SóProvas



Prova IADES - 2014 - EBSERH - Nível Médio - Técnico em Farmácia


ID
1207687
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Bruno, Élcio e Heloísa trabalham no Hospital Saúde, cada um em um dos setores A, B e C, e atuam, cada um, em uma das áreas pediátrica, administrativa e cirúrgica, não respectivamente nem quanto aos setores, nem quanto às áreas. Sabe-se que:

• todos trabalham em setores e áreas distintos;
• Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria;
• Heloísa trabalha na área cirúrgica;
• um dos três trabalha na área administrativa, no setor A.

Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é feita por eliminação. Temos que aproveitar os dados que a questão fornece: Quem trabalha  o setor A também trabalha na área administrativa. Bruno não trabalha na área pediátrica. Heloísa trabalha na área cirúrgica.

    Já eliminados a A e a E por causa do Bruno e eliminamos a B e C por causa da Heloísa.

    Sobra a letra D.

  • Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria; = Se ele nao é pediatra e a Heloísa trabalha na cirurgica, só lhe resta trabalhar na ADM. 
    Heloísa trabalha na área cirúrgica 
    um dos três trabalha na área administrativa, no setor A. = O unico que trabalha na ADM é o Bruno e a prova disso é que eles trabalham em áreas distintas com setores distintos. 
    Apenas com essas afirmações já é possível ter certeza que Bruno trabalha na A e Élcio na Pediatria,
    Letra D 

  • Uma forma de resolução consiste em excluir todas situações impossiveis, no universo de todas as possibilidades: Faça uma tabela: 1ª coluna: pessoas; 2º setor; 3ª área. Assim:
                                    Setor                        

    Bruno          a              b              c         AdmCirurgia

    Elcio            a               b               c          Pediatria (dado no exerc.)

    Heloisa          a               b               c        Cirurgia (dado no exerc.)

    Obs. Negritado: dados do problema e certezas, dada a solução do mesmo.Resolução: o que está Sublinhado: eliminamos: c, depois Cirurgia (aqui sabemos que Bruno é do Administrativo pq nem pode trabalhar na Pediatra nem na Cirurgia); Agora ja que sobrou só o Adm p Bruno, sabemos que ele é quem trabalha no setor A

  • Só confirmando. Não há informações suficientes para dizer em quais setores Élcio e Heloísa trabalham?

  • não Ricardo.

  • PM/PA

    Pura Eliminação

    Eliminamos A e E de cara pois nas alternativas Bruno não pode ser pediátra

    Em Seguida Eliminamos a C, pois Heloisa trabalha na área cirúrgica e não pediátrica

    Por fim Descobrimos que Bruno Trabalha no Setor A porque ele não trabalha no Setor C e Não pode ser pediátra. Logo Olhando a pergunta "Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?"

    Podemos descrobrir que a área de pediatria é o Setor B, Porque Na pergunta Setor A e área da pediátria constam com elementos isolados, cada um representa seu setor. E o Bruno é único que se qualifica.

    #FÉ NO PAI


ID
1207690
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O suco de três garrafas iguais foi dividido igualmente entre 5 pessoas. Cada uma recebeu

Alternativas
Comentários
  • Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço.

  • Patrícia, precipitadamente, tive o mesmo raciocínio q vc e tentando demonstrar ficou a mesma dúvida! Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. Em seguida essa quantidade deve ser distribuída igualmente por 5 pessoas, o que representa 3X/5 de volume de suco por garrafa. Não é necessário saber as quantidades de volume da variável X. Ao relacionar com valores, vejo uma contradição. Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, cada garrafa deve distribuir seu volume igualmente por 5 pessoas. 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades de suco por garrafa, isto é, 26 ml³ para cada uma das 5 pessoas. No entanto, observe que esse valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa ou variável X1 (20 ml³). A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!

  • Então Patricia Silva e Rogério Costa. Eu fiz assim: 
    Imaginei 03 garrafas com (um valor aleatório) de 100ml cada, Total=300ml (as 03 garrafas);
    Depois, dividi os 300ml paras as 05 pessoas, (300/5) resultando 60ml para cada;

    A) 3/5 do total dos sucos, seria (300/5) = 60 * 3 = 180ml (errada);
    C) 5/3 do total dos sucos, seria (300/3) = 100 * 5 = 500ml (errada);
    D) 5/3 do suco de uma garrafa, seria (100/3) = 33 * 5 = 165ml (errada);
    E) 6/15 do total dos sucos, seria (300/15) = 20 * 6 = 120ml (errada);
    B) 3/5 do suco de uma garrafa, seria (100/5) = 20 * 3 = 60ml (CORRETA)
  • Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/5= 3/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)


  • Meu raciocínio foi o seguinte: como a questão é de múltipla escolha, vamos utilizar as respostas que ela dá para começar a pensar e vamos eliminando.

    Ok, eu tenho 3 sucos para dividir entre 5 pessoas (3/5 ou três para cinco -- essa fração corresponde ao total dos sucos); se eu fracionar cada suco em três "pedaços", eu terei 9 "pedaços" de suco (3 x 3) para dividir entre 5 pessoas ou nove frações de suco para dividir entre cinco pessoas (9/5 ou nove para cinco -- mais uma vez, corresponde ao total de sucos). Olhando para as alternativas, nenhuma se encaixa nisso...

