SóProvas



Prova CS-UFG - 2018 - UFG - Bibliotecário/Documentalista


ID
2643649
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure que, em português, significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro". A principal diferença entre um protocolo HTTP e o HTTPS está

Alternativas
Comentários
  • HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyper_Text_Transfer_Protocol_Secure

    Vamos na fé que a gente consegue

  • Letra (A) CRIPTOGRAFIA 

  • Protocolos:

    HTTP: 80

    HTTPS: 443  CRIPTOGRAFIA - TLS e SSL

    FTP : 20 de Transferência de dados e 21 de Controle 

    DNS: 53 Sistema de Domínios ustilisa-se camada de transporte UDP

  • PROTOCOLO HTTPS
    -> Possui as mesmas características primárias do protocolo HTTP, porém acrescenta recursos de segurança para acesso ao serviço;
    -> Adiciona criptografia de dados (codificação das informações transmitidas);
    -> Adiciona certificado digital (garantia eletrônica das partes da comunicação).

    GABARITO -> [A]

  • O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol) é o protocolo padrão para a Web. Através dele, os navegadores requisitam as páginas da Web e as recebem.

    O  HTTPS é, resumidamente, como um HTTP com o SSL (Secure Sockets Layer) ou, seu sucessor, o TLS (Transport Layer Security). TLS ou SSL são camadas de segurança que fornecem confidencialidade e integridade. A base do TLS/SSL é a criptografia.

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/qual-a-diferenca-entre-http-e-https.html

  • creio que a letra B se trate unicamente do certificado digital: Lojas virtuais e aplicações bancárias on-line são exemplos mais comuns dessas aplicações. Para acesso a essas aplicações, os usuários necessitam passar por um processo de autenticação criterioso.

     

  • comunicação criptografada

  • HTTP - HiperText Transference Protocol é o protocolo padrão para a web. É por meio dele que o navegador requisita ao servidor as páginas na web, ou seja, graças ao HTTP que você acessa nosso blog, envia formulários, etc. O HTTP é inseguro, pois baseia-se apenas em texto, o que possibilita a invasores interceptarem, alterarem e roubarem as informações transferidas. É aí que entra o HTTPs.

    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

    Fonte: https://www.site.com.br/diferenca-entre-http-e-https/

    YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=e-Y_i7FsThA

     

  • GABARITO - A

  • HTTPS = HTTP + SSL

    Https utiliza criptografia de forma a melhorar a segurança da informação.

     

    GABARITO: A

  • HTTP.  - protocolo de transferência de hipertexto, é o mais utilizado por usuário na internet, importante frisar que o html está dentro do http (que é o responsável pelo transporte daquele), o HTML é o próprio hipertexto em si o objeto do transporte. Só para lembrar, o HTML é um arquivo de texto interpretado pelo navegador e tem a capacidade de montar conteúdos em multimídia (paginas da web). 

     

    A função do protocolo HTTPS é propiciar segurança ao usuário. Ele criptografa os dados das transações impedindo que terceiros os acessem. Lembre-se que o 'S' é de segurança.

     

     

    HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.  Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    É bom lembrar que o HTTPS não é perfeito. Mesmo que tenha uma conexão desse tipo ativa, fique atento para tentativas de fraude. Há casos de phishing que levam o usuário para sites com HTTPS mas, na verdade, é uma página errada – eles criam uma conexão segura entre você e um servidor falso. Em outras situações, alguns sites imitam o símbolo de cadeado para atrair desavisados, ou mesmo mudam o ícone do site para que você acredite que está seguro."

  • Principal diferença entre HTTP e HTTPS:

    na comunicação criptografada que ajuda a evitar possíveis tentativas de roubo de informação durante a transmissão dos dados entre o usuário e os servidores

  • Em questão de segurança da informação nada é garantido. Só aí dava pra eliminar as outras 3 assertivas.

  • Letra A


    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

  • Convergência do HTTP e HTTPS

     

    -São Servidores de Hipertextos

    -WEb=Sistema de Hipertexto

    -Ambos Reproduzem Páginas da Web

    -HTTPS- é o HTTP + SSL______>Transferem de Hipertexto com Segurança

     

    ________________<HTTP

     

    -Hyper Text Transfer Protocol

    -Protocolo usado para transferir Páginas Web entre Servidor e Cliente

    -Protocolo de Transferencia de Hipertexto

    -Ultiliza a porta= 80

    -Comunicação de Sitíos

    -Comunicação na linguagem HTML

     

    ___________________<HTTPS

     

    -Hyper Text Transfer Protocol Secure ou

    -Hyper Text Transfer Protocol over SSL

    -Protocolo que Combina= HTTP

    -Prover Conecção segura

    -Comunicação Ciptografada

    -Dificulta a Intercepção de Informação

     

    ____________-<HTTPS Porta/443

     

    1-IMAP_________________________Mensagem Mantida

    2-POP__________________________Mensagem Não Mantida

     

    Gabarito: A

    Bons Estudos :)

  • HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele é o mais básico e usado para navegação em sites da internet.

    protocolo HTTP funciona também como uma conexão entre o cliente e o servidor. Neste caso, o cliente é o navegador que você usa para acessar a internet. E o servidor é aquele em que um site ou domínio está hospedado na rede.

    HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Secure, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

    protocolo HTTPS é e funciona de forma exatamente igual ao HTTP. A diferença da letra “S” na sigla é uma camada extra de proteção, indicando que sites e domínios que possuem esse protocolo são seguros para o usuário acessar.

    Por exemplo, veja abaixo como o domínio da WebLink aparece no navegador. Perceba que o acesso é feito mediante o protocolo HTTPS.

