SóProvas



Prova CONTEMAX - 2019 - Prefeitura de Aroeiras - PB - Técnico em Enfermagem


ID
3802747
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Na oração : Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush


Assinale a alternativa em que o sujeito não tenha a mesma classificação:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush → A meu ver, temos uma voz passiva sintética e o sujeito é paciente (a avenida é atravessada), a banca considerou como sujeito indeterminado.

    ➥ Somente na letra C) é que não temos um sujeito indeterminado:

    Havia tempo suficiente para as manifestações → Temos o verbo "haver" com sentido de "existir", é um verbo impessoal e deve-se manter no singular. Trata-se de um sujeito inexistente.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Na língua portuguesa, há três maneiras diferentes de indeterminar o sujeito de uma oração:

    a) Com verbo na 3ª pessoa do plural

    b) Com verbo ativo na 3ª pessoa do singular, seguido do pronome se;

    c) Com o verbo no infinitivo impessoal

  • CUIDADO

    É possível que encontremos o gabarito ao perceber que a alternativa C é a unica que não traz sujeito, frente as demais alternativas que o possuem de forma indeterminada. No entanto, a banca comete erro grotesco no enunciado, mais precisamente na frase que serve de "molde" para a análise.

    "Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush"

    Temos aqui um verbo transitivo direto, atravessar, acompanhado de um pronome apassivador. Trata-se de uma oração na voz passiva sintética.

    Lembrem-se que na voz passiva, principalmente sintética, o sujeito é suprimido, mas não deve ser confundido com o sujeito indeterminado.

    Orlando Guimarães, acredito que tu estejas deveras confuso quanto a classificação dos sujeitos.

    "Eles" só será sujeito oculto, quando no contexto pudermos resgatar o referente, do contrario a terceira pessoa do plural é indeterminada, bem como não existem controvérsias quanto a diferenciação de índice de indeterminação do sujeito e partícula apassivadora, sendo que está só ocorre com verbos transitivos diretos ou diretos e indiretos, enquanto aquela apenas com verbos intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. A única ressalva, aqui, é quanto a verbos transitivos diretos com objeto direto preposicionado , o que não é o caso da questão.

    Qualquer banca que adote "visão" destoante, está incorrendo em erro.

  • OBSERVAÇÃO

    A interpretação que Ivan Lucas expôs é a que é geralmente acolhida pelas bancas, mas existem controvérsias quanto a ela. Segundo alguns gramáticos, o se do enunciado seria índice de indeterminação do sujeito, e algumas bancas adotam a visão deles. Veja o gabarito destas questões:

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/13911e6b-51

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/fd3e000c-48

  • Pra mim, não deveria ter gabarito.

    "Atravessa-se a avenida" é uma forma de oração na voz passiva sintética. Tem sujeito passivo "a avenida".

    Na letra C, a oração é sem sujeito. As outras alternativas são de sujeito indeterminado.

  • Ivan Lucas, quanto às alternativas B e D, realmente escrevi besteira. Mas a controvérsia que aponto é a classificação do se específico do enunciado e não a diferenciação genéria entre pronome apassivador e índice de indeterminação do sujeito.

    É pronome apassivador o se que acompanha verbos transitivos e verbos intransitivos tomados transitivamente (transcrevo a citação em outro comentário porque aqui não há espaço), de modo que, na oração Atravessa-se a avenida, análoga ao exemplo de Celso Cunha (transcrevo ele no outro comentário), entende-se que a avenida é sujeito ("a avenida é atravessada", diria a didática). No entanto, Evanildo Bechara, por exemplo, defende que (transcrevo a citação no outro comentário) o índice de indeterminação do sujeito também pode acompanhar verbos transitivos e verbos intransitivos tomados transitivamente, de modo que seria possível e correta a oração Atravessa-se as avenidas, na qual se deve entender as avenidas (ou a avenida) como objeto direto em vez de sujeito. Segundo ele, "ambas as sintaxes são corretas". Portanto, são abusivas e nulas as questões sobre o assunto.

  • Ivan Lucas

    Celso Cunha (Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7º edição. 2016. Editora Lexicon. Rio de Janeiro. 762 páginas. ISBN 9788583000310. Páginas 319-21) diz:

    "O pronome se emprega-se como:

    [...]

    d) PRONOME APASSIVADOR:

    Ouve-se ainda o toque de rebate. (B. Santareno, TPM, 121.)

    Fez-se novo silêncio. (Coelho Netto, 0 5 ,1,97.)

    e) SÍMBOLO DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO (junto à 3º pessoa do singular de verbos intransitivos, ou de transitivos tomados intransitivamente):

    Vive-se ao ar livre, come-se ao ar livre, dorme-se ao ar livre. (R. Brandão, P, 165.)

    Martelava-se, serrava-se, acepilhava-se. (Coelho Netto, 0 5 ,1, 131.)

    [...]

    Em frases do tipo:

    Vendem-se casas.

