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Prova FUNCAB - 2014 - MDA - Complexidade Intelectual - Engenharia Agronômica


ID
1257028
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


Abaixo são feitas afirmativas a respeito do texto.

I. A canonização do padre José de Anchieta representa um reconhecimento histórico de um homem cuja vida pautou-se pelos valores e princípios do Evangelho.

II. A visão missionária de Anchieta ultrapassa o seu tempo e deixa um legado religioso e cultural que se prolonga pelo campo da literatura, da antropologia, da dramaturgia e das origens da biogeografia brasileira.

III. A extraordinária capacidade demonstrada por Anchieta de entregar a própria vida a uma causa nobre, sem pretensões de poder, foi a razão principal que o levou a fundar as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro.

IV. A contribuição de Anchieta foi fundamental para a literatura no Brasil: lançou as bases da arte da poesia lírica e épica, proferiu sermões, foi missivista e escreveu uma gramática da língua tupi-guarani.

V. A visão de Anchieta, no sentido de buscar um entendimento integral dos fenômenos relativamente à real idade antropológica, etnológica, teológica e ambiental, é uma referência para o mundo contemporâneo.

VI. Espera-se que o exemplo do novo santo seja um estímulo à busca do diálogo entre diferentes culturas e religiões, promovendo a solidariedade entre os povos, e ainda um reconhecimento de quanto é preciso desvendar e aprender coma rica biodiversidade brasileira.

As afirmativas acima que estão em conformidade como texto são apenas:

Alternativas
Comentários
  • A sentença III é incorreta, pois o texto não diz que as capacidades e qualidades de Anchieta foram a razão principal que o levou a fundar São Paulo e Rio de Janeiro. Não há relação de causa aqui. O texto apenas indica que a fundação dessas cidades "supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas."


ID
1257043
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


“...mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas.” (§ 5)

Das alterações feitas na redação do trecho acima, aquela em que foi mantido o sentido original do texto é:

Alternativas

ID
1257046
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


Nas transcrições abaixo, feitas do primeiro e segundo parágrafos, estão informados os termos a que se referemos pronomes em destaque.

I. “...que deu a SUA vida pelos valores e princípios do Evangelho...” / José de Anchieta.
II. “...sobretudo quando ESTE se estende desde o campo da literatura...” / legado.
III. “...pois ISTO supõe capacidade de dialogar...” / algo trivial.
IV. “...de alguém que procurou trabalhar e gastar a SUA vida com gratuidade e simplicidade...” / alguém.
V. “...sempre defendendo AQUELES que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador...” / os povos indígenas.

A informação está correta apenas nos itens:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o motivo de a (A) estar incorreta.

  • porque na C, SUA está substituindo alguém?? não entendi. obrigada 

  • Também não entendi. Algum professor pode auxiliar? Obrigada.

  • Fiquei surpreso com essa questão, muito estranha!!


  • A letra A está correta sim. "Sua" se refere a que então? Absurdo o gabarito.

  • Gabarito: C

    Aos colegas que não estão compreendendo a razão da assertiva A estar errada, eis a explicação:

    "A notícia da canonização do padre José de Anchieta, [...], é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho [...]";

    Notem que o pronome "sua" faz referência ao substantivo "homem" que, por sua vez, refere-se à José de Anchieta. A assertiva A está errada ao afirmar que o "sua" referencia "José de Anchieta" de forma direta, quando na verdade o faz de forma indireta.


ID
1257049
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


– “Sem nenhuma intenção de PROSELITISMO...” (§ 2)

– “...considerado um ÍCONE da evangelização...” (§ 2)

– “...não é algoTRIVIAL...” (§ 2) – “ . . .os efeitos NEFASTOS do processo colonizador...” (§ 2)

Os quatro termos em destaque nas transcrições acima, nos contextos em que foram empregados, podem ser substituídos, sem prejuízo para o sentido, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • e-

    PROSELITISMO é uma expressao religiosa com conotacao negativa, designando mobilizacao para mover fieis de uma denominacao religiosa para outra.


ID
1257052
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


“...um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho...”

Das alterações feitas na redação do trecho transcrito acima, aquele em que o termo em destaque é resultado de crase, sendo obrigatório o emprego do acento, é:

Alternativas
Comentários
  • CRASE OBRIGATÓRIA EM: MESMA (O) ; OUTRA (O) ; PRÓPRIA (O)

  • Não se usa crase antes de pronomes indefinidos: ex qualquer ,nenhum!


  • Não se utiliza crase, em regra, antes de pronomes demonstrativos da 1ª e 2ª pessoa (esse, essa, vossa, cujo, todo, qualquer, etc), exceto em “outras, demais e várias). 

    Ex: Contou tudo a ela. 

    A pessoa cuja filha atentou. 

    Está igual às demais.

  • Não entendi. Se não se usa crase antes de pronomes demonstrativos, como disse o Marcelo, como a resposta é letra 'B'?

  • Alternativa B

    Usando a técnica de substituição:

    Um homem que deu A própria vida os valores e princípios do Evangelho.
    Um homem que deu AO próprio gato os valores e princípios do Evangelho.

    Se foi possível a flexão do AO ao substituir por substantivo masculino, é porque a frase anterior tem crase.

    Seria impossível: Um homem que deu A próprio gato os valores e princípios do Evangelho. Logo, é possível a crase.

  •  a)crase nao ocorre antes de pronome indefinido

     b)ok

     c)crase nao ocorre antes de pronome indefinido

     d) crase nao ocorre antes de pronome demonistrativo 

     e)crase nao ocorre antes de verbo

  • GAB= B

    PM/SC

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

     


ID
1257055
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


Abaixo são transcritos trechos do texto onde ocorrem orações reduzidas de gerúndio, à frente das quais aparece a forma desenvolvida.

I. “...sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.” / ainda que chegue até os primórdios da biogeografia brasileira.

