as cognições negativas e sua conexão com o afeto e comportamento; examinar as evidencias contra e a favor à tais pensamentos e substituí-los por interpretações mais orientadas para a realidade”. Esse objetivo foi desenvolvido a partir da constatação, em estudos científicos, que a perspectiva negativista de pacientes deprimidos possuía acerca de si mesmos, do mundo e do futuro, portanto distorcida, desencadeava o quadro depressivo em que se encontravam. Posteriormente a esses achados, esse modelo psicoterápico foi estendido a outras modalidades de transtornos psicológicos tais como ansiedade, alimentares, de personalidade, dentre outros. Julgue as sentenças que salientam distorções ou cognições negativas, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A catastrofização ou adivinhação consiste em predizer o futuro negativamente, sem levar em consideração outros resultados mais prováveis.

( ) O filtro mental ou abstração seletiva consiste em chegar a uma conclusão negativa abrangente que extrapola a situação em questão.

( ) A hipergeneralização ou supergeneralização consiste em prestar atenção num pequeno detalhe, ao invés de ver o quadro por inteiro.

( ) O pensamento polarizado, tudo ou nada, preto e branco ou dicotômico, envolve a percepção de uma situação de forma dicotômica, em apenas duas categorias, ao invés de um continum.

Alternativas

ID
2086357
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A relação terapêutica e os processos de mudança nas psicoterapias humanistas têm por objetivo restabelecer o acordo perdido entre a experiência total da pessoa e a experiência consciente do self, propiciando ao cliente um amadurecimento e um desenvolvimento normais, por meio da empatia, da incondicionalidade e da congruência. A respeito da empatia, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c) É um processo dinâmico que consiste na capacidade de penetrar no universo do outro, sendo sensível à mobilidade e significação das suas vivências.  A palavra-chave para o conceito de empatia é : penetrar no universo do outro, ou seja, colocar-se no lugar do outro. 


ID
2086360
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerada uma das grandes forças em psicoterapias, a terapia comportamental fundamenta-se nos princípios de aprendizagem para explicação do aparecimento, manutenção e eliminação dos sintomas. Entre os princípios destacam-se o condicionamento clássico, o operante e a aprendizagem social e a habituação, os quais evidenciavam a ênfase no comportamento observável, embora entre os principais representantes já existisse indicativos da atribuição de importância a outras variáveis, tais como as crenças de autoeficácia, além da conduta observável. A respeito das técnicas da terapia comportamental, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2086363
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicodiagnóstico pode ser definido como um procedimento científico, limitado no tempo, que lança mão de técnicas e estratégias de avaliação e testagem psicológica, em nível individual ou em grupo. Visa o esclarecimento de problemas por meio de pressupostos teóricos dos construtos aos quais o problema se refira; bem como a identificação e avaliação dos aspectos específicos para a classificação do caso, a previsão do curso possível, a comunicação dos resultados e as proposições de solução caso seja necessário. Além disso, um psicodiagnóstico sustenta-se na necessidade de:

I. Tomar conhecimento acerca do que ocorre e o que motiva tal acontecimento, de maneira a responder à demanda pela qual foi iniciada uma consulta.

II. Evitar o risco significativo em que implica a ausência de um questionamento realizado previamente ao tratamento, tais como a inoperância técnica e terapêutica frente a patologias e situações complicadas e perturbadoras.

III. Proteger o profissional da psicologia que propicia o início de um determinado tratamento necessariamente pautado em dimensões clínica e ética, as quais são idôneas e comprometidas, sobretudo mediante o desconhecido e a falta de clareza do que se apresenta.

IV. Estabelecer diagnóstico e avaliação do tratamento, o que significa correr o risco de uma rotulação do caso e estar sujeito às mudanças repentinas, já que são necessários, respectivamente, retestes e manuseio de instrumentos em diferentes momentos para evitar respostas lacônicas e esporádicas fora das circunstâncias de testes.

Tendo isso em vista, o que torna um psicodiagnóstico preciso, estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     b)  I, II e III.