    E se eu fracionar meu suco em cinco "pedaços"? Daí eu terei 15 "pedaços" de suco (3 x 5) para dividir entre 5 pessoas, ou seja, quinze frações de suco para dividir entre cinco pessoas (15/5 ou 15 para cinco -- mais um vez, total de sucos). Opa! 15/5 = 3. Ou seja, dividindo cada garrafa em cinco "pedaços", cada uma das pessoas ficará com 3 "pedaços" de garrafa.

    Alternativa correta, "b": cada uma recebeu 3/5 do suco de uma garrafa.

    Espero que compreendam o raciocínio!

  • eu errei mas logo percebi que não é 3/5 em relação ao total dos sucos  pois( o todo, ou seja o total do suco =1)

  • Analisando a questão,

    Vamos supor que cada garrafa contenha X litros, assim se eu tenho 3 garrafas, então o total será de 3X. 
    Temos que dividir igualmente entre 5 pessoas:



    RESPOSTA: (B)


  • Fiz o cálculo da seguinte forma:

    Imageinei cada garrfa a 100ml cada. Logo, o total é 300ml. Depois dividi por 5 e descobri 60ml. Esse é o valor que cada pessoa irá receber. Considerando a letra A), 3/5 do total de sucos daria e seguinte expressão: 300mlx3/5. O resultado é 180ml. Isso não corresponde ao valor que cada um irá receber (60ml). Por outro lado, a alternativa B) confere com o resultado, já que 3/5 do suco de uma garrafa corresponde a 100mlx3/5 = 60ml.

    Espero ter ajudado na questão. Bon estudos!

  • Patricia Silva

    "Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço."

     

    Você partiu de 3/5 e voltou para 3/5. Não houve nada de efetivo nessa conta. Os 3/5 não poderiam ser sobre o total de suco, haja vista o que cada um recebeu do total só pode ser 1/5. 

     

     

    Rogério Costa

    ".... Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. (...). Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, (...). 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades (...), isto é, 26 ml³ para cada. valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa. A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!"

    A premissa contém um erro de lógica e de interpretação: primeiro: se os volumes fosse diferentes, com valor X, a soma não poderia ser 3X, aliás, se fosse diferentes nem poderiam ser todos chamados de X. segundo: o enunciado disse que são garrafas idênticas. Daí sua premissa errônea gerou os resultados errados a que você chegou.

     

     

    RENATO MAURIZ

    "Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/53/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)"

    Quando você soma os três 1/5, você está somando frações de inteiros diferentes, por isso a distorção no resultado. A soma correta seria 1/5 de 1/3 somado, já que cada 1/5 se refere ao 1/5 de uma garrafa, e uma garrafa é 1/3 do total. Assim sua resposta seria 9/15 (que é o mesmo que 1/5) do total e não 3/5 do total. Note que 1/5 do total é a resposta óbvia, já 3/5 não faz sentido, já que é um valor acima da metade, impossível tal resultado (aqui você já nota que a letra A está descartada). 

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO POR RACIOCÍNIO

     

    (POR ÁLGEBRA JÁ ESTÁ RESOLVIDA PELO PROFESSOR E POR OUTROS COLEGAS)

    3 GARRFAS DIVIDAS POR 5 PESSOAS. SE FOSSEM 6, CADA UMA FICARIA COM METADE DE CADA GARRAFA. COMO SÃO SÓ 5, ENTÃO CADA PESSOA VAI FICAR COM UM POUCO MAIS QUE A METADE.

    LETRA B) 3/5 DE CADA GARRAFA, ÚNICA OPÇÃO EM QUE CADA UM RECEBE UM VALOR A MAIS QUE A METADE.

     

     

    As outras são todas absurdas:

    a) 3/5 do total dos sucos.Mais da metade do total, não dá nem pra 2 pessoas...

     c) 5/3 do total dos sucos. Maior que o inteiro, absurdo.

     d) 5/3 do suco de uma garrafa. Quase 2 garrafas pra cada...

     e) 6/15 do total dos sucos. 2/5 não, teria de ser 1/5

     


ID
1207693
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma escola de línguas, com um total de 360 alunos, oferece cursos em três períodos: matutino, vespertino e noturno, com igual número de alunos em cada um. Nenhum aluno faz cursos de manhã e à noite. O número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e à noite é igual a 40, e o número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e de manhã é igual a 20. O número de alunos x em cada turno satisfaz

Alternativas
Comentários
  • Primeiro some as intersecções: 20+40= 60. Como o total é 360, falta 300. Aí dividi esse valor por 3, que dá 100 pra cada conjunto.
    Como manhã já tem 20, fica com 80. Tarde já tem 60, fica com 40. Noite tem 40, fica com 60.
    Fazendo a soma total temos: 80+20+40+40+60 = 240.
    Para chegarmos ao total de 360, falta 120.
    120/3 = 40 para cada.
    Se cada conjunto já tinha 100, somando 40, cada conjunto fica com 140. RESPOSTA D.

