-
GAB C
Spyware é um software espião, capaz de violar a privacidade das informações de usuários, coletando dados da máquina ou da rede e disponibilizando-as a terceiros.
- Assim como os worms e diferentemente dos vírus, os spywares precisam ser explicitamente executados pelo usuário para infectar uma máquina (a infecção de vírus é feita pela execução do arquivo hospedeiro).
-
gaba C
Todo Vírus é um Malware, mas nem todo Malware é um vírus, explico.
para o senso comum tudo é vírus. Mas na verdade tudo é malware(tradução programa malicioso)
"patlick, somente os mais cobrados em provas" Ok, pequeno gafanhoto!
- Vírus. Tem este nome porque age como um vírus biológico comum. Ele precisa de um hospedeiro.
- Worm (verme) Worms exploram falhas em programas e no sistema operacional. O objetivo dele é se replicar e não infectar, ele visa o ataque é redes de computadores em autorreplicação rapidamente para deixar o sistema pesado e lento.
- Spyware. (esse é o melhor) o SPYware spia você, rs.
- Trojan. Coringa das bancas. Ele pode ser praticamente tudo.
- Keylogger. KEY de Keyboard(teclado) ele copia tudo o que você digita.
- Ransomware. Ranso de resgate. Programa malicioso que criptografa seus arquivos e pede resgate para liberar.
pertencelemos!
-
SPYWARE
↳ É um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
[...]
1} Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador;
2} Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado;
3} Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas.
- Invade os sistemas com um único objetivo: publicidade.
[...]
Importante! ☛ O spyware não tem como objetivo dominar ou destruir o sistema do usuário - assim como objetiva os vírus e trojans - ele apenas serve para recolher informações sobre o usuário.
[...]
OBSERVAÇÕES:
↳ Para que seja instalado em um computador, é necessário que o spyware seja explicitamente executado pelo usuário.
↳ O uso de um programa do tipo keylogger permite a captura e o armazenamento de teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador, bem como a captura de senhas bancárias ou números de cartões de crédito e a recuperação de informações, em caso de perda de energia elétrica. ✓
- De fato, pois quando um keylogger está instalado e executado no pc, tudo que é digitado é salvo AUTOMATICAMENTE, sendo assim, diante de perdas de energias, é suficiente verificar o software para recuperar as informações digitadas que foram perdidas.
[...]
Questão:
↳ Embora sejam considerados programas espiões, os spywares também são desenvolvidos por empresas com o objetivo de coletar legalmente informações acessíveis de usuários. CERTO ☑
[...]
RESUMO
✓ Programa projetado para monitorar atividades;
✓ Envia informações para terceiros que tenham interesse;
✓ Só é instalado se for explicitamente executado pelo usuário;
✓ É classificado em adware, monitores de sistema, cookies e trojans;
✓ Sua principal função é espionar as ações do usuário.
Spyware --> MONITORA atividades --> depois ENVIA
[...]
____________
Fontes: Techtudo; Cartilha de Segurança; Alunos e Professores do Projetos Missão; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
SPAM
↳ É o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).
↳ Em outras palavras, spam é um tipo de email que contém mensagem indesejada — como, por exemplo, propaganda de uma empresa — e que é enviado para um cliente sem a sua prévia solicitação ou autorização.
[...]
► Quais os tipos de SPAM?
O SPAM pode ser dividido em algumas categorias ou tipos, são eles:
BOATOS
➥ Também conhecidos como "hoaxes", os spams do tipo boato visam promover histórias falsas e alarmantes. Geralmente elas tratam de um assunto sério e que instiguem a investigação e finalizam com um apelo para que as pessoas compartilhem com o máximo de pessoas possível. As histórias também não divulgam os nomes dos envolvidos, nem localidades ou datas muito específicas.
CORRENTES
➥ As correntes são como se fosse “simpatias” para conseguir mais dinheiro, mais saúde, paz, etc. Para conseguir o objetivo, a vítima do spam precisa repassar a mensagem para um número pré-determinado de pessoas. Depois disso, elas serão agraciadas com as “bençãos” da simpatia.
