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Prova COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Médico - Clínica Médica


ID
3247813
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Todo texto se desenvolve em torno de uma unidade semântica, que configura o que, comumente, se conhece como “seu tema central”. No caso do Texto 1, o tema que lhe confere essa 'unidade semântica” é/são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? O tema central do texto está relacionado com o fato de a função da palavra, ou seja, da linguagem, dever ser compreendida como objeto de criação e expressão de significados e sentidos.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3247816
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Uma afirmação que ganha grande relevância, em função da ideia central do Texto 1, é:

Alternativas
Comentários
  • “a língua constitui a mais poderosa 'engenharia simbólica' à disposição do ser humano”.


ID
3247819
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

A continuidade temática do texto constitui uma exigência de sua interpretabilidade. No texto 1, por exemplo, contribuíram para essa continuidade:

1) o fato de palavras como 'língua', 'linguagem', 'palavra' ocorrerem em diferentes pontos do texto, mais de uma vez.

2) o uso de certos conectivos (e, que, como, para, quer...quer), que articulam diferentes segmentos do texto, como períodos e parágrafos.

3) a aproximação semântica que se pode ver entre palavras como: 'comunicação', 'significação', 'interação verbal', 'linguística', 'escrita/leitura'.

4) o uso de um vocabulário erudito e de um padrão culto da língua, deixando o texto mais inteligível e interpretável.

5) retomadas pronominais (como em: “passar a tratá-la”), que exigem, para seu entendimento, que seja recuperado em partes anteriores do texto o objeto referido.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? 4) o uso de um vocabulário erudito e de um padrão culto da língua, deixando o texto mais inteligível e interpretável.

    ? Incorreto, o uso de uma linguagem erudita e rudimentar apenas atrapalha a continuidade temática do texto, deixando-o rebuscado e de difícil entendimento.

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ID
3247822
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Releia o seguinte fragmento: “A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.”. Acerca desse trecho, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? ?A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.?

    ? Temos uma metáfora; é feita uma comparação de coisas de mundo diferente sem o uso de qualquer conectivo; usa-se uma linguagem figurativa para se referir ao fato de a educação linguística e literária ser algo que permite ir além (é o que faz que atravessemos o caminho do básico e superficial).

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ID
3247825
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Na conclusão do Texto 1, há a proposta para que ultrapassemos a ideia de que a palavra tem sentido e utilidade, apenas, como simples instrumento de comunicação. Essa concepção:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? é relevante porque reforça a necessidade e a conveniência de que seja estimulada a prática da análise e da reflexão linguísticas.

    ? Possuir enorme relevância, não é algo sem consistência, nem contrário, nem utópico (imaginário); mostra que se deve priorizar a multiplicidade e a criticidade do sistema linguístico, indo além do básico e do aparente.

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ID
3247828
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Observe a formulação do seguinte fragmento: “A palavra é (...) uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano, quer quando sua função é abrir caminhos na superfície da realidade imediata”. Nesse fragmento, os marcadores sublinhados expressam um sentido de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ?A palavra é (...) uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano, quer quando sua função é abrir caminhos na superfície da realidade imediata?

    ? Conjunção coordenativa alternativa "quer...quer"; outras com esse valor: ou...ou; seja... seja; nem... nem; já... já; ora... ora; talvez... talvez; entre outras.

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  • Gab. C

    Conjunções coordenativas alternativas: ou; ou ... ou; já ... já; ora ... ora; quer ... quer; seja ... seja.


ID
3247831
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

O Texto 2 se reconhece como um comentário expositivo de teor acadêmico-científico. Avaliando as ideias e os argumentos apresentados, podemos avaliá-lo como:

1) pertinente, pois pondera sobre um objeto de discriminação social ainda existente e pouco combatido.

2) contrário a visões tradicionais que imperam em determinados setores sociais de pessoas e comunidades de falantes.

3) oportuno, uma vez que, como outros fatores de discriminação, o 'jeito de falar' de algumas comunidades é objeto de rejeição.

4) categórico e, por vezes, taxativo, pois, no texto, se trata de um despropósito que macula e desprestigia os falares brasileiros.

5) incabível, já que desmerece a norma gramatical literária de Portugal e considera confusa a nomenclatura linguística.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? 5) incabível, já que desmerece a norma gramatical literária de Portugal e considera confusa a nomenclatura linguística.

    ? De forma alguma o texto se enquadra como "incabível"; não desmerece a norma gramatical de Portugal, apenas faz comparações com a norma gramatical ensinada no Brasil, sem desmerecer a de Portugal.

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  • 1) pertinente, pois pondera sobre um objeto de discriminação social ainda existente e pouco combatido. CERTO. Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português” ( 1 ° parágrafo ).

    2) contrário a visões tradicionais que imperam em determinados setores sociais de pessoas e comunidades de falantes. CERTO. No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas (5 ° parágrafo).

    3) oportuno, uma vez que, como outros fatores de discriminação, o 'jeito de falar' de algumas comunidades é objeto de rejeição. CERTO. Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente (4° parágrafo). 

    4) categórico e, por vezes, taxativo, pois, no texto, se trata de um despropósito que macula e desprestigia os falares brasileiros. CERTO. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil ( 1 ° parágrafo ).

    Simon diz, letra E.