ID
2086366
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Cordioli (2008, p. 125) o processo psicoterápico traz em seu início “uma das fases mais delicadas do tratamento”, a qual é decisiva para que o paciente se mantenha ou não em tratamento. Para que esse início seja consolidado, é importante que sejam vencidas as resistências do paciente, a inexistência ou baixa motivação e os empecilhos que possam vir a dificultar a adesão aos procedimentos propostos. Além disso, é mister salientar que o curso da psicoterapia dependerá de diferentes dimensões, tais como diagnóstico, condições pessoais e aptidão do paciente para dar sequência aos procedimentos exigidos pelo modelo terapêutico adotado; bem como as condições do terapeuta, a experiência, a competência e os aspectos de sua personalidade tais como: comunicação, capacidade de empatia, calor humano, cordialidade, dentre outros. Nesse sentido, a condição sine qua non para o início do processo psicoterápico em quaisquer abordagens de psicoterapia é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d) a realização do contrato terapêutico, um acordo entre paciente e terapeuta por meio do qual se define psicoterapia


ID
2086369
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicoterapia pode ser entendida como um procedimento que se estende para além dos limites da sessão, mediante um profissional devidamente qualificado. Isso significa que fora das sessões o paciente deve assumir uma atitude de auto-observação permanente em relação aos seus sintomas, condutas, inibições, pensamentos, emoções ou sentimentos diversos. Nesse sentido, um dos primeiros objetivos da psicoterapia consiste em fazer com que o paciente adote a postura de auto-observação numa perspectiva tanto interna, quanto externa a si mesmo. Em relação a todas as atitudes necessárias para o desenvolvimento do hábito da auto-observação no processo psicoterápico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     d) Atenção por meio de identificação e registro mental de sentimentos e emoções provocados por circunstâncias ou pessoas e que também desencadeiam ou se associam a pensamentos, fantasias ou lembranças; bem como condutas e sonhos estranhos entre as sessões.


ID
2086372
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No texto “Recordar, repetir e elaborar”, Freud (1970) menciona que “o início do tratamento em si ocasiona uma mudança na atitude consciente do paciente para com sua doença. Ele, habitualmente, se contentava em lamentá- la, desprezá-la como absurda e subestimar sua importância; quanto ao resto, estendeu às manifestações dela a política de avestruz de repressão que adotara em relação às suas origens. Assim, pode acontecer que não saiba corretamente em que condições sua fobia se manifesta, não escute o fraseado preciso de suas ideias obsessivas ou não apreenda o intuito real de seu impulso obsessivo. O tratamento, naturalmente, não é auxiliado por isto”. Com base nesse fragmento de texto, o início do tratamento seria auxiliado na verdade

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     b) pelo manejo da transferência, instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição, transformando-a em um motivo para recordar os fenômenos de sua moléstia, podendo assim, ser curado pelo trabalho terapêutico.


ID
2086375
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Freud (1970), em seu texto intitulado “Sobre o início do tratamento”, salientou a importância da formação do vínculo ou da aliança terapêutica, a qual envolve um padrão de relacionamento do paciente, propiciado pelo curso de seu desenvolvimento, e que geralmente se repete com o terapeuta e uma relação de transferência. Em outros termos, Freud mencionou que “permanece sendo objetivo ligar o paciente a ele (o tratamento) e à pessoa do médico. Para assegurar isso, nada precisa ser feito, exceto conceder-lhe tempo. Se se demonstra um interesse sério nele, se cuidadosamente se dissipam as resistências que vêm à tona no início e se evitam cometer certos equívocos, o paciente por si só fará essa ligação e o vinculará o médico a uma das imagens das pessoas por quem costumava ser tratado com afeição”. Considerando o fragmento de texto exposto no enunciado, leia as proposições acerca do vínculo terapêutico, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O tempo disponibilizado para que o paciente relate suas questões o mais livremente possível e em ambiente de privacidade, consiste em uma atitude básica do terapeuta que facilita o estabelecimento de vínculo.

( ) O apoio ao paciente na manutenção de defesas, por vezes úteis, é insuficiente para o estabelecimento de estratégias a serem adotadas para remoção das mesmas, posto que destitui o terapeuta de sua função.

( ) A capacidade de compreensão e entendimento do motivo pelo qual o paciente se mobiliza a buscar tratamento, baseada em empatia, cordialidade e sensibilidade para responder às dúvidas que surgirem.