  • Eu pensei diferente:

    Quando queremos achar a interseção somamos o total de cada conjunto e diminuimos do total dos conjuntos. Neste caso faremos o caminho contrario somaremos a interseção com o total dos conjuntos e (sabendo que o numero em cada conjunto e igual) dividiremos pelo numero de conjuntos.

    sendo assim ficaria:

    360 (total dos conjuntos) + 60 (interseção) = 420 / 3 (n conjuntos) = 140

    mais facil ne

  • letra D:

    número de alunos matutino(M) = número de alunos vespertino(V) = número de aluno noturno(N), então M= M1(n. de alunos somente pela manhã)+20(tarde e manhã), V= V1( n. de alunos somente pela tarde)+60(tarde e noite + tarde e manhã), N= N1(n. de alunos somente pela noite)+ 40(tarde e noite).

    como o total de alunos é 360, então: M1+V1+N1+ 20+40= 360, ou seja M1+V1+N1=300, continuando: M-20+V-60+N-40=300, M+V+N= 420, como M=V=N e igual a X, então x=420/3= 140.

  • Mal formulada essa questão. Eu fiz 60 alunos fazendo os três cursos manhã, tarde e noite nos conjuntos (até por que não restringiu essa parte) e por isso marquei a letra B, assim como muitos.


ID
1207696
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um salário de R$ 750,00 teve um aumento de R$ 68,50 e outro salário de R$ 1.200,00 teve um aumento de R$ 108,00. Percentualmente, é correto afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • Fiz uma regra de 3:

    75-100%
    68,5 - x%
    x = 91,33%


    120-100%
    108-x%
    x=90%


    O salário menor teve um aumento maior, de 91,33%

  • Bruna, o aumento foi de 9,133%. Vc acabou eliminando um zero no valor dos salários (750 e 1200 são os valores).

  • Regra de 3 super básica,

    Salário A

    Se 750 ----> 100%

         68,50----> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 750x = 68500

    X = 68500 / 750 = 9,13%

    Salário B

    Se 1200 -----> 100%

         108 -------> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 1200X = 10800

    X = 10800 / 1200 = 9%

    Gabarito A = Salário menor teve maior aumento percentual.

  • Tnc com esses números picados, Cespe n faz uma merda dessa.

  • Facilitando sua conta:

     

    * As alternativas falam sobre 9%, então realize testes

    * 75 * 9% = 67,5 (logo já sabemos que o aumento foi maior do que 9%), mas vamos testar o resto

    * 12 * 9 = 108 (ou seja, o aumento foi de exatos 9%)

     

    A banca quer que você vá pelo caminho mais difícil, mas sempre terá um caminho mais fácil..


ID
1250935
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Qual a periodicidade mínima que o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas pela EBSERH devem ser analisados pelo Conselho Fiscal?

Alternativas
Comentários
  • faz parte da competência do conselho fiscal: analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH.

  • DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

    Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:

    I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

    II - opinar sobre o relatório anual da administração e demonstrações financeiras do exercício social;

    III - opinar sobre a modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    IV - denunciar, por qualquer de seus membros, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis;

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e

    VI - acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações.

  • Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:
    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e e demais demonstrações financeiras.
     

    § 2o O Conselho Fiscal reunir-se-á, ordinariamente, a cada mês e, extraordinariamente, quando convocado pelo seu Presidente.
     

    § 4o Além dos casos de morte, renúncia, destituição e outros previstos em lei, considerar-se-á vaga a função de membro do Conselho Fiscal que, sem
    causa formalmente justificada, não comparecer a duas reuniões
    consecutivas
    ou três alternadas, no intervalo de um ano, salvo caso de forca maior ou caso fortuito.
     

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO VII

    DO CONSELHO FISCAL

    Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:

    I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

    II - opinar sobre o relatório anual da administração e demonstrações financeiras do exercício social;

    III - opinar sobre a modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    IV - denunciar, por qualquer de seus membros, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis;

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e

    VI - acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações

    DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • Art. 66. Compete ao Conselho Fiscal

    VI - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela empresa;

    ESTATUTO SOCIAL DA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH


ID
1250938
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

De acordo com as disposições contidas no Regimento Interno da EBSERH, qual dos seus órgãos têm, respectivamente, a finalidade expressa de realizar seu controle social (1) e a competência de acompanhar e avaliar periodicamente o seu desempenho (2)?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Art. 23. O Conselho Consultivo é órgão permanente da EBSERH que tem as finalidades de consulta, controle Social e apoio à Diretoria a ao Conselho de administração...

  • Art. 23.  Conselho Consultivo é órgão permanente da EBSERH que tem as finalidades de consulta, controle social e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração (...)

    Art. 24. Compete ao Conselho Consultivo:

    I - opinar sobre as linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias da EBSERH, orientando o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva no cumprimento de suas atribuições;

    II - propor linhas de ação, programas, estudos, projetos, formas de atuação ou outras medidas, orientando para que a EBSERH atinja os objetivos para a qual foi criada;

    III - acompanhar e avaliar periodicamente o desempenho da EBSERH; e

    IV - assistir à Diretoria e ao Conselho de Administração em suas funções, sobretudo na formulação, implementação e avaliação das estratégias de ação da EBSERH. 

  • Regimento interno

    Artigo 12:"É um órgão permanente da Ebserh que tem a finalidade de oferecer consultoria e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, além de avaliar e fazer sugestões em relação ao papel social da Ebserh, de acordo com seus objetivos específicos na sociedade"

    Artigo 13.Compete ao Conselho consultivo:

    Acompanhar periodicamente o desempenho da Ebserh


ID
1250941
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

A Lei nº 12.550/2011 autorizou a criação da EBSERH e a dotou de personalidade jurídica de direito privado. Seu Estatuto Social, introduzido pelo Decreto nº 7.661/2011, subordinou a referida Empresa ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários. Com relação às aquisições a serem realizadas pela EBSERH, conforme disposições contidas em seu estatuto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011 em seu artigo 13, inciso X alínea " a" diz que  compete ao Conselho de Administração deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva sobre o regulamento de licitação.

