SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Analista em C&T Júnior - Engenharia - Infraestrutura


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1322116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

    Um problema comum que arquitetos e planejadores encaram no processo de decisão, com relação ao sistema construtivo a ser usado em um dado projeto, é o fato de que um hospital projetado hoje já é obsoleto.
    As áreas que têm demonstrado maior tendência a mudanças são diagnóstico e terapia.

E. Weidle. e R. Blumenschein. Manual de orientação para o planejamento, programação e projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde (com adaptações).

A partir dos fragmentos de texto acima, julgue o item que se segue.

Um edifício hospitalar pode ser comparado a um organismo em constante mutação, não só pela necessidade de adaptação às novas tecnologias ou mudanças na função de determinados espaços, mas também à necessidade de expansão.

Alternativas

ID
1322119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

    Um problema comum que arquitetos e planejadores encaram no processo de decisão, com relação ao sistema construtivo a ser usado em um dado projeto, é o fato de que um hospital projetado hoje já é obsoleto.
    As áreas que têm demonstrado maior tendência a mudanças são diagnóstico e terapia.

E. Weidle. e R. Blumenschein. Manual de orientação para o planejamento, programação e projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde (com adaptações).

A partir dos fragmentos de texto acima, julgue o item que se segue.

As mudanças de uso dos espaços decorrem, principalmente, do ritmo de evolução tecnológica dos equipamentos que, ao se tornarem informatizados, evoluem aceleradamente.

Alternativas

ID
1322122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

   Grandes mudanças na área médica e o avanço tecnológico nas técnicas terapêuticas têm pressionado por mudanças na construção e na manutenção do edifício hospitalar, e na própria forma de se conceber os hospitais. (...) Flexibilidade é a capacidade dos espaços construídos se adaptarem às novas necessidades hospitalares. Estes devem ser capazes de cada vez mais rapidamente adaptarem-se à alteração de uso, e introdução de novas instalações e equipamentos. (...) A regularidade e modulação das estruturas conferem flexibilidade e padronização ao projeto.(...) O método PERT é uma técnica que permite gerir a calendarização de um projeto. Na fase preliminar, implica uma segmentação precisa do projeto em tarefas. A regularidade não impede a adoção de várias modulações. Cada área, de acordo com as suas características, deverá ter o tratamento mais adequado às suas disposições e dimensões.

Idem, ibidem.

Considerando as informações apresentadas, julgue o item seguinte.

Os avanços tecnológicos modificam os equipamentos. Por exemplo, na área de radiologia, um sofisticado equipamento digital ocupa mais espaço que um equipamento analógico.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Normalmente ocorre o inverso. Um sofisticado equipamento digital ocupa menos espaço que um equipamento analógico.

     

    Bom estudo.


ID
1322125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

   Grandes mudanças na área médica e o avanço tecnológico nas técnicas terapêuticas têm pressionado por mudanças na construção e na manutenção do edifício hospitalar, e na própria forma de se conceber os hospitais. (...) Flexibilidade é a capacidade dos espaços construídos se adaptarem às novas necessidades hospitalares. Estes devem ser capazes de cada vez mais rapidamente adaptarem-se à alteração de uso, e introdução de novas instalações e equipamentos. (...) A regularidade e modulação das estruturas conferem flexibilidade e padronização ao projeto.(...) O método PERT é uma técnica que permite gerir a calendarização de um projeto. Na fase preliminar, implica uma segmentação precisa do projeto em tarefas. A regularidade não impede a adoção de várias modulações. Cada área, de acordo com as suas características, deverá ter o tratamento mais adequado às suas disposições e dimensões.

Idem, ibidem.

Considerando as informações apresentadas, julgue o item seguinte.

Na radiologia, as paredes das salas de exame contam com proteção radiológica utilizando lâminas de chumbo ou de argamassa baritada. O peso destes materiais dificulta a sua remoção, comprometendo o princípio da flexibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Agregados leves - argila expandida, pedra-pomes e vermiculita;

    Agregados Normais - pedras britadas, areias e seixos;

    Agregados Pesados - hematita,magnetita e barita.


ID
1322128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

   Grandes mudanças na área médica e o avanço tecnológico nas técnicas terapêuticas têm pressionado por mudanças na construção e na manutenção do edifício hospitalar, e na própria forma de se conceber os hospitais. (...) Flexibilidade é a capacidade dos espaços construídos se adaptarem às novas necessidades hospitalares. Estes devem ser capazes de cada vez mais rapidamente adaptarem-se à alteração de uso, e introdução de novas instalações e equipamentos. (...) A regularidade e modulação das estruturas conferem flexibilidade e padronização ao projeto.(...) O método PERT é uma técnica que permite gerir a calendarização de um projeto. Na fase preliminar, implica uma segmentação precisa do projeto em tarefas. A regularidade não impede a adoção de várias modulações. Cada área, de acordo com as suas características, deverá ter o tratamento mais adequado às suas disposições e dimensões.

Idem, ibidem.

Considerando as informações apresentadas, julgue o item seguinte.

A forma de ordenação dos espaços flexíveis adota o módulo como ferramenta básica e, na fase preliminar, pressupõe a segmentação precisa do método PERT.

Alternativas

ID
1322131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

   Grandes mudanças na área médica e o avanço tecnológico nas técnicas terapêuticas têm pressionado por mudanças na construção e na manutenção do edifício hospitalar, e na própria forma de se conceber os hospitais. (...) Flexibilidade é a capacidade dos espaços construídos se adaptarem às novas necessidades hospitalares. Estes devem ser capazes de cada vez mais rapidamente adaptarem-se à alteração de uso, e introdução de novas instalações e equipamentos. (...) A regularidade e modulação das estruturas conferem flexibilidade e padronização ao projeto.(...) O método PERT é uma técnica que permite gerir a calendarização de um projeto. Na fase preliminar, implica uma segmentação precisa do projeto em tarefas. A regularidade não impede a adoção de várias modulações. Cada área, de acordo com as suas características, deverá ter o tratamento mais adequado às suas disposições e dimensões.

