SóProvas



Prova CESPE - 2012 - MCT - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos - Tema VII


ID
970525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, relativos à função das correspondências oficiais e à linguagem nelas empregada.

O aviso é expedido unicamente por ministros de Estado.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Segue trecho do Manual:

    "Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares".
  • Padrão Ofício
    AVISO - ministro para ministro
    MEMORANDO - interno
    OFÍCIO - externo

    EXPOSIÇÃO DE MOTIVO: Ministro para o Presidente da República

    MENSAGEM: Pres. República
                           Pres. Congresso
                           Pres. STF
  • Vinicius, não há equívoco, todos estes que você citou estão no mesmo patamar de Ministros de Estado.
  • O Poder Executivo no Brasil é composto atualmente por:

    24 Ministérios;
    10 Secretarias da presidencia com status de ministério;
    05 Órgãos da presidencia com s
    tatus de ministério.
  •  Vinicius Araujo Gonçalves interessante seu questionamento!

    O aviso é EXPEDIDO exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia (...)

    Alguns agentes como: Chefe da casa civilAdvogado Geral da União e Presidente do Banco Central têm a mesma hierarquia dos Ministros de Estado. Ou seja, a emissão de um aviso é feita de forma exclusiva por Ministros de Estado. Porém, não são somente os Ministros que RECEBEM aviso!  
    Os agentes públicos que você citou RECEBEM aviso, porém
    não EXPEDEM.
  • OS MINISTROS PODEM EXPEDIR OFICIOS E MEMORANDO SE QUISER, MAS O USO DO AVISO É EXCLUSIVO AOS MINISTROS

    BONS ESTUDOS...
  • Gabarito C.

    Quem avisa(aviso) ministro é !

  • "o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia".


    Um bom paralelo para lembrar: "quem avisa é sempre um ministro, mas quem recebe aviso nem sempre é ministro".

    Bem, digo isso porque existem alguns que recebem aviso de ministro de ESTADO (SÓ DE ESTADO não é do STF ou STJ viu moçada?) por terem mesmo grau hierárquico, são eles: o presidente do BACEN, O AGU OU O PGR, MAS O PRÓPRIO MANUAL DEIXA CLARO QUE ESSE CITADO NÃO EXPEDEM, SÓ RECEBEM. 



  • Quem avisa Ministro é.


ID
970528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, relativos à função das correspondências oficiais e à linguagem nelas empregada.

Memorandos são expedientes utilizados para a realização de rápida comunicação interna, podendo ser remetidos unicamente a unidades de mesma hierarquia dentro de um mesmo órgão.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Segue trecho do Manual:

    "memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna".
  • ERRADO

    É uma modalidade de comunicação eminentemente interna, que ocorre entre unidades administratiavs de um mesmo orgão, as quais podem estar hierarquicamente em mesmo nivel ou em niveis diferentes. Basicamente, o memorando presta-se em a comunicações internas sobre assuntos rotineiros. Por isso, devem ser suas caracteristicas a rapidez, a simplicidade a clareza e a concisão.
  • unicamente= exclusivamente

  • DE MESMA HIERARQUIA OU NÃO, DESDE QUE DENTRO DE UM MESMO ÓRGÃO.



    GABARITO ERRADO

ID
970531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, relativos à função das correspondências oficiais e à linguagem nelas empregada.

Como fecho de comunicações oficiais dirigidas ao presidente da República e a autoridades de hierarquia superior à do remetente, deve-se empregar a expressão Respeitosamente

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Segue trecho do Manual:

    "Fechos para Comunicações
    O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
    Respeitosamente,

    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
    Atenciosamente,".
  • Fecho para comunicações;

    Respeitosamente -  Autoridades superiores, incluvise o Presidente da República
    Atenciosamente - Autoridades de mesma hierarquia ou inferior.


  • Por favor visualizem esta questão aqui Q303661 - http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/570efb13-95
    Prova: CESPE - 2013 - Telebras - Especialista em Gestão de Telecomunicações - Advogado   Pergunta:
    "Nas comunicações oficiais dirigidas ao presidente da República, o fecho adequado é a expressão Respeitosamente, qualquer que seja o remetente."   O CESPE considerou errada, inclusive tem um comentário de um colega que informa a justificativa do CESPE:

    "GABARITO PRELIMINAR => C  GABARITO DEFINITIVO => E  SITUAÇÃO => Deferido c/ alteração    Justificativa => Os chefes do poder judiciário e legislativo são de mesma hierarquia que o presidente da República, logo, o fecho adequado em expedientes enviados por um chefe de poder ao presidente da República é "Atenciosamente", e não "Respeitosamente". Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito do item."

    Ou seja

    Nessa questão atual Q323508 CESPE considera certo, e nesta questão Q303661 CESPE considera errado.
      No manual de Redação oficial, informa que se o expediente é enviado ao Presidente da República deve-se usar o "Respeitosamente", então fico sem saber exatamente o que o CESPE considera correto???? Se ele (CESPE), aceita que o Presidente da República seja usado "Atenciosamente", está indo contra o manual de Redação Oficial!!!??? 
    Desse jeito fica difícil se o próprio CESPE não se resolve.
  • O CESPE ADORA F***ER a vida do concursando, pois como o Jonas já comentou, em outra questão ele diz que não são todos os caso que usará a expressão Respeitosamente para o presidente, aí na hora de responder uma questão desta fica-se numa dúvida cruel.
  • Concordo com o Rodrigo e com o Jonas, poxa é sacanagem, nós estuda, estuda e estuda mais um pouco e o cespe não se decide, hj ele pensa assim, amanha já nem pensa mais assim, depois muda de novo. Segue uma linha só de raciocinio cespe. Ou pelo menos saiba fundamentar sua decisão.

    P.S . Chateada... kkkkk

  • Não há ninguém hierarquicamente acima do presidente. Logo, respeitosamente sempre para os tratos de assuntos com ele. 

  • Presidente da República, do Congresso Nacional e do STJ, possuem mesma hierarquia, pois são eles os chefes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, desta forma, quando se comuncam entre si por qulaquer meio, o fecho adequado será "atenciosamente,"

  • Não há hierarquia entre chefes de poder


  • certa uma vez que cargo de mesmo nível do presidente usam se mensagens que por regra não contem fecho.


ID
970534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nos itens a seguir, são apresentados trechos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação para compor uma correspondência oficial.

Ratificamos que o aumento do número de funcionários neste órgão é imprescindível para o cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2012. Colocamo-nos contra as manifestações que vão de encontro a essa ideia e informamos que haverá abertura de vagas por meio de concurso público.

Alternativas
Comentários
  • De encontro  - contra.
    Ao encontro - a favor

  • "colocamo-nos contra"...

    Não tem impessoalidade aí. não concordei com o gabarito.

  • Concordo com o colega....

    Colocamo-nos não é uma impressão pessoal e portanto existe um erro nesse trecho?

  • DISCORDO DO GABARITO (questão está correta).

    "Colocamo-nos contra", do meu ponto de vista, seria o mesmo que "somos contra". Se você diz que é contra algo, está demonstrando sua opinião.

    QUESTÃO ORIGINAL:

    Ratificamos que o aumento do número de funcionários neste órgão é imprescindível para o cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2012. Colocamo-nos contra as manifestações que vão de encontro a essa ideia e informamos que haverá abertura de vagas por meio de concurso público


    QUESTÃO RETIFICADA (suprimindo a pessoalidade):

    Ratificamos que o aumento do número de funcionários neste órgão é imprescindível para o cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2012. As manifestações vão de encontro a essa ideia e informamos que haverá abertura de vagas por meio de concurso público


    Sinceramente, tem questões que os caras elaboram e sequer têm embasamento para fundamentá-las. Não estou me referindo necessariamente a essa questão, mas a diversas outras, no qual nos deparamos. Parece que existe doutrina no CESPE, cada examinador pensa de um jeito.

  • "Colocamo-nos contra as manifestações..." 

    A impessoalidade não fora respeitada neste trecho, na minha opinião, gabarito errado

  • olá pessoal, essa questão é complicada. mas acho que está certa. primeiro temos a palavra RATIFICAMOS e depois COLOCAMO-NOS isso mostra que quem está falando é um grupo de pessoas, ou seja, uma comissão e assa comissão fala em nome do serviço público. acho que se fosse somente um funcionário dizendo: SOU CONTRA as manifestações ai sim teríamos problema com a impessoalidade. 

  • Vi em uma outra questão que o "Colocamo-nos" tornaria a questão errada e nessa não contém erro... Aff!!!

    Como entender essa banca???

     


ID
970537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nos itens a seguir, são apresentados trechos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação para compor uma correspondência oficial.

Informamos aos interessados de que no próximo mês vamos estar realizando curso de capacitação de pessoal e que, quem quiser participar, deverá se inscrever até o final do mês.

Alternativas
Comentários
  • vamos estar realizando...
    padrão atendimento telemarketing....
  • O verbo informar requer dois complementos, um deles direto (informamos alguém) e o outro indireto (preposicionado) (sobre ou de alguma coisa).

    Logo: 
    Informamos aos interessados de que no próximo mês ...

    Não existe VTII. O verbo em análise é VTDI. Assim, não pode ter duas preposições. ((a) de aos) e de.


    O correto seria: Informamos os interessados de que no próximo mês ... (Informamos Algúem  de algo ou sobre algo.)
  • Pessoal, não seria -- " INFORMAMOS AOS INTERESSADOS QUE NO PRÓXIMO MÊS ESTAREMOS REALIZANDO.... " ???
  • Acho também que teria uma vírgula após próximo mês pelo fato de estar deslocada na frase.
  • Gerundismo: "[...] vamos estar realizando [...]"
  • Informamos aos interessados a realização de curso de capacitação de pessoal no próximo mês. Aqueles que quiserem participar, deverão inscrever-se até o final do mês.

  • Verbo Informar  é VTDI. Somente exige um OD ou um OI. Na frase há dois OI. 

    O correto seria:

    Informamos aos interessados  que no próximo mês...

    Informamos os interessados de que no próximo mês...


  • A oração está toda errada! Vi  vários erros!

  • GABARITO ERRADO

     

    O pronome "SE" solto entre dois verbos torna também a construção errada, pois temos um verbo no infinitivo e a ênclise nesse caso é sempre bem-vinda:  deverá inscrever-se  (norma culta).

     

     

    MANTENHA-SE FIRME! SEU NOME NO D.O.U.

  • Errado!! Há vários erros entre eles temos: O pronome "SE" solto entre dois verbos torna também a construção errada. Aplicar ênclise nesse caso.

    deverá inscrever-se  (norma culta).

    Gerundismo: "[...] vamos estar realizando [...]" 

    O verbo informar requer dois complementos, um deles direto (informamos alguém) e o outro indireto (preposicionado) (sobre ou de alguma coisa).


ID
970540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nos itens a seguir, são apresentados trechos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação para compor uma correspondência oficial.

Ilustríssimo Senhor Diretor-Geral, Dando continuidade ao projeto que visa a inclusão digital de comunidades carentes de nosso estado e atendendo ao pedido de milhares de cidadãos, que solicitaram salas de aula de informática nas escolas, com acesso à Internet, enviamos os documentos comprobatórios da compra dos aparelhos supracitados, os quais se encontram em nosso depósito devendo ser enviados ao alunado a que se destina tão logo seja autorizada de sua parte este feito.

Alternativas
Comentários
  • "Fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor." pag. 9
  • Errado!
     Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.
  • Acredito que o erro principal, e torna a questão fácil de se resolver já é o uso de cara da palavra Ilustríssimo.
    Vinícius, a palavra Dando está com o D maiúsculo devido o erro de formatação do site, pois ele deveria estar na linha de baixo e é correto começar com a letra maiúscula, independente da vírgula anterior.
  • Ilustríssimo Senhor...                                                                                                                                                        

           ERRADO!              


    Não existe mais o vocativo Ilustríssimo no Manual de Redação da Presidência da República.

  • Como já foi dito a questão está errada, acredito que outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - SERPRO - Analista - Advocacia

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Vocativo

    Os tratamentos Digníssimo Senhor e Ilustríssimo Senhor, atualmente, não fazem parte do rol de vocativos recomendados ou em uso.

    GABARITO: CERTA.


  • Parei de ler em Ilustríssimo..

  • Pelo jeito o Cespe adora colocar o tramento "Ilústríssimo" em suas provas ( Só hoje fiz quatro questões desse jeito). Quando aparecer, marquem errado sem medo...TEMPO É PRECIOSO!!

  • Ilustríssimo ?!   .


ID
970543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao realizar uma pesquisa na Internet a partir do sítio de pesquisa Google, um usuário desejava encontrar uma página que contivesse a palavra-chave projeto, que fosse restrita a páginas do MCTI (www.mcti.gov.br) e em cujo título existisse a palavra tecnologia.Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.


Para fazer a pesquisa restrita ao sítio desejado, o usuário deveria utilizar a sintaxe site www.mcti.gov.br.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Pegadinha. A sintaxe é quase aquela. Reparem

    site www.mcti.gov.br (sintaxe proposta pela questão)
    Faz a busca pelos termos site e www.mcti.gov.br, já que há um espaço entre eles.


    site:www.mcti.gov.br (sintaxe correta)
    Restringe a busca ao site especificado. Neste caso, ao invés de um espaço separando os termos, há um sinal de dois-pontos. Essa é a ínfima mas importante diferença para que, conforme solicita a questão, a busca se resuma ao site www.mcti.gov.br.
  • Há uma questão com a mesma ideia de busca, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Site-Ferramenta de busca;  Considere que um usuário deseje pesquisar o termo missão no sítio www.tce.es.gov.br. Nesse caso, se utilizasse o Bing ou o Google para realizar sua pesquisa, o usuário poderia utilizar a seguinte sintaxe: “missão” site:www.tce.es.gov.br. GABARITO: CERTA.

