SóProvas



Prova Avança SP - 2021 - Prefeitura de Laranjal Paulista - SP - Auxiliar Administrativo


ID
5553451
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

Com relação ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Estou esperando desde às 18:30.
II – A loja permanece aberta até às 22h.
III – Partiremos entre às 13h e as 14h. 

Alternativas
Comentários
  • Palavra masculina, crase não se anima

    E antes de verbo, crase sai de perto

    Antes de pronome, simplesmente some

    Palavra repetida, crase nem se aproxima

    Se é cardinal, crase passa mal

    Loc. feminina, aí crase combina

    E "à moda de", crase adora aparecer

    E na hora exata, crase novamente ataca

    Trocando "a" por "ao", crase é crucial

    Antes de mulher, crase se quiser

  • Quando temos as preposições “após”, "desde", "entre" e "para" antes do horário, não há crase.

    Observe alguns exemplos:

    • O casamento está marcado para as dezenove horas.
    • A repartição pública está aberta desde as 15h.
    • O doutor voltará ao consultório após as 14h.
    • O voo está previsto para as 8h.
    • As avaliações do concurso ocorrerão entre as 13h e as 17h.

  • Acredito que o item II esteja correto, pois a Crase é FACULTATIVA depois da preposição ATÉ. Depois das outras preposições não ocorre Crase, pois não pode ser usada uma nova preposição com a criação da Crase.
  • O ATÉ é exceção que é facultado, o resto é errado ter.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em regra de crase. Vejamos:

    Crase é a fusão de A + A, sendo que o primeiro é sempre a preposição, o segundo pode ser artigo definido "a" ou pronome "aquela, aquele, aquilo..."

    Analisemos as assertivas:

    I –Falso.

    "Estou esperando desde às 18:30."

    Embora antes de hora tenha crase, não é usada antes da preposição "desde", na verdade, de modo geral, não se usa crase após outra preposição.

    II –Falso.

    "A loja permanece aberta até às 22h."

    Para a maioria dos gramáticos, existe crase antes de hora mesmo após a preposição "até", na verdade, sendo esse o caso de facultatividade de crase diante de preposição. Entretanto, há alguns gramáticos que não admitem o uso, por exemplo, Mário Vilela e Ingedore Villaça Koch.

    III –Falso.

    “Partiremos entre às 13h e as 14h.” 

    Embora antes de hora tenha crase, não é usada antes das preposição "entre", na verdade, de modo geral, não se usa crase após outra preposição.

    Referência bibliográfica: KOCH, I. V. VILELA, M. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Coimbra: Almedina, 2001. 

    Portanto, nenhum item é verdadeiro.

    Gabarito do monitor: E

  • GAB-E

    Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, com crase. Exemplo: O horário comercial considerado na maioria das repartições públicas e privadas é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

    A crase deve ser usada antes da indicação de um horário ou de horas marcadas:

    • Não consigo te encontrar às 20h.
    • Que tal começar a festa às 21h?
    • Sairei de casa à meia-noite.
    • A sua consulta é à uma da tarde.
    • O jogo do João é agora às 18h.
    • A minha série preferida dá às 22h.

    Você pode confirmar se deve ou não usar crase substituindo qualquer hora por "ao meio-dia". Se com essa mudança a frase fizer sentido, usamos crase; se não fizer sentido, não usamos crase.

    Exemplos:

    • O jogo começa às 6h30. --> O jogo começa ao meio-dia.
    • Que tal começarmos a reunião às dez? --> Que tal começarmos a reunião ao meio-dia?
    • Identificamos o assassino após as 20h. --> Identificamos o assassino após o meio-dia.

    ESTUDE, PARA QUE CONQUISTE ALGUMA NOVINHA CONCURSEIRA!!!

  •  I – Estou esperando desde às 18:30.

    II – A loja permanece aberta até às 22h.

    III – Partiremos entre às 13h e as 14h

    Todas as frases tem preposição.

    Pela regra não se usa crase depois de preposição.

    Letra E

  • O uso na II é correto, não?

    “Chegarei em casa até as 20h” ou “Chegarei em casa até às 20h.

    “Caminhamos até a praça” ou “Caminhamos até à praça.”

    “Vou levar até as últimas consequências” ou “Vou levar até às últimas consequências.”

  • GABARITO: E

    Casos em que nunca ocorre crase

    x Antes de palavra masculina (pois antes de masculina não ocorre o artigo “a”, indicador do gênero feminino): pagamento a prazo; andar a cavalo; sal a gosto.

    x Antes de verbo (porque antes de verbo não ocorre artigo): O suspeito está disposto a ajudar.

    x Antes de pronomes em geral (porque antes deles, geralmente, não ocorre artigo): Ele disse a ela que não fará a viagem; Ele falou alguma coisa a você?

    x Antes de nome de cidade (porque antes de nomes de cidade não se emprega artigo): Você não vai a Natal?

    x Expressões formadas por palavras repetidas: Cara a cara; frente a frente; minuto a minuto.

    x “A” antes de palavras flexionadas no plural: Os dados coletados não se referem a populações indígenas.

    x Depois de preposições como para, perante, com e contra: O encontro foi marcado para as 18 h; A manifestação é contra a corrupção.

    Casos em que sempre ocorre a crase

    ? Locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo: Às vezes Mariana vai à escola de ônibus; O aluno fez a lição às pressas e entregou para a professora.

    ? Locuções prepositivas: Os médicos estão à espera do paciente à esquerda do corredor.

    ? Locuções conjuntivas (existem apenas duas locuções desse tipo): À medida que o tempo passa, o casal fica mais apaixonado; À proporção que os dias passavam, o medo crescia.

    Casos em que a crase é opcional

    → Antes de pronomes possessivos femininos minha, tua, nossa etc. (pois nesses casos o uso do artigo antes do pronome é opcional): Os presentes foram entregues à minha irmã ou Os presentes foram entregues a minha irmã.

    → Antes de nomes de mulheres (pois aqui o artigo é opcional): Felipe fez um pedido à Raquel ou Felipe fez um pedido a Raquel.

    → Depois da palavra até (se depois dela houver uma palavra feminina que admita artigo, a crase será opcional): Os amigos foram até à praça ou Os amigos foram até a praça.

    Fonte: PEREZ, Luana Castro Alves. "O que é crase?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-crase.htm. Acesso em 16 de novembro de 2021.

  • De acordo com a , devemos utilizar o  como indicativo de horas.

    Veja os exemplos:

    • Retornaremos às 14h.
    • Às sete horas inicia o meu plantão.
    • Conto com você hoje às 20:30h.

    Exceções da regra: quando NÃO usar o acento grave no indicativo de horas:

    Há cinco  que não permitem a utilização de crase para a indicação de horas: "até", "após", "desde", "entre" e "para".

    Veja os exemplos:

    • Retornarei após as 17h.
    • O passeio está marcado para as 8h.
    • Estou esperando desde as 15h30.
    • Sairemos de São Paulo entre as 14h e as 18h.
    • O supermercado fica aberto até as 22h.

  • A II temos um caso de crase facultativa. Como a questão não falou da exceção, então todas tão erradas.
  • Também pensei que o uso da crase após "até" fosse facultativo, assim a II estaria correta.

    Em uma rápida pesquisa na internet vi que tem sites que dizem que não usa, e outros que falam que é facultativo..

    Solicitei comentário do professor, se mais alguém puder contribuir obrigada!

  • A loja permanece aberta até às 22h.

    Depois de ATÉ a CRASE é facultativa, ou seja, esta alternativa está correta.

  • Deve-se utilizar crase em expressões que indicam horas, exceto, se forem antecedidas das preposições:

    • para
    • desde
    • até
    • após
    • entre

  • Recurso

  • frase bizurada !!!,

    `` até após ele sair desde que ele entre para a sala´´ não uSA CRASE PERTO DE HORA !!

  • TODAS TÊM PREPOSICÃO+PREPOSIÇÃO+ARTIGO ISTO NÃO EXISTE NA LINGUA PORTUGUESA,MAS SE TIRAR A PRIMEIRA PREPOSIÇÃO TODAS ESTARIA CORRETAS.

  • Após a preposição "até" a crase é facultativa, não há erro, portanto, na alternativa B. Gabarito errado.

  • Quanto a crase do até é opcional mas tem professor que aceita ou não ! Portanto agora além de levar lápis, caneta e borracha leve uma bola de cristal para saber o que se passa na cabeça do examinador . Se a mulher dele dormiu sem calcinha n pode o Até ser facultativo, se não, pode é ele q escolhe !

    Seguimos por aqui ....

    " No fim de tudo olhas-te para tí mesmo e orgulhas-te de tua vitória "

    Fé !

  • GABARITO (E) NENHUM DOS ITENS É VERDADEIRO.

    SE ANTES DE HORAS FOREM USADAS AS PREPOSIÇÕES (ENTRE, PARA, DESDE, APÓS, PERANTE, COM) O ACENTO INDICADOR DE CRASE NÃO É USADO

  • É desnecessário o acento grave no a ou as, depois de até, a não ser que sua falta possa gerar ambiguidade (duplo sentido): 

    Os garimpeiros danificaram todo o rio até à nascente.

    [Sem o acento grave, poder-se-ia entender que os garimpeiros danificaram inclusive a nascente do rio.] 

    Novissima gramatica Cegalla

    Pg: 283

  • agora temos que saber qual gramático a banca adota!!

    Pra mim, letra B.

    Após até a crase é facultativa!

  • Incrível. Não sabia dessa regra.

  • Até facultativo então o GB é letra B

  • Questão passível de anulação.

    Letra B não está errada.

  • Quando tem preposição antes, não bota crase.

  • Crase em expressões que indicam horário

    Usamos a crase na indicação de horário, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições até, desdeapósentre para.

    • “O clássico entre as duas equipes começa às 21h e terá transmissão online.”
    • “Eu trabalho das 9h às 18h.”

    Dica: “A reunião foi marcada para as 11h” não leva crase, por conta da preposição “para”.

    Também não cabe utilizar a crase quando falamos de um tempo ocorrido, como por exemplo em: “Ela mal percebeu que as horas haviam passado.”

    https://ead.univille.edu.br/blog/uso-crase-regras#:~:text=Usamos%20a%20crase%20na%20indica%C3%A7%C3%A3o,%2C%20ap%C3%B3s%2C%20entre%20e%20para.

  • A crase não era facultativa após "até"?
  • Questão passível de anulação...

  • A alternativa II está certa pois a crase é facultativa quando usamos a preposição até (limite) antes de horas.


ID
5553454
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

No que se refere ao correto uso das conjunções, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – mas também: conjunção aditiva.
II – assim: conjunção conclusiva.
III – pois: conjunção alternativa. 

Alternativas
Comentários
  • Assim é conclusiva

    Assim é conclusiva

    Assim é conclusiva

  • Conj. Aditivas : E, nem, não só, mas também.

    Conj. Conclusivas: Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, então, destarte, dessarte, em vista disso, sendo assim, assim sendo,

  • A questão é de morfologia e quer que analisemos as conjunções abaixo. Vejamos:

     .

    Conjunções coordenativas são as que ligam orações sem fazer que uma dependa da outra, sem que a segunda complete o sentido da primeira. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

     .

    I – mas também: conjunção aditiva. 

    Verdadeiro.

    Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo...

    São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, bem como, senão também, ademais, outrossim...

    Ex.: Não só estudaram muito mas também passaram no concurso.

     .

    II – assim: conjunção conclusiva. 

    Verdadeiro.

    Conjunções coordenativas conclusivas: têm valor semântico de conclusão, fechamento, finalização...

    São elas: logo, portanto, por isso, por conseguinte, pois (depois do verbo), então, assim, destarte, dessarte...

    Ex.: Estudamos muito, assim passaremos no concurso.

     .

    III – pois: conjunção alternativa. 

    Falso. "Pois" pode ser conjunção coordenativa explicativa, se aparecer antes do verbo; e pode ser conjunção coordenativa conclusiva, se aparecer depois do verbo.

    Conjunções coordenativas explicativas: têm valor semântico de explicação, justificativa, motivo, razão...

    São elas: porque, pois (antes do verbo), porquanto, que...

    Ex.: Vamos indo, pois já é tarde.

    Conjunções coordenativas alternativas: têm valor semântico de alternância, escolha ou exclusão.

    São elas: ou... ou, ora... ora, já.. já, seja... seja, quer... quer, não... nem...