ESTELIONATO
➥ Alguns tipos de SPAM visam capturar dados pessoas do usuário, geralmente pedem para o usuário entrar em alguma página e inserir os seus dados pessoais. Os dados acabam em mãos de pessoas mal intencionadas.
GOLPES
➥ Alguns SPAM se configuram golpes. Geralmente aqueles que fazem promessas mirabolantes, como ganhar mais dinheiro trabalhando de casa e apenas por alguns minutos; ou como perder peso sem fazer esforço, aumentar o tamanho do órgão genital, dentre outras promessas mirabolantes. Geralmente você precisa comprar um produto falso, como um curso ou livro.
OFENSIVOS
➥ Esse tipo de SPAM visa difamar e sujar a imagem de um grupo, organização, empresa ou uma pessoa específica.
*PROPAGANDAS
➥ Esse é o tipo de SPAM mais comum dentre todos. Eles têm por objetivo divulgar algum produto, serviço e até mesmo políticos em campanhas eleitorais. As propagandas comerciais estão divididas entre as lícitas e ilícitas, sendo a maioria da segunda opção.
VÍRUS
➥ Algumas mensagens de SPAM carregam consigo vários tipos de vírus, como cavalos de tróia, worms, backdoors, dentre outros. O objetivo deste tipo de SPAM é infectar a máquina do usuário para conseguir alguns tipos de informações do usuário.
[...]
RESUMO
✓ E-mails não solicitados, geralmente enviados para um grande número de pessoas;
✓ Tem como finalidade fazer propaganda de algum produto ou serviço; e
✓ É uma fonte bastante apreciada, pelos mal feitores, para propagar vírus e pragas virtuais.
[...]
____________
Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
Freeware: software proprietário que é disponibilizado gratuitamente, mas não pode ser modificado.
Shareware: é o software disponibilizado gratuitamente por um período de tempo ou com algumas funções abertas, mas que implica no posterior pagamento pela sua licença.
- Trial: versão de teste de vários softwares.
______
Bons Estudos.
-
Spywares -->programa espião que monitora atividades de um sistema e envia a terceiros. Tendo:
Keyloggers = Captura o que digita
Screenloggers = Movimentos do mouse
-
GAB: CERTO
SPYWARE = ESPIÃO
-
GABARITO - C
Ajuda me muito : Spyware - Espião
Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
CUIDADO!
A ação de um Spayware pode ser :
Legítima: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.
Maliciosa: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
-
Transformam seu micro em uma “casa do big brother”, ou seja, dá para ver tudo o que você faz no seu micro se um spyware for instalado nele.
-
shareware = demo
-
Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato e absurdo, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;
Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;
E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;
Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.
Mapas mentais no link da bio: instagram.com/veia.policial
“FAÇA DIFERENTE”
SEREMOS APROVADOS EM 2021!
-
LETRA C
-
Gab C
[x]Spyware
Software espião, capaz de violar a privacidade das informações de usuários, coletando dados da máquina ou da rede e disponibilizando-as a terceiros.
- Legítimo: Instalado pelo próprio usuário da máquina para verificar a utilização abusiva ou não.
-
- Malicioso: Quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador.
- Keylogger: Captura e armazena as teclas digitadas pelo usuário no teclado.
-
- Screenloggers: Captura as imagens do computador. Foto instantânea da tela.
-
GABARITO: C
> Spyware é um software espião e tem a capacidade de violar a privacidade das informações dos usuários, coletando informações do pc ou da rede e disponibilizando-as a terceiros não autorizados. Atente-se que o spyware pode ser usado de forma legítima e maliciosa. Será usado de forma legítima quando ele é instalado pelo próprio usuário no seu computador, com o objetivo de saber se alguém anda usando o seu computador ou tentando acessá-lo ( obs.: eu já fiz isso). Cumpre salientar também que os spywares precisam ser explicitamente executados pelo usuário para infectar a uma máquina (diferente dos vírus que sua infecção é feita pela execução do arquivo que o hospeda).
