SóProvas



Prova CESPE - 2015 - TRE-MT - Conhecimentos Gerais para o Cargo 3


ID
1763434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Com base na lei 8.112

    A) Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede

    B) CERTO: Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias

    C) FINA = Fato Inexistente e Negativa de Autoria
    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria

    D) Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem  fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada
    Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente

    E) Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança

    bons estudos

  • Letra (b)


    L8112


    a) Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    b) Certo: Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias


    c) Por gente FINA = Fato Inexistente e Negativa de Autoria
    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria


    d) Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem  fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada


    Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente

    e) Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança

  • Questão idêntica ao Q587809. Não sei pra que repetir.

  • Melkzedec Ojeda
    Da pra perceber claramente que o cargo é diferente da questão por vc citada.
    Eles tem primeiro o trabalho de postar todas as provas. (para maior velocidade que nos teremos acesso ao conteudo)
    Depois removem as duplicatas, pq as provas de cargos diferentes aplicadas no mesmo dia tbm possuem questões iguais.

    Espero ter respondido.

  • Tem razão. Respondeu sim, obrigado!!

  • Vamos por partes:

    C) Errada, só se afasta a responsabilidade administrativa por duas hipóteses: fato inexistente e negativa de autoria. Não por falta de provas.

    D) Errada, o ônus da prova cabe a quem pediu a revisão.

    E) Errada, esse é o exercício.

    B) Certinha. É o Art. 59 da Lei 8112.

    A) Ficou meio confusa essa afirmativa, mas a B é a mais correta.


  • A) Errada. A remoção, que pode ocorrer (A) a pedido; ou (B) de ofício, é o deslocamento do servidor no âmbito do mesmo quadro, porém com ou sem mudança de sede. Como se constata do art. 36 da L. 8.112/90, a mudança de sede não é "necessária".

    B) Correta. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede ficará obrigado a restituir integralmente o valor recebido, no prazo de cinco dias, qualquer que seja o motivo (art. 59, parágrafo único, L 8.112/90). Ou seja, como o motivo de força maior está abrangido pela hipótese legal, acertada a questão.


  • NO TOCANTE AO ITEM "B" : Art. 59 L8112. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias. 


    A QUESTÃO FOI BEM DO MAL A DIZER " POR FORÇA MAIOR " TENTANDO NOS INDUZIR A ELIMINÁ-LA, MAS POR EXCLUSÃO DÁ PRA FAZER, ASSIM COMO TODAS AS PROVAS DA FCC, SALVO POUCAS.



    Vide comentário do Renato, perfeito.


    GABARITO 'B"
  • Seção IV

    Da Posse e do Exercício

      Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.


  • SÓ QUE ESSA QUESTÃO É DO CESPE E NÃO DA FCC!!

    PARTICULARMENTE, EU ACHO AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DO CESPE MAIS CAPICIOSAS QUE AS DE "CERTO OU ERRADO". RSRS

  • Correção:

    Letra A - Não necessita de mudança de sede (Art 36).

    Letra B - Certa.

    Letra C - A responsabilidade administrativa será afastado no caso de absolvição que negue a existência do fato ou sua autoria. (Art 126).

    Letra D - O ônus é da parte interessada. (Art 175).

    Letra E - Corresponde ao exercício e não desempenho.

  • Correção da alternativa E:

    Lei 8112/90:   
    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
  • Sobre a alternativa E.

       

    Nomeação é uma das formas de provimento de cargo público. As outras formas de provimento são: promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução. A nomeação poderá ocorrer em caráter efetivo, quando o servidor ingressará na instituição mediante concurso público, que poderá ser de provas, ou provas e títulos; ou em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. Os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração, ficando a cargo da autoridade competente, não tendo em nenhuma hipótese estabilidade, nem as provisórias.

      

     A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo de posse no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. O prazo para a posse é de 30 dias contados da publicação no Diário Oficial da União da nomeação, e poderá se dar por procuração específica.

       

    O exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público, e terá prazo de 15 dias contados da assinatura do termo de posse.


  • Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer

    motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de cinco dias.

  • a)A remoção, que pode ser de ofício, no interesse da administração, consiste no deslocamento do servidor no âmbito do mesmo quadro, com a necessária mudança de sede.

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


     GABARITO b)Se receber diárias e não se afastar da sede por motivo de força maior, o servidor público ficará obrigado a restituir integralmente o valor recebido, no prazo de cinco dias.

      Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.


      c)A responsabilidade administrativa do servidor deverá ser afastada no caso de absolvição criminal por insuficiência de provas.

    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.


      d)Caso sejam aduzidas circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido em processo administrativo disciplinar, este poderá ser revisto a qualquer tempo, cabendo o ônus da prova à administração.

    Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem  fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.

      § 1o Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.

      § 2o No caso de incapacidade mental do servidor, a revisão será requerida pelo respectivo curador.

    Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente.


      e)A posse corresponde ao efetivo desempenho das atribuições, tanto do cargo público quanto da função de confiança.

      Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

  • Só um complemento sobre a Letra C, para esta ficar correta, basta trocar uma palavra:

    > A responsabilidade administrativa do servidor poderá ser afastada no caso de absolvição criminal por insuficiência de provas.

    Deverá nos casos de: inexistência do fato ou negativa de autoria


  • RESTITUIÇÃO DA AJUDA DE CUSTO - 30 DIAS

     

    RESTITUIÇÃO DAS DIÁRIA5 5 DIAS

     

  • a) ERRADA. Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, COM OU SEM MUDANÇA DE SEDE
    b) CORRETA. Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.
    c) ERRADA. Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal QUE NEGUE A EXISTÊNCIA DO FATO OU SUA AUTORIA
  • Complementando o colega Marcelo Rozario

    e)ERRADA.  Art.13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

  • Lei 8.112

    Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • LETRA B

     


    Macete para lembrar o prazo de restituição das diáriaS que é de 5 dias (nunca mais esqueci) 
    Macete : Diária5

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/ .

     

  • A meu ver essa questão deveria ser anulada, pois se a análise for pura e fria da lei nenhuma das opções estão corretas. 
    A letra B fala que o afastamento é por motivo de força maior, quando na verdade é por qualquer motivo.
    Enquanto a letra C fala em absolvição criminal por negatória de existência de fato, enquanto a lei fala em inexistência de fato ou de autoria. 
    Agora pergunto, qual o erro da letra C? Tem um "ou" na lei, partindo para o raciocínio lógico, se uma das opções é verdadeira a sentença é verdadeira. Entao se foi negada a inexistência de fato, necessariamente não terá responsabilidade administrativa. 


  • Jhoseph Araújo, a letra C fala em insuficiência de provas, não negativa de autoria e inexistência de fato, como está na lei.

  • A) Errada. A remoção poderá ser com ou sem mudança de sede:
    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    B) CERTA.  Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las
    integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    C) Errada. Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    D) Errada. Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem  fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.

    Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente.

    E) Errada. Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

  • PRAZO P/ RESTITUIR A ADM:

    DIÁRIA5 = 5

    AJUDA D3 CUST0 = 30 

     

  • Diarias são especies de vantagens prevista na lei 8112 que pode ou não integrar a remuneração do servidor. É usada quando o servidor tiver que afasta-se eventualmente ou temporariamente da sede do ser trabalho para outro ponto do territorio nacional ou para o exterior. Caso esse afastamento não ocorra por QUALQUER MOTIVO, incluindo o de força maior, deverá o servidor restituir a diaria de modo INTEGRAL. Caso, seja o periodo de afastamento menor do que o previsto, deverá o servidor restituir a diaria EXCEDENTE... Ambas as hipoteses a restituição deverá ser feita no prazo de 5 dias!

  • Assertiva: A remoção, que pode ser de ofício, no interesse da administração, consiste no deslocamento do servidor no âmbito do mesmo quadro, com a necessária mudança de sede.

     

    O erro da questão está somente na palavra "a necessária". Então, se a substituirmos por "ou sem", ficaria correta a assertiva.

     

    Ficando assim a substituição:

    A remoção, que pode ser de ofício, no interesse da administração, consiste no deslocamento do servidor no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

    Mas não foi o termo, "pode ser de ofício", que deixou a questão errada, não, pois esse termo, "pode", não restringe nenhuma frase, só se fosse "deve". Portanto, o termo "pode"  apenas mostra uma das possibilidades de modalidades de remoção.

     

     

  • Danielle, diárias são vantagens de natureza indenizatória, não podem integrar a remuneração para qualquer efeito .

    Lei 8.112

     Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    I - indenizações;

            II - gratificações;

            III - adicionais.

            § 1o  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

            § 2o  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

     

    Vamos ter mais cuidado nos comentários..

  • Por QUALQUER motivo tem que devolver até porque não é dele é da administração e só "fica" com o servidor para o uso em favor da ADM Pública, então em caso de força maior ou não, deve ser devolvido e no prazo máximo de 5 dias

  •  Artigos que falam de caso fortuito e força maior na Lei 8.112/90:

     

            art. 44. [...]        Parágrafo único.  As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.

         

            art. 96-A [...]    § 6o  Caso o servidor não obtenha o título ou grau que justificou seu afastamento no período previsto, aplica-se o disposto no § 5o deste artigo, salvo na hipótese comprovada de força maior ou de caso fortuito, a critério do dirigente máximo do órgão ou entidade. 

     

            Art. 115.  São fatais e improrrogáveis os prazos estabelecidos neste Capítulo, salvo motivo de força maior.

