-
Gabarito: Letra A
-----
Memória principal são memórias que o processador precisa acessar para enviar os dados; em muitos casos sem essas memórias o processador pode simplesmente não funcionar. Elas armazenam os dados apenas temporariamente, ou seja, quando o computador fica sem energia da bateria ou é reiniciado, perde-se as informações. Elas são acessadas diretamente pelo processador, sem passar por outro lugar. Possuem alta velocidade e desempenho. Alguns exemplos de memória principal são: e .
-----
A memória secundária são as memórias de armazenamento. Elas servem para guardar as informações permanentemente. Ou seja, somente perdem informações quando são formatadas, tem arquivos excluídos ou danificados. Essas memórias precisam passar primeiro por memórias principais antes de serem usadas pelo processador. Geralmente são mais lentas que as memórias principais, mas tem uma capacidade de armazenamento muito superior. Exemplo de memórias secundárias são: , cartões de memória, pendrives, HDs externos, etc.
-----
Fonte:
-
RAM - MEMÓRIA PRIMÁRIA
ROM - MEMÓRIA SECUNDÁRIA
-
Lucas, a ROM é primária, e não secundária.
Devemos prestar atenção no que publicamos para não levar os colegas ao erro e ao desconhecimento.
-
A memória primária, também conhecida como memória principal, às vezes, é alvo de perguntas de provas de concursos públicos. Mas, então, qual o conceito da memória primária?
Memória primária também é chamada de memória real, trata-se dos tipos de memória que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar.
Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache.
A memória secundária é do tipo que não podem ser endereçada diretamente pela CPU, os dados precisam ser carregados na memória principal antes de eles serem tratados pelo processador.
Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.
-
A memória RAM é um tipo de memória volátil que serve para rodar aplicações depois que o computador já está ligado, e cujas informações são perdidas depois do desligamento da máquina. Já a memória ROM é algo completamente diferente, pois se refere a um tipo de memória quase permanente.
RAM é a sigla para Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico, e que pode ser acessada a qualquer momento pelo sistema operacional para carregar e sobrescrever informações com muita rapidez.
ROM significa Read-Only Memory, ou Memória Somente de Leitura, e está principalmente localizada no chip responsável pela iniciação do sistema – é lá que as informações básicas do computador ficam armazenadas, portanto não são afetadas quando o dispositivo é desligado.
-
-X-X-X-X-X-X-X-COMENTÁRIOS DO PROFESSOR PABLO LEONARDO-X-X-X-X-X-X-X-
Hardware é a parte física de um computador. É um assunto que não está sempre presente nos editais, mas que, quando presente no edital, sempre vem na prova. As conquências por você não estudar hardware da maneira correta, podem ser, infelizmente, desastrosas.
Vamos analisar cada um dos itens dessa questão:
I- Memória não-volátil é um tipo de memória no qual se armazena dados de maneira definitiva, mesmo com o desligamento da corrente elétrica.
Correta. Volatilidade é uma característica que uma memória pode possuir que, quando possui, faz com que todas as informações sejam perdidas quando o computador é desligado ou reiniciado.
II- Memória do tipo ROM (Read Only Memory) serve apenas para leitura, pois a informação que vem gravada nela não pode ser apagada.
Correta. ROM significa Memória Somente de Leitura. Não aceita gravação de dados e, diga-se de passagem, não é volátil.
II- Memória Secundária é a responsável para que o computador funcione, armazene dados temporariamente e pode ser representada pela RAM (Random Access Memory).
Incorreta. Memórias secundárias armazenam dados do usuário, como seus arquivos, por exemplo. Não é temporária, ou seja, não é volátil. O HD é um exemplo de memória secundária. A memória RAM é primária.
Resposta: LETR A
ENTRE NO MEU GRUPO DE ESTUDOS DO WHATS APP (GRATUITO)
ENVIE MENSAGEM PARA (31) 9 8783-1775 E SOLICITE SUA ENTRADA
ABRAÇOS DO PROFESSOR PABLO LEONARDO (@PROFESSORPABLOLEONARDO)
-
Memória ram é de leitura e escrita, considerada memória primária. Considerada memória volátil, ou seja, se ter queda de energia perde-se o conteúdo aberto por exemplo, não salvando.
-
Memórias primarias - Ram, Rom, Registradores e memória cache
-
A própria tradução já ajuda (ROM= Read Only Memory) - Memória apenas para leitura
-
eprom eeprom pode ser regravada
-
O tipo de memória ROM pode ser alterado caso seja do tipo FLASH, ou seja, EEPROM.
OBS.: O tipo EPROM não pode ter suas informações regravadas, mas sim apagadas.
-
Somente I e II são corretas.
-
Questões como essa cabem recurso? Por que existem modelos de ROM que podem ser alteradas e regravadas, e com isso podem sim ter dados apagados.
-
Letra A.
I – Um exemplo desse tipo de memória é o HD.
II – A memória ROM é apenas para leitura.
III – Um exemplo de memória secundária é o HD. A RAM é memória principal.
Questão comentada pelo Prof. Jeferson Bogo
-
Memória primária, também conhecida como memória principal ou memória real.
Trata-se dos tipos de memória que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache.
Memória secundária, também chamada de memória auxíliar, é do tipo que não podem ser endereçada diretamente pela CPU, os dados precisam ser carregados na memória principal antes de eles serem tratados pelo processador.
Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.
-
Engraçado que esse assunto (Hardware) nem estava previsto no edital. Então, quem for estudar para essa banca não deve se prender ao edital.