  • Faça pesquisas dentro de um site em específico

    Você quer saber se um determinado site contém o assunto que está pesquisando, mas percebe que o sistema de busca dele é ruim ou não funciona corretamente. Então, instrua o Google a executar buscas apenas naquele site. Para isso, basta digitar no Google o termo de busca mais a palavra site: seguido do endereço do site. Por exemplo, suponha que você queira saber se o site da Microsoft contém alguma página que fale de certificação. No Google, basta digitar: "Certificação  site:www.microsoft.com" O resultado vai ser todas as páginas do portal da Microsoft que contém a palavra Certificação. Note que esse recurso não funciona em sites não indexados pelo Google, tampouco em páginas de acesso restrito (acessíveis por senha, por exemplo).
  • De acordo com os comentários dos colegas acima, alem dos : (dois pontos) faltaria também a palavra projeto antes da sintaxe, correto?? Se correto a questão então teria dois erros.
  • Vamos estudar!
  • DEVERIA SER ESCRISTO DA SEGUINTE FORMA:

    "projeto" site:www.mcti.gov.br.



  • Se no lugar de deveria estivesse PODERIA, a questão se tornaria correta!

  • Questão:

    Ao realizar uma pesquisa na Internet a partir do sítio de pesquisa Google, um usuário desejava encontrar uma página que contivesse a palavra-chave projeto, que fosse restrita a páginas do MCTI (www.mcti.gov.br) e em cujo título existisse a palavra tecnologia.Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

    Para fazer a pesquisa restrita ao sítio desejado, o usuário deveria utilizar a sintaxe site www.mcti.gov.br. 

    (Gabarito: ERRADO)

     

    A questão está pedindo duas coisas:
    1º - que o usúário encontre no corpo da página a palavra "projeto"
    2º - que o usuário encontre na barra de título da página a palavra "tecnologia" 

    Sintaxe:

    projeto site:www.mcti.gov.br intitle:tecnologia

     

    Ps: Se eu estiver errada por favor me corrija.

    Bons estudos. ^^

    .

  • Marquei errado , pois penso que é necessário a busca pelo título TECNOLOGIA . Para realizar essa busca tem que incluir INTITLE.. 

    Se eu estiver equivocado me corrijam !! 

  • Os resultados não são os mesmos.

     

    Faça as pesquisas e observe nos resultados os links que aparecem.

  • A busca completa seria:     projeto site:www.mcti.gov.br intitle:tecnologia

  • Faltou o "dois pontos" entre "site" e a url. Pegadinha das mais baixais... 

  • ERRADO

     

    projeto site: www.mcti.gov.br intitle: tecnologia

  • neste dia o examinador estava com "o coisa ruim no corpo"

  • Questão muito cobrada. Lembrar que é "site:www.mcti.gov.br" (sem aspas). NÃO TEM ESPAÇO
  • projeto site:www.mcti.gov.br intitle:tecnologia

    ou

    "projeto" site:www.mcti.gov.br intitle:tecnologia

  • Não possui espaços e sim o sinal de dois pontos.

  • Q323512- Para restringir uma busca no google o correto seria pesquisar assim: site:www.mcti.gov.br

  • Minha contribuição.

    Delimitadores de pesquisa:

    inurl: Busca no endereço;

    intitle: Busca no título;

    intext: Busca no corpo do documento;

    inachor: Busca nos marcadores.

    Fonte: QC

    Abraço!!!

  • ERRADO, CADÊ OS DOIS PONTOS?

  • Dois pontos !

  • https://

    características dos caminhos:

    https:// significa que vc está na internet

  • site:www.mcti.gov.br

  • existe questão de Excel que eles aceitam sem o sinal de igual =, já aqui n aceitam, n sei oq a cespe quer, por causa de dois pontos

  • Pesquisar em redes sociais

    Coloque @ antes de uma palavra para pesquisar em redes sociais. Por exemplo: @twitter.

    Pesquisar um preço

    Coloque $ antes de um número. Por exemplo: câmera $400.

    Pesquisar hashtags

    Coloque # antes de uma palavra. Por exemplo: #desafiodogelo

    Excluir palavras da pesquisa

    Coloque - antes de uma palavra que você queira deixar de fora. Por exemplo, velocidade do jaguar -carro

    Pesquisar uma correspondência exata

    Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo, "prédio mais alto do mundo".

    Pesquisar caracteres curinga ou palavras desconhecidas

    Coloque um * na palavra ou frase onde você deseja deixar um marcador. Por exemplo, "maior * do mundo".

    Pesquisar dentro de um intervalo de números

    Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100.

    Combinar pesquisas

    Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa. Por exemplo, maratona OR corrida.

    Pesquisar um site específico

    Coloque "site:" antes de um site ou domínio. Por exemplo, site:youtube.com ou site:.gov.

    Pesquisar sites relacionados

    Coloque "related:" antes de um endereço da Web que você já conhece. Por exemplo, related:time.com

  • Acredito que o certo poderia ser:

    1) "projeto" site:www.mcti.gov.br intitle:tecnologia

    2) "projeto"+www.mcti.gov.br intitle:tecnologia

    3)"projeto"+site:www.mcti.gov.br intitle:tecnologia

  • Gabarito: Errado

    Os comandos de pesquisa do google precisam dos dois pontinhos : para que a busca seja um sucesso, salvo o comando ''define'' (sem aspas), que é utilizado para definição de palavras. Erros, comuniquem.

    Bons estudos.


ID
970546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao realizar uma pesquisa na Internet a partir do sítio de pesquisa Google, um usuário desejava encontrar uma página que contivesse a palavra-chave projeto, que fosse restrita a páginas do MCTI (www.mcti.gov.br) e em cujo título existisse a palavra tecnologia.Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Para restringir a pesquisa ao campo título de uma página, o usuário deveria utilizar a palavra reservada intitle.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Deveria conter toda a sintaxe intitle:tecnologia

  • Simão Davi Ventura Palmeira eis a questão: se o usuário utiliza a sintaxe  intitle:tecnologia, ele estárá utilizando a palavra intitle.

  • o correto seria: site:www.mcti.gov.br intitle:tecnologia projeto


ID
970549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de antivírus e sistemas de firewall, julgue os itens subsequentes.

O sistema operacional Windows 7 possui, como padrão, o antivírus BitDefender, que é disponível em sua instalação mínima e permanece oculto no desktop do computador.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O Windows, até a versão 7, não possui antivírus. Portanto, é necessário instalar uma solução de terceiros, como o BitDefender. Uma solução de terceiros, não é padrão.
    O Windows 8 possui o Windows Defender, que é antivírus e antispyware, por padrão.

    Identificando: O sistema operacional Windows 7 possui, como padrão, o antivírus BitDefender, que é disponível em sua instalação mínima e permanece oculto no desktop do computador.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Veja como seria a questão sobre Windows 8... A questão estaria correta!

    O sistema operacional Windows 8 possui, como padrão, o antivírus Windows Defender, que é disponível em sua instalação mínima e permanece oculto no desktop do computador.

    Obs.: quase tudo no Windows 8 é oculto no desktop do computador, desde o antivírus até as Notas Autoadesivas. Para encontrar algum acessório, abra a caixa Pesquisar e digite parte do nome do aplicativo.
  • O que seria de nós, pobres mortais, se não fosse o Fernando Nishimura? Muito obrigada!

  • QUESTÃO ERRADA.

    Outra:

    Q505436 Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Conhecimentos básicos

    O Windows Defender é um antivírus nativo do Windows 8.1 que protege o computador contra alguns tipos específicos de vírus, contudo ele é ineficaz contra os spywares.

    ERRADA.


  • O Windows Defender, nativo no W8, todavia pode ser instalado nas versões Vista e W7, tem por funcionalidade servir de antispyware.
    Questão sugere que BitDefender ser nativo da versão W7, porém isso está incorreto pois não há antivírus nativo na dita versão.
    Logo..
    ERRADO.

  • Quem dera, lembro bem de ter comprado o Bitdefender quando eu tinha windows 7, paguei uma nota no programa. HEUAHEUA

  • grande professor Fernando parabens pela iniciativa, que Deus o recompense!!!

  • tb agradeço pelos comentarios que fernando faz aqui .. me ajuda bastante !! obrigada!! que vc seja abençoado infinitamente!!

     

  • Estranho. Muito estranho. Porque apesar do BitDefender não ser nativo do Windows 7, o que realmente torna a questão ERRADA. Eu uso Windows 7 (comprei o computador com ele) e ele tem como padrão de antivirus, o Windows Defender. E todo mundo aqui está dizendo (inclusive o Nishimura) que o Windows 7 não possui antivírus nenhum.

    Então por que o meu computador já vem com Windows Defender?

  • 98 % das aplicaçoes do metodo nishimura funcionam DE FATO

  • Comentário do professor.
     

    Errado.
    O Windows, até a versão 7, não possui antivírus. Portanto, é necessário instalar uma solução de terceiros, como o BitDefender. Uma solução de terceiros, não é padrão.
    O Windows 8 possui o Windows Defender, que é antivírus e antispyware, por padrão.

    Identificando: O sistema operacional Windows 7 possui, como padrão, o antivírus BitDefender, que é disponível em sua instalação mínima e permanece oculto no desktop do computador.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Veja como seria a questão sobre Windows 8... A questão estaria correta!

    O sistema operacional Windows 8 possui, como padrão, o antivírus Windows Defender, que é disponível em sua instalação mínima e permanece oculto no desktop do computador.

    Obs.: quase tudo no Windows 8 é oculto no desktop do computador, desde o antivírus até as Notas Autoadesivas. Para encontrar algum acessório, abra a caixa Pesquisar e digite parte do nome do aplicativo.

  • Pessoal, tá estranho. Estou percebendo que os comentários do Fernando Nishimura estão sumindo. Inclusive aqui nessa questão percebo as pessoas elogiando-o, mas não vejo os comentários dele. Observem ! Não se percebem mais comentários recentes do professor. Então ele agora está mais atarefado para fazer os excelentes comentários. Sinceramente, as questões de 2016 até agora, feveiro de 2018, são raras se ver os comentários do Fernando.

     

     

  • Valdimar Pereira, os comentários de Nishimura estão no link "comentários do professor" , pois ele agora é prof. contratado do QC. De vez em quando alguem copia e cola o comentário dele aqui. Bons estudos!

  • Errado.

    Comentário:

    O Windows, até a versão 7, não possui antivírus. Portanto, é necessário instalar uma solução de terceiros, como o BitDefender. Uma solução de terceiros, não é padrão.

    O Windows 8 possui o Windows Defender, que é antivírus e antispyware, por padrão.

    Identificando: O sistema operacional Windows 7 possui, como padrão, o antivírus BitDefender, que é disponível em sua instalação mínima e permanece oculto no desktop do computador.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Veja como seria a questão sobre Windows 8... A questão estaria correta!

    O sistema operacional Windows 8 possui, como padrão, o antivírus Windows Defender, que é disponível em sua instalação mínima e permanece oculto no desktop do computador.

    Obs.: quase tudo no Windows 8 é oculto no desktop do computador, desde o antivírus até as Notas Autoadesivas. Para encontrar algum acessório, abra a caixa Pesquisar e digite parte do nome do aplicativo.

    FONTE: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática- QC

  • Acredito que o antivírus nativo do W7 era o Security.

  • Fernando Nishimura poderia fazer os comentários por videos aulas, seria muito interessante

  • ERRADO

  • Clara Marinho, olha de vc eu não sei oque seria sem o mesmo.

    mas Eu continuaria sendo o aluno que acerta questões sem conta para isso com dicas banais , que com certeza na hora H vai da merd*a

  • Windows Defender funciona nas versões mais recentes do Windows 8 e 10. PCs com Windows 7 têm instalado o Microsoft Security Essentials, que é o antivírus da Microsoft que deu origem ao Windows Defender.

  • Errado.

    O Windows, até a versão 7, não possui antivírus. Portanto, é necessário instalar uma solução de terceiros, como o BitDefender. Uma solução de terceiros, não é padrão.

    O Windows 8 possui o Windows Defender, que é antivírus e antispyware, por padrão.

    Identificando: O sistema operacional Windows 7 possui, como padrão, o antivírus BitDefender, que é disponível em sua instalação mínima e permanece oculto no desktop do computador.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Veja como seria a questão sobre Windows 8... A questão estaria correta!

    O sistema operacional Windows 8 possui, como padrão, o antivírus Windows Defender, que é disponível em sua instalação mínima e permanece oculto no desktop do computador.

    Obs.: quase tudo no Windows 8 é oculto no desktop do computador, desde o antivírus até as Notas Autoadesivas. Para encontrar algum acessório, abra a caixa Pesquisar e digite parte do nome do aplicativo.

  • Errado.

    O Windows, até a versão 7, não possui antivírus.

  • Gabarito:Errado

    Principais Dicas de Windows 7/10 com base no que eu já vi:

    • Pessoal, sem brincadeira alguma, mas essas questões de sistema operacional requer um USO DO USUÁRIO. Isto é, a grande maioria das questões que eu já vi decorre do uso do windows. As bancas gostam de focar nas teclas de atalho (Ex: CTLR + X = recortar; WINDOWS + E = abri o explore etc) e propriamente dito no windows explore (Gerenciador de pastas) também. Portanto, USE O WINDOWS. Você poderá assistir milhares de aulas, mas pode ter certeza que mais de 90% das questões podem ser respondidas apenas decorrente do uso do windows.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
970552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de antivírus e sistemas de firewall, julgue os itens subsequentes.

Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    O camarada foi rápido e caceteiro na afirmativa. Tá tudo certinho. A descrição, aliás, serve até como referência pra estudo.
  • Há uma questão semelhante, vejam: 

    Prova: CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Direito
    c) Firewall é um software que usa regras de segurança, com as funções de aprovar pacotes de dados que atendam essas regras e de bloquear os demais.

    GABARITO: LETRA "C"
  • Gabarito. Certo.

    Firewall 

    Firewall monitora as conexões feitas pelo seu computador para garantir que nenhum recurso do seu computador esteja sendo usado indevidamente. São úteis na prevenção de worms, trojans e outros malwares que tentem explorar comunicações de rede.