     

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    b) CERTO: Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    c) ERRADO: Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    d) ERRADO: Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente.

    e) ERRADO: Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente.

  • ReMOÇÃO= SERVIDOR.

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las INTEGRALMENTE, no prazo de 5 (cinco) dias.

  • Minha contribuição.

    8112

    Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    Parágrafo único.  Na hipótese de o servidor retornar à sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituirá as diárias recebidas em excesso, no prazo previsto no caput.

    Abraço!!!

  • Recebeu diárias e não usou em 5 dias estornou...

    Font: Alfacon

    Prof: Pedro Canezin

  • CERTO!

    Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

  • No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, é correto afirmar que: Se receber diárias e não se afastar da sede por motivo de força maior, o servidor público ficará obrigado a restituir integralmente o valor recebido, no prazo de cinco dias.

  • DIÁRIA5!


ID
1763440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso (RI–TRE/MT), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    A grande parte dos regimentos dos TRE's adotam o mesmo teor: será considerado o mais antigo, para efeitos regimentais: I – o que houver servido a mais tempo como titular ou substituto na Justiça Eleitoral;

  • O art. 6o trata do critério de antiguidade. Vejamos:

    Art. 6o - Regulará a ANTIGUIDADE no Tribunal, para efeitos regimentais: 

    I - a data da posse; 

    II- a data da nomeação ou indicação;

    III - o anterior exercício como efetivo ou substituto; 

    IV - a idade maior; 

    V - o sorteio.

  • "Art. 49 O Tribunal deliberará por maioria de votos com a presença da maioria de seus membros." Por que então a letra "a" está incorreta? Alguém sabe explicar?

  • Larrisa Morais,

    Aquela parte sublinhada assim como na questão diz "maioria dos votos" é a mesma coisa que "maioria relativa" e por isso não foi considerada como gabarito corretao.

     

    (retirado do RI - TRE/BA, mas há tbm em vários regimentos)

    Art. 77. O Tribunal deliberará por maioria de votos, em sessão pública, com a presença mínima de quatro de seus membros, além do Presidente, salvo nos casos expressos na legislação e neste Regimento.

  • Não fiquei satisfeito com os comentários acerca da assertiva A e fui conferir no Regimento Interno. Fiz a questão e não consegui identificar erros na A e C.

    RI do TRE-MT:  Art. 49 O Tribunal deliberará por maioria de votos com a presença da maioria de seus membros.

    RI do TRE-BA: Art. 77. O Tribunal deliberará por maioria de votos, em sessão pública, com a presença mínima de quatro de seus membros, incluí do neste quórum o Presidente, salvo nos casos expressos na legislação e neste Regimento.

     

    Maioria dos regimentos possui redação semelhante ao TRE-BA, portanto a assertiva A estaria correta, visto que a presença mínima de quatro membros é a maioria absoluta dos membros. Com certeza, uma particularidade do regimento do TRE-MT, muito bem explorada pela CESPE. Infelizmente, como o nível dos candidatos está aumentando, o nível de cobrança está aumentando também.

     

    Espero sanar eventuais dúvidas de outros colegas, que assim como eu, fazem as questões de RI de outros tribunais como forma de estudar o RI de seus concursos.

  • TRE /RJ

    Art. 14. O Tribunal delibera por maioria de votos, em sessão pública, com a presença mínima de quatro dos seus membros, além do Presidente.

    § 1º Nas ausências ou impedimentos eventuais de membro efetivo e não havendo quorum, será convocado o respectivo substituto, segundo a ordem de antiguidade no Tribunal.

    § 2º Regulam a antiguidade no Tribunal, sucessivamente: a posse; a nomeação ou eleição; a idade. A


ID
1763443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Ainda com relação ao Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma das questões mais complexas que podem aparecer em nossa prova.
    Vamos analisar cada uma das alternativas.

     

     

    A alternativa A está incorreta, pois o conflito de competência será de competência do Tribunal apenas quando envolver conflito entre Juízes Eleitorais. Não há que se falar em conflito de competência entre “autoridades judiciárias e administrativas”. Tal assunto, além de não constar expresso do RI, envolveria, no máximo, eventuais conflitos de atribuições.

     

    A alternativa B está incorreta, tanto no caso de Governador, como nos casos de cargos ao Congresso Nacional (Deputados Federais e Senadores), que concorrem pelo Estado de São Paulo são de competência do Tribunal do TRE, em face do que dispõe o art. 23, I, “i”, do RI.

     

    A alternativa C está incorreta, pois a alínea “h” do inc. I do art. 23 do Regimento, fala que a matéria afeta a essa ação constitucional observará o disposto na CF. O Texto Constitucional determina que a ação será manejada para obter acesso a informações pessoais, não de terceiro, muito menos, portanto, de candidatos.

     

    A alternativa D está incorreta, pois não há tal previsão na legislação eleitoral, muito menos no RI.

     

    Finalmente, a alternativa E, que é gabarito da questão, está de acordo com o art. 24, XX.

     

    PROF . RICARDO VALE . 

     

     

    BONS ESTUDOS ... FIQUEM COM DEUS . 


ID
1763467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um argumento lógico válido.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 


    Obs: Nesse tipo de exercício o ideal é fazer por diagramas! 


    (a) O fato de Maria não ser garoto não a impede de jogar futebol, pois o argumento deixa em aberto a situação garota x futebol. ERRADO
    (b) Pedro não pode em hipótese alguma ser louco agora cientista ele poderá ser como também poderá não ser. ERRADO
    (c) Por questão de lógica teria como um time vice colocado ser campeão? ERRADO
    (d) Como TODAS as aves estão inseridas no conjunto humano e não existe cachorro humano, portanto é correto concluir que nenhum cachorro é ave. GABARITO 
    (e) Em Brasília moram MUITOS funcionários públicos, que é diferente de dizer que "em Brasília moram TODOS os funcionários públicos". Na primeira situação existe a possibilidade de um funcionário público não morar necessariamente em Brasília, já na segunda situação essa possibilidade seria descartada. ERRADO 
  • Aos não assinantes:

    Letra D;

    O melhor jeito de resolver essa questão é fazendo diagramas. 

  • A - Todos os garotos jogam futebol e Maria não é um garoto, então Maria não joga futebol. 

    Sabendo que Maria não é um garoto, não temos como saber se ela joga futebol ou não, pois só sabemos sobre a relação entre os garotos e o futebol. Item errado. 

    B - Não existem cientistas loucos e Pedro não é louco. Logo, Pedro é um cientista. 

    Sabendo que não existem cientistas loucos, poderíamos concluir que Pedro não é louco se soubéssemos que ele é cientista. Porém, sabendo apenas que ele não é louco, não temos como garantir que Pedro seja cientista. Item errado

    C O time que ganhou o campeonato não perdeu nenhum jogo em casa, o vice colocado também não perdeu nenhum jogo em casa. Portanto, o campeão é o vice colocado.

     Aqui, é como se eu dissesse o seguinte: Marcos é alto e Paulo é alto. Conclusão: Marcos é Paulo. Vejam que isso não faz sentido. Aqui temos apenas uma semelhança entre o campeão e o vice, mas não podemos dizer que eles são o mesmo time. Item errado.  

    D - Todas as aves são humanas e nenhum cachorro é humano, logo nenhum cachorro é uma ave.

    Essa é a resposta. Sabendo que todas as aves são humanas, concluímos que não pode haver alguém que não seja humano e seja ave ao mesmo tempo. Logo, se nenhum cachorro é humano, então nenhum cachorro pode ser ave. Item correto

    E - Em Brasília moram muitos funcionários públicos, Gustavo é funcionário público. Logo, Gustavo mora em Brasília. 

    Nesse item, para eu poder garantir que Gustavo mora em Brasília, seria necessário termos a informação de que todo funcionário público mora em Brasília e que Gustavo é funcionário público. Item errado

    Resposta letra D

  • MUITAS QUESTÕES REPETIDAS E SEM O REFERIDO ASSUNTO!!!   

  • Alguém sabe por que o item 'a' está errado?

  • Janaína, tente responder por diagramas:

    O conjunto de "garotos" está CONTIDO no conjunto maior que é  " os que jogam futebol". O elemento  Maria, por não ser um garoto, não pertence ao conjunto "garotos". Todavia, ela pode tanto estar fora do conjunto maior "os que jogam futebol" quanto estar dentro dele sem pertencer ao conjunto "garotos"

    Logo, não é válido dizer que ela não joga futebol  ;)


  • Argumento válido é quando as premissas são verdadeiras e a conclusão verdadeira.

  • A resolução desse exercício parte do pressuposto de que a lógica não pode ser duvidosa, mas sim matadora.

  • Para saber que a questão D é a certa apliquei o seguinte raciocínio sobre os quantificadores lógicos ensinado em sala de aula pelo meu prof: numa hierarquia no topo em primeiro vem (Algum), em seguida (Nenhum) e por ult na base (Todos). Representando o enunciado D: Todo A é H/ Nenhum C é H. De acordo com a hierarquia o "Nenhum" prevalece e o que há repetição (H) é cortado ou retirado. Concluindo: nenhum A é C ou nenhum C é A.
  • Essa letra c)..... quando fumo um um baseado, costumo formular umas dessas.

    Gabarito: d)

  • gente acertei a questão, mas alguem por favor poderia dá uma melhor explicada nos itens.Utilizei uma logica que pode não servir para todas. OBRIGADA.