( ) A atenção parcial ao paciente limitada ao contexto terapêutico, o qual é provido de curiosidade, interesse e carga emocional; bem como sujeito a julgamentos por implicar uma tarefa conjunta com o paciente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c)  V - F - V - F 


ID
2086378
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O tema oncologia é um dos mais estudados e passíveis de intervenção por parte do profissional da psicologia hospitalar e da saúde mediante doenças crônicas e fatais. Nesse sentido, é possível dizer que essa especialidade tem por compromisso assumir um fazer em psicologia incorporando uma dimensão social, de investigação contínua e de atuação multiprofissional. São, portanto, objetivos da psicologia junto à oncologia:

I. Prover ao paciente oncológico e aos seus familiares todo suporte emocional que lhes são necessários.

II. Evitar orientações e informações aos pacientes e seus familiares, fornecendo-as somente à equipe de saúde, impedindo o desenvolvimento de crises decorrentes da experiência de interrupção da continuidade da vida.

III. Desenvolver projetos científicos na área de psicologia voltados para a oncologia.

IV. Contribuir para a formação de profissionais da área de psicologia especialistas em oncologia, que se orientem pelo modelo de compreensão biopsicossocial dos processos de saúde e doenças.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Objetivos da psicologia junto à oncologia:

    Evitar orientações e informações aos pacientes e seus familiares, fornecendo-as somente à equipe de saúde, impedindo o desenvolvimento de crises decorrentes da experiência de interrupção da continuidade da vida.

    Desenvolver projetos científicos na área de psicologia voltados para a oncologia.

    Contribuir para a formação de profissionais da área de psicologia especialistas em oncologia, que se orientem pelo modelo de compreensão biopsicossocial dos processos de saúde e doenças.

    Somente a II está incorreta. (Evitar orientações e informações aos pacientes e seus familiares), na verdade é o contrário, o paciente deve ser informado e orientado, tendo suporte emocional e o trabalho deve ser em conjunto com outros profissionais (Multidisciplinar ou interdisciplinar) .

    Gab: D


ID
2086381
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Barlow (1999), “os ‘ataques de pânico’ são episódios distintos de temor ou medo intenso, acompanhados por sintomas físicos e cognitivos”. Esses episódios se caracterizam pela experiência de determinadas sensações somáticas associadas a uma sensação elevada de ameaça e perigo. Segundo o autor, os transtornos de pânico com ou sem agorafobia - TP/TPA possuem estimativas de prevalência, respectivamente, de 2,7% (12 meses) e 4,7% (na vida). Além disso, podem estar associados com histórico de exposição direta ou indireta a situações de violência doméstica. Tais características evidenciam a importância da compreensão das diversas variáveis de tratamentos como o setting, o formato, contexto interpessoal, dentre outras. Em relação ao setting clínico da terapia cognitivo comportamental para pacientes ambulatoriais e atenção primária com TP/TPA é correto afirmar que

Alternativas

ID
2086384
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 2010, o Conselho Federal de Psicologia e o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) divulgaram uma cartilha de práticas profissionais de psicólogos a atenção básica à saúde, a qual traz considerações importantes acerca da atuação multiprofissional do profissional da psicologia, principalmente por salientar que esse tipo de atuação faz parte dos objetivos e da organização do trabalho na Atenção Básica à Saúde, cabendo ao profissional, portanto, planejar, realizar e avaliar as ações desenvolvidas nesse contexto. Dentre as diversas ações em equipe, destacam-se as reuniões para discussão e supervisão de casos clínicos. Essas discussões abrangem, entre outros temas, os procedimentos, diagnósticos, a formulação dos casos, e o planejamento, acompanhamento e possíveis desfechos dos tratamentos. Abrangem, inclusive, a formulação cultural de um caso clínico, a qual pauta-se:

I. Em uma abordagem de assistência, em que o entendimento da cultura norteia a compreensão das causas dos comportamentos de indivíduos e grupos e que independa do tipo de identificação cultural que eles possuam.

II. Na consideração das normas e crenças culturais, visto que, estas exercem impacto mais significativo sobre indivíduos que se identificam fortemente com sua cultura de origem.

III. Em um modelo de atendimento em que, embora os sintomas do paciente não representem uma síndrome ligada a cultura, os clínicos devam levar em conta a estrutura cultural de indivíduos e grupos como um pano de fundo.

