SóProvas



Prova FEPESE - 2018 - UFSC - Serviço Social


ID
3389737
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O papel do Movimento da Reforma Sanitária (MRS) é reconhecido no processo de construção da Constituição Federal Brasileira de 1988.


São exemplos deste papel:

1. A Saúde é um direito fundamental, garantido pela interação dos Entes Federados: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

2. Os direitos humanos são garantidos no País, consagrados em direitos fundamentais, sociais e econômicos, de aplicação imediata.

3. O direito à saúde é garantido como um direito social.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Os Direito Sociais são de caráter MEDIATO, visto que precisam de uma atuação positiva do Estado para efetivá-las. Questão passível de anulação.

  • Quanto ao item 2. CORRETO.

    art. 5o, § 1º, CF. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

  • GAB. E

    Item 1: - Disposição expressa da CF:

    Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

    [...]

    II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;[...]

    Item 2: Os direitos humanos estão consolidados na Constituição Federal no título que trata dos princípios fundamentais, no título sobre os direitos e garantias fundamentais e por último no art. 225, sobre o meio ambiente - sem eliminar outros artigos que possam ter matéria dos direitos fundamentais.

    [...] as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

    Item 3: Disposição expressa da CF:

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

  • Tem que tomar cuidado com a diferença entre aplicação e aplicabilidade das normas. Aplicação é qualidade de ser exigida ao Estado, sendo uma característica dos direitos fundamentais, como expresso no paragrafo primeiro do artigo quinto. Já aplicabilidade das normas é quanto às qualidades de plena, contida ou limitada. Os direitos sociais tem sim a aplicabilidade limitada na maioria por serem programáticas, mas sua aplicação é imediata por estar incluída nos direitos fundamentais.

    Mais infos: anaruppen.jusbrasil.com.br/artigos/418688755/direitos-sociais-efetividade-e-aplicabilidade

  • GABARITO: LETRA E

    ? Todos itens corretos:

    1. A Saúde é um direito fundamental, garantido pela interação dos Entes Federados: União, Estados, Distrito Federal e Municípios ? correto, segundo a LOS (8080/90): Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

    2. Os direitos humanos são garantidos no País, consagrados em direitos fundamentais, sociais e econômicos, de aplicação imediata ? correto: Bem próxima da postura refletida nas soluções acima referidas encontra-se a da Constituição Brasileira de 1988, que, após proclamar que o Brasil se rege em suas relações internacionais pelo princípio, entre outros, da prevalência dos direitos humanos (artigo 4(II)), constituindo-se em Estado Democrático de Direito tendo como fundamento a dignidade da pessoa humana (artigo 1(III)), estatui, - consoante proposta que avançamos na Assembléia Nacional Constituinte e por esta aceita, - que os direitos e garantias nela expressos não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que o Brasil seja Parte (artigo 5(2)). E acrescenta que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata (artigo 5(1)).

    3. O direito à saúde é garantido como um direito social ? segundo a CF de 1988: Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva E

    São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

    1. A Saúde é um direito fundamental, garantido pela interação dos Entes Federados: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    2. Os direitos humanos são garantidos no País, consagrados em direitos fundamentais, sociais e econômicos, de aplicação imediata.

    3. O direito à saúde é garantido como um direito social.

  • Breve comentário sobre o item 2.

    Segundo Canotilho (1995) citado por Nathalia Masson (2019, p. 214) , "Nada obstante, é possível identificar uma diferença crucial entre as locuções, referente ao plano de consagração: enquanto os direitos humanos são identificáveis tão somente no plano contrafactual (abstrato), desprovidos de qualquer normatividade, os direitos fundamentais são os direitos humanos já submetidos a um procedimento de positivação, detentores, pois, das exigências de cumprimento (sanção), como toda e qualquer outra norma jurídica."

  • Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    Os direitos sociais são direitos de 2 geração.

    ROL EXEMPLIFICATIVO

  • 2 - Os direitos humanos são garantidos no País, consagrados em direitos fundamentais, sociais e econômicos, de aplicação imediata.

    Atenção! fazendo uma má da alternativa acima, o candidato e levado a crê que a alternativa esta afirmando que os direitos sociais, tem aplicabilidade imediata!, quando na verdade a alternativa está afirmando que OS DIREITOS HUMANOS, ratificados em nossa carta magna tem aplicação imediata.

    bons estudos a todos!

  • 1. A Saúde é um direito fundamental, garantido pela interação dos Entes Federados: União, Estados, Distrito Federal e Municípios → correto, segundo a LOS (8080/90): Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

    2. Os direitos humanos são garantidos no País, consagrados em direitos fundamentais, sociais e econômicos, de aplicação imediata → correto: Bem próxima da postura refletida nas soluções acima referidas encontra-se a da Constituição Brasileira de 1988, que, após proclamar que o Brasil se rege em suas relações internacionais pelo princípio, entre outros, da prevalência dos direitos humanos (artigo 4(II)), constituindo-se em Estado Democrático de Direito tendo como fundamento a dignidade da pessoa humana (artigo 1(III)), estatui, - consoante proposta que avançamos na Assembléia Nacional Constituinte e por esta aceita, - que os direitos e garantias nela expressos não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que o Brasil seja Parte (artigo 5(2)). E acrescenta que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata (artigo 5(1)).

    3. O direito à saúde é garantido como um direito social → segundo a CF de 1988: Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015).

  • Olá, pessoal!

    A questão cobra do candidato que se analise 3 assertivas a fim de apontar quais se encontram corretas.

    Vejamos:

    1 - Correta, uma vez que como preceitua o art. 23, é competência de ambos os entes federativos;

    2 - Correta, questão de redação complicada, deve-se atentar no fato de que os direitos fundamentais que tem aplicabilidade imediata, representam direitos humanos (nos casos em que representam). Reforça-se tal ponto com o art. 5º, § 1º;

    3 - Correta, conforme caput do art. 6º.


    Todas as alternativas se encontram corretas.

    GABARITO LETRA E.
  • GAB-E

    São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

        Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.  

    FELIZ ANO NOVO PARA VOCÊS, SE FOR BEBER USEM O CINTO DE SEGURANÇA.

    VOU CONTINUAR ESTUDANDO AQUI!!


ID
3389740
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a relação entre o Sistema Sanitário e o Sistema de Justiça.


( ) A atual Constituição Brasileira determina que o Estado tem o dever de se estruturar, a fim de desenvolver e executar políticas públicas.

( ) O Estado deve garantir a oferta de estrutura e instrumentos para que os direitos à saúde possam ser exigidos.

( ) O sistema sanitário tem o dever de efetivar o direito à saúde e o sistema judicial, o dever de exigir que esse direito seja efetivado.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Todos itens corretos:

    (V) A atual Constituição Brasileira determina que o Estado tem o dever de se estruturar, a fim de desenvolver e executar políticas públicas.

