SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2014 - UFPI - Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Sistemas


ID
2209468
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112/90 regula os adicionais a que os servidores público federais fazem jus. Com relação a estes adicionais, é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    A = CERTO. Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

    B = ERRADO. Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    C = CERTO. Art. 76.  Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    D = CERTO. Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    E = CERTO. Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

  • questao com duas respostas. Letra E ta tbm eh incorreto pois Jus pode ser feito com base no valor do salario mínimo

  • GABARITO B

    Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 75, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Parágrafo único. Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 73, da citada lei, "o serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 76, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    Parágrafo único. No caso de o servidor exercer função de direção, chefia ou assessoramento, ou ocupar cargo em comissão, a respectiva vantagem será considerada no cálculo do adicional de que trata este artigo."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 74, da citada lei, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 68, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    § 1º O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    § 2º O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209471
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O direito de petição do servidor público federal está resguardado pela lei 8.112/90. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo, sendo cabível pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado. Do indeferimento do pedido de reconsideração pode ser interposto Recurso. Diante desta afirmação, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A) CORRETO. Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.

    B) INCORRETO. Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    C) CORRETO. Art. 110.  O direito de requerer prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    D) CORRETO. Art. 111.  O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição.

    E) CORRETO. Art. 114.  A administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade.

  • GABARITO B

    Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 108, da citada lei, "o prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Dispõe o artigo 109, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 109. O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    Parágrafo único. Em caso de provimento do pedido de reconsideração ou do recurso, os efeitos da decisão retroagirão à data do ato impugnado."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 110, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 110. O direito de requerer prescreve:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei.

    Parágrafo único. O prazo de prescrição será contado da data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência pelo interessado, quando o ato não for publicado."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 111, da citada lei, "o pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 114, da citada lei, "a administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209474
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao processo administrativo disciplinar destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido, de acordo com a lei 8112/90, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 170.  Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    Lembrando que o STF declarou inconstitucional o art. 170 da Lei n.° 8.112/1990.

    STF coloca que esse dispositivo viola os princípios da presunção de inocência e da razoabilidade, além de atentar contra a imagem funcional do servidor.

    (STF. Plenário. MS 23262, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 23/04/2014).

  • Questão desatualizada! 

  • Questão desatualizada!

    No julgamento do MS 23.262/DF, o STF concluiu que o art. 170 da Lei 8.112/1990 é inconstitucional, uma vez que “reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, há impedimento absoluto de ato decisório condenatório ou de formação de culpa definitiva por atos imputados ao investigado no período abrangido pelo PAD”. Assim, nenhuma consequência desabonadora da conduta do servidor poderá ser realizada pela Administração, nem mesmo o registro dos fatos nos assentamentos individuais.(Créditos para o professor Erick Alves, do Estratégia Concursos)

    Entretanto, a questão cobrou expressamente o texto da Lei 8.112.

  • A) CORRETO. Art. 146;

    B) CORRETO. Art. 147;

    C) INCORRETO. Art. 170. Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    D) CORRETO. Art. 153;

    E) CORRETO. Art. 172


ID
2209477
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pela lei 8.112/90, é contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas. A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Felismino Custódio Praça, servidor público, afastou-se do serviço público federal e exerceu por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal. sobre o tempo de afastamento de Felismino, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

     

    Art. 100  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

     

    ...

     

     Art. 102  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

     

            I - férias;

     

            II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;

     

            III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

    ...

  • Acredito que o examinador quis confundir:

                                   "cargo em comissão em Município brasileiro"

     

    Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

            I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

  • GAB D

     

    Caí no que o Rodrigo M. falou =/. Muita atenção p/ não escorregar feio rs ..sabia a resp. + me estrepei nessa sacada do examinador.

     

    AFASTAMENTOS E AUSÊNCIAS CONSIDERADOS COMO EFETIVO EXERCÍCIO DO CARGO

     

    ⤵  Férias

    ⤵ Exercício de cargo em comissão

    ⤵ Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado p/ PR

    ⤵ Participação em programa de treinamento ou pós - graduação stricto sensu no País

    ⤵ Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento

    ⤵ Júri e outros serviços obrigatórios 

    ⤵ Missão ou estudo no exterior

    ⤵ Participação em competição desportiva

    ⤵ Afastamento para servir em organismo internacional

    ⤵ Deslocamento p/ nova sede

    Licenças:

    ↗ À gestante, à adotante e licença paternidade

    Para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses

    ↗ Para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção

    ↗ Por acidente em serviço ou doença profissional

    ↗ Para capacitação

    ↗ Para o serviço militar

    ausências do art. 97:

    → Um dia para doação de sangue

    → Período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias

    → Oito dias consecutivos em razão de : casamento; falecimento de familiar.

     

    SITUAÇÕES QUE CONTAM APENAS PARA APOSENTADORIA E DISPONIBILIDADE

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF

    √ Licenças p/:

        tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses

        Atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses)

        Tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses

    √ Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal

    √ Atividade privada, vinculada a previdência 

    √ Serviço em tiro de guerra

     

    LICENÇAS NÃO COMPUTADAS PARA NENHUM EFEITO

     

    ¬ Por motivo de doença em pessoa da família [não remunerada]

    ¬ Por motivo de afastamento do cônjuge

    ¬ Para atividade política [período não remunerado]

    ¬ Para tratar de interesses paticulares

     

     

    Fonte: material estratégia 

     

     

     

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo VII

    Do Tempo de Serviço

    Art. 100.  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

    Art. 101.  A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso II, do artigo 102, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    (...)