Idem, ibidem.

Considerando as informações apresentadas, julgue o item seguinte.

Um centro cirúrgico deve ser projetado com sistema de divisórias facilmente removíveis, para permitir a constante adaptação às novas técnicas cirúrgicas. A modulação destas divisórias deve ser adequada às especificidades dos equipamentos desse setor.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro seja afirmar que é obrigatório. "As salas de cirurgia devem ter área mínima de 20m2, mas se aconselha que seja efetuado pré-dimensionamento cuidadoso relativamente aos tipos de procedimentos que ocorrerão, pois é cada vez maior a quantidade de equipamentos necessários para a realização dos atos cirúrgicos." https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/31571/1/CARVALHO_Antonio%2520Pedro-Introducao%2520Arq%2520Hosp-2014.pdf

ID
1322134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

   As instalações em geral são aparentes ou correm por canaletas e galerias visitáveis. O sistema adotado se ajusta à filosofia da obra quanto à flexibilidade e extensibilidade, mas também visa criar facilidades para os serviços de manutenção. (...) Sem dúvida o maior problema no centro cirúrgico é o sistema de ar condicionado: ninguém consegue limpar os dutos direito (...). Agora já projetamos os dutos correndo pelo teto e com a possibilidade de serem abertos para limpeza e desinfecção.

João Filgueiras Lima. A apropriação da arquitetura como tecnologia e algumas reflexões sobre o tema. apud Paz, Daniel J. Mellado. Lele's update (com adaptações).

Acerca das informações apresentada, julgue o item a seguir.

As instalações, quando visitáveis, permitem as atualizações, considerando o avanço tecnológico nas técnicas terapêuticas, e preenchem os requisitos de flexibilidade, entre outros.

Alternativas

ID
1322137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

   As instalações em geral são aparentes ou correm por canaletas e galerias visitáveis. O sistema adotado se ajusta à filosofia da obra quanto à flexibilidade e extensibilidade, mas também visa criar facilidades para os serviços de manutenção. (...) Sem dúvida o maior problema no centro cirúrgico é o sistema de ar condicionado: ninguém consegue limpar os dutos direito (...). Agora já projetamos os dutos correndo pelo teto e com a possibilidade de serem abertos para limpeza e desinfecção.

João Filgueiras Lima. A apropriação da arquitetura como tecnologia e algumas reflexões sobre o tema. apud Paz, Daniel J. Mellado. Lele's update (com adaptações).

Acerca das informações apresentada, julgue o item a seguir.

O maior desafio em um centro cirúrgico é a manutenção de uma rigorosa assepsia. Para amenizar os problemas, a adoção de um robô de inspeção e higienização de dutos de ar condicionado é uma prática usual.

Alternativas

ID
1322167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à leitura e interpretação de desenhos técnicos, julgue o próximo item.

Considere que o pavimento térreo de uma edificação conte com uma marquise em balanço, que cobre um pé direito de 2,60 m. A planta baixa deste pavimento, resultado de um plano cortando horizontalmente a 1,20 m acima do piso, não comporta a representação desta marquise. Nessa situação, a marquise terá que ser representada somente em corte e na fachada.

Alternativas
Comentários
  • Representada por linha de projeção

  • Errado. Será representada na planta de cobertura tbm

ID
1322176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto ao armazenamento dos materiais de construção de obras em edificações hospitalares, julgue os item seguinte.

Material não perecível é aquele que suporta as más condições do tempo, porém não pode ser armazenado ao ar livre

Alternativas
Comentários
  • Errado. Materiais não perecíveis são os que não se tornam inservíveis independentemente das condições. Exemplo: Areia, brita que podem ser armazenadas ao tempo. O cimento e a cal, não podem ser expostos à umidade pois se tornam inservíveis. Logo, deve-se ter um cuidado especial ao armazenamento destes materiais, como : 30 cm de distância da parede e do chão, para uqe se evite a umidade. As pilhas de cimento, podem ser de até 10 sacos e a cal, até 15.


ID
1322179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto ao armazenamento dos materiais de construção de obras em edificações hospitalares, julgue os item seguinte.

O cimento e a cal são materiais classificados como perecíveis e modificam-se substancialmente quando em contato com as condições climáticas.

Alternativas
Comentários
  • É recomendável utilizar primeiro o cimento estocado há mais tempo, deixando o que chegar por último para o fim, o que evita que um lote fique estocado por tempo excessivo, já que o cimento, bem estocado, é próprio para uso por três meses, no máximo, a partir da data de sua fabricação

     

    A fabricação do cimento processa-se rapidamente. O clinquer de cimento portland sai do forno a cerca de 80ºC, indo diretamente à moagem, ao ensacamento e à expedição, podendo, portanto, chegar à obra ou depósito com temperatura de até 60 ºC. Não é recomendável usar o cimento quente, pois isso poderá afetar a trabalhabilidade da argamassa ou do concreto com ele confeccionados. Deve-se deixá-lo descansar até atingir a temperatura ambiente e, para isso, recomenda-se estocá-lo em pilhas menores, de 5 sacos, deixando um espaço entre elas para favorecer a circulação de ar, o que fará com que eles se resfriem mais rapidamente.

     

    Nas regiões de clima frio a temperatura ambiente pode ser tão baixa que ocasionará um retardamento do início de pega. Para que isso não ocorra, convém estocar o cimento em locais protegidos de temperaturas abaixo de 12 ºC.

