SóProvas



Prova FCC - 2018 - PM-AP - 2º Tenente - Médico Clínico Geral


ID
2853841
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está correta a redação da seguinte frase adaptada do texto:

Alternativas
Comentários
  • Ta mas aonde está o texto relacionado?????

  • "B) Por meio da música de Verdi, inspiraM-se emoções fortes, e com ela eclodeM melodias fáceis de cantar, apesar de alguns estarem alheios à profundidade sonora e reflexiva criada por ele.

    C) Verdi enfrentou a indústria da ópera de seu tempo e uma vez que, tenha vivido de modo simples e despojado em um pequeno sítio perto de Parma, manteve-se atrelado a região em que nasceu.

    D) Tanto Wagner como Verdi nasceram em 1813, traçaram histórias paralelas, tornando-se gigantes da ópera, conquanto Wagner tenha atribuído em si mesmo o mito de um gênio, em cuja imagem a humanidade deve se curvar.

    E) Na primeira cena de Attila, o rei dos hunos, aquele que, encarna a barbárie e a tirania, conforme concebido por Andrea de Rosa, vê-se, ao cair da noite, mulheres e crianças escondendo-se em um buraco."

    ---

    Bons estudos.

  • Prezado M e N

    Seu raciocínio faz sentido, no entanto, o fragmento ''da música'' encontra-se no singular, logo concordá-lo no plural com os termos seguintes parece-me um pouco estranho tendo em vista às regras ortográficas.

  • "em Milão" é adjunto adverbial de lugar, não teria que estar entre vírgulas também?

  • Ao meu ver, a alternativa "A" se equivocou ao não separar o excerto "advindo dos direitos autorais das obras de Verdi" entre virgulas, uma vez que se trata de uma oração reduzida de particípio e, por vez, também, encontra-se deslocada, não respeitando, assim, a forma direta/canônica do período ( Suj. + Verbo + Comp. ). Questão passiva de recurso e anulação.


ID
2853844
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O financiamento do Sistema Único de Saúde ocorre, de acordo com a Lei n° 141/2012, por meio da vinculação de recursos, com vistas à melhoria da saúde da população. Para que o gasto corresponda ao que foi planejado, orçado e executado, são definidas funções da gestão orçamentária-financeira do sistema, realizadas pelos seguintes instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • Nas esferas estadual e municipal, além dos recursos do próprio Tesouro, há os recursos transferidos da União, que devem ser previstos no orçamento e identificados nos fundos de saúde para execução de ações previstas nos instrumentos do Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS): Programação Anual de Saúde; Relatório de Gestão; Planos de Saúde contendo o Plano Diretor de Regionalização e o Plano Diretor de Investimentos. 

    Os recursos destinados às ações e serviços de saúde devem ser aplicados por meio de fundos de saúde. Assim, os fundos adquirem a forma de unidades gestoras de orçamento, devendo ter orçamento consignado para poder aplicar os recursos transferidos. 

    Portanto, devem-se definir os recursos do fundo de saúde no orçamento do município ou do estado em consonância com os respectivos planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde. Esses recursos definidos no orçamento para os programas devem estar de acordo com as metas que o governo pretende atingir no próximo exercício. 

    Deve-se, ainda, alocar os recursos por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual ou por intermédio de créditos suplementares, especiais ou extraordinários. 

    Enfim, para que o gasto corresponda ao que foi planejado, orçado e executado, são definidas funções da gestão orçamentária-financeira do sistema, realizadas pelos Plano de Saúde, Programação Anual de Saúde, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual e Fundo de Saúde. Conforme descrito na alternativa A. 

    O restante das alternativas estão errada porque não traz os instrumentos corretos para a gestão orçamentária-financeira. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia 

    https://www.conass.org.br/guiainformacao/planejamento-orcamentario-e-financeiro-sob-enfoque-no-fundo-de-saude/ 

