SóProvas



Prova CS-UFG - 2018 - UFG - Técnico em Assuntos Educacionais


ID
2643649
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure que, em português, significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro". A principal diferença entre um protocolo HTTP e o HTTPS está

Alternativas
Comentários
  • HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyper_Text_Transfer_Protocol_Secure

    Vamos na fé que a gente consegue

  • Letra (A) CRIPTOGRAFIA 

  • Protocolos:

    HTTP: 80

    HTTPS: 443  CRIPTOGRAFIA - TLS e SSL

    FTP : 20 de Transferência de dados e 21 de Controle 

    DNS: 53 Sistema de Domínios ustilisa-se camada de transporte UDP

  • PROTOCOLO HTTPS
    -> Possui as mesmas características primárias do protocolo HTTP, porém acrescenta recursos de segurança para acesso ao serviço;
    -> Adiciona criptografia de dados (codificação das informações transmitidas);
    -> Adiciona certificado digital (garantia eletrônica das partes da comunicação).

    GABARITO -> [A]

  • O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol) é o protocolo padrão para a Web. Através dele, os navegadores requisitam as páginas da Web e as recebem.

    O  HTTPS é, resumidamente, como um HTTP com o SSL (Secure Sockets Layer) ou, seu sucessor, o TLS (Transport Layer Security). TLS ou SSL são camadas de segurança que fornecem confidencialidade e integridade. A base do TLS/SSL é a criptografia.

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/qual-a-diferenca-entre-http-e-https.html

  • creio que a letra B se trate unicamente do certificado digital: Lojas virtuais e aplicações bancárias on-line são exemplos mais comuns dessas aplicações. Para acesso a essas aplicações, os usuários necessitam passar por um processo de autenticação criterioso.

     

  • comunicação criptografada

  • HTTP - HiperText Transference Protocol é o protocolo padrão para a web. É por meio dele que o navegador requisita ao servidor as páginas na web, ou seja, graças ao HTTP que você acessa nosso blog, envia formulários, etc. O HTTP é inseguro, pois baseia-se apenas em texto, o que possibilita a invasores interceptarem, alterarem e roubarem as informações transferidas. É aí que entra o HTTPs.

    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

    Fonte: https://www.site.com.br/diferenca-entre-http-e-https/

    YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=e-Y_i7FsThA

     

  • GABARITO - A

  • HTTPS = HTTP + SSL

    Https utiliza criptografia de forma a melhorar a segurança da informação.

     

    GABARITO: A

  • HTTP.  - protocolo de transferência de hipertexto, é o mais utilizado por usuário na internet, importante frisar que o html está dentro do http (que é o responsável pelo transporte daquele), o HTML é o próprio hipertexto em si o objeto do transporte. Só para lembrar, o HTML é um arquivo de texto interpretado pelo navegador e tem a capacidade de montar conteúdos em multimídia (paginas da web). 

     

    A função do protocolo HTTPS é propiciar segurança ao usuário. Ele criptografa os dados das transações impedindo que terceiros os acessem. Lembre-se que o 'S' é de segurança.

     

     

    HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.  Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    É bom lembrar que o HTTPS não é perfeito. Mesmo que tenha uma conexão desse tipo ativa, fique atento para tentativas de fraude. Há casos de phishing que levam o usuário para sites com HTTPS mas, na verdade, é uma página errada – eles criam uma conexão segura entre você e um servidor falso. Em outras situações, alguns sites imitam o símbolo de cadeado para atrair desavisados, ou mesmo mudam o ícone do site para que você acredite que está seguro."

  • Principal diferença entre HTTP e HTTPS:

    na comunicação criptografada que ajuda a evitar possíveis tentativas de roubo de informação durante a transmissão dos dados entre o usuário e os servidores

  • Em questão de segurança da informação nada é garantido. Só aí dava pra eliminar as outras 3 assertivas.

  • Letra A


    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

  • Convergência do HTTP e HTTPS

     

    -São Servidores de Hipertextos

    -WEb=Sistema de Hipertexto

    -Ambos Reproduzem Páginas da Web

    -HTTPS- é o HTTP + SSL______>Transferem de Hipertexto com Segurança

     

    ________________<HTTP

     

    -Hyper Text Transfer Protocol

    -Protocolo usado para transferir Páginas Web entre Servidor e Cliente

    -Protocolo de Transferencia de Hipertexto

    -Ultiliza a porta= 80

    -Comunicação de Sitíos

    -Comunicação na linguagem HTML

     

    ___________________<HTTPS

     

    -Hyper Text Transfer Protocol Secure ou

    -Hyper Text Transfer Protocol over SSL

    -Protocolo que Combina= HTTP

    -Prover Conecção segura

    -Comunicação Ciptografada

    -Dificulta a Intercepção de Informação

     

    ____________-<HTTPS Porta/443

     

    1-IMAP_________________________Mensagem Mantida

    2-POP__________________________Mensagem Não Mantida

     

    Gabarito: A

    Bons Estudos :)

  • HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele é o mais básico e usado para navegação em sites da internet.

    protocolo HTTP funciona também como uma conexão entre o cliente e o servidor. Neste caso, o cliente é o navegador que você usa para acessar a internet. E o servidor é aquele em que um site ou domínio está hospedado na rede.

    HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Secure, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

    protocolo HTTPS é e funciona de forma exatamente igual ao HTTP. A diferença da letra “S” na sigla é uma camada extra de proteção, indicando que sites e domínios que possuem esse protocolo são seguros para o usuário acessar.

    Por exemplo, veja abaixo como o domínio da WebLink aparece no navegador. Perceba que o acesso é feito mediante o protocolo HTTPS.