    II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;"

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista o que foi explanado, conclui-se que Felismino Custódio Praça, servidor público, por ter se afastado do serviço público federal e ter exercido por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal, terá contado integralmente como efetivo exercício no serviço público federal o exercício do cargo em comissão no Município brasileiro, na medida em que o exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal será considerado como de efetivo exercício no âmbito federal.

    Gabarito: letra "d".


ID
2209480
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão. No exercício de suas atividades possui várias informações sigilosas e relevantes para a Administração Pública Federal. Pretendendo agradar amigos, Cremilda revela importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo. Dentro do regime disciplinar ao qual está submetido o servidor público federal, Cremilda é processada administrativamente e considerada, ao final do trânsito em julgado, responsável e culpada. Diante das punições administrativas previstas na lei 8.112/90, independente de outras providências que poderão ser tomadas do ponto de vista civil e criminal, Cremilda deverá ser punida com

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA E)

    ---------------------------------------------------------

            Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            I - crime contra a administração pública;

            II - abandono de cargo;

            III - inassiduidade habitual;

            IV - improbidade administrativa;

            V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

            VI - insubordinação grave em serviço;

            VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

            VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

            IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • "servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda"

    Caso não fosse efetiva em um cargo, seria destituída do cargo em comissão:

    Art. 135.  A destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão.

  • ------------------------------------------

  • Gosto sempre de fazer um link entre os atos do servidor público que são passíveis de demissão na esfera administrativa com as respectivas hipóteses de responsabilidade penal (crimes contra a Administração Pública praticados pelo servidor público) e cível (improbidade administrativa).

    Cremilda praticou em tese o crime de violação de sigilo funcional, art. 325 do CP (Revelar fato de que têm ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo). Poderia até confundir com prevaricação, pois houve sim o dolo específico de satisfazer interesse pessoal (quando fala que a servidora o fez "pretendendo agradar amigos"), mas sem dúvidas, aquele é o tipo penal que mais se adequa ao caso em questão (e também é o de pena mais grave) -> um dos efeitos específicos da sentença penal condenatória (mas não automático) é a PERDA do cargo ou função pública, caso o crime praticado com violação de dever para com a administração pública resulte numa pena privativa de liberdade superior a 1 ano (art. 92, I, "a", CP).

    Cremilda também praticou um ato de improbidade administrativa que viola os princípios da administração pública (art 11, III da lei 8.429/92) -> acarreta PERDA da função pública e SUSPENSÃO dos direitos políticos.

    Eu sei que estou fugindo um pouco do tema da questão, mas às vezes não é nem preciso memorizar as hipóteses da lei 8.112, pois, se você tem certeza aquela conduta é crime funcional e/ou ato de improbidade, via de regra, vai ser causa de demissão no âmbito administrativo. Aliás, é isso que consta expressamente na referida lei nos incisos I e IV do art. 132, respectivamente (o estatuto é um pouco redundante nesse ponto kkkk).

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso IX, do artigo 132, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;"

    Nesse sentido, conforme o artigo 135, da citada lei, "a destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, percebe-se que Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, sendo que esta também ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão, revelou importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo, o que ocasiona a penalidade disciplinar de demissão do cargo público. Ressalta-se que não se aplica o artigo 135, destacado acima, a Cremilda, por esta já ser ocupante de cargo efetivo na administração pública federal.

    Gabarito: letra "e".


ID
2241475
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Quando um teorema na Matemática afirma que um fato A é verdade se, e somente se, um fato B é verdade, pode-se entender corretamente que:  

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D)

     

    A bicondicional p se e somente se q é uma proposição que tem como valor lógico V se p e q forem ambas verdadeiras ou ambas falsas, e F nos outros casos.

    Nesse caso dizemos que em uma bicondicional p<–>q, p é condição NECESSÁRIA E SUFICIENTE para q, e vice-versa.

  • GAB D

     

    Raciocínio Lógico: Condição necessária e condição suficiente. 

     

    Atenção! Pode ocorrer os três casos: “condição necessária” uma “condição suficiente” e, para piorar, uma “condição necessária e suficiente”. 

     

    ☆ em uma condicional p–>q, dizemos que p é condição SUFICIENTE para q, e também dizemos que q é condição NECESSÁRIA para p.

    ☆ em uma bicondicional p<–>q, dizemos que p é condição NECESSÁRIA E SUFICIENTE para q, e vice-versa. [Não confundir!!!]

     

    Lembrar também da tabela do se e somente se..

    V  V  V

    V  F   F  [Caso da letra BX

    F  V   F  [Caso da letra AX

    F   F  V

    A letra C tenta dizer o seguinte: [É condição suficiente] A  ↔  B [É condição necessáriaX

     

    A letra D é o gabarito:  A  ↔  B [É condição necessária e suficiente p/ A ser verdd

     

    A letra E tenta dizer o seguinte: [É condição suficiente + não necessária p/ B ser vdd] A  ↔  B X

     

     

    Fonte: Prof.: Brunão haha curso Ênfase online + material estratégia

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/raciocinio-logico-condicao-necessaria-e-condicao-suficiente-4/

    Espero ter contribuído, persista, no momento certo você chegará!

     


ID
2241481
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Joãozinho escreveu na lousa a sequência infinita 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6- 7 - 8 - 9 -10 -... . Em seguida, Carlinhos substituiu alguns elementos da sequência de Joãozinho por zeros, obtendo assim a nova sequência infinita 1 - 2 - 0 - 4 - 0 - 0 - 7 - 8 - 0 - 0 - 11 - X - Y - Z - W - .... Para fazer essa substituição, Carlinhos informou que seguiu uma lógica aritmética que ninguém além dele conhecia. Os números representados pelas letras X, Y, Z e W , na sequência de Carlinhos, são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Essa é de lascar.