     

    Tomados todos os cuidados na estocagem adequada do cimento para alongar ao máximo sua vida útil, ainda assim alguns sacos de cimento podem se estragar. Às vezes, o empedramento é apenas superficial. Se esse sacos forem tombados sobre uma superfície dura e voltarem a se afofar, ou se for possível esfarelar os torrões neles contidos entre os dedos, o cimento desses sacos ainda se prestará ao uso normal. Caso contrário, ainda se pode tentar aproveitar parte do cimento, peneirando-o. O pó que passa numa peneira de malha de 5 mm (peneira de feijão) pode ser utilizado em aplicações de menor responsabilidade, tais como pisos, contrapisos e calçadas, mas não deve ser utilizado em peças estruturais, já que sua resistência ficou comprometida, pois parte dele já teve sua resistência comprometida.

     

    Enfim, observa-se que é fundamental a estocagem correta, pois não apenas há o risco de perder-se parte do cimento, como também acaba-se reduzindo a resistência final do cimento que não chegou a estragar.

     

    http://www.abcp.org.br/cms/perguntas-frequentes/como-devo-armazenar-o-cimento/

  • O cimento é um produto perecível, portanto é preciso atentar para os cuidados necessários à sua conservação, pelo maior tempo possível, no depósito ou no canteiro de obras.

     

    O cimento é embalado em sacos de papel kraft de múltiplas folhas. Trata-se de uma embalagem usada no mundo inteiro, para proteger o cimento da umidade e do manuseio no transporte, ao menor preço para o consumidor. Além disso, o saco de papel é o único que permite o enchimento com material ainda bastante aquecido, por ensacadeiras automáticas imprescindíveis ao atendimento do fluxo de produção (ao contrário de outros tipos de embalagem já testados, como a de plástico). Mas, o saco de papel protege pouco o cimento nele contido da ação direta da água.

     

    Se o cimento entrar em contato com a água na estocagem, ele vai empredrar ou endurecer antes do tempo, inviabilizando sua utilização na obra ou fábrica de pré-moldados e artefatos de cimento.

     

    A água é o maior aliado do cimento na hora de confeccionar as argamassa e os concretos. Mas é o seu maior inimigo antes disso. Portanto, é preciso evitar a todo custo que o cimento estocado entre em contato com a água. A água não vem só da chuva, de uma torneira ou de um cano furado; também se encontra, sob forma de umidade, no ar, na terra, no chão e nas paredes.

     

    Por isso, o cimento deve ser estocado em local seco, coberto e fechado de modo a protegê-lo da chuva, bem como afastado do chão, do piso e das paredes externas ou úmidas, longe de tanques, torneiras e encanamentos, ou pelo menos separados deles.

     

    Recomenda-se iniciar a pilha de cimento sobre um tablado de madeira, montado a pelo menos 30 cm do chão ou piso e não formar pilhas maiores do que 10 sacos, se o cimento for ficar estocado por mais de quinze dias. Quanto maior a pilha, maior o peso sobre os primeiros sacos da pilha. Isso faz com que seus grãos sejam de tal forma comprimidos que o cimento contido nesses sacos fique quase endurecido, sendo necessário afofá-lo de novo, antes do uso, o que pode acabar levando ao rompimento do saco e à perda de boa parte do material.

     

    A pilha recomendada de 10 sacos também facilita a contagem, no hora da entrega e no controle dos estoques.

  • Me afobei e errei a questão..

    "O cimento e a cal são materiais classificados como perecíveis..."

    pensei --> cimento é inerte não tem como ser perecível

    Esqueci o principal, que ele reaje com a água :(

    Tomei


ID
1322182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto ao armazenamento dos materiais de construção de obras em edificações hospitalares, julgue os item seguinte.

No armazenamento do cimento no barracão de obras, para cada 1.500 kg, ou seja, 30 sacos, é aconselhável separar 0,25 m2 , incluindo a área de circulação.

Alternativas
Comentários
  • saco de cimento: 0,65X0,35x0,15

  • A questão encontra-se ERRADA, para cada 1500 kilos ou 30 sacos de cimento, devemos designar área de 1 m² incluindo a área de circulação. Lembrando que o empilhamento deve ser apenas de dez sacos de cimento ou gesso, 15 de cal, 20 de argamassa. A estocagem deve ser 30 cm acima do chão, e 30 cm afastado da parede para evitar a umidade.

  • Qual a fundamentação? 

  • https://duqueuai.files.wordpress.com/2010/09/o_edificio_ate_sua_cobertura_-_helio_alves_de_azeredo.pdf
    @Goku.Concurseiro, na página 32 onde diz sobre a construção de armazéns para materiais perecíveis. A fonte é antiga, mas, ficou na cabeça agora. Fui responder esta questão, quase um ano depois e a resposta me veio a que está no livro. Não achei em outro lugar essa argumentação.

  • A pilha de sacos de cimento deve ter no máximo 10 sacos e as medidas do saco são de 0,65 x 0,35

    Portanto, precisaríamos de 3 pilhas, ocupando o espaço mínimo de 0,65 x (3 x 0,35) = 0,68m², apenas para o cimento, sem contar área de circulação


ID
1322185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto ao armazenamento dos materiais de construção de obras em edificações hospitalares, julgue os item seguinte.

Areia e pedra britada são materiais comprados por m3 que devem ser armazenados em um cercado de madeira.

Alternativas
Comentários
  • DEVEM?? e se eu quiser fazer baias de alvenaria, não posso? 

  • só pra título informativo: Existem predeiras e areiais oje que estão vendendo agregados em massa...

     

    eu acho até melhor, imaginem que você compra 5 m³ de areia, você percebe que a areia veio molhada isso significa que 33% do inchamento da areia ocorreu por causa da umidade, então na verdade você não estará comprando 5 m³ de areia, você estará comprndo 3,84 m³ de areia e 1,15 m³ de água.