    Gabarito:A

  • Dica: Quando a questão disser que é garantida a segurança,vc ja pode colocar errado.NA INFORMÁTICA não existe nada garantido em termo de segurança.

  • Gabarito A

    Enfermeiro


ID
2643652
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na interface dos navegadores da Internet, como o Google Chrome e o Mozilla Firefox, é apresentado o ícone de uma casinha na tela inicial próximo à barra de pesquisa. Esse ícone

Alternativas
Comentários
  • A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a Pagina Inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. Portanto, alternativa B

  • GABARITO B

     

    / \

    |_|    

    Pagina Inicial é a 1º que aparece quando você abre o navegador . 

    CTRL+H  -mostra o histórico

    F5 - recarrega/atualiza a página atual.

  • Atalho:

     

    ALT + HOME

  • ALT + HOME – Retorna para página inicial no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    CTRL + H – Mostra o histórico no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    F5 - Recarrega/atualiza a página atual no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

  • "Casinha" = Home (Lar), é a literalidade e obviedade nos favorecendo. Essa não esqueceremos na hora da prova!

    Letra: B.

  • Retorna à página inicial, ou seja, a página do navegador que você estiver utilizando para o acesso à internet.

    Letra B

  • A "casinha" retorna a página inicial !! 

     

    FocoforçaFé@@#

  • GAB : LETRA B

     

    A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a pagina inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. 

  • Para os não assinantes: Gab letra B: retorna à página inicial.

  • quando vc sai e quer voltar pro inicio de onde saiu ou seja sua casa ^^


  • Caramba,essa eu sabia.

  • A casinha é símbolo universal para a Página Inicial do navegador . A página inicial já foi um recurso mais “badalado”, mas está em desuso nos dias atuais porque a busca na internet ficou muito simples.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Melhor Resolução:

    Esse ícone da casinha está presente em todos os navegadores, nem sempre é o mesmo desenho, mas são parecidos em todos. Eles representam: retornar à página inicial (home), que é definida pelo usuário no menu configurações do navegador.

    Gabarito: B

    Fonte: Instagram: treinar_questoes

    Siga a melhor página de resolução de questões:

    Instagram: @treinar_questoes // Facebook: facebook.com/treinar.questoes

    Temos pdf`s comentados da melhor maneira para a sua compreensão! Mande-nos um direct pelo Instagram para juntar-se à equipe de estudantes!

    Nunca desistam, Guerreiros!

  • GABARITO B

    A Página Inicial é a página aberta por padrão na inicialização de um navegador. Uma funcionalidade que poucos conhecem é que alguns navegadores permitem configurar mais de uma página como Página Inicial. Nesse caso, cada página será aberta em uma guia/aba diferente.

    OBS: O Google Chrome NÃO tem mais essa casinha, nos dias atuais aparece o símbolo do recarregar a pagina.


ID
2643658
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos sistemas operacionais, como o Microsoft Windows 7, as informações estão contidas em arquivos de vários formatos. Quando se seleciona um item para ser excluí­do permanentemente, sem enviá-lo para a Lixeira, deve-se pressionar, simultaneamente, as teclas

Alternativas
Comentários
  • No Windows esta ação é feita através da combinação das teclas SHIFT+DELETE.

     

    Enquanto que excluindo através da tecla Delete apenas move os arquivos para a lixeira onde é possível recuperá-los.

  • Shift = SUMIR rs

  • GABARITO: D

    Para ser excluído permanentemente:

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

  • Não funciona apenas com o DELETE. Pressionar o SHIFT com QUALQUER modo de exclusão de arquivos leva à exclusão permanente. 

     

    No windows 7, por PADRÃO, sempre pergunta se quer mesmo excluir.

     

    No windows 10 por PADRÃO, não pergunta quando manda para lixeira, somente quando tenta excluir permanentemente.

     

    Pra mudar essa configuração, basta clicar com o botão direito na lixeira e ir em Propriedades.

  • QUESTÃO MANJADA

  • Aprendemos por Osmose! (Repetição).

  • Paloma, não erro mais! Sua dica foi 1000! Ainda garantiu umas risadas aqui. Obrigada.
  • Gabarito D -> SHIFT + DELETE 

    Apenas teclando delete apaga o arquivo (manda para a lixeira). 

    Segurando o SHIFT você exclui permanentemente. 

     

  • GABARITO: D

     

    Para ser excluído permanentemente:

     

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

     

     

    Créditos a Paloma Questão Q881217

  • Essa é veia!
  • GAb D

     

    Shift + Delete = Excluir arquivo permanentemente

    Delete = Move para a lixeira.

     

    Cuidado Lucas: O termo apagar pode estar errado em algumas bancas, o arquivo não é apagado e sim movido para a lixeira.

     

    Bons Estudos. 


ID
2700538
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um dispositivo de armazenamento é utilizado para guardar dados digitais, em uma unidade conhecida como bytes. O seguinte número 35184372088832, em bytes, é equivalente a

Alternativas
Comentários
  • Quilobyte (K or KB):  1.024 bytes

    Valor aproximadode caracteres: Mil

     

    Megabyte (M or MB): 1.024 KB = 1.048.576 bytes

    Valor aproximado de caracteres: Milhão

     

    Gigabyte  (G or GB): 1.024 MB = 1.073.741.824 bytes

    valor aproximado de caracteres: Bilhão

     

    Terabyte   (TB): 1.024 GB = 1.099.511.627.776 bytes

    Valor Aproximado de caracteres: Trilhão

     

  • Como o segredo da questão é a unidade, e não o número exato, basta ir "cortando" de três em três casas até chegar à correspondência:

     

    35184372088832

    Vermelho: KB
    Azul: MB
    Verde: GB
    Preto: TB

     