ID
3247834
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

É possível constatar afinidade semântica entre algumas palavras do Texto 2 (língua-português; norma-regras; escola-ensino; português-brasileiro; falamos-escrevemos; linguística-concepção científica; entre outras). Essa aproximação de sentidos tem uma função textual, qual seja a de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? língua-português; norma-regras; escola-ensino; português-brasileiro; falamos-escrevemos; linguística-concepção científica.

    ? Observa-se que os sentidos (parte semântica) é continua, o mesmo campo lexical é reproduzido com o intuito de manter a harmonia e a coerência textual.

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ID
3247837
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

Avaliando as ideias expressas no Texto 2, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que ?não sabem português? ou que ?português é muito difícil?, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

    ? O preconceito linguístico faz com que apenas uma pequena parcela da sociedade saiba as regras da língua, as outras camadas ficam à mercê do desconhecimento.

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ID
3247840
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

Analise a formulação do trecho a seguir: “Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que falamos e escrevemos no Brasil”. O sentido do conectivo sublinhado coincide com o sentido expresso na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? ?Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que falamos e escrevemos no Brasil?

    ? Temos uma conjunção subordinativa causal, equivale a "já que", observem quando fazemos o "fato de... faz com que":

    ? JÁ QUE (O FATO DE ? CAUSA) o nosso ensino da língua sempre se basear na norma gramatical literária de Portugal FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA) as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondam à língua que falamos e escrevemos no Brasil.

    ? Na letra "e" temos essa mesma classificação do "como": A verdade é esta: como (JÁ QUE ? O FATO DE) a língua escolar difere da língua usada informalmente, FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA) achamos que o português é muito difícil.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Correta, E

    Tanto o enunciado quanto a assertiva E trazem o sentido CAUSAL do termo "COMO".

    Para corroborar esse entendimento, troque o "COMO" por outras conjunções de valor causal, tais como "já que", "porque", etc. Obs: via de regra, quando o "como" possuir valor de causa, ele será inserido no início do período.

    Ademais, pertinente destacar que o "como" também pode apresentar valor "conformativo" ou "comparativo", sempre dependendo do contexto em que por ventura vier empregado.

    A luta continua !

  • Enunciado:Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que falamos e escrevemos no Brasil” Como exerce a função de Conjunção Causal

    A) Aprendemos como usar a língua fora dos usos falados e escritos em contextos brasileiros. Advérbio de Modo

    B) As regras que aprendemos na escola são como as regras que usamos no dia a dia quando falamos e escrevemos. Conjunção Comparativa.

    C) Como a língua falada no Brasil corresponde à língua usada em Portugal? Advérbio Interrogativo de Modo

    D) Até agora desconhecíamos que a língua é como um sistema que se apreende pelo uso falado e escrito no cotidiano. Conjunção Comparativa

    E) A verdade é esta: como a língua escolar difere da língua usada informalmente, achamos que o português é muito difícil. Conjunção Causal

    Gabarito: E


ID
3247843
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Uma resposta coerente e íntegra à questão levantada no título do Texto 3, poderia ter a seguinte formulação:

1) Pela fruição de uma obra literária, podemos extrapolar a mera contemplação da obra, pois é admissível que divisemos aspectos de seu contexto de produção.

2) A Literatura se manifesta através de textos, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

3) Observando as produções literárias, podemos recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles exibidos pelas ciências, além de poder conhecer as situações em que as obras foram lançadas.

4) O artista transpõe para sua obra (seja um quadro, uma música, um livro) sua visão sobre experiências acumuladas, com as quais podemos tomar contato sem precisar vivenciá-las.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    1) Pela fruição de uma obra literária, podemos extrapolar a mera contemplação da obra, pois é admissível que divisemos aspectos de seu contexto de produção.

    2) A Literatura se manifesta através de textos, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura. ? incorreto, aqui não temos argumentos relevantes que respondam a pergunta do porquê de ler Literatura.

    3) Observando as produções literárias, podemos recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles exibidos pelas ciências, além de poder conhecer as situações em que as obras foram lançadas.

    4) O artista transpõe para sua obra (seja um quadro, uma música, um livro) sua visão sobre experiências acumuladas, com as quais podemos tomar contato sem precisar vivenciá-las.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Nao entendi essa 4, Ele diz no 2 paragrafo

    Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

    4) O artista transpõe para sua obra (seja um quadro, uma música, um livro) sua visão sobre experiências acumuladas, com as quais podemos tomar contato sem precisar vivenciá-las.

    Todas as obras, não so a literatura


ID
3247846
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

A pergunta que consta no título do Texto 3 constitui:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Por que ler Literatura?

    ? O autor usa esse pergunta como uma estratégia de capturar o interesse do leitor; elucida que essa pergunta será desdobrada no decorrer do texto, e o autor apresentará e tentará convencer o leitor para que leia e aprecie a literatura.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • uma estratégia discursiva para levar o leitor a se interessar pela leitura do texto.

    O autor da evidências de usar estratégias para ter o interesse do leitor :)

    quando vejo uma interrogação já fico curiosa :)


ID
3247852
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Observe o seguinte trecho: “Além de nos mostrar a face do artista, a Literatura permite-nos vislumbrar o cenário no qual o autor produziu sua obra”. Considerando as normas sintáticas da regência verbal, também está conforme tais normas o seguinte enunciado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário ao qual o autor atribuiu um valor significativo.

    ? Atribuiu um valor significativo a alguma coisa (preposição) + artigo definido "o" que acompanha o pronome relativo= ao; retoma corretamente o substantivo "cenário".