  • A palavra BASICAMENTE  gera duvida por que ele nao serve so pra isso 

  • Q542646 (2015/CESPE/TCU/Técnico Federal de Controle Externo - Conhecimentos Básicos)

    Julgue o  item  que se segue , relativo  ao gerenciamento de arquivos e pastas e à segurança da informação.

    O firewall é capaz de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus.

    Gabarito: Certo



    Q353475 - (2013/CESPE/PC-DF/Prova: Agente de Polícia)

    Firewalls são dispositivos de segurança que podem evitar a contaminação e a propagação de vírus. Por outro lado, antivírus são ferramentas de segurança capazes de detectar e evitar ataques provenientes de uma comunicação em rede.
    Gabarito: Errado

    Ué? Numa questão a banca fala que o firewall protege de ataques de vírus, outra, afirma indiretamente que firewall NÃO podem evitar a contaminação e a propagação de vírus.
  • Só uma dica óbvia de Informática: Não vá fazer provas do Cespe sem saber qual a função do Firewall.


    Bons estudos!
  • Primeira questão relacionada ao FIREWALL, no qual relata corretamente a funcionalidade dele.

  • DA SÉRIE: CESPE E FIREWALL UM CASO DE AMOR!

  • Firewall - Controla o tráfego de dados... O CESPE tem um tesão da porraaaa nesse assunto! Pergunta muuuuitoo
  • firewall ============ porteiro

  • Se toda vez que a CESPE perguntasse, ou afirmace que o Firewall é um antvírus eu tivesse uma ereção, ficaria extremamente satisfeito.

    ESPERO NÃO TER OFENDIDO OS COLEGAS.

  • GABARITO CERTO


    Firewall- É para filtrar as portas de conexão

                - Não é antivírus

                - Não analisa o conteúdo de mensagens de e-mail 

                - Não criptografa mensagem 

    Obs- O firewall realiza a filtragem de pacotes e então bloqueia as transmissões não permitidas, mas não impede o uso malicioso de serviços que ele esteja autorizado a liberar.


    bons estudos

  • Uma das poucas questões do cespe que possui uma definição correta de firewall, portanto, questão correta.

  • FIREWALL - É aplicativo ou equipamento que fica entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. O FIREWALL é uma espécie de agente da policia federal que fica na área de embarque dos aeroportos filtrando, evitando que as pessoas entrem com drogas no avião. Ele analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas.

    O firewall NÃO tem a função de procurar por ataques. Ele realiza a filtragem dos pacotes e, então, bloqueia as transmissões não permitidas. Dessa forma, atua entre a rede externa e interna, controlando o tráfego de informações que existem entre elas, procurando certificar-se de que este tráfego é confiável, em conformidade com a política de segurança do site acessado.

    FIREWALL:

    IMPEDE O ACESSO NÃO AUTORIZADO AO COMPUTADOR, CONTROLANDO O FLUXO DE ENTRADA E DE SAÍDA DE DADOS.

    NÃO É ANTIVÍRUS E NEM ANTISPYWERE.

    PODE SER UM SOFTWARE OU HARDWARE (NÃO HÁ A NECESSIDADE DE UTILIZAR OS DOIS DE FORMA COMBINADA)

    _________________________________________________________________________________

    GABARITO: CERTO

  • A questão Q1181616 é idêntica e está com o gabarito errado.

  • O gabarito correto é: CERTO (o cespe acertou na definição do que é firewall, porém por algum motivo colocaram o gabarito como errado).

  • ta na hora de filtrar melhor essas questões Qconcursos. Acabei de fazer a mesma questão com outro gabarito.

  • ta na hora de filtrar melhor essas questões Qconcursos. Acabei de fazer a mesma questão com outro gabarito.

    Q1181616

  • Q1181616 - A MESMA QUESTÃO COM GABARITO INVERSO!!!

  • FIREWALL

    Para que ladrões não entrem em sua casa, você deve trancar suas portas e janelas, ou instalar grades, alarmes e sistemas de segurança, dificultando o acesso ao interior do imóvel. O Firewall tem função similar, pois “tranca” todas as portas e janelas do seu computador para que só os autorizados possam entrar e sair. Os Firewalls já são instalados com pré-definições de quais portas poderão permanecer abertas para que os programas as usem, mas o usuário pode adicionar permissões conforme a necessidade. 

    OBS.: firewall pode ser um software ou um hardware. Ativando o software, dispensamos o uso do hardware. Instalando um hardware (alto custo), dispensamos o uso do software.

    Firewall- É para filtrar as portas de conexão

                - Não é antivírus

                - Não analisa o conteúdo de mensagens de e-mail 

                - Não criptografa mensagem 

  • Saudades dessa época... em que a CESPE cobrava conceitos raízes do Firewall e não como um Magayver como nos dias de hoje.

  • O que deixa essa assertiva correta, creio eu, é a palavra pacote (que se refere ao dado trafegando na rede). Porque o simples tráfego de informações no computador não é vigiado pelo firewall (a exemplo de tráfego por porta usb por exemplo)..

    nível de interpretação hard

  • Questão Cespiana:

    Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteção requeridas pela rede e pelas informações nela disponíveis. (CERTO)

    [...]

    _____________

    Bons Estudos.

  • CERTO

    O firewall controla, analisa, registra, policia, monitora, regula e filtra o tráfego ou movimentação da entrada/saída de dados, detectando ameaças e bloqueando o acesso que não esteja em conformidade com a política de segurança da organização.

  • O firewall controla, analisa, registra, policia, monitora, regula e filtra o tráfego ou movimentação da entrada/saída de dados, detectando ameaças e bloqueando o acesso que não esteja em conformidade com a política de segurança da organização.

  • Questão perfeita, hj em dia o firewall da cespe vai ate para marte kkkkk

  • GAB: CERTO

    FIREWALL

    Características:

    •  Protege as portas
    •  Controle de acessos
    • Filtro de pacotes 
  • GAB. CERTO

    Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.


ID
970555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de antivírus e sistemas de firewall, julgue os itens subsequentes.

Os arquivos com as extensões pdf, jpg, txt e scr armazenados em um pendrive são imunes a vírus de computador, ainda que o pendrive seja infectado ao ser conectado na porta USB de um computador.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Essa é uma questão que dá muito pano pra manga. Isso porque, tecnicamente, ao contrário do que reza o senso comum, a extensão dos arquivos não diz absolutamente nada a respeito do seu formato, muito menos da possibilidade dele ser ou não passível de contaminação por um vírus. Mas eu acho melhor a gente se concentrar no universo dos concursos, onde - dentre as 4 citadas - a extensão SCR é muito vulnerável à infecção por vírus.

    Portanto, a presença da extensão SCR é suficiente pra tornar a afirmativa errada.
  • Exatamente como o Jayme comentou.

    PDF é um documento em formato somente leitura, que pode ser atacado por vírus - "Virus em PDF ataca sistemas em mais de 20 países - http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/virus-em-pdf-ataca-sistemas-em-mais-de-20-paises "

    JPG é uma foto com até 16.7 milhões de cores, que pode ser atacado por vírus - "O vírus W32/Perrun traz uma novidade técnica. Trata-se do primeiro invasor capaz de contaminar arquivos de imagem JPG. - http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062002/13062002-12.shl "

    TXT é um arquivo de texto, que não 'pega vírus', mas pode conter código malicioso para o usuário copiar/colar/executar segundo instruções passadas por algum cracker. Ou seja, não é um vírus, mas pode conter comandos maliciosos.

    SCR é uma proteção de tela, um arquivo executável, altamente vulnerável a vírus de computador.

    Mas o que compromete a questão mesmo, é esta história de 'ser imune'. A Cespe gosta de sugerir proteção 100%, sistemas impenetráveis, firewalls multitarefas, etc.
  • Lembrar que:


    100% imune a esses vírus de computador ------> que eu saiba até hoje somente ---> crianças, adultos, idosos, animais, plantas e semelhantes.


    Afirmar que um arquivo, um computador, está protegido de vírus (mesmo que tenha 234 anti- vírus instalado),  não é possível! (atualmente!)


    Bons estudos!

  • o arquivo 100% livre de infecção por virus só aquele impresso. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Esse é o tipo de questão daquelas tão fáceis, mas tão fáceis que o Cespe apenas insere nas provas, para mesclá-las com os itens difíceis e medianos... A questão serve, quando muito para quebrar o ritmo. A banca Cespe é como a variação do jogo de Roger Federer, no tênis: improvisa, usa o slice, muda a velocidade ou a colocação do saque, e desta forma dificulta muito a LEITURA, por parte do adversário (candidato). Kkkkkk

  • ERRADO.

     

    Com exceção do arquivo de texto, de extensão txt, os demais estão sujeitos a ataques de vírus de computador.

     

    Scr é um executável de proteção de tela.

  • Gab E

    Pq que eu não passei em um concurso nessa época enh ? afffffffff.

  • Os arquivos com as extensões pdf, jpg, txt e scr armazenados em um pendrive são IMUNES A VÍRUS de computador, ainda que o pendrive seja infectado ao ser conectado na porta USB de um computador.

    VÍRUS DE MACRO atacam o OFFICE

  • Nem papel tá escapando de vírus (tá aí o covid-19 para provar), quem dirá um arquivo digital.

  • Esses arquivos podem ser atingidos por um vírus chamado vírus de hardware. Embora tenha esse nome, o vírus atinge apenas os arquivos contidos no Hardware, transformando-os em atalhos.

    É válido mencionar que esse tipo de vírus não é permanente, de modo que os arquivos podem ser recuperados pelo comando ATTRIB.

  • ERRADO

  • scr = screem / tela / arquivo de protetor de tela.... pegava muito virus baixando protetores de tela antigamente. Aquele carinha que ficava sozinho numa ilha!! quem lembra? kkkkkk

    scr são vulneráveis, esta extensão ai já é bastante pra invalidar a questão (E)

    abraços

  • Em informática nada é 100% garantido.

  • Minha prima imprimiu um arquivo na china. Nem esse arquivo estava livre de vírus. Corona Vírussssssssssssssssssssss.

  • Minha contribuição.

    Vírus: É um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina. Para que um código seja considerado um vírus, ele deve ter a capacidade de autorreplicação, ou seja, fazer uma cópia de si mesmo e distribuir essa cópia para outros arquivos e programas do sistema infectado. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, a fim de se tornar ativo e dar continuidade à infecção. Ele não é autossuficiente, pois necessita da execução de um hospedeiro, para se propagar pelas redes enviando cópias de si mesmo.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Só lembrar daquele software malicioso que transforma os arquivos do pendrive em atalhos.

    P.S: Os arquivos estão ocultos.

  • ☠️ GABARITO E ☠️

    ➥Direto ao ponto:

    Não existe imunidade em Tecnologia da Informação. Estamos em 2021 e pelo visto, da mesma forma que as ferramentas de segurança são otimizadas ano após ano, os malwares e os crackers também são desenvolvidos de forma proporcional. Aliás, faz-se necessária a evolução das ferramentas de proteção por causa, justamente, do desenvolvimento constante das pragas virtuais.

    _________

    #PERTENCEREMOS

  • Imune?! kkkkk tenta fazer teu TCC e deixar APENAS no pen drive e inserir nessas copiadoras de bairro pra tu ver kkkkkkk já passei por isso, porém, tinha ele salvo na núvem, no whatsapp, no computador, e em outro pen drive '-' kkkkkkk segurança em 1º lugar!

  • fácil...pq ninguem é imune a nada nessa vida...rsrsrs

  • PDF é um documento em formato somente leitura, que pode ser atacado por vírus - "Virus em PDF ataca sistemas em mais de 20 países - http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/virus-em-pdf-ataca-sistemas-em-mais-de-20-paises "

    JPG é uma foto com até 16.7 milhões de cores, que pode ser atacado por vírus - "O vírus W32/Perrun traz uma novidade técnica. Trata-se do primeiro invasor capaz de contaminar arquivos de imagem JPG. - http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062002/13062002-12.shl "

    TXT é um arquivo de texto, que não 'pega vírus', mas pode conter código malicioso para o usuário copiar/colar/executar segundo instruções passadas por algum cracker. Ou seja, não é um vírus, mas pode conter comandos maliciosos.

    SCR é uma proteção de tela, um arquivo executável, altamente vulnerável a vírus de computador.

    Mas o que compromete a questão mesmo, é esta história de 'ser imune'. A Cespe gosta de sugerir proteção 100%, sistemas impenetráveis, firewalls multitarefas, etc.

  • Numa relação sexual a camisinha é o antivírus. #SexoSeguro

ID
970567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acusado de mau desempenho de suas funções, Fernando Lugo, presidente do Paraguai, deixou o governo do país no último dia 22 de junho, a nove meses das próximas eleições presidenciais. A respeito desse fato e de seus corolários, julgue os itens a seguir.

A crise política que culminou com a queda de Fernando Lugo originou-se em um confronto entre a polícia e trabalhadores rurais sem-terra.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Fernando Lugo foi alvo de um processo relâmpago de impeachment, iniciado na quinta-feira (21) e concluído no começo da noite de sexta. Movido pelo Congresso, o pedido trazia cinco acusações contra Fernando Lugo. A principal delas é de mau desempenho de suas funções em uma ação de reintegração de posse na semana passada, que acabou com a morte de 11 camponeses e seis policiais. Além disto, havia acusações de que Lugo teria colocado militares às ordens de sem-terras, de que o presidente teria financiado um protesto de estudantes e que ele seria o responsável por uma “onda de violência” no país.
  • O argumento da acusação foi o de que Lugo, além de mau desempenho como presidente, tem vínculos com grupos guerrilheiros e está estimulando um conflito social no país. Os senadores deram menos de 24 horas para Lugo preparar sua defesa, e o presidente teve duas horas para apresentar seus argumentos diante do plenário, marcadamente oposicionista. A rapidez com que o caso foi analisado levantou uma série de discussões, e o próprio governo brasileiro chegou a considerar um "golpe de estado", o que motivou uma mobilização da Unasul. Por mais que impressione a rapidez com que todo o processo foi julgado, os parlamentares tiveram o cuidado de trabalhar dentro da lei.

    Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/fernando-lugo-e-cassado-e-deixa-presidencia-do-paraguai


ID
970570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acusado de mau desempenho de suas funções, Fernando Lugo, presidente do Paraguai, deixou o governo do país no último dia 22 de junho, a nove meses das próximas eleições presidenciais. A respeito desse fato e de seus corolários, julgue os itens a seguir.

O processo de deposição de Fernando Lugo ocorreu no Congresso, conforme determinado pela Constituição paraguaia. Findo esse processo, uma junta militar assumiu o poder no país.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Eles não assumiram o país, eles foram aposentados por estarem ligados à Fernando LUGO.

    O Paraguai passou à reserva dez militares que haviam sido nomeados pelo ex-presidente Fernando Lugo, deposto por impeachment em 22 de junho. Nesse dia, três deles participaram de uma reunião em que o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, tentou convencer a tropa paraguaia a ficar do lado de Lugo, segundo o atual governo. O Ministério Público investiga se houve tentativa de sublevação.

    Entre os que foram aposentados estão o ex-comandante da Marinha, almirante Juan Benítez Fromherz, e o ex-chefe do Exército, general Adalberto Garcete.


    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/paraguai-afasta-militares-ligados-fernando-lugo-5457041#ixzz2iYdorr3U
  • No dia 22 de junho, o presidente foi destituído pela Câmara dos Senadores do Paraguai por 39 votos a 4 e na mesma noite, o vice-presidente Federico Franco empossado como novo presidente da República do Paraguai.2

    O processo de impeachment de Lugo, que durou pouco mais de 24 horas, foi considerado legítimo pelo Tribunal Superior Eleitoral do país, e ilegal e ilegítimo pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, tendo gerado uma crise diplomática internacional com os países sul-americanos integrantes da Unasul e do Mercosul recusando-se a aceitar a forma como se deu a destituição do ex-presidente.3 4

    Os críticos condenaram a rapidez do julgamento, a falta de concretude das acusações e o tempo de defesa de apenas duas horas, em prejuízo do devido processo legal e do amplo direito de defesa.5 6

    Diversos especialistas em políticarelações internacionais e direito constitucional de diferentes países manifestaram-se a respeito do processo de impeachment de Fernando Lugo. A maioria deles considera condenáveis os procedimentos adotados no caso - ainda que legais ou aparentemente legais - e acredita que a derrubada de Lugo configura umgolpe de estado ou um "golpe branco".

    Segundo a socióloga Lorena Soler, especialista em história do Paraguai da Universidade de Buenos Aires, "diferentemente do passado, o "novo golpismo", liderado por civis, apela a formatos constitucionais e mantém uma fachada institucional, sendo o caso mais similar a substituição "constitucional" de Zelaya em Honduras, em 2009. No entanto, a possibilidade de apelar a uma legalidade abstrata, profundamente ideológica, embora disfarçada de imparcialidade, só é possível quando não há setores que disputem esse argumento."43 .
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Destitui%C3%A7%C3%A3o_de_Fernando_Lugo

  • O Senado do Paraguai aprovou nesta sexta-feira o impeachment do presidente Fernando Lugo, por 39 votos favoráveis, contra 4 (e duas abstenções). Considerado culpado por deputados e senadores, o chefe de estado foi automaticamente afastado do cargo - ele é o primeiro presidente a ser destituído na história do país. Quem assume em seu lugar é o vice-presidente, Federico Franco, que deve permanecer no posto até a realização de eleições gerais previstas para abril de 2013. Franco foi convocado de imediato para prestar juramento diante do Congresso Nacional como novo presidente do Paraguai. Líder do Partido Liberal, ele é membro da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), coalizão que venceu as eleições presidenciais de 2008.

    Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/fernando-lugo-e-cassado-e-deixa-presidencia-do-paraguai


ID
970573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acusado de mau desempenho de suas funções, Fernando Lugo, presidente do Paraguai, deixou o governo do país no último dia 22 de junho, a nove meses das próximas eleições presidenciais. A respeito desse fato e de seus corolários, julgue os itens a seguir.

Em reunião de cúpula do MERCOSUL, Argentina, Uruguai e Brasil resolveram suspender o Paraguai do bloco, por entenderem ter havido, com a deposição de Fernando Lugo, interrupção na ordem democrática do país

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETO

    Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/mercosul-e-unasul-decidem-afastar-paraguai-de-suas-atividades.html

    O Mercosul e a Unasul decidiram afastar o Paraguai de suas atividades até que a "ordem democrática seja restabelecida", segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

    Neste domingo (24), o Mercosul também anunciou que o Paraguai foi suspenso da Reunião de Cúpula de presidentes programada para a próxima semana na cidade argentina de Mendoza foi suspensa.

    O anúncio da suspensão para o encontro foi divulgado pelo governo argentino, que possui a presidência rotativa do Mercosul, em comunicado à imprensa divulgado no site do Ministério de Relações Exteriores da Argentina. O Itamaraty confirmou ao G1, por meio da assessoria, que a decisão foi acordada entre os países membros e que a nota foi redigida neste domingo.

    Que Deus ilumine todos...

  • A questão é de 2012. Atualmente, a situação se encontra do seguinte modo:
    O Paraguai, suspenso no ano passado por Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela doMercosul depois da destituição do então presidente Fernando Lugo, foi readmitido nesta sexta-feira (12) como membro do bloco comercial sul-americano. (12/07/2013 - http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/mercosul-aprova-reincorporacao-do-paraguai-ao-bloco.html)
    O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, rejeitou nesta sexta-feira (12)reintegrar seu país ao Mercosul, após manifestar que a entrada da Venezuela no bloco e a entrega da presidência rotativa ao presidente Nicolás Maduro não se ajustam aos tratados internacionais firmados pelos sócios fundadores. As características jurídicas da entrada da Venezuela como membro pleno doMercosul, em julho de 2012, não respeitaram as normas legais', afirmou Cartes em um comunicado divulgado após a cúpula do Mercosul em Montevidéu, onde ficou decidido o retorno do Paraguai ao bloco, com a anulação da medida imposta a Assunção após o impeachment relâmpago do presidente Fernando Lugo. (12/07/2013 - http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/presidente-eleito-do-paraguai-rejeita-volta-ao-mercosul.html)

    Em entrevista após o encontro, Dilma disse que o Paraguai está em processo de volta ao bloco. O país foi suspenso após o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, em junho de 2012. “O Brasil tem todo o interesse nessa volta e também no fato de que a nossa relação bilateral. Como vocês podem ver, nós mantemos [a relação] intacta. Não houve consequência nenhuma”, disse. (30/09/2013 - http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/09/para-dilma-suspensao-do-mercosul-nao-afetou-relacao-com-paraguai.html)

  • A questão está certa. O Paraguai, de fato, foi suspenso do MERCOSUL após o impeachment de Lugo, que foi feito de forma abrupta e, segundo os membros do MERCOSUL, representou a interrupção da ordem democrática do país. Ressalta-se, contudo, que o Paraguai já está de volta no bloco desde o final de 2013.







ID
970576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acusado de mau desempenho de suas funções, Fernando Lugo, presidente do Paraguai, deixou o governo do país no último dia 22 de junho, a nove meses das próximas eleições presidenciais. A respeito desse fato e de seus corolários, julgue os itens a seguir.

Após sua deposição, Fernando Lugo, para evitar ser preso por militares, asilou-se na embaixada do Brasil em Assunção.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada. Após o impeachment, Fernando Lugo não se asilou na embaixada do Brasil em Assunção. Ele aceitou a decisão do Senado, embora tenha declarado que se tratava de um golpe e, logo em seguida à sua destituição, o então vice-presidente tomou posse. Lugo continuou no Paraguai após o impeachment.

  • Ele ficou no Paraguai tentando se defender mas não foi possível.

    A confusão da questão é com relação a Zelaya de Honduras.

ID
970579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos dias de maio de 2012, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados a respeito do perfil religioso do brasileiro. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os dados divulgados pelo IBGE mostraram significativa diminuição do número de brasileiros que se declaram sem religião, fato atribuído à presença de movimentos evangelizadores no país.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O Brasil perdendo a fé: o número de ateus cresce 1300% em 50 anos  Em 50 anos o Brasil deixou de ser um país totalmente católico, embora permaneça majoritariamente católico. Os dados divulgados pelo IBGE (censo 2010) deixa claro um avanço expressivo dos ateus e dos sem religião. Entre 1960 e 2010, o Brasil viu encolher sua parcela católica de 93% para 65%.
    Em 2000, os católicos eram 73,6% dos brasileiros, os evangélicos eram 15,4%, pessoas sem religião (7,4%), pessoas de outras religiosidades eram mais de 3%.

    A pesquisa mostra que a queda na proporção de católicos foi acompanhada pelo crescimento dos evangélicos, que em 1960 eram apenas 4% da população e em 2010 alcançaram 22,2%. No entanto, os ateus e os sem religião que 1960 eram 0,6% da população agora representam 8%.
    No caso dos evangélicos, o crescimento foi puxado pelas igrejas de origem pentecostal, como a Assembleia de Deus, que atingiram 13,3% do total da população. Os chamados evangélicos tradicionais como os luteranos e  batistas mantiveram um crescimento com uma oscilação menor.
    Em números absolutos, os católicos somam 123,3 milhões de pessoas, os evangélicos, 42,3 milhões. Meio milhão de brasileiros praticam religiões ditas afro-brasileiras e 107 mil judeus residem no Brasil.
    Da mesma forma 15 milhões de pessoas disseram não ter religião, desses 615 mil afirmaram expressamente serem ateus e 124 mil, agnósticos.


     

    Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
    http://hts3.info/index.php/algoritmo-estruturas-de-dados-2/94-o-brasil-perdendo-a-fe
  • Errado

    Entre 2000 e 2010, fatia de católicos cai 12% no total da população brasileira; parcela dos evangélicos cresce 43% e de pessoas sem religião sobe 10%. 

    A fé dos brasileiros
    http://estadaodados.com/religiao/


    Censo: o perfil religioso do país
    http://oglobo.globo.com/infograficos/censo-religiao/

  •  O número de brasileiros que se declaram sem religião aumentou, segundo o censo feito pelo IBGE. Segundo o Instituto, “Os evangélicos foram o segmento religioso que mais cresceu no Brasil no período intercensitário. Em 2000, eles representavam 15,4% da população. Em 2010, chegaram a 22,2%, um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas (de 26,2 milhões para 42,3 milhões). Em 1991, este percentual era de 9,0% e em 1980, 6,6%. Já os católicos passaram de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010. Embora o perfil religioso da população brasileira mantenha, em 2010, a histórica maioria católica, esta religião vem perdendo adeptos desde o primeiro Censo, realizado em 1872”. “A pesquisa indica também o aumento do total de espíritas, dos que se declararam sem religião, ainda que em ritmo inferior ao da década anterior, e do conjunto pertencente às outras religiosidades”.


    A alternativa correta é : Errado.


ID
970582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos dias de maio de 2012, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados a respeito do perfil religioso do brasileiro. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os resultados do censo apontaram uma correlação entre renda, educação e religião, tendo sido verificado, por exemplo, que a maioria dos católicos possui nível superior completo e renda per capita superior a cinco salários mínimos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    São os Espíritas com 31,5%.

    Os resultados do Censo 2010 indicam importante diferença dos espíritas para os demais grupos religiosos no que se refere ao nível de instrução. Este grupo religioso possui a maior proporção de pessoas com nível superior completo (31,5%) e as menores percentagens de indivíduos sem instrução (1,8%) e com ensino fundamental incompleto (15,0%). Já os católicos (6,8%), os sem religião (6,7%) e evangélicos pentecostais (6,2%) são os grupos com as maiores proporções de pessoas de 15 anos ou mais de idade sem instrução. Em relação ao ensino fundamental incompleto são também esses três grupos de religião que apresentam as maiores proporções (39,8%, 39,2% e 42,3%, respectivamente).
  • Errado


    Censo: o perfil religioso do país

ID
970585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos dias de maio de 2012, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados a respeito do perfil religioso do brasileiro. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A despeito das mudanças no perfil religioso do país, o Brasil ainda tem a maior população católica do mundo.

Alternativas
Comentários
  • CERTA
     

    O Brasil ainda é a maior nação católica do mundo, mas, na última década, a Igreja teve uma redução da ordem de 1,7 milhão de fieis, um encolhimento de 12,2%. Os dados são da nova etapa de divulgação do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tendência de redução dos católicos e de expansão das correntes evangélicas era algo esperado. Mas pela primeira vez o Censo detecta uma queda em números absolutos. Antes do levantamento de 2010, o quadro era apenas de crescimento de católicos em ritmo cada vez menor. Mantida essa tendência, em no máximo 30 anos católicos e evangélicos estarão empatados em tamanho na população. Os números mostram uma redução acentuada de poder da Igreja Católica no país nas últimas décadas: a mudança foi lenta entre 1872 e 1970, com perda de 7,9% de participação no total da população ao longo de quase um século; e tornou-se acelerada nos últimos 20 anos, quando a retração foi de 22%.
    veja.abril.com.br/.../o-ibge-e-a-religiao-–-cristaos-sao-868-do-brasil-cato...

     
  • O número de católicos vem caindo desde o primeiro censo, realizado no século XIX, mas os católicos ainda são maioria e ainda representam a maior população que segue essa religião no mundo. São aproximadamente 120 milhões de católicos no Brasil. Segundo o IBGE “Os evangélicos foram o segmento religioso que mais cresceu no Brasil no período intercensitário. Em 2000, eles representavam 15,4% da população. Em 2010, chegaram a 22,2%, um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas (de 26,2 milhões para 42,3 milhões). Em 1991, este percentual era de 9,0% e em 1980, 6,6%. Já os católicos passaram de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010. Embora o perfil religioso da população brasileira mantenha, em 2010, a histórica maioria católica, esta religião vem perdendo adeptos desde o primeiro Censo, realizado em 1872”. “A pesquisa indica também o aumento do total de espíritas, dos que se declararam sem religião, ainda que em ritmo inferior ao da década anterior, e do conjunto pertencente às outras religiosidades”.


