-
Principal erro: por operar até a camada de transporte
A principal diferença entre um roteador e um switch de camada 3 é que os switches têm hardware otimizado para transmitir dados tão rapidamente quanto os switches de camada 2.
-
errado- Switch opera em Data Link layer (layer 2) no OSI Model. Switch gerencia a rede a nível de LAN e subrede, direcionando os frames de acordo com O Mac Address. Na camada de transporte, o roteador carrega a informação para a rede segundo o endereço gateway.
-
COMPLEMENTANDO:
A grande diferença entre uma ponte e um roteador é que o endereçamento que a ponte utiliza é o endereçamento usado na camada de Link de Dados do modelo OSI, ou seja, o endereçamento MAC das placas de rede, que é um endereçamento físico. O roteador, por operar na camada de Rede, usa o sistema de endereçamento dessa camada, que é um endereçamento lógico. No caso do TCP/IP esse endereçamento é o endereço IP.
-
Questão simples de resolver. Layer 3 é rede. Não tem por quê falar que opera até a camada 4(transporte).
Errada a questão.
-
O switch roteador ou switch layer 3 (SWITCH DE CAMADA 3 - CAMADA DE REDE QUE ESTÀ ABAIXO DA CAMADA DE TRANSPORTE), por operar até a camada de transporte (ERRADO, ATE A CAMADA 3 - REDE), é um equipamento mais eficiente que o roteador, no que se refere a maior capacidade de encaminhamento e a maior quantidade de recursos e funcionalidades. (ERRADO, ROTEADOR TEM MAIS RECURSOS) Está tudo errado!
Bons estudos ;)
-
O switch roteador ou switch layer 3, por operar até a
camada de transporte, é um equipamento mais eficiente que o roteador, no
que se refere a maior capacidade de encaminhamento e a maior quantidade
de recursos e funcionalidades.
Realmente, a questão erra apenas em 1 ponto: ao mencionar q opera na camada de transporte. Um switch 3 opera na camada de rede. O restante tá certo.
Eh o q afirma[1]. "Um switch de 3 camadas é um roteador, embora mais rápido e sofisticado, usado na camada de rede.
Fonte:
[1] Comunicação de Dados e Redes de Computadores, Behrouz A. Forouzan.
-
O problema nesta questão é que um Switch L3 tem permissão para aplicar listas de acesso. E nas listas, é permitido por exemplo especificar o protocolo TCP/UDP, no caso estamos falando de L4.
-
Essa questão deveria ser anulada.
1º - Switch layer 3 é só o nome, ele pode sim trabalhar em camada de transporte,na verdade, até a camada de aplicação, visto que as ACL's bloqueiam TCP,UDP,HTTP e etc.
2º - Referente a comparação de um Switch Layer 3 com um Roteador; A questão em nem um momento mencionou o tipo de roteador, existem varios switches Layer 3 Muito superiores a varios routers em encaminhamento e funcionalidades
-
Gabarito Errado
Uma coisa comum de se pensar é que o switch layer-3 faz bridging e roteamento e os roteadores apenas roteiam, porém a coisa não é mais assim desde que a Cisco introduziu o “Integrated Routing and Bridging” no IOS versão 11.2 a mais de 15 anos atrás. Os Switches Layer-3 e roteadores devem ter algumas funções de camada-3 intra-subnet, mas eles normalmente não fazem esse tipo de encaminhamento usando essas funções, mas sim fazem através do MAC de destino.
Vamos ver algumas funções de camada-3 intra-subnet que dispositivos sejam roteadores ou switches L3 devem executar:
Descoberta dinâmica de vizinhos utilizando ARP para o IPv4 e ND para IPv6 para pacotes que estão destinados à mesma subnet (glean adjacencies na terminologia do CEF);
Gerar rotas que apontem para is hosts (host routes based) com o resultado do ARP ou ND (cached adjacencies na terminologia do CEF);
Encaminhar os pacotes IP para outros IPs de hosts diretamente conectados com base nas rotas de host geradas pelo ARP ou ND.
Porém, se um dispositivo camada-3 estiver realizando encaminhamento com base no endereço MAC em conjunto com o endereço IP normalmente utiliza o endereço MAC de destino para determinar qual método de encaminhamento utilizará, veja considerações abaixo:
Quadros recebidos com endereço de camada-2 igual ao próprio MAC do roteador são passados para pilha superior (IP) e se o endereço IP for igual ao configurado na Interface L3 ele será passado para o control plane e será processado;
Quadros recebidos com endereço de Layer-2 diferentes do próprio endereço do roteador/switch-L3 serão encaminhados conforme o “MAC forwarding code”, ou seja, verifica a “MAC address table” (ou TCAM) procura em que porta está aquele MAC e encaminha, inunda (flood) ou descarta o pacote.
Claro que se estamos falando em uma interface de um roteador não-modular ele simplesmente ignora o quadro se o IP de destino estiver dentro da própria sub-rede, porém se no roteador tivermos uma placa de switch instalada ou utilizando sub-interfaces ele segue o mesmo processo que um switch-L2 ou L3 descrito nos dois parágrafos acima quando o MAC de destino não é o da sua interface que recebeu o quadro.
Vamos na fé !
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Switches de camada 3 atuam até a camada de rede e não transporte. Os demais pontos abordados são verdadeiros, trazendo as vantagens do switch L3 em relação ao roteador.
-
GABARITO ERRADO!
.
.
SWITCH LAYER 3 VAI ATÉ A CAMADA DE REDE, E FAZ COMUTAÇÃO VIA HARDWARE.
-
1. SWITCH - LAYER 2
Funciona como uma BRIDGE MULTIPORTAS;
MAIOR CAPACIDADE de COMUTAÇÃO de FRAMES;
Envio de forma UNICAST ou MULTCAST.
RECONHECE o MAC ADRESS - ao receber um quadro, o switch AMAZENA em uma TABELA (CAM - Content Address Memory);
CRIA VLANs, mas NÃO faz a INTERCONEXÃO ENTRE ELAS;
INTERCONEXÃO de ENLACES HETEROGÊNEOS (Ficha, UTP, etc.).
2. SWITCH - LAYER 3
FAZ TUDO QUE O LAYER 2, ALÉM DE:
Funcionar como um ROTEADOR, MAIS RÁPIDO e SOFISTICADO;
CRIA REDES VIRTUAS (VLANS);
RECONHECE IP.