    Compram-se móveis.

    consideram-se casas e móveis os sujeitos das formas verbais vendem e compram, razão por que na linguagem cuidada se evita deixar o verbo no singular".

    Já Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa. 37º edição. 2009. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 854 páginas. ISBN 9788520930496. Página 212) diz:

    "[o se] exerce as seguintes funções sintáticas em face das unidades léxicas que com o pronome concorrem:

    [...]

    Índice de indeterminação do sujeito:

    vive-se bem.

    Lê-se pouco entre nós

    Precisa-se de empregados.

    É-se feliz.

    [...] Pelos exemplos acima, o se como índice de indeterminação de sujeito – primitivamente exclusivo em combinação com verbos não acompanhados de objeto direto –, estendeu seu papel aos transitivos diretos (onde a interpretação passiva passa a ter uma interpretação impessoal: Vendem-se casas = ‘alguém tem casa para vender’) e de ligação (É-se feliz). A passagem deste emprego da passiva à indeterminação levou o falante a não mais fazer concordância, pois o que era sujeito passou a ser entendido como objeto direto, função que não leva a exigir o acordo do verbo:

    Vendem-se casas (= ‘casas são vendidas’) = Vendem-se casas (= ‘alguém tem casa para vender’) = Vende-se casas.

    “Vende-se casas e frita-se ovos são frases de emprego ainda antiliterário, apesar da já multiplicidade de exemplos. A genuína linguagem literária requere vendem-se, fritam-se. Mas ambas as sintaxes são corretas [negrito meu], e a primeira não é absolutamente, como fica demonstrado, modificação da segunda. São apenas dois estágios diferentes de evolução. Fica também provado o falso testemunho que levantaram à sintaxe francesa, que em verdade nenhuma influência neste particular exerceu em nós...” [MAg.2, 181-183]".

  •  Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush

    Realmente o enunciado é confuso..sendo:

    Atravessar ---algo ---a avenida ( OD)

    VTD + SE = Partícula passivadora.

  • QUESTÃO SEM GABARITO!!

    Alternativa C - Vb "haver" no sentido de existir (Sujeito INEXISTENTE)

    Na frase: "Atravessa-se a avenida"

    O SUJEITO É "A AVENIDA"

    Como ela está na voz passiva sintética, passando para a voz analítica, fica: É atravessada a avenida;

    deloca o sujeito; e

    A avenida é atravessada. (SUJEITO SIMPLES)

  • Mesmo com muitas divergências nos comntáro, essa questão da pra matar.

    HAVER é verbo IMPESSOAL, ele é o mais diferente entre todos.

    GAB: C

  • Não há o que discutir! Questão mal elaborada, inclusive anulável! Entretanto, estamos sujeitos a esse tipo de situação. Apesar de tudo, como bem pontuou a colega Jamile, é possível matar a questão.

    Bons estudos a todos!

  • Então questão meio problemática. Mas nesta situação o melhor é marcar a mais certa.

    Logo alternativa C: Verbo Haver no sentido de Existir, sujeito inexistente. Isso é regra!

  • Existe o sujeito indeterminado na questão, ela só quer uma alternativa em que o sujeito é diferente, apenas isso.

    Na letra C o sujeito é inexistente, enquanto nas outras segue o mesmo modelo, que é o indeterminado.

  • Letras A, B, D, E =sujeito existente Letra C e gabarito = sujeito inexistente

ID
3802750
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Com que objetivo o autor emprega as formas verbais: pegam-se, juntam-se, xingam-se, escutam-se, atravessa-se, espera-se, volta-se. :

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

     pegam-se, juntam-se, xingam-se, escutam-se, atravessa-se, espera-se, volta-se

    ➥ Os verbos estão marcando um sujeito indeterminado, um agente não especificado; trata-se da ideia de que qualquer pessoa pode passar por isso.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Discordo do professor Arthur. Julguei que as formas verbais estão marcando voz passiva sintética, já que os verbos são transitivos diretos e é possível identificar o sujeito. Mais alguém?


ID
3802753
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Na expressão “... a natureza parece estar chorando..”, do ponto de vista estilístico, temos:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

     “... a natureza parece estar chorando..”

    ➥ Temos a presença da figura de pensamento denominada prosopopeia ou personificação,. Trata-se da atribuição de características humanas a seres humanos (=no caso, foi atribuída a ação de chorar à natureza).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Antítese: consiste na aproximação de palavras que expressam idéias opostas. Tal aproximação produz um contraste que enfatiza os sentidos das duas palavras, ressaltando-os de uma forma que não seria possível se os termos fossem empregados isoladamente.

    Exemplo:

    Não existiria som se não houvesse o silêncio

    Não haveria luz se não fosse a escuridão

    A vida é mesmo assim

    Dia e noite, não e sim

    (Certas coisas – Lulu Santos/ Nelson Motta)

    Polissíndeto: é a figura de linguagem que caracteriza-se pela repetição de um determinado conectivo entre palavras ou expressões, ou ainda entre orações sindéticas que constituem um período composto por coordenação — vale destacar que, na classificação das orações coordenadas, a simples designação “sindética” já indica a presença de conectivo.