  • Vejam o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:

    https://youtu.be/AfTLMzYHKGs

    Professor Ivan Chagas

  • pessoal, alguém sabe se esse assunto cairá na prova do INSS???? ??????????????????????
    se puderem responder no reservado agradeço.

  • a Letra C d questão é o Vasco rsrsrs

  • Todas se aplicam ao um conceito específico exceto a letra D. Que se aplica ao conceito geral

  • * Se a questão apresentar argumentos com conectivos, resolva montando a estrutura simbólica. (Ex: p → q, ~q ├ ~p)
    * Se a questão apresentar argumentos contendo expressões quantificadoras (TODO, ALGUM, NENHUM, etc.), resolva através dos diagramas.

  • Consegui resolver por meio de diagramas lógicos. Tentarei explicar minhas representações. Vamos lá.

     

    a) ERRADO. Se construirmos o conjunto universo dos que jogam futebol, teremos que dentro desse mesmo conjunto existirá o conjunto todos os garotos. Maria não poderá está no conjunto todos os garotos, mas poderá compor o conjunto universo dos que jogam fubebol.

     

    b) ERRADO. Construindo o conjunto loucos teremos que Pedro não poderá compor esse conjunto. Como nenhum cientista é louco, teremos outro conjunto universo denominado cientistas, separado de loucos, Pedro poderá estar nele, ou seja, poderá ser cientista, não podendo, necessariamente ser louco, uma vez que são conjuntos distintos.

     

    c) ERRADO. Temos o conjunto universo dos que perderam os jogos em casa. O conjunto do time que ganhou o campeonato, necessariamente, não pode estar dentro do conjunto universo, e pode estar no conjunto dos campeões. Por lógica, o conjunto do vice-colocado não vai ser o campeão, portanto, o vice não é o campeão, ou não está no conjunto dos campeões.

     

    d) CERTO. Temos o conjunto humanos e dentro dele o conjunto aves. O conjunto cachorros deve estar fora do conjunto humanos, porque nenhum cachorro é humano. Assim, necessariamente ele vai estar fora do conjunto aves. Em outras palavras, se nenhum cachorro é humano, necessariamente, nenhum cachorro é ave, porque toda ave é humano.

     

    e) ERRADO. Temos o conjunto Brasília e fazendo intersecção com esse conjunto temos o conjunto funcionários públicos, porque estes podem ou não ser de Brasília. Gustavo pode estar na intersecção dos conjuntos, como também pode estar no conjunto outros estados/municípios.

  • Dá p fazer de cabeça.

  • " Se eu acertei esse treco fazendo diagrama, então eu entendi RLM" rsrs essa promosição é verdeira.

  • quando não é o professor Renato quem comenta a questão,bate uma tristeza.

  • Esse prof Chagas é muito bom. Obg professor

  • Gabarito letra D

     

    Concurseiro Resiliente, quando não é o Renato eu nem me dou o trabalho de abrir o vídeo, já perdi a conta de quantas reclamações fiz, essa professora não explica nada, só lê, mais complica que explica. Quando vejo que é ela que comenta, venho ler os comentários dos colegas que são mais esclarescedores, aliás, ultimamente o QC tem deixado a desejar nesse quesito, quase não há comentário de professores. O site só sobrevive ainda por causa dos comentários dos colaboradores, que são excelentes.

     

    Agora quanto a pergunta Beatriz eu resolvo assim:

     

    Tudo que está logo após ao todo está dentro do conjunto menor, o que vier depois fará parte do conjunto maior. 

     

    Ex: Todas as aves (ave é o conjunto menor, ficará dentro do conjunto maior que é humana) são humanas (será o conjunto maior, ou seja aves está dentro desse conjunto), e nenhum cachorro é humano, logo nenhum cachorro é uma ave.

     

    Se nenhum cachorro é humano e ave está dentro do conjunto humano, logo cachorro não pode ser ave. Fiz um desenho, não repare na minha coordenação. kkkkk espero que entenda. 

     

    http://sketchtoy.com/68724611

  • toda vez que leio este "lógico válido" eu sinto vontade de desistir de RLM, sendo sincero. 

  • MELDELLLLS....! Quem souber fazer a representação em conjuntos e fizer》 ACERTA.

  • GAB:D

    RESOLUÇÃO POR CONJUNTOS: http://sketchtoy.com/68808140

  • Minha cabeça deu um nó kkk. Essas questões são boas para deixar para o final da prova.

  • LETRA D

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/AfTLMzYHKGs

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • http://sketchtoy.com/69972573


ID
1763485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção correta no que se refere às características dos expedientes oficiais.

Alternativas
Comentários
  • GAB. "D"A. INCORRETA -  a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade; b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal; c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal. B. INCORRETA- A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias. C. INCORRETA - A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só ela depende estritamente das demais características da redação oficial. D. - CORRETA A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos. E. - INCORRETA. - Não se adota uma variedade de linguagens, mas sim a oficial.

  • Creio que essa questão tem dois gabaritos, a letra "d" (o oficial) e a "c". Por favor, alguém me convença que estou errado de forma clara e objetiva!


    Peçam comentário do professor, por gentileza!

  • Pois é Maycon, não consigo entender o erro da C.


  • erro da C)

    A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são

    indispensáveis para a padronização.  Fonte: MRPR

  • Maycon, acredito que o texto da letra "c" possui características que estão mais relacionadas à uniformidade que à clareza, daí o erro desta alternativa. Espero ter esclarecido sua dúvida. Abraço! Bons estudos! Deus nos abençoe!

  • jargão ou linguagem técnica = somente quando indispensável


ID
1763488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção em que o fragmento apresentado atende aos requisitos da relação de textos oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Esse aproveito me deixou em dúvida!

  • a)faltou concisão/clareza (há repetições de termos)

    b)sistema "denominado"

    c)gab.

    d)linguagem coloquial/erro de concordância

    e)erro de ortografia

  • Aproveita que a mamadeira ta cheia .!! kk

    Essa marquei por eliminação mesmo , 

    O erro da letra A (Grato pela Atenção de Vossas Senhorias)


  • Aproveito para informar que essa questão deveria ter sido anulada.

  • Gabarito: C.

     

    Aproveito para deixar meu ponto de vista sobre a questão.

     

    A)Errado. O seguinte trecho fere a impessoalidade "Grato pela atenção de Vossas Senhorias" uma das características principais dos textos oficiais. Fora que também há repetições desnecessárias, como "cancelamento de entregas...".

     

    B)Errado. "(...) constatou-se que tinha muitos funcionários de diversas unidades que não sabiam (...)" Forma uma locução verbal, só o auxiliar varia, nesse caso deveria ser "sabia".

     

    C) Gabarito. Esse aproveito ficou um pouco estranho, mas por exclusão..

     

    D)Errado. " (...) último de dia de trabalho do ano" É quase impossível ler esse trecho.

     

    E)Errado. " (...) derodoviários (...)"

     

    Bons estudos!

  • Pensei que o "derodoviários" tivesse sido erro de digitação do QC.

     

    rsrsrs

  • Olá pessoal!

    Diferentemente dos colegas que comentaram a questão, eu considerei a letra E como errada, não pelo erro de ortografia, pois imaginei que fosse erro do QC, mas pela ausência de vírgula após a palavra "rodoviários". Deveria, na minha concepção, ficar da seguinte forma:

    "A administração superior da empresa, considerando a escassez de meios de transporte decorrente da recente greve derodoviários, autoriza que as atividades laborais se encerrem às 16 horas. Logo que a situação se normalizar, voltaremos aos horários de trabalho habituais."

    Gabarito: C

    Caso eu esteja equivocada, por favor, me avisem.

  • Leta e ) também está falatando a colocação de uma vírgula após a palavra rodoviários.

    1 erro: está faltando uma vírgula para marcar o trecho explicativo. foi  colocado só uma vírgula , e assim fica errado, porque separa o sujeito do verbo.

    a frase correta seria com duas vírgulas : A adm superior da empresa (,) considerando a escassez de transporte decorrente da recente greve de rodoviarios  (,) autoriza  que ....  assim não há separação do suj ( a ADM superior) e o verbo ( autoriza).

     

  • achei um aproveito um pouco estranho mas é o gabarito. Qt a letra " e" o trecho Logo que a situação se normalizar, parece não concordar.


ID
1763491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as características formais e linguísticas dos expedientes oficiais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. 

    Exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração

  •  b) A exposição de motivos interministerial é uma modalidade especial de exposição de motivos que se caracteriza por ser dirigida ao presidente da República ou ao Vice. Elaborada por mais de um Ministro de Estado

  • a) CORRETA (o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa).


    b) A exposição de motivos interministerial deve ser dirigida ao Presidente da República ou Vice-presidente.


    c) O vocativo ao presidente do Supremo Tribunal Federal, juntamente com os presidentes do Congresso Nacional e Presidente da República é Excelentíssimo Senhor. Exemplo: Excelentíssimo Senhor presidente do Supremo Tribunal Federal.


    d) Deve-se levar em consideração também o cargo do remetente, para sabermos qual seria o fecho adequado.


    e) A obrigatoriedade de citar o órgão ou setor, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico seria para o OFÍCIO. Segue trecho do MRPR, logo abaixo:


    3.3.2. Forma e Estrutura

      DEVEM CONSTAR do cabeçalho ou do rodapé do OFÍCIO as seguintes informações do remetente:

    – nome do órgão ou setor;

    – endereço postal;

    – telefone e endereço de correio eletrônico.



