SóProvas



Prova ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 1


ID
9415
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1 Assinale a afirmação correta a respeito dos elementos lingüísticos do trecho abaixo.

Na virada do século XX ao XXI os Estados vão deixando de ser nacionais e plurinacionais e tornandose, os que para isso dispõem de poder econômico e científico-tecnológico portanto militar e político, Estados transnacionais: seu poder econômico lhes é dado por suas empresas também transnacionais, no sentido, antes definido, de sediadas num Estado-nação e dele projetadas em outros. Empresa transnacional e Estado transnacional acompanham-se, braços da mesma cultura-civilização que os gerou e mantém, cultura significando o que são os seus homens, e civilização o que fazem, aquela enquanto seiva desta.

(Vamireh Chacon, "A divisão do mundo pelos Estados transnacionais")

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação chega-se na b: * a) O autor se valeu da liberdade normativa que lhe dá o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa quando optou por empregar letra inicial maiúscula na palavra "Estado". (F) nada a ver... se escreve Estado com letra maíuscula pela mesma razão que se escreve Brasil ou Deus....Sobre o emprego da inicial maiúscula na palavra Estado persistem dúvidas, porquanto o Formulário Ortográfico de 1943 é omisso no tocante a território da Federação. Orienta ele no item 49, 5°, que se emprega a letra inicial maiúscula "nos nomes que designam altos conceitos religiosos, políticos ou nacionalistas: Igreja (Católica, Apostólica, Romana), Nação, Estado, Pátria, Raça, etc.", observando que "esses nomes se escrevem com inicial minúscula quando são empregados em sentido geral ou indeterminado". * b) As palavras "plurinacionais" e "transnacionais" são exemplos de que a Língua Portuguesa, assim como todas as línguas naturais, são capazes de criar novas palavras para representar entidades e concepções novas.(V) * c) A ligação por meio do hífen em "científicotecnológico" e "cultura-nação" gerou palavras compostas da mesma classe gramatical. (F) o termo cultura-nação nem aparece no texto e sim o termo cultura-civilização * d) Os demonstrativos que aparecem na expressão "aquela enquanto seiva desta" estão sendo empregados em razão da situação das pessoas gramaticais no espaço, isto é, se perto do falante ou do ouvinte.(F) não tem a ver com espaço no sentido de perto ou longe do ouvinte e sim relação de espaço em termos de posição no texto, aquela se refere ao termo mais longe (cultura) e desta em relação ao último termo (civilização). * e) São pronomes possessivos as formas sublinhadas em "seu poder econômico", "suas empresas" e "deles projetadas em outros".(F) o termo "deles" não tem relação de posse. Isso se nota invertendo a frase: projetadas deles em outros. É apenas um termo preposicionado...
  • Deles: Não é pronome possessivo! (= de eles)

  • Não gostei da elaboração das questões. O elaborador aqui para o curso não teve coragem que citar qual linha no texto se refere as questões.AFFFFFFF


ID
9418
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a afirmativa errada a respeito do texto a seguir:

A administração pública brasileira é ainda um monstro disforme, em que convivem setores modernos, utilizando tecnologias avançadas e desenvolvendo a cultura de um Estado não executor, e setores montados sobre paradigmas antigos, desenvolvendo trabalhos desnecessários ou redundantes.

(Jorge Hori, "Administração pública brasileira no terceiro milênio")

Alternativas
Comentários
  • A administração pública brasileira ainda é um monstro disforme...
    A administração pública brasileira é um monstro disforme...

    Percebemos facilmente não se tratar de partícula expletiva (ou de realce), pois "ainda" marca tempo na oração e subentende-se que a qualquer momento a ADM pode deixar de ser o tal monstro.
  • Eu achava que antigo não poderia ser substituído por antiquado, mas pode! Eles são sinônimos.
    Significado de Antiquado

    adj. Antigo, obsoleto, fora de uso.

  • Eu acredito que o "ainda" na letra C é, sim, uma partícula expletiva que expressa função de adição (ex. ainda, além disso), sendo importante no contexto em que se encontra. Por isso, ao contrário do que afirma a questão, não poderia ser eliminada do trecho sem que houvesse alteração do sentido original. 

  • Não foi difícil ter certeza da errada, "ainda" tem valor no contexto, pois se retirar o "ainda" fica apenas o "é".

    Uma coisa é dizer: "O carro ainda é veloz" (aqui indica que o carro foi, e ainda é veloz)

    Outra coisa é dizer: "O carro é veloz" (aqui indica que apenas é, mas não da pra saber se sempre foi assim)

  • Partícula expletiva: palavra que pode ser retirada sem prejuízo para o entendimento da frase.

    No texto citado, a palavra "ainda" é empregada para exprimir que a tecnologia revolucionou algumas coisas, entretanto, outras AINDA continuam obsoletas.

    Desse modo, a palavra "ainda" não pode ser considerada como partícula expletiva.

    Prepare-se para a GLÓRIA!!!

  • Qual o erro da B ?


ID
9421
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia estes versos da música "Jura secreta", de Sueli Costa e Abel Silva:


Só uma coisa me entristece
O beijo de amor que não roubei
A jura secreta que não fiz
A briga de amor que não causei
Nada do que posso me alucina
Tanto quanto o que não fiz
Nada que eu quero me suprime


Muitos dos verbos que aparecem em tais versos foram empregados nas frases abaixo.
Assinale a opção que apresenta erro gramatical relacionado ao emprego do verbo.

Alternativas
Comentários
  • O erro foi a falta de mesóclise. Seria escrito assim:

    Os apaixonados vivem se fazendo juras: Far-te-ei feliz! Farei de ti a pessoa mais feliz! -, mas são poucos os que realmente cumprem o prometido.
  • Quanto à letra B, não deveríamos conjugar os verbos como imperativo negativo?
    Sendo assim, deverámos conjugar o presente do subjuntivo e de lá tirar o imperativo negativo.
    Ocorre que ao fazermos isso, os verbos são conjugados de maneira diferente ao enunciado e portanto o item estaria incorreto.
    Realmente não entendi.
  • Não terás, não matarás, não furturás, não dirás...” o tempo verbal aqui utilizado é o futuro do presente do modo indicativo com força de imperativo.Não é incrível?! Mas por que isso? É simples. O modo imperativo expressa o momento presente (então a ordem é momentânea), enquanto que o futuro do presente, assim contextualizado, expressa a ordem continuada, ou seja, o mando que deve ser obedecido  vida afora. Ok? Não matar, não roubar, não adulterar, assim por toda a vida, como o expressa tão bem o infinitivo, cujo valor é atemporal. Para designar o futuro do presente do modo indicativo os gramáticos dizem mais ou menos assim: O futuro do presente do indicativo expressa uma ação futura tida como certa em relação ao hoje. Uma ação futura tida como certa: Não matarás, não roubarás, não adulterarás, não dirás falso testemunho etc. Não matarás hoje, amanhã, depois, depois de amanhã, em 2020, 2030, e até quando Jesus te chamar para estares com ele no paraíso.
  • A) Se nós nos entristecêssemos com todos os beijos não dados, viveríamos em constante estado de depressão. entristecêssemos, pretérito imperfeito do subjuntivo

    B) Obedece aos mandamentos: Não roubarás, não farás mal a teu semelhante, não causarás dor a teu irmão. O futuro do presente do indicativo expressa uma ação futura tida como certa em relação ao hoje. Uma ação futura tida como certa: Não matarás, não roubarás, não adulterarás, não dirás falso testemunho etc

    C) Os apaixonados vivem se fazendo juras: Farei-te feliz! Farei de ti a pessoa mais feliz! -, mas são poucos os que realmente cumprem o prometido. Falta mesóclise, porque o caso é de futuro do presente. Certo: Far-te-ei feliz! Farei de ti a pessoa mais feliz!

    D) Será suprimida a dor de amor quando não mais fizermos juras falsas. Fizermos como hipótese futura, nós fizermos, futuro do subjuntivo na 1a pessoa do plural.

    E) Quisera ter mais vidas para roubar todos os beijos de amor que não roubei. Quisera é pretérito-mais-que-perfeito do indicativo, 1a pessoa singular. Tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. A ação passada é "não roubei", e antes dessa, vem o desejo do autor da frase sobre não "ter mais vidas". Não confundamos com o "queria", pois esse se refere a um fato ocorrido no passado, não completamente terminado, pois o autor da frase ainda quer ter mais vidas.


ID
9424
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise o período e marque a afirmativa incorreta.

Todos temos uma utopia ou um sonho em busca dos quais chegamos a empenhar a vida.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D está incorreta.
    O certo seria "de cuja busca".
  • Cara Lyana Moura,


    "Todos temos uma utopia ou um sonho "de cuja busca" chegamos a empenhar a vida" não faz sentido. Aliás, não consigo imaginar um único caso em que usamos o "de" antes de "cujo/a".
    Ex.: o homem cuja esposa fugiu com outro; a mulher cujos filhos são gentis; a questão cuja resposta acertei etc.

    Se insistirmos em usar "cuja/o" nessa sentença, poderemos  dizer "Todos temos uma utopia ou um sonho em cuja busca chegamos a empenhar nossa vida." Aliás, agora me ocorre que, TALVEZ, "em cujas buscas" seja o mais correto - agora fiquei confuso, socorro!

    Mas, definitivamente, não me soa bem "de cuja/o"... não consigo pensar em um único caso onde possamos usar acertadamente tal construção. No entanto, "em cujo/a" é perfeitamente normal: A bela em cujos braços adormeci; o guarda-roupa em cujas gavetas estão minhas roupas; a bruxa em cujos sonhos ela estará presa por toda a eternidade etc.

    Ah, mas concordo com a alternativa: D


     

  • acredito que o erro "em cuja busca deles" esta no sentido de que são a utopia e o sonho que estão fazendo buscas e fazem com que chegamos a empenhar a vida.


ID
9427
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que contém as palavras que, atendendo à coesão e coerência textual, preenchem corretamente as lacunas do trecho abaixo, na ordem em que aparecem.

São múltiplas e complexas as causas ................. conduzem crianças e adolescentes às trilhas do crime. ................... a primeira delas, sem dúvida, é a exclusão social. As políticas públicas de inclusão articulam apenas medidas paliativas, ..................... por meio de esmolas travestidas de programas sociais. O desafio, ..................... , exige ações estruturais nos campos da educação, da saúde, do mercado de trabalho, entre outros.