    Exemplo:

    Enquanto os homens exercem seus podres poderes

    índios e padres e bichas, negros e mulheres

    E adolescentes fazem o carnaval

    (Podres poderes – Caetano Veloso)

    Ironia: consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Para que a ironia funcione, esse jogo com as palavras deve ser feito com elegância, de uma maneira que não deixe transparecer imediatamente a intenção.

    Exemplo:

    Fale mais alto, lá da esquina ainda não dá para ouvir.

    Prosopopeia (gabarito): também é conhecida pelos nomes personificação, animização e antropomorfismo. Toda vez que atribuímos atitudes e sentimentos a seres inanimados, pessoas já falecidas, animais, fenômenos da natureza ou figuras imaginárias, estamos criando uma prosopopeia.

    Exemplo:

    Hoje até o sol está mais feliz.

    Eufemismo: caracteriza-se pela substituição de palavras ou expressões com o objetivo de suavizar a mensagem, torná-la menos chocante. Termos rudes são trocados por palavras mais brandas, permitindo falar de coisas desagradáveis de uma forma melhor, embora o sentido essencial permaneça inalterado.

    Exemplo:

    A testemunha faltou com a verdade (mentiu).

    FONTE:

  • Fonte: figurasdelinguagem . com (não apareceu no outro comentário)

  • Também poderia ser Metáfora??

  • prosopopeia ( personificação)

    atribuição de característica humanos a seres não humanos.

    ex: A Amazônia chora devido ao desmatamento

    fonte: livro fernando pestana


ID
3802756
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Considere os itens a seguir:


I - Assisti ao ________ do balé Bolshoi;

II - Daqui ______ pouco vão dizer que ______ vida em Marte.

III - As _________ da câmara são programas de humor.

IV - ___________ dias que não falo com Alfredo.


Escolha a alternativa que oferece a sequência CORRETA de vocábulos para as lacunas existentes:

Alternativas
Comentários
  • letra d


ID
3802759
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Assinale a alternativa em que a mudança de posição do adjetivo em relação ao substantivo acarreta alteração no sentido da frase.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    Gertrudes arranjou uma nova amiga. Gertrudes arranjou uma amiga nova.

    ➥ Nova amiga (=uma amiga recém conhecida); amiga nova (=uma amiga que possui pouca idade, que é jovem).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    Gertrudes arranjou uma nova amiga. Gertrudes arranjou uma amiga nova.

  • E) Ela preparou uma comida gostosa. Ela preparou uma gostosa comida

    PREPROU UMA COMIDA GOSTOSA= UM PRATO SIMPRES GOSTOSO

    PREPAROU UMA GOSTOSA COMIDA= UMA LASANHA QUE JÁ É GOSTOSA???

    EXISTE ESSA POSSIBILIDADE OU EU QUE TO CONFUNDIDO??

  • Casa antiga = casa que não está nova, casa velha

    Antiga casa = casa que não mora mais, antiga/passada

    Há sentidos distintos ou estou equivocado?

  • Essa alternativa C gera ambiguidade...

    Gertrudes arranjou uma amiga nova (jovem).

    Ela conseguiu uma "nova amiga" ou conheceu uma jovem ?

    ...

    Errei com sucesso...

  • Não vou generalizar, mas quase sempre o nova/novo quando trocado de lugar irá modificar o sentido da frase.


ID
3802762
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Indique a alternativa que contém erro de classificação quanto à formação de palavras:


“Em pleno planalto apreciavam ao longe a vasta plantação de girassol.”


Há respectivamente

Alternativas

ID
3802765
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Sabendo-se que oxítonas são palavras cujo acento tônico recai na última sílaba, assinale a alternativa em que ambas as palavras abaixo possuem essa característica:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    > Bem ruIM esta questão sem um caFÉ!

  • ✅ Gabarito: B

    ➥ Ca (=oxítona terminada em -e; última sílaba tônica);

    ➥ ruim (=oxítona também, última sílaba tônica).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Por que não pode ser a letra E?

  • Pois é, não tô vendo sentido nenhum em a letra "e" estar errada
  • Pernil também é oxítona. Questão tem dois gabaritos

  • RUIM É HIATO NAO ENTENDI ESSA QUESTÃO

  • se pernil foi considerada uma palavra paroxítona, deveria ser acentuada pois termina em L.
  • Letra E está errada para manchar a estatística de questões certas resolvidas.

  • Opção E também responde. Questão possui duas respostas válidas.

  • Em termos resumidos, ao se falar em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, está-se falando da posição da sílaba tônica na palavra, ou seja, a sílaba mais forte quando pronunciada:

    Oxítona → última sílaba: nobel, parabéns, cateter, etc.;

    Paroxítona → penúltima sílaba: inexovel, sintaxe, rubrica, etc.;

    Proparoxítona → antepenúltima sílaba: árvore, sico, matetica, etc.

    a) refém - tulipa.

