SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Pedagogia


ID
826513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, o dever do Estado com a educação efetiva-se mediante a garantia de

Alternativas
Comentários
  • Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;
  • a)oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

    Correta. Art 208, VI-CF

    b) exclusivamente, ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

    Na CF 88 a questão acima deveria relatar sobre o art 208, I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009) (Vide Emenda Constitucional nº 59, de 2009).

    O que transforma a questão errada porém já serve como base para estudar também a LDB (este foi o objetivo do examinador fazer confusão em nossas mentes. Ou seja, se for retirado a palavra exclusivamente encontraremos o resto da oração no art art 4º, I da LDB).

    c)atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, exclusivamente na rede regular de ensino.


    No art 208 , III -CF- atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

    art 4, III-LDB- atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;

    Obs: aproveite o momento para prestar atenção na diferença de palavras, apesar de ter o mesmo significado o cespe adora trocá-las na prova.

    d) atendimento ao educando, no ensino fundamental, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    art 208, VII -CF - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

    art 4, VIII -LDB - atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde;


    e) oferta de educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de zero a seis anos de idade.

    art 208, IV -CF- educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

    art 4, IV -LDB- atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade;

    Vale lembrar que todas as leis decorrrem da CF, ou seja, a LBD não pode contrariá-la apenas a completa.





ID
826516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consoante o disposto na Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incumbe aos estados

Alternativas
Comentários
  • Art. 10 da LDB

    IV - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

    Questão - B. É isso! Boa sorte.
  • a) Incumbência dos estabelecimentos de ensino.
    b) Incumbência da União, podendo ser delegada aos Estados e ao Distrito Federal, desde que mantenham instituições de educação superior(Art.9).
    c) Os Estados assumirão o transporte escolar dos alunos da rede estadual.(Art. 10)
    d) Não encontrado na Lei.
    e) Incumbência dos municípios.
  • Esta incubência tal como se apresenta no inciso IV do artigo 10 como do estado também está elencada nas incubências da União no inciso IX do artigo 9° da referida LDB.
  • A União pode delegar o Estado este poder.

  • Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino;

    II - definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público;

    III - elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios;

    IV - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino;

    V - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;

    VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.

    VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei; (Redação dada pela Lei nº 12.061, de 2009)

    VII - assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual. (Incluído pela Lei nº 10.709, de 31.7.2003)

    Parágrafo único. Ao Distrito Federal aplicar-se-ão as competências referentes aos Estados e aos Municípios.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm


  • Lirian Santiago, a competência de editar normas gerais sobre cursos de graduação e pós- graduação é da UNIÃO.

  • Entendi, mas não concordei com o gabarito. 

     

    Ao meu ver, pela forma como a questão foi redigida, entende-se que aos estados cabe autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação superior de forma geral.


ID
826519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação básica, nos níveis fundamental e médio, deve organizar-se segundo regras comuns; entre essas regras se inclui a que estabelece

Alternativas
Comentários
  • A educação básica, nos níveis fundamental e médio, deve organizar-se segundo regras comuns; entre essas regras se inclui a que estabelece

     

    • a) organização de classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, unicamente para o ensino de línguas estrangeiras.
    • b) carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
    • c) classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, exclusivamente por promoção ou transferência.
    • d) verificação do rendimento escolar com base em avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
    • e) controle de frequência pela escola, conforme o disposto em seu regimento e normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de oitenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.


  • a) organização de classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, unicamente para o ensino de línguas estrangeiras.

    IV - poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares;

    b) carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

    c) classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, exclusivamente por promoção ou transferência.

    II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

    a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;

    b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;

    c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;

    d) verificação do rendimento escolar com base em avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. (correta)

    V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

    a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais

    e) controle de frequência pela escola, conforme o disposto em seu regimento e normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de oitenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

    VI - o controle de freqüência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação;

ID
826522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a LDB, considera-se despesa com a manutenção e o desenvolvimento do ensino a destinada

Alternativas
Comentários
  • Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:

    1.remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação; 
    2.aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino; 
    3.uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino; 
    4.levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino; 
    5.realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino; 
    6.concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas; 
    7.amortização e custeio de operações de crédito destinadas a atender ao disposto nos incisos deste artigo; 8.aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.

    Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

    1.pesquisa, quando não vinculada às instituições d ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão; 
    2.subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural; 
    3.formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos; 
    4.programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social; 
    5.obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar; 
    6.pessoal docente e demais trabalhadores da educação, quando em desvio de função ou em atividade alheia a manutenção e desenvolvimento do ensino.

  • só dei uma lida completa na lei e ja estou gabaritando tudo

  • Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:

    I - remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação;

    II - aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino;

    III – uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino;

    IV - levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino;

    V - realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino;

    VI - concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas;

    VII - amortização e custeio de operações de crédito destinadas a atender ao disposto nos incisos deste artigo;

    VIII - aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.

    Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

    I - pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;

    II - subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural;

    III - formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos;

    IV - programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;

    V - obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar;

    VI - pessoal docente e demais trabalhadores da educação, quando em desvio de função ou em atividade alheia à manutenção e desenvolvimento do ensino.