(Adaptado de "Juventude marginalizada", Correio Braziliense, 14/04/2004)

Alternativas
Comentários
  • alguém pode comentar essa?
  • 1ª) as quais/que. Aqui temos um pronome relativo que sabemos que retoma o termo antecedente, mas o termo antecedente é “as causas”, mas tbém sabemos que o que é o pron.relativo universal e substitui todos os outros. 2ª) porém/mas/contudo. Podemos perceber que aqui a conjunção a ser utilizada será adversativa, para criar uma oposição entre as causas. 3ª) sempre/não raro/quase sempre/invariavelmente. Somente o 1º que dá ideia inversa do sentido do texto. 4ª) não obstante/contudo/no entanto. As conjunções adversativas são tratadas por Bechara como advérbios conectivos. Tendo em conta esse carácter adverbial, é aceitável que porém, todavia, contudo e no entanto surjam entre vírgulas, mesmo no começo de uma oração, situação impossível com mas. Letra C.

  • 1."Não Raro" é uma conjunção temporal.

    2.Conjunções são invariáveis,  não precisa concordar com nenhume elemento. 

    Fonte:

    https://www.todamateria.com.br/conectivos/


ID
9430
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a única forma gramaticalmente correta, entre as sublinhadas no texto abaixo.


Cumprindo determinação superior, o assistente da diretoria de determinada empresa redigiu documento oficial aos chefes de setor, no qual constava o trecho: "O presidente deseja ter à mão informações a cerca dos pontos fracos e fortes de cada setor afim de subsidiar a elaboração do planejamento estratégico da empresa. Para tanto, fá-se necessário promover reuniões em todos os setores da empresa para discutirmos como aumentar nossa competitividade".

Alternativas
Comentários
  • a letra E está de um jeito no texto e de outro na resposta????????
  • Uma questão capciosa. No texto original da prova, a palavra "discutirmos" está no fim de uma linha e, por não caber totalmente nela, foi corretamente dividida em discutir-mos. O site não manteve a mesma padronização da prova e, por isso, a palavra apareceu sem o hífen no texto, conforme indicou o colega. Quantos aos demais itens:a) à mão (= ao alcance) CORRETOb) acerca dos (= a respeito dos)ERRADOc) a fim de (= para)ERRADOd) faz-se ERRADOe) discutirmos ERRADO
  • a) CORRETA

    b) "A cerca de" indica APROXIMAÇÃO. O correto seria "acerca de" que significa sobre, a respeito de alguma coisa.

    c) "Afim de" indica AFINIDADE. O correto seria "a fim de" que significa finalidade(para).

    d) A conjugação correta do verbo seria "far-se-á" necessário.

    e) A escrita correta seria "discutirmos".

  • "O presidente deseja ter à mão informações....."     ->   prep "a" + artigo "a" = à

    O presidente deseja ter na mão informações.....      ->   prep "em" + artigo "a" = na

  • GABARITO - A

    Afim de - Afinidade

    Juca estava afim de Bila.

    A fim de - Finalidade

    Estudava a fim de ser Juiz.

    A cerca de - Aproximadamente

    O corpo caiu a cerca de 100 metros do local do acidente.

    Acerca de - Sobre

    Conversamos acerca de futebol.


ID
9433
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o seguinte trecho de Machado de Assis e marque a opção correta.

"O tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo, uma flor, um pássaro, uma dama, um castelo, um túmulo. Também se pode bordar nada. Nada em cima de invisível é a mais sutil obra deste mundo..."

Alternativas
Comentários
  • O erro da letra 'e' (marcada como certa pela maioria das pessoas) é que :"O trecho está construído sobre um PARADOXO: na primeira linha...nada".
  • "O tempo é um tecido invisível" - comparação sem termo comparador (METÁFORA)

    Se estivesse descrito "O tempo é COMO um tecido invisível" - seria comparação, pois usa o termo comparador,

  • Oi, Jeani. Mas o próprio conceito de paradoxo o define como uma contradição. Logo, questão passível de anulação, a meu ver. Ademais,a banca foi imprudente ao caracterizar o gênero metáfora em vez da espécie comparação no trecho.

  • Questão boa, porém, provavelmente seria anulada!


ID
9436
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Relacione as ações (1), (2), (3) e (4) com o advérbio semanticamente adequado, conforme mostra o modelo, e assinale, a seguir, a seqüência correta.

Modelo: Falar com orgulho e insolência
            Falar arrogantemente

(1) Exprimir-se com muitas palavras, com palavras em excesso
(2) Agir como criança
(3) Insinuar com perspicácia e delicadeza
(4) Eliminar sem se render a logros

( ) sutilmente
( ) puerilmente
( ) prolixamente
( ) inexoravelmente

A seqüência correta é:

Alternativas
Comentários
  • (3) Insinuar sutilmente(2) Agir puerilmente (1) Exprimir-se prolixamente (4) Eliminar inexoravelmente
  • (1) Prolixamente
    (2) Puerilmente
    (3) Sutilmente
    (4) Inexoravelmente

    Correta Letra E
    Bons Estudos !!!
    Pedro.
     

  • Outras definições:

    Pueril - Relativo a infância. próprio de criança;
    Prolixo - Que se prolonga em palavras, verboso, demorado, extenso;
    Inexorável - que não se deixa mover ou dobrar a rogos ou súplicas, inflexível, implacável;
    Sutil - Perspicaz, hábil, engenhoso, feito com delicadeza.
    Bons Estudos!!!
    Fonte: Dicionário Larousse Cultural Ed. Moderna.



  • Pueril - Relativo a infância. próprio de criança; Basta associar com puericultura: cultivo ou plantação de crianças.

    Prolixo - Que se prolonga em palavras, verboso, demorado, extenso; Palavras em demasia, destinadas pro lixo.

    Inexorável - que não se deixa mover ou dobrar a rogos ou súplicas, inflexível, implacável; Marca de desodorante: INEXodOrÁVEL, anunciado por uma celebridadezinha de quinta categoria.

    Sutil - Perspicaz, hábil, engenhoso, feito com delicadeza. Sutil, da famosa dupla goiana Su Til e Su Cedilha.


    Leia, tome nota e decore: minhas sábias definições certamente cairão em sua próxima prova. Sério.

    Bons estudos!
  • Se avexe não

    Toda caminhada começa no primeiro passo

    A natureza não tem pressa, segue seu compasso

    Inexoravelmente chega lá

    Se avexe não

    Observe quem vai subindo a ladeira

    Seja princesa ou seja lavadeira

    Pra ir mais alto, vai ter que suar

  • "Nada detém a inexorável marcha do tempo."


ID
9439
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a frase em que o pronome onde está empregado corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Onde...sempre idéia de lugar...
  • será que alguem teria um comentario que explicasse mais detalhado?
  • A preposição  " EM"  fica  oculta  antes do  pronome " ONDE "...onde deve  ser   usado  para  LUGARES.

     

    O lugar   onde  paramos  era  perigoso.( em que ) Ou  seja  lugar  físico que  se  pode entrar.

    AONDE: note  que  o   Aonde  tem  ideia  de movimento. (ir).

    Fica longe  o  bairro   a que  me  dirigi   hoje  cedo ( aonde) ideia de  movimento.

    Onde   você está? (Lugar)

    Almocei  na  academia   onde   faço  musculação. ( lugar  físico  em que  se  pode  entrar) Na academia  - lugar.

  • Onde e Aonde são advérbios usados para indicar lugares, porém a preposição a de aonde indica que essa palavra deve ser usada somente quando estiver relacionada a verbos que pedem tal preposição e a orações que sugerem movimento. Isso ocorre em "Aonde você vai?" - já que quem vai sempre irá a algum lugar - e "Aonde ele está me levando?", pois quem leva tem de levar alguém ou algo a um lugar. Para conferir se o uso está correto, basta substituir aonde por para onde: "Para onde você vai?" "Onde" deve ser relacionado a situações que fazem referência a um lugar e quando a ideia de movimento não está presente. Por exemplo: "O bairro onde você mora é perigoso" e "Não conheço a cidade onde minha mãe nasceu". 

    "Onde" somente deve ser empregado para designar locais físicos, ou seja, não pode ser usado em situações como "Ele conta piadas onde a vítima é sempre um português". Nesse caso, o correto é usar em que.

    Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/como-saber-quando-correto-usar-onde-aonde-496241.shtml

  • A letra D está errada, o pronome "onde" dá a ideia de lugar e é anafórico, ou seja, vai retomar algum antecedente expresso indicando lugar, observando a alternativa citada "A visita da delegação estrangeira está prevista para a primeira semana de setembro, onde deverão seus integrantes permanecer [...]" deverão ficar onde? Na visita? 


    Boa sorte nessa luta. 

  • A) DO QUAL - Coisa

    B) A QUAL - Coisa

    C) OS QUAIS - Coisa

    D) QUANDO - Momento

    E) ONDE - Lugar


ID
9442
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Indique a frase em que o verbo sublinhado está flexionado incorretamente.

Alternativas
Comentários
  • o correto da letra "a" seria intreviram ?
  • O certo na letra "a" seria INTERVIERAM
  • O verbo INTERVIR é derivado do verbo VIR e deve ser conjugado como tal.
    Basta fazer a substituição na frase.
    Vc falaria "As tropas viram" ou "As tropas vieram" ?
    O correto seria vieram (pq nesse caso, apesar de ter coerência, o "viram" muda o sentido da frase pq aí seria do verbo ver)
    Então será INTERVIERAM.

    Esta é a técnica do verbo paradigma e dá pra fazer isso com vários outros verbos: por/interpor - calar/intercalar - fazer/refazer etc...
  • Dicas de Português:

    SACIP - todos os verbos que formam o SACIP se conjugam como o verbo VIR

    Sobrevir

    Advir

    Convir

    Intervir

    Provir

    Conjugação do verbo VIR no pretérito perfeito do indicativo: eu vim, tu vieste, ele veio, nós viemos, vós viestes, eles vieram

    Portanto, eu intervim, tu intervieste, ele interveio, nós interviemos, vós interviestes, eles intervieram.

    a) As tropas aliadas intervieram com violência para deter o conflito.

     

  • Comentário válido sobre a alternativa E, fiquei um pouco com o pé atrás em relação a esse "provejo":

    Provejo é a conjugação do verbo PROVER, na primeira pessoa do presente do indicativo.

    Vale destacar a diferença entre PROVER e PROVIR.

    PROVER = providenciar

    PROVIR = ser proveniente, consequência ou descendente de

    Logo o sentido usado na alternativa E é o de prover, " EU sempre provejo (providencio) .. "


ID
9445
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Indique a opção que preenche com correção os espaços numerados do trecho abaixo.