    Art. 13. Compete ao Conselho de Administração:

    X - deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento de licitação;


  • Uma dúvida com relação à alternativa C. Ela está incorreta porque para a EBSERH contratar qualquer serviço, deve ser por meio de licitação?


    Pela lei 12.550, a contratação da EBSERH pelo Poder Público dispensa licitação, mas não diz nada sobre contratação realizada pela empresa.

  • Oi Denis, a questão fala de aquisição e não contratação.

  • leta e correta!

    Artigo 7º, inciso XI, alínea a (Nova versão disponível no site da EBSERH que será o usado para todos os concursos com edital publicado após 02/04/14) Faz parte das atribuições do conselho de administração deliberar sobre o regulamento de licitação.

  • Lei 12.550/11

    Art . 5º  É  dispensada  a  licitação  para  a  contratação  da  EBSERH  pela  ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  para  realizar atividades  relacionadas  ao  seu  objeto  social.  

  • DECRETO 7661/2011 : ART.13 COMPETE AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

     X - deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento de licitação;

  • Contratar serviços:

    O Conselho de Administração, em face da deliberação favorável expressa na Resolução nº 71, de 28 de junho de 2018, aprova o Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, nos termos do art. 40 da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, e do Decreto nº 8.945, de 27 de dezembro de 2016. 

    Art. 1º Este Regulamento tem por objetivo definir e disciplinar o procedimento das licitações e contratações de serviços,

    Contratar a empresa:

    Art. 5º É dispensada a licitação para a contratação da EBSERH pela administração pública para realizar atividades relacionadas ao seu objeto social

  • Letra E.

    Segundo o Estatuto Social da EBSERH, aprovado em 29/06/2018, em seu art. 47: Compete ao Conselho Administração:

    XXVI - Aprovar o Regulamento Interno de Licitações e Contratos.

  • Art. 13. Compete

    ao Conselho de Administração:

    X - deliberar,

    mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre:

    a) o regulamento

    de licitação;


ID
1250944
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Acerca da área jurídica da EBSERH, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Regimento Interno:

    Artigo 31. São órgãos de assessoramento diretamente vinculados à Presidência:

    I- a Chefia de Gabinete;

    II- A Consultoria Jurídica;

    III- a Coordenação de Gestão Integrada;

    IV- a Assessoria de Planejamento e Relações Institucionais;

    V- a Assessoria de Apoio ao Ensino e Pesquisa;

    VI- a Coordenadoria de Comunicação Social; e

    VII- a Ouvidoria Geral.

  • Art. 28. Compete à Coordenadoria Jurídica:

    I - assessorar juridicamente o Presidente, a Diretoria Executiva, o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo da EBSERH;

    II - responder pela advocacia preventiva na EBSERH, atendendo e propondo soluções jurídicas para a empresa;

    III - supervisionar, bem como estabelecer as teses jurídicas das unidades hospitalares geridas pela Empresa, subsidiárias, escritórios, representações, dependências e filiais;

    IV - representar a Empresa judicial e extrajudicialmente, com a outorga do Presidente, coordenando a representação ativa e passiva da EBSERH na via judicial e administrativa;

    V - emitir parecer jurídico relativo à publicação de editais, dispensas e inexigibilidades de licitação, bem como quanto à formalização de contratos, convênios, acordos, ajustes e instrumentos congêneres, inclusive quanto aos aspectos de legalidade e conformidade da instrução processual;

    VI - elaborar informações em mandado de segurança, a ser assinado por autoridade competente que estiver sendo demandada no âmbito da EBSERH;

    VII - analisar e emitir parecer jurídico referente à legalidade de conclusões de relatórios de comissões de sindicância e consequentes proposições de medidas disciplinares ou imputação de responsabilidade administrativa ou civil;

    VIII - acompanhar a atualização de legislação de interesse da Empresa;

    IX - examinar previamente a legalidade dos atos relativos ao direito de pessoal e assessorar a Diretoria de Gestão de Pessoas;

    X - defender os integrantes e ex-integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria Executiva em processos judiciais e administrativos contra eles instaurados pela prática de atos no exercício do cargo ou função, nos casos em que não houver incompatibilidade com os interesses da empresa;

    XI - exercer outras atribuições determinadas pelo Presidente. 


ID
1250947
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Com relação ao tratamento da Lei nº 12.550/2011, que autorizou a criação da EBSERH, acerca da cessão de bens e direitos por parte das instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres, no âmbito e durante a vigência do contrato entre aquela empresa, relativamente aos serviços relacionados às suas competências, e estas instituições, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art.13º - Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder à EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art.6o, bens e direitos necessários à sua execução.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 13. Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder à EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art. 6º , bens e direitos necessários à sua execução.

    LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • As alternativas apresentadas tentou confundir o candidato com o Art. 11 parágrafos 1º e 2º.


ID
1250950
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Considerando que, no Brasil, a esperança de vida ao nascer é um dos índices usados para avaliar o quadro geral de saúde da população, é correto afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • ?????????????????????????????????????