    (V) O Estado deve garantir a oferta de estrutura e instrumentos para que os direitos à saúde possam ser exigidos.

    (V) O sistema sanitário tem o dever de efetivar o direito à saúde e o sistema judicial, o dever de exigir que esse direito seja efetivado.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • VOCÊ SERÁ APROVADO E CLASSIFICADO DENTRO DO NÚMERO DE VAGAS EM 2020!

    E EU TAMBÉM!! AMÉM!!!

  • O Estado deve garantir a oferta de estrutura e instrumentos para que os direitos à saúde possam ser exigidos.

    Quer dizer que se o Estado não garantir a estrutura e instrumentos não se pode exigir o direito à saúde?

  • GABARITO: LETRA A

    (V) A atual Constituição Brasileira determina que o Estado tem o dever de se estruturar, a fim de desenvolver e executar políticas públicas.

    (V) O Estado deve garantir a oferta de estrutura e instrumentos para que os direitos à saúde possam ser exigidos.

    (V) O sistema sanitário tem o dever de efetivar o direito à saúde e o sistema judicial, o dever de exigir que esse direito seja efetivado.

  • A presente questão versa acerca da Saúde e da Ordem Social, devendo ter conhecimento dos dispositivos constitucionais acerca do tema.

     

    I.VERDADEIRA. A nossa atual Constituição é dirigente, ou seja, contém normas programáticas, direcionando a atuação dos órgãos estatais. Caracteriza-se por conter normas definidoras de tarefas e programas de ação a serem concretizados pelos poderes públicos.

     

    II.VERDADEIRA. A assertiva se encontra correta, pois nosso Estado garante o direito à saúde e, quando este é desrespeitado, pode se ingressar perante o Poder Judiciário para a concretização de tais direitos.

     

    III.VERDADEIRA. Nosso estado garante a efetivação do direito à saúde, conforme art. 196 a 200 da CF/88, por meio de políticas públicas, bem como o Poder Judiciário garante a efetivação de tais direitos quando desrespeitados.

    O Judiciário exerceria papel mais amplo na consolidação dos direitos fundamentais, zelando pela efetiva implementação dos direitos sociais. Ao Judiciário caberia a função de garantir a observância das normas legais, cabendo à própria sociedade – por meio dos dirigentes eleitos – escolher quais direitos sociais implementar naquele momento.

     

    Gabarito do professor: A (Todas verdadeiras)


ID
3389743
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação aos componentes da Rede de Atenção às urgências e emergências que se interligam e integram o cuidado.

Alternativas
Comentários
  • O Componente Hospitalar deverá ser integrado e articulado com os demais componentes pertencentes a Rede de Urgência e Emergência: Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde; Atenção Básica em Saúde; SAMU 192; Sala de Estabilização; Força Nacional de Saúde do SUS; UPA 24h e o conjunto de serviços de urgência 24h e Atenção Domiciliar; por meio de pactuações consolidadas a partir do Plano de Ação Regional.

    https://saude.gov.br/saude-de-a-z/componente-hospitalar-da-rede-de-atencao-as-urgencias

  • Componentes da Rede de Atenção às Urgências:

    I- Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde.

    II- Atenção Básica em Saúde.

    III-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

    IV-Sala de Estabilização.

    V- Força Nacional de Saúde do Sus.

    VI-Unidade de Pronto Atendimento(UPA 24 h)

    VII- Hospitalar.

    VIII- Atenção Domiciliar.

  • Componentes da Rede de Atenção às Urgências:

    I- Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde.

    II- Atenção Básica em Saúde.

    III-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

    IV-Sala de Estabilização.

    V- Força Nacional de Saúde do Sus.

    VI-Unidade de Pronto Atendimento(UPA 24 h)

    VII- Hospitalar.

    VIII- Atenção Domiciliar.

  • GABARITO: LETRA C

    ? Basta pensar que é a alternativa mais completa:

    ? Atenção Primária à Saúde; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências; Sala de Estabilização; Força Nacional de Saúde do SUS; Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas; Hospitalar; e Atenção Domiciliar.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389746
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Os sistemas de informação em saúde têm como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? A avaliação é um conjunto de ações que permitem emitir um juízo de valor sobre algo que está acontecendo (sendo observado), a partir de um parâmetro (ótimo, desejável, preceito legal, etc.). Avaliar consiste em atribuir um valor ao encontrado a partir do esperado, uma medida de aprovação ou de desaprovação. Assim, a avaliação pode se constituir em uma ferramenta para se fazer fiscalização, controle, auditoria, planejamento e replanejamento, para se melhorar desempenhos e qualidades, etc.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389749
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? A atenção básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389752
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com base no que estabelecem o Decreto no 7.508/2011 e a Lei Complementar no 141/2012, a Portaria n° 2.135/2013 estabelece diretrizes para o processo de planejamento no SUS e indica alguns pressupostos:


1. Os três Entes federados devem ter as suas responsabilidades configurada, de forma contínua, articulada, integrada e solidária.

2. O planejamento independe das pactuações entre os gestores nas Comissões Intergestores Regionais, Bipartite e Tripartite.

3. O planejamento deve prever o monitoramento e a avaliação e assegurar a transparência e a visibilidade da gestão da saúde, integrando a participação da comunidade.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    1. Os três Entes federados devem ter as suas responsabilidades configurada, de forma contínua, articulada, integrada e solidária.

    2. O planejamento independe das pactuações entre os gestores nas Comissões Intergestores Regionais, Bipartite e Tripartite ? incorreto, visto que DEPENDE sim.

    3. O planejamento deve prever o monitoramento e a avaliação e assegurar a transparência e a visibilidade da gestão da saúde, integrando a participação da comunidade.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389755
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação ao conceito de Alta Complexidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade). As principais áreas que compõem a alta complexidade do SUS, e que estão organizadas em ?redes?, são: assistência ao paciente portador de doença renal crônica (por meio dos procedimentos de diálise); assistência ao paciente oncológico; cirurgia cardiovascular; cirurgia vascular; cirurgia cardiovascular pediátrica; procedimentos da cardiologia intervencionista; procedimentos endovasculares extracardíacos; laboratório de eletrofisiologia; assistência em traumato-ortopedia; procedimentos de neurocirurgia; assistência em otologia; cirurgia de implante coclear; cirurgia das vias aéreas superiores e da região cervical; cirurgia da calota craniana, da face e do sistema estomatognático; procedimentos em fissuras lábio palatais; reabilitação protética e funcional das doenças da calota craniana, da face e do sistema estomatognático; procedimentos para a avaliação e tratamento dos transtornos respiratórios do sono; assistência aos pacientes portadores de queimaduras; assistência aos pacientes portadores de obesidade (cirurgia bariátrica); cirurgia reprodutiva; genética clínica; terapia nutricional; distrofia muscular progressiva; osteogênese imperfecta; fibrose cística e reprodução assistida.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389758
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a Política Nacional de Humanização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Cada face comporta uma convocação pedagógica, uma imagem de futuro, uma luta política e uma trama de conexões. Cada interseção resulta em trajetos formativos postos em ato. Merhy (1994) percebe isso quando afirma que a busca da qualidade dos serviços de saúde está em aproveitar os ruídos do cotidiano dos serviços e colegiadamente reorganizar o processo de trabalho. Para Merhy (1997), não se pode admitir ou propor a captura do trabalho em saúde pela lógica dos saberes e práticas expressos nos equipamentos e técnicas estruturados. Podemos dizer que o objeto da saúde não é objetificável, que não pode ser reificado. Para Merhy, as tecnologias de ação mais estratégicas em saúde configuram processos de intervenção em ato, operando tecnologias de relações. O trabalho em saúde promove processos de subjetivação, está além de práticas e saberes tecnológicos estruturados.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Porque não a Alternativa B?