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp141.htm

ID
2853847
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na Conferência de Alma-Ata, realizada em 1978, reafirmou-se a promoção e proteção da saúde dos povos como fundamento do contínuo desenvolvimento econômico-social, qualidade de vida e para a paz. O evento deu divulgação internacional ao conceito de “cuidados primários de saúde” como conceito-chave que permitiria que todos os povos atingissem um melhor nível de saúde. Pode-se dizer que o Sistema Único de Saúde, originariamente, se apoia nesse conceito operacionalizando uma atenção primária mais combativa, em que a correlação entre condições de saúde e classe social ficavam explícitas, em que enfermidade e pobreza não podiam mais ser dissociadas, na medida em que a desigualdade social se configurava em desigualdade de acesso aos serviços. Dessa forma, a concepção de saúde estava marcada pela compreensão da relação, no mundo contemporâneo, entre o modo de produção capitalista e a saúde, cenário que tornou possível reconhecer e admitir de maneira direta e pormenorizada que a saúde deve ser compreendida como decorrente

Alternativas
Comentários
  • A Conferência de Alma-Ata, realizada em 1978, coloca que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade, é um direito humano fundamental, e que a consecução do mais alto nível possível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicos, além do setor da saúde. 

    Esta conferência ressaltou o íntimo inter-relacionamento e independência da saúde com o desenvolvimento econômico e social, sendo a primeira causa e consequência da progressiva melhoria das condições e da qualidade de vida. A chave do plano da Conferência de Alma-Ata está na prevenção, no desenvolvimento social e nos cuidados de saúde. 

    A carta ainda coloca que O desenvolvimento econômico e social baseado numa ordem econômica internacional é de importância fundamental para a mais plena realização da meta de Saúde. 

    Diante do exposto acima poderíamos fazer confusão com a alternativa A, porem a banca não solicita a definição de saúde, mas sim, a maneira como a saúde deve ser compreendida e, pelo texto acima fica claro a questão social para a determinação do processo saúde-doença, por isso a alternativa correta é a letra D. 

    A saúde vai muito além da ausência de doença, portanto a alternativa B está errada.  

    AS alternativas C e E falam de uso de medicação o que não se relaciona diretamente com a compreensão do processo saúde-doença.  

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 

    https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_6.pdf 

    http://cmdss2011.org/site/wp-content/uploads/2011/07/Declara%C3%A7%C3%A3o-Alma-Ata.pdf 

ID
2853850
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) é implementada no âmbito do Sistema Único de Saúde tendo como fundamento o seguinte conceito de “assistência farmacêutica”, expresso na Resolução n° 338, de 6/5/2004, do Conselho Nacional de Saúde:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução n° 338, de 6/5/2004, do Conselho Nacional de Saúde, a Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. 

    Portanto de acordo com a resolução a única alternativa que compreende a definição correta consta na letra D, as demais trazem informações que não se adequam ao conceito colocado pela legislação. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 


ID
2853853
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem

Ao se considerar a necessidade de aprimorar o denominado “Controle Social” da Saúde no âmbito nacional e as demandas dos Conselhos Estaduais e Municipais, a Resolução n° 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, estabelece diretrizes para a atuação dos conselhos de saúde. De acordo com uma dessas diretrizes, cabe a um conselho de saúde, seja na esfera nacional, estadual ou municipal

Alternativas
Comentários
  • Uma das diretrizes garante a participação da sociedade organizada com composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. Portanto a alternativa A está errada já que a função não é de integrar a todos os cidadãos.  

    O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de Governo, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Alternativa B está errada. 

    Os Conselhos de Saúde garantem a participação da sociedade organizada, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. Alternativa C está correta.  

    As três esferas de Governo garantem autonomia administrativa para o pleno funcionamento do Conselho de Saúde, dotação orçamentária, autonomia financeira e organização da secretaria-executiva com a necessária infraestrutura e apoio técnico. Alternativa D está errada. 

    Não é uma diretriz do Conselho de saúde a definição de procedimentos. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Alternativa C.

    Bibliografia 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2012/res0453_10_05_2012.html 

ID
2853856
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) integram as estruturas organizacionais do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de organizarem a produção de informações compatíveis com as necessidades dos diferentes níveis de atenção à saúde, assegurando uma avaliação permanente das ações executadas e dos seus efeitos sobre a situação de saúde. Integram os SIS, no âmbito da produção assistencial, os seguintes sistemas:

Alternativas
Comentários
  • Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) são instrumentos que apoiam a gestão do SUS, em todas as esferas, nos processos de planejamento, programação, regulação, controle, avaliação e auditoria. 

