-
A revolução de 1930 foi um movimento idealizado como uma revolta armada, que ocorreu em território brasileiro exatamente em 1930. A intenção era tirar o então presidente Washington Luiz do poder, por meio do que foi caracterizado como um golpe de estado liderado principalmente por chefes militares. Foi dessa forma que Getúlio Vargas conseguiu a presidência da república.
O contexto da Revolução de 30
Para entender o que exatamente aconteceu, é necessário avaliar o cenário em que o país se encontrava nesse momento da história.
No momento que antecedeu a Revolução de 1930, o país era governado por duas oligarquias: de São Paulo e de Minas Gerais. As eleições eram repletas de fraudes e dessa forma alternavam o poder entre as duas oligarquias, sendo que cada uma ficava no poder da república por um período. Os políticos da época, por sua vez, defendiam unicamente os seus interesses próprios relacionados ao estado de atuação em questão.
Esse modelo de política era conhecido como República Velha ou chamada também de “República do Café com Leite”, e a fase era de descontentamento geral principalmente por parte dos militares, que eram os grandes interessados na moralização da política brasileira.
Em 1930, as eleições mais uma vez foram realizadas. Só que nesse ano, São Paulo e Minas entraram em um grande e sério conflito: esse era o momento de Minas Gerais escolher o seu candidato para a presidência do país, porém, a região paulista tomou as rédeas e decidiu apresentar também a sua candidatura, por meio de Júlio Prestes.
O descontentamento por parte dos mineiros foi geral, motivo pelo qual os políticos começaram a apoiar a oposição da Aliança Liberal, que era dominada por Getúlio Vargas, que nessa época era o governador do estado do Rio Grande do Sul.
-
As principais causas do conflito da revolução de 1930
A revolução de 1930 foi causada quando Júlio Prestes entrou no poder, representando a oligarquia política de São Paulo. Não foram poucos os indícios da existência de uma fraude eleitoral, e isso foi o que instigou tanto Getúlio como políticos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba à oposição.
No mês de julho desse mesmo ano, o candidato para a vice-presidência de Getúlio, João Pessoa, foi brutalmente assassinado. Isso causou uma grande revolta e comoção popular em todo o território brasileiro. Os conflitos, em sua maioria, ocorriam entre os políticos que defendiam o governo federal e os partidários que atuavam na Aliança Liberal.
Vale ainda destacar algumas medidas que eram solicitadas pela chapa do gaúcho Getúlio. Os liberais tinham como principais objetivos uma legislação voltada para os direitos trabalhistas, o desenvolvimento de uma indústria nacional e a própria instituição (que na realidade já era uma grande necessidade) de voto secreto.
Além disso, outra causa que culminou a Revolução de 1930 foram os impactos causados pela Crise de 1929, que afetou não só a bolsa de valores de Nova Iorque, como também, todos os quatro lados do mundo. A quebra da bolsa fez com que a economia brasileira também fosse prejudicada, já que isso causou muitas dificuldades no bolso da população, que sentiu principalmente os efeitos negativos do desemprego. O fato foi também fundamental para contribuir em um clima de ainda maior insatisfação com o governo de Washington Luiz.
Muitos foram os setores militares brasileiros que sentiram a insatisfação geral da população, e o que eles temiam era a possibilidade de uma guerra civil em nosso território.
O golpe de 1930
Com a insatisfação aumentando, a presidência de Washington Luiz se tornou cada vez mais comprometida, mas ele negava a todo custo renunciar o seu cargo.
Dessa forma, os chefes militares – com destaque para a Marinha e para o Exército – foram os responsáveis por depor o presidente por meio da instalação de uma junta militar, que logo depois já passou o seu poder para o então presidente Getúlio Vargas.
As classes que por sua vez estavam logo abaixo dos senhores do café, como é o caso da própria classe média, os militares e demais operários, logo são levamos a ponta da pirâmide social do Brasil. Porém, essa mudança não foi tão drástica a ponto de caracterizar o movimento como uma revolução, mas sim, como um golpe de estado.