  • Ótimo comentário dessa questão no Youtube:

     

    LDB LEI 9.394/96: CORREÇÃO DA QUESTÃO 03 DE 100 CESPE/UNB

    PROF. HAMURABI MESSEDER
    https://www.youtube.com/watch?v=cJYzd1C6Kq4

  • Art. 71. (Manutenção e Desenvolvimento Externo. Não pode ser custeado com os recursos da educação. Serão custeados com os recursos do Poder Público). Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

     

    I - pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;

     

    Obs.: Os recursos da educação poderão ser utilizados para as despesas de pesquisas vinculadas às instituições de ensino, desde que vise como princípios o aprimoramento da qualidade e expansão dos sistema de ensino na comunidade escolar.

     

    II - subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural;

     

    Ou seja, os recursos da educação não poderão patrocinar instituições não vinculadas ao sistema de ensino educacional, ainda que complementem com serviços à comunidade escolar daquela região.

     

    III - formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos;

     

    Ou seja: Escola de Formação de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Civis ou Militares, etc.

     

    IV - programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social; (quer dizer, não prevista na forma desta lei)

     

    V - obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar;

     

    Obs.: Por exemplo, conserto de calçadas, colocação de asfaltos nas ruas ao redor da instituição de ensino, saneamento, etc. Nada disso pode ser custeado com recursos da educação.

     

    VI - pessoal docente e demais trabalhadores da educação, quando em desvio de função ou em atividade alheia à manutenção e desenvolvimento do ensino.

     

    Por exemplo: Professor que está exercendo função política ou agregado em alguma estrutura da Administração Pública, não pode favorecer e nem autorizar qualquer verba destinada a educação, mesmo que seja em benefício da comunidade esccolar.

     

    Burla à regra constitucional de prévio concurso público para provimento de cargos, bem como à exceção então contida no art. 37 , IX da Carta Maior , que permite a nomeação a título precário para situações temporárias e excepcionais.

  • Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

    I - pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;

    II - subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural;

    III - formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos;

    IV - programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;

    V - obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar;

    VI - pessoal docente e demais trabalhadores da educação, quando em desvio de função ou em atividade alheia à manutenção e desenvolvimento do ensino.


ID
826525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando-se o que dispõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre os temas transversais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C 

    APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS (PCNs)

    O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Temas Transversais as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde, da Orientação Sexual e do Trabalho e Consumo.
    Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os Temas Transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta para as escolas é o de abrirem-se para o seu debate.
    Isso não significa que tenham sido criadas novas áreas ou disciplinas. Como você poderá perceber pela leitura deste documento, os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade.
  • Isso porque um determinado tema transversal pode ser abordado sobre a perspectiva não só de uma única área especificamente, mas na ótica de quantas forem precisas. Correta "C".


ID
826528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos PCN, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os PCN definem currículo mínimo, orientam práticas pedagógicas e organizam a estrutura escolar.  Uma preocupaçao central é cidadania, que deve resultar em uma formação cidadã. A proposta dos PCN não tem uma concepção rígida de currículo; é flexível, considerando a diversidade brasileira e respeitando a autonomia do professor e equipe pedagógica.

  • Alguém pode por favor me mostrar qual é exatamente o erro da A? (se possível, me mandem uma mensagem, hehehe.)

  • "Os critérios não expressam todos os conteúdos que foram trabalhados no ciclo, mas apenas aqueles que são fundamentais para que se possa considerar que um aluno desenvolveu as capacidades previstas de modo a poder continuar aprendendo no ciclo seguinte, sem que seu aproveitamento seja comprometido." pg. 81 do PCN - Introdução


ID
826531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A aprendizagem, de acordo com a concepção pedagógica liberal renovadora não diretiva,

Alternativas
Comentários
  • Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço deve visar a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.

     

    Aprender é modificar suas próprias percepções. Apenas se aprende o que estiver significativamente relacionado com essas percepções.


  • Confira o quadro síntese das tendências pedagógicas nesta página: ( http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0327.html)
  • A) consiste em modificar as percepções da realidade.
  • Renovada não diretiva

    Papel da escola: preocupa-se mais com problemas psicológicos do que pedagógicos ou sociais.

    Conteudos de ensino: ênfase no desenvolvimento de relações humanas. A transmissão de conteúdos tornar-se secundária.

    Metodologia de ensino: o método exige um estilo próprio do professor para facilitar a aprendizagem do aluno.

    Relação professor-aluno: educação centrada no aluno, visando à formação da personalidade por meio da vivência de experiências.

    Prática escolar/autores: o inspirador da Pedagogia não diretiva é Carl Roger. Influenciou vários educadores principalmente orientadores educacionais. Escola de Summerhill do educador inglês A. Neil.

    Pressuposto de aprendizagem: a motivação resulta do desejo  de autorrealização. Privilegia-se a autoavaliação.



  • Na Tendência Liberal Renovada não diretiva o aprender se dá de forma a modificar suas próprias percepções da realidade.

    GaB: A

  • A tendência liberal renovada (0u renovadora) não-diretiva:

    A) consiste em modificar as percepções da realidade.

    Certa! Seguindo a tendência liberal renovada não-diretiva, a escola deverá concentrar esforços em estabelecer um clima favorável à mudança no indivíduo para que ocorra uma adequação pessoal às exigências do ambiente, ou seja, uma mudança de percepção da realidade.

    B) baseia-se na motivação e na estimulação de problemas.

    Errada! Essa característica se amolda à pedagogia renovada progressivista e não à não-diretiva.

    C) baseia-se no desempenho do aluno.