    Acho que o examinador queria que o candidato convertesse os números para forma binária.

    O números que foram zerados são os que possuem uma quantidade par de dígitos 1:

    1 = 1

    2 = 10

    3 = 11

    4 = 100

    5 = 101

    6 = 110

    7 = 111

    8 = 1000

    9 = 1001

    10 = 1010

    11 = 1011

    12 = 1100

    13 = 1101

    14 = 1110

    15 = 1111

     

    Alguém mais encontrou alguma lógica para a sequência?

     

    http://rlm101.blogspot.com.br

  • Múltiplos de 3 ou múltiplos de 5.

  • sequência infinita 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6- 7 - 8 - 9 -10 11 12 13 14 15 16 17

    Em seguida, Carlinhos substituiu alguns elementos

    1 - 2 - 0 - 4 - 0 - 0 - 7 - 8 - 0 - 0 - 11 - 0 - 13- 14 - 0 - ....

    1 - 2 - 0 - 4 - 0 - 0 - 7 - 8 - 0 - 0 - 11 - 12 - 00 - 00- 14 - .... 

  • Muito interessante a solução do Ed. Parabéns!

    Só que isso não é "Raciocínio Lógico". Tá mais pra informática.

    Aliás, deve ser isso mesmo, já que a prova foi para "Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Sistemas"

  • Encontrei outra lógica:

    1 - 2 - 0 - 4 - 0 - 0 - 7 - 8 - 0 - 0 - 11 - X - Y - Z - W

    Se retirarmos da sequencia acima os valores diferentes de zero teremos:

    (*) 1 - 2 - 4 - 7 - 8 - 11 - X - Y - Z - W

    Da sequência acima, vamos fazer outras 2 sequências com os termos de ordem impar e par :

    sequência de termos ímpares: 1 - 4 - 8 - X - Z ---- temos a soma de +3 ( de 4 para 1), +4 (de 4 para 8 ), e assim sucessivamente sempre aumentando uma unidade. Continuando teríamos: + 5 ( de 8 para 13), +6 (de 13 para 19) . Logo X = 13 e Z = 19

    Sequência de termos pares: 2 - 7 - 11 - Y - W ----- temos a soma +5 ( de 2 para 7), +4(de 7 para 11), e assim sucessivamente sempre reduzindo 1 unidade à soma anterior. Continuando teríamos: +3 ( de 11 para 14), + 2 (de 14 para 16). Logo Y = 14 e W = 16.

    A nova sequência seria: 1 - 2 - 4 - 7 - 8 - 11 - 13 - 14 - 19 - 16

    Retomando a sequência original de Joãozinho, Carlinhos substituiu os números que não pertenciam à sequencia (*) por zero. Dessa forma, apenas os números 13 e 14 apareceriam, como os próximos seriam o 19 e o 16, os outros números da sequencia original de Joãozinho (12 e 15 ) seriam iguais a zero.

    Por isso ficaria: 0 - 13 - 14 - 0

  • Os Números substituídos por zero na sequência original foram: 3, 5, 6, 9 e 10.

    O que há de comum entre ambos é o fato de serem ou múltiplos de 3 ou de 5. Dessa forma, acredito que a sequência construída por Carlinhos troca por 0 os múltiplos de 3 ou de 5, como é o caso de 12 e 15.

    Resposta: E, 0 - 13 - 14 - 0

  • Substitutos de 0 são os números múltiplos de 3 e 5.


ID
2241484
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Para organizar um sorteio, Antonio escreveu em pedaços de papel os números de 1 a 10 e os colocou em um saco para que pudessem ser sorteados. Em seguida, Carlos sorteou 4 desses números, anotou-os e recolocou os papéis com os seus números de volta no saco. Depois disso, foi a vez de Fernanda sortear mais 4 números, anotá-los e repor os números sorteados de volta ao saco. A partir daí, Antonio observou três fatos:

I) O conjunto dos números não sorteados por Carlos intersectado com o conjunto dos números sorteados por Fernanda era o conjunto {5, 7, 9};

II) O conjunto dos números não sorteados por Fernanda intersectado com o conjunto dos números sorteados por Carlos era o conjunto {1, 2, 4};

III) O número 3 era o único número em comum entre os números sorteados por Carlos e os números sorteados por Fernanda.

Sabendo que as observações de Antonio são verdadeiras, a opção INCORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Conjunto Inicial {1,2,3,4,5,6,7,8,9,10}

    I)   O conjunto dos números não sorteados por Carlos intersectado com o conjunto dos números sorteados por Fernanda era o conjunto {5, 7, 9}.

    Não Carlos: {5,7,9}

    Sim Fernanda: {5,7,9}

    II)   O conjunto dos números não sorteados por Fernanda intersectado com o conjunto dos números sorteados por Carlos era o conjunto {1, 2, 4};

    Sim Carlos: {1,2,4}

    Não Fernanda: {1,2,4}

    III) O número 3 era o único número em comum entre os números sorteados por Carlos e os números sorteados por Fernanda.

    Comum Carlos e Fernanda {3}

    Logo,

    Fernanda {5,7,9,3}

    Carlos {1,2,4,3}

  • O conjunto dos números não sorteados por Carlos intersectado com o conjunto dos números sorteados por Fernanda era o conjunto {5, 7, 9};

    II) O conjunto dos números não sorteados por Fernanda intersectado com o conjunto dos números sorteados por Carlos era o conjunto {1, 2, 4};

    III) O número 3 era o único número em comum entre os números sorteados por Carlos e os números sorteados por Fernanda.

