Guardas de segurança do Poder Judiciário estão diante de um crime que está sendo praticado mediante violência, sem uso de arma, nas dependências do Foro. Em relação a esse contexto, considere as afirmações a seguir.
I - A força física somente deve ser empregada pelo guarda de segurança quando for estritamente necessária e na medida exigida para fazer cessar a violência que está sendo praticada.
II - Se a vítima do crime for um Juiz de Direito, o guarda de segurança está autorizado a fazer disparo de arma de fogo (tiro de alerta) para conter o agressor.
III - O guarda de segurança, ao tomar a decisão de agir, deve ter em vista que o mais importante é fazer cessar a violência e conter o agressor, sendo secundário avaliar a exposição ao perigo das pessoas que estão circulando pelo local no momento da ocorrência.
IV - O guarda de segurança deve usar a arma de fogo para intimidar o agressor, o qual não tem direito à preservação da sua integridade física.
Considerando as técnicas convencionais de uso da força e de arma de fogo, quais estão corretas?
Considere as afirmativas abaixo quanto à atitude do socorrista em caso de atendimento emergencial a vítima de parada cardiorrespiratória.
I - O socorrista deve verificar o pulso da vítima em uma grande artéria, como a carótida, por exemplo.
II - O socorrista deve esperar que as pupilas da vítima fiquem dilatadas para, então, dar início aos procedimentos de ressuscitação cardiorrespiratória.
III - O socorrista deve, preliminarmente, avaliar a cena do acidente e procurar determinar o nível de consciência da vítima, a fim de decidir quanto aos procedimentos de emergência a serem adotados prioritariamente.
IV - A reversão da parada cardiorrespiratória muitas vezes não é obtida, sendo necessário solicitar apoio especializado, com desfibrilação e recursos de suporte avançados.
Quais estão corretas?
Um guarda de segurança, depois de cumprir, com afinco e pontualidade, sua carga horária semanal em regime de plantão, dirige-se para sua residência depois de mais uma jornada de trabalho. Ao chegar à sua casa, recebe um telefonema do Chefe de Segurança, que o convoca para reapresentação imediata no Tribunal, a fim de compor uma equipe em missão de urgência.
Considerando que o convocado cumpriu seu período de plantão naquela manhã, deverá:
Um guarda de segurança do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul em serviço de plantão, na tarde de um sábado, realiza ronda de rotina no estacionamento do prédio central. Para sua surpresa, constata que um veículo oficial da repartição foi alvo de arrombamento e que, do interior do mesmo, foi retirado, à primeira vista, um aparelho de som. De imediato, passa a fazer minuciosa busca nas imediações e, durante a diligência, logra êxito em avistar, ao longe, um elemento que, em desabalada carreira, empreende fuga do local. Em vista disso, saca sua arma e parte, imediatamente, em perseguição ao suspeito. O elemento, com muita destreza, consegue pular o muro do estacionamento, e alcança, em velocidade espantosa, a via pública, seguindo em direção a uma favela, não muito distante do Tribunal.
Considerando-se que o aparelho surrupiado é patrimônio do Tribunal, de acordo com o artigo 6º do Ato Regimental nº 02/94, com alteração do Ato Regimental nº 01/2005 (art. 7º), o guarda deve tomar a seguinte decisão:
Estagiários de um curso de direito são recebidos no Tribunal de Justiça para assistir a uma sessão de julgamento referente a ação de grande repercussão no âmbito regional. Durante os votos proferidos pelos desembargadores, alguns alunos se manifestam ruidosamente. Tal atitude, de pronto, é repreendida pelos guardas de segurança presentes no local. Terminado o julgamento, os estagiários, inconformados com a decisão, passam a fazer um ato de protesto, bloqueando corredores do 2º andar do prédio, perturbando o bom andamento dos trabalhos. Os guardas resolvem interromper os protestos, mas são severamente repreendidos por um deputado estadual que acompanha os alunos. O político, Juiz de Direito em licença para exercício de mandato eletivo, alega que os alunos estão legitimados para continuarem as manifestações, pois conhece muito bem o Ato Regimental nº 02/94 e alerta os seguranças que, de acordo com o artigo 9º, item 24, por ser ele uma autoridade constituída, deve ter suas determinações devidamente acatadas pelo corpo da Guarda.
O guarda de segurança deve informar ao deputado que
No que se refere ao perímetro de segurança de uma instalação física, considere as afirmações abaixo.
I - Delinqüentes geralmente preferem assaltar instalações protegidas por muros, e não cercas, pois os muros são mais fáceis de escalar e transpor.