    A alternativa correta é : CERTO.

  • Certo

    E esse triste fato só mostra como o Brasil ainda continua a ser um país atrasado em relação aos outros, na qual a maioria de sua população acredita em fantasias religiosas criadas para manipulação das massas e que não possuem nenhum paralelo com a realidade. 


ID
970588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos dias de maio de 2012, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados a respeito do perfil religioso do brasileiro. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Pela primeira vez, desde que os censos são realizados no Brasil, houve uma redução na quantidade absoluta de católicos no país.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Os resultados do Censo Demográfico 2010 mostram o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil. A proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora tenha permanecido majoritária. Em paralelo, consolidou-se o crescimento da população evangélica, que passou de 15,4% em 2000 para 22,2% em 2010.
  • Redução absoluta?! Eu hein...

  • Quantidade absoluta é só uma maneira de dizer "quantidade total". E de fato houve uma diminuição de católicos pois há um crescimento de protestantes, ateus e de outros grupos menores de diferentes credos.

  • Segundo o Censo, antes de 2010, a taxa de crescimento do número de católicos estava se reduzindo. Os novos dados indicam um queda da população católica em números absolutos.


ID
970591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma creperia vende, em média, 500 crepes por semana, a R$ 20,00 a unidade. O proprietário estima que, para cada real de aumento no preço unitário de venda dos crepes, haverá redução de dez unidades na média semanal de vendas. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Considerando-se os possíveis aumentos no preço unitário dos crepes, é correto afirmar que o faturamento máximo médio semanal da creperia em questão é inferior a R$ 13.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Situação normal: 500*$20,00 = 10000,00

    Situação oferecida pela questão: 490*$21,00 = $10290,00

    obs: pelas duas hipotéses não ultrapassaram o valor de R$13.000,00.
  • Na verdade o que a questão pede são se os possiveis aumentos no preço unitário fariam com que a rentabilidade fosse abaixo de 13.000

    E  o ponto em que se chega mais proximo desse valor é 350 x 35=12.250
    a partir desse ponto a rentabilidade diminiu.                         
  • Para cada 1,00 de aumento no preço, haverá redução de 10 unidades na quantidade, ou seja, para cada x de aumento no preço, haverá redução de 10x unidades na quantidade.

    Resolvendo:

    Total = Preço * Quantidade

    Total = (20 + x) * (500 - 10x)

    Total = 10.000 - 200x + 500x - 10x^2

    Total = 10.000 + 300x - 10x^2 

    T(x) = - 10x^2 + 300x + 10.000

    a > 0 (parábola virada para baixo)

    Xv = - b / 2a = - 300 / 2 * (- 10) = - 300 / - 20 = 15 

    T(15) = - 10*15^2 + 300*15 - 10.000 = - 10*225 + 4500 - 10.000 = -2250 + 4500 + 10.000 = 12.250 (lucro máximo considerando um aumento de 15,00 no preço).

  • Faturamento = 500 . 20 = 10.000

    A cada R$ 1 de aumento, reduzirá as vendas em 10 unidades.

    F = (500 - 10x) . (20 + 1x)

    F = 10.000 + 500x - 200x - 10x²

    F = 10.000 + 300x - 10x²    ​

    - 10x² + 300x + 10.000

    O gráfico é uma parábola voltada para baixo, em que o eixo X representa o Aumento de Preço e o eixo Y representa o Faturamento. 

    Portanto o faturamento máximo vai estar no vértice da parábola.

    Vértice no eixo X  =  -b/2a  =  -300/2.(-10) =  -300/-20  =  15.​​​

    Vértice no eixo Y = -Δ/4a  = -(b² - 4.a.c)/4a​  =  -(300² - 4.(-10).10000)/4.(-10)​  = -(90000 + 400000)/-40 = -(490000)/-40 = 12.250.

    O valor máximo que o crepe pode aumentar é R$15, que vai resultar em um faturamento de R$ 12.250.

    Resposta: CERTA.

  • Usando a fórmula que foi encontrada nas questoes anteriores

    F= (500-10x)(x+20)

    = 300x -10x² +10000

    derivando e igualando a zero temos

    300 -20x=0

    x=15

    colocando 15 na função Faturamento

    F(15)= (500-150)(15+20)

    = 350.35

    =12250 <13000

    Errado

  • TOTAL = (20+x)*(500-10x)

    TOTAL = -10x² + 300x + 10.000 (-1)

    TOTAL = 10x² - 300x - 10.000

    Derivando o total (pediu o máximo)

    T' = 20x -300

    Fazendo T' = 0

    20x - 300 = 0

    20x = 300

    x = 300/20

    x = 15

    Agora sabemos que o preço máximo acontece quando x=15. Logo, é só substituir esse valor na fórmula do TOTAL.

    TOTAL (15) = (20+15) * (500-10*15)

    TOTAL (15) = 35*350

    TOTAL (15) = 12.250 < 13.000, logo, errado.

  • Pessoal acerta e quer mostrar conhecimento, mas não a explicação. Vanitas.....


ID
970594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma creperia vende, em média, 500 crepes por semana, a R$ 20,00 a unidade. O proprietário estima que, para cada real de aumento no preço unitário de venda dos crepes, haverá redução de dez unidades na média semanal de vendas. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.


Caso o proprietário da creperia aumente em 50% o preço de cada crepe, a média semanal de vendas diminuirá em 50%.

Alternativas
Comentários
  • Aumentou 50% o valor do crepe: $20,00*50% = 10; então o valor fica: 20+10 = 30.

    Como aumentou R$10,00, para cada R$1,00 dez unidades deixam de ser feitas. 
    Então R$1,00*10*10 = 100 unidades.

    500 - 100 = 400 (redução de 20%).
  • Para cada 1,00 de aumento no preço, haverá redução de 10 unidades na quantidade, ou seja, para cada x de aumento no preço, haverá redução de 10x unidades na quantidade.

    Resolvendo:

    Total = Preço * Quantidade

    Total = (20 + x) * (500 - 10x)

    Total = 10.000 - 200x + 500x - 10x^2

    Total = 10.000 + 300x - 10x^2 

    T(x) = - 10x^2 + 300x + 10.000

    T(10) = - 10 * 10^2 + 300 * 10 + 10.000 = - 1.000 + 3.000 + 10.000 = 12.000 (total com aumento de 50% no preço)

    Quantidade = Total / Preço = 12.000 / 30 = 400 

    Logo se aumentarmos em 50% (20 + 20 * 0,5) o preço de cada crepe, a média semanal de vendas diminuirá 100 (500 - 400) unidades, ou seja, 50%.

  • AUMENTAR 10% DE 20 REAIS = 30 REAIS VALOR DO CREPE

    A CADA 1 REAL DE AUMENTO DIMINUI-SE 10 UNIDADES DO TOTAL DE VENDAS; ENTAO:

    20 REAIS - 500 CREPES

    30 REAIS - 400 CREPES

    REGRA DE 3 SIMPLES

    500 - 100%

    400 - X

    X = 80%

    LOGO  REDUCAO FOI DE 20%..

  • Pessoal, acredito que este seja o entendimento. Caso esteja errado, ficarei grato em ver os novos comentários e sugestões (estou acompanhando):

     

    500 crepes por semana por 20 reais/unidade

     

    ele aumentou 1 real, mas antes, vamos ver o quanto 1 real significa:

     

    20 reais = 100%
    1 real = x
    100/20 = 5%   

     

    Ou seja, ele aumentou 5% do preço e as vendas caíram em 10 unindades. Quanto vale 10 em % ?

     

    500 - 100
    10 - x
    100 . 10/500 = 10/5 = 2%

     

    Comparando:

     

    aumentei o preço 5% e as vendas cairam 2%. Se eu aumentar 50%, então as vendas cairão em ?
    5% = 2%
    50% = x

     

    5x = 50 . 2
    x = 50/5 . 2
    x = 10 . 2
    x = 20%

     

    Diminuiu 20%

     

    Gab E 
     

  • 1/20 = 0,05 = 5%

    A CADA 5%  DE AUMENTO CAI 10 UNIDADES

    SE 5%--------10UNIDADES

           50%...........X

    LOGO 5X = 500

    ENTÃO X= 500/5 = 100===== PORTANTO 100/ 500 =0,2 = 20%.

  • Valor => 20,00
    Quantidade => 500

    Aumento de 50% no valor, ficaria 20,00 + 10,00 = 30,00 => Aumentariam 100 unidades, resultando em 400.

    Regra de três:
    500 = 100%
    100 = X%

    500X = 10000
    X = 20%

    Ao diminuir 100 unidades, teria uma reduçao de 20%.
    20% < 50%.

  • Eu fiz assim:


    O crepe custa 20 R$ + 50% fica 30 R$
    A cada aumento de 1R$ diminui 10 unidades, logo, se aumentar 10R$ irá ter uma diminuição de 100 unidades (10R$ x 10 unidades = Diminuição de 100 unidades).

    500 – 100 = 400 unidades

    500 é o total
    400 é a quantidade de crepes após a diminuição. 

    500 --- 100%
    400 --- x

    X = 80%
    Sendo assim houve uma diminuição em 20% das vendas.

  • Caso o proprietário da creperia aumente em 50% o preço de cada crepe, a média semanal de vendas diminuirá em 50%.

    O crepe custa 20 reais com um aumento de 50 %:

    20 . 1,5 = 30 reais 

    Teve um aumento de 10 reais. logo a cada 1 real de aumento diminui 10 unidades na média semanal de vendas.

    -10 . 10 = - 100 unidades na média semanal de vendas.

    500 - 100 = 400  unidades na média semanal de vendas apos o reajuste do valor.

     

    logo; 

    500 ---- 100%

    400 ---- X

    500 . X = 40000

    X = 40000 / 500

    X = 80%

     

    Logo a venda de unidades semanal diminuiu 20 %

     

    Gabarito Errado!

     

     

  • 500 Crepes vendidos na semana
    Por R$ 20,00 a unidade


    Aumentou 50% do valor do Crepe:
    100% ---- R$ 20,00
    150% ---- R$ x
    x= R$ 30,00
    Ou seja, aumentou R$ 10,00

    Para cada R$ 1,00 de aumento, diminui 10 unidades da quantidade de crepes vendidos na semana e como aumentou R$ 10,00:
    10x10 = 100 unidades que  diminuirá da quantidade de crepes semanal, pois ouve aumento de R$ 10 reais

    Se antes era 500 e agora 400 unidades:
    500 unid ------ 100%
    400 unid ------- x
    x=80%

     

    Portanto, reduziu 20% da quantidade de crepes vendidos semanalmente.

     

     

  • Didaticamente:

    O proprietário vende 500 crepes por semana, à 20 R$ por unidade.

    Se o proprietário aumentar o valor do crepe em 50%, o valor do crepe será de 30 R$ por unidade.

    Um aumento de 10 reais levaria à diminuição de 100 uniadades de crepe (10x10), totalizando 400 crepes por semana.

    400 representa 80% da quantidade inicial de crepes vendidos semanalmente, que era 500.

    Logo a média semanal de vendas diminuirá em 20% e não 50% conforme afirma o item.

    ITEM ERRADO.

  • 1) Com o aumento a unidade passa a custar $ 30,00 naros

    2) A cada $1 de aumento eu reduzo 10 unidades, como tivermos um aumento de 10

    reduziremos 100 unidades --> 10 x 10 = 100

    3) 500 unidades - 100%

    100 unidades - x

    10.000/500 = 20% ---> Redução de 20%


ID
970597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma creperia vende, em média, 500 crepes por semana, a R$ 20,00 a unidade. O proprietário estima que, para cada real de aumento no preço unitário de venda dos crepes, haverá redução de dez unidades na média semanal de vendas. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Ao se dobrar o preço de venda de cada crepe, o faturamento médio semanal da creperia também dobrará.

Alternativas
Comentários
  • 500*20*4= 40.000
    obs: 500*20 - valor semanal; 4 - valor mensal.

    400*30*4 = 48000

    Haverá um aumento no faturamento de 20%.
  • Para cada 1,00 de aumento no preço, haverá redução de 10 unidades na quantidade, ou seja, para cada x de aumento no preço, haverá redução de 10x unidades na quantidade.

    Resolvendo:

    Total = Preço * Quantidade

    Total = (20 + x) * (500 - 10x)

    Total = 10.000 - 200x + 500x - 10x^2

    Total = 10.000 + 300x - 10x^2 

    T(x) = - 10x^2 + 300x + 10.000

    T(20) = - 10 * 20^2 + 300 * 20 + 10.000 = - 4.000 + 6.000 + 10.000 = 12.000 (total com o dobro do preço)

    Ao se dobrar o preço de venda, o faturamento aumentará em 20% (12.000 / 10.000 - 1 * 100).

  • 500 - 10x=

    500 - 10.20=

    500 - 200=

    300 unidades por semana


    300 x 40,00=12.000


    10.000 --------- 100%

    2.000 --------- x%


    10.000. x= 2.000. 100

    x= 200.000

    10.000

    x= 20%


    Não dobrará. Terá um aumento apenas de 20%


    GABARITO: ERRADO

  • Preço: 20 reais.

    Quantidade por semana: 500 unidades

    X: é o número de aumento por unidades.

    Com o aumento:

    Preço: 20 * x

    Quantidade por semana: 500 - 10.x

    O faturamento semanal com o preço normal é:

    500 * 20 = 10.000 reais.

    O faturamento semanal com o preço dobrado é:

    1) Calcular a quantidade vendido por semana:

    x= 20;

    500 - 10.20 = 300.

    300 * 40 = 12.000

    CONCLUSÃO

    Aumentando o preço o faturamento será de 12 mil, sendo que antes era de 10 mil, representando um aumento de 20% apenas, e não o dobro como a questão pede.