    Incorreto. Respectivamente: oxítona e paroxítona;

    b) ruim - café.

    Correto. Ambas são oxítonas;

    c) ruim - tulipa.

    Incorreto. Respectivamente: oxítona e paroxítona;

    d) ca - tulipa.

    Incorreto. Respectivamente: oxítona e paroxítona;

    e) também – pernil.

    Correto. Ambas são oxítonas.

    Gabarito da banca: Letra B

    Gabarito do monitor: Letras B e E

  • pernil : É uma oxitona porem nao pode ser acentuada porque nao termina em a,e o em , seguidos ou nao de ´´s´´

    ruim : e uma palavra com ultima silaba tonica , porem ela deveria ser acentuada pela regra do hiato , mas existe uma exceçao para esta palavra : nao se acentua hiato seguido de ´´m´´.

    minha reposta e a letra ´´E´´, alguem pode opnar nesta questao . obrigado ...

  • Sr. Shelking, por que ruim é considerada oxítona em vez de hiato?

  • Aooo Contemax, sacanagem!

  • Verdade! Na questão a letra E também deveria ser considerada correta!

  • Deus me livre de fazer provas dessa banca

  • Ruim é uma palavra oxítona porque, segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em -im são naturalmente oxítonas, não necessitando de um acento gráfico que marque a sílaba tônica:

    Isso ocorre mesmo quando a sílaba forma um hiato com a vogal da sílaba anterior, sendo esse o caso de ruim:

    Pesquisei para tirar minhas dúvidas. Segue fonte encontrada.

    https://duvidas.dicio.com.br/pronuncia-de-ruim-ruim-ou-ruim/#:~:text=A%20forma%20correta%20de%20pronunciar,im%20(%22ru%C3%ADm%22).

  • Questão deveria ser anulada! Letra E também está correta!

  • Tomei um susto no resultado

  • Quem estuda Deus ajuda!letra gabarito B

  • de 10 questões dessa banca 13 são anuladas '-'

  • essa banca com nome de tênis é uma fuleragem só


ID
3802768
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

O acento grave, indicador de crase, está empregado CORRETAMENTE em:

Alternativas

ID
3802771
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Segundo pesquisas recentes, os brasileiros parecem estar sempre dispostos ...... oferecer mais horas de trabalho ...... empresas, o que muitas vezes pode levá-los ...... um esgotamento físico e mental.


Assinale a alternativa que preenche CORRETA E RESPECTIVAMENTE as lacunas do texto:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    Segundo pesquisas recentes, os brasileiros parecem estar sempre dispostos a oferecer mais horas de trabalho às empresas, o que muitas vezes pode levá-los a um esgotamento físico e mental.

    A oferecer (=somente preposição; não temos crase antes de verbo); oferecer horas de trabalho a alguém (=preposição "a" regida pelo verbo + artigo definido "as" que acompanha o substantivo feminino "empresas"= crase= às empresas); levá-los a algo (=somente preposição "a" antes do artigo indefinido "um" → a um esgotamento).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • oferecer ( não se usa crase diante de verbo) empresas ( pode ser substituída por uma palavra masculina, exemplo: aos bancos, aceitou? crase há) um (antes de artigo indefinido não há crase)
  • Correta, D

    Segundo pesquisas recentes, os brasileiros parecem estar sempre dispostos ...A.. oferecer mais horas de trabalho ....ÀS empresas, o que muitas vezes pode levá-los ..A... um esgotamento físico e mental.

    Primeira ocorrência -> quem está disposto, está disposto A alguma coisa -> haveria o uso da crase, todavia, como o complemento é um verbo, sabe-se que é indevido o uso de crase antes de verbo.

    Segunda ocorrência -> OFERECER é VTDI, exigindo dois complementos, um direto (mais horas de trabalho = objeto direto) e um indireto (às empresas = objeto indireto = usa-se preposição), logo figura-se correto o uso da crase.

    Terceira ocorrência -> antes de artigo indefinido não se usa crase.

    Erros, só avisar.

    A vitória é concretizada com a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia. Venceremos !!!


ID
3802774
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

"Queria por toda lei desaparecer num relâmpago". O sujeito da oração é:

Alternativas

ID
3802777
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Considere as seguintes sentenças: Do ponto de vista da gramática normativa, estão CORRETAS as sentenças:


I. Ele sempre falou por meias palavras.

II. É meio-dia e meio.

III. Estava meia nervosa por causa da mãe.

IV. Quero meia maçã para a sobremesa.

V. Ficaram meio revoltados com a situação.

Alternativas

ID
3802780
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Assinale a alternativa cujas palavras substituem adequadamente as palavras e expressões destacadas abaixo:


Passou sem atenção que o seu real objetivo era estabelecer uma diferença entre os ignorantes e os valentes, corajosos.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    Despercebido (desatento, distraído) / Desapercebido (despreparado, desprevenido, desprovido);

    Descriminar (inocentar, absolver) / Discriminar (distinguir, especificar, segregar);

    Incipiente (principiante, iniciante) / Insipiente (ignorante, imprudente);

    "Intemerato" (com e), significa "puro", "íntegro". Ex.: Lá estava ele em seu escritório, intemerato, altivo e sereno. "Intimorato" (com i e o), significa "corajoso", "destemido". Ex.: Cuidado, conquistador intimorato e cruel.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • a expressão SEM ATENÇÃO também deveria estar destacada em negrito.
  • Para nunca mais esquecer.