    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA(PDF).

    http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais-1/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/view

  • Gente , o video no youtube da professora Grasiela Cabral é perfeito. Aborda , em uma hora e meia, todo o assunto.

  • A exposição de motivos interministerial é uma modalidade especial de exposição de motivos que se caracteriza por ser dirigida ao presidente da República por um ou mais de um ministro de Estado.

  •  

    O vocativo a ser empregado nas comunicações dirigidas ao presidente do Supremo Tribunal Federal é Exceletissímo Senhor Presidente do Tribunal Federal.

    No evelope ai sim: A sua Excelência o Senhor ........ Presidente do S. Tribunal Federal.

  • b) Exposição de motivos: ministro para Presidente ou vice.

     

    c) Excelentíssimo Senhor: chefes de poder.

     

    d) Para o correto emprego dos fechos das comunicações oficiais, deve-se considerar o cargo do destinatário e do remetente.

     

    e) Informações do remetente, tais como nome do órgão ou setor, endereço postal e telefone e endereço de correio eletrônico, são imprescindíveis em um ofício e podem ser apresentadas tanto no seu cabeçalho como no seu rodapé.


ID
1763494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

The systems analyst programmer is responsible for the analysis, design, development and support of custom solutions to support the judiciary and court staff. The position requires independent work habits on complex technical programming assignments and is responsible for independent problem resolution. General supervision is received from a technical supervisor who provides guidance in project assignments and reviews work for achievement of desired results and objectives.
The duties of a systems analyst programmer working in a court include: meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements; gathering project requirements; assisting users in defining needs; proposing solutions which will meet the user’s needs; determining the need for new software, evaluating alternatives, and developing or acquiring suitable programs; testing, debugging, and implementing these programs; and maintaining documentation for them.

Internet: <www.ncsc.org> (adapted).

The systems analyst programmer.

Alternativas
Comentários
  • Gathering = coleta.

  • a) CORRETA
      é responsável por coletar requisitos do projeto - "gathering project requirements"
    b) ERRADA
      define necessidades e propõe soluções - "assisting users in defining needs"
    c) ERRADA
      deve estar apto para descobrir as necessidades para um novo software quando ele é perguntado - " proposing solutions which will meet the user’s needs; determining the need for new software"
    d) ERRADA
      deve evitar avaliar o desenvolvimento de suites de programas - "determining the need for new software, evaluating alternatives, and developing or acquiring suitable programs"
    e) ERRADA
      encontrar com o judiciário para avaliar a melhora do processo de negócio - "meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements"

  • O analista de sistemas 
    A) é responsável pela coleta dos requisitos do projeto.
    B) define necessidades e propõe soluções.
    C) deve ser capaz de descobrir a necessidade de um novo software sempre que for solicitado.
    D) deve evitar avaliar o desenvolvimento de programas adequados.
    E) se reúne com o judiciário para avaliar as melhorias dos processos de negócios.
    (lines 5-6) The duties of a systems analyst programmer working in a court include: meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements; gathering project requirements;
    Tradução: (linhas 5-6) Os deveres de um analista de sistemas trabalhando em um tribunal incluem: reunião com judiciário, funcionários do tribunal e outras agências para identificar melhorias no processo de negócios; coleta dos requisitos do projeto;
    Conforme trecho do segundo parágrafo, inferimos que a alternativa A está correta.
  • a-

    The duties of a systems analyst programmer working in a court include: meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements; gathering project requirements; assisting users in defining needs; proposing solutions which will meet the user’s needs; determining the need for new software, evaluating alternatives, and developing or acquiring suitable programs; testing, debugging, and implementing these programs; and maintaining documentation for them.

  • A. is in charge of collecting project requirements. é responsável pela coleta de requisitos do projeto.

    B. defines needs and proposes solutions. define necessidades e propõe soluções.

    C. must be able to find out the need for a new software whenever he is asked to. deve ser capaz de descobrir a necessidade de um novo software sempre que for questionado.

    D. should avoid evaluating developing suitable programs. deve evitar a avaliação do desenvolvimento de programas apropriados.

    E. meets with judiciary to evaluate business process improvements.  reúne-se com o judiciário para avaliar melhorias nos processos comerciais.

    Letra A – Certa. O trecho em destaque confirma que esta é a alternativa correta. The duties of a systems analyst programmer working in a court include: meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements; gathering project requirements; Os deveres de um programador analista de sistemas que trabalha em um tribunal incluem: reunião com o judiciário, funcionários do tribunal e outras instâncias para identificar melhorias nos processos comerciais; coleta dos requisitos do projeto;

    Letra B – Errada. Na realidade, o texto menciona que o programador analista de sistemas não define as necessidades, ele apenas ajuda os usuários na definição dessas necessidades.

    Letra C – Errada. O texto cita que um dos deveres do programador analista de sistemas é determinar a necessidade de um novo software, mas não fala que deverá descobrir sempre que for questionado, por isso essa alternativa não procede.

    Letra D – Errada. O texto dispõe expressamente que o programador analista de sistemas deverá avaliar alternativas e desenvolver ou adquirir programas apropriados e não evitar isso.

    Letra E – Errada. Esta alternativa poderia gerar dúvida, tendo em vista que o texto menciona “meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements” (reunião com o judiciário, funcionários do tribunal e outras instâncias para identificar melhorias nos processos comerciais; coleta dos requisitos do projeto). No entanto, numa visão mais detalhada, percebe-se que a assertiva diz: “meets with judiciary to evaluate business process improvements” (reúne-se com o judiciário para avaliar melhorias nos processos comerciais). Dessa forma, a assertiva está mais restritiva em relação ao texto e, por isso, a alternativa está incompleta.

    Gabarito: A


ID
1763497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

This text refers to the next two questions.


In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. Broadly speaking, the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served.
Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts.Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice.


Internet: <http://home.hccnet.nl> (adapted).

Based on the text, chose the correct option.

Alternativas
Comentários
  • ... can be a next step.

  • Creio que o esclarecimento para a resposta está na primeira linha, que diz the justice system can gain consistency. É porque ela ainda não possui.

  • CORRETA: Alternativa d) 
    Linha 6 "...can fulfil the need for consistency." : "... pode preencher a necessidade de consistência."

    At present, justice is yet to get the necessary degree of due consistency. : Atualmente, a justiça ainda está para obter o grau de consistência necessário.
  • d-

    Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.

  • A. People do not trust new solutions from the part of the courts. As pessoas não confiam em novas soluções por parte dos tribunais.

    B. The use of technology is enough to guarantee the basic role of the judiciary. O uso da tecnologia é suficiente para garantir o papel fundamental do judiciário.

    C. Judicial organizations need to introduce technology policies. As organizações judiciárias precisam introduzir políticas de tecnologia.

    D. At present, justice is yet to get the necessary degree of due consistency. Atualmente, a justiça ainda precisa obter o nível necessário de consistência devida.

    E. Parties always need justice to provide answers to their disputes. As partes sempre necessitam da justiça para fornecer respostas aos seus litígios.

    Letra A – Errada. O texto cita exatamente o contrário da afirmativa: “It generates public trust by honouring arguments with new solutions...” (Ele gera a confiança pública honrando argumentos com novas soluções...).

    Letra B – Errada. Pela leitura desse trecho, fica evidente que a alternativa está incorreta, pois o uso da tecnologia não é suficiente para garantir o papel fundamental do judiciário. There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts. Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice. De qualquer forma, há muito além do que apenas a implementação de tecnologia. O desenvolvimento de rotinas e diretrizes públicas exige trabalho ativo por parte dos juízes e seus funcionários nos tribunais. Judiciários precisam ser responsáveis pelo seu próprio desempenho como administradores da justiça.

    Letra C – Errada. Pelo teor do texto, verifica-se que as organizações judiciárias já introduziram políticas de tecnologia, portanto a assertiva está incorreta. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served. Ele gera a confiança pública honrando argumentos com novas soluções, e esta tarefa fundamental deve ser apoiada pela utilização proporcional e adequada da tecnologia, nunca reduzida. Nesse sentido, as organizações judiciárias precisam prestar muita atenção às suas políticas de tecnologia da informação para garantir que a justiça seja cumprida.

    Letra D – Certa. Os trechos abaixo confirmam a ideia de que a justiça ainda precisa obter o nível necessário de consistência devida. In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. No curto prazo, o sistema jurídico pode ganhar consistência por meio do esforço para a padronização e através da publicação desse resultado. (...) Thus, increasing consistency also shortens turnaround time. Assim, crescimento com consistência também reduz o tempo de resposta.

    Letra E – Errada. As partes nem sempre necessitam da justiça para fornecer respostas aos seus litígios, somente quando não é possível resolver por si sós. ...the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. ...o sistema judicial resolve disputas fornecendo respostas que as próprias partes não podem encontrar por si sós.

    Gabarito: D


ID
1763500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

This text refers to the next two questions.


In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. Broadly speaking, the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served.
Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts.Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice.


Internet: <http://home.hccnet.nl> (adapted).

According to the text, public guidelines.

Alternativas
Comentários
  • Muita gente marcou a letra E.
    Erro: "have the power to CERTAINLY reduce entire disputes".
    Texto: "Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and PERHAPS even entire disputes, (...)".

  • Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step.

    According to the text, public guidelines:

    c) can become automated for frequent decisions.

    ipsis litteris!