    Errada! Uma tendência que valoriza o desempenho do aluno é a tecnicista. A pedagogia não-diretiva não possui esse foco.

    D) prioriza a resolução de situações-problema a partir de temas geradores.

    Errada! Essa é uma característica da pedagogia progressista libertadora.

    E) ocorre a partir da interação social, da construção de conhecimento em grupo.

    Errada! Essa característica pode ser atribuída, por exemplo, à pedagogia libertária, mas não para a não-diretiva.

    GABARITO: alternativa “A”


ID
826534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui método de ensino-aprendizagem próprio da concepção pedagógica

Alternativas
Comentários
  • a) consiste em modificar as percepções da realidade
    Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova):Papel da escola: Formação de atitudes.
    Conteúdos: Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos.Métodos: método baseado na facilitação da aprendizagem. Professor x Aluno: Educação centralizada no aluno; o professor deve garantir um clima de relacionamento pessoal e autêntico, baseado no respeito.Aprendizagem: Aprender é modificar as percepções da realidade. Manifestações: Carl Rogers, "Sumerhill", escola de A. Neill.

    b)baseia-se na motivação e na estimulação de problemas. Correta
    Tendência Liberal Renovada Progressivista. Papel da escola: A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.Conteúdos: Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problema.Métodos:Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.Professor x Aluno:O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança. Aprendizagem: É baseada na motivação e na estimulação de problemas. O aluno aprende fazendo.Manifestações:Montessori, Decroly, Dewey, Piaget, Cousinet, Lauro de Oliveira Lima.

    c) baseia-se no desempenho do aluno.
    Tendência Liberal Tecnicista Papel da escola:É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas.Conteúdos:São informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica. Métodos: Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informaçõesProfessor x Aluno:Relação objetiva em que o professor transmite informações e o aluno deve fixá-las. Aprendizagem: Aprendizagem baseada no desempenho.Manifestações:Skinner, Gagné, Bloon, Mager. Leis 5.540/68 e 5.692/71.
    CONTINUA..
  • CONTINUAÇÃO...
    d) prioriza a resolução de situações-problema a partir de temas geradores.
    Tendência Progressivista Libertadora: Papel da escola:Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.Conteúdos: Temas geradores retirados da problematização do cotidiano dos educandos. Métodos:Grupos de discussãoProfessor x Aluno:A relação é de igual para igual, horizontalmente Aprendizagem: Valorização da experiência vivida como base da relação educativa. Codificação-decodificação. Resolução da situação problema.Manifestações: Paulo Freire

    e) ocorre a partir da interação social, da construção de conhecimento em grupo.
    Tendência Progressivista Libertária: Papel da escolaTransformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário.Conteúdos:As matérias são colocadas, mas não exigidas.Métodos:Vivência grupal na forma de autogestão.Professor x Aluno:É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres.Aprendizagem: Também prima pela valorização da vivência cotidiana. Aprendizagem informal via grupo.Manifestações:Lobrot, C. Freinet, Miguel Gonzales, Vasquez, Oury, Maurício Tragtenberg, Ferrer y Guardia.

    Fonte:
    http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0327.html
  • B) Progressista Histórico-Crítica.

ID
826537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da concepção progressista libertária.

Alternativas
Comentários
  • a) Critca Social dos Conteudos.
    b)Libertaria
    c)  Nao diretiva
    d) Renovada Progressivista
    e) Tradicional
  • A alternativa """B""" é a certa.
  • CONCEPÇÃO PROGRESSISTA LIBERTÁRIA

    Papel da escola:Transformadora da personalidade dos alunos no sentido autogestionário. Participação grupal, autogestão, resistência à burocracia.

    Conteúdo de ensino: As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas. São conteúdos que resultam da necessidade e interesse do grupo.

    Metodologia de ensino: vivência grupal, por sua própria iniciativa, sem qualquer formar de poder. Autonomia.

    Relação professor- aluno: é uma relação de não diretividade, o professor pode se colocar a serviço do aluno, sem impor suas ideais. Alunos são livres para, inclusive, não responder ao professor.

    Prática escolar/autores: projetos autogestionário. Abrange as tendências antiautoritárias. C. Freinet, Ainda Vasquez, Miguel Gonzalez Arroyo.

    Pressupostos de aprendizagem: negação das formas de repressão, crescimento pessoal e grupal, motivação e satisfação de aspirações e necessidades.


ID
826540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia

O líder que concede aos grupos ou indivíduos total liberdade para a tomada de decisões exerce tipicamente a

Alternativas
Comentários
  • AUTOCRÁTICA

    Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo; O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo; O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho; O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

     

    DEMOCRÁTICA

    As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder; O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates; A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho; O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas. O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.

     

    LIBERAL

    Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder; A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem; Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder; O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos; O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

     
    BONS ESTUDOS!!!http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal/52800/#


     

  • LETRA C
    LIDERANÇA LIBERAL, que ele possui o mínimo de participação. É a equipe do líder que detêm autonomia nas decisões.

  • Complementando...


    O estilo de liderança que se caracteriza pela ênfase no subordinado é o liberal/laissez-faire. Neste modelo, o líder dá total liberdade para os subordinados agirem da maneira que bem entenderem, atuando apenas como "staff", ou seja, fornecendo os insumos e assessorando os subordinados nos casos de dúvidas.