    Ex.: Ora estudava, ora trabalhava. Seja concursado, seja concurseiro, todos merecem respeito.

     .

    Gabarito: Letra D

    • logo;
    • pois (posposto ao verbo);
    • portanto;
    • assim;
    • então;
    • por isso;
    • por conseguinte;
    • por consequência;
    • consequentemente;
    • de modo que;
    • desse modo;
    • dessarte;
    • destarte;

    Todas as conjunções conclusivas deverão ser precedidas de vírgula, uma vez que é obrigatório o uso da vírgula antes de uma oração coordenada conclusiva. 

  • "pois" após o verbo é conjunção conclusiva

    "pois" antes do verbo é conjunção explicativa

  • GABARITO: LETRA D.

    São exemplos de conjunções:

    a) conclusivas: logo; portanto; então; assim; pois (após o verbo); por isso; por conseguinte; afinal.  

    b) explicativas: que; porque; porquanto; pois (antes do verbo).

    c) alternativas: ou; ora...ora; quer...quer; seja...seja; ou...ou.

    d) aditivas: e; nem; não só..., mas também; bem como; como também; mas ainda.


ID
5553457
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o substantivo coletivo:
I – antologia: conjunto de músicas.
II – cabido: conjunto de cônegos.
III – cacho: conjunto de uvas ou bananas. 

Alternativas
Comentários
  • cabido

    conjunto dos clérigos (cônegos) de uma catedral, igreja ou colegiada.

  • Antologia é uma coleção de obras literárias escolhidas pelo compilador. Pode ser uma coleção de poemas, histórias curtas, peças, músicas ou excertos.

    fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/antologia

  • Socorrooooooooooooooooooooooooooooooo...

  • A questão é de morfologia e quer que identifiquemos a alternativa que apresenta corretamente o substantivo coletivo abaixo. Vejamos:

     .

    Substantivos coletivos: são os que exprimem um conjunto de seres de uma mesma espécie. Ex.: álbum (de fotografias, de selos), alcateia (de lobos, de feras), banca (de examinadores), biblioteca (de livros)...

     .

    I – antologia: conjunto de músicas. 

    Verdadeiro. Antologia: coleção de textos (em prosa ou em verso) selecionados de forma que melhor representem a obra de um autor, ou um tema comum a vários autores, ou uma época etc.; coletânea; seleta. Coleção semelhante de músicas, ou de filmes etc.

     .

    II – cabido: conjunto de cônegos. 

    Verdadeiro. Cabido: corporação ou conjunto de cônegos de uma catedral.

    * Cônego: religioso que é membro do colegiado de uma catedral ou igreja e nela exerce função administrativa.

     .

    III – cacho: conjunto de uvas ou bananas. 

    Verdadeiro. Cacho: coletivo de uvas, bananas, cabelos...

     .

    Gabarito: Letra E

  • GAB-E

    Significado de Antologia substantivo feminino Coleção de textos escritos, em prosa ou verso, normalmente por autores variados, sendo organizada tendo em conta determinada época, autoria, tema etc.; coletânea.

    Significado de Cônego

    substantivo masculino Religioso secular que faz parte de um cabido, de um agrupamento de sacerdotes que trabalha na administração dos serviços religiosos, seguindo regras e cumprindo funções religiosas. ... Etimologia (origem da palavra cônego).

    cacho: conjunto de uvas ou bananas. 

    ESTUDE PARA CARREIRA QUE VOCÊ TENHA VOCAÇÃO!!

  • Misericórdia :o

  • Foi de torar na emenda.

  • não, mulher, pelamordedeus

  • apelação da peste!

    o cara tem que estudar pra concurso ou é pra NASA,

    oxi.

  • meu Deus

  • A banca AVANÇA SP... com uma questão dessa fica difícil!

  • Eu sei lá.

  • E EU AQUI: ah banana é dúzias KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Olhando no dicionário fica fácil, o problema é na hora da prova....

  • Olhou, chutou e é goooooooooooool.

  • jurava que antologia era de poemas. hehehe
  • Essa questão é basicamente aquelas assim:"Não faço ideia da II, sei que a III ta certa e ACHO que a I também, como não tem I e III, todas devem estar corretas", porque meu, na hora da prova uma questão dessa é sacanagem.

  • Estou com cara de MONGOLÓIDE pra ficar decorando essas mierdas? Omi

  • Beatles me ajudou nessa kkkk

  • Banca ruim da zorra !


ID
5553460
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

Como é cediço, as preposições podem ser essenciais ou acidentais. Assinale a alternativa que apresenta uma preposição acidental: 

Alternativas
Comentários
  • Para decorar as preposições essenciais, veja a partir de 0:35: https://www.youtube.com/watch?v=2i43TWCVRYo

  • A questão é de morfologia e quer saber qual das preposições abaixo é acidental. Vejamos:

     .

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    Preposições acidentais são aquelas que originalmente não possuem a função de preposição e pertencem normalmente a outras classes gramaticais, mas funcionam às vezes como preposições. As principais são: mas, afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, feito, fora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto...

     .

    A) ante. 

    Errado. "Ante" é preposição essencial.

     .

    B) após.

    Errado. "Após" é preposição essencial.

     .

    C) até. 

    Errado. "Até" é preposição essencial.

     .

    D) salvo.

    Certo. "Salvo" é preposição acidental.

     .

    E) contra.

    Errado. "Contra" é preposição essencial.

     .

    Gabarito: Letra D

  • GABARITO: D

    As preposições acidentais são aquelas palavras de outras classes gramaticais que em certas frases funcionam como preposição: afora, como, conforme, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

    Exemplo: Agiu segundo suas convicções (preposição). Ele foi o segundo aluno a entrar na sala (numeral ordinal).

    Fonte: https://www.unifebe.edu.br/site/blog/preposicoes-o-que-sao-e-como-utiliza-las/

  • ACDEPST

    a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

  • GAB-D

    As preposições acidentais são aquelas palavras de outras classes gramaticais que em certas frases funcionam como preposição: afora, como, conforme, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

    SEJA A INSPIRAÇÃO DE ALGUÉM!!!

  • Essa eu devo e dedico ao Prof. Sidney Martins.

  • Essa questão trata das preposições e dos seus tipos. No enunciado, a banca já deixava claro que era essencial que o candidato soubesse a diferença entre preposições essenciais e acidentais. Dessa maneira, vamos esclarecer as diferenças entre elas.

     Preposição essencial é aquela que exerce exclusivamente a função de preposição. Isso significa que elas apenas servirão para unir termos dentro de uma oração. A palavra “de", por exemplo, exercerá apenas tarefa prepositiva (calde de feijão, turma de adolescentes, tempo de mudar etc).

    Por outro lado, a preposição acidental se caracteriza por ser uma palavra de outra classe gramatical e que, no entanto, pode funcionar também como preposição. Dentre todas as alternativas presentes no enunciado da questão, a única que se enquadra em tal definição é a que traz em si a palavra “salvo" (letra D). Isso porque, além de servir como adjetivo caracterizando aquilo o que está fora de perigo (se não fosse pelo pouso de emergência, eu talvez não tivesse sido salvo), “salvo" também serve como preposição indicando valor de exceção (vou querer todas os sabores de pizza, salvo a de presunto).

    Sendo assim, a alternativa correta a ser marcada é a letra D.

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
5553463
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

No que se refere à colocação pronominal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Ela não olhou-me.
II – Aqui se tem paz.
III – Alguém me ligou. 

Alternativas
Comentários
  • Ela não olhou-me

    Para ser mesóclise (depois do verbo) o verbo precisa estar no futuro.

    Aqui se tem paz.

    Se trata de um próclise e o pronome oblíquo átomo é atraído pela palavra AQUI (advérbio).

    Alguém me ligou. 

    Se trata de uma próclise (antes do verbo) e o pronome oblíquo átomo é atraído pela palavra ALGUÉM (pronome indefinido).

    RESPOSTA CORRETA: D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

  • A questão é sobre colocação pronominal e quer que analisemos os itens a seguir e assinalemos a alternativa correta . Vejamos:

     .

    I – Ela não olhou-me. 

    Falso. Aqui deve ocorrer a próclise, já que a palavra negativa "não" atrai o pronome para antes do verbo. O correto seria: Ela não me olhou.

     .

    II – Aqui se tem paz. 

    Certo. Aqui ocorre próclise, já que o advérbio "aqui" atrai o pronome para antes do verbo.

     .

    III – Alguém me ligou.

    Certo. Aqui ocorre próclise, já que o pronome indefinido "alguém" atrai o pronome para antes do verbo.

     .

    Para complementar:

     .

    Colocação pronominal

     .

    PRÓCLISE (pronome ANTES do verbo)

    É obrigatória quando houver palavra que atraia o pronome para antes do verbo. As palavras que atraem o pronome são:

    1) Palavras de sentido negativo. Ex.: Nunca me deixaram falar.

    2) Advérbios. Ex.: Sempre me lembro deles.

    3) Pronomes indefinidos e demonstrativos neutros. Ex.: Tudo se acaba / Isso te pertence.

    4) Conjunções subordinativas. Ex.: Quando nos viu, chorou.

    5) Pronomes relativos. Ex.: Há certas pessoas que nos querem bem.

    6) Orações interrogativas. Ex.: Quem se apresenta?

     . .

    MESÓCLISE (pronome NO MEIO do verbo)

    É obrigatória com verbo no futuro do presente ou no futuro do pretérito, desde que não haja antes palavra atrativa. Ex.: Convidar-me-ão para a formatura. / Convidar-me-iam para a formatura.

     .

    ÊNCLISE (pronome APÓS o verbo)

    É obrigatória com:

    1) Verbo no início da frase. Ex.: Passaram-me a resposta.

    2) Verbo no imperativo afirmativo. Ex.: Meninos, calem-se.

    3) Verbo no gerúndio. Ex.: Chegou, falando-nos grosseiramente.

    Obs.: Se o gerúndio vier precedido de preposição ou de palavra atrativa, ocorrerá PRÓCLISE. Ex.: Em se tratando de regras, sou leiga. / Saiu da sala, não nos dizendo as razões.

    4) Verbo no infinitivo impessoal. Ex.: Era necessário ajudar-te.

     .

    Gabarito: Letra D

  • GABARITO: D

    Colocação Pronominal

    Uso da Próclise

    • Palavras ou expressões negativas. Ex: Nada me perturba.
    • Quando empregada corretamente à colocação pronominal ajuda a harmonizar o texto, evitando ambiguidades. Ex: Eu não vi ela hoje.
    • Orações com conjunções subordinativas. Ex: Quando se trata de falar em inglês ele é um expert.
    • Advérbios. Ex: Aqui se tem.
    • Pronomes Relativos, Demonstrativos e Indefinidos. Ex: A pessoa que me ligou era minha colega.
    • Em frases interrogativas. Ex: Quanto cobrará pelo jantar?
    • Em frases exclamativas ou optativas. Ex: Deus nos dê forças.
    • Verbo no gerúndio antecedido da preposição. Ex: Em se plantando tudo dá.

    Uso da Mesóclise

    • Futuro do presente. Ex: Assim que oportuno, contar-lhe-ei detalhes da cerimônia.
    • Futuro do pretérito. Ex: A inovação do setor ajudar-nos-ia significativamente.

    Uso da Ênclise

    • Quando o verbo começa uma oração. Ex: Diga-me o que pensas sobre o resultado.
    • Quando o verbo estiver no infinitivo impessoal. Ex: Quero convidar-te para o meu aniversário.
    • Quando o verbo estiver no imperativo afirmativo. Ex: Sigam-me, por favor.
    • Quando o verbo estiver no gerúndio. Ex: A menina desatenta argumentou fazendo-se de boba.

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/colocacao-pronominal

  • GAB: D

    CASOS QUE EXIGEM PRÓCLISE (pronome colocado antes do verbo):

    "NARIS DE PREGO(Com "S" mesmo kk)

    Negativas

    Advérbios

    Relativos (pronomes relativos)

    Indefinidos/Interrogativos

    Subordinadas (conjunções subordinativas)

    DEmonstrativos

    PREposição seguida de GerúndiO

  • Ela não olhou-me

    Palavras negativas atraem o pronome oblíquo. O correto seria: "ela não me olhou" um exemplo de próclise.

    Aqui se tem paz.

    Trata-se de um uma próclise e o pronome oblíquo átomo é atraído pela palavra "AQUI" (advérbio).