  • Complementando:

    A)

    Está incorreta, pois a assertiva traz uma afirmação no tempo presente:

    public guidelines show (MOSTRA QUE) that judges and their staff are responsible for the administration of justice.

     

    Já o texto expõe algo no tempo futuro.

    Judiciaries need to be (PRECISA SER )responsible for their own performance as administrators of justice.

  • Alternativa A:

     

    JUDICIARIES NEED TO BE RESPONSIBLE FOR THEIR OWN PERFORMANCE AS ADMINISTRATORS OF JUSTICE  ( E NÃO public guidelines show that judges and their staff are responsible for the administration of justice ).

    Extrapolação de texto.

     

    Alternativa B:

     

    public guidelines CAN REDUCE THE NUMBER OF POINTS IN DISPUTE, AND PERHAPS EVEN ENTIRE DISPUTES, TO BE PUT BEFORE THE JUDGE, ( E NÃO will increase the amount of time needed for a court decision ).

    Extrapolação de texto.

     

    Alternativa D:

     

    public guidelines CAN REDUCE THE NUMBER OF POINTS IN DISPUTE, AND PERHAPS EVEN ENTIRE DISPUTES ( E NÃO solve the points in dispute ).

    Extrapolação de texto.

     

    “solve

    to find the answer to something or to stop a problem

    resolver, solucionar

    We have solved the problem.

    Police are still no nearer to solving the crime”.

    Fonte: http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/solve


     

    Alternativa E:

    public guidelines have the power to PERHAPS ( E NÃO certainly ) reduce entire disputes.

    Extrapolação de texto.

     

    “Perhaps

    adverb

    possibly

    talvez

    Perhaps I’ll go to the gym after work.

    Perhaps Ben will come”.

    Fonte: http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/perhaps?q=PERHAPS

     

    “certainly

    adverb.

    certamente, com certeza

    They certainly deserved to win.

    ‘Do you regret what you said?’ ‘Certainly not!’ “.

    Fonte: http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/certainly

  • c-

    Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step.

  • According to the text, public guidelines De acordo com o texto, as diretrizes públicas

    A. show that judges and their staff are responsible for the administration of justice. demonstram que os juízes e seus funcionários são responsáveis pela administração da justiça.

    B. will increase the amount of time needed for a court decision. vão aumentar o período de tempo necessário para uma decisão judicial.

    C. can become automated for frequent decisions. podem tornar-se automatizadas para as decisões frequentes.

    D. solve the points in dispute. resolvem os pontos em conflito.

    E. have the power to certainly reduce entire disputes. possuem o poder de certamente reduzir os litígios por completo.

    Letra A – Errada. O texto não fala nada sobre o fato de as diretrizes públicas demonstrarem que os juízes e seus funcionários são responsáveis pela administração da justiça. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. As diretrizes públicas podem reduzir o número de pontos de conflito, e talvez até mesmo litígios inteiros, para serem colocados diante do juiz. 

    Letra B – Errada. Tendo em vista que as diretrizes públicas melhoram a consistência do crescimento e, portanto, há uma redução do tempo necessário para uma decisão judicial. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time. As diretrizes públicas podem reduzir o número de pontos de conflito, e talvez até mesmo litígios inteiros, para serem colocados diante do juiz. Assim, crescimento com consistência também reduz o tempo de resposta.

    Letra C – Certa. Pela leitura do trecho abaixo, verifica-se que esta alternativa está correta. Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. As diretrizes públicas para as decisões frequentes podem satisfazer a necessidade de coerência. Automatizar as diretrizes pode ser o próximo passo.

    Letra D – Errada. Na verdade, as diretrizes públicas não resolvem os conflitos, pois o texto menciona que elas podem somente reduzir os pontos em conflito. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. As diretrizes públicas podem reduzir o número de pontos de conflito, e talvez até mesmo litígios inteiros, para serem colocados diante do juiz.

    Letra E – Errada. As diretrizes públicas podem reduzir litígios por completo, mas o texto não fala que há uma certeza dessa redução.

    Gabarito: C

  • A questão cobra interpretação de um texto sobre o sistema judicial.

    Vamos analisar o enunciado:

    According to the text, public guidelines...
    Tradução - De acordo com o texto, diretrizes públicas...


    A resposta se evidencia no segundo parágrafo . Vejamos o trecho em questão:


    Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts. Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice. 

    Tradução - Diretrizes públicas para decisões que ocorrem com frequência podem atender à necessidade de consistência. Automatizar as diretrizes pode ser o próximo passo. As diretrizes públicas podem reduzir o número de pontos em disputa, e talvez até mesmo disputas inteiras, a serem apresentadas ao juiz. Portanto, aumentam a consistência também reduzem o tempo de resposta. No entanto, há mais nisso do que apenas implementar tecnologia. O desenvolvimento de rotinas e diretrizes públicas exige um trabalho ativo por parte dos juízes e de seus funcionários nos tribunais. Os judiciários precisam ser responsáveis por seu próprio desempenho como

    Analisando as alternativas teremos:


    A) Incorreto - show that judges and their staff are responsible for the administration of justice.
    Tradução - mostram que os juízes e seus funcionários são responsáveis pela administração da justiça.
    Os judiciários precisam ser responsáveis por seu próprio desempenho como administradores de justiça. 

    B) Incorreto - will increase the amount of time needed for a court decision.
    Tradução - aumentarão o tempo necessário para uma decisão judicial.
    Reduzem o tempo de resposta 

    C) Correto - can become automated for frequent decisions.
    Tradução - podem se tornar automatizadas para decisões frequentes. 
    Automatizar as diretrizes pode ser o próximo passo. 

    D) Incorreto - solve the points in dispute.
    Tradução - resolvem os pontos em disputa.
    Podem reduzir o número de pontos em disputa. 

    E) Incorreto - have the power to certainly reduce entire disputes.
    Tradução -têm o poder de certamente reduzir disputas inteiras.
    Talvez até mesmo disputas inteiras.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
1763506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Constitui regra deontológica do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    a) Dos Principais Deveres do Servidor Público
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público


    b) XIV - São deveres fundamentais do servidor público
    d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo


    c) Certo. Das Regras Deontológicas
    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública


    d) Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;
    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem


    e) Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;
    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam

  • CAPÍTULO I Seção I Das Regras Deontológicas
    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública

  • Regras Deontológicas

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

  • Não seria esta uma questão já formulada anteriormente?

  • Gabarito "C"

    Contribuindo com as informações de Fábio Klein em outra questão.

    Ponto comum de cada parte do Decreto 1.171/94.

    Parte 1 - As regras Deontológicas:
    As recomendações dizem respeito as qualidades de sentido amplo, abstratas e subjetivas, exigidas pelo serviço público, tais como: "dignidade"; "consciência dos princípios morais"; "elemento ético"; "tratar bem"; "dizer a verdade"; "respeito"; "colaboração"...

    Parte 2 - Deveres do Servidor Público:
    Vc vai notar a grande presença de termos mais objetivos, principalmente verbos que indicam o trato no atendimento / eficiência / performance profissional: "desempenhar"; "tratar cuidadosamente"; "ser cortês"; "cumprir com as tarefas"...

    Parte .3 - Vedações do Servidor Público:
    Vc vai perceber que trata-se de proibições de uso do cargo ou função seja para favorecer alguém ou a si mesmo, seja para prejudicar alguém. Perceba a presença de verbos que indicam o desvio da finalidade do interesse público: "prejudicar"; "procrastinar"; "alterar"; "deturpar"; "desviar", etc. Não é à toa que tais infrações de conduta estão nesta seção III (vedações): sem dúvida são as infrações mais graves.

    Bons estudos!

    "Tudo é possível, basta acreditar"!!!

  • Ana Santos essa questão já foi formulada antes sim, mas para outro cargo do TRE-MT.

    Algumas questões o Cespe usa para vários cargos, em provas aplicadas na mesma data e horário.

    A questão semelhante a esta foi aplicada para os Cargos 1, 2, 4, e 5.

  • não sei se a alguém isso interessa, mas eu tenho acertado varias questões de prova depois que  eu observei algo sobre os deveres, as vedações e as regras deontológicas desse decreto, varias e varias questões nesse estilo tem aparecido perguntando dentre as quais é regra deontologística ou vedação ou dever.

    o que eu observei foi o seguinte: todas os deveres e proibições começam com verbo com exceção de um que começa com a palavra jamais. e nas regras deontológicas apenas uma aparece como verbo que é o inciso x das regras.. então quando perguntar vc vai matando por exclusão. e quanto as vedações e os deveres o que fazer já que "todos" começam com verbo.. quando vc ler vai perceber logo as vedações/proibições, espero ter ajudado em algo, forte abraço!!!
  • Essa veio 2x em provas diferentes Essa eu não erro mais.

  • Ezequias Silva, ótima observação! Lembrando que, nas vedações, a alínea "a" não começa com verbo. De todo modo, agradeço o comentario. vlw

  • Esses "macetes" de verbos não fucionam, não adianta tentar criar uma mecânica. Tem que fazer uma leitura dinâmica do Código, entender que as Regras Deontológicas são amplas, se referem aos aspectos gerais da ética e moralidade no serviço público, são princípios gerais de direito. Os deveres, por sua vez, impõem condutas ao servidor e as vedações, imputam conditas negativas. Fazendo uma leitura por semana com essa reflexão é possível compreender os objetivos da lei e gabaritas as questões.