  • Todas as alternativas estão erradas.

  • Pode justificar as questões erradas


ID
1250953
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

A Lei Orgânica da Saúde estabelece duas formas de participação da comunidade na gestão do SUS: as Conferências e os Conselhos de Saúde. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8142/90

    Art.1°

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  •            Resolução do Conselho Nacional de Saúde  reza:

         Terceira Diretriz: a participação da sociedade organizada, garantida na legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. A legislação estabelece, ainda, a composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. O Conselho de Saúde será composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, de entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, do governo e de entidades representativas de prestadores de serviços de saúde, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho, em reunião plenária. Nos Municípios onde não existem entidades, instituições e movimentos organizados em número suficiente para compor o Conselho, a eleição da representação será realizada em plenária no Município, promovida pelo Conselho Municipal de maneira ampla e democrática.

  • LEI 8142/90

    Art. 1º

    Paragrafo 1º  A conferência de saúde reúne-se a cada 4 anos com a representação de diversos segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo ´poder executivo ou, extraordinariamente por esta ou pelo Conselho de Saúde.



  • Parlamentares?...

  • A questão deveria ser anulada... não existe parlamentares??????

  • Questão deveria ser anulada. Respeitando o que preconiza a terceira diretriz da  RESOLUÇÃO No 453, DE 10 DE MAIO DE 2012 a qual enuncia no item oitavo:

    "VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde. "

  • Parlamentares??? em nenhuma das legislações fala de parlamentares, inclusive fala que é priobida a participação de membros eleitos do legislativo, executivo e judiciario...

  • D.

    -As Conferências de Saúde é onde se encontram tipos diversos de pessoas.

    -Os Conselhos de Saúde são órgãos de controle do SUS pela sociedade nos níveis municipal, estadual e federal.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    FONTE: LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A QUESTÃO ESTA ERRADA PARLAMENTARES SÃO MEMBROS ELEITOS DO PODER LEGISLATIVO.

    Questão deveria ser anulada. Respeitando o que preconiza a terceira diretriz da RESOLUÇÃO No 453, DE 10 DE MAIO DE 2012 a qual enuncia no item oitavo:

    "VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde. "

  • Gabarito D

    A questão aborda a lei 8.080/90, não referencia à resolução 543/12.

    De todo modo, Conferência e conselho são instâncias diferentes.

    O item "d" fala sobre a participação dos parlamentares nas conferciências de saúde, o que é certo. Já o item VIII da 3° diretriz - resolução 533/12 veda a participação dos parlamentares como membros nos conselhos de saúde.


ID
1250956
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Com base na Resolução nº 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, assinale a alternativa que não apresenta uma competência dos Conselhos de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se, o sufrágio universal é exercido para o voto POLÍTICO da república. Refere-se a sua opinião sobre governantes do Estado. Portanto não há que se falar em sufrágio universal em Conselhos de Saúde. 

  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2012/res0453_10_05_2012rep.html

  • Gabarito: Letra B.


    Complementando


    De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012

    Quinta Diretriz: aos Conselhos de Saúde Nacional, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, que têm competências definidas nas leis federais, bem como em indicações advindas das Conferências de Saúde, compete:


    a) Correto.

    I - fortalecer a participação e o Controle Social no SUS, mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS;

    b) Errado.

    c) Correto.

    XI - avaliar, explicitando os critérios utilizados, a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde do SUS;

    d) Correto.

    V - definir diretrizes para elaboração dos planos de saúde e deliberar sobre o seu conteúdo, conforme as diversas situações epidemiológicas e a capacidade organizacional dos serviços;

    e) Correto.

    III - discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde;



  • Não há essa competência para os Conselhos de Saúde: coordenar votações em âmbito nacional, estadual e municipal para a escolha das ações prioritárias em saúde pública por meio de sufrágio universal.


ID
1250959
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Acerca da direção nacional do SUS, é correto afirmar que a ela compete definir e coordenar os sistemas de

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080/90

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

  • Lei 8080/90

    Art. 16.

    A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

     

  •  A direção NACIONAL do Sistema Único da Saúde compete DEFINIR E COORDENAR OS SISTEMAS:

     

    >>>>De rede de laboratórios de saúde pública

    >>>>Vigilância sanitária

     

    GAB. A

  • que não caia sobre essas direções nacional, estadual e mucipal na minha prova! essa parte é a  mais difícil da lei...erro quase todas as questões com esse assunto =S

  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

    gab- A

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1250962
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Atenção: LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Considerando que as Ações Integradas de Saúde (AIS) começaram a ser implementadas em meados da década de 1980, é correto afirmar que suas principais diretrizes eram o (a)

Alternativas
Comentários
  • AIS: diretrizes:

    Universalização, acessibilidade, descentralização, integralidade e participação comunitária.

  • A partir do plano do CONASP, surgiu o Programa de Ações Integradas de Saúde, que ficou conhecido como AIS. ... Em 1986 é realizada em Brasília a VIII Conferência Nacional de Saúde, com ampla participação de trabalhadores, governo, usuários e parte dos prestadores de serviços de saúde.

  • Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no , obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;


ID
1272721
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São vários os objetivos da farmácia hospitalar e a atuação do técnico de farmácia. Entretanto, deve-se observar atentamente o alcance dos mesmos com eficiência e eficácia na assistência ao paciente e na integração as demais atividades desenvolvidas no ambiente hospitalar.