    Gabarito:A

  • Dica: Quando a questão disser que é garantida a segurança,vc ja pode colocar errado.NA INFORMÁTICA não existe nada garantido em termo de segurança.

  • Gabarito A

    Enfermeiro


ID
2643652
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na interface dos navegadores da Internet, como o Google Chrome e o Mozilla Firefox, é apresentado o ícone de uma casinha na tela inicial próximo à barra de pesquisa. Esse ícone

Alternativas
Comentários
  • A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a Pagina Inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. Portanto, alternativa B

  • GABARITO B

     

    / \

    |_|    

    Pagina Inicial é a 1º que aparece quando você abre o navegador . 

    CTRL+H  -mostra o histórico

    F5 - recarrega/atualiza a página atual.

  • Atalho:

     

    ALT + HOME

  • ALT + HOME – Retorna para página inicial no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    CTRL + H – Mostra o histórico no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    F5 - Recarrega/atualiza a página atual no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

  • "Casinha" = Home (Lar), é a literalidade e obviedade nos favorecendo. Essa não esqueceremos na hora da prova!

    Letra: B.

  • Retorna à página inicial, ou seja, a página do navegador que você estiver utilizando para o acesso à internet.

    Letra B

  • A "casinha" retorna a página inicial !! 

     

    FocoforçaFé@@#

  • GAB : LETRA B

     

    A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a pagina inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. 

  • Para os não assinantes: Gab letra B: retorna à página inicial.

  • quando vc sai e quer voltar pro inicio de onde saiu ou seja sua casa ^^


  • Caramba,essa eu sabia.

  • A casinha é símbolo universal para a Página Inicial do navegador . A página inicial já foi um recurso mais “badalado”, mas está em desuso nos dias atuais porque a busca na internet ficou muito simples.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Melhor Resolução:

    Esse ícone da casinha está presente em todos os navegadores, nem sempre é o mesmo desenho, mas são parecidos em todos. Eles representam: retornar à página inicial (home), que é definida pelo usuário no menu configurações do navegador.

    Gabarito: B

    Fonte: Instagram: treinar_questoes

    Siga a melhor página de resolução de questões:

    Instagram: @treinar_questoes // Facebook: facebook.com/treinar.questoes

    Temos pdf`s comentados da melhor maneira para a sua compreensão! Mande-nos um direct pelo Instagram para juntar-se à equipe de estudantes!

    Nunca desistam, Guerreiros!

  • GABARITO B

    A Página Inicial é a página aberta por padrão na inicialização de um navegador. Uma funcionalidade que poucos conhecem é que alguns navegadores permitem configurar mais de uma página como Página Inicial. Nesse caso, cada página será aberta em uma guia/aba diferente.

    OBS: O Google Chrome NÃO tem mais essa casinha, nos dias atuais aparece o símbolo do recarregar a pagina.


ID
2643658
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos sistemas operacionais, como o Microsoft Windows 7, as informações estão contidas em arquivos de vários formatos. Quando se seleciona um item para ser excluí­do permanentemente, sem enviá-lo para a Lixeira, deve-se pressionar, simultaneamente, as teclas

Alternativas
Comentários
  • No Windows esta ação é feita através da combinação das teclas SHIFT+DELETE.

     

    Enquanto que excluindo através da tecla Delete apenas move os arquivos para a lixeira onde é possível recuperá-los.

  • Shift = SUMIR rs

  • GABARITO: D

    Para ser excluído permanentemente:

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

  • Não funciona apenas com o DELETE. Pressionar o SHIFT com QUALQUER modo de exclusão de arquivos leva à exclusão permanente. 

     

    No windows 7, por PADRÃO, sempre pergunta se quer mesmo excluir.

     

    No windows 10 por PADRÃO, não pergunta quando manda para lixeira, somente quando tenta excluir permanentemente.

     

    Pra mudar essa configuração, basta clicar com o botão direito na lixeira e ir em Propriedades.

  • QUESTÃO MANJADA

  • Aprendemos por Osmose! (Repetição).

  • Paloma, não erro mais! Sua dica foi 1000! Ainda garantiu umas risadas aqui. Obrigada.
  • Gabarito D -> SHIFT + DELETE 

    Apenas teclando delete apaga o arquivo (manda para a lixeira). 

    Segurando o SHIFT você exclui permanentemente. 

     

  • GABARITO: D

     

    Para ser excluído permanentemente:

     

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

     

     

    Créditos a Paloma Questão Q881217

  • Essa é veia!
  • GAb D

     

    Shift + Delete = Excluir arquivo permanentemente

    Delete = Move para a lixeira.

     

    Cuidado Lucas: O termo apagar pode estar errado em algumas bancas, o arquivo não é apagado e sim movido para a lixeira.

     

    Bons Estudos. 


