SóProvas



Prova CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Área Administrativa - Conhecimentos Básicos


ID
892687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, relacionado ao sistema operacional
Windows 7.

Por meio do Windows 7 é possível disponibilizar para acesso remoto todo o conteúdo do Windows Media Player 12 armazenado em um computador, desde que esse computador esteja conectado à mesma rede local, com ou sem fio.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi Nishimura. Alguém me explica?
  • O Windows 7 tem o Grupo Doméstico, que permite conectar computadores com Windows 7 em uma rede local de forma rápida e fácil. Esta possibilidade, via roteador wireless por exemplo, possibilita que em um dos computadores você escolha "Reproduzir em..." para executar uma mídia remotamente, naquele dispositivo. Assim, podemos estar no computador da sala e controlar a exibição de conteúdo multimídia em outro computador do mesmo grupo doméstico.
  • Certo! mas qual é o erro da questão?
  • Por meio do Windows 7 é possível disponibilizar para acesso remoto todo o conteúdo do Windows Media Player 12 armazenado em um computador, desde que esse computador esteja conectado à mesma rede local, com ou sem fio.
    O que é disponibilizado para acesso remoto não é todo o conteúdo do windows média player 12. Por meio do 
    windows média player 12 é que é feito o acesso remoto ao Grupo Doméstico, que é uma pasta compartilhada, desde que o computador que contém essa pasta compartilhada, Grupo Doméstico, esteja conectado à mesma rede local, com ou sem fio.
  • Para mim, o erro da questão é exatamente esse: "...desde que esse computador esteja conectado à mesma rede local, com ou sem fio".

    Nao necessariamente e necessario estar na mesma rede. Atraves da internet posso acessar a rede interna e utilizar o acesso remoto. Ou seja, posso acessar de qualquer lugar e nao apenas da mesma rede.

    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/products/features/remote-desktop-connection
  •  Windows Media Player - Botão Transmitir:
    O acesso via Internet à mídia doméstica permite compartilhar MUSICAS, IMAGENS e VÍDEOS entre um computador doméstico e um computador localizado fora da residência. Se esse computador estiver na residência, ele poderá enviar mídia pela Internet. Se estiver fora da residência, ele poderá receber mídia de um computador doméstico.

    Você pode usar o Windows Media Player para fazer streaming de mídia de um computador doméstico que armazena arquivos de mídia digital para outro computador conectado à Internet para que você possa acessar sua mídia de qualquer lugar. 
    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/stream-your-media-over-the-internet-using-windows-media-player


    O erro da questão é dizer que precisa estar conectado o mesma rede local.

  • Tem relação com o recurso chamado de streaming de mídia remoto do Windows Media Player...saiba mais vendo este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=M6a6sETXaqY&list=PL116F4E2B8A5A6FF2&index=2

    Na verdade não precisa estar em uma mesma rede local, o recurso funciona também via Internet.
  • O ERRO DA QUESTÃO "esteja conectado à mesma rede local" o Media Player é um programa de Acesso a videos pelo computador do usuário de forma individual, através do sistema windows. O tipo de acesso a Videos pela internet e rede local (wifi, a Cabo, Etc.) é o adobe flash player, no qual não é um programa e sim um plugin da interface da Web.
  • Nishimura,
    só para ver se entendi...é só um conteúdo e não "todo conteúdo" como diz a questão, e tem que está no grupo?
  • Cara, essas questões de informática tem perguntas muito nada a ver com a realidade do cargo! 

    Por acaso o servidor vai estar ouvindo música durante o expediente pra precisar saber disso ?! 
  • Gente, o Fernando Hishimira está certo. A resposta está no próprio site da Microsoft. É só recortar a questão e colar no Google que esse trecho aparece.  O WMP não te permite DISPONIBILIZAR PARA ACESSO os arquivos de música, etc. Se fosse assim, você poderia, por exemplo, APAGAR o arquivo remotamente, o que não acontece. O que o WMP permite é a REPRODUÇÃO dos arquivos em outro computador, ou até mesmo XBox, pela rede. Sem possibilidade de acesso real, de alterar o arquivo, ou renomear, ou deletar, etc. Você simplesmente pode ouvir suas músicas e ver seus vídeos a partir de outro PC ou XBox. Vou postar o trecho pra vcs com o link, pra vcs checarem direitinho...


    link: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/sharing-media-on-a-network-using-windows-media-player
    trecho: 

    Compartilhando mídia em uma rede usando o Windows Media Player

     

    Usando o Windows Media Player e uma rede privada, você pode transmitir suas músicas favoritas, vídeos e imagens para qualquer cômodo da sua casa—mesmo aqueles em que não há um computador.

    Vantagens de compartilhar mídia

    Como muitas pessoas, você provavelmente possui muitas músicas, vídeos e arquivos de imagem em sua biblioteca do Player . Pode haver momentos em que você pode querer:

    • Reproduzir arquivos em outro computador da sua casa

    • Reproduzir arquivos em um Xbox 360 ou outro reprodutor de mídia digital em rede conectado à sua rede privada

    • Deixar outra pessoa que entre em seu computador com a própria conta de usuário dela reproduzir os arquivos na biblioteca do seu Player

    Compartilhando sua mídia, você pode fazer todas essas coisas em sua rede privada. (O compartilhamento de mídia não permite que você compartilhe arquivos fora da sua rede, entretanto. Por exemplo, você não pode usar o compartilhamento de mídia para baixar músicas da Internet ou fazer o streaming de vídeo em um site da Web.)

  • A princípio, parece-me que os dois ângulos da questão estão corretos. Apenas uma dúvida: Grupo doméstico é diferente de Assistência Remota, correto?
    Grupo doméstico não disponibiliza, e a assistência remota sim. É isso?
  • Erro da questao: disponibilizar
    trocar por Compartilhar
  • Questão com restrição da Cespe. Ao ler "Desde" já dá pra saber que está errada.
  • Este é o chamado STREAMING DE MÍDIA. 
    O erro da questão está no fato de que o acesso remoto é feito por meio do windows media player 12, donde se terá acesso aos arquivos armazenados no computador. Não é que através do acesso remoto você vá ter acesso a todo o conteúdo do windows media player, já que, o certo é que o acesso remoto se dê através deste WMP.
    Espero ter contribuído!

  • Por meio do Windows 7 é possível disponibilizar para acesso remoto todo o conteúdo do Windows Media Player 12 armazenado em um computador, desde que esse computador esteja conectado à mesma rede local, com ou sem fio.

    O erro está em negrito, pois é possível efetuar tal procedimento estando conectado em uma rede diferente.

  • A questão é simples, como já foi demonstrado. O Windows Media Player tem recurso que permite compartilhar os dados através da internet, ou seja... não é restrito a rede local.

  • Resumindo minha pesquisa acerca do asunto:


    - Grupo doméstico = grupo para compartilhamento de arquivos (inclusive, a biblioteca do WMP 12) e impressora entre computadores de uma mesma residência (que usam a mesma rede local doméstica, com ou sem fio). 


    - Streaming de mídia remoto = acesso via internet à biblioteca do WMP 12 feito por um computador distante da rede local. 


    Conclusão:


    O acesso ao conteúdo do WMP 12 pode ser feito tanto entre computadores próximos, que usam uma mesma rede local, quanto de um computador distante, através da internet. 


  • Prezados,

    O acesso remoto do conteúdo do Windows Media Player não está limitado a rede local, portanto a questão está errada.




    RESPOSTA: ERRADO

  • Por favor não esqueçam de colocar o gabarito da questão bem como a fonte

  • O Windows Media Player, nada mais é do que um player, ou  seja, ele é um aplicativo que reproduz músicas e vídeos. Este aplicativo não permite acesso  remoto  ao  conteúdo  do Windows  Media  Player,  ele  possibilita  a sincronização de músicas, vídeos e fotos ou que o usuário transmita mídia para  os  seus  dispositivos  para  desfrutar  de  sua  biblioteca  de  qualquer lugar, seja em casa ou em trânsito. Qual a diferença entre disponibilizar o acesso  ou  sincronizar?  Disponibilizar  o  acesso  ao  conteúdo  permite  a qualquer  usuário  que  ele  tenha  total  controle  sobre  os  arquivos compartilhados  de  seu  computador  e  sincronizar  permite  apenas  que  o usuário conectado desfrute de sua biblioteca de qualquer lugar. 

    Fonte: Professor Lênin - Estratégia concursos

  • Segundo o Leandro Rangel (professor do QC), o acesso remoto do conteúdo do Windows Media Player não está limitado a rede local, tem a opção de permitir acesso via internet, portanto a questão está errada.


    Só entendi depois que vi o comentário do professor. :)

  • Comparou com menosprezo ou restrição, 90% de chance de ser errado! 

    Gaba E

  • AI AI...MINHA VIDA COM RELAÇAO À INFORMÁTICA SE DIVIDE EM ANTES E DEPOIS DE F.N.

    F.N= FERNANDO NISHIMURA

    MITO!!!

  • Boa tarde, alguém poderia explicar-me o método para responder a essas questões de informática do "FERNANDO NISHIMURA"? :)

  • Como diz o Zen Nishimura, restringiu... "desde que"

  • Bruno, basicamente se a questão

    - NEGA

    - RESTRIGE

    - COMPARA MENOSPREZANDO

    o gabarito se torna errado em 90% das questões

  • entraria na justiçafacil....por uma questao dessa, erro gorsseiro,

    desde que nao significa unicamente.... 

  • GALERA SE A CESPE SABER DESSA REGRA NEGA, RESTRIGE, COMPARA MENOSPREZANDO DO NOSSO AMIGO FERNANDO FERROU... ENTÃO PAREM DE POSTAR A DICA......

  •  mas o português Ó......

  • Prefiro aprender a me restringir em achar que macete resolvera tudo .
  • O comentário mais curtido é aquele que não auxilia em nada o entendimento da resposta.....vai entender isso!

  • ERRADO. não necessita está conectado a mesma rede local pra ter acesso remoto. Restringiu. Método Nishmura Wins.

  • GABARITO: ERRADO

    Para disponibilizar o conteúdo por meio do Windows,NÃO PRECISA SER APENAS POR UMA REDE LOCAL. Pode-se criar um grupo doméstico e dentro desta rede é possível trocar arquivos fácil e rapidamente.

  • ERRADO

  • Ora o "Desde q" na Cespe é generico, nao restringe...

    Ora o "Desde q" restringe...

    resolve isso aí, Cespe.. po!

  • O erro da questão é dizer que é todo o conteúdo do Windows


ID
892690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do ambiente Microsoft Office 2010, julgue o próximo item.

No Word 2010, por meio do recurso de compartilhamento de documento, diferentes usuários podem editar um mesmo documento, ao mesmo tempo, mantendo a sincronia das alterações efetuadas.

Alternativas
Comentários
  • Certa
    Usando os novos recursos ( word 2010 ) de coautoria, você agora pode editar um documento ao mesmo tempo em que outros membros da equipe de localidades diferentes. Você pode até mesmo se comunicar com eles de forma instantânea enquanto trabalha diretamente no Word.
  • Dúvidas? Esse recurso é possível no word 2003?
  • Errei esta questão na prova. Não conhecia esta funcionalidade.
  • http://office.microsoft.com/pt-br/videos/video-compartilhar-documentos-do-word-VA101838280.aspx?CTT=1&client=1
    Galerinha, este site mostra como funciona essa parada de compartilhameno de documento.
    Sigam-me os bons!
  • Trata-se do recurso dos aplicativos do pacote office 2010 WEB APP em que os arquivos editados no EXCEL, WORD ou POWER POINT podem ser disponibilizados na nuvem para serem visualizados por meio de um browser.
  • (...) diferentes usuários podem editar um mesmo documento, ao mesmo tempo, mantendo a sincronia das alterações efetuadas.

    Engraçado que quando uso essa função no Sky Drive ela não funciona.
    Ou seja, o SKYDRIVE dá um aviso de que outro membro está editando a planilha fazendo com que ela fique bloqueada para mim. Somente quando o usuário parar de editar a planilha eu posso edita. Errei a questão por isso, embora eu deveria ter acertado, pois ao menos, o SkyDrive promete isso.

    Sincronização perfeita mesmo é o EVERNOTE.
  • Correto. Em Arquivo, Informações, exibir mais propriedades, é possível adicionar o endereço de e-mail dos contatos que terão autorização para editar o documento do Word 2010. (imagem).
    O documento deverá ser armazenado na Internet, no SkyDrive, e assim será enviado um 'convite' por e-mail para edição em co-autoria. Posteriormente, o dono do documento poderá decidir se as Alterações serão aceitas ou rejeitadas, na guia Revisão. Este recurso não está disponível no Word 2003. Se você tem o Word 2003 e quer este recurso, use o Google Docs ou SkyDrive, manualmente, carregando o arquivo, e enviando os convites de edição para o arquivo on-line.
  • É a solução da Microsoft para competir (com classe) com o Google Drive (antigo Google Docs).
  • Favor alguém pode me responder.

    Esse recurso só é disponível por meio de browser?
  • O recurso de compartilhamento do documento do Word está dentro do próprio aplicativo Word 2010.

    O acesso ao Office 365 (versão on-line) e/ou Google Disco (Docs, Drive, Disco) é realizado por qualquer navegador de Internet. Para o Office 365 temos a opção de compra da licença on-line ou edição via SkyDrive do Hotmail. Para o Google Disco temos a opção de edição via login Google 


  • Word 2007 tambem possui esta função ?

  • Q282032/ 2012 - CESPE - CAMARA DOS DEPUTADOS

    Na elaboração de um documento no Word, mediante o uso da opção Revisão, é possível controlar as alterações efetuadas por diferentes usuários; porém, o documento em edição deve ser revisado por um único usuário de cada vez, pois a abertura simultânea de um mesmo arquivo por dois ou mais usuários pode causar incompatibilidades. GAB: CERTA

    Então porque essa afirmativa está certa, se diz justamente o contrário?

    Alguém sabe explicar?

  • Karine;

    Restringir edição e habilitar compartilhamento são recursos diferentes. Um não está condicionado ou dependente do outro. No meu entendimento a questão CESPE 2012 está relacionada ao recurso RESTRINGIR FORMATAÇÃO, já essa questão, CESPE 2013 é sobre o recurso HABILITAR COMPARTILHAMENTO.

    RESTRINGIR FORMATAÇÃO: Recurso de proteção relacionado a quais alterações, restrição de formatação e restrição de edição, podem ser feitas no documento pelos usuários que estão com acesso ao documento. Ainda nesse recurso pode-se definir, como opcional, exceções às referidas permissões para cada usuário de forma que, uma vez permitida, um conjunto de modificações poderão ser feitas a usuários específicos. Note que, nesse procedimento, o documento não poderá ser aberto por mais de um usuário ao mesmo tempo na condição de edição. Um segundo ou terceiro...usuário só poderá abrir concorrentemente o documento na condição de SOMENTE LEITURA e para gravar alguma alteração que consiga fazer, conforme restrição de formatação, o mesmo terá que salvar uma cópia. 

    HABILITAR COMPARTILHAMENTO - É um recurso de proteção relacionado ao ACESSO a determinado arquivo. Por meio desse recurso deverá ser criada uma senha de gravação e todos os usuários que tiverem a senha, que será solicitada na abertura do arquivo, poderão acessar simultaneamente o referido arquivo, fazer alterações, desde que não restrita, e salvar o mesmo documento, o mesmo arquivo, ainda que outros usuários estejam também acessando este. As alterações feitas no documento aparecerão para todos os usuários na medida que forem salvas e conforme o tempo definido de atualização automática do arquivo ou na medida que os outros usuários atualizarem manualmente o documento acessado.  Esse  procedimento pode ser feito por todos os usuários com acesso, senha de gravação. Complemento que, no momento do compartilhamento, o usuário, que está a compartilhar determinado arquivo, poderá marcar a caixa "recomendável somente leitura" dessa forma o usuário que tentar acessar e que não possuir a senha para gravação (compartilhamento) poderá abrir o documento mais não poderá fazer alteração e gravar sobre o mesmo. Se não for marcada a referida caixa o usuário sem a senha não terá acesso ao arquivo, não conseguirá abrir o mesmo. 

    Caminho: arquivo > salvar como > ferramentas > opções gerais > opções de compartilhamento de arquivo para esse documento. 

    Espero ter colaborado! Texto de entendimento próprio sobre o tema. Se alguém notar inverdade fique a vontade para corrigir! 

  • Obrigada Casseis, agora entendi.

  • Casseis, o recurso da questão de 2012 é o "Controle de Alterações", não o "Restringir Formatação".

  • Gabarito CERTO.

    Caminho, são 2 etapas:

    1)Guia Arquivo>>>Opção Informações>>>Botão Verificando Problemas, opção Inspecionar Documentos;

    2)...continuando na Guia Arquivo>>>Opção Salvar e Enviar>>>Opção Salvar para SharePoint para colaborar com outras pessoas no mesmo documento.

  • RECURSO É O CASSETE!

    GABARITO: CORRETO

    É possível inserir um endereço de e-mail de pessoas que poderão editar o documento. Utiliza-se,com isso, um espaço virtual,ou seja, um serviço de armazenamento em nuvens que encaminha o arquivo à pessoas que irão efetuar as edições.


ID
892711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

O servidor público que, ao constatar falta ética de seu colega de trabalho, deixe de representar contra a referida pessoa não deverá ser apenado, pois a delação no serviço público tem caráter discricionário.

Alternativas
Comentários
  • Errada.
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;
    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;
  • A responta encontra-se na lei 8.112/90 e no Decreto 1.171/94
    Lei 8.112/90

         Art. 116. São deveres do servidor: 
         VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de       envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)
    Decreto 1.171/94
         XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
         m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;
  • O servidor público que, ao constatar falta ética de seu colega de trabalho, deixe de representar contra a referida pessoa não deverá ser apenado, pois a delação no serviço público tem caráter discricionário.


    Decreto 1.171

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.




  • c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão
  • não é discricionário, está vinculado na lei 8112 e no decreto 171
  • Errado. O servidor que constata falta ética de seu colega e deixa de representá-lo deve sofrer penalidade, consoante o previsto no inciso XIV, alíneas “h” e “m”, do Decreto n.º 1.171/94, a saber: “XIV - São deveres fundamentais do servidor público: h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal; m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis”.
  • Seção II – Dos deveres:

    XIV

    m) Comunicar imediatamente à seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

    Seção III – Das vedações:

    XV

    c) Ser, em função de seu espirito solidário ao erro ou infração a esse código de ética [...]

  • Código de Ética: 

    Dos Deveres dos servidores públicos: 

    Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis; 


    Vedações ao Servidores Públicos: 

    É vedado ao servidor ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;


  • dECRETO 1171

    Sessão II


    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

  • Decreto 1.171

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público


    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

  • ERRADO. 

    Deve comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    FORÇA!!

  • O servidor público é obrigado a denunciar todos o atos constatados que são contrários ao interesse público. 

  • Questão errada, outra ajuda vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - MDS - Agente Administrativo Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990; Responsabilidades do servidor ;

    É dever do servidor público representar contra o abuso de poder, devendo a referida representação ser encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

    GABARITO: CERTA.


  • É DEVER FUNDAMENTAL DO SERVIDOR PÚBLICO COMUNICAR IMEDIATAMENTE A SEUS SUPERIORES TODO E QUALQUER ATO OU FATO CONTRÁRIO AO INTERESSE PÚBLICO, EXIGINDO AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.


    CASO O SERVIDOR NÃO REPRESENTE CONTRA O ATO ILEGAL, ELE ESTARÁ SENDO CONIVENTE COM AS INFRAÇÕES E ISSO É PROIBIÇÃO. 




    GABARITO ERRADO


    As comparações colocadas pela nossa amiga Isabela são ótimas!... Vale a pena segui-la pessoal!

  • No serviço público o servidor é obrigado a ser "cabueta" kkkkk. Qualquer coisa errada tem que denunciar. 

  • Me mato de rir com essas questões de ética kkkkkkkk

  • Imagina se isso fosse levado ao pé da letra...

  • Decreto 1.171 - Seção II - Dos Principais Deveres do Servidor Público

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público

     

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

     

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações morais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;

     

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

  • É dever do servidor público comunicar todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público do qual tenha conhecimento. Não existe discricionariedade nesse ponto.

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis

    Gabarito: ERRADO


ID
892714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

Se um servidor for desviado de função por sua chefia imediata, em virtude de necessidade particular do trabalho, ele deverá cumprir suas novas atribuições, pois é seu dever ético.

Alternativas
Comentários
  • Errada. O servidor não pode desviar de suas atribuições.
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;
    t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos;
    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;
  • u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

    O trecho que torna a questao errada e´ o seguinte: 
    em virtude de necessidade particular do trabalho - pois essa necessidade particular configura finalidade estranha ao interesse público 
  • u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridadecom finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

    "Se um servidor for desviado de função por sua chefia imediata, em virtude de necessidade particular do trabalho, ele deverá cumprir suas novas atribuições, pois é seu dever ético."

    Eu acredito que o que torna a questão errada é o termo: " 
    desviado de função "- pois a adequação/ redistribuição dos servidores para atender ao Interesse Público (interesse do trabalho tem de ser para o interesse público) é função de qualquer gestor público.
    Todavia não há como se desviar um servidor de sua função.
    O termo deveria ser algo como realocado, adatado.
    Espero ter ajudado.

  • Se um servidor for desviado de função por sua chefia imediata, em virtude de necessidade particular do trabalho, ele deverá cumprir suas novas atribuições, pois é seu dever ético.  

    Dever Funcional
  • Acompanho o colega acima quando cita "desviado de função" com o "x" da questão, pois, "necessidade particular do trabalho" poderia estar correto, no sentido de ser uma peculiaridade da função, do cargo, do trabalho... O julgamento equivocado - por extrapolação - faria o candidato pensar que a tal necessidade fosse uma pegadinha, uma indução a erro, característica das bancas de concursos... Fácil pensar nisso - por extrapolação.

    Gabarito: ERRADO.
  • A verdade é que mais uma vez não sabemos o que realmente a banca queria.... 
    Tem um concurseiro q chama de SUPREMO TRIBUNAL CESPE , outro diz q precisamos de bola de cristal....

    O certo é q persistiremos!

    Força (e um pouco de sorte não vai fazer mal)
  • pelo que sei o 'DESVIO DE FUNÇÃO" é proibido...independente de ordem de seu chefe.  Qualquer servidor sabe disso.
  • Finalidade estranha ao trabalho, trabalho particular.
  • Gostaria de saber o que os colegas entendem como "em virtude de necessidade particular do trabalho"?
    É necessidade particular
    ? ou necessidade do trabalho?
  • Acho que para estar completamente errado deveria ser "necessidade particular da chefia" e não "necessidade particular do trabalho" pois da forma que esta representa duplo sentido 

  • Vamos imaginar o assistente administrativo de determinado órgão público que recebe uma ordem para dirigir o veículo do órgão e entregar alguns documentos em uma seção em outro município. Tal ordem foi em decorrência de o motorista titular estar de licença.

     Ele não deve cumprir essa determinação de seu superior?

  •  Resposta: FALSA

     JUSTIFICATIVA: Fere o princípio da legalidade o desvio de função de servidor  público, conforme vê-se no art. 37 da Carta Magna “a investidura em cargo ouemprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas oude provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ouemprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo emcomissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”. O legislador previuque para admissão do servidor que passou em um concurso, este atingiu osrequisitos necessários para o cargo pleiteado e somente para esse cargo. Não pode haver o desvio de função.


  • Errado - o que torna a questão errada é o termo:" desviado de função “

    JUSTIFICATIVA: Fere o princípio da legalidade o desvio de função de servidor público, conforme vê-se no art. 37 da Carta Magna.

    JUSTIFICATIVA: em virtude de necessidade particular do trabalho - Se um servidor for desviado de função por sua chefia imediata, em virtude de necessidade particular do trabalho, ele deverá cumprir suas novas atribuições, pois é seu dever ético. Dever Funcional.



  • Estaria errado ainda que se baseasse na 8.112, que diz:

    art 117 - Ao servidor é proibido (...) XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência ou transitórias.

  • O erro aqui é "desviado de função".

    Ex: fiz concurso para técnico administrativo mas minha chefe sabe que sou formada em jornalismo e me coloca para trabalhar na Assessoria de Comunicação como jornalista. Isso não pode! Isso é desvio de função.

    Agora, sou de um setor como técnico administrativo e outro setor necessita de um técnico administrativo (em virtude de necesssidade particular do trabalho), isso é legal, isso pode. E deverá cumprir sim as novas atribuições, mas como no começo do enunciado já estava errado, questão errada.

    Algumas pessoas estavam em dúvida com relação a "necessidade particular", o termo aqui se refere ao trabalho e não a chefe.

  • Quanto à necessidade particular do trabalho; neste caso o termo se refere ao serviço público, uma função que exija algo "detalhado/circunstanciado/especial", e não à particularidade/pessoalidade do chefe imediato.

  • Decreto 1. 171/94

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - É vedado ao servidor público;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;


  • não entendi o erro .

  • Gabarito. Errado.

    Seção III

    -> Das Vedações do Servidor Público

    XV. E vedado ao servidor público:

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

  • Acredito que o erro esteja em PARTICULAR.

  • O DESVIO É  NECESSIDADE  PARTICULAR DO TRABALHO E NÃO PARTICULAR DA PESSOA E OUTRA  ELE DEVERÁ CUMPRIR SUAS FUNÇÕES  , POIS É UM DEVER  FUNCIONAL E NÃO ÉTICO  POR ISSO O ERRO ...

  • Questão simples, mas que pode pegar os mais desatentos. Todas as formas de necessidade particular de trabalho devem ser abolidas da administração pública, o que existe é a necessidade pública atendendo a uma finalidade pública, interesses particulares maculam a Administração Pública. 

  • Desvio de função não é permitido, fere o princípio da legalidade.

  • dECRETO 1171

    VEDAÇÕES:


    J) desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

  • eu entendi que era necessidade do trabalho

  • Interesse particular é TOTALMENTE DIFERENTE de interesse do trabalho (serviço público). Questão muito louca e absurdamente errada.

  • Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.


    O comando nos pede em relação à ética no serviço público. No decreto que a regulamenta (1171), a informação que temos a respeito de desvio de função é a seguinte:

    XV. E vedado ao servidor público:
    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    Logo, acredito que a banca quis dizer com "em virtude de necessidade particular do trabalho" como sendo algo de interesse particular do chefe ou apenas do trabalho que exerce; ou seja, não é de interesse público. Acho que essa seria a explicação, embora acredito que a banca deveria ter sido mais específica.

  • O erro da questão está em afirmar que o servidor que foi desviado de sua função é obrigado a exercê-la, o que não é verdade - Ex: um delegado que solicita que o Carcereiro realize a função de um Escrivão por exemplo. O Carcereiro pode se negar, pois não é sua função legal, não incidindo sobre ele nem falta Ética, nem crime de Prevaricação (Art. 319cp).

     

    Cuidado: A questão não trata de interesse particular do chefe imediato.

  • Decreto 1171/94

    Sessão III - Das vedações: j) Desviar servidor público para atendimento de interesse PARTICULAR. 
  • em virtude de necessidade PARTICULAR DO TRABALHO ?

    não consigo entender ???


  • Não pode desviar servidor público para atender interesse particular. É VEDADO!

  • Realmente não se pode confundir "alhos com bugalhos", errei a questão(de jumento que sou), mas analisando melhor a questão está errada. Nessa questão os dois estariam ferindo o código de ética, o chefe e o subordinado, vejam um exemplo claro: O servidor fez um concurso para Analista de um tribunal e o seu chefe o coloca no cargo de motorista para fazer entregas dos documentos deste tribunal, neste caso em tela o servidor que atendesse a ordem do seu chefe estaria ferindo o código de ética, pois seu chefe estaria ferindo a alínea J) "desviar servidor público para atendimento a interesse particular" e o servidor iria transgredir o inciso IV do art.116  IV - "cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais", neste caso sabemos que é ilegal o servidor exercer um cargo ao qual ele não detém respaldo por lei, porque ele está habilitado as funções de analista e não de motorista.


  • Errado. 

    O desvio de função viola, de forma inequívoca, os princípios expressos no art. 37 da CF, pois implica em cometer a servidor público, sem amparo legal, atribuições diversas das correspondentes ao cargo do qual ele é titular.
    D. 1171/94, XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    a)desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de  que seja TITULAR. 
  • Á ADMINISTRAÇÃO PUBLICA NÃO TEM NECESSIDADE PARTICULAR.

    O TRABALHO DO SERVIDOR SEMPRE SERÁ O BEM COMUM. 
  • Comentário do Tiago Alves, direto ao ponto.

