-
Gabarito - C
Vence a eleição quem obtiver o maior número de votos dos colégios eleitorais.
-
Sobre as eleições nos Estados Unidos (EUA) em 2020, é INCORRETO afirmar que:
C) O sistema de eleição indireta dos EUA garante a vitória do candidato que obtiver o maior número de votos da população. [Gabarito]
Eleições
Nos Estados Unidos, o presidente não é eleito pelo voto direto, mas por uma instituição chamada colégio eleitoral. De acordo com a Constituição Americana, a escolha do presidente e seu vice depende de delegados estaduais, estes sim escolhidos pelos eleitores.
Basicamente cada um dos 50 estados tem direito a um número de delegados proporcional ao total de representantes que possui no Congresso Nacional - um para cada deputado e um para cada dois senadores. Isto faz com que o tamanho e o número de estados em que cada candidato venceu tenha muito mais peso no resultado final da eleição do que o número de votos total feitos por cada um.
Explicando melhor: no dia da eleição presidencial cada eleitor vota no candidato a presidente de sua preferência. Este voto, entretanto, não é computado em uma eleição direta (como acontece no Brasil), mas sim, escolhe uma comissão de delegados que representará o seu estado no colégio eleitoral.
O partido do candidato que ganha a maioria dos votos no estado elege sua comissão e o candidato (ou candidatos) que perder naquele estado não ganha nenhum delegado. Na segunda-feira após a segunda quarta-feira de dezembro os delegados eleitos se reúnem na capital de seu estado para então escolher o presidente.
Estes "eleitores especiais" podem votar em qualquer nome, mas normalmente votam no candidato pelo qual foram eleitos. Aquele que receber metade mais um dos votos do colégio eleitoral é declarado o novo presidente e assume no dia 20 de janeiro do ano seguinte ao da eleição.
Em apenas três ocasiões, o a decisão do Colégio Eleitoral foi diferente do visto nas urnas. A mais recente delas foi em 2016, quando Donald Trump, obteve 45,96%, contra 48,05% da candidata democrata, Hillary Clinton, que mesmo com 3 milhões de votos a mais ficou longe da Casa Branca.
Além do colégio eleitoral outra instituição americana que causa muita confusão nas eleições é um sistema de votação muito particular. O país simplesmente não tem um sistema eleitoral nacional.
Cada estado escolhe a melhor maneira de computar e contar seus votos. Em 2000, por exemplo, o resultado da votação demorou quase um mês para ser anunciado porque a Flórida tinha um tipo de cédula que levou milhares de eleitores a votarem errado. Com uma diferença mínima entre os candidatos, aqueles poucos votos, que foram recontados manualmente, tiveram o poder de decidir a eleição. [...]
Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_dos_Estados_Unidos
-
Como funciona a escolha do presidente pelo colégio eleitoral:
https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2020/noticia/2020/08/28/eleicoes-nos-eua-entenda-como-funciona-a-escolha-do-presidente-pelo-colegio-eleitoral.ghtml
-
A principal diferença entre eleger um presidente lá e no Brasil é que por aqui o voto direto do povo é que manda. Já nos EUA, o voto popular não conta tanto assim. Entenda melhor:
Para decidir quem representará o partido nas eleições, são feitas eleições primárias (ou prévias) em todos os Estados, para que o povo escolha quem será o candidato de cada partido.
Quem escolhe os candidatos à indicação do partido são os delegados partidários.
Cada Estado, então, decide como serão as primárias, abertas, fechadas, livres ou do tipo “cáucus”.
Dessa forma, decidem se os votantes devem ser filiados aos partidos, se podem participar das prévias dos dois partidos, e etc.
As prévias começam bem antes das eleições à Presidência e o candidato escolhido é confirmado nas Convenções Partidárias.
O candidato nomeado como candidato à Presidente escolhe quem será o seu vice.
-
A questão exige uma atenção redobrada pois deve ser assinalada a opção incorreta, o que demanda o raciocínio inverso do habitual. Uma das afirmativas apresenta algo INCORRETO sobre o sistema eleitoral norte-americano.
O sistema eleitoral nos EUA , no que se refere à eleição para a presidência da república é bastante complexo. É diferente daquele que existe no Brasil e em outros Estados de regime presidencialista.
Para se candidatar à Presidência nos Estados Unidos é preciso ter 35 anos de idade ou mais, ser nascido no país e viver lá por pelo menos 14 anos. O voto nos Estados Unidos é feito por meio de cartões perfurados e não é direto. Os representantes eleitos em cada um dos estados da federação reúnem-se e votam de acordo com as regras de cada um dos estados. Há, por conseguinte , diferenças entre a forma de escolha e a ação dos delegados que formam o colégio eleitoral que escolhe o presidente entre os dois finais: um do partido republicano e outro do partido democrata.
Não há dificuldade quanto à bibliografia para se ter acesso aos dados necessários. Vale citar a "História dos Estados Unidos" de Leandro Karnal. Há também material acadêmico disponível em forma digital.
A) INCORRETA- O voto é facultativo nos EUA. Os possíveis eleitores se inscrevem para a eleição .
B) INCORRETA- No Colégio Eleitoral há a eleição para presidente, sendo ele formado por delegados enviados pelos estados da federação. O número de delegados é proporcional à população de cada estado.
C) CORRETA- A afirmativa é incorreta. Pode haver diferença entre o resultado do voto popular e o vencedor no colégio eleitoral.
D) INCORRETA- De acordo com a lei americana , o eleitor pode enviar seu voto pelo correio e, antecipadamente ao dia das eleições.
Gabarito do Professor: Letra C.
-
a) ITEM CORRETO.
b) ITEM CORRETO.
c) Nos Estados Unidos, não basta vencer nas urnas, é preciso ganhar no Colégio Eleitoral, obtendo a maioria dos 538 votos dos delegados. ITEM INCORRETO. Gabarito da questão.
d) ITEM CORRETO.
Resposta: C
-
Gabarito: C
1º) CUIDADO! Entre as opções temos que escolher a errada (normalmente, vamos na certa;
2º) O voto nos EUA pode apresentar diferença sim entre resultado do voto popular e do colégio eleitoral.
Boa sorte e bons estudos.