ID
2700538
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um dispositivo de armazenamento é utilizado para guardar dados digitais, em uma unidade conhecida como bytes. O seguinte número 35184372088832, em bytes, é equivalente a

Alternativas
Comentários
  • Quilobyte (K or KB):  1.024 bytes

    Valor aproximadode caracteres: Mil

     

    Megabyte (M or MB): 1.024 KB = 1.048.576 bytes

    Valor aproximado de caracteres: Milhão

     

    Gigabyte  (G or GB): 1.024 MB = 1.073.741.824 bytes

    valor aproximado de caracteres: Bilhão

     

    Terabyte   (TB): 1.024 GB = 1.099.511.627.776 bytes

    Valor Aproximado de caracteres: Trilhão

     

  • Como o segredo da questão é a unidade, e não o número exato, basta ir "cortando" de três em três casas até chegar à correspondência:

     

    35184372088832

    Vermelho: KB
    Azul: MB
    Verde: GB
    Preto: TB

     

    GAB. LETRA D = 32 TB

     

  • Kilo     1,000

    Mega   1,000,000

    Giga    1,000,000,000

    Tera     1,000,000,000,000

  • 35(TB) 184(GB) 372(MB) 088(KB) 832(Bytes)

    Gabarito: C


ID
2700547
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na Universidade são utilizados vários modelos de textos da Internet, que servem como exemplos, tais como declarações, certificados etc. Quando se baixa um modelo de texto no formato do Microsoft Word, para remover a formatação inicial de um texto completo deve-se pressionar as teclas

Alternativas
Comentários
  • Ctrl + T - seleciona tudo

    Ctrl + Espaço - Remove formatação

  • No WORD

     

    Ctrl + T (Tudo) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + Espaço -> Limpa toda a formatação

     

    No WRITER

     

    Ctrl + A (All) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + M -> Limpa toda a formatação

     

  • Gabarito 


    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

  • Nessa questão bastava atentar para "texto completo" no comando da questão e perceber que nas alternativas apenas uma começava com o comando "Ctrl + T" usado para selecionar texto completo.

    GABARITO: C

  • Caraca, sempre aprendendo algo novo!

  • Acertei por pura lógica. Essa eu não sabia. Sempre aprendendo com essas questões. Gab. C. 

  • CTRL + T.... seleciona tudo CTRL + ESPAÇO....limpa formatação
  • Essa eu não sabia. Vai ser bem útil agora

  • Sempre se atentar para a forma cobrada pois se inverter os comandos mesmo estando certos é pegadinha lógica.

    Resposta C

  • ué, no meu word é ctrl A que seleciona tudo

  • Gabarito 

    Eu faço assim pra lembrar:

    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

    Ou seja, T para selecionar Tudo e depois sumir com isso, mandando pro espaço.

  • Essa dava pra fazer por eliminação. Por exemplo: se vamos remover todas as formatações, temos que primeiro selecionar todo o texto. E todos sabem que para selecionar todo o texto, as teclar a serem usadas são CTRL+T

  • Control Z vc desfaz a última operação.

  • CTRL + T seleciona tudo!

    CTRL + espaço tira formatação!

    lembrando CTRL + A seleciona na internet, no explorer ou desktop e em demais locais.

  • CTRL+T = SELECIONAR TUDO. ➤ CTRL+ESPAÇO = REMOVER A FORMATAÇÃO


ID
2985064
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A ciência da informação tem como objeto de estudo a informação registrada, enquanto o seu objetivo final consiste na

Alternativas
Comentários
  • A Ciência da informação é um campo interdisciplinar principalmente preocupado com a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação.[1] Ou seja, esta ciência estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_da_informa%C3%A7%C3%A3o#:~:text=A%20Ci%C3%AAncia%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,transforma%C3%A7%C3%A3o%20de%20dados%20em%20conhecimento.


ID
2985067
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, o primeiro curso de biblioteconomia foi sediado na cidade do Rio de Janeiro, sob influência francesa. O segundo curso foi criado na cidade de São Paulo, sob influência da biblioteconomia norte-americana. Os perfis de formação desses cursos foram, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Conforme Valentim (2002, p. 89):

    Inicialmente (período de 1911 a 1930) tivemos o bibliotecário erudito, humanista, sob forte influência francesa da École de Chartes.

    No período posterior (1930 a 1960) instalou-se o modelo de ensino norte-americano de tendência notadamente tecnicista, que resultou no bibliotecário de formação técnica, ligado exclusivamente a atividades de tratamento e organização de documentos.

    VALENTIM, Marta Lígia (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.

    Gab. C


ID
2985070
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fase de elaboração do projeto, durante a qual se verifica em que medida os resultados previstos foram atingidos, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Almeida (2011, p. 93-94):

    5.2 Fases do projeto:

    1 - elaboração ou preparação do projeto: trata-se do momento de concepção do projeto, que se fundamenta em um diagnóstico e na identificação da oportunidade da intervenção; nessa fase, definem-se os objetivos e o foco do projeto e se especificam as formas de atingir esses objetivos,

    2 - estruturação: esta etapa pressupõe a aprovação do projeto e consiste na mobilização de meios e recursos para sua implementação, inclusive a capacitação da equipe;

    3 - desenvolvimento/implementação: é o momento da prática, da efetiva realização do projeto;

    4 - avaliação: embora ocorra durante todo o processo de implementação do projeto, identificando-se como acompanhamento ou monitoramento, tem, no momento de encerramento do projeto, a função de verificar em que medida se atingiram os resultados previstos.

    ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2.ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2011.

    Gab. D


ID
2985073
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processo contínuo, permanente e dinâmico que fixa objetivos, define linhas de ação, detalha as etapas para atingi-los e prevê os recursos necessários à sua consecução é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Conforme Almeida (2011, p. 2; 4; 18; 53):

    O planejamento não é um acontecimento, mas um processo contínuo, permanente e dinâmico, que fixa objetivos, define linhas de ação, detalha as etapas para atingi-los e prevê os recursos necessários à consecução desses objetivos.

    O Plano é uma linha de ação preestabelecida que, em determinado período de tempo, orienta a ação na direção da missão, ou seja, o que a instituição deve fazer - o papel ou a função a ela atribuída - e dos objetivos institucionais ou da solução de determinados problemas, e fornece parâmetros de controle e acompanhamento das ações.