  • Essa questão quer induzir o candidato ao erro, vejamos as palavras-chave:

    "desvio de função" e "necessidade particular"

  • Questãozinha xarope...nao tinha feito ainda

  • Particular do trabalho não da chefia. Mesmo assim não pode!

     

    Mas o povo ta ruim de interpretaação! Putz

  • Comentário perfeito da Juliana Cunha. O erro da questão está em "desviado de função".

     

  • SEÇÃO II - DOS PRINCIPAIS DEVERES DO SERVIDOR PÚBLICO

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos;


    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

     

     

     

     

  • Puts, "Necessidade particular do trabalho"... Eu achei que era algo pertinente ao trabalho kkkk. Errando aqui pra acertar na prova! Simbora!

  • Se eu estiver no estágio probatório cumprirei com maior prazer :) se não . hahahahaahahha :) já era

  • necessidade particular do trabalho = finalidade estranha ao interesse público.

    ok. Já entendi, CESPE.

  • XV - E vedado ao servidor público:

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

  • LOUCURA LOUCURA LOUCURA!!!

  • Se um servidor for desviado de função por sua chefia imediata, em virtude de necessidade particular do trabalho, ele deverá cumprir suas novas atribuições, pois é seu dever ético.

    Gabarito: Errado

    Resposta:O Decreto 1.171/94 fala exatamente o contrário. Das Vedações ao Servidor Público:

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

  • Por que os professores não comentam?


ID
892717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

Quando as decisões morais são baseadas nos padrões de equidade, justiça e imparcialidade, a ética pode diferenciar substantivamente as pessoas em relação às suas características particulares, mediante a explicitação clara de regras de conduta.

Alternativas
Comentários
  • Aspectos humanos, como estrutura cognitiva e personalidade, são variáveis que influenciam a conduta ética na adminstração pública.
    ANATEL 2012
  •     Q277456   Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo Disciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Ética geral;   

    Aspectos humanos como estrutura cognitiva e personalidade são variáveis que influenciam a conduta ética na administração pública.

  • Acredito que a questão está se referindo ao princípio da igualdade, ou seja, as pessoas devem ser tratadas desigualmente na medida de sua desigualdade.

  • "...a ética pode diferenciar substantivamente as pessoas em relação às suas características particulares..."


    Fiquei muito confuso na interpretação do enunciado desta questão. Ao ler a questão, pensei no Inciso VI das Regras Deontológicas do Dec. 1.171 (a função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servior público).


    Não sei,


    Confuso...

  • Equidade, justiça e imparcialidade são conceitos(requisitos), intrinsecamente objetivos(éticos), descaracterizando assim por dizer, avaliações tidas inicialmente subjetivas (moral).. 

  • Em outras palavras: a ética define os padrões de conduta e faz com que as pessoas ajam diferente do que agiriam se ela não existisse.


  • A ética define os padrões de conduta e faz com que as pessoas ajam diferente do que agiriam se ela não existisse.

  • Certo

     

    A crase utilizada no trecho "  em relação às suas características particulares "  é facultativa, pois está diante de um pronome possessivo feminino.

     

    Sem mais

  • Não entendir nada

  • DANILO REIS  VIAJOU  KKK

     

  • 1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas; 
    2. Ética é permanente, moral é temporal; 
    3. Ética é universal, moral é cultural; 
    4. Ética é regra, moral é conduta da regra; 
    5. Ética é teoria, moral é prática. 

  • Não entendi nada. É aramaico isso?

  • Apesar de a análise não ser necessariamente de português. No caso, a crase mencionada é obrigatória; haja vista o artigo "a" está diante de um nome feminino concordando em número. Se retirarmos a crase, este "a" será apenas artigo.

  • a moral e a ferramenta da ética que usando o senso comum para criar normas que nem sempre corresponde com nossos princípios ou o que achamos correto , na pergunta é um comparação entre moral e etica

  • Resolvi pensando no princípio de igualdade material.

  • A ética tem um escopo mais amplo se comparada à moral. A ética é um ramo da filosofia que estuda a moral de modo que pode fazer uma análise comparativa dos preceitos morais de diferentes grupos sociais a partir das regras de conduta desses grupos.

    Os preceitos morais de equidade, justiça e imparcialidade de uma tribo isolada na Amazônia certamente são diferentes dos preceitos morais dos indivíduos que moram no Alasca. Esses preceitos morais constroem regras de conduta dentro desses grupos sociais, as quais podem ser utilizadas para diferenciar os indivíduos.

    Gabarito: CERTO

  • Por que os professores não comentam?

  • Errei. Pois, pensei que regras de condutas estivessem atreladas à moral. Avante!
  • Comentário do professor - Site de questões GranCursos

    Item correto, trata-se da ética aplicada ao princípio da igualdade, que consiste em tratar os desiguais de forma desigual, sendo assim, de acordo com suas características particulares, as pessoas serão diferenciadas, para que todos tenham o mesmo tratamento.  (DE MELLO, Celso Antônio Bandeira. O conteúdo jurídico do princípio da igualdade. Brasília: Editora Revista dos Tribunais, 1978)

    Link: > https://questoes.grancursosonline.com.br/questoes-de-concursos/etica/583831

  • Resumindo:

    A ética está aí para igualar qualquer diferença moralista.


ID
892720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

No intuito de solucionar o problema de um cidadão, o servidor público pode criar mecanismos para evitar a morosidade da burocracia organizacional, inclusive desconsiderando, caso seja necessário, as regras hierárquicas que possam impedir a fluidez do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Errada. O servidor não pode desrespeitar as regras hierárquicas.
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;
  • O art. 116 da Lei 8.112/1990 dispõe como dever do servidor no inciso IV cumprir as ordens superiores, salvo se manifestamente ilegais.
    Portanto, conclui que o servidor não pode desconsiderar as regras hierárquicas, como regra, salvo se forem ilegais.
  • Observemos que: "No intuito de solucionar o problema de um cidadão, o servidor público pode criar mecanismos para evitar a morosidade da burocracia organizacional, inclusive desconsiderando, caso seja necessário, as regras hierárquicas que possam impedir a fluidez do trabalho.
    Apesar  de no caso concreto as leis hierárquicas impedirem a fluidez do trabalho, tais condutas dos seus superiores apesar de imoral não é ilegal. portanto devem ser obedecidas.
  • Errado.

    O servidor não pode desconsiderar as regras hierárquicas.
    Somente em caso que a tarefa for incompatível com o serviço, ou se ela for prejudicial.
  • Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;
  • Além dos ótimos comentários dos colegas em relação à hierarquia funcional, cabe também como justificativa e complemento para entender melhor a questão, o fato de que o servidor deve buscar, como prioridade no serviço público, o EQUILÍBRIO ENTRE LEGALIDADE E FINALIDADE, pois isso CONSOLIDA A MORALIDADE do ato administrativo.


ID
892723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ

No que concerne ao Plenário do Conselho Nacional da Justiça
(CNJ), julgue o item a seguir com base no Regimento Interno desse
conselho.

O quórum para que o Plenário do CNJ se reúna validamente é de nove conselheiros ou três quintos de seus integrantes.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II

    DO PLENÁRIO

    Seção I

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
    Art. 3º O Plenário do CNJ, seu órgão máximo, é constituído por todos os Conselheiros empossados e se reúne validamente com a presença de no mínimo dez (10) de seus integrantes.

    Parágrafo único. O Procurador-Geral da República e o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB oficiarão perante o Plenário, podendo usar da palavra.

  • CAPÍTULO II

    DO PLENÁRIO

    Seção I

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
    Art. 3º O Plenário do CNJ, seu órgão máximo, é constituído por todos os Conselheiros empossados e se reúne validamente com a presença de no mínimo dez (10) de seus integrantes.

    Parágrafo único. O Procurador-Geral da República e o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB oficiarão perante o Plenário, podendo usar da palavra.
  • Errrada
    Segundo a Regimento Interno, nas Disposições Gerais em seu art. 3º
    Art. 3º O Plenário do CNJ, seu órgão máximo, é constituído por todos os Conselheiros empossados e se reúne validamente com a presença de no mínimo dez (10) de seus integrantes
    MINIMO DE 10

ID
892726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ

Com relação às disposições regimentais aplicáveis ao conselheiro
relator no âmbito do CNJ, julgue os itens subsequentes.

A colheita de provas indispensáveis à instrução processual é competência privativa do conselheiro relator, não sendo, portanto, suscetível de delegação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO:

    Segundo o art. 25, inciso VIII do Regimento Interno do CNJ, poderá o relator delegar para um magistrado a colheita de provas indispensáveis.

    "Art. 25. São atribuições do Relator:

    I - ordenar e dirigir o processo, determinando as providências e diligências necessárias a seu andamento e instrução, fixando prazos para os respectivos atendimentos;
    II - conceder vista dos autos aos interessados, após o feito lhe ter sido distribuído;
    III - submeter ao Plenário, à Comissão ou à Presidência, conforme a competência, quaisquer questões de ordem para o bom andamento dos processos;
    IV - decidir os incidentes que não dependerem de pronunciamento do Plenário, bem como fazer executar as diligências necessárias ao julgamento do processo;
    V - requisitar, se necessário, os autos originais dos processos que subirem a seu exame em traslados, cópias
    ou certidões, assim como os feitos que com eles tenham conexão ou dependência desde que já findos;
    VI - solicitar inclusão na pauta de julgamento de processo examinado e relatado;
    VII - proferir decisões monocráticas e votos com proposta de ementa, e lavrar acórdão quando cabível;

    VIII - conduzir e orientar a instrução do processo, realizar atos ou diligências tidas por necessárias, inclusive pelo Plenário, bem como delegar competência a magistrado para colher provas consideradas indispensáveis;..."


    Bons estudos a todos.
  • Gabarito ERRADO
    O Relator pode delegar ao magistrado a produção de provas.
    Fundamentação: REGIMENTO INTERNO DO CNJ  Art. 25. São atribuições do Relator:VIII - conduzir e orientar a instrução do processo, realizar atos ou diligências tidas por necessárias, inclusive pelo Plenário, bem como delegar competência a magistrado para colher provas consideradas indispensáveis;
    Fonte: 
    http://www.cnj.jus.br/regimento-interno-e-regulamentos

ID
892729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ

Com relação às disposições regimentais aplicáveis ao conselheiro
relator no âmbito do CNJ, julgue os itens subsequentes.

Compete ao conselheiro relator determinar o arquivamento liminar do processo em que for deduzida pretensão manifestamente improcedente.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!!!!!!!

    Pois é gente boa, 
    Resolução nº 137, de 13 de julho de 2011, alterada pela emenda regimental nº 1, de 09 de março de 2011, trata do referido assunto.

    Art. 85. O Relator poderá indeferir, de plano, o pedido que se mostre intempestivo, manifestamente sem fundamento ou improcedente.
  • Questão CORRETA.

    Entretanto, a fonte da questão é o Regimento Interno do CNJ que dispõe exatamente como o enunciado da questão em seu art. 25, inciso X.

    Vejamos:

    Art. 25. São atribuições do Relator:

    X - determinar o arquivamento liminar do processo quando a matéria for flagrantemente estranha às finalidades do CNJ, bem como quando a pretensão for manifestamente improcedente, despida de elementos mínimos para sua compreensão ou quando ausente interesse geral;



    Bons estudos a todos.
  • Gabarito Certo
    Art. 25. São atribuições do Relator:
    X - determinar o arquivamento liminar do processo quando a matéria for flagrantemente estranha às finalidades do CNJ, bem como quando a pretensão for manifestamente improcedente, despida de elementos mínimos para sua compreensão ou quando ausente interesse geral;
    Fonte: 
    http://www.cnj.jus.br/regimento-interno-e-regulamentos

ID
892732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ

Com relação às disposições regimentais aplicáveis ao conselheiro
relator no âmbito do CNJ, julgue os itens subsequentes.

O conselheiro relator pode, a qualquer momento, propor conciliação às partes envolvidas em procedimento de controle administrativo.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Acredito que houve uma dúvida na expressão qualquer momento no termo designado acima, mas responderemos segundo o Regimento Interno e conforme Resolução nº 67, de 3 de março de 2009, em seu art. 25.
    25. São atribuições do Relator
    § 1º O Relator poderá, nos pedidos de providências e nos procedimentos de controle administrativo, propor, a qualquer momento, conciliação às partes em litígio, em audiência própria, reduzindo a termo o acordo, a ser homologado pelo Plenário.
    Doravante companheiros.
  • CERTA

    Acredito que houve uma dúvida na expressão qualquer momento no termo designado acima, mas responderemos segundo o Regimento Interno e conforme Resolução nº 67, de 3 de março de 2009, em seu art. 25.
    25. São atribuições do Relator
    § 1º O Relator poderá, nos pedidos de providências e nos procedimentos de controle administrativo, propor, a qualquer momento, conciliação às partes em litígio, em audiência própria, reduzindo a termo o acordo, a ser homologado pelo Plenário.
    Doravante companheiros.
  • Gabarito CERTO
    Art. 25 § 1º O Relator poderá, nos pedidos de providências e nos procedimentos de controle administrativo, propor, a qualquer momento, conciliação às partes em litígio, em audiência própria, reduzindo a termo o acordo, a ser homologado pelo Plenário.
    Fonte: http://www.cnj.jus.br/regimento-interno-e-regulamentos

ID
892801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nos itens seguintes, são apresentadas propostas de trechos de
correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical
e à adequação às normas de redação oficial.

Dadas a funcionalidade, a relevância e as características gerais do software de registro de ocorrências via Web, manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo.

Alternativas
Comentários
  • Achei que o "manifestamos"  tivesse tornado o texto pessoal...
    Mas no gabarito consta correto. Alguém ajuda?
  • Acho que o "manifestamos" é aceito por significar um plural de modéstia
  • Dadas a funcionalidade, a relevância e as características gerais do software de registro de ocorrências via Web, manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo. (Pleonasmo vicioso).

  • - CERTO -

    Manual de Redação Oficial da Presidência da República:

    "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. 
    (...) a identificação que se buscou fazer das características específicas da forma oficial de redigir não deve ensejar o entendimento de que se proponha a criação - ou se aceite a existência - de uma forma específica de linguagem administrativa, o que coloquialmente e pejorativamente se chama burocratês. Este é antes uma distorção do que deve ser a redação oficial, e se caracteriza pelo abuso de expressões e clichês do jargão burocrático e de formas arcaicas de construção de frases."
    Assim, creio que a banca tentou induzir os candidatos ao erro quando traz "manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo", como se estivesse contrariando o princípio da impessoalidade, o que não é verdade. Pelo contrário: o item apresenta um trecho de redação que manifesta um dado interesse da instituição, e não um traço pessoal do remetente.

    Qualquer, coisa, corrijam-me. Adoro ser corrigido. rsrsrs'

    Valeeuuu!!! 
  • E errei a questão pq considerei que o termo "web" tivesse que ser escrito em itálico tbm. 
    Confere ou viajei?
  • . E errei a questão pq considerei que o termo "web" tivesse que ser escrito em itálico tbm. 
    Confere ou viajei?
  • o "desta instituição" é desnecessário. É obvio que é o interesse é dela, visto que é ela quem fala.

    Gabarito duvidoso.
  • Manual de Redação Oficial da Presidência da República:

    "Os particípios dado e visto têm valor passivo e concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem:
    Dados o interesse e o esforço demonstrados, optou-se pela permanência do servidor em sua função. Dadas as
    circunstâncias... Vistas as provas apresentadas, não houve mais hesitação no encaminhamento do inquérito. Já a
    expressão haja vista, com o sentido de uma vez que ou seja considerado, veja-se, é invariável: O servidor tem
    qualidades, haja vista o interesse e o esforço demonstrados. Haja visto (com -o) é inovação oral brasileira,
    evidentemente descabida em redação oficial ou outra qualquer."
  •  NÓS Manifestamos / desta instituição = pleonasmo.
  • Implementá-lo: Implementar o software de registro de ocorrências via Web.
  • O período apresentado ao candidato está totalmente correto com relação à pontuação, acentuação e estrutura textual.
    Portanto a assertiva está CORRETA!
  • Talvez o trecho "manifestamo o interesse" pode gerar dúvidas quanto a impessoalidade. Porém o uso de primeira pessoa não quebra a impessoalidade, podendo ser usada para se falar em nome da instituição... e é o que acontece ao dizer que o interesse é da instituição (e não seu próprio) em implementar o software.

    questão correta
  • errei essa questão simplesmente por considerar que a palavra "web" deveria ser escrita em itálico ou entre aspas, por se tratar de palavra da língua inglesa...da mesma forma que software...


    alguém mais concorda?
  • Concordo com o Samuel. Web é uma palavra inglesa e deve vir em itálico. Errei pelo mesmo motivo.
  • Concordo com o Samuel.
    MANIFESTAMOS está empregado na 1º pessoa do plural e, sendo assim, denota impessoalidade.
    Contudo, se estivesse escrito MANIFESTO, denotaria pessoalidade, pois estaria manifestando a vontade pessoal do agente.

  • Manifestamos o interesse: De quem ? Meu ? Dele ?  De alguns?

    DESTA INSTITUIÇÃO, ou seja, entraram em consenso.

    Não vejo PLEONASMO na frase.

  • O termo Web não é uma "palavra" em inglês, mas uma SIGLA que se refere a uma expressão naquele idioma. Assim, não vejo porque destacá-la com o uso do itálico.
    Ademais, o Manual (item 3.2.i) recomenda cuidado com o abuso no uso dessas formas de diagramação (assim como negrito, sublinhado, sombreado, etc.).
  • Discordo José..

    Web é sim uma plavra em inglês. Significa rede, teia.

    Não é uma sigla...está inserida na sigla www = world wide web....tradizindo para o português= rede mundial ou rede de alcance mundial

    Deveria sim estar em itálico.
  • Percebam a malandragem do CESPE:
    a palavra software, de origem inglesa, foi escrita com letra minúscula, portanto deve ser grafada em itálico, por se tratar de um nome comum. Por outro lado, a palavra Web foi escrita com letra maiúscula, pois a banca a considerou como um nome próprio, ou seja, descartou a necessidade de grafá-la também em itálico.
  • Tem razão o Samuel Cavalcanti. Falha nossa rsrsrs
    Contudo, o comentário do Gustavo faz sentido e, para mim, explica o critério que a banca utilizou para considerar como certa a afirmativa.
  • Achei que estivesse errada por utilizar termos técnicos na frase. :/


  • Concordo, plenamente, com o colega Samuel. Também errei a questão por este motivo, por achar que a palavra "WEB" deveria está em itálico ou entre aspas, por ser uma palavra inglesa.
  • IMPLEMENTAR é verbo transitivo direto (quem implementa, implementa algo), razão pela qual a construção IMPLEMENTÁ-LO está correta, vez que "lo, los, la, las" exercem a função de objetvo direto.
  • Pensei que teria um erro, porque deveria ser próclise, mas depois rememorei que o verbo no infinitivo tanto faz.
    A preposição em si não constitui atrativo significativo para que ocorra uso de próclise.
    No exemplo citado por você, a regra é clara:-
    ---Com o infinitivo impessoal ( renovar ) precedido de preposição (para ), ocorre tanto a próclise quanto a ênclise. 
    Logo, as duas construções estão corretas:-
    -----Para renovar-lhe
    -----Para lhe renovar
  • Estou com o gabarito.
    O "manifestamos" utiliza o plural de modéstia. A terceira pessoal do plural pode ser utilizada como forma de impessoalização.
    O "desta instituição" não acarreta em qualquer repetição. A informação deve ser clara, no caso em questão, não se sabe quem está expedindo o documento. É possível que fosse no interesse da repartição, da secretaria, do órgão, de um grupo específico no órgão. Enfim, há vários níveis possíveis dentro de um órgão.
  • Por não existir o “padrão oficial de linguagem” no serviço público de vários órgãos públicos, as formas verbais podem ser usadas da seguinte maneira:

    1. Formas verbais na primeira pessoa do singular “comunico”, “solicito” e “agradeço”. Nessa situação, o entendimento é que a pessoa responsável pelo setor (chefe, coordenador, supervisor) é responsável, também, pelo ato oficial.

    Apesar de correta a redação, o uso da primeira pessoa do singular causa antipatia, porque tem conotação de prepotência, egoísmo e pedantismo. Daí o motivo de ser evitada essa forma por muitos servidores públicos.

    No Manual de Redação Presidência da República há vários exemplos de ofícios, memorandos, avisos e outros atos oficiais redigidos na primeira pessoa do singular.

    2. Formas verbais na primeira pessoa do plural “comunicamos”, “solicitamos” e “agradecemos”. Nesse caso, o entendimento é que a comunicação oficial é de responsabilidade da unidade administrativa ou órgão. Por isso, é usado o chamado plural de modéstia, situação em que se atribui a ação a primeira pessoa do plural. É mais simpático e não descaracteriza o princípio da impessoalidade.

    Fonte.http://www.metro.org.br/danilo-vilela-prado/redacao-em-portugues-licao-11-a-impessoalidade-na-redacao-oficial
     

  • Questão: Dadas a funcionalidade, a relevância e as características gerais do software de registro de ocorrências via Web, manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo. Correto.

    Tenho uma dúvida... Achava que seria "dado" e não "dadas". Essa partícula não é uma preposição?
    "Dado a funcionalidade, a relevância e as características..."
    "Visto a funcionalidade, a relevância e as caraceterísticas..."

    Não quero confundir os colegas que já entenderam a questão. Mas é que não consigo compreender.
    Obrigado e bons estudos!
  • Jurava que o "manifestamos" estava tratando com pessoalidade o texto do documento oficial, por isto havia julgado a alternativa como errada! 
    Agora entendi que há casos em que podem ser utilizadas tais termos na primeira pessoa do plural de forma. Obrigado aos colegas que responderam! 
    Valeu mesmo!
  • tem 3 questões iguais essa não sei para que, da só número que a qualidade deixa a desejar
  • Não há pleonasmo uma vez que o "nós manifestamos" pode se referir a uma junta ou conselho, representam a instituição e o interesse em implementar o referido sistema. Me corrijam se estiver errado. 

  • Software é estrangeirismo desnecessário. Pode ser substituído por Aplicação, Aplicativo, Programa etc.

  • Pensei o mesmo que a Belizia. Web, abreviação de World Wide Web, é um termo estrangeiro. Assim, deveria estar em itálico.

  • O enunciado pede que seja analisada gramaticalmente a seguinte oração: "Dadas a funcionalidade, a relevância e as características gerais do software de registro de ocorrências via Web, manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo."

    O que observamos é que a oração está no sentido indireto da ordem Sujeito + verbo + complemento do verbo + complemento da oração. A ordem direta é "Manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo, dadas a funcionalidade, a relevância e as características gerais do software de registro de ocorrências vai Web". No entanto, a ordem indireta não prejudica em nada a oração, é apenas uma das formas aceitáveis de se construir a oração.


    A resposta é correta. 

  • não vamos radicalizar para respondermos questões da banca cespe precisamos ser robos ou seja responder de acordo com o que ela pensa, o que eu aprendi nesses ultimoes meses é que a banca cobra a impessoalidade todo o momento nas questões delas e igual RL não quer saber sua opinião e sim o que e logico o que ela está pedindo 

  • Se uma das marcas da Redação Oficial, é ser entendida por todos ou todos minimamente alfabetizados. Como escrever um texto na ordem indireta, o que é truncado e difícil até pra concurseiros experientes ? 

    .

    Questão forçada demais !!

    .

    É vedado quebra-cabeça na Redação Oficial. 

  • Quem entende essa banca?! BRINCADEIRA !!! rs 

  • não seria desSsa Instituição - elemento catafórico, já que a mesma já é conhecida???

  • Gabarito: CERTO

     

    A afirmativa está correta, porque está de acordo com os padrões gramaticais e com os princípios da correspondência oficial, como linguagem objetiva, clara e formal. Note o particípio ―"Dadas" no plural concordando com os três elementos a que se refere: ―a funcionalidade, a relevância e as características gerais.


ID
892804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nos itens seguintes, são apresentadas propostas de trechos de
correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical
e à adequação às normas de redação oficial.

No que pertine aos problemas tratados na reunião hora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas.

Alternativas
Comentários
  • Esta ERRADO.

    Considerando que a questão pede julgamento quanto à correção gramatical e à adequação às normas de redação oficial temos que, pelo menos no que tange à gramática, o período esta prejudicado. Vejamos:
    No que pertine aos problemas tratados na reunião hora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas.
    Não se pode aceitar, neste contexto, o uso do termo "hora", pois o mesmo esta se referindo a momento atual, agora, neste momento. A maneira correta de expressar este valor (momento atual,, neste momento, agora) seria com o uso do termo "ora". Exemplo: O deputado, ora na tribuna, criticou o governo. O deputado, agora/neste momento. na tribuna, criticou o governo.
    Desta forma teriamos o trecho, devidamente corrigido, da seguinte forma:
    No que pertine aos problemas tratados na reunião ora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas.
    Apenas para lembrar, o termo hora, na indicação de momento, deve ser aplicado no caso de indicação precisa ou horário em sí.
    Além disso, não existe o verbo "pertinir". Existem apenas o adjetivo pertinente (que se refere a alguma coisa, concernente), e o substantivo pertinência (aquilo que concerne ao assunto).
  • Esta ERRADO.

    Considerando que a questão pede julgamento quanto à correção gramatical e à adequação às normas de redação oficial temos que, pelo menos no que tange à gramática, o período esta prejudicado. Vejamos:
    No que pertine aos problemas tratados na reunião hora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas.
    Não se pode aceitar, neste contexto, o uso do termo "hora", pois o mesmo esta se referindo a momento atual, agora, neste momento. A maneira correta de expressar este valor (momento atual,, neste momento, agora) seria com o uso do termo "ora". Exemplo: O deputado, ora na tribuna, criticou o governo. O deputado, agora/neste momento. na tribuna, criticou o governo.
    Desta forma teriamos o trecho, devidamente corrigido, da seguinte forma:
    No que pertine aos problemas tratados na reunião ora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas.
    Apenas para lembrar, o termo hora, na indicação de momento, deve ser aplicado no caso de indicação precisa ou horário em sí. 

  • Além do que o colega comentou sobre a expressão hora/ora, há outro erro no item: não existe o verbo "pertinir". Existem apenas o adjetivo pertinente e o substantivo pertinência. 
  • ERRADO. O erro está na palavra hora. Seria ORA.
  • Esta ERRADO.

    Considerando que a questão pede julgamento quanto à correção gramatical e à adequação às normas de redação oficial temos que, pelo menos no que tange à gramática, o período esta prejudicado. Vejamos:
    No que pertine aos problemas tratados na reunião hora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas.
    Não se pode aceitar, neste contexto, o uso do termo "hora", pois o mesmo esta se referindo a momento atual, agora, neste momento. A maneira correta de expressar este valor (momento atual,, neste momento, agora) seria com o uso do termo "ora". Exemplo: O deputado, ora na tribuna, criticou o governo. O deputado, agora/neste momento. na tribuna, criticou o governo.
    Desta forma teriamos o trecho, devidamente corrigido, da seguinte forma:
    No que pertine aos problemas tratados na reunião ora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas.
    Apenas para lembrar, o termo hora, na indicação de momento, deve ser aplicado no caso de indicação precisa ou horário em sí.
    Além disso, não existe o verbo "pertinir". Existem apenas o adjetivo pertinente (que se refere a alguma coisa, concernente), e o substantivo pertinência (aquilo que concerne ao assunto).

    Bons estudos!
  •                        Vale comentar também, que o Manual de Redação da PR recomenda que o período eteja em ordem direta, o que não ocorre na questão acima. Princípio da Clareza.
  • PERTINE

    Palavra decorre do latim "pertinere" assim como quase todo o vocabulário nacional, decorrente da lingua portuguesa

    O significado de david para a palavra PERTINE

    PERTINE

    PERTINENTE.PERTINÊNCIA. PERTENCENTE A ALGUMA COISA. REFERENTE. AQUILO QUE SE REFERE A ALGUMA COISA.

    O significado de Edgard Castellan para a palavra PERTINE

    PERTINE

    Pertine, como conjugação verbal, não existe, simplesmente porque não há o verbo correspondente.

    O significado de Anônimo para a palavra PERTINE

    PERTINE é uma busca de uma palavra.
    A palavra "PERTINE" poderia ser encontrada e articulada no dicionário e em enciclopédias.
    PERTINE tem 7 letras,
    3 Vogais (E, I, E)
    e 4 consoantes (P, R, T, N).
    A palavra escrita ao contrário é: ENITREP
    Mas o que significa a palavra PERTINE para você?