....(1).... história por escrever do século vindouro cabe o desafio de encontrar formas de convívio em que ....(2).... força da integração seja o resultado da vitalidade das partes e em que .... (3).... independência das partes se associe a força da unidade.

(Adaptado de Paulo T. Flecha de Lima, "Acaba a América? Três Américas? E o Brasil?")

Alternativas
Comentários
  • o ultimo " `a " nao entendi
  • "a força da unidade se associe" À...
    a força da unidade = suj
    associe= VTI e exige a prep. 'a'
    A ordem da frase está invertida e enganou muita gente,inclusive EU,..rsrsrsr
  • Para facilitar a análise vamos separar as orações:
    Oração 1: "....(1).... história por escrever do século vindouro cabe o desafio de encontrar formas de convívio", observa-se que o verbo caber, no caso, é VTDI, logo pede os complementos direto (não regido porpreposição) e Indireto (regido pela prposição "a"). Assim, teríamos: ....À.... história por escrever do século vindouro (0bjeto indireto) cabe o desafio de encontrar formas de convívio (objeto direto);

    Oração 2: " em que ....(2).... força da integração seja o resultado da vitalidade das partes", observa-se que o vebo "ser" é verbo de ligação, portanto não exige preposição. Logo não caberia o acento grave;

    Oração 3: "em que .... (3).... independência das partes se associe a força da unidade", observa-se que o verbo "associar" é VTDI, pois associar alguma coisa (obejeto direto) a outra coisa (objeto indireto) ou alguma coisa (objeto direto) a alguém (objeto indireto). Logo, teríamos "em que .... à.... independência das partes (objeto indireto) se associe a força da unidade (objeto direto).
  • Lucia, "a força da unidade" é sujeito e ñ obj. direto. O objeto direto é o pronome reflexiov SE.
  • 1 reorganizando: cabe o desafio de encontrar formas de convívio à história por escrever do século vindouro
    v. caber: bitransitivo
    o desafio de encontrar formas de convívio (o.d.)
    à história por escrever do século vindouro (o.i.)
    tem crase
    2 não há nada pedindo prep., aquele a só pode ser SOMENTE artigo;
    para garantir, vamos passar para o masculino para ver se aparece ao: encontrar formas de convívio em que o poder da integração seja o resultado (realmente não aparece a prep. a)
    sem crase
    3 estrutura parecidíssima com a anterior, tendência natural, principalmente na correria, é marcar exatamente igual (casca de banana à vista)...
    vamos passar para o masculino: em que ao alívio partes se associe a força da unidade (encaixou o ao: tem prep. a + artigo)
    ainda tá na dúvida, verifique o verbo: associar (quem associa, associa alguma coisa a outra), o verbo é bitransitivo, pelo um o.d. e um o.i., como a força da unidade é o o.d., a independência das partes tem que ser o o.i.
    tem crase
  • Mais uma vezes fui pego pela ordem trocada...

    Uma coisa que aprendi, não só fazendo os estudo das crases, é que antes de mais nada separar os termos da oração, como por exemplo, separar o sujeito, o verbo, verificar sua transitividade e seus complementos. Crase na frende de sujeito não ocorre, tampouco na frente de seu OD ( se não me engano até o preposicionado)

    Sorte a todos!
  • Só para complementar os comentários dos colegas acima e ajudar na visualização da frase, dispondo-a na ordem direta:

    (como estava)
    ...(1)... história por escrever do século vindouro cabe o desafio de encontrar formas de convívio em que ..(2).. força da integração seja o resultado da vitalidade das partes e em que ..(3).. independência das partes se associe a força da unidade.

    (como poderia estar)
    Cabe à história por escrever do século vindouro / o desafio de encontrar formas de convívio em que a força da integração seja o resultado da vitalidade das partes e / em que a força da unidade se associe à independência das partes.

    O desafio de encontrar formas de convívio em que a força da integração seja o resultado da vitalidade das partes e / em que a força da unidade se associe à independência das partes / cabe à história por escrever do século vindouro.


  •  
    Fonte: http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br
  • Não entendi porque o último trecho pede crase, alguém pode explicar ?
  • Essa parece ser uma questão que cobra conhecimento de crase, regência verbal e termos essenciais da oração (sujeito e predicado).
    Vamos lá!
    Trecho 1: ..(1).. história por esqcrever do século vindouro cade o desafio de encontrar formar de convívio ...
    Primeiro devemos identificar as orações principais e as subordinadas ou coordenadas a partir dos seus verbos: escrever, cabe, encontrar.
    CABE é o verbo da oração principal (para encontrá-lo precisamos de um pouco de perícia da língua portuguesa)
    SUJEITO = o que CABE? quem CABE? R: o desafio de encontrar formar de convívio CABE.
    O verbo caber é transitivo indireto regido pela preposição A. O que cabe, cabe A alguém.
    OBJETO INDIRETO = Cabe? Cabe A quem? R: à história.
    Neste caso a crase é opicional. Na verdade o que é opicional é o artigo que acompanha o substantivo HISTÓRIA. Porém, se o artigo história fica em sentido genérico (qualquer história) com o artigo hitória seria algo especificado, algo que já está sendo dito no contexto. Desta forma suprimindo a crase do OI tiraríamos o sentido do texto. Logo, CRASE obrigatória.

    Trecho 2: ...(2)... força da integração seja o resultado da vitalidade das partes ...
    Verbo: SEJA. Verbo de Ligação pois temos PS
    Sujeito = O que seja? R: a força seja.
    Predicativo do sujeito = o resultado da vitalidade das partes (qualifica o sujeito mas esta fora do sujeito)
    A FORÇA é o sujeito, Logo temos apenas o artigo "a". SEM CRASE.

    Trecho 3: ...(3)... independência das partes se associe a força da unidade.
    Verbo: associar-se. Transitivo indireto regido de preposição A.
    Sujeito = O que se associa? R: a força da unidade.
    Objeito Indireto = Associa-se a que? a quem? R: à independência das partes.
    Neste caso se o artigo que aconpanha independência for suprimido dificultaria a identificação do sujeito e do OI. Logo o artigo se torna essencial e a CRASE obrigatória.
  • ##....(1).... história por escrever do século vindouro cabe o desafio de encontrar formas de convívio

    |

    Cabe Á HISTORIA(...)(OI) o desafio de encontrar (...)(OD) 

    |

    ## em que ....(2).... força da integração seja o resultado da vitalidade das partes

    |

    A FORÇA da integração (...)(Sujeito)

    |

    ##em que .... (3).... independência das partes se associe a força da unidade.

    |

    SE ASSOCIE ( VTDI ) a força da unidade (OD) à independencia das partes(OI)



  • Sendo sucinto: números 1 e 2 são tranquilos. A 3 é perigosa. Vejam bem:

    "...vitalidade das partes e em que .... (3).... independência das partes se associe a força da unidade." --> Neste caso, seria necessário usarmos o sinal indicativo de crase (no espaço 3) para evitarmos problemas de ambiguidade.

    O artigo "a", destacado em vermelho, evidencia esta situação de eventual ambiguidade que geraria se não utilizarmos crase no espaço indicado.

    Aposto que muitos, assim como eu, erraram por não lerem até o fim.


ID
9448
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em um documento oficial, marque a opção em que a sintaxe é condenável.

Alternativas
Comentários
  • Só pode haver uma preposição.

    A preposição "para" só existiria se a preposição "a" não tivesse sido utilizada: "...pediu aos (prep. + artigo) interessados QUE procurassem..."; "...pediu para (prep.) que OS (artigo) interessados procurassem...".
  • Do jeito que está,fica com 2 OI..
  • o correto na letra E não seria: " O ministro não teve dúvida de DE que deveria apoiar a redução do número dos vereadores."  ??
  • ALEX,
     
    A letra "E" não está errada, pois as oração subordinada substantiva completiva nominal e a oração subordinada substantiva  objetiva indiretaobjetiva     objetiva indireta o uso da preposição é opcional, desde que não cause ambiguidade.

    O ministro não teve dúvida que deveria apoiar a redução do número dos vereadores.
       
     (O.P)               (oração subordinada substantiva completiva nominal)  
        




     ??




  • Uma boa explicação sobre o verbo "PEDIR":


    Veja a correta regência do verbo "pedir"

     

    "Sarney, que ontem pediu para que todos os 181 diretores colocassem os cargos à disposição, quer reduzir o número pela metade."

    O verbo "pedir" é o que a gramática tradicional chama de transitivo direto e indireto, ou seja, é um verbo que requer dois complementos. O objeto direto, ligado ao verbo sem preposição, é representado por aquilo que se pede; já o indireto indica o destinatário da ação e deve ser introduzido pela preposição "a". Assim: pedir algo a alguém

    Num período simples, geralmente a dúvida não se coloca. O problema surge nos períodos compostos, sobretudo naqueles em que o objeto direto é representado por uma oração, como se vê na passagem selecionada. A oração que tem valor de objeto direto inicia-se com a conjunção "que". Daí surgir a construção "fulano pediu que...". Note-se que a preposição "para" não tem função nesse sintagma.

    Assim, à primeira vista, seria possível corrigir o período da seguinte maneira: "...pediu que todos os 181 diretores colocassem os cargos à disposição", mas, dessa maneira, o raciocínio fica imperfeito, pois não explicita a quem foi feito o pedido ("a todos os 181 diretores"). O que deveria ser o objeto indireto do verbo "pedir" acaba sendo o sujeito da oração objetiva direta.

    Para organizar o período, é preciso separar os objetos, deixando o oracional no final do período para garantir a clareza do texto. Assim: "pediu a todos os 181 diretores (objeto indireto) que...". Como o sujeito da oração objetiva direta coincide com o objeto indireto (já mencionado), basta fazer a sua elipse. Abaixo, a construção correta:

    Sarney, que ontem pediu a todos os 181 diretores que colocassem os cargos à disposição, quer reduzir pela metade o número desses funcionários.

     Thaís Nicoleti

  • Caro Marcio, ficaria correta se eu colocasse o pronome posseivo na frase ?
    "Sarney, que ontem pediu para que todos os 181 diretores colocassem seus cargos à disposição, quer reduzir o número pela metade."
  • Caro amigo allbe D. "Condenável", por que não é aceito, está em disconformidade, com algum erro no padrão da SINTAXE.

    Espero ter ajudado!

  • Resposta correta é a letra "d"

    Verbo pedir é transitivo direto e indireto. 

    O chefe da missão pediu aos interessados que procurassem o Ministério da Saúde.