II. “...a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil...” / pois lançou as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil.

III. “O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos.” / e ainda agregar informações sobre os fenômenos climáticos.

As formas desenvolvidas estão semanticamente correspondentes:

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode justificar as respostas?

  • n tem logica agregar esta no infinitivo


ID
1257058
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Anchieta muito além dos milagres


         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas. 

         

          (SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)


“Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos...” (§ 4)

Na oração acima, a concordância verbal foi feita com o verbo no singular, num contexto em que o verbo também poderia ser expresso no plural.

Das orações abaixo, aquela em que a concordância verbal também é facultativa, podendo o verbo ser expresso no singular ou no plural, é:

Alternativas
Comentários
  • PRONOMES INDEFINIDOS OU INTERROGATIVOS NO PLURAL + DE NÓS, DE VÓS.

    - Quando o sujeito é formado de expressões constituídas de pronome indefinido ou interrogativo no plural, mais os termos "de nós", "de vós", o verbo vai para a terceira pessoa do plural (concordância mais lógica, na medida em que ela incide sobre o núcleo do sujeito, no caso o pronome da expressão). É possível, no entanto, o verbo concordar com os pronomes pessoais "nós e vós". Trata-se de um caso em que a forma verbal escolhida revela a posição do enunciador, do falante. 

    Exemplos: 

    Quais de nós (concluiremos) concluirão a faculdade? 
    Alguns de vós (viestes) vieram de bem longe. 
    Muitos de nós (deixamos) deixam a vida passar sem produzir nada. 
    Quantos de vós (contribuístes) contribuíram para a melhoria de vosso país? 

    Observações: 

    1. Com o pronome indefinido ou interrogativo no singular, como em "Qual de nós", "Qual de vós", "Qual de vocês", "Algum de nós", "Algum de vós", "Algum de vocês" ou casos semelhantes, o verbo deve ser flexionado na terceira pessoa do singular, porque o processo expresso pelo verbo só se refere a um elemento. 

    Exemplos: 

    Um de nós te levará em casa após a festa; Qual de nós poderá afirmar isso diante do juiz?; Qual de vocês quer assumir a responsabilidade deste trabalho?; Nenhum de nós consegue resistir a essa tentação; Algum de vós deseja participar do jogo?; Algum de vocês conhece um caminho mais curto?; Nenhum dos jogadores quis comentar a atitude do árbitro. 

    2. Quando o sujeito é formado pelas expressões "cada um de nós", "cada um de vocês" e semelhantes, o verbo deve ficar no singular, imposto pela expressão "cada um", que está no singular.

    Exemplos: 

    Cada um de nós sabe o que deve fazer; Cada um de vós tem de procurar fazer a sua parte; Cada um de vocês poderá realizar o melhor possível.

    http://www.projetosat.com/eea/site_beta/materias/portugues/gramatica/conc-verbal-pt.html

  • Rumooo PM SC


ID
1257061
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

Os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão de uso, que serão:

Alternativas
Comentários
  • Correta: Letra C


    Art. 189. Os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão de uso, inegociáveis pelo prazo de dez anos.


    CF

  • Art. 189. Os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão de uso, inegociáveis pelo prazo de dez anos.

    Parágrafo único. O título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil, nos termos e condições previstos em lei.



ID
1257064
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

Sobre a usucapião constitucional rural, é correto afirmar que será concedido:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D


    Art. 191. Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra, em zona rural, não superior a cinqüenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe-á a propriedade.


    CF


ID
1257067
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

Sobre a desapropriação por interesse social, para fins de reforma agrária, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B


    Art. 5° § 2º O decreto que declarar o imóvel como de interesse social, para fins de reforma agrária, autoriza a União a propor ação de desapropriação.


    Lei 8.629/93.

  • Por quê a questão A está errada?

  • LEI 8629/1993

    a) Art. 2º, § 1º. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social.

    b) Art. 5º, § 2º. O decreto que declarar o imóvel como de interesse social, para fins de reforma agrária, autoriza a União a propor ação de desapropriação.

    c) Art. 26. São isentas de impostos federais, estaduais e municipais, inclusive do Distrito Federal, as operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária, bem como a transferência ao beneficiário do programa.

    d)  Art. 5º. A desapropriação por interesse social, aplicável ao imóvel rural que não cumpra sua função social, importa prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária.  § 1º As benfeitorias úteis e necessárias serão indenizadas em dinheiro (...)

    e) Art. 25. O orçamento da União fixará, anualmente, o volume de títulos da dívida agrária e dos recursos destinados, no exercício, ao atendimento do Programa de Reforma Agrária.


ID
1257070
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre a organização do Poder Executivo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) CERTO: Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado

    B) Os cargos de Ministro de Estado são ad nutum e são de livre nomeação e exoneração pelo Presidente da República, logo não estão sujeitos a mandato.

    C) São requisitos para tomar posse e cargo de Ministro de Estado, dentre outras, a idade de 21 anos e ser brasileiro, salvo o Ministro de Estado da Defesa, o qual se exige que seja Brasileiro NATO, nos termos dos Artigos 87 e 12 §3 VII
    Art. 87. Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos

    D) Art. 86 § 1º - O Presidente ficará suspenso de suas funções:

    I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;


    E) Art. 84 compete privativamente ao Presidente da República:
    IX - decretar o estado de defesa e o estado de sítio;

    Bons Estudos

  • Mal feita a questao. O presidente exerce o poder executivo federal. e os estados? e os municipios?

  • a) CORRETA
    C.F => Art.76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

    b) O mandato dos Ministros de Estado é de 4 (quatro) anos.ERRADO.

    Ministro de Estado não possui mandato, possui cargo de livre nomeação e exoneração pelo Presidente da República.

     c) Os Ministros de Estado devem ser brasileiros natos,maiores de 18 (dezoito) anos. ERRADO

    Erro 1) Não necessariamente os Ministros de Estado devem ser brasileiros natos.
             2) A idade mínima é 21 anos, conforme artigo 87.

    d) d) O recebimento de denúncia ou queixa-crime contra o Presidente da República pelo Supremo Tribunal Federal, em razão de infração penal comum, não acarreta a suspensão do exercício de suas funções.