    FERNANDA 3,5,7,9

    CARLOS 3,1,2,4

    A) Os números sorteados por Carlos são 1, 2, 3 e 4. CORRETO

    B)Os números sorteados por Fernanda são 3, 5, 6 e 7 INCORRETO - NÃO TEM O 6

    C)Os números não sorteados nem por Carlos e nem por Fernanda são 6, 8 e 10. CORRETO

    D)Os números sorteados por Carlos ou por Fernanda são 1, 2, 3, 4, 5, 7 e 9. CORRETO

    E)O conjunto dos números sorteados por Carlos unido com o conjunto dos números não sorteados Fernanda é o conjunto {1, 2, 3, 4, 6, 8, 10}. CORRETO

    LETRA B -

  • Acertei a questão, mas me corrijam se eu estiver errado, a letra "e" também está incorreta. "O conjunto dos números sorteados por Carlos unido com o conjunto dos números não sorteados Fernanda é o conjunto {1, 2, 3, 4, 6, 8, 10}", a parte em negrito contradiz os elementos do conjunto, já que ela sorteou o 3. O correto seria {1, 2, 4, 6, 8, 10}


ID
2241490
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Basicamente, um sistema de banco de dados é um sistema computadorizado capaz de armazenar informações e permitir que usuários acessem e atualizem essas informações. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas a um sistema de banco de dados:

I. Entidade é um objeto distinguível da realidade modelada a ser representado no banco de dados;

II. Relacionamento define as associações entre entidades e não necessariamente associa somente entidades diferentes;

III. Modelo de dados é a representação física, na máquina real, dos componentes abstratos que constituem o modelo;

IV. Cardinalidade de uma entidade em um relacionamento é a propriedade que especifica o número de ocorrências de entidades associadas a cada atributo. 

Estão(está) CORRETA(S) somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • a)I e II.

    III. Modelo de dados é a representação física, na máquina real, dos componentes abstratos que constituem o modelo;. modelo de dados é o MER, o qual nao tem foco na tecnologia nem sgdb

    IV. Cardinalidade de uma entidade em um relacionamento é a propriedade que especifica o número de ocorrências de entidades associadas a cada atributo. associadas a cada entidade


ID
2241493
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Prover independência de dados é um objetivo importante dos sistemas de bancos de dados. É INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não existe apenas a independência física, mas também existe a independência lógica dos dados.

  • Vamos com tudo meu aluno(a), Rumo à Aprovação!

    Gabarito: Letra C. (está errada porque existe a independência física e a independência lógica).

    _____________________________________________________________________________________

    O que é Independência dos Dados?

    Trata-se da habilidade de alterar o conceito dos esquemas de determinado nível, sem afetar o esquema de nível superior.

    _____________________________________________________________________________________

    O que é a Independência Lógica dos Dados?

    É a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar o esquema externo ou as aplicações do usuário.

    _____________________________________________________________________________________

    O que é a Independência Física dos Dados?

    É a capacidade de alterar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual.

    _____________________________________________________________________________________

    RESUMO:

    Independência dos Dados = sem afetar o esquema de nível superior.

    Independência Lógica (alterar o esquema conceitual) = sem ter que alterar o esquema externo.

    Independência Física (alterar o esquema interno) = sem ter que alterar o esquema conceitual.

    Bons Estudos!


ID
2241496
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre banco de dados relacional, para cada afirmativa abaixo informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência correta.

( ) Um banco de dados relacional é composto de tabelas ou relações.
( ) Cada tabela é um conjunto de tuplas, ou linhas.
( ) As linhas de uma tabela devem, necessariamente, estar ordenadas.
( ) Existem três tipos de chaves: a primária, a alternativa e a estrangeira.
( ) Em sua especificação, devem ser definidas, no mínimo, tabelas e linhas.

Alternativas
Comentários
  • Chave Candidata

    É o Atributo ou grupamento de atributos que identifica unicamente uma ocorrência da entidade. A chave candidata que não é chave primária também chama-se chave Alternativa

    Chave Primária

    É a chave candidata escolhida pelo projetista do banco de dados como de 'significado principal para o negócio' e que permite a identificação de ocorrencias dentro de uma entidade.

    Chave Estrangeira

    É quando o(s) atributo(s) de uma entidade é (são) a chave primária de outra entidade


ID
2241499
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O modelo de dados entidade-relacionamento (ER) foi desenvolvido visando facilitar o projeto de banco de dados. Analise as afirmativas a seguir a respeito da abordagem ER:

I. Um diagrama ER pode representar graficamente a estrutura lógica geral de um banco de dados;

II. Na modelagem ER não é prevista a possibilidade de associar dois relacionamentos entre si, o que pode ser suprido pela criação de uma entidade associativa;

III. Em um diagrama ER, retângulos representam entidades e elipses, os conjuntos de relacionamentos;

IV. Quando um conjunto de entidades não tem atributos suficientes para formar uma chave alternativa, este é denominado conjunto de entidades fraco;

V. Na herança de propriedades, cada ocorrência da entidade especializada possui as propriedades da entidade genérica correspondente. 