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Alguém sabe pq a alternativa D está errada? visto que ela é parecida com o gabarito

  • Complemento..

    a) o cenário em que o autor quis referir-se.

    Referir-se a algo....

    B) o cenário ao qual o autor atribuiu um valor significativo.

    Atribuiu um valor significativo a algo..

    C) o cenário do qual o autor aludiu.

    O verbo aludir é transitivo indireto e pede o uso da preposição (a)

    ao qual o autor aludiu.

    D) o cenário ao qual o autor produziu sua obra.

    O verbo produzir no sentido de gerar é transitivo direto

    (Fonte: Dicionário online dício)

    O autor produziu algo---sua obra ---em algum cenário

    E) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário a que o autor idealizou sua obra.

    Ele idealizou ----sua obra---em algum cenário.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • atribuir algo a alguém


ID
3247855
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Outra norma sintática que se encaixa no âmbito da regência verbal e nominal diz respeito ao acento indicativo da crase. Quanto a essa norma, identifique a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) O artista transpõe à um quadro, à uma música ou à um livro, sentimentos acumulados em sua visão pessoal. ? temos artigos indefinidos (um, uma); antes desses artigos não temos outro artigo definido, logo não ocorrerá crase (junção de preposição "a" + artigo definido "a").

    B) O artista não é sensível à prazos. Depende de suas inspirações, que podem acontecer à qualquer hora. ? sensível a algo (preposição), mas "prazos" é um substantivo masculino e não é acompanhando de artigo definido feminino, logo não ocorrer crase.

    C) O artista não deseja agradar à si mesmo. À você, espectador, é que ele quer satisfazer. A arte é alheia a gostos pessoais. ? incorreto, não temos artigo definido antes dos pronomes "si" e "você", logo não ocorre crase.

    D) A Literatura - a que devemos destinar tempo e gosto - às vezes, leva a emoções sutis e a sentimentos fantasiosos. ? correto, destinar tempo e gosto a algo (preposição antes do pronome relativo "que"); "às vezes" é locução adverbial com base feminina, crase correta.

    E) Contatar às obras de arte, desde sempre, levou as pessoas à apresentações teatrais e a espetáculos circenses. ? contatar algo (verbo transitivo direto não rege a preposição "a", logo somente artigo definido "as" presente ? as obras); levou as pessoas a algo (preposição), porém o substantivo "apresentações" está no plural e é acompanhando pelo artigo definido "as" e não pelo "a".

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Valeu Arthur Carvalho

  • A regra do Boi nao funciona pra tudo nao rsrs, Contatar "O BOI " ou Contatar AO BOI " rs ,

  • A questão versa sobre conhecimento de crase e quer que o candidato encontre a única alternativa que o seu uso está corretamente empregado. Vejamos:

    a) Em "O artista transpõe à um quadro, à uma música ou à um livro", está incorreta, pois não se usa crase antes de artigo indefinido. INCORRETA.

    b) Em "O artista não é sensível à prazos. Depende de suas inspirações, que podem acontecer à qualquer hora.", 1º erro é que não se usa a crase no singular antes de nome no plural. O 2º erro é a crase empregada incorretamente antes pronome indefinido. INCORRETA.

    c) Em "deseja agradar à si mesmo. À você" , 1º não tem crase antes de pronome obliquo e 2º não tem crase antes de pronome de tratamento. INCORRETA.

    d) Em "- às vezes", temos uma locução adverbial e diante dessa ocorrência temos o evento da crase. CORRETA.

    e) Em "Contatar às obras de arte, desde sempre, levou as pessoas à apresentações ", o 1º caso o verbo CONTRATAR não rege a preposição "a", pois quem contrata, contrata alguém ( sem preposição) e o 2º temos uma palavra no plural e diante disso não pode ocorrer a crase no singular. INCORRETA.

    GABARITO D


ID
3247858
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

As normas sintáticas da língua portuguesa conferem à concordância verbal certa distinção social. No que concerne ao uso da chamada 'norma culta', respeitar essas regras é revelar-se linguisticamente competente. Assinale a alternativa em que a relação sintática 'verbo-sujeito' está indicada conforme tais normas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Nenhuma das manifestações artísticas recuperam dados mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pela literatura. ? o sujeito é "nenhuma". Logo, nenhuma... recupera.

    B) Qual das manifestações artísticas têm condições de divulgar mais conhecimentos do que aqueles oferecidos pelas ciências? ? o sujeito é o pronome interrogativo, logo o correto é "tem" (terceira pessoa do singular do presente do indicativo).

    C) Houveram diferentes sensações ou estados de ânimo reconhecíveis em autores e obras de nossa literatura romântica. ? verbo "haver" com sentido de "ocorrer"; é impessoal e não deve ser flexionado (houve).

    D) Os artistas tem que transpor para um quadro, uma música, ou um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento. ? o correto é "têm" (concorda com o sujeito que está no plural, cujo núcleo é "artistas").

    E) Os artistas haviam adaptado para um quadro, uma música, ou um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento. ? sujeito no plural e logo após uma locução verbal, dessa forma o verbo "haver" é pessoal e está corretamente flexionado.

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  • Na E-- Não era para ser então : suas visões pessoais?????Pois remete aos artistas. Alguém pode me ajudar?

  • Aprofundando..

    A)

    A concordância acontece com o núcleo do sujeito: Nenhuma.....recuperou..

