SóProvas



Prova FUNDATEC - 2014 - PGE-RS - Assessor Arquiteto


ID
3015979
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas as sentenças:


I. Hoje choveu em Porto Alegre-RS.

II. Quando chegam visitas na minha casa, todos os cachorros latem.

III. Vire à esquerda e siga em frente.

IV. Que dia lindo!

V. Quando será a próxima prova de Raciocínio Lógico?


É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não são Proposições

    Perguntas (?) – sentenças interrogativas:

    »» Que dia é hoje?

    Exclamações (!) – sentenças exclamativas:

    »» Viva a democracia!

    Ordens – sentenças imperativas:

    »» Abra o livro e estude.

    Frases sem verbo:

    »» Cada julgamento uma sentença.

    Sentenças Abertas – aquelas com sujeito indefinido e que não se pode classificar:

    »» Aquele político é falso.

  • E a I, o que seria?

  • Quando ..... , isto é equivalente ao

    Se ...., então .

    Logo, trata-se de uma proposição Condicional ou Condicionada.

    Se chegam visitas na minha casa, então os cachorros latem.

  •  PQ N É CONUNÇÃO? ''Vire à esquerda e siga em frente'' .SE ALGUEM PUDER ME EXPLICAR ME MANDE UMA MSG,AGRADEÇO AH É MESMO, OBRIGADO LEANDRO

  • Jefferson Souza Lima, "Vire à esquerda e siga em frente" não pode ser uma proposição pois é uma frase imperativa, indica ordem, logo não está dentro da regras das proposições, que devem ser declarativas e passíveis de valoração em V ou F.

  • sentença I - proposição simples

    sentença II - Condicional

    setenças III, IV e V - não são proposições

    Gabarito: B

  • Cris a I é sentença aberta, não tem como valorar (V ou F).

  • A I é uma proposição lógica fechada, pois está especificando (não generalizando, como: Hoje choveu em alguma cidade do RS). Acredito que o erro está nesse "ou". Fui na B justamente por essa dúvida que o "ou" me gerou, então aquela me pareceu mais correta.

  • A) A sentença I é uma proposição lógica ou fechada.

    ERRADO: é uma proposição aberta (sujeito indefinido) - O verbo "chover" expressa fenômeno da natureza, logo não existe sujeito.

    B) A sentença II é uma proposição condicional.

    CERTO: "quando" é uma conjunção subordinativa condicional. Traz a ideia de uma condição para os cachorros latirem, que é quando chegam visitas.

    C) A sentença III é uma proposição conjuntiva.

    ERRADO: Não é proposição - "vire" é um verbo no imperativo.

    D) A sentença IV é uma proposição exclamativa.

    ERRADO: Frases exclamativas não são proposições.

    E) A sentença V é uma proposição interrogativa.

    ERRADO: Frases interrogativas não são proposições.

  • Quando , pois , como , sempre que , toda vez... equivalem a proposição "Se então" professor: Renato Oliveira

ID
3015982
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dada a proposição composta "Se Antônio passar no concurso, ele ganhará uma viagem a Nova York.", identifique, dentre as alternativas a seguir, aquela que a torna falsa.

Alternativas
Comentários
  • unica forma de deixar a condicional FALSA

    V -> F = F

    ( SE O ANTECEDENTE FOR VERDADEIRO E O CONSEQUENTE FOR FALSO ) = FALSO

    É OQUE AFIRMA O GABARITO DA QUESTÃO .

  • É a Vera Fisher--- Falsa;

    Se então.... só é falso quando temos a primeira ideia V e a Segunda F.

    Gab: C

  • errando por falta de atenção, decifrando a tabela verdade e marcando errada

  • NEGAÇÃO DE "SE... ENTÃO" = MANÉ

    mantém a primeira E nega a segunda

    Com isso concluímos:

    Antônio passou no concurso E não ganhou a viagem.

    Gab C

  • O enunciado praticamente deu a resposta, pois nele diz: "aquela que a torna falsa", ou seja, a única forma de "Se, então" ter resultado falso é V--->F (Vera Fisher = Falsa)

    “Antônio passou no concurso" = V

    “Antônio ganhou uma viagem a Nova York" = F

    Gabarito: C

  • Gabarito: C

  • Gabarito letra C. Porque a única forma de dar falso no SE...ENTÃO É:

    A (antônio passa) -----> G (ganha uma viagem) = F

    V F


ID
5407834
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando as disposições da Constituição Federal de 88, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Administração Pública.

    A- Incorreta. O prazo, prorrogável, é de até 2 anos. Art. 37, III, CRFB/88: "o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período".

    B- Incorreta. A Constituição dispõe exatamente o oposto, ou seja, que os vencimentos dos Poderes Legislativo e Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Executivo. Art. 37, XII, CRFB/88: "os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo".

    C- Incorreta. Tais acréscimos não poderão ser computados e acumulados. Art. 37, XIV, CRFB/88: "os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores".

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 37, XVII: "a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público".

    E- Incorreta. A Constituição garante o direito de regresso em caso de dolo ou culpa. Art. 37, § 6º, CRFB/88: "As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.

  • Resposta: letra D

    Todas as alternativas foram retiradas do artigo 37 da CF

    a) artigo 37 CF - III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

    b) artigo 37 CF - XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

    c) XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores; 

    d) correta - artigo 37 CF - XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;   


ID
5407840
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando as disposições da Constituição Estadual, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição Estadual do Rio Grande do Sul dispõe sobre diversos temas.

    A- Incorreta. Os índices oficiais são os aplicados para revisão geral da remuneração dos servidores. Art. 36 da Constituição Estadual: "As obrigações pecuniárias dos órgãos da administração direta e indireta para com os seus servidores ativos e inativos ou pensionistas não cumpridas até o último dia do mês da aquisição do direito deverão ser liquidadas com valores atualizados pelos índices aplicados para a revisão geral da remuneração dos servidores públicos do Estado".