Considerando a necessidade de um técnico dentro do seu âmbito legal de atuação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1272724
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Entre as atribuições do técnico de farmácia, na central de abastecimento farmacêutico, está o recebimento de medicamentos. Com relação às boas práticas para a recepção de medicamentos e materiais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que só é preciso verificar as condições de temperatura dos termolábeis!


ID
1272727
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A classificação pela curva ABC ou 80-20 é baseada no teorema do economista Wilfredo Pareto, desenvolvido logo após a Segunda Guerra Mundial, no século XIX. Em um estudo a respeito da renda e da riqueza, ele observou uma pequena parcela da população (20%), que concentrava a maior parte da riqueza (80%). A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número, para se estabelecer formas de gestão apropriada à importância de cada medicamento em relação ao valor total dos estoques. Acerca da curva ABC, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei confusa com essa questão. Claro que a letra A é a mais errada. Mas a letra 'D' quando fala que os itens de classe A são menos importantes erra. Não é verdade?

    Os itens são classificados como (Carvalho, 2002, p. 227):


    • de Classe A: de MAIOR importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período);

    • de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período);
    • de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período).


  • Fabíola, também fiquei com a mesma dúvida. Quando vi o item A pensei que ele estivesse errado por conta da afirmação de se tratar de uma classificação estatística.
    Mas quando continuei analisando a questão e vi a alternativa D falar que os itens da classe A abrigam os itens menos importantes, na mesma hora marquei esta como a questão errada. Pesquisando encontrei que:

    Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor, ou da quantidade, dá-se a denominação de itens da classe A, aos intermediários, itens da classe B, e aos menos importantes, itens da classe C. A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto uma grande quantidade, em torno de 50%, é da classe C e 30% a 40%, são da classe B.

  • poxa... essa ficou confusa! ...pelo menos é possível absorver os conceitos corretos das alternativas B, C e E

    bons estudos!

  •  acho que essa questão tem dois itens incorretos a A e a D. O certo seria "Classe A: abriga o grupo de itens menos importantes que correspondem a um pequeno número de medicamentos, cerca de 20% dos itens, que representa cerca de 80% do valor total do estoque.

  • Pessoal...não vejo problema no entendimento que a curva ABC é uma classificação estatística, vez que para monta-la necessitamos utilizar uma distribuição de frequência Absoluta e Relativa, simples e acumulada...abraços


ID
1272730
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia

A escolha de uma forma farmacêutica é realizada de modo a permitir que um medicamento tenha o máximo de ação e o mínimo de inconvenientes. Os medicamentos podem ser apresentados nas formas líquida, sólida, pastosa ou gasosa. Assinale a alternativa que indica a relação incorreta para o medicamento e sua forma farmacêutica, respeitando a seguinte sequência – formas líquidas – formas sólidas – formas pastosas.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o termo correto para designar a forma farmacêutica "Pastosa" seria Semi-Sólida. Alem disso, a questão apresenta mais de uma resposta correta (A, C, D e E)


ID
1272733
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Conforme as definições do Conselho Federal de Farmácia, a partir da Resolução no 300/1997, “a farmácia é uma unidade clínica de assistência técnico-administrativa, dirigida por profissional farmacêutico, integrada funcionalmente e hierarquicamente às atividades hospitalares”, sendo importante ressaltar que a farmácia deve ser uma unidade clínica e, portanto, todas as suas ações devem ser orientadas ao paciente. Isso significa que a farmácia, além de fornecer medicamentos, deve acompanhar sua correta utilização e seus efeitos – CFF/1997. Assinale a alternativa incorreta, a respeito das atribuições, funções e objetivos da farmácia e do técnico de farmácia no contexto hospitalar.

Alternativas

ID
1272736
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca da relação entre o medicamento e sua classe farmacológica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Prednisona pertence a classe dos anti-inflamatório esteroidais, é um corticóide.


ID
1272739
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo as regras de estocagem de medicamentos termolábeis, citadas na Farmacopeia Brasileira em sua 4º edição, assinale a alternativa em desacordo com as regras de armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • Temperaturas para conservação 

    Fria ou Refrigerada - 2 ºC a 8 ºC

    Fresca - 8 ºC a 15 ºC

    Ambiente - 15 ºC a 30 ºC

    Calor excessiva - acima de 40º C

    Congelador - (- 20ºC)

  • CORRIGINDO:

    e) Local frio – ambiente cuja temperatura não exceda 8 ºC (local frio = refrigerador = 2 a 8°C).


ID
1272742
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O maleato de enalapril pode ser usado para o tratamento da hipertensão como monoterapia inicial, como fármaco de segunda linha em substituição a fármaco ineficaz ou não tolerado em monoterapia ou como componente de um esquema de múltiplos fármacos. Assinale a alternativa que apresenta um medicamento que não pertence a classe farmacológica dos anti-hipertensivos.

Alternativas
Comentários
  • Resp: B

    A Eritropoetina é um medicamento muito conhecido por pacientes portadores de anemia com base em outras doenças, como a insuficiência renal.


ID
1272745
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação às formas de expressão de concentração na manipulação farmacêutico, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A unidade de medida da porcentagem do PESO por Volume é "Xg/100mL"; e não mg/100mL!