  • Pessoal, é simples! Decorem/fixem bem as Regras deontológicas, pois diferenciar as vedações (coisas ruins) dos deveres (coisas boas) é muito mais fácil! Fica a dica!

  • Basta lembrar que as regras deontológicas lembram a boa educação que se aprende em casa!

  • Gabarito - Letra "C"

    Decreto 1.171/94

    ANEXO

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

     

    Alguns de nós era Faca na Caveira!!!

  • Muita gente decora pelos verbos no infinitivo , que estao enumerados nos deveres,mas a CESPE nao é trouxa

  • Gente, o Cespe não é "menino" não! Esses "macetes" de verbos não fucionam. 

  • Regras deontológicas = Como agir

    Deveres = O que deve ser feito 

    Vedações = O que não fazer

  • ALTERNATIVAS:

     

    ALTERNATIVA A: 

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público.

    letra e): tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

     

    ALTERNATIVA B:

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    Letra d):  jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;

     

    [ALTERNATIVA C: CORRETA.]

     

    ALTERNATIVA D:

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

     

    ALTERNATIVA E:

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

     

    Resumindo: 

     

    A letra A, está dentro de "PRINCIPAIS DEVERES".

    A letra B, está também dentro de " PRINCIPAIS DEVERES".

    A letra C, é a alternativa correta, que se encontra dentro das "REGRAS DEONTOLÓGICAS".

    A letra D, está dentro das "VEDAÇÕES".

    E a letra E, está dentro também das VEDAÇÕES AO SERVIDOR PÚBLICO".

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

     

      

     

  • A essa altura do campeonato e ainda querem usar o manjadíssimo bizu de verbos???
  • Uma dica: Pergunte para a frase :

    Se for uma obrigação será DEVER.
    Se não for uma obrigação será VEDAÇÃO.
    Se não for nenhuma das duas e te passar uma ideia de escolha, então é deontologia.

     

    Fonte: Dica "toper" de uma coleguinha do QC.

  • Dica top do Diego Basilio!!  ;-)

  • Pelo visto a saída é decorar, porque esses BIZU são furada

  • XI - (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

     

    Princípio da Hierarquia: Os órgãos da Administração Pública devem ser estruturados de forma tal que haja uma relação de coordenação e subordinação entre eles, cada um titular de atribuições definidas na lei.

     

    “O empregado labora com desídia no desempenho de suas funções quando o faz com negligência, preguiça, má vontade, displicência, desleixo, indolência, omissão, desatenção, indiferença, desinteresse, relaxamento. A desídia pode também ser considerada um conjunto de pequenas faltas, que mostram a omissão do empregado no serviço, desde que haja repetição dos atos faltosos”. (MARTINS, 2003, p. 358).

     

    RJU, Art. 116.  São deveres do servidor: ... IV – cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

     

    RJU, Art. 114.  A administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade.

  • Como o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal é relativamente pequeno as bancas fazem essa salada com as regras gerais, deveres e devações.

     

    a) Um dever

    b) Um dever

    c) Regras Deontológicas

    d) Proibição /devação

    e) Proibição /devação

     

    Significado de Deontologia

    Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação.

    A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

    O termo deontologia foi criado no ano de 1834, pelo filósofo inglês Jeremy Bentham, para falar sobre o ramo da ética em que o objeto de estudo é o fundamento do dever e das normas. A deontologia é ainda conhecida como "Teoria do Dever".

    Immanuel Kant também deu sua contribuição para a deontologia, uma vez que a dividiu em dois conceitos: razão prática e liberdade.

    Para Kant, agir por dever é a maneira de dar à ação o seu valor moral; e por sua vez, a perfeição moral só pode ser atingida por uma livre vontade.

    A deontologia também pode ser o conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o Código de Ética de sua categoria.

    Para os profissionais, deontologia são normas estabelecidas não pela moral e sim para a correção de suas intenções, ações, direitos, deveres e princípios.

    O primeiro Código de Deontologia foi feito na área da medicina, nos Estados Unidos.

     

    Deontologia jurídica

    A deontologia jurídica é a ciência que se preocupa em cuidar dos deveres e dos direitos dos profissionais que trabalham com a justiça.

    Advogados, juízes, desembargadores e etc, são alguns exemplos de profissionais abrangidos pela deontologia jurídica. 

  • Sinceramente ? Ao meu ver o único inciso que da para confundir com deveres é justamente esse que diz que: "o servidor deve prestar atenção as ordens legais..." decorando ele como regra deontológica dificilmente você irá errar, pois os outros incisos são claramente genéricos e subjetivos ligado muito à ética, o que fecha exatamente com o conceito de deontologia.

     

    Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

     

    Bons estudos

  • Andrio, antes de decorar, entenda. Sem entendimento, caímos nas pegadinhas. Para as bancas decorar não basta.

    bons estudos.

  • Tenho uma dúvida sobre esta questão.


    a letra "c" esta contida na Seção III do Decreto 1.171/94, cujo qual trata "Das Vedações do servidor público".


    Lendo os comentários percebi que muitos colegas basearam suas explicações em Regras Deontológicas, Deveres e Vedações, respectivamente Seção I, Seção II e Seção III do Decreto.


    Pois bem, se a alternativa considerada correta ("c"), é na verdade a alínea "a" , inciso XV do referido decreto e esta situada na Seção III (VEDAÇÕES). Porque é considerado uma regra Deontológica, cujas as quais estão discriminadas na Seção I?



    Existem regras Deontológicas além das contidas na Seção I ?

  • Copiei da *Márcia Cruz


    Ponto comum de cada parte do Decreto 1.171/94.


    Parte 1 - As regras Deontológicas:

    As recomendações 

    dizem respeito as qualidades de sentido amplo, abstratas e subjetivas, 

    exigidas pelo serviço público, tais como: "dignidade"; "consciência dos 

    princípios morais"; "elemento ético"; "tratar bem"; "dizer a verdade"; 

    "respeito"; "colaboração"...


    Parte 2 - Deveres do Servidor Público:

    Vc vai notar a grande 

    presença de termos mais objetivos, principalmente verbos que indicam o 

    trato no atendimento / eficiência / performance profissional: "desempenhar"; 

    "tratar cuidadosamente"; "ser cortês"; "cumprir com as tarefas"...


    Parte .3 - Vedações do Servidor Público:

    Vc vai perceber que trata-se de proibições de uso do 

    cargo ou função seja para favorecer alguém ou a si mesmo, seja para 

    prejudicar alguém. Perceba a presença de verbos que indicam o desvio da 

    finalidade do interesse público: "prejudicar"; "procrastinar"; 

    "alterar"; "deturpar"; "desviar", etc. Não é à toa que tais infrações de 

    conduta estão nesta seção III (vedações): sem dúvida são as infrações 

    mais graves.

  • REGRAS DEONTOLÓGICAS que são usadas para confundir o candidato pelo fato de terem verbos no infinitivo:

    JAMAIS DESPREZAR o elemento ético de sua conduta.

    DEIXAR o servidor público qualquer pessoa à espera (...)

    PRESTAR toda sua atenção às ordens legais de seus superiores (...)

  • Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação.

  • no chute foi acertado rsrsrs


ID
1763515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que concerne ao BSC (balanced scorecard), que é uma ferramenta da administração que permite à organização focar as estratégias para o sucesso no longo prazo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    "O Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. O 'scorecard' cria uma estrutura, uma linguagem, para comunicar a missão e a estratégia, e utiliza indicadores para informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Ao articularem os resultados desejados pela empresa com os vetores desses resultados, os executivos esperam canalizar as energias, as habilidades e os conhecimentos específicos das pessoas na empresa inteira, para alcançar as metas de longo prazo." Kaplan & Norton, 1997, p. 25


  • Erro da letra (c):

    O BSC é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional - [não é operacional é estratégico] -  fundamentada em um sistema de indicadores.

    Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão estratégica que desdobra objetivos estratégicos, visão e missão da organização em indicadores de desempenho para monitoramento estratégico.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard

  • a) O BSC é contraindicado em várias situações que envolvam a dinâmica do negócio, como, por exemplo, no caso de a missão e a estratégia não serem conhecidas, compartilhadas e entendidas. [ERRADO] É indicado, pra organizar melhor.

     

     b) De acordo com Kaplan e Norton, a estratégia empresarial se conecta ao conceito de BSC, traduzindo missão, objetivos e planos por meio dos segmentos finanças, clientes, processos internos e crescimento. [CERTO]

     

     c) O BSC é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional fundamentada em um sistema de indicadores. [ERRADO] PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

     

     d) Na avaliação de desempenho do BSC, consideram-se os vetores pessoas, finanças, produção e vendas. [ERRADO] FINANÇAS, CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS, CRESCIMENTO. 

     

     e) O BSC aplica-se fundamentalmente a aspectos financeiros e contábeis, tais como balanço, fluxo de caixa e índices, uma vez que esses aspectos condicionam aspectos intangíveis, como a definição da visão e da missão da organização. [ERRADO] O BSC  tem a ideia de superar essa visão tradicional baseada na ênfase ao aspecto financeitos


ID
1763518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A busca pelo melhor resultado geral na realização das atividades da organização — independentemente de onde elas sejam realizadas — com foco no resultado do processo e na entrega de valor ao cliente relaciona-se à.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Examinador foi longe: 

    BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO POR PROCESSOS

    Entendimentos e formalização dos processos internos;

    Visão da cadeia de valor e processos componentes;

    Agilidade na disponibilidade de novos serviços e produtos para o cliente;

    Reutilização de recursos tecnológicos e reaproveitamento de legados;

    Gestão proativa das atividades do processo e monitorias em tempo real;

    Expressiva redução de custos e tempo na adoção de novas soluções;

    Melhor uso dos recursos humanos e sua consequente valorização;

    Quebra dos silos e feudos da gestão corporativa tradicional;

    Simulação e ensaio de melhorias em ambientes controlados;

    Nota: Itens extraídos do livro Guia para formação de analistas de processo, de Gart Capote.