II - As cercas permitem maior visibilidade do que os muros, inibindo a invasão por parte de delinqüentes.
III - Ao transpor um muro e invadir uma propriedade, o delinqüente tende a se sentir inseguro, pois não sabe como sair.
IV - A ação de um delinqüente pode ser antecipada por quem se encontra dentro da instalação quando esta é delimitada por uma cerca.
Quais estão corretas?
Tendo em mente um sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), considere os itens abaixo.
I - A qualidade da iluminação do local monitorado.
II - O tipo de câmera utilizada.
III - O posicionamento da câmera em relação ao local monitorado.
IV - A forma de gravação das imagens.
Quais são fundamentais à obtenção de bons resultados em um CFTV?
Em relação aos sensores de barreira, também chamados de sensores infravermelhos ativos, utilizados em sistemas de alarme contra intrusão, considere as afirmações abaixo.
I - Uma grande vantagem deste tipo de dispositivo é que, para o seu funcionamento contínuo e prolongado, não é necessária uma fonte externa de energia.
II - Quando um objeto ou pessoa corta o feixe de raios infravermelhos existente entre o módulo emissor e o módulo receptor, o sistema dispara o alarme.
III - Para o perfeito funcionamento do sistema, o módulo emissor e o módulo receptor devem estar perfeitamente alinhados.
Quais estão corretas?
Tendo em vista as disposições constitucionais federais relativas ao Poder Judiciário, considere as afirmações abaixo.
I - Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão, necessariamente, públicos.
II - O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
III - A competência dos tribunais estaduais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça.
Quais estão corretas?
Em relação ao Código de Organização Judiciária do Estado do Rio Grande do Sul – COJE, considere as afirmações abaixo.
I - Nenhum menor de dezoito anos poderá assistir a audiência ou sessão de Juiz ou Tribunal sem permissão do Magistrado que a presidir.
II - As pessoas presentes às audiências e sessões deverão conservar-se descobertas e em silêncio, evitando qualquer procedimento que possa perturbar a serenidade e faltar ao respeito necessário à administração da justiça.
III - Os Juízes poderão aplicar às pessoas presentes às audiências e sessões, que não mantenham comportamento adequado com o respeito e dignidade necessários à administração da justiça, as penas de advertência e chamamento nominal à ordem, ou expulsão do auditório ou recinto do Tribunal. Caso a infração for agravada por desobediência, desacato ou outro fato delituoso, ordenará o Juiz a prisão e a autuação do infrator, a fim de ser processado.
Quais estão corretas?
Em relação às disposições da Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul), considere as afirmações abaixo.
I - Não há qualquer vedação à atividade políticopartidária nas horas e locais de trabalho.
II - O servidor público poderá participar da administração de sociedade civil.
III - O servidor público não poderá atuar como procurador ou intermediário junto a repartição pública, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau e do cônjuge.
Quais estão corretas?
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando crimes tipificados pela Lei Federal nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) às respectivas penalidades.
(1) Posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
(2) Disparo de arma de fogo.
(3) Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
(4) Omissão de cautela.
( ) Detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa.
( ) Detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
( ) Reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
( ) Reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da segunda coluna, de cima para baixo.
Em relação aos Tribunais de segunda instância, considere as ações abaixo.
I - Organizar sua secretaria e serviços auxiliares, provendo-lhes os cargos na forma da lei.
II - Conceder licença, férias e outros afastamentos a seus membros e servidores de sua secretaria.
III - Impor penas disciplinares.
Quais dessas ações competem aos referidos Tribunais, segundo a Constituição Estadual?
Considere as categorias abaixo.
I - Integrantes das guardas municipais dos municípios com mais de 50.000 (cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço.
II - Agentes operacionais da Agência Brasileira de Inteligência e os agentes do Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
III - Os integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, os integrantes das escoltas de presos e as guardas portuárias.
IV - Integrantes das carreiras de Auditoria da Receita Federal do Brasil e de Auditoria-Fiscal do Trabalho, Auditores Fiscais e Analistas Tributários.
Quais das categorias acima podem portar arma de fogo, segundo o Estatuto do Desarmamento (Lei Federal n° 10.826/2003)?
Dispõe-se de uma planilha Microsoft Excel 2003 contendo nome e alguns dados de cerca de 2.000 magistrados. As informações estão ordenadas por Comarcas. Deseja-se localizar rapidamente o nome de determinado magistrado, sem percorrer visualmente cada um deles. Para tanto, pode-se utilizar o recurso __________ disponível no menu, escolhendo a opção __________.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do parágrafo acima.