    INCORRETA: Letra C


ID
1272748
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico e o técnico de farmácia lidam com quantidades medidas e expressas por um número e uma unidade. Essa unidade especifica a unidade de medida. Algumas vezes, elas não estão expressas na unidade mais conveniente de uso. O que pode ser feito então é a conversão de uma unidade em outra. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que indica a conversão em desacordo entre as unidades mais utilizadas.

Alternativas

ID
1272751
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Calcule a quantidade de matéria-prima necessária para o preparo da seguinte formulação:

Cáscara sagrada........................................250,0 mg. Espirulina.................................................130,0 mg. Excipiente.......................................q.s.p. 500,0 mg.
Preparar 60 cápsulas

Assinale a alternativa que apresenta as quantidades corretas para cáscara sagrada, espirulina e excipiente.

Alternativas
Comentários
  • Dados: 1) Cáscara sagrada 250,0 mg   2) Espirulina 130,0 mg 3) Excipiente qsp. 500,0 mg. Preparar 60 cápsulas.

    Primeiro passo: Considerar que os valores de massa (mg) dos princípios ativos correspondem a 1 (uma) cápsula!

    Segundo passo: Lembrar que o valor REAL do excipiente é:

    o seu valor expresso - todos os valores de massa dos princípios ativos (V.Exp - V.Ativos). 

    Ou seja, o valor REAL do excipiente será: 500mg - (250mg+130mg) = 120 mg

    Terceiro passo: 

    REGRA DE TRÊS:

    I) 250mg C. sagrada___1 Cápsula    ... X = 60 x 250 = 15000 mg C. sagrada   

                   X____60 Cápsulas

    OBSComo em toda prova de concurso o tempo é precioso, chegando a esse primeiro resultado, já deve-se marcar de cara a letra B. Mas extendendo os outros dois cálculos...

    II) 130mg Espirulina____1 Cápsula     ... Y = 60x 130 = 7800 mg de Espirulina

                  Y_____60 Cápsulas

    III) 120mg Excipiente ___1 Cápsula     ... Z = 60 x 120 = 7200 mg de Excipiente  

                    Z____60 Cápsulas

    GAB LETRA B


ID
1272754
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando a Portaria nº 344/1998, assinale a alternativa que indica o tipo de notificação de receita (Impresso) que o prescritor habilitado deverá utilizar para prescrever o medicamento Citalopram.

Alternativas
Comentários
  • Citalopram é um medicamento da lista C1 - Outras substâncias sujeitas a controle especial.

    a) B1 e B2 - psicotrópicos: receita azul com validade de 30 dias.

    b) C2 - retinóides: receita de notificação especial para retinoides com validade de 30 dias.

    c) C1 (outras substâncias), C4 (antirretrovirais) e C5 (anabolizantes): Receita branca especial em duas vias, validade de 30 dias

    d) A1 e A2 (entorpecentes) e A3 (psicotrópicos): receita amarela, validade 30 dias

    e) C3 - imunossupressoras: Receita branca comum + termo de esclarecimento de uso de talidomida + termo de responsabilidade

  • C4- fora do programa dst/aids??

  • Questão um tanto duvidosa, quando o avaliardor escreveu "fora do programa dst/aids" deixou em dúvida, mas por eliminação marcaria essa mesmo, letra C.

  • Deveria ser anulada, por modificar a escrita da resoluçao a fim de induzir ao erro. 

  • Citalopram faz parte da lista C1.

    Receita de Controle Especial deverá estar escrita de forma legível, a quantidade em algarismos arábicos e por extenso, sem emenda ou rasura e terá validade de 30 (trinta) dias contados a partir da data de sua emissão para medicamentos a base de substâncias constantes das listas "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial), e "C5" (anabolizantes) deste Regulamento e de suas atualizações.

    A prescrição de medicamentos a base de substâncias anti-retrovirais (lista "C4"), só poderá ser feita por médico e será aviada ou dispensada nas farmácias do Sistema Único de Saúde , em formulário próprio estabelecido pelo programa de DST/AIDS, onde a receita ficará retida. Ao paciente, deverá ser entregue um receituário médico com informações sobre seu tratamento.

    No caso do medicamento adquirido em farmácias ou drogarias será considerado o previsto no artigo anterior (receita de Controle Especial 2 vias).


ID
1272757
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito das vias de administração de medicamentos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    http://www.enfermagemnovidade.com.br/2014/08/administracao-de-medicamentos-via.html

  • B) Podem ser administradas preparações aquosas, oleosas e suspensões.


ID
1272760
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Avaliando uma suspensão de amoxicilina 5mg/mL, considerando posologia de 5 mL – três vezes ao dia, pergunta- se: quantos miligramas (mg) o paciente está tomando em cada dose?

Se for necessário preparar 150 mL dessa suspensão, quanto será utilizado de princípio ativo?

O volume preparado será suficiente para quantos dias de tratamento?

Alternativas
Comentários
  • 5 mg ---- ml

    X ---------5 ml

    X= 25 mg por dose

    ....

    0,005 g (5 mg) ---- 1 ml

    X ------------------- 150 ml

    X = 0,75 g (750 mg)

    ...