Estão(está) CORRETA(S) somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Erros da questão:

    III. Em um diagrama ER, retângulos representam entidades e elipses, os conjuntos de relacionamentos (correto: atributos);

         RETÂNGULO: Entidades;
         LOSÂNGULOS: Relacionamentos
         ELIPSES: Atributos
         LINHAS: Vinculam entidades a conj de relaciomentos
         LINHAS DUPLAS: participação total de uma entidade ao conjunto de relaciomentos

     

    IV. Quando um conjunto de entidades não tem atributos suficientes para formar uma chave alternativa (correto: Primária), este é denominado conjunto de entidades fraco;

    Entidade Fraca: São entidades que não tenha atributos suficientes para formar uma chave primária.


ID
2241502
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

As abordagens relacional e entidade-relacionamento (ER) permitem modelar os dados em diferentes níveis de abstração. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • engenharia reversa de banco de dados relacional, ou seja a transformação de um modelo lógico de banco de dados relacional em modelo conceitual.

     engenharia reversa de arquivos. Este processo permite obter um modelo lógico relacional a partir do modelo lógico de um banco de dados não relacional. 

  • GABARITO LETRA D

    Nessa questão, é exigido o conceito de normalização. Considerando o que é indicado na questão, a engenharia reversa por normalização gera um modelo relacional, a partir de um modelo não - relacional, não o contrário


ID
2241505
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Acerca de tipos de dados e estruturas de dados, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os principais tipos de dados estruturados fornecidos pelas linguagens de programação são: arranjos (também denominado vetores e matrizes, utilizados para agregar componentes do mesmo tipo, com um tamanho máximo predefinido), registos (para agregar componentes de tipos diferentes), sequências (para coleções ordenadas de componentes do mesmo tipo) e conjuntos (para definir, para um tipo básico, uma faixa de valores que seus componentes podem assumir), entre outros.

    Estrutura de Dados - Nina Edelweiss, Renata Galante.

  • Alguém poderia me explicar porque a alternativa e) não poderia ser?

  • Luís, segundo a bibliografia:

    "Os tipos abstratos de dados (TADs) são estruturas de dados capazes de representar os tipos de dados que não foram previstos no núcleo das linguagens de programação e que, normalmente, são necessários para aplicações específicas."

    Nina Edelweiss, Renata Galante

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2241508
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Sobre listas, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica por favor!

  • c) Em uma lista linear, as operações de inserção e remoção de itens somente podem ser executadas nas extremidades da lista. 

    Incorreta.

     

    Pilha: inserção e remoção em uma extremidade (topo).

     

    Fila: inserção em uma extremidade (fim) e remoção na outra (início).

     

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2241511
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Sobre pilhas e filas, analise as afirmativas a seguir:

I. As operações de push e pop são responsáveis, respectivamente, por inserir e remover itens do início da fila;

II. A fila é um tipo de lista linear conhecida como LIFO (Last In First Out);

III. O método de acesso getTop é responsável por retornar o elemento do topo da pilha;

IV. A pilha é um tipo de dado abstrato em que a inserção de um item sempre se dá em seu topo;

V. Pilhas e filas são tipos abstratos de dados que se distinguem pela forma como se dão a inserção e remoção de itens em suas estruturas.

Estão(está) CORRETA(S) somente as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    I. As operações de push e pop são responsáveis, respectivamente, por inserir e remover itens do topo da pilha.

    II. A pilha é um tipo de lista linear conhecida como LIFO (Last In First Out); [Fila é FIFO]

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2241514
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados

Árvores são estruturas não-lineares usadas, frequentemente, na representação de uma hierarquia. Considere as seguintes afirmações:

I. Apesar do nome, as árvores binárias NÃO são úteis na representação de expressões matemáticas que envolvam operações binárias;

II. Uma árvore binária é um caso particular de uma árvore N-ária, onde N=2;

III. Uma árvore N-ária é uma variação onde os nós da árvore podem ter subárvores dentro do intervalo [0,N];

IV. Uma árvore binária é constituída por um conjunto finito de nós que pode ser vazio, ou consistir em uma raiz e duas árvores binárias distintas;

V. Ao contrário do percurso em pós-ordem em árvore binária, no percurso em pré-ordem, o nó raiz é o último a ser visitado.

Está CORRETO o que é afirmado somente em

Alternativas
Comentários
  • Faltou inserir a afirmação V em alguma alternativa, não?

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2241517
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

No pior caso, uma busca sem sucesso em uma árvore binária perfeita deve visitar uma quantidade de nós internos da ordem de

Alternativas
Comentários
  • Constante - O (1): É único caso onde as instruções dos algoritmos são executadas num tamanho fixo de vezes. Ex: Algoritmo que identifica se um número é par ou ímpar;

     

    Logaritmo - O(log n) : Ocorre tipicamente em algoritmos que dividem problemas em problemas menores. Ex: Algoritmo de busca binária, buscar um elemento em um vetor ordenado;

     

    Linear - O (n): Uma operação básica é executada em cada elemento de entrada do algoritmo. Ex: Busca sequêncial;

     

    O(n log n): Dividem problemas em problemas menores, porém juntando posteriormente a solução dos problemas menores. Ex: Merge Sort;

     

    Quadrática - O(n²): Os itens são processados aos pares, 2 laços aninhados. Ex: Somatório de duas matrizes (2 laços aninhados);

     

    Cúbica - O(n³): Os itens são processados três a três, com 3 laços aninhados. Ex: Multiplicação de matrizes (3 laços aninhados);

     

    Exponencial - O a de n: Algoritmos muitos custosos, possuem pouca aplicação prática. Ex: Algoritmos de força bruta que testam todas as possibilidades;

     

    Fonte: Minhas anotações baseadas nas Apostilas do Estratégia Concurso.