    Diferença entre insipiente e incipiente.

    Observe que a única diferença está entre a letra s e c, então a letra C em incipiente é de COMEÇO.

    A letra S em insipiente é de NÃO SAPIENTE.


ID
3802783
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Lei Orgânica do Município de Aroeiras estabelece as competências privativas, comuns e suplementares. Dessa forma, são competências comuns do Município, Estado e União, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    CF/88

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;

    II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

  • A questão exige conhecimento sobre organização do Estado e pede que o candidato assinale o item incorreto, no tange à competência comum.

    competência comum diz respeito às competências administrativas, tais como: zelar a Constituição, cuidar da saúde, etc. Na competência comum não há competência legislativa, pois esta é privativa ou concorrente.

    Vejamos:

    a) Cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e promoção da pessoas deficientes físicas e mentais.

    Correto. Aplicação do art. 23, II, CF: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;

    b) Proporcionar ajuda à cultura, à educação e à ciência e tecnologia.

    Correto. Aplicação do art. 23, V, CF: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação;   

    c) Proteger o meio ambiente e combater a poluição em quaisquer de suas formas.

    Correto. Aplicação do art. 23, VI, CF: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;

    d) Estabelecer programas de construção de moradias das condições habitacionais e de saneamento básico

    .Correto. Aplicação do art. 23, IX, CF: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: IX - promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;

    e) Legislar sobre interesse coletivo e local, especialmente plano unificado de legislação municipal.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. A competência para legislar sobre interesse local é do Município. Aplicação do art. 30, I, CF: Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local;

    Gabarito: E

  • SIMPLES: Nas competências comuns ninguém legisla.

    PQ?

    Porque são competências administrativas. Em geral, vc identifica as competências comuns com os verbos de proteção:

    Proteger, zelar, cuidar (...)

    Algumas pegadinhas de prova:

    I) Legislar sobre proteção ao deficiente = Concorrente (art.24, XIV )

    Proteger o meio ambiente = Comum ( art.23, VI)

    II) preservar as florestas, a fauna e a flora; ( Art.23- concorrente)

    Legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza (art.24- concorrente)

  • COMbater poluição = material COMum

    CONtrole de poluição = legislativa CONcorrente

    proteção e promoção de PPD = material comum

    proteção e integração de PPD = legislativa concorrente

  • Pensemos que a União opte por trazer na CF as leis relacionadas à organização municipal, imagine a quantidade absurda de artigos que teríamos, pois cada local tem necessidades e problemas distintos.

  • comp; comum não legisla

  • Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

    II - Cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência.

    V - Proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação.

    VI - Proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.

    IX - Promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - Legislar sobre assuntos de interesse local.

  • Nem li as alternativas, procurei logo o verbo legislar.

  • Entes federativos 

    União

    Estados 

    DF

    Municípios

    Observação

    *Todos autônomos.

    *Somente a república federativa do Brasil que possui soberania.

    *Territórios federais não é ente federado.

    Capital federal 

    Brasília

    Territórios federais 

    *Integra a união 

    *criação

    *transformação em Estado 

    *reintegração ao Estado de origem 

    *regulado por lei complementar 

    Estados 

    *Incorporar entre si

    *subdividir-se

    *desmembrar para anexarem a outros

    *formarem novos estados e territórios federais 

    *aprovação da população diretamente interessada 

    *plebiscito

    *lei complementar 

    Municípios 

    *criação

    *incorporação

    *fusão 

    *desmembramento de Municípios

    *lei estadual

    *dentro do período determinado por Lei Complementar Federal

    *mediante plebiscito

    *divulgação dos estudos de viabilidade municipal 

    Proibido aos entes federados 

    *Estabelecer cultos religiosos,igrejas,relações de dependência e aliança, salvo no caso de colaboração do interesse público.

    *Recusar fé a documentos público 

    *Criar distinções entre brasileiros e diferenças entre si

  •   Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

    I - zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público;

    II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência; 

    III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;

    IV - impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural;

    V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação;     

    VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;

    VII - preservar as florestas, a fauna e a flora;

    VIII - fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar;

    IX - promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;     

    X - combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos;

    XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios;

    XII - estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.

    Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional. 