    A letra "e" está correta. Assistam ao vídeo sobre Complemento nominal no endereço a seguir. A explicação está aos 5:34 minutos.

     https://www.youtube.com/watch?v=GfxBGz3WTEY  

  • A questão pede que seja marcada a alternativa que apresente sintaxe incorreta.
    O verbo "insistir" pode exigir tanto complemento com ou sem preposição. Em A a regência está correta (oração subordinada substantiva objetiva direta).
    O verbo informar exige complemento com e sem preposição. Com complemento com preposição temos, na oração, a preposição "a" do verbo e o artigo que vem antes de "autoridade". A fusão dos dois resulta na crase, que apresenta o objeto indireto do verbo (à autoridade).
    Com "incumbir" temos duas vias: ou incumbimos alguém de alguma coisa, ou incumbimos a alguém alguma coisa. Desta forma, a letra C está correta. 
    A letra E também não apresenta problemas com a sintaxe. O problema está na letra D: o verbo pedir exige complemento com e sem preposição. O objetivo direto dele é "que procurassem o Ministério da Saúde". O indireto é "aos interessados". Desta forma, o uso da preposição "para" está incorreto.


    A resposta correta é a letra (D).
  • E a letra B não estaria pessoal demais :Encareço

  • Vários erros: "insiste em", "pediu ao...para", "dúvida de".

  • Temos 3 erradas. Sem gabarito.

  • A questão pede que seja marcada a alternativa que apresente sintaxe incorreta.

    O verbo "insistir" pode exigir tanto complemento com ou sem preposição. Em A a regência está correta (oração subordinada substantiva objetiva direta).

    O verbo informar exige complemento com e sem preposição. Com complemento com preposição temos, na oração, a preposição "a" do verbo e o artigo que vem antes de "autoridade". A fusão dos dois resulta na crase, que apresenta o objeto indireto do verbo (à autoridade).

    Com "incumbir" temos duas vias: ou incumbimos alguém de alguma coisa, ou incumbimos a alguém alguma coisa. Desta forma, a letra C está correta. 

    A letra E também não apresenta problemas com a sintaxe.

    O problema está na letra D: o verbo pedir exige complemento com e sem preposição. O objetivo direto dele é "que procurassem o Ministério da Saúde". O indireto é "aos interessados". Desta forma, o uso da preposição "para" está incorreto.

    A resposta correta é a letra (D).

    cOMENTÁRIO DA PROFESSORA DO QC

  • Resposta do professor Fernando Pestana:

    ''A preposição pode ficar implícita antes da conjunção integrante “que”, segundo alguns gramáticos, como Bechara, Cegalla ou Celso Pedro Luft. Por isso, a letra A está correta. Algumas bancas poderiam ter anulado esta questão, pois nem todos os gramáticos concordam com essa elipse da preposição. No entanto, é bom que caiam questões desse tipo, pois ficamos sabendo qual é a visão da banca Esaf sobre a omissão da preposição antes da conjunção integrante “que”.


ID
9451
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a única das substituições propostas que mantém a correção gramatical do texto abaixo transcrito.

Todo o aprendizado - raciocínio, memória, pensamento e imaginação - depende de um órgão do corpo humano que pesa mais ou menos 1,3 quilograma e é formado por cem bilhões de neurônios, que têm a capacidade de se multiplicarem mais de 250 mil vezes por minuto nos dois primeiros meses de gestação e cujos prolongamentos parecem um emaranhado de fios: o cérebro.

(Vitor F. Kümpel, "Resumos no processo do aprendizado")

Alternativas
Comentários
  • a - CORRETA
    b - o certo deveria ser A CERCA DE(aproximamente). ACERCA DE significa ´´a respeito de´´
    c - Um Quilo e TREZENTOS GRAMAS
    d - TÊM = plural. Deveria ser POSSUEM e não POSSUI.
  • O cujo não pode ser substituído por nenhum outro P. R. semanticamente. O sentido sempre muda, a correção gramatical pode aceitar.


ID
9454
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Identifique o período inteiramente construído de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • A identificação dos erros seguem:a)de quec)hajamd)de crere)Não dá para acreditar ( uso de gíria)resposta certa é a letra b
  • ola, acredito que o erro na letra A seja do verbo existir. Deveria estar na 3ªp do plural (concordando com pessoas - existam pessoas).
  • faltu crase na E

  • Corrigindo:

    A) Existam pessoas (no plural) 3° pessoa do plural do Presente do Subjuntivo

    C) Hajam, não pode estar no plural quando for no sentido de existir; o correto seria: haja pessoas

    D) Acredito que o erro dessa seja o início dela É Difícil de crer que...acho que essa preposição não está sendo precisa aí e também o seja está singular, o correto seria: haja pessoas que sejam contras as cotas.... se eu tiver errado na conclusão dessa me corrijam me corrijam!

    E) USO DE GÍRIA: Não dá para acreditar....

    SE TIVER ALGUM PONTO QUE PRECISE DESTACAR COMENTEM..

  • Complementando os comentários dos colegas...

    No caso da Letra E, um outro erro que pode ser apontado é a ausência da crase em "as cotas". O certo seria "às cotas".


ID
9457
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Identifique o trecho inteiramente correto, quanto à sintaxe de construção.

Alternativas
Comentários
  • por favor alguém poderia mostrar-me onde estão os erros.
  • Que questão trabalhosa, uma dessas na prova leva meia hora para resolver. Deus me livre!!!!!

    Vou tentar apontar os erros que encontrei, mas não tenho certeza de que estão corretos, pelo menos consegui chegar a resposta correta, que é a letra C.



    •  a) Medidas urgentes precisam ser adotadas no Brasil, a exemplo da Espanha que, entre outros, aumentou as penas para quem sonega, dificultando e diminuindo a existência de sonegadores, tentando acabar com o mercado informal que é considerado por muitos no Brasil como garantia de renda à população pobre, porém, sabe-se que limita o PIB do Brasil, por conseqüência, o crescimento da economia.  Pode ter havido quebra de paralelismo, mas não tenho certeza disso, por isso a considerei errada.
    •  b) A exemplo da Espanha, que reformulou todos os seus procedimentos nas áreas trabalhista, fiscal e burocrática, o Brasil, mesmo com suas rígidas leis trabalhistas, ainda se entrava com tanta burocracia, funcionando como um facilitador ao crescimento do PIB nacional. Achei estranho esse trecho, um pouco incoerente. 
    •  c) Estudo recente mostra que as empresas do setor formal são duas vezes mais produtivas do que as informais, vale dizer, quanto mais avança a informalidade mais cai a produtividade. Uma chacoalhada nas leis trabalhistas e uma faxina na burocracia são medidas que, se adotadas no Brasil, a exemplo do que se fez na Espanha, poderiam contribuir para o crescimento da economia. Correto
    •  d) São evidentes os prejuízos que o Brasil vem tomando da chamada economia informal. Se reduzisse 20% da informalidade seria capaz de elevar a taxa de crescimento em pelo menos 1,5 ponto percentual. Em países cuja burocracia era menor que no Brasil, como a Espanha, por exemplo, conseguiram diminuir a informalidade com uma faxina na burocracia. A frase em sua ordem direta seria: Em países cjua burocracia era menor que no Brasil, a Espanha conseguiu diminuir...O Verbo tem que estar no singular.
    •  e) De acordo com resultados obtidos em estudo recente, informa que a economia informal vem afetando na produtividade da população brasileira na qual surtem efeitos, que não são percebidos, mas garantem renda para as classes mais pobres. Quem informa? Se não tem sujeito, seria ideal que colocasse um "se" para sabermos que o sujeito é indeterminado. Ficando assim: informa-se. 
    Não sei está certo pessoal, porque eu tive muita dificuldade nessa questão, mas espero que de alguma forma meus comentários possam ajudar e se eu estiver errada, peço, por favor, que me corrijam.

    O lance é não desistir jamais!!!!!!!!!!!!!
    •  a) Medidas urgentes precisam ser adotadas no  PELO Brasil, a exemplo da Espanha que, entre outros,   OUTRAS aumentou as penas para quem sonega, dificultando e diminuindo a existência de sonegadores, tentando acabar com o mercado informal que é considerado por muitos no Brasil como garantia de renda à população pobre, porém, sabe-se que limita o PIB do Brasil, E, por conseqüência, o crescimento da economia.
    •  b) A exemplo da Espanha, que reformulou todos os seus procedimentos nas áreas trabalhista, fiscal e burocrática, o Brasil, mesmo com suas rígidas leis trabalhistas, ainda se entrava com tanta burocracia, funcionando como um facilitador ao crescimento do PIB nacional. SEM SENTIDO ESSA AFIRMATVA
    •  c) Estudo recente mostra que as empresas do setor formal são duas vezes mais produtivas do que as informais, vale dizer, quanto mais avança a informalidade mais cai a produtividade. Uma chacoalhada nas leis trabalhistas e uma faxina na burocracia são medidas que, se adotadas no Brasil, a exemplo do que se fez na Espanha, poderiam contribuir para o crescimento da economia. CORRETA
    •  d) São evidentes os prejuízos que o Brasil vem tomando da chamada economia informal. Se reduzisse 20% da informalidade seria capaz de elevar a taxa de crescimento em pelo menos 1,5 ponto percentual. Em países cuja burocracia era menor que no Brasil, como a NA Espanha, por exemplo, conseguiram diminuir a informalidade com uma faxina na burocracia.
    •  e) De acordo com ESSA PARTE NÃO DEVERIA EXISTIR resultados obtidos em estudo recente, informa INFORMAM que a economia informal vem afetando na  produtividade da população brasileira na qual surtem efeitos, que não são percebidos, mas garantem renda para as classes mais pobres.

     

  •     a) Medidas urgentes precisam ser adotadas no Brasil, a exemplo da Espanha que, entre outros, aumentou as penas para quem sonega, dificultando e diminuindo a existência de sonegadores, tentando acabar com o mercado informal que é considerado por muitos,no Brasil,como garantia de renda à população pobre, porém, sabe-se que limita o PIB do Brasil, por consequência, o crescimento da economia.

        b) A exemplo da Espanha, que reformulou todos os seus procedimentos nas áreas trabalhista, fiscal e burocrática, o Brasil, mesmo com suas rígidas leis trabalhistas, ainda se entrava com tanta burocracia, funcionando (onde está o sujeito??) como um facilitador ao crescimento do PIB nacional.
        d) São evidentes os prejuízos que o Brasil vem tomando da chamada economia informal. Se reduzisse 20% da informalidade, seria capaz de elevar a taxa de crescimento em pelo menos 1,5 ponto percentual. Em países cuja burocracia era menor que no Brasil, como a Espanha, por exemplo, conseguiram diminuir a informalidade com uma faxina na burocracia. (oração subordinada adverbial deslocada: usa-se vírgula)

        e) De acordo com resultados obtidos em estudo recente, informa (novamente o sujeito do verbo não aparece, pois o sintagma “De acordo com resultados obtidos em estudo recente” é preposicionado, logo não pode ser sujeito)  que a economia informal vem afetando na produtividade da população brasileira na qual surtem efeitos, que não são percebidos, mas garantem renda para as classes mais pobres.