    ERRADO. A parte que grifei corresponde ao erro, pois o recebimento da denúncia ou queixa crime pelo STF acarreta suspensão do exercício das funções, conforme art.86 CF.

    e) Compete privativamente ao Ministro da Defesa decretar o estado de sítio e o estado de defesa. ERRADO

    Compete ao presidente da república, e não aos Ministros da Defesa.


    Abraço, me adicionem como amigo.

  • Complemento: 

    No exercício do Poder Executivo o Presidente é apenas auxiliado pelos Ministros de Estado, que são pessoas de sua confiança e a ele subordinados, que pode nomeá-los e exonerá-los livremente. 

  • Art.76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.
     

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Poder Executivo.

    A– Correta - É o que dispõe o art. 84 da CRFB/88. "Compete privativamente ao Presidente da República: (...) II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal; (...)".

    B– Incorreta - Os ministros não possuem mandato, pois não são eleitos. Seus cargos são de livre nomeação e exoneração pelo Presidente da República. Art. 84 da CRFB/88. "Compete privativamente ao Presidente da República: I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; (...)".

    C- Incorreta - Devem ser brasileiros (natos ou naturalizados) e maiores de 21 anos. Art. 87, CRFB/88: "Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos".

    D- Incorreta - O recebimento da inicial acusatória acarreta a suspensão do exercício das suas funções. Art. 86, § 1º, CRFB/88: "O Presidente ficará suspenso de suas funções: I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; (...)".

    E- Incorreta - Trata-se de competência do Presidente. Art. 84 da CRFB/88. "Compete privativamente ao Presidente da República: (...) IX - decretar o estado de defesa e o estado de sítio; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.


ID
1257073
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, será imediatamente chamado ao exercício da presidência, como sucessor imediato:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    Esquema:
    Impedimento ou Vacância + PR e VPR
    1º Pres. Câmara dos deputados
    2º Pres. Senado Federal
    3º Pres. STF

    Bons Estudos

  • Excelente, Renato.

    Apenas complementando com um "macete":


    1º Pres. mara dos deputados
    2º Pres. Senado Federal
    3º Pres. Supremo Tribunal Federal

    CA

    SE

    SU


    Sucesso a todos!

  • Gabarito: C


    Art. 80 da CF88:

    Em caso de impedimento do Presidente da República e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.


    Esquema, para facilitar:

    1º) Presidente da Câmara dos Deputados (representantes do povo)

    2º) Presidente do Senado Federal (representantes dos Estados-Membros)

    3º) Presidente do Supremo Tribunal Federal (órgão máximo do Poder Judiciário).


    Bons estudos.

  • Se o Presidente e o Vice vacilam, há que se chegar a um "Camsensu" (Câmara, Senado, Supremo)

  • O Presidente da Câmara dos Deputados, pois é ele que representa o povo, depois o Presidente do Senado que representa o Estado.

  • Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
     

  • Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
     

  • GABARITO = C

    1- PRESIDENTE DA Câmara DOS DEPUTADOS

    2- SENADOR FEDERAL

    3- PRESIDENTE DO STF

    PM/SC

    DEUS

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre sucessão presidencial.

    A– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C.

    B– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C.

    C- Correta - É o que dispõe o art. 80 da CRFB/88. "Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal".

    D- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C.

    E- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.


ID
1257076
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com as disposições da Lei nº 11.952/2009 (Regularização Fundiária no Âmbito da Amazônia Legal), é correto afirmar sobre a regularização fundiária das ocupações incidentes em terras situadas em áreas da União, no âmbito da Amazônia Legal, o seguinte

Alternativas
Comentários
  • Lei 11.952/2009:

    Art. 1 Esta Lei dispõe sobre a regularização fundiária das ocupações incidentes em terras situadas em áreas da União, no âmbito da Amazônia Legal, definida no  mediante alienação e concessão de direito real de uso de imóveis.

  • Correta Letra E

    a regularização fundiária poderá ser efetivada pela via da alienação ou concessão de direito real de uso, observadas as exigências legais.


ID
1257079
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo o Decreto nº 6.992/2009 (Regulamenta a Lei nº 11.952/2009), os títulos de domínio ou o termo de concessão de direito real de uso que promovam a regularização fundiária das ocupações deverão conter cláusulas sob condição resolutiva pelo prazo de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. O título de domínio ou, no caso previsto no § 4  do art. 6 , o termo de concessão de direito real de uso deverá conter, entre outras, cláusulas que determinem, pelo prazo de dez anos, sob condição resolutiva, além da inalienabilidade do imóvel:                          


ID
1257082
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

Segundo a Lei nº 4.504/1964 (Estatuto da Terra), na parceria agrícola, pecuária, agroindustrial e extrativa, observar-se-á o seguinte princípio:

Alternativas
Comentários
  • Correta: Alternativa C

    Art. 96 do est. da terra: Na parceria agrícola, pecuária, agro-industrial e extrativa, observar-se-ão os seguintes princípios:


     IV - o proprietário assegurará ao parceiro que residir no imóvel rural, e para atender ao uso exclusivo da família deste, casa de moradia higiênica e área suficiente para horta e criação de animais de pequeno porte;



  • A)  Art. 96. Na parceria agrícola, pecuária, agro-industrial e extrativa, observar-se-ão os seguintes princípios:

            I - o prazo dos contratos de parceria, desde que não convencionados pelas partes, será no mínimo de três anos, assegurado ao parceiro o direito à conclusão da colheita, pendente, observada a norma constante do inciso I, do artigo 95;

    B) Art 96, III - as despesas com o tratamento e criação dos animais, não havendo acordo em contrário, correrão por conta do parceiro tratador e criador;