  • Competência comum não legisla


ID
3802786
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com a denominação de Aroeiras, o então distrito subordinado ao município de Umbuzeiro foi criado pela Lei Municipal nº 12. A emancipação política ocorreu graças à Lei Estadual n° 980, com a transformação do distrito em município de Aroeiras. Considerando a criação do distrito e emancipação municipal de Aroeiras, é CORRETO afirmar esses eventos históricos ocorreram nos seguintes anos, respectivamente:

Alternativas

ID
3802789
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A respeito da Lei Orgânica do Município de Aroeiras, é CORRETO afirmar que o Município poderá dispender com a saúde até:

Alternativas

ID
3802792
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Considerando os princípios da ordem econômica, expressamente previstos na Lei Orgânica do Município de Aroeiras, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
3802795
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se caso for verdadeiro ou falso, respectivamente sobre o acesso e o sistema de internet no Brasil:


(  ) Se considerarmos o total de usuários em relação à população, o desempenho do Brasil é superior ao de países como o Reino Unido, o Japão e a Rússia.

(  ) Vem diminuindo o número de pessoas que usam o smartphone para acessar a internet no Brasil.

(  ) O lares conectados à internet é bem maior nas áreas rurais, comparando com os centros urbanos

(  ) No Brasil, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado entre os usuários.


A sequência correta é:

Alternativas

ID
3802798
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se caso for verdadeiro ou falso, respectivamente


São Estados produtores de Petróleo no Brasil:

( ) Rio de Janeiro;

( ) São Paulo;

( ) Rio Grande do Sul;

( ) Maranhão.


A sequência correta é:

Alternativas

ID
3802801
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O atual presidente do Supremo Tribunal Federal -STF no Brasil é o(a) Ministro(a)

Alternativas

ID
3802804
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto abaixo, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.


Fato ocorrido no mês de março de 2019 na escola Estadual Professor Raul Brasil. A dupla de atiradores Guilherme Taucci Monteiro e Luiz Henrique de Castro, ambos ex-alunos, mataram cinco estudantes e duas funcionárias da escola. Antes do ataque, num comércio próximo à escola, a dupla também matou o tio de um dos assassinos. Após o massacre, um dos atiradores matou o comparsa e em seguida cometeu suicídio.


Esse fato lamentável foi na cidade de:

Alternativas

ID
3866329
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo acerca do Programa instituído pelo Ministério da Saúde, conhecido como Rede Cegonha, que visa contribuir para Atenção à Saúde da Mulher, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

I. A Rede Cegonha é uma estratégia lançada em 2011 pelo governo estadual de São Paulo.
II. O Centro de Parto Cesariano (CPC) foi implantado para reduzir a taxa de mortalidade materna e infantil.
III. Proporciona às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até o primeiro ano de vida.
IV. Visa garantir os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes.
V. A proposta qualifica os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério, ou seja, 28 dias após o parto.

Está(ao) corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Questão sem gabarito correto. Única alternativa correta é a IV.

    .

    A alternativa V trás que "A proposta qualifica os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério, ou seja, 28 dias após o parto."

    Porém, o período de puerpério se inicia após o parto e se estende de 45 a 60 dias.

  • Puerpério é até 42 dias após o parto.

    Caderno de atenção básica 32 - Atenção ao pré Natal de baixo risco.


ID
3866332
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde estabelece que a criança é um ser humano em pleno desenvolvimento. As experiências vividas nos primeiros anos de vida são fundamentais para a formação do adulto que ela será no futuro. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a primeira infância compreende o período:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Para fins da PNAISC, considera-se:

    I - criança: pessoa na faixa etária de 0 (zero) a 9 (nove) anos, ou seja, de 0 (zero) a 120 (cento e vinte) meses; e

    II - primeira infância: pessoa na faixa etária de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, ou seja, de 0 (zero) a 72 (setenta e dois) meses.


ID
3866335
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, a tuberculose tornou-se um grave problema de saúde pública. Ela é considerada uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Acerca do conhecimento sobre a tuberculose marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A pneumonia ou gripe mal curada podem causar a tuberculose.


ID
3866338
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com os conceitos previstos na legislação sobre Centro de Material e Esterilização (CME), são produtos que entram em contato com pele íntegra ou não entram em contato com o paciente, é CORRETO afirmar que caracterizam os:

Alternativas
Comentários
  • E- Produtos para saúde não-críticos.

  • ARTIGOS NAO CRÍTICOS - Contato com pele íntegra ou contato indireto.

    ARTIGOS SEMI CRÍTICOS - Contato com pele não íntegra ou mucosa colonizada íntegra.

    ARTIGOS CRÍTICOS - Contato com tecido estéril.


ID
3866341
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Todos os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de Atenção Básica, no âmbito do SUS, de acordo com a legislação em vigor, serão denominados:

Alternativas

ID
3866344
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde é responsável pela implementação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Nesse contexto, a política tem como principais diretrizes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Estímulo ao emprego.

  • Gabarito: Letra D

    São apresentadas abaixo as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa:

    a) promoção do envelhecimento ativo e saudável;

    b) atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa;

    c) estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção;

    d) provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa;

    e) estímulo à participação e fortalecimento do controle social;

    f) formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa;

    g) divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS;

    h) promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa; e

    i) apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.