ID
9460
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as sentenças a seguir, à luz da seguinte norma gramatical:

Os particípios dado e visto têm valor passivo e concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem.

(Extraído do Manual de Redação da Presidência da República)


Aponte a sentença que não cumpre a norma gramatical
supracitada.

Alternativas

ID
9463
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que corresponde a erro morfossintático, de concordância ou inadequação vocabular.

Nossa língua é, entre as grandes do mundo, certamente uma das que mais mudam de ano para ano, como se tomada por um desejo furibundo de se destruir, de perder sua identidade, de se esquecer e alienar- se de si. Devemos isso, em parte, à mania experimentalista que redundou na idolatria do "inventar", e caiu no mero beletrismo; em parte, devemos-lo ao jornalismo e à TV, que, ansiosos por imitar os trejeitos primeiromundistas, o fazem em prejuízo da lógica e da gramática.

(Baseado em Olavo de Carvalho, "O pensamento brasileiro no futuro: um apelo à responsabilidade histórica")

Alternativas
Comentários
  • "que, ansiosos por imitar os trejeitos primeiromundistas, o fazem... ".
    Tem que tomat cuidado, pois o "o" não esta iniciando a oração!!se tivesse, não poderia...
    "ansiosos por imitar os trejeitos primeiromundistas" é somente aposto.
  • Verifica-se que a letra esta correta escrevendo-a da seguinte forma:  Entre as que mais mudam ela é uma. o verbo deve permanecer no plural.. abraços..
  • ALTERNATIVA   D

    a) ... uma das que mais mudam...
        O verbo pode concordar com UMA e ficar no SINGULAR ou concordar com seu complemento que no caso é " das grandes do mundo" e ir para o PLURAL, ficando no singular ou plural  sabe-se a qual deles quer se dar ênfase.

    b) " furibundo"
         Significa " cheio de fúria" e dá sentido correto a frase.

    c) " aliernar-se de si"
         O pronome oblíquo está no sentido reflexivo .

    e) "o fazem"
    FAZEM está no plural porque concorda com jornalistas e TV
    O artigo que nos remete aos desejo furibundo da nossa língua de se destruir ou aos demais motivos expostos no texto que gera a constantemudança de nossa língua.


    d ') " devemos-lo

         Verbos terminados em R. S ou  Z  = tira-se essas consoantes e acrescenta-se oo pronome lo (s) , la(s).
      

    Fonte: Basiei-me nas aulas da Professora Claudia Kozlowski do Ponto.
  • Olavo tem razão!!

  • O erro era gritante. GT D para os não assinantes.

  • devemo-lhes verbo dever exige preposição

  • DEVEMO-LO

  • Olavo is Dead


ID
9466
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a opção em que pelo menos uma das expressões sublinhadas está empregada erradamente.

Alternativas
Comentários
  • O correto é há cerca de, pois o sentido da frase indica tempo decorrido e deve ser usado o verbo haver.
  •     A       cerca de:  significa a respeito de. Ex.: O presidente falou acerca de seus problemas.

    A cerca de: significa a uma distância aproximada. Ex.: A mulher ficou a cerca de um quilômetro da cena.

    Há cerca de: significa tempo aproximado. Ex.: Há cerca de dois anos, ele partiu sem dizer nada.

    Em vez de: significa em lugar de, ou seja, uma coisa por outra. Ex.:  Em vez de falar a verdade, o prisioneiro contou só uma parte do acidente.

    Ao invés de: significa ao contrário, ou seja, oposição. Ex.: O ensino público, ao invés de dar condições à população que nele estuda, deixa-a sem condições de concorrências com aqueles que estudam em escolas particulares.
  • Há cerca de (tempo decorrido) um ano o assunto ocupou as páginas dos principais jornais do país. Agora, que estamos há cerca de  (tempo decorrido) alguns meses das eleições, com certeza o assunto voltará à pauta dos meios de comunicação.

  • TEMPO = HÁ CERCA DE

  • Caros, as duas expressões do item "C" estão trocadas. Deveria ser AO INVÉS DE seguir à direita, o comboio dobrou à esquerda. Foi a perdição. EM VEZ DA ponte, havia um imenso vazio sobre o rio. A chuva não deixara vestígio da velha ponte de madeira.

    Alternativas "B" e "C" estão erradas.

  • Ao invés de:

    “Invés” vem do latim e significa “inverso”, ao lado oposto. A locução prepositiva “ao invés de” tem o significado de “ao contrário de”. Deve ser usada quando há a ideia de oposição.

    Em vez de:

    A locução prepositiva “em vez de” tem um uso mais abrangente. Significa “no lugar de” e dá a ideia de substituição de alguma coisa ou alguém. Fique ligado: é sinônimo de “ao invés de” e, desse modo, também pode ser usada para indicar situações contrárias. 

    Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/8220-ao-inves-de-8221-ou-8220-em-vez-de-8221/


ID
9469
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Indique a opção em que todas as expressões estão corretas quanto à ortografia.

Alternativas
Comentários
  • O correto seria:

    a) aterriSSagem

    b)cabeçalho

    c) beneficente; Empecilho

    d) meteorologia; heterogeneidade

  • OS ERROS DE ORTOGRAFIAS NAS QUESTÕES:
    a)aterrisagem - Errado ; correto = aterriSSagem
    b)cabeçário - Errado ; correto = cabeçaLHo
    c)beneficiente - Errado ; correto = beneficENte
    d)heterogeinidade - Errado ; correto = heterogENIdade
    Um Abraço e Bons Estudos.
  • O nosso amigo acima se equivocou quanto à heterogeneidade (e). A forma correta é como foi escrita no primeiro comentário.
    Bons estudos!
  • Heterogeneidade*

  • EMPECILHO OU IMPECILHO?

  • a) aterrisagem = errado; Aterrissagem = correto

    b) cabeçário = errado; cabeçalho = correto

    c) beneficiente= errado; beneficente = correto

    d) metereologia; heterogeineidade= errados; meteorologia, heterogeneidade = corretos

    e) correto.

  • Letra A incorreta, a grafia certa seria "Aterrissagem" (com dois "S").

    Letra B incorreta, a grafia correta seria "Cabeçalho".

    Letra C incorreta, a grafia correta seria "beneficente" e "Empecilho".

    Letra D incorreta, a grafia correta seria "meteorologia" e "heterogeneidade" 

    Letra E correta.

    Gabarito: letra E.


ID
9472
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise o emprego dos sinais de pontuação nos períodos abaixo.

1) Passatempo ou obsessão? Desde que o mundo é mundo, há pessoas que se dedicam a colecionar coisas e juntar bugigangas.

2) Figurinhas, selos, latinhas de cerveja, caixas de fósforo - nada, escapa dos fiéis seguidores da tradição de juntar bugigangas.

3) Para o historiador alemão, Philipp Bloom o hábito de juntar quinquilharias tem justificativas históricas, filosóficas e psicológicas.

(Adaptado de artigo da revista Superinteressante, abril 2004)

Os sinais de pontuação estão corretamente empregados

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B está incorreta, pois não deveria haver vírgula após a palavra "nada".
    A alternativa C está incorreta, pois o nome "Philip Bloom" deveria estar entre vírgulas, pois tem a função de aposto explciativo.
  • Letra B incorreta, pois não de separa sujeito, no caso "nada", do predicado, no caso "escapa dos fiéis...".
    Letra C incorreta, pois o aposto explicativo "Philipp Bloom" deveria apresentar entre vírgula.

  • Olá,1)Passatempo ou obsessão? Desde que o mundo é mundo, há pessoas que se dedicam a colecionar coisas e juntar bugigangas. CORRETA. A vírgula separa uma oração intercalada.2)Figurinhas, selos, latinhas de cerveja, caixas de fósforo - nada, escapa dos fiéis seguidores da tradição de juntar bugigangas. ERRADA. A vírgula está separando o sujeito do verbo.3) Para o historiador alemão, Philipp Bloom o hábito de juntar quinquilharias tem justificativas históricas, filosóficas e psicológicas. ERRADA. Da maneira que está, seria necessário a inserção de vírgula após “Philipp Bloom” para delimitar o aposto.Espero ter ajudado.Bons estudos.Alexandre

ID
9475
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read the text below in order to answer questions 21
and 22:

Brazil's foreign policy: A giant stirs
Source: www.economist.co.uk
June 10, 2004 (Adapted)

It is a small force, but of huge symbolic significance.
This month, 1,200 Brazilian troops arrived in Haiti, the
country's biggest foreign military deployment since the
second world war. Brazil is commanding a United
Nations peacekeeping force of 6,700 mainly Latin
American troops and 1,600 police which is taking over
from American and French forces in the Caribbean
island. This marks a new departure. Brazil has long
been a gentle and introverted giant, content to be a
bystander on the world stage. Now that is changing.

Analyze the alternatives below in order to choose
the appropriate translation for the two sentences
below into Portuguese:

"It is a small force, but of huge symbolic significance."

Alternativas
Comentários
  • a) simbolismo hegemônico - this passage does translates the sentence above, once "symbolic" does not means "simbolismo", and significance" does not translates the word "hegemônico".

    b) Seria uma pequena força cujo sentido simbólico é imensurável. - The pharse is, in all itself wrong, first because it starts in the simple present, and second because "imensurável" does not translates the word "significance.

    c) wrong, because "modesta" does not translates "pequena".

    d) wrong, once the phrse starts in the past simple (when the sentence finss in the simple present), and the words "significativo" and "alcance", wrongly translates the sentence.

    e) right: "It is a small force, but of huge symbolic significance." = É uma pequena força, mas de um imenso significado simbólico.