IV. No exame da formação cultural do paciente, como uma maneira de determinar os apoios culturais disponíveis, visto que, estes fornecem importantes recursos emocionais que funcionam com estratégias de enfrentamento de eventos estressores.

Analisando as sentenças, os aspectos privilegiados na formulação cultural, estão corretas apenas nas afirmativas

Alternativas

ID
2086387
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A visão de pessoa, proposta pela perspectiva humanista em psicologia, é a de singularidade e totalidade. Essa compreensão orienta a prática do psicólogo humanista, a qual fundamenta-se, basicamente, no desbloqueio das forças do crescimento por meio da criação de um clima psicológico favorável, construído a partir de atitudes especiais do terapeuta. Dessa forma, a qualidade da relação terapeuta-cliente é imprescindível para o processo de crescimento deste. Embora haja variedade de estilos profissionais frente àqueles que o procuram, o psicólogo humanista encontra-se em quatro pontos comuns, sendo um destes destacados

Alternativas

ID
2086390
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho interdisciplinar do psicólogo clínico, em contextos de consultório e da atenção primária, exige conhecimento claro do curso de desenvolvimento humano, sobretudo quando o público alvo dos atendimentos são crianças e adolescentes. De acordo com Cordioli (2008), o trabalho clínico direcionado às crianças que têm se destacado nos últimos tempos é o das terapias cognitivo-comportamentais, principalmente o da terapia cognitiva focada no trauma - TCC-FT, a qual baseia-se em teorias do aprendizado e da cognição, e visa atuar em áreas específicas de perturbações psicológicas e sintomas verificados em crianças que sofreram abuso. Leia as proposições acerca da TCC-FT para crianças, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Intervenções cujo foco são as crianças têm por escopo, promover o desenvolvimento das capacidades de expressão emocional, de enfrentamentos, de monitoramento e modificação de pensamentos automáticos; bem como de resolver problemas, à educação sexual caso haja histórico de abuso e ao desenvolvimento de habilidades sociais.

( ) As técnicas parentais que são trabalhadas desde as primeiras sessões visam atenuar o sofrimento pelo evento traumático, as condutas agressivas e as explosões de raiva.

( ) A psicoeducação consiste em uma técnica que deve ser utilizada com cautela no processo psicoterápico com crianças, cabendo ao terapeuta utilizá-la apenas após a consolidação o vínculo terapêutico.

( ) Intervenções com uso das técnicas de relaxamento, são empregadas com ou sem a presença de sintomas psicofisiológicos decorrentes das experiências traumáticas, visando a conscientização do trauma.

Alternativas

ID
2086393
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicoterapia com idosos requer a atenção de profissionais psicólogos clínicos tanto quanto a clínica com crianças e adolescentes. Inicialmente, o profissional deve estar atento aos temas e variáveis evidenciadas com o processo de envelhecimento, tais como as perdas, o luto, a diminuição das capacidades cognitivas e da autoestima, por exemplo. Além disso, segundo Cordioli (2008), indivíduos idosos demonstram significativas diferenças individuais tendo em vista fatores econômicos, físicos e sociais. Em conformidade com o exposto e independente da abordagem de psicoterapia adotada com indivíduos idosos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    b) os objetivos da psicoterapia devem ser realistas, operativos e abarcarem desde a apreciação dos recursos dos idosos, até o alívio de sintomas, a adaptação e a aceitação das alterações de vida, por meio do desenvolvimento da habilidade de falar sobre si mesmo e seus problemas.


ID
2086396
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No curso do processo de adoecimento e até mesmo de internação é comum a evidenciação das defesas psíquicas dos pacientes. Isso se constata pelo fato de o sujeito viver a iminência de perda, com uma angústia própria de aniquilação e que desencadeia em experiências traumáticas, transcritas nos mecanismos de defesa diversos, dos mais primitivos aos secundários. Porém, é importante salientar que tais vivências psíquicas somente são compreensíveis se avaliadas em associação com aspectos biográficos, de personalidade e sociais, sobretudo por envolverem comorbidades em pacientes crônicos. Sobre a depressão como comorbidade psiquiátrica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Neste caso, a questão pergunta da depressão como comorbidade. O que eu entendi é que é mais pertinente avaliar os critérios de diagnóstico diferencial.