    A mensuração é o processo de atribuir números para descrever ou representar algum objeto ou fenômeno de modo padronizado, podendo levar à avaliação.

    O processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações pode ser denominado diagnóstico organizacional.

    Gab. B


ID
2985076
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na elaboração do projeto, a última etapa a ser desenvolvida, quando todo o conteúdo tiver sido discutido e definido, é a

Alternativas
Comentários
  • Conforme Almeida (2011, p. 102):

    A última etapa consiste na redação do projeto e será desenvolvida quando todo o conteúdo do projeto tiver sido discutido e definido.

    Gab. D

    Almeida, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. — Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2011.


ID
2985079
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A visão mais ampliada que considera o contexto da gestão de sistemas de recuperação da informação sobre as atividades de indexação e a visão mais direcionada aos procedimentos e elementos desse processo técnico circunscritos ao manual de indexação, sua operacionalização e avaliação, caracterizam

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Fujita (2012, p. 22):

    Existem, portanto, duas visões de política de indexação que se complementam: uma visão mais ampliada que considera o contexto da gestão de sistemas de recuperação da informação sobre as atividades de indexação e a visão mais direcionada aos procedimentos e elementos de indexação circunscritos ao manual de indexação, sua operacionalização e avaliação.

    GIL LEIVA, Isidoro; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Política de indexação (Ed.) São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012. 260p. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/politica-de-indexacao_ebook.pdf

    Gab. C


ID
2985082
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Vicentini (2005), as principais tendências para atender às características exigidas pelo atual consumidor de informação são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    "A Internet destaca-se como uma grande vitrine para consumidores de informação cada vez mais sabedores de como se beneficiarem dessa tecnologia, no seu dia-a-dia, tanto no trabalho quanto no lazer. As principais tendências para atender às características exigidas pelo atual consumidor de informação são:

    autosserviço: ele é auto-suficiente em seu caminho na busca pela informação;

    integração de tecnologias para facilitar o acesso à informação;

    navegação eficiente para localização da informação".

    Fonte: VICENTINI, L. A. Gestão em bibliotecas digitais. In: MARCONDES, C. H. Et al. Bibliotecas Digitais: saberes e práticas. Salvador, BA: EDUFBA; Brasília: IBICT, 2005. 


ID
2985085
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme Vergueiro (2010), umas das alternativas para a organização das atividades de seleção é a existência de uma comissão de seleção, de caráter consultivo, que tem a função de

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vergueiro (2010, p. 61):

    Existência de uma comissão de seleção, de caráter consultivo, para assessoria ao responsável pela seleção. Visa proporcionar ao bibliotecário suporte às decisões de seleção.

    Gab. C

    VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3.ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2010.


ID
2985088
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em bibliotecas universitárias das IFES,

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vergueiro (2010, p. 75):

    Pode parecer que o bibliotecário fica no dilema do ‘se correr o bicho pega, se ficar o bicho come’. Mas não é verdade. Em um país onde as bibliotecas e centros de informação são alvos de restrições orçamentárias, as doações são uma inestimável fonte para a aquisição de recursos informacionais: não podem ser absolutamente desprezadas ou encaradas de maneira superficial.

    Gab. D

    VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3.ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2010.


ID
2985091
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Constitui uma etapa do processo de desenvolvimento de coleções que é puramente administrativa:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Vergueiro (1989, p. 63):

    É preciso deixar claro, antes de mais nada, porque a etapa de aquisição, dentro do desenvolvimento de coleções, deve ser entendida como uma etapa puramente administrativa: [...] a aquisição é a única a não ter ligação direta com a comunidade.

    Gab. C

    VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: APB, 1989. 96p. Disponível em: http://abecin.org.br/e-books/colecao-palavra-chave/VERGUEIRO_Desenvolvimento_de_colecoes.pdf


ID
2985094
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para garantir a autenticidade do objeto digital é necessário que a equipe responsável pelas atividades de preservação digital aplique métodos, técnicas e rotinas adequadas. Neste sentido, uma das propriedades importantes é a utilização de

Alternativas
Comentários
  • metadados

  • Grácio, Fadel e  Valentim (2013, p. 125):

    É necessário que a equipe responsável pelas atividades de preservação digital aplique métodos, técnicas e rotinas adequados que garantam a autenticidade do objeto digital. A equipe deve, a partir de informações e conhecimentos, prospectar, analisar e selecionar tecnologias adequadas para essa atividade, e após sua aplicação deve registrar todos os procedimentos executados, retroalimentado os fluxos e rotinas inerentes a autenticidade digital.

    Uma das propriedades importantes para garantir a autenticidade de objetos digitais é a utilização de metadados.  A literatura sobre essa temática ressalta que os metadados são considerados um dos requisitos essenciais para garantir a autenticidade de um objeto digital. 

    Gab. A

    GRÁCIO, José Carlos Abbud; FADEL, Bárbara; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Preservação digital nas instituições de ensino superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18, n.3, p.111-129, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v18n3/08.pdf


ID
2985097
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processo de referência define estratégias essenciais para a busca e recuperação da informação desejada. Grogan (2001) propõe oito etapas decisórias que consubstanciam o processo de referência. A etapa 3 refere-se à questão inicial desse processo, a qual pode ser traduzida em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Questão inicial: O usuário formula a questão e a transmite ao bibliotecário, o problema é claramente expresso pelo usuário

  • O problema já foi estruturado e já está claro, cabe ao bibliotecário traduzir a questão para a linguagem documentária, ou seja, uma linguagem que o sistema consiga ler e fazer buscas.