ID
3866347
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos termos da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, aplica-se aos consórcios administrativos intermunicipais o princípio da:

Alternativas
Comentários
  • 1º Aplica-se aos consórcios administrativos intermunicipais o princípio da direção única...

  • Art. 10. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

    § 1º Aplica-se aos consórcios administrativos intermunicipais o princípio da direção única, e os respectivos atos constitutivos disporão sobre sua observância.

    § 2º No nível municipal, o Sistema Único de Saúde (SUS), poderá organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde.

    RESPOSTA: E


ID
3866350
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o Calendário Nacional de Vacinação, é CORRETO afirmar que são três as vacinas disponíveis para pessoas acima de 60 anos, além da campanha de vacinação contra gripe:

Alternativas
Comentários
  • Febre amarela NÃO É RECOMENDADA para idosos e para grávidas, pois eles são considerados como "imunodeprimidos".

  • Laís funciona assim a Febre amarela em idosos a partir de 60 anos.

    O serviço de saúde deverá avaliar a pertinência da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades.

    Na Gestante:

    A vacinação está contraindicada para as gestantes, no entanto, na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos ou epidemias, o serviço de saúde deverá avaliar a pertinência da vacinação.

  • Até 59 anos hepatite b, dr e febre amarela


ID
3866353
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Técnico de Enfermagem ao assumir o plantão, observou que o paciente se encontrava com tosse seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, desconforto torácico e ansiedade. Nesse caso, é CORRETO afirmar que a sintomatologia refere-se a:

Alternativas

ID
3866356
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, instituída na Resolução COFEN Nº 564/2017, são consideradas circunstâncias atenuantes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Circunstâncias atenuantes da pena são fatores que atenuam (melhoram) a condição do réu através de uma conduta que o mesmo praticou antes ou durante a tramitação do processo.

  • LETRA D: Ter o infrator cometido a infração por motivo fútil.


ID
3866359
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Consoante dispõe a Portaria Nº 204/2016, é CORRETO afirmar que a autoridade de saúde que receber a notificação compulsória imediata deverá informá-la, em até:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Portaria nº264/2020, possui Notificação Compulsória:

    Imediata em até 24 horas para o MS (Ministério da Saúde), SES (Secretaria Estadual de Saúde) ou SMS (Secretaria Municipal de Saúde).


ID
3866362
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à Terminologia Básica de Enfermagem, é CORRETO afirmar que a hemoptise significa:

Alternativas
Comentários
  • Hemoptise é uma quantidade variável de sangue que passa pela glote oriunda das vias aéreas e dos pulmões. No inicio do século passado, a hemoptise era patognomônica de tuberculose pulmonar avançada.

    Gabarito: D

  • A título de conhecimento

    Lembrar que epistaxe é definida como um sangramento originário da mucosa nasal.

    Hemoptise proveniente das VA.


ID
3866365
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Lei nº 7.498/86, a enfermagem é exercida privativamente pelos seguintes profissionais, devidamente habilitados e inscritos no Conselho Regional de Enfermagem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Com o Programa Saúde da Família, o agente de saúde compõe a equipe multidisciplinar e pode ser confundido como integrante da equipe da Enfermagem.

    RESPOSTA: D.

  • Gabarito :D


ID
3866368
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Sr. Pedro sofreu um acidente de trânsito e chegou à Unidade de Saúde, apresentando hipovolemia. O médico prescreveu 1000 ml de Soro Fisiológico 0,9%, para correr em 5 horas, com o objetivo de melhorar o quadro do paciente. Nessa situação hipotética, o profissional Técnico de Enfermagem deverá instalar o gotejamento do soro em:

Alternativas

ID
3866371
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere aos fundamentos da enfermagem, a terminologia utilizada para descrever um paciente com sede excessiva é CORRETO afirmar que denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • POLIDIPSIA.

  • POLIÚRIA - A micção excessiva pode não ser causada por doenças subjacentes. 

    DIAFORESE - Conhecida como transpiração excessiva, devida a uma hiperatividade do sistema nervoso simpático.

    HIPERCALEMIA - É uma condição caracterizada por níveis muito altos de potássio no sangue

    POLIDISPSIA - É um termo médico que define o sintoma caracterizado por excessiva sensação de sede.

    SIALORRÉIA - Excesso de saliva

  • Para não assinantes resposta correta letra D


ID
3866374
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O profissional de enfermagem deve sempre ter atenção no calendário de vacinação das crianças, pois para cada faixa etária se tem uma dose recomendada. A respeito da vacinação de crianças, a pentavalente imunizará contra as seguintes enfermidades, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A Pentavalente protege contra: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus Influenza B.

    GAB. "C"

  • PENTA/VALENTE : ( Previne : difteriatétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B ) :

    CRIANÇAS DEVEM TOMAR 3 DOSES DA VACINA :

    2 , 4 , 6 MESES :

    Via IM : 0,5 ml .