  • A palavra "pertine" não existe
  • Não existe a palavra "pertini"
  • Esta ERRADO.

    Considerando que a questão pede julgamento quanto à correção gramatical e à adequação às normas de redação oficial temos que, pelo menos no que tange à gramática, o período esta prejudicado. Vejamos:
    No que pertine aos problemas tratados na reunião hora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas.
    Não se pode aceitar, neste contexto, o uso do termo "hora", pois o mesmo esta se referindo a momento atual, agora, neste momento. A maneira correta de expressar este valor (momento atual,, neste momento, agora) seria com o uso do termo "ora". Exemplo: O deputado, ora na tribuna, criticou o governo. O deputado, agora/neste momento. na tribuna, criticou o governo.
    Desta forma teriamos o trecho, devidamente corrigido, da seguinte forma:
    No que pertine aos problemas tratados na reunião ora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas.
    Apenas para lembrar, o termo hora, na indicação de momento, deve ser aplicado no caso de indicação precisa ou horário em sí.
    Além disso, não existe o verbo "pertinir". Existem apenas o adjetivo pertinente (que se refere a alguma coisa, concernente), e o substantivo pertinência (aquilo que concerne ao assunto).

    Bons estudos!
    Força e coragem!
  • Ótimo comentário Juliano Marques!

    Estou com uma dúvida, estaria correto se no lugar de "informamos" fosse "informamo-los?

    Agradeço a quem poder tirar essa dúvida.
  • Italo
    Com a troca "isolada" deste termo, entendo que NÃO ficaria correto, pois haveria mudança de sentido. Poderia ser adaptado, ajustando mais itens.
    Mantendo a resposta somente no "informamos" X "informa-los", penso que nem precisaríamos entrar na análise sintática, visto que esta é mais complexa.
    Veja...
    Primeira situação: "No que pertine aos problemas tratados na reunião hora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas."
    O verbo "informamos" refere-se ao sujeito, neste caso nós, pois "nós" estamos informando alguma coisa a aguém. O único plural que podemos "garantir" é o de "quem informa" (nós informamos), visto que poderia ser um grupo de técnicos informando a "um" ou "mais de um" dirigente. Não fica claro quem ou quantos são informados, mas é certo que mais de um informa.
    Segunda situação: "No que pertine aos problemas tratados na reunião hora em comento, informa-los que as providências necessárias já foram tomadas."
    Além de uma nítida quebra no fluxo do texto, temos uma mudança de sentido no contexto, pois, neste caso, "informá-los" muda a referência de plural para "quem é informado", tornando este plural certo, visto que poderia ser "um" ou "mais de um" técnico informando a um grupo de dirigentes. Neste caso o plural garantido esta em quem é informado. Também podemos notar que, neste caso, "informa-los" deixa de ser o verbo principal e passa a verbo de ligação. A oração passa a requerer outro verbo para manter o sentido. Veja, sublinhado, nos exemplos: "...tratados na reunião hora em comento, viemos informa-los que as providências..." ou  "...tratados na reunião hora em comento, queremos/precisamos informa-los que as providências..." 

    Percebe a diferença?

    Espero que ajude.
    Fico a disposição colega!
  • É verdade, concordo plenamente Juliano Marques.

    Agora posso ver a diferença do uso dos termos em questão.

    Agradeço pela excelente explicação, por tirar minha dúvida e ser um grande colaborador para o nosso estudo.


     
  • Comentário: "No que pertine" não é uma locução que respeita a norma gramatical, pois não existe o verbo "pertinir". O Dicionário Eletrônico Hoauiss, por exemplo, sequer o apresenta em sua lista de formas verbais. Há apenas menção ao adjetivo "pertinente", equivalente a "concernente" (=que tem relação). A expressão inicial, portanto, deve ser substituída por "No que concerne", "No que toca", porque os verbos "concernir" e "tocar" existem.
    Gabarito: Errado.

    Fonte: 
    http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=9dG-kpviUmeQO4vAfgboxBaSCxAZ24FKWEwCTgBQxfs~
  • A palavra pertine NÃO EXISTE, vejamos a explicação do professor do site (www.linguabrasil.com.br)

    Muito comum é encontrar nas maçudas obras de doutrina jurídica a expressão: "no que pertine", significando no que se refere, no que se relaciona. Busquei-lhe a origem etimológica em diversos dicionários, com exceção do Houaiss, e foi debalde o meu esforço. Pode me ajudar abonando ou não a expressão? Eduardo José Pereira Matos, Fortaleza/CE


    Seria fácil abonar a expressão se houvesse na língua portuguesa o verbo “pertinir”, porque “pertine” seria a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo desse verbo, assim como pertence e refere o são de pertencer referir. Se não temos e não usamos “pertinir”, de onde teria surgido essa forma verbal? Do latim “pertinere”, que nos trouxe o verbo pertencer e os derivados pertinência e pertinente. Como pertinente tem o significado de concernente, que se equipara à locução no que concerne a, por analogia se criou “no que pertine a”. Esta, contudo, é errônea. E não faz falta, pois há um bom número de locuções prepositivas adequadas à mesma situação, além de no que concerne a: quanto a, no que se refere a, no que diz respeito a, em relação a, relativamente a, entre outras.

  • Thiago vc colocou o VOLP ok, mas não existe a palavra pertine man, vc deve ter escrito lá na busca e apareceu pertinente (adj), mas essa palavra apareceu por aproximação na busca. Ex. se vc digitar lá a palavra "Ago" vai aparecer "agosto", "agora".
    Bons Estudos
  • Isso mesmo pessoal!

    Se forem procurar a palavra "pertine" em um dicionário, não a encontrarão. Encontrarão apenas as palavras "pertinência - qualidade ou condição de pertinente" e "pertinente - relativo, referente, importante, relevante". 
  • Colega Isaac......segue referência do verbo!

    Por  (SP) em 01-03-2012

    No que diz respeito à algo ou alguma coisa, termo muito usado na área jurídica.

    No que pertine á esta avaliação...

    http://www.dicionarioinformal.com.br/pertine/

  • Apenas tentando esclarecer um pouco mais a cerca da expressão "no que pertine aos...", que está usada CORRETAMENTE, segue explicaçãso extraída do site Nossa Língua Portuguesa:

    Inicialmente tem-se o significado  de PERTINENTE:  pertinente ou referente a algo, contém a ideia de que algo é pertencente a alguém ou alguma coisa, ou que diz respeito a.

    Tornou-se comum no meio jurídico o uso da expressão "No que pertine aos", significando no que se refere, no que se relaciona.
    Ex.: No que pertine  aos investimentos da empresa, estão correspondendo positivamente.Seria fácil abonar a expressão se houvesse na língua portuguesa o verbo “pertinir”(mas não há), porque “pertine” seria a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo desse verbo, assim como pertence e refere o são de pertencer e referir.
    Se não temos e não usamos “pertinir”, de onde teria surgido essa forma verbal?
    Do latim “pertinere”, que nos trouxe o verbo pertencer e os derivados pertinência e pertinente.
    Como pertinente tem o significado de concernente, que se equipara à locução no que concerne a, por analogia se criou “no que pertine a”. Esta, contudo, é errônea. E não faz falta, pois há um bom número de locuções prepositivas adequadas à mesma situação, além de no que concerne a: quanto a, no que se refere a, no que diz respeito a, em relação a, relativamente a, entre outras.
    CONCLUSÃOCCC CONCLUSÃO: está correto o uso da expressão "no que pertine aos" no trecho sob análise, sendo o único erro o uso de hora no lugar de ora, o que torna o ITEM ERRADO.
    Bons estudos!


  • O erro está na palavra hora. Vejamos:
     Por ora / por hora
    Por ora - por agora, por enquanto, até o momento.
    Ex.: Por ora é o que posso lhe dizer.
    Por hora - pelo período de uma hora.
    Ex.: O palestrante costuma cobrar por hora
  •  
    "No que pertine" não é uma locução que respeita a norma gramatical, pois não existe o verbo "pertinir". O Dicionário Eletrônico Hoauiss, por exemplo, sequer o apresenta em sua lista de formas verbais. Há apenas menção ao adjetivo "pertinente", equivalente a "concernente" (=que tem relação). A expressão inicial, portanto, deve ser substituída por "No que concerne", "No que toca", porque os verbos "concernir" e "tocar" existem.

    Prof. Fabiano Sales
  • PERTINE = No que diz respeito à algo ou alguma coisa, termo muito usado na área jurídica.
    Portanto, o termo está correto e bem aplicado.
  • Caro Geovane Souza Santos , sabe-se que textos jurídicos encontram diversos erros de português devido ao abuso pelos legisladores, magistrados e juristas de rebuscamentos e expressões em latim, muitas vezes erroneamente.
    A palavra "pertine" vem do latim pertinire, que é a raiz de palavras como "pertinência". Na nossa língua pátria, todavia, não encontramos o registro do verbo pertinir em gramáticas ou dicionários. Sendo assim, a expressão  "no que pertine" não encontra base e é fruto da imaginação dos colegas juristas. É uma expressão que deve ser evitada em correspodências oficiais, podendo ser substituída por "no que concerne a".
  • Pertine significa
    No que diz respeito à algo ou alguma coisa, termo muito usado na área jurídica.

    No que pertine á esta avaliação...

  • Colocando um ponto final nessa história!

    DEFINITIVAMENTE a palavra "pertine" não existe!

    Resta dúvidas? Consulte o VOLP:

    http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23

  • Geovane Souza Santos,

    não basta apresentar a palavra errada, mas ainda define um conceito para a mesma!

    Em caso de dúvidas, consulte o VOLP!

    Não prejudique o estudo dos colegas.

  • Comentário do Professor Fabiano Sales (Eu Vou Passar):
    "No que pertine" não é uma locução que respeita a norma gramatical, pois não existe o verbo "pertinir". O Dicionário Eletrônico Hoauiss, por exemplo, sequer o apresenta em sua lista de formas verbais. Há apenas menção ao adjetivo "pertinente", equivalente a "concernente" (=que tem relação). A expressão inicial, portanto, deve ser substituída por "No que concerne", "No que toca", porque os verbos "concernir" e "tocar" existem.
    Gabarito: Errado.
  • Prezados colegas,
    Para aqueles que defendem o termo "pertine" CUIDADO, não se deixem contaminar pelos autores de obras jurídicas, esse verbo não existe é melhor confiar no VOLP já dito pelos colegas. Ao resolver a questão parei no “pertine” e já assinalei ERRADO...
  • "informamos" está bem empregado?

  • a expressão "hora em comento" também não é adequada por ferir o princípio da concisão.

  • Além disso, para mim, o texto não está conciso.

  • A questão apresenta uma frase e pede que seja considerada correta ou não. 

    A partir da análise, percebemos que a oração "No que pertine aos problemas tratados na reunião hora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas" mostra uma linguagem rebuscada, que dificulta a interpretação, além de não demonstrar clareza e nem concisão. 


    A alternativa está incorreta. 

  • "No que pertine" não é uma locução que respeita a norma gramatical, pois não existe o verbo "pertinir". O Dicionário Eletrônico Hoauiss, por exemplo, sequer o apresenta em sua lista de formas verbais. Há apenas menção ao adjetivo "pertinente", equivalente a "concernente" (=que tem relação). A expressão inicial, portanto, deve ser substituída por "No que concerne", "No que toca", porque os verbos "concernir" e "tocar" existem.


    Fonte: Eu Vou Passar
  • RESPOSTA: ERRADA



    A referida frase apresenta termos rebuscados, exemplo: "pertine", que dificulta o intendimento do leitor leigo, sendo desta forma, caso de restrição a grupos sociais.

  • Essas questões que perguntam se determinado trecho está correto são bem engraçadas, geralmente acontece assim: a banca diz que é CERTO aí vem todo mundo dizendo que é "certo sim, com certeza... por isso, aquilo..." ela diz que é ERRADO, logo, pululam comentários: "claro que é errado, já de cara dá pra ver..." enfim, muitas vezes, a opção Certo/errado fica a critério bem SUBJETIVO da banca, o que não impede que na próxima  os comentários sigam o padrão já exposto: se a banca disse CERTO então todo mundo vai atrás; se ERRADO então é claro que é errado... e se CERTO (depois) ERRADO (por causa dos recursos)?? Aí, amigo (vale também para o professor), é só vir aqui e alterar os comentários e seguir a banca...


  • "Simples: estamos falando de um espécime de juridiquês cascudo, criação marginal e abastardada do jargão jurídico que os lexicógrafos ainda não se animaram a abonar – e talvez nunca o façam."

    "No momento não dispomos do significado de pertinirOu a grafia da palavra pertinir está incorreta ou essa palavra ainda não foi adicionada ao nosso banco de dados."

    isso nom exsiste!

  • Falou e disse Rodolfo!!!

  • - ...em reunião......... Pertine? 

  • Comentário: A afirmativa está errada, porque não existe o verbo “pertine”.
    Existe, sim, o substantivo “pertinência” e o adjetivo “pertinente”. Em lugar
    desse verbo, poder-se-ia inserir “concerne”: “No que concerne aos
    problemas”.
    Gabarito: E

    DÉCIO TERROR

  • Se o verbo PERTINE existir, a questão continua errada por ser um verbo desconhecido/rebuscado.

  • se existir, é defectivo...

  • "No que pertine" não é uma locução que respeita a norma gramatical, pois não existe o verbo "pertinir".

     

    >>> Esse é um erro muito comum na área jurídica. NO QUE PERTINE está errado.

  • ERRADA

     

    "NO QUE PERTINE"

     

    NÃO ESTÁ DE ACORDO COM A NORMA PADRÃO CULTA DE LINGUAGEM. PORTANTO, DEVE-SE DISPENSAR VOCABULÁRIOS COLOQUIAIS.

     

     

     

    SUCESSO!

  • "ora
    o.ra
    adv (lat ad hora (m)) Agora, atualmente, nesta ocasião, presentemente: Esta nossa casa, que ora é tão triste, já foi muito alegre."


ID
893377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de Internet e intranet.

O SafeSearch é um recurso configurável do Google para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de sítios suspeitos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    SafeSearch: filtro de conteúdo censurável
     Os filtros do SafeSearch do Google fornecem a você a capacidade de alterar as configurações do seu navegador a fim de impedir que sites com conteúdos adultos apareçam em seus resultados de pesquisa.
  • SafeSearch: filtro de conteúdo censurável

     

    Sobre o filtro do SafeSearch do Google


    Muitos usuários preferem não ter sites com conteúdo adulto incluídos nos resultados de pesquisa (especialmente se crianças usarem o mesmo computador). Os filtros do SafeSearch do Google fornecem a você a capacidade de alterar as configurações do seu navegador a fim de impedir que sites com conteúdos adultos apareçam em seus resultados de pesquisa. O Google usa métodos automatizados para identificar conteúdos questionáveis e trabalha constantemente para melhorar esses métodos com base nos comentários do usuário. Para sites com conteúdo sexualmente explícito, nosso filtro baseia-se principalmente em algoritmos que analisam muitos fatores, incluindo palavras-chaves, links e imagens. Nenhum filtro é 100% preciso, mas o SafeSearch o ajudará a evitar grande parte desse tipo de conteúdo.

    Assista a um vídeo para saber mais sobre o SafeSearch

    http://support.google.com/websearch/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=510


     
  • GABARITO: ERRADO.

    Explico: O cespe mais uma vez inovando, achou o filtro de conteúdo do Google para cobrar em prova. O SafeSeach é um filtro de conteúdo adulto, para não aparecer nas suas buscas alguma imagem ou link de conteúdo adulto. Quando na questão o examinador menciona a SÍTIOS SUSPEITOS está mais voltado para a questão de segurança, como infecção por vírus ou malwares. Espero tê-los ajudado com meu comentário.


    SafeSearch: filtro de conteúdo censurável

     

    Sobre o filtro do SafeSearch do Google

    Muitos usuários preferem não ter sites com conteúdo adulto incluídos nos resultados de pesquisa (especialmente se crianças usarem o mesmo computador). Os filtros do SafeSearch do Google fornecem a você a capacidade de alterar as configurações do seu navegador a fim de impedir que sites com conteúdos adultos apareçam em seus resultados de pesquisa. O Google usa métodos automatizados para identificar conteúdos questionáveis e trabalha constantemente para melhorar esses métodos com base nos comentários do usuário. Para sites com conteúdo sexualmente explícito, nosso filtro baseia-se principalmente em algoritmos que analisam muitos fatores, incluindo palavras-chaves, links e imagens. Nenhum filtro é 100% preciso, mas o SafeSearch o ajudará a evitar grande parte desse tipo de conteúdo.

    http://support.google.com/websearch/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=510

  • Atualizada em 13/04/13. O CESPE alterou o gabarito do item para CERTO, segue abaixo o conceito de Safe Search e tirem suas próprias conclusões se tem fundamento uma coisa dessas. Parece até que essa banca quer favorecer algum candidato viu!!!


    SafeSearch: filtro de conteúdo censurável
     





    Sobre o filtro do SafeSearch do Google
    Muitos usuários preferem não ter sites com conteúdo adulto incluídos nos resultados de pesquisa (especialmente se crianças usarem o mesmo computador). Os filtros do SafeSearch do Google fornecem a você a capacidade de alterar as configurações do seu navegador a fim de impedir que sites com conteúdos adultos apareçam em seus resultados de pesquisa. O Google usa métodos automatizados para identificar conteúdos questionáveis e trabalha constantemente para melhorar esses métodos com base nos comentários do usuário. Para sites com conteúdo sexualmente explícito, nosso filtro baseia-se principalmente em algoritmos que analisam muitos fatores, incluindo palavras-chaves, links e imagens. Nenhum filtro é 100% preciso, mas o SafeSearch o ajudará a evitar grande parte desse tipo de conteúdo. Como visto na definição, ele não filtra qualquer tipo de ameaça/ links suspeitos, mas aqueles que possuem conteúdos inadequados específicos (ex: eróticos, e demais desse gênero).

    fonte: http://support.google.com/websearch/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=510
  • Pessoas,

    o gabarito dessa questão foi alterado para CORRETO, não me perguntem o porquê disso. O.O
  • Gabarito alterado pelo Cespe, a questão está como CERTA!!!!!!
  • Pessoal, como informado acima, no gabarito definitivo a CESPE considerou a assertiva como Certa. Caso encontrem alguma fundamentação para essa afirmação, por favor postem aqui! Eu não encontrei NADA diferente disso: " o safesearch: Exclui o conteúdo adulto dos resultados da pesquisa"!

    Ai ai...
  • Segue link:

    http://support.google.com/websearch/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=510
  • O SafeSearch é um recurso configurável do Google para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de sítios suspeitos.

    Pessoal questão de interpretação, é claro que o SafeSearch  impede que sejam listados links de sites suspeitos, corretíssima.
  • Gabarito definitivo: ccccccccccccccccccccccccccccc
  • Apesar de ter respondido como errada, analisando a questão (típica do CESPE), ela está correta, porém incompleta.
    (...) como resultado da pesquisa, links de sítios suspeitos (faltou de pornografia ou conteúdo adulto).
    Mas realmente como o próprio google explica em sua página http://support.google.com/websearch/answer/510?hl=pt-BR , o safesearch apenas bloqueia a listagem de links suspeitos (inclusive não são todos os links pornográficos que são bloqueados, pois a busca baseia-se em algoritmos) de pornografia ou conteúdo adulto.
  • Mais considerações sobre  SafeSearch, sua ocorrência em provas pode ser uma tendência 


    1)SafeSearch do Google busca sites que contêm conteúdo impróprio e os elimina dos resultados de pesquisa. Embora não seja totalmente preciso, o filtro do Google utiliza tecnologia avançada para verificar palavras-chave, frases e URLs. 

     
    2)
     O SafeSearch pode ser acessado em seu dispositivo móvel pelo navegador para acessar a página inicial do Google.


    3) Tenho vários navegadores. Preciso bloquear minhas preferências em cada um deles?

    Sim, o Modo de segurança é específico para cada navegador.




    Meus filhos e eu temos perfis separados no nosso computador. Preciso fazer login no mesmo navegador em cada perfil para bloquear a filtragem restrita neles?

    Sim, os perfis operam independentemente. Portanto, você precisa bloquear sua preferência em cada navegador em cada perfil separadamente.


    - Em 11 de novembro de 2009 o Google lançou o SafeSearch Lock, [5], que permite que usuários com contas do Google bloquear de  modo "rigoroso" usando SafeSearch em buscas de imagens do Google Web e vídeo. Uma vez configurado, o usuário pode sair de sua conta Google e a definição vai ficar para evitar qualquer alteração no nível de filtragem.

     

  • Pessoal, a mesma pergunta foi feita para Analista Judiciário - Area Judiciária e foi considerado correto!

    conforme abaixo para quem ainda não viu a questão!



    Prova: 
    CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Área Judiciária
    Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Internet e intranet
     
     
     
     

    Texto associado à questão Ver texto associado à questão

    O SafeSearch é um recurso configurável do Google para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de sítios suspeitos.

     

    •  Certo       Errado

     

  •  

     Parabéns! Você acertou a questão!

  • Alguém poderia me informar qual a verdadeira resposta desta questão. Pois a questão de  nº297790  é igual a esta e no entanto o gabarito está diferente.
  • O SafeSearch é um recurso configurável do Google para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de  sítios  suspeitos. 

    Os filtros do SafeSearch fornecem a capacidade de alterar as configurações de seu navegador a fim de impedir que sites com conteúdo adulto apareçam em seus resultados de pesquisa. Nenhum filtro é 100% preciso, mas o SafeSearch ajuda a evitar grande parte desse tipo de conteúdo.
  • Prezados,

    Vamos tentar raciocinar em cima da questão. O simples copiar e colar da internet não auxilia o entendimento. Vamos dividir a questão em duas partes:

    1)  O SafeSearch é um recurso configurável do Google
    2) para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa,
     links de sítios suspeitos.

    1) Esta parte está correta, basta visualisar o que realizei:
    1.1) Digite qualquer parâmetro de pesquisa no google;
    1.2) Após a exibição dos resultados, no canto superior direito, clique na imagem de configuração de pesquisa; 

    1.3)  Lá é possível alterar a configuração do safesearch para: sem filtro; moderado; restrito ou bloquear o SafeSearch

    2) Esta parte errada, porém mal formulada em meu entendimento:
    2.1) O termo sítios suspeitos faz uma menção à ameaças de invasão e não à função do SafeSearch, qual seja, o bloqueio de sites adultos de conteúdo pornográfico.

    Obs: Como o termo suspeitos não traz nenhuma delimitação específica, fica realmente difícil, na hora da prova, entender qual a intenção do examinador.

    Sem mais
  • O gabarito está errado, inclusive essa questão consta em outra prova com o gabarito correto. Vide o comentário que nossa colega postou logo acima.
  • Que absurdo, são conceitos distintos. 
    Isso pode induzir a pensar que usando o seafsearch vc estaria se livrando de sites que prejudicam a segurança do usuário, sendo que esses sites podem ser cópias de site de bancos, por exemplo, que não tem simplesmente nada de conteúdo adulto. 

    Zero pro cespe. 
  • Um último comentário, saiu a justificativa do CESPE....


     "O SafeSearch tem a capacidade de filtrar pesquisas no Google de forma a garantir que não sejam exibidos também em sites com conteúdo adulto. Por concordar que esses sites podem ser considerados suspeitos, opta-se pela alteração do gabarito."

    É o que está escrito lá na página do concurso
  • Prezados,
    Didaticamente, vamos tentar explicar a justificativa do CESPE. Vamos dividir a questão em duas partes:

    1)  O SafeSearch é um recurso configurável do Google
    2) para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de sítios suspeitos.


    1) Esta parte está correta, basta visualisar o que realizei:
    1.1) Digite qualquer parâmetro de pesquisa no google;
    1.2) Após a exibição dos resultados, no canto superior direito, clique na imagem de configuração de pesquisa; 

    1.3)  Lá é possível alterar a configuração do safesearch para: sem filtro; moderado; restrito ou bloquear o SafeSearch

    2) Esta parte está errada, porém mal formulada em meu entendimento:
    2.1) O termo sítios suspeitos faz uma menção à ameaças de invasão e não à função do SafeSearch, qual seja, o bloqueio de sites adultos de conteúdo pornográfico.
    Obs: Como o termo suspeitos não traz nenhuma delimitação específica, fica realmente difícil, na hora da prova, entender qual a intenção do examinador. Opção correta pela alteração do gabarito, por parte do CESPE.

    Sem mais
  • São estas questões que desanimam os candidatos a continuarem estudando... Através de uma simples dica, é possível 'prever' a resposta da Cespe. Quase todas as questões C/E da Cespe seguem um padrão de construção (tem horas que acho que foram criadas por um algoritmo de combinação de palavras, e não por pessoas, elaboradores de questões).
    Nesta questão temos negação, restrição ou menosprezo? Não. Então está correta.
  • São estas questões que desanimam os candidatos a continuarem estudando... Através de uma simples dica, é possível 'prever' a resposta da Cespe. Quase todas as questões C/E da Cespe seguem um padrão de construção (tem horas que acho que foram criadas por um algoritmo de combinação de palavras, e não por pessoas, elaboradores de questões).
    Nesta questão temos negação, restrição ou menosprezo? Não. Então está correta. [é assim que a Cespe constrói e julga suas respostas]
  • Justificativa Cespe

    O SafeSearch tem a capacidade de filtrar pesquisas no Google de forma a garantir que não sejam exibidos também em sites com conteúdo adulto. Por concordar que esses sites podem ser considerados suspeitos, opta-se pela alteração do gabarito.
  • ERRADÍSSIMO.

    O safe search foi criado para proteger a busca de conteúdo ADULTO, quando eu digo adulto quero dizer:  A-D-U-L-T-O e não suspeito.
    SafeSearch é um recurso do Google Search , que atua como um filtro automatizado de pornografia e conteúdo potencialmente ofensivo. Tem suspeito? não. Safesearch é ANTI-VIRUS? não

    Se o CESPE afirmar que o céu é rosa e disser que o gabarito é certo - todo mundo vai buscar uma explicação para dar razão ao CESPE.
  • Caros Colegas,

    Segue fundamento da CESPE em seu próprio Site: "O SafeSearch tem a capacidade de filtrar pesquisas no Google de forma a garantir que não sejam exibidos também em sites com conteúdo adulto. Por concordar que esses sites podem ser considerados suspeitos, opta-se pela alteração do gabarito."
  • David, concordo contigo plenamente!

    O Cespe/unb, apela muito, isso é fatoooooo! Deus nos ajude!
  • O CESPE querendo contradizer a própria dona, ou seja, a Google, sobre a funcionalidade da sua ferramenta. Complicado. Ou a gente estuda pelo certo, ou pelo que o CESPE entende ou deixa de entender acerca de qualquer coisa, por mais que tal entendimento seja correto ou não.
  • Fui pela dica do Fernando e acabei acertando e inacreditável mas ele esta correto.
  • resumindo...
    essa  questão ficou como
    CORRETA
  • Link adulto é diferente de suspeito.
    O gabarito deveria ser errado.
  • Comentário e gancho simplesmente perfeito  Thais Alvares Corrêa. Não sejamos hipócritas em afirmar que provas de concursos são dificílimas, aliás, se comparada ao nível de vestibulares de federais elaborados por esta banca, sem dúvida é mais simplória. Ocorre que quanto mais realizamos provas para cargos mais específicos, em grande maioria podemos concluir que preferimos e nos identificamos melhor em determinada disciplina do que em outra. Aí que mora o problema. QUANTO MAIS CRÍTICO EM RELAÇÃO A DETERMINADO ASSUNTO, MAIS PROVÁVEL DE SE ACHAR UM ERRO NA QUESTÃO NÃO PREVIAMENTE IMAGINADO PELA BANCA ORGANIZADORA. Infelimente é assim. É bem provável que um candidato para o cargo de técnico adminstrativo no MTE gabarite uma as questões de trabalhista do que um que esteja focado para delegado da federal. Isso não seria nada estranho.
  • Isso é um problema na CESPE, se vc acerta a questão e alguem entra com recurso e ela é alterada, vc não tem a chance de fazer um recurso. Deveria ser pribido esse negócio de mudar o gabarito, todas as questões deveriam ser anuladas, pois a intenção do examinador que elaborou a questão era de uma resposta e acaba sendo outra, mostra que até no entendimento dele a questão estava errada, que ele fez uma questão que nem mesmo ele sabia.
  • A quer dizer que a cespe vai contrariar a própia criadora da funçaõ(google)? e vai ser certo? sinceramente, é Sacanagem Total isso! aff

  • Concordo com o colega acima. Se até o EXAMINADOR ERROU, pq o candidato iria acertar? Mudar o gabarito é irracional, o certo seria a sua ANULAÇÃO.
  • Essa questão eu não sabia, mas acertei usando o raciocínio que li por aqui: "sem negação, sem restrição, sem menosprezo = correto".