Assim, após acabar com a resistência que se instaurou nos estados, Getúlio Vargas assumiu o poder e chegou no estado do Rio de Janeiro no final de 1930, especificamente no mês de novembro. E é assim que se inicia a famosa Era Vargas, que ocorreu de 1930 a 1945, sendo estes 15 anos de poder ininterrupto por parte de Getúlio. Em 1951, o presidente mais uma vez volta ao controle do país, sendo eleito por voto popular.
-
GABARITO LETRA C. c) Somente III está correta.
-
No ano de 1906 aconteceu uma reunião na cidade paulista de Taubaté. Lá estavam as principais partes interessadas naquele encontro. Estamos falando dos representantes dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Ou seja, os maiores produtores de café do Brasil e do mundo. Adivinha qual era o tema principal da reunião?
A superprodução de cafée a constante queda dos preços deste produto. Nesta reunião foram tomadas as seguintes medidas para resolver os problemas. Em primeiro lugar, o governo federal deveria desencorajar e impedir os proprietários de terras a cultivar novos cafezais. Esta medida não obteve sucesso e aconteceu exatamente o contrário. Ou seja, o número de cafezais aumentou ainda mais. Em segundo lugar, o governo republicano se comprometeu a comprar o excedente de café no mercado, fazer um estoque e só vendê-lo quando os preços estivessem elevados. Esta medida também não funcionou, pois o produção de café aumentou, o preço continuou a cair e o estoque do governo não parava de aumentar. Além disso, o governo federal voltou a fazer novos empréstimos para financiar a compra do café excedente no mercado. Isto, por sua vez, aumentou a dívida externa brasileira. E, por último, o governo republicano assumiu a responsabilidade de controlar a qualidade e o preço do café brasileiro. Outro objetivo que também não foi alcançado.
Então, finalizando esta parte, podemos concluir que a economia brasileira durante a República Velha era totalmente desorganizada e voltada aos interesses dos grandes latifundiários, principalmente dos produtores de café.
Fonte: http://www.historiacao.com.br/republica-velha-politica-de-valorizacao-do-cafe
-
I. Contrariamente aos paulistas, que estavam no poder, o programa político da Aliança Liberal era francamente industrialista.
( FALSO )
O program da aliança Liberal refletia as aspirações das classes dominantes regionais não associadas ao núcleo cafeeiro e tinha por objetivo sensibilizar a classe média. Defendia a necessidade de se incentivar a produção nacional em geral e não apenas o café, combatia os esquemas de valorização do produto em nome da ortodoxia financeira.
II. A aliança entre os Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul não se colocou contra a política de valorização do café que vinha sendo adotada há décadas pelo governo federal. ( FALSO ), Com a crise de 1929, os preços internacionais caíram bruscamente. Como houve retração do consumo, tornou-se impossível compensar a queda de preços, com a ampliação do volume de vendas. Surge então desentendimento entre o setor cafeeiro e o governo federal.
GABARITO: LETRA C
FONTE: LIVRO BORIS FAUSTO, PG.273
-
entendi II subjetiva. mais alguem?
-
Galera resumão:
II. A aliança entre os Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul não se colocou contra a política de valorização do café que vinha sendo adotada há décadas pelo governo federal. (Claro que se colocou contra, antes da inserção de Vargas no poder, sabe o que a gente fazia? Pegava empréstimos de fora (entrando em dívida) e depois comprava o café para estocar e, consequentemente, valorizar o valor do item internamente. Com Getúlio colocamos foi fogo nesse excesso).
III. O movimento de 1930, que depôs Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes, contou com o apoio de parte substancial do movimento tenentista. (Galera, os tenentes da época estavam, já, insatisfeitos com a política desde de 1920, claro que caso surgisse alguma forma de mudar o governo, como foi em 1930, eles iriam participar, e foi o que aconteceu).