  • Tinha muita dificuldade em fazer pela função, então fiz de outra maneira, porém a questão causo-me uma dúvida:

    Uma unidade 20 reais = 500 por semana;

    Uma unidade 21 reais= 490 por semana [....];

    Uma unidade 40 reais = 300 por semana

    500 20 10.000 ................500 . 20 . X = 10.000x

    300 40 x ................300 . 40 . 10.000 = 120.000

    10.000 X= 120.000

    x=12.000

    Logo, o aumento do faturamento foi de 2.000 ou 20%, porém como não sabia que faturamento é diferente de lucro, na primeira vez deduzi que estava certo, mas vi que estava errado por desconhecer o conceito de faturamento, pois em relação ao lucro é sim o dobro.

  • Se ele falou na questão que aumentando 1 real vai reduzir o valor em 10 unidades na média semanal, nem perdemos tempo com conta. Pois, não faz sentido eu dobrar o valor e o lucro ser maior.


ID
970600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma creperia vende, em média, 500 crepes por semana, a R$ 20,00 a unidade. O proprietário estima que, para cada real de aumento no preço unitário de venda dos crepes, haverá redução de dez unidades na média semanal de vendas. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Se o proprietário aumentar em x reais o preço unitário de venda dos crepes, a média semanal de vendas passará a ser de 500 – 10x crepes

Alternativas
Comentários
  • Para cada 1,00 de aumento no preço, haverá redução de 10 unidades na quantidade, ou seja, para cada x de aumento no preço, haverá redução de 10x unidades na quantidade. Assim 20,00 + x corresponde a 500 - 10x. 

  • 500 por 20/unidade

     

    eu vou aumentar 1 real no preço da unidade e consequentemente a média vai cair em 10 unidades.

     

    500 --- 20
    490 (500-10) --- 21 (20+1)

     

    se eu aumentar o preço da unidade em x, então o valor das unidades na semana cairá em 10x esse valor

     

    490 (500-10) --- 21 (20+1)

    500 (500 -10x) --- 20+x


     

    Gab C


ID
970603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma creperia vende, em média, 500 crepes por semana, a R$ 20,00 a unidade. O proprietário estima que, para cada real de aumento no preço unitário de venda dos crepes, haverá redução de dez unidades na média semanal de vendas. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

aso o proprietário aumente em x reais o preço unitário de venda dos crepes, então o faturamento médio semanal será de 10.000 + 500x – 10x2 reais.

Alternativas
Comentários
  • 20 + x (500-10x)

  • Para cada 1,00 de aumento no preço, haverá redução de 10 unidades na quantidade, ou seja, para cada x de aumento no preço, haverá redução de 10x unidades na quantidade.

    Resolvendo:

    Total = Preço * Quantidade

    Total = (20 + x) * (500 - 10x)

    Total = 10.000 - 200x + 500x - 10x^2

    Total = 10.000 + 300x - 10x^2 

    T(x) = - 10x^2 + 300x + 10.000

  • C= 500 (CREPES)

    V= 20 (VALOR DOS CREPES)

    C.V (Multiplicamos para encontrar o TOTAL FATURADO NO MÊS)


    Teremos um aumento no crepe que ainda não sabemos o valor desse aumento, então vamos chamar de X, então o valor ficará V= (20+x) e para cada X de aumento teremos uma redução (-) de 10 crepes na quantidade total de crepes, que ficará C= (500- 10.x)


    Substituimos no produto C.V . Logo:

    (20+x) . (500-10x)

    10.000 - 200x + 500x - 10x² (organizando->)

    -10x² + 300x + 10.000 (como a questão só pede o função, paramos aqui)



    resposta: ERRADO

    Bons Estudos!!

    #Pertenceremos

  • ERRADO

     

    Valor do faturamento =>   500 * 20

     

    Chamando de "x" o aumento no preço unitário teremos o valor do novo faturamento proposto:

    Valor do novo faturamento ->   (500-10x) * (20 + x)

    500 * 20 + 500x - 200x - 10x²

    10.000 + 300x - 10x²

  • 20*500=10000

    21*490= 10290 (AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: se aumentar 1 real diminui 10 nas vendas)

     10.000 + 500x – 10x2 equação dada.

    suponha que x é igual a 1

    10000+500-10= 10490

    10490>10290

    gabarito: ERRADO

  • SALDO ANTERIOR:

    500 CREPES por SEMANA X $20 (Valor Unitário) = 10.000 (RENDA SEMANAL)

    SALDO POSTERIOR:

    OBS:

    À MEDIDA QUE SE AUMENTA O VALOR UNITÁRIO, ISTO É: (20 + x);

    HAVERÁ UMA REDUÇÃO NAS VENDAS NUMA QUANTIDADE DE 10, OU SEJA: (500 - 10x).

    SE FICA MAIS CARO, VENDE-SE MENOS!

    POR FIM:

    (500 - 10x) X (20 + x) = 10.000 + 500x - 200x - 10x² = 10.000 + 300x - 10x².

  • se eu aumento 1 real:

    490x21 = 10290

    vamos conferir na inequação substituindo x por 1 : 10000+500-100=10400

    Não bate.. Errado

  • Substitui por valores na equação proposta e o resultado foi maior em vendas, ou seja, a equação está errada.

    Gab. Errado.


ID
970615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Julgue os próximos itens, considerando proposição P, a seguir: O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se,não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

A proposição P é logicamente equivalente a “Se não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado, e se houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento do país não permanecerá estagnado”

Alternativas
Comentários
  • Bom, vamos lá.

    Teoria:

    A proposição P é bicondicional:
    O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se, não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

    Proposição P: O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado.

    Proposição Q: não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

    Sua representação: p ↔ q

    E a equivalência? Como se dá? Assim: (p -> q) e (q -> p) .

    Questão:

    “Se não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado (q -> p)e se *** houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento do país não permanecerá estagnado” (~q -> ~p)

    *** Repare que ele tirou o "não" da proposição (q), portanto, negou-a (~q).

    Porém, ATENÇÃO! O enunciado colocou DUAS PEGADINHAS. Vamos a elas:

    1ª Pegadinha => inverteu a ordem usual, colocou o (q -> p) em primeiro e o  (p -> q) em segundo.
    2ª Pegadinha => ao invés de usar (p -> q), o examinador trocou por seu EQUIVALENTE lógico. E qual é o da condicional? Inverte a ordem e nega só as proposições mantendo a condicional: (~q -> ~p)


    Bons estudos. :)
  • O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se,não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.
    OU seja: SOMENTE o desenvolvimento permanecerá estagnado caso não haja investimento. 

    No caso do "se....então..." 

    SEMPRE do lado esquerdo(se não houver investimento/ se houver investimento) é uma condição suficiente, e do lado direito(o desenvolvimento científico permanecerá estagnado/ não permanecerá estagnado) uma condição necessária.

    Na frase: 
    “Se não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado.
    A condição necessária é uma condição mínima. Se não houve investimento pode ou não ter permanecido estagnado o desenvolvimento. O entendimento para o RL é que outros fatores podem levar à estagnação. Agora, se o desenvolvimento ficou estagnado é pq CERTAMENTE não houve investimento. Portanto, não haver investimento é uma condição  necessária para o país cont. estagnado.  

    Na resolução dessa questão leia primeiro: " desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado." Então, certamente não houve investimento. Perceba que bate com a explicação que eu fiz da proposição da questão: SOMENTE o desenvolvimento permanecerá estagnado caso não haja investimento.  

    A mesma linha de racícionio cabe pra outra frase: "se houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento do país não permanecerá estagnado”"

    O desenvolvimento não permaneceu estagnado, logo houve investimento. Pois, é condição necessária para haver o desenvolvimento que haja investimento. Esta linha de racícionio bate com a explicação: SOMENTE o desenvolvimento permanecerá estagnado caso não haja investimento.  O desenvolvimento não permaneceu estagnado pq houve investimento. 

    A grande sacada é entender o seguinte:

    Se houver investimento o país pode ou não ficar estagnado. Mas se o país ficar estagnado é pq COM TODA CERTEZA não houve investimento. 

  • "O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se,não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil." = A <-> ~ B

    “Se não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado, e se houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento do país não permanecerá estagnado." = (~ A -> B) ^ (A -> ~ B)


    A B ~ A ~ B  (~A -> B) (A -> ~ B) A <-> ~ B (~ A -> B) ^ (A -> ~ B)
    V V F F V F F F
    V F F V V V V V
    F V V F V V V V
    F F V V F V F F
    Gabarito, CERTO.

  • A < -- > B = ~A~B 
    A < -- > B = (A-->B)^(B-->A) 
    A -- > B = ~B-->~A 
    Usando essas três equivalências chega-se ao enunciado da questão.

  • questão sinistra

  • GABARITO: CERTO
    LEMBRE-SE  a BICONDICIONAL tem esse nome: porque equivale a duas condicionais!

    p↔q = (p ->q) e (q ->p)

    p ↔ q = ~p ↔ ~q (chamada de contrária)

    p ↔ q = q ↔ p (chamada de reciproca)

    p ↔ q = ~q ↔ ~p (chamada de contra-positiva)
  • bora acordar depois dessa.

  • CONDIÇÃO SUFICIENTE  E  NECESSÁRIA

                          P --> Q     ^     Q --> P



    EQUIVALÊNCIA DA CONDICIONAL:

     - INVERTE E NEGA

     - NEGA A 1ª, MANTEM A 2ª E TROCA POR "ou"



    GABARITO CERTO

  • Na duvida monte a tabela verdade, melhor assegurar 1 ponto do que errar por achar perca de tempo.

  • Tabela! Sem querer inventar moda na hora da prova, é ponto garantido..

  • A proposição P é uma bicondicional, assim, temos que estar cientes das equivalências da bicondicional, são elas:

    p ↔ q = (p → q) ∧ (q → p) 

    ou 

    p ↔ q = (~ p ∨ q) ∧ (~ q ∨ p)


    Como temos que comparar a proposição P com uma condicional, usaremos então a primeira equivalência acima, assim:

    P = p ↔ q = O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se, não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

    Onde

    p = O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado
    q = não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

    Logo

    p ↔ q = 

    (p → q) ∧ (q → p) =


    (Se o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado, então não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil) E (se não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado)

    Temos agora que comparar com a proposição abaixo que está no enunciado:


    “(Se não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado) E (se houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento do país não permanecerá estagnado)"

    = (q → p) ∧ (~q → ~p)

    Primeiro ponto: 

    Sabemos que não muda o resultado da validade de uma conjunção se invertermos suas premissas, exemplo:

    V ^ F = F
    F ^ V = F

    Segundo ponto:

    (~q → ~p) nada mais é do que a equivalência de (p → q)

    Logo, concluímos que (p → q) ∧ (q → p) = (q → p) ∧ (~q → ~p)


    Resposta: Certo.
  • Certo.

    Melhor maneira de resolver é com a boa e velha tabela verdade, nunca te deixa na mão.

  • Um filho de Deus me explica essa questão juro que fiz a tabela  deu gabarito errado.

  • Galera, na dúvida façam por tabela-verdade, é a melhor alternativa.

    Kely, eu fiz assim:

    P: VVFF

    Q: VFVF

    ¬Q: FVFV

    "O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se,não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil." = P <--> ¬Q = FVVF

    ¬Q --> P> VVVF

    ¬P: FFVV

    Q --> ¬P: FVVV

    “Se não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado, e se houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento do país não permanecerá estagnado” = (¬Q --> P) ^ (Q --> ¬P) = FVVF

    Espero que não tenha ficado confuso hahaha. Boa sorte.

  • (~P...> D) ^ (~D...> P)  veja que (~D...> P)= (P...> ~D) LOGO  (~P...> ~D) ^ (P..>~ D). Fala sério... não dá pra fazer tabela na hora da prova.

  • Eu resolvo só montando os símbolos e atribuo valores lógicos aleatórios para cada preposição, sempre deu certo e nunca precisei da tabela verdade.

    No caso da questão:
    p<->q equivalente a (q->p)^(~q->~p)
    Posso atribuir valor lógico V a p e q por exemplo, daí ficaria no primeiro caso:
    V<->V= V
    No segundo caso eu parto da referência do primeiro e vou jogando os valores lógicos:
    (V->V)^(F->F)
      V^V= V
    Concluindo: Se as duas preposições compostas deram o resultado final igual (no caso da questão foi V), serão equivalentes.
  • Eu enxergo um erro aqui... para mim são proposições distintas por passarem mensagens diferentes:
    1- O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado
    2- O desenvolvimento do país não permanecerá estagnado

    Será que mais alguém percebeu esse detalhe?

  • Boa dica Harley, estava patinando em questões como essa, vou praticar dessa forma pra ver se rola, caso não, eu recorro a vc...kkkk

    Thanks!!!

     

    Não acompanhei seu raciocínio nessa questão Pedro Matos, a regrinha de equivalência para condicional eu sei, mas não entendi como aplicou na questão. Se puder me ajudar, eu agradeço. O QC está deixando a desejar nas questões de RL.

  • Pois é pesssoal.

    Tem gente falando em fazer tabela verdade, isso é propriedade, assim como o "inverte e nega" que estamos cansados de saber, portanto, decorar.

    Concordo que é bem atípica, é a primeira questão que vejo cobrando tal propriedade.

    Mas aí vai:

    (p→q)^(q→p) => p↔q

    No caso da questão, ainda teve um "inverte e nega", resultando na resposta:

    (q→p)^(~q→~p)

    OUTRA PRORIEDADE atípica que já vi a CESPE cobrando:

    (pvq) => ~(p↔q)

    (p↔q)  => ~(pvq)

     

    Assim, vale a pena reservarmos um lugarzinho na memória para estas duas senhoras. rs rs 

  • Questão simples, de explicação simples, mas a galera complica nos comentários:

    (p→q)^(q→p) => p↔q (Equival. normal da Bicondicional)

    Depois pega (p→q) da primeira parte acima e joga a equivalência inverte negando (~q→~q). Só isso!