     RENNÓ

  • AUTOCRÁTICA: Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo; O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo; O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho; O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
    DEMOCRÁTICA: As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder; O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates; A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho; O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas. O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios. 

    LIBERAL: Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder; A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem; Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder; O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos; O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.


ID
826543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São características do estilo de liderança democrática

Alternativas
Comentários

  • e) ênfase no equilíbrio entre líder e subordinados e divisão de tarefas. CORRETA

    Para fixar sobre esse tipo de liderança segue algumas dicas para identificar ...

    DEMOCRÁTICA

    • As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
    • O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;
    • A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
    • O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
    • O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.
    FONTE: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal/52800/
  • Complementando...

    LETRA E

    O estilo de liderança democrático compõe-se do estilo democrática consultivo e participativo. No democrático consultivo o líder pede a opinião dos subordinados e decide. No democrático participativo, por sua vez, os subordinados opinam e decidem em conjunto com o líder. Ou seja, a liderança democrática volta-se tanto para os subordinados (participativa) quanto para o líder (consultivo).

    RENNÓ


ID
826546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considerando os princípios da pesquisa participante, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
826549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação brasileira é organizada com base em parâmetros, planejamentos, projetos politico-pedagógicos, entre outros instrumentos. No que se refere a planejamento no âmbito da educação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B. Acho que a palavra chave é "incorporado". A elaboração é no momento do planejamento estratégico, mas a incorporação é no momento do planejamento operacional.

  • Planejamento Educacional - nível estratégico.

    Planejamento Escolar - nível tático (documento utilizado: projeto político pedagógico - PPP)

    Planejamento de Ensino - nível operacional (documento utilizado: planos de aula e planos de ensino. - incorporam o que é definido pelo PPP)

  • Qual é o erro da alternativa D?

  • Também não entendi essa resposta. Gostaria de obter uma referência bibliográfica que pudesse confirmar essa assertiva.

  • O projeto político-pedagógico deve ser incorporado no momento do planejamento operacional, um dos últimos níveis do planejamento educacional.

  • O que tornou a questão confusa com relação à elaboração e implementação do Pop. A elaboração e um planejamento maior. A implementação é um dos últimos processos realmente.


ID
826552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São princípios norteadores do projeto político-pedagógico (PPP), entre outros,

Alternativas
Comentários
  • LEtra C. Todos podem participar e a escola tem liberdade e autonomia para gerir esse projeto.

  • Igualdade de condições ficou muito vago. Não está claro a que se refere, se for à participação está correta, mas deve ser considerada as variadas dimensões dos envolvidos, condições sociais, técnicas.

     

  • Alternativas B e E são idênticas.

  • Questão muito mal formulada. ;(

  • Liberdade E autonomia. Deveria ser anulada está questão.

  • igualdade de condições e liberdade ou autonomia.

    DEVERIA SER igualdade de condições e liberdade e autonomia.

  • Igualdade condições no ponto de partida nem sempre existe. O fim da educação é garantir igualdade de condições para todos chegada final. Conceito da Veiga.

ID
826555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Projeto político-pedagógico elaborado de acordo com a concepção de educação emancipatória pressupõe

Alternativas
Comentários
  • A educação emancipatória contempla:

    • autonomia construída dos educandos;
    • avaliação voltada para o sucesso escolar .

    Gabarito: C


ID
826558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consoante a concepção tradicional de gestão educacional,

Alternativas
Comentários
  • A) o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação realiza-se por meio de mecanismos gerenciais de controle.
  • B)O Conselho Escolar tem por finalidade efetivar a gestão escolar, na forma de colegiado, promovendo a articulação entre os segmentos da comunidade escolar e os setores da escola, constituindo-se no órgão máximo de direção. O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva e fiscal, não tendo caráter político-partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados seu Dirigente ou Conselheiros.

    C) As decisões são descentralizadas

    D) não nesse caso zela pelo interesse estatal, se fosse escolhido pela comunidade aí sim zelaria pelo interesse dessa.

    E) Estruturam verticalmente há hierarquia


ID
826561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação às concepções de gestão educacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C - A concepção autogestionária baseia-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. Tende a recusar o exercício de autoridade e as formas mais sistematizadas de organização e gestão. Na organização escolar em contraposição aos elementos instituídos (normas, regulamentos, procedimentos já definidos), valoriza especialmente os elementos instituintes (capacidade do grupo de criar, instituir, suas próprias normas e procedimentos). (LIBÂNEO, 2005, p.325).


ID
826564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca do planejamento participativo.

Alternativas
Comentários
  •  a) ERRADO- Os processo de planejamento participativo são coordenados sempre que possível por uma dupla. Uma pessoa responsabiliza-se pela coordenação e a outra pela observação do acontecer grupal. 

     b) CORRETO- É um processo de tomada de decisões e de comunicação sobre os objetivos que se devem atingir no futuro visando transformar uma dada realidade, de uma maneira mais ou menos controlada.

     c) ERRADO - A educação pretendida através da ação, o planejamento deverá ser integrador em toda a sua extensão. A partir daí, é que proporcionará um ensino voltado para a formação crítica, questionadora e atuante. Justifica-se pelo fato de que, como a educação, a ação de planejar não pode ser encarada como uma atividade neutra

     d) ERRADO - Ao implementar o planejamento participativo, os gestores desvinculam-se das tomadas de decisões centralizadas e alinham-se às possibilidades de trabalho participativo e coletivo com vistas a eliminar os improvisos e ações isoladas. Segundo Matus (1996, p. 285)

     e) ERRADO  - A homogeniedade não deve fazer parte. Segundo a qual, em um determinado momento, o cosmo, considerado como um todo, se apresentaria semelhante para todos os observadores, independentemente do lugar que ocupassem. E isso não é interessante para o planejamento participativo.