    Não tenho errado mais nenhuma questão de Informática usando isso. Inclusive serve até para algumas questões de outras matérias.
    Quase toda afirmação com conteúdo restritivo tem alguma exceção.

    Olho vivo!
  • Caramba, é difícil encontrar uma questão do Cespe que não tenha um critério subjetivo e que não dependa da sorte do candidato. 

    Era pra ser imputada uma multa para a banca em caso como esses, por que fere o princípio da isonomia e do critério objetivo. 
  • O CESPE tinha que parar com esta estória de mudar de gabarito! Se ele faz uma prova mas não sabe nem ao certo qual a resposta para a questão que ele propõe, que anule a questão e não a altere da maneira como vive fazendo!
    Até porque, após a alteração, não há mais prazo para que haja recurso novamente para ser discutida um possível novo erro, o que gera um absurdo como o observado nesta questão!
    Absurdo!

  • Não entendi porque a Banca considerou o item certo... CESPE está cada dia mais esquizofrênico, essa banca é doida...

  • Considerava o item errado, entretanto em uma discursão com internautas mudei de opinião

    O simples fato de você está listando sitios a serem bloqueados é porque eles são sítios súpeitos, uma ameaça que você quer excluir.



  • O SafeSearch foi criado para buscar sites que contêm conteúdo sexualmente explícito e removê-los dos seus resultados de pesquisa. Embora não seja totalmente preciso, o SafeSearch ajuda a evitar conteúdos que você talvez não queira ver ou prefira que seus filhos não encontrem.


    Fonte: http://www.google.com/intl/pt-BR/goodtoknow/familysafety/tools/

  • SafeSearch is a feature of Google Search that acts as an automated filter of pornography and potentially offensive content.

    e r r a d o  , mas o CESPE é onipotente!!!!!!!

  • Questão dúvidosa....

  • O Safe Search foi criado para buscar sites que contém o conteúdo sexualmente explícito e removê-los dos seus resultados de pesquisa. A banca entende que quando voc~e bloqueia determinados sites, considera-os como suspeitos.

  • O Safe Search foi criado para buscar sites que contenham conteúdo sexualmente explícito e removê-los dos seus resultados de pesquisa. Embora não seja totalmente preciso, o Safe Search ajuda a evitar conteúdos que talvez não queira ver ou prefira que seus filhos não encontrem. O modo moderado do Safe Search está ativado por padrão, ajudando a manter imagens explícitas fora dos seus resultados de pesquisa. É possível alterar o filtro para "restrito" e ocultar textos e imagens implícitas. 


    A banca considerou sites pornográficos como sites não confiáveis.

  • No mínimo curioso o gabarito dessa questão. Tenho resolvido muitas questões do CESPE e há uma nuvem temerária sobre os examinadores. As questões estão cada vez mais cobrando conceitos extremamente subjetivos do elaborador da questão, muitas vezes são manifestos achismos. Safe Search, de acordo com o próprio SUPORTE DO GOOGLE é: ajudar a impedir que imagens inadequadas ou explícitas apareçam nos resultados da Pesquisa Google.

  • Com o SafeSearch, você pode ajudar a impedir que imagens inadequadas ou explícitas apareçam nos resultados da Pesquisa Google. O filtro do SafeSearch não é 100% preciso, mas ajuda a evitar a maior parte do conteúdo adulto. 

    Fonte: https://support.google.com/websearch/answer/510?p=adv_safesearch&hl=pt

  • Site com material pornográfico não quer dizer "site suspeito" como um todo, como afirmou a questão. Impressionante como o gabarito foi mantido como CERTO!

    A CESPE simplesmente afirmou que todos site com material de cunho sexual é sinônimo de suspeito, o que não é verdade...

  • Prezados,

    O SafeSearch é um recurso do google para impedir que imagens inadequadas ou explicitas apareçam nos resultados da Pesquisa Google.

    A ativação do SafeSearch filtra vídeos e imagens de sexo explícito das páginas de resultados da Pesquisa Google, bem como resultados que podem estar vinculados a conteúdo explícito.

    Quando o SafeSearch está desativado, fornecemos os resultados mais relevantes para sua pesquisa e, caso você pesquise conteúdo explícito, esse tipo de conteúdo é exibido

    O problema dessa questão é que o examinador fez a questão com intuito que ela fosse errada, depois mediante recursos, mudaram o gabarito para correto visto que , segundo o examinador, sites de conteúdo adultos podem ser considerados suspeitos.
  • Cespe sendo cespe !!!

    Nota: SafeSearch permanecerá configurado, desde que os cookies estejam

    ativados em seu computador.

  • Quer dizer que todos sites que contém conteúdo pornográfico é suspeito??? Não force a barra Cespe, por favor!!!

  • “Se o CESPE afirmar que o céu é rosa e disser que o gabarito é certo - todo mundo vai buscar uma explicação para dar razão ao CESPE.”

    Perfeito! Tem gente que faz isso e não percebe que a humanidade perde com atitudes como esta. A banca não é perfeita. As pessoas que fazem isso são ignorantes, maria-vai-com-as-outras.

  • Quanto mais estudo informática, mas abraço a ideia de julgamento do Fernando (sobre como a banca se utiliza das palavras restritivas, ou quando não as utiliza tendem a ser corretas), é um absurdo esse tipo de avaliação, pois tem fuga imperial do assunto, que era, até então,  para ser o parâmetro de avaliar o candidato. Sendo assim, o assunto que era para ser o protagonista, passa a ser coadjuvante da historia.


    Lamentável. =(

  • Entendi que essa assertiva está ERRADA devido a finalidade do SafeSearch ser impedir que imagens inadequadas ou explícitas apareçam nos resultados da Pesquisa Google.

    Quem tem a função de impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de sítios suspeitos são as extensões dos antivírus.

    Questão que eu certamente recursaria.


    Alguns de nós eram faca na caveira...


  • Que Banca FDP !!!!

    Fiz uma breve pesquisa sobre sites suspeitos que acabou me levando ao " Evite esses sites" relacionado ao Procon-SP, onde há uma listagem de inúmeros sites suspeitos, no total de 388 endereços eletrônicos que estão envolvidos processos administrativos e reclamações de clientes que não foram solucionadas. Após isso ativei o SafeSearch esperando que o mesmo impedisse meu acesso a esses sites como foi mencionado na questão acima. Contudo não houve nenhum tipo de impedimento nas buscas ou acessos dos mesmos, concluo de fato que o examinador ou a banca devem ter tomado algum chá de cogumelo para considerar a questão como certa.

    Brincadeira!!!

    SafeSearch é para bloquear a putaria e não sites suspeitos !!!

  • Nesta questão vemos que para o Cespe: site pornô virou site suspeito!  é brincadeira? AUHHUAHUEHUE

  • O SafeSearch pode ajudar você a bloquear imagens impróprias ou explícitas dos seus resultados da Pesquisa Google. O filtro do SafeSearch não é 100% preciso, mas ajuda a evitar a maior parte do conteúdo violento e adulto.

    Fonte: Google

  • Cespe sabe mais que o próprio Google.

  •  SafeSearch :Impede  à putária não site suspeitos .

  • É o tipo de questão que deixa claro que o examinador também é aluno e não entende nada de nada.

    SAFESEARCH: impedir, ou diminuir os resultados que contenham conteúdo adulto ou violento. Aprende cespe

     

  • Adeus Xvídeos kkkkkkkkkkkkkkk

  • cespe FPD

    Os filtros do SafeSearch do Google permitem alterar as configurações do seu navegador (browser) a fim de impedir que sites com conteúdos adultos apareçam em seus resultados de pesquisa. O SafeSearch não é 100% preciso. Porém, ele pode ajudar você a evitar resultados da pesquisa com conteúdo explícito e inadequado no seu smartphone, tablet ou computador. Quando o SafeSearch está ativado, ele ajuda a bloquear imagens, vídeos e sites com linguagem explícita dos resultados da Pesquisa Google.

  • Certo

    O SafeSearch é um recurso do google para impedir que imagens inadequadas ou explicitas apareçam nos resultados da Pesquisa Google.

    A ativação do SafeSearch filtra vídeos e imagens de sexo explícito das páginas de resultados da Pesquisa Google, bem como resultados que podem estar vinculados a conteúdo explícito.

    Quando o SafeSearch está desativado, fornecemos os resultados mais relevantes para sua pesquisa e, caso você pesquise conteúdo explícito, esse tipo de conteúdo é exibido

    O problema dessa questão é que o examinador fez a questão com intuito que ela fosse errada, depois mediante recursos, mudaram o gabarito para correto visto que , segundo o examinador, sites de conteúdo adultos podem ser considerados suspeitos.

  • Gab C

    SafeSearch permite ao usuário filtrar os resultados de buscas do Google para impedir que imagens inadequadas sejam exibidas. Com o recurso habilitado, mesmo em buscas por temas explícitos, os resultados são filtrados e grande parte do conteúdo impróprio é bloqueado.

  • Comentário do Prof do QC Leandro Rangel:

    O SafeSearch é um recurso do google para impedir que imagens inadequadas ou explicitas apareçam nos resultados da Pesquisa Google.

    A ativação do SafeSearch filtra vídeos e imagens de sexo explícito das páginas de resultados da Pesquisa Google, bem como resultados que podem estar vinculados a conteúdo explícito.

    Quando o SafeSearch está desativado, fornecemos os resultados mais relevantes para sua pesquisa e, caso você pesquise conteúdo explícito, esse tipo de conteúdo é exibido

    O problema dessa questão é que o examinador fez a questão com intuito que ela fosse errada, depois mediante recursos, mudaram o gabarito para correto visto que , segundo o examinador, sites de conteúdo adultos podem ser considerados suspeitos.

  • questão horrooooooooooooooooorozaaaaa

  • Certo

    O SafeSearch pode ajudar a filtrar conteúdo sexualmente explícito dos seus resultados. Quando o SafeSearch está ativado, ele ajuda a filtrar conteúdo explícito (violento ou adulto) nos resultados da pesquisa do Google para todas as suas consultas de imagens, vídeos e sites.

    Embora o SafeSearch não seja 100% preciso, ele foi criado para ajudar a bloquear resultados explícitos, como a pornografia, dos seus resultados da pesquisa do Google. Quando o SafeSearch estiver desativado, o Google fornece os resultados mais relevantes para sua pesquisa. É importante mencionar que o SafeSearch só funciona nos resultados da pesquisa do Google.

    Fonte: estratégia concursos

  • PARA OS NÃO ASSINANTES, GABARITO ERRADO... SEGUE A JUSTIFICATIVA

    O SafeSearch é um recurso do google para impedir que imagens inadequadas ou explicitas apareçam nos resultados da Pesquisa Google.

    A ativação do SafeSearch filtra vídeos e imagens de sexo explícito das páginas de resultados da Pesquisa Google, bem como resultados que podem estar vinculados a conteúdo explícito.

    Quando o SafeSearch está desativado, fornecemos os resultados mais relevantes para sua pesquisa e, caso você pesquise conteúdo explícito, esse tipo de conteúdo é exibido

  • Sites com conteúdo explícito (sexo, violência etc) não são, necessariamente, suspeitos. Questão ERRADA, porém a banca considerou o gabarito CORRETO.

    CESPE sendo o que? CESPE.

  • SITES SUSPEITOOOOOOS? E O PIOR É QUE A QUESTÃO É DE 2013 E O CESPE CONTINUA DA MESMA FORMA.

  • SafeSearch= pesquisa segura.

  • Agora pronto, o Xvideos é suspeito!

    (¬.¬)

  • SafeSearch: é um filtro de conteúdo adulto, para não aparecer nas suas buscas alguma imagem ou link de conteúdo adulto (censurável).

    Gostaria se saber até quando vamos aceitar as bancas colocarem qualquer resposta como correta???

    Temos que nos juntar para que tenha um lei que obrigasse a colocação da fonte da resposta.

  • SafeSearch: Site Safado. É um filtro de conteúdo adulto.

  • Quanto o examinador (ou seja lá quem for) ganhou para mudar esse gabarito?

  • E dizem que basta estudar para passar. O que tem de picaretagem em concurso não é brincadeira. Essa questão teve o gabarito alterado de errado para certo. Sem lógica.

  • A ferramenta “SafeSearch” ou “Pesquisa Segura” permite filtrar e eliminar os resultados que possam ferir a sensibilidade das crianças, pois, trata-se de filtro de conteúdo na internet.

    Bons estudos!

  • Cespe> Google

  • SafeSearch( Google ) capacidade de alterar as configurações do navegador

    Impede Redtube, Xvídeos, PornHub e alguns outros a mais que o povo fala por aí =)

  • O SafeSearch é um recurso do google para impedir que imagens inadequadas ou explicitas apareçam nos resultados da Pesquisa Google.

    GAB: C

    Fonte: QC

  • Quando o SafeSearch está ativado, ele ajuda a filtrar conteúdo explícito nos resultados da pesquisa do Google para todas as suas consultas de imagens, vídeos e sites. Embora o SafeSearch não seja 100% preciso, ele foi criado para ajudar a bloquear resultados explícitos, como a pornografia, dos seus resultados da pesquisa do Google.

    fonte: google

  • Essa questão deu uma bela polêmica!

    O SafeSearch é utilizado para filtrar conteúdo adulto relacionado a sexo. O enunciado menciona sítios suspeitos! Ora, suspeitos de quê? Pode ser de tanta coisa! Ela não deixou claro que eram sítios suspeitos de terem conteúdo explícito de sexo.

    O gabarito preliminar foi errado, mas o gabarito definitivo foi correto sob a seguinte justificativa: O SafeSearch tem a capacidade de filtrar pesquisas no Google de forma a garantir que não sejam exibidos também em sites com conteúdo adulto. Por concordar que esses sites podem ser considerados suspeitos, opta-se pela alteração do gabarito.

    Bem... eu discordo completamente da alteração do gabarito. Um conteúdo pode ser suspeito por diversos motivos: pode ter conteúdo de pessoas mortas, pode ter conteúdo suspeito de pragas virtuais, entre outros. Logo, afirmar que ele impede sítios suspeitos não faz sentido! 

    ESTRATEGIA

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Essa questão deu uma bela polêmica! O SafeSearch é utilizado para filtrar conteúdo adulto relacionado a sexo. O enunciado menciona sítios suspeitos! Ora, suspeitos de quê? Pode ser de tanta coisa! Ela não deixou claro que eram sítios suspeitos de terem conteúdo explícito de sexo. O gabarito preliminar foi errado, mas o gabarito definitivo foi correto sob a seguinte justificativa: O SafeSearch tem a capacidade de filtrar pesquisas no Google de forma a garantir que não sejam exibidos também em sites com conteúdo adulto. Por concordar que esses sites podem ser considerados suspeitos, opta-se pela alteração do gabarito. Bem... eu discordo completamente da alteração do gabarito. Um conteúdo pode ser suspeito por diversos motivos: pode ter conteúdo de pessoas mortas, pode ter conteúdo suspeito de pragas virtuais, entre outros. Logo, afirmar que ele impede sítios suspeitos não faz sentido!

    Gabarito: Correto

  • verdadeira palhaçada esse gabarito!


ID
893380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito da organização de arquivos e pastas, julgue o item
subsequente.

A compactação de arquivos nem sempre apresenta resultados expressivos, embora normalmente resulte em otimização do espaço de armazenamento de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • correta. 
    A compactação de arquivos nem sempre apresenta resultados expressivos, embora normalmente resulte em otimização do espaço de armazenamento de arquivos.
    • Redução do tamanho e otimização dos arquivos: Os arquivos podem conter espaços inutilizados (“buracos”). De fato, quando se excluem registros, formulários, etc. o espaço ocupado previamente no arquivo fica vazio. O Compactador reutiliza estes espaços vazios quando é possível, mas como o tamanho dos dados é variável, as eliminações ou modificações sucessivas geram inevitavelmente espaços inutilizáveis pelo programa. O mesmo acontece quando se apaga uma grande quantidade de dados: os espaços vazios permanecem sem atribuição no arquivo. A função de compactação permite reorganizar e otimizar o armazenamento dos dados com a finalidade de eliminar os “buracos”. 
    • Redução do tamanho e otimização dos arquivos: Os arquivos podem conter espaços inutilizados (“buracos”). De fato, quando se excluem registros, formulários, etc. o espaço ocupado previamente no arquivo fica vazio. O Compactador reutiliza estes espaços vazios quando é possível, mas como o tamanho dos dados é variável, as eliminações ou modificações sucessivas geram inevitavelmente espaços inutilizáveis pelo programa. O mesmo acontece quando se apaga uma grande quantidade de dados: os espaços vazios permanecem sem atribuição no arquivo. A função de compactação permite reorganizar e otimizar o armazenamento dos dados com a finalidade de eliminar os “buracos”. 
  • Esta afirmação é relativa. Se pedir a compactação de arquivos JPG, MP3 e WMV, que já são formatos compactados, a redução no tamanho pode ser pequena. Mas se realizar a compactação de um banco de dados com texto, 50MB podem ficar em um arquivo compactado de 1MB.
  • Caros Colegas concurseiros.. parem de ver problema onde não há... rsrsrs

    A questão está perfeita. Corretíssima.
  • Gustavo,


    Não entendi o segundo parágrafo da sua explicação não...quem puder me explica....
  • O Fernando ta certo cara!

    Rafael, o seu ponto de vista não está errado, no entanto é ineficiente quando se trata do CESPE.  Todos nós sabemos ou devemos saber que essa banca na linguagem popular:  "Quando não é 8 é 80". Então, sempre atento.
  • Por isso mesmo é que a questão usa o termo NEM SEMPRE...
  • Respondendo o comentário da Joana. De acordo com a segunda parte do comentário do gustavo que disse:

    Os arquivos podem conter espaços inutilizados [...] quando se apaga uma grande quantidade de dados: os espaços vazios permanecem sem atribuição no arquivo. A função de compactação permite reorganizar e otimizar o armazenamento dos dados com a finalidade de eliminar os “buracos”. 

    Muito bem explanado pelo Gustavo e acrescendo poderia dizer que o HD (Hard Disd) trabalha em ciclos, quando se armazena uma informação no HD, você vai preenchendo esse ciclos, e quando se apaga um arquivo, fica-se com um "buraco", pois o o ciclo do HD continua gravando dados na mesma posição mantendo um espaço livre que continha o arquivo deletado. Por compactar os arquivos você realoca os dados de forma tirar os espaços "buracos".

    OBS.: Os espaços livres que continham arquivos apagados só serão preenchidos quando o HD completar  o ciclo.

    ESPERO TER AJUDADO

    ENJOY IT
  • A proposição me parece clara quando diz "nem sempre apresenta resultados expressivos, embora normalmente resulte em otimização de espaço". Entendo que o que se quer dizer é: apesar de resultar em otimização de espaço, nem sempre (algumas vezes) esse resultado é expressivo.
  • Adicional pra memória:
    O que é compactação de arquivos?A compactação de arquivos é utilizada para aumentar a capacidade de armazamento dos meios magnéticos e diminuir o volume de tráfego em uma rede. Aplicando-se uma série de algoritmos (procedimentos) computacionais, que são capazes de armazenar, no mesmo espaço, mais dados que o normal. É interessante investir na leitura do exemplo sobre o asunto : http://albb.objectis.net/diversos/o-que-e-compactacao-de-arquivos eu li e compreendi muito melhor o assunto com o exemplo da loja de sapatos do Sr. gomes.
    Bons estudos e que sua força de vontade seja grandeeeeeee!!!!rsrsrrsrs.

  • Pessoal uma boa dica sobre compactação!
    A compactação consecutiva de arquivos NÃO diminui o tamanho do final.
    Existem fórmulas que indicam qual o nível de compactação.

    Arquivo original = 100MB

    Arquivo compactado 1 = 70MB
    Arquivo compactado 1 compactado novamente = 71MB
    Arquivo compactado 2 compactado novamente = 75MB
    Isto ocorre porque é preciso acrescentar o algoritmo, as tabelas de descompactação, CRC, etc., causando o aumento do tamanho do novo arquivo compactado. Não se pode diminuir mais que o compactado, a menos que haja perda de informação.

    FOCO, FORÇA E FÉ!
  • Otimizar no caso: Imagine que eu tenha 100 arquivos e resolva compacta-los, desta forma irei deixar os meus arquivos mais organizados. Isso foi uma otimização.
  • gabarito = CERTO (só pra facilitar quem nao liga para a justificativa!)
    e aproveito para agradecer aos comentários dos amigos que tanto nos ensinam,
    muito obrigado!

  • A sentença pode ser lida dessa maneira:

    Embora normalmente resulte em otimização do espaço de armazenamento de arquivos, a compactação nem sempre apresenta resultados expressivos.
  • Temos duas afirmações:
    A 1ª foi provada pelo colega Adriano Benício: A compactação de arquivo compactado adiciona redundância e aumenta o tamanho do arquivo. Ok!
    A 2ª refere-se a tabela de alocação do sistema de arquivos. Consiste em uma formatação lógica que permitirá que uma tabela aponte para a localização dos binários dos arquivos. É fácil perceber isso nos sistemas de arquivos FAT32 e o NTFS, eles usam Tabela Mestre de Arquivos MFT(Master File Table)[1]. Para buscar um arquivo não é necessário percorrer todo o sistema de arquivos, basta buscar o endereço nessa tabela.
    Para exemplificar a questão: Quando se tem 100 arquivos, a MFT tem 100 entradas. Quando esses arquivos estão compactados em um arquivo, tem-se apenas uma entrada. Então pode-se sim afirmar que normalmente resulta em otimização do espaço de armazenamento, pois os dados da MTF serão reduzidos. Isso só não ocorrerá quando compactar apenas 1 arquivo, o que continuará representando uma entrada na MTF.
    Referência:
    [1] - http://www.clubedohardware.com.br/printpage/Resolvendo-Problemas-no-Sistema-de-Arquivos-do-Windows-XP/1057
    Bons estudos a todos!
  • Essa daí é muito confusa. Eu a anularia para não perder ponto na prova, com certeza.
  • Jorge, não é disto que se trata a questão da otimização. A questão é bem explícita: "Otimização do espaço em disco". Ou seja, como menos espaço vc tem a mesma informação.

    E realmente, nem sempre tem resultados expressivos. Se vc compacta músicas mp3, por exemplo... a compactação é muito pequena.

  • A compactação não funciona utilizando "buracos" no arquivo! Explicando de forma mais básica: é que uma determinada expressão é repetida várias vezes dentro de um mesmo arquivo. Ae o compactador substitui esta expressão, por outra menor. Claro que é mais complexo a coisa, mas é por ae. Quem quiser se informar mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compactador_de_arquivos

  • Para mim a questão está clara, e correta. Quando compactamos um arquivo normalmente o espaço em disco ocupado é reduzido (certo! É para isto que serve a compactação.); Mas sabemos que nem sempre isto acontece, e foi exatamente o que a banca falou.

  • Correta, questão tranquila.

  • Certo

    Esta afirmação é relativa. Se pedir a compactação de arquivos JPG, MP3 e WMV, que já são formatos compactados, a redução no tamanho pode ser pequena. Mas se realizar a compactação de um banco de dados com texto, 50MB podem ficar em um arquivo compactado de 1MB.

  • Dica:

    Não é necessária a instalação de compactadores de arquivos, o próprio windows já aceita, como nativos, os arquivos .zip.


ID
893395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ

Acerca das funções do corregedor nacional de justiça, julgue os
itens seguintes, conforme o Regimento Interno do CNJ.

Não se admite a intimação por via eletrônica das decisões do corregedor nacional de justiça.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    É claro, data venia, que é possível a intimação por via eletrônica.
    Segundo o Regimento Interno do CNJ

    Art. 8º Compete ao Corregedor Nacional de Justiça, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:

    § 5º Das decisões do Corregedor Nacional de Justiça e dos Juízes Auxiliares por ele delegadas, em qualquer caso, será dada ciência ao requerente ou interessado pela imprensa oficial, e por intimação pessoal, pelo modo mais expedito e por via eletrônica, apenas quando a decisão importar em alteração de situação jurídica pessoal do interessado.
  • GABARITO ERRADO
    ART 8º § 5º Das decisões do Corregedor Nacional de Justiça e dos Juízes Auxiliares por ele delegadas, em qualquer caso, será dada ciência ao requerente ou interessado pela imprensa oficial, e por intimação pessoal, pelo modo mais expedito e por via eletrônica, apenas quando a decisão importar em alteração de situação jurídica pessoal do interessado.
    FONTE: http://www.cnj.jus.br/regimento-interno-e-regulamentos

ID
893398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ

Acerca das funções do corregedor nacional de justiça, julgue os
itens seguintes, conforme o Regimento Interno do CNJ.

A requisição de magistrados pelo corregedor nacional de justiça não deve exceder ao limite de dois anos, podendo haver uma única prorrogação.

Alternativas
Comentários
  • Regimento Interno CNJ -  Art. 6º São atribuições do Presidente, que pode delegá-las, conforme a oportunidade ou conveniência, observadas as disposições legais:
    [...]
    XXVIII - requisitar magistrados, delegando-lhes quaisquer de suas atribuições, observados os limites legais;
    [...]
    § 2º A requisição de magistrados de que trata este artigo não poderá exceder a dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez.

ID
894769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, relacionado ao sistema operacional
Windows 7.

O Windows 7 disponibiliza listas de atalho como recurso que permite o acesso direto a sítios, músicas, documentos ou fotos. O conteúdo dessas listas está diretamente relacionado com o programa ao qual elas estão associadas.

Alternativas
Comentários
  • Correta.
    Clique com o botão direito ou clique com o esquerdo, segure e arraste-o para cima, na barra de tarefas sobre os ícones dos programas que verá as listas de atalhos e suas associações aos programas.
  • "Listas de Atalhos são listas de itens abertos recentemente, como arquivos, pastas ou sites, organizados pelo programa que você usa para abri-los."

    Vídeo: Usando listas de Atalho (Microsoft)

    Listas de atalho. Disponível em: <http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/products/features/jump-lists>. Aceso em 01fev2013.
  • certo

    Listas de Atalhos

    As Listas de Atalhos – novidade do Windows 7 – levam você diretamente aos documentos, fotos, músicas ou sites que você usa todos os dias. Para abrir uma Lista de Atalhos, basta clicar com o botão direito do mouse em um botão de programa na barra de tarefas do Windows 7. (Você também verá Listas de Atalhos no menu Iniciar - clique na seta próxima ao nome do programa.)

    O que você vê em uma Lista de Atalhos depende totalmente do programa. A Lista de Atalhos do Internet Explorer mostra os sites vistos com frequência. O Windows Media Player 12 lista as músicas mais tocadas. Sua Lista de Atalhos está com um favorito faltando? Você pode "fixar" o arquivo que desejar nela.

    As Listas de Atalhos não mostram apenas atalhos de arquivos. Às vezes, elas também fornecem acesso rápido a comandos para coisas como redigir novas mensagens de email ou reproduzir músicas.


    fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/products/features/jump-lists
  • Correto. O recurso de Lista de Atalhos, novidade do Windows 7, possibilita organizar os arquivos abertos por um aplicativo ao ícone do aplicativo, com a possibilidade ainda de fixar o item na lista.
  • As listas de atalhos nada mais é do que o histórico de abertura desses aplicativos que são acessados apenas passando o mouse sobre o aplicativo.

    Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/using-jump-lists-to-open-programs-and-items

  • "O conteúdo dessas listas está diretamente relacionado com o programa ao qual elas estão associadas."

    Basta associar a diferença de alguns atalhos do Windows e do Word  (ex: CTRL + A e CTRL + T = ambos usados para selecionar tudo)

  • kd os defensores do japones agora "restrição é err.... opa não foi"

  • GABARITO: CERTO

    O Windows oferece vários atalhos com ligação direta à internet e também para acessar recursos dentro do próprio sistema operacional. Os atalhos propiciam acesso mais rápido às funções e abertura dos programas.

  • Pois é, Pedro Coelho,rs.

  • Correto. O recurso de Lista de Atalhos, novidade do Windows 7, possibilita organizar os arquivos abertos por um aplicativo ao ícone do aplicativo, com a possibilidade ainda de fixar o item na lista.

  • A técnica do japonês não é 100%, mas 90% sim. Se fosse 100% não precisaria estudar informatica.

  • CERTO


ID
894772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, relacionado ao sistema operacional
Windows 7.