    Especificamente em relação aos SIS criados para informação de produção assistencial (Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/ SUS e Sistema de Informação Hospitalar - SIH/SUS), ambos sistemas foram criados no fim da década de 1980 e início da década de 1990, com a finalidade de operacionalizar o pagamento das internações e demais procedimentos realizados nos estabelecimentos do SUS, além de instrumentalizar ações de controle e auditoria. 

    Todas as alternativas trazem sistemas utilizados no SIS, porem a única alternativa que traz especificamente sistemas de produção assistencial é a alternativa B. 

    Gabarito do Professor: Alternativa B.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle. Sistemas de Informação da Atenção à Saúde: Contextos Históricos, Avanços e Perspectivas no SUS/Organização Pan-Americana da Saúde – Brasília, 2015. 

ID
2853859
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Inspirada na Carta de Ottawa, a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 196 aponta que deve haver “acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Assim, a promoção da saúde é o conceito-chave nos quais os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem dar ênfase. Tradicionalmente, espera-se que os serviços de saúde em geral pratiquem promoção da saúde

Alternativas
Comentários
  • E) atuando pela diminuição do fosso existente, quanto às condições de saúde, entre diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como lutar contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade. 

  • COMPROMISSOS COM A PROMOÇÃO DA SAÚDE

    Os participantes desta Conferência comprometem-se a:

    • atuar no campo das políticas públicas saudáveis e advogar um compromisso político claro em relação à saúde e à eqüidade em todos os setores;

    • agir contra a produção de produtos prejudiciais à saúde, a degradação dos recursos naturais, as condições ambientais e de vida não-saudáveis e a má-nutrição; e centrar sua atenção nos novos temas da saúde pública, tais como a poluição, o trabalho perigoso e as questões da habitação e dos assentamentos rurais;

    • atuar pela diminuição do fosso existente, quanto às condições de saúde, entre diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como lutar contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade;

    • reconhecer as pessoas como o principal recurso para a saúde; apoiá-las e capacita-las para que se mantenham saudáveis a si próprias, às suas famílias e amigos, através de financiamentos e/ou outras formas de apoio; e aceitar a comunidade como porta-voz essencial em matéria de saúde, condições de vida e bem-estar;

    • reorientar os serviços de saúde e os recursos disponíveis para a promoção da saúde; incentivar a participação e colaboração de outros setores, outras disciplinas e, mais importante, da própria comunidade;

    • reconhecer a saúde e sua manutenção como o maior desafio e o principal investimento social dos governos; e dedicar-se ao tema da ecologia em geral e das diferentes maneiras de vida;

    • a Conferência conclama a todos os interessados juntar esforços no compromisso por uma forte aliança em torno da saúde pública.

    Ottawa, novembro de 1986 

  • Para se operar a política de saúde, incluindo a de promoção da saúde, é necessária a consolidação de práticas voltadas para indivíduos e coletividades, em uma perspectiva de trabalho multidisciplinar, integrado e em redes, de forma que considere as necessidades em saúde da população, em uma ação articulada entre os diversos atores, em um determinado território 

    A promoção da saúde deve considerar a autonomia e a singularidade dos sujeitos, das coletividades e dos territórios, pois as formas como eles elegem seus modos de viver, como organizam suas escolhas e como criam possibilidades de satisfazer suas necessidades dependem não apenas da vontade ou da liberdade individual e comunitária, mas estão condicionadas e determinadas pelos contextos social, econômico, político e cultural em que eles vivem. 

    A Política Nacional de Promoção da Saúde, em seu processo de implementação nas várias esferas de gestão do SUS e na interação entre o setor Sanitário e os demais setores das políticas públicas e da sociedade, vem para provocar mudanças nos modos de organizar, planejar, realizar, analisar e avaliar o trabalho em saúde. 

    O foco da promoção da saúde não e apenas nos assentamentos rurais e comunidades quilombos, mas em toda população, principalmente a de risco. Alternativa A está errada. 

    A promoção a saúde leva em consideração a equidade e não o oposto, a inequidade. Alternativa B está errada. 

    Um dos pilares da promoção em saúde são as doenças crônicas não transmissíveis, claro que as doenças infectocontagiosas são importantes, mas não são o único trabalho da promoção em saúde. Alternativa C está errada. 