  • Também acredito que esse seja o erro


ID
826567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D
    • Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
    • Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.
    • Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade.
  • a) errada: a subjetividade está presente na pós-crítica.

    b) errada: eficiência e representação estão presentes na tradicional.

    c) errada: identidade está presente na pós-crítica. O que está presente na crítica é identidade individual/identidade coletiva

    d) CORRETA

    e) errada: tradicionais não enfatizam o como ensinar. A alteridade (reconhecimento do outro) está presente na pós-crítica

  • Letra D, as teorias críticas estudam e discutem, identidade, alteridade e diferença, a subjetividade, a significação do discurso, o saber, o poder, a cultura, o genêro, raça, etnia e multiculturalsimo.


ID
826570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um currículo elaborado conforme a tendência emancipadora de educação

Alternativas
Comentários
  • c) privilegia o saber dos alunos como ponto de partida para a seleção de conteúdos.
  • A elaboração do currículo tem como base o contexto social no qual o aluno está inserido, portanto, privilegia o saber dos alunos como ponto de partida para seleção de conteúdos. A premissa é que a diversidade social e de conhecimentos encontrada na sala de aula induz a elaboração de um currículo apropriado ao ensino-aprendizagem, contrapondo-se à teoria tradicional do currículo, que é rígido e homogêneo.

  • A abordagem crítica emancipatória, possui três etapas no processo pedagógico, sendo:

     

    1) Encenação, onde se explora as possibilidades e propriedades dos recursos didáticos, bem como também, possibilita ao aluno em descobrir estratégias diferentes para realizar as ações, possibilitando utilizar de suas vivencias sócio-emocionais para a interpretação da atividade sugerida, ou seja, nos permite fazer adaptações as aulas propostas.

     

    2) Problematização, que é a discussão acerca dos diversos resultados obtidos através da encenação. 

     

    3) Ampliação, que faz um levantamento das dificuldades verificadas nas ações executadas e uma construção acerca da discussão de outras possibilidades para realizá-las.

     

     

    Com essas estratégias, pretende construir um aluno crítico que consegue entender os objetivos propostos fazendo uma auto-avaliação, onde utiliza os conhecimentos adquiridos durante sua vida social na ajuda em soluções mais eficientes na realização da tarefa sugerida.

     

    Fonte: http://pedagogiacriticoemancipatoria.blogspot.com.br/2016/04/pedagogia-critico-emancipatoria.html


ID
826579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No contexto de ensino e aprendizagem, diversos métodos são criados a partir das muitas teorias que explicam os fenômenos observados. Com relação à metodologia de projetos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Para Lúcia(1996) a pedagogia de projetos acontece em três fases: Problematização(Expressão de ideias);Desenvolvimento(Cria estratégias); Síntese(As condições iniciais vão sendo superadas). Ou seja, Problema é uma base da metodologia de projetos, é a partir dele que a ação será realizada.


ID
826582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos aspectos relacionados à metodologia de projetos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Ao desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes que algumas etapas devem seguidas:

    A primeira delas é a intenção, na qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades de seus alunos, para posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.

    Em seguida, a preparação e o planejamento; nesta segunda etapa, planeja-se o desenvolvimento com as atividades principais, as estratégias, a coleta do material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e como será o fechamento do estudo do mesmo. Ainda nesta fase, o professor deve, elaborar com os alunos a diagnose do projeto que consiste em registrar os conhecimentos prévios sobre o tema (o que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema (o que queremos saber) e onde pesquisar sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como descobrir). Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.

    Execução ou desenvolvimento; é nesta etapa que ocorre a realização das atividades planejadas, sempre com a participação ativa dos alunos, pois eles são sujeitos da produção do saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção. É interessante realizar, periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de acompanhar o desenvolvimento do tema.

    E enfim, a apreciação final, na qual é necessário avaliar os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao retomar o processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento tanto no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional. 

    Fonte: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_pedagogia_projetos.htm



ID
826585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entrevista é definida como uma conversa intencional entre duas ou mais pessoas, dirigida por uma dessas pessoas com a intenção de obter informações sobre determinado assunto. A respeito de entrevista, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
826588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É correto afirmar que os programas ou projetos de inclusão social

Alternativas
Comentários
  • A inclusão social é o termo utilizado para designar toda e qualquer política de inserção de pessoas ou grupos excluídos na sociedade. Perpassa pelo atendimento das necessidades de todas as pessoas que, de alguma forma, são colocadas à margem da sociedade. Nesse sentido, para estabelecer uma ação de inclusão social, primeiramente é necessário observar e identificar quais seriam aqueles que estariam sistematicamente excluídos da sociedade, ou seja, que não gozam dos seus benefícios e direitos básicos, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.


ID
826591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito dos objetivos do ensino, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C: As metas traçadas para uma escola fazem parte do escopo dos objetivos gerais.
  • A correta é a letra C:  As metas traçadas para uma escola fazem parte do escopo dos objetivos gerais.
  • Os objetivos específicos são observáveis a MEDIO E CURTO PRAZO.
  • Pq a letra "a" não estaria correta?