    C) Art. 96, IV - o proprietário assegurará ao parceiro que residir no imóvel rural, e para atender ao uso exclusivo da família deste, casa de moradia higiênica e área suficiente para horta e criação de animais de pequeno porte;

    D) Art. 96, II - expirado o prazo, se o proprietário não quiser explorar diretamente a terra por conta própria, o parceiro em igualdade de condições com estranhos, terá preferência para firmar novo contrato de parceria;

    E) Art. 96, VI - na participação dos frutos da parceria, a quota do proprietário não poderá ser superior a:

     a) 20% (vinte por cento), quando concorrer apenas com a terra nua;

     


ID
1257085
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O mundo perdeu, no mês de abril de 2014, um dos ícones da literatura mundial. Vencedor do Nobel de literatura em 1982, esse escritor elevou a cultura latino-americana com textos literários e políticos que marcaram o seu tempo. O referido autor colombiano que morreu em abril de 2014 é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra: E


    http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/04/1440731-escritor-gabriel-garcia-marquez-morre-aos-87-anos-no-mexico.shtml

  • Gabriel José García Márquez[ foi um escritor, jornalista, colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais traduzidos no mundo.

    Foi laureado com o Prémio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e oNobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra que, entre outros livros


ID
1257088
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Desde 1988, o INPE vem produzindo as taxas anuais do desflorestamento da Amazônia Legal. A partir do ano de 2002, estas estimativas estão sendo produzidas por classificação digital de imagens, seguindo a ‘Metodologia Prodes’. A principal vantagem deste procedimento está na precisão do georreferenciamento dos polígonos de desflorestamento, de forma a produzir um banco de dados geográfico multitemporal.”

(Fonte: < http://www.obt.inpe.br/prodes/index.php >)

Entre as unidades da federação a seguir, todas integrantes da Amazônia Legal, as que apresentaram, respectivamente, a maior e a menor taxa absoluta de desflorestamento, segundo os dados do Prodes em 2013 foram:

Alternativas
Comentários
  • Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta quinta-feira (14) apontam que foram desmatados 5.843 km²  no período de agosto de 2012 a julho de 2013 na Amazônia Legal, número 27,8% maior que no período anterior, quando foram registrados 4.571 km² de áreas derrubadas. É o equivalente a quase quatro vezes o município de São Paulo. A Amazônia Legal compreende todos os estados da Região Norte, além de Mato Grosso e parte do Maranhão.

    Apesar de ter crescido, a taxa de 2013 é a segunda mais baixa da história. O recorde foi em 2012, quando a Amazônia Legal registrou desmatamento de 4.571 km².

    Em relação a cada estado, a maior área desmatada foi no Pará, que desmatou 2.379 km², 37% a mais do que em 2012. No entanto, o maior aumento de desmate (52%) ocorreu em Mato Grosso, onde 1.149 km² de floresta foram cortados.

    Por outro lado, três estados da Amazônia brasileira reduziram sua taxa de desmatamento. O Amapá foi o que percentualmente que mais reduziu em relação a 2012, baixando sua área desmatada de 27 km2 para 11 km2. A diferença foi de 59%.O Acre reduziu de 305 km2 para 199 km2, o que representou diferença de 35%. E o Tocantins baixou 17% de sua taxa de desmatamento, passando de 52 km2 de desmate em 2012 para 43 km2 em 2013.

    FONTE: (http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/dados-do-inpe-apontam-aumento-de-28-no-desmatamento-da-amazonia.html)

  •  

    Pará e Amapá.


ID
1257091
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Alguns termos relacionados com rede de computadores estão disponibilizados na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os seus significados, disponibilizados na Coluna II.


Coluna I

1. PAN
2. MAN
3. WAN
4. LAN

Coluna II

( ) redes de tamanho muito reduzido.
( ) redes utilizadas em salas e pisos de umprédio.
( ) redes que abrangem uma cidade inteira.
( ) redes que interligam cidades, países e continentes.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Conceito por conceito (Samuel Lilo Abdalah) 

    PAN (PERSONAL AREA NETWORK) – Rede de área pessoal, tradução de Personal Area Network (ou PAN), é uma tecnologia de rede formada por nós (dispositivos conectados à rede) muito próximos uns dos outros (geralmente não mais de uma dezena de metros). Por

    exemplo, um computador portátil conectando-se a um outro e este a uma impressora. São exemplos de PAN as redes do tipo Bluetooth e UWB. 


    MAN (METROPOLITAN AREA NETWORK) – Metropolitan Area Network, também conhecida como MAN, é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si. A partir do momento que a internet atraiu uma audiência de massa, as operadoras de redes de TV a cabo começaram a perceber que com algumas mudanças no sistema elas poderiam oferecer serviços da Internet de mão dupla em partes não utilizadas do espectro. A televisão a cabo não é a única MAN. 


    WAN (WIDE AREA NETWORK) – A Wide Area Network (WAN), rede de área alargada ou rede de longa distância, também conhecida como rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, como um país ou continente. Difere, assim, das PAN, LAN e MAN. 

    RAN (REGIONAL AREA NETWORK) – RAN é a sigla para Regional Area Network, uma rede de dados que interconecta negócios, residências e governos em uma região geográfica específica. RANs são maiores que Local Area Networks (LANs) e Metropolitan Area

    Networks (MANs), mas menores que Wide Area Networks (WANs). RANs são comumente caracterizadas pelas conexões de alta velocidade utilizando cabo de fibra óptica ou outra mídia digital.

    CAN (CAMPUS AREA NETWORK) – A Campus Area Network (CAN) é uma rede que usa ligações entre computadores localizados em áreas de edifícios ou prédios diferentes, como em campus universitários ou complexos industriais. Deve também usar links (ligações) típicos de Local Area Networks (LANs) ou perde-se seu caráter de CAN para tornar-se uma MAN ou WAN, dependendo de quem seja o dono do link usado. 