  • Questão confusa.

    O HumanizaSUS, como também é conhecida a Política Nacional de Humanização, aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho.

  • HUMANIZAR O SUS REQUER ESTRATÉGIAS QUE SÃO CONSTRUÍDAS ENTRE OS TRABALHADORES, USUÁRIOS E GESTORES DO SERVIÇO DE SAÚDE.

  • A letra B está errada por considerar a PNH como política unidirecional, quando na verdade a PNH é política TRANSVERSAL: Gestores, Trabalhadores e Usuários


ID
3389761
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação ao conceito de ambiência.

Alternativas
Comentários
  • Portaria n° 2436/2017 - A ambiência de uma UBS refere-se ao espaço físico (arquitetônico), entendido como lugar social, profissional e de relações interpessoais, que deve proporcionar uma atenção acolhedora e humana para as pessoas, além de um ambiente saudável para o trabalho dos profissionais de saúde.

    RESPOSTA: D

  • GABARITO: LETRA D

    ? O Ministério da Saúde tem reafirmado o HumanizaSUS como política que atravessa as diferentes ações e instâncias do Sistema Único de Saúde, englobando os diferentes níveis e dimensões da Atenção e da Gestão. Operando com o princípio da transversalidade, a Política Nacional de Humanização (PNH) lança mão de ferramentas e dispositivos para consolidar redes, vínculos e a corresponsabilização entre usuários, trabalhadores e gestores. Ao direcionar estratégias e métodos de articulação de ações, saberes, práticas e sujeitos, pode-se efetivamente potencializar a garantia de atenção integral, resolutiva e humanizada

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389764
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Portaria n° 1.378/2013, que regulamenta as responsabilidades e define diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde, regulamenta aspectos relacionados a:


1. Prevenção e controle das doenças transmissíveis e crônicas não transmissíveis, acidentes e violências.

2. Populações expostas a riscos ambientais em saúde e saúde do trabalhador.

3. Riscos decorrentes da produção e do uso de produtos, serviços e tecnologias de interesse para a saúde.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o As ações de Vigilância em Saúde abrangem toda a população brasileira e envolvem práticas e processos de trabalho voltados para:

    I - a vigilância da situação de saúde da população, com a produção de análises que subsidiem o planejamento, estabelecimento de prioridades e estratégias, monitoramento e avaliação das ações de saúde pública;

    II - a detecção oportuna e adoção de medidas adequadas para a resposta às emergências de saúde pública;

    III - a vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis;

    IV - a vigilância das doenças crônicas não transmissíveis, dos acidentes e violências;

    V - a vigilância de populações expostas a riscos ambientais em saúde;

    VI - a vigilância da saúde do trabalhador;

    VII - vigilância sanitária dos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos, serviços e tecnologias de interesse a saúde; e

    VIII - outras ações de vigilância que, de maneira rotineira e sistemática, podem ser desenvolvidas em serviços de saúde públicos e privados nos vários níveis de atenção, laboratórios, ambientes de estudo e trabalho e na própria comunidade.

    RESPOSTA: E

  • GABARITO: LETRA E

    ? Todos itens corretos segundo a Portaria n° 1.378/2013:

    ? Art. 4º As ações de Vigilância em Saúde abrangem toda a população brasileira e envolvem práticas e processos de trabalho voltados para:

    I - a vigilância da situação de saúde da população, com a produção de análises que subsidiem o planejamento, estabelecimento de prioridades e estratégias, monitoramento e avaliação das ações de saúde pública;

    II - a detecção oportuna e adoção de medidas adequadas para a resposta às emergências de saúde pública;

    III - a vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis;

    IV - a vigilância das doenças crônicas não transmissíveis, dos acidentes e violências;

    V - a vigilância de populações expostas a riscos ambientais em saúde;

    VI - a vigilância da saúde do trabalhador;

    VII - vigilância sanitária dos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos, serviços e tecnologias de interesse a saúde; e

    VIII - outras ações de vigilância que, de maneira rotineira e sistemática, podem ser desenvolvidas em serviços de saúde públicos e privados nos vários níveis de atenção, laboratórios, ambientes de estudo e trabalho e na própria comunidade.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389767
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, realizada no Rio de Janeiro, em outubro de 2011, foi apresentada a Declaração Política do Rio sobre os Determinantes Sociais da Saúde.


Um dos pontos centrais defendidos nessa declaração foi:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Segundo a Declaração Política do Rio sobre Determinantes Sociais da Saúde :

    ? A boa saúde exige a existência de um sistema de saúde universal, abrangente, equitativo, efetivo, ágil, acessível e de boa qualidade. Contudo, ela também depende do envolvimento e do diálogo com outros setores e atores, visto que o desempenho destes gera impactos significativos sobre a saúde. Ações políticas coordenadas e intersetoriais são comprovadamente eficazes. A estratégia de Saúde em Todas as 2 Políticas, juntamente com a cooperação e ações intersetoriais, constitui um enfoque promissor para ampliar a responsabilização de outros setores em relação à saúde, além de promover a equidade em saúde e o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas e produtivas. Enquanto metas coletivas, a saúde e o bem-estar para todos deveriam estar entre as mais altas prioridades no âmbito local, nacional, regional e internacional.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Segundo a Declaração Política do Rio sobre Determinantes Sociais da Saúde :

    (ii) Fortalecer os sistemas de saúde para que ofereçam cobertura universal e equitativa e promovam o acesso a serviços integrais e de qualidade em promoção da saúde, prevenção, atenção e reabilitação aos enfermos em todo o ciclo de vida, com ênfase especial na atenção primária à saúde abrangente e integrada;  


ID
3389770
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nogueira (2011) destaca que a contribuição do discurso acerca dos determinantes sociais da saúde pode ser visualizada a partir de sua relação com as três dimensões do Serviço Social - a teórico-metodológica, a ético-política e a técnico-operativa.


