1- Conforme o Código de Ética da Enfermagem, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O cuidado da enfermagem se fundamenta no conhecimento próprio da profissão e nas ciências humanas, sociais e aplicadas e é executado pelos profissionais na prática social e cotidiana de assistir, gerenciar, ensinar, educar e pesquisar.
( ) O profissional da enfermagem tem o direito de documentar formalmente as etapas do processo de enfermagem, em consonância com sua competência legal.
( ) O(a) enfermeiro(a) fica proibido de delegar atividades privativas de seu cargo a outro membro da equipe de enfermagem, exceto nos casos de emergência.
( ) O profissional de enfermagem, tem o direito de delegar algumas de suas atribuições, previstas na legislação, para acompanhantes e/ou responsáveis pelo paciente.
( ) O profissional de enfermagem, tem o dever de executar as prescrições e procedimentos de qualquer natureza, mesmo que comprometam a segurança da pessoa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
A)V – F – V – F – F.
B)V – V – V – F – F.
C)F – F – V – F – F.
D)F – V – F – V – V.
Comentário:
Dos deveres.
Art. 37 Documentar formalmente as etapas do processo de Enfermagem, em consonância com sua competência legal.
Art. 91 Delegar atividades privativas do(a) Enfermeiro(a) a outro membro da equipe de Enfermagem, exceto nos casos de emergência.
Parágrafo único. Fica proibido delegar atividades privativas a outros membros da equipe de saúde.
Art. 92 Delegar atribuições dos(as) profissionais de enfermagem, previstas na legislação, para acompanhantes e/ou responsáveis pelo paciente.
Art. 80 Executar prescrições e procedimentos de qualquer natureza que comprometam a segurança da pessoa.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
I- A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade.
II-O profissional de Enfermagem atua com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais, técnico-científico e teórico-filosófico;
III-Exerce suas atividades com competência para promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os Princípios da Ética e da Bioética,
IV- Participa como integrante da equipe de Enfermagem e de saúde na defesa das Políticas Públicas, com ênfase nas políticas de saúde que garantam a universalidade de acesso, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.
V- O cuidado da Enfermagem se fundamenta no conhecimento próprio da profissão e nas ciências humanas, sociais e aplicadas e é executado pelos profissionais na prática social e cotidiana de assistir, gerenciar, ensinar, educar e pesquisar.