  • PAN è redes de tamanha REDUZIDO. (P=pequeno)

    LAN è redes utilizadas em salas e pisos de um PRÉDIO. (L=clock london)

    MAN è redes que abrangem uma cidade inteira. (MANaus)

    WAN è redes que interligam cidades, países e continentes. (WORD)

  • personal area network (PAN) ---> uma rede pessoal

     

    local area network (LAN) ---> uma rede que abrange uma empresa ou um edifício, por exemplo.

     

    metropolitan area network (MAN) ---> uma rede que abrange um município, por exemplo.

     

    wide area network (WAN) ---> uma rede que abrange um país ou até mesmo continentes.

  • WAN .. vem de WIDE (largo, abrangente) e não de word (palavra)...

  • ´ÓTIMO EXERCÍCIOS PARA FIXAR

    ________________________________________

    RESUMO

    As redes de computadores podem ser classificadas de várias formas, e uma delas é com relação à distribuição geográfica dos nós (pontos de acesso, dispositivos conectados na rede).

    WMAN é uma rede metropolitana sem fio, como o sistema de bilhetagem eletrônica de ônibus do transporte público.
    WAN é a rede mundial de computadores.
    MAN é uma rede metropolitana.
    LAN é uma rede local.
    SAN é uma rede de armazenamento de dados (storage area network).

     

    >> Classificamos com estas siglas a partir do alcance e características de uma rede. LAN é rede local, até 100m, um andar de um prédio de uma empresa, por exemplo.

    >> CAN tem alcance maior (seja por repetidores de sinal ou diferentes access point), e cobre um campus universitário, por exemplo. MAN é metropolitana, até 100 km. E WAN é a Internet, a rede de alcance mundial.

     

    QUESTÕES >> Q618687 Q618687 Q898442 Q380778 Q663197

     

     

    SAN – Rede de Área de Armazenamento:  As SANs, ou Redes de Área de Armazenamento, são utilizadas para fazer a comunicação de um servidor e outros computadores, ficando restritas a isso.

     RESUMO Possibilitam conexões de alta velocidade entre os servidores e os dispositivos de armazenamento de dados, oferece suporte a longas distâncias, conexões ponto a ponto e habilidade de implementação de consolidação de armazenamento, compartilhamento de recursos e alta disponibilidade.

    Q39757 Q405863 Q315487

     

    Ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, em formato de pacotes e protocolos para a subcamada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.


ID
1257094
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Linux, é uma maneira de compartilhar arquivos como Windows por meio de um servidor de arquivos:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Squid é um 'firewall', LILO e GRUB são gerenciadores de boot, e KDE/GNOME/XFCE/FluxBox/OpenBox/WindowMaker são interfaces gráficas.

    O servidor Samba permite a troca de informações entre computadores Windows e outros com Linux.

  • Samba:

    É um software empregado em situações onde se deseja interoperabilidade entre sistemas Unix e Windows conectados a uma rede. Samba é uma implementação do protocolo SMB para sistemas Unix que permite tanto que sistemas Windows tenham acesso a arquivos do sistema Unix, quanto que sistemas tenhas acesso a arquivos do sistema Windows.

    Além de poder ser membro de um domínio Active Directory executado no Windows, o servidor de arquivos Samba executado no sistema operacional Linux tem a capacidade de compartilhar arquivos e diretórios e autenticar os usuários utilizadores do servidor de arquivos Samba no AD.


  • Para quem não tem acesso ao gabarito, a opção correta é a letra:

    e)

    SAMBA do criolo doido faz o linux e Windows "ficarem juntos" (trocar informações) 

  • Gabarito: E.

     

    SAMBA - software servidor para Linux que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com Windows.

     

    Como complemento:

     

    SAM (Security Account Manager) - BD no Windows que armazena contas do usuário e descritores de segurança para usuários no computador local.

  • Letra E.


    Squid é um 'firewall', LILO e GRUB são gerenciadores de boot, e KDE/GNOME/XFCE/FluxBox/OpenBox/WindowMaker são interfaces gráficas.

    O servidor Samba permite a troca de informações entre computadores Windows e outros com Linux.

  • famoso smb://

  • (a) Errado, Squid é um firewall;

    (b) Errado, LILO é um gerenciador de boot;

    (c) Errado, KDE é uma interface gráfica;

    (d) Errado, GRUB é um gerenciador de boot;

    (e) Correto, Samba é o servidor responsável pelo compartilhamento de arquivos do Linux (Letra E). 

  • Gabarito: Letra E

    O Servidor SAMBA é um software utilizado por servidores Linux e Unix que permite que esses servidores compartilhem recursos com computadores Windows. Para compartilhar arquivos num servidor Linux com computadores Linux é necessário usar o SAMBA.

    Letra A. Squid é um servidor Proxy Linux.

    Lera B. LILO é um gerenciador de Boot Linux.

    Letra C. KDE é uma interface gráfica Linux.

    Letra D. GRUB é um gerenciador de Boot Linux.

    Letra E. Servidor que permite compartilhamento de recursos entre Servidores Linux/Unix e Hosts Windows

    Fonte: Alfacon

  • O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, Server 2003).

    Disponível em: <https://www.infowester.com/linuxsamba.php>. Acesso em 16 de janeiro de 2021.

  • Compartilhamento de arquivos do Linux com Windows vai dar SAMBA


ID
1257097
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao abrir o Outlook Express em sua configuração padrão, são algumas das opções disponíveis na barra de ferramentas:

Alternativas
Comentários


  • FIND E ADRESSES

  • Catálogo de endereços, que está na barra de ferramentas Localizar.

  • CRIAR, LOCALIZAR, ENCAMINHAR, DELETAR

    ENDEREÇOS, RESPONDER, IMPRIMIR


ID
1353433
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na gênese dos solos mais comuns, o material conhecido como saprolito é encontrado em grande proporção na seguinte posição:

Alternativas
Comentários
  • Horizonte ou Camada C É de constituição mineral de material inconsolidado sob o solum, pouco alterado pelos processos internos de formação com características ainda próximas do material de origem. 