     

    Atenção: Se o areal vender a reia molhada está lucrando a preço de custo, é mais vantagem pedir ela seca, porque aí sim teremos 5 m³ de areia

    :)

  • esse "devem" matou mesmo. A cespe me confunde, às vezes trata "dever" com sentido restritivo e outras vezes trata "dever" como "poder" =((

  • e esse devem ai?? tb me confundiu, precisa mesmo ser de madeira o cercado? alguem teria algum embasamento normativo ?

  • No livro do Azeredo, O edifício até a sua cobertura, pág 20, 2a ed.:

    "(...)

    Assim podemos ter no canteiro um depósito para armazenar a areia e ao mesmo tempo servir para cubagem da quantidade gasta. Construindo um cercado de madeira (tábua de pinho), çom o fundo em tijolo ou mesmo em madeira, para evitar o contato direto com o soIo, com a dimensão aproximada de uma carroceria de caminhão (5,00 x 2,30 x 0,60 m).

    (...)

    Pedras britadas - Do mesmo modo que fizemos com a areia, procedemos com as pedras britadas."

  • No mínimo estranha essa questão


ID
1322188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto às estruturas utilizadas na construção civil, julgue o item a seguir.

No caso da utilização de pilares metálicos, estes devem ser ligados à estrutura através de chumbadores.

Alternativas
Comentários
  • certo!

    os pilares do 1º lance sempre devem ser chumbados na fundação com o intermédio da placa de base

  • Na minha opinião, questão muito relativa. E se for um pilar que nasce no segundo pavimento?

  • Depende...a palavra "devem ser" ficou estranho

  • Realmente... que estrutura? como buldog disse, e se for no segundo pavimento?

  •  Elementos de ligação: 

    – Enrijece dores;

    – Chapas de Ligação;

    – Cantoneiras; 

    – Consolos; etc

    Meios de ligação:

    – Soldas;

    – Parafusos;

    – Barras redondas rosqueadas

    – Pinos.

  • hmmm...

    realmente, gente, a questão é bem relativa, mas, se quiserem aprovação, "dancem conforme a música da banca". Essa banca é especializada em área jurídica e as questões levam o candidato a pensar genericamente e especificamente no caso apresentado

  • "Devem ser ligados" em algum caso ou situação específica. Portanto, para CESPE a assertiva é correta. Caso tivéssemos uma situação em que informasse "obrigatoriamente" ou "sempre" estaríamos flagrantemente diante de uma assertiva falsa em termos do entendimento da CESPE/CEBRASPE.

    Em outros mundos, é uma afirmação sem pé nem cabeça quando não temos o contexto fático.

    Gabarito: Correto!


ID
1322191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto às estruturas utilizadas na construção civil, julgue o item a seguir.

A função dos estribos nas vigas é dar à armadura condições de suportar as forças cortantes, que podem ocasionar trincas.

Alternativas

ID
1322194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto às estruturas utilizadas na construção civil, julgue o item a seguir.

Após a concretagem, a laje não deve ser molhada para evitar a formação de trincas e fissuras.

Alternativas
Comentários
  • a laje deve sim ser molhada durante a cura, para que evite a fomação de trincas e fissuras

  • A LAJE NÃO PODE, DEVE SER MOLHADO DURANTE A CURA DO CONCRETO. 


ID
1322197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto às estruturas utilizadas na construção civil, julgue o item a seguir.

A estaca tipo Strauss é utilizada em terrenos acima do nível da água, podendo ser executada em qualquer profundidade com a utilização de bate-estacas.

Alternativas
Comentários
  • qualquer pofundidade não!
    até 20 m

  • Samuel, há dois erros no seu comentário
    1° A estaca Strauss não é ''cravada'' e sim escavada
    2° Não é indicado na presença de lençól freático. Jogar água para facilitar a escavação não tem nenhuma relação com o nível d'água.

     

     

    Basicamente, podemos resumir em: 
    ESTACA STRAUSS:

    - escavada com sonda (piteira)
    - indicada para locais confinados / provoca pouca vibração
    - não indicada na presença de lençol freático 
    - diâmetro limitado a 500mm

  • ERRADA

     

    A estaca tipo Strauss é utilizada em terrenos acima do nível da água, podendo ser executada em qualquer profundidade com a utilização de bate-estacas.

     

    -Não lembro o limite da profundidade, mas por óbvio tem

    -Bate estacas > Franki, e pré moldadas; Strauss > escavação com piteira

  • NBR 6122/10, item G2 (Anexo G):

    [...] Este tipo de estaca não deve ser utilizada em areias submersas ou em argilas muito moles saturadas.
    A ponta da estaca deve estar em material de baixa permeabilidade para permitir as condições necessárias
    para limpeza e concretagem.

    Logo, é possível concluir que não deve ser escavada em solos com presença de lençol freático próximo da superfície,
    limitanto a profundidade da estaca.


ID
1322200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item seguinte em relação a coberturas, esquadrias e alvenarias realizadas na construção de obras em edificações hospitalares.

O frechal é a parte mais alta do telhado, na qual é feita a finalização do encontro das telhas nos vértices da cobertura.

Alternativas
Comentários
  • Frechal: terça da parte inferior do telhado, sendo assentada sobre o topo da parede, servindo de apoio à tesoura. 


    Cumeeira: Terça da parte mais alta do telhado. Grande viga de madeira, que une os vértices da tesoura e onde se apoiam os caibros do madeiramento da cobertura. Também chamada de "espigão horizontal". 
  • - Frechal: viga de madeira colocada no respaldo de paredes, com a função de distribuir as cargas concentradas provenientes de tesouras, de vigas principais ou de outras peças de madeira da estrutura; costuma-se chamar também de frechal a terça da extremidade inferior do telhado


  • Como podem ver, ela na verdade fica na parte inferior do telhado.


    A parte mais alta é a CUMEEIRA.