    B) Na mesma pegada, Qual das manifestações.... QUAL....Tem!

    Cuidado>

    TEM= Singular

    TEM= Plural.

    C)

    Haver no sentido de existir / Ocorrer = Impessoal...

    Houveram diferentes sensações/ Existiram diferentes sensações...

    D) Na mesma lógica da letra B).

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • verbo haver ( não estando no sentindo de existir ou ocorrer ) - tem seu sujeito normal

  • verbo haver quando auxiliar em uma locuçao verbal há concorda

  • Na alternativa E, "sua visão pessoal" não deveria estar no plural ?


ID
3247861
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Assinale a alternativa em que o enunciado apresenta formas verbais conforme as regras de sua conjugação gramatical.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Quanto ao contato com as obras literárias, podemos está diante de diferentes sensações ou estados de ânimo. ? o correto é "estar".

    B) Se uma determinada obra manter a fantasia preferida de seu autor, ganha a preferência do público. ? o correto é: se ela mantiver.... ganhará.

    C) Quando os escritores verem que a Literatura brasileira é aceita com distinção, publicaremos mais romances e livros de crônicas. ? o correto é "virem" (futuro do subjuntivo).

    D) Se os artistas disporem de tempo e preparo artístico, teremos muitas surpresas agradáveis. ? o correto é "dispusessem" (pretérito imperfeito do subjuntivo).

    E) O fato de o Brasil estar à frente de outros países, no que se refere à produção de obras artísticas, o torna cada vez mais prestigiado. ? correto.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A) Estar

    B) Mantiver / ganhará

    C) Virem

    D) Dispuserem

    E) Gabarito

  • GABARITO (E)

    A) Quanto ao contato com as obras literárias, podemos estaR diante de diferentes sensações ou estados de ânimo.

    B) Se uma determinada obra mantIVER a fantasia preferida de seu autor, ganhaRÁ a preferência do público.

    C) Quando os escritores vIrem que a Literatura brasileira é aceita com distinção, publicaremos mais romances e livros de crônicas.

    D) Se os artistas dispUSEREM  de tempo e preparo artístico, teremos muitas surpresas agradáveis.

    E) O fato de o Brasil estar à frente de outros países, no que se refere à produção de obras artísticas, o torna cada vez mais prestigiado.

  • "O fato de o Brasil estar à frente de outros países, no que se refere à produção de obras artísticas, o torna cada vez mais prestigiado."

    Apenas uma dúvida. A colocação pronominal está correta?

  • Para quem possui dúvidas sobre este tópico:

    Os derivados dos verbos ter e vir seguem esta lógica:

    Conjugue como se fosse o "ter" estes verbos:

    Manter

    Entreter

    Reter

    Conter

    Abster-se

    Deter

    Obter

    -Jajá manteu a calma (errado)

    ele "teve"/ ele manteve a calma.

    Conjugue como se fosse o "Vir" os verbos:

    Provir

    Intervir

    Advir

    Desavir

    Sobrevir

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Eu acertei, logo, sou demais! Rumo à posse!
  • colocação pronominal da E "tá sertu"


ID
3247864
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Analise o fragmento: “Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura. Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas”. O conectivo 'porém' expressa um sentido:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Temos uma conjunção coordenativa adversativa "porém"; possui valor semântico de oposição, contraposição, adversidade.

    B) de oposição, e teria a mesma função que o conectivo 'também'. ? "também" é uma palavra denotativa de inclusão e não tem sentido de oposição.

    C) adversativo e poderia exercer a mesma função coesiva que 'no entanto'. ? correto, "no entanto" é uma conjunção com mesma classificação.

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  • Gabarito: C

    Conjunção coordenativa adversativa: mas, porém, contudo, todavia, entretanto e as locuções no entanto, não obstante, nada obstante.

  • Gab. C

    Conjunções coordenativas adversativas: mas, PORÉM, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, entretanto só que.

    Se liga na dica do Prof. Fernando Pestana: '' DECORE AS CONJUNÇÕEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEES!''.

    Ajuda demais nesse tipo de questão.

  • Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. 

  • Interessante que o mas não se encaixa nesse contexto


ID
3247867
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Observe o uso das vírgulas no seguinte fragmento destacado em: “a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura”. Esse uso se justifica, gramaticalmente, por se tratar de:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    uma enumeração de vários itens, que devem ser percebidos como distintos.

  • vírgula separa itens enumerados ou elementos repetidos.

  • Não seriam itens que deveriam ser percebidos como semelhantes?!

  • enumeração vários itens

  • Usa-se vírgula no interior da oração para separar termos coordenados, que compõem uma enumeração, termos com a mesma função sintática.

    --> "assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura

    gabarito B

  • Principais usos :

    I) Separar nomes de localidades

    Jijoca, 17 de Fevereiro..

    II) Sim ou não como respostas:

    Vai estudar? sim. vou!

    III)Omissão de termos (geralmente verbos)

    Do lado, Uma grande árvore (havia)

    IV) Termos em enumeração ou da mesma função sintática.

    V) Separar Vocativo (Não esqueça: Onde tiver um vocativo terá uma vírgula.

    VI) Separar aposto.

    VII) Palavras ou expressões explicativas ou retificativas:

    ele disse tudo, ou melhor, ...

    Sucesso, Bons estudos Nãodesista!

  • A VÍRGULA ENUMERA ITENS DE MESMA FUNÇÃO SINTÁTICA, E NÃO DISTINTOS... ERRO DA BANCA!