O Windows 7 está disponível nas edições Home Premium, Professional, Ultimate e Enterprise. Dessas opções, apenas as duas primeiras contêm o recurso peek, que permite a visualização de documentos a partir de janelas abertas na área de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • errada.

    O Peek dá a você o poder da visão de raio X, para que você enxergue através de outras janelas abertas na área de trabalho do Windows 7. Basta apontar para a extremidade da barra de tarefas, para ver as janelas abertas ficarem transparentes na hora, revelando todos os ícones e gadgets ocultos.
    Para mostrar rapidamente uma janela escondida, aponte para a sua miniatura na barra de tarefas. Agora, apenas essa janela aparece na área de trabalho.
    O Peek, parte da experiência de área de trabalho do Aero, é um recurso das edições Home Premium, Professional, Ultimate e Enterprise do Windows 7.

  • Só faltou a referência:

    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/products/features/peek
  • Errado.
    Dica CESPE: possui restrição, possui negação, ou menospreza um software na comparação direta, está ERRADO.
    O recurso Peek não está disponível nas duas primeiras versões de uma lista maior, que é Starter Edition, Home Basic, Home Premium... Ou seja, a CESPE copiou/colou e exclui os dois primeiros nomes da lista.
  • ERRADO

    Sobre as versões do windows 7, faltou o "Starter" e o "Home Basic"... Sendo assim, existem 6 versões disponíveis do Windows 7. O Starter, o Home Basic, o Home Premium, O Professional, o Ultimate e o Enterprise.

    Sobre o peek (recurso que dá a você o poder da visão de raio X, para que você enxergue através de outras janelas abertas na área de trabalho do Windows 7).. estão disponíveis para as versões Home Premium, Professional e Ultimate


    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/1816-conheca-as-seis-diferentes-versoes-que-o-windows-7-tera.htm
                http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/products/features/peek

  • o Windows 7 possui SEIS edições: STARTER EDITION; HOME BASIC; HOME PREMIUM; PROFFESIONAL; ENTERPRISE e ULTIMATE.
  • Ilustrando:

  • Comparativo entre versões:
  • Não sei vocês, mas eu acho um tédio essas questões decorebas.
    Saber as 6 edições do Windows 7. Fala sério, Cespe!!

  • ERRRADO


    No caso o erro não está na quantidade de versões pedidas pelo CESPE, em nenhum momento a banca disse que havia apenas estas versões. O grande questionamento foi sobre o recurso de PEEK, que não consta nas versões mais simplificadas do W7 como a Starter e a Home Básico.

    Normalmente, tais versões não apresentam os recursos que envolvem o AERO, como, por exemplo, o Flip 3D.

  • O Windows (Versão) 7, ao contrário do que afirma a questão, está disponível em 6 EDIÇÕES, são elas: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate. Logo, a assertiva está incorreta.

  • Galera, acredito que a questão esteja errada porque fala que APENAS AS VERSÕES HOME PREMIUM E PROFESSIONAL CONTÊM O RECURSO PEEK, e não porque existem mais versões disponíveis para o Windows 7. A versão ULTIMATE é a mais avançada do Windows 7, ou seja, se a HOME PREMIUM e a PROFESSIONAL contêm o recurso PEEK, logicamente a ULTIMATE também terá.

    Acertei a questão por esse raciocínio!

    Obs: A versão ENTERPRISE também tem o recurso, mas ela só é disponível no âmbito empresarial.

    Espero ter ajudado e bons estudos.

  • Dentre outros erros faltou o "starter"

  • Ta complicado resolver essas questões, to usando o método do restringiu: está errado. e tenho acertado mais...

  • Errada.
    Existem outras versões do Windows 7
    Starter, Basic...

  • Aero Peek lhe oferece a potência da visão à raio X : você pode fazer desaparecer todas as suas janelas abertas para visualizar instantaneamente o Desktop Windows 7. Coloque, simplesmente, o cursor na borda direita da barra das tarefas e você verá suas janelas abertas tornarem-se instantaneamente transparentes, revelando seus ícones e seus gadgets.
    Para fazer reaparecer rapidamente uma destas janelas, o cursor de seu mouse sobre sua miniatura na barra das tarefas. Somente esta janela aparece sobre o Desktop.
    Aero Peek esta incluido nas edições Familiale Premium, Profissional e Integral de Windows 7.

    Definição de acordo com Microsoft .

  • Só não tem AERO no starter e home basic.

  • ERRADO

     

    A ultimate também possui o recurso Aero Peek

  • Interface Aero: é uma forma de apresentação
    dos gráficos (telas, ícones, janelas) do Windows. É uma
    interface com janelas transparentes e com efeitos 3D
    (tridimensional).

    As seguintes edições do Windows 7 incluem o Aero:
    Windows 7 Enterprise Windows 7 Home Premium
    Windows 7 Professional Windows 7 Ultimate

    Aero Peek: é uma novidade do Windows 7 que permite
    enxergar por meio de outras janelas abertas no Windows.
    Basta apontar o mouse para a borda direita do botão
    “Mostrar área de trabalho” da barra de tarefas – e ver as
    janelas abertas ficarem transparentes na hora, revelando
    todos os ícones e gadgets

    Leo Matos 

  • Todas tem 

  • Yves Barreto 

    cuidado porque nem todas as vesões tem o recurso aero peek, versão starter por exemplo não tem.

  • segue o bizú:

  • Errado

    O recurso Peek não está disponível nas duas primeiras versões de uma lista maior, que é Starter Edition, Home Basic, Home Premium... Ou seja, a CESPE copiou/colou e exclui os dois primeiros nomes da lista.

  • Errado

    O recurso Peek não está disponível nas duas primeiras versões de uma lista maior, que é Starter Edition, Home Basic, Home Premium... Ou seja, a CESPE copiou/colou e exclui os dois primeiros nomes da lista.

  • ERRADO

  • Gabarito: errado

    ✏Aero Peek (ou “Espiar área de trabalho”) é um recurso que está disponível no sistema operacional da Microsoft desde o Windows 7 e, normalmente, vem ativado por padrão (exceto no Windows 8). ... Ao usar o Aero Peek, o usuário consegue ver o que precisa, sem precisar fechar ou minimizar qualquer janela.

    Fonte: techtudo

  • Tipo de questão que eu faço na técnica do professor.

    gab :E


ID
894775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do ambiente Microsoft Office 2010, julgue o próximo
item.

No PowerPoint 2010, a ferramenta Pincel de Animação permite copiar efeitos de animação de um objeto para outro, de forma semelhante à cópia de formatação de texto realizada com a ferramenta Pincel de Formatação.

Alternativas
Comentários
  • Certa.

    Para copiar uma animação, siga este procedimento:

    Selecione o objeto com as animações que você deseja copiar. Na guia Animações, no grupo Animação Avançada, clique em Pincel de Animação.
  •  

    Duplicar animações com o pincel de animação

    No Microsoft PowerPoint 2010, é possível copiar de maneira rápida e fácil animações do objeto para outro usando o Efeito de Animação.




    Para copiar uma animação, siga este procedimento: Selecione o objeto com as animações que você deseja copiar. Na guia Animações, no grupo Animação Avançada, clique em Pincel de Animação. 

    http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint-help/duplicar-animacoes-com-o-pincel-de-animacao-HA010370375.aspx
  • Aplicar efeitos de animação do PowerPoint com apenas um clique

    Se você tiver muitos objetos que deseja animar em uma apresentação, a aplicação de animação a cada um deles pode ser uma tarefa árdua. É possível aplicar efeitos de características de animação de maneira uniforme em outros objetos com apenas um clique, usando o Pincel de Animação no PowerPoint 2010. http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint-help/aplicar-efeitos-de-animacao-do-powerpoint-com-apenas-um-clique-VA101839777.aspx?CTT=1
  • Correto. O Pincel de Animação é semelhante ao Pincel de Formatação. Enquanto que o pincel de formatação copia o formato de fontes e parágrafos para ser aplicado em outro texto ou parágrafo, o pincel de animação copia o efeito de animação de um objeto para outro.
  • Nishimura, mito!

  • Fernando, sou seu fã! Kkkkkk

  • Certo.



    A assertiva está conforme a realidade praticada no powerpoint 2010.


  • Morria e não sabia disso. Por isso é bom resolvermos questões

     

    AVAAAAAANTE

  • Gab. C

    Ademais, o atalho para essa ferramente é Alt+Shift+C

  • Minha contribuição.

    PowerPoint

    Pincel de Animação => Serve para aplicar o efeito a outros objetos na apresentação. Selecione o objeto com a animação da qual você gosta. Clique em Pincel de Animação e selecione outro objeto para aplicar automaticamente a animação.

    Atalho: ALT + SHIFT + C

    Abraço!!!

  • Minha contribuição.

    PowerPoint (Resumo)

    -PPTX ~> É a extensão padrão, default, dos arquivos;

    -PPSX ~> Extensão só para apresentação - mnemônico PPSX (SHOW);

    -Modos de exibição de apresentação ~> Normal, Classificação de Slides, Anotações, Modo de Exibição de Leitura, Estrutura de Tópicos;

    -Guias ~> Mnemônico: PAREIDATA - Página Inicial, Arquivo, Revisão, Exibição, Inserir, Design, Animação, Transição, Apresentação de Slides;

    - Slide Mestre ~> O slide mestre controla a aparência da apresentação inteira, inclusive cores, fontes, segundo plano, efeitos e praticamente todo o resto, é possível ter mais de um slide mestre em uma apresentação;

    -Grupo: Modos de Exibição Mestres - Slide Mestre - Folheto Mestre - Anotações Mestras;

    -Animação ~> Efeitos visuais usados dentro de um mesmo slide;

    -Efeitos de Transição ~> Efeitos visuais usados na transição de um slide para outro;

    -Pincel de Animação ~> Serve para aplicar o efeito a outros objetos na apresentação;

    -F5 ~> Inicia a apresentação do primeiro slide;

    -SHIFT+F5 ~> Inicia a apresentação a partir do slide atual;

    -Tela branca: Vírgula (,);

    -Tela preta: Ponto (.);

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • CERTO

  • A ferramenta Pincel de Animação é empregada para formatar animações.

  • Pincel de animação - Apresentações

    Pincel de formatação - textos

  • Correto.

    O Pincel de Animação é semelhante ao Pincel de Formatação. Enquanto que o pincel de formatação copia o formato de fontes e parágrafos para ser aplicado em outro texto ou parágrafo, o pincel de animação copia o efeito de animação de um objeto para outro.

  • Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CREMESE Prova: Quadrix - 2021 - CREMESE - Médico

    No que se refere aos programas que compõem o Microsoft Office (versões 2010, 2013 e 365), julgue o item.

    No Microsoft Powerpoint 365, o pincel de animação funciona de forma análoga ao pincel de formação, copiando as animações de um item e aplicando-as em outro. (CERTO)

    Quase idêntica


ID
894778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do ambiente Microsoft Office 2010, julgue o próximo
item.

No Excel 2010, o recurso Web App permite o acesso a pastas de trabalho por meio de um navegador da Internet. Com esse recurso, é possível compartilhar planilhas eletrônicas, independentemente da versão do Excel instalada no computador do usuário.

Alternativas
Comentários
  •  

    Introdução ao Excel Web App

    O Microsoft Excel Web App estende a sua experiência do Microsoft Excel ao navegador da Web, no qual é possível trabalhar com pastas de trabalho diretamente no site em que estão armazenadas.

    Para obter mais informações sobre os Office Web Apps, consulte Introdução aos Office Web Apps.

    Integrar diretamente com o Excel

    Você cria uma pasta de trabalho no Microsoft Excel e deseja postá-la em um site para que outras pessoas possam interagir com os dados dinâmicos e, talvez, até inserir alguns dados. E para colaborar com alguém que tenha uma versão diferente do Excel? Não seria perfeito se você pudesse trabalhar diretamente no site ao mesmo tempo? O Excel Web App realiza tudo isso.

    No Microsoft Excel 2010, você pode começar a usar o Excel Web App salvando sua pasta de trabalho no SkyDrive ou na sua biblioteca do SharePoint. Na guia Arquivo, clique em Salvar e Enviar e clique em Salvar na Web ouSalvar no SharePoint.

    Guia Salvar e Enviar

    Agora, a pasta de trabalho está disponível para ser exibida ou editada no navegador, ou reaberta no Excel.

     OBSERVAÇÃO    Não é preciso criar as pastas de trabalho no Excel 2010 para abri-las no Excel Web App. Para melhor compatibilidade, use o Office Excel 2003 ou posterior, ou use o Excel para Mac 2008 versão 12.2.9 ou o Excel para Mac 2011. Se estiver usando o Excel 2003, instale o service pack mais recente e salve as pastas de trabalho no computador como arquivos .xlsx. Em seguida, carregue a pasta de trabalho em um site do SharePoint em que os Office Web Apps estejam configurados ou carregue a pasta de trabalho no SkyDrive.

    Fonte: <http://office.microsoft.com/pt-br/web-apps-help/introducao-ao-excel-web-app-HA010378338.aspx>

  • "independentemente da versão" quer dizer que isso vale para as versões 95, 97 e 2000/xp do excel tb??

    isso não tornaria a questão errada??
  • Pensei justamente nisso... quero ver funcionar no excell velhinho de 1999....

    Interpretei dessa maneira, se alguém puder ajudar..

    Abs e obrigado.
  • Concordo PLENAMENTE COM OS DOIS ÚLTIMOS COLEGAS ACIMA. Este tipo de recurso não está disponível nas versões antigas do MSExcel
  • Concordo com os colegas. E outra, acho que o Web App não é um recurso, ele é um pacote Offce. 

    Segundo o próprio site da Microsoft, o Web App não é um recurso do Excel 2010, é uma outra versão do pacote Office (Office Web App), que também possui o Excel Web App. O Excel 2010 apenas faz um link com ele. Além disso, para que o usuário possa utilizar a planilha toda ele terá que possuir, no mínimo, o Excel 2003 (ou 2010 se utilizar o Firefox). 


    Base: "http://office.microsoft.com/pt-br/web-apps-help/introducao-ao-excel-web-app-HA010378338.aspx" 
  • A afirmação de que 'é possível compartilhar planilhas eletrônicas, independentemente da versão do Excel instalada no computador do usuário' é verdadeira. A planilha carregada para o Excel Web App será editada e visualizada pelo navegador de Internet. Assim, mesmo que a pessoa não tenha o Excel, ou tenha o Excel 95 (ainda), poderá acessar as pastas de trabalho carregadas no Excel Web App.
    O mesmo conceito vale para Word --> Word Web App, PowerPoint --> PowerPoint Web App, etc.
  •  Excel Web App Mais um conceito de navegação em NUVEM - Por isso a questão diz que não depende de um software excel, já que os arquivos são acessados por meio de um browser de visualização. SIMPLES ASSIM
  • O "independente" da questão tornou a questão muito abrangente. Achei mal formulada para ser considerada como certa.
  • De fato o termo 'independente da versão' deixa margem a dúvidas na questão. A outra parte está completamente certa. O Web App, assim como o Google Doc's é mais uma ideia a computação na nuvem. Nela podemos salvar nossas planilhas, imagens, desenhos e textos diretamente no servidor da empresa que oferece o serviço e se quiser compartilhar com outras pessoas.
    Bons estudos!
  • Erradíssima, o usuario jamais vai abrir um arquivo xms (.xlsx) com um excel 95! nem com o xp e o 2003 (é preciso baixar um pacote de compatibilidade)... com os mais antigos não tem jeito...
  • Aproveitando para relembrar:

    Cloud Storage - Armazenamento de dados na nuvem. Ex: Skydrive, Google Drive/Disco

    Cloud computing - É a própria computação na nuvem (exemplo é esta questão que fizemos). Quando os dados são processados/executados na nuvem. Ex: Microsoft WebApps, Google Docs.

    Por exemplo: Uso o skydrive para armazenar meus arquivos, e quando eu uso um navegador para exibí-los ou alterá-los, estou usando o Microsoft WebApps.

    ---

    Sofre a discussao do "Independente da versao do excel", bem se esta na nuvel, nao importa a versao do excel, sera seu navegador que ira exibir ou alterar o arquivo. Esqueca essa parte da questao. Nao importa, nao depende da versao.
  • danilo, quem vai abrir o arquivo do excel na internet não é o próprio excel, mas sim o BROWSER!
    por isso que tanto faz qualquer que seja a versão, se antiga ou a mais nova!
  • a justificativa do nosso amigo Fernado Nishimura ter tantos likes é porque ele resume de forma concisa a resposta, agora tem gente que coloca textos e mais textos que parecem textos da wikepedia,enquanto que pra nós concurseiros precisamos de respostas rápidas e pequenas pra não tomar tanto o nosso tempo que ja é curto, pelo menos o meu ;(

  • GALERA ele falou em abrir? Não 

    Até onde eu sei pode compartilhar a q é diferente de abrir!

    simples assim.

  • Prof Victor estrategiaconcursos


    Ao salvar uma planilha na Web (nuvem) ou no SharePoint Online, tal arquivo poderá ser aberto para exibição e edição em um navegador Web, utilizando o Excel Web App, que é uma versão online do Excel. Portanto, sequer será necessário que o usuário tenha o Excel em seu computador, desde que ele tenha uma conta Microsoft ativa para utilizar o Office Online.

  • A minha pergunta é: como eu compartilharia um documento, sendo o PROPRIETÁRIO, com um excel antigo? Acessar  na web tudo bem, mas compartilhar??

     

  • Ao salvar uma planilha na Web (nuvem) ou no SharePoint Online, tal arquivo poderá ser aberto para exibição e edição em um navegador Web, utilizando o Excel Web App, que é uma versão online do Excel. Portanto, sequer será necessário que o usuário tenha o Excel em seu computador, desde que ele tenha uma conta Microsoft ativa para utilizar o Office Online.

     

    (Estratégia) 

  • Ao salvar uma planilha na Web (nuvem) ou no SharePoint Online, tal arquivo poderá ser aberto para exibição e edição em um navegador Web, utilizando o Excel Web App, que é uma versão online do Excel. Portanto, sequer será necessário que o usuário tenha o Excel em seu computador, desde que ele tenha uma conta Microsoft ativa para utilizar o Office Online.
  • Ao salvar uma planilha na Web (nuvem) ou no SharePoint Online, tal arquivo poderá ser aberto para exibição e edição em um navegador Web, utilizando o Excel Web App, que é uma versão online do Excel. Portanto, sequer será necessário que o usuário tenha o Excel em seu computador, desde que ele tenha uma conta Microsoft ativa para utilizar o Office Online.
  • Ao salvar uma planilha na Web (nuvem) ou no SharePoint Online, tal arquivo poderá ser aberto para exibição e edição em um navegador Web, utilizando o Excel Web App, que é uma versão online do Excel. Portanto, sequer será necessário que o usuário tenha o Excel em seu computador, desde que ele tenha uma conta Microsoft ativa para utilizar o Office Online.
  • Ao salvar uma planilha na Web (nuvem) ou no SharePoint Online, tal arquivo poderá ser aberto para exibição e edição em um navegador Web, utilizando o Excel Web App, que é uma versão online do Excel. Portanto, sequer será necessário que o usuário tenha o Excel em seu computador, desde que ele tenha uma conta Microsoft ativa para utilizar o Office Online.
  • Ao salvar uma planilha na Web (nuvem) ou no SharePoint Online, tal arquivo poderá ser aberto para exibição e edição em um navegador Web, utilizando o Excel Web App, que é uma versão online do Excel. Portanto, sequer será necessário que o usuário tenha o Excel em seu computador, desde que ele tenha uma conta Microsoft ativa para utilizar o Office Online.

ID
894781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito de Internet e intranet.

Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

Alternativas
Comentários
  • Errada.
    Intranet pode ser acessada de qualquer local físico interno. Se acessada de local físico externo, passa a ser chamada de extranet.
  • ERRADA

    intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários internos. Pelo fato de sua aplicação, todos os conceitos TCP/IP se empregam à intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.

    Diferentemente do que ocorre na intranet, na extranet o acesso à internet se dá em qualquer lugar do mundo
  • Para que é usada a intranet?

    As intranets normalmente são usadas para armazenar conteúdo interno relacionado à empresa, como informações sobre políticas da empresa ou benefícios aos funcionários. Como a segurança é rigidamente controlada pelo administrador, as configurações de segurança para o conteúdo da intranet podem ser menos restritivas que as configurações usadas para conteúdo oriundo da Internet.

    Qual é a diferença entre Internet e intranet?

    Uma diferença entre a Internet e uma intranet é a maneira como as páginas são endereçadas. Na Internet, as páginas da Web normalmente são endereçadas por meio de um nome de domínio completo, como www.microsoft.com. Dependendo de como o administrador configurou a rede, o nome de domínio normalmente não é necessário para acessar sites da intranet, e muitas páginas da Web podem ser acessadas, digitando-se um nome comum (por exemplo, http://imagemdaminhaempresa). Se a segurança da intranet estiver habilitada, o Internet Explorer reconhecerá a diferença entre os endereços e usará as configurações da zona de segurança apropriadas.
  • EXTRANET A INTRANET ACESSADA DE FORA DA EMPRESA • Quando alguém acessa uma Intranet, fora dos limites da organização, possuindo permissão para tal através de programas especiais, através da internet, então temos uma Extranet. • Algumas vezes são acessos denominados VPN
    VPN
    • A idéia de utilizar uma rede pública como a Internet em vez de linhas privativas para implementar redes corporativas é denominada de Virtual Private  Network (VPN) ou Rede Privada Virtual. As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes  Públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos.
    • A segurança é a primeira e mais importante função da VPN. Uma vez que dados privados serão transmitidos pela Internet, que é um meio de transmissão inseguro, eles devem ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados.
    •Uma das grandes vantagens decorrentes do uso das VPNs é a redução de custos com comunicações corporativas, pois elimina a necessidade de  Links dedicados de longa distância que podem ser substituídos pela Internet. As LANs podem, através de links dedicados ou discados, conectar-se a algum provedor de acesso local e interligar-se a outras LANs, possibilitando o fluxo de dados através da Internet. Esta solução pode ser bastante  Interessante sob o ponto de vista econômico, sobretudo nos casos em que enlaces internacionais ou nacionais de longa distância estão envolvidos.

    Fonte: LFG bons estudos
  • Pessoal, esta questão é complicada! A nível de interpretação ela não específica que você vá definir intranet ou extranet ou algo do gênero. O texto faz alusão a um PROCEDIMENTO realizado em uma determinada empresa. Em nenhum momento foi questionado o nome do procedimento. O que foi colocado foi o seguinte. O pessoal de TI da empresa "X" criou uma rede local com "n" clientes e um servidor de arquivos e "digamos" um servidor web local. Beleza!! Os funcionários vão conseguir acessar os programas e arquivos do servidor, localmente? SIM!
    Digamos que o TI cria uma VPN para dar acesso àquele pessoal da venda que vive viajando. Essa moçada vai conseguir ter acesso à rede local (intranet) da empresa? SIM! Então, qual é o erro da questão??? Ah... é porque é uma extanet e não uma intranet!? O texto não questiona isso. Questão mal formulada.
  • Galera, tb acho que esta questão está um pouco mal formulada, porém analisando com mais calma, acho que o erro está em dizer que "Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade", pois vale lembrar que nem todos os funcionários de uma empresa têm acesso liberado e total de uma intranet. o que vocês acham dessa teoria??? rs rs
    Abraços a todos.
  • A pergunta está ruim realmente. Porque, a meu ver, poder, pode. Só que não necessariamente. Trata-se de algo configurável. Entendi que a questão perguntava se sempre, necessariamente, haveria acesso. Neste caso, a resposta seria não, conforme o gabarito. Mas está ruim.
  • A intranet pode ser acessada fora do ambiente físico da empresa sim. O erro da questão é na " senha específica" o usuário deve se basear do login- senha- permissão.
  • Ao utilizar a VPN (Virtual Private Network) não seria possível acessar a própria intranet de qualquer lugar físico interno ou externo? 
    CONEXÃO DE COMPUTADORES NUMA INTRANET
    Em algumas organizações, existem dados confidenciais cujo acesso é restrito a um pequeno grupo de usuários. Nestas situações, redes locais departamentais são implementadas fisicamente separadas da LAN corporativa. Esta solução, apesar de garantir a "confidencialidade" das informações, cria dificuldades de acesso a dados da rede corporativa por parte dos departamentos isolados.As VPNs possibilitam a conexão física entre redes locais, restringindo acessos indesejados através da inserção de um servidor VPN entre elas. Observe que o servidor VPN não irá atuar como um roteador entre a rede departamental e o resto da rede corporativa uma vez que o roteador possibilitaria a conexão entre as duas redes permitindo o acesso de qualquer usuário à rede departamental sensitiva. Com o uso da VPN o administrador da rede pode definir quais usuários estarão credenciados a atravessar o servidor VPN e acessar os recursos da rede departamental restrita. Adicionalmente, toda comunicação ao longo da VPN pode ser criptografada assegurando a "confidencialidade" das informações. Os demais usuários não credenciados sequer enxergarão a rede departamental.
    FONTE:http://www.rnp.br/newsgen/9811/vpn.html

    Intranet VPN
    Uma Intranet VPN é uma VPN que liga os escritórios regionais e remotos à rede interna da matriz através de uma infra-estrutura compartilhada com a utilização de conexões dedicadas. Uma Intranet VPN difere da Extranet VPN dado que só permite o acesso aos funcionários da empresa.
    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_Private_Network

  • Pessoal, o erro me parece estar no fato de que o usuário AO SAIR DO AMBIENTE DA EMPRESA, poderia ter acesso a intranet (extranet, como preferirem), ENTRETANTO, não poderia ter acesso aos PROGRAMAS, uma vez que os programas estao INSTALADOS  no servidor da empresa e somente alí poderia ser executado pelo usuário com permissão, NÃO podendo ser executado, por exemplo, na casa da pessoa, pois esta não tem o programa instalado em sua máquina.

  • Aqui na UFRGS, temos uma intranet no Depto. de Engenharia Química, e programas em ambiente windows nesta rede. Tenho um arquivo em casa com extensão "rdp" que faz conexão remota a um dos servidores daqui. Simplesmete executo-o, conecto com uma senha específica (cada usuário tem a sua), e posso utilizar qualquer programa da rede, que citei anteriormente.

    CESPE é f***!
  • Acho que a questão tem mais haver com extranet e não intranet!
    opção errado!
  • Os funcionários de uma empresa podem acessar a intranet de qualquer lugar, desde que possuam SENHA, USUÁRIO E PERMISSÃO. Na realidade, a empresa nem precisa existir fisicamente.
  • "Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade."

    A condição em negrito não é suficiente para acessar dados de uma intranet. 
  • O comentário anterior, do Hugo, está correto. Tecnicamente, o acesso à intranet não está condicionada a utilização de senha.
    Na questão, a intranet pode, sim, ser acessada "de qualquer local físico interno ou externo à empresa", mas a parte "desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade" está incorreta.
    É perfeitamente possível criar/configurar uma intranet para que o acesso seja sem senha, isto é, sem autenticação por senha ou até com uma autenticação diferenciada (biometrica, por exemplo).
    O acesso à intranet não está condicionado a uma senha.
    Para esclarecer a parte do acesso interno ou externo da intranet, segue abaixo:
    Intranet (Wikipedia)
    A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários ou colaboradores internos, tanto internamente como externamente ao local físico da empresa.
  • Segundo Léo Matos,
       "A Intranet pode ser acessada tanto de dentro da instalações da empresa quanto de fora, basta que o administrador de redes autorize o acesso por meio de conexão pela internet com MECANISMOS que podemos chamar de EXTRANET."

       "A Extranet é utilizada para um empresa liberar o acesso de parte da Intranet para pessoas externas a instituição, ou seja, clinetes, fornecedores, franquias e outros."

    Acredito que a questão deveria estar Certa. Só gostaria de saber como devo enteder essa questão para não errar em questões do CESPE.
  • A questão está certa sim. Mas precisamos entender como o Cespe quer que respondamos as questões sobre informática.