    Alguém me ligou. 

    Trata-se de uma próclise (antes do verbo) e o pronome oblíquo átono é atraído pela palavra "ALGUÉM" (pronome indefinido).

    RESPOSTA LETRA D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

  • Ela não olhou-me -> O não é advérbio de negação, portanto, é atrativo de próclise

    Aqui se tem paz -> Aqui é advérbio de lugar, portanto, atrativo de próclise

     Alguém me ligou. -> Alguém é pronome indefinido, portanto, é atrativo de próclise

    GAB: D


ID
5553493
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um jogador de um time de futebol está treinando bater pênaltis. Ele realizou esse treinamento por 3 dias seguidos conforme apresentado a seguir:
Primeiro dia → Acertou 10 chutes e errou 12.
Segundo dia → Acertou 6 chutes e errou 9.
Terceiro dia → Acertou 7 chutes e errou 15.
Ao analisar os treinamentos, podemos afirmar que o desempenho do jogador:

Alternativas
Comentários
  • acho que vão substituir ele ja que o resultado só piora kkkkk

  • Gabarito C

    Se acertar no jogo valendo, "tá loco de bueno". Mas pelo treino, troque o cobrador.

    1º dia: 10/22 = 45%

    2º dia: 6/15 = 40%

    3º dia: 7/22 = 31%

    War is coming....


ID
5553496
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um mapa de uma cidade foi desenhado em escala de 1 para 250. Uma pessoa verificou que o trajeto que ela irá realizar tem um comprimento de 8 cm no mapa. Qual é a distância real que essa pessoa irá percorrer?

Alternativas
Comentários
  • 1/250 = 8/X ----> X = 8 × 250 = 2000 cm = 20 m
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à regra de 3 (três) dos números e ao sistema de medidas.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Um mapa de uma cidade foi desenhado em escala de 1 para 250.

    2) Uma pessoa verificou que o trajeto que ela irá realizar tem um comprimento de 8 centímetros (cm) no mapa.

    3) Sabe-se que 1 metro (m) corresponde a 100 centímetros (cm).

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber qual é a distância real que essa pessoa irá percorrer.

    Resolvendo a questão

    Sabendo que um mapa de uma cidade foi desenhado em escala de 1 para 250 e que uma pessoa verificou que o trajeto que ela irá realizar tem um comprimento de 8 centímetros (cm) no mapa, para se descobrir qual é a distância real que essa pessoa irá percorrer, deve ser feita a seguinte regra de 3 (três):

    1 ------------------------- 250

    8 centímetros ---------- x

    Fazendo a multiplicação em cruz, tem-se o seguinte:

    1 * x = 8 * 250

    x = 2.000 centímetros (cm).

    Fazendo a conversão do valor de "x", encontrado acima, para metros (m), sabendo que 1 metro (m) corresponde a 100 centímetros (cm), tem-se o seguinte:

    * Para se transformar um valor em centímetros (cm) para metros (m), deve-se dividir tal valor em centímetros (cm) por “100”.

    - 2.000 centímetros = 2.000/100 = 20 metros (m).

    Logo, a distância real que essa pessoa irá percorrer é igual a 20 metros (m).

    Gabarito: letra "a".

  • LETRA A).

    Trata-se da relação entre escala no mapa e a escala real. Para resolução questão, segue o padrão:

    E: escala

    d: distância no mapa

    D: distância real.

    Logo:

    E = 1/250 = 8/D

    D = 2000 centímetros

    Transformando de cm para m, decrescem duas casas decimais: 2000cm -> m = 200dm -> m = 20 metros.

  • Multiplica 250 por 8 e o resultado transforma em metros = 20m

    Gab: A


ID
5553502
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para atender a alta demanda de parafusos, uma fábrica decidiu aumentar sua produção diária. Para tal, realizou a compra de mais 3 máquinas, totalizando-se 8 máquinas. Sabendo que eram produzidos diariamente 750 parafusos, calcule qual será o aumento na produção diária de:

Alternativas
Comentários
  • ATENÇÃO CONCURSEIRO!!!! pede-se o aumento o aumento na produção diária e não o total que as oitos máquinas irá produzir diariamente.

    5-------750

    8-------x

    5x=6000

    x=6000/5

    x=1200-750=450 parafusos a mais diariamente

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à regra de 3 (três) dos números e à interpretação de problemas numéricos.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Para atender a alta demanda de parafusos, uma fábrica decidiu aumentar sua produção diária.

    2) Para tal, realizou a compra de mais 3 máquinas, totalizando-se 8 máquinas.

    3) A partir da informação "2" acima, pode-se concluir que, antes da compra, a fábrica possuía 5 máquinas.

    4) Sabe-se que, com as 5 máquinas, eram produzidos diariamente 750 parafusos.

    Nesse sentido, frisa-se que a questão deseja saber qual será o aumento na produção diária, com as 8 máquinas.

    Resolvendo a questão

    Sabendo que, com as 5 máquinas, eram produzidos diariamente 750 parafusos, para se descobrir quantos parafusos serão produzidos, com 8 máquinas, deve ser feita a seguinte regra de 3 (três):

    5 máquinas ------ 750 parafusos

    8 máquinas --------- x parafusos

    Fazendo a multiplicação em cruz, tem-se o seguinte:

    5 * x = 8 * 750

    5x = 6.000

    x = 6.000/5

    x = 1.200 parafusos.

    Logo, com 8 máquinas, serão produzidos 1.200 parafusos.

    Por fim, para se descobrir qual será o aumento na produção diária de parafusos, deve ser realizada a subtração do número de parafusos produzidos com 8 máquinas (1.200) do número de parafusos produzidos com 5 máquinas (750), deve ser realizada a seguinte subtração:

    1.200 - 750 = 450.

    Portanto, o aumento na produção diária de parafusos em tela corresponde a 450.

    Gabarito: letra "e".

  • esqueci de subtrair 750 de 1200, fui seco na letra A. DROGA

  • vc pode ser o mais experiente q for, faça com calma e sempre grife o enunciado. O cara fica de fora por uma questão dessa q mede mais a atenção do que o proprio conhecimento em si.

  • GAB-E

    450

    5 = 750----------------MULTIPLICA CRUZADO

    8 X

    5X= 600-------------------------750*8=6.000

    X=6.000/5

    X=1200 --------------------------PEGA O RESULTADO E DIMINUI POR 750 PARAFUSOS.

    1200-750=450

    GAB-E

  • Eu fiz regra três.

    5 ----- 750

    3 ----- x

    750 x 3 = 5x

    x = 2250/5

    x = 450

    O macete é que pede o aumento e não o total com as 8 máquinas.

  • Os emocionados sofrem dobrado, as vezes pode custar sua aprovação. Só por estar estudando você já é um vencedor (a).

  • Segunda vez que respondo...

    Segundo vez que erro...

    O motivo é o mesmo. Eita bizonha!

  • Gente respiraaaaaaaaaaaa!!!

    5 máquinas --------- 750 parafusos/dia

    8 máquinas --------- x

    5x = 750x8

    x = 6.000/5

    x = 1.200

    Calcule qual será o aumento na produção diária:

    1.200-750 = 450 parafusos a mais

  • 5 máquinas produziam por dia 750 parafusos; compraram-se 3 máquinas para aumentar a produção, total 8 máquinas;

    Com as 8 máquinas, 1200 parafusos foram produzidos;

    A produção aumentou em: 1220 - 750 = 450

    Gabarito E

  • "A importância de sublinhar o comando da questão no momento da prova: marquei letra A (1.200) sem medo."

ID
5553505
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma torneira enche um balde em 6 min. Quanto tempo o mesmo balde levará para encher, se forem utilizadas 4 torneiras com a mesma vazão da torneira anterior? 

Alternativas
Comentários
  • REGRA DE 3 SIMPLES

    MULTIPLICA INVERTENDO OS VALORES

    1MIN=60S 6MIN=360S

    1T-----360S

    4T----- X

    4X=360

    X=360/4= 90S QUE É A = 1 MIN E 30S

    GAB A

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à regra de 3 (três) dos números.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Uma torneira enche um balde em 6 minutos (min).

    2) Sabe-se que 1 (um) minuto possui 60 (sessenta) segundos.

    Nesse sentido, frisa-se que a questão deseja saber quanto tempo o mesmo balde levará, para encher, se forem utilizadas 4 torneiras com a mesma vazão da torneira anterior.

    Resolvendo a questão

    Sabendo que uma torneira enche um balde em 6 minutos (min), para se descobrir quanto tempo o mesmo balde levará, para encher, se forem utilizadas 4 torneiras com a mesma vazão da torneira anterior, deve ser feita a seguinte regra de 3 (três):

    1 torneira ------ 6 minutos (min)

    4 torneiras --------- x minutos (min)

    * Por se tratar de grandezas inversamente proporcionais, não deve ser feita a multiplicação em cruz, sendo que a multiplicação a ser feita, neste caso, é em "linha reta". Isso deve ser feito, pois, no caso em tela, quando se aumenta a quantidade de torneiras, tem-se uma queda no tempo em minutos, ou seja, o balde encherá mais rápido, se a quantidade de torneiras for maior.

    Fazendo a multiplicação em "linha reta", tem-se o seguinte:

    4 * x = 1 * 6

    4x = 6

    x = 6/4

    x = 1,5 minutos.

    Logo, se forem utilizadas 4 torneiras com a mesma vazão da torneira anterior, o mesmo balde levará, para encher, 1,5 minutos.

    Nesse sentido, deve-se fazer a conversão do valor após a vírgula para segundos, de modo a se encontrar o valor exato da duração do tempo em que o mesmo balde levará, para encher, se forem utilizadas 4 (quatro) torneiras. Para se chegar a tal valor, deve-se fazer a seguinte regra de 3 (três):

    1 minuto ------------- 60 segundos

    0,5 minuto ------------ y segundos

    Fazendo a multiplicação em cruz, tem-se o seguinte:

    1 * y = 0,5 * 60

    y = 30 segundos.

    Portanto, se forem utilizadas 4 torneiras com a mesma vazão da torneira anterior, o mesmo balde levará, para encher, 1 minuto e 30 segundos (1m e 30s).

    Gabarito: letra "a".

  • Resolvo essa questão aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/uNbj2Zt5A_8

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D

  • LETRA A).

    Questões que envolvem unidades de tempo costumam confundir, quando são obtidos resultados fracionários.

    Ao realizar toda a regra de três, que será inversa, chegará ao último estágio de:

    4x = 6

    x = 6 / 4

    x = 1,5 minuto.

    Deve-se ter cuidado para não ir afoito e deduzir 1 minuto e 50 segundos, pois a interpretação é da seguinte forma:

    1,5 minutos = 1 minuto e 0,5 segundos

    O 0,5 segundos deverá ser transformado, portanto, deverá ser dividido por 60, pois 1 minuto possui 60 segundos:

    5/10 . 60 = 300 / 10 = 30 segundos.

    Concluindo, o resultado da questão é 1 minuto e 30 segundos.

  • Resolvi essa questão no vídeo:

    https://youtu.be/D2qepDXzeZQ

  • N caiam na pegadinha do 1,5 achando que isso é 1min e 50 segundos.

    0,5 equivale a meio, e a metade de 1 minuto são 30 segundos.

    Sempre que a hora vier fracionada, vocês multiplicam a parte fracionada por 60 (pode ser segundo, minuto ou hora).

    Exemplo:

    1,3h é igual a 1 hora e 18 minutos e não a 1 hora e 30 minutos, pois 0.3 x 60 = 18 min

  • Eu errei, porém entendi a questão.

  • 6/4 encontra a vazão

  • dica: transformem minutos em segundos. 6 =360 / 4 = 90 seg = 1m30seg


ID
5553508
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sobre um terreno retangular, sabe-se que seu perímetro é 64 m e que a diferença entre as medidas do maior e do menor lados é 2 metros. Qual é a área desse terreno? 

Alternativas
Comentários
  • Lado menor tem 15, lado maior tem 17.

    fórmula

    x + x+2 + x + x+2 = 64

    4x + 4 = 64

    x= 64 / 4 = 15 lado menor, lado maior +2 = 17.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente ao cálculo da área e do perímetro do retângulo.

    A fórmula, para se calcular a área do retângulo, é a seguinte:

    A = b * h.

    A fórmula, para se calcular o perímetro do retângulo, é a seguinte:

    P = (2b) + (2h).

    Vale salientar o seguinte:

    - A representa a área do retângulo;

    - P representa o perímetro do retângulo;

    - b representa a base do retângulo;

    - h representa a altura do retângulo.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Sobre um terreno retangular, sabe-se que seu perímetro é 64 metros (m).

    2) A diferença entre as medidas do maior e do menor lados é 2 metros (m).

    Nesse sentido, frisa-se que a questão deseja saber qual é a área desse terreno.

    Resolvendo a questão

    Sabendo que o perímetro do terreno retangular é de 64 metros (m) e que a diferença entre as medidas do maior e do menor lados é 2 metros (m), para se descobrir os lados desse retângulo, deve ser aplicada a fórmula do perímetro do retângulo da seguinte forma:

    * Considerando as informações acima, que a base (b) do retângulo é o lado maior e que a altura (h) desse retângulo é o lado menor, então pode-se concluir o seguinte: h = b - 2.

    P = (2b) + (2h), sendo que P = 64 m e h = b - 2

    64 = (2b) + (2 * (b - 2))

    64 = 2b + 2b - 4

    2b + 2b = 64 + 4

    4b = 68

    b = 68/4

    b = 17 m.

    Logo, a base (b) do referido retângulo é igual a 17 metros (m), sendo que a base corresponde ao lado maior do retângulo.

    Assim, sabendo o valor da base (b), encontrado acima, para se descobrir o valor da altura (h), basta fazer a seguinte substituição:

    h = b - 2, sendo que b = 17

    h = 17 - 2

    h = 15 m.

    Por fim, sabendo que o referido retângulo possui 17 metros de base (b) e 15 metros de altura (h), para se descobrir a sua área (A), deve ser aplicada a fórmula da área do retângulo da seguinte forma:

    A = b * h, sendo que b = 15 m e h = 17 m

    A = 15 * 17

    A = 255 m².

    Logo, a Área (A) do retângulo em tela é igual a 255 m².

    Gabarito: letra "c".

  • Resolvi essa questão no vídeo:

    https://youtu.be/wAQVMg9g_e0

  • O Ronny Honorato já resolveu a questão da melhor maneira possível, mas caso alguém tenha ficado com dúvida, segue meu passo a passo:

    https://youtu.be/jk_yDVxofpc

  • @Ronny Honorato de Lima esqueceu de subtrair o 4 na passagem o correto é x = 60/4 ai sim o resultado é 15

  • basicamente voce precisa entender que o lado menor vale x e o lado maior por ser maior vale x mais 2 e apartir dai você soma todos os valor de x e x+2 e iguala a 64 e vai indo fazendo as somas que vai resultar um valor.


ID
5553523
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de março de 2021, um relatório anual patrocinado pela Organização das Nações Unidas declarou uma lista dos países mais “felizes” do mundo. Assinale a alternativa que apresenta o país eleito em primeiro lugar: 

Alternativas
Comentários
  • A confiança entre as pessoas e no governo foi a chave para a Finlândia conquistar o posto de nação mais feliz do mundo, apesar da pandemia. Essa é a quarta vez consecutiva que o país lidera o ranking do Relatório de Felicidade Mundial 2021, publicado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU).

    O Afeganistão foi eleito o país menos feliz.

    Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2021/03/finlandia-e-eleita-o-pais-mais-feliz-do-mundo-pela-quarta-vez.html#:~:text=O%20Afeganist%C3%A3o%20foi%20eleito%20o,tr%C3%AAs%20abaixo%20da%20Costa%20Rica.

  • GAB-B

     AQUI NA Finlândia é o país mais feliz do mundo, seguido pela Islândia e Dinamarca, em segunda e terceira posição, respectivamente. De um total de 153 países do estudo, o Brasil ficou na 41ª posição, com a nota 6.11.

    NÃO SAIO DAQUI POR NADA.SÓ PARA FAZER CONCURSO E DEPOIS VOLTO.!!!RSRS

  • RÉPLICA: 

    Q1851172

    Q1851072

  • Ranking da Felicidade (ONU)

    1Finlândia

    2Islândia

    3Dinamarca

    4Suíça

    5Holanda

    6Suécia

    7Alemanha

    8Noruega

    9Nova Zelândia

    10Áustria

    11Israel

    12Austrália

    13Irlanda

    14Estados Unidos

    15Canadá

    16República Checa

    17Bélgica

    18Reino Unido

    19China

    20França

  • Conhecimento extremamente necessário para se ocupar um cargo de auxiliar administrativo.

  • nossa, vamos perguntar a população se ela tá feliz. vai contribuir para os concursso
  • como se é feliz num pais frio? alguém explica?

  • Questão extremamente errada! É claro que o Brasil é o país mais feliz do mundo rsrs

  • Aí o concurseiro vai pra lá ser feliz pois aqui está uma tristeza


ID
5553541
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

De acordo com o autor do texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Agripina, mãe de Nero, casou-se com o próprio sobrinho.
II – Nero assassinou sua esposa Popeia em 59.
III – O filósofo Sêneca foi conselheiro de Calígula. 

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que analisemos os itens abaixo. Vejamos:

     .

    I – Agripina, mãe de Nero, casou-se com o próprio sobrinho. 

    Falso. De acordo com o texto, "sua mãe [mãe de Nero], Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio".

     .

    II – Nero assassinou sua esposa Popeia em 59. 

    Falso. De acordo com o texto, "Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou".

     .

    III – O filósofo Sêneca foi conselheiro de Calígula. 

    Falso. De acordo com o texto, "em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Bur ro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros [conselheiros de Nero] mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador".

     .

    Gabarito: Letra E

  • I – Agripina, mãe de Nero, casou-se com o próprio sobrinho. (Errado) "Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio,

    II – Nero assassinou sua esposa Popeia em 59. (Errado) Ele matou a mãe, Agripina em 59

    III – O filósofo Sêneca foi conselheiro de Calígula. (Errado) Seneca foi conselheiro de Nero "entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.

    Todos Errados Gabarito E


ID
5553544
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

De acordo com o autor do texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Está comprovado que Nero causou o incêndio em Roma, em 64.
II – Centenas de cristãos foram mortos em decorrência do incêndio em Roma.
III – Nero interessava-se por artes, como a música, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que analisemos as afirmativas abaixo. Vejamos:

     .

    I – Está comprovado que Nero causou o incêndio em Roma, em 64. 

    Falso. Nero combateu o incêndio. De acordo com o texto, "no ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio..."

     .

    II – Centenas de cristãos foram mortos em decorrência do incêndio em Roma. 

    Falso. O texto não traz essa afirmação. O que o texto afirma é que "no ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas".

     .

    III – Nero interessava-se por artes, como a música, por exemplo.

    Verdadeiro. Nero interessava-se por música. De acordo com o texto, "no ano 65, Nero se apresentou no palco e cantou para grandes plateias".

     .

    Gabarito: Letra C

  • : I – Está comprovado que Nero causou o incêndio em Roma, em 64. (Errado) É possível, mas não é comprovado, segundo o texto:. "houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.. Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio"

    II – Centenas de cristãos foram mortos em decorrência do incêndio em Roma. (Errado) "O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos." ou seja, o texto dá a entender que o ambiente se tornou propício para culpar os cristãos e persegui-los.

    III – Nero interessava-se por artes, como a música, por exemplo. (Certo) "suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar

    Gabarito C


ID
5553547
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

De acordo com o autor do texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Em 65, Nero se apresentou para grandes plateias tocando lira.
II – Quando descoberta a conspiração para assassinar Calígula, Sêneca foi obrigado a se suicidar.
III – Nero era praticante de luta na lama. 

Alternativas
Comentários
  • Quando descoberta a conspiração para assassinar Calígula, Sêneca foi obrigado a se suicidar.

    Quando descoberta a conspiração para assassinar Nero , Sêneca foi obrigado a se suicidar.

  • I – Em 65, Nero se apresentou para grandes plateias tocando lira. Falso

    No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias.

    II - Quando descoberta a conspiração para assassinar Calígula, Sêneca foi obrigado a se suicidar. Falso

    Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, ex-mentor de Nero.

    III – Nero era praticante de luta na lama. Falso

    Isso (apresentação de Nero) era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama,

  • A questão é de interpretação de texto e quer que analisemos as afirmações abaixo. Vejamos:

     .

    I – Em 65, Nero se apresentou para grandes plateias tocando lira. 

    Falso. De acordo com o texto, em 65, Nero cantou e não tocou lira: "no ano 65, Nero se apresentou no palco e cantou para grandes plateias".

     .

    II – Quando descoberta a conspiração para assassinar Calígula, Sêneca foi obrigado a se suicidar. 

    Falso. De acordo com o texto, "quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero".

     .

    III – Nero era praticante de luta na lama. 

    Falso. O texto não afirma que Nero era praticante de luta na lama. O que o texto afirma é que " Isso [a apresentação de Nero no palco cantando] era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.".

     .

    Gabarito: Letra E


ID
5553550
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

De acordo com o autor do texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Nero sofria de delírios.
II – Pisão foi o responsável pelo assassinato de Nero.
III – Depois de ocupar o cargo de imperador, Galba assumiu o posto de governador da Espanha. 

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que analisemos os itens abaixo. Vejamos:

     .

    I – Nero sofria de delírios. 

    Verdadeiro. De acordo com o texto, "no ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio.".

     .

    II – Pisão foi o responsável pelo assassinato de Nero. 

    Falso. De acordo com o texto, "o Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim".

     .

    III – Depois de ocupar o cargo de imperador, Galba assumiu o posto de governador da Espanha. 

    Falso. Pelo contrário, depois de ocupar o cargo de governador da Espanha, Galba foi proclamado imperador. De acordo com o texto, "as legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador".

     .

    Gabarito: Letra A

  • Questão exige raciocíonio! elimine o absurso... temos: Delírios (v), II Pisão (texto ñ cita) (f) e III depois de ocupar o cargo de imperador, Galba assumiu o posto de governador da Espanha (inversão de palavras) (f). tudo tá no texto é só atentar aos fatos!!!!!!


ID
5553553
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

De acordo com o autor do texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – É possível que Nero tenha sido apunhalado com uma adaga, em 68.
II – Nero nutria profunda afeição pelos pobres.
III – A tirania de Nero causou diretamente o seu fim. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C.

    I – É possível que Nero tenha sido apunhalado com uma adaga, em 68. ERRADO: "No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado."

    II – Nero nutria profunda afeição pelos pobres. ERRADO: O texto não aborda a afeição de Nero pelos pobres, mas sim, uma suposição que Nero foi líder dos pobres "Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres."

    III A tirania de Nero causou diretamente o seu fim. CERTO:  "Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania."

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • SÓ ERROU QUEM NÃO LEU

  • Ele não poderia ter se apunhalado em 98, o ano seria 68.

  • Essa questão é um exemplo de que é obrigatório a leitura do texto. Anot. Pessoal

  • A questão é de interpretação de texto e quer que assinalemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I – É possível que Nero tenha sido apunhalado com uma adaga, em 68. 

    Falso. A primeira versão para o fim de Nero é que ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98.

    Texto: "No relato de Suetônio, ele [Nero] se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado".

     .

    II – Nero nutria profunda afeição pelos pobres. 

    Falso. O texto não fala que Nero nutria profunda afeição pelos pobres, mas, sim, que era líder dos pobres.

    Texto: "Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres".

     .

    III – A tirania de Nero causou diretamente o seu fim. 

    Verdadeiro. De acordo com o texto, o fim de Nero foi resultado direto da tirania dele.

    Texto: "Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania".

     .

    Gabarito: Letra C 


ID
5553556
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

No primeiro parágrafo do texto, o autor utiliza o verbo “proclamar”. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um sinônimo para tal palavra: 

Alternativas
Comentários
  • admoestar

    transitivo direto

    avisar (alguém) da incorreção de seu modo de agir, pensar etc.; censurar, repreender.

    "admoestou o infrator, ameaçando denunciá-lo"

    bitransitivo

    advertir (alguém) de maneira branda (sobre alguma coisa); aconselhar.

    "admoestou o filho a obedecer às ordens da professora"

  • GAB-B

    admoestar. 

    Declarar de forma pública e solene: 1 declarar, anunciar, apregoar, divulgar, bradar, aclamar, celebrar, exaltar, consagrar. Promulgar uma lei: 2 promulgar, decretar, publicar.

    O CONCURSEIRO RAIZ TEM LEMBRETE ATÉ DENTRO DA GELADEIRA!!!

  • A questão é sobre sinônimos e quer saber qual das palavras abaixo NÃO apresenta um sinônimo para "proclamar". Vejamos:

     .

    "Proclamar": anunciar em público e em voz alta; aclamar com solenidade; aclamar. Tornar público; pronunciar publicamente e com grande entusiasmo; declarar enfaticamente. 

     .

    A) declarar. 

    Errado. "Proclamar" e "declarar" são palavras sinônimas.

    Declarar: tornar público, verbalmente ou por escrito; dar a conhecer; revelar.

     .

    B) admoestar. 

    Certo. "Proclamar" e "admoestar" NÃO são palavras sinônimas.

    Admoestar: chamar atenção de (alguém), censurando-o por falta cometida; censurar; repreender. Advertir alguém quanto a seu procedimento, para que o corrija ou não o repita; aconselhar; avisar; prevenir. 

     .

    C) anunciar. 

    Errado. "Proclamar" e "anunciar" são palavras sinônimas.

    Anunciar: tornar de conhecimento público; dar notícia de; noticiar; participar.

     .

    D) celebrar.

    Errado. "Proclamar" e "celebrar" são palavras sinônimas.

    Celebrar: tornar público com enaltecimento e louvor; cantar, exaltar, glorificar.

     .

    E) consagrar.

    Errado. "Proclamar" e "consagrar" são palavras sinônimas.

    Consagrar: reconhecer ou ser reconhecido publicamente pelo valor, mérito; dar ou receber reconhecimento, notoriedade.

     .

    Referência: AULETE, Caldas. Dicionário Aulete Digital, acessado em 12 de janeiro de 2022.

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5553559
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

Ainda no primeiro parágrafo do texto, o autor utiliza a palavra “moderadora”. Assinale a alternativa que apresenta um sinônimo para tal palavra:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

  • GABARITO - A

    Sinônimo de moderador: Principais sinônimos de moderador: 1 moderativo. A palavra moderador aparece também nas seguintes entradas: intermediário, mediador, atenuante, intermédio

  • GAB-A

    A palavra moderadora aparece também nas seguintes entradas:

    intermediária, .

    VÁ TOMAR BANHO HOJE É SÁBADO!!!

  • Concurseiro não toma banho, meu caro.

  • Concurseiro não toma banho justamente para, no dia da prova, usar o cheiro fedorento como armadilha para desconcentrar os demais candidatos, garantindo assim uma melhor classificação.

  • A questão é de sinônimos e quer que identifiquemos a alternativa que apresenta um sinônimo da palavra “moderadora”. Vejamos:

     .

    Sinônimos são palavras que têm significados iguais ou semelhantes; são palavras que mantêm uma relação de significado entre si. Ex.: casa, moradia, lar. / Justo, certo, exato, reto, íntegro, imparcial.

     .

    Moderador: que modera; que atenua, reduz ou restringe; atenuador; moderante; moderativo. Mediador.

     .

    A) mediadora.

    Certo.

    Mediador: que intervém, que faz a mediação. Aquele que faz a mediação.

     .

    B) ostensiva. 

    Errado.

    Ostensivo: que se ostenta, se mostra muito e especialmente com exagero; ostensível; ostensório.

     .

    C) incansável. 

    Errado.

    Incansável: que nunca se cansa ou esmorece. Que não mede esforços; obstinado.

     .

    D) destruidora. 

    Errado.

    Destruidor: que destrói; destrutor; aniquilador.

     .

    E) mantenedora. 

    Errado.

    Mantenedor: que mantém ou protege; defensor.

     .

    Referência: AULETE, Caldas. Dicionário Aulete Digital, acessado em 27 de dezembro de 2021.

     .

    Gabarito: Letra A


ID
5553562
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

No terceiro parágrafo do texto, o autor utiliza a palavra “paralelamente”, que possui a seguinte classificação gramatical: 

Alternativas
Comentários
  • BIIZUUUU

    Terminou em "mente"

    É adverbio

    pelo menos foi assim que apendi rs

  • A questão é de morfologia e quer saber qual a classe gramatical da palavra destacada em "Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.". Vejamos:

     .

    A) advérbio. 

    Certo. "Paralelamente" é um advérbio de modo (= de modo paralelo).

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

    Advérbios de modo (indicam como algo acontece): bem, mal, assim, depressa, devagar, como, adrede, debalde, alerta, melhor (= mais bem), pior (= mais mal), aliás (de outro modo), calmamente, livremente, propositadamente, selvagemente, e quase todos os advérbios terminados em -mente.

     .

    B) conjunção. 

    Errado.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

     .

    C) preposição. 

    Errado.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    D) interjeição.

    Errado.

    Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. Ex.: Caramba! Puxa vida! Meu Deus! Que pena! Bravo! Psiu! Fora! Silêncio! Adeus! Coitado! Cruzes!

     .

    E) pronome neutro. 

    Errado.

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra A

  • GAB-A

    advérbio De modo paralelo; que estão dispostos em pares e conservam a mesma distância entre ambos: duas ruas dispostas paralelamente. Etimologia (origem da palavra paralelamente).

    ESTUDE ENQUANTO SEU AMIGO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR O IPHONE 13 QUE DEU PARA NOVINHA. POREM ELA ESTÁ COM OUTRO.VÁ ESTUDAR!!!RSRS

  • Adverbio de tempo

  • coloca a linha onde tá a palavra, ô dificuldade

  • Em regra, palavra com sufixo '' mente '' são advérbios

  • Alternativa A

    Paralelamente está com sentido de ao mesmo tempo, é uma locução adverbial, equivalente a um advérbio.

    abraços

    Sucesso!

  • Alguns tipos de advérbios:

    Lugar:  “aqui”, “ali”, “lá”, “cá”, “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “atrás”.

    Tempo: “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”

    Modo: “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”,

    Intensidade: “muito”, “pouco”, “mais”, “menos”, “bastante”, “demais”, “tão”,

    Afirmação: “sim”, “certo”, “claro”, “positivo”, “decerto”, “realmente”

    Negação: “nenhum”, “nada”, “nunca”, “jamais”

    Dúvida: “talvez”, “quiçá”, “possivelmente”, “provavelmente”, “porventura”

    LOCUÇÕES ADVERBIAIS:

    - Locuções adverbiais de lugar: “ao redor de”, “em cima de”, “embaixo de”, “à esquerda”, “à direita”, “por aqui”, “por ali”, “por perto”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de tempo: “logo mais”, “em breve”, “de manhã”, “mais tarde”, “nunca mais”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de modo: “ao contrário”, “em detalhes”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de intensidade: “em excesso”, “de todo”, “muito menos”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de afirmação: “de fato”, “com certeza”, “sem dúvidas”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de negação: “nunca mais”, “de modo algum”, “de jeito nenhum”, entre outros.

    - Locução adverbial de dúvida: “quem sabe”.

  • Não todos, mas a maioria dos advérbios é terminado em "Mente "

  • Advérbios indicam as circunstancias em que ocorre a ação expressa pelo verbo.

    --Podem modificar um verbo, um adjetivo ou outro adverbio.

  • A palavra ``PARALELAMENTE`` indica circunstância portanto é um adverbio . o adverbio modifica verbo ,adjetivo e adverbio.

  • Essa é uma questão sobre morfologia bastante objetiva em que a banca simplesmente destaca uma palavra e pede que o candidato determine sua correta classificação gramatical.

    Nesse sentido, é sabido que palavras que recebem o sufixo -mente e funcionam basicamente como modificadores da ação verbal, dizendo em que tempo, intensidade, lugar, ordem ou mesmo como algo ocorreu (como no trecho “Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica"), dá-se o nome de advérbio. Nesse trecho, percebe-se que, de modo paralelo, as derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica. Logo, já descobrimos aqui a opção A como a nossa alternativa correta a ser marcada.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • O clássico advérbio terminado em ... mente.

  • Esse "Paralelamente" para mim traz circustância de tempo.

    Ao mesmo tempo que uma série de leis sobre traição afastava quem fosse considerado uma ameaça a Nero, aconteciam derrotas militares abrindo caminho para uma recessão econômica e Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.

  • A regrinha do (menteeeeee).

    GB A )


ID
5553565
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

No sexto parágrafo, o autor do texto utiliza a palavra “pretexto”, que possui os seguintes significados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • pretexto-motivo que se declara para encobrir a verdadeira razão de (algo); desculpa, subterfúgio, alegação.

  • substantivo masculino

    Justificativa usada para esconder os reais motivos de alguma coisa; desculpa.

    Alegação de quem não pretende explicar as razões de algo; subterfúgio.

    expressão

    A pretexto de. Com o fim aparente de; sob a desculpa de: a pretexto de buscar seu carro, encontrou quem procurava.

    Etimologia (origem da palavra pretexto). Do latim praetextus.

    Pretexto é sinônimo de: , , , , , 

    FONTE:DICIO

  • A questão é sobre sinônimos e quer saber qual das palavras abaixo NÃO é um dos sinônimos de pretexto. Vejamos:

     .

    Sinônimos são palavras que têm significados iguais ou semelhantes; são palavras que mantêm uma relação de significado entre si. Ex.: casa, moradia, lar. / Justo, certo, exato, reto, íntegro, imparcial.

     .

    • Pretexto: motivo alegado para se fazer, deixar de fazer ou explicar algo; alegação; desculpa.

     .

    A) desculpa.

    Certo. "Desculpa" e "pretexto" são sinônimos.

    Desculpa: perdão por erro ou falta cometida. Demonstração de arrependimento. Justificativa apresentada para desfazer culpa. Motivo falsamente alegado para justificar ação, ausência, dito etc.

     .

    B) subterfúgio. 

    Certo. "Subterfúgio" e "pretexto" são sinônimos.

    Subterfúgio: desculpa ou artimanha que se usa para não cumprir uma obrigação ou livrar-se de dificuldades; pretexto.

     .

    C) alegação. 

    Certo. "Alegação" e "pretexto" são sinônimos.

    Alegação: ação ou resultado de alegar (citar ou apresentar (fato, argumento, prova), como defesa, justificativa ou desculpa; argumentar). Aquilo que se alega, que se usa como argumento, prova etc. Justificativa para atitude, afirmação etc.

     .

    D) motivo. 

    Certo. "Motivo" e "pretexto" são sinônimos.

    Motivo: a causa ou razão de algo. O fim ou o propósito que faz com que algo exista ou seja realizado.

     .

    E) emblema.

    Errado. "Emblema" e "pretexto" NÃO são sinônimos.

    Emblema: Frase, mote, sentença que expressa um princípio moral, associados a uma figura, imagem etc. Imagem ou sinal representativos de ideia, instituição, associação etc.; distintivo; insígnia.

     .

    Gabarito: Letra E

  • GAB-E

    emblema.

    pretexto

    /ê/

    substantivo masculino

    1. motivo que se declara para encobrir a verdadeira razão de (algo); desculpa, subterfúgio, alegação.
    2. "foi embora com o p. de estar com dor de cabeça"

    ESTÁ TRISTE? OLHE NO ESPELHO E REPITA.

    QUEM É A GATONA QUEM É A GATONA.!!!

    OU QUEM É GATÃO, QUEM É O GATÃO!!!

  • Um emblema é um símbolo. Uma bandeira. um ícone. Um slogan. Uma ideia abstrata.

    Gabarito E


ID
5553568
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

NERO (37-68) – IMPERADOR DE ROMA
Com a possível exceção de Calígula, Nero foi o mais desprezível dos tiranos que o Império Romano produziu. Sua mãe, Agripina, a Jovem, mudou o nome do filho, Lúcio Domício Aenobarbo, para Nero Claudio Cesar quando se casou com seu tio, o imperador Claudio. Quando Claudio morreu, no ano 54, Nero, aos 17 anos, foi proclamado imperador pelo Senado e pela Guarda Pretoriana. Agripina, porém, conservou o poder como regente. No ano 59, depois de várias tentativas fracassadas, Nero a assassinou. Em 62, o prefeito da Guarda Pretoriana, Sexto Afrânio Burro, morreu (suspeitas recaíram sobre o próprio Nero), e o filósofo estoico Lucio Aneu Sêneca se afastou. Eles tinham sido seus conselheiros mais próximos e exerciam uma influência moderadora sobre o imperador.
Foram substituídos pelo famigerado Tigelino, exilado em 39 por Calígula por adultério com Agripina: na ocasião, Nero já estava sob a influência de Popeia Sabina, ex-mulher de dois de seus amigos, que havia se tornado sua amante em 58. Popeia encorajou Nero a assassinar sua mulher, Otávia, e em 62 Nero casou-se com ela.
Por instigação de Tigelino, uma série de leis sobre traição afastou quem fosse considerado uma ameaça a Nero. Paralelamente, derrotas militares abriram caminho para uma recessão econômica, enquanto Nero e sua mulher viviam num estilo extravagante.
No ano 64, um incêndio deixou boa parte de Roma em ruínas. Embora o próprio Nero comandasse o combate ao incêndio, suas inclinações artísticas eram bem conhecidas, e houve rumores de que ele cantava ou tocava a lira enquanto o observava a cidade queimar.
Ouviram-se também boatos de que ele próprio havia iniciado o incêndio para abrir caminho para um palácio extravagante chamado de Casa Dourada, construído num momento em que a reconstrução pública deveria ser prioridade.
O incêndio tornou-se ainda um pretexto para a primeira perseguição à seita recém-emergente dos cristãos. No ano 65, Nero de apresentou no palco e cantou para grandes plateias. Isso era o equivalente de um presidente contemporâneo dos Estados Unidos participar de uma competição de luta na lama, e os conservadores romanos ficaram chocados e ultrajados.
Quando foi descoberta uma conspiração para assassinar Nero e substitui-lo pelo senador Caio Calpúrnio Pisão, entre os conspiradores obrigados a cometer suicídio estava Sêneca, exmentor de Nero.
No ano 67, com Roma em crise, Nero fez uma extravagante viagem pela Grécia. Cada vez mais delirante, ele ordenou que o popular e vitorioso general Gneu Domício Córbulo cometesse suicídio. Temendo por suas vidas, os governadores das províncias romanas se rebelaram.
As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador. O Senado, em seguida, condenou Nero a ter uma morte de escravo, sendo chicoteado e crucificado. Existem duas versões para o seu fim.
No relato de Suetônio, ele se apunhalou na garganta com uma adaga em 9 de junho de 98. Por outro lado, Tácito registra que Nero chegou às ilhas gregas disfarçado como um profeta de cabelos ruivos e líder dos pobres. O governador de Citnos o prendeu em 69 e executou a sentença do Senado. Seja como for, Nero teve um fim prematuro como resultado direto de sua tirania.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 45).

No início do penúltimo parágrafo, o autor emprega o verbo “proclamar”. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tempo/modo em que tal verbo se apresenta:

Alternativas
Comentários
  • o modo indicativo apresenta um fato real ou certo no momento da fala.

    Pretérito Perfeito do indicativo: Ação concluída no passado

    Ex: tu fizeste, eles fizeram

  • A questão é de morfologia e quer que assinalemos a alternativa que apresenta corretamente o tempo/modo em que tal verbo se apresenta em "As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, imperador.". Vejamos:

     .

    A) presente do indicativo.

    Errado. Presente do indicativo: Eu proclamo, tu proclamas, ele proclama, nós proclamamos, vós proclamais, eles proclamam.

    Presente do indicativo: a ação da qual se está falando ocorre no instante da fala e essa ação provavelmente ou certamente está acontecendo ou acontecerá, ou seja, ela tem possibilidades reais de acontecer. Ex.: Eu resolvo questões todos os dias.

     .

    B) pretérito perfeito do indicativo.

    Certo. "Proclamaram" está no pretérito perfeito do indicativo: Eu proclamei, tu proclamaste, ele proclamou, nós proclamamos, vós proclamastes, eles proclamaram.

    Pretérito perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Ex.: Ele resolveu questões ontem à noite.

     .

    C) pretérito imperfeito do indicativo. 

    Errado. Pretérito imperfeito do indicativo: Eu proclamava, tu proclamavas, ele proclamava, nós proclamávamos, vós proclamáveis, eles proclamavam.

    Pretérito imperfeito do indicativo: refere-se a um fato inacabado ocorrido no passado, transmitindo, portanto, uma ideia de continuidade. Ex.: Ainda era noite, quando me levantei.

     .

    D) pretérito quase perfeito do indicativo. 

    Errado. O certo é "pretérito MAIS-que-perfeito do indicativo". Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eu proclamara, tu proclamaras, ele proclamara, nós proclamáramos, vós proclamáreis, eles proclamaram.

    Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Ex.: Ele já resolvera as questões quando os amigos chegaram.

     .

    E) futuro de presente do indicativo. 

    Errado. Futuro do presente do indicativo: Eu proclamarei, tu proclamarás, ele proclamará, nós proclamaremos, vós proclamareis, eles proclamarão.

    Futuro do presente do indicativo: indica um tempo posterior ao momento da fala, ou seja, um fato futuro com relação ao momento presente. Ex.: Neste final de semana, nós resolveremos muitas questões.

     .

    Gabarito: Letra B

  • GABARITO - B

    Pretérito Perfeito do Indicativo - Fato acabado no passado, já concluído.

    • Ontem estudei 12 horas líquidas.
  • https://www.conjugacao.com.br/verbo-proclamar/

  • "As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba."

    Os verbos no pret. perf. não pussuem desinência de tempo-modo, porém as desiência número-pessoa podem também por consequência indicar o tempo e o modo.

    Proclamaram

    Proclam radical

    A vogal temática

    Ram DMT da 3.°pessoa do plural

  • Essa é uma questão bem direta sobre verbos e suas flexões, na qual a banca indica o uso do verbo proclamar em determinada parte do texto de apoio e pedia aos candidatos tão somente que determinassem em que tempo e modo ele se encontra.

    Nesse sentido, o verbo proclamar aparece no seguinte trecho:

    As legiões proclamaram Sérvio Sulpício Galba (...)

    Tendo em vista o fato de que o verbo representa uma ação já completamente definida e encerrada no passado, conclui-se que se trata de um verbo no pretérito perfeito do modo indicativo (eu proclamei/ tu proclamaste/ ele proclamou/ nós proclamamos/ vós proclamastes/ eles proclamaram), o que significa que a opção correta é a letra B.

    No presente do indicativo (letra A), a forma verbal correta seria “proclamam". No pretérito imperfeito do indicativo (letra C), o correto seria “proclamavam". A letra D simplesmente inventou um nome de tempo verbal que não existe (não há pretérito quase perfeito, e sim pretérito mais-que-perfeito). Por fim, no futuro do presente do indicativo (letra E), o verbo seria “proclamarão".

    Gabarito do professor: Letra B.


ID
5553574
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dentro de uma sequência finita de números naturais iniciada em 25 e terminada em 45 e com incremento de 1 em 1, quantos elementos são múltiplos de 3?

Alternativas
Comentários
  • SÃO ELES 9X3=27 10X3=30 11X3=33 12X3=36 13X3=39 14X3=42 15X3=45

    GABARITO D

  • 27, 30, 33, 36, 39, 42, 45

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à interpretação de problemas numéricos.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Deve-se considerar uma sequência finita de números naturais iniciada em 25 e terminada em 45 e com incremento de 1 em 1.

    2) A partir da informação acima, tem-se a seguinte sequência: 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44 e 45.

    Considerando os dados acima, a questão deseja saber, em relação à sequência acima, quantos elementos são múltiplos de 3.

    Resolvendo a questão

    À luz das informações elencadas anteriormente, pode-se afirmar que, em relação à sequência acima, os elementos múltiplos de 3 são os seguintes: 27, 30, 33, 36, 39, 42 e 45.

    Logo, 7 (sete) elementos são múltiplos de 3.

    Gabarito: letra "d".

  • Resolução no meu canal do youtube:

    https://youtu.be/Kw4yF8QxfcU

  • O que significa incremento de 1 em 1 ? era só pra complicar a questão?


ID
5553580
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um pai e uma mãe, no dia do nascimento do seu filho, resolveram aplicar uma determinada quantia em um investimento. Esse dinheiro será resgatado quando o filho fizer 18 anos. Considerando que o valor aplicado foi de R$ 15.000,00 com taxa de juros simples de 1,5 % ao mês, qual será o valor do resgate?

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    Valor do resgate = montante

    Montante = capital + juros

    Para saber montante, calcule juros primeiro!

    Por que 216 meses? Porque são 12 meses X 18 anos!

    J = 15000 . 1,5 . 216/100

    J = 48600

    M = 15000 + 48600

    M = 63.600

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente ao Juros Simples.

    No que tange ao assunto de Juros Simples, têm-se as seguintes fórmulas:

    1) M = C + J.

    2) J = C * i * t.

    Com relação às fórmulas acima, deve-se destacar o seguinte:

    - A letra “M” representa o Montante da aplicação.

    - A letra “C” representa o Capital da aplicação.

    - A letra “J” representa o Juros da aplicação.

    - A letra “i” representa a Taxa de juros durante o período.

    - A letra “t” representa o Tempo da aplicação.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Um pai e uma mãe, no dia do nascimento do seu filho, resolveram aplicar uma determinada quantia em um investimento. Esse dinheiro será resgatado quando o filho fizer 18 anos.

    2) Sabe-se que o valor aplicado foi de R$ 15.000,00 com taxa de juros simples de 1,5 % ao mês.

    3) Sabe-se que 1 (um) ano possui 12 (doze) meses.

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber qual será o valor do resgate.

    Resolvendo a questão

    Inicialmente, deve ser calculado o valor do Juros (J), por meio da seguinte fórmula:

    J = C * i * t, sendo que C = 15.000, i = 1,5% e t = 216 meses (18 anos)

    J = 15.000 * (1,5/100) * 216

    J = 15.000 * 0,015 * 216

    J = R$ 48.600.

    Sabendo o valor do Juros (J), encontrado acima, deve ser calculado o valor do Montante (M), por meio da seguinte fórmula:

    M = C + J, sendo que C = 15.000 e J = 48.600

    M = 15.000 + 48.600

    M = R$ 63.600,00.

    Logo, o valor do resgate corresponde a R$ 63.600,00.

    Gabarito: letra "b".

  • Putz, escorreguei na casca de banana.

  • Juros simples

    M= C.I.T/100

    M= 1500.1,5 . 216

    M= 4860000 / 100 = 48600

    48600 + 15000 = 63 000

  • Esqueci do valor inicial kkkk, isso que dá fazer sem fórmula.

  • se o cara nao ficar atento ele de f, no final ele pede o montante, eu fiz pela formula do juros, encontrei 48600, e marquei, esqueci de somar com o capital

  • tbm o mesmo erro, não somei com o capital inical

  • Alguém pode me responder pq vcs dividiram por 100? Não entendi essa parte, sempre tem que dividir por 100? Isso não aparece na fórmula
  • @Rosane Costa sempre que você transformar um número representado em porcentagem para decimal você deverá dividi-lo por 100

    Ex: 10% não é 10 mas sim 10/100 que é em forma decimal 0,1

    1,5% não é 1,5 mas 1,5/100 que é em forma decimal 0,015

    i = taxa do juros

    n = tempo de aplicação

    M = C * (1 + i * n )

    M = 15.000 * (1 + 0,015 * 216)

    M = 15.000 * (1 + 3,24) -> 15.000 * 4,24

    M = R$ 63.600,00

  • Juros Simples

    J = C x i x T

    J = 15.000 x 1,5/100 x 216

    J = 150 x 1,5 x 216

    J = 48.600

    48.600 foi o juros, nao o montante.

    M = C + J

    M = 15.000 + 48.600

    M = 63.600

    • Letra B
  • Não entendi esse 216 no tempo


ID
5553586
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmações a seguir:
I – Todo número negativo é um número inteiro.
II – Todo número natural é um número real.
III – Um número real pode ser racional ou irracional.
Dentre as afirmações apresentadas, indique a resposta correta:

Alternativas
Comentários
  • Somente a I é falsa

  • I - Todo número negativo é um número inteiro. (nem todo número negativo vai ser inteiro, ele pode ser negativo irracional por exemplo)

    II - Todo número natural é um número real. (exato o conjunto dos naturais está dentro do conjunto dos números reais)

    III - Um número real pode ser racional ou irracional. (ele pode ser racional ou irracional porque esses dois conjuntos estão contidos dentro do conjunto dos reais)

    Eu achei a resposta assim.

  • Gabarito: A

    I - Número negativo pode ser também racional ou irracional, por exemplo -1/3 ou -1,7320508...

    II - Todos os números pertencem ao conjunto dos reais

    III - Um número real pode ser racional ou irracional. Se for racional pode ser também inteiro e/ou natural

  • Estou com dúvida nesta questão, creio que a alternativa II está correta, visto que ela não diz que ´´Todo natural é APENAS real´´ . Todo natural é real pois os números reais englobam os naturais, estaria errado se estivesse ´´todo real é natural´´. Resolvi uma questão em que dizia que ´´III. Todo número decimal é um número real ´´e está correta. Ou seja, levando em consideração que a alternativa II esteja errada como consta a questão acima, a alternativa III desta questão apresentada por mim também estaria errada, e não está pois números decimais são os racionais e os inteiros e por estarem englobados pelos reais, então TODO decimal é real.

  • GABARITO: A

    "I – Todo número negativo é um número inteiro.", não! Podemos ter números negativos em outros conjuntos. Ex.: -5/3; -2,5.

  • Letra A

    • O conjunto dos numeros reais (R) é formado pela união (U) de outros quatro conjuntos numéricos: os naturais (N), os inteiros (Z), os racionais (Q) e os irracionais (I).

ID
5553589
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O professor de uma escola precisa dividir uma turma de alunos em grupos, de modo que cada grupo tenha a mesma quantidade de alunos. Nessa turma temos 24 alunas e 16 alunos. Quantos integrantes terá cada grupo?

Alternativas
Comentários
  • MDC de 24 e 16 .

    24,16 tem o mdc de 2x2x2 = 8 .

    Gabarito "D"

  • 24 alunas + 16 alunos = 40 alunos no total

    Podemos dividir os alunos em 5 grupos de 8 alunos de maneira exata.

  • Gabarito: D

    Total de alunos na turma = 24 + 16 = 40

    Dentre as alternativas apresentadas, 40 só é divisível por 8.

    40 / 8 = 5

    Logo, teremos 5 grupos com 8 integrantes.

  • Fiz a resolução desse exercício no meu canal:

    https://youtu.be/BmFJZNR0QnQ


ID
5553592
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dona Joaquina resolveu fabricar panetones para obter uma renda extra no fim do ano. Ela, seu marido e sua filha, trabalhando por 3 dias na semana conseguem produzir 180 panetones. Para aumentar a sua produção ela vai chamar sua irmã e seu cunhado para ajudar na produção. Qual será a quantidade de panetones produzidos com a chegada dos novos integrantes?

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    3 --- 180 --- 3

    5 --- X ----- 3

    180X= 3/5 . 3/3 = 9/15

    180X = 9/15

    9X= 180 . 15

    9X = 2700

    X = 2700/9

    X = 300

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à divisão, à multiplicação e à regra de 3 (três) dos números.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Dona Joaquina resolveu fabricar panetones para obter uma renda extra no fim do ano.

    2) Ela, seu marido e sua filha, trabalhando por 3 dias na semana conseguem produzir 180 panetones.

    3) Logo, a partir da informação "2" acima, pode- afirmar que 3 (três) pessoas produzem 180 panetones.

    4) Para aumentar a sua produção ela vai chamar sua irmã e seu cunhado para ajudar na produção. Portanto, passariam a ser 5 (cinco) pessoas trabalhando na produção de panetones.

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber qual será a quantidade de panetones produzidos com a chegada dos novos integrantes.

    Resolvendo a questão

    Sabendo que 3 (três) pessoas produzem 180 panetones e que a produção de panetones passou a contar com 5 (cinco) pessoas, para se descobrir qual será a quantidade de panetones produzidos com a chegada dos novos integrantes, deve ser feita a seguinte regra de 3 (três):

    3 pessoas -------- 180 panetones

    5 pessoas ----------- x panetones

    Fazendo a multiplicação em cruz, tem-se o seguinte:

    3 * x = 5 * 180

    3x = 900

    x = 900/3

    x = 300 panetones.

    Logo, com a chegada dos novos integrantes, totalizando 5 (cinco) pessoas, a quantidade de panetones produzidos passará a ser 300 (trezentos).

    Gabarito: letra "b".

  • Gabarito: B

    Regra de 3 simples

    Se 3 pessoas produzem 180 panetones, quantos panetones serão produzidos por 5 pessoas?

    3 - 180

    5 - x

    -------------

    3x = 180.5

    3x = 900

    x = 300

  • GAB-B

    3= 180 MULTIPLICA CRUZADO

    5 X

    3X= 900--------------------------------180*5=900

    X=900/3

    X=300

  • Regra de três simples

    Pessoas:3 Dias:3 Produção:180

    P: 3+2= 5 D= 3 P= X

    Corta os dois três dos dias fica:

    180.5 = 60.5= 300

    3

  • aeeeee! acertei! que bom

  • Nessa, nem precisou armar a fórmula Basta usar a quantidade de panetones e dividir pela quantidade inicial de pessoas que são 3 180:3=60 agora pegue o resultado e multiplique pela quantidade inicial de pessoas e mais as 2 que foram chamadas 60.5=300

ID
5553595
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um sítio são utilizados 100 kg de milho para alimentar 10 galinhas durante 30 dias. Se mais 5 galinhas chegarem no sítio, quanto tempo levará para metade desse milho ser consumido?

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala de mais 5 na formola escrita tem que colocar 15

    kg Galinha Dias

    100 10 30

    50kg 15 x

  • Vamos pra cima dessa caralha!!!

    100kg são Consumidos em 30dias por 10frangas

    50kg serão consumidos em "x" Dias por 15 frangas

    kg dias franga

    100 30 10

    50 x 15

    Não é o que recomendo, mas vamos pela forma tradicional: sempre Pegamos a coluna que tem a vaviável para comparar com as demais e saber se teremos grandezas diretas ou inversas:

    Se em 30 dias eu uso 10 frangas, para 15 frangas eu usarei menos dias, logo será inveso.

    Se em 100 kg duram 30 dias, 50 kg durarão menos dias, diretamente porporcional!

    Daí eu pego x e igualo ao valor que está em cima dele e multiplico por tudo o que está proporcional e divido pelo que é inverso a ele, igual como coloquei aí em baixo.

    x= 30 . 10 . 15 / 100 . 15

    x = 10

    Qualquer erro, favor me mande inbox!

    Do contrário, se eu acertei, vc tambm pode!

  • Rapaz na minha conta deu 20 dias

  • 100kg de milho = a cada 30 dias

    100kg de milho : 10 galinhas = 10kg de milho por galinha

    5 galinhas . 10kg de milho por galinha = 50kg de milho

    100kg de milho para 10 galinhas + 50kg de milho para 5 galinhas = 150kg de milho a cada 30 dias

    150kg de milho : 30 dias = 5kg de milho por dia

    100kg de milho : 2 (metade) = 50kg de milho, que seria metade do milho consumido em 30 dias

    50kg de milho : 5kg de milho por dia = 10 dias

    GABARITO: B

  • Juros compostos: Vejamos: 100kg 10galinhas 30 dia

    A questão pede a metade: 50kg 15galinhas x dias

    lembrando que 10 galinhas +5=15 x=30x10x50

    _________= 15000

    15x100 ------------- = 10

    1500

  • Gabarito: B

    Regra de 3 composta

    KILOS - GAL - DIAS

     100 -   10   - 30

     50  -   15   - x

    Primeiro, isolamos a fração com a variável, depois analisamos se a grandeza é diretamente ou inversamente proporcional:

    Dias x Galinhas = Mais galinhas vão precisar de menos dias para comer a mesma quantidade, portanto são inversamente proporcionais, nesse caso temos que inverter a fração.

    Dias x Kilos = Em um número menor de dias, a quantidade consumida será menor, portanto são diretamente proporcionais.

    Agora vamos resolver a equação fracionária para chegar na regra de 3 simples e finalizar:

    30/x = 15/10 . 100/50

    30/x = 1500/500

    30/x = 15/5

    =======================

    30/x = 15/5

    15x = 30.5

    15x = 150

    x = 10

  • Casos da inversa:

    • ser vivo
    • tempo
    • máquina
    • torneiras ou canos
    • velocidade
    • eficiência ou capacidade operacional
    • rodas ou dentes com voltas
    • catálogos com páginas

    RELACIONADAS COM TEMPO

    Gabarito B

  • quando voce simplifica os numero fica mais facil mano eu tbm estou tendo muita dificuldade para prender mais sempre pega a coluna do ( x________) < faz um traço e mantenha com o seu numero que no caso seria ( (x_30 ) e analisa

  • Essa questão dá pra fazer por processo x produto?

  • Caramba esse calculo de dias bagunçou minha cabeça, custei a entender a proporcionalidade dos valores.

    X=10

  • questao mais de interpretaçao. esse negocio de chamar de x coloca medo no aluno

    100 kg ==10 galinhas 30 dias

    100 kg ==15 galinha ? dias

    esquece o 100 kg, quando a regra de 3 for composta com valores iguais em cima e embaxio vc pode eliminar

    nesse caso nao podia pq ele queria metade, mas vc nem nao ia precisar so se ligar que ele queria metade do resultado

    10 galinhas 30 dias = 300

    divide por 15 e teremos o dia

    300/15 = 20

    agora vem o saco de milho 100 kg é cosumido em 20 dias

    metade do saco é consumido em 10 dias

  • Eu tive um pouco de dificuldade, no início, por isso irei mostrar como eu fiz.

    Primeiro, faz uma regra de três composta, sem alterar o kg da ração.

    100-10-30

    100-15-x

    É notável que se trata de grandeza inversa, porque mais galinhas, menos dias. Sendo assim, resolve normalmente.

    x=20

    Só que a questão diz 'metade' do milho. Portanto, é só dividir a quantidade de dias por dois.

    20/2=10

    x=10

    Resp.: 10 dias.

  • REGRA DE TRES COMPOSTA

    10 - 30 = 100

    15 - X = 50

    15 x X x 100 = 10 x 30 x 50

    15X = 10 x 3 x 5

    X = 150/15

    X = 10 DIAS


ID
5553601
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Entre os meses de julho e agosto de 2021 foram realizados os Jogos Olímpicos de Tóquio, evento que havia sido suspenso em decorrência da pandemia do Covid-2019. Assinale a alternativa que apresenta o número total de medalhas conquistado pelo Brasil: 

Alternativas
Comentários
  • "O Brasil recebeu 21 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze."

  • GAB-E

    21

    SE LEVASSEM OS FLAMENGUISTA TINHAM TRAZIDOS, MEDALHAS, TROFÉUS, RELÓGIOS, CELULARES, SAPATOS, CARROS, MOTOS!!! RSRS

  • O Brasil conquistou 21 medalhas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020: sete ouros, seis pratas e oito bronzes. O resultado já representa a melhor campanha brasileira na história das Olimpíadas, simbolizada por um 12º lugar no quadro geral de medalhas, que também é a melhor posição já alcançada.

    Conheça os medalhistas brasileiros em Tóquio:

    • Rebeca Andrade, medalhas de ouro e prata na ginástica artística
    • Ítalo Ferreira, medalha de ouro no surfe
    • Isaquias Queiroz, medalha de ouro na canoagem
    • Martine Grael e Kahena Kunze, medalha de ouro na classe 49er FX da vela
    • Ana Marcela Cunha, medalha de ouro na maratona aquática
    • Abner Teixeira, medalha de bronze no boxe (categoria peso pesado)
    • Hebert Conceição, medalha de ouro no boxe (categoria peso médio)
    • Beatriz Ferreira, medalha de prata no boxe
    • Alison dos Santos, o “Piu”, medalha de bronze nos 400 metros com barreiras
    • Laura Pigossi e Luisa Stefani, bronze no tênis feminino de duplas
    • Rayssa Leal, prata no skate street
    • Kelvin Hoefler, prata no skate street
    • Pedro Barros, prata no skate park
    • Thiago Braz, medalha de bronze no salto com vara
    • Fernando Scheffer, bronze na natação
    • Bruno Fratus, bronze na natação
    • Mayra Aguiar, bronze no judô
    • Daniel Cargnin, bronze no judô
    • Seleção brasileira, ouro no futebol masculino
    • Seleção brasileira, prata no vôlei feminino

    Fonte: https://brasil.elpais.com/esportes/jogos-olimpicos/2021-08-08/os-medalhistas-do-brasil-na-olimpiada-de-toquio-2020.html.

  • sacanagem colocar uma questao dessa.

  • Questão comprada por alguém

  • Banca filha de mil putas

  • Pergunta do "Quem quer ser um milionário".

  • nossa, vai mudar muito a vida do participante no concursso saber disso
  • So lembrar... ficou em 12º lugar e trouxe 21 medalhas

  • 2021-21 medalhas

    Não sabia


ID
5553604
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de junho de 2021, a Organização das Nações Unidas confirmou o segundo mandato para o seu Secretário-Geral. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de tal liderança global: 

Alternativas
Comentários
  • "secretário-geral da Organização das Nações Unidas, o português António Guterres, foi confirmado, nesta sexta-feira (18), para um segundo mandato de cinco anos. Guterres sucedeu o sul-coreano Ban Ki-Moon no comando da ONU em janeiro de 2017."

  • Bem que eles poderiam colocar isso no Escrevevente... mas não...

  • Secretário-geral da ONU, António Guterres, é nomeado para 2º mandato

    Português segue no comando das Nações Unidas por mais cinco anos. O Conselho de Segurança já havia recomendado o nome de Guterres no início do mês.

    Questões de atualidades requer fontes confiáveis 

    GABARITO: A

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/18/secretario-geral-da-onu-antonio-guterres-e-nomeado-para-2o-mandato.ghtml

  • O português António Guterres


ID
5553607
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de junho de 2021, o presidente norte-americano, Joe Biden, sancionou um projeto de lei para criar um novo feriado nacional. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o motivo de tal projeto:

Alternativas
Comentários
  • "O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta quinta-feira (17) a lei que transforma 19 de julho em feriado federal. A data, chamada de "Juneteenth", representa a emancipação dos últimos escravos do Texas em 1865 e é amplamente comemorada como símbolo dos movimentos contra o racismo."

  • GAB-C

    O Congresso dos Estados Unidos aprovou na 4ª feira (16.jun.2021) o projeto de lei que cria um novo feriado nacional em 19 de junho. Conhecida como “Juneteenth” (a junção das palavras junho e dezenove em inglês), a data comemora o fim da escravidão no país. Caso seja sancionada pelo presidente Joe Biden, será o 11º feriado nacional norte-americano.

    EXISTEM HOMENS FIEIS SIM!!

    OS CONCURSEIROS. ELES SE TRANCAM EM UM QUARTO E FICAM DIA TODO ESTUDANDO!!!RSRS

  • O presidente dos , , assinou, nesta quinta-feira (17), uma lei que estabelece o dia 19 de junho como o “Juneteenth” (junção das palavras junho e dezenove em inglês), um feriado nacional que comemora o fim da escravidão no país.

    Este é o primeiro feriado nacional a ser estabelecido desde o “Dia de Martin Luther King Jr.”, em 1983, e se torna o 11º reconhecido pelo governo federal dos Estados Unidos.

  • Americanos celebram o 'Juneteenth', agora feriado nacional, que simboliza o fim da escravidão nos EUA

    Texas foi último estado do país a libertar seus escravizados, em 19 de junho de 1865. Presidente Biden promulgou lei que torna a data oficial na última quinta-feira

    Questões de atualidades requer fontes confiáveis

    GABARITO: C

    Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/19/americanos-celebram-o-juneteenth-agora-feriado-nacional-que-simboliza-o-fim-da-escravidao-nos-eua.ghtml

  • teens = the period of a person between 13 and 19 years old

    juneteenth = 17 de junho e june teenth = dez de junho

    ???? Então tá né!!!!


ID
5553610
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois de uma era sendo governada por Benjamin Netanyahu, Israel apresentou seu novo Primeiro Ministro. Trata-se de: 

Alternativas
Comentários
  • "Naftali Bennett é um político israelense que atualmente serve como Primeiro-ministro de Israel desde junho de 2021. Ele também serviu como Ministro de Assuntos da Diáspora de 2013 a 2019 e Ministro da Defesa de 2019 a 2020."

  • GAB-A

    Naftali Bennet. 

    Naftali Bennett é um político israelense que atualmente serve como Primeiro-ministro de Israel desde junho de 2021. Ele também serviu como Ministro de Assuntos da Diáspora de 2013 a 2019 e Ministro da Defesa de 2019 a 2020. 

    NÃO PERCA TEMPO COM CARA SEM OBJETIVO, FIQUE COM CONCURSEIROS. SOMOS INTELIGENTES E FIEIS E SÓ PENSAMOS EM SER APROVADOS!!!


ID
5553616
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS Word 2016, pode-se elaborar um sumário automático, que pode ser atualizado toda vez que se alterar o texto utilizado para criar os itens do sumário. Para elaborar esse tipo de sumário, o Word utiliza como entrada: 

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    Os sumários no Word se baseiam nos títulos do documento.

    1. Posicione o cursor onde você deseja adicionar o sumário.
    2. Acesse Referências > Sumário. e escolha um estilo automático.
    3. Se você fizer alterações no documento que afetam o sumário, atualize o sumário clicando com o botão direito no sumário e escolhendo Atualizar Campo.

    fonte https://support.microsoft.com/

    bons estudos

  • GAB-A

    os títulos no documento. 

    1- REFERÊNCIAS

    2-SUMÁRIO

    AS PESSOAS MORREM QUANDO DEIXAM DE SONHAR !!!. VÁ ESTUDAR, E COMPRE EU IPHONE13, VOCÊ MERECE.

  • GABARITO - A

    O Word permite fazer sumários automáticos em documentos. Com o recurso, o número da página e título dos capítulos são inseridos e podem ser atualizados automaticamente após qualquer alteração no corpo do texto

    Um Dos primeiros passos é inserir  o título dos capítulos e aplicar o estilo. O programa irá se basear " no Título.

    Fonte: Canaltech

  • O que precisa para montar um sumario? TITULOS

  • LETRA B).

    A elaboração de sumários estão relacionados com os títulos dos textos, que podem ser realizados na guia REFERÊNCIAS => grupo SUMÁRIO.

    Os sumários não são atualizados automaticamente, contudo para uma ação rápida de atualização pode ser utilizada a tecla F9, para atualização.

  • Sumário- Títulos do documento

    Índice- Palavra-chave


ID
5553619
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o MS Excel 2016, qual das alternativas abaixo salva as configurações atuais de exibição e impressão, como um modo de exibição personalizado, para que o mesmo consiga ser aplicado rapidamente em novos documentos? 

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

    Modo de exibição personalizado

    ESTUDE, ENQUANTO OS GUARDIÕES DA GALÁXIA LUTAM PARA QUE NADA DESTRUA O UNIVERSO!!!

  • Para criar um modo de exibição personalizado:

    EXIBIR > EXIBIÇÕES DE > EXIBIÇÕES PERSONALIZADAS > ADICIONAR

    GAB. C

  • GABARITO: C

    Para criar um modo de exibição personalizado:

    1. Acesse a barra de menu EXIBIR;
    2. Em seguida no grupo MODOS DE EXIBIÇÃO DE PASTA DE TRABALHO clique em MODOS DE EXIBIÇÃO PERSONALIZADOS abrirá uma pequena janela;
    3. Clique em ADICIONAR, adicione o nome do seu modo de exibição marque as configurações que deseja e por fim clique em OK.
  • GABARITO: C

    Você pode usar um modo de exibição personalizado para salvar configurações de exibição específicas (como linhas e colunas ocultas, seleções de células, configurações de filtro e configurações de janela) e configurações de impressão (como configurações de página, margens, headers e rodapés e configurações de planilha) para uma planilha para que você possa aplicar rapidamente essas configurações a essa planilha quando necessário. Você também pode incluir um área de impressão específico em uma exibição personalizada.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/criar-aplicar-ou-excluir-uma-exibi%C3%A7%C3%A3o-personalizada-ce722bf9-0b4a-49a5-94ba-438fde18fc2b

  • Impressão minha ou o próprio enunciado me responde a questão?

    Considerando o MS Excel 2016, qual das alternativas abaixo salva as configurações atuais de exibição e impressão, como um modo de exibição personalizado, para que o mesmo consiga ser aplicado rapidamente em novos documentos? 

  • a questão é tão óbvia que eu errei

ID
5553622
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao MS Power Point 2016, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Pode-se ocultar o slide, para que ele não seja mostrado durante a apresentação.
II – A opção “Comparar”, localizada na Guia Animações, compara e combina outra apresentação com a atual.
III – A opção “Sintetizar” seleciona os slides mais extensos para revisão.

Alternativas
Comentários
  • Comparar se localiza na guia revisão. Não encontrei a opção sintetizar

  • Comparar e combinar é diferente

  • LETRA A).

    O tópico OCULTAR SLIDE está presente no grupo CONFIGURAR que está presente na guia APRESENTAÇÃO DE SLIDES.

    O tópico COMPARAR está presente no grupo COMPARAR que está presente na guia REVISÃO.

  • https://www.youtube.com/watch?v=kvazBqAlx58&list=RDMM&index=16


ID
5553625
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em se tratando de MS Word 2016, assinale a alternativa da guia Revisão que é usada para adicionar uma anotação acerca de determinada parte do texto: 

Alternativas
Comentários
  • Para inserir um novo comentário pode-se fazer isso pela guia inserir ou a guia revisão

  • gabarito letra B

    1. Selecione o texto que você deseja comentar ou clique no final do texto.
    2. Na guia Revisar, clique em Novo Comentário.
    3. Digite o seu comentário. O Word mostra o seu comentário em um balão na margem do documento.

    bons estudos

  • GAB-B

    Novo comentário. 

    ESTUDE, PARA QUE CONSIGA CONQUISTAR O MUNDO, PRIMEIRO QUE O PALMEIRAS !!!

  • GABARITO - B

    ALT+CTRL+M: insere um comentário.

    (NO WORD 2007)

    ALT+CTRL+A: insere um cometário.

    (WORD 2013)

  • LETRA B).

    Há de ser observar também que na guia INSERIR pode ser realizada essa mesma ação.

    -Guia INSERIR => grupo COMENTÁRIOS.

    -Guia REVISÃO => grupo COMENTÁRIOS (trata-se do comando da questão).

  • GABARITO: B

    Inserir, excluir ou alterar um comentário: Use comentários no seu documento para fazer sugestões para outras pessoas ou para acompanhar problemas de acompanhamento.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/insert-delete-or-change-a-comment-5cb1af25-4dfe-4484-9713-2c80391ecf12

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade e localização dos comandos no Word 2016, mais especificamente quanto ao comando utilizado para inserir anotações no documento.

     

    A)  Incorreta – Não há um comando chamado “Mostrar ajustes” no Word.

    B)  Correta – O comando “Novo comentário” é utilizado para inserir marcações com comentários em determinada parte no documento. Para acessar esse comando, basta ir à guia “Revisão” e clicar no comando “Novo comentário”, localizado no grupo “Comentários”.

    C)  Incorreta – Não há um comando chamado “Pesquisa Própria” no Word.

    D)  Incorreta – O comando “Pesquisa Inteligente”, localizado na guia “Referências”, é utilizado para exibir um menu que exibe o significado, imagens, artigos e outras informações sobre a palavra selecionada no texto.

    E)  Incorreta - Não há um comando chamado “Mostrar sombras para comentários” no Word.

     

    Gabarito – Alternativa B.


ID
5553628
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao salvar um documento do MS Power Point 2016 em PDF:
I – Apenas a metade do documento pode ser salva.
II – A formatação e o layout são congelados.
III – Todas as páginas são automaticamente revisadas ortograficamente. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A formatação e o layout do documento quando você exporta como PDF não é modificada (congela), justamente para que o PDF fique com a formatação que você escolheu.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • GAB-B

    – A formatação e o layout são congelados. 

    ESTUDE, ENQUANTO SEU AMIGO PAGA UMA MULTA DE TRÂNSITO, POR ESTAR ANDANDO DE MOTO SEM O CINTO DE SEGURANÇA!!!

  • I - Não faz sentido salvar apenas a metade do documento

    II - CORRETA

    III - Para verificar a ortográfia: GUIA: REVISÃO → GRUPO: REVISÃO DE TEXTO → VERIFICAR ORTOGRAFIA

  • A formatação e o layout são congelados. 

    gabarito. B

  • F7=ortografia
  • Lembrei do F7 : usado para corrigir a ortografia .