> Keyloggers: esse é um tipo de spyware que é capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador e enviá-las a um invasor (por isso existe aquele teclado digital nos sites de bancos, para evitar esse golpe).
> Screenloggers: esse é um spyware capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no pc do usuário quando o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado - ele faz isso por meio de prints da tela (utilizado justamente para pegar as informações dos teclados virtuais).
> Adwares: utilizado especificamente para propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o pc mais lento (pode usado de forma legítima e ilegítima também).
Logo, o que percebemos então? Que temos o gênero spyware e suas espécies: keyloggers, screenloggers e adwares.
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.
-
Spyware é um vírus espião, só você pensar que o espião está vigiando e colendo informações sobre você, como nos filmes kkk.
Spy = espião.
-
A questão aborda conhecimentos acerca das definições dos tipos de malwares, mais especificamente quanto ao malware responsável por monitorar a atividade do usuário e registrar suas atividades.
A) Incorreta- Freeware se refere aos softwares gratuitos, ou seja, suas funções podem ser acessadas independentemente de pagamento e por tempo ilimitado.
B) Incorreta – Shareware são os softwares que possuem suas funções, total ou parcialmente, liberadas, por um período limitado, ao usuário, porém posteriormente será exigido um pagamento para que o usuário continue a usar as funções do software.
C) Correta - O malware “Spyware” é o malware responsável por espiar o usuário, através das teclas pressionadas e pelo monitoramento da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.
D) Incorreta - Spam são mensagens enviadas, sem solicitação dos destinatários, em grande massa a diversas pessoas. Normalmente o conteúdo dessas mensagens tem como objetivo divulgar produtos, aplicar golpes etc.
Gabarito – Alternativa C.
-
Tipos de Spyware:
Keyloggers (tecla), Screenloggers (tela), Adwares (anúncios).
-
Lista de Programas e Ataques Maliciosos
Adware → Exibe Propagandas.
Backdoor → Permite retorno Futuro, pelas Portas.
Bot → Comunicador Remoto, Explorador.
Botnet → Rede de comunicação Remota.
Boot → Atinge a área de Inicialização do SO.
Defacement → Pichação, Altera o conteúdo visual do site.
DoS → Ataque que visa Travar um Sistema.
DdoS → Ataque Coordenado de negação de serviço.
Exploit → Pedaço de Software, Comandos executáveis.
Força Bruta → Advinhação de Senha por Tentativa e Erro.
Hijacker → Altera o funcionamento do Navegador.
Hoax → Boato qualquer.
Jamming → Sinais de Rádio Frequência, tipo de DoS.
Keylogger → Captura Teclas digitadas.
Kinsing → Minerador de Criptomoedas.
Pharming → Redireciona o DNS, Página Falsa.
Phishing → Pescador, Engana a vítima.
Ransomware → Encripta Dados, Exige Resgate.
Rogue → Mentiroso, Instala programas Maliciosos.
Rootkit → Se Esconde, Mantém acesso ao PC.
Screenlogger → Espiona o Cursor, a Tela do PC.
Spoofing → Ataque que Falsifica endereços IP.
Spyware → Monitor, Coletor de Informações.
Sniffing → Fareijador, Registra e Intercepta o Tráfego.
Time Bomb → Fragmento de Código, Carga ativa.
Trackware → Cookie do Mal, Monitor de Atividades.
Trojan → Executa diversas funções Escondido.
Vírus → Infecta Arquivos, precisa ser Executado.
Vírus de Macro → Desordena Funções (Excel, Word).
Vírus de script → Auto Executável.
Vírus Flooder → Inunda, Sobrecarrega uma Conexão.
Vírus Stealth → Camuflador, Torna o malware Invisível.
Worm → Explorador Automático, Execução Direta.
Zumbi → PC Infectado, Controlado por 3°os.