  • e-

    É a tradução literal. Força se refere à presença militar a qual, apesar de pequena, possui um valor simbólico que representa a implantação de tropas do Brasil no Haiti


ID
9478
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read the text below in order to answer questions 21
and 22:

Brazil's foreign policy: A giant stirs
Source: www.economist.co.uk
June 10, 2004 (Adapted)

It is a small force, but of huge symbolic significance.
This month, 1,200 Brazilian troops arrived in Haiti, the
country's biggest foreign military deployment since the
second world war. Brazil is commanding a United
Nations peacekeeping force of 6,700 mainly Latin
American troops and 1,600 police which is taking over
from American and French forces in the Caribbean
island. This marks a new departure. Brazil has long
been a gentle and introverted giant, content to be a
bystander on the world stage. Now that is changing.

Analyze the alternatives below in order to choose
the appropriate translation for the two sentences
below into Portuguese:

"Brazil has long been a gentle and introverted giant,.".

Alternativas
Comentários
    • a) O Brasil foi, por um longo período, um gigante gentil e tímido.
    • O texto usou o present perfect: ação que se iniciou num passado que não conhecemos e permanece até agora. Já o verbo "foi" indica passado pontual.
    •  b) O Brasil tem sido um gigante introvertido e cauteloso.
    • gentle
      adj 1 suave, brando. 2 moderado. 3 humano, meigo, amável. 4 nobre, digno.
    • cauteloso
      adj 1 cautious. 2 prudent. 3 watchful, vigilant. 4 wary. 
    •  c) O Brasil há tempos se transformou em um gigante gentil e introvertido.
    • O texto usou o present perfect: ação que se iniciou num passado que não conhecemos e permanece até agora.
    •  d) O Brasil há muito tem sido um gigante gentil e introvertido.
    • o present perfect possui auxiliar HAVE/HAS + PARTICÍPIO PASSADO. Questão correta
    •  e) O Brasil há tempos anseia por acordar o gigante gentil e introvertido.
    • Não existem essas palavras no texto
  • Gabarito letra D: O Brasil há muito tem sido um gigante gentil e introvertido.

  • d-

    "has long been" é uma construção que significa algo que tem acontecido por muito tempo. Nao ha como traduzir literalmente, mas "ha muito" e "por muito tempo" sao o mais próximo disso

  • Brazil has long been a gentle and introverted giant = O Brasil foi, por um longo período, um gigante gentil e tímido.


ID
9481
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 23 to 27 must be based
on the review below, which is entitled "Illusions of
Empire: Defining the New American Order".

Illusions of Empire: Defining the New
American Order
Source: www.foreignaffairs.org
March/April 2004 (Adapted)

In his book The Sorrows of Empire: Militarism,
Secrecy, and the End of the Republic
, Chalmers
Johnson advances the disturbing claim that the United
States' Cold War-era military power and far-flung base
system have, in the last decade, been consolidated in a
new form of global imperial rule. The United States,
according to Johnson, has become "a military
juggernaut intent on world domination."
Driven by a triumphalist ideology, an
exaggerated sense of threats, and a self-serving
military-industrial complex, this juggernaut is tightening
its grip on much of the world. The Pentagon has
replaced the State Department as the primary shaper of
foreign policy. Military commanders in regional
headquarters are modern-day proconsuls, warriordiplomats
who direct the United States' imperial reach.
Johnson fears that this military empire will corrode
democracy, bankrupt the nation, spark opposition, and
ultimately end in a Soviet-style collapse.

According to the reviewer, Chalmers Johnson "advances" a disturbing claim. Therefore, he

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.


    advance (verb): put forward (a theory or suggestion).


    synonyms: present, submit, suggest, propose, introduce.

  • a-

    advance -verb ³- publicise for the purpose of selling: announce, ballyhoo, blazon, disclose, divulge, endorse, herald, promote, tout.


ID
9484
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 23 to 27 must be based
on the review below, which is entitled "Illusions of
Empire: Defining the New American Order".

Illusions of Empire: Defining the New
American Order
Source: www.foreignaffairs.org
March/April 2004 (Adapted)

In his book The Sorrows of Empire: Militarism,
Secrecy, and the End of the Republic
, Chalmers
Johnson advances the disturbing claim that the United
States' Cold War-era military power and far-flung base
system have, in the last decade, been consolidated in a
new form of global imperial rule. The United States,
according to Johnson, has become "a military
juggernaut intent on world domination."
Driven by a triumphalist ideology, an
exaggerated sense of threats, and a self-serving
military-industrial complex, this juggernaut is tightening
its grip on much of the world. The Pentagon has
replaced the State Department as the primary shaper of
foreign policy. Military commanders in regional
headquarters are modern-day proconsuls, warriordiplomats
who direct the United States' imperial reach.
Johnson fears that this military empire will corrode
democracy, bankrupt the nation, spark opposition, and
ultimately end in a Soviet-style collapse.

According to the text, "the primary shaper of foreign policy"

Alternativas
Comentários
  • Resposta: e
    No texto --> The Pentagon has replaced 
    (= has been substituted) the State Department as the primary shaper of foreign policy
  • e-

    Paráfrase do texto, substituindo replace por substitute:

     

    The Pentagon has replaced the State Department as the primary shaper of foreign policy. 


ID
9487
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 23 to 27 must be based
on the review below, which is entitled "Illusions of
Empire: Defining the New American Order".

Illusions of Empire: Defining the New
American Order
Source: www.foreignaffairs.org
March/April 2004 (Adapted)

In his book The Sorrows of Empire: Militarism,
Secrecy, and the End of the Republic
, Chalmers
Johnson advances the disturbing claim that the United
States' Cold War-era military power and far-flung base
system have, in the last decade, been consolidated in a
new form of global imperial rule. The United States,
according to Johnson, has become "a military
juggernaut intent on world domination."
Driven by a triumphalist ideology, an
exaggerated sense of threats, and a self-serving
military-industrial complex, this juggernaut is tightening
its grip on much of the world. The Pentagon has
replaced the State Department as the primary shaper of
foreign policy. Military commanders in regional
headquarters are modern-day proconsuls, warriordiplomats
who direct the United States' imperial reach.
Johnson fears that this military empire will corrode
democracy, bankrupt the nation, spark opposition, and
ultimately end in a Soviet-style collapse.

One of the author's fears in relation to the American military empire is that it will

Alternativas
Comentários
  • spark opposition -> provoke/ignite opposition!
  • Here is asked the synonym for the word spark:

    A) FORBID = PROIBIR

    B) DISGUISE = ESCONDER

    C) CAUSE = SPARK (PROVOK)

    D) DETER = DETER

    E) PREVENT = PREVINIR

  • Prevenir, não previnir.

  • "Provoke", não "provok".

  • c-

    spark - activate, arouse, impel, whip up, stir, awaken, foment, incite, instigate, provoke, spur.


ID
9490
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 23 to 27 must be based
on the review below, which is entitled "Illusions of
Empire: Defining the New American Order".

Illusions of Empire: Defining the New
American Order
Source: www.foreignaffairs.org
March/April 2004 (Adapted)

In his book The Sorrows of Empire: Militarism,
Secrecy, and the End of the Republic
, Chalmers
Johnson advances the disturbing claim that the United
States' Cold War-era military power and far-flung base
system have, in the last decade, been consolidated in a
new form of global imperial rule. The United States,
according to Johnson, has become "a military
juggernaut intent on world domination."
Driven by a triumphalist ideology, an
exaggerated sense of threats, and a self-serving
military-industrial complex, this juggernaut is tightening
its grip on much of the world. The Pentagon has
replaced the State Department as the primary shaper of
foreign policy. Military commanders in regional
headquarters are modern-day proconsuls, warriordiplomats
who direct the United States' imperial reach.
Johnson fears that this military empire will corrode
democracy, bankrupt the nation, spark opposition, and
ultimately end in a Soviet-style collapse.

The American ideology connotes

Alternativas
Comentários
  • "a military juggernaut intent on world domination."Driven by a triumphalist ideology, an exaggerated sense of threats, and a self-serving military-industrial complex, this juggernaut is tightening its grip on much of the world.

    T=ACCORDING TO THIS PASSAGE WE CAN ASSUME THAT AMERICAN IDEOLOGY CONNOTES PRIDE, ONCE IS USED LOT OF "SELF"/AND WORRY ABOUT THREAT  (WHICH GIVES THE IDEA OF EGOCENTRISM)

  • b-

    O que ele quer saber nao é a impressao que causa ao leitor, mas o sentimento interno ao usar "Driven by a triumphalist ideology". A única opção que preenche a descrição é "pride", porque ha um senso de superioridade ao supor poder sobre o resto do mundo. 


ID
9493
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 23 to 27 must be based
on the review below, which is entitled "Illusions of
Empire: Defining the New American Order".

Illusions of Empire: Defining the New
American Order
Source: www.foreignaffairs.org
March/April 2004 (Adapted)

In his book The Sorrows of Empire: Militarism,
Secrecy, and the End of the Republic
, Chalmers
Johnson advances the disturbing claim that the United
States' Cold War-era military power and far-flung base
system have, in the last decade, been consolidated in a
new form of global imperial rule. The United States,
according to Johnson, has become "a military
juggernaut intent on world domination."
Driven by a triumphalist ideology, an
exaggerated sense of threats, and a self-serving
military-industrial complex, this juggernaut is tightening
its grip on much of the world. The Pentagon has
replaced the State Department as the primary shaper of
foreign policy. Military commanders in regional
headquarters are modern-day proconsuls, warriordiplomats
who direct the United States' imperial reach.
Johnson fears that this military empire will corrode
democracy, bankrupt the nation, spark opposition, and
ultimately end in a Soviet-style collapse.

According to the text,

Alternativas
Comentários
  • According the text, military power and far-flung base system have, in the last decade, been consolidated in a new form of global imperial rule.
  • d-

    The intent to extend power and influence beyond one's own borders entails the establishment of a new imperial power hell bent on global control


ID
9496
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 28 to 32 must be based
on the text below, which is entitled "Sharon pushes
ahead, regardless":

Sharon pushes ahead, regardless
Source: www.economist.co.uk
April 19, 2004 (Adapted)

Following his fruitful visit to the White House last
week, Israel's prime minister, Ariel Sharon, has returned
home to push ahead with his plan for a "unilateral
disengagement". The plan involves abandoning the
Gaza strip by the end of next year while keeping "for all
eternity" some chunks of the West Bank where there
are already large Jewish settlements. It also includes
continuing (in public at least) to express an interest in
reaching a diplomatic solution with Palestinian
moderates but striking hard at military groups. In pursuit
of the latter part of Sharon's plan, on Saturday April
17th, an Israeli attack helicopter blew up a car carrying
Abdel-Aziz Rantisi, who had become Hamas's chief
after an Israeli attack last month killed the Islamist
militant group's previous leader, Sheikh Ahmed Yassin.
Since Saturday's attack, Mr Sharon has won the
backing of three influential Israeli ministers for the
proposed Gaza pull-out.
The assassination of Dr Rantisi (shortly after a
Palestinian suicide bomber had killed an Israeli soldier
at the main crossing into Gaza) drew outright
condemnation from the United Nations, the European
Union and Russia - three of the four members of the
"Quartet" that drew up the now-tattered "road map"
towards peace between Israel and the Palestinians.