    B- Incorreta. Não há menção à proporcionalidade. Art. 19 da Constituição Estadual: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes do Estado e dos municípios, visando à promoção do bem público e à prestação de serviços à comunidade e aos indivíduos que a compõem, observará os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da publicidade, da legitimidade, da participação, da razoabilidade, da economicidade, da motivação, da transparência e o seguinte: (...)".

    C- Correta. É o que dispõe a Constituição Estadual em seu art. 24: "Será publicado no Diário Oficial do Estado, em observância aos princípios estabelecidos no art. 19, além de outros atos, o seguinte: I - as conclusões de todas as sindicâncias e auditorias instaladas em órgãos da administração direta e indireta; (...)".

    D- Incorreta. A Constituição fala em desembargadores e juízes de 2º grau. Art. 20, § 5º, Constituição Estadual: " Os cargos em comissão não podem ser ocupados por cônjuges ou companheiros e parentes, consangüíneos, afins ou por adoção, até o segundo grau: (...) II - dos Desembargadores e Juízes de 2.º grau, no âmbito do Poder Judiciário; (...)".

    E- Incorreta. Há outro caso elencados pela Constituição. Art. 22, Constituição Estadual: " Dependem de lei específica, mediante aprovação por maioria absoluta dos membros da Assembléia Legislativa: I - a criação, extinção, fusão, incorporação ou cisão de qualquer entidade da administração indireta; II - a alienação do controle acionário de sociedade de economia mista".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.

  • Art. 24. Será publicado no Diário Oficial do Estado, em observância aos princípios

    estabelecidos no art. 19, além de outros atos, o seguinte: (Vide Lei n.º 11.454/00)

    I - as conclusões de todas as sindicâncias e auditorias instaladas em órgãos da administração

    direta e indireta;

  • a) As obrigações pecuniárias dos órgãos da administração direta e indireta para com os seus servidores ativos e inativos ou pensionistas, não cumpridas até o último dia do mês da aquisição do direito, deverão ser liquidadas com valores atualizados pelos índices oficiais de inflação.

    Art. 36 - [...] pelos índices aplicados para revisão geral da remuneração dos servidores públicos do Estado.

    b) Legitimidade, motivação, economicidade, participação e proporcionalidade constituem princípios explícitos a serem observados pela administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes do Estado e dos Municípios.

    Art. 19 - LLIMMPPE TRANS RAZO (Publicidade CF/88 Participação explícito da CE/RS)

    c) Serão publicadas no Diário Oficial do Estado as conclusões de todas as sindicâncias e auditorias instaladas em órgãos da administração direta e indireta.

    Art. 24 CE/RS

    d) Os cargos em comissão não podem ser ocupados por cônjuges ou companheiros e parentes, consanguíneos, afins ou por adoção, até o segundo grau, dos Desembargadores e Juízes, no âmbito do Poder Judiciário.

    Art. 20, §5º II - Desembargadores e Juízes de 2º grau, no âmbito do Poder Judiciário.

    e) Depende exclusivamente de lei específica, mediante aprovação por maioria absoluta dos membros da Assembleia Legislativa, a alienação do controle acionário de sociedade de economia mista.

    Art. 22. Dependem de lei específica, mediante aprovação por maioria absoluta dos membros da

    Assembléia Legislativa:

    II - a alienação do controle acionário de sociedade de economia mista.


ID
5407843
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando as disposições da Constituição Estadual sobre a Advocacia-Geral do Estado, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. "Aos Procuradores do Estado é vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais, | ressalvados os casos de atuação em causa própria. | NÃO HÁ RESSALVA.
  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição Estadual do Rio Grande do Sul dispõe sobre Advocacia-Geral do Estado. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- Correta. É o que dispõe a Constituição Estadual do RS em seu art. 115: "Competem à Procuradoria-Geral do Estado a representação judicial e a consultoria jurídica do Estado, além de outras atribuições que lhe forem cometidas por lei, especialmente: (...) VI - representar os interesses da administração pública estadual perante os Tribunais de Contas do Estado e da União".

    B- Incorreta. Não há tal ressalva na Constituição. Art. 116, § 2.º, Constituição Estadual do RS: "Aplicam-se aos Procuradores do Estado as seguintes vedações: (...) II - exercer a advocacia fora das atribuições institucionais; (...)".

    C- Correta. É o que dispõe a Constituição Estadual do RS em seu art. 117: "A Procuradoria-Geral do Estado será chefiada pelo Procurador-Geral do Estado, com prerrogativas de Secretário de Estado, e o cargo será provido em comissão, pelo Governador, devendo a escolha recair em membro da carreira”.

    D- Correta. É o que dispõe a Constituição Estadual do RS em seu art. 119: "O pessoal dos serviços auxiliares da Procuradoria-Geral do Estado será organizado em carreira, com quadro próprio, sujeito ao regime estatutário e recrutado exclusivamente por concurso público de provas ou de provas e títulos”.

    E- Correta. É o que dispõe a Constituição Estadual do RS em seu art. 114: "A Advocacia do Estado é atividade inerente ao regime de legalidade na administração pública e será organizada, mediante lei complementar, em regime jurídico especial, sob a forma de sistema, tendo como órgão central a Procuradoria-Geral do Estado, vinculada diretamente ao Governador do Estado e integrante de seu Gabinete”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (já que a questão pede a incorreta).

  • Art. 116. As atribuições da Procuradoria-Geral do Estado serão exercidas pelos Procuradores do

    Estado, organizados em carreira e regidos por estatuto, observado o regime jurídico decorrente dos arts.

    132 e 135 da Constituição Federal.