ID
3253735
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Nos casos de pacientes submetidos a ressuscitação cardiorrespiratória em que se obtém o retorno da circulação sanguínea, existe um risco elevado de morte durante a internação e muitos dos que sobrevivem apresentam sequelas neurológicas permanentes. De fato, 50 a 60% dos pacientes com ressuscitação exitosa não sobrevivem. O cuidado pósressuscitação é agora considerado um quinto elo na cadeia do paradigma de sobrevivência. A respeito dos cuidados pós-ressuscitação, analise as proposições abaixo.

1) A síndrome coronariana aguda é a etiologia mais comum de parada cardíaca. Deve existir uma alta suspeita clínica de isquemia miocárdica aguda em pacientes ressuscitados, e anormalidades isquêmicas sutis devem ser investigadas com cateterismo cardíaco.
2) A instituição da TTM (controle direcionado da temperatura) acelera a recuperação da função cerebral, levando ao retorno precoce do nível de consciência.
3) Crises convulsivas podem ocorrer no período pós-ressuscitação e os pacientes com estado epiléptico podem não ser clinicamente detectados, necessitando monitorização eletroencefalográfica.
4) A dosagem sérica da enolase específica do neurônio é um marcador de dano neuronal e é o biomarcador mais extensivamente estudado como ferramenta prognóstica após parada cardíaca.
5) Para pacientes em pós-ressuscitação, a hiperóxia melhora as lesões histopatológicas cerebrais.

Estão corretas:

Alternativas

ID
3253738
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da ressuscitação cardiorrespiratória (RCR), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A- O suporte básico de vida ou Basic Life Support (BLS) consiste em procedimentos básicos de emergência, que têm como objetivo o atendimento inicial do paciente vítima de PCR (parada cardiorrespiratória). Atualmente, sua prática segue a sequência CDB.

    B-As causas mais comuns associadas à PCR são descritas em regra mnemónica dos “5H (hipovolemia, hipercapnia (hipóxia), hiper/hipocalemia, Acidose H+ e hipertermia) e 5T (trombose coronariana, trombose cerebral, tromboembolismo pulmonar, pneumotórax hipertensivo, tamponamento cardíaco)”, extensamente utilizada à beira do leito, para uma abordagem rápida e sistematizada ao evento.

    C- O fator determinante mais relevante para que se obtenha a RCE (ressuscitação cardíaca externa- retorno da circulação espontânea) é a pressão de perfusão coronariana (PPC), resultante da diferença entre a pressão sistólica da aorta e a pressão do átrio direito.

    D- Para os pacientes com via aérea avançada estabelecida, deve-se executar o método assincrônico de RCP (ressuscitação cardiopulmonar), em que as compressões torácicas devem ser contínuas (mínimo de 100 a 120 por minuto), associadas a 8-10 ventilações por minuto.

    o item D apresenta a melhor resposta, porém passível e anulação por intervalo de 8-10 ventilação.


ID
3253741
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual das condições abaixo relacionadas desvia a curva de dissociação do oxigênio-hemoglobina para a esquerda?

Alternativas

ID
3253744
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento do paciente portador de SARA (Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto), algumas medidas necessárias são:

1) profilaxia da úlcera por estresse com IPB (inibidor de bomba de próton).
2) controle de glicose e de função metabólica.
3) evitar supersedação.
4) suporte vasopressor e inotrópico.
5) uso cauteloso de esteroides para a fase fibroproliferativa, em pacientes que receberam bloqueadores neuromusculares.

Estão corretas:

Alternativas

ID
3253747
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A insuficiência cardíaca (IC) apresenta uma morbimortalidade elevada na classe funcional IV, com 50 a 60% de mortalidade anual. Qual dos achados abaixo não é marcador de prognóstico reservado na IC?

Alternativas

ID
3253750
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A insuficiência cardíaca pode ser com função sistólica deprimida ou com FE preservada. Ela pode ser caracterizada pelos achados clínicos. A esse respeito, analise as proposições abaixo.

1) Baixa voltagem no ECG pode ocorrer na IC sistólica, porém não é achado na IC com FE preservada.
2) Na IC com FE preservada, a turgência jugular é mais acentuada do que na IC sistólica.
3) Na IC com FE preservada, encontramos galope de B4.
4) Na IC com FE preservada, a hipertrofia ventricular esquerda é mais importante do que na IC sistólica.
5) A hipofonese de bulhas é mais frequente na IC com FE preservada do que na IC sistólica.

Estão corretas, apenas:

Alternativas

ID
3253753
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento da insuficiência cardíaca severa, pode ser necessária a utilização de vasodilatadores em infusão contínua, como a nitroglicerina, o nitroprussiato de sódio ou a nerisitide. Quando comparamos os efeitos da nitroglicerina e do nitroprussiato de sódio, observamos respostas hemodinâmicas muito parecidas. Qual das alterações abaixo é mais importante na nitroglicerina?

Alternativas

ID
3253756
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual dos medicamentos abaixo não está indicado no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva com fração de ejeção reduzida?

Alternativas

ID
3253759
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tratamento da insuficiência cardíaca com fração preservada inclui:

1) o controle efetivo da hipertensão sistêmica.
2) o controle da fibrilação atrial.
3) o uso de diuréticos de alça, para diminuir a congestão e aliviar os sintomas.
4) o uso de beta-bloqueadores (carvedilol).
5) o uso de ivabradina.