  • 1- f(n) = O(1) – Complexidade constante

    2- f(n) = O(log n) – Complexidade sub-linear ou logarítmica

    3- f(n) = O(n) – Complexidade linear

    4 - f(n) = O(n log n) – Sub-divisão de problema (Exe.: MergeSort e QuikSort)

    5 - f(n) = O(n^2) – Complexidade polinomial

    6 - f(n) = O(2^n) – Complexidade exponencial

    7 - f(n) = O(n!) – Complexidade fatorial

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2241520
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados

Assinale cada afirmativa abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência correta.

( ) Uma árvore não-vazia é balanceada AVL se, pelo menos, uma de suas árvores, esquerda ou direita, for balanceada AVL;

( ) As árvores perfeitas são árvores balanceadas AVL;

( ) Uma boa condição de balanceamento AVL deve assegurar que a altura de uma árvore com n nós é da ordem de O(log n);

( ) Uma árvore AVL é uma árvore balanceada pela altura;

( ) Ao inserir ou remover um item em uma árvore AVL, o custo adicional para balancear esta árvore é da ordem de O(n/2).

Alternativas
Comentários
  • Força Guerreiro!!!!!!

  • GABARITO B

    (F) Uma árvore não-vazia é balanceada AVL se, pelo menos, uma de suas árvores, esquerda ou direita, for balanceada AVL;

    • Uma árvore AVL é dita balanceada quando, para cada nó da árvore, a diferença entre as alturas das suas sub- árvores (direita e esquerda) não é maior do que um.

    (F) Ao inserir ou remover um item em uma árvore AVL, o custo adicional para balancear esta árvore é da ordem de O(n/2). O(log n)


ID
2241523
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados

Analisando as seguintes afirmações a respeito das árvores B:

I. A árvore B de ordem M possui raiz com, no mínimo 2, e, no máximo, M subárvores;

II. O “B” de árvore B refere-se à mesma ser uma árvore binária;

III. É impossível a construção de uma árvore B de ordem um;

IV. Todos os nós externos de uma árvore B devem estar no mesmo nível;

V. Uma árvore B com n nós internos é uma árvore M-múltipla de busca balanceada com altura da ordem de O(log n).

Verifica-se que 

Alternativas
Comentários
  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2241526
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma propriedade desejável de uma boa linguagem de programação é a que permite que um programa seja capaz de detectar erros em tempo de execução ou condições que alterem seu fluxo normal, bem como efetuar medidas corretivas que possibilitem a continuidade de sua execução. A propriedade de que o texto trata é a(o)

Alternativas

ID
2241529
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as assertivas a seguir:

I. Um interpretador processa um programa imediatamente antes deste ser compilado, para gerar a aplicação executável;

II. Linguagens de programação podem ser implementadas, de maneira geral, por três métodos: interpretação pura, compilação e sistemas de implementação híbridos;

III. A geração de código em linguagem de máquina é uma das etapas do processo de interpretação de um programa escrito em uma determinada linguagem de programação;

IV. Instruções de pré-processadores são comumente utilizadas para especificar que o código incluso em um outro arquivo deve ser usado;

V. Nos sistemas de implementação híbridos, um programa escrito em uma linguagem intermediária é compilado para uma linguagem de alto-nível, de modo a permitir uma fácil interpretação.

Estão CORRETAS somente as assertivas

Alternativas

ID
2241532
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre threads, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • d) Um algoritmo concorrente é dito escalável quando a velocidade de sua execução não está associada ao acréscimo no número de processadores disponíveis. Correto: Um algorítimo concorrente é escalável se a velocidade de sua execução aumenta quanto mais processadores estão disponíveis.
     

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=vPldwBmt-9wC&pg=PA594&lpg=PA594&dq=algoritmo+concorrente+escal%C3%A1vel&source=bl&ots=e1Se0bZdok&sig=9Bn_T5By3rSuOeJ6Zk-KNkvnvDU&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjIvJLQt83UAhUB1SYKHQBaASoQ6AEIMzAA#v=onepage&q=algoritmo%20concorrente%20escal%C3%A1vel&f=false


ID
2241535
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Ao desenvolver um sistema na linguagem Java, é possível fazer uso de um processo capaz de recuperar espaços de memória que ficaram em desuso. Tal processo é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: SERPRO Prova: Analista - Desenvolvimento de Sistemas

       

    Garbage Collector é a tecnologia que gerencia a memória alocada para o programa, a fim de liberar objetos que não estão sendo utilizados.

       

    Resposta: Certa


ID
2241538
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de linguagens de programação orientada a objetos, os itens a seguir correspondem, especificamente a:

I. Representação de um tipo abstrato de dados, além de definição métodos e atributos para os dados que estão sendo implementados;

II. Mecanismo que provê a interação entre objetos que foram criados, indicando o método que deve ser aplicado;

III. Técnica que permite projetar classes especializadas a partir do reuso de código de classes genéricas;

IV. Instância de uma classe;

V. Princípio que permite que classes derivadas de uma superclasse invoquem métodos que, apesar de ter o mesmo nome utilizado na superclasse, respondem de maneira apropriada à sua classe. 

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  c)classe, mensagem, herança, objeto e polimorfismo.

    O ultimo enunciado define o conceito de overriding, o qual consiste na apropriação de um metodo herdado conforme a necessidade da classe que o herda


ID
2241541
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O projeto CMM Integration (CMMI) foi elaborado para resolver o problema que surgiu devido ao uso de múltiplos CMMs. Sobre CMMI, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro na letra C?

  • George,

     

    A afirmativa da C está correta, mas a questão está pedindo a incorreta.