ID
826597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia

Com relação às características e funções do planejamento de ensino, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) O exercício de planejar se traduz como uma antecipação da prática, permitindo aos profissionais da escola prever ações que possam levar aos resultados almejados.
  • Letra correta: a) O exercício de planejar se traduz como uma antecipação da prática, permitindo aos profissionais da escola prever ações que possam levar aos resultados almejados.
  • "Deve-se entender o planejamento, segundo MORIN (1996, p. 284), como “estratégia” e não como “programa”. O programa consiste numa cadeia de passos prescritos a serem seguidos rigorosamente e em seqüência; a estratégia, ao contrário, é a arte de trabalhar com a incerteza, compondo cenários de ação que podem se modi?car em função de informações, acontecimentos e imprevistos que sobrevenham no curso das ações, em seu conjunto"

    A opção A traz a perspectiva de que os resultados POSSAM ser alcançados.
  • A alternativa "e" diz respeito à definição de "organização".
  • planejar é um processo que exige organização, sistematização e previsão.A maior diferença no trabalho de um ser humano é exatamente isso, ele pode prevê suas ações e assim talvez alcançar seus objetivos mais facilmente.

  • O Planejamento é a principal ferramenta de trabalho do professor. É o fio condutor da ação educativa. As concepções do planejamento são funcionalistas e dialéticas. A concepção funcionalista é a tradicional no ensino, sendo um instrumento de poder. A concepção dialética tem no planejamento a práxis que surge da realidade. Nele são congregados aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos. Ao mesmo tempo consolida tarefas e saberes críticos, criativos, reflexivos, transformadores. Conceituando planejamento de acordo com Sacristán: “Planejar é dar tempo para pensar a prática, antes de realizá-la, esquematizando os elementos mais importantes numa seqüência de atividades”.
    A LDBEN nº. 9394/96 prevê dimensões de planos para a área educacional que se repartem conforme sua abrangência, em: Plano Político Pedagógico, Plano de Ensino, Plano de aula. 

    (...)

    No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para verificar se os objetivos estão sendo alcançados); bibliografia. 

    Fonte: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/planejamento-principal-ferramenta-educativa.htm

  •  a) CORRETA - O exercício de planejar se traduz como uma antecipação da prática, permitindo aos profissionais da escola prever ações que possam levar aos resultados almejados.

     

     b) ERRADO - Consiste em traduzir em termos mais concretos e operacionais o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos a alcançar os objetivos educacionais propostos.

     

     c) ERRADA - Elementos constituintes do plano de ensino: Conteúdo, Objetivos, Metodologia e Avaliação.

     

     d) ERRADO - Procedimentos de avaliação que possibilitem a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos, cumprindo pelo menos a função pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle no processo educacional.

     

     e) ERRADO - É na aula que organizamos ou criamos as situações docentes, isto é, as condições e meios necessários para que os alunos assimilem ativamente conhecimentos, habilidades e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas.

     

     

    Boa sorte!!


ID
826600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia

Acerca do planejamento de ensino, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta C é, sem dúvida, correta mas está descontextualizada. A pergunta se refere ao Planejamento e a resposta C (tida como correta nesta questão) diz respeito a recursos didáticos.
  • Nada a ver a resposta (apesar de ser uma afirmativa correta) com o que diz o enunciado da questão que versa sobre "planejamento de ensino" a mais correta seria então a letra B (essa CESPE as vezes viaja nas questões)
  • A resposta mais coerente seria a letra b com certeza!!
  • Essa questão caberia recurso né
  • Tanto a B como a C estão corretas mas dentro do enunciado a B condiz mais com a questão, até com a linha de pensamento das questões anteriores que enaltecem o ato de planejar
  • fiquei com dúvidas sobre a letra b quando ele disse que recursos didáticos são tb humanos.mas Recurso Didático, não passa apenas pela existência de um objeto, tudo aquilo que envolve o nosso meio e no qual interagimos pode ser considerado como sendo um Recurso Didático e Pedagógico.

    No entanto creio que a letrab b e c estõ certas.Essa questão cabe recurso!

  • Em qual Instituição ou empresa a execução acontece primeiro que o planejamento? Isto é implante de fracasso! O mortal que elaborou esta questão equivocou-se, começando pela descontextualização do enunciado com a alternativa. A alternativa "C" está correta, no entanto a "B" também está. Fundamento a minha consideração com a citação do educador espanhol Gimeno Sacristán, onde afirma que:

    “Os planos, resumidos como esquemas flexíveis para atuar na prática, proporcionam segurança ao professor/a; assim, abordará com mais confiança os aspectos imediatos e imprevisíveis que lhe são apresentados na ação. O plano prévio é o que permite, paradoxalmente, um marco para a improvisação e criatividade do docente. O plano delimita a prática mas oferece um marco de possibilidades abertas. (1998, p.279)”

    1. O que é Planejamento de Ensino? Compreende um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias e ações necessárias, e tudo o mais que seja delas decorrente, no sentido de tornar possível alcançar os objetivos e metas desejados e nele preestabelecidos.OU SEJA..“ O modo de agir sobre algo de maneira eficaz” B e C corretas!!!!


ID
826603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b) A formação continuada caracteriza-se pelos estudos voltados para o aperfeiçoamento profissional no exercício da profissão.