    Quando ela comentar sobre qualquer dispositivo ou tecnologia, temos que nos ater à função principal que ele desempenha. Quando falamos sobre intranet, a função de comunicação e disponibilização de programas é INTERNA. Entretanto, se o cespe utilizar expressões como "ACESSO SEMPRE INTERNO", aí estará errada, já que existem maneiras de se acessar recursos dela por meios externos.
  • Errada. Galera, não precisa de muita coisa. Para acessar um intranet externamente você precisa além de password uma conexão de banda larga. A questão deixou de mencionar uma conexão externa o que tornou-a errada.
  • Falaram o que é intranet e bla bla bla, mas nao disseram exatamente qual é a diferença entre extranet e intranet, ja que eu posso ter uma intranet acessando fora da empresa!
  • harryson, eu sou da área de TI e faço provas da área Administrativa. Esse é o grande problema quando pegamos uma prova de informática para fazer. A área de TI tem outra visão, uma visão mais aprofundada. Então, o interessante é fazer muitas questões de informática, para vermos até onde devemos aprofundar o conhecimento... Também errei essa questão pelo mesmo motivo! Mas temos que nos ater ao que está descrito no edital, que possivelmente não contemplou o assunto VPN. Se não contemplou, temos que pensar na questão com uma visão ampla, desconsiderando as exceções. 
    Mas na questão Q70892, a banca especificou melhor: 
    O acesso autorizado à intranet de uma instituição restringe-se a um grupo de usuários previamente cadastrados, de modo que o conteúdo dessa intranet, supostamente, por vias normais, não pode ser acessado pelos demais usuários da Internet.
  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

    Restrição

    Quem não souber muito sobre Informática pode usar esse raciocínio. Como disseram aqui, em 95% dos casos, restrição, negação ou menosprezo tornam o item ERRADO.
  • Pessoal acredito que o erro da questão esteja em dizer que só precisa da senha para acessar uma intranet de fora da empresa. É necessário também um programa específico instalado no computador para poder acessá-la de fora (o que é possível).
  • Por se uma questão de "Noções de Informática", acho que o examinador tava falando de algo mais simples do que nós pensamos, isto é, queria saber se o candidato sabe o que é uma extranet.

  • Discordo do gabarito!!!
    Para mim deveria ser CERTO!!!
    Vejamos:

    O que é Intranet?

    A intranet é uma rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa e muitas vezes liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede. Essa restrição do ambiente de trabalho não é necessária, já que as intranets não são necessariamente LANs, mas sim redes construídas sobre a internet. Em outras palavras, tecnicamente é possível acessar intranets de qualquer computador ligado à internet, caso a mesma também esteja ligada à internet.



    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm#ixzz2o2ZKMK4j

    Espero ter deixado claro o meu posicionamento quanto ao equívoco do gabarito!

  • Discordo do gabarito!!!
    Para mim deveria ser CERTO!!!
    Vejamos:

    O que é Intranet?

    A intranet é uma rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa e muitas vezes liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede. Essa restrição do ambiente de trabalho não é necessária, já que as intranets não são necessariamente LANs, mas sim redes construídas sobre a internet. Em outras palavras, tecnicamente é possível acessar intranets de qualquer computador ligado à internet, caso a mesma também esteja ligada à internet.



    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm#ixzz2o2ZKMK4j

    Espero ter deixado claro o meu posicionamento quanto ao equívoco do gabarito!

  • Certo. Não vejo nenhum erro na questão.

    Intranet: Rede Privada, corporativa, restrita.

    Extranet: acesso a partes da Intranet, acesso parcial, compartilhado.

    No lugar onde trabalho posso acessar a Intranet de qualquer computador com internet.

  • Geralmente uma Intranet é acessada somente por funcionários e seu acesso é restrito de DENTRO da companhia. Quem é funcionário da empresa e está acessando a intranet de dentro da empresa não vai precisar de uma senha, o que torna a questão incorreta. Foi o que eu entendi.

  • Entendi que Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade, E QUE HAJA PERMISSÃO DA EMPRESA, pois se a empresa não permitir, mesmo com a conexão e a senha, não vai ser possível realizar o acesso. A questão está restingindo a apenas uma senha específica, e é necessário muito mais do que isso para ter acesso! Bons estudos!
  • Trabalho no TJDFT e consigo acessar a intranet pela minha casa usando minha senha. Não vislumbro o erro da questão.

  • Correto o gabarito.

    Para acessar externamente, é necessário a senha, mas internamente não...


    Att.

  • Nossa, fiquei super em dúvida. A questão não diz que o acesso externo é chamado de intranet, ela diz que "programas que estão disponibilizados na intranet" podem ser acessados externamente. E podem mesmo. Acho que o erro está em ela dizer que basta a senha para isso, quando na verdade, precisa-se de senha e acesso à internet.

  • Aqui está a resposta para todas as indagações: a questão diz que precisa de uma senha específica. Porém, ela diz que apenas isso basta, o que tornou a questão errada. Para acessar de fora da empresa, você precisa da senha e de conexão à internet. Já dentro da empresa, você precisa apenas da senha.

    É só isso. :)

  • CESPE

    acesso interno = intranet

    acesso externo = extranet

    Acessar do ambiente externo os programas disponibilizados pela EXTRANET.

    Beijomeliga!

  • QUESTÃO POLEMICA E CONFUSA!

    O gabarito deveria ser certo!

    A questão não tem nada haver com EXTRANET, para aqueles se se equivocaram.

    Na verdade é muito simples.Quando você acessa sua conta do banco pela internet ou faz login como aluno da faculdade, 

    você esta acessando a intranet de fora do local físico , ou seja , intranet não tem haver com local físico e sim com acesso restrito.

    O erro esta na afirmação desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade ou seja, uma senha especifica para acessar um programa? imagine se voce for acessar outros 10 programas, mais 10 senhas.

    Enfim, como sempre a cespe causando polemica

  • Na minha humilde opinião esta questão deveria ser certa. Hoje em dia e comum que pessoal trabalhem em casa para uma empresa utilizando a intranet, neste caso passando pela internet e chegando a extranet. Um dos programas mais utilizados por empresas privadas que permite este tipo de acesso e o SAP.

  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno (v) ou externo (só se tiver disponibilizado na extranet com restrições ou VPN) à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade. Não é só a senha. Não é qualquer recurso que é disponibilizado da intranet quando se está fora do local fisico da empresa.

  •  Falta informação para especificar esse acesso porque realmente um usuario pode acessar de fora, mas há varias restrições que não é só a senha. Se for pela extranet, vai depender nao so de senha, mas de QUAIS programas estao disponibilIzados para serem acessados fora da empresa; se for por VPN, vai depender se seu computador estiver pre-configurado para receber o programa. Em todo caso, necessita de senha, mas só vao acessar de fora de acordo com essas restriçoes que eu mencionei. ENTÃO, não é "desde que tenham uma senha", mas sim "desde que cumpram algumas restrições"

  • A Intranet pode ser acessada tanto de dentro das instalações da empresa quanto de fora, basta que o pessoal da área de TI da

    organização autorize o acesso através de conexão pela Internet com mecanismos que podemos chamar de EXTRANET.

    Ou Seja, não basta ter somente senha específica. 

    Questão ERRADA

  • Pera lá, deixa eu ver se entendi!!!


    Seguindo a lógica do comentário mais útil, a intranet não pode ser acessada de um local externo, certo?! Pois se isso ocorrer ela passa a ser uma extranet. Bom, meu raciocínio foi este!!! 


     

  • Questão feita pra derrubar. Pq mesmo quem domina os conceitos de internet, intranet e extranet erra. 

    Mas acho que o erro da questão NÃO PODE estar na questão de ser uma intranet ou extranet. A questão gira em torno de "ser acessada de QUALQUER local físico", pois digamos que uma pessoa está com seu notebook em casa e quer acessar a intranet de empresa (tendo a senha para isso), mas não possui uma conexão com a internet (que possibilitaria acessar por meio de uma extranet aos programas disponibilizados na intranet). Ou seja, a pessoa não irá conseguir!

    O que me dizem?    

  • Não sou muito bom em informática, mas nessa questão, fui seco achando que estava certo. Pelo amor de Deus, essa questão está muitíssimo mal formulada. Na minha humilde opinião, não se discute conceitos, mas sim a possibilidade de se acessar.

  • Seus problemas acabaram!

    http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm

  • Prezados,

    Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.

    Portanto, questão errada.

  • ao meu ver, a questão está errada por dizer "externa à empresa" ao invés de "externa da empresa"... mas eu só acho

  • Nesta caso seria a EXTRANET

  • Ao meu ver, a questão está errada ao afirmar "desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade". Na verdade, nem é necessário ter uma senha.

  • A resposta encontra-se nesta página.

    http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm

  • para acesso externo tem que ter também internet

    para acesso interno não necessita de internet basta senha.
  • Caros,

    Questão de fato ERRADA.

    Os conceitos de intranet, ao meu ver, parece correto, entretanto o erro localiza-se no fato da questão sugerir que os usuários precisam de uma  senha "específica para essa finalidade". Ora, não é verdade. Os usuários de uma intranet (os funcionários, servidores, etc.) usarão a mesma senha  tanto em um lugar físico interno a empresa (na própria empresa) ou externo (na sua casa), ou seja não existe a necessidade de uma outra "senha específica" para o acesso de fora de empresa. 


    CUIDADO com o conceito de intranet-dentro e extranet-fora. Muitos livros se baseiam na identidade dos usuários para definir se o acesso é a uma intranet ou a uma extranet. Funcionários, servidores, até mesmo terceirizados, utilizam a intranet da sua empresa ao se logar de qualquer lugar (interno ou externo à empresa), entretanto clientes, por exemplo, ao acessarem a rede desta mesma empresa utilizam a extranet. 


  • Achei que era a famosa incompleta correta. Nem falou em estar disponível por acesso remoto... A pessoa vai num computador e coloca uma senha sei lá onde e consegue o acesso. Eu uso isso no trabalho, mas não é só ter uma senha. Tem que saber o IP de acesso remoto, senha do servidor e o cara da informática tem que criar esse acesso remoto, criando senha, restrições, pois eu, por exemplo, não posso acessar todas as funcionalidades disponíveis no programa que uso no trabalho. Acho que ficou incompleta demais o.o

  • "Em outras palavras, tecnicamente é possível acessar intranets de qualquer computador ligado à internet, caso a mesma também esteja ligada à internet."



  • Ao meu ver, a questão está CERTA e foi mal elaborada, vejam outras questões sobre esse mesmos assunto:


    Ano: 2008 Banca: CESPEÓrgão: SERPROProva: Analista - Comunicação Social (+ provas)

    Um usuário pode fazer um acesso seguro à intranet do SERPRO usando a tecnologia VPN, que cria um túnel virtual com o computador do usuário, usando criptografia.

    GABARITO: CERTA


    Ano: 2015 Banca: CESPEÓrgão: TCUProva: Técnico Federal de Controle Externo - Conhecimentos Básicos (+ provas)

    A respeito dos sistemas operacionais Linux e Windows, do Microsoft PowerPoint 2013 e de redes de computadores, julgue o  item  a seguir.

    Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet.

    GABARITO: CERTA.

  • GAB. E

    Para fazer a prova da CESPE em primeiro lugar não procure pelo em OVO.

  • Intranet pode ser local externo, desde que conectado internet e com acesso VPN. 

  • Errei. Questão do mal.

  • Explicação do professor Frank Matos para essa questão:

    https://www.youtube.com/watch?v=rpvGUVGuxZg


    A mais plausível que eu ouvi.

  • Como sempre Cespe deixando vaga as questões !

  • o erro está em: "desde que", pois exclui a opção de senhas tradicionais, não sendo necessária senha específica.

    Lembrando pessoal, que para a banca CESPE, o conceito de intranet está ligado ao empregado, e extranet ao não empregado(colaboradores, parceiros,fornecedores). TEM COMO REFERÊNCIA O VÍNCULO, diferentemente de outras bancas, que entende a intranet como acessada dentro da empresa, e extranet, fora da empresa. TEM COMO REFERÊNCIA O LOCAL FÍSICO
  • O erro da questão reside pura e simplesmente no trecho "senha específica para esta finalidade".

    No mais, a proposição está correta. De fato, pode-se acessar serviços (softwares) em locais alheios às dependências do ambiente de trabalho. No entanto, não se exige uma senha específica para quando se está dentro e outra para quando se está fora. A senha pode ser a mesma.

  • Se cair sobre intranet e senha ... segura na mão de Deus pq a banca é confusa quanto a isso, ora ela diz que é necessário login e senha ora não !!! Confusa !??????

    As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, irrestrita e pública, sem que os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.

    Gabarito errado 

  • A intranet é uma rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa e muitas vezes liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede. Essa restrição do ambiente de trabalho não é necessária, já que as intranets não são necessariamente LANs, mas sim redes construídas sobre a internet. Em outras palavras, tecnicamente é possível acessar intranets de qualquer computador ligado à internet, caso a mesma também esteja ligada à internet.

    Ou seja, o que faltou foi a conexão a internet!


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • O erro da questão está quanto ao acesso externo, pois para termos acesso ao acesso remoto(externo) teríamos q ter alguma ferramenta instalada, VPN(Virtual private network), por exemplo, no computador da nossa casa pra acessar a mesma intranet da empresa, então não basta ter só a senha especifica tem q ter um programa especifico pra isso, aí conseguimos de boa acessar a mesma intranet do ambiente interno no externo e com a mesma senha!!!

  • A Lauriana postou o vídeo do professor explicando a questão uso PC a anos e já usei muito VPN, na questão não tem nada de VPN, ele misturarão VPN com algo simples.

  • Felipe A. não seria isso.. veja a aula que a Lauriana postou, ele explica bem isso. intranet pode ser acessada em local físico externo sim.. isso acontece muito para funcionários público.s

  • simplesmente questao podre! professor explica q "acesso de qualquer local fisico" é muito abrangente. esse argumento n me convence, a banca é uma droga mesmo, se vc fala em acesso logicamente vc se refere a um local que tenha tal acesso, essa banca inventa aff...

  • Depois de errar essa questão e ler os comentários, cheguei à conclusão de que, se a Cespe colocá-la em outra prova, errarei novamente.

    Não é nada com os colegas (dos comentários), é com a CESPE mesmo!
  • Segundo o Profº Frank Mattos do 1001 Concursos, o erro da questão está em dizer "desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade".

    Não é somente através de senha específica, pois o usuário pode acessar simplesmente colocando login e senha tradicional.

    Segue o link da explicação do professor: https://www.youtube.com/watch?v=rpvGUVGuxZg

  • O comentário do professor fala que o erro está em sobre "qualquer local físico", quer dizer um lugar sem internet. É pra derrubar qualquer um.

  • Ue! mas não falou qual seria o usuario? se for um usuário empregado da empresa e intranet. Se for um fornecedor por exemplo e uma extranet.

  • Comentário do Professor:

    Autor: Leandro Rangel , Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU)

    Prezados,

    Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.

    Portanto, questão errada.

    ¬¬

  • Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: Telebras Prova: Analista Superior - Comercial

    Com relação a redes de computadores e a Internet, julgue o item subsequente. A rede intranet, circunscrita aos limites internos de uma instituição, utiliza os mesmos programas e protocolos de comunicação da Internet, mas é restrita a um conjunto específico de usuários que, para acessá-la, devem possuir um nome de login e uma senha.

    questão certa.
    vai entender a cespe...

  • Utilizando o conhecimento de mundo, sabemos que e possivel acessar programas de uma empresa estando conectado externamente a esse programa. Ex: O programa SAP ERP.

    Agora, utilizando conhecimento de mundo CESPE e quando ela utilizar este conhecimento. Não e possivel

  • Gabarito Errado. Explico:

    É possível acessar também externamente a Intranet, de qualquer lugar fora da empresa, até mesmo em outro País, mas para isso o empregado (que faz parte do grupo restrito de usuários de determinada empresa) deve estar conectado à internet, e a empresa deve estar com o roteador ligado. Do contrário, somente com a senha não será possível acessar.

     

    Obs:Também não pode ser qualquer usuário, mas o Empregado da empresa( funcionário, servidor ou tercerizado que faça parte desse grupo restrito que tem acesso às informações privadas).

  • Errado.

     

    Intranet é uma rede privada de computadores. Extranet pode ser vista como extensão de uma intranet para usuários externos a uma organização, geralmente parceiros, vendedores e fornecedores, em isolamento de todos os outros usuários da Internet. CERTO

     

    Ou seja, acesso fora da empres > extranet. 

     

  • O motivo de a assertiva estar incorreta é que eu posso acessar, de qualquer lugar, a intranet da minha empresa usando a mesma senha que eu uso quando estou na minha mesa de trabalho lá na empresa. A senha específica só é necessária em situações muito particulares, que demandam cuidado adicional com a segurança das informações. Valeu, Professor Frank!

     

     Na minha empresa é um pouco diferente. Não há necessidade de senha específica em situação alguma. O bloqueio de conteúdos é feito em função da chave do funcionário. Todo mundo usa a mesma senha, em casa ou no trabalho. 

  • nao concordo com esse conceito muito restrito de alguns colegas aqui de que: acesso fora da empresa é EXTRANET!

     

    veja bem sou funcionario de uma empresa tenho meu login minha senha de acesso, vou pra casa e la acesso minha conta da empresa para poder terminar relatorios e tudo.... 

    neste exemplo continuo acessando uma INTRANET, ja q fato de estar na minha casa e nao dentro da empresa nao me desqualifica como funcionario dela, logo nao ha q se falar em EXTRANET.

    o erro da questao é q esta abrangente demais!

  • Observando os comentários e conhecendo melhor a banca CESPE, cheguei a conclusão de que se a questão usar a expressão: "QUALQUER".. seguida de "DESDE QUE".... a questão estará ERRADA.

     

     

  • Será que o erro da questão está em não dizer que o usuário tmbm precisará estar conectado a internet quanto ao uso externo? pq somente ter a senha  não basta.

  • Danielle Souza - Segue abaixo a resposta do professor do QC Leandro Rangel.

    Sua ideia também esta certa.

    "Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.

    Portanto, questão errada."

  • ERRADO

     

    O erro está em dizer que para acessar o ambiente da rede intranet de um local externo é necessário uma "senha específica". Segundo entendimento do Cespe sobre esse tema, a diferença entre intranet e internet passa em torno não da localidade (se interna ou externa), mas se o acesso é restrito ao ambiente corporativo ou não. Sendo assim, muitas vezes, não é necessário uma senha ESPECÍFICA, dando a entender que o dado seria absolutamente confidencial e restrito apenas aos funcionários da empresa. Às vezes, apenas uma senha comum dá acesso ao ambiente corporativo da rede, desde que disponibilizado para um "terceiro" para essa finalidade; quer esteja acessando de um local físico interno ou externo. Corforme entendimento firmado pela banca a respeito do tema. Ver também:

     

    https://www.youtube.com/watch?v=rpvGUVGuxZg

  • Não pode acessar de local externo, ..

  • concluindo, : INTRANET - interior

                       EXTRANET - exterior 

  • Pessoal leiam o comentário da nossa amiga "Até vencer" é o que está correto para o CESPE.

     

  • Vamos interpretar a CESPE.

    No caso a questão ficou abrangente demais, não limitando o acesso a usuários "empregados" e "não empregados", é ai que a CESPE joga a casca de banana.

  • IN intranet internoooooooooooo

    EX extranet externoooooooooooo

  • QUEM DÁ MAIS...SEM COMENTÁRIOS:

     

    VIDE  Q542640

     

    Uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet.

     

    CESGRANRIO EX.:  Acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular.

     

    FCC-    apesar de ser considerada uma internet interna, PERMITE que computadores localizados remotamente, mesmo que em uma filial, acessem o conteúdo de servidores que estejam na matriz ou sede da organização.

     

  • não necessariamente uma senha.

     

    O acesso á intranet de fora da empresa denomina EXTRANET.

    Para estabelecer extranet é necessário uma criptografia, pois vou ter contato com dados privados, confidenciais daquela organização e tais dados serão acessados pela rede mundial de computadores, internet. Logo, o risco é grande dos dados serem interceptados, logo preciso estabelecer uma VPN ( canal de tunelamento de Dados ).

     

    Vpn não impede o acesso aos dados, ele apenas dificulta o entendimento dos dados, pois as mensagens estarão Cifradas em códigos, números, ou seja, leitura ' IMPOSSÍVEL '.

     

  • Essa questão veio para destruir sonhos. Dá um entendimento que está se referindo ao acesso apenas apenas pela internet, enquanto o comentário do professor diz, que pode ter referência a um ambiente físico sem acesso.

    Não gostei dessa questão. 

  • No meu material do gran cursos diz que não precisa estar necessariamente dentro do órgão para acessar a intranet.
  • Não concordo com o gabarito nem com o professor. A questão diz "podem", ou seja, há possibilidades. Não há restrição, nem negação. 

  • 62% erraram.. Vem cá da-me um abraço! #tamojunto

  • FAZENDO UM CAFÉ AQUI PRA QUEM TBM ERROU.

  • Intranet refere-se a informações privadas, acessadas por um grupo restritos de usuários (normalmente

    empregados: terceirizados, servidores ou funcionários) e pode ser composta por redes locais, que

    utilizam a tecnologia TCP/IP. Esse serviço habitualmente é acessado de dentro da empresa, porém existe

    a possibilidade do acesso ser feito de fora da empresa, utilizando a rede mundial de computadores

    (internet). Nesse último caso, aconselha-se o uso de recursos de segurança de criptografia para acesso

    remoto e tunelamento (VPN), como também protocolos mais seguros (SSH). O uso de uma senha

    específica, pode ser utilizada ou não, entretanto não é obrigatório como informa a questão.

  • Vou te contar viu! o que é isso?, aff. Uma caracteriística que oberservei no CESP - quando o cândidato estiver com o domínio do subjetivismo de algumas questões da banca (principalmente relativos aos verbos: PODER e ao predicativo É NECESSÀRIO..., ele passará.

  • blz vou acessar através da cafeteira da copa. 

  • Questão considerada CERTA pela CESPE em 2015, diz que a intranet pode ser acessada por um computador remoto, ou seja, de um local fisico externo.

    Vai entender...

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: TCU

    Prova: Técnico Federal de Controle Externo - Conhecimentos Básicos

    A respeito dos sistemas operacionais Linux e Windows, do Microsoft PowerPoint 2013 e de redes de computadores, julgue o  item  a seguir.

    Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet.

  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

     

    A questão torna-se do mal quando afirma: "de qualquer local físico interno ou externo à empresa". Ou seja, o local externo a empresa não pode ser qualquer um, porque necessita de um local com acesso a internet e com máquinas que possam se conectar à empresa. Um outro erro está em colocar: "desde que os usuários tenham uma senha específica". Isso não é necessário sempre, pois existem outros tipos de autenticação.

     

    Gabarito: Errado.

  • Existe o erro em 2 situações. Primeiro é falar que os programas disponibilizados na intranet podem ser acessados de qualquer local físico. E se este local fosse uma caverna a 1km de profundidade da surpefície no meio do deserto do Saara? É praticamente impossível ter internet nestas condiçoes(desculpe o exagero). O outro erro, caso aquele ainda nao tenha sido suficiente, é afirmar que para ter o acesso é obrigatório possuir uma senha. Mentira, pois o acesso também pode ser via certificado digital.

  • DA SÉRIE: RESPONDA QUE EU JUSTIFICO

  • Estamos sabendo

     

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: TCU

    Prova: Técnico Federal de Controle Externo - Conhecimentos Básicos

    Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet. CORRETA

     

     

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: Telebras

    Prova: Analista Superior - Comercial


    A rede intranet, circunscrita aos limites internos de uma instituição, utiliza os mesmos programas e protocolos de comunicação da Internet, mas é restrita a um conjunto específico de usuários que, para acessá-la, devem possuir um nome de login e uma senha.CORRETA

  • Li algumas vezes a questão e alguns comentários e acredito que o fato dela estar errada é APENAS o "desde que tenha uma senha específica", pois teria também que ter o acesso a INTERNET.  Discordo de todos os outros comentários que vi, enfim... #segueojogo

  • Ridícula questão!! É como se ele pudessem dizer que o computador pode estar ligado na internet mas se tiver sem internet banda larga está falsa a questão!!

    Vou acessar a intranet com a minha cafeteira ali e já volto!!

  • Que comentário fraco do professor, parece que não tem argumento pra ir contra a banca

  • A questão está correta, mas como sempre o CESPE inventando moda. A intranet pode ser acessada de qualquer outro local físico, já acessei intranet de trabalho estando em casa, claro que através de login e senha. 

  • Eita CESPE. Dai esta esta correta: 

    Q542640 - Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet.

  • Prezados,


    Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.


    Portanto, questão errada.


  • " Olho de Thandera de-me a visao alem do alcance"

  • ai ai ai

  • Cespe sendo cespe

  • nem toda intranet tem acesso externo (o que seria feito por uma extranet) algumas implantações de intranets são realmente limitadas apenas para acessos internos...

  • EXTRANET É APENAS UMA EXTENSÃO DA INTRANET..........

    TENSO......

     

    A Intranet é uma rede de computadores corporativa – privada, restrita e exclusiva a um público específico –
    que se utiliza de tecnologias, padrões e serviços comuns à internet com o intuito de compartilhar informações
    e recursos computacionais, além de melhorar a comunicação interna entre membros de uma organização.
     

     

    EXTRANET A Extranet é uma rede privada de computadores que funciona como uma extensão da Intranet, permitindo o
    acesso restrito a usuários externos de uma organização via Internet – em geral, parceiros, fornecedores e
    clientes.

     

    ESTRATÉGIA

  • nego procura pescoço em sapo

  • Errado

    Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.

  • Questão com 115 comentários (até o momento) deixo quieto se errei. E tipo de questão que pode ter o gabarito que o examinador quiser.

  • Acessada INTERNAMENTE: Intranet

    Acessada EXTERNAMENTE: Extranet

  • Para mim, correta a questao, uma vez que a EXTRANET nada mais é do que uma extensao da INTRANET.

  • A questao está questionando se as aplicaçoes disponibilizadas na intranet de uma empresa PODEM OU NAO ser acessadas de local interno ou externo. E de fato, podem. Nao está questionando se isso será feito por meio de intranet ou extranet. Portanto a questao deveria estar correta.

  • questão errada.

    1) intranet, acesso remoto e internet

    2) usuário, senha e autorização

  • Senhores, a Extranet é uma extensão da Intranet, não são coisas distintas como afirma o gabarito da Questão, pelo amor de Deus. Tipica questão feita para derrubar quem estuda e beneficiar poucos.

  • Tem que ser muito defensor do CESPE para conseguir defender o gabarito dessa questão como errado. Não é justificativa dizer que se o acesso for externo deixa de ser uma intranet, até porque a banca já considerou que a extranet é uma extensão da intranet na prova do TCU em 2015, vejam:

    (CESPE / TCU – 2015) Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa

    destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um

    computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet. (Correto)

    Ou seja, tenta a sorte

  • quem defende tem que se F... muito!

  • Minha contribuição.

    Extranet => Trata-se de uma parte da Intranet que fica disponível na Internet para interação com clientes e fornecedores de uma organização, mas com acesso autorizado, controlado e restrito.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • é Totalmente possível acessar uma intranet desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

    E isso passaria a ser EXTRANET... a questão tá muito mal feita... acho que nessa época os estudantes de t.i. não sabiam que existia RECURSO.

  • OU MANO O NISHIMURA O MAIS BRABO MANDOU QUE O GABARITO É CERTO, MANO SE O NISHI MANDOU TÁ MANDADO FDSFD EKSKSKDKKD

  • Questão errada. Programas disponibilizados em uma intranet... podem ser acessados...

    Ou seja, a questão aborda o acesso a programas que estão na intranet. É possível acessar esses programas pela Extranet. Porém, não é de qualquer luga físico interno ou externo como diz a questão, já que é necessário um local físico com acesso à internet.

  • Errado, a extranet permite esse acesso remoto.

  • Gab.: ERRADO!

    Não é necessário apenas o uso de uma senha específica.

  • O erro está no "desde que...".

  • Desde que tenha uma senha específica + acesso previamente autorizado + acesso à internet (ver extranet/VPN).

    Gabarito errado.

  • Não é em qualquer lugar fisíco, pois necessariamente precisa de internet e também não é somente com o uso de uma senha.

  • O maior erro da questão foi afirmar que pode haver acesso externo à intranet, tendo apenas uma senha específica para isso e nada mais. Errado. É preciso ser autorizado, é preciso ter acesso a internet, é preciso que haja permissão pra isso. Não apenas uma senha específica para esse fim. Portanto, ERRADA.

  • Vou direto ao ponto pra não colocar TEXTÃO!

    O erro aí tá em ´´SENHA ESPECÍFICA``!

  • Há uma série de confusões que se faz com a interpretação de itens análogos a esse. Em linhas gerais, costumamos dizer que a Intranet só pode ser acessada internamente. Conforme foi visto anteriormente, no entanto, é possível acessar usando uma VPN de acesso remoto. O grande problema das questões da banca Cespe/Cebraspe, você precisa analisar palavra por palavra. O uso do termo “desde que os usuários tenham”, passa a ideia de que basta ter uma senha e podemos acessar a Intranet, mesmo estando fora da rede corporativa. O que lembra muito mais o acesso a uma Extranet. Item errado!