Estão corretas:

Alternativas

ID
3253762
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

o tratamento da insuficiência cardíaca aguda, o que é necessário fazer?

1) Prescrever diuréticos no tratamento de congestão, em doses endovenosas triplas em relação às doses orais utilizadas.
2) Reduzir a dose do betabloqueador em 50% ou suspendê-lo na admissão, em pacientes com sinais de baixo débito.
3) Utilizar antagonista de aldosterona em IC com FEVE < 35%, após o uso de diurético endovenoso e na ausência de contraindicações.
4) Em pacientes com disfunção renal (clearance de creatinina < 30 mL/minuto), evitar o uso de heparina não fracionada e utilizar preferencialmente heparina de baixo peso molecular.
5) Considerar hemodiálise e/ou hemofiltração, visando à redução do volume sistêmico, em pacientes com hipervolemia refratária e/ou insuficiência renal aguda.
6 ) Iniciar ou manter IECA na ausência de hipotensão arterial sintomática e na ausência de outras contraindicações.

Estão corretas, apenas:

Alternativas

ID
3253765
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito dos achados hemodinâmicos no choque, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3253768
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A atuação dos mediadores inflamatórios é de extrema importância na fisiopatologia do choque séptico. Dos fatores abaixo relacionados, qual o responsável pela redução da pressão arterial, da resistência vascular periférica, da fração de ejeção ventricular e do aumento do débito cardíaco?

Alternativas

ID
3253771
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na fase de resposta aguda ao choque, ocorre modificação na síntese proteica, com aumento de algumas proteínas e redução de outras. Qual das proteínas abaixo sofre redução de sua produção na resposta inflamatória aguda?

Alternativas

ID
3253774
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Dos achados laboratoriais abaixo relacionados, qual é esperado no paciente com sepse, porém não é encontrado no choque séptico?

Alternativas

ID
3253777
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Pacientes com lesão neurológica frequentemente apresentam hipotensão e choque. A expressão 'choque neurogênico' refere-se a uma forma de falha do sistema circulatório, especificamente sentida como secundária a uma injúria aguda do cérebro, medula espinhal ou nervo periférico. Dos achados abaixo, qual é característica exclusiva do choque neurológico por mecanismo neuroendócrino?

Alternativas
Comentários
  • RVP diminuida pode estar presente no choque septico


ID
3253783
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente portador de aneurisma da aorta abdominal dá entrada na Emergência com quadro de hemorragia digestiva alta. Levando-se em conta seu antecedente, qual deve ser a primeira fonte de sangramento a ser investigada?

Alternativas

ID
3253786
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hemorragia digestiva alta (HDA) pode ser assintomática ou apresentar-se, na sua forma mais grave, com choque hipovolêmico. A respeito dessa condição clínica, analise as proposições abaixo.

1) A presença de hematêmese com sangue vivo sugere sangramento volumoso em andamento.
2) Os vômitos de estase, a ingestão de beterraba, o tratamento do H. pylori com sais de bismuto, a administração de sulfato ferroso para tratamento de anemia, bem como sangramentos nasais, gengivais e hemoptise poderão confundir o diagnóstico de HDA.
3) Hematoquezia é mais comum na Hemorragia Digestiva Baixa (HDB), porém pode ocorrer na HDA importante, e tipicamente costuma ser acompanhada de hipotensão postural, sendo indicativa de uma emergência médica.
4) Os fatores mais importantes para ocorrência de sangramentos e recorrências da doença ulcerosa péptica são: AINE, estresse, hipercloridria e infecção pelo Helicobacter pylori.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
3253789
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da investigação diagnóstica da Hemorragia Digestiva Baixa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3253792
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A intoxicação exógena é uma ocorrência bastante frequente e a conduta terapêutica pode ser orientada pelas Síndromes Tóxicas, que nos orientam sobre o agente causador. Correlacione as síndromes tóxicas da coluna 1 com seu respectivo agente etiológico, na coluna 2.

1) Síndrome anticolinérgica ( ) Amiodarona
2) Síndrome colinérgica ( ) IMAO
3) Síndrome adrenérgica ( ) Antiparkinsonianos
4) Acidose metabólica grave ( ) Pilocarpina
5) Síndrome simpaticolítica ( ) Metformina

A sequência correta, de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • 1) Síndrome anticolinérgica ( 5 ) Amiodarona

    2) Síndrome colinérgica ( 3 ) IMAO

    3) Síndrome adrenérgica ( 1 ) Antiparkinsonianos

    4) Acidose metabólica grave( 2 ) Pilocarpina

    5) Síndrome simpaticolítica ( 4 ) Metformina

  • Amiodarona - síndrome simpaticolítica

    IMAO - síndrome adrenérgica

    Antiparksonianos - síndrome anticolinérgica

    Pilocarpina - síndrome colinérgica

    Metformina - acidose metabólica grave


ID
3253795
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O uso de métodos dialíticos (hemodiálise e hemoperfusão) pode remover algumas substâncias tóxicas. Das alternativas abaixo relacionadas, qual a única que pode ser eliminada pelos dois métodos (hemodiálise e hemoperfusão)?

Alternativas

ID
3253798
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Entre os diagnósticos diferenciais que devemos fazer da síndrome neuroléptica maligna, temos a síncope pelo calor. Sua diferenciação pode ser feita clinicamente. Qual dos achados abaixo ocorre somente na síncope pelo calor?