    A alternativa D está totalmente errada, a promoção em saúde não depende das forças armadas. 

    A alternativa E está correta, já que a promoção em saúde leva em consideração diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como luta contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade. 

    Gabarito do Professor: Alternativa E.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 

ID
2853862
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a denominada “nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)", instituída em 2017, uma equipe de saúde da família para populações ribeirinhas (eSFR) será composta por, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Equipes de Saúde da Família para o atendimento da População Ribeirinha da Amazônia Legal e Pantaneira: Considerando as especificidades locorregionais, os municípios da Amazônia Legal e Pantaneiras podem optar entre 2 (dois) arranjos organizacionais para equipes Saúde da Família, além dos existentes para o restante do país:

    a. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR): São equipes que desempenham parte significativa de suas funções em UBS construídas e/ou localizadas nas comunidades pertencentes à área adstrita e cujo acesso se dá por meio fluvial e que, pela grande dispersão territorial, necessitam de embarcações para atender as comunidades dispersas no território. As eSFR são vinculadas a uma UBS, que pode estar localizada na sede do Município ou em alguma comunidade ribeirinha localizada na área adstrita.

    A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.

    Nas hipóteses de grande dispersão populacional, as ESFR podem contar, ainda, com: até 24 (vinte e quatro) Agentes Comunitários de Saúde; até 12 (doze) microscopistas, nas regiões endêmicas; até 11 (onze) Auxiliares/Técnicos de enfermagem; e 1 (um) Auxiliar/Técnico de saúde bucal. As ESFR poderão, ainda, acrescentar até 2 (dois) profissionais da área da saúde de nível superior à sua composição, dentre enfermeiros ou outros profissionais previstos nas equipes de Nasf-AB.

    Neste caso, seria letra: C

    O poderão, não constitui regra.

  • Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF): São equipes que desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), responsáveis por comunidades dispersas, ribeirinhas e pertencentes à área adstrita, cujo acesso se dá por meio fluvial. 

    A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal. 

    Devem contar também, com um (01) técnico de laboratório e/ou bioquímico. Estas equipes poderão incluir, na composição mínima, os profissionais de saúde bucal, um (1) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e um (01) Técnico ou Auxiliar em Saúde Bucal. 

    Poderão, ainda, acrescentar até 2 (dois) profissionais da área da saúde de nível superior à sua composição, dentre enfermeiros ou outros profissionais previstos para os Nasf – AB. 

    Gabarito do Professor: Letra C 
    Gabarito da Banca: Letra D 

    Bibliografia 

  • É a letra C: A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.

ID
2853865
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH, 2004), uma das atividades de humanização em saúde que pode ser realizada no nível da atenção secundária, especialmente na urgência e emergência, nos prontos-socorros e nos pronto-atendimentos é

Alternativas
Comentários
  • As diretrizes na urgência e emergência, nos prontos-socorros e nos pronto-atendimentos são: 

    1. Acolher a demanda por meio de critérios de avaliação de risco, garantindo o acesso referenciado aos demais níveis de assistência.  

    2. Comprometer-se com a referência e a contra-referência, aumentando a resolução da urgência e emergência, provendo o acesso à estrutura hospitalar e a transferência segura, conforme a necessidade dos usuários.  

    3. Definir protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando as diferenças e as necessidades do sujeito. 

    Portanto a única alternativa que traz uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH, 2004)  relacionada a urgência e emergência, prontos-socorros e pronto-atendimentos é a alternativa D. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf 

ID
2853868
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na perspectiva de operacionalizar o conceito ampliado de saúde, diversas ações e serviços que transcendem a assistência direta ao paciente são realizações do Sistema Único de Saúde, conforme disposto no Art. 200 da Constituição Federal. Nesse sentido, considera-se uma dessas atribuições:

Alternativas
Comentários
  • Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

            I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

            II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

            III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

            IV - participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

            V - incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação;

            VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

            VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

            VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

  • Ao sistema único de saúde compete: 

     -  controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos; 

    -  executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; 

    -  ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; 

    -  participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico; 

    -  incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação; 

    -  fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano; 

    -  participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos; 

    -  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. 

    Conforme colocado acima a alternativa A está correta. 

    A alternativa B está errada porque o SUS participa da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e não de segurança pública. 