  • Por ser questão inicial - é um problema expressado pelo usuário


ID
2985100
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A disseminação da informação por meio da publicação de listas com novas aquisições bibliográficas para fins de divulgação do acervo é chamada de

Alternativas

ID
2985103
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O produto de informação elaborado com base em um conjunto de artigos publicados na imprensa e comentários relativos a um mesmo tema ou a um mesmo acontecimento, em diferentes jornais, é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Pode-se também desenvolver o trabalho de clipagem em redes sociais, blogs, webjornais, rádio e televisão. Para isso, há inúmeras ferramentas que colaboram para a agilidade do trabalho.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clipping


ID
2985106
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assegurar a unicidade e a consistência das formas dos nomes, dos títulos e dos assuntos utilizados como pontos de acesso nos registros bibliográficos, de modo a facilitar o acesso eficiente à informação nos catálogos, é uma função

Alternativas
Comentários
  • Uma definição de controle de autoridade recorrente na literatura da área de catalogação descritiva é a apresenta por Taylor (19847 , p. 2 apud MARAIS, 2004, p. 62, tradução nossa): “controle de autoridade é o processo de manter a consistência nos cabeçalhos em um arquivo bibliográfico por meio de referências a um arquivo de autoridade”, em outras palavras, a utilização dos pontos de acesso autorizados do arquivo de autoridade nos registros bibliográficos presentes no catálogo (arquivo bibliográfico) com a finalidade de manter a consistência dos pontos de acesso em tal catálogo.

    Marais (2004, p. 62, tradução nossa), que se apoia na definição de Taylor, aponta que controle de autoridade é um “termo global e amplo para os processos técnicos do trabalho de autoridade e que tem por objetivo alcançar o controle sobre as formas variantes dos pontos de acesso”. Ainda segundo a autora, o “controle de autoridade obriga o uso de sistemas limitados e padronizados para a representação da informação e impõe uniformidade ao passo que rejeita divergência e diversidade” (MARAIS, 2004, p. 61, tradução nossa). Frías Montoya (2001, p. 422), que também se apoia na definição de Taylor, entende que o termo controle de autoridade se refere às operações do trabalho de autoridade que enfatizam o controle sobre as diferentes formas dos pontos de acesso. A concepção de Taylor sobre o controle de autoridade, a consistência dos pontos de acesso.

    https://docs.fabricioassumpcao.com/2012-assumpcao-controle-de-autoridade.pdf


ID
2985109
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A catalogação de teses e dissertações impressas, segundo o AACR2, na área quatro: publicação e distribuição, requer a descrição de

Alternativas
Comentários
  • Deve ser registrada em algarismos arábicos. Ex.:

    Ø 2005

     

    Usar a data de copyright opcionalmente. Para data desconhecida, registrar a data de copyright ou de fabricação. Ex.:

    Ø c1998

    A data é um dado que não pode ser omitido. Se nenhuma data puder ser encontrada, registrar uma data aproximada:

     

    [1971 ou 1972] Um ano ou outro

    [1969?] Data provável

    [entre 1989 e 2004] Usar para datas com menos de 20 anos de diferença

    [ca. 1940] Data aproximada (ca.= cerca de)

    [200-] Década certa

    [200-?] Década provável

    [19--] Século certo

    [18--?] Século provável

     

    Obras com duas ou mais datas de publicação: registrar as datas extremas, separadas por hífen. Ex.:

    Ø 1967-1978

  • Alternativa A. Observem que no próprio AACR2, no capítulo 4 (manuscritos), a área de descrição publicação e etc (área 4) possui somente data:

    4.4 ÁREA DA DATA

    EM MANUSCRITOS NESTA ÁREA SÓ SE REGISTRA A DATA!!!

  • ... as teses e dissertações apresentadas como parte requerida para um grau acadêmico são tratadas como manuscritos "

    1.4C8. Não se registra lugar de publicação, distribuição p/ itens não publicados (p. ex. manuscritos.....)


ID
2985115
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No caso de uma obra que contém resultados decorrentes de um trabalho de pesquisa, o classificador tem como atribuição:

Alternativas

ID
2985118
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os instrumentos padronizados na forma de vocabulário controlado, que se destinam à representação temática, são denominados:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Norma ABNT 12676 (1992, p. 2) a indexação é o “ato de identificar e descrever o conteúdo de um documento com termos representativos dos seus assuntos e que constituem uma linguagem de indexação”. 

    As linguagens de indexação configuram-se como tesauros, vocabulários controlados e listas de cabeçalhos de assunto utilizados como mecanismos de revisão e avaliação da indexação. São importantes instrumentos de mediação e compatibilização da linguagem de uma unidade de informação com a linguagem dos conteúdos documentários, durante a indexação, e a linguagem dos usuários, durante o acesso e recuperação da informação através de uma interface de busca de catálogos de biblioteca ou de bases de dados (FUJITA; GIL LEIVA, 2010, p. 2).

    O USO DE LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS NO PROCESSO DE INDEXAÇÃO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS PRIVADAS DE FLORIANÓPOLIS https://core.ac.uk/download/pdf/30379779.pdf


ID
2985121
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O instrumento que relaciona os descritores de forma mais consistente, apresentando uma estrutura sintética simplificada e uma complexa rede de referências cruzadas, é

Alternativas
Comentários
  • Segundo Dodebei (2002, p. 67):

    [...] o emprego do tesauro nas tarefas de indexação e recuperação de informações tenta resolver o problema da alocação de documentos em classes de assuntos, não só por sua capacidade de controlar o vocabulário, mas porque é um instrumento que relaciona os descritores/termos de forma mais consistente, apresentando uma estrutura sintética simplificada e uma complexa rede de referências cruzadas

    Gab. B

    DODEBEI, Vera Lúcia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2002


ID
2985124
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A NBR 6028:2003 determina que o resumo deve

Alternativas
Comentários
  • Conforme a questão a ABNT NBR 6028:2003

    3.2 O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.

    3.3 O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.

    3.3.2 Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

    3.3.3 As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

    Gab. B

  • NBR 6028/2021

    4.1.6 A referência é opcional quando o resumo estiver contido no próprio documento e deve ficar logo após o título da seção (Resumo).