    GAB. LETRA D = 32 TB

     

  • Kilo     1,000

    Mega   1,000,000

    Giga    1,000,000,000

    Tera     1,000,000,000,000

  • 35(TB) 184(GB) 372(MB) 088(KB) 832(Bytes)

    Gabarito: C


ID
2700547
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na Universidade são utilizados vários modelos de textos da Internet, que servem como exemplos, tais como declarações, certificados etc. Quando se baixa um modelo de texto no formato do Microsoft Word, para remover a formatação inicial de um texto completo deve-se pressionar as teclas

Alternativas
Comentários
  • Ctrl + T - seleciona tudo

    Ctrl + Espaço - Remove formatação

  • No WORD

     

    Ctrl + T (Tudo) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + Espaço -> Limpa toda a formatação

     

    No WRITER

     

    Ctrl + A (All) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + M -> Limpa toda a formatação

     

  • Gabarito 


    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

  • Nessa questão bastava atentar para "texto completo" no comando da questão e perceber que nas alternativas apenas uma começava com o comando "Ctrl + T" usado para selecionar texto completo.

    GABARITO: C

  • Caraca, sempre aprendendo algo novo!

  • Acertei por pura lógica. Essa eu não sabia. Sempre aprendendo com essas questões. Gab. C. 

  • CTRL + T.... seleciona tudo CTRL + ESPAÇO....limpa formatação
  • Essa eu não sabia. Vai ser bem útil agora

  • Sempre se atentar para a forma cobrada pois se inverter os comandos mesmo estando certos é pegadinha lógica.

    Resposta C

  • ué, no meu word é ctrl A que seleciona tudo

  • Gabarito 

    Eu faço assim pra lembrar:

    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

    Ou seja, T para selecionar Tudo e depois sumir com isso, mandando pro espaço.

  • Essa dava pra fazer por eliminação. Por exemplo: se vamos remover todas as formatações, temos que primeiro selecionar todo o texto. E todos sabem que para selecionar todo o texto, as teclar a serem usadas são CTRL+T

  • Control Z vc desfaz a última operação.

  • CTRL + T seleciona tudo!

    CTRL + espaço tira formatação!

    lembrando CTRL + A seleciona na internet, no explorer ou desktop e em demais locais.

  • CTRL+T = SELECIONAR TUDO. ➤ CTRL+ESPAÇO = REMOVER A FORMATAÇÃO


ID
2767156
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei n. 9.394/1996, o dever do Estado com a educação escolar pública implica a garantia de

Alternativas
Comentários
  • Lei n. 9.394/1996

    TÍTULO III – Do Direito à Educação e do Dever de Educar

    Art. 4o O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado

    mediante a garantia de:

    I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete)

    anos de idade, organizada da seguinte forma:

    a) pré-escola;

    b) ensino fundamental;

    c) ensino médio;


    Gabarito B

  • Acertei a questão, porém considero a alternativa C correta também...

    II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade;

  • @Camila Leite, a C não está correta, pois ela diz que é obrigatória dos 0 aos 5 anos, errado! Obrigatório é a partir dos 4 anos, ou seja, dos 0 ao 3, que é o período da creche, é facultativo.

  • @Camila Leite, a C não está correta, pois ela diz que é obrigatória dos 0 aos 5 anos, errado! Obrigatório é a partir dos 4 anos, ou seja, dos 0 ao 3, que é o período da creche, é facultativo.


ID
2767159
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996) regulamenta a organização da educação nacional, indicando que a União, os estados e os municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Dessa forma, cabe à União, aos estados e municípios, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º A União incumbir-se-á de:

    I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;


    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem...


    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental...


  • Letra C

    Elaborar o Plano Nacional de Educação; assegurar o ensino fundamental e oferecer com prioridade o Ensino Médio a todos que o demandarem; oferecer a Educação Infantil e, com prioridade, o Ensino Fundamental.


ID
2767162
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à Educação Superior, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional apresenta como uma de suas finalidades “estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.” A descrição desta finalidade está diretamente relacionada

Alternativas
Comentários
  • extensão universitária ou extensão acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade a seu redor, disponibilizando, ao público externo à universidade, o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos dentro da universidade. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado. Desta forma, toda e qualquer prestação de serviço ou execução de projeto cujo público alvo seja a comunidade externa, caracteriza-se como uma ação de extensão.

  • Art. 43. A educação superior tem por finalidade:

    VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

    Como vai ser realizado isso que foi destacado acima em negrito? Dessa forma:

    VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

    E como essa população vai acessar o ensino?

    Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:

    (...)

    IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

    =-=-=-=-=-=-=-=-=-=

    Na minha visão esse é o organograma lógico que responde a questão.

    Se houver algum equívoco da minha parte, não hesite em me mandar mensagem.


ID
2767165
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A relação entre a formulação de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino superior é implicitamente evidenciada na apresentação de um dos objetivos fundamentais das diretrizes, qual seja,

Alternativas
Comentários
  • Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica e os sistemas educativos dos diferentes entes federados.

  • RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010

    Art. 2º Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:

    I - Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

    II - estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica;

    III - orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

  • Alternativa D.

    orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica e os sistemas educativos dos diferentes entes federados.


ID
2767168
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica apontam que: “a educação para todos não é viabilizada por decreto, resolução, portaria ou similar, ou seja, não se efetiva tão somente por meio de prescrição de atividades de ensino ou de estabelecimento de parâmetros ou diretrizes curriculares: a educação de qualidade social é conquista e, como conquista da sociedade brasileira, é manifestada pelos movimentos sociais, pois é direito de todos”. Com esta afirmação, o documento quer chamar a atenção para a ideia de que

Alternativas
Comentários
  • A

    a garantia de acesso, permanência e aprendizagem na escola não se alcança por meio de uma legislação apenas, mas sim pelo compromisso, responsabilidade e luta de todos os envolvidos.