    Prof Erion Monteiro

  • GABARITO = ERRADO

    INTERNO - INTRANET

    EXTERNO - EXTRANET

  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

    o erro tá em confundir intranet, que só pode ser acessada no ambiente interno de uma organização, com Extranet que aí sim poderia ser acessada no ambiente externo da organização.

  • Fala Guerreiros, apenas complementando os comentários dos colegas:

    > Tanto a Extranet quanto a Intranet, fazem parte da rede de comunicação interna da empresa. Porém, o que diferencia é o seguinte:

    1} Extranet: Ambiente Interno e Externo, uma vez que o acesso pode ser feito fora do ambiente empresarial, como por exemplo, para colaboradores e diretores da organização.

    2} Intranet: Ambiente Interno, uma vez que o acesso deve se manter dentro do ambiente de trabalho, sem intervenção ou meios de comunicação externa, seja com colaboradores ou não.

    ...

    Bizu:

    Intranet é um bicho ---> Pessonhento: PErmitido SO dENTrO

    ...

    Bons Estudos!

  • Galera... só lembrando que a Extranet é uma extensão da Intranet. Estou vendo o pessoal falando que o erro da questão é confundir intranet com extranet. Não é isso! O erro da questão é que não basta somente a senha.

  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

    Na minha visão:

    1º Erro está " Desde que os usuarios tenham uma senha especifica para essa finalidade "

    O correto seria login e senha.

    2º Erro está " podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa "

    Qualquer local físico fico muito abrangente como se qualquer lugar no mundo fosse possível o acesso.

  • Prezados,

    Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.

    Portanto, questão errada.

  • Comecei a fazer uma analogia aqui, por falar em programas, lembrei que trabalhei em uma empresa que tinha um programa especifico e que a gente só podia acessar nos computadores dentro da empresa. Pode ser isso.

  • Questão simples que vocês estão dificultando.

    Gente nem toda empresa disponibiliza a intranet para ser acessada fora da empresa.

    Tem empresa q fornece intranet apenas na própria rede local.

    A questão foi abrangente demais ao dizer que a intranet de uma empresa pode ser acessada de qualquer lugar físico interno ou externo, sendo q ela nem cita se essa empresa possui uma extranet.

  • Questão extremamente mal formulada.
  • Questão confusa. Comentário do professor vai de encontro ao posicionamento em outras questão, como se ele passasse pano para o gabarito. enfim, siga la pelota

  • Minha tomada de decisão em marcar como errada, foi a questão afirmar que os usuários deveriam ter uma senha específica para acessa-la.

  • a questão esta falando da extranet

  • Errei a questão.. Agora relendo fiz alusão ao termo "programas", vejo como sendo restritivos a essa intranet. Entendi que não seria capaz baixá-lo ou acessá-lo, fazendo uso da extranet.

    Como por exemplo um programa do Banco do Brasil, onde apenas nas máquinas internas é possivel fazer tal instalação.

  • Que eu saiba da para acessar uma intranet através da extranet(ambiente externo). Sinceramente não entendi essa questão.

  • Gabarito: Errado

    Intranet --- local físico interno da empresa.

    Extranet --- local físico externo da empresa.

  • Pessoal, o erro da questão está em condicionar o acesso a intranet somente se tiver senha, digamos que você está com o notebook com wifi conectado a rede da empresa e você leva esse notebook para um ambiente externo .... nessa situação como você está conectado a mesma rede da intranet não é necessário senha para acesso. conclusão, a questão condicionou apenas a uma única possibilidade. GAB. ERRADO

  • QUEST. ERRADA

    Quando se acessa à intranet, por meio da internet, fora do estabelecimento privado, é denominado Extranet.

  • Programas disponibilizados numa intranet podem ser acessados, sim, em qualquer lugar físico, interno ou externo, desde que o usuário seja autorizado.

    A limitação de acesso se dá aos parceiros da empresa, mas mesmo assim eles poderão ter acesso à intranet onde quer que estejam.

    Ex: servidor público que confere sua escala de serviço via intranet do órgão ao qual pertence ou ainda, pessoa do povo que quer "baixar" alguma certidão criminal negativa no sistema da PF.

    > Tais informações podem ser acessadas de qualquer lugar.

    > Percebamos que, em ambos os casos, existem acessos diferentes feitos por pessoas diferentes e lugares diferentes.

    Esse foi meu entendimento, mas, caso haja algum erro, podem ficar a vontade para me corrigir.

  • Triste.

  • questão muito bem elaborada

  • A banca afirmou que só a senha resolveria, na realidade, sem Internet para acesso a rede, não adianta ter Senha!

  • Uma extranet é um tipo de intranet onde os usuários externos à rede interna acessam PARTE dessa rede via Internet, normalmente por meio de login e senha.

    Acredito que o erro seja, "desde que por meio de senha". Primeiro porque pode se exigir login também e segundo porque essa forma de autenticação pode não ser obrigatória. Por exemplo: uma empresa pedir o CNPJ para o fornecedor externo acessar a rede interna.

  • Não mencionou extranet um abraço no gaiteiro.

  • Acredito que o erro foi não ter mencionado nenhuma forma de acessar esses locais físicos, atraves da VPN, extranet e etc..

  • pelo que eu intendi, se é local físico, então se utiliza um link dedicado (ou seja, cabo). não sendo possível o acesso de qualquer lugar no mundo por conseguinte.
  • "Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade."

    A questão está CORRETA.

    VEJAMOS: os programas estão na intranet de uma empresa.

    POSSO ter acesso à intranet mesmo estando fisicamente distante? SIM!

    Para ter acesso eu teria de ter uma senha específica? SIM, a cadastrada pelo ADM da rede.

    Como seria esse possível acesso? Via VPN, por exemplo. Então, desde que que eu tenha uma senha cadastrada para acessar a intranet de uma empresa, eu POSSO ter acesso a ela e usar o programa lá disponibilizado? SIM!

    QUESTÃO CORRETA! Pnc do examinador "ruimzão" que fez essa questão... Deve ter sido o estagiário kkk

  • Só por ter a senha ele não acessa de um orelhão público por exemplo (qualquer lugar físico) só com senha ele não consegue entrar em nada, ele precisa também computador e internet,

    coloquei a senha no bolso e cheguei no pantanal consigo acessar o programa numa arvore,

    sem internet nem nada ?

    Questão errada.

  • Para isso deve ser aberto um canal como por ex uma VPN.

  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

    Não pertenço à área, mas penso que a assertiva foi muito generalista. Nem toda intranet tem acesso à internet. Nem toda intranet deve oferecer serviço à extranet. Se eu estiver errada, por favor, me corrijam no privado.

  • Questão de mão dupla, e como sempre o CESPE entra pela contra mão ... Para os estudantes de faculdades sabem o quanto essa questão está certa, entrando nos sites das faculdades existem login dos alunos na intranet do órgão, é exatamente o que a questão cita, um acesso externo com login e senha a uma intranet. Porém ao mesmo tempo, pode-se chamar também de extranet já que geograficamente não está na rede local, tornando-se um acesso externo.

  • INTRANET = ACESSO LOCAL, RESTRITO APENAS AOS FUNCIONÁRIOS.

    EXTRANET = ACESSO REMOTO, ACESSO ESTENDIDO AOS FUNCIONÁRIOS, CLIENTE, FORNECEDORES E POR AI VAI.

    RESUMÃO RÁPIDO AI, PRA AJUDAR UM POUCO O ENTENDIMENTO.

  • Interno/intranet

    Externo/extranet

    Gab: Errado

  • Desde que tenha uma senha específica + acesso previamente autorizado + acesso à internet (ver extranet/VPN).

    via: Vinícius Ceola

  • Gabarito: Errado

    Principais Regras de INTERNET X INTRANET X EXTRANET:

    • Internet: Pública; Bilhões de computadores conectados; Basta você contratar uma operadora (modem ADSL) para ter acesso; Constituída de protocolos; Conexão WAN.
    • Intranet: Privada; Criada para um número restrito de computadores. A ideia é fornecer serviços para um público autorizado/alvo; Possui as mesmas características que a internet, inclusive os protocolos; Ela é independente quando comparada a internet, mas hoje sabemos que é muito dificil você não usar a extranet; Conexão LAN.
    • Extranet: Acesso externo da organização, isto é, através de um login/senha ou uma rede virtual privada (VPN), você consegue ter acesso a intranet estando na sua casa, sentando e relaxando.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Há uma série de confusões que se faz com a interpretação

    de itens análogos a esse. Em linhas gerais, costumamos

    dizer que a Intranet só pode ser acessada internamente.

    No entanto, é possível acessar usando uma VPN de acesso remoto. O grande

    problema das questões da banca Cespe, você

    precisa analisar palavra por palavra. O uso do termo

    “desde que os usuários tenham”, passa a ideia de que basta

    ter uma senha e podemos acessar a Intranet, mesmo estando

    fora da rede corporativa. O que lembra muito mais o acesso

    a uma Extranet.

  • Faço questão de errar essa com orgulho.
  • Depende, a banca não falou sobre o uso da VPN.

  • acessos:

    interno: intranet - interior da empresa

    externo: extranet- exterior da empresa


ID
894787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de segurança da informação, julgue os itens que se seguem.

A implantação de controle de acesso a dados eletrônicos e a programas de computador é insuficiente para garantir o sigilo de informações de uma corporação.

Alternativas
Comentários
  • Certa.
    Nada garante o sigilo de informações de uma corporação. Não existe sistema 100% seguro na área de tecnologia da informação. Como exemplo disso temos os próprios sistemas do iphone e do playstation que são quabrados a cada edição lançada.
  • A implantação de controle de acesso a dados eletrônicos e a programas de computador é insuficiente para garantir o sigilo de informações de uma corporação. ERRADO
    Questão batida do CESPE - A palavra garante, dentre as diversas questões que resolvemos, deixa as assertivas no contexto de seg. da informação ERRADAS.
    Isso porque depende de todo um conteúdo de controles lógicos, físicos e socias para que juntos AUMENTEM a segurança do sistema e não de fatores isolados que podem conter vulnerabilades como passivos propícios à ataques maliciosos.
  • Ipua Freitas
    Seu comentário está equivocado.
    A questão está CERTA e não errada como você colocou.

    A palavra garantir - neste caso está com sentido inverso, já que diz na questão que - é insuficiente para garantir - ou seja, não garante...
  • É verdade Daniela, desculpe, a questão está correta porque a questão diz que é INSUFICIENTE... por isso.
    Mas o raciocínio que falei CONTINUA VÁLIDO!!!
  • segurança da informação está relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidadeintegridadedisponibilidade e autenticidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados. O conceito de Segurança Informática ou Segurança de Computadores está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas também a dos sistemas em si.
  • GABARITO CERTO 

    NÃO EXISTE NENHUM PROGAMA QUE GARANTA O SIGILO DA INFORMAÇÃO, OU SEJA, NADA É 100 % SEGURO.
  • No gabarito oficial está como Errada! o.O

  • No gabarito definitivo consta como CERTA esta questão.

    Caderno de provas: http://www.cespe.unb.br/concursos/cnj_12/arquivos/CNJ13_CBNS2_01.pdf
    Gabarito: http://www.cespe.unb.br/concursos/cnj_12/arquivos/Gab_definitivo_CNJ13_CBNS2_01.PDF
    Mudanças de gabarito: http://www.cespe.unb.br/concursos/cnj_12/arquivos/CNJ_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF
  • Nossa, que confusão.
    A questão está CERTAA implantação de controle de acesso a dados eletrônicos e a programas de computador é
    insuficiente mesmo. Para garantir o sigilo é necessário um conjunto de controles físicos e lógicos. Além de tudo, a criptografia é o mínimo que se exige quando se fala em segurança da informação. E mesmo assim, nada será 100% seguro em se tratando de informática.
  • nossa!!!! Gi. não fique nervosa, é insuficiente.
  • Lembrando que apesar de todos os cuidados tomados, sempre haverá a maior das vulnerabilidades, a vulnerabilidade humana, que não há como bloquear, portanto, sendo neste caso a palavra insuficiente totalmente correta para demonstrar que nunca haverá total segurança de um sistema.

  • Certo!


    Dica: Na informática nada é 100% seguro ou suficiente!

  • Poxa! li rapido suficiente rsrs.

  • QUESTÃO PEGA RATÃO

    ME PEGOU TBM KKKKK

    TMJ JOCIEL

  • Mais alguém leu suficiente. :/

  • Filipe Costa, quase, mas foi por pouco mesmo...kkkkkkk

    mas acertei a questão..UFA !!!

     

    #SEGUEFLUXO

  • A segurança da informação, para as bancas, NUNCA ESTÁ SUFICIENTE. 

  • CERTO

     

    NADA em TI é 100% seguro ou garantido.

  • Quem leu " suficiente" e se ferrou, toca aqui !

  • O controle de acesso pode ser manipulado de várias formas, seja diretamente por ataques ou indiretamente por engenharia social e etc.

  • Nada é 100% seguro, leve isso pra todas as provas que contêm informática (especialmente dessa banca maldita)

    GABA: C


ID
894790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de segurança da informação, julgue os itens que se seguem.

As possíveis fraudes que ocorrem em operações realizadas com cartões inteligentes protegidos por senha são eliminadas quando se realiza a autenticação do usuário por meio de certificados digitais armazenados no cartão.

Alternativas
Comentários
  • errada.
    Os chupa-cabras estão por ai atuando em todos estados. As possíveis fraudes NÃO são eliminadas quando se realiza a autenticação ( logar no sistema ) do usuário por meio de certificados digitais armazenados no cartão.
  • Questão ERRADA.

     A assertiva torna-se ERRADA ao afirma que as fraudes são ELIMINADAS ( ou seja totalmente acabadas), mas sabe-se que as formas de proteção de dados, a segurança da informação apesar de dificultar ao máximo a vida dos fraudadores não as deixa totalmente invioláveis.  Leva-se em conta também o quanto irá se gastar para quebrar/fraudar a informação desejada, fazendo-se um relação de "custo/benefício" do que deseja-se fraudar e o custo efetivo para fraudar esse sistema.
  • A fraude não é ELIMINADA, mas a possibilidade dela acontecer é drasticamente reduzida.


    QUESTÃO ERRADA!!

  • É o que sempre comentam a respeito sobre segurança na internet ou qualquer outro meio que envolva softwares.


    NADA É 100% SEGURO.


    afirmação ERRADA.

  • Cespe gosta de cobrar isso. Autenticação garante a autenticidade do usuário, mas NUNCA o sigilo ou sua proteção.

  • Em informática nada é totalmente seguro.

  • Nada em informática é totalmente seguro... exceto quando a CESPE assim o considera. A CESPE é tão poderosa que contraria a própria jurisprudência do CESPE quando dá na telha... e olha q a jurisprudência CESPiana está acima da Constituição Federal.

  • Um Cartão Inteligente (SmartCard) é um cartão que possui um chip para leitura em seu interior.

    Apesar de o certificado digital aumentar a segurança, as fraudes não são eliminadas por completo, apenas mitigadas.

    Errado

  • Um Cartão Inteligente (SmartCard) é um cartão que possui um chip para leitura em seu interior.

    Apesar de o certificado digital aumentar a segurança, as fraudes não são eliminadas por

    completo, apenas mitigadas.

    Gabarito: Errado

  • Bandido da jeito para tudo, então ERRADA.

  • Não há uma certeza.

  • Minha contribuição.

    Certificado Digital => Ele funciona como uma ''carteira de identidade'' no mundo virtual. Isso acontece quando um documento eletrônico é assinado digitalmente por uma entidade certificadora com o objetivo de vincular uma pessoa ou empresa a uma chave pública.

    Abraço!!!

  • Outro erro, pelo menos eu acho, é que a questão está falando de assinatura digital e não de certificado digital.

    PS. Me corrijam se eu estiver errado!

  • Fico me perguntando como funciona a autenticação através de certificado digital e por que há aumento de segurança, nesse caso, em relação a quem usa login e senha. Uma coisa é certa: junto ao certificado digital encontra-se a chave pública do usuário. Provavelmente, ao se utilizar um smartcard com certificado digital, em algum momento o usuário deverá utilizar sua chave privada para autenticação. Assim, burlar uma senha (algo que eu sei) talvez seja mais fácil do que burlar uma chave privada, daí o aumento de segurança. Contudo, nenhum sistema de segurança é perfeito e, mesmo em situações de autenticação via certificado digital, nada impede que haja alguma falha no sistema.

  • Na informática nada é 100% seguro e na Cespe nada é absoluto

  • Minha contribuição.

    Ataques e Golpes

    Engenharia Social => É um conjunto de práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas, através da persuasão e se aproveitando da ingenuidade ou confiança das pessoas.

    Força Bruta => Consiste em adivinhar, por tentativa e erro, um nome de usuário e senha.

    DOS (Denial of Service) => É uma técnica pela qual um atacante utiliza um equipamento conectado à rede para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à Internet.

    IP Spoofing => Técnica de invasão de dispositivos que utiliza a clonagem de um IP de um usuário legítimo.

    E-mail Spoofing => Técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

    Ping of Death => É o envio de pacotes TCP/IP de tamanhos inválidos para servidores, levando-os ao travamento ou impedimento de trabalho.

    Phishing Scam => É uma fraude em que o golpista tenta enganar o usuário, para a obtenção de dados pessoais e financeiros que permitirão a aplicação de um golpe, combinando técnicas computacionais e de engenharia social.

    Pharming => É um tipo especifico de phishing que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no servidor DNS.

    Hoax => É uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso (fake news) e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental.

    Man in the Middle => É um ataque em que os dados trocados entre duas partes são de alguma forma interceptados, registrados e possivelmente alterados pelo atacante.

    Defacement => Desconfiguração de página (pichação), altera o conteúdo de uma página web.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!!

  • O bizu é considerar que, em informática, nada é 100% seguro ou confiável.

  • Malwares e Ataques

    As possíveis fraudes que ocorrem em operações realizadas com cartões inteligentes protegidos por senha são eliminadas quando se realiza a autenticação do usuário por meio de certificados digitais armazenados no cartão.

    ERRADO

    Malwares e ataques são , dentre várias atividades, para fraudes, entretanto existem meios como a AUTENTICAÇÃO do usuário por CERTIFICADO DIGITAL que ATENUAM as possibilidades e até a gravidade dos ataques promovidos, MAS NÃO ELIMINAM.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois transforma o sonho em realidade." 

  • Na informática tudo é possível.

    GABA: E

  • ERRADO

    Nada em informática é absoluto.

    Não existe método ou ferramenta que é 100% seguro.

  • Certificado digital garante integridade e autenticidade.

  • Certificados digitais podem ser fraudados e quebrado sua criptografia, não é por acaso que as autoridades certificadoras emitem uma lista de certificados revogados(LCR), cujos certificados perderam seus efeitos.

  • banca do cara...


ID
894793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito da organização de arquivos e pastas, julgue os itens
subsequentes.

Por padrão, a lixeira do Windows 7 ocupa uma área correspondente a 10% do espaço em disco rígido do computador.

Alternativas
Comentários
  • errada.
    1. Entre na Lixeira
    2. Clique com o botão direito na janela da Lixeira e selecione Propriedades


    Creio que esse percentual depende do hd.
  • De acordo com a consulta efetuada no sitio do windows, me parece que o windows 7 não estabelece tamanho padrão da lixeira, uma vez que há como configurar o tamanho ocupado por ela! Mas, o sitio não traz a resposta específica a questão! De qualquer forma, fica a dica de consulta ao http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/change-the-recycle-bin-settings. 
  • "Por PADRÃO a lixeira do windows 7 equivale a 10% da partição".
     



    Se por precaução você quiser manter na Lixeira todos os arquivos que excluir, é possível aumentar o tamanho máximo de armazenamento da Lixeira.

    1. Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse em Lixeira e, em seguida, clique em Propriedades.

    2. Em Local da Lixeira, clique no local da Lixeira que deseja alterar (provavelmente a unidade C).

    3. Clique em Tamanho personalizado e, na caixa Tamanho máximo (MB), digite o tamanho máximo de armazenamento (em megabytes) para a Lixeira.

    4. Clique em OK.


    Disponível em: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/change-the-recycle-bin-settings
  • Errada, porque o tamanho é personalizado.

  • Errado. A Lixeira do Windows XP possuía o padrão de 10% do disco rígido. No Windows 7 aLixeira tem o seu tamanho configurável, e não está associado a um valor específico de porcentagem. Teoricamente, o espaço possível destinado para a Lixeira será todo o espaço livre disponível nos discos rígidos (ou HD externo).
  • No Windows XP também é possível alterar o tamanho conforme o usuário deseje, CONTUDO, por padrão ela tem 10%.

    O Windows 7 não pode ser diferente, deve existr algum padrão na escolha do tamanho, mesmo que o WIndows escolha isso de forma aleatória (o que eu não acredito que seja feito).
  • De acordo com o Professor Renato da Costa, que pesquisou esse tema pra resolver essa questão em sala de aula: "O conteúdo da Lixeira ocupa espaço em seu disso rígido. Por padrão 10% de um disco de até 40 GB de tamanho são alocados para a lixeira, MAIS 5% de qualquer espaço acima de 40 GB"

    Fonte: http://www.concursovirtual.com.br/novidades/simulado--errata-%E2%80%93-windows-7-.html
  • questao duvidosa ao meu ver... na minha apostila da vestcon com o topico de windows7 diz que eh reservado 10% mas pde ser configurado para ate o tamanho total do disco...

    alguem pode esclarecer esses conceitos?
  • Correto o comentário do colega: O conteúdo da Lixeira ocupa espaço no disco rígido, por padrão 10% de discos com até 40 GB de tamanho e mais 5% de qualquer espaço acima de 40 GB.
  • Isabela, acho que se você der uma lida nos comentários supra vai entender o motivo. :)

  • O comentário mais votado está equivocado. O erro é simples: de fato no Windows XP a configuração era em % (por padrão, 10% do total do HD), mas no Windows 7 não é mais feito em porcentagem e sim em Megabytes (MB) e segundo a Microsoft o padrão de armazenamento da Lixeira do Windows 7 pode variar com base no tamanho do disco.

  • http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/change-recycle-bin-settings#1TC=windows-7

    Como se pode notar neste link, o usuário pode definir a capacidade de armazenamento máxima da lixeira do windows 7 a qual é definida em Megabytes (MB). É só clicar no ícone da lixeira com o botão direito e depois clicar em propriedades e definir no item tamanho personalizado (MB). Acrescente-se o fato de se poder marcar a opção de se excluir o arquivo sem que o mesmo passe pela lixeira a partir do menu propriedades da lixeira. Pegue seu Windows 7 e faça o teste.

  • No Windows 7, 

  • Tem muita gente comentando besteira win 7 não tem limite?Tem limite sim .

    EX: se o pc tiver 100 GB memoria a porcentagem da lixeira vai ser assim : 100 gb = 10% de 40 GB = 4 % GB , depois 5 % do restante no caso( 60 GB ) - 5% = 3 ,agora soma 4%+3% = 7% essa seria resposta   .Faz esse calculo de acordo com a memoria do pc ! Tem duvidas ainda? clica com botão direito do mouse em propriedades no ícone lixeira la vai ter tamanho maximo e personalizado , vc poder personalizar agora dizer que não tem limete completamente errado .

  • há aqui muita informação errada, o W7 tem sim como padrão 10% da capacidade de armazenagem do hd , mas pare para pensar, se a lixeira está vazia  ela estará ocupando 10% do hd?..na verdade ela PODE ocupar uma área corresponde a 10% ..logo questão errada ao afirmar que ela OCUPA 10% ..só isso gente.

  • DEUS AJUDA: ótimo comentário, esclarecedor e preciso.

  • Errado

    Aproximadamente 10 %

    10%  -  40 GB ou menos

    menos de 10%  + de 40 GB

    Fonte: Márcio Hunecke

  • Gabarito: Errado.

    A assertiva estaria correta se o computador tivesse apenas 40 GB; contudo, se o disco rígido tiver uma maior capacidade, o espaço reservado para a lixeira será de 10% de 40 GB + 5% da diferença entre a capacidade de meu HD (disco rígido) e 40 GB. Tomemos, por exemplo, um HD com 50 GB:

    10% de 40 GB = 4 GB

    5% da diferença = 5% de (50 - 40)GB = 5% de 10 GB = 0,5 GB

    Espaço destinado à lixeira = 4 GB + 0,5 GB = 4,5 GB

    A medida, porém, não é dada mais em % e sim em MB; assim, temos que transformar os 4,5 GB em MB:

    4,5 GB = 4,5 x 1024 = 4608 MB (tamanho máximo)

    Façam a verificação em seu computador: botão direito do mouse no ícone da Lixeira > Propriedades


    Bons estudos!


  • Concordo com Marcelo Varela. Tive a mesma explicação com o professor do Estratégia!

    Boa sorte para nós!
  • O Windows 7 define um tamanho máximo de espaço que a lixeira pode alcançar no disco rígido. Por padrão, o Windows 7 calcula o espaço máximo da seguinte forma:

    Se o disco rígido tem até 40 Gb, então é definido um espaço máximo de 10% do disco rígido, ou seja, a lixeira poderá utilizar até 4 Gb de espaço.

    Caso o disco rígido seja maior do que 40GB, então a lixeira terá o espaço máximo de 4Gb (10% de 40 Gb), mais 5% do espaço restante (acima de 40 Gb). Vamos calcular o espaço máximo da lixeira usando um disco rígido de 60 Gb.

    1) 10% para 40 Gb = 4 GB

    2) 5% para os 20 Gb restante = 1 GB

    3) Espaço limite = 4 Gb + 1GB = 5GB

    (Prof. Lênin e Júnior - Estratégia Concursos)

  • Procurem o comentário do mestre Nishimura.

  • Se tratando de windons 7 é personalizado.

  • Errado.

    O tamanho da Lixeira - no Windows 7 - é definido automaticamente pelo Windows, levando em consideração o tamanho do disco rígido.

    Fonte: http://www.rtell.com.br/Pcp/paginas/windows/dwind6.htm

  • O tamanho da leixeira corresponde a 4gb relativos aos primeiros 40gb do HD acrescidos do 5% do espaço restante.

    Exemplificando:

    Temos um HD de 500Gb

    Dos primeiros 40Gb totais do disco rígido substrai-se 4 Gb que posteriormente será somado;

    Daí substraindo os 40gb, fica 460gb.

    Desses 460gb pegamos 5% = 23gb

     

    Pegamos os 23gb e somamos dos 4gb que tiramos dos 40gb iniciais

    Resultado: 27gb.

    Obs: lembrando que esta regra somente é válida para o Windows 7!!!!!!

    Foco sempre!!!

     

  • Comentário do professor está claro e conciso, muito bom!!!

  • Até a versão XP, o Windows reservava 10% do seu HD para a lixeira. Do Windows Vista em diante, a capacidade do tamanho da lixeira ficou com uma reserva diferente, pois, ela varia de acordo com o tamanho do seu HD. Vejam: 10% de reserva para até 40GB de capacidade e 5% para o restante da capacidade. Sendo assim, o método para reserva de espaço para lixeira, atualmente, é variável e não padrão como afirmou a questão. Portanto, item errado.

  • EXCELENTE EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR FRANK

    DIRETO AO PONTO 

  • Peguei uma dica antiga... agora sei que não necessariamente é 10%... obrigado por me tirarem das trevas.

  • ERRADO. 

     

    A lixeira do Windows XP que possuía o padrão de 10% do disco rígido.

     

    No Windows 7 a lixeira tem o seu tamanho configurável, e não está associado a um valor específico de porcentagem. 

  • Lá vai para a cobrança do pênalti: " preparou, chutou e é goooooolllll. kkkkkkk. questões com base nas técnicas de chute.. informática é assim..  

  • GABARITO: ERRADO

    No Windows 7,o valor fica A CRITÉRIO DO USUÁRIO. O sistema realiza um cálculo baseado na quantidade de disco que o usuário tem disponível,PORÉM pode ser configurada até a CAPACIDADE TOTAL DO DISCO,caso o usuário assim desejar.

  • Em algumas situações o melhor mesmo é visualizar o comentário do professor!

  • Por padrão do S.O. o tamanho da lixeira é correspondente a 4gb relativos dos primeiros 40gb do HD somando a mais 5% do espaço restante do disco.

    Por exemplo: um HD de 500GB, os primeiros 40GB são utilizados 4 GB. O restante dos 460GB é somado a 5%= 23gb com os 4GB iniciais= 27GB. (Regra essa do Windows 7).

  • nesta versão por teoria, o espaço possível destinado para a Lixeira será todo o espaço livre disponível nos discos rígidos (ou HD externo). Simples assim...