  • ERRADO

    Parte mais alta = cumeeira

    Só lembrar: quem é a cumeeira da casa? A mulher! rsrs

    Bons estudos pessoal!

  • Frechal

    Viga que fica assentada sobre o topo da parede servindo de apoio a tesoura.

    ContraFrechal

    Peça de madeira paralela ao frechal, em que se pregam os extremos dos caibros de madeiramento dos telhados

    Cumeeira

    Aresta horizontal delimitada pelo encontro de duas águas geralmente na parte MAIS ALTA DO TELHADO.


ID
1322203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item seguinte em relação a coberturas, esquadrias e alvenarias realizadas na construção de obras em edificações hospitalares.

Quanto ao desempenho, as esquadrias devem atender à estanqueidade ao ar, à estanqueidade à água, a resistência a cargas uniformemente distribuídas, a resistência à operação de manuseio e ao comportamento acústico.

Alternativas
Comentários
  • NBR 10.821 dá o que deve ser atendido para os requisitos de desempenho em relação às esquadrias, sendo estes para janelas:

    1) Permeabilidade ao ar

    2) Estanqueidade à água

    3) Resistência às cargas uniformemente distribuídas (pressão de acordo com a região do país)

    4) Operações de manuseio

    5) Segurança nas operações de manuseio (ruptura e queda de componentes da esquadria)

    6) Desempenho acústico (requisito adicional obrigatório presente na parte 4 da norma)


ID
1322206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item seguinte em relação a coberturas, esquadrias e alvenarias realizadas na construção de obras em edificações hospitalares.

Com a finalidade de absorver tensões que se concentram nos contornos dos vãos (portas e janelas), oriundas de deformações impostas, é necessário prever a execução de vergas (sobre o vão), contravergas (sob a abertura) e cintas de amarração.

Alternativas
Comentários
  • Cintas de amarração para contornos do vâo?????

     

  • Questão que você só precisa saber a diferença entre sobre e sob!

  • Achei meio estranho também, Tiago. Caso o vão esteja na última fiada, ele use a cinta de amarração, será? Pensei assim, embora, seja comum utilizarmos a própria viga como verga nessa situação. Enfim, complicado.

  • Pergunta mal formulada. A cinta de armação só seria usada, SOBRE, a abertura.


ID
1322209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere às instalações prediais hidráulicas, sanitárias e elétricas na construção de obras em edificações hospitalares, julgue o item que se segue.

É aconselhável que as conexões de esgoto sejam executadas com ângulos superiores a 90º, para evitar o aumento da pressão do sistema.

Alternativas
Comentários
  • angulo inferior a 90 graus

  • permita-me te completar, Felipe Ambrósio

    igual ou inferior

     

    no esgoto sanitário devemos usar conexões com mudanças de direções suaves e tubos de grande diâmetro para evitar perda de carga, porque não temos muita declividade e o espaço pode ser limitado

  • ERRADO

     

    HORIZONTAL > 45

    VERTICAL > 90

  • Recomendam-se as seguintes declividades mínimas: a) 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75; b) 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 100.

    As mudanças de direção nos trechos horizontais devem ser feitas com peças com ângulo central igual ou inferior a 45°. As mudanças de direção (horizontal para vertical ou vice-versa) podem ser executadas com peças com ângulo central igual ou inferior a 90°

    Fonte: http://professor.pucgoias.edu.br/sitedocente/admin/arquivosUpload/17500/material/MANUAL%20TECNICO.pdf


ID
1322212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere às instalações prediais hidráulicas, sanitárias e elétricas na construção de obras em edificações hospitalares, julgue o item que se segue.

Os tubos de conexões de cobre podem ser utilizados para a passagem de água fria ou quente, mas não podem ser utilizados para a passagem de gás.

Alternativas
Comentários
  • hmmm o cobre é empregado porque esse elemento possui boas características
    contra a corrosão e resistência a altas temperaturas...

    o fato é, que em um fluido com alto potencial calorífico (seja ele gás ou água quente) o elemento que conduz escoamento
    está com uma maior probabilidade de ser oxidado...

    portanto o cobre pode ser usado em todos os casos acima mencionados
    questão errada

  • Complementando Samuel Silva, os principais sistemas de tubos e conexões para instalações de gás disponíveis no mercado, estão: açocobrepolietileno,  aço revestido com polietileno, multicamadas (polietileno- alumínio-polietileno ou polietileno reticulado-alumínio-polietileno reticulado).

    Fonte: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/196/tubulacoes-para-gas-conheca-as-principais-caracteristicas-e-indicacoes-294027-1.aspx

  • Lembrei dos motores de geladeira kkkk


ID
1322215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere às instalações prediais hidráulicas, sanitárias e elétricas na construção de obras em edificações hospitalares, julgue o item que se segue.

Na unidade de radiologia, deverão ser adotadas luminárias de teto de modo geral e, em casos específicos, como na sala onde se encontra equipamento de ressonância magnética, deverá ser adotado sistema de iluminação indireta.

Alternativas

ID
1322218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere às instalações prediais hidráulicas, sanitárias e elétricas na construção de obras em edificações hospitalares, julgue o item que se segue.

Na unidade de terapia intensiva (UTI), deverão ser previstas tomadas na voltagem fornecidas pela concessionária local, dispositivo para aterramento e uma voltagem diferenciada para cada leito, para que os equipamentos seja conectados.

Alternativas
Comentários
  • Que interessante, cada leito possui sua própria "voltagem".

  • para que os equipamentos SEJA mesmo.. 

  • CORRETO

     

    Deverão ser previstas tomadas na voltagem fornecida pela concessionária local e um dispositivo para aterramento e 01 (uma) em voltagem diferenciada para cada leito, para serem conectados os equipamentos. Todas as tomadas deverão ser alimentadas no sistema de energia crítica.

     

    Não se assustem, edital: 10 Instalações prediais elétricas, hidráulicas, sanitárias e especiais em edificações hospitalares

     

    Seja... kk

     


ID
1322221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere às instalações prediais hidráulicas, sanitárias e elétricas na construção de obras em edificações hospitalares, julgue o item que se segue.

Todos os banheiros e sanitários de pacientes internados devem possuir obrigatoriamente bidês.

Alternativas

ID
1322224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente às máquinas utilizadas na construção civil.

As unidades aplainadoras são especialmente indicadas ao acabamento da terraplenagem, isto é, às operações para conformar o terreno aos greides finais do projeto, com grande mobilidade da lâmina de corte e precisão de movimentos.

Alternativas
Comentários
  • certo!

    para cada uso do solo deverá ter uma máquina específica que dê um acabamento apropriado

  • As unidades aplainadoras são as motoniveladoras que trabalham para acabamento dos greides finais.

  • CORRETO

     

    As unidades aplainadoras atuam na operação de conformação, ou seja, essas unidades são especialmente empregadas no acabamento da terraplenagem (etapa final), isto é, as operações de conformação do terreno ao greide final de projeto, que representam o ajuste fino da geometria da via conforme o estabelecido pelo projeto. 


ID
1322227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente às máquinas utilizadas na construção civil.

Rolo vibratório é o equipamento utilizado na compactação de solos, especialmente indicado aos solos argilosos e siltosos tendo em vista que o efeito de vibrações provocadas mecanicamente tem como consequência o adensamento rápido.

Alternativas
Comentários
  • Os rolos lisos vibratórios aplicam-se à compactação de solos não coesivos (arenosos) .

    Item errado.


  • O descrito na questão condiz com o rolo compactador de superfície corrugada (pé-de-carneiro), estes utilizados para romper a superfície de materiais plásticos (argilas).

  • Presados, pensem dessa forma:

    estático = menos energia
    vibratório = mais energia

    é mais fácil compactar argila do que compactar areia
    quem demanda mais energia de compactação são os solos granulares

    questão errada

  • Wótima|argilosos > Wótima|arenosos

    Yd|argilosos < Yd|arenosos

    Argilosos curvas mais abertas

    Arenosos curvas mais fechadas.

    Abraços

  • Rolos vibratórios = solos granulares


ID
1322230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente às máquinas utilizadas na construção civil.

Quando o nível de exigência da compactação é baixo, isto é, não é fundamental para o desempenho estrutural do edifício, pode-se utilizar pequenos equipamentos, tais como os sapos mecânicos ou os soquetes manuais.

Alternativas
Comentários
  • Os sapos mecânicos e os soquetes manuais são equipamentos mais simples e servem para compactações menores.

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
1322233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item seguinte quanto às ações de acompanhamento e fiscalização de obras em edificações hospitalares.

O engenheiro civil deve executar vistorias de prédios vizinhos quando houver possibilidade de esses prédios serem afetados pelos serviços de escavação.

Alternativas
Comentários
  • O laudo de vistoria, feito por um perito - em geral, engenheiro civil -, descreve por escrito as condições de conservação e as possíveis anomalias e danos do imóvel vizinho.


ID
1322236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item seguinte quanto às ações de acompanhamento e fiscalização de obras em edificações hospitalares.

Durante o acompanhamento e a fiscalização, o engenheiro civil deverá se retroalimentar com as informações de canteiro, integrando os diferentes níveis de decisão do planejamento.

Alternativas
Comentários
  • sim!

    a fiscalização existe para garanir o direito dos cidadãos, seja em eficienência, publicadidade e etc.. O fiscal, ao acompanhar uma obra, ele relaciona o orçamento com o executado, uma análise de valor agregado, consoante a isso, a questão está correta o dizer "o engenheiro civil deverá se retroalimentar com as informações de canteiro"


ID
1322239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto às técnicas utilizadas na construção civil, julgue o item subsequente.

Como o porcelanato não é poroso, é necessário fixá-lo com argamassa colante aditivada com polímeros, como o PVA.

Alternativas
Comentários
  • - Porcelanato

     

    O Porcelanato é constituído de uma mistura de argila, feldspato, caulim e outros aditivos (corantes), submetido a uma forte pressão e queima em alta temperatura (entre 1200oC a 1250oC ), resultando um piso resistente a abrasão e de baixa porosidade. O acabamento do Porcelanato pode ser o não esmaltado nos padrões semi-rústico, rústico e satinado, ou esmaltados. Os não esmaltados tem uma durabilidade maior pois o esmalte é aplicado antes da queima e mais tarde polido, portanto a fina camada de esmalte tende a desgastar.

     

    Como o Porcelanato não é poroso, é necessário fixá-lo com argamassa colante aditivada com polímeros, como o PVA. Essa mistura tem o dobro da aderência da argamassa comum. É importante também, espaçar as peças conforme recomendação do fabricante e rejuntá-las com uma massa de rejunte também aditivada


ID
1322242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto às técnicas utilizadas na construção civil, julgue o item subsequente.

Nas paredes externas, em contacto com o solo, não é recomendada a incorporação de aditivos impermeabilizantes no emboço.

Alternativas
Comentários
  • é recomendada sim!
    o solo possui vazios que podem fazer a água subir por capilaridade, principamente em baixadas e em tempos chuvosos

     

    questão errada


ID
1322245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca das manutenções preventivas e corretivas utilizadas em edificações, julgue o próximo item.

A manutenção corretiva consiste em ações e providências a serem tomadas antes de os problemas surgirem, evitando-os; portanto, requer vigilância e programação.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Manutenção Corretiva: é a atividade que visa à reparação ou restauração de falhas ou anomalias, seja ela planejada ou não. Implica, necessariamente, a paralisação total ou parcial de um sistema. É o tipo de manutenção que apresenta os custos mais elevados de execução.

     

    Bom estudo.


ID
1322248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca das manutenções preventivas e corretivas utilizadas em edificações, julgue o próximo item.

A manutenção corretiva é mais onerosa e prevalece na deficiência dos outros tipos de manutenção.

Alternativas
Comentários
  • sim!
    "prevalece na deficiência dos outros tipos de manutenção"

    se eu não aplicar as outras manutenções:
    preditiva
    detectiva
    preventiva

    com certeza, um dia, vou aplicar a corretiva, que, por sinal, será a mais cara

  • Correta.

    Manutenção Corretiva: é a atividade que visa à reparação ou restauração de falhas ou anomalias, seja ela planejada ou não. Implica, necessariamente, a paralisação total ou parcial de um sistema. É o tipo de manutenção que apresenta os custos mais elevados de execução.

     

    Bom estudo.


ID
1322251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca das manutenções preventivas e corretivas utilizadas em edificações, julgue o próximo item.

Para se estruturar um programa de manutenção, é necessário que se faça o levantamento e a avaliação do cadastro do equipamento, sendo desnecessário considerar o cadastro do patrimônio.

Alternativas

ID
1322254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca das manutenções preventivas e corretivas utilizadas em edificações, julgue o próximo item.

A manutenção por terceiros é uma solução aconselhável no caso de acúmulo de serviços, porque gera uma maior eficácia e flexibilidade, além da transferência de responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Discordo que haja transnferencia de responsabilidade. Há uma responsabilização solidária. O que acham?

  • Este também é meu pensamento, caro colega BULLDOG ESTUDANTE.

  • NBR 5674 1999:

    5.3 O proprietário pode delegar a gestão da manutenção de uma edificação para empresa ou profissional legalmente habilitado.


    5.4 A empresa ou profissional contratado assume a responsabilidade técnica pelo sistema de manutenção da edificação e deve:

     

    obs: já existe a versão 2012.


ID
1322257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos ensaios de material de construção civil, julgue o item seguinte.

A idade normal para ruptura dos corpos-de-prova de concreto, no ensaio de resistência à compressão, é de 7 dias.

Alternativas
Comentários
  • errado!

    tem idade de 1 dia, 3, 7, 28, 63 e 91 para o mesmo lote

  • fck é 28 dias


ID
1322260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos ensaios de material de construção civil, julgue o item seguinte.

O concreto para o ensaio de resistência à compressão deverá ser retirado sempre do meio da betonada.

Alternativas
Comentários
  • certo!

    segundo a norma é onde a massa está mais homogênea

  • Marcando certo mas já sabendo que é errada a resposta certa

  • Entre 15% e 85% do vol. do caminhao

  • Vou nem dizer em qual meio, CESPE dos infernos!!

  • NBR 5738 Concreto — Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova

    5 Amostragem

    5.1 A amostra de concreto destinada à preparação de corpos de prova deve ser obtida de acordo com a ABNT NBR NM 33.

    .

    .

    NBR NM 33 Concreto - Amostragem de concreto fresco

    3.3 Coleta de amostras de betoneiras estacionárias

    3.3.1 A coleta de amostras deve ser realizada durante a operação de descarga, após a retirada dos primeiros 15% e antes de completar a descarga de 85% do volume total da betonada, devendo ser realizada em dois ou mais períodos regularmente espaçados e dentro do limite de tempo indicado em 3.1.3.

    GABARITO DEVERIA SER ERRADO


ID
1322263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos ensaios de material de construção civil, julgue o item seguinte.

Nos concretos de abatimento maior que 6 cm, o processo de adensamento utilizado no ensaio de resistência à compressão precisa ser o manual energético.

Alternativas
Comentários
  • O adensamento deve ser por vibração quando o abatimento estiver entre 1 e 3 cm, por vibração ou manual quando estiver entre 3 e 15 cm e deve ser manual quando for maior que 15. Portanto o abatimento de 6 cm pode ser manual ou por vibração, o erro da questão foi dizer "PRECISA SER".

  • 7.4 Adensamento dos corpos-de-prova

     

    7.4.1 Escolha do método de adensamento Deve ser feita em função do abatimento do concreto, determinado de acordo com a NBR NM 67, e das seguintes condições:

     

    a) os concretos com abatimento compreendido entre 10 mm e 30 mm devem ser adensados por vibração;

     

    b) os concretos com abatimento compreendido entre 30 mm e 150 mm podem ser adensados com a haste (adensamento manual) ou por vibração;

     

    c) os concretos com abatimento superior a 150 mm devem ser adensados com a haste (adensamento manual).

     

    NBR 5738

  • NBR 5738 (Norma atualizada em 2015 com versão corrigida em 2016)

    Conforme a "Tabela 2 - Classes de consistência" da NBR 5738:2016 - Concreto — Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova:

    • Abatimento entre 10 e 50 mm = método de adensamento mecânico;
    • Abatimento entre 50 e 160 mm = método de adensamento mecânico ou manual;
    • Abatimento maior ou igual a 160 mm = método manual.

ID
1322266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma empresa de construção civil está realizando a reforma da garagem de um prédio de uma clínica médica, localizada no subsolo. Considerando que a obra ocupará 23 trabalhadores durante um período de 3 meses, julgue o item a seguir.

Não é necessária a elaboração de programa de condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção (PCMAT), devido ao curto período da obra.

Alternativas
Comentários
  • NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

    18.3.1. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais.

  • não é obrigtória a CIPA,
    já o PCMAT é sim

    :)

  • PCMAT - 20 trabalhadores

    CIPA - 70 trabalhadores


ID
1322269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma empresa de construção civil está realizando a reforma da garagem de um prédio de uma clínica médica, localizada no subsolo. Considerando que a obra ocupará 23 trabalhadores durante um período de 3 meses, julgue o item a seguir.