ID
2767171
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As políticas de formação dos profissionais da educação definidas pelo Ministério da Educação são orientações cujo objetivo central destacado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica é o de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    criar condições para que seja possível melhorar o desempenho das escolas.

  • Alguém pode explicar a resposta?

  • É DIFÍCIL MAS MANTENHAM O FOCO!

  • As políticas de formação dos profissionais da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os parâmetros de qualidade definidos pelo Ministério da Educação, associados às normas dos sistemas educativos dos Estados, Distrito Federal e Municípios, são orientações cujo objetivo central é o de criar condições para que seja possível melhorar o desempenho das escolas, mediante ação de todos os seus sujeitos.

    FONTE: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral.

  • Letra C, DCN EB, pg. 15

    As políticas de formação dos profissionais da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os parâmetros de qualidade definidos pelo Ministério da Educação, associados às normas dos sistemas educativos dos Estados, Distrito Federal e Municípios, são orientações cujo objetivo central é o de criar condições para que seja possível melhorar o desempenho das escolas, mediante ação de todos os seus sujeitos.


ID
2767174
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFG (2018-2022), “as instituições de educação superior (IES), especialmente as públicas e particularmente as federais, possuem um lugar central na sociedade brasileira, sendo responsáveis pela formação de profissionais altamente qualificados nas mais diferentes áreas do conhecimento. Espera-se que essa formação contribua para o aprimoramento da sociedade, ampliando a capacidade dos egressos de entender a realidade em que vivem, de tomar decisões alicerçadas no conhecimento, considerada a perspectiva humanística, e de ampliar a capacidade científica-tecnológica e artística, buscando a melhoria da qualidade de vida da população.” Com base nessas premissas, a principal missão de uma IES é

Alternativas
Comentários
  • "as instituições de educação superior (IES), especialmente as públicas e particularmente as federais, possuem um lugar central na sociedade brasileira, sendo responsáveis pela formação de profissionais altamente qualificados nas mais diferentes áreas do conhecimento.

    Formar=Ensinar=Ensino

    Pura interpretação essa questão.

  • Gabarito B

    Ensino de pesquisa e extensão

    para pesquisa/extensão é imprescindível o ensino.

  • Pois eu interpretei errado! mas vamos seguindo!


ID
2767177
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

Leia o excerto.


Em 2011, com o objetivo de intensificar as atividades em busca de uma universidade mais inclusiva, foi criado o Núcleo de Acessibilidade da UFG. Em 2014, foi criado o Sistema Integrado de Núcleos de Acessibilidade − SINAce, por meio da Resolução Consuni n. 43/2014, que integra Órgãos e Pró-Reitorias da UFG em favor da acessibilidade na instituição. As atividades do SINAce visam garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem destes alunos, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena. Desde sua institucionalização, o SINAce vem intervindo para que o atendimento educacional especializado seja garantido, assim como os demais serviços e adaptações, para atender às características de todos os estudantes com deficiência e garantir o acesso ao currículo em condições de igualdade, encorajando a conquista e o exercício de sua autonomia, assim como prevê a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015). (PDI UFG: 2018-2022, p. 26)


De acordo com o PDI da UFG, as ações para inclusão e permanência de pessoas com deficiência na UFG abrangem, entre outras,

Alternativas

ID
2767180
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entre os objetivos e metas associados à política de ensino da UFG, incluindo a educação básica, a graduação e a pós-graduação, descritos no Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2022), o que mais se configura como ação de extensão universitária é o de

Alternativas
Comentários
  • Observem que a alternativa A referencia sobre pesquisa e na Universidade temos: Ensino, Pesquisa e Extensão. A Extensão está mais ligada a algum projeto de parceria entre a Universidade e qualquer outra instituição ou simplesmente a comunidade no intuito de construir ou divulgar conhecimento. As alternativas B e D tem como características alguns aspectos sociais, não sei onde caberia essa qualidade.


ID
2767183
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.


É preciso considerar que as tecnologias, sejam elas novas (como o computador e a Internet), sejam velhas (como o giz e a lousa), condicionam os princípios, a organização e as práticas educativas e impõem profundas mudanças na maneira de organizar os conteúdos a serem ensinados, as formas como serão trabalhadas e acessadas as fontes de informação, e os modos, individuais e coletivos, como irão ocorrer as aprendizagens.

SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande: CBC, set. 2001. (Adaptado).


Com base no excerto, é possível inferir que

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    É preciso considerar que as tecnologias, sejam elas novas (como o computador e a Internet), sejam velhas (como o giz e a lousa). As tecnologias são ferramentas pedagógicas que influenciam diretamente o processo de ensinar e de aprender.


ID
2767189
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em entrevista, o professor Cipriano Carlos Luckesi definiu da seguinte forma a avaliação escolar: “um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão.” (revista Nova Escola on-line, abril, 2006.). Com base nessa definição, só há avaliação quando

Alternativas
Comentários
  • LETRA: C

    os diagnósticos contribuem para melhorar a aprendizagem.