    OBSERVAÇÃO :

    PENTA : É a combinação de 5 vacinas individuais em uma .

    OBJETIVO : proteger contra múltiplas doenças ao mesmo tempo.

    Reforços e/ou complementações : c

    Crianças a partir de 1 ano são realizados com a vacina adsorvida difteria, tétano e pertússis (DTP).

    vacina pentavalente pode provocar algumas reações, geralmente entre as primeiras 48 a 72 horas após a aplicação.

    Na maioria das vezes são reações leves, que passam rápido e não deixam sequelas .

    Principais reações :

    Febre , irritabilidade e dores locais .

    ADIAR VACINA EM CASOS DE:

    Febre média ou alta: até melhorar sintomas para não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

    Crianças com riscos de hemorragias (hemofilia, trombocitopenia, uso de anticoagulantes, outros distúrbios de coagulação): pode ser utilizado via subcutânea ( SC ) .

    QUEM NÃO PODE TOMAR A PENTA :

    Crianças com 7 anos ou mais de idade.

    Após reações em dose anterior, como moleza e palidez nas primeiras 48 horas, convulsões nas primeiras 72 horas, reações alérgicas nas primeiras duas horas e encefalopatia aguda nos primeiros sete dias após a vacinação .

    Vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae B(conjugada). Esquema do calendário da criança:Administrar 3 (três) doses aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias. A terceira dose não deverá ser administrada antes dos 6 (seis) meses de idade. Dose: 0,5 mL, por via intramuscular.


ID
3866377
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Instituto Nacional do Câncer de Mama (INCA) o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Analise as afirmações abaixo a respeito do câncer de mama:

I. No Brasil, considera-se o câncer de mama o mais incidente entre as mulheres, excluído os casos de pele não melanoma.
II. 8 entre 10 mulheres que relatam sentir um nódulo mamário são diagnosticadas com câncer de mama.
III. Mulheres que tem filhos apresentam um risco menor de câncer de mama.
IV. A prótese de silicone impede a realização da mamografia.
V. Estima-se que o câncer de mama hereditário corresponde a 20% dos casos.

Está(ao) CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Estão corretas as afirmativas I e III

  • INCORRETAS:

    II. 8 entre 10 mulheres que relatam sentir um nódulo mamário NÃO são diagnosticadas com câncer de mama. 

    IV. A prótese de silicone NÃO impede a realização da mamografia.

    V. Estima-se que o câncer de mama hereditário corresponde a 10 a 15% dos casos.


ID
3866380
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde esclarece que a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Considerando a necessidade do diagnóstico precoce é CORRETO afirmar que no Brasil um paciente adulto é diagnosticado hipertenso quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam:

Alternativas
Comentários
  • 140 x 90 mg/DL.


ID
3866383
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as informações abaixo e assinale (V) ou (F) nos parênteses, conforme a assertiva seja verdadeira ou falsa, respectivamente, de cima para baixo, a respeito da Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros.

(____) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.
(____) Os Recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como cobertura das ações e serviços de saúde a serem implantados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal, sendo destinados, pelo menos, quarenta por cento, aos Municípios, afetando-se o restante aos Estados.
(____) Os Recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Executivo e aprovados pelo Congresso Nacional.
(____) O Conselho de Saúde, em caráter provisório e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente.
(____) O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LEI SECA

    Art. 1º

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    § 3° O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde. ( V )

    § 5° As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho. ( V )

    Art. 2° Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:

    I - despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;

    II - investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;

    III - investimentos previstos no Plano Qüinqüenal do Ministério da Saúde;

    IV - cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

    RESPOSTAS GABARITO:

    § 5° As Conferências... (V)

    Implantados ( F )

    Poder Executivo ( F )

    Caráter provisório ( F )

    § 3° O Conselho Nacional... ( V )

  • Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    § 3° O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

    § 4° A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

    § 5° As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.

    Art. 2° Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:

    I - despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;

    II - investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;

    III - investimentos previstos no Plano Qüinqüenal do Ministério da Saúde;

    IV - cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

    Parágrafo único. Os recursos referidos no inciso IV deste artigo destinar-se-ão a investimentos na rede de serviços, à cobertura assistencial ambulatorial e hospitalar e às demais ações de saúde. 


ID
3866386
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Decreto Nº 7.508, de 28 de Junho de 2011 estabelece conceitos amplos, entre eles: o “conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde”. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a descrição corresponde ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • VI - Rede de Atenção à Saúde - conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde

  • GAB C

    **BIZU**

    • ART 2º V MAPA DA SAÚDE= DESCRIÇÃO GEOGRÁFICA; REGIÃO = ESPAÇO GEOGRÁFICO
    • pessoal cuidem "início, fim e conforme/de acordo com" do art 8º com art 20. As bancas trocam muito.
    • NÃO CONFUNDIR ART 5º COM ART 9º