    § 2.º Aplicam-se aos Procuradores do Estado as seguintes vedações:

    II - exercer a advocacia fora das atribuições institucionais;


ID
5407846
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando as disposições da Lei Complementar Estadual nº 10.098/94, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5407849
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando as disposições da Lei Complementar Estadual nº 10.098/94, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D-

    Art. 150 -§ 2º - Nos casos dos afastamentos previstos nos incisos XIV, alínea "b", e XV do artigo 64, somente serão computados, como de efetivo exercício, para os efeitos deste artigo, um período máximo de 4 (quatro) meses, para tratamento de saúde do servidor, de 2 (dois) meses, por motivo de doença em pessoa de sua família e de 20 (vinte) dias, no caso de moléstia do servidor, tudo por qüinqüênio de serviço público prestado ao Estado.

    CUIDADO => a "A" está desatualizada:

    Art. 82 - As reposições e indenizações ao erário deverão ser descontadas em parcelas mensais não excedentes a 30% (trinta por cento) nem inferiores a 10% (dez por cento) da remuneração, subsídio ou proventos. (Redação dada pela Lei Complementar nº 15.450, de 17 de fevereiro de 2020

  • Gabarito D!

    Letra "d" errada, não é afastamentos do serviço por um período máximo de 3 meses e sim 4 meses.

    Art. 150 § 2º - Nos casos dos afastamentos previstos nos incisos XIV, alínea "b" e XV do artigo 64, somente poderão ser computados, como de efetivo exercício, para os efeitos deste artigo, um período máximo de até 4 meses, para tratamento de saúde do servidor e de até 2 (dois) meses por motivo de doença em pessoa de sua família, tudo por quinquênio de serviço público prestado ao Estado.

    Atualização da letra "a":

    Art. 82 - As reposições e indenizações ao erário deverão ser descontadas em parcelas mensais não excedentes a 30% (trinta por cento) nem inferiores a 10% (dez por cento) da remuneração, subsídio ou proventos. 

    (Redação dada pela Lei Complementar nº 15.450, de 17 de fevereiro de 2020)

    .

    Outras alternativas: 

    B- Seção II Dos Avanços Art. 99 - Por triênio de efetivo exercício no serviço público, o servidor terá concedido automaticamente um acréscimo de 5% (cinco por cento), denominado avanço, calculado na forma da lei.

    C- Art. 104 - Será concedida ao servidor que esteja no desempenho de suas funções uma gratificação natalina correspondente a sua remuneração integral devida no mês de dezembro.

    § 1º - A gratificação de que trata este artigo corresponderá a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que fizer jus o servidor, no mês de dezembro, por mês de efetivo exercício, considerando-se as frações iguais ou superiores a 15 (quinze) dias como mês integral

    E- Art. 157 - Decorridos 30 (trinta) dias da data em que tiver sido protocolado o requerimento da aposentadoria, o servidor será considerado em licença especial remunerada, podendo afastar-se do exercício de suas atividades, salvo se antes tiver sido cientificado do indeferimento do pedido.

  • A Licença-prêmio Assiduidade não foi extinta pela EMENDA CONSTITUCIONAL N.º 75. (publicada no DOAL n.º 11969, de 6 de março de 2019)?

  • Gab. D

    A desatualização pode ser considerada um tipo de erro?

    A) Desatualizada (não está errada, mas também não está certa);

    B) correta;

    C) correta;

    D) errada - são 4 meses para tratamento da saúde do servidor.

    E) correta.

  • A - ERRADO

    Art. 82 - As reposições e indenizações ao erário deverão ser descontadas em parcelas mensais não excedentes a 30% (trinta por cento) nem inferiores a 10% (dez por cento) da remuneração, subsídio ou proventos. (Redação dada pela Lei Complementar nº 15.450, de 17 de fevereiro de 2020)

    ______________________

    B - CERTO

    Art. 99 - Por triênio de efetivo exercício no serviço público, o servidor terá concedido automaticamente um acréscimo de 5% (cinco por cento), denominado avanço, calculado na forma da lei.

    § 2º - O disposto no "caput" e no parágrafo anterior não se aplica ao servidor cuja primeira investidura no serviço público estadual ocorra após 30 de junho de 1995, hipótese em que será observado o disposto no parágrafo seguinte. (Parágrafo incluído pela Lei Complementar nº 10.530, de 02 de agosto de 1995)

    § 3º - Por triênio de efetivo exercício no serviço público, ao servidor será concedido automaticamente um acréscimo de 3% (três por cento), denominado avanço, calculado, na forma da lei. (Parágrafo incluído pela Lei Complementar nº 10.530, de 02 de agosto de 1995)

    ______________________

    C - CERTO

    Art. 104 - Será concedida ao servidor que esteja no desempenho de suas funções uma gratificação natalina correspondente a sua remuneração integral devida no mês de dezembro.

    § 1º - A gratificação de que trata este artigo corresponderá a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que fizer jus o servidor, no mês de dezembro, por mês de efetivo exercício, considerando-se as frações iguais ou superiores a 15 (quinze) dias como mês integral.

    ______________________

    D - CERTO

    Art. 150, § 2º - Nos casos dos afastamentos previstos nos incisos XIV, alínea "b", e XV do artigo 64, somente serão computados, como de efetivo exercício, para os efeitos deste artigo, um período máximo de 4 (quatro) meses, para tratamento de saúde do servidor, de 2 (dois) meses, por motivo de doença em pessoa de sua família e de 20 (vinte) dias, no caso de moléstia do servidor, tudo por qüinqüênio de serviço público prestado ao Estado. (Redação dada pela Lei Complementar nº 10.248, de 30 de agostos de 1994, retroagindo seus efeitos a 1º de janeiro de 1994)

    Art. 64 - São considerados de efetivo exercício os afastamentos do serviço em virtude de:

    XIV - licença: b) para tratamento da própria saúde ou de pessoa da família, com remuneração;

    XV - moléstia, devidamente comprovada por atestado médico, até 3 (três) dias por mês, mediante pronta comunicação à chefia imediata;

    ______________________

    E - CERTO

    Art. 157 - Decorridos 30 (trinta) dias da data em que tiver sido protocolado o requerimento da aposentadoria, o servidor será considerado em licença especial remunerada, podendo afastar-se do exercício de suas atividades, salvo se antes tiver sido cientificado do indeferimento do pedido.