  • Ciprino Luckesi defende uma avaliação como uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões , é um ato amoroso dialógico. Não há avaliação se ela não touxer um diagnóstico para melhoria da aprendizagem


ID
2767192
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

Os critérios de avaliação do saber dos meninos e meninas que a escola usa, intelectualistas, formais, livrescos, necessariamente ajudam as crianças das classes sociais chamadas favorecidas, enquanto desajudam os meninos e meninas populares. E na avaliação do saber das crianças, quer quando recém chegam à escola, quer durante o tempo em que nela estão, a escola, de modo geral, não considera o saber de experiência feito que as crianças trazem consigo. Mais uma vez, a desvantagem é das crianças populares.
FREIRE, P. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Nessa reflexão sobre a avaliação escolar, Freire deixa implícita em sua análise

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    a) "natureza diferente" Oi!? Só existe uma natureza que é a NATUREZA HUMANA

    b) na passagem, o autor  não coloca sentido valorativo

    c) o texto não trata disso

  • Sempre que uma alternativa fala sobre democratização numa questão sobre Paulo Freire, analise bem. Provavelmente é a certa

  • GAB D

    " OLHA, EU ACREDITO EM MIM! AGORA FALTA VOCÊ ACREDITAR MAIS EM VOCÊ".

    Monzar


ID
2767195
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Trabalhar com a educação, em qualquer dos seus níveis, implica ter clareza quanto à finalidade, à realidade e ao plano de ação com os quais se vai trabalhar, ou seja, implica uma organização de intencionalidades. Esse movimento, no trabalho pedagógico, é característico da ação de

Alternativas
Comentários
  • Planejamento consiste no ato de criar e planejar, antecipadamente, uma ação, desenvolvendo assim, estratégias programadas para atingir determinado objetivo. Funciona como uma forma de identificar um alvo específico, com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.

  • O enunciado usa o tempo futuro .....vai trabalhar

    Planejamento= antecipar uma ação. Futuro

  • Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação. 

    Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/296/planejar-objetivos?imprimir=true#

    Alternatitva correta "b".

  •  DIAGNOSE: Identificar pontos relativos a determinado assunto, levando em consideração: naureza, razão, grau e contexto ...

  • Trabalhar com a educação, em qualquer dos seus níveis, implica ter clareza quanto à finalidade, à realidade e ao plano de ação com os quais se vai trabalhar, ou seja, implica uma organização de intencionalidades. Esse movimento, no trabalho pedagógico, é característico da ação de


ID
2767198
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

Um corpo de conhecimentos, entesourado numa universidade e corporificado numa série de competentes volumes é o resultado de intensa atividade intelectual anterior. Instruir alguém nessa matéria não é levá-lo a armazenar resultados na mente, e sim ensiná-lo a participar do processo que torna possível a obtenção do conhecimento: ensinamos não para produzir minúsculas bibliotecas vivas ambulantes, mas para fazer o estudante pensar, matematicamente, por si mesmo, para considerar os assuntos como faria um historiador, tomar parte do processo de aquisição de conhecimento. Conhecer é um processo, não um produto.
BRUNER, J.; VASCONCELOS, C. Planejamento: projeto de ensino e aprendizagem e projeto político pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2002.

No texto, há uma clara discussão do autor sobre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


ID
2767201
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência e espontaneidade com várias práticas, comportamentos e atitudes que vigoram no ambiente escolar se refere à ideia de um currículo

Alternativas
Comentários
  • Currículo oculto

    É aquele trabalhado implicitamente. É constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.

    (Silvia 2009 ).

  • Currículo

    Formal = Estabelecido pelos Sistemas de Ensino; Diretrizes; PRESCRITO.

    Real = Projeto político

    Oculto = Através das relações sociais.

  • Aprender pela convivência= oculto.

  • currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.


ID
2767204
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A experiência social do indivíduo contemporâneo é inacabada, pois à medida que as referências sociais e identitárias compartilhadas se ampliam e diversificam, criam-se alternativas de escolhas possíveis aos indivíduos, multiplicando as possibilidades de participação em grupos e espaços de identidade. Assim, a experiência social dos sujeitos se dá

Alternativas
Comentários
  • Como dito no enunciado, a experiência social de qualquer indivíduo é inacabada, ou seja ao longo da vida. Gab d.


ID
2767210
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

Quando se contrapõe a discriminação subjacente aos fatos mencionados com o princípio de igualdade que teoricamente rege o sistema educativo, chega-se à conclusão de que se educa para a crença na igualdade de direitos e pratica-se a discriminação. As práticas sociais que regulam as ações e as que sistematizam as crenças não somente são distintas, mas se sustentam em princípios éticos opostos. Essa divergência dificulta enormemente a socialização de alunos e alunas. A força do costume faz com que se aceite com naturalidade que os textos escolares situem os homens e os meninos em um status social superior ao das mulheres e das meninas; faz com que os meninos sejam representados realizando atividades socialmente valorizadas enquanto se relegam às meninas atividades consideradas de segunda ordem. Também a força do costume faz com que os rapazes sejam estimulados a se identificar com modelos de comportamento agressivo que dificultam sua entrada no mundo das relações interpessoais e dos vínculos afetivos; isso acaba condenando-os a resolver os problemas por caminhos violentos. Existe, portanto, uma importante discriminação por razões de gênero.
MORENO, Montserrat et al. Realidades silenciadas. In: Falemos de sentimentos: a afetividade como um tema transversal. São Paulo: Moderna, 1999. p. 17-25.

De acordo com o excerto, o gênero (masculino e feminino) é definido fundamentalmente por aspectos

Alternativas
Comentários
  • sexo=biologia

    gênero=constructo sociocultural


ID
2767213
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As políticas nacionais para a educação das relações étnico-raciais implicam em medidas de ações afirmativas, tais como:

Alternativas
Comentários
  • GAB:. A

  • Reparação, reconhecimento e valorização da cultura afrodescendente.

  • A


ID
2767216
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a LDB, a educação escolar brasileira se compõe de

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 9.394

    TÍTULO V

    Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino

    CAPÍTULO I

    Da Composição dos Níveis Escolares

    Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

  • Educação Escolar - 2 níveis: Educação Básica e Educação Superior


    Educação básica - 3 etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.