  • Letra (b)


    Outras questões que ajudam a responder:


    • Q435119 (CESPE - 2014 - ANATEL - Analista Administrativo - Administração) A quebra dos silos e feudos funcionais da gestão corporativa presentes nas estruturas burocráticas das organizações governamentais é uma das consequências diretas da aplicação de práticas e tecnologias de apoio ao gerenciamento de processos de negócio.  Gab.: Certo


    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANCINE

    Prova: Analista Administrativo - Área 1


    Julgue os itens a seguir, acerca de processos e da gestão de projetos.

    Os impactos que a adoção da gestão de processos ocasiona em uma organização incluem a quebra dos silos e feudos da gestão corporativa tradicional.


  • Questão mal formulada, vejo a quebra dos silos mais como consequencia da implementacao da gestao por resultados do que uma relação direta em si. Vai entender examinador, queria saber qual a fonte/livro ele tirou isso.
  • BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO POR PROCESSOS:

     

    --> ENTENDIMENTOS E FORMALIZAÇÃO DOS PROCESSOS INTERNOS;
    --> VISÃO DA CADEIA DE VALOR E PROCESSOS COMPONENTES;
    --> AGILIDADE NA DISPONIBILIDADE DE NOVOS SERVIÇOS E PRODUTOS PARA O CLIENTE;
    --> REUTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E REAPROVEITAMENTO DE LEGADOS;
    --> GESTÃO PROATIVA DAS ATIVIDADES DO PROCESSO E MONITORIAS EM TEMPO REAL;
    --> EXPRESSIVA REDUÇÃO DE CUSTOS E TEMPO NA ADOÇÃO DE NOVAS SOLUÇÕES;
    --> MELHOR USO DOS RECURSOS HUMANOS E SUA CONSEQUENTE VALORIZAÇÃO;
    --> QUEBRA DOS SILOS E FEUDOS DA GESTÃO CORPORATIVA TRADICIONAL;
    --> SIMULAÇÃO E ENSAIO DE MELHORIAS EM AMBIENTES CONTROLADOS;
     

    Fonte: Guia para formação de analistas de processo. Gart Capote

     

    A TECNOLOGIA VEIO COMO FORMA DE FACILITAR E DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO. COMO EXPLOS, ANTES, QUANDO SE QUERIA EFEITOS NAS FOTOS, RECORRIA-SE A UM PROFISSIONAL EM PHOTOSHOP. HOJE, COM INSTAGRAM E OUTROS APLICATIVOS, QUALQUER UM FAZ UMA ALTERAÇÃO NA FOTO. PODE NÃO FICAR TÃO BOA QUANTO A DO PROFISSIONAL, MAS FICA SATISFATÓRIO E MAIS BARATO. NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL O MESMO OCORRE. O CONHECIMENTO QUE SOMENTE POUCOS PROFISSIONAIS POSSUÍAM É PULVERIZADO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. POR ISSO TEMOS A QUEBRA DOS “SILOS E FEUDOS” FUNCIONAIS.

     

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • GAB: B

     

    O que é quebra de silos e feudos?

     

    - Silos: São barreiras que impedem os departamentos de trabalharem em conjunto, pois cada departamento busca otimizar somente suas atividades. A gestão por processos objetiva acabar com isso e implementar uma visão sistêmica, ou seja, todos devem trabalhar em harmonia em busca dos resultados.

     

    - Feudos: Ocorre nas organizações tradicionais, de hierarquia rígida. A visão feudal acontece quando os subordinados só fazem aquilo que é ordenado pelos seus superiores, e esses por sua vez, são autocráticos, não descentralizam o poder. Dessa forma, a gestão por processos busca o modelo de organização horizontal. Como consequência, as pessoas têm mais liberdade de decisão e a comunicação flui naturalmente entre os setores.

     

     

    https://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2012/05/o-feudalismo-nas-empresas.html

    Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio  (BPM CBOK), 2013.


ID
1763521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Durante a execução de contrato administrativo celebrado pelo TRE/MT com uma empresa privada, para a aquisição, instalação e manutenção de aparelhos de ar condicionado, o gestor constatou algumas falhas operacionais, que configuraram inexecução do contrato, tendo então notificado a empresa para apresentar defesa.

A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    a) Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato:
    XI - a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato


    b) Pode ser total ou parcial:

    Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de
    II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei
    IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste


    c) Art. 67. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.


    d) O termo aditivo é o instrumento que formaliza a modificação de um contrato administrativo:

    Art. 69. O contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.


    e) Certo. A multa pode ser aplicada isolada ou em conjunto.

    Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos
  • Errei, pois a palavra ''durante'' me induziu ao erro.

  • Devido as falhas encontradas,pensei que pode-se mudar a finalidade.

  • A letra E parece incompleta porque não menciona o item III do art. 87 (suspensão em licitação e impedimento de contratar com a Administração Publica).

  •  e) Pela inexecução total ou parcial do contrato cabe a aplicação, ao contratado, das penalidades de advertência e multa concomitantemente. Atenção! a questão correta, pois é uma possibilidade e não tem nenhuma palavra excluindo as demais possibilidades de sanção, como "Somente" , "apenas" e etc. 


    Cabe ressaltar que apenas as multas podem ser aplicadas cumulativamente com outras sanções!

  • O termo chave para a solução da questão é o termo "falha operacional", que implica em culpa da contratada.

     

    A alternativa D está mto boa. Se não fosse o termo "falha operacional", poderia incorrer em alteração contratual por acordo das partes (art. 65, II, d), excluindo a responsabilidade do art. 69.

     

    MASSSSS as bancas estão mudando mto as questões... O candidato sabe a alternativa correta, mas sempre analisa a questão com base nos jargões da lei e não pensa na hipótese da banca mudar um termo por outro. Ora, na questão acima, ela substituiu o termo "vícios" por "falha operacional".

     

    Mas a alternativa E ficou muito dúbia. Afinal, as sanções são discricionárias. Para o caso, simples pena de multa poderia ser suficiente. Ou se  aplicação das sanções forem vinculadas, faltaram as "suspensão temporária de participação em licitação" e "declaração de inidoneidade". No entanto, é a menos pior. Poderia muito bem a banca colocar "pode a adm aplicar as sanções de multa e advertência" (art. 87). Mas isso iria facilitar muito a solução da questão.

     

    Portanto, a alternativa E é a menos pior. 

     

    Eu chego a uma conclusão, com essa questão: infelizmente, as bancas estão ficando sem saída para formularem questões, pois não é a primeira, segunda ou terceira vez que vejo questões dúbias neste último ano. São dezenas (o concurso de juiz pra SP ano passado tava carregado de questões dúbias).

  • GABARITO: E

    a) ERRADO: Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato: XI - a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato;

    b) ERRADO: Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de: IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste;

    c) ERRADO: Art. 67. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.

    d) ERRADO: Art. 69. O contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.

    e) CERTO: Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções: I - advertência; II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato; III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos; IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior. § 2o As sanções previstas nos incisos I, III e IV deste artigo poderão ser aplicadas juntamente com a do inciso II, facultada a defesa prévia do interessado, no respectivo processo, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.


ID
1763524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um grupo de 300 soldados deve ser vacinado contra febre amarela e malária. Sabendo-se que a quantidade de soldados que receberam previamente a vacina de febre amarela é o triplo da quantidade de soldados que receberam previamente a vacina de malária, que 45 soldados já haviam recebido as duas vacinas e que apenas 25 não haviam recebido nenhuma delas, é correto afirmar que a quantidade de soldados que já haviam recebido apenas a vacina de malária é.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 

    Total = 300 soldados 
    M = malária = x - 45
    A = amarela = 3x - 45 
    As duas vacinas = 45 
    Nenhuma das vacinas = 25 


    3x - 45 + x - 45 + 45 + 25 = 300
    4x = 300 + 45 + 45 - 45 - 25 
    4x = 320 
    x = 80 


    Como a questão pede APENAS os saldados que receberam a vacina da malária façamos o seguinte:
    x - 45 = 80 - 45 = 35 soldados 
  • Primeiro é interessante entender o que o exercício pede:

    A quantidade de soldados que já haviam recebido apenas a vacina de malária


    Primeiro vamos ver as informações que existem dentro do texto:

    Número total de soldados? 300, mas apenas 275 receberam a vacina (25 não receberam a vacina).

    Quantos soldados receberam as duas vacinas? 45 soldados

    Quantos soldados receberam SOMENTE a vacina de malária? Um número x de soldados menos 45 soldados que receberam as duas vacinas, logo: x - 45    

    Quantos soldados receberam SOMENTE a vacina da febre amarela? O triplo do número x de soldados que receberam a vacina de malária, então 3x, menos o número de soldados que receberam as duas vacinas, logo: 3x - 45


    Assim podemos dizer que o número total de soldados que receberam a vacina é igual ao número de soldados que receberam somente a vacina de febre amarela mais o número de soldados que receberam somente a vacina de malária mais o número de soldados que receberam as duas vacinas:

    275 = (3x - 45) + (x - 45) + (45) 

    275 = 3x - 45 + x - 45 + 45

    275 = 4x - 45

    320 = 4x

    x = 320 / 4 = 80


    Por fim voltamos as nossas primeiras informações e as completamos.