ID
1353436
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Segundo o atual Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, aqueles que resultam de processos de intensa redução de compostos de ferro em presença de matéria orgânica, com ou sem alternância de oxidação, devido ao efeito de flutuação de nível do lençol freático, em regime de excesso de umidade permanente ou periódica, denominam-se:

Alternativas
Comentários
  • D - GLEISSOLOS: são comuns nas baixadas úmidas, saturadas com água por períodos suficientes para que o ferro seja reduzido, removido; e o solo torne-se descolorido, com padrões acińzentados característicos. A maioria dos gleissolos situa-se em várzeas que permanecem encharcadas de água na maior parte do ano, com lençol freático elevado.

     


ID
1353439
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em um pomar de banana-maçã, observou-se, nas plantas, um amarelecimento progressivo, vindo das folhas mais velhas para as mais novas, seguido de murcha, seca e quebra, próximo ao pseudocaule, que, após sofrer um corte transversal, revelou descoloração vascular. Tais sintomas são próprios da enfermidade conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • As doenças vasculares podem ser causadas por fungos, como o Mal do Panamá (Fusarium oxysporum f. sp. cubense) e por bactérias, como a Podridão mole (Erwinia carotovora subsp. carotovora) e o Moko da bananeira (Ralstonia solanacearum).

     

    Mal do Panamá: As plantas infectadas por Fusarium oxysporum f. sp. cubense exibem externamente um amarelecimento progressivo das folhas mais velhas para as mais novas, começando pelos bordos do limbo foliar e evoluindo no sentido da nervura principal. Posteriormente, as folhas murcham, secam e se quebram junto ao pseudocaule. Em conseqüência, ficam pendentes, o que dá à planta a aparência de um guarda-chuva fechado.

     

    Podridão Mole: Os primeiros sintomas são manchas de aparência aquosa e amolecimento dos tecidos circundantes. FRUTOS: Os tecidos ficam moles e perdem sua forma primária. Podem atingir a cavidade onde as sementes se encontram, causando o apodrecimento do local que se torna uma massa aquosa. CAULE: Os tecidos ficam com aspecto aquoso e ocorre sua necrose. É notável a descoloração dos vasos condutores. FOLHA: Murcha e amarelada.

     

    Moko da bananeira: Os sintomas da doença são visíveis tanto em plantas jovens como em plantas adultas (Matos et al., 1996). Em plantas jovens observa-se má formação foliar, necrose, murcha e amarelecimento das folhas basais, com posterior quebra do pecíolo. Necrose total da folha “vela”, antes das demais apresentarem qualquer sintoma da doença também é observada (Gondim & Cavalcante, 2001). Em plantas adultas, murcha das folhas mais jovens, amarelecimento e necrose das folhas basais, evoluindo para as demais folhas são observados. A folha pode se curvar e ter o pecíolo quebrado em qualquer ponto. Em plantas que ainda estão na fase vegetativa, a folha cartucho é a última a apresentar o sintoma, podendo necrosar sem se desenrolar (Coelho et al., 1998). No rizoma observa-se descoloração dos feixes vasculares na região central, representada por pontuações avermelhadas dispersas. No pseudocaule ocorre escurecimento vascular, não localizado, caracterizado por pontuações escurecidas (Pereira et al., 2000). No engaço e nas ráquis pode ocorrer escurecimento vascular, caracterizado por pontuações avermelhadas distribuídas por toda sua extensão. São observados nos frutos, amarelecimento precoce e escurecimento da polpa seguido de podridão seca. Observa-se também o escurecimento na casca dos frutos (Gondim & Cavalcante, 2001). 

  • Mal do Panamá: As plantas infectadas por Fusarium oxysporum f. sp. cubense exibem externamente um amarelecimento progressivo das folhas mais velhas para as mais novas, começando pelos bordos do limbo foliar e evoluindo no sentido da nervura principal.

    Podridão Mole: Os primeiros sintomas são manchas de aparência aquosa e amolecimento dos tecidos circundantes.

    Moko da bananeira: Em plantas jovens caracterizam-se pela má- formação foliar, necrose e murcha da folha cartucho ou vela, seguidos de amarelecimento das folhas baixeiras. Em plantas adultas, ocorre amarelecimento das folhas basais e murcha das folhas mais jovens, progredindo para as folhas mais velhas. Em solos férteis, com bom teor de umidade, ocorre quebra dos pecíolos junto ao pseudocaule, dando à planta o aspecto de um guarda-chuva fechado.


ID
1353442
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As chuvas denominadas orográficas são aquelas que ocorrem por interferência direta de:

Alternativas
Comentários
  • Chuva orográfica, ou chuva de relevo, é a designação dada em meteorologia à precipitação que ocorre quando uma massa de arcarregada de humidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais húmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos não precipita do outro lado, a sotavento.

     

  •                                                                     CONVECTIVAS

    • Ascensão do ar, diferenças de temperatura na camada vizinha

    Grandes intensidades, pequena duração e pequenas áreas;

     

                                                                FRONTAIS OU CICLÔNICAS

    • Interação entre massas de ar quentes e frias;

    • Chuvas de grande duração, grandes áreas e intensidade média;

    • Cheias em grandes bacias

     

                                                                OROGRÁFICAS

    • Ar é forçado a transpor barreiras montanhosas; “chuvas de serra”

     • Precipitações de pequena intensidade e grande duração –pequenas áreas

  • b) limitação física do relevo.

     

     

     

    Tipos de chuvas:

     

    1º Convectivas de verão – o vapor sobe tanto que chove.

     

     

    2º Frontais – encontro de ar quente com ar frio.

     

     

    3º Orográficas de relevo – barreira de relevo.