ID
5407852
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando as disposições da Lei Complementar Estadual nº 10.098/94, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Art. 187, § 1º -"Na aplicação das penas disciplinares, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração e os danos delas resultantes para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais."

    B)- Art. 188 - A repreensão será aplicada por escrito, na falta do cumprimento do dever funcional ou quando ocorrer procedimento público inconveniente.

    C)- Art. 189 - § 2º - Quando houver conveniência para o serviço, a pena de suspensão poderá ser convertida em multa

    § 4º - A multa não acarretará prejuízo na contagem do tempo de serviçoexceto para fins de concessão de avanços, gratificações adicionais de 15% (quinze por cento) e 25% (vinte e cinco por cento) e licença-prêmio

    D)- Art. 193 - Atendendo à gravidade da falta, a demissão poderá ser aplicada com a nota "a bem do serviço público", a qual constará sempre no ato de demissão fundamentado nos incisos X a XIV do artigo 191.

    Art. 191

    X - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    XI - aplicação irregular de dinheiro público;

    XII - reincidência na transgressão prevista no inciso V do artigo 189;

    XIII - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio estadual;

    XIV - revelação de segredo, do qual se apropriou em razão do cargo, ou de fato ou informação de natureza sigilosa de que tenha conhecimento, salvo quando se tratar de depoimento em processo judicial, policial ou administrativo-disciplinar

    E)-Art. 197 -§ 1º - O prazo de prescrição começa a fluir a partir da data do conhecimento do fato, por superior hierárquico.

     § 4º - A prescrição da pretensão punitiva será objeto de:

    I - interrupção, começando o prazo a correr por inteiro, a partir: a) da instauração do processo administrativo�disciplinar; 

    II - suspensão, continuando o prazo a correr, no seu restante:

    Vejam que o único erro da "E" é trocar a palavra=> interrompido por suspenso.

  • Gab.: A

    CERTA a) Na aplicação das penas disciplinares, serão consideradas a natureza e à gravidade da infração e os danos delas resultantes para O serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais. (cópia da letra da lei 10.098/1994 do art.187 §1º).

    DAS PENALIDADES

    Art. 187 - São penas disciplinares:

    I - repreensão;

    II - suspensão e multa;

    III - demissão;

    IV - cassação de disponibilidade;

    V - cassação de aposentadoria;

    § 1º - Na aplicação das penas disciplinares, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração e os danos delas resultantes para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais. 

    Bons Estudos!


ID
5407855
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO contém uma das funções institucionais da Advocacia de Estado, de acordo com a Lei Complementar Estadual nº 11.742/02.

Alternativas
Comentários
  • São funções da Advocacia do Estado patrocinar as ações de inconstitucionalidade propostas pelo Governador do Estado (art. 2º, V).

    Na lei, entre as atribuições, não consta nada sobre a representação para a intervenção da União ou dos Estados.

    A letra B é o gabarito da questão, visto que a alternativa é Incorreta.

    As demais alternativas são cópias da Lei (incisos do art. 2º)

  • Gab.: B.

    Não está de acordo com o disposto no art. 2º, da Lei 11.742/2002.

  • Art. 2º -São funções institucionais da Advocacia de Estado:

    III - zelar pelo cumprimento da Constituição da República Federativa do Brasil e da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, bem como pelos preceitos fundamentais delas decorrentes;

    VI - promover ações civis públicas para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente, das finanças públicas, do consumidor e de outros interesses difusos e coletivos, e ações de improbidade administrativa, ou a habilitação do Estado, de suas autarquias e fundações de direito público como litisconsorte de qualquer das partes nessas ações;

    XII - contribuir para o aperfeiçoamento das instituições jurídicas nacionais e estaduais, bem como dos serviços públicos estaduais e municipais; 

    XV - prestar assistência jurídica aos Municípios, a título complementar ou supletivo;


ID
5407858
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando as disposições da Lei Complementar Estadual nº 11.742/02, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 9º - A Procuradoria-Geral do Estado, dotada de autonomia administrativa e funcional, elaborará sua proposta orçamentária e a encaminhará ao Governador do Estado.

    B) ART.11 § 1º - As funções de chefia, assessoramento e direção próprias da Procuradoria-Geral do Estado serão providas por ato do da Procurador-Geral do Estado.

    C) GABARITO -São órgãos de direção superior, na estrutura da Procuradoria-Geral do Estado, o Gabinete, o Conselho Superior e a Corregedoria-Geral.

    Art. 11 - Compõem a estrutura da Procuradoria-Geral do Estado: 

    I - órgãos de direção superior:

    a) Gabinete;

    b) Conselho Superior;

    c) Corregedoria-Geral.

    D) ART.2° § 2º - O exercício da representação judicial de entidades da administração indireta não previstas no inciso I do caput, quando convier ao interesse público, será implementado mediante ato do Procurador Geral do Estado, ouvido o Conselho Superior.

    E) Art. 4º - O Sistema de Advocacia de Estado é integrado pelos seguintes órgãos:

    I - Procuradoria-Geral do Estado, como órgão de coordenação central com funções de orientação normativa e gestão da atividade sistematizada, podendo, no exercício de tais funções, emitir resoluções, instruções e outros atos e pronunciamentos em matéria da sua competência;

    II - Coordenação-Geral das Assessorias Jurídicas da Administração Pública Direta e Indireta, como órgão de integração, vinculado ao Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado, com funções de articulação e de apoio técnico aos órgãos do Sistema, bem como de supervisão e controle da prestação dos serviços jurídicos desses órgãos, sob a responsabilidade de Procurador do Estado;

    III - as Procuradorias Setoriais, órgãos de execução da Procuradoria-Geral do Estado, incumbidas da coordenação dos serviços de natureza jurídica no âmbito dos órgãos integrantes do Sistema, compostas por Procuradores do Estado designados pelo Procurador-Geral do Estado, ouvidos os dirigentes máximos dos respectivos órgãos;

    IV - as Assessorias, as Superintendências, as Subchefias, os Departamentos, as Diretorias e as Coordenadorias Jurídicas das Secretarias de Estado e demais órgãos integrantes da Administração Direta ou das autarquias e fundações públicas que, como órgãos operacionais vinculados ao Sistema de Advocacia de Estado, sob coordenação das Procuradorias Setoriais e subordinação técnica e administrativa à Procuradoria-Geral do Estado, executam as atividades de assessoramento jurídico.