    Total de soldados: 

    300

    Soldados que receberam as duas vacinas: 

    45

    Soldados que receberam SOMENTE a vacina de malária: 

    x - 45

    80 - 45

    35

    Soldados que receberam SOMENTE a vacina da febre amarela:

    3x - 45

    3.(80) - 45

    240 - 45

    195


    Questão do enunciado: 

    A quantidade de soldados que já haviam recebido apenas a vacina de malária: 35 soldados haviam recebido apenas a vacina de malária, letra ''B''.

  • maneira mais facil de resolver alguem sabe?


  • Fiz como o colega Adauto postou, mas, se alguém sabe algo mais rápido por favor compartilhem.

  • A U B = Conjuntos(A) + C(B) - C(A^B)(A interseção B).

    A U B = 275, uma vez que 25 não receberam ainda.

    C(A) = Febre Amarela = FA

    C(B) = Malária = M

    C(A^B)= 45, pois a questão diz que é número de vacinas recebidas das duas;

    Então,

    275 = FA + M - 45 ......-> Como na questão diz que FA = 3M;

    275 + 45 = 3M + M

    4M=320

    M= 80; -> Como já tem 45 de interseção dos que receberam as duas vacinas, os que receberam somente para Malária é igual a 80 - 45 = 35;

    Letra B

  • m = apenas vacinados malária e M = todos vacinados malária

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (i) Pegue o universo total e tire todos os vacinados para febre amarela (3 M) e os não-vacinados para nenhuma:

    300 - 3M - 25 = m (ou seja, sobram os apenas vacinados para malária)

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (ii) Com base no que a questão fornece, sabemos que:

    M = vacinados malária e febre amarela (intersecção) + vacinados apenas para malária (m)

    M = 45 + m

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (iii) Agora é só substituir e correr pro abraço:

    300 - 3m - 135 - 25 = m >> 4m = 140 >> m = 35

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Obs.: Nesse tipo de questão, é imprescindível fazer o desenho do diagrama para melhor visualizar o que se pede.

  • Questão muito tranquila e que muitos erraram, inclusive eu.


    Errei por pura vacilação, por deixar passar o APENAS!



  • GABARITO: LETRA E.

    Galera, deixo aqui minha contribuição. Gravei um vídeo com a correção dessa questão:

    Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_f1T6BUmuwY

    Agora, voltando à questão, segue uma outra forma de resolver...

    Total = 300 

    Malária e febre amarela (intersecção) = 45 

    Só Malária (M) = x – 45

    Só Febre amarela (A) = 3.x – 45 ---- 3x é o triplo de x

    Nenhuma = 25 

    Como temos um total de 300 e 25 não foram vacinados contra nenhuma das duas doenças, temos que 300 – 25 = 275 soldados foram vacinados em, no mínimo uma das vacinas. Isso quer dizer que a união entre os dois conjuntos (aquilo que está dentro do diagrama) é 275. Logo:

    x – 45  + 3.x – 45 + 45 =  275  ------  4.x = 275 + 45

    4x = 320 ---  x = 80

    Conclusão: Como x = 80, então temos que 80 – 45 = 35 soldados haviam sido vacinados somente contra malária. 

    Gabarito: Letra E (35 é superior a 30 e inferior a 40)

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

     

     

     

  • Pessoal acredito eu que a modo mais fácil de resolver está questão é desenhando o diagrama de conjuntos pois ai fica mais claro.

    Se alguém se interessar a resolução a partir do diagrama se encontra no Link: http://www.umexerciciotododia.com.br/2016/01/raciocinio-logico-matematico-conjuntos.html
  • assistia a aula Professor muito boa, parabéns.

  • Realmente muito boa a explicação Jõao Ricardo! Obrigada pela dica!

  • Some tudo , e depois faça um sistema :
    (A - 45) + (45) + (M - 45) + (25) = 300

    Resolvendo isso, temos A+M=320 ( essa será uma das sentenças do sistema ).

    A outra sentença será A=3M.

    Para visualizar melhor:

    A+M=320

    A=3M 

    Resolva e pronto.
  • Prof. júlio, muito boa a explicação sobretudo no youtube. 

  • Questão mal elaborada! 

    Se x=80

    3x--> 3.80 = 240

    240+80= 320 (oi???????) total de 300 soldados! 


  • Questão simples que muitos erraram assim como eu. Fiz através de diagramas, porém, errei em alguns detalhes.

     Vejam o vídeo do prof. Julio, muito didático e de fácil entendimento.


    Estudando e aprendendo com questões!



    GAB. Letra E

  • De acordo com o enunciado, tem-se:


    Assim,
    3x - 45 + 45 + x - 45 + 25 = 300
    4x = 300 + 45 - 25
    4x = 320
    x = 80
    A quantidade de soldados que haviam recebido apenas vacina de malária é dada por:
    80 - 45 = 35 soldados

    Resposta E)

  • Não, Laura Guimarães, desse jeito estaria contabilizando os 45 soldados, que fazem parte da interseção, duas vezes: uma dentro dos 240 outra dentro dos 80 soldados. É preciso abater a interseção de um desses grupos e, pra totalizar os 300 soldados não esquecer de somar os 25 soldados que não tomaram nenhuma das vacinas e portanto não participa de nenhum dos grupos.  

  • Oi,. Eu li e reli mas não consigo entender o porquê de diminuir 45 antes e depois da resolução da questão.

    Antes: 3x + x -45????
    depois: 80-45?? = 35

  • F+M-45= 275( 300-25)
    B=somente malária
    M= 45+ B
    F=(45+B).3

    (45+B).3+ 45+b -45=275
    135+4b=275
    b=35

    Gianni, tem q tirar (-45) pq a interseção foi somada duas vezes

  • Resolvi diferente.


    Diagrama de venn ...
    __________________
    x+45 = 3(275-x)

    4x = 780
    x = 195

    Logo: (275-195-45) = 35

  • o máximo que eu consigo fazer é atribuir os valores dentro dos conjuntos kkkkk o resto não consigo de jeito nenhum

  • Que questão capetodica... 

  • Assim,
    3x - 45 + 45 + x - 45 + 25 = 300
    4x = 300 + 45 - 25
    4x = 320
    x = 80
    A quantidade de soldados que haviam recebido apenas vacina de malária é dada por:
    80 - 45 = 35 soldados

    Resposta E)

  • Prof Julio Cesar...é o cara do RLM!

     

  • Fiz da seguinte forma, muito parecido com a forma que o Weberti fez:

     

    Quem vacinou contra Febre amarela, chamei de F  e contra malária: M

    Interseção: 45

    Só malária: X

     

    Temos que : F = 3M

    F+ M- 45 = 300-35

    F= 3(45+X)

    F= 135 + 3X

     

    FAZENDO AS SUBSTITUIÇÕES: 135 + 3X + 45 + X - 45 = 275

     135+ 4X = 275

    X= 35

     

    SOMENTE MALÁRIA: 35

  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:
    https://youtu.be/TeQftd4_cYE
    Professor Ivan Chagas

  • Total=fa + m - faUm

    275 = 3m + m - 45

    320 = 4m

    m = 80

    somente m => 80 - 45 = 35

  • Fui por tentativa e erro 

    :)

  • da onde saiu aquele 4x, que estou na duvida

  • Saiu do 3x+x=4x

  • Em 2015 não existia vacina contra malária...

  • 300 soldados

     

    Soldados que receberam a vacina de febre amarela é o triplo dos soldados que receberam a vacina de malária: 3x - 45

    Soldados que receberam as duas vacinas: 45

    Soldados que receberam apenas a vacina de malária: x - 45

    Soldados que não receberam vacina: 25 

     

    300 = 3x - 45 + 45 + x - 45 + 25
    300 = 3x - 45 + x + 25
    300 = 4x - 20
    300 + 20 = 4x
    320 = 4x
    x = 80

     

    80 - 45 = 35 soldados que receberam apenas a vacina de malária

  • SE x=35, então 3x=105..... 35+105+45+25= 210 soldados.....ou seja, a questao foi mal elaborada! A resposta correta que seria 57,5 nao tem alternativa.

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/TeQftd4_cYE

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • GABARITO: E

    A questão envolve conjuntos.

    Do total de 300 soldados, 25 não haviam tomado nenhuma vacina. Logo, 275 tomaram pelo menos 1 das vacinas (Malária, Febre Amarela ou ambas).

    A questão afirma que 45 já haviam tomado ambas as vacinas. Essa é a interseção dos conjuntos cuja soma deve resultar 275.

    Assim, vacinados contra FA + vacinados contra MAL - interseção (comum aos dois grupos) = 275.

    Como o número dos vacinados contra FA é 3 vezes maior do que o número de vacinados contra MAL temos que: FA = 3MAL.

    ----

    FA + MAL - interseção = 275

    FA = 3MAL

    Substituindo....

    3MAL + MAL - interseção = 275

    3MAL + MAL - 45 = 275

    4MAL = 320

    MAL = 80

    80 pessoas foram vacinadas contra malária, sendo que entre elas, 45 também tomaram a vacina contra febre amarela.

    A questão pede as que haviam recebido apenas a vacina de malária: 80-45 = 35.