     

  • Vou explicar do meu jeito pq não entendi p0rra nenhuma da explicação dos colegas.

     

    Simbologia do enunciado: DCE <-> ~IPA

     

    Esta bicondicional é o equivalente a duas condicionais simples, uma para cada lado: DCE --> ~IPA e ~IPA --> DCE

     

    Percebam que a primeira condicional da assertiva equivale à segunda condicional que eu apresentei (~IPA --> DCE). Já a segunda condicional da assertiva equivale à primeira condicional que eu apresentei após aplicada uma da propriedades de equivalência de condicionais, aquela que nega as premissas e inverte a ordem ( DCE --> ~IPA se tornando IPA --> ~DCE).

     

     

  • q: o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado.
    r: houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.
    P: q ↔ ~r <=> ?


    Equivalência da bicondicional: (p ↔ q) <=> (p → q) ^ (q → p)
    P: (q ↔ ~r) <=> (q → ~r)^(~r → q)


    Equivalência da condicional
    (p → q) <=> (~q → ~p) 
    Assim,

    (q → ~r) <=> (r → ~q)

    Logo,

    P: (r → ~q)^(~r → q)
    E finalmente (invertendo a ordem),
    P: (~r → q)^(r → ~q)
    Resposta .:. CERTO

    Escrevendo:
    Se não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado; e se houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, o desenvolvimento científico do país não permanecerá estagnado.

  • nem perco meu tempo com uma questão dessas, por mais que venha os "experts" no assunto explicar, duvido muito na hora de uma prova de CERTO e ERRADO ter peito pra marcar uma dessas. kkkkkkkk

  • Questão pesada, tem que estar afiado em todas as equivalências!!

    Q= Desenvolvimento cientifico estagnado.

    ~Q= Desenvolvimento cientifico NÃO estagnado.

    ~I = Não houver investimento.

    I= houver investimento.

    Proposição P= Q <----> ~I Questão: é equivalente = (~I --->Q) ^ (I---->~Q) ????

    Equivalência da bicondicional : (Q--->~I) ^ (~I---> Q)

    Equivalência da Conjunção (E) : (~I---> Q) ^ (Q--->~I) A gente precisa trocar de posição já que a conjunção permite esse tipo de evento..

    Equivalência da condicional somente da segunda parte : (~I---> Q) ^ (I --->~Q)

    Gabarito correto!!!!

  • G-C

    Questão perfeita.

    Uma das equivalências da bicondicional [ <-> ] é justamente:

    P <-> Q = [ P-> Q ] ^ [ Q-> P ]

    A CESPE complicou só um pouquinho ao mudar a ordem das proposições na equivalência.

    [ P-> Q ] ^ [ Q-> P ] é comutativo, isto é, [ Q-> P ] ^ [ P-> Q ] é a mesma coisa e a CESPE fez isso, e para complicar mais ela fez a contrapositiva da segunda proposição. [ ~Q -> ~P ]

    Posto isso, a proposição original é P <-> Q. proposta da CESPE: [ Q-> P ] ^ [ ~Q -> ~P ].

    Ademais, é possível a equivalência da bicondicional com a disjunção exclusiva: P <-> Q = P v ~Q ou ~P v Q

  • Fiz a tabela verdade e o gabarito deu certo.. mas para quem não entendeu nada até agora.. vou simplificar e leve isto pra prova, se duvidar faça a tabela verdade que vai da certo

    A <-> ~B isto aqui é a mesma coisa que (A->~B) E (~A->B)

    Gabarito C

  • Representamos expressões do tipo “x se, e somente se, y” por x ↔ y. A expressão x ↔ y é verdadeira quando x e y tomam o mesmo valor é equivalente à expressão (x → y)∧(y →x).

    Algebra Booleana e Aplicações, Nina S. T. Hirata, Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Matemática e Estatística - USP. pg: 15

    Julgue os próximos itens, considerando proposição P, a seguir: (x)O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se(y)não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

    x <--> y

    A proposição P é logicamente equivalente a “Se (y)não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então (x)o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado e se (y)houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasilentão (x)o desenvolvimento do país não permanecerá estagnado

    (y -> x)^(¬y -> ¬x)

    afinal de contas x <--> y é equivalente a (y -> x)^(¬y -> ¬x)? logo no inicio trago um trecho do livro Algebra Booleana e Aplicações no qual consta que x ↔ y é equivalente a (→ y)∧(y →xenquanto a questão traz (y → x)^(¬y → ¬x)

    As duas se assemelham quase por completo, primeiro por ambas terem o conectivo e(^) que estabelece de um lado e y de outro, sendo que se ambos podem trocar de lado mantendo a proposição a mesma.

     Livro: (→ y)∧(y →x) Questão:(y → x)^(¬y → ¬xora, a ordem está trocada, então começamos igualando o lado do (y → x) à direita em ambas ocorrências, então fica assim:  

    L: (→ y)∧(y →x) Q:(¬y → ¬x)^(y → x)

    "O esquerdo está diferente" veja, a L emprega (→ ye a usa a equivalência contrapositiva da L (¬y → ¬x), assim concluímos que a questão apresenta uma equivalência idêntica à proposta pelo livro. São iguais do lado direito e também do lado esquerdo, pois aqui que se diferem apenas aos olhos, na tabela verdade o valor é o mesmo.

    Gabarito: CERTO

  • Gente, nega os pontos chaves, onde for não usa sim, onde for sim usa não.

    Alternativa,Correta

    Avante-PCDF

  • O melhor método é fazer a tabela-verdade.

  • tantos comentários complicados sendo que os métodos lógicos de resolver são tão simples...meu jesus!

     O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se,não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

    “Se não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado,

    e se houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil, então o desenvolvimento do país não permanecerá estagnado”

    são equivalentes porque são escritos de formas diferentes mas querendo dizer o mesmo .

    eu realmente não sei resolver questões por esse monte de sinais eu sempre tento usar o raciocínio mesmo ,espero ter ajudado alguém com a mesma dificuldade que eu


ID
970618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Julgue os próximos itens, considerando proposição P, a seguir: O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se,não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.


A negação da proposição P está corretamente enunciada da seguinte forma: “Ou o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado, ou não haverá investimento em pesquisa acadêmica no Brasil”.

Alternativas
Comentários
  • Essa é mais fácil.

    A negação da BICONDICIONAL (p ↔ q) se dá por meio da DISJUNÇÃO EXCLUSIVA (p v q) que é conhecida como "ou... ou".

    Como está no enunciado mesmo:

     “Ou o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado, ou não haverá investimento em pesquisa acadêmica no Brasil”.
  • Seja a preposição P: “O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se, não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil. “

    A: O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado;

    B: não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

    Temos uma bicondicional, logo, a negação da mesma é a disjunção exclusiva.


    Logo: Ou o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado ou não haverá investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

    Certo.


  • Correto.

    ...

    ~P<->Q => (P v Q)

  • GABARITO: CERTO

    Negação da bicondicional

    ~ (p ↔ q) = p q :para negar o bicondicional, basta transformar em uma disjunção exclusiva.
    ~ (p ↔ q) = ~p ↔ q:para negar o bicondicional, nega-se uma das proposições simples.
    ~ (p ↔ q) = p ↔ ~q:para negar o bicondicional, nega-se uma das proposições simples.


    OBS: a ideia é a mesma para negar a  disjunção exclusiva.

    * Preste atenção às regras, não se prenda as fórmulas, e sim a como fazer a negação



  • Negação é fácil! Agora a equivalência maltrata um pouco... 

  • Negação e facim, facim agora pede uma equivalência :(

  • E eu achando que questões lindas envolvendo Disjunção Exclusiva e Bicondicional jamais chegariam. s2

    Bem, negativa de "ou ou" é sua substituição por "se e somente se" e VICE-VERSA. Repare que é APENAS a substituição, nada mais é alterado. 

  • p <-->q  é equivalente a  p v q

  • Obrigada pelo comentário Yasmin, pena que eu não compartilho desse amor todo pela  Disjunção Exclusiva e Bicondicional...kkkk

  • Macete:

     

     

    Proposição composta                                                 Negação

                       e                                                                  ou ( Princípio da comutação: admite inversão das orações )

                      ou                                                                  e

                 Ou...ou                                                  ...se e somente se...

              Se...,então                                                             e ( Ma -> mantém a primeira e nega a segunda )

       ...se e somente se...                                               Ou...ou...

     

     

                                                                                       -----

     

                                                                                  NEGAÇÃO

     

                                      TODO    ------------------->   ALGUM ... NÃO / PELO MENOS UM ... NÃO ... / EXISTE ... NÃO...

                        NENHUM / NÃO EXISTE           ----------------------->   ALGUM 

                                    ALGUM                           ------------------------->    NENHUM / NÃO EXISTE

    ALGUM ... NÃO / PELO MENOS UM ... NÃO ... / EXISTE ... NÃO... --------->   TODO 

     

     

    --

     

    Se houver erro, avisem-me.

  • Se somente se = ou ou

  • CERTO

    Se e somente se = ou...ou

    é um ou outro. A ou B

  • Maravilhoso comentário do professor Vinícius! :)
  • Estamos diante da negação do "Ou.....Ou e do "Se Somente Se"

    Macete bem rápido e infalível:

    Aplica-se a PERMUTA ----------------> Troca um(Conectivo) pelo outro(Conectivo) e não precisa negar nenhuma das afirmações.

  • Pessoal, temos 3 formas de negar a bicondicional ():

    1) Disjunção exclusiva (v)

    ~ (p ↔ q) = p v q

    ~ (p ↔ q) = ~ p v ~ q

    2) Bicondicional (↔)

    ~ (p ↔ q) = p ↔ ~q

    ~ (p ↔ q) = ~p ↔ q

    3) Disjunção (v)

    (p ∧ ~ q) v (q ∧ ~p)

    Para resolver a questão, o cespe cobrou a regra 1 (disjunção exclusiva) , ou seja, cobrou essa regra: ~ (p ↔ q) = p v q. Dessa maneira, ficou assim:

    P = O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se,não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

    ~ P = Ou o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado, ou não haverá investimento em pesquisa acadêmica no Brasil

    O examinador manteve os valores lógicos de cada proposição simples e trocou o sinal da bicondicional para a disjunção exclusiva.

    Essas regras são meias chatas de memorizar, mas vale a pena o esforço.

    Bons estudos a todos ;)

  • CERTO

  • Não é comum questões de negação com os conectivos Se, e somente se e Ou...Ou, mas é bem fácil.

    Para negar o se, e somente se, basta mudar para ou...ou.

    Para negar o ou...ou é o caminho inverso: só mudar o conectivo para se, e somente se

  • Negação do "se somente se" é "ou...ou"

    Negação do "ou...ou" é "se somente se"

  • Na negação do "se e somente se" não há alteração/negação das ideias, apenas das conjunções. Exatamente o que aconteceu nessa questão.

    Negação do "se e somente se" = "ou... ou"

    Negação do "ou... ou" = "se e somente se".

    Bons estudos.

  • Minha contribuição.

    Negação

    A <-> B..................................A v B

    A v B.....................................A <-> B

    Abraço!!!

  • só trocar pelo OU.....OU.

    certinho o gabarito...

    O hábito faz o monge *--*

    (*----*)

    <| |>

    _/ \_

  • G-C

    A negação da bicondicional pode ser com o [ ou, ou]

    ~[ P<->Q] = P v Q

    ~[ P<->Q] = ~P v ~Q

    Negação com a própria bicondicional:

    ~[ P<->Q] = ~P <-> Q

    ~[ P<->Q] = P <-> ~Q

  • CERTO

    SE, E SOMENTE SE POR OU...OU

  • Gabarito certo

    Explicação em vídeo.

    O link abaixo já direciona para a questão.

    https://youtu.be/PLG7FIbJGCo?t=2251

    Fonte: Estratégia - Prof. Bunno Lima


ID
970621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Julgue os próximos itens, considerando proposição P, a seguir: O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se,não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.


Se a proposição P for verdadeira, então as proposições “O desenvolvimento científico do país permanece estagnado” e “Há investimento em pesquisa acadêmica no Brasil” terão os mesmos valores lógicos.

Alternativas
Comentários
  • Como sabemos a bicondicional só é verdadeira quando suas proposições possuem os MESMOS valores lógicos, sejam FALSOS ou VERDADEIROS de acordo com a tabela:




    Mas então por que a questão está errada? O examinador não retirou as proposições corretamente. A primeira está OK, mas a segunda ele a negou, já que retirou o "não". Dessa forma, se forem essas proposições (p) e (~q), não terão os mesmos valores lógicos.

    Espero ter sido claro.

    Qualquer erro, avisem-me.
  • É isso ai Diego, está bem clara a sua explicação.

    Agora, para quem leu rápido o comando e não percebeu a retirada do "não", já era a questão.

    abç.


  • Essa questão é uma baita pegadinha da banca CESPE/Unb!

  • " O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se,não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil. " = A <-> ~ B 

    Admitindo essa proposição como verdadeira teremos tanto "A" quanto "~B" com valores lógico IGUAIS, ou seja, tanto pode ser V <-> V, quanto F <-> F. 

    “O desenvolvimento científico do país permanece estagnado” pode ser V ou F, mas

    “Há investimento em pesquisa acadêmica no Brasil” terá valor contrário, considerando a proposição tida como a verdadeira. 

    Portanto, gabarito Errado.

  • Cespe sendo Cespe! ¬¬'

    Questão fácil, porém "escorregadia" (tremenda casca de banana).


  • Como disse um colega aqui do QC:

    _ Pegadinha desse nível.. pode isso Arnaldo?

    essa foi de .. 

  • Olá colegas! Uma questão dessas, diante do nervosismo na hora da prova, derruba muitos candidatos. Uma dica boa é manter a calma, respirar fundo e ler com muita atenção pra gente não escorregar nessa " casca de banana " no momento tão importante da nossa prova. Bons estudos a todos!

  • Minha nossa! me cegou. caramba eu não tinha percebido a retirada do "não" na segunda preposição.