Alternativas

ID
3253801
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Drogas e toxinas de grupos farmacológicos diferentes podem compartilhar alterações eletrocardiográficas comuns relacionadas com alterações do complexo QRS e o intervalo QT. Qual dos medicamentos, entre abaixo relacionados, bloqueia o efluxo de potássio e pode acarretar Torsades de Points?

Alternativas

ID
3253804
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento da emergência hipertensiva devemos empregar medicamentos intravenosos que permitam a titulação da resposta anti-hipertensiva. Dos agentes abaixo relacionados, qual apresenta como efeito colateral a taquicardia de rebote?

Alternativas
Comentários
  • nicardipina, efeitos colaterais: FC elevada, cefaleia, rubor


ID
3253807
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com a 7.a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, qual a alternativa correta a respeito da Hipertensão Arterial Resistente (HAR)?

Alternativas
Comentários
  • A) A HAR é definida como uma a PA de consultório não controlada apesar do uso de mais de quatro anti-hipertensivos em doses adequadas, incluindo-se, preferencialmente, um inibidor da enzima de conversão da angiotensina e betabloqueador.

    "A HAR é definida como a PA de consultório não controlada apesar do uso de três ou mais anti-hipertensivos em doses adequadas, incluindo-se preferencialmente um DIU, ou em uso de quatro ou mais medicamentos com controle pressórico."

    .

    B) Apesar do diagnóstico da HAR ser baseado na pressão arterial do consultório, é necessária a avaliação da PA por meio da Monotorização Arterial da Pressão Arterial (MAPA) ou da Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA), no diagnóstico inicial e no acompanhamento clínico.

    .

    C) Cerca de 20% dos pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica são portadores de Hipertensão Arterial Resistente (HAR).

    "Estudos populacionais estimam prevalência em 12% da população hipertensa."

    .

    D) Os pacientes portadores de Hipertensão Arterial Resistente (HAR) devem fazer controle da fundoscopia e do ecocardiograma anualmente.

    "Ecocardiograma e fundoscopia, quando disponíveis, devem ser repetidos a cada 2 ou 3 anos."

    .

    E) A realização da MAPA e da MRPA é mandatória nos pacientes com diagnóstico de HAR, pois estima-se que 75% desses pacientes apresentem pressão arterial normal fora do consultório.

    "Estima-se que 30-50% dos hipertensos resistentes apresentem níveis tensionais normais fora do consultório."

    .

    FONTE: 7. Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia


ID
3253810
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da hipertensão renovascular (HRV), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3253813
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O diagnóstico de hipertensão renovascular deve ser suspeitado nos seguintes pacientes:

Alternativas

ID
3253816
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os acidentes vasculares podem comprometer o território da carótida e o vertebrobasilar. Dos sintomas abaixo relacionados, qual pode ocorrer nos dois territórios?

Alternativas

ID
3253819
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento do paciente com acidente vascular cerebral isquêmico, podemos fazer uso de agente trombolítico, embora existam contraindicações formais e relativas. Qual condição constitui uma contraindicação formal?

Alternativas

ID
3253822
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do acidente vascular cerebral isquêmico, correlacione a coluna 1 coluna 2 (sintomatologia).

1) Artéria cerebral anterior ( ) Discalculia.
2) Artéria cerebral média ( ) Apraxia de marcha.
3) Artéria cerebral posterior ( ) Disartria.
4) Território vertebro-basilar ( ) Afasia ou negligência.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3253825
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do acidente vascular cerebral hemorrágico, correlacione a coluna 1 (localização do sangramento) com a coluna 2 (sintomatologia).


1) Putámen             (  ) Descerebração

2) Tálamo                (  ) Paresia do VII par ipsilateral

3) Ponte                  (  ) Respiração Cheyne-Stokes

4) Cerebelo             (  ) Desvio do olhar para baixo

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3253828
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do tratamento da asma brônquica, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3253831
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para pacientes portadores de asma internados na UTI, poderá ser necessária a ventilação mecânica após a intubação com tubo > 8, para reduzir a resistência nas vias aéreas e facilitar a aspiração. Dos parâmetros abaixo, qual deveria ser instituído no paciente asmático?

Alternativas

ID
3253834
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com o índice de severidade da pneumonia, que avalia idade, sexo, local de procedência, comorbidades, achados clínicos e laboratoriais pontuando de -10 a +30, qual dos achados abaixo apresenta maior importância (+30) na morbimortalidade desses pacientes?

Alternativas
Comentários
  • 17 anos depois e continua sendo uma das questão que mais caem em prova kkk


ID
3253837
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na pneumonia associada à ventilação, vários fatores de risco estão relacionados com o aumento da mortalidade. Dentre os fatores abaixo, qual não aumenta a mortalidade?

Alternativas

ID
3253840
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente com sequela de AVC, com dificuldade de deglutição, dá entrada na Emergência com quadro de pneumonia. Na admissão, constata-se doença periodontal severa. Qual o agente etiológico causador da infecção?

Alternativas

ID
3253843
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tratamento da pneumonia nosocomial associada à ventilação, podemos utilizar diversos antibióticos. Qual dos antibióticos, entre os abaixo relacionados, não deve ser utilizado como primeira linha, estando reservado para uso em associação para tratamento de bactérias multidrogas resistentes?