Constituem ações profissionais no âmbito técnico-operativo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? É dentro do sistema federativo e descentralizado, que se configurou com a Constituição de 1988, promulgada após o período de 20 anos de regime autoritário, que são implementadas as políticas de segurança alimentar, renda da cidadania e assistência social. Estados e municípios vieram a ter, a partir de então, novo papel, particularmente no que se refere à gestão das políticas sociais. Os municípios foram reconhecidos como entes federativos autônomos, com competência para organizar e prestar diferentes tipos de serviços públicos de interesse local, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão. O nível federal passou a transferir para os estados, e, principalmente, para os municípios, um conjunto de responsabilidades e prerrogativas na gestão das políticas, programas e prestação de serviços sociais e assistenciais. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Basicamente, o que a questão está colocando são ações socioeducativas. 

    Vamos passar cada um dos itens.

    (A) Fortalecer a integralidade em suas várias dimensões, principalmente na setorialização da gestão pública.

    Errado. Esse item acaba sendo contraditório. Como fortalecer a integralidade através da setorialização. É o mesmo que intentar garantir a universalização das políticas públicas através da focalização.

    (B) Representar os setores populares para criar uma cultura de avaliação que valorize o discurso vazio sobre as políticas de proteção social.

    Errado. “Valorize o discurso vazio sobre as políticas de proteção social”. Isso não faz o menor sentido, não é mesmo? A ação socioeducativa no âmbito do Serviço Social vai justamente na contramão disso.

    (C) Identificar no espaço sócio-ocupacional como se potencializam as desigualdades em saúde, tendo como marco teórico a determinação social da doença.

    Errado. O assistente social na elaboração do seu estudo social deve ter como norte a sua concepção de totalidade. Assim, o determinante social é um elemento que deve ser considerado. No entanto, não é o único.

    (D) Potencializar a participação de grupos vinculados à saúde para garantir a socialização das informações somente a alguns setores populares.

    Errado. O acesso à informação é direito da sociedade como um todo e não deve ser privilégio de setores específicos.

    (E) Estabelecer sistemas de monitoramento e avaliação das políticas e das intervenções implementadas.

    Correto. É isso mesmo. Aqui percebe-se uma ação no sentido do controle social.

    RESPOSTA: LETRA E


ID
3389773
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base na Lei Orgânica da Assistência Social (n° 8.742, de 7 de dezembro de 1993) assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Diretrizes é DEPAPRI:

    ? A assistência social tem como diretrizes: descentralização político-administrativa; participação da população e primazia da responsabilidade do Estado na condução da política.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • DE PA PRI


ID
3389776
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às revisões e ampliações apresentadas na edição do Código de Ética do/a Assistente Social e da Lei n° 8.662/1993 em 2011 (BRASIL, 2012), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Conforme deliberação do 39o encontro do conjunto CFESS/CRESS, o texto do CEP foi adequado a linguagem de gênero.

  • GABARITO: LETRA D

    ? A Presidente do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e de acordo com a deliberação do Conselho Pleno, em reunião ordinária, realizada em Brasília, em 13 de março de 1993, reconhece a linguagem de gênero, adotando-se em todo o texto a forma masculina e feminina, simultaneamente.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389779
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Martini e Dal Prá (2018), a atuação do assistente social na equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) deve considerar as diretrizes da APS.


Dentre essas diretrizes, é correto afirmar que sua atuação deve ser:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? O Nasf é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de SF e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família. Deve estar comprometido, também, com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da SF e entre sua própria equipe (Nasf), incluindo na atuação ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura, além de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial dos serviços de saúde.

    ? Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389782
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Martini e Dal Prá (2018), a organização dos processos de trabalho do Núcleo de Atenção em Saúde da Família (NASF) tem como foco:

Alternativas
Comentários
  • Nasf e o Processo de Trabalho na Atenção Básica

  • O que torna a letra A incorreta?


ID
3389785
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com Bravo, Pelaez e Pinheiro (2018), a atual configuração do Sistema Único de Saúde (SUS) é fruto das disputas entre projetos distintos e antagônicos existentes na sociedade brasileira para a área da saúde desde antes da Constituição de 1988.


Assinale a alternativa correta em relação a esses projetos:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

  • GABARITO: LETRA A

    ? A coordenadora da Comissão de Seguridade Social do CFESS, Alessandra Ribeiro, também integrou a mesa e ressaltou a programação da plenária. ?Nosso evento foi organizado para adensarmos as discussões sobre essa política pública tão atingida pela contrarreforma do Estado, o que impacta diretamente no trabalho de assistentes sociais?, avaliou a conselheira.

    Em seguida, a mesa-redonda Política de Saúde na atual conjuntura trouxe uma análise histórica da política de Saúde no Brasil. A primeira a palestrar foi a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e integrante da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, Maria Inês Bravo. Ela explicou sobre os três projetos em disputa na política de Saúde brasileira: o projeto da Reforma Sanitária (que entende a saúde como direito social e dever do Estado); o projeto Privatista e o projeto de Reforma Sanitária Flexibilizada.

    A professora também apresentou a Frente da Saúde e divulgou os dois abaixo-assinados lançados pelo movimento: um contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e outro pela procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade 1923/98 (contra a lei de criação das Organizações Sociais). E terminou, agitando os participantes com o brado do movimento: ?A nossa luta é todo dia, Saúde e Educação não são mercadoria!?.

    ? Fonte: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1133

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389788
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Com base no Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003) assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o, § 2o Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos. (Incluído pela Lei no. 13.466 de 2017) ATENDIMENTO PRIORITÁRIO ESPECIAL

    letra "D"

  • Será que esse atendimento reservado aos maiores de 80 anos, será SEMPRE preferencial?

    No caso de uma emergência em que figure um idoso de 60 anos e outro idoso de 80 anos (sem emergência), o idoso de 80 anos terá prioridade? ÓBVIO que não...

  • Respondendo ao colega:

    As unidades de saúde possuem, geralmente, atendimento emergencial e de urgência, e de consulta (rotina). A determinação da prioridade em situações de emergência depende da avaliação de classificação de risco (avaliação ABCE, escala de Glascow, etc). A equipe de atendimento determinará a prioridade de atendimento para preservação da vida. Nos demais atendimentos, àqueles menos grave e que podem aguardar, será observada as prioridades de atendimento. Idosos com 80 anos ou mais terão prioridade sobre os demais idosos.

    Estatuto do Idoso:

    Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    § 7º Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência. 

  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo o Estatuto do Idoso (10741/2003), art. 3º:

    ? § 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.  (Incluído pela Lei nº 13.466, de 2017).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • LEI Nº 10.741/2003

    a) junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

    b) idade igual ou superior a 60 anos;

    c) não apenas da família, mas também da comunidade, da sociedade e do Poder Público;

    e) exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: D

  • Diferença entre os Arts:

    Gab. D

    Disposições Preliminares

    Art. 3

    § 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.   