ID
1353445
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Nos dias atuais, a expansão das fronteiras agrícolas rumo ao Norte e Noroeste brasileiro, responsável pelos novos arranjos dos espaços territoriais no país, foi favorecida, sobretudo, pela presença de:

Alternativas

ID
1353448
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Tendo em vista as coordenadas geográficas de um determinado ponto, é de se esperar que os sinais de latitude positiva e longitude negativa sejam encontrados para a cidade de:

Alternativas

ID
1353451
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando o regime de chuvas predominante nas diferentes regiões do Brasil, a presença de águas superficiais e subterrâneas classificadas como salinas ocorre, mais comumente, na seguinte zona climática:

Alternativas

ID
1353454
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No padrão comercial estabelecido para os corretivos de solo, os calcários classificados como do Grupo D são aqueles que apresentam PRNT (Poder Real de NeutralizaçãoTotal)mínimo de:

Alternativas
Comentários
  • Os corretivos são classificados, de acordo com o PRNT, nos grupos A, B, C e D quando os valores do PRNT são, respectivamente, de 45 a 60%; 60,1 a 75%; 75,1 a 90% e superior a 90%. 


ID
1353457
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando as diferentes práticas conservacionistas e de manejo do solo, aquela que se classifica como edáfica é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Como exemplo de práticas edáficas podem ser citadas: a seleção das áreas de cultivo de acordo com a sua capacidade de uso, ou seja, plantar de acordo com o que o solo pode suportar; o controle de fogo; a adubação verde; adubação química; adubação orgânica e a calagem.  (Pires & Souza, 2006 - Práticas mecânicas de conservação do solo e da água).


ID
1353460
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Ao planejar o consórcio entre leguminosas e um pomar de laranjas, a escolha da espécie a ser utilizada deve atentar para aquelas que apresentem hábito de crescimento volúvel, pois estas plantas costumam crescer indeterminadamente, chegando a subir pelas árvores. Um exemplo desse tipo de comportamento é observado na espécie:

Alternativas

ID
1353463
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em se tratando dos aspectos sociais relacionados à cultura da mandioca, os dados do IBGE de 2013 destacam a grande participação da agricultura familiar. Considerando um extrato de área total com cultivo anual menor que 5 ha, a região brasileira que apresenta maior número de agricultores é a:

Alternativas

ID
1353466
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em certa cultura de milho com um mês de idade, as folhas mais tenras passaram a apresentar inúmeras pontuações transparentes, com aspectos de raspagem, deixando a epiderme membranosa. Tais sintomas são próprios da praga

Alternativas
Comentários
  • Letra D: Lagarta-do-cartucho

    Danos: Esta espécie ataca preferencialmente o cartucho, mas também podem ser encontradas atacando plântulas, com hábito semelhante ao da lagarta rosca, espigas e, também, perfurando a base da planta, atingindo o ponto de crescimento e provocando o sintoma de "coração morto", típico da elasmo.

    https://www.agrolink.com.br/culturas/problema/lagarta-do-cartucho_252.html 

  • lagarta-do-cartucho ( Spodoptera frugiperda)

ID
1353469
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No preparo do solo para a implantação da cultura da batata-doce, a prática agrícola que favorece o processo de formação de raízes tuberosas denomina-se:

Alternativas

ID
1353472
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na cultura do eucalipto, um exemplo de praga voraz, que requer controle permanente em todas as fases de vida da floresta, é conhecida como:

Alternativas

ID
1353475
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em relação à produção de flores para corte, uma espécie que, em seu cultivo comercial, requer ambiente com baixa luminosidade é:

Alternativas

ID
1353478
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A análise dos agregados de um solo permite obter informações acerca de sua:

Alternativas
Comentários
  • A determinação das proporções dos diferentes tamanhos de partículas (textura do solo) é importante para o entendimento do comportamento e manejo do solo. Durante a classificação do solo em um determinado local, a textura dos diferentes horizontes é muitas vezes a primeira e mais importante propriedade a ser determinada e, a partir desta informação muitas conclusões importantes podem ser tomadas

  • A textura do solo descreve o tamanho das partículas

    A estrutura do solo descreve a maneira como as partículas são agregadas


ID
1353481
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Havendo a necessidade de adubar uma determinada lavoura com uma fonte que, simultaneamente, forneça boa dose de fósforo solúvel em ácido cítrico, cálcio e magnésio, deve-se optar pelo seguinte fertilizante:

Alternativas

ID
1353484
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em se tratando das diversas espécies de leguminosas cultivadas com fins comerciais, aquela que é dependente da prática da amontoa para obtenção de níveis elevados de produtividade denomina-se:

Alternativas

ID
1353487
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As bacias de captação e retenção de águas pluviais constituem-se em estruturas especificamente direcionadas à proteção de:

Alternativas

ID
1353490
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em se tratando de planejamento para implantação da cultura da cana-de-açúcar conduzida em áreas de boa aptidão agroclimática, empregando-se bom nível tecnológico, como na região norte do Estado de São Paulo, é razoável se esperar níveis de produtividade, para o primeiro corte do canavial, da ordem de:

Alternativas

ID
1353493
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando a metodologia estabelecida pelo INCRA para avaliação de imóveis rurais, o fator de ponderação relacionado à ocupação da terra por posseiros é denominado:

Alternativas
Comentários
  •  fator ancianidade da ocupação de posseiros, aplicado pelo INCRA em sua avaliação 

  • A ancianidade é a combinação entre a porcentagem de área ocupada por posseiros, associada ao tempo de ocupação. 


ID
1353496
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Tendo em vista a Lei n 5.868/1972, a base comum de informações do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais –CNIR, é gerenciada pelo INCRA e o seguinte órgão:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: D

    LEI No 10.267, DE 28 DE AGOSTO DE 2001.