ID
5407861
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

O Estado assegurará a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações (Constituição Federal, art. 226, 8 8º). Visando a coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, editou-se a Lei Federal nº 11.340/06 (Lei “Maria da Penha”). Considerando as disposições dessa Lei, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - E

    A) Erro: Deverão...

    Correto: PODERÃO...

    B) Erro: autoridade policial...

    Correto: AUTORIDADE JUDICIAL...

    C)Erro: MP SEMPRE INTERVIRÁ...

    Correto: MP INTERVIRÁ QUANDO NÃO FOR PARTE...

    D)Erro: desde que não haja intimação...

    Correto: SEM PREJUÍZO DA INTIMAÇÃO...

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha) dispõe sobre violência doméstica e familiar.

    A- Incorreta. Os entes poderão criar tais centros (não "deverão"). Art. 35, Lei 11.340/06: "A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios poderão criar e promover, no limite das respectivas competências: I - centros de atendimento integral e multidisciplinar para mulheres e respectivos dependentes em situação de violência doméstica e familiar; (...)".

    B- Incorreta. Não se trata de providência cabível, pois não disposta no art. 11 da Lei 11.340/06: "No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá, entre outras providências: I - garantir proteção policial, quando necessário, comunicando de imediato ao Ministério Público e ao Poder Judiciário; II - encaminhar a ofendida ao hospital ou posto de saúde e ao Instituto Médico Legal; III - fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida; IV - se necessário, acompanhar a ofendida para assegurar a retirada de seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio familiar; V - informar à ofendida os direitos a ela conferidos nesta Lei e os serviços disponíveis, inclusive os de assistência judiciária para o eventual ajuizamento perante o juízo competente da ação de separação judicial, de divórcio, de anulação de casamento ou de dissolução de união estável",

    C- Incorreta. O Ministério Público intervirá quando não for parte. Art. 25, Lei 11.340/06: "O Ministério Público intervirá, quando não for parte, nas causas cíveis e criminais decorrentes da violência doméstica e familiar contra a mulher".

    D- Incorreta. A notificação acontece sem prejuízo da intimação do advogado ou defensor. Art. 21, Lei 11.340/06: "A ofendida deverá ser notificada dos atos processuais relativos ao agressor, especialmente dos pertinentes ao ingresso e à saída da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público".

    E- Correta. É o que dispõe a Lei 11.340/06 em seu art. 17: "É vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E.

  • a) Art. 35.... poderão....

    b) Art. 23 . Poderá o juiz determinar a separação de corpos..

    c) Art. 25. ..., quando não for parte....

    d) Art. 21. ...., sem prejuízo da intimação do advogado...

    e) Art. 17. CORRETA

    Todos os artigos referem-se à Lei Maria da Penha

  • Assertiva E

    É vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa.

  • Credo, mesmo questão que caiu agora em 2022, idêntica...interessante isso.


ID
5407870
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O departamento administrativo de uma empresa é composto por 6 homens e 8 mulheres. Uma comissão será formada com esses funcionários para tratar de questões salariais com O patrão. Quantas comissões distintas, com um homem e duas mulheres, é possível formar?

Alternativas
Comentários
  • combinação de 6 x 8.7/2=168

  • Alguém pode me explicar por que diabos divide por 2?

    Me enviem mensagem com o código da questão (Q1005326) e a explicação, por favor!

    (61)982004640

  • A Comissão será composta por três pessoas : H M M (um homem e duas mulheres)

    LOGO, para os homens teremos 6 homens para uma vaga ( combinação de 6 para 1 ) = 6

    Para as mulheres teremos 8 mulheres para duas vagas (combinação de 8 para 2) = 8.7 / 2.1 = 56 /2 = 28

    logo : 6 x 28 = 168

    resp: c

    Fiz dessa forma :)

  • Luiz Guilherme...

    Pense em 3 cadeiras

    c1, c2, c3

    quantos homens podem sentar na c1? 6

    quantas mulheres podem sentar na c2? 8

    quantas mulheres podem sentar na c3? 7 (porque 7??? porque já tem uma sentada na c2, então vc desconta ela)

    Agora vamos a sua pergunta. "por que diabos divide por 2?"

    Dividimos por 2 para tirar a repetição...

    veja só

    suponhamos que na cadeira 1 sentou X, Na cadeira 2 sentou Y, e na cadeira 3 sentou Z. Isso forma uma combinação de X, Y, Z.

    PORÉM, podemos ter na cadeira 1 X, Na cadeira 2 Z, e na cadeira 3 Y. E Isso forma OUTRA combinação de X, Z, Y.

    MAS VEJA... não se trata de outras pessoas.. se trata apenas de mulheres que sentaram em cadeiras diferentes.

    A combinação é diferente, mas os personagens são os mesmos. Por essa razão dividimos por 2. Para tirar a repetição.

  • 6 homens

    8 mulheres

    _ _ _: precisam ocupar 3 lugares. Sendo que 1 será para os homens e 2 lugares para as mulheres:

    6/1 X 8/2 X 7/1 = 336/2

    => 168

    (encima a quantidade de pessoas e embaixo a quantidade de lugares)

  • GABA c)

    Quantas comissões distintas, com um homem E duas mulheres, é possível formar?

    H x M M

    C(6,1) x C(8,2) = 168

    OBS: Se o enunciado tivesse dito: quantas comissões distintas é possível formar com pelo menos 1 homem, aí complicava um pouco o jeito de resolver.