    Do Direito à Saúde

    Art. 15

    § 7º Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.    

    Várias questões usam o mesmo artigo.

    Q1135337

  • discordo total desse gabarito assim lógico que é o mais correto porém a letra da lei traz um SALVO

  • O idoso terá atendimento preferencial imediato e individualizado exclusivamente junto aos órgãos públicos prestadores de serviços à população.

    § 1º A garantia de prioridade compreende:               

              I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

            II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

            III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;

            IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;

            V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

            VI – capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;

            VII – estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;

            VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.

             IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. 

  • O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

    Art. 1 É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

  • É obrigação exclusiva da família assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

    Art. 3 É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

  • Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    § 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.       

  • Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, mesmo quando esta não possuir condições de manutenção da própria sobrevivência.

    V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

  • D: já fiz questões que fala da exceção da emergência. Será que esse atendimento reservado aos maiores de 80 anos, será SEMPRE preferencial como fala a questão.

    No caso literalidade da lei. Boa questão

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) O idoso terá atendimento preferencial imediato e individualizado exclusivamente junto aos órgãos públicos prestadores de serviços à população.

    Errado. A prioridade se aplica também aos prestadores privados de serviços à população,  art. 3º, § 1º, I, do Estatuto do Idoso:  § 1º A garantia de prioridade compreende:   I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

    b) O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

    Errado. O Estatuto do Idoso se destina às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, nos termos do art. 1º, do Estatuto do Idoso: Art. 1 É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

    c) É obrigação exclusiva da família assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

    Errado. A obrigação não é exclusiva da família, mas, sim, da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público, nos termos do art. 3º, do Estatuto do Idoso: Art. 3 É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

    d) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 3º, § 2º, do Estatuto do Idoso:    § 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.    

    e) Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, mesmo quando esta não possuir condições de manutenção da própria sobrevivência.

    Errado. Quando o idoso não possuir ou carecer de condições de manutenção da sua própria sobrevivência haverá priorização do atendimento asilar, nos termos do art. 3º, § 1º, V, do Estatuto do Idoso:  § 1º A garantia de prioridade compreende:  V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

    Gabarito: D

  • A questão trata do Estatuto do Idoso.

    A) O idoso terá atendimento preferencial imediato e individualizado exclusivamente junto aos órgãos públicos prestadores de serviços à população.

     

    Estatuto do Idoso:

    Art. 3º. § 1º A garantia de prioridade compreende:                (Redação dada pela Lei nº 13.466, de 2017)

    I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

    O idoso terá atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

    Incorreta letra A.

    B) O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

     

    Estatuto do Idoso:

    Art. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

    O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

     

    Incorreta letra B.

    C) É obrigação exclusiva da família assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

     

    Estatuto do Idoso:

    Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

    É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

    Incorreta letra C.

    D) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

     

    Estatuto do Idoso:

    Art. 3º. § 2º  Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.                 (Incluído pela Lei nº 13.466, de 2017)

    Correta letra D. Gabarito da questão.

    E) Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, mesmo quando esta não possuir condições de manutenção da própria sobrevivência. 

     

    Estatuto do Idoso:

    Art. 3º. § 1º A garantia de prioridade compreende:                (Redação dada pela Lei nº 13.466, de 2017)

    V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

    Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto quando esta não possuir condições de manutenção da própria sobrevivência. 

     

    Incorreta letra E.

    Gabarito do Professor letra D.

     


ID
3389791
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Com base no Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003) assinale a alternativa correta no que se refere à área da saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles à quaisquer dos seguintes órgãos.

    LETRA E

  • CAPÍTULO IV

    Do Direito à Saúde

            Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

            § 1 A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:

           I – cadastramento da população idosa em base territorial;

           II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

           III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;

           IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;

           V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das seqüelas decorrentes do agravo da saúde.

            § 2 Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

            § 3 É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

            § 4 Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado, nos termos da lei.

    § 5 É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento:       

    I - quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência; ou        

    II - quando de interesse do próprio idoso, este se fará representar por procurador legalmente constituído.        

    § 6 É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.       

  • GABARITO: LETRA E

    ? Segundo o Estatuto do Idoso (10741/2003):

    ? Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:  (Redação dada pela Lei nº 12.461, de 2011).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • LEI Nº 10.741/2003

    a) é vedada a a cobrança de valores diferenciados em razão da idade;

    b) além do INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado;

    c) com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;

    d) independe da comprovação de renda;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: E

  • rt. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:          

           I – autoridade policial;

           II – Ministério Público;

           III – Conselho Municipal do Idoso;

           IV – Conselho Estadual do Idoso;

           V – Conselho Nacional do Idoso.

            § 1 Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.        

            § 2 Aplica-se, no que couber, à notificação compulsória prevista no caput deste artigo, o disposto na .         

  • Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação em saúde mediante comprovação de renda.

    § 2 Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.(Independentemente de renda)

            § 3 É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

  • A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de unidades geriátricas de referência, com pessoal clínico geral.

     1 A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:

           I – cadastramento da população idosa em base territorial;

           II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

           III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;

           IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;

           V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das seqüelas decorrentes do agravo da saúde.

  • É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar exclusivo pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.

    § 6  É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.       

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Os planos de saúde devem realizar cobranças de valores diferenciados em razão da idade avançada do cliente.

    Errado. Exatamente o oposto: é proibido a cobrança de valores diferenciados em virtude da idade avançada, nos termos do art. 15, § 3º, do Estatuto do Idoso:  § 3 É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    b) É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar exclusivo pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.

    Errado. Não é exclusivo, pode ser prestado pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, nos termos do art. 15, § 6º, do Estatuto do Idoso:| § 6  É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.  

    c) A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de unidades geriátricas de referência, com pessoal clínico geral.

    Errado. O pessoal será especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social, nos termos do art. 15, §1º, III, do Estatuto do Idoso: § 1 A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de: III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;

    d) Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação em saúde mediante comprovação de renda.

    Errado. Não é necessária a comprovação de renda, nos termos do art. 15, § 2º, do Estatuto do Idoso:  § 2 Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

    e) Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 19, do Estatuto do Idoso: Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:

    Gabarito: E

  • A questão trata do direito à saúde do idoso.

    A) Os planos de saúde devem realizar cobranças de valores diferenciados em razão da idade avançada do cliente.

    Estatuto do Idoso:

    Art. 15. § 3o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    Os planos de saúde não devem realizar cobranças de valores diferenciados em razão da idade avançada do cliente.


    Incorreta letra A.

    B) É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar exclusivo pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.

     

    Estatuto do Idoso:

    Art. 15. § 6o É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.       (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)

    É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.      

    Incorreta letra B.