  • Então seria quatro ou duas?

  • Nível básico (educação infantil, fundamental e médio)

    Nível superior 

  • Compõe-se de 2 níveis:

    I) Educação básica - na qual esta inclui-se as seguintes Etapas educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e

    II) Educação Superior.

  • GABARITO: LETRA A

    → a questão pergunta acerca da EDUCAÇÃO ESCOLAR:

    → Educação Escolar - 2 níveis: Educação Básica e Educação Superior

    → Educação Básica - 3 etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Não seria: Pré escola, ensino fundamental e médio? De acordo com o art 04?

    Fiquei na dúvida. Obrigado


ID
2767219
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O tempo é elemento estruturante da educação escolar, sendo alvo da regulação da LDB, tal como se verifica na instrução de

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    jornada diária, carga horária anual, faixa etária da educação obrigatória, número de dias letivos.

  • Muito mal formulada. . que isso!

  • Essa pergunta foi muito sem sentido. Parece que faltou conteúdo e o elaborador resolveu inventar um!!!

  • Questão boba, sem fundamento.

  • Gabarito D

    Resolvi com base nos Arts que a LDB determina quantidade mínima de tempo.

    Art. 57. Nas instituições PÚBLICAS de educação SUPERIOR, o PROFESSOR ficará obrigado ao mínimo de 8 OITO HORAS semanais de aulas.         

    Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a GARANTIA de:

    I - educação BÁSICA OBRIGATÓRIA e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:            

    II - educação INFANTIL gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade;           

    Art. 24. A educação BÁSICA, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes REGRAS COMUNS:

    I - a carga horária mínima anual será de 800 oitocentas HORAS para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de 200 duzentos DIAS de efetivo trabalho escolar, excluído o TEMPO reservado aos EXAMES FINAIS, quando houver;            

    Art. 47. Na EDUCAÇÃO SUPERIOR, o ano LETIVO regular, independente do ano CIVIL, tem, no mínimo, 200 DUZENTOS DIAS de trabalho acadêmico efetivo, EXCLUÍDO o TEMPO reservado aos EXAMES FINAIS, quando houver.


ID
2767222
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São premissas da educação profissional definidas pelo Decreto-Lei n. 5.154/2004:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º  A educação profissional observará as seguintes premissas:

       I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica;

       II - articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia;        (Redação dada pelo Decreto nº 8.268, de 2014)

       III - a centralidade do trabalho como princípio educativo; e       (Incluído pelo Decreto nº 8.268, de 2014)

       IV - a indissociabilidade entre teoria e prática.       (Incluído pelo Decreto nº 8.268, de 2014)

  • Art. 2º  A educação profissional observará as seguintes premissas:

            I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica;

            II - articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia.

    II - articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia;        

    III - a centralidade do trabalho como princípio educativo; e       

    IV - a indissociabilidade entre teoria e prática.       

  • CAIO

    Centralização do trabalho;

    Articulação de esforços das áreas;

    Indissociabilidade entre teria e prática;

    Organização por áreas profissionais.


ID
2767225
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A estruturação de cursos deverá observar as áreas que preferencialmente “maior sintonia guardarem com as demandas de nível local e regional, de forma a contribuir com o fortalecimento das estratégias de desenvolvimento socioeconômico e cultural.” (Parágrafo único do Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006). A preocupação explicitada deve pautar a criação de cursos cujo objeto é a educação

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Profissional

  • (Parágrafo único do Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006) PROEJA

    ABRANGE:

    A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES E EDUCAÇÃO PROFICIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO,

  • Decreto nº 5840DECRETO Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências.


ID
2767228
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento no qual se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. O tratamento conferido aos dados e informações da instituição deve situar: 1º) dimensão, 2º) categoria de análise, 3º) respectivo indicador (Disponível em: <http://www2.mec.- gov.br/sapiens/Form_PDI.htm>. Acesso em: 28 fev. 2018). Num texto de PDI, constitui, respectivamente, dimensão, categoria de análise e indicador:

Alternativas
Comentários
  • Dimensões

    Agregam os dados e informações das Instituições e de seus cursos em 3 (três) níveis amplos, compreendendo:

    Organização Institucional e pedagógica Corpo Docente Instalações

    Categorias de Análise

    Constituem os desdobramentos das Dimensões, organizadas, cada uma, também em 3 (três) níveis, de acordo com as características consideradas mais pertinentes em função dos processos futuros de análise e avaliação.

    Indicadores

    São os desdobramentos das categorias de análise e também estão organizados em função da sua proximidade e interdependência.

    FONTE: <http://www2.mec.- gov.br/sapiens/Form_PDI.htm>


    GAB: D


ID
2767231
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Nos arredores da Universidade de Stanford, conheci outra universidade, não tão grande, que dá cursos de obediência. Os alunos, cães de todas as raças, cores e tamanhos, aprendem a não ser cães. Quando latem, a professora os castiga com um beliscão no focinho ou com um doloroso tirão na coleira de agulhões de aço. Quando calam, a professora lhes recompensa o silêncio com guloseimas. Assim se ensina o esquecimento de latir.” (GALEANO, E. De pernas pro ar: a escola do mundo avesso. (Porto Alegre: L&PM Editores, 2009. p. 230). O fragmento acima constitui uma metáfora do modelo de avaliação que contraria a humanização e promove a

Alternativas
Comentários
  • b) domesticação

  • Behaviorismo teoria do condicionamento operante, estímulo, resposta.