    O SUS não executa edição de legislação sobre direito do trabalho. Alternativa C está errada. 

    Não é de competência do SUS financiar as ações de propaganda antitabagismo. Alternativa D está incorreta. 

    Não compete ao SUS reordenar a cadeia produtiva de drogas lícitas. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra A. 

    Bibliografia 

    https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_26.06.2019/art_200_.asp 

ID
2853871
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um aspecto importante do perfil de profissionais que trabalham com atenção primária à saúde é a capacitação para o trabalho com as famílias. Assim, existe a necessidade de os profissionais de saúde incorporarem atividades em saúde com base nos contextos de vida dos sujeitos e nos saberes destas famílias. Por exemplo, ao pensar na abordagem de uma família nuclear com uma criança de 7 anos com uma doença crônica de longa duração e dois irmãos mais novos, deve-se considerar a possibilidade:

Alternativas
Comentários
  • As condições crônicas na infância podem ser definidas como aquelas de base biológica, psicológica ou cognitiva que duram ou têm potencial para se manterem pelo menos por um ano e que produzem uma ou mais das seguintes consequências: limitações de função, atividade ou papel social; dependência de medicamentos, alimentação especial, dispositivo tecnológico ou cuidados; e necessidade de assistência em serviços de saúde ou educacionais acima do usual para a idade da criança. 

    Quando uma criança e sua família vivenciam a doença crônica, têm seu cotidiano modificado devido à interrupção das atividades diárias, internações prolongadas, realização de exames, adesão à terapêutica, efeitos indesejáveis advindos da própria medicação, limitações na compreensão do diagnóstico, desajuste financeiro, angústia, sofrimento, dor e medo constante da possibilidade de morte. Os irmãos saudáveis também precisam ser assistidos, uma vez que podem reagir negativamente à doença ou ao irmão(a) doente. 

    Algumas vezes a criança com doença crônica pode fortalecer o vínculo familiar, mas isso não é uma regra, o mais comum e uma crise conjugal em decorrência da criança com doença crônica. A alternativa A está errada. 

    A alternativa B está errada já que a criança sempre influencia o funcionamento familiar.  

    A alternativa C está correta, muitas vezes os pais buscam prazeres imediatos para aliviar a tensão do cuidado. 

    Não há como proteger os demais membros da família, eles fazem parte do núcleo familiar. Alternativa D está errada. 

    Os cuidados com a criança com doença crônica muitas vezes levam a um dos pais deixarem o emprego para cuidar da criança, acarretando em um problema social e econômico para a família. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia 

    Araújo Yana Balduíno, Reichert Altamira Pereira da Silva, Vasconcelos Maria Gorete Lucena de, Collet Neusa. Fragilidade da rede social de famílias de crianças com doença crônica. Rev. bras. enferm.  Oct [cited  2020  May  05] ;  66( 5 ): 675-681. 2013. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 

ID
3025105
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 21 anos relata episódios de dispneia e tosse persistentes há 2 meses após exposição à poeira durante a reforma da sua casa. Ausculta pulmonar revelou sibilos e foi iniciado o tratamento com medicações inalatórias. Em seguida, o paciente foi encaminhado para realização de espirometria, cujos resultados seguem abaixo.


VEF1 de 0.66 litros (25% do valor predito)

Relação VEF1/CVF de 0.34 (43% do valor predito)

VEF1 pós broncodilatador de 0.96 litros

Capacidade Vital Forçada de 1.95 litros (56% do valor predito)


Considerando a apresentação clínica, o resultado é:

Alternativas

ID
3025108
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 46 anos, diabético, refere fraqueza, dores articulares e escurecimento da pele no último ano. Nos últimos 3 meses vem apresentando dispneia aos esforços e com relato de despertares noturnos por falta de ar. Atualmente, dorme com 3 travesseiros e relata impotência sexual. Nega dor abdominal, precordialgia ou palpitações. Nega febre, tonturas, desmaios ou quaisquer outros sintomas. Ao exame físico, observa-se pele escurecida e hepatomegalia. Exame cardiológico revela turgência jugular a 45 graus, presença de 4ª bulha e ictus cordis desviado lateralmente. PA: 130 × 90 mmHg, não há variação com o decúbito.