ID
826606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É correto afirmar que a organização curricular por projetos

Alternativas
Comentários
  • Não consigo ver a diferença entre as alternativas A e E.

  • Penso que a alternativa A se refere à interdisciplinariedade.


ID
826612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação aos conteúdos do ensino, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •    A organização do conteúdo deve apresentar uma seqüência, se ordenando em dois planos:         
       - No plano temporal, dispondo os conteúdos ao longo das séries. É a organização vertical do currículo.
       - No plano de uma mesma série, fazendo a relação de uma área com a outra. É a organização horizontal do currículo.
  • a) Os conteúdos dispostos no plano temporal ao longo das séries obedecem a uma organização vertical. CORRETA

    No plano temporal, dispondo os conteúdos ao longo das séries. É a organização vertical do currículo.

    b) Os conteúdos que seguem uma organização horizontal são aqueles encontrados em um mesmo livro. 

    No plano de uma mesma série, fazendo a relação de uma área com a outra. É a organização horizontal do currículo.

    c) Organizar conteúdos de acordo com o princípio lógico significa utilizar exemplos da realidade do aluno.

    Princípios lógicos: é estabelecer relações entre seus elementos, tais como são vistas por um especialista na matéria. Que tem significação com relevância para o especialista da matéria.

    d) A ordenação de conteúdos que atende às características individuais está em consonância com o denominado princípio da particularidade.

    Princípios psicológicos: é indicar relações tais como podem aparecer ao aluno  e que sejam significativas para ele.

    e) A organização dos conteúdos deve seguir três critérios básicos: continuidade, integração e inclusão.

    A organização dos conteúdos deve orientar-se por três critérios: continuidade, seqüência e integração.


    Fonte: http://ericanvl.blogspot.com.br/2010/11/didatica-sintese-sobre-conteudo.html



ID
826615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A sociedade contemporânea tem passado por rápidas transformações, exigindo do cidadão constantes movimentos de adaptação. No âmbito educacional, as mudanças também chegaram alterando modos de pensar e de ensinar. A interação entre duas ou mais disciplinas, podendo ir da simples comunicação à integração recíproca de conceitos fundamentais e princípios metodológicos é denominada

Alternativas
Comentários
  • a) interdisciplinaridade.
  • a)interdisciplinaridade
    CORRETA.  A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que  contribui para o aprendizado do aluno. É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado.
    b) transposição didática
    Está diretamente ligada ao como se ensina e se aprende.
    A transposição depende de condições objetivas como um ambiente educativo vivo, que permita dúvidas, diálogo, trocas sem a presença do medo.
    c) multidisciplinaridade
    um elemento pode ser estudado por disciplinas diferentes ao mesmo tempo, contudo, não ocorrerá uma sobreposição dos seus saberes no estudo do elemento analisado.
    d) multiculturalismo
    é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um.
    Daí então surge a confusão: se o discurso é pela igualdade de direitos, falar em diferenças parece uma contradição. Mas não é bem assim. A igualdade de que se fala é igualdade perante a lei, é igualdade relativa aos direitos e deveres. As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes etc, posto que se trata de indivíduos de raças diferentes entre si.

    e) multirreferencialidade
    se propõe a analisar fatos, práticas e situações dos fenômenos educativos, quebrando fronteiras disciplinares, tendo outros olhares a partir de sistemas de referências distintos

    FONTES: http://educacao.uol.com.br/resenhas/transposicao-didatica.htm
    http://www.infoescola.com/pedagogia/interdisciplinaridade/

    http://www.webartigos.com/artigos/transdisciplinaridade-interdisciplinaridade-e-multidisciplinaridade/34645/#ixzz2GLyL5rW9
    ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/download/.../6893
    http://www.infoescola.com/sociologia/multiculturalidade/

ID
826618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É correto afirmar que o atendimento sociopsicopedagógico

Alternativas

ID
826621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne a métodos e a técnicas de ensino, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Métodos de ensino

    Os métodos de ensino são muitos e variados, comportando inúmeras classificações. Elas estão sempre ligadas a uma concepção epistemológica, isto é, ao entendimento que se tem de como se forma o conhecimento nas pessoas. Vamos escolher uma dessas classificações, baseada em diferentes concepções de ensino.

    Os métodos chamados transmissivos estão assentados numa concepção de que o conhecimento é uma "coisa" (res, em latim) que o professor tem e os alunos não têm. Cabe ao professor transmitir aos alunos esse conhecimento por meio, por exemplo, da exposição. Temos aí, então, o que chamamos de método expositivo, que tem um caráter de passividade, dado que ao aluno cabe apenas assimilar o conhecimento que lhe é transmitido pelo professor. O professor é o responsável pelo processo de aprendizagem do aluno e é ativo, enquanto o aluno é passivo nessa relação: recebe pronto o que lhe é passado pelo professor. Daí serem rotulados de métodos passivos. Sua ênfase está no ensino e no professor.

    Na outra ponta desse continuum ficam os métodos ativos: sua base teórica não está no ensino, mas na aprendizagem: partem do pressuposto de que cada aluno é que constrói o seu próprio conhecimento a partir de experiências propiciadas pelo professor. O papel do professor, nesse caso, é de mediador entre o aluno e o conhecimento, de facilitador da aprendizagem dos alunos. Como o aluno é considerado o sujeito de sua própria aprendizagem, ele é quem exerce a atividade, tornando-se, portanto, ativo. Daí o nome de métodos ativos, em contraposição aos passivos.