Alternativas

ID
3253846
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito das infecções do trato urinário, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3253849
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente com quadro de dor lombar de forte intensidade, T 38,5°C, calafrios e disúria dá entrada na Emergência, trazendo uma cultura de urina positiva de 150.000 colônias para Enterococcus sp. Foi realizada USG, que mostra coleção perinefrética. Qual dos antibióticos abaixo relacionados não deveria ser administrado?

Alternativas

ID
3253852
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da bacteremia de causa urológica, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3253855
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tratamento do abdômen agudo pode ser cirúrgico obrigatório ou não. Em qual das situações abaixo relacionadas o tratamento cirúrgico não é obrigatório, sendo tratado clinicamente até que ocorram complicações que obriguem o tratamento cirúrgico?

Alternativas

ID
3253858
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da hipertensão intra-abdominal (HIA) e da síndrome compartimental abdominal (SCA), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3253861
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente portador de cirrose hepática, Child tipo C, desenvolve peritonite bacteriana espontânea (PBE). Após o tratamento com ceftriaxona, é instituída a profilaxia para PBE. Qual o esquema a utilizar?

Alternativas

ID
3253867
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual dos achados abaixo relacionados apresenta especificidade de 100% para diagnóstico de tamponamento cardíaco?

Alternativas

ID
3253870
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um marcador importante de necrose miocárdica é a troponina, porém ela pode se elevar por causas extracardíacas. Em qual das alterações abaixo relacionadas não ocorre a elevação dessa enzima?

Alternativas

ID
3253873
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da fibrilação atrial (FA), analise as proposições abaixo.

1) Está associada a 30% dos acidentes vasculares cerebrais.
2) Ocorre em mais de 10% dos pacientes acima dos 80 anos.
3) A incidência da FA está diminuindo pelo controle efetivo da pressão arterial.
4) A maior parte do dinheiro gasto na fibrilação atrial é relacionada à hospitalização.
5) A fibrilação atrial é a anormalidade de ritmo mais comum.

Estão corretas, apenas:

Alternativas

ID
3253876
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O desenvolvimento de Fibrilação Atrial está associado a um aumento de cerca de 2 a 5 vezes na mortalidade por todas as causas. A respeito da associação entre a fibrilação atrial e comorbidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3253879
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente do sexo feminino, com 45 anos, dá entrada na Emergência com quadro de opressão precordial, hipotensão e frequência cardíaca de 170 bpm. Qual dos medicamentos abaixo relacionados está indicado como primeira escolha, para aumentar a refratariedade do nódulo atrioventricular?

Alternativas

ID
3253882
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Vários medicamentos estão associados à bradicardia sinusal, como uma resposta esperada ou associada à sua toxicidade. Entre os medicamentos abaixo relacionados, qual deles, em doses terapêuticas, não afeta o nódulo sinusal?

Alternativas

ID
3253885
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre os fatores precipitantes da cetoacidose diabética (CAD), analise as proposições a seguir.

1) As infecções do trato respiratório superior e das vias urinárias são as mais frequentes para o seu desencadeamento.
2) O uso de cocaína em diabéticos jovens é fator desencadeante de episódios recorrentes da CAD.
3) A ingestão excessiva de álcool é considerada fator desencadeante de CAD apenas quando associada a pancreatite.
4) O uso regular de olanzapina e clozapina representa risco elevado para episódios de CAD.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
3253888
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a administração de bicarbonato de sódio intravenoso no tratamento da CAD, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3253891
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a correção da hiperglicemia e da osmolaridade como metas do tratamento da cetoacidose diabética (CAD), analise as afirmativas a seguir.

1) A administração endovenosa de insulina regular em bolus é recomendada no início do tratamento em crianças com CAD, para a prevenção de edema cerebral.
2) A terapia insulínica em baixas doses associada à reposição da volemia, com redução da glicemia à taxa menor que 50mgdL/hora, apresenta excelentes resultados no tratamento de episódios graves de CAD em adultos.
3) A correção da desidratação e a insulinização devem ser iniciadas imediatamente ao diagnóstico, principalmente se o potássio estiver menor que 3,3mEqL.
4) Com a evolução do tratamento da CAD, está indicado administrar soro glicosado a 5% associado à insulinização, quando a glicemia atingir 200 a 250mgdL.
5) Na CAD leve ou moderada, insulina regular pode ser administrada a cada hora, via intramuscular, ou análogo de insulina ultrarrápido, via subcutânea.

Estão corretas, apenas:

Alternativas

ID
3253894
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Hiponatremia hipervolêmica com sódio urinário menor que 20 é observada em:

Alternativas

ID
3253897
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma mulher de 32 anos apresenta desorientação súbita e desmaio durante uma festa. Seus acompanhantes informam que ela é saudável, não utiliza medicamentos e que tinha consumido comprimidos de Ecstasy (MDMA3,4metilenodioximetanfetamina) havia algumas horas. Encontra-se em estado confusional, agitada e com vômitos. A alteração eletrolítica mais provável é

Alternativas
Comentários
  • O ecstasy provoca alteração eletrolítica mais provável é hipercalemia ou hiponatremia.


ID
3253900
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São causas de hipernatremia, exceto:

Alternativas

ID
3253903
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São fatores associados à azotemia pré-renal, exceto:

Alternativas

ID
3253906
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

urticária e/ou o angioedema mediados pela bradicinina ocorre:

Alternativas

ID
3253909
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a reação anafilática transfusional, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3253912
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A força de trabalho que compõe o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público - SIASS, é formada por:

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