  • 6028/2021

    As palavras chaves devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas pela expressão Palavras-chave, seguida de dois-ponto, separadas entre sí por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em minúscula, com exceção dos substantivos própios e nomes científicos.

    EXEMPLO Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil.


ID
2985127
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia

Que referência atende ao que está estabelecido na NBR 6023:2002?

Alternativas

ID
2985130
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a NBR 6021:2015, a estrutura de uma publicação periódica científica técnica e/ou em meio eletrônico é constituída, em sequência, dos seguintes elementos obrigatórios:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a ABNT NBR 6021 (2015, p. 12-13):

    6.2 Estrutura

    A estrutura de uma publicação periódica científica em meio eletrônico é constituída pelo descrito em 6.2.1 a 6.2.7. 

    6.2.1 Tela de abertura

    Elemento obrigatório.

    6.2.2 Sumário

    Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR 6027.

    6.2.3 Editorial

    Elemento obrigatório.

    6.2.4 Créditos

    Elemento obrigatório. 

    6.2.5 Histórico da publicação

    Elemento opcional.

    6.2.6 Instruções editoriais para os autores

    Elemento obrigatório.

    6.2.7 Índice

    Elemento opcional. Elaborado conforme a ABNT NBR 6034.

    Gab. A


ID
2985133
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bases de dados que veiculam informação especializada em biblioteconomia e ciência da informação são:

Alternativas
Comentários
  • Eprints em Biblioteconomia e Ciência da Informação ( E-LIS ) é um repositório internacional de acesso aberto para artigos acadêmicos em Biblioteconomia e Ciência da Informação (LIS).

    Disponível em: http://eprints.rclis.org/

    LISA

    A Library Information Science Abstratcs é um serviço internacional de resumo e indexação direcionado à comunidade de profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Seu objetivo é proporcionar conteúdo bibliográfico sobre o passado e presente da biblioteconomia e Ciência da informação, por meio de publicações, recuperação e tecnologia da informação.

    Disponível em: http://basesemci.blogspot.com/p/lisa.html

  • Na minha opinião, gabarito C...

    EXEMPLOS DE BASES PRODUZIDAS NO BRASIL:

    • BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

    LILACS - Literatura em Ciências da Saúde.

    SECS - Seriados em Ciências da Saúde - é um catálogo de revistas científicas produzido de forma cooperativa pelas instituições que integram a Biblioteca Virtual em Saúde.

    REPIDISCA - Documentos sobre engenharia sanitária.


ID
2985136
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fonte de informação para recuperar estudos em andamento é

Alternativas
Comentários
  • O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - DGP constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil.

    Fonte: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/glossario;jsessionid=iCNjia9av8UVop3a1CRvSWmQ.undefined?p_p_id=54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_struts_action=%2Fwiki_display%2Fview&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_nodeName=Main&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_title=Diret%C3%B3rio+dos+Grupos+de+Pesquisa+no+Brasil+-+DGP


ID
2985139
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fonte especializada que apresenta, no âmbito cotidiano, um apontamento, uma anotação ou ideia e que, no âmbito técnico, designa síntese, sumário ou resumo, é a

Alternativas
Comentários
  • A estrutura normativa da legislação é composta da seguinte forma:

    1 PARTE PRELIMINAR

    1.1 EPÍGRAFE 

    1.2 EMENTA ―[...] parte do ato que sintetiza o conteúdo da lei, a fim de permitir, de modo imediato, o conhecimento da matéria legislada.‖ (Brasil. Presidência..., 2002, p. 93).

    1.3 PREÂMBULO 

    1.4 ÂMBITO DA APLICAÇÃO

    2 PARTE NORMATIVA 

    3 PARTE FINAL

    3.1 CLÁUSULA DE REVOGAÇÃO

    3.2 CLÁUSULA DE VIGÊNCIA

    3.3 FECHO 

    3.4 ASSINATURA E REFERENDA 

    Fonte: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/4200/3/TCCG%20-%20Biblioteconomia%20-%20Amanda%20Cavalcante%20Perillo.pdf

  •  A ementa é a parte do preâmbulo que sintetiza o conteúdo da lei, a fim de permitir, de modo imediato, o conhecimento da matéria legislada, devendo guardar estreita correlação com a ideia central do texto, bem assim com o art. 1o do ato proposto.

     

    Fonte:


ID
2985142
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O tipo de serviço que faz a indexação automática das informações, procurando colecionar o maior número possível de informações, e cuja varredura dos sítios é feita por meio de programas de computador chamados robôs, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Vieira (2014, p. 172):

    Diretórios ou repertórios de assuntos - é pioneiro em buscas na web; funciona como uma biblioteca de sites organizados e estruturados com categorias e subcategorias em seus bancos de dados. Por exemplo: Yahoo, Google Diretory, etc.

    Mecanismo de busca - faz indexação automática da informação, sem preocupação com classificação ou seletividade recupera a maior quantidade possível de informações relacionadas. Por exemplo: Google, Ask, etc.

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014. 330p.