  • Fatores que podem influenciar na escolha do modelo são:

    - Fatores de Negócio;

    - Fatores Culturais;

    - Fatores de Legado.

  • Achei que o CMMI-DEV não cobria serviços, avaliei isso como sendo CMMI-SVC - Serviços, prestar serviços para clientes.

  • Oxe que maconha foi essa quando li a letra c marquei sem ler as outras kkk , a letra c ta certa

  • Na letra C a alternativa fala que gestão de requisitos, gestão de riscos, validação e verificação são áreas de processos. Não acho que esteja correta a alternativa, pois elas são as categorias em que as áreas de processo podem ser classificadas e não áreas de processos em si, logo acho que está errada a letra C tb.

     

  • LETRA E ERRADA - existem três categorias de fatores que podem influenciar na decisão sobre qual representação deve ser utilizada no modelo CMMI: estratégia, negócios e processos.

    CORRETO:

    Fatores de Decisão

    Três categorias de fatores podem influenciar na decisão de qual

    representação escolher: estratégia, cultura e legado.

    Fonte: Livro CMMI para Desenvolvimento versão 1.2 - Capítulo 1, página 11.


ID
2241544
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O Modelo de Maturidade em Capacitação (CMM – Capability Maturity Model), também conhecido como Software CMM (SW-CMM), possui 5 níveis de maturidade. Assinale a opção que NÃO representa um dos níveis do modelo CMM.

Alternativas
Comentários
  • Os níveis são:

    Nível 1 - Inicial;

    Nível 2 - Gerenciado;

    Nível 3 - Definido;

    Nível 4 - Gerenciado Quantitativamente;

    Nível 5 - Otimizado.

  • Os níveis são :

    Nível 1 - Inicial;

    Nível 2 - Repetível;

    Nível 3 - Definido; <-- A questão trocou DEFINIDO por "Qualificado". Por isso que a alternativa C é a resposta dessa questão.

    Nível 4 - Gerenciado;

    Nível 5 - Otimizado.

  • c-

    O CMMI (Capability Maturity Model Integration), atesta maturidade dos processos. O minimo para funcionar é nivel 2 - Gerenciado-, o qual possui uma área chamada de Gestão de Requisitos, para organizar os requisitos e identificar inconsistências.


ID
2241547
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é um framework direcionado para a gestão de TI, internacionalmente aceito. Para satisfazer objetivos de negócios, as informações precisam estar de acordo com certos critérios de controle, referenciados pelo COBIT como requisitos de negócio para informação. Assinale a opção que NÃO corresponde a um desses critérios de informação especificados pelo COBIT

Alternativas
Comentários
  • Critérios de controle:

    Efetividade

    Eficiência

    Confidencialidade

    Integridade

    Disponibilidade

    Conformidade

    Confiabilidade


ID
2241550
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A ISO 9001:2008 estabelece que a gestão de topo deve, periodicamente, rever o sistema de gestão da qualidade da organização, de forma a assegurar que este se mantém adequado e eficaz. As informações providas à gerência de topo para a revisão do sistema de gestão da qualidade da organização devem incluir.

Alternativas
Comentários
  • Entradas para análise crítica:

    - Resultado de auditorias;

    - Realimentação de clientes;

    - Desempenho de processo e conformidade de produto;

    - Situações de ações corretivas e preventivas;

    - Ações de acompanhamento de análises críticas anteriores;

    - Mudanças que podem afetar o SGQ;

    - Recomendações para melhoria.

  • COMO A ISO É VOLTADA PARA O CONTROLE DA QUALIDADE O FEEDBACK DO CLIENTE É DE GRANDE VALIA.

    GAB.D


ID
2241553
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre protocolos relevantes para aplicações de internet, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - O protocolo UDP não fornece entrega de pacotes confiável, quem faz isso é o TCP

    B) ERRADA - O protocolo TCP pertence à camada de transporte

    C) CORRETA

    D) ERRADA - O protocolo Ethernet pertence à camada de enlace de dados

    E) ERRADA - É o inverso


ID
2241556
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre internet, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Ethernet - 802.3.

  • 802.11 é wi-fi


ID
2241559
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. HTML é uma linguagem de marcação que especifica como o texto deve ser formatado;

II. A versão HTML 1.0 somente permitia comunicação em uma via; os usuários podiam acessar páginas em servidores mas não enviavam informações;

III. A linguagem XML é uma evolução da linguagem HTML e, assim como a HTML, descreve o conteúdo de forma estruturada;

IV. A linguagem HTML 4.0, ao contrário das versões anteriores, dá suporte a linguagens scripts;

V. A linguagem XHTML é uma reformulação da linguagem HTML para exibição de conteúdo independente da plataforma. 

Estão(Está) INCORRETA(S) somente a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • HTML e XML são primos. Eles derivam da mesma inspiração, o SGML. Ambos identificam elementos em uma página e ambos utilizam sintaxes similares. Se você é familiar com HTML, também o será com o XML. A grande diferença entre HTML e XML é que o HTML descreve a aparência e a ações em uma página na rede enquanto o XML não descreve nem aparência e ações, mas sim o que cada trecho de dados é ou representa ! Em outras palavras, o XML descreve o conteúdo do documento !

    fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/00_1/miguel/link3.htm

  • tem que saber a história do HTML e as limitações do HTML 1.0? dureza né


ID
2241562
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a opção que NÃO corresponde a uma das fases da metodologia de processo unificado (Unified Process – UP) de desenvolvimento de software.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    Fases do RUP

     

    Concepção/Iniciação

    Elaboração

    Construção

    Transição

  • d-

    As fases do UP sao

    concepção- visao do escopo do sistema. levntamento de requisitos. modelo oconceitual preliminar. plano de desenvolvimento

    elaboracao- expandir casos de uso. modelo conceitual- definitivo. baseline & arquitetura

    construcao- casos de uso mais complexos & arquitetura estabelecidos. implementcao.

    transicacao- deploy.teste & operacao. 1° versao entregue. Transferencia de dados do sistema antigo. 