Mr Sharon's visit to the White House

Alternativas
Comentários
  • "Following his fruitful visit to the White House"

    então:
    Mr Sharon's visit to the White House
    c) is said to have been productive.
  • c-

    fruitful- advantageous, beneficial, profitable, rewarding, productive


ID
9499
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 28 to 32 must be based
on the text below, which is entitled "Sharon pushes
ahead, regardless":

Sharon pushes ahead, regardless
Source: www.economist.co.uk
April 19, 2004 (Adapted)

Following his fruitful visit to the White House last
week, Israel's prime minister, Ariel Sharon, has returned
home to push ahead with his plan for a "unilateral
disengagement". The plan involves abandoning the
Gaza strip by the end of next year while keeping "for all
eternity" some chunks of the West Bank where there
are already large Jewish settlements. It also includes
continuing (in public at least) to express an interest in
reaching a diplomatic solution with Palestinian
moderates but striking hard at military groups. In pursuit
of the latter part of Sharon's plan, on Saturday April
17th, an Israeli attack helicopter blew up a car carrying
Abdel-Aziz Rantisi, who had become Hamas's chief
after an Israeli attack last month killed the Islamist
militant group's previous leader, Sheikh Ahmed Yassin.
Since Saturday's attack, Mr Sharon has won the
backing of three influential Israeli ministers for the
proposed Gaza pull-out.
The assassination of Dr Rantisi (shortly after a
Palestinian suicide bomber had killed an Israeli soldier
at the main crossing into Gaza) drew outright
condemnation from the United Nations, the European
Union and Russia - three of the four members of the
"Quartet" that drew up the now-tattered "road map"
towards peace between Israel and the Palestinians.

According to Ariel Sharon's plan, the Gaza strip is supposed to be

Alternativas
Comentários
  • Ariel Sharon´s plan involves abandoning the Gaza strip.
     
    In other word, the plan involves left the Gaza strip.
  • a-

    If he plans to abandon the Gaza Strip, this means that it will be left, devoid of further military presence.


ID
9502
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 28 to 32 must be based
on the text below, which is entitled "Sharon pushes
ahead, regardless":

Sharon pushes ahead, regardless
Source: www.economist.co.uk
April 19, 2004 (Adapted)

Following his fruitful visit to the White House last
week, Israel's prime minister, Ariel Sharon, has returned
home to push ahead with his plan for a "unilateral
disengagement". The plan involves abandoning the
Gaza strip by the end of next year while keeping "for all
eternity" some chunks of the West Bank where there
are already large Jewish settlements. It also includes
continuing (in public at least) to express an interest in
reaching a diplomatic solution with Palestinian
moderates but striking hard at military groups. In pursuit
of the latter part of Sharon's plan, on Saturday April
17th, an Israeli attack helicopter blew up a car carrying
Abdel-Aziz Rantisi, who had become Hamas's chief
after an Israeli attack last month killed the Islamist
militant group's previous leader, Sheikh Ahmed Yassin.
Since Saturday's attack, Mr Sharon has won the
backing of three influential Israeli ministers for the
proposed Gaza pull-out.
The assassination of Dr Rantisi (shortly after a
Palestinian suicide bomber had killed an Israeli soldier
at the main crossing into Gaza) drew outright
condemnation from the United Nations, the European
Union and Russia - three of the four members of the
"Quartet" that drew up the now-tattered "road map"
towards peace between Israel and the Palestinians.

The assassination of Dr Rantisi "drew outright condemnation" from the United Nations, the EU and Russia. In other words, it raised

Alternativas
Comentários
  • out·right (outrt, -rt)adv.1. Without reservation or qualification; openly: finally responded outright to the question.2. Completely and entirely; wholly
  • drew outright condemnation = atraiu a condenação definitiva

    clear and direct condemnation = condenação clara e direta

  • b-

    outright - downright, total, arrant, utter, absolute, entire, no holds barred, unrestricted, complete


ID
9505
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 28 to 32 must be based
on the text below, which is entitled "Sharon pushes
ahead, regardless":

Sharon pushes ahead, regardless
Source: www.economist.co.uk
April 19, 2004 (Adapted)

Following his fruitful visit to the White House last
week, Israel's prime minister, Ariel Sharon, has returned
home to push ahead with his plan for a "unilateral
disengagement". The plan involves abandoning the
Gaza strip by the end of next year while keeping "for all
eternity" some chunks of the West Bank where there
are already large Jewish settlements. It also includes
continuing (in public at least) to express an interest in
reaching a diplomatic solution with Palestinian
moderates but striking hard at military groups. In pursuit
of the latter part of Sharon's plan, on Saturday April
17th, an Israeli attack helicopter blew up a car carrying
Abdel-Aziz Rantisi, who had become Hamas's chief
after an Israeli attack last month killed the Islamist
militant group's previous leader, Sheikh Ahmed Yassin.
Since Saturday's attack, Mr Sharon has won the
backing of three influential Israeli ministers for the
proposed Gaza pull-out.
The assassination of Dr Rantisi (shortly after a
Palestinian suicide bomber had killed an Israeli soldier
at the main crossing into Gaza) drew outright
condemnation from the United Nations, the European
Union and Russia - three of the four members of the
"Quartet" that drew up the now-tattered "road map"
towards peace between Israel and the Palestinians.

According to the article,

Alternativas
Comentários
  • "Mr Sharon has won the backing of three influential Israeli ministers for the proposed Gaza pull-out."

    então:
    d) three Israeli ministers are supporting one of Mr Sharon's proposals.
  • d-

    Since Saturday's attack, Mr Sharon has won the backing of three influential Israeli ministers for the proposed Gaza pull-out.

    back (as a verb) - shore/prop (up), buttress, support


ID
9508
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 28 to 32 must be based
on the text below, which is entitled "Sharon pushes
ahead, regardless":

Sharon pushes ahead, regardless
Source: www.economist.co.uk
April 19, 2004 (Adapted)

Following his fruitful visit to the White House last
week, Israel's prime minister, Ariel Sharon, has returned
home to push ahead with his plan for a "unilateral
disengagement". The plan involves abandoning the
Gaza strip by the end of next year while keeping "for all
eternity" some chunks of the West Bank where there
are already large Jewish settlements. It also includes
continuing (in public at least) to express an interest in
reaching a diplomatic solution with Palestinian
moderates but striking hard at military groups. In pursuit
of the latter part of Sharon's plan, on Saturday April
17th, an Israeli attack helicopter blew up a car carrying
Abdel-Aziz Rantisi, who had become Hamas's chief
after an Israeli attack last month killed the Islamist
militant group's previous leader, Sheikh Ahmed Yassin.
Since Saturday's attack, Mr Sharon has won the
backing of three influential Israeli ministers for the
proposed Gaza pull-out.
The assassination of Dr Rantisi (shortly after a
Palestinian suicide bomber had killed an Israeli soldier
at the main crossing into Gaza) drew outright
condemnation from the United Nations, the European
Union and Russia - three of the four members of the
"Quartet" that drew up the now-tattered "road map"
towards peace between Israel and the Palestinians.

The "Quartet" is the group "that drew up the nowtattered road map" towards peace between Israel and the Palestinians. In other words, a "road map" which is

Alternativas
Comentários
  • c- 

    tattered - in tatters, ravaged, worn away, eaten away, decript, dog eared, in bad condition


ID
9511
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 33 to 37 must be based
on the text below, which is entitled "Young, liberal
and in command":

Young, liberal and in command
Source: www.economist.co.uk
April 16, 2004 (Adapted)

On Thursday April 15th, the challengers won a
crucial battle in their bid to overturn South Korea's
conservative, elitist and business-driven political
system. . (1) the country's voters . (1.1) able to
choose their leaders freely since the late 1980s, many
of them, especially younger ones, still consider their
brand of democracy to be corrupt, outdated and unfair.
Many of the discontented admit . (2) enjoyed the
comforts that decades of market-friendly policies and
high growth have delivered. But they resent the . (3)
and . (3.1) dominance of giant family-controlled
business conglomerates, known as chaebol. Their
feelings towards the United States, a crucial ally, range
from ambivalent to hostile, and they would rather . (4)
with North Korean threats by placating its prickly regime
than by standing up to it. And now, they have convinced
mainstream voters to let them . (5) the country for the
next four years.


Analyze the following grammatical alternatives in order
to choose the appropriate one to fill in each of the
numbered gaps
:

Gaps no.1 and no.1.1 :

Alternativas
Comentários
  • have been significa algo que vem ocorrendo.


    had been - já ocorreu

    were - significa era ou fora (no sentido do texto)

    ...verb to be no passado..were able to significa "eram capazes de.."


    would have been - teriam sido...não encaixa ocm o texto..futuro do pretérito


    como a B e a E possuem have been em sua segunda opção...o lance é matar although(embora) e nevertheless(não obstante,contudo,entretanto)


    Comoa frase não é adversativa, resposta letra B

  • b-

    O periodo traz um contraste entre voto popular e democracia comprometida. Logo, "although" deve ser usado. Quando se deseja destacar um fato que vem ocorrendo desde um ponto no passado, usa-se presente perfect. voters have been able to freely choose their leaders since the late 80's.


ID
9514
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 33 to 37 must be based
on the text below, which is entitled "Young, liberal
and in command":

Young, liberal and in command
Source: www.economist.co.uk
April 16, 2004 (Adapted)

On Thursday April 15th, the challengers won a
crucial battle in their bid to overturn South Korea's
conservative, elitist and business-driven political
system. . (1) the country's voters . (1.1) able to
choose their leaders freely since the late 1980s, many
of them, especially younger ones, still consider their
brand of democracy to be corrupt, outdated and unfair.
Many of the discontented admit . (2) enjoyed the
comforts that decades of market-friendly policies and
high growth have delivered. But they resent the . (3)
and . (3.1) dominance of giant family-controlled
business conglomerates, known as chaebol. Their
feelings towards the United States, a crucial ally, range
from ambivalent to hostile, and they would rather . (4)
with North Korean threats by placating its prickly regime
than by standing up to it. And now, they have convinced
mainstream voters to let them . (5) the country for the
next four years.