Diagnóstico etiológico mais provável:

Alternativas

ID
3025111
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Hiponatremia pode estar associada às seguintes medicações e condições clínicas, EXCETO:

Alternativas

ID
3025114
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 63 anos, tabagista, diabético e dislipidêmico apresentou dor torácica intensa durante 8 horas e chamou o serviço de emergência. A equipe assistencial encontrou o paciente em assistolia e optou-se por cessar esforços após adequado prolongamento das medidas de RCP sem sucesso. Observou-se necrose de coagulação e infiltrado inflamatório neutrofílico no miocárdio em avaliação necroscópica. A causa mais provável para o óbito deste paciente é:

Alternativas

ID
3025117
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O microrganismo com MENOR probabilidade de ser isolado em escarro de um paciente com fibrose cística independentemente da idade é

Alternativas
Comentários
  • C

    Campylobacter jejunii.


ID
3025120
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os seguintes achados estão frequentemente associados ao tamponamento cardíaco, EXCETO:

Alternativas

ID
3025126
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 48 anos apresentou estridor, prurido generalizado e desconforto respiratório imediatamente após infusão de contraste endovenoso para realização de tomografia de abdome. Faz uso de propranolol para enxaqueca e levotiroxina para hipotireoidismo. Ao exame físico, estava agitada, taquidispneica e com estridor laríngeo. Havia edema de lábios e rubor facial. Ausculta pulmonar com sibilos difusos bilateralmente. Não foram identificadas lesões cutâneas. PA: 100 × 60 mmHg. FC: 122bpm. FR: 31 ipm. SatO2 de 96% em ambiente.

Sobre o manejo deste caso, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
3025129
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 62 anos trazida ao pronto atendimento por confusão mental há 40 minutos. Associado ao quadro apresenta fraqueza muscular em membro inferior direito. Comorbidades: hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo e diabetes melitus controladas com medicações orais. Ao exame físico, apresenta força muscular preservada em membros superiores bilateralmente. Há comprometimento da força muscular (Grau 1) em membro inferior direito. Membro inferior esquerdo com força muscular normal contra resistência (Grau 5). Observa-se hipoestesia em membro inferior direito. Não há comprometimento da motricidade ou sensibilidade facial. Não há desvio da língua ou da úvula. Reflexo de tosse preservado e não há comprometimento da motricidade ocular. Glicemia capilar 78 mg/dL.


A artéria mais provavelmente acometida é:

Alternativas

ID
3025132
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um trabalhador rural de 32 anos é admitido na sala de emergência com quadro de vômitos, sudorese intensa e incontinência fecal há 20 minutos. Não há relato de comorbidades. Colega de trabalho relata que há cerca de 30 minutos estavam manipulando inseticidas na fazenda. Ao exame físico, o paciente encontra-se confuso e pouco colaborativo. Observam-se fasciculações, miose, sialorreia e bradicardia (FC: 45 bpm). PA: 80 × 40 mmHg. Ausculta cardíaca com sibilos e roncos difusos. Taquipneico, FR: 30 ipm. Saturando 86% em máscara de oxigênio a 100%. Sem outros achados ao exame físico.


Sobre o manejo terapêutico deste caso, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3025144
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 25 anos procura atendimento médico com queixa de episódios paroxísticos de sudorese e palpitações nos últimos 6 meses com piora progressiva e pequena perda de peso. Nega comorbidades. Nega uso de medicações ou drogas ilícitas. É sedentário e está obeso. Ao exame, pressão arterial aferida adequadamente em 156 × 88 mmHg. A conduta adequada deve ser:

Alternativas

ID
3025147
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à investigação dignóstica das anemias macrocíticas:

Alternativas

ID
3025153
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 75 anos previamente hígido vem ao pronto-socorro por tosse seca, secreção nasal e dor de garganta há 36 horas, com 3 picos de febre de aproximadamente 38,5 °C. Sinais vitais e exame físico normais. A conduta correta deverá ser:

Alternativas

ID
3025156
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 60 anos refere dor em articulações interfalangianas proximais, punhos e cotovelos nos últimos 8 meses, de forma simétrica e caráter progressivo. Ao exame, nota-se edema e eritema das articulações mencionadas, com dor à mobilização. O próximo passo deve ser

Alternativas

ID
3025159
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São indicações de hemodiálise de emergência na insuficiência renal aguda:

Alternativas

ID
3025162
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

São drogas que aumentam a taxa de sucesso na cessação de tabagismo:

Alternativas

ID
3025165
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 60 anos, portador de cirrose por Hepatite C, CHILD C, admitido na enfermaria com quadro de febre, dor abdominal difusa e vômitos há 48 horas. Ao exame físico encontrava-se em REG, hipocorado +/IV+, desidratado +/IV+, febril. Exame abdominal aumentado às custas de líquido ascítico, sem sinais de irritação peritoneal. Paracentese diagnóstica evidenciou leucócitos 7.820/mm3, 75% de polimorfonucleares, 10% de linfócitos, 3% de basófilos, DHL 170 μm/ml, proteína total 2,3 g/dL, glicose 120 mg/dL, ADA é 15 U/L, cultura negativa.


O diagnóstico e o tratamento, são, respectivamente:

Alternativas

ID
3025168
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A medicação de escolha para tratamento de paciente de 65 anos, portador de Hepatite B crônica inativa, renal crônico não dialítico, que será submetido a quimioterapia para tratamento de LMA, é:

Alternativas

ID
3025171
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 40 anos, com antecedente familiar de hemocromatose, vai à consulta por alteração de transaminases há 6 meses. Nega etilismo ou uso de medicações contínuas. Encontra-se completamente assintomático no momento da consulta. Exame físico com peso: 89 kg alt: 1,75 m, sem estigmas periféricos de hiperestrogenismo. Abdome sem visceromegalias. Traz exames complementares solicitados para investigação diagnóstica: Hb: 16,3 mg/dL, plaquetas: 170.000 mm3, U: 36 mg/dL Cr: 1,2 mg/dL, AST: 180 U/L, ALT: 230 U/L, FA: 110 U/L, GGT: 150 U/L, BT: 0,8 mg/dL, BD: 0,4 mg/dL, Anti HVA IgG positivo, AgHBs negativo, Anti HBc total positivo, Anti HBs positivo, Anti-HCV não reagente, HIV não reagente, ferro sérico: 45 mcg/dL, ferritina: 30 ng/mL, saturação de transferrina: 35%, mutação em heterozigose para o gene H63D, ceruloplasmina 27 mg/dL (VR 18-45 mg/dL), alfa 1 antitripsina 90 mg/dL. Ultassonografia de abdome superior com fígado de dimensões normais, ecotextura heterogênea e aumento difuso da ecogenicidade hepática. Vesícula e vias biliares sem alterações.

Sobre o caso acima, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3025174
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O melhor tratamento de lesões bolhosas pruriginosas eritematosas, organizadas em vesículas e com histopatologia caracterizada por depósitos de Imunoglobulina A em padrão granular na membrana basal é

Alternativas

ID
3025177
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre as manifestações extraintestinais relacionadas às Doenças Inflamatórias Intestinais, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3025180
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre os critérios de ROMA IV para diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3025183
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São potenciais efeitos colaterais conhecidos dos inibidores de bomba de prótons, EXCETO:

Alternativas

ID
3025186
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 32 anos portadora de Lúpus Eritematoso Sitêmico com quadro clínico de síndrome nefrótica e biopsia renal compatível com glomerulonefrite proliferativa difusa deve ser tratada com:

Alternativas

ID
3025192
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 42 anos admitido na enfermaria com quadro de dor abdominal há 1 mês. Exame físico com distensão abdominal com macicez móvel e hepatoesplenomegalia. O paciente apresentava antecedente de TVP em perna direita há 1 ano e de IAM há 3 anos sem causa bem estabelecida. Estava em uso regular de carvedilol e losartana. Notou que na última semana a sua urina escureceu. Trazia exame de urina I de outro serviço com presença de hemoglobina, sem leucócitos, proteína ou glicose. Exames laboratoriais com Hb: 9,0 mg/dL, transaminases elevadas (3× VR), BT de 4,6 mg/dL com predomínio da BI, haptoglobina reduzida e DHL elevada. Realizou ultrassonografia abdominal que evidenciou obstrução das veias hepáticas direita e média até a cava inferior. Realizou mielograma com medula hipocelular, com 5% de plasmócitos.


A melhor hipótese diagnóstica é:

Alternativas