ID
2241565
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à linguagem UML, analise as afirmativas:

I. O diagrama de interação modela o relacionamento entre as classes e as mensagens que elas trocam;

II. O diagrama de depuração representa a configuração dos nós e de seus componentes no momento da execução do sistema;

III. O diagrama de estados é normalmente utilizado na modelagem do comportamento de uma interface ou sistema;

IV. Tipicamente, as partes estáticas de um sistema podem ser vistas utilizando um dos seguintes diagramas estruturais: de objetos, de classes, de componentes e de depuração;

V. Os diagramas comportamentais são utilizados na visualização dos aspectos dinâmicos do sistema. 

A(s) afirmativa(s) INCORRETA(S) é(são) somente:

Alternativas
Comentários
  • Quem errou porque não leu direito?

    "A(s) afirmativa(s) INCORRETA(S) é(são) somente:"


ID
2241568
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de padrões de projeto (design pattern), é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Factory Method - Padrão Estrututural -  – Virtual Construtor

     

    Define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe a ser instanciada.

     

    O Factory Method permite a uma classe postergar (defer) a instanciação às subclasses.

  •  a) o padrão abstract factory é utilizado quando um sistema for independente da maneira como seus produtos são criados, compostos ou representados

     

     b) o padrão template method (Factory Method) é utilizado com o intuito de definir uma interface que tem o objetivo de criar um objeto, embora deixe as subclasses decidirem que classe deve ser instanciada

     

     c) visitor, decorator (ESTRUTURAL) e builder (CRIACIONAL) são exemplos de padrões de projeto comportamentais. 

     

     d) prototype (CRIACIONAL), singleton (CRIACIONAL) e bridge são exemplos de padrões de projeto estruturais

     

     e) o padrão observer (Template Method) é do tipo estrutural (COMPORTAMENTAL) e define a estrutura de um algoritmo em uma operação, bem como passos para as subclasses. 


ID
2241571
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica da arquitetura SOA (Service Oriented Architecture).

Alternativas
Comentários
  • Alto acoplamento  não é uma das característica do SOA.

  • A característica SOA seria:

    baixo acomplamento e alta coesão.


ID
2241574
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito dos web services, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • WSDL - Web Services Description Language

    Define um Web Service como uma coleção de endpoints de rede, mais conhecidos como “portas”. Uma porta (ou endpoint ou Port) permite algumas Operações (Operations) e cada Operação implica na troca de algumas Mensagens (ou messages), que são formadas por Tipos (ou Types) de dados definidos em um schema XML.


ID
2241577
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O ciclo de vida de um software descreve as fases de desenvolvimento desde sua concepção ao seu desuso, compreendendo diversas atividades. As atividades envolvidas no desenvolvimento e a forma como se relacionam dependem da escolha do modelo de ciclo de vida do software. Referente a esse tema, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Prototipação - técnica para ajudar engenheiros de software e clientes a entender o que está sendo construído quando os requisitos não estão claros.

  • Qual o erro da alteranativa A - "O modelo em cascata, normalmente conhecido como ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sistemática e sequencial, apesar do modelo inicialmente proposto prever alguns ciclos de realimentação"

    No meu ponto de vista o modelo em cascasta não prever CICLOS.

    Alguem comenta.

     

  • Ualison Santos,

     

    Eu não tenho nenhuma fonte de referência, mas acredito que a afirmação da A esteja relacionada à história desse modelo. Digo, hoje o modelo em Cascata possui "uma abordagem sistemática e sequencial", mas a proposta inicial (no desenvolvimento desse modelo, imagino eu) era para também se "prever alguns ciclos de realimentação".

  • modelo cascata (Winston W. Royce, 1970) - clássico, abordagem sistemática, fases seguindo engenharia convencional. As fases têm início e término definidos. Faz revisão para avaliar se pode avançar para a próxima fase.  Especificação, codigo e testes seguem uma
    única disciplina rígida.


    modelo espiral - (Barry Boehm, 1988) cascata + prototipação,
    orientado a riscos, sentido horário do centro para fora, evolutiva inclusão de requisitos, sobreposição evolutiva durante quatro setores.
    foco:aumentar a qualidade do planejamento em cada ciclo

     

    Incremental - há dependência entre módulos (iterativo é independente); para desenvolver 1 módulo do sistema, o anterior deve estar 100%. Em cada ciclo atividades de análise de requisitos, projeto, implementação e teste possibilitam integração dos artefatos produzidos com os já existentes. Assim, o desenvolvimento evolui em versões, através da construção incremental e iterativa de novas funcionalidades, até o sistema estar completo

     

    RAD - (James Martin, 1990) processo incremental mais curto de entre
    modelagem e codigo. Gosta de metodologias ágeis, de forma que é recomendado em até 90 dias.


    prototipo - produz representação visual das funcionalidades que
    o software terá, permite avaliar as características e compreender sua usabilidade, trazendo maior velocidade de desenvolvimento e o envolvimento direto do usuário. Através deste modelo os desenvolvedores iniciam a especificação (requisitos) e
    codigo das partes essenciais em um protótipo, adicionando melhorias até se tornar o produto final.