  • Pra quem tem dificuldade nesse assunto não adianta vir aqui olhar o resultado e tentar decorar.

    Assim não da mesmo!

    Tem que pegar um material legal, se necessário vídeo aulas, entender como cada caso é desenvolvido para poder exercitar.

    Se você não tem base esse assunto vai parecer cada vez mais confuso, e a resolução de questões só vai te dar ainda mais a sensação de que o assunto é impossível de ser compreendido.

    Você que dita se ritmo e estabelece seus próprios limites.

  • queria ter esse pensamento , td hora que vou resolver mal sei por onde começar , na vdd até sei, porém me perco e me fod
  • Placa de automovel ARRANJO

    Senha de cartao ARRANJO

    Formar comissao COMBINAÇAO

    Classificaçao ARRANJO

    Sorteio DEPENDE

    Formar grupo COMBINAÇAO

    Numero de CPF ARRANJO

    Prof. Telles Gran Cursos Online

    Fica Dica! vlw

  • c-

    1 entre 6 H -> 6

    ________________________________________

    2 entre 8 M -> p!/(p-n)!n!

    8!/(8-2)!2!

    8*7/2

    56/2=28

    ________________________________________

    28*6=168

  • A palavra "comissão" entrega o jogo!!!!!! Questão fácil, não precisa ser gênio ou fazer grandes raciocínios. Quando aparece "comissão" provavelmente será necessário usar a fórmula da Combinação, pois em uma comissão não importa a ordem. Vai no google e pesquisa a fórmula da Combinação.

    1. Faça a combinação com o número de homens.
    2. Faça a combinação com o número de mulheres
    3. Multiplica os resultados.
    4. Você achará 168

ID
5408026
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA, levando-se em conta a NBR 9050/2004 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: opção C

    Mesmo que a questão mencione a NBR 9050/2004, conferi todas as alternativas segundo a NBR 9050/2020. Dessa forma, as alternativas se classificam como:

    A - correta, conforme item 4.3.4.b

    B - correta, conforme item 4.3.5.f

    C - incorreta, pois segundo o item 4.3.4.c, para rotação de 360° sem deslocamento, é necessário um círculo com diâmetro de 1,50 m.

    D - correta, conforme item 4.3.2.d

    E - correta, conforme item 4.2.2

  • Complementando...

    a) As medidas necessárias para a manobra de uma cadeira de rodas sem deslocamento a uma rotação de 180º é 1,50m x 1,20m. ✅

    Cuidado para não confundir, pois na rotação de 180º há valores para "com deslocamento" e "sem deslocamento":

    rotação de 90° sem deslocamento = 1,20 m × 1,20 m;

    rotação de 180° sem deslocamento = 1,50 m × 1,20 m;

    rotação de 180° COM deslocamento = 1,90 m × 1,50 m;

    rotação de 360° sem deslocamento = círculo com diâmetro de 1,50 m

    b) As medidas necessárias para a manobra de uma cadeira de rodas com deslocamento a uma rotação de 180º é 1,90m x 1,50m. ✅

    rotação de 180° COM deslocamento = 1,90 m × 1,50 m;

    c) Para manobras sem deslocamento à rotação de 360º, utiliza-se o mesmo parâmetro de medida para manobras com deslocamento à rotação de 180º.❌

    d) A largura mínima de uma passagem para deslocamento em linha reta com duas pessoas em cadeiras de roda andando lado a lado é de 1,50m. ✅

    Uma dica para saber o mínimo é somar esses valores de 30 em 30...

    1 pessoa em cadeira de rodas - 0,90 m............~~(+30)

    1 pedestre e 1 pessoa em cadeira de rodas - 1,20 a 1,50 m............. ~~(+30)

    2pessoas em cadeira de rodas - 1,50 a 1,80 m.~

    e) Considera-se o módulo de referência (M.R.) a projeção de 0,80 m por 1,20 m nopiso, ocupada por uma pessoautilizando cadeira de rodas. ✅

    NBR 9050/2020

    4.2.2 Módulo de referência (M.R.) Considera-se o módulo de referência a projeção de 0,80 m por 1,20 m no piso, ocupada por uma pessoa utilizando cadeira de rodas motorizadas ou não, conforme Figura 3.


ID
5408029
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A alternativa correta que destaca o(s) dado(s) antropométrico(s) de medidas corporais, cuja informação possibilita estabelecer as dimensões de elementos (gaveta ou prateleira) situados diretamente sob superfícies de trabalho, tais como, balcões, escrivaninhas e mesas de reuniões é:

Alternativas

ID
5408032
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura

Conforme a NBR 13966/2008 (Móveis para escritório - Mesas - Classificação e características físicas dimensionais e requisitos e métodos de ensaio), a mesa de trabalho, que se caracteriza por ter função principal em um posto de trabalho, sendo normalmente utilizada por uma só pessoa, deve possuir dimensões e características compatíveis com a produção e execução de tarefas manuais ou informatizadas. Assinale as medidas em milímetros (mm) que esta norma determina para a medida do piso à face superior do tampo da mesa (distância vertical) e para a medida entre as bordas frontal e posterior do tampo da mesa (distância horizontal), respectivamente:

Alternativas

ID
5408035
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura

Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas de uma estrutura. Analise as seguintes atividades sobre fiscalização de obras.


II. Requerer a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do responsável pela execução, caso esta etapa da obra esteja sendo executada por empresa especializada subcontratada.

III. Solicitar ao contratado a elaboração de relatórios de acompanhamento de execução de tubulões, nos quais constem locação, dimensões, cotas de fundo e arrasamento e outros dados pertinentes.

IV. Realizar o controle tecnológico do concreto empregado.

V. Verificar a inexistência de trincas ou fissuras prejudiciais ao desempenho quanto às estacas pré-moldadas fabricadas fora do canteiro de obras.