    C) A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de unidades geriátricas de referência, com pessoal clínico geral.

     

    Estatuto do Idoso:

    Art. 15. § 1o A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:

    III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;

    A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social.


    Incorreta letra C.

    D) Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação em saúde mediante comprovação de renda. 

     

    Estatuto do Idoso:

    Art. 15. § 2o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

    Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

    Incorreta letra D.

    E) Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária.

     

    Estatuto do Idoso:

    Art. 19.  Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:          (Redação dada pela Lei nº 12.461, de 2011)

    Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária.


    Correta letra E. Gabarito da questão.

    Gabarito do Professor letra E.


ID
3389794
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo a partir das considerações de Guimarães (2017) sobre as expressões conservadoras no trabalho em saúde e a abordagem familiar e comunitária.


1. O recurso ao espaço familiar e comunitário como lócus de reprodução social é uma novidade do atual momento da política social.

2. A atuação do profissional de saúde no contexto das políticas sociais, considerando seu caráter contraditório, não é neutra, ou seja, imprime uma direção social.

3. No contexto de desresponsabilização do Estado frente às políticas e aos serviços sociais na saúde, a família e sociedade civil são chamadas a assumir a proteção social e redescobertas como possibilidade de recomposição de uma sociedade solidária.

4. No contexto de contrarreforma do Estado, os profissionais de saúde, em sua minoria, vivenciam a fragilização dos vínculos e contratos de trabalho, sem impacto na autonomia profissional.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    1. O recurso ao espaço familiar e comunitário como lócus de reprodução social é uma novidade do atual momento da política social ? incorreto, não se trata de uma novidade, é algo que já vem sendo debatido durante bom tempo.

    2. A atuação do profissional de saúde no contexto das políticas sociais, considerando seu caráter contraditório, não é neutra, ou seja, imprime uma direção social.

    3. No contexto de desresponsabilização do Estado frente às políticas e aos serviços sociais na saúde, a família e sociedade civil são chamadas a assumir a proteção social e redescobertas como possibilidade de recomposição de uma sociedade solidária.

    4. No contexto de contrarreforma do Estado, os profissionais de saúde, em sua minoria, vivenciam a fragilização dos vínculos e contratos de trabalho, sem impacto na autonomia profissional ? incorreto, é em sua MAIORIA.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • 4. No contexto de contrarreforma do Estado, os profissionais de saúde, em sua minoria, vivenciam a fragilização dos vínculos e contratos de trabalho, sem impacto na autonomia profissional.


ID
3389797
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo com base em Santos e Lanza (2014) sobre a atuação do assistente social no Núcleo de Atenção em Saúde da Família (NASF).


1. Nas atividades construídas pelos assistentes sociais identificou-se uma tendência em ampliar as ações das equipes de referência para interpretações que ultrapassassem a questão biológica.

2. O assistente social deve consolidar sua intervenção profissional em aspectos técnico-operativos padronizados com as equipes de referência e com a população usuária da atenção básica.

3. O assistente social tem sido chamado a dar proposições às questões identificadas no modo de viver das famílias atendidas.

4. O matriciamento em saúde não tem um caráter neutro e despretensioso; ele se insere na defesa da saúde pública universal. Por isso ao assistente social cabe posicionar-se sob que concepção de saúde vai desenvolver seu trabalho profissional.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? 2. O assistente social deve consolidar sua intervenção profissional em aspectos técnico-operativos padronizados com as equipes de referência e com a população usuária da atenção básica.

    ? Incorreto, não deve haver uma padronização, cada caso deve ser averiguado conforme a sua especificação.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389800
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo com base na Lei Orgânica da Assistência Social (n° 8.742, de 7 de dezembro de 1993).


Coluna 1 Tipos de atendimento

1. Benefício de Prestação Continuada

2. Benefícios Eventuais

3. Serviços

4. Programas de Assistência Social


Coluna 2 Descrição

( ) Compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais.

( ) Garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

( ) Provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Suas e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

( ) Atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população e cujas ações, voltadas para as necessidades básicas, observem os objetivos, princípios e diretrizes estabelecidos nesta Lei.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    (4) Compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais ? trata dos "Programas de Assistência Social".

    (1) Garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família ? Benefício de Prestação Continuada (BPC ? segundo a LOAS "8742/93").

    (2) Provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Suas e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública ? Refere-se aos Benefícios Eventuais.

    (3) Atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população e cujas ações, voltadas para as necessidades básicas, observem os objetivos, princípios e diretrizes estabelecidos nesta Lei ? trata dos "serviços".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389803
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a Política de Recursos Humanos inserida na Política Nacional de Assistência Social (2005), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? ?A concepção da Assistência Social como direito impõe aos trabalhadores da política que estes superem a atuação na vertente de viabilizadores de programas para a de viabilizadores de direitos. Isso muda substancialmente seu processo de trabalho? (COUTO, 1999 apud Brasil, 2004, p.47)

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389806
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com a Lei no 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (BRASIL, 1990), analise as afirmativas a seguir sobre o que compreende a garantia de prioridade:


1. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

2. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.

3. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.

4. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

5. Prevalência do dever da família e da comunidade em geral em assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

    a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

    c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

    d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

    letra E

  • Prevalência do dever da família e da comunidade em geral em assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. ERRADA

    Gab; E

    Art. 4o É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

  • Prioridade Absoluta: ECA X Estatuto do Idoso

    Quando houver um conflito entre as normas, qual prevalecerá? O ECA, quando as necessidades forem equivalentes. A prevalência do ECA é justificada através de sua previsão em norma hierarquicamente superior. A prioridade absoluta com relação às crianças e aos adolescentes tem vigência na Constituição Federal em seu artigo 227. Por outro lado, o princípio da prioridade absoluta, quanto aos idosos, tem vigência perante o Estatuto dos Idosos, que possui caráter infraconstitucional.

  • GABARITO: LETRA E

    ? Segundo o ECA (8069/90):

    ? Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

    a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

    c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

    d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

    a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

    c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

    d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

  • tivesse tbm poder publico no ultimo item estava correto ele tbm.

  • A questão exige o conhecimento dos deveres da família, da comunidade e da sociedade em relação ao infante. Essa previsão encontra respaldo no art. 4º da lei nº 8.096/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

    Entre os deveres, está o da garantia da absoluta prioridade. Ou seja, havendo conflito entre um direito do adulto e um direito de um infante, o do menor de idade deve ser garantido em primeiro lugar.