    Gab. A


ID
2985145
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um periódico publicou um total de cem artigos nos anos de 2010 e 2011, e esses textos receberam vinte citações no ano de 2012. O fator de impacto desse periódico, em 2012, é

Alternativas
Comentários
  • FI 2012 = 20/100 = 0.2

    O Fator de Impacto de um periódico, leva-se em consideração o número de citações recebidas pelos artigos publicados no periódico nos dois anos anteriores à avaliação, dividido pelo número de artigos publicados no período. 

  • BOA

  • cidaddao usa os ,meios mais nao atinge o fim

  • branca ou incruente... @kubisheck... é MAS > mas nao atinge o fim


ID
2985148
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É uma ferramenta voltada para usuários individuais, que permite aos pesquisadores criar um perfil, adicionar itens de sua produção acadêmica, como artigos, pôsteres, apresentações, conjunto de dados, programas de computador e também monitorar as menções recebidas on-line. Essa definição refere-se à ferramenta

Alternativas
Comentários
  • Impact Story (impactstory.org)

    ImpactStory rastreia métricas através de uma variedade de serviços comumente utilizados, tais como Delicious, Scopus, Mendeley, PubMed, SlideShare, entre outros. O pesquisador pode importar seu perfil do Google Scholar ou os registros DOI de seus artigos. Depois de importar o material que deseja medir, o Impact Story informa quantas vezes um artigo foi salvo pelos leitores, quantas vezes foi citado por acadêmicos, quantas pessoas o têm discutido publicamente via Twitter, Facebook, etc e quantas vezes ele foi citado pelo grande público (artigos da Wikipedia, posts de blogs, por exemplo).

    Qualquer pessoa que tenha material de pesquisa em uma das plataformas que suporta o ImpactStory pode ver suas métricas individualmente, criando sua própria coleção. Pesquisadores podem incorporar um widget em seus sites que irá anexar métricas do ImpactStory para suas citações, indicando se um artigo é altamente discutido ou citados por acadêmicos e pelo público.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-99362015000200019&script=sci_arttext


ID
2985151
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São índices de citação que se consolidaram, nos últimos anos, como uma das principais fontes de indicadores bibliométricos para subsidiarem a avaliação da produção científica:

Alternativas

ID
2985154
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Moraes (2014), “Adélia Prado confirma o pensamento da intertextualidade com suas próprias e belas palavras:” “Porque tudo que eu invento já foi dito nos dois livros que eu li: as escrituras de Deus, as escrituras de João. Tudo é Bíblias. Tudo é Grande Sertão”. Assim, levando em conta a afirmação de Adélia Prado e o que estabelece a Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, do Direito autoral, deve-se considerar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra A - O direito de exclusivo se aplica às obras e não às ideias.

  • Gab. A

    LEI Nº 9.610/98.

    Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:

    I - as idéias, procedimentos normativos, sistemas, métodos, projetos ou conceitos matemáticos como tais;

    [...]


ID
2985157
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base na lei do direito autoral, um poema escrito em um guardanapo é obra intelectual protegida tanto quanto um poema publicado em livro, porque

Alternativas
Comentários
  • b)o meio utilizado para a exteriorização da criação é irrelevante.

  • De acordo com a Lei 9.610, Art. 7º "São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro"

  • GABARITO: B

    Conforme Valente e Freitas (2017, p. 23):

    O art. 7º da LDA [Lei de Direitos Autorais] determina que a proteção via direito de autor exige que a criação seja fixada em algum suporte, que pode ser físico ou não (digital, por exemplo). A exteriorização é essencial inclusive porque meras ideias ou esquemas mentais não são protegidos por direito de autor; no entanto, o meio utilizado para a exteriorização é irrelevante. Um poema escrito num guardanapo é obra intelectual protegida tanto quanto um poema publicado num livro.

    O registro da obra não é um requisito de proteção. O autor tem a faculdade, se assim desejar, de registrar sua obra, “conforme sua natureza”, na Biblioteca Nacional, na Escola de Música, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto Nacional do Cinema ou no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). Esse registro não constitui direitos de autor, mas serve como um meio de prova, ou seja, como segurança adicional.

    Fonte: VALENTE, Mariana Giorgetti; FREITAS, Bruna Castanheira de. Manual de direito autoral para museus, arquivos e bibliotecas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.


ID
2985160
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É um sistema alternativo às licenças tradicionais de utilização de obras protegidas, que permite ao criador de uma obra decidir quais direitos pretende reservar para si enquanto autoriza o público a trabalhar com base em suas ideias. O texto refere-se à seguinte licença:

Alternativas
Comentários
  • Creative Commons é uma   localizada em , na , voltada a expandir a quantidade de obras  disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional . Para esse fim, a organização criou diversas licenças, conhecidas como . A organização foi fundada em 2001 por , e  com apoio do Centro de Domínio Público. O primeiro conjunto de licenças copyright foi lançado em dezembro de 2002. Creative Commons é governado por um conselho de diretores e um conselho técnico.  é atualmente o coordenador do conselho e CEO. Creative Commons tem sido abraçada por muitos criadores de conteúdo, pois permite controle sobre a maneira como sua propriedade intelectual será compartilhada. Alguns criticam a ideia acusando-a de não ser suficientemente abrangente.


ID
2985163
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O esquema de metadados destinado a representar e comunicar informações sobre produtos da indústria livreira, no formato eletrônico, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Conforme Sayão (2007, p. 37):

    O ONIX for books é o padrão internacional para representar e comunicar informações sobre produtos da indústria livreira no formato eletrônico. Ele oferece elementos para registrar uma ampla gama de informações promocionais e de avaliação, bem como dados bibliográficos básicos e dados comerciais. ONIX for serials é uma família de formatos XML desenvolvido pela EDItEUR e a NISO para comunicar informações sobre periódicos e subscrições tendo como base muitos dos elementos definidos no ONIX for books (NISO, 2004b). 