Quais desses aspectos referem-se exclusivamente à fiscalização de fundações profundas?

Alternativas

ID
5408038
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na etapa executiva de um projeto de arquitetura, concernente à colocação de esquadrias, a fiscalização deverá verificar os seguintes aspectos nas esquadrias de madeira, EXCETO:

Alternativas

ID
5408041
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à classificação da NBR 9077/2001 (Saídas de emergência em edifícios) para prédios com estrutura resistente ao fogo e isolamento entre pavimentos, a exemplo de prédios com concreto armado calculado para resistir ao fogo, com divisórias incombustíveis, sem divisórias leves, com parapeitos de alvenaria sob as janelas ou com abas prolongando os entrepisos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    ----> No código X estão enquadradas as edificações em que a propagação do fogo é fácil. 

    Edificações com estrutura e entrepisos combustíveis -

    EXEMPLOS: Prédios estruturados em madeira, prédios com entrepisos de ferro e madeira, pavilhões em arcos de madeira laminada e outros

    ----> No código Y estão enquadradas as edificações com mediana resistência ao fogo.

    Edificações com estrutura resistente ao fogo, 

    MAS COM FÁCIL PROPAGAÇÃO DE FOGO ENTRE OS PAVIMENTOS - 

    EXEMPLOS: Edificações com paredes-cortinas de vidro ("cristaleiras"); 

    edificações com janelas sem peitoris (distância entre vergas e peitoris das aberturas do andar seguinte menor que 1m;  lojas com galerias elevadas e vãos abertos e outros

    ----> No código Z incluem-se as edificações em que a propagação do fogo é difícil.

    Prédios com estrutura resistente ao fogo e isolamento entre pavimentos -

    EXEMPLOS: Prédios com concreto armado calculado para resistir ao fogo, com divisórias incombustíveis, sem divisórias leves, com parapeitos de alvenaria sob as janelas ou com abas prolongando os entrepisos e outros

    Os prédios devem, preferencialmente, ser sempre projetados e executados dentro do tipo "Z".


ID
5408044
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Analise os seguintes casos em que é obrigatório o uso de rampas em edificações, segundo a NBR 9077/2001 (Saídas de emergência em edifícios).


I. Na descarga e acesso de elevadores de emergência.

Il. Sempre que a altura a vencer for inferior a 0,48 m, já que são vedados lanços de escadas com menos de três degraus.

Ill. Quando a altura a ser vencida não permitir o dimensionamento equilibrado dos degraus de uma escada.

IV. Quando os pavimentos não tiverem saída em nível para o espaço livre exterior.


Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    9077/01

    4.6.1 Obrigatoriedade

    O uso de rampas é obrigatório nos seguintes casos:

    a) para unir 2 pavimentos de diferentes níveis em acessos a áreas de refúgio em edificações com ocupações dos grupos H-2 e H-3;

    b) na descarga e acesso de elevadores de emergência; (I)

    c) sempre que a altura a vencer for inferior a 0,48 m, já que são vedados lanços de escadas com menos de 3 degraus; (II)

    d) quando a ALTURA a ser vencida não permitir o dimensionamento equilibrado dos degraus de uma escada; (III)

    e) para unir o nível EXTERNO ao nível do saguão térreo das edificações em que houver usuários de cadeiras de rodas


ID
5408047
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme a NBR 8196/1999 (Desenho técnico, Emprego de escalas), a escala a ser escolhida para um desenho depende da complexidade do objeto ou elemento a ser representado e da finalidade da representação. Em se tratando de escalas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A - Correta. Com exceção da escala 1:1 (escala em tamanho real), todas as escalas com a estrutura 1:x são de redução.

    B - Correta. Assim como A, todas as escalas com a estrutura x:1 são de ampliação.

    C - Incorreta. Para se trabalhar com escala de ampliação, basta multiplicar o valor da medida indicada no desenho do objeto pelo valor numérico da escala.

    D - Correta. Ambos fatores influenciam na escolha do tamanho da folha.

    E - Correta. Quando o desenho difere da escala indicada no rótulo da folha, este deve identificar a sua escala específica.


ID
5408050
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa gue relaciona corretamente uso de escala com o mobiliário.

Alternativas

ID
5408053
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As três faces do objeto são montadas sobre três eixos que partem de um vértice comum, sendo que uma das faces é representada de frente, em verdadeira grandeza, isto é, o objeto tem uma das faces paralela ao plano de projeção. As outras faces se projetam obliquamente sob um determinado eixo e sofrem com isso uma deformação em perspectiva. Esse texto refere-se à definição da perspectiva

Alternativas

ID
5408056
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O quantitativo de tomadas pode ser previsto ainda na fase de estudos do projeto de arquitetura, tendo como referência a norma NBR 5410/2004 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão). Analise os seguintes critérios quanto ao número mínimo de pontos de tomada em função da destinação do local e dos equipamentos elétricos utilizados em locais de habitação, segundo esta norma:


l. Um ponto para cada cômodo ou dependência, se a área for superior a 2,25m2 e igual ou inferior a 6m2.

II. Um ponto para cada 3,5m (ou fração) de perímetro em salas e dormitórios, espaçados tão uniformemente quanto possível, exceto em banheiros, onde apenas um ponto perto do lavatório é obrigatório.

Ill. Um ponto para cada 5m (ou fração) de perímetro em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, cozinha-área de serviço, lavanderias e locais análogos, sendo que, acima de cada bancada com largura igual ou superior a 30cm, deve ser previsto um ponto.

IV. Um ponto em varandas, que pode não ser instalado na própria varanda, mas próximo ao seu acesso, quando a varanda, por razões construtivas, não comportar o ponto de tomada, quando sua área for inferior a 2m2 ou, ainda, quando sua profundidade for inferior a 0,80m.


Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • II. Um ponto para cada 5m (ou fração) de perímetro em salas e dormitórios, espaçados tão uniformemente quanto possível, exceto em banheiros, onde apenas um ponto perto do lavatório é obrigatório.