ID
2767237
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

Até o ano de 2011 havia 115 milhões de pessoas com idade acima de 10 anos que possuíam celular (IBGE, 2013). Existe tanto pressão como resistência à inserção de smartphones e congêneres nas salas de aula. Algumas das desvantagens podem ajudar a entender a resistência de professores ao seu uso. Constituem, respectivamente, vantagem e desvantagem do uso de smartphones em sala de aula:

Alternativas
Comentários
  • Se fosse hoje, seria anulada...


ID
2767240
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O fragmento a seguir é de autoria de Carlos Drummond de Andrade.

[...] Deus que livre vocês de decorar
sem entender, nomes, datas, fatos...

Deus que livre vocês de aceitarem
conhecimentos "prontos",
mediocremente embalados
nos livros didáticos descartáveis.

Deus que livre vocês de ficarem
passivos, ouvindo e repetindo,
repetindo, repetindo...

Eu também queria uma escola
que ensinasse a conviver, a
cooperar,
a respeitar, a esperar, a saber viver [...]

A leitura do fragmento leva a pensar que

Alternativas
Comentários
  • A

     

    a escola deve romper com práticas de memorização e passividade dos alunos, assim como constituir espaços de convivência respeitosa entre pessoas.

  • B

    a escola deve romper com práticas de memorização e passividade dos alunos, assim como constituir espaços de convivência respeitosa entre pessoas.

  • [...] Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo, repetindo... 

    Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, [...] 

    Letra B) a escola deve romper com práticas de memorização e passividade dos alunos, assim como constituir espaços de convivência respeitosa entre pessoas.


ID
2767243
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, são modalidades da educação básica:

Alternativas
Comentários
  • Modalidades de ensino:

    EAD – Educação a Distância

    EBC – Educação Básica do Campo

    EE – Educação Especial

    EEI – Educação Escolar Indígena

    EEQ – Educação Escolar Quilombola

    EJA – Educação de Jovens e Adultos

    EPT – Educação Profissional e Tecnológica

  • a) educação Infantil é etapa

    b)  educação de adolescentes, jovens e adultos; educação das necessidades educativas especiais nomenclatura errada

    d) educação técnica não é modalidade

    Gabarito C


ID
2767246
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São referências conceituais que baseiam o projeto nacional de educação veiculado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:

     

    I – igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;

    II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

    IV – respeito à liberdade e aos direitos;

    V – coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII – valorização do profissional da educação escolar;

    VIII – gestão democrática do ensino público, na forma da legislação e das normas dos respectivos sistemas de ensino;

    IX – garantia de padrão de qualidade;

    X – valorização da experiência extraescolar;

    XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais

  • Art. 4º As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:

     

    I – igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;

    II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

    IV – respeito à liberdade e aos direitos;

    V – coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII – valorização do profissional da educação escolar;

    VIII – gestão democrática do ensino público, na forma da legislação e das normas dos respectivos sistemas de ensino;

    IX – garantia de padrão de qualidade;

    X – valorização da experiência extraescolar;

    XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais

    XII - consideração com a diversidade étnico-racial.

    XIII- garantia do direito à educação e a aprendizagem ao longo da vida.

  • Essa questão deveria ter sido anulada, foi omitido na letra B apenas o final do texto assim como a letra D, dada como gabarito.

  • SOBRE A LETRA B:

    vinculação entre educação escolar e mercado de trabalho; garantia de padrão de qualidade; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas

    Na lei está:]

    XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais

    NÃO SE FALA EM MERCADO DE TRABALHO (note que essa determinação seria mais específica), mas se fala em trabalho e práticas sociais...

    NÃO DESISTAM, TÁ PERTO!


ID
2767249
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A etapa de ensino da educação básica que tem maior duração é

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

  • Ensino Fundamental de 9 anos !!!

  • Art 21. A educação escolar compõe-se de:

    I- Educação básica

    educação infantil

    ensino fundamental (9 anos)

    ensino médio (3 anos)

    II- Educação superior

  • E pensar que tem concurso que exige nível fundamental e paga melhor que alguns que exigem nível superior.

    Brasil sil sil sil.


ID
2767252
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os princípios básicos que devem pautar a Educação Infantil são: 1) princípios éticos; 2) princípios políticos; 3) princípios estéticos. Constituem, respectivamente, exemplos desses princípios:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra D

  • DCN da educação infantil


    Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.


    Princípios políticos – garantia dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.


    Princípios estéticos – valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. 

  • DCN - Resolução No. 05/2009

    Art. 6º As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes

    princípios:

    I – Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem

    comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

    II – Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à

    ordem democrática.

    III – Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de

    expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

    Gabarito: Letra D


ID
2767255
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental, os componentes curriculares obrigatórios serão organizados em relação às áreas de conhecimento da seguinte maneira:

Alternativas
Comentários
  • Ensino religioso é obrigatório?

  • Letra A - Linguagens (língua portuguesa, língua materna para populações indígenas, língua estrangeira moderna, arte, educação física), matemática, ciências da natureza, ciências humanas (história e geografia), ensino religioso.

  • Cintia, sim!

    Oferta = obrigatória no Ensino fundamental

    Matrícula = facultativa

    Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo

    http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file

  • letra A, artigo 15 dncs para educação básica de 9 anos

  • Educação física incluído em linguagens?

  • Sim, sim, Danilo.

    Art. 15 Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim organizados em relação às áreas de conhecimento:

    I – Linguagens:

    a) Língua Portuguesa;

    b) Língua Materna, para populações indígenas;

    c) Língua Estrangeira moderna;

    d) Arte; e

    e) Educação Física;

    II – Matemática;

    III – Ciências da Natureza;

    IV – Ciências Humanas:

    a) História;

    b) Geografia;

    V – Ensino Religioso.