    Gab. A

    SAYÃO, Luís Fernando. Padrões para bibliotecas digitais abertas e interoperáveis. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2007. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/09/pdf_530efd7037_0012038.pdf


ID
2985166
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas conceituais semanticamente estruturados que contemplam termos, definições, relacionamentos e propriedades dos conceitos, cumprindo o objetivo de padronização terminológica, denominam-se:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Carlan (2010, p. 16):

    Os sistemas de organização do conhecimento (SOC) são sistemas conceituais semanticamente estruturados que contemplam, termos, definições, relacionamentos e propriedades dos conceitos. Na organização e recuperação da informação, os SOC cumprem o objetivo de padronização terminológica para facilitar e orientar a indexação e os usuários.

    Gab. C

    CARLAN, Eliana. Sistemas de organização do conhecimento: uma reflexão no contexto da Ciência da informação. 195f. 2010. Dissertação (Mestrado), Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Brasília: UnB, 2010. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/7465/1/2010_ElianaCarlan.pdf

  • --sistemas conceituais semanticamente estruturados (...)

    =sistemas de organização do conhecimento


ID
2985169
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O uso de semântica muito formal para criar ontologias dirigidas a aplicações de software e a criação de mecanismos locais de colaboração dirigidos ao usuário caracterizam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Conforme González (2011, p. 34):

    Dimensões da Web Social e da Web Semântica

    Web social e web semântica tratam de dimensões diferentes:

    A web semântica usa semântica muito formal para criar ontologias dirigidas a aplicações de software.

    A web social cria mecanismos locais de colaboração dirigidos ao usuário, nos quais predomina a usabilidade.

    Gab. B

    GONZÁLEZ, José Antônio Moreiro. Linguagens documentárias e vocabulários semânticos para a web: elementos conceituais. Salvador: EDUFBA, 2011.


ID
2985172
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O sistema de identificação numérico para conteúdo digital que atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado, com prefixo que identifica o publicador e sufixo que identifica o responsável pela publicação, é o

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello (2006, p. 90):

    [...]. DOI é um sistema numérico que permite a identificação única e precisa de informação veiculada na internet, facilitando as transações entre usuários e produtores.

    O DOI é formado por dois componentes: um prefixo e um sufixo. Os prefixos são fornecidos pelas agências de registro e identificação as organizações produtoras. O sufixo, separado do prefixo por um travessão, é definido pela própria produtora e irá identificar determinado objeto digital.

    Gab. A

    CAMPELLO, Bernadete. Introdução ao controle bibliográfico. 2.ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2006.

  • Não confundir com ISBN e ISSN

    O ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de "RG" para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação.

    ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído

    DOI é um sistema numérico que permite a identificação única e precisa de informação veiculada na internet, facilitando as transações entre usuários e produtores.


ID
2985175
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As três formas, segundo as quais as instituições podem fazer parte das redes cooperativas de bibliotecas, são:

Alternativas

ID
2985178
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para solucionar questões como o alto custo das assinaturas de periódicos científicos, a lentidão na disseminação da produção científica, as barreiras impostas pela legislação de direitos autorais e a necessidade de reduzir o fosso científico, tecnológico e cultural que se instalou entre os países ricos, emergentes e pobres, teve início a

Alternativas
Comentários
  • Conforme Varela, Barbosa e Guimarães (2009, p. 129):

    A Iniciativa dos Arquivos Abertos – Open Archives Initiative (OAI) –, por exemplo, que surgem como uma tentativa na solução para o alto custo das assinaturas de periódicos científicos, a lentidão na disseminação da produção científica, as barreiras impostas pela legislação de direitos autorais; e a necessidade de reduzir o fosso científico, tecnológico e cultural que se instalou entre os países ricos, emergentes e pobres, em função das disparidades educacionais e culturais, para as quais contribuem a centralidade, nas regiões mais prósperas, da produção e distribuição do conhecimento, reduzindo a possibilidade do sujeito, das regiões periféricas, ampliar suas competências cognitivas e de aprendizagem, situação que contribui significativamente para acirrar o quadro de exclusão e desigualdade social.

    Gab. C

    VARELA, Aida Varela; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; GUIMARÃES, Igor Baraúna. Dos processos analógicos às tecnologias digitais contemporâneas de recuperação da informação: caminhos cognitivos na mediação para o acesso ao conhecimento. p. 123-161. In: SAYÃO, Luís Fernando et al. (Orgs.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador : EDUFBA, 2009. Disponível em:  https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf


ID
2985181
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É uma tecnologia adotada para identificar as interações e o comportamento de usuários no processo de busca e localização de uma informação específica no catálogo bibliográfico on-line. Essa tecnologia é chamada de

Alternativas
Comentários
  •  TECNOLOGIA DE EYE TRACKING Eye tracking trata-se de uma tecnologia que permite o rastreamento e gravação do comportamento ocular, ou seja, do olhar de uma pessoa, sobre um determinado ambiente. Ela permite identificar para onde uma pessoa olha, assim como a duração de tempo, a dilatação da pupila e o trajeto do olhar. A importância desta técnica se deve ao fato de que o olhar de um indivíduo está diretamente relacionado com a sua atenção, o que faz com que seja possível compreender, em parte, o processo cognitivo de um usuário

    https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/715/o/TECNOLOGIA_DE_EYE_TRACKING_EM_USER_EXPERIENCE_-_pronto.pdf