    O parágrafo único do art. 4º do ECA, que foi cobrado em sua literalidade na questão, tem a seguinte redação:

    Art. 4º, parágrafo único, ECA: a garantia de prioridade compreende:

    a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; (ITEM 1)

    b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; (ITEM 2)

    c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; (ITEM 3)

    d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. (ITEM 4)

    Conforme se observa do rol do parágrafo único do art. 4º, os itens 1, 2, 3 e 4 estão corretos. Em relação ao item 5, o ECA não afirma que há "prevalência no dever da família e da comunidade", mas sim "dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público". Veja:

    Art. 4º ECA: é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    GABARITO: E


ID
3389809
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere a Lei n° 8.662/1993, que dispõe sobre a profissão de assistente social (BRASIL, 1993), já com a alteração trazida pela Lei n° 12.317/2010. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as competências e atribuições privativas do assistente social.


( ) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil é competência do assistente social.

( ) Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais é competência do assistente social.

( ) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social é atribuição privativa do assistente social.

( ) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social é atribuição privativa do assistente social.

( ) Treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social é atribuição privativa do assistente social.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Lei n° 8.662/1993

    Art. 4o Constituem competências do Assistente Social:

     II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;

     VI - planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais;

    Art. 5o Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

     I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

    IV - realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;

    VI - treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social;

  • GABARITO: LETRA A

    ? Todos itens estão corretos:

    (V) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil é competência do assistente social.

    (V) Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais é competência do assistente social.

    (V) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social é atribuição privativa do assistente social.

    (V) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social é atribuição privativa do assistente social.

    (V) Treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social é atribuição privativa do assistente social.

    ? Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389812
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com o documento “Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família” (BRASIL, 2010) sobre a Atenção Primária em Saúde (APS).


( ) A APS é o primeiro contato na rede assistencial dentro do sistema único de saúde.

( ) A APS caracteriza-se pela continuidade e integralidade da atenção, além de representar a centralidade burocrática da assistência dentro do sistema único de saúde.

( ) A APS compreende quatro atributos essenciais sendo: acesso, continuidade do cuidado, integralidade da atenção e coordenação do cuidado dentro do sistema único de saúde.

( ) As ações de atenção em saúde da APS são centradas na família para que esta desenvolva comportamentos coletivos e individuais saudáveis de modo a preservar seu bem-estar físico.

( ) A Estratégia de Saúde da Família (ESF), como componente estruturante do sistema de saúde brasileiro, tem como principal propósito reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • "A APS caracteriza-se pela continuidade e integralidade da atenção, além de representar a centralidade burocrática da assistência dentro do sistema único de saúde"

    "As ações de atenção em saúde da APS são centradas na família para que esta desenvolva comportamentos coletivos e individuais saudáveis de modo a preservar seu bem-estar físico"

    Pq são falsas?

  • "APS representa o primeiro contato na rede assistencial dentro do sistema de saúde, caracterizando-se, principalmente, pela continuidade e integralidade da atenção, além da coordenação da assistência dentro do próprio sistema, da atenção centrada na família, da orientação e participação comunitária e da competência cultural dos profissionais. São assim estipulados seus atributos essenciais: o acesso de primeiro contato do indivíduo com o sistema de saúde, a continuidade e a integralidade da atenção, e a coordenação da atenção dentro do sistema."

    Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf


ID
3389815
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base nas diretrizes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) (BRASIL, 2010) assinale a alternativa correta sobre o conceito e as características do apoio matricial:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? O apoio matricial será formado por um conjunto de profissionais que não têm, necessariamente, relação direta e cotidiana com o usuário, mas cujas tarefas serão de prestar apoio às equipes de referência (equipes de SF). Assim, se a equipe de referência é composta por um conjunto de profissionais considerados essenciais na condução de problemas de saúde dos clientes, eles deverão acionar uma rede assistencial necessária a cada caso. Em geral é em tal ?rede? que estarão equipes ou serviços voltados para o apoio matricial (no caso, os Nasf), de forma a assegurar, de modo dinâmico e interativo, a retaguarda especializada nas equipes de referência (no caso, as equipes de Saúde da Família). Vale ressaltar aqui que o Nasf está inserido na rede de serviços dentro da APS assim como as equipes de SF, ou seja, ele faz parte da APS. O apoio matricial apresenta as dimensões de suporte: assistencial e técnico-pedagógico. A dimensão assistencial é aquela que vai produzir ação clínica direta com os usuários, e a ação técnico-pedagógica vai produzir ação de apoio educativo com e para a equipe. Essas duas dimensões podem e devem se misturar nos diversos momentos.

    ? Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389818
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base nas diretrizes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) (BRASIL, 2010) assinale a alternativa correta sobre o Serviço Social:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Esse documento está estruturado em quatro itens. O primeiro intitulado ?Saúde, Reforma Sanitária, Sistema Único de Saúde e desafios atuais? recupera a luta por saúde nos anos oitenta, a construção do Projeto de Reforma Sanitária e apresenta os impasses vividos dos anos noventa até os dias atuais. Já o segundo item aborda a discussão teórica e política presente no Serviço Social na Saúde, apresentando alguns desafios postos na atualidade para o fortalecimento do projeto ético político profissional. Intitulado ?Atuação do Assistente Social na Saúde?, o terceiro item caracteriza inicialmente as atribuições e competências gerais do assistente social e, em um segundo momento, discute a intervenção do profissional na saúde, a partir de seis eixos de ação, a saber: ações assistenciais; ações em equipe; ações socioeducativas; ações de mobilização, participação e controle social; ações de investigação, planejamento e gestão; ações de assessoria, qualificação e formação profissional. Por fim, o texto aponta para ?Algumas Reflexões? fruto da elaboração realizada. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3389821
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Sobre a Lei Maria da Penha (Lei no 11.340, de 7 de agosto de 2006), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Vou colocar a lei inteira aqui, não dá uma página, já caiu em várias questões:

    Presidência da República
    Secretaria-Geral
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    LEI Nº 13.641, DE 3 DE ABRIL DE 2018.

    Altera a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), para tipificar o crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1º Esta Lei altera a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), para tipificar o crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência.

    Art. 2º O Capítulo II do Título IV da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha) , passa a vigorar acrescido da seguinte Seção IV, com o seguinte art. 24-A:

    “ Seção IV

    Do Crime de Descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência

    Descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência

    Art. 24-A. Descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência previstas nesta Lei:

    Pena – detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos.

    § 1º A configuração do crime independe da competência civil ou criminal do juiz que deferiu as medidas.

    § 2º Na hipótese de prisão em flagrante, apenas a autoridade judicial poderá conceder fiança.

    § 3º O disposto neste artigo não exclui a aplicação de outras sanções cabíveis.”

    Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 3 de abril de 2018; 197º da Independência e 130º da República.