  • Aula expositiva é exemplo de técnica. O método é que determina a técnica, e não o inverso. Métodos transmissivos preconizam a relação vertical impositiva da palavra docente pela transmissão do conhecimento, e não a relação horizontal professor-estudante.


ID
826624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção correta, a respeito dos métodos e técnicas de ensino.

Alternativas
Comentários
  • e) Trabalho com grupos homogêneos é uma técnica de ensino que visa à organização da turma de forma que os alunos com dificuldades de aprendizagem sejam auxiliados pelos alunos mais capazes.

    Achei estranha a resposta, mas é a do gabarito final.
  • O Trabalho em Grupos

    Esta técnica nos oferece duas modalidades: o Trabalho com Grupos Homogêneos e o Trabalho com Grupos Diversificados.

    O Trabalho com Grupos Homogêneos foi uma técnica muito utilizada que, num dado momento _ em função da argumentação de que não existe homogeneidade entre os alunos e da apologia da enturmação heterogênea _, caiu em "desgraça pedagógica". Se é bem verdade que não existe homogeneidade total, é bem verdade, também, que existem "problemas comuns". Essa técnica é recomendada quando o professor tem em vista resolver algumas dificuldades comuns a determinados grupos de alunos: o grupo de alunos que apresenta dificuldades em leitura, o grupo de alunos que tem dificuldades com a escrita, o que tem dificuldades com problemas matemáticos e assim por diante. Separando-os por dificuldades, ele pode providenciar material especial, dar atendimento diversificado a cada grupo, atendendo-os naquilo de que mais necessitam.

    Já o Trabalho com Grupos Diversificados obedece a uma outra lógica: reúne alunos com diferentes níveis de aproveitamento. De um modo geral, o assunto é o mesmo para toda a classe, mas os grupos são organizados de tal forma que nele se encontram alunos fracos, médios e fortes na área de estudo em questão. O pressuposto é que alunos fortes servem de modelo para os mais fracos e os estimulam.

  • Há como considerar que a opção (d) também responde esta questão, considerando que: O estudo dirigido é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem, ajuda o aluno a aprender. É o incentivador e o ativador do aprender. De maneira especial, essa técnica põe em evidência o modo como o aluno aprende.
  • A letra "d" se refere ao seminário, não?
  • Acredito que a palavra homogêneo foi mal empregada nesta questão, pois se o grupo é homogêneo, acredita-se que não exista ninguém em nível tão inferior que precise ser ajudado.


ID
826627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos instrumentos técnico-operativos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • c) A conclusão a que chega o profissional a respeito
    de uma situação estudada é chamada parecer.
  • Os instrumentos técnico-operativos utilizados pelo assistente social do Programa Acesso à Cidadania são:

    A Folha de Produção Diária

    Conceito: É um instrumento no qual o assistente social anota as demandas diárias, é uma folha que especifica a data e a ocorrência dos atendimentos para controle do assistente social.

    A Observação

    Conceito: “A observação consiste na ação de perceber, tomar conhecimento de um fato ou conhecimento que ajude a explicar a compreensão da realidade objeto do trabalho e, como tal, encontrar os caminhos necessários aos objetivos a serem alcançados. É um processo mental e, ao mesmo tempo, técnico.” SOUZA (2000).

    As Visitas domiciliares

    Conceito: Segundo AMARO (2003), “é uma prática profissional, investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto aos indivíduos em seu próprio meio social ou familiar”, a autora também nos revela que a entrevista possui pelo menos três técnicas embutidas como: a observação, a entrevista e a história ou relato oral.

    O Acompanhamento Social

    Conceito: É um procedimento técnico de caráter continuado, e por período de tempo determinado, no qual é necessário que haja vínculo entre o usuário e o profissional.

    As Entrevistas

    Conceito: Técnica utilizada pelos profissionais do Serviço Social junto aos usuários para levantamento e registro de informações. Esta técnica visa compor a história de vida, definir procedimentos metodológicos, e colaborar no diagnóstico social. A entrevista é um instrumento de trabalho do assistente social, e através dela é possível produzir confrontos de conhecimentos e objetivos a serem alcançados. É na entrevista que uma ou mais pessoas podem estabelecer uma relação profissional, quanto quem entrevista e o que é entrevistado saem transformados através do intercâmbio de informações (LEWGOY, 2007).

    Os Relatórios


    Conceito: É um documento de registro de informações, observações, pesquisas, investigações, fatos, e que varia de acordo com o assunto e as finalidades.

    Os Encaminhamentos


    Conceito: É um procedimento de articulação da necessidade do usuário com a oferta de serviços oferecidos, sendo que os encaminhamentos devem ser sempre formais, seja para a rede socioassistencial, seja para outras políticas. Quando necessário, deve ser procedido de contato com o serviço de destino para contribuir com a efetivação do encaminhamento e sucedido de contato para o retorno da informação.

    As Fichas de Cadastro

    Conceito: É um instrumento de registro de informação destinado a receber informes, a fim de armazenar e transmitir informações sobre o usuário. As fichas de cadastro servem para transformar dados em informações.

    Fonte: http://www.escolaaberta3setor.org.br/mediacenter/problemas_detalhe/758

  • A visita tem o objetivo de investigação. É o laudo que proporciona descrição e análise situacional.


ID
826630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Profissionalização se relaciona com a garantia do exercício profissional de qualidade.