    Fiquei em dúvida com a letra B, que está errada, e o que eu entendi é que tristeza profunda, lentidão cognitiva, anedonia etc são os sintomas principais da depressão -- mas que podem estar presentes em outros quadros, então não seria útil avaliá-los a título de diagnóstico diferencial.

  • O mesmo vale para a D, que descreve os critérios diagnósticos principais da depressão, mas tem uma parte meio nada a ver (interação do quadro orgânico e psíquico no quadro crônico... A questão não é sobre depressão crônica), além de depressão comórbida não ser de fácil identificação.


ID
2086399
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A clínica com adolescentes destaca-se por possuir características bastante peculiares em razão das constantes modificações em níveis físico, psicológico e social do indivíduo que está em transição da infância para a idade adulta. Essas peculiaridades exigem compreensão e técnicas específicas no campo psicoterápico, principalmente no que concerne ao início do processo. Nesse início, no que se refere à aliança terapêutica, é preciso considerar:

I. A capacidade de auto-observação instável do sujeito adolescente, já que ele expressa-se tanto de modo introspectivo e, simultaneamente, extrovertido, quanto por recorrer a diferentes formas de atuação.

II. Uma postura em que o profissional demonstre interesse pelo desafio enfrentado pelo adolescente no curso de seu próprio desenvolvimento, embora evidencie que não possa fazê-lo por ele, mesmo auxiliando-o no controle das atuações quando estas forem lesivas ao setting e ao próprio indivíduo.

III. Sustenta-se nos pressupostos do método psicanalítico, tendo em vista que este se sobressai na oferta de uma compreensão do desenvolvimento adolescente como um momento de crise, orientando o profissional numa configuração analítica em que seja feita uma intervenção baseada no tripé analista, sujeito e configuração parental.

IV. Uma gama de interpretações elaboradas de forma clara e diretiva, no sentido de promover a compreensão do sujeito adolescente, o que exige do terapeuta uma postura mais ativa sem desprover-se do manejo do silêncio durante as sessões.

Após análise das sentenças, estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
2086402
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na abordagem de psicoterapia denominada Terapia Centrada na Pessoa, o homem é visto como sendo intrinsecamente motivado para um processo construtivo. É esta motivação, uma espécie de sabedoria do organismo, que o leva a sobreviver, a manter a sua organização, a curar-se, se for necessário, e a evoluir na direção de uma progressiva complexidade e autonomia. Considerando essa perspectiva de homem da Terapia Centrada na Pessoa, associe as colunas relacionando os construtos às suas definições.

(1) Organismo

(2) Campo fenomenal

(3) Subcepção

(4) Self


( ) construto organizado e consistente, composto por percepções das características do ‘eu’ e pelas percepções dos relacionamentos do ‘eu’ com os outros. Está disponível à consciência, é fluida e mutante, um processo, mas em qualquer momento dado é uma entidade específica e não necessariamente consciente.

( ) é o foco de toda a experiência, a qual inclui tudo o que está acontecendo dentro do organismo em qualquer momento dado e que está potencialmente disponível para a consciência.

( ) poder do organismo para discriminar e reagir a uma experiência não simbolizada.

( ) estrutura de referência do indivíduo, que só pode ser conhecida pelo próprio indivíduo ou pela inferência empática. Consiste em sua realidade subjetiva, constituída por experiências conscientes (simbolizadas) e inconscientes (não simbolizadas).

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) 4 - 1 - 3 - 2 


ID
2086405
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No capítulo sobre “a política das profissões de ajuda”, Rogers (2001, p. 22) afirma que a modalidade de psicoterapia centrada no cliente implica na evitação e renúncia consciente a qualquer controle sobre, ou a tomada de decisão por parte do cliente. “Trata-se da facilitação da posse de si mesmo pelo cliente e das estratégias pelas quais isso pode ser alcançado”. Nesse sentido, essa modalidade de psicoterapia consiste em uma terapia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     d) baseada em insight e que enfatiza o oferecimento de clima emocional favorável aos clientes, os quais desempenham papel fundamental na determinação e orientação da terapia