    Art. 2

    § 2o Fica criado o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais - CNIR, que terá base comum de informações, gerenciada conjuntamente pelo INCRA e pela Secretaria da Receita Federal, produzida e compartilhada pelas diversas instituições públicas federais e estaduais produtoras e usuárias de informações sobre o meio rural brasileiro.


ID
1353499
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A capacidade de uso da terra é um índice que está relacionado com o grau de risco de degradação dos solos e com a indicação de seu melhor uso agrícola. Segundo essa metodologia, são exemplos de classes de solo que permitem todos os tipos de uso:

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

    A  - Terras próprias para TODOS os usos, inclusive cultivos intensos.

     

    CLASSE I - Solos profundos, produtivos, fáceis de lavrar, quase planos. Necessitam apenas de práticas construtoras (calagem e fertilizações iniciais) ou mantenedoras da fertilidade (adubação) quando cultivados intensamente.

     

    CLASSE II - Solos com limitações moderadas de uso, com riscos moderados de deradação, ligeiramente inclinados, necessitam de práticas simples de conservação, como plantio em nível e métodos de cultivo como o plantio direto na palha.

     

    CLASSE III - Solos com declive mais acentuado, suscetíveis às erosões aceleradas e com mais limitações edáficas. Necessitam de práticas de caráter mecânico como a construção de terraços.

     

    B - Terras impróprias para cultivos intensivos, mas aptas para pastagens e reflorestamento ou manutenção da vegetação natural

    CLASSE IV - Solos com muitas limitações permanentes à agricultura, com forte declive e muitas pedras na superfície. Devem ser mantidos com pastagens ou cultivos permanentes mais protetores como laranjais e cafezais.

     

    CLASSE V - Solos que só devem ser usados para pastagens, reflorestamento ou mantidas com vegetação natural. É quase plano, pouco sujeito à erosão, mas possui muitas pedras ou encharcamento pronunciado.

     

    CLASSE VI - Solos que não devem ser usados com lavouras intensivas, mais adaptados para pastagens extensivas, reflorestamento, as vezes com cultivos especiais que protegem o solo, como os seringais.

     

    CLASSE VII - Solos muito inclinados, erodidos, ressecados ou pantanosos, de baixa qualidade.

     

    C - Terras impróprias para cultivo. São mais recomendadas para a proteção da fauna, flora ou ao ecoturismo

    CLASSE VIII - Solos que não se prestam a nenhum tipo de lavoura, pastagens ou florestas comerciais. São áreas muito áridas, declivosas, arenosas, pantanosas ou severamente erodidas.

     

  • O comentário abaixo possui erros.

    O grupo A compreende as classes de I a IV (terras passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens e/ou reflorestamento e vida silvestre).

    Grupo B classes V a VII

    Grupo C classe VIII


ID
1353502
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um determinado solo, cuja água é removida com facilidade, que possui textura argilosa e que apresenta mosqueado localizado a mais de 150 cm de profundidade e também a mais de 30 cm do topo do horizonte B, pertence à seguinte classe de drenagem interna:

Alternativas

ID
1353505
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na avaliação de benfeitorias indenizáveis de imóveis rurais, a depreciação de pastagens está relacionada com: incidência de ervas daninhas, falhas de formação e claros na pastagem, aspecto vegetativo ruim, processos erosivos, presença de cupinzeiros ou sauveiros e baixo nível demanejo.Aavaliação que constatar a presença de três dos parâmetros relacionados classificará o estado vegetativo da pastagem em:

Alternativas
Comentários
  • Bom = 1

    Regular = 2

    Precário/Mal/Ruim = 3

    Péssimo = 4


ID
1353508
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No Sistema Geodésico Brasileiro, a definição de superfície, origem e orientação do sistema de coordenadas, usada para mapeamento e georreferenciamento no território brasileiro, é dada pelo referencial de planimetria, que ainda hoje é representado pelo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Questão desatualizada!

     

    Desde 2015 se utiliza o SIRGAS 2000. 


ID
1353511
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em se tratando de estudos de sensoriamento remoto, a porção do espectro eletromagnético, largamente utilizada por estar associada à emissão de calor pelos corpos aquecidos, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • O espectro eletromagnético se divide basicamente para suas energias reflexivas (para o uso do sensoriamento remoto) em ultra violeta, raios  visíveis e infravermelho. O mais utilizado é o infravermelho pois podemos trabalhar com reconhecimento do calor por imagens .


ID
1353514
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando os diferentes tipos de sensores empregados no sensoriamento remoto, um exemplo do que pode ser classificado como sensor ativo é:

Alternativas
Comentários
  • O radar é um sensor que se utiliza de uma fonte de radiação eletromagnética artificial, construída pelo homem. É por isso denominado de sensor ativo.


ID
1353517
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

De acordo com a legislação vigente, estabelecida pelo Decreto nº 6.170/2007, a transferência voluntária de recursos financeiros a cargo do Ministério do Desenvolvimento Agrário a entidades públicas estaduais de assistência técnica e extensão rural se processará através de normas específicas, registradas no:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o  As entidades privadas sem fins lucrativos que pretendam celebrar convênio ou contrato de repasse com órgãos e entidades da administração pública federal deverão realizar cadastro prévio no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse - SICONV, conforme normas do órgão central do sistema.     

    ps. falou no decreto 6.170 pode marcar SICONV

  • Art. 13.  A celebração, a liberação de recursos, o acompanhamento da execução e a prestação de contas de convênios, contratos de repasse e termos de parceria serão registrados no SICONV, que será aberto ao público, via rede mundial de computadores - Internet, por meio de página específica denominada Portal dos Convênios.      (Redação dada pelo Decreto nº 6.619, de 2008)   


ID
1353520
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em um sistema de produção familiar tradicional, em que predomina a cultura da mandioca, o trabalho conta com a participação de todos os seus membros. Segundo a organização social desse tipo de grupo, a atividade desenvolvida com exclusividade pelo homem, chefe de família, é:

Alternativas