  • Errado. A Lixeira do Windows XP possuía o padrão de 10% do disco rígido. No Windows 7 aLixeira tem o seu tamanho configurável, e não está associado a um valor específico de porcentagem. Teoricamente, o espaço possível destinado para a Lixeira será todo o espaço livre disponível nos discos rígidos (ou HD externo

  • O conteúdo da Lixeira ocupa espaço em seu disso rígido. Por padrão 10% de um disco de até 40 GB de tamanho são alocados para a lixeira, mais 5% DO EXCENDE

  • olha nível dos comentários desse lix0 de matéria! cada um fala uma coisa!

    impossível se preparar assim... esses comentários do Nishimura são pra concursos do tempo que quem mijav4 mais longe passava!

    É decorar e tentar lembrar! não dá pra tentar aprender nada nessa carniç4

  • Por padrão #PODERÁ# ocupar 10% do espaço do HD
  • ERRADO

  • PEGADINHA MALDOSA DE BANCA

  • Ela ocupa espaço no HD, e não no disco rigido.

  • Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática, Arquitetura

    Errado. A Lixeira do Windows XP possuía o padrão de 10% do disco rígido. No Windows 7 aLixeira tem o seu tamanho configurável, e não está associado a um valor específico de porcentagem. Teoricamente, o espaço possível destinado para a Lixeira será todo o espaço livre disponível nos discos rígidos (ou HD externo).

    obs: estude para não depender de comentário algum para evoluir, todos comentamos para somar , ninguém é obrigado a fazer nada por vc nem por ninguém.

  • comentário do usuário inativo que é resumido e concluído!

    O conteúdo da Lixeira ocupa espaço em seu disso rígido. Por padrão 10% de um disco de até 40 GB de tamanho são alocados para a lixeira, mais 5% DO EXCENDENTE.

    gab.E

  • pqp pqp pqp pqp pqp pqp pqp pqp pqp pqp pqp pqp AHHHHHHH

  • Gabarito:Errado

    Principais Dicas de Windows 7/10 com base no que eu já vi:

    • Pessoal, sem brincadeira alguma, mas essas questões de sistema operacional requer um USO DO USUÁRIO. Isto é, a grande maioria das questões que eu já vi decorre do uso do windows. As bancas gostam de focar nas teclas de atalho (Ex: CTLR + X = recortar; WINDOWS + E = abri o explore etc) e propriamente dito no windows explore (Gerenciador de pastas) também. Portanto, USE O WINDOWS. Você poderá assistir milhares de aulas, mas pode ter certeza que mais de 90% das questões podem ser respondidas apenas decorrente do uso do windows.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
894799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ano de 2012 provavelmente ficará na história como um
período de eventos climáticos extremos, tendência que se tem
mantido nas primeiras semanas de 2013. A China vem enfrentando
o pior inverno dos últimos trinta anos; a Austrália sofre com
queimadas por todo o país e teve, nos quatro últimos meses de
2012, o período mais quente de sua história; o Paquistão foi
inundado por enchentes inesperadas em setembro; o Brasil
conviveu com uma de suas primaveras mais quentes; e, nos EUA,
o último ano registrou a mais alta temperatura na parte continental
do país.
Folha de S.Paulo, 12/1/2013, p. C8 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do
tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Em meio aos eventos climáticos extremos que aconteceram em 2012, com invernos rigorosos e fortes ondas de calor que assustaram o mundo, o furacão Sandy atingiu vigorosamente Nova Iorque, paralisando por algum tempo a mais importante cidade norte-americana.

Alternativas
Comentários
  • Furacão Sandy transforma Nova York em 'cidade fantasma'


    Ruas da cidade americana amanheceram vazias; tempestade poderá afetar 50 milhões no país.


    Para executar este conteúdo em Java você precisa estar sintonizado e ter a última versão do Flash player instalada em seu computador.

     

    Nova York amanheceu como uma cidade fantasma nesta segunda-feira. Operações de prevenção contra o furacão Sandy, que deverá atingir a costa leste do país, causaram diversos transtornos.

    De acordo com meteorologistas, a "Big Apple" poderá ser uma das áreas mais afetadas pela tempestade que já deixou mais de 40 mortos em sua trajetória por Cuba, Haiti e outras ilhas do Caribe.

    O governo americano decretou estado de emergência em oito Estados da costa leste (Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey, Massachusets, Rhode Island, Connecticut, Delaware e Maryland). Mais de 6.800 voos foram cancelados e o sistema de transportes públicos de Nova York foi completamente interrompido.

    Ainda entre as medidas de precaução estão a retirada de 375 mil pessoas das áreas de risco, e sua transferência para 76 abrigos montados em escolas.

    O governador de Nova Jersey, Chris Christie, foi enfático em sua recomendação: "Não seja idiota, saia".

    Metrô de Nova York (BBC)

    Tempestade provou interrupção de transportes coletivos

    Até mesmo a Bolsa de Valores de Nova York fechou suas portas. Foi a primeira vez que uma tempestade provoca o fechamento da bolsa da cidade em mais de 25 anos.

    O pregão, no entanto, será realizado de forma eletrônica.

    Muitos moradores estão estocando alimentos e mantimentos como forma de precaução.

    Acredita-se que o furacão poderá afetar até 50 milhões de pessoas.

    O presidente Barack Obama e seu rival, o republicano Mitt Romney, tiveram de cancelar diversos eventos de suas campanhas para a Presidência dos Estados Unidos.

    Votações antecipadas, que estavam previstas para ser realizadas em diferentes partes do país, foram canceladas.


    Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121029_nova_york_sandy_bg.shtml

  • Fiz essa prova.
    Não concordei com "a mais importante cidade norte-americana".
    Sob qual aspecto?
    Pelo aspecto político, certamente seria Washington.
  • Colega Augusto, também fiz essa prova e marquei o item como Errado justamente pelo seu mesmo raciocínio, entrei com recurso e o mesmo não foi provido. Que absurdo a banca considerar correta uma redação como essa, Nova Iorque é a maior cidade e o centro financeiro dos EUA, mas afirmar se tratar da mais importante cidade por causa disso é arbitrário e até mesmo errado. Quer dizer que São Paulo é a mais importante cidade do Brasil? Então pq o Congresso Nacional e os Tribunais Superiores não estão lá? Pq as Olimpíadas não serão lá? Em termos turísticos, cidades como Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza são mais "importantes" que São Paulo; Brasília é o centro político Brasil e nem por isso é a mais "importante" cidade... na hora da prova eu lembro de ter dado uma leve risada ao marcar confiante o item como Errado justamente pelo seu raciocínio...
  • Augusto e Klaus,

    O texto da folha de são paulo trata de eventos climáticos ( furacão sandy ), ele não trata da cidade mais importante dos EUA.

    Viajaram.......

    Gabarito: CERTO
  • Concordo plenamente com Edluise Costa. A questão queria saber se a noticia  o furacão Sandy atingiu vigorosamente Nova Iorque, paralisando por algum tempo a mais importante cidade norte-americana. era V ou F. Só ver nos noticiarios.

    ITEM: CERTO.
  • Concordo com os colegas Edluise e Bruno.

    Tudo bem que em muitas questões do CESPE tem que se procurar pêlo em ovo, mas tb não dá pra ficar elucubrando sobre assuntos que não têm ligação direta com o tema central da questão, como, por exemplo, o fato de ser ou não ser a cidade mais importante, mesmo porque não existe essa classificação formal, já que 'importante' é uma qualidade relativa, como os outros colegas mesmo pontuaram.
  • Marquei como errada a questão por causa de um aspecto da questão, o furacão Sandy, na verdade foi rebaixada a categoria de SUPER TEMPESTADE, por isso marquei como errada.
  •   Nova Iorque é uma cidade localizada no nordeste dos EUA. É a cidade mais populosa dos Estados Unidos e uma das cidades mais importantes e influentes do mundo, já que nela está localizado o principal centro financeiro mundial, bem como a sede da Organização das Nações Unidas. Gabarito  CERTO.
  • furacão Sandy foi um ciclone tropical que afetou Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana, e alguns estados da costa leste dos Estados Unidos, entre eles Nova Iorque e Nova Jersey no dia 28 de Outubro de 2012. Foi apelidado de Frankenstorm por ter previsão de chegar ao leste do Canadá no dia das bruxas. Foram também cancelados vários voos para Nova Iorque. Foi elevado à categoria de furacão em 24 de outubro de 2012, antes de entrar na Jamaica. Depois entrou no território cubano em 25 de outubro como um furacão de categoria 2.[3][4][5] No início de 26 de outubro, estava sobre as Bahamas.[6][7][8][9] No dia 27 de outubro, voltou a enfraquecer para categoria 1.[carece de fontes]

    No dia 29 de outubro, os efeitos do furacão eram sentidos na costa leste americana. Ventos fortes e inundações foram previstos para a região.[10]

    Na noite do dia 29, o furacão tocou o solo no sul de Nova Jersey, assim os efeitos passaram a ser sentidos em toda costa nordeste. Em Nova Iorque, houve alagamentos, cortes de energia para 650 mil pessoas e ventos de até 150 km/h. A umidade trazida pela tempestade e o ar frio causaram nevascas em Virgínia

    Ocidental, Carolina do Norte e Tennessee. Após ser rebaixado à categoria de ciclone extratropical em 29 de outubro, Sandy dissipou-se no dia 31, às 20h00min locais (00h00min UTC), cerca de 8 km a sudoeste de Atlantic City (Nova Jérsei).[11]


ID
894802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ano de 2012 provavelmente ficará na história como um
período de eventos climáticos extremos, tendência que se tem
mantido nas primeiras semanas de 2013. A China vem enfrentando
o pior inverno dos últimos trinta anos; a Austrália sofre com
queimadas por todo o país e teve, nos quatro últimos meses de
2012, o período mais quente de sua história; o Paquistão foi
inundado por enchentes inesperadas em setembro; o Brasil
conviveu com uma de suas primaveras mais quentes; e, nos EUA,
o último ano registrou a mais alta temperatura na parte continental
do país.
Folha de S.Paulo, 12/1/2013, p. C8 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do
tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Há consenso entre especialistas e ambientalistas de que mudanças climáticas e efeito estufa decorrem da ação humana sobre a natureza. Em escala global, esse processo se intensificou a partir da Revolução Industrial.

Alternativas
Comentários
  • errado - não há consenso entre especialistas e ambientalistas sobre a ação humana e suas consequências no aquecimento global.
  • Gabarito errado.

    Há tempos os homens observam a natureza, tentando entender seus processos. Da primeira previsão meteorológica até hoje, são muitas as explicações. No entanto, os diferentes entendimentos acerca do aquecimento global têm interferido seriamente na vida dos seres humanos. As principais divergências giram em torno das causas do aquecimento. Para alguns cientistas elas seriam naturais, para outros, resultado da ação humana.

    Fonte: UFRGS
  • A última coisa que há é consenso entre os cientistas...
  • O erro da questão está em dizer que o efeito estufa decorre da ação humana. O efeito estufa é um fenômeno natural, que aquece o planeta saudavelmente, mas que vem sendo intensificado a níveis catastróficos nas últimas décadas devido à grande emissão de CO2.

    Há consenso, sim, entre os estudiosos que o aumento do efeito estufa é decorrente da ação humana! Isso é fato, provado e incontestável!
  • Thais Brito, observação muito pertinente, entretanto não a concensso entre especialistas sobre a relação do aumento do efeito estufa  e a ação do homem
  • ERRADO. Não há consenso.
    Há uma corrente de cientistas que nega que a existência do aquecimento global seja uma consequência da ação humana. No Brasil por exemplo, o climatologista da USP, Ricardo Augusto Felício, é um dos maiores defensores do ceticismo climático.
    Uma coisa é grande maioria de cientistas defenderem essa tese. Outra completamente diferente é dizer que há consenso!
  • O erro da questão está em dizer que as mudanças climáticas e o efeito estufa começaram na revolução industrial, no entanto, o texto da folha de são paulo não aborda revolução industrial e como logo após o texto a questão fala A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado.

    QUESTÃO ERRADA
  • Não há concenso, alguns dizem que é culpa do homem e outros dizem que essas mudanças são naturais do Planeta. 
  • Questão errada.

    Primeiramente, efeito estufa é um fenomeno natural (isso está pacífico na ciência), não decorre da ação humana. Se a questão falasse apenas do aumento exarcebado do efeito estufa estaria certa. Isso também é pacífico, após a revolução industrial, o homem aumentou a produção de CO2 de maneira exponencial, causando um aumento do efeito estufa.

    Outro ponto que deixa a questão errada é dizer que há consenso entre especialistas que as mudanças climáticas decorrem da ação do homem. Não há consenso sobre isso. Muitos acreditam que essas mudanças climáticas são variações da própria natureza.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.
  • Gente,

    Sem querer botar lenha na fogueira...

    Mas é comprovado que apenas 1% dos especialistas são os chamados CÉTICOS do clima...que atribuem o aumento do efeito estufa às causas naturais. Assim, outros 99% dizem ser decorrente da ação humana...
    Se isso não é um consenso, não sei o que é...
  • Mas se existe o antagonismo de alguma parte, por mas que seja minoria. NÃO HÁ CONSENSO ! 


    Essa minoria, são os céticos que afirmam que as mudanças climáticas são consequências da ação natural ! 

  • mas enfim pessoal onde está o erro?

  • “Os gases do efeito estufa absorvem parte da radiação infravermelha emitida, principalmente, pela superfície terrestre, dificultando seu escape para o espaço. Esse fenômeno, que é natural e ocorre desde a formação do planeta, é importante para a preservação da vida na Terra, pois a mantém aquecida e impede que ocorra perda demasiada de calor para o espaço. Segundo a maior parte dos ambientalistas, o aumento desses gases tem, no entanto, potencializado esse fenômeno natural, causando o aumento da temperatura na terra, contribuindo para o aquecimento global."

    Prof. Rodrigo Barreto. 

  • A QUESTÃO DIZ QUE A AÇÃO HUMANA CAUSA O EFEITO ESTUFA: E R R A D O
    O EFEITO ESTUFA É UMA OCORRÊNCIA NATURAL, NO PLANETA, PERMITINDO, INCLUSIVE, A EXISTÊNCIA DE VIDA.


    O HOMEM É RESPONSÁVEL PELO __A U M E N T O__ O QUE É DIFERENTE, E JÁ DEIXA A QUESTÃO INCORRETA.


    SEGUNDO: NÃO HÁ (mais) CONSENSO, HOJE HÁ CIENTISTAS SÉRIOS REFUTANDO TAL TEORIA, MAS COMO ESTOU ESTUDANDO NÃO HÁ TEMPO PARA COLOCAR TUDO AQUI.
    PRA QUEM TIVER O INTERESSE: PROF. MOLION NO CANAL LIVRE - BAND
    http://www.youtube.com/watch?v=TQsdKqXbthw


    http://www.youtube.com/watch?v=VW_r-NGfLAg


    PROF. FELÍCIO, DA USP, NO JÔ SOARES

    http://www.youtube.com/watch?v=3_GPLlJv6x0


    ESPERO TER AJUDADO!

    BONS ESTUDOS!!!



     

  • Segundo o professor Reginaldo Veras, sempre que houver esse tal de "há consenso" ja está errada a questão,pois é como dizem, a ultima coisa que vai haver entre cientistas e especialistas e seja la o que for é a unanimidade de pensamentos e decisões!

  • 1- Não existe consenso entre especialistas e ambientalistas.

    2- O efeito estufa é um processo natural, o homem apanas acelerou esse processo.

    ERRADA

  • Primeiramente, não há consenso de que as mudanças climáticas são decorrência exclusiva da ação humana, embora seja notório que as atividades antrópicas têm papel fundamental no que se refere a problemas ambientais. Além disso, a questão está errada quando diz que o efeito estufa decorre da ação humana. Efeito estufa é um fenômeno natural que faz com que a radiação solar refletida pela Terra não se dissipe completamente, o que permite que o planeta mantenha uma temperatura em que a vida é possível. Se não existisse efeito estufa, a Terra seria extremamente fria. O problema atual relacionado ao efeito estufa é a sua intensificação, o que é, em larga medida, causada pela ação do homem.  A utilização de combustíveis fósseis, como petróleo e gás, a derrubada de florestas, o aumento do rebanho bovino e os gases emitidos por esses animais estão entre os principais fatores que potencializam o efeito estufa, aumentando a temperatura média da Terra. O aumento da temperatura, por sua vez, pode ter consequências catastróficas, com o degelo das calotas polares, o aumento do nível do mar e o desaparecimento de diversos locais de baixa altitude.  


    A questão está errada. 



  • ERRADO

     

    Dica: Quando o comando da questão começar falando "Há consenso entre especialistas e ambientalistas..." há uma grande probabilidade da questão está errada.

  • Tem um professor da Ufal que defende que é um fenômeno natural.

  • Não há consenso com relação à ideia de que o aquecimento global é realizado por ação humana; um parte acredita que é um ciclo normal da terra; outra parte, que é causado por ação humana. Não há provas que atestem, de fé e fato, que o aquecimento global deriva de ação humana.

  • Recomendo assistirem o documentário "Mercadores da Dúvida: cientistas contra ciência", há sim consenso entre os cientistas sobre o aumento do efeito estufa ser de origem antrópica, a maior parte dos 1% que refutam essa tese são pagos pelos gigantes da indústria petrolífera para fomentarem "estudos" demonstrando a não culpa do homem nesse processo.

ID
894805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética no serviço público, julgue os itens de 19 a 24.

O servidor que carregar consigo documentos institucionais sem prévia autorização não poderá sofrer penalidade se for constatado que não havia ninguém responsável por autorizar a retirada dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;

    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

  • Das Vedações ao Servidor Público
    XV - E vedado ao servidor público;
    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento,
    livro ou bem pertencente ao patrimônio público;
  • Errada.

    Caso o servidor carregue consigo documentos da própria instituição, ele deverá primeiramente pedir autorização.

    Na questão falou sem prévia autorização, já está errado o item. Outra coisa é, que não poderá sofrer penalidade, é CLARO que ele vai sofrer penalidade.

    No decreto 1.171/94 fala somente em uma única penalidade que é a CENSURA.
  • Errado !

    Pois, mesmo que não haja ninguem responsável por autorizar a retirada dos documentos, o servidor público deve estar ciente das suas responsabilidades, segundo o Código de Ética.

    (Lembrando que se alguém responsável, tivesse dado a autorização esse servidor não sofreria penalidades).

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento,

    livro ou bem pertencente ao patrimônio público;
  • Lei 8.112/90

    Capítulo II

    Das Proibições

    Art. 117.  Ao servidor é proibido:

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

  • Errado. O servidor que carregar consigo documentos sem prévia autorização deverá sofrer penalidade, mesmo que não houvesse ninguém responsável por autorizar sua retirada, conforme inciso XV, alínea “l”, do Decreto n.º 1.171/94, que diz ser vedado ao servidor retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
  • A autorização é dada pela LEI e não por outra pessoa.
  • Não havendo ninguém para autorizar a retirada dos documentos, o servidor deverá deixar os documentos lá.

  • Aham, e é a casa da mãe Joana, agora!? hahaah!

    Gaba: Errado!

  • kkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • O NÃO  passou despercebido ..cansei !

  • O art. 117, II, da Lei 8112/1990 estabelece que o servidor não pode retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição. Portanto, ele não pode simplesmente alegar que não havia ninguém para autorizá-lo, uma vez que a retirada de documentos da repartição sempre depende da devida autorização.

    GAB E

  • Basta pensar que o servidor só faz o que a lei determina, se a lei não mandou ele retirar, não tem porque ele fazer, independente se tem quem autorize ou não.

  • Errado

    XV - E vedado ao servidor público; (...)

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público; (Decreto n.º 1.171/94)


ID
894808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética no serviço público, julgue os itens de 19 a 24.

O servidor público deve adotar um comportamento de colaboração com seus colegas quando perceber que, em sua organização, os deveres e os papéis são desempenhados adequadamente e em conformidade com a lei.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
  • Realmente muito confusa essa questão colega  Cassylr

     
    A pessoa deve ter o comportamento correto INDEPENDENTE de "perceber em seus colegas"  essa é questão é totalmente controvérsia...totalmente absurda
  • XIII - 0 servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.
  • Apesar da dúvida falada do quando/se, acredito que esta questão esteja realmente correta pois se deve colaborar com seus colegas apenas se eles estiverem em conformidade com a lei. Se eles estiverem agindo de forma ilegal, você não deve colaborar. Faz sentido?
  • Também entendi dessa maneira Michelle.
    Acho que o raciocínio para questão provavelmente seja esse.
  • O servidor público deve adotar um comportamento de colaboração com seus colegas quando perceber que, em sua organização, os deveres e os papéis são desempenhados adequadamente e em conformidade com a lei.

    Vamos inverter a situação; quando o servidor perceber que, em sua organização, os deveres e os papéis são desempenhados INADEQUADAMENTE e em INCONFORMIDADE com a lei, ele deve adotar um comportamento de colaboração? É lógico que não! Desta forma, concordo que o item está certíssimo.
  • E a presunção de legitimidade? Quando eu perceber eu adoto, até lá eu presumo que não está.
  • O servidor público deve colaborar para o bom desempenho da Administração Pública, sem desídia e sem criar problemas para o desempenho das funções. Contudo, quando lhe for colocado atuar contrariamente à lei, deve recusar-se, NÃO COLABORANDO com práticas ilegais e contrárias ao interesse público.
  • Código de Ética Profissional doServidor Público Civil do Poder Executivo Federal
    Das Regras Deontológicas


    XIII - 0 servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.




    BONS ESTUDOS!
  • Não concordo com a michele e concordo com o hilton, se são deveres e papeis, então, são obrigações que eles estão fazendo e que eu independente deles tenho que fazer!!! Questão forçadaa d+
  • Eu também errei achando que a questão era condicional. Concordo com o raciocínio da Michelle, pois o que ela disse foi realmente o que o examinador quis "perguntar". Mas é difícil saber a cabeça desse povo do Cespe. Parece que é uma banca tão complicada que quando tem uma questão simples, a gente tira um monte de teorias e argumentos delas e a faz complicada... Mas é assim... errando que se aprende...
  • Tá, ok as explicações dos colegas acima.
    Agora, com base na questão:

    "O servidor público deve adotar um comportamento de colaboração com seus colegas quando perceber que, em sua organização, os deveres e os papéis são desempenhados adequadamente e em conformidade com a lei."

    e quando ele não perceber tal situação, o que ele fará ? Cruzará os braços e será aquele servidor público de outrora ?
    Veja que não estou falando da situação de que ele perceba que os papéis NÃO estão adequados ou são ilegais, claro que nesta situação ele não deve colaborar de forma alguma.
    No final parece que ele irá colaborar apenas quando perceber o correto, nas outras situações ele não faz nada, amigos futuros servidores, segundo o CESPE, na dúvida, não trabalhem...

    Acredito que caiba recurso nessa questão, alguém poderia dizer se esse já é o gabarito definitivo?
  • Acho que principal é o seguinte: se você vai colaborar é porque está previamente presumindo que é algo que merece sua colaboração, portanto, que é algo correto.
    Acho também que o foco da pergunta é dar ênfase à questão que "se você perceber que há algo errado", não colabore.

    Mesmo que o entendimento seja condicional, o gabarito é correto pois o condicionamento também está em acordo com o Código (1171). Em nenhum momento o texto XVIII/1.171 94 diz desqualifica a postura crítica.

    Claro... minha opinião.
  • Embora tenha marcado errado acredito que entendi a proposta da questão. O servidor somente deverá fazer o que é legal (de acordo com a lei) e denunciar o que é ilegal.

  • afe! o CESPE vem acabando com os concursos a cada dia que passa.


    CESPE + ética = "merda"

  • Questão simplesmente nojenta, aff!



  • Gabarito - Certo.

    O servidor só deve colaborar com seus colegas de trabalho
    quando perceber que eles estão agindo dentro da lei, senão o servidor não deve
    colaborar.



     

  • Eu marquei errado, mas acho que é aquela velha pegadinha da Cespe. Não está escrito "apenas quando perceber que..." Ou seja o servidor deve colaborar (também) "quando perceber que..."

  • Meu Deus, dá até vontade de desistir af! ninguém merece. 


  • Apesar de não podermos acreditar em tudo que vemos, lendo sobre técnicas de chutes, questões que levem para o lado POLITICAMENTE CORRETO, normalmente estão certas, para induzirmos a está de acordo com lei e moralidade.

  • Marquei certa e acertei, mas poderia ser errada ou anulada. 

    A questão nos leva a pensar que quando os deveres e papéis estão em DESconformidade com a lei NÃO SE DEVE adotar um comportamento de colaboração.

  • A resposta do Edu é a mais completa. leiam direito e verão que é do jeito que a CESPE quer.

  • Esse Cespe.., Quando parece que tem pegadinha não tem, e ainda é difícil de recorrer.

    Bons Estudos!

  • GABARITO: CERTO.

    SE ESTÁ DE ACORDO COM A LEI, É CORRETO COLABORAR. NADA IMPEDI QUE AMBOS SE AJUDEM.

  • Ambiguidade total a meu ver. Errei aqui, erraria na prova e por aí vamos. Interpretei que o servidor só deve ter comportamento adequado quando ter colaboração,  uma situação boa no trabalho... Vai saber.  



    Silvano e Edu acho que conseguiram convencer. Logo, situação adequado neste contexto foi colocada em referencia à lei. E não adequada,  ilegalmente, ou seja, o servidor não agindo adequadamente em uma situação ilegal. 

  • O erro estar em "DEVER", "PODER" seria o correto. Não é uma obrigação!

  • Questão de acordo com os princípios de legalidade e moralidade. Questão correta.

  • Tratando-se de Cespe, a palavra "quando" me deixou com dúvida... 

    Viajei.. rss
    Errando que se aprende! 
  • aquele "quando" pode enganar, mas, acredito que quando os papéis NÃO são desempenhados adequadamente e em conformidade com a lei VC TEM QUE DENUNCIAR IMEDIATAMENTE. Logo, por força de pensamento logico.

    correta

    o pessoal falando de ambiguidade, falando mal da cesp, nesta questão. Pra min essa foi uma das mais fáceis.


  • Acho que a questão nos levar a "alucinar" ter visto um "apenas quando", ou seja, ver mais restrição do que o texto realmente contém.

    Mais uma pro time que errou!

  • "Marquei certa e acertei, mas poderia ser errada ou anulada. 

    A questão nos leva a pensar que quando os deveres e papéis estão em DESconformidade com a lei NÃO SE DEVE adotar um comportamento de colaboração."

    (palavras de uma aluna acima).



    - justamente Juliana, a banca está totalmente correta ao dizer isso.

    Pois não podemos ser coniventes nem colaborativos com coisas ilegais!


  • Galera, as vezes a gente erra por interpretar coisas demais.

    A questão diz que quando uma coisa ocorrer, o servidor deve adotar certo comportamento. Mas apenas com isso não podemos dizer que se não ocorrer a coisa, ele deve agir de outra forma.
    Do meu ponto de vista, apenas usando um pouco de raciocínio lógico dá pra acertar essa.
  • Quando inventam de elaborar questões de duplo sentido, examinadores do CESPE são tão talentosos quanto a dupla Caju e Castanha.
  • Questão cabulosa essa,faz a gente pensar ao contrario da etica kkkk

  • E quando não perceber? Ele vai agir sem boa fé? Confusa!!!!

  • acertei por sorte, cespe corrupta e desonesta.

  • extremamente confusa !!!

  • Tem nada de confusa. 

    Questao CORRETA. 

  • Tipo de questão que não avalia ninguém. Na minha humilde opinião, percebendo ou não os colegas agindo legalmente, ou os colegas agindo ilegalmente, o servidor público tem o dever de agir conforme os princípios da adm púb.

     

  • Vejam o comentário da Michelle Vieira.

  • a questão faz a gente extrapolar na interpretação e colocar um ''APENAS QUANDO'' onde só tem QUANDO, o que está certo.. mas eu errei e só fui perceber isso relendo umas 10x..

    Esse é uma boa questão pra treinar pro cespe, galera. :)

  • Tenham em mente que o servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação. É óbvio que o servidor só deverá coloborar com aquelas atividades legais, abstendo-se se contribuições com as atividades em desconformidade com a lei.

     

    Gabarito: Certo.

     

    Prof Daniel Mesquita
     

  • É assim gente, a questão está dizendo que eu só vou colaborar somente quando eu perceber que meus colegas estão agindo conforme a lei. Caso contrário, minha colaboração poderá auxiliar no exercício de ato ilegal