  • Há ------ NÃO HOUVER...ERRADO, essa banca é má...

  • Escorregadia como uma Nasca de Bacana

  • Errada
    P: O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado. (V)
    Q: não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil. (V)

    P: O desenvolvimento científico do país permanece estagnado (V)
    ~Q: Há investimento em pesquisa acadêmica no Brasi(F)
    V se e somente se F = F


    p    q    p se e somente se q
    V   V                V
    V   F                F
    F   V                F
    F   F                V

  • Cai feito um cabrito.

  • Caí com gostooooooo

     

  • Acertei, fiz tabela dvd e td mais.

  • Já errei essa questão umas 5x! Falta de atenção total. =X

  • Eu to no chão. Esse "não" no começo quebrou minhas pernas. Afffffffffffff.

    Bom cair numa dessas para não cair mais! ¬¬

  • Gente... a hora da prova, façam com toda calma e risquem o item... circulem, grifem... não dá para passar batido... errei por pura desatenção!!!

  • O "não" está 'pregado' na 'vírgula' que é para justamente passar 'batido' e 'matar' o cara.

     

  • Que não demos esse mole no dia da prova, amém!

  • Errar esse tipo de palhaçada mostra que eu ainda não tô merecendo 6 mil por mês. MERDA!

     

  • Muitos rodam em questões de RLM por falta de atenção... Nesse questão, rodei também

  • pessoal, se eu entendi, o erro dá questão esta em afirmar na segunda preposição que "há investimento em pesquisa acadêmica no brasil" ele negou, certo? fui por esse raciocínio e acertei a questão.

  • Quase tudo está certo, porém como o ''se, somente se'' precisa ter todos os lados com valores semelhantes e o examinador na segunda preposição retirou o ''não'' a questão ficou INCORRETA.

  • No <-> só é VERDADE se forem iguais, ou seja, V V ou F F

  • Minha contribuição.

    Tabela verdade da bicondicional:

    V <-> V = V

    V <-> F = F

    F <-> V = F

    F <-> F = V

    Abraço!!!

  • → O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se, não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.

    Se, e somente se - VALORES IGUAIS SÃO VERDADEIROS

    V <-> V = V

    V <-> F = F

    F <-> V = F

    F <-> F = V

    A questão diz que a proposição P for verdadeira "significa que ambas preposições são V <-> V = V ou F <-> F = V

    → A questão continua afirmando que a preposição "O desenvolvimento científico do país permanece estagnado” e “Há investimento em pesquisa acadêmica no Brasil"

    que não é - pois se muda o valor muda o resultado V <-> F = F e F <-> V = F

    "valores diferentes resultado F"

    QUESTÃO ERRADA !!!!

  • Onde filho chora e mãe não vê! Aquele "não " ali na maldade só pra derrubar você na falta de atenção.


ID
970630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Com 7 cientistas de uma universidade serão formados dois grupos de pesquisa — grupo I, com 4 cientistas, e grupo II, com 3 cientistas — para estudar diferentes aspectos de um mesmo problema. Em cada grupo, um dos cientistas será o líder do grupo. Diante dessa situação, julgue os itens que se seguem.

Há mais de 50 maneiras distintas de se escolher 2 cientistas para serem os líderes dos grupos.

Alternativas
Comentários
  • QUESTAO ERRADA. SÃO 7 POSSIBILIDADES PARA O GRUPO 1 E 6 POSSIBILIDADES PARA O GRUPO 2. SETE VEZES SEIS = 42.
  • Ok. Temos um total de 7 cientistas.

    Vamos calcular para o grupo I: temos o total de 7 possibilidades (pois temos 7 cientistas)

    Para o Grupo II: tempos 06 possibilidades (7 cientistas - 01 que já foi usado no grupo I)


    Agora é só mutilicarmos: 7 * 6 = 42


    Gabarito: Errado



  • temos 7 cientistas

    devemos escolher 2 líderes


    A7,2= 7x6 = 42


    ERRADO

  • Arranjo de 7 para escolher 2:

    A7,2

    = 7!/5!

    =7*6=42

    O segredo é lembrar que há hierarquia.


  • Eu estou vendo o pessoal falar que é  Arranjo (7,2).

    Se fosse assim seria possível ter 2 cientistas em um grupo e 0 no outro, o que a questão não permite.

    É um grupo de 4 cientistas e outro de 3 cientistas com um líder em cada.


    Então temos 4 possibilidades no grupo 01 para escolher o líder e 3 possibilidades no grupo 02. Sendo assim 4x3 = 12


    Para ilustrar segue as possibilidades dos grupos:

    Grupo 01 --> LCCC | CLCC | CCLC | CCCL

    Grupo 02 __> LCC | CLC | CCL 



  • GABARITO (ERRADO)

    Uma dica, pra quem quiser, quando a questão formar grupos use combinação, mesmo se tiver hierarquia ou ordem, usou e viu quantas maneiras teve de formar o grupo, meio caminho andado; se tem ordem também,e a banca faz muito isso, vc vê quantas posições tem dentro da hierarquia e multiplica o resultado da Combinação pelo fatorial das posições

    EX=7 cientistas quantas maneiras de escolher 2 líderes,(formando grupo)logo: C.7,2; achou 21, agora multiplica por 2! que é a posição de líder que são duas logo fatorial de 2;

    Desse jeito minimiza sua chance de errar e muito; esse negócio de a ordem importar é bom saber mas aplicar tentando adivinhar, fatalmente, vai te levar ao erro!pois a banca em muitas vezes pede a Combinação primeiro pra depois permutar os elementos.

  • A resposta do Fábio dá longe do valor que o Cespe coloca, então provavelmente o que o Cespe queria era Arranjo mesmo(42)

  • ATENÇÃO, GALERA!!!


    O CESPE omitiu, nessa questão, a informação de que os 2 líderes são escolhidos ANTES da formação dos grupos.

    Isso vai aparecer na questão seguinte - Q323542 - justificando, assim, o uso do ARRANJO.


    Abçs.
  • Discordo do Fábio, em momento algum a questão diz que os grupos já estão feitos - se disesse isso eu até concordaria que seria 4x3 = 12.

    Penso que o certo seria 7x6, pois ela não disse que os grupos já estariam montados.

  • ERRADO

  • Grupo (I)

    Devo escolher (1) cientista no universo de (7) cientistas

    C 7,1 = 7

    Grupo (II)

    Devo escolher (1) cientista no universo de (6) cientistas. Pois (1) cientista já virou chefe do grupo (I).

    C 6,1 = 6

    C 7,1 x C 6,1 = 42

  • Temos que escolher dois lideres num total de 7 cientistas;

    Grupo 1 ---> 1º lider 7 possibilidades

    Grupo 2 ---> 2º lider 6 possibilidades, pois 1 já foi escolhido

    Principio fundamental da contagem 7 * 6 = 42 maneiras diferentes


ID
970633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Com 7 cientistas de uma universidade serão formados dois grupos de pesquisa — grupo I, com 4 cientistas, e grupo II, com 3 cientistas — para estudar diferentes aspectos de um mesmo problema. Em cada grupo, um dos cientistas será o líder do grupo. Diante dessa situação, julgue os itens que se seguem.

Após escolha do líder de cada grupo, serão iguais a quantidade de maneiras distintas de se distribuírem os 5 cientistas restantes nos dois grupos e a quantidade de maneiras distintas de se selecionarem 3 cientistas para compor o grupo I

Alternativas
Comentários
  • 1ª Parte : distribuindo os 5 cientistas nos dois grupos:

    G1 = Combinação (5,3) - a ordem não importa - (5.4.3! / 2! (5-3)! = 10 --- escolhemos para o grupo 1
    G2 = Combinação (2,2) - a ordem não importa - (2! / 2! (2-2)! = 1 - escolhemos para o grupo 2

    Pelo princípio fundamental da contagem = 10.1 = 10 maneiras distintas de se distribuírem os 5 cientistas nos dois grupos.

    2ª Parte: selecionado 3 cientistas para o grupo 1

    G1 = Combinação (5,3) - a ordem não importa - (5.4.3! / 2! (5-3)! = 10 maneiras distintas

    Portanto, a questão CERTA !

    Bons estudos!
  • Fiz um pouco diferente, mas deu certo. Ao invés de fazer grupo 1 e 2 separados na primeira etapa, fiz junto e ficou assim:


    Para se distribuírem os 5 cientistas restantes nos dois grupos:

    C 5,5 = 5! / 5! (5-5)! = 1


    Para selecionar 3 cientistas para compor o grupo I:

    C 3,3 = 1


    Sendo assim iguais. Certo!

  • Eu fiz da seguinte forma:

    Sobraram 5 cientistas para colocar em 1 grupo que tinha 3 vagas e no outro que tinha 2 vagas.

    1ºGrupo - C5,3 = 5!/3!.(5-3)! => 5x4/2 => 20/2 => 10
    2ºGrupo-  C5,2 = 5!/2!.(5-2)! => 5x4/2 => 20/2 => 10

    Espero ter ajudado (:

  • Eu fiz assim:


    Eu tinha 07 pessoas, dividas em dois grupos, um com 04 pessoas e outro com 03. Cada grupo teria um líder, então no G1 sobrariam 03 lugares vagos e nos G2 sobrariam 02 lugares, assim:


    G1: L _ _ _

    G2: L _ _ 


    A questão afirma que "serão iguais a quantidade de maneiras distintas de se distribuírem os 5 cientistas restantes nos dois grupos e a quantidade de maneiras distintas de se selecionarem 3 cientistas para compor o grupo I"


    Tenho 05 cientistas e, no grupo 01, três lugares. Faço uma C5,3. Me sobram 2 cientistas e dois lugares (do grupo dois): C2.2.

    Como é um evento fechado, multiplico.

    C5,3 . C2,2 = 10.1 = 10.

    Na segunda parte da assertiva, tenho 05 pra selecionar 03, então faço só a primeira combinação. C5,3. = 10.


    Acho que é isso...Esses exercícios de RL deveriam ter comentários de professor em todos, porque é muito comum ver várias formas diferentes de resolver...Nunca sei qual é o certo.



  • Cada cientista tem 2 grupos para pertencer, logo:

    5x2=10

    para completar o grupo 1 faltam 3 cientistas, logo:

    C(5,3)= 5.4.3/3.2.1= 10

    Questão certa

  • Sobraram 5 cientistas:

    Grupo 1 =C5,3

    Grupo 2 =C5,2

    Não precisa nem fazer conta,uma é complementar da outra,logo o resultado é o mesmo.

  • CERTO

  • GABARITO CORRETO.

    Era só saber a regra do complementar. C5,3= C5,2

  • Gabarito: Certo

    Com 7 cientistas de uma universidade serão formados dois grupos de pesquisa — grupo I, com 4 cientistas, e grupo II, com 3 cientistas — para estudar diferentes aspectos de um mesmo problema. Em cada grupo, um dos cientistas será o líder do grupo. Diante dessa situação, julgue os itens que se seguem.

    Após escolha do líder de cada grupo, serão iguais a quantidade de maneiras distintas de se distribuírem os 5 cientistas restantes nos dois grupos e a quantidade de maneiras distintas de se selecionarem 3 cientistas para compor o grupo I

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Comentário:

    O problema pode ser de:

    1 Contagem: quando a ordem importa, (ex: 1°, 2°, 3° = lugar, ou senha, número e placa, quando tem apenas um de cada)

    2 Permutação: filas ou anagramas.

    3 Combinação: quando a ordem não importa, (ex: grupos, comissões com mais de 1)

    No caso é uma combinação de dois grupos:

    C5,3 = C5,2

    C5,3 = 5.4.3/3! = 5.4.3/3.2.1 = 5.4/2 = 20/2 = 10

    C5,2 = 5.4/2! = 5.4/2.1 = 20/2 = 10

    ou seja, Certo: 10 = 10

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    MACETE:

    COMBINAÇÃO

    C4,2 = 4.3/2! = 6

    C5,2 = 5.3/2! = 15/2

    C7,3 = 7.6.5/3! = 7.6.5/3.2.1 = 7.5 = 35

    C8,4 = 8.7.6.5/4! = 8.7.6.5/4.3.2.1 = 70

    C10,8 = 10.9.8.7.6.5.4.3/8! = 10.9.8.7.6.5.4.3/8.7.6.5.4.3.2.1 = 10.9/2 = 45

    C8,6 = 8.7.6.5.4.3/6! = 8.7.6.5.4.3/6.5.4.3.2.1 = 8.7/2 = 28

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    C7,1 = 7

    C8,1 = 8

    C4,4 = 1

    C3,3 = 1

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    COMBINAÇÃO CONSECUTIVA

    C10,9 = 10

    C8,7 = 8

    Espero ter ajudado, qualquer erro me avisa no pv.

    Bons estudos!

  • Eram 7 cientistas, menos 2 que serão os líderes. Sobram 5 para formar 2 grupos, aqui temos uma C5,2 = 10.

    Para o grupo I temos C5,3 = 10.

    Para o grupo II temos C2,2 = 1.

    Ou seja, para formar os grupos temos 10 possibilidades e para formar o grupo I também temos 10 possibilidades.

  • resolução da questão :

    https://sketchtoy.com/69528309

  • A maneira de distribuição de 5 cientistas em 2 grupos:

    Grupo 1 - C5,3 5!/3!.(5-3)!=5.4/2=10

    Grupo 2 - C2,2 2!/2!.(2-2)!=2.1/2=01

    Resultado => 10.1=10 ( a mesma distribuição)

    No entanto, para selecionar 5 cientistas para 3 vagas disponíveis teremos um Arranjo, pois se trata de número de elementos maior que número de posições.

    Grupo 1

    para a primeira posição terei 5 cientistas

    para a segunda posição terei 4 cientistas

    para a terceira posição terei 3 cientistas

    Possibilidades de seleção 5.4.3=60

    Grupo 2

    para a primeira posição terei 2 cientistas

    para a segunda posição terei 1 cientista

    Possibilidades de seleção 2.1=02

    Reparem que é diferente a distribuição e a seleção.