    Ill. Um ponto para cada 3,5m (ou fração) de perímetro em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, cozinha-área de serviço, lavanderias e locais análogos, sendo que, acima da bancada da pia devem ser previstas no mínimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos;a


ID
5408059
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Do ponto de vista geométrico, os edifícios compreendem conjuntos de planos horizontais em intersecção com um conjunto de planos verticais, que formam os espaços aos quais se agregam as instalações, de acordo com Mascaró (2010). Acerca disso, assinale a afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Mascaró (2010)

    pág. 42

    • os planos horizontais representam aproximadamente 25% do custo total do edifício;
    • os verticais 45%
    • as instalações 25%
    • canteiro de obras 5%

    pag 37

    • " Mas nem todos os planos verticais e horizontais têm os mesmos custos: aqueles que envolvem o edifício normalmente são mais caros que os equivalentes internos"

    Gabarito letra E:

    • "Por exemplo, é muito comum pensar que uma redução de 10% de superfície construída representa redução equivalente no custo total da construção. Isso não é verdade, já que as instalações praticamente não sofrem modificações, nem tampouco as divisórias, as quais não diminuem seu custo proporcionalmente à redução da superfície."

ID
5408062
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Problemas relativos a caixilhos são identificados nos casos típicos de patologia da construção, de acordo com Thomaz (2001). Assinale a alternativa INCORRETA sobre as falhas mais comuns, do ponto de vista da execução de obras e da instalação dos caixilhos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A - uso de argamassa de material silto argiloso - ocasiona descolamento do revestimento


ID
5408065
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Avalie os seguintes aspectos em relação a pisos:


I. Irregularidades geométricas (empoçamentos, caimentos invertidos).

Il. Pisos muito rústicos ou muito escorregadios.

III. Fissuras de retração em pisos cimentados.

IV. infiltração de água nos encontros com paredes.


Quais correspondem aos problemas mais frequentes de patologia da construção em relação a pisos?

Alternativas

ID
5408068
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a etapa, segundo a NBR 13532/1995 (Elaboração de projetos de edificações — atividades técnicas), que se destina à concepção e à representação das informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessários ao interrelacionamento das atividades técnicas de projeto suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e de prazos dos serviços de obra implicados.

Alternativas

ID
5408071
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A concepção arquitetônica da edificação, dos elementos da edificação, das instalações prediais e dos seus componentes construtivos são objetos do projeto de arquitetura, conforme NBR 13532/1995 ( Elaboração de projetos de edificações — Arquitetura). Sobre disso, analise os seguintes itens:


l. Aspectos arquitetônicos de fundações (baldrames, blocos, cortinas, arrimos, estacas e sapatas) e de estruturas (colunas, pilares, vigas, paredes,lajes e muros de arrimo).

II. Coberturas (telhas, canaletas, calhas, rufos, contra-rufos, terraços e lajes impermeabilizadas) e vedos verticais (paredes, esquadrias, proteções).

Ill. Equipamentos para iluminação (aspectos arquitetônicos para ambientes exteriores e interiores relacionados com a especificação dos controles e dos aparelhos de utilização): lâmpadas, luminárias, refletores, projetores, luminárias de emergência e suportes (postes, hastes e pendentes).

IV. Equipamentos sanitários (aspectos arquitetônicos relacionados com a especificação dos controles e dos aparelhos de utilização), tais como louças (ou similares), metaise filtros de pressão e bebedouros.


Quais são considerados elementos da edificação e seus componentes construtivos, segundo a referida norma?

Alternativas

ID
5408074
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Qual dos sistemas estruturais arquitetônicos corresponde a estruturas que atuam principalmente por meio de composição de elementos em compressão e tração, como sistemas de treliças planas, curvas e espaciais?

Alternativas
Comentários
  • CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS

    ·         FORMA ATIVA: cabos, tendas e arcos

    ·         VETOR ATIVO: treliças planas, treliças espaciais, treliças curvas

    ·         MASSA ATIVA: vigas, pórticos, lajes (Seção Ativa)

    ·         SUPERFÍCIE ATIVA: plissadas, piramidais, tendas, abóbadas, casca, chapa


ID
5410057
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO contém um dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais estendidos aos servidores ocupantes de cargo público, de acordo com a Constituição Federal.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos dos servidores públicos. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A-  Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seus arts. 7º e 39. Art. 7º, CRFB/88: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...) IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno; (...)". Art. 39, § 3º, CRFB/88: "Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, (...) IX (...)". 

    B- Incorreta. O referido direito não se estende aos servidores públicos. Art. 7º, CRFB/88: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...) XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva; (...)". Art. 39, § 3º, CRFB/88: "Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir". 

    C- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seus arts. 7º e 39. Art. 7º, CRFB/88: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...) XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; (...)". Art. 39, § 3º, CRFB/88: "Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, (...) XV (...)". 

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seus arts. 7º e 39. Art. 7º, CRFB/88: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...) VII - garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável; (...)". Art. 39, § 3º, CRFB/88: "Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, (...) VII (...)". 

    E- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seus arts. 7º e 39. Art. 7º, CRFB/88: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...) XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei; (...)". Art. 39, § 3º, CRFB/88: "Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, (...) XII (...)". 

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (já que a questão pede a incorreta).

  • Gabarito B

    CF - os negritados são aplicáveis aos servidores.

    Art.39

    § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir.

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

    VII - garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

    VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

    IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

    XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;         

    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;         

    XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;

    XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

    XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal;         

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

    XX - proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;

    XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

    XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

  • jornada não superior a 8 horas diárias e 44 semanais

  • Oi?

  • Essa questão está errada né?

    Pela amor de Deus

  • A questão traz a redação fiel ao texto constitucional, mas alguns dos incisos do art 7º também se aplicam aos servidores públicos no art 39 3º. A letra B está correta em relação ao artigo 7, mas não esta presente no art 39.

  • Questão mal formulada.

  • "notumo" ta serto!