    5 ml * 3x por dia = 15 ml/ dia

    150 ml / 15 ml = 10 dias


ID
1272763
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O técnico em farmácia é o profissional da saúde que, sob a supervisão do farmacêutico, poderá atuar nos diversos segmentos da área farmacêutica, executando várias atividades. Assinale, entre as atividades destacadas a seguir, uma atuação fora do âmbito do técnico de farmácia.

Alternativas
Comentários
  • Cabe recurso já que a dispensação é um ato exclusico do farmaceutico segundo legislação. Neste caso, eles somente fornecem medicamentos. 


ID
1272766
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia

Em relação às classes farmacológicas, assinale a definição incorreta.

Alternativas

ID
1272769
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A tamisação é uma operação destinada a separar mecanicamente, através de malhas de um tecido apropriado, partículas sólidas com diferentes dimensões. Assinale a alternativa que caracteriza o modelo de operação para a tamisação.

Alternativas
Comentários
  • "Tamiz" é uma espécie de peneira, com vários níveis de diferentes aberturas que se encaixam umas sobre as outras. Os tamizes mais abertos ficam em cima enquanto os mais fechados ficam embaixo, assim uma mistura de sólidos é separada de acordo com o tamanho das partículas.

     

    Aqui tem uma imagem de um tamiz: http://img.directindustry.es/images_di/photo-g/33731-2825887.jpg 


ID
1272772
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à determinação do prazo de validade para produtos manipulados, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1272775
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia

Em relação às boas práticas de estocagem, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Lote ou partida: quantidade definida de matéria prima, material de embalagem ou produto, obtidos em um único processo, cuja característica essencial é a homogeneidade (RDC 67/07). Não é o produto produzido anualmente, pois depende do ciclo de fabricação do produto.


ID
1272778
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“Dados obtidos pela Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde – Rede RM (OPAS/Anvisa/MS) em 2009, apontam para o aumento da resistência bacteriana em diversas cepas, o que alerta para a necessidade de evitar o uso indiscriminado de antimicrobianos”.

Acerca desse assunto, assinale a alternativa que não apresenta somente antimicrobianos descritos em seus nomes genéricos.

Alternativas
Comentários
  •  esta errada  fluconazol e um anti-mico tico que serve pra fungos e glicosamina serve para cartilagem entre os muculos

    essa questão tinha que ser anulada se eu tiver errado por favor amigos mi ajude   

  • Fluconazol é antimicrobiano, não seria antibiótico. Assim a errada é a b mesmo.

  • A questão pede a alternativa que não apresenta somente antimicrobianos

    Somente a alternativa B possui essa caracteristica, visto que a Glicosamina ou Glucosamina é um aminossacarídeo e um importante precursor de síntese bioquímica de glicoproteínas e lípidos.

     

    Acredito que houve uma dúvida sobre os conceitos de  Antimicrobianos e Antibióticos:

    Antimicrobiano - Termo amplo que não especifica o tipo de fármaco empregado contra o agente invasor. Portanto, o Fluconazol é considerado um antimicrobiano

     

     


ID
1272781
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma atuação do técnico de farmácia na dispensação de medicamentos.

Alternativas

ID
1272784
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A admissão de técnicos de farmácia deve ser precedida de exames médicos, sendo obrigatória a realização de avaliações médicas periódicas dos funcionários diretamente envolvidos na manipulação das soluções parenterais e que atenda ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Assinale a alternativa incorreta a respeito de saúde, higiene e vestuário para os técnicos de farmácia.

Alternativas

ID
1272787
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Lei nº 5.991/1973, dispõe a respeito do controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências. Assinale a alternativa incorreta para a interpretação dessa Lei.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E 

    a) CORRETA. Art. 15 - A farmácia e a drogaria terão, obrigatoriamente, a assistência de técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei.

    b) CORRETA. Art. 17 - Somente será permitido o funcionamento de farmácia e drogaria sem a assistência do técnico responsável, ou do seu substituto, pelo prazo de até trinta dias, período em que não serão aviadas fórmulas magistrais ou oficiais nem vendidos medicamentos sujeitos a regime especial de controle.

    c) CORRETA. Art. 16 - A responsabilidade técnica do estabelecimento será comprovada por declaração de firma individual, pelos estatutos ou contrato social, ou pelo contrato de trabalho do profissional responsável.

    d) CORRETA. Art. 15, § 1º - A presença do técnico responsável será obrigatória durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.

    e) INCORRETA. A Lei não prevê prazo para substituição ou impedimento. Art. 15, § 2º - Os estabelecimentos de que trata este artigo poderão manter técnico responsável substituto, para os casos de impedimento ou ausência do titular.

  • incorretodevido o termo "tecnico de farmácia" como substituto


ID
1272790
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O armazenamento é definido como um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que envolvem as atividades de recebimento, estocagem e guarda, conservação, segurança e controle de estoque. Deve ser orientado por regras rígidas, que garanta a sua boa prática. Assinale a alternativa que não está relacionada à boa prática de estocagem em farmácia hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • essa tava fácil tem que por na frente a de válidas que já estão para vencer.


ID
1272793
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Ergonomia (do Grego ergon, trabalho + nomos, lei) é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia (Wisner/1972). A ergonomia tem por objetivo adaptar o trabalho ao homem, bem como melhorar as condições de trabalho e as relações homem-máquina. A ergonomia pode ser construtiva, corretiva e cognitiva. Assinale a alternativa incorreta com relação ao tema LER/DORT

Alternativas
Comentários
  • O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos.