SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Tecnologista Júnior - Assistência Social - Serviço Social


ID
196138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à concepção das políticas de seguridade social no Brasil,
julgue os itens a seguir.

O estatuto de política pública da assistência social destaca-se como inovação da LOAS.

Alternativas
Comentários
  • À luz do direito, trata-se de uma norma infraconstitucional. Inobstante, nenhuma norma infraconstitucional inova, pois não poderia tal estatuto disciplinar aquilo que não está previsto em normativa anterior (CF).

    De outra ponta, há de ser considerado o caráter programático da CF. Assim, cada rito processual que infraestruturará um direito fundamental ou social, pode ser considerado uma inovação.

    Todavia, muita segurança acerca do termo "inovação" só pode ser sustentada à luz das políticas públicas.
  • O texto constitucional, tocantemente à Seguridade Social (art. 194 e ss) trata a assistência social como uma das ações do Poder Público. A LOAS, como legislação infraconstitucional, malgrado não tenha por objeto "inovar", assevera de maneira insofismável a condição de política pública para a assistência social, daí, portanto, a inferência de que a expressão política pública para a assistência social configura-se, sim, como algo inovador. 

  • CERTA.

    Mesmo a LOAS (Lei 8742) sendo infraconstitucional, ela inovou na política da Assistência Social, por ser uma norma limitada programática, isso é, a CF tem a norma, mas precisa ser executada por outra norma.

  • Pode-se afirmar que a Constituição Federal de 1988 em seu Art. 194 ao reconhecer a Assistência Social como uma das políticas públicas que compreendem a Seguridade Social brasileira ao lado da Saúde e da Previdência Social certamente traz inovações para essa área. Antes da Carta Magna a Assistência Social estava reduzida a ações, atividades e atendimentos esporádicos, pontuais e eventuais prestados, principalmente, por meio de obras sociais ligadas a Igreja Católica, por meio também das primeiras damas com cariz de filantropia e caridade, e não reconhecida como um direito do cidadão. Após a Constituição Federal (CF), apesar da indiferença de alguns governos para reconhecer a Assistência Social como ação de iniciativa do Poder Público, conforme o Art. 194 daquela Carta, é somente no ano de 1993 - quase 5 anos após a Carta Constitucional - que se tem a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS - Lei n. 8.742/1993) que passa a organizar essa área que adquire o estatuto de política pública de direito do cidadão e dever do Estado, segundo seu Art. 1º. Portanto, pode-se afirmar que a LOAS, legislação infraconstitucional que organiza uma política prevista na CF de 1988, inova a Assistência Social ao reconhecê-la como Política Pública e não mais como meramente ações de caráter filantrópico, individual e prestado por terceiros sem sistematicidade, como ocorria anteriormente a Carta Magna.


    RESPOSTA: CERTO
  • "A LOAS sistematizou e institucionalizou, como permanentes, os serviços assistenciais as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Representou a maioridade jurídica da assistência social, na historia brasileira, instituindo em seu estatuto como política pública de Estado, integrada a seguridade social." Simões, 2010.

     

    "Bendizei ao Senhor todas as suas obras..."


ID
196141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à concepção das políticas de seguridade social no Brasil,
julgue os itens a seguir.

As ações e serviços públicos de assistência social são consideradas de relevância pública.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Constituicção de 1988 são de relevância pública os serviços de saúde. A CF não menciona outro serviços, embora alguns juristas considerem que embora a lei apenas mencione a saúde cabe a interpretação.
    Assunto complexo e que seria cabível recurso


  • Segundo a carta magna somente as ações e serviços de saúde são considerados de relevância pública. 

    "art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa jurídica de direito privado"

  • Gabarito: errado . Segundo a constituiçao somente as ações e serviços de saúde são considerados de relevância pública. "art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa jurídica de direito privado"

  • DEPOIS DESSA VOU DORMIR

  • Erro:
    1-"serviços públicos de assistência social são"..."de relevância pública."
    Errata:
    1-"serviços públicos de saúde são"..."de relevância pública."

    Obs: serviços de relevancia pública são diferentes de serviços públicos.
    Opnião: Achei que a cespe forçou a barra usando isso na questão, se você procurar, nem a doutrina tem muito bem definido a diferença entre serviço público e serviço de rekevancia pública.
    Abraço

  • São de relevância Pública, as ações e serviços de saúde, o erro da questão é afirmar que a assistência Social  é, sendo que a C.F não citou a mesma.

  • ERRADA.

    Ia errar essa questão na prova, mas segundo o Decreto 3048, os únicos serviços de relevância pública são de Saúde, dentre os pilares da Seguridade Social brasileira.

  • Conforme nos afirma a Constituição Federal de 1988 em seu Art.197, que trata da Saúde, são considerados serviços de relevância pública as ações e serviços de saúde. Assim, as ações e serviços de saúde por estarem relacionados a vida, a sobrevivência humana e, por isso, essenciais, são considerados prioritários e de relevância. Dessa forma, mesmo sendo oferecidos pelo Estado ou por empresas privadas, estas ações e serviços estão sujeitas a fiscalização e controle, não podendo ser oferecidas de forma precária, não podendo ser interrompidas, possuindo relevância perante a outros serviços públicos.


    RESPOSTA: ERRADO
  • De acordo com o ECA, por exemplo o exercício da função de Conselheiro no Conselho Tutelar constitui serviço público relevante.

  • São considerados serviços de relevância pública as ações e serviços de saúde.

  • É irrelevante! F@#%-se a assistencia social! :D

  • Queria ver essa questão sendo aplicada em 2020 rsrsrs.

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    Conforme nos afirma a Constituição Federal de 1988 em seu Art.197, que trata da Saúde, são considerados serviços de relevância pública as ações e serviços de saúde. Assim, as ações e serviços de saúde por estarem relacionados a vida, a sobrevivência humana e, por isso, essenciais, são considerados prioritários e de relevância. Dessa forma, mesmo sendo oferecidos pelo Estado ou por empresas privadas, estas ações e serviços estão sujeitas a fiscalização e controle, não podendo ser oferecidas de forma precária, não podendo ser interrompidas, possuindo relevância perante a outros serviços públicos.

    RESPOSTA: ERRADO


ID
196144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à questão social e ao serviço social na
contemporaneidade, julgue os itens que se seguem.

O conjunto de questões reveladoras das condições sociais, econômicas e culturais em que vivem as classes trabalhadoras nas sociedades capitalistas é considerado uma problemática no universo temático do serviço social.

Alternativas

ID
196147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à questão social e ao serviço social na
contemporaneidade, julgue os itens que se seguem.

A questão social é considerada um problema real, que pode ser transformado em um objeto de conhecimento e intervenção.

Alternativas
Comentários
  • Pensei  a própria questão social = próprio objeto de intervenção ¬¬

  • certo! a questão social é um objeto de intervenção e conhecimento ( por exemplo, dos assistentes sociais que têm na questão social seu objeto de intervenção, um problema real).

  • Achei estranho... Se formos analisar a partir da categoria trabalho, o objeto de intervenão do SS são as expressões da Q SOCIAL e não a Q Social em si. Pois o serviço social, enquanto categoria profissional, não tem a capacidade de transformar (ou seja, ter como obj de trabaho) a Q Social.

  • Achei estranha, pois trata a questão social como real.

    " Quero dizer com isso que a " questão social" em si, a paritr dessa concepção, não existe e, assim sendo, deve ser entendida como um conceito- cuja natureza é reflexiva, intelectiva( Pontes, 1995)-  e não como categoria........

     

    Neste caso, trata-se de afirmar a existência real não da "questão social" e sim de suas expressões, determinadas pela desigualdade  fundamental do modo de produção capitalista.

     

     

     

    "Questão Social"

    particularidades no Brasil

    Josiane Soares Santos


ID
196150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das transformações relacionadas à questão social, julgue os
itens subsequentes.

Na contemporaneidade ocorre um verdadeiro transformismo nos conteúdos que informam a questão social, que passa a adquirir novos significados, entre eles a questão social como exclusão e a questão social como objeto da política social.

Alternativas
Comentários
  • São as chamadas refrações da questão social (Couto)

  •  

    Gaba Certo

    Ocorre um verdadeiro transformismo nos conteúdos que informam a “questão social”, que passam a adquirir novos significados, tais como questão social como exclusão, como objeto da política social, como ausência de cidadania e direitos sociais, como desemprego. Essas tendências estão implícitas nas repostas do conjunto de programas e iniciativas vigentes no atual perfil da seguridade social.

     

    http://www.ufjf.br/ppgservicosocial/files/2015/03/ana_luiza.pdf

     


ID
196153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das transformações relacionadas à questão social, julgue os
itens subsequentes.

As questões sociais como sinônimo de cidadania e de pleno emprego retomam a inspiração gramsciana quanto ao significado das questões sociais na contemporaneidade.

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO ESTÁ ERRADA, QUANDO CLASSIFICA COMO SINONIMO (QUESTÃO SOCIAL) E (CIDADANIA E PLENO EMPREGO), SÃO DUAS COISAS DISTINTAS. 

  • Quando se fala em "questões sociais", no plural, já pode considerar errada a questão.
  • Concordo com o Evandro, só de aparecer no plural já deduz a erro...

  • A questão social, conforme nos elucida José Paulo Netto (Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 5ª edição. São Paulo, Cortez, 2006), é inerente ao modo de produção capitalista e fruto da relação contraditória entre capital X trabalho. Os trabalhadores aos serem destituídos dos meios de produção que passam a ser apropriados privadamente por outra classe, a dominante, passam a ter somente sua força de trabalho para vender. Assim, a riqueza socialmente produzida, devido ao avanço das forças produtivas no capitalismo, será acessada somente por uma minoria da população, enquanto a outra receberá somente uma remuneração que não corresponde à riqueza que ela realmente produziu. Sendo assim, a questão social é uma só e não deve ser tratada no plural, como encontra-se na assertiva acima, e ela reúne desde as desigualdades até as lutas sociais que possuem sua produção e reprodução na contrariedade da sociabilidade capitalista. Portanto, no pensamento crítico e gramsciano, a questão social é vista como oriunda da exploração do trabalho e da divisão da sociedade em classes, apresentando em cada nível de desenvolvimento da ordem capitalista, expressões distintas podendo ir desde a fome e a pobreza, ao desemprego e a violência urbana. Porém, a expansão da cidadania e a garantia do emprego para boa parcela da população não são garantias de eliminação da questão social e suas expressões. A extinção da questão social somente poderá ocorrer com a ultrapassagem do modo de produção capitalista, pois a essência dessa sociabilidade é a exploração de uma classe sobre a outra e a apropriação privada, o que produz incessantemente a questão social e suas sequelas. Sendo assim, a questão social não deve ser tratada no plural e nem como sinônimo de cidadania, pleno emprego, fome, pobreza, etc. A sua origem está na sociedade do capital.


    RESPOSTA: ERRADA
  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    A questão social, conforme nos elucida José Paulo Netto (Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 5ª edição. São Paulo, Cortez, 2006), é inerente ao modo de produção capitalista e fruto da relação contraditória entre capital X trabalho. Os trabalhadores aos serem destituídos dos meios de produção que passam a ser apropriados privadamente por outra classe, a dominante, passam a ter somente sua força de trabalho para vender. Assim, a riqueza socialmente produzida, devido ao avanço das forças produtivas no capitalismo, será acessada somente por uma minoria da população, enquanto a outra receberá somente uma remuneração que não corresponde à riqueza que ela realmente produziu. Sendo assim, a questão social é uma só e não deve ser tratada no plural, como encontra-se na assertiva acima, e ela reúne desde as desigualdades até as lutas sociais que possuem sua produção e reprodução na contrariedade da sociabilidade capitalista. Portanto, no pensamento crítico e gramsciano, a questão social é vista como oriunda da exploração do trabalho e da divisão da sociedade em classes, apresentando em cada nível de desenvolvimento da ordem capitalista, expressões distintas podendo ir desde a fome e a pobreza, ao desemprego e a violência urbana. Porém, a expansão da cidadania e a garantia do emprego para boa parcela da população não são garantias de eliminação da questão social e suas expressões. A extinção da questão social somente poderá ocorrer com a ultrapassagem do modo de produção capitalista, pois a essência dessa sociabilidade é a exploração de uma classe sobre a outra e a apropriação privada, o que produz incessantemente a questão social e suas sequelas. Sendo assim, a questão social não deve ser tratada no plural e nem como sinônimo de cidadania, pleno emprego, fome, pobreza, etc. A sua origem está na sociedade do capital.

    RESPOSTA: ERRADA


ID
196156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na representação social, a doença tem-se constituído como um dos
aspectos mais radicais de impacto na vida das pessoas. Em relação
a esse assunto e acerca da estratégia de intervenção do assistente
social na área da saúde, julgue os itens que se seguem.

O assistente social deve buscar a potencialização ou o apoio da família, enquanto rede secundária, pois, se o usuário se encontra fragilizado pelo confronto que vive com a doença, a família também está.

Alternativas
Comentários
  • Seria rede primária!

  • Familia é rede primária.

  • A família é considerada rede primária de proteção das pessoas visto que esta é o primeiro espaço de sociabilidade dos indivíduos, de proteção, o que não quer dizer que esta sempre conseguirá suprir todas as necessidades de seus membros devido à sociedade em que vivemos. A rede secundária está relacionada à  proteção social oferecida pelo Estado, como as políticas sociais, os benefícios, os serviços sociais, etc., os quais podem vir a contribuir para fortalecer os vínculos familiares ou até reconstruí-los, possuindo como foco as famílias e o bem estar de seus membros. As proteções sociais são criadas com o objetivo de atenderem às famílias e aos indivíduos em casos de calamidade pública, de doença, de velhice, dentre outras condições que podem afetá-las. Então, se o assistente social compreende que tanto o usuário quanto a sua família estão vulneráveis por conta da condição de saúde que afeta um de seus membros, talvez seja interessante inseri-los em programas ou políticas que auxiliem naquela situação, seja como forma de assegurar a renda da família, ou de fornecer atendimentos psicológicos, dentre outros que se fizerem necessários naquele momento. 


    RESPOSTA: ERRADO
  • 47. ERRADA. Família é rede primária. A questão torna-se determinista, quando afirma de forma equivocada, que a família também está doente, quando o usuário se encontra fragilizado por conta da doença.

  • Rede primária: formada por parentes, amigos e vizinhos.

    Rede Secundária: Organizações do poder público e da sociedade civil.

  • "A família é considerada rede primária de proteção das pessoas visto que esta é o primeiro espaço de sociabilidade dos indivíduos, de proteção, o que não quer dizer que esta sempre conseguirá suprir todas as necessidades de seus membros devido à sociedade em que vivemos. A rede secundária está relacionada à  proteção social oferecida pelo Estado, como as políticas sociais, os benefícios, os serviços sociais, etc., os quais podem vir a contribuir para fortalecer os vínculos familiares ou até reconstruí-los, possuindo como foco as famílias e o bem estar de seus membros."

    Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Assistente Social e Professora de Serviço Social.

  • Rede primária = a família

    Rede Secundária = proteção social do Estado

    A família é considerada rede primária de proteção das pessoas visto que esta é o primeiro espaço de sociabilidade dos indivíduos, de proteção, o que não quer dizer que esta sempre conseguirá suprir todas as necessidades de seus membros devido à sociedade em que vivemos. A rede secundária está relacionada à  proteção social oferecida pelo Estado, como as políticas sociais, os benefícios, os serviços sociais, etc., os quais podem vir a contribuir para fortalecer os vínculos familiares ou até reconstruí-los, possuindo como foco as famílias e o bem estar de seus membros. As proteções sociais são criadas com o objetivo de atenderem às famílias e aos indivíduos em casos de calamidade pública, de doença, de velhice, dentre outras condições que podem afetá-las. Então, se o assistente social compreende que tanto o usuário quanto a sua família estão vulneráveis por conta da condição de saúde que afeta um de seus membros, talvez seja interessante inseri-los em programas ou políticas que auxiliem naquela situação, seja como forma de assegurar a renda da família, ou de fornecer atendimentos psicológicos, dentre outros que se fizerem necessários naquele momento.

     

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    A família é considerada rede primária de proteção das pessoas visto que esta é o primeiro espaço de sociabilidade dos indivíduos, de proteção, o que não quer dizer que esta sempre conseguirá suprir todas as necessidades de seus membros devido à sociedade em que vivemos. A rede secundária está relacionada à  proteção social oferecida pelo Estado, como as políticas sociais, os benefícios, os serviços sociais, etc., os quais podem vir a contribuir para fortalecer os vínculos familiares ou até reconstruí-los, possuindo como foco as famílias e o bem estar de seus membros. As proteções sociais são criadas com o objetivo de atenderem às famílias e aos indivíduos em casos de calamidade pública, de doença, de velhice, dentre outras condições que podem afetá-las. Então, se o assistente social compreende que tanto o usuário quanto a sua família estão vulneráveis por conta da condição de saúde que afeta um de seus membros, talvez seja interessante inseri-los em programas ou políticas que auxiliem naquela situação, seja como forma de assegurar a renda da família, ou de fornecer atendimentos psicológicos, dentre outros que se fizerem necessários naquele momento. 

    RESPOSTA: ERRADO


ID
196159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na representação social, a doença tem-se constituído como um dos
aspectos mais radicais de impacto na vida das pessoas. Em relação
a esse assunto e acerca da estratégia de intervenção do assistente
social na área da saúde, julgue os itens que se seguem.

Uma das estratégias da intervenção do assistente social nas áreas da saúde é levar em conta a subjetividade do sujeito, pois, quando ela é expressa, abre caminho para a objetividade de concretização da ação transformadora.

Alternativas
Comentários
  • O assistente social ao fomentar a subjetividade do sujeito por meio de práticas reflexivas possibilita a reflexão crítica daquele indivíduo. Assim, o usuário, na medida de seus limites, consegue compreender a dinâmica da realidade de forma crítica e que esta é mutável e passível de ser ultrapassada. Deste modo, ao conhecer a realidade e desmistificá-la este pode negá-la e almejar sua transformação.


    RESPOSTA: CERTO
  • Uma das estratégias da intervenção do assistente social nas áreas da saúde é levar em conta a subjetividade do sujeito, pois, quando ela é expressa, abre caminho para a objetividade de concretização da ação transformadora.


ID
196162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto ao debate sobre o serviço social e a questão social, julgue
os itens a seguir.

A emergência de discussões teoricamente fundadas data da década de 70 do século passado, sob a forma da denominada intenção de superação.

Alternativas
Comentários
  • A questão supramencionada trata da Intenção de Ruptura e não Intenção de Superação
  • KKKKKKKK...


  • a cespe como sempre tenta inventar uma terciera verdade ...intenção de superação kkkkkkk

  • Além do erro da "intenção de superação". Na década de 70 o movimento de reconceituação ainda estava no período inicial, havia ainda uma aproximação com o debate das ciências sociais. Não há que se falar em debate aprofundado. 

  • Se ler rápido, pode cair na pegadinha!!

    O certo é Intenção de Ruptura  e Não intenção de superação. 

  • Intenção de Ruptura e não Intenção de Superação


ID
196165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto ao debate sobre o serviço social e a questão social, julgue
os itens a seguir.

O agravamento da questão social, em face das particularidades do processo de reestruturação produtiva no Brasil determina uma inflexão no campo profissional provocada por novas demandas impostas pelo reordenamento do capital e do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • "O  agravamento  da  questão  social  em  face  das particularidades do processo de reestruturação produtiva no Brasil, nos marcos da  ideologia  neoliberal,  determina  uma  inflexão  no  campo  profissional  do Serviço  Social.  Esta  inflexão  é  resultante  de  novas  requisições  postas  pelo  reordenamento  do  capital  e  do  trabalho,  pela  reforma  do  Estado  e  pelo movimento  de  organização  das  classes  trabalhadoras,  com  amplas  repercussões no mercado profissional de trabalho" (ABESS, 1997, p. 60-61)
  • Fiquei em dúvida em relação ao termo inflexão. 

  • Eu também Ana Paz

  • inflexão

    cs/

    substantivo feminino

    1. mudança da direção ou da posição normal; desvio.

    2. determinada entonação ou acento na pronúncia de uma frase; tom.

    "percebia-se-lhe uma leve i. de ironia"


ID
196168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Vem-se constituindo na contemporaneidade um novo olhar
sobre direitos, especialmente os sociais, deslocando-se de uma
perspectiva formalista, a-histórica para assentá-los em vetores mais
concretos e palpáveis, nas condições reais de existência
particularizados em cada formação social.

V. M. R. Nogueira. Direito à saúde na sociedade contemporânea, um
convite à reflexão. Revista Ser Social n.º 10, Departamento de Serviço
Soc ia l. Brasília, 2002, p. 12 (com adapt a çõe s ) .

Os direitos sociais são considerados como instâncias de lutas coletivas, tendo como palavra de ordem o direito a ter direitos.

Alternativas

ID
196171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Vem-se constituindo na contemporaneidade um novo olhar
sobre direitos, especialmente os sociais, deslocando-se de uma
perspectiva formalista, a-histórica para assentá-los em vetores mais
concretos e palpáveis, nas condições reais de existência
particularizados em cada formação social.

V. M. R. Nogueira. Direito à saúde na sociedade contemporânea, um
convite à reflexão. Revista Ser Social n.º 10, Departamento de Serviço
Soc ia l. Brasília, 2002, p. 12 (com adapt a çõe s ) .

Além das garantias jurídicas formais, os direitos sociais expressam formas de sociabilidade regida pelo reconhecimento do outro como sujeito passivo.

Alternativas
Comentários
  • Como sujeito ATIVO?

    Alguém poderia comentar???
  • Conhecimento de direito constitucional ajuda nessas horas:

    Sujeitos da relação jurídica:

    a) Sujeito ativo: titular do direito subjetivo

    b) Sujeito passivo: é o obrigado a dar, fazer ou não fazer algo em benefício do sujeito ativo.

    Nesse caso, o cidadão enquanto titular de direitos sociais e o sujeito ativo.


ID
196174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto às políticas de seguridade social no Brasil, julgue os itens
que se seguem.

Os trabalhadores brasileiros, a partir dos anos 80 do século passado, adquiriram novos direitos, ampliaram o acesso a serviços públicos e usufruíram do alargamento da oferta de benefícios, como os da assistência social e da saúde.

Alternativas
Comentários
  • Embora a arquitetura da seguridade brasileira pós-1988 tenha a orientação e o conteúdo daquelas que conformam o estado de bem estar nos países desenvolvidos, as características excludentes do mercado de trabalho, o grau de pauperização da população, o nível de concentração de renda e as fragilidades do processo de publicização do Estado permitem afirmar que no Brasil a adoção da concepção de seguridade social não se traduziu objetivamente numa universalização do acesso aos benefícios sociais. Mesmo assim, tais fragilidades não foram o suficiente para negar que os trabalhadores brasileiros, a partir dos anos 80, adquiriram novos direitos, ampliaram o acesso a serviços públicos não mercantis, usufruíram o alargamento da oferta de benefícios, como os da assistência social e da saúde, dentre outros. 

    Seguridade Social Brasileira: Desenvolvimento Histórico e Tendências Recentes Por Ana Elizabete Mota∗

  • CERTA.

    Como englobou a Seguridade Social como um todo, há benefícios e serviços, segundo a CF:

    Parágrafo único.  A seguridade social obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes:

    I - universalidade da cobertura e do atendimento;

    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;


ID
196177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto às políticas de seguridade social no Brasil, julgue os itens
que se seguem.

A criação do Conselho de Seguridade Social, na década de 90 do século passado, contribuiu para a ampliação do financiamento das políticas de seguridade social.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º Compete ao Conselho Nacional da Seguridade Social:

    I - estabelecer as diretrizes gerais e as políticas de integração entre as áreas, observado o disposto no inciso VII do art. 194 da Constituição Federal;

    II - acompanhar e avaliar a gestão econômica, financeira e social dos recursos e o desempenho dos programas realizados, exigindo prestação de contas;

    III - apreciar e aprovar os termos dos convênios firmados entre a seguridade social e a rede bancária para a prestação dos serviços;

    IV - aprovar e submeter ao Presidente da República os programas anuais e plurianuais da Seguridade Social;

    V - aprovar e submeter ao Órgão Central do Sistema de Planejamento Federal e de Orçamentos a proposta orçamentária anual da Seguridade Social;

    [...]

    enfim, não tinha como finalidade ampliar o financiamento das políticas de seguridade social.

  • O Conselho Nacional de Seguridade Social foi extinto! Atualmente não existe!

  • Erro:
    1-"Conselho de Seguridade Social"..."contribuiu para a ampliação do financiamento das políticas de seguridade social."
    Errata:
    1-"Conselho de Seguridade Social"..."Não contribuiu para a ampliação do financiamento das políticas de seguridade social."
    Obs: Apesar de atualmente extinto, o conselho não tinha como diretriz participação no financiamento da seguridade social.
    Abraços

  • Vale ressaltar, que o Conselho Nacional da Seguridade Social (CNSS) foi criada em 1991 (Lei 8.112/91)  e extinto pela medida provisória de 2.216-37/2001, que revoga o artigo 6º e 7º da Lei 8.212/91).

  • O Conselho de Seguridade Social foi extinto na década de 90, mais precisamente em 1998. (Por curiosidade: está no Congresso uma proposta de criação de um novo Conselho de Seguridade Social).
     

  • O Conselho Nacional de Seguridade Social criado pela Lei n. 8.212/1991 tinha como objetivo ser um espaço democrático deliberativo e de participação da população nos assuntos tocantes às políticas públicas que compõem o tripé da Seguridade Social brasileira: a Saúde, a Assistência Social e a Previdência Social. No entanto, tal Conselho foi extinto pela Medida Provisória 2.216-37 de 2001, conforme pode ser visualizado na Lei supracitada. Porém, é importante afirmar que esse Conselho não contribuiu para a ampliação do financiamento das políticas de Seguridade Social por não ser de sua competência essa função. Ressaltamos ainda que a extinção desse Conselho é considerada por muitos estudiosos como um desmonte não somente dos espaços de participação e de controle da população previstos no texto constitucional, mas também como uma desestruturação da própria Seguridade Social brasileira, como vem ocorrendo, por exemplo, com as contrarreformas sofridas pela previdência social desde 1998, o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e escassez de recursos advindos para a Assistência Social.


    RESPOSTA: ERRADO
  • a extinção do Conselho Nacional da Seguridade Social deu lugar aos conselhos Nacionais de cada ramo da Seguridade Social, ou seja CNPS, CNAS e CNS, esto veio com impacto negativo ao reafirmar a fragmentação da junção deste tripé, tornando as políticas cada vez mais individualizadas...

     

     

    "Bendizei aos Senhor tds as suas obras..."


ID
196180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No tocante às políticas de seguridade social, julgue os itens a
seguir.

As políticas de proteção social, nas quais se incluem a saúde, a previdência e a assistência social, são um produto histórico das lutas do trabalho, na medida em que respondem pelo atendimento de necessidades inspiradas em princípios e valores socializados pelos trabalhadores e reconhecidos pelo Estado.

Alternativas
Comentários
  • As políticas de proteção social, nas quais se incluem a saúde, a previdência e a assistência social, são consideradas produto histórico das lutas do trabalho, na medida em que respondem pelo atendimento de necessidades inspiradas em princípios e valores socializados pelos trabalhadores e reconhecidos pelo Estado e pelo patronato. Quaisquer que sejam seus objetos específicos de intervenção, saúde, previdência ou assistência social, o escopo da seguridade depende tanto do nível de socialização da política conquistado pelas classes trabalhadoras, como das estratégias do capital na incorporação das necessidades do trabalho.Seguridade Social Brasileira: Desenvolvimento Histórico e Tendências Recentes Por Ana Elizabete Mota∗


  • CERTA.

    A Seguridade Social brasileira, composta pela Saúde, Previdência e Assistência Social, foi produto de lutas constantes dos trabalhadores para terem melhores condições de trabalho e qualidade de vida.


ID
196183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No tocante às políticas de seguridade social, julgue os itens a
seguir.

Os objetos específicos de intervenção, saúde, previdência ou assistência social e o escopo da seguridade dependem do nível de socialização da política conquistado pelas classes trabalhadoras, independentemente das estratégias do capital na incorporação das necessidades do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Acertei porque chutei... Alguém poderia comentar???
  • Os objetos específicos de intervenção, saúde, previdência ou assistência social e o escopo da seguridade  dependem sim do nível de socialização da política conquistado pelas classes trabalhadoras, no entanto, dependem também das estratégias do capital na incorporação das necessidades do trabalho, uma vez que essas ações correspondem as demandas da classe trabalhadora que foram apropriadas pelo Estado e devolvidas sob a forma de política tirando seu contúdo de luta de classes.
    Em cada momento histório o Estado/capital respondem de diferente forma a essas demandas.

    Espero ter ajudado
     
  • Quaisquer que sejam seus objetos específicos de intervenção, saúde, previdência ou assistência social, o escopo da seguridade depende tanto do nível de socialização da política conquistado pelas classes trabalhadoras, como das estratégias do capital na incorporação das necessidades do trabalho.

    APOSENTADORIA ESPECIAL HISTÓRICO, TITULARES, REQUISITOS, MEIOS DE COMPROVAÇÃO E POSSIBILIDADE DE CONVERSÃO 

  • Erro:
    1-"independentemente"..."incorporação das necessidades do trabalho."
    Errata:
    1-"De maneira intrínseca"..."incorporação das necessidades do trabalho."
    Abraço

  • o capitalismo esta sempre revolucinando o modo de produção para manter e aumentar a mais valia assim não pode ser independente das estrategias do Capital, como afirma a questão. 

    Foi assim que interpretei forte abraço. 

  • ERRADA.

    As necessidades do trabalho DEVEM ser levadas em conta para melhores estratégias do capital.

  • As estratégias do capital são essenciais para as Políticas socias, que se vinculam:

    *Modo de produção capitaista

    *Luta de classe

    *Estado

     


ID
196186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No tocante às políticas de seguridade social, julgue os itens a
seguir.

A adoção das políticas de seguridade social representa uma contradição da sociedade capitalista, cujas mediações econômicas e políticas imprimem um movimento dinâmico e dialético, pois, do ponto de vista lógico, atender às necessidades do trabalho é, de certa forma, negar as necessidades do capital.

Alternativas
Comentários
  • "Trata-se de uma contradição da sociedade  capitalista, cujas mediações econômicas e políticas imprimem um movimento dinâmico e dialético: se do ponto de vista lógico, atender às necessidades do trabalho é negar as necessidades do capital, do ponto de vista histórico, a seguridade social é por definição esfera de disputas e negociações na ordem burguesa".
    (MOTA, 2007)
  • As políticas de proteção social, nas quais se incluem a saúde, a previdência e a assistência social, são consideradas produto histórico das lutas do trabalho, na medida em que respondem pelo atendimento de necessidades inspiradas em princípios e valores socializados pelos trabalhadores e reconhecidos pelo Estado e pelo patronato. 

    Quaisquer que sejam seus objetos específicos de intervenção, saúde, previdência ou assistência social, o escopo da seguridade depende tanto do nível de socialização da política conquistado pelas classes trabalhadoras, como das estratégias do capital na incorporação das necessidades do trabalho. Trata-se de uma contradição da sociedade capitalista, cujas mediações econômicas e políticas imprimem um movimento dinâmico e dialético: se do ponto de vista lógico, atender às necessidades do trabalho é negar as necessidades do capital, do ponto de vista histórico, a seguridade social é por definição esfera de disputas e negociações na ordem burguesa. 

    Seguridade Social Brasileira: Desenvolvimento Histórico e Tendências Recentes - Ana Elizabete Mota 

  • Complementando as respostas do Jenn e da Sarah:
    Direitos sociais (de segunda geração) entram em conflitos com os direitos individuais diversas vezes. É um fato claro isso na nossa sociedade, evidenciado pela criação de sindicatos de trabalhadores, que visam defender os direitos de trabalho no embate contra o capitalismo e a busca do lucro acima de tudo.
    Abraço

  • questão bem formulada , exatamente a sociedade vive essa constante dialétca em capital e trabalho, e as medidas protetivas do trabalhador pode ser sim consideradas uma negação da ótica estritamente capitalista. haja vista o inicio do capitalismo industrial,periodo e que os operarios tabalhavam mais de 15 horas mulheres gravidas perto de dar a luz, crianças. Desta maneira se fosse só pela visão do capitalista os trabalhadores trabalhariam o maximo de jornada possivel. 

    Mas dai a dialética existente nas lutas dos trabalhadores por direitos frente ao capital sanguinário. 

  • CERTA.

    A sociedade capitalista só busca o lucro, deixando de lado as necessidades básicas dos trabalhadores, por achar que isso dará muito prejuízo.

  • Bela questão!

  • Pense numa questão que você coloca Certo e pensa no Errado da Cespe

  • Questão similar cespe 2020

    A política social é um resultado que envolve mediações complexas que se movimentam e disputam hegemonia inclusive na esfera estatal.

    Questão similar cespe 2012

    As principais mediações profissionais do assistente social são as políticas sociais, ainda que não solucionem totalmente as expressões da questão social.


ID
196189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à intervenção do assistente social na área da saúde, julgue
os itens que se seguem.

Cabe ao assistente social priorizar, como assegurado na proposta do Sistema Único de Saúde (SUS), ações de assistência à saúde usando o tratamento e a reabilitação.

Alternativas
Comentários
  • onde estaria o erro? seria prevenção?

  • Só achei isso...

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 1º Fica redefinida a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Art. 2º Para efeitos desta Portaria, considera-se:

    I - Atenção Domiciliar: nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde;


  • Seria não só tratamento e reabilitação mas principalmente  a PREVENÇÃO.

  • A NOB-SUS assegura serviços e ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.

  • O Sistema Único de Saúde possui como um de seus princípios previstos na Constituição Federal de 1988 o atendimento integral, em que a prioridade são as ações de prevenção. As atividades preventivas e de promoção da saúde são bem menos custosas do que as de tratamento e reabilitação, eficientes e disponíveis facilmente para toda a população. Podemos destacar entre essas ações, considerando o conceito amplo de saúde, aquelas relacionadas a grupos educativos de promoção e prevenção de doenças; saneamento básico; prevenção e controle de doenças que com cuidados básicos podem ser evitadas; possibilitar alimentação saudável e nutritiva; moradia digna, dentre outros. Dessa forma, cabe ao assistente social no âmbito da saúde e em conformidade com o expresso pelo SUS nas Leis 8.080/1990 e 8.142/90 priorizar ações e atividades de promoção e prevenção de doenças, no entanto, isso não confere prejuízo aos serviços assistenciais, os quais se forem necessários os usuários também terão acesso assegurado.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Errada. Na CF/88, previsto no art.196. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante politicas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua PROMOÇÃO, PROTEÇÃO e RECUPERAÇÃO”. Quando a questão indica que o assistente social deve “priorizar” ações de tratamento e reabilitação no âmbito da saúde, é indicar uma intervenção pautada no curativo e não preventivo.

  • Faltou a PREVENÇÃO! a questao ficou bem pobre, incompleta.

  • c)precedência das ações de promoção, proteção e prevenção sobre as de assistência, reabilitação e reparação;

    POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

    Decreto nº 7.602/2011


ID
196192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à intervenção do assistente social na área da saúde, julgue
os itens que se seguem.

Ao contribuir para ampliar, facilitar o acesso aos direitos à saúde, os assistentes sociais realizam uma prática profissional que pode contribuir para o exercício de uma consciência social da saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Na saúde, o assistente social deve atuar com vistas a assegurar e expandir os direitos dos usuários. Através de atividades e práticas de cunho socioeducativo, reflexivo e de orientação social, visando democratizar as informações; fortalecer a participação social, os conselhos e movimentos sociais e populares; garantir o acesso à política de saúde bem como fortalecer o sistema único de saúde (SUS) - diante da desconstrução neoliberal que ele vem sofrendo - é possível contribuir para o exercício de uma consciência social da saúde além de reforçá-la enquanto direito de todos e dever do Estado. A formação e o exercício da consciência da população sobre a saúde enquanto política pública em tempos neoliberais é de suma importância para garantir a efetivação e continuidade de implementação do SUS e que este não se torne uma mercadoria, como já vem ocorrendo gradativamente na própria saúde e em outras políticas sociais.


    RESPOSTA: CERTO
  • utor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    Na saúde, o assistente social deve atuar com vistas a assegurar e expandir os direitos dos usuários. Através de atividades e práticas de cunho socioeducativo, reflexivo e de orientação social, visando democratizar as informações; fortalecer a participação social, os conselhos e movimentos sociais e populares; garantir o acesso à política de saúde bem como fortalecer o sistema único de saúde (SUS) - diante da desconstrução neoliberal que ele vem sofrendo - é possível contribuir para o exercício de uma consciência social da saúde além de reforçá-la enquanto direito de todos e dever do Estado. A formação e o exercício da consciência da população sobre a saúde enquanto política pública em tempos neoliberais é de suma importância para garantir a efetivação e continuidade de implementação do SUS e que este não se torne uma mercadoria, como já vem ocorrendo gradativamente na própria saúde e em outras políticas sociais.

    RESPOSTA: CERTO


ID
196195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Independentemente do tipo de unidade de saúde e das
diferenças entre os usuários e das demandas dirigidas ao serviço
social, os assistentes sociais vêm seguindo uma lógica de
organização do seu trabalho e estratégias de ação. O serviço social
como um todo se organiza em plantão ou plantão e programas,
enquanto os assistentes sociais, individualmente, podem se
organizar desenvolvendo ações no plantão, no plantão e programas
ou somente em programas e projetos.

A. M Vasconcelos. Serviço social e práticas democráticas na
Saúde. In: Bravo e Pereira. Política Social e Democracia, São
Paulo: Cortez. Rio de Janeiro: UERJ, 2001 (com adaptações).

Com relação ao plantão social, julgue o item subsequente.

Geralmente o plantão é planejado, sistematizado e avaliado em relação às suas consequências por meio da quantificação estatística dos atendimentos objetivando conhecer a variação da demanda, as solicitações por serviços e recursos materiais e a própria utilização do serviço social e dos serviços da unidade.

Alternativas
Comentários
  • "O plantão é a única atividade comum à maioria dos assistentes sociais, ainda que, em algumas unidades de saúde, esta atividade não seja reconhecida por este nome. O plantão não se constitui assim, num serviço ou uma atividade pensada, planejada, organizada, reduzindo-se a ações isoladas desenvolvidas pelo assistente social para 'resolver o(s) problema(s) do usuário'" (Vasconcelos, 2007: 248)

    Fonte: Serviço Social e Saúde, 2007
  • Segundo Ana Maria de Vasconcelos (Serviço Social e práticas democráticas na Saúde. In: Bravo e Pereira. Política Social e Democracia. São Paulo: Cortez. RJ: UERJ, 2001), o plantão não consiste numa atividade planejada e organizada pelo Serviço Social, pelo contrário. Ele tem sido desenvolvido como forma de atendimento às demandas espontâneas que chegam ao Serviço Social e, muitas vezes, tem ocorrido como forma de resolutividade às demandas dos usuários, consistindo em ações fragmentadas, pulverizadas e focalizadas. Portanto, tem sido uma atividade executada de forma irrefletida, sem organização e planejamento das ações e buscando responder às requisições que lhe são trazidas pelos usuários.


    RESPOSTA: ERRADO
  • O plantão não é planejado.

    O plantão não consiste numa atividade planejada e organizada pelo Serviço Social, pelo contrário. Ele tem sido desenvolvido como forma de atendimento às demandas espontâneas que chegam ao Serviço Social e, muitas vezes, tem ocorrido como forma de resolutividade às demandas dos usuários, consistindo em ações fragmentadas, pulverizadas e focalizadas. Portanto, tem sido uma atividade executada de forma irrefletida, sem organização e planejamento das ações e buscando responder às requisições que lhe são trazidas pelos usuários.

  • Era para ser conforme a alternativa, segundo o pensamento de Ana Maria de Vasconcelos (Serviço Social e práticas democráticas na Saúde. In: Bravo e Pereira. Política Social e Democracia. São Paulo: Cortez. RJ: UERJ, 2001).

    Contudo, o Plantão tem tem sido desenvolvido como forma de atendimento às demandas espontâneas que chegam ao Serviço Social e, muitas vezes, tem ocorrido como forma de resolutividade às demandas dos usuários, consistindo em ações fragmentadas, pulverizadas e focalizadas. Portanto, tem sido uma atividade executada de forma irrefletida, sem organização e planejamento das ações e buscando responder às requisições que lhe são trazidas pelos usuários.

    .

    .

    .

    O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)


ID
196198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tratando-se das políticas públicas no Brasil, as garantias legais com
a criação do SUS vêm contribuindo no processo de construção do
direito à saúde como valor universal. Considerando os preceitos
legais do SUS, julgue os itens seguintes.

A Lei Orgânica da Saúde estabelece que as ações desenvolvidas pela Fundação das Pioneiras Sociais e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), constituem-se como um referencial de prestação de serviços, formação de recursos humanos e para transferência de tecnologia.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 41. As ações desenvolvidas pela Fundação das Pioneiras Sociais e pelo Instituto Nacional do Câncer, supervisionadas pela direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), permanecerão como referencial de prestação de serviços, formação de recursos humanos e para transferência de tecnologia.


ID
196201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tratando-se das políticas públicas no Brasil, as garantias legais com
a criação do SUS vêm contribuindo no processo de construção do
direito à saúde como valor universal. Considerando os preceitos
legais do SUS, julgue os itens seguintes.

Apesar dos importantes avanços na legislação da política de saúde nos últimos vinte anos, ainda há fragilidade nas ações de prevenção do câncer pelo INCA, devido à falta de respaldo legal para o desenvolvimento das atividades no campo da vigilância nutricional e orientação alimentar.

Alternativas
Comentários
  • Existem legislação pra o desenvolvimento das atividades no campo da vigilância nutricional e orientação alimentar.


ID
196204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tratando-se das políticas públicas no Brasil, as garantias legais com
a criação do SUS vêm contribuindo no processo de construção do
direito à saúde como valor universal. Considerando os preceitos
legais do SUS, julgue os itens seguintes.

A assistência médico-hospitalar do INCA aos usuários que apresentam tumores malignos (câncer) rege-se pelo princípio da equidade, ao estabelecer como prioridade no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade econômico-social.

Alternativas
Comentários
  •  A noção de equidade diz respeito à necessidade de se “tratar desigualmente os desiguais” de modo a se alcançar a igualdade de oportunidades de sobrevivência, de desenvolvimento pessoal e social entre os membros de uma dada sociedade. O ponto de partida da noção de equidade é o reconhecimento da desigualdade entre as pessoas e os grupos sociais e o reconhecimento de que muitas dessas desigualdades são injustas e devem ser superadas. Em saúde, especificamente, as desigualdades sociais se apresentam como desigualdades diante do adoecer e do morrer, reconhecendo-se a possibilidade de redução dessas desigualdades, de modo a garantir condições de vida e saúde mais iguais para todos. Portanto, a equidade nesse caso não se dá pela vulnerabilidade socioeconômica, mas pela prioridade sobre a gravidade da doença.


  • A equidade nesse caso não se dá pela vulnerabilidade socioeconômica, mas pela prioridade sobre a gravidade da doença.


ID
196207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tratando-se das políticas públicas no Brasil, as garantias legais com
a criação do SUS vêm contribuindo no processo de construção do
direito à saúde como valor universal. Considerando os preceitos
legais do SUS, julgue os itens seguintes.

O atual modelo de gestão do INCA contempla um sistema gerencial de instâncias colegiadas em conformidade com o princípio da participação da comunidade na gestão do SUS, por meio de conselhos de composição bipartite com representantes da direção e de profissionais de nível superior.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo sem ter lido a respeito, é possível inferir que a assertiva está errada visto que  o "princípio da participação da comunidade" não pode se efetivar por meio da participação exclusiva de representantes da direção e de profissionais de nível superior

  • Outro detalhe é quando ele fala da composição BIPARTITE (estado e município), o que representa a CIB (comissão interestadual bipartite), são membros da Secretários do Estado de Saúde e o Conselho de Secretário Municipal de saúde.


ID
196210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tratando-se das políticas públicas no Brasil, as garantias legais com
a criação do SUS vêm contribuindo no processo de construção do
direito à saúde como valor universal. Considerando os preceitos
legais do SUS, julgue os itens seguintes.

O INCA, atendendo aos preceitos legais, direciona exclusivamente suas ações para o tratamento das neoplasias malignas e afecções correlatas, devido à complexidade e gravidade dos tipos de câncer apresentados nos últimos anos.

Alternativas
Comentários
  • exclusivamente é uma palavra muito pesada . rsrsrs


ID
196213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tratando-se das políticas públicas no Brasil, as garantias legais com
a criação do SUS vêm contribuindo no processo de construção do
direito à saúde como valor universal. Considerando os preceitos
legais do SUS, julgue os itens seguintes.

A principal receita para sustentação dos serviços de assistência oncológica prestados pelo INCA origina-se da Fundação do Câncer criada com a finalidade de apoiar o instituto apenas na área de assistência médico-hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • apenas é uma palavra muito forte...


ID
196216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

A vinculação da ética profissional com os projetos societários define as estratégias a serem adotadas nos atendimentos das necessidades sociais, evidenciado na perspectiva ético-política hegemônica do serviço social nos dias atuais, ao adotar o paradigma da psicologização da questão social.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A abordagem individualizada, com predominância de uma ação psicologizada  traduz sua ação profissional por meio de uma ética vinculada à moral conservadora e dogmática segundo a base ideológica neotomista.

  • A psicologização da questão social remete a uma ação conservadora.


ID
196219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

A reflexão ética, desvinculada da concepção de totalidade possibilita a reprodução da moral imposta pela ideologia dominante e consequentemente o fortalecimento do processo de alienação.

Alternativas
Comentários
  • Paulo, para a resolução desta questão, deve se considerar primeiro que a reflexão ética sempre acompanhou a nossa profissão, a título de exemplo, tivemos cinco Códigos de Éticas, mas claro que, este embasamento “legal” está diretamente relacionado à concepção teórica da profissão, em consonância com o contexto histórico. Ok? ... Então, sobre a reflexão ética que o autor traz no enunciado da questão, entendo que seja o compromisso que assumimos na defesa da classe trabalhadora, quando desvinculada da concepção de totalidade – é o alcance da compreensão da lógica do todo  que implica na compreensão da sua estrutura dialética. Marx é quem trata dessa concepção. Destarte, a questão segue corretamente ao afirmar a possibilidade de reprodução da moral imposta pela ideologia dominante, o que nos remete as concepções: fenomenologica e estrutural funcionalista. Este foi o meu pensamento para resolver a questão, e consegui acertar.

    Espero ter lhe ajudado.

    Bons estudos! 

  • Demarcar o ponto de vista da totalidade na análise do real significa contrapor-se à "razão cínica" ou à "miséria da razão", que afirmam-se cada vez mais como perspectivas particularistas e manipulatórias consonantes às manifestações multifacetadas, características da realidade contemporânea. A inserção dos indivíduos no espaço social, na atualidade, vem ocorrendo de forma crescente através de ações multidimensionais, descontínuas e fragmentárias. A vida social, enquanto totalidade, é, no dizer de Jameson (1996), mais irreconciliável com a lógica que preside o mundo atual. Nesse rastro ocorre a proliferação de teorias do fragmentário, da heterogeneidade, do aleatório, reforçando a "alienação e reificação do presente" e provocando um estilhaçamento dos nossos modos de representação

    http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=294

  • GABARITO: CERTO

    A reflexão ética, desvinculada da concepção de totalidade possibilita a reprodução da moral imposta pela ideologia dominante e consequentemente o fortalecimento do processo de alienação.

    Correto, visto que a desvinculação da totalidade faz com que a atuação se paute em uma perspectiva conservadora e ditante da moral. Em nossa atuação, devemos nos voltar à totalidade e sempre ter um olhar diferenciado, buscando a criticidade e descortinar o aparente.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
196222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

A ética não se limita na afirmação do compromisso ético-profissional, uma vez que são necessárias estratégias mediadoras, permeadas por competência teórica ou técnica, objetivando a viabilização dos direitos sociais.

Alternativas
Comentários
  • " permeadas por competência teórica ou técnica, objetivando a viabilização dos direitos sociais"

    Não seria TEÓRICA E TÉCNICA?

    Alguém comenta por favor?

  • Quando acrescenta "ou" ao invés de "e", pra mim configura uma questão errada. Mas ok.

  • Vamos solicitar comentário do professor!!


ID
196225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

Uma das atuais críticas ao projeto ético-político do serviço social refere-se à tendência predominante de superdimensionar a ação profissional ao saber fazer, como também de supervalorizar, a dimensão singular dos sujeitos em detrimento de paradigmas críticos e universais.

Alternativas
Comentários
  • eRRADO: "Tendência predominante de superdimensionar"; "supervalorizar, a dimensão singular dos sujeitos"

  • boa Maiana 

  • Alguém pode explicar melhor essa questão?


ID
196228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

Na relação com os usuários, nos limites da contemporaneidade, a ética profissional materializa-se por meio de ações conscientes, da ampliação dos espaços profissionais, do compartilhamento coletivo com outros profissionais e com o respaldo das entidades e dos movimentos sociais organizados.

Alternativas
Comentários
  • Esta se materializa com a instituição de um projeto profissional que se concretiza no exercício da profissão, os ideais e os princípios éticos da categoria, além disso, a “materialidade e organicidade” da consciência ética dos profissionais não se objetiva apenas no plano legal. O Código de Ética Profissional direciona o exercício do profissional, dirige as relações deste no espaço sócio-ocupacional e orienta sua postura, logo trata-se de uma questão de consciência ético-política motivada pela categoria profissional, no sentido de mobilizar a participação, a capacitação e a ampliação do debate acerca da postura profissional, segundo os princípios éticos e políticos da profissão (Teixeira, 2009).

    http://cress-mg.org.br/publicacoes/Home/Lei/82

  • GABARITO: CERTO

    ? A ética profissional se materializa com a instituição de um projeto profissional que se concretiza no exercício da profissão, os ideais e os princípios éticos da categoria, além disso, a ?materialidade e organicidade? da consciência ética dos profissionais não se objetiva apenas no plano legal. O Código de Ética Profissional direciona o exercício do profissional, dirige as relações deste no espaço sócio-ocupacional e orienta sua postura, logo trata-se de uma questão de consciência ético-política motivada pela categoria profissional, no sentido de mobilizar a participação, a capacitação e a ampliação do debate acerca da postura profissional, segundo os princípios éticos e políticos da profissão (Teixeira, 2009).

    Fonte: http://cress-mg.org.br/publicacoes/Home/Lei/82

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
196231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

A responsabilidade do sujeito em relação ao seu agir profissional não deve ser considerada apenas um valor, mas sim uma categoria ética, que expressa uma relação social resultante de uma ação que, ao estabelecer conexões sociais com outros sujeitos, se torna mais complexa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Visto que, segundo Leite (2014, p.09): ética não é apenas uma teorização do agir, da moral, ela é uma prática que está vinculada diretamente à ação humana na sociedade. Logo, ela evidenciada em contextos diferentes na sociedade, como por exemplo, no político, no social, no econômico e no educacional. Assim contribui de uma forma abrangente no que se requer a uma perspectiva coletiva e não puramente individual.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
196234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

O conselho federal de serviço social (CFESS) e os conselhos regionais de serviço social (CRESS) constituem, em seu conjunto, uma entidade com personalidade jurídica e forma federativa, com o objetivo de disciplinar o exercício da profissão de assistente social, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) constituem, em seu conjunto, uma entidade com personalidade jurídica e forma federativa, com o objetivo básico de disciplinar e defender o exercício da profissão de Assistente Social, em todo território nacional.
  • Marquei C, porém morrendo de medo kkk 

    Afinal faltou a palavra defender


ID
196237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

O serviço social vem conquistando a sua legitimação como profissão qualificada academicamente para a pesquisa e o debate com outras áreas de conhecimento, o que lhe possibilita a inserção em grupos de pesquisa em instituições de natureza semelhantes ao INCA, atendendo, portanto, a uma de suas competências profissionais.

Alternativas

ID
196240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

O assistente social, no desenvolvimento de suas ações, deve aprimorar as formas de documentação e registro relacionadas ao seu trabalho, até mesmo com uso de material audiovisual, sem condicionar a utilização do referido material à autorização e ao consentimento dos usuários, por se tratar de prática de uso recorrente da categoria.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 5º alínea c do código de ética

  • Código de Ética do/a Assistente Social

    TÍTULO III

    DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS

    CAPÍTULO I

    Das Relações com os/as Usuários/as

    Art. 5º São deveres do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:

    e) informar a população usuária sobre a utilização de materiais de registro audiovisual e pesquisas a elas referentes e a forma de sistematização dos dados obtidos;

  • A utilização desses materiais deve ser previamente informado pelo profissional aos usuários.

     

    Veja: 

    Art. 5º São deveres do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:

    e) informar a população usuária sobre a utilização de materiais de registro audiovisual e pesquisas a elas referentes e a forma de sistematização dos dados obtidos;

     

     

    Referência: Código de Ética do/a Assistente Social de 1993

     

     


ID
196243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

A direção de serviços técnicos de serviço social em instituições públicas constitui-se uma atribuição privativa do assistente social, enquanto encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos e grupos caracteriza-se como uma competência do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • LEI No8.662, DE 7 DE JUNHO DE 1993

    Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

      III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;

    Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

      XII - dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas;



ID
196246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

As competências profissionais estabelecidas na Lei n.º 8.662/1993 são prerrogativas exclusivas ao serem definidas como matéria e área de serviço social, caracterizada pela unicidade profissional.

Alternativas
Comentários
  • As competências profissionais estabelecidas na Lei n.º 8.662/1993 são prerrogativas exclusivas ao serem definidas como matéria e área de serviço social, caracterizada pela unicidade profissional.

    Na verdadade tratam-se de atribuições privativas, definidas no art 5. da Lei de Regulamentação Profissional.
  • As prerrogativas exclusivas de que trata a questão,em matéria ou área de Serviço Social, referem-se as Atribuições Privativas

  • Prerrogativas exclusivas = atribuições privativas, aquilo que somente o profissional graduado e registrado no seu respectivo conselho regional pode fazer.

     

  • gabarito :E

    As atribuições privativas  que são exclusivas. 


ID
196249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da proteção integral à criança e ao adolescente, julgue os
itens subsequentes.

Nas ações realizadas junto a crianças e adolescentes, recomenda-se ao assistente social a montagem da história de vida a partir da perspectiva do sujeito por meio da história de vida oral e familiar para desenvolvimento de mecanismos que possibilitem, entre outros, a convivência familiar.

Alternativas

ID
196252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da proteção integral à criança e ao adolescente, julgue os
itens subsequentes.

No trabalho com adolescente e suas famílias, o assistente social deve apoiar-se prioritariamente na concepção de família nuclear ou no padrão tradicional, por serem esses modelos os únicos indicados para estabelecer os limites e a autoridade recomendada nessa fase do ciclo de vida familiar.

Alternativas
Comentários
  • comentário do professor em questão parecida:

    No trabalho social com família é importante considerar, como afirma a assertiva, as diversas transformações por quais as famílias passam e os distintos arranjos familiares na contemporaneidade. Não existe um modelo ideal de família e é possível encontramos na realidade famílias monoparentais, famílias chefiadas por avós e avôs, famílias que se dissolveram e se unirem em outras famílias, dentre outras. A própria Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) também apreende a concepção de família de forma mais ampla, considerando que as transformações societárias também afetam o núcleo familiar, ocasionando mutações em seu interior, o que deve ser considerado quando trabalhamos junto a esse grupo familiar. Portanto, família não é apenas um grupo de pessoas unidos por laços consanguíneos, mas também unidos por laços afetivos e de solidariedade. Sendo assim, a assertiva está incorreta pois ela restringe a concepção de família àquelas pessoas unidas por laços de consanguinidade somente.


ID
196255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da proteção integral à criança e ao adolescente, julgue os
itens subsequentes.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê a obrigatoriedade de manter o registro das atividades desenvolvidas junto às gestantes, somente nos hospitais públicos por meio de prontuários individuais, pelo prazo de 21 anos.

Alternativas
Comentários
  • 18 anos e não 18 meses como coloca a colega.
  • Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

    I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;


ID
196258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da política nacional do idoso, julgue os itens a seguir.

O idoso quando desabrigado e sem família tem o seu atendimento priorizado em órgãos públicos e privados, que prestam serviços a esse segmento populacional.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8842/94 - Art. 4º Constituem diretrizes da política nacional do idoso: VIII - priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família;

  • PNI - ART. 4 - DIRETRIZ:

     VIII - priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família;


ID
196261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da política nacional do idoso, julgue os itens a seguir.

Quando idosos abrigados em instituições de longa permanência (ILPI) necessitam de assistência médica ou de enfermagem permanente, é recomendada a sua permanência na referida instituição, de forma a impedir o seu sofrimento psíquico e o agravamento das condições de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Politica Nacional do Idoso

    Art. 4º Constituem diretrizes da política nacional do idoso:

      Parágrafo único. É vedada a permanência de portadores de doenças que necessitem de assistência médica ou de enfermagem permanente em instituições asilares de caráter social.


  • Para quem desconhece ,ou na hora da prova não lembrar do inciso específico de que trata a questão, é só pensar "o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral , assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade."

  • PNI - ART. 4 - DIRETRIZES:  

    Parágrafo único. É vedada a permanência de portadores de doenças que necessitem de assistência médica ou de enfermagem permanente em instituições asilares de caráter social.


ID
196264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da política nacional do idoso, julgue os itens a seguir.

Tratando-se de instituições geriátricas de caráter privado e filantrópico, os gestores do SUS não têm o poder de fiscalizar e aplicar normas de funcionamento do trabalho realizado nas referidas instituições.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo que tenham caráter filantrópico deverão seguir as normas do SUS. 
    Assertiva ERRADA!

  • Art. 48. Parágrafo único. As entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento, observados os seguintes requisitos:

            I – oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança;

            II – apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios desta Lei;

            III – estar regularmente constituída;

            IV – demonstrar a idoneidade de seus dirigentes.

  • ERRADA. Art. 52. As entidades governamentais e não-governamentais de atendimento ao idoso serão fiscalizadas pelos Conselhos do Idoso, Ministério Público, Vigilância Sanitária e outros previstos em lei. (ESTATUTO DO IDOSO). Quando se fala em Vigilância Sanitária na lei, compreende-se a atuação do SUS, no poder de fiscalizar e aplicar normas.   

  • Tratando-se de instituições geriátricas de caráter privado e filantrópico, os gestores do SUS não têm o poder de fiscalizar e aplicar normas de funcionamento do trabalho realizado nas referidas instituições.

    PNI - AÇÕES GOVERNAMENTAIS - ÁREA DA SAÚDE:

     c) adotar e aplicar normas de funcionamento às instituições geriátricas e similares, com fiscalização pelos gestores do Sistema Único de Saúde;

           d) elaborar normas de serviços geriátricos hospitalares;


ID
196267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da política nacional do idoso, julgue os itens a seguir.

Os serviços de internação domiciliares realizados por equipes multidisciplinares, considerando o perfil da atenção a ser prestada, os protocolos firmados e a priorização do atendimento ao idoso por meio das próprias famílias, estão ancorados em legislação que assegura os direitos sociais da pessoa idosa.

Alternativas

ID
196270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do câncer como problema de saúde pública e da política
nacional de atenção oncológica, julgue os itens de 45 a 50.

A intervenção do assistente social orientada pela política nacional de atenção oncológica, deve contemplar estratégias de promoção da saúde na perspectiva de fortalecimento das capacidades e habilidades dos indivíduos, mas também visando a mudanças das condições sociais, ambientais e econômicas, para minimizar seu impacto na saúde individual e pública.

Alternativas
Comentários
  • Intervenção sob a ótica dialética, totalitária dos contextos onde o individuo perpassa.


ID
196273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do câncer como problema de saúde pública e da política
nacional de atenção oncológica, julgue os itens de 45 a 50.

A política nacional de atenção oncológica apresenta, como linha central de atendimento, os cuidados paliativos, visando à função curativa.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução. A PNAO apresenta três níveis de atendimento, de igual importância: atenção básica (prevenção, diagnóstico precoce, cuidados paliativos), média complexidade (referência e contrarreferência de pacientes), alta complexidade (estadiamento e tratamento da doença).

  • outro erro: cuidados paliativos não visa cura. 

  • Isso é questão da área da medicina, não de serviço social.


ID
196276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do câncer como problema de saúde pública e da política
nacional de atenção oncológica, julgue os itens de 45 a 50.

O câncer de mama e o câncer do colo do útero já foram incorporados na política nacional de atenção básica, política de atenção integral à saúde da mulher, e na política nacional de DST/AIDS, também foram assumidos no pacto pela saúde como prioridades nacionais no conjunto de ações de controle propostas em defesa da vida.

Alternativas
Comentários
  • O câncer de mama e o câncer do colo do útero já foram incorporados na política nacional de atenção básica, política de atenção integral à saúde da mulher, e na política nacional de DST/AIDS, também foram assumidos no pacto pela saúde como prioridades nacionais no conjunto de ações de controle propostas em defesa da vida.


ID
196279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do câncer como problema de saúde pública e da política
nacional de atenção oncológica, julgue os itens de 45 a 50.

O pacto em defesa da vida propõe a pactuação de uma série de indicadores de saúde, entre eles a razão entre exames citopatológicos e a população-alvo para o controle do câncer do colo do útero.

Alternativas
Comentários
  • São seis as prioridades pactuadas:

     A. Saúde do Idoso; 

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna; 

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; 

    E. Promoção da Saúde; 

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    (Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão)


ID
196282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do câncer como problema de saúde pública e da política
nacional de atenção oncológica, julgue os itens de 45 a 50.

As ações de prevenção primária podem ser disponibilizadas em qualquer nível de atenção à saúde. Mas, no que se refere às informações à população relativas aos fatores de risco para o câncer e de estratégias para diminuir a exposição a eles, a atenção terciária deve ser priorizada por maior alcance das ações, proporcionado pelo contato direto e permanente com o usuário.

Alternativas
Comentários
  • "A atenção primária, com suas ações de promoção, prevenção e detecção precoce do câncer, deve ser vista como prioritária à atenção terciária. A Organização Mundial da Saúde prioriza as ações de prevenção no cuidado com as condições crônicas, enfatizando que é possível prevenir a maioria destas, e que, assim, toda a interação de saúde deve incluir a prevenção."

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/reben/v58n2/a18.pdf


ID
196285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do câncer como problema de saúde pública e da política
nacional de atenção oncológica, julgue os itens de 45 a 50.

As ações educativas com os usuários dos serviços de saúde devem reconhecer as barreiras socioculturais e econômicas, assim como os estigmas relacionados a valores morais e religiosos, contrapondo-se às práticas normatizadoras e distanciadas da realidade sociocultural da população.

Alternativas
Comentários
  • Para realizar ações educativas com seus usuários o assistente social necessita estar atento à realidade social, política, econômica e cultural que os mesmos vivenciam, não buscando impor práticas normatizadoras e de cunho moralizante. O profissional deve compreender que para estreitar os laços com os seus usuários nas ações educativas ele deverá considerar o conhecimento popular, as vivências e experiências cotidianas dos usuários, além de que, por outro lado, o profissional pode contribuir fomentando uma consciência crítica aos usuários. Desse modo, o respeito à realidade social que cerca o usuário, sua condição de classe e explorado, é fundamental para a elaboração e execução de ações educativas nos serviços de saúde.


    RESPOSTA: CERTO


  • Questão duvidosa, e com pessima elaboração, deixa a desejar, não conseguir entender até agora.

  • Feita

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    Para realizar ações educativas com seus usuários o assistente social necessita estar atento à realidade social, política, econômica e cultural que os mesmos vivenciam, não buscando impor práticas normatizadoras e de cunho moralizante. O profissional deve compreender que para estreitar os laços com os seus usuários nas ações educativas ele deverá considerar o conhecimento popular, as vivências e experiências cotidianas dos usuários, além de que, por outro lado, o profissional pode contribuir fomentando uma consciência crítica aos usuários. Desse modo, o respeito à realidade social que cerca o usuário, sua condição de classe e explorado, é fundamental para a elaboração e execução de ações educativas nos serviços de saúde.

    RESPOSTA: CERTO


ID
196288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os princípios, as competências e os benefícios
estabelecidos na lei orgânica da assistência social (LOAS), julgue
os itens a seguir.

A concessão e manutenção do benefício de prestação continuada (BPC) é de responsabilidade dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • A responsabilidade é do Governo Federal.
  • Compete à União.


    Art. 12, inciso I da lei 8742/93 (LOAS)

  • Segundo LOAS - 

     Art. 12. Compete à União:

      I - responder pela concessão e manutenção dos benefícios de prestação continuada definidos no art. 203 da Constituição  Federal;

  • Benefício de prestação continuada - Compete a UNIÃO.

    Benefícios Eventuais - Compete aos ESTADOS, DF e MUNICÍPIOS.

  • Compete a União: Concessão e Manutenção do benefício.

  • Complementando o que a colega Milene M bem colocou, benefícios eventuais a cargo dos Estados e Municípios seriam, por exemplo o auxílio natalidade e funeral 

    Bom estudo a todos!!

  • Compete à União através do INSS.

  • ERRADO! ESSA COMPETÊNCIA É DA UNIÃO.

  • A responsabilidade é da União para a concessão e manutenção do BPC Loas.

  • Gab: Errado

    Compete à União:

    I - responder pela concessão e manutenção dos benefícios de prestação continuada definidos no art. 203 da Constituição Federal.

    Fonte: Lei nº 8.742/1993, art. 12.


ID
196291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os princípios, as competências e os benefícios
estabelecidos na lei orgânica da assistência social (LOAS), julgue
os itens a seguir.

Ao conselho nacional de assistência social (CNAS) é atribuída a função de acompanhar e fiscalizar o processo de certificação das entidades e organizações de assistência social no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Alternativas
Comentários
  • Art. 18. Compete ao Conselho Nacional de Assistência Social:

    III - acompanhar e fiscalizar o processo de certificação das entidades e organizações de assistência social no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome;

  • DESATUALIZADA É COMPETENCIA DO MDS AGORA!

    As principais competências do Conselho Nacional de Assistência Social são:

    aprovar a Política Nacional de Assistência Social;

    normatizar as ações e regular a prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da assistência social;

     zelar pela efetivação do sistema descentralizado e participativo de assistência social;

    convocar ordinariamente a Conferência Nacional de Assistência Social; apreciar e aprovar a proposta orçamentária da Assistência Social a ser encaminhada pelo órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social;

    divulgar, no Diário Oficial da União, todas as suas decisões, bem como as contas do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e os respectivos pareceres emitidos

  • Questão desatualizada! Atualmente, o ministério responsável pelas políticas públicas de Assistência Social é o Ministério da Cidadania.


ID
196294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os princípios, as competências e os benefícios
estabelecidos na lei orgânica da assistência social (LOAS), julgue
os itens a seguir.

A articulação entre órgãos responsáveis pelas políticas de assistência social, saúde, previdência social, visando à elevação do patamar mínimo de atendimento às necessidades básicas, está prevista na legislação atual.

Alternativas
Comentários
  • Art. 19. Compete ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social:

      I - coordenar e articular as ações no campo da assistência social;

      II - propor ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) a Política Nacional de Assistência Social, suas normas gerais, bem como os critérios de prioridade e de elegibilidade, além de padrões de qualidade na prestação de benefícios, serviços, programas e projetos;

      III - prover recursos para o pagamento dos benefícios de prestação continuada definidos nesta lei;

      IV - elaborar e encaminhar a proposta orçamentária da assistência social, em conjunto com as demais da Seguridade Social;

      V - propor os critérios de transferência dos recursos de que trata esta lei;

      VI - proceder à transferência dos recursos destinados à assistência social, na forma prevista nesta lei;

      VII - encaminhar à apreciação do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) relatórios trimestrais e anuais de atividades e de realização financeira dos recursos;

      VIII - prestar assessoramento técnico aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e às entidades e organizações de assistência social;

      IX - formular política para a qualificação sistemática e continuada de recursos humanos no campo da assistência social;

      X - desenvolver estudos e pesquisas para fundamentar as análises de necessidades e formulação de proposições para a área;

      XI - coordenar e manter atualizado o sistema de cadastro de entidades e organizações de assistência social, em articulação com os Estados, os Municípios e o Distrito Federal;

      XII - articular-se com os órgãos responsáveis pelas políticas de saúde e previdência social, bem como com os demais responsáveis pelas políticas sócio-econômicas setoriais, visando à elevação do patamar mínimo de atendimento às necessidades básicas;

      XIII - expedir os atos normativos necessários à gestão do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS);

      XIV - elaborar e submeter ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) os programas anuais e plurianuais de aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

  • CERTA.

    Lei 8742 (LOAS):

    Art. 19: Compete ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social:

    XII - articular-se com os órgãos responsáveis pelas políticas de saúde e previdência social, bem como com os demais responsáveis pelas políticas sócio-econômicas setoriais, visando à elevação do patamar mínimo de atendimento às necessidades básicas;


ID
196297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os princípios, as competências e os benefícios
estabelecidos na lei orgânica da assistência social (LOAS), julgue
os itens a seguir.

O idoso que recebe o BPC, quando acometido por neoplasia e em situação de internação hospitalar, tem o benefício suspenso por estar sob a custódia do estado.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Pois a lei 8742/93 (LOAS) não prevê esta hipótese como causa de suspensão do BPC.


    Art. 21-A.  O benefício de prestação continuada será suspenso pelo órgão concedente quando a pessoa com deficiência exercer atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedor individual. 

    § 1o  Extinta a relação trabalhista ou a atividade empreendedora de que trata o caput deste artigo e, quando for o caso, encerrado o prazo de pagamento do seguro-desemprego e não tendo o beneficiário adquirido direito a qualquer benefício previdenciário, poderá ser requerida a continuidade do pagamento do benefício suspenso, sem necessidade de realização de perícia médica ou reavaliação da deficiência e do grau de incapacidade para esse fim, respeitado o período de revisão previsto no caput do art. 21.  

  • A condição de acolhimento em instituições de longa permanência não prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao benefício de prestação continuada. (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011).


  • Errado. Não perde o direito ao benefício, o idoso ou pessoa com deficiência que estiverem acolhidos em abrigos, hospitais ou instituições congêneres.

  • Gabarito: ERRADO.

    Decreto 6214/2007 que regula o BPC.

    Art.6º - A condição de acolhimento em instituições de longa permanência, como abrigo, hospital ou instituição congênere NÃO prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao Benefício de Prestação Continuada. (Redação dada pelo Decreto nº 7.617/2011)


  • Pessoal vale a pena fazer uma observação, quanto a pessoa detida. Essa não poderá receber o BPC pois de acordo comas justicativas legais tal pessoa tem suas necessidade basicas asseguradas pelo ESTADO.

  • Pessoal.... atentem para o texto e os conhecimentos de palavras usadas no Direito.... o termo SOB CUSTÓDIA DO ESTADO significa que a pessoa esta detida, presa e não internada em um asilo.

  • CUSTÓDIA,

     
    nome feminino

    1. lei guarda, proteção de algo ou alguém a CUSTÓDIA dos bens

    2. lei estado de uma pessoa ou coisa que está sob PROTEÇÃO ou GUARDA de alguém estar sob a CUSTÓDIA da mãe

    3. commerce guarda de títulos e valores feita por bancos e companhias de seguro O banco tem a CUSTÓDIA dos seus dólares.

    Assim, temos diversos sinonimos.

    Questão ERRADA!

    http://pt.thefreedictionary.com/custódia

  •  O critério de renda caracteriza a impossibilidade do paciente e de sua família de garantir seu sustento Nos casos em que o paciente sofra de doença em estágio avançado, ou sofra consequências de sequelas irreversíveis do tratamento oncológico, pode-se também recorrer ao benefício, desde que haja uma implicação do seu estado de saúde na incapacidade para o trabalho e nos atos da vida independente.

     

    O requerente também não pode estar vinculado a nenhum regime de previdência social ou receber quaisquer benefícios. Mesmo quando internados, tanto o idoso como o deficiente têm direito ao benefício. 


ID
196300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os princípios, as competências e os benefícios
estabelecidos na lei orgânica da assistência social (LOAS), julgue
os itens a seguir.

São inegáveis os avanços incorporados na política da assistência social a partir da LOAS, principalmente no que se refere ao enfoque regulatório e centralizado na assistência social como uma política que visa à rentabilidade econômica.

Alternativas
Comentários
  • "Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

            I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;"


    "Art. 6o  A gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), com os seguintes objetivos"



    Sendo assim, o erro da questão está na afirmação da centralização da política de assistencia social, bem como ao afirmar que visa a rentabilidade econômica.
  • Erros:
    1-"caráter centralizado"
    2-"que visa à rentabilidade econômica."
    Errata:
    1-"caráter descentralizado"
    2-"sem qualquer tipo de fim lucrativo."
    Abraço

  • ERRADA.

    A Assistência Social possui caráter descentralizado com a participação da sociedade e não é contributiva, e é sem rentabilidade (fins lucrativos).


ID
196303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A temática da humanização está presente no debate da política de
saúde e nos diferentes espaços de atuação das equipes
interdisciplinares. No que diz respeito a esse tema e aos demais
aspectos que o envolvem, julgue os próximos itens.

O acolhimento, mesmo concebido como uma diretriz da política nacional de humanização, não é compreendido como um dispositivo capaz de alterar o modelo técnico-assistencial, nem tampouco oportuniza a reorganização do processo de trabalho ou modifica a lógica de atendimento.

Alternativas
Comentários
  • O Acolhimento é conceito imbricado no grande princípio do SUS de acesso universal, seja acesso às unidades e serviços (garantia do cuidado), acesso à qualidade da assistência que significa escuta ativa, vínculo, responsabilização, resolutividade e acesso à continuidade do cuidado. Expressa-se como a construção de uma diretriz política e operacional para responder à necessidade dos usuários de garantia de acesso ao cuidado em saúde. Acolhimento traduz-se em uma atitude de inclusão, é postura ética, uma atitude em relação à garantia de acesso aos serviços de saúde, à qualidade e à integralidade da atenção. A garantia do acesso à informação correta e em linguagem adequada, aos serviços e aos insumos, a qualidade da assistência à mulher no pré-natal, no parto, no puerpério e no acolhimento em rede além de compromisso ético do SUS, configuram-se como a concretização do acolhimento pleno, com a disponibilização da melhor tecnologia em saúde. (...) É um processo de ressignificação da relação da equipe de saúde com o usuário, sujeito de sua própria história, que constrói e é construído por sua história. (FRANCO; BUENO; MERRHY, 1999). É uma diretriz e ao mesmo tempo um dispositivo, na medida em que transforma concretamente processo de trabalho de tal modo que garanta a acessibilidade, a responsabilização e o vínculo. O acolhimento, como postura e prática nas ações de atenção e gestão nas unidades de saúde, favorece a construção de relação de confiança e compromisso com as equipes e os serviços, contribuindo para a promoção da cultura de solidariedade e para a legitimação do sistema público de saúde (PNH/MS, 2009 ).

  • O acolhimento, mesmo concebido como uma diretriz da política nacional de humanização, não é compreendido como um dispositivo capaz de alterar o modelo técnico-assistencial, nem tampouco oportuniza a reorganização do processo de trabalho ou modifica a lógica de atendimento.

  • Pode-se dizer que, para o Serviço Social, o acolhimento é parte integrante do processo interventivo dos assistentes sociais. Ele congrega três elementos que agem em concomitância: a escuta, a troca de informações e o conhecimento da situação em que se encontra o usuário.


ID
196306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A temática da humanização está presente no debate da política de
saúde e nos diferentes espaços de atuação das equipes
interdisciplinares. No que diz respeito a esse tema e aos demais
aspectos que o envolvem, julgue os próximos itens.

O assistente social que se fundamenta na emancipação e no protagonismo dos sujeitos no seu processo saúde-doença adota, como estratégia, a visita e a presença do acompanhante em um hospital para compreender o contexto de vida do usuário e possibilitar diagnóstico abrangente da situação.

Alternativas
Comentários
  • O assistente social que se fundamenta na emancipação e no protagonismo dos sujeitos no seu processo saúde-doença adota, como estratégia, a visita e a presença do acompanhante em um hospital para compreender o contexto de vida do usuário e possibilitar diagnóstico abrangente da situação.


ID
196309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A temática da humanização está presente no debate da política de
saúde e nos diferentes espaços de atuação das equipes
interdisciplinares. No que diz respeito a esse tema e aos demais
aspectos que o envolvem, julgue os próximos itens.

De acordo com os novos parâmetros da assistência oncológica, a visita aberta é considerada um elemento de obstrução ao trabalho do hospital, que deve ser proibida pela característica dos serviços de alta complexidade.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com os novos parâmetros da assistência oncológica, a visita aberta é considerada um elemento de obstrução ao trabalho do hospital, que deve ser proibida pela característica dos serviços de alta complexidade. Pelo contrário ,deve ser incentivada para o maior bem estar dos pacientes.


ID
196312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A temática da humanização está presente no debate da política de
saúde e nos diferentes espaços de atuação das equipes
interdisciplinares. No que diz respeito a esse tema e aos demais
aspectos que o envolvem, julgue os próximos itens.

A humanização institui-se a partir de construção de atitudes ético-estético-políticas em sintonia com um projeto de corresponsabilidade e qualificação dos vínculos interprofissionais e entre estes e os usuários na produção de saúde.

Alternativas
Comentários
  • construção de atitudes ético-estético-políticas? que aspecto é este? e em qual parte da política de humanização trata sobre atiudes estéticas... Desculpem-me mas não compreendi está questão...

  • CONCURSEIRA SOCIAL eu também achei estranho esse "ético-estético-político". Se eu fizesse essa prova, já que é do CESPE, eu não marcaria. Eu já ouvi muito psicólogo utilizando essa expressão, principalmente àqueles vinculados à psicologia institucional. Se eu fizesse essa prova hoje, pediria anulação dessa questão!!

  • A PNH ancora seus fundamentos em valores como a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, a solidariedade dos vínculos estabelecidos, a defesa dos direitos dos usuários e a participação coletiva no processo de gestão. Nesse sentido, a dimensão ética aparece nas publicações da PNH vinculada à defesa da vida e ao direito ao desenvolvimento integral como eixo norteador para as ações em saúde; a dimensão política é vislumbrada no tema das relações de poder e da democratização institucional1,2, e a dimensão estética é associada ao processo criativo e sensível inerente à produção da saúde e de subjetividades.

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-70852014000200005

  • Ético-estético-politicas? Onde isso foi fundamentado?

  • olha o que eu achei: "Para a PNH, no campo da Saúde, humanização diz respeito a uma aposta ético-estético-política:  ética, porque implica a atitude de usuários, gestores e trabalhadores de saúde comprometidos e corresponsáveis;  estética, porque acarreta um processo criativo e sensível de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas;  política, porque se refere à organização social e institucional das práticas de atenção e gestão na rede do SUS." https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.redehumanizasus.net/sites/default/files/diretrizes_e_dispositivos_da_pnh1.pdf&ved=2ahUKEwiUsano_ufwAhVnHLkGHZtIDJYQFjAMegQIEBAC&usg=AOvVaw2INRbv4FBawaVOoLGeaqXW

ID
196315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A temática da humanização está presente no debate da política de
saúde e nos diferentes espaços de atuação das equipes
interdisciplinares. No que diz respeito a esse tema e aos demais
aspectos que o envolvem, julgue os próximos itens.

A humanização como política transversal supõe a necessidade de ir além das fronteiras, muitas vezes assumidas por posturas rígidas, pelos diferentes núcleos de saber/poder que se ocupam da produção da saúde.

Alternativas
Comentários
  • A humanização como política transversal supõe a necessidade de ir além das fronteiras, muitas vezes assumidas por posturas rígidas, pelos diferentes núcleos de saber/poder que se ocupam da produção da saúde.

  • Como assim posturas rígidas? De onde vem isso?

  • questão interpretativa, repare "ir além de fronteiras" muitas vezes assumida por posturas rígidas.