    MICHEL TEMER
    Torquato Jardim
    Gustavo do Vale Rocha

  • B) Art. 31. Quando a complexidade do caso exigir avaliação mais aprofundada, o juiz poderá determinar a manifestação de profissional especializado, mediante a indicação da equipe de atendimento multidisciplinar.

    c) Art. 35. A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios poderão criar e promover, no limite das respectivas competências: (...) III - delegacias, núcleos de defensoria pública, serviços de saúde e centros de perícia médico-legal especializados no atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar;

    d) Art.9, § 3º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar compreenderá o acesso aos benefícios decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico, incluindo os serviços de contracepção de emergência, a profilaxia das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outros procedimentos médicos necessários e cabíveis nos casos de violência sexual.

    E)

    Art. 5º Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:   

    Art.7, V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • GABARITO A

    Art. 24-A. Descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência previstas nesta Lei:        

    Pena – detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos.  

    Dica: "Descumprir = Detenção"

  • GABARITO: LETRA A

    ? Segundo a Lei Maria da Penha (11340/2006):

    ? Art. 24-A. Descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência previstas nesta Lei: (Incluído pela Lei nº 13.641, de 2018)

    Pena ? detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos. (Incluído pela Lei nº 13.641, de 2018).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A Constituição Federal de 1988 traz em seu texto que a família é a base da sociedade e terá proteção especial do Estado e que este criará mecanismos para combater a violência no âmbito de suas relações. Assim, surge a Lei 11.340 de 2006, que cria referidos mecanismos, dispondo em seu artigo 5º que: “configura violência doméstica contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial".


    A lei 11.340 é chamada de lei “Maria da Penha" devido ao caso ocorrido com Maria da Penha Maia Fernandes, farmacêutica bioquímica, natural de Fortaleza/Ceará.


    Maria da Penha Maia Fernandes foi vítima de duas tentativas de feminícidio por parte de seu esposo, no ano de 1983, primeiro com um tiro em suas costas enquanto dormia, o que a deixou paraplégica, e quatro meses depois este tentou eletrocutá-la durante o banho.


    O primeiro julgamento do caso ocorreu em 1991, o segundo em 1996 e em 1998 o caso foi denunciado a Organização dos Estados Americanos, sendo o Estado responsabilizado por negligência em 2001.


    O marido de Maria da Penha só foi punido 19 (dezenove) anos depois do julgamento e ficou 2 (dois) anos em regime fechado.


    A lei 11.340 incluiu o parágrafo 9º no artigo 129 (lesão corporal) do Código Penal, tornando qualificada a lesão contra ascendente, descendente, irmão, cônjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade, com pena de 3 (três) meses a 3 (três) anos de detenção.


    A citada lei prevê a possibilidade de prisão preventiva do agressor mediante requerimento do Ministério Público ou representação da Autoridade Policial, no inquérito policial ou durante a instrução criminal.


    A lei “Maria da Penha" ainda traz que:


    1) é vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa;


    2) ofendida deverá ser notificada dos atos processuais referentes ao agressor, especialmente com relação ao ingresso e saída deste da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público; 


    3) atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores previamente capacitados, preferencialmente do sexo feminino;


    A) CORRETA: a lei 13.641/2018 incluiu o artigo 24-A na lei 11.340/2006 com a previsão de detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos para aquele que descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência previstas. Nesta infração penal, em caso de prisão em flagrante, a fiança só pode ser concedida pelo Juiz, artigo 24-A, §2º, da lei 11.340/2006.


    B) INCORRETA: A possibilidade de manifestação de profissional especializado mediante indicação de equipe multidisciplinar, quando a complexidade do caso exigir avaliação mais aprofundada, está prevista no artigo 31 da lei 11.340/2006.


    C) INCORRETA: a lei 11.340/2006, em seu artigo 35, III, traz a previsão de que a “União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios poderão criar e promover, no limite das respectivas competências: delegacias, núcleos de defensoria pública, serviços de saúde e centros de perícia médico-legal especializados no atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar."


    Vejamos o que mais a lei traz que poderá ser criado e promovido pelo Poder Público:


    “I - centros de atendimento integral e multidisciplinar para mulheres e respectivos dependentes em situação de violência doméstica e familiar;

    II - casas-abrigos para mulheres e respectivos dependentes menores em situação de violência doméstica e familiar;

    (...)

    IV - programas e campanhas de enfrentamento da violência doméstica e familiar;

    V - centros de educação e de reabilitação para os agressores." 


    D) INCORRETA: A referida assistência a mulher está prevista no artigo 9º, §3º, da lei 11.340/06 e será prestada, dentre outras, pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde, não havendo previsão da necessidade de comprovar residência em território da unidade básica de saúde.


    Neste ponto, um detalhe importante foi a inclusão do parágrafo quarto no citado artigo, obrigando o agressor a ressarcir o SUS pelos gastos com o tratamento das vítimas em caso de violência doméstica:


    “§ 4º Aquele que, por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial a mulher fica obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive ressarcir ao Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a tabela SUS, os custos relativos aos serviços de saúde prestados para o total tratamento das vítimas em situação de violência doméstica e familiar, recolhidos os recursos assim arrecadados ao Fundo de Saúde do ente federado responsável pelas unidades de saúde que prestarem os serviços."


    E) INCORRETA: A violência moral como forma de violência doméstica e familiar contra a mulher, como descrita na presente afirmativa, está prevista no artigo 7º, V, da lei 11.340/2006.





    Resposta: A


    DICA: Aqui tenha atenção com relação ao afastamento do agressor do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida, realizado pelo Delegado de Polícia quando o município não for sede de comarca ou pelo policial, quando o município não for sede de comarca e não houver delegado disponível no momento da denúncia, vide Lei 13.827/2019.


ID
3389824
Banca
FEPESE
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo de acordo com o documento “Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Volume 1: Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano”.


1. O NASF faz parte da Atenção Básica em Saúde e deve se constituir como um serviço com espaço físico independente.

2. O NASF pode construir diálogo com diferentes pontos de atenção, dentre estes articular com outros serviços intersetoriais.

3. Os profissionais do NASF devem considerar as relações do usuário com sua família, seu território e os diferentes espaços por onde o usuário circula para a produção do cuidado.

4. No NASF não haverá diferenças de atuação entre os profissionais de uma mesma equipe, pois as singularidades de competências devem ser suprimidas em prol do conceito ampliado de saúde.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    1. O NASF faz parte da Atenção Básica em Saúde e deve se constituir como um serviço com espaço físico independente ? incorreto, é um espaço dependente e que deve estar em articulação com os demais espaços.

    2. O NASF pode construir diálogo com diferentes pontos de atenção, dentre estes articular com outros serviços intersetoriais.

    3. Os profissionais do NASF devem considerar as relações do usuário com sua família, seu território e os diferentes espaços por onde o usuário circula para a produção do cuidado.

    4. No NASF não haverá diferenças de atuação entre os profissionais de uma mesma equipe, pois as singularidades de competências devem ser suprimidas em prol do conceito ampliado de saúde ? incorreto, visto que cada profissional possui um direcionamento e uma especificidade, não há padronização.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!