Analyze the following grammatical alternatives in order
to choose the appropriate one to fill in each of the
numbered gaps
:

Gap no.2:

Alternativas
Comentários
  • Analise as seguintes alternativas gramaticais  para escolher a mais adequada e preencher  cada uma das lacunas numeradas:
    Espaço 2:
    "Many of the discontented admit  (2) enjoyed the comforts that decades of market-friendly policies and high growth have delivered."
    "Muitos dos descontentes admitem ter aproveitado o  conforto que décadas de políticas favoráveis ao mercado e alto crescimento distribuiram."
    Alguns verbos são seguidos por outro verbo no  infinitivo ou no gerúndio. Abaixo uma lista dos verbos que são seguidos por gerúndio como é o caso do "admit"
    admit, appreciate, avoid, carry on, consider, defer, delay, deny, detest, dislike, endure, enjoy, escape, excuse, face, feel like, finish, forgive, give up, can't help, imagine, involve, leave off, mention, mind, miss, postpone, practice, put off, report, resent, risk, can't stand, suggest, understand

    Ex. She is considering having a holiday. not She is considering to have a holiday.
    Do you feel like going out? I can't help falling in love with you. I can't stand not seeing you. Desta forma o verbo que segue após "admit" é "having"
    Alternativa A
  • a-

    The verb pattern for admit is to take a gerund- so Many of the discontented admit having enjoyed the comforts that decades of market-friendly policies and high growth have delivered.


ID
9517
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 33 to 37 must be based
on the text below, which is entitled "Young, liberal
and in command":

Young, liberal and in command
Source: www.economist.co.uk
April 16, 2004 (Adapted)

On Thursday April 15th, the challengers won a
crucial battle in their bid to overturn South Korea's
conservative, elitist and business-driven political
system. . (1) the country's voters . (1.1) able to
choose their leaders freely since the late 1980s, many
of them, especially younger ones, still consider their
brand of democracy to be corrupt, outdated and unfair.
Many of the discontented admit . (2) enjoyed the
comforts that decades of market-friendly policies and
high growth have delivered. But they resent the . (3)
and . (3.1) dominance of giant family-controlled
business conglomerates, known as chaebol. Their
feelings towards the United States, a crucial ally, range
from ambivalent to hostile, and they would rather . (4)
with North Korean threats by placating its prickly regime
than by standing up to it. And now, they have convinced
mainstream voters to let them . (5) the country for the
next four years.


Analyze the following grammatical alternatives in order
to choose the appropriate one to fill in each of the
numbered gaps
:

Gaps no.3 and no.3.1:

Alternativas
Comentários
  •  But they resent the … (3) and … (3.1) dominance of giant family-controlled business conglomerates, known as chaebol
     Mas eles se ressentem da dominância econômica e política da gigante família-controlada, empresas conglomeradas, conhecidas como chaebol
    "Chaebol" é o termo coreano que define um conglomerado de empresas em torno de uma empresa-mãe.
    "econômica"- economic
    "política" - political
    Alternativa D está correta.
  • d-

     

    Para manter o paralelismo, é necessário preencher as lacunas com palavras da mesma função sintática. adj-adj, adv-adv etc. Devido á natureza da oração, somente adjetivo se encaixa no contexto. Resta saber se se usa economic ou economical.

     

    Economic & economical significam econômico. Economic é em relação à economia de um estado, país etc, enquanto que economical significa prudência financeira ou mão-de-vaca.


ID
9520
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 33 to 37 must be based
on the text below, which is entitled "Young, liberal
and in command":

Young, liberal and in command
Source: www.economist.co.uk
April 16, 2004 (Adapted)

On Thursday April 15th, the challengers won a
crucial battle in their bid to overturn South Korea's
conservative, elitist and business-driven political
system. . (1) the country's voters . (1.1) able to
choose their leaders freely since the late 1980s, many
of them, especially younger ones, still consider their
brand of democracy to be corrupt, outdated and unfair.
Many of the discontented admit . (2) enjoyed the
comforts that decades of market-friendly policies and
high growth have delivered. But they resent the . (3)
and . (3.1) dominance of giant family-controlled
business conglomerates, known as chaebol. Their
feelings towards the United States, a crucial ally, range
from ambivalent to hostile, and they would rather . (4)
with North Korean threats by placating its prickly regime
than by standing up to it. And now, they have convinced
mainstream voters to let them . (5) the country for the
next four years.


Analyze the following grammatical alternatives in order
to choose the appropriate one to fill in each of the
numbered gaps
:

Gap no.4:

Alternativas
Comentários
  • e-

    would Rather e prefer têm o mesmo sentido. O verb pattern é diferente dependendo de qual é usado:

     

    They would rather deal.

    They prefer dealing/to deal.


ID
9523
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Your answers to questions 33 to 37 must be based
on the text below, which is entitled "Young, liberal
and in command":

Young, liberal and in command
Source: www.economist.co.uk
April 16, 2004 (Adapted)

On Thursday April 15th, the challengers won a
crucial battle in their bid to overturn South Korea's
conservative, elitist and business-driven political
system. . (1) the country's voters . (1.1) able to
choose their leaders freely since the late 1980s, many
of them, especially younger ones, still consider their
brand of democracy to be corrupt, outdated and unfair.
Many of the discontented admit . (2) enjoyed the
comforts that decades of market-friendly policies and
high growth have delivered. But they resent the . (3)
and . (3.1) dominance of giant family-controlled
business conglomerates, known as chaebol. Their
feelings towards the United States, a crucial ally, range
from ambivalent to hostile, and they would rather . (4)
with North Korean threats by placating its prickly regime
than by standing up to it. And now, they have convinced
mainstream voters to let them . (5) the country for the
next four years.


Analyze the following grammatical alternatives in order
to choose the appropriate one to fill in each of the
numbered gaps
:

Gap no. 5:

Alternativas
Comentários
  • c-

    regência de "let" - let + verb. Nao ha -ing nem to + infinitive


ID
9526
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read the text below in order to answer questions 38
to 40:

Unhappy families
Source: www.economist.co.uk
July 1st, 2004 (Adapted)

The story of Elián González, a small, shipwrecked
Cuban boy who was the center of an international
custody battle in 2000, should have taught that splitting
families makes for bad politics. Apparently, it seems not
to have done.
With his eye on holding Florida in this year's
presidential election, George Bush has tightened the
rules on contacts between Cuban-Americans and their
families back on the island. From June 30th, Cuban-
Americans can make only one two-week visit every
three years, instead of unrestricted annual visits. They
will not be able to send as much money to people on
the island, and none beyond their immediate families.
All humanitarian visits have been scrapped.

Analyze the following alternatives in order to find
the appropriate translation for their underlined
pieces into Portuguese:

"should have taught that splitting families makes for bad politics."

Alternativas
Comentários
  • should
    1 ps of shall. 2 modal verb: a) dar conselho, recomendar. you should always obey your parents / você deveria sempre obedecer seus pais. b) expressar arrependimento. I should have studied german / eu deveria ter estudado alemão. c) pedir permissão, informação, conselho. should we tell her the truth? / devemos contar-lhe a verdade?

    http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php?lingua=ingles-portugues&palavra=should

    taught
    vt+vi ps, pp de teach.

    teach
    vt+vi (ps, pp taught) 1 ensinar, mostrar, instruir. the boys were taught reading (to read) / os meninos aprenderam a ler. they were taught what to read / eles foram instruídos sobre o que deviam ler. can’t you teach him manners? / você não pode ensiná-lo a comportar-se? 2 lecionar. he teaches English / ele leciona inglês, ele dá aulas de inglês. 3 educar. 4 amestrar. experience teaches por experiência se aprende. you can’t teach an old dog new tricks macaco velho não aprende arte nova, burro velho não pega andadura. to teach someone better dar uma lição a alguém. they taught him better / eles lhe deram uma lição.

  • a-

    should as a modal verb is usually employed when dispensing advice or suggestion. When coupled with have + past participle, it means something that was supposed to have happened, but something else took place instead


ID
9529
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read the text below in order to answer questions 38
to 40:

Unhappy families
Source: www.economist.co.uk
July 1st, 2004 (Adapted)

The story of Elián González, a small, shipwrecked
Cuban boy who was the center of an international
custody battle in 2000, should have taught that splitting
families makes for bad politics. Apparently, it seems not
to have done.
With his eye on holding Florida in this year's
presidential election, George Bush has tightened the
rules on contacts between Cuban-Americans and their
families back on the island. From June 30th, Cuban-
Americans can make only one two-week visit every
three years, instead of unrestricted annual visits. They
will not be able to send as much money to people on
the island, and none beyond their immediate families.
All humanitarian visits have been scrapped.

Analyze the following alternatives in order to find
the appropriate translation for their underlined
pieces into Portuguese:

"George Bush has tightened the rules on contacts between Cuban-Americans and their families back on the island."

Alternativas
Comentários
  • tightened

    tighten
    estreitar(-se), contrair(-se), esticar(-se), entesar(-se), apertar(-se).



    bons estudos!!!
  • b-

    tighten - narrow, stiffen, clench, congeal, cramp, fasten, constrict, strain, tauten, apertou, restringiu


ID
9532
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read the text below in order to answer questions 38
to 40:

Unhappy families
Source: www.economist.co.uk
July 1st, 2004 (Adapted)

The story of Elián González, a small, shipwrecked
Cuban boy who was the center of an international
custody battle in 2000, should have taught that splitting
families makes for bad politics. Apparently, it seems not
to have done.
With his eye on holding Florida in this year's
presidential election, George Bush has tightened the
rules on contacts between Cuban-Americans and their
families back on the island. From June 30th, Cuban-
Americans can make only one two-week visit every
three years, instead of unrestricted annual visits. They
will not be able to send as much money to people on
the island, and none beyond their immediate families.
All humanitarian visits have been scrapped.

Analyze the following alternatives in order to find
the appropriate translation for their underlined
pieces into Portuguese:

"All humanitarian visits have been scrapped."

Alternativas
Comentários
  • scrapped

    como substantivo é aquilo que é descartado, sobra, resto, sucata.

    Sinceramente, achei a tradução "suspensas" muito forçada. mas...


    bons estudos!!!
  • All humanitarian visits have been scrapped. = Todas as visitas humanitárias foram suspensas.

  • a-

    scrap (as a verb)- arrest, abort, break off, cancel, check, end, halt, interrupt, terminate.