Não é obrigatória a contratação de um técnico de segurança do trabalho para acompanhar exclusivamente a execução dos serviços dessa obra.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão está se referindo ao seguinte trecho da NR 4:

     

    4.2.1. Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de 1 (um) mil empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá organizar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. (104.003-0 / I2).

     

    Bom estudo.

  • Discordo do "Concurseiro Cerrado, 21 de Outubro de 2017, às 15h28". Eu acredito que a resposta esteja sim na NR 4, mas não no item transcrito por ele. A resposta está no Quadro II.

     

    Veja um trecho da NR 4 versão 2016

    4.2. O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR.

     

    Com o Quadro I vc encontra o risco da atividade abordada pela questão (isso não fará diferença para este exercício), que varia de 1 a 4;

    As informações de risco e o número de funcionários permitem que vc encontre no Quadro II quais técnicos devem compor o SESMT (são mostrados 5: técnico de segurança do trabalho / engenheiro de segurança do trabalho / auxiliar de enfermagem do trabalho / enfermeiro do trabalho / médico do trabalho) .

    Essa lista porém inicia-se em "50 a 100 funcionários". No nosso exercício são 23 funcionários. Então não importa o risco. Não haverá necessidade de contratar um técnico de segurança do trabalho.

     

    Resposta: Certo

     

    Um exemplo só para ter uma ideia: Não consegui identificar o risco dessa reforma no Quadro I, mas se fosse um risco 4 e tivesse 50 empregados, seria necessário apenas 1 técnico de segurança do trabalho dos 5 técnicos mostrados.

     

     

  • De acordo com o quadro I da NR4, o grau de risco para esta atividade é 3. De acordo com o quadro II da NR4, para este grau de risco, o SESMT deve ser composto de 1 técnico de segurança quando a empresa tiver de 101 a 205 funcionários.


ID
1322272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma empresa de construção civil está realizando a reforma da garagem de um prédio de uma clínica médica, localizada no subsolo. Considerando que a obra ocupará 23 trabalhadores durante um período de 3 meses, julgue o item a seguir.

Nos serviços em que for obrigatório o uso de equipamento de proteção individual (EPI), o seu fornecimento aos trabalhadores deve ser efetuado pela empresa gratuitamente.

Alternativas
Comentários
  • Correto conforme disposição da NR 18.

     

    18.23.1 A empresa é obrigada a fornecer aos trabalhadores, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, consoante as disposições contidas na NR 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.

     

    Bom estudo.


ID
1322275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma empresa de construção civil está realizando a reforma da garagem de um prédio de uma clínica médica, localizada no subsolo. Considerando que a obra ocupará 23 trabalhadores durante um período de 3 meses, julgue o item a seguir.

Deve ser composta uma comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) específica para essa obra.

Alternativas
Comentários
  • Obras com duração inferior a 180 dias devem compor CIPA PROVISORIA com 1 membro e 1 suplente a cada 50 trabalhadores Fonte: Meneses Filho, 2017
  • 18.33.4 Ficam desobrigadas de constituir CIPA os canteiros de obra cuja construção não exceda a 180 (cento e oitenta) dias, devendo, para o atendimento do disposto neste item, ser constituída comissão provisória de prevenção de acidentes, com eleição paritária de 1 (um) membro efetivo e 1 (um) suplente, a cada grupo de 50 (cinqüenta) trabalhadores.

     

    Fonte: NR 18

     

     

                                                                                               Vá e vença, que por vencido não os conheça.


ID
1322278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma empresa de construção civil está realizando a reforma da garagem de um prédio de uma clínica médica, localizada no subsolo. Considerando que a obra ocupará 23 trabalhadores durante um período de 3 meses, julgue o item a seguir.

Em caso de morte decorrente de um acidente de trabalho, a empresa deve comunicar o fato de imediato à autoridade policial competente e ao órgão regional do Ministério do Trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Art. 22. A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o 1º (primeiro) dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário-de-contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social

  • 18.31 Acidente Fatal
    18.31.1 Em caso de ocorrência de acidente fatal, é obrigatória a adoção das seguintes medidas:


    a) comunicar o acidente fatal, de imediato, à autoridade policial competente e ao órgão regional do Ministério do
    Trabalho
    , que repassará imediatamente ao sindicato da categoria profissional do local da obra;


    b) isolar o local diretamente relacionado ao acidente, mantendo suas características até sua liberação pela autoridade
    policial competente e pelo órgão regional do Ministério do Trabalho.


    18.31.1.1 A liberação do local poderá ser concedida após a investigação pelo órgão regional competente do
    Ministério do Trabalho, que ocorrerá num prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, contado do protocolo de
    recebimento da comunicação escrita ao referido órgão, podendo, após esse prazo, serem suspensas as medidas
    referidas na alínea "b" do subitem 18.31.1.

  • Pessoal, vamos ver quais são as determinações da NR 18 quando acontece um acidente fatal em um canteiro de obras:

    18.31 Acidente Fatal

    18.31.1 Em caso de ocorrência de acidente fatal, é obrigatória a adoção das seguintes medidas:

    a) comunicar o acidente fatal, de imediato, à autoridade policial competente e ao órgão regional do Ministério do Trabalho, que repassará imediatamente ao sindicato da categoria profissional do local da obra;

    b) isolar o local diretamente relacionado ao acidente, mantendo suas características até sua liberação pela autoridade policial competente e pelo órgão regional do Ministério do Trabalho.

    18.31.1.1 A liberação do local poderá ser concedida após a investigação pelo órgão regional competente do Ministério do Trabalho, que ocorrerá num prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, contado do protocolo de recebimento da comunicação escrita ao referido órgão, podendo, após esse prazo, serem suspensas as medidas referidas na alínea "b" do subitem 18.31.1.”

     Resposta: Certo