SóProvas



Prova CEPERJ - 2013 - SEDUC-RJ - Professor - Química


ID
1198975
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

         Uma física brasileira elucidou, em 1993, a estrutura da perovskita, mineral mais abundante na camada mais ampla do interior do planeta, com uma espessura de 2.200 km, bem menos conhecida que as camadas mais externas. Agora novos estudos indicaram que a camada posterior à perovskita tende a se dissociar em óxidos elementares, como, por exemplo, o óxido de magnésio, à medida que a pressão e a temperatura aumentam, como no interior dos planetas gigantes Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

                 (Adaptado de: Revista Pesquisa FAPESP n. 198. Disponível em: http://agencia. fapesp.br/16030. Acesso em janeiro de 2013.)

O óxido citado no texto pode ser classificado como:

Alternativas
Comentários
  • METAL + OXIGÊNIO = ÓXIDO BÁSICO


ID
1198978
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

                                   CIENTISTAS FAZEM FERRO FICAR TRANSPARENTE

        Cientistas conseguiram realizar um experimento pelo qual demonstraram que o núcleo atômico pode se tornar transparente.(...)
        A técnica, que utiliza o efeito da transparência induzida eletromagneticamente, permite que materiais opacos possam se tornar transparentes à luz em certos comprimentos de onda, como o raio X (...). Esse efeito é promovido pela interação complexa da luz com a eletrosfera, onde estão os elétrons.
        Esse trabalho demonstrou que o efeito também existe quando raio X é direcionado para o núcleo atômico do isótopo de ferro 57, que compreende 2% do ferro que ocorre naturalmente no planeta.

                          (Adaptado de: http://agencia.fapesp.br/15156. Acesso em fevereiro de 2013.)


A estrutura atômica desse isótopo do ferro apresenta:

Alternativas
Comentários
  • O elemento Fe (Ferro) encontra-se no 4 período, portanto, seus elétrons são distribuídos nas camadas K, L, M, N, ou seja, 4 camadas.

  • A) configuração eletrônica diferente do seu isótopo mais abundante - ERRADO. A configuração eletrônica de um átomo depende do número de prótons em seu núcleo. A questão indica que o átomo é um ISÓTOPO, ou seja, tem o mesmo número de prótons em seu núcleo e diferente número de nêutrons comparado a sua forma mais abundante.  Portanto não a diferenças no seu arranjo eletrônico


    B) mesmo número de nêutrons que seu isótopo mais abundante. ERRADA. Um ISÓTOPO possui o mesmo número de prótons e diferente número de nêutrons.


    C) um próton a mais que seu isótopo mais abundante. ERRADA. Um ISÓTOPO apresenta o mesmo número de prótons em seu núcleo e diferente número de nêutrons que o átomo a ser comparado.


    D) elétrons distribuídos em quatro níveis de energia. CERTA. Como já explicado pelo Levi Ribeiro o ferro está no quarto período da tabela periódica, daí, depreende-se que seus elétrons estão distribuídos em quatro camadas. Mas pelos eu número atômico também é possível fazer a distribuição dos seus elétrons. Veja aqui como se faz: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/distribuicao-eletronica-de-eletrons.htm


    E) 27 partículas subatômicas no seu núcleo. ERRADA. Partículas subatômicas são todas aquelas, como o nome já diz, menores que um átomo. Existem várias partículas subatômicas que hoje já foram descobertas, mas as principais levando em consideração o modelo de Rutherford-Borr são os prótons, os nêutrons e os elétrons. O núcleo é formado pelos prótons e nêutrons, no caso do isótopo de ferro 57, o número 57 indica a sua massa e o número de partículas subatômicas é igual a sua massa (prótons + nêutrons).


ID
1198981
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

 O pentacloroetano foi durante algum tempo utilizado para limpeza a seco e solvente para resinas e borrachas. Por causa de seu impacto ambiental, o pentacloroetano não é vendido ou importado em muitos países. Este composto pode reagir com o fluoreto de hidrogênio de acordo com a seguinte equação:

                           CCl3 CHCl2 (g) + 2 HF(g) → CCl 3 CHF2 (g) + 2 HCl(g)

Utilizando as energias de ligação médias:


                              Ligação        Energia de Ligação (kJ.mol–1

                                C–Cl                          338 

                                C–F                           484 

                                H–F                           565 

                                H–Cl                          431 



A variação de entalpia da reação apresentada, em kJ.mol–1 , é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar, pois vejo ligações C-H que não foram dados na tabela!

  • Há ligação C-H dos dois lados da equação, então quando você subtraí-las elas vão sumir, assim como as ligações C-C. 

     

    No mais, só somar todas as energias de ligação do Reagente e subtrair pela energia das ligações do produto.

  • Questão errada, a variação de entalpia é dada pela subtração do pruduto pelo reagente

  • Galera, existe Calor de formação e Energia de ligação.

     

    No calor de formação faz-se PRODUTOS - REAGENTES.

    Na Energia de ligação que é esse caso faz-se REAGENTES - PRODUTOS.

     

    Isso é a maneira mais fácil de fazer os cálculos, porém na teoria é explicado de uma maneira um pouco diferente. 

     

    Segue o link de uma explicação, mas procure mais sites que encontrará uma resposta melhor.

    http://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/energia-ligacao.htm

     

    Então a questão está correta.

    Espero ter ajudado!

  • Cálculo da variação da entalpia quando é pelas energias de ligação é DeltaH reagente - DeltaH produto. Nos outros casos sim é do produto pelo reagente. Não pode generalizar, há casos específicos.

  • CCl3 CHCl2 (g) + 2 HF(g) → CCl 3 CHF2 (g) + 2 HCl(g)

     

    Observa-se que o CCl3 possui tanto no reagente como no produto, logo podemos cortá-lo agora, ou fazer com ele e depois cortamos (facultativo)

    Mas já o H precisamos enxergar e corta-lo pois ele não possui na tabela abaixo de dados, 

    CHCl2 _________ CHF2 vai virar  >>>>>> CCl2 ________CF2 (repararam que agora temos essa ligação)

     CCl2 (g) + 2 HF(g) →  CF2 (g) + 2 HCl(g)  (ficou assim, conseguiram entender? apenas cortei o excesso e o que não tinhamos como dado, vamos seguir...

    Vamos numerar os bois! ( esses números, nós podemos multiplicar, então tentem pegar só a base, exemplo C-Cl = 338, porém temos o CCl2, logo faremos assim... (338)x 2, vamos fazer com todos agora? Repare também que nós usaremos REAGENTE - PRODUTO,  por se tratar de uma energia de ligação, cuidado que para outras situações, é comum encontrarmos PRODUTO - REAGENTE, Logo confundirmos.

    (338)x2 + 2x(565)   - (484)x2 + 2x(431)

    (REAGENTE)       -        (PRODUTO

    Iremos obter o seguinte resultado

    h = (676 + 1130)  - (968 +862)

    h = 1806 - 1830

    = -24

     

    A ideia da banca era confudir, REAGENTE - PRODUTO , por, PRODUTO - REAGENTE, com aopção +24, maldade né... mas a partir de agora não iremos mais cair nessa malícia.

     

    bons estudos

      


ID
1198984
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das etapas da produção de ácido sulfúrico é a formação de trióxido de enxofre gasoso através da reação de dióxido de enxofre gasoso com gás oxigênio, na presença de um catalisador de óxido de vanádio.

Considere a ocorrência dessa reação em um sistema no qual o equilíbrio será alcançado. Segundo o princípio de Le Chatelier, um fator que pode deslocar esse equilíbrio no sentido da diminuição da concentração de dióxido de enxofre é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta - C

    Considerando que o sentido direto da reação seja exotérmico, o aumento da temperatura tende a aumentar a concentração dos reagentes, uma vez que com a elevação de T o equilíbrio desloca-se ao sentido endotérmico. Dessa forma, a diminuição de T irá levar a um consumo maior dos reagentes e consequentemente um maior consumo de SO2.


ID
1198990
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Estudos relacionados ao azeite de oliva indicam que ele não é bom apenas para a saúde do coração. É ainda fonte das vitaminas A, K e E, e também dos elementos ferro, cálcio, magnésio, potássio. Portanto o azeite faz bem para a pele, olhos, ossos e para o sistema imunológico.

Relacionando as posições dos elementos citados na classificação periódica com suas propriedades, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O potássio apresenta o maior raio atômico dentre esses elementos. O potencial de ionização é contrário ao raio atômico, pois cada vez que se retira um elétron do átomo seu raio diminui. Sendo assim, o potássio apresenta o menor potencial de ionização.


  • a) Potencial de ionização é a energia necessária para remover um elétron do átomo, é inversamente proporcional ao raio, logo, o potássio possui o menor potencial de ionização. CORRETA.

    b) O cálcio e o magnésio pertencem a períodos distintos.

    c) O raio aumento com o aumento do número de camadas e com a diminuição do número de prótons. Logo, o cálcio possui o maior raio atômico que o ferro e menor raio que o potássio.

    d) Idem c.

    e) O potássio é o menos eletronegativo


ID
1198996
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Lagoas onde são despejadas grandes quantidades de esgoto sofrem com a proliferação de cianobactérias. Esses micro-organismos produzem cianotoxinas que podem envenenar pessoas. A ingestão de 4 mg de uma toxina de massa molar 415 g.mol -1 pode levar uma pessoa à morte.

O número de moléculas dessa toxina que corresponde à dose citada corresponde, aproximadamente, a:

Alternativas
Comentários
  • Muita conta para pouco resultado.

  • 1 mol = 6.10^{23}
    então, 
     6.10^{23} --------- 415
         X      ----------   4.10^{-3}
    X= 0,57.10^{20}
    X=0,6.10^{20}
    X=0,6.10^{18}

    Resp: E

  • m= 4mg = 0,004g

    MM= 415g/mol

    Sabemos que:

    n= m/MM

    n= 0,004g/415gmol-1= 9,64x10^-6 mols

     

    1mol----------- 6,02x 10^23 moléculas

    9,64x10^-6 mols ------- X

    X= 6,0x 10^18 moléculas

    Resposta: Letra e


ID
1199002
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ácido acético, também designado ácido etanoico, é um ácido fraco, monocarboxílico, alifático. Esse ácido apresenta um odor picante e encontra-se em muitos produtos de origem animal e vegetal, sendo o componente essencial do vinagre de mesa. Uma solução de ácido acético foi preparada com concentração de 6 g.L–1 . O valor da concentração do íon acetato, em mol.L–1 , nessa solução considerando o pKa do ácido acético igual a 5,0, é:

Alternativas
Comentários
  • CH3COOH = 60 g/mol

    1 - CALCULANDO A MOLARIDADE DO ÁCIDO ACÉTICO A PARTIR DA CONCENTRAÇÃO COMUM

    C = M X MM

    6 / 60 = M

    M = 0,1 mol/L

    2 - CALCULANDO O VALOR DO Ka A PARTIR DO pKa

    Ka = 10^-pKa

    Ka = 10^-5

    2 - CALCULANDO A CONCENTRAÇÃO DO ACETATO

    HAc <==> H^+ + Ac^-

    Ka = [H^+] x [Ac^-] / [ HAc ]

    1 x 10^-5 x 0,1 = X^2

    X = √( 1 x 10^-6)

    X = 1 x 10^-3 mol/L

    ALTERNATIVA C !!!!!!!!!!!!!


ID
1199005
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Diversos álcoois alifáticos têm sido observados na atmosfera atuando como poluentes. O álcool das folhas, como é chamado o hex-3-en-1-ol, é uma substância liberada pela grama, pelas árvores e lavouras. Esse composto reage com o ozônio atmosférico, produzindo substâncias poluentes que possuem a função orgânica:

Alternativas
Comentários
  • OH-CH2-CH2-CH=CH-CH2-CH3, fórmula do Hex-3-en-1-ol.

    A reação em questão trata-se de uma oxidação pelo ozônio. Nesse caso, os carbonos da ligação dupla são secundários, logo produzem aldeidos.

    A regra é simples. Vejam:

    Carbono primário ou secundário da ligaçao dupla produz aldeídos.

    Carbono terciário da ligação dupla produz cetona.


ID
1199008
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma empresa de bebidas anunciou o recall de 96 embalagens de um suco de maçã que foram envasadas com solução de hidróxido de sódio a 2,5% em massa (densidade aproximadade 1,0 g/cm3 ). A empresa informou que o conteúdo pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido. De acordo com essas informações, o pH da solução que foi envasada no lugar do suco equivale, aproximadamente, a

Dado: log 0,625 = – 0,2

Alternativas
Comentários
  • 1 - CALCULADO A MOLARIDADE DO NaOH

    M = ( 1000 x d x T% ) / MM

    M = ( 1000 x 1 x 0,025 ) / 40

    M = 0,625 mol/L

    2 - CALCULANDO O pOH

    pOH = - log OH^-

    pOH = - log 0,625

    pOH = + 0,2

    3 - CALCULANDO O pH

    pH + pOH = 14

    pH = 14 - 0,2

    pH = 13,8

    ALTERNATIVA E !!!!!!!!!!!!!


ID
1199011
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O glicerol (propan-1,2,3-triol) tem sido produzido em larga escala no Brasil em reações de transesterificações utilizadas na produção do biodiesel. Como a quantidade produzida dessa substância excede a demanda da indústria de cosméticos e produtos alimentícios, uma alternativa envolve a oxidação catalítica do glicerol, gerando um produto com maior valor agregado. Nessa reação, em condições adequadas, a oxidação dos álcoois primários gera ácido carboxílico e a oxidação do álcool secundário gera cetona sem quebrar a cadeia carbônica. A fórmula molecular do produto obtido nessas condições é:

Alternativas
Comentários
  • O glicerol, ao sofrer oxidação, os grupos OH das extremidades irão se transformar em ácidos

    carboxílicos e o OH do carbono secundário se transforma em cetona.

    Logo, a estrutura final é ácido Mesoxálico.

    Esse é o gabarito, mas creio que a oxidação do glicerol gera, o ácido Tartrônico. Quem puder ajudar agradeço!


ID
1199017
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Rochas contendo silicatos alcalinos podem reagir com o dióxido de carbono com a finalidade de produzir carbonatos sólidos insolúveis que poderiam ser enterrados no solo, minimizando a disponibilidade desse gás no ambiente e do ácido carbônico nos oceanos. Um método indireto pode utilizar as reações:

                        Mg2 SiO4 + 4HCl → 2MgCl 2 + 2H2 O + SiO2
                        MgCl 2 + H2 CO3 → MgCO3 + 2HCl

Nesse processo, a quantidade de silicato de magnésio (em toneladas) necessária para reagir completamente com 6,2 toneladas de ácido carbônico é igual a:

Alternativas
Comentários
  • MgSiO4 = 140 g/mol

    H2CO3 = 62 g/mol

    1 - EQUAÇÃO BALANCEADA

    MgSiO4 + 2 H2CO3 =====> 2 MgCO3 + 2 H2O + SiO2

    2 - ENCONTRANDO A MASSA DE SILICATO DE MAGNÉSIO PARA REAGIR COM 6,2 TONELADAS DE ÁCIDO CARBÔNICO

    140 g de Mg2SiO4 ----------------------------------- 62 g de H2CO3

    m ----------------------------------------------------------- 6,2 x 10^6 g de H2CO3

    m = 14 toneladas

    2 mols de H2CO3 -------------------- 14 toneladas

    1 mol de H2CO3 --------------------- n

    n = 7 toneladas

    ALTERNATIVA A !!!!!!!!!


ID
1199020
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A formação de sedimentos em corpos hídricos pode ser estudada através das solubilidades intrínsecas e das constantes de solubilidade dos diversos materiais sedimentares presentes naquele ambiente. Em um sistema, numa mesma temperatura, a solubilidade total do sulfato de cálcio em água pode ser calculada a partir da soma da sua solubilidade intrínseca (5x10–3 mol.L–1 ) com a solubilidade obtida a partir do Kps , cujo valor nas mesmas condições é 2,5x10–5 . De acordo com os dados apresentados, a solubilidade total do sulfato de cálcio é igual a:

Alternativas
Comentários
  • 1 - CÁLCULO DA CONCENTRAÇÃO DOS PRODUTOS

     

     

    Kps = [ Ca ] x [ SO4 ]

     

    2,5 x 10^-5 = x^2

     

    x = 5 x 10^-3 mol/L

     

     

    2 - CÁLCULO DA SOLUBILIDADE TOTAL

     

     

    St = S intrinseca + S do Kps

     

    St = ( 5 x 10^3 ) + ( 5 x 10^-3 )

     

    St = 1 x 10^2 mol/L

     

     

    ALTERNATIVA A !!!!!!!!!!!!


ID
1199023
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A lei de velocidade de uma reação de decaimento nuclear corresponde a uma equação diferencial que relaciona a variação das concentrações das espécies com o tempo. Considerando uma reação de primeira ordem, a fração que decaiu da espécie radioativa após um período de três meias-vidas é:

Alternativas
Comentários
  • Não sei se é a forma correta, mas eu fiz assim:

    Vamos considerar uma espécie de valor = 1


    Na primeira meia-vida reduziu para 0,5

    Na segunda para 0,25

    Na terceira 0,125

    Então: 1 - 0,125 = 0,875 que é o resultado da fração 7/8

  • Se o tempo de meia-vida é o tempo que uma amostra leva para decair pela metade.

    Inicialmente temos 100% de uma amostra. Passado um período de três meias-vidas, teremos 12,5% da amostra.

    100%(1) -> 50%(1/2) -> 25%(1/4) -> 12,5%(1/8)

    Se 1/8 é o fator da amostra que ainda resta então 7/8 é o fator de amostra que sofreu decaimento.


ID
1199026
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

        Em 1827, o químico alemão Friedrich Wöhler finalmente conseguiu, com suprema engenhosidade experimental, isolar o alumínio metálico. Basicamente, o experimento de Wöhler envolveu o aquecimento de cloreto de alumínio desidratado com potássio puro hiper-reativo, que removeu o cloreto do alumínio.

                 (STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev, 1ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 2002, p.219.)

Na reação realizada por Wöhler ocorreu uma:

Alternativas

ID
1199029
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

        O Departamento de Energia dos EUA produziu seu primeiro lote de plutônio usado para alimentar sondas espaciais, sem fins armamentistas, desde que desligou seu reator nuclear, há 25 anos, segundo informaram funcionários da NASA.

                 (Disponível em: http://oglobo.globo.com/ciencia/eua-voltam-produzir-plutonio-para- alimentar-sondas-espaciais-7881294. Acesso em março de 2013.)

Este radionuclídeo pode ser sintetizado pelo bombardeio de núcleos de urânio-238 com deutério, produzindo netúnio-238. O netúnio-238 sofre um decaimento produzindo o plutônio-238, esse decaimento ocorre com a emissão de partícula:

Alternativas

ID
1199032
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Cristais azuis de sulfato de cobre (II) pentaidratado perdem água acima de 150°C e formam um pó branco anidro. Esse fenômeno pode ser representado como:

Alternativas