ID
2767258
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação especial é modalidade educativa que perpassa todos os segmentos da escolarização, constituindo-se como desafio relevante para a escola. A educação inclusiva abrange as seguintes deficiências: 1º) deficiência visual e auditiva, 2º) deficiência intelectual, 3º) deficiência física, 4º) transtorno global, 5º) altas habilidades. Cada uma delas caracteriza necessidades educacionais especiais (NEE) que garantem ao aluno a requisição de benefícios específicos. De acordo com a ordem em que foram apresentadas as cinco deficiências constantes na educação inclusiva, constituem, respectivamente, apoios especializados:

Alternativas
Comentários
  • D

  • > Deficiência visual e auditiva = ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização

    > Deficiência intelectual = mediação para o desenvolvimento de estratégias de pensamento,

    > Deficiência física = adaptações do material e do ambiente físico,

    > Transtorno global = estratégias diferenciadas para adaptação e regulação do comportamento,

    > Altas habilidades = ampliação dos recursos educacionais e/ou aceleração de conteúdos.

    letra D


ID
2767261
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Ao examinar a forma como diversas forças modelaram o currículo e suas consequências para as salas de aula durante o último século, eu empreguei a metáfora de um furacão para ilustrar a diferença entre teoria curricular, cursos de estudo, material usado e instrução em sala de aula. O furacão agita o oceano levantando ondas de até seis metros de altura. A dois metros sob a superfície, águas turbulentas remoinham. Enquanto isso, no fundo do oceano, vive um imperturbável molusco.” (CUBAN, 1984, p. 2). Cuban está se referindo à escola americana. Sua posição metaforiza três planos: o debate em torno das políticas curriculares, a formação docente e o cotidiano das práticas escolares na sala de aula. O tratamento dado ao currículo na sala de aula é, assim, anunciado como prática

Alternativas
Comentários
  • Enquanto isso, no fundo do oceano, vive um imperturbável molusco.

    Letra C. inalterada.


ID
2767264
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O programa do governo federal que tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante, pode ser reconhecido pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)



ID
2767267
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento que oferece às escolas e aos sistemas de ensino “conjuntos articulados de princípios, critérios e procedimentos a serem observados na organização e no planejamento de suas atividades assim como na execução e avaliação dos seus cursos e projetos pedagógicos” é assim intitulado:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA


    Diretrizes

    Curriculares Nacionais

    são

    normas

    obrigatórias

    para

    a

    Educação

    Básica

    que

    têm

    como

    objetivo orientar

    o

    planejamento

    curricular

    das

    escolas

    e

    dos

    sistemas de

    ensino,

    norteando

    seus

    currículos

    e

    conteúdos

    mínimos.

    Assim,

    as

    diretrizes

    asseguram

    a

    formação básica, com

    base

    na

    Lei

    de

    Diretrizes

    e

    Bases

    da

    Educação

    (LDB),

    definindo

    competências

    e

    diretrizes

    para

    a

    Educação

    Infantil,

    o

    Ensino

    Fundamental

    e

    o

    Ensino

    Médio


  • A)   Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica: Correta


    B)   Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: estabelece as diretrizes e bases da educação Nacional.



    C)   Constituição da República Federativa do Brasil: é o conjunto de leis, normas e regras de um país ou de uma instituição. A Constituição regula e organiza o funcionamento do Estado. É a lei máxima que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos.


    D)   Base Nacional Comum Curricular: é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. 



ID
2767270
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Celso Vasconcellos, o planejamento do ensino-aprendizagem pode ser compreendido como “método de relacionamento com o real, limitado, porém indispensável se não abrimos mão da nossa condição de sujeitos da história” (1989, p. 148). Neste sentido, o planejamento docente teria a força de

Alternativas
Comentários
  • definir propósitos, tentar precisar limites e possibilidades.


ID
2767273
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conjunto dos procedimentos de avaliação empregados por professores e descritos a seguir foi elaborado por Jussara Hoffman (2007, p. 146).

- Utiliza métodos comparativos e/ou impressionistas de análise;
- Expressa resultados quantitativos;
- Corrige e/ou analisa o teste com finalidade de aprovar ou reprovar o aluno;
- Analisa as respostas do aluno com base em expectativas predeterminadas ou em relação ao grupo.

Tais procedimentos definem uma avaliação de perspectiva

Alternativas
Comentários
  • d) classificatória.

  • Concepção formativa: o ato de avaliar consiste em saber tanto a trajetória de construção das aprendizagens dos alunos, como acerca do trabalho pedagógico realizado pelo professor no processo educativo.

     

    Concepção classificatória: o avaliar classificatório volta-se para o aspecto disciplinador e punitivo, e, portanto, não possibilita a reflexão sobre o processo de construção dos conhecimentos dos educandos, e não auxilia, portanto, o aluno a superar os seus erros e as suas dificuldades.

     

    Fonte:http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20E%20PRATICAS/A%20AVALIACAO%20DA%20APRENDIZAGEM%20NA%20PERSPECTIVA%20FORMATIVA%20E%20NA%20CLASSIFICATORIA.pdf

  • Essa questão gera uma margem de dúvida porque a avaliação classificatória é usada na tendência pedagógica tradicional , mais especificamento no tecnicismo, ou seja, sob uma perspectiva tradicional. Portanto, a alternativa C ( tradicional) não estaria tão errada assim.

  • D classificatória.

  • Jussara Hoffman condena a Avaliação Classificatória e defende o uso da Avaliação Mediadora no processo de ensino e aprendizagem.

  • Letra D, a questão não abre margem para dúvida, pois a banca deixou clara que é de acordo com Hoffman e ela classifica a avaliação em mediadora e classificatória.