SóProvas



Prova IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Ciências Ambientais e Meio Ambiente


ID
1623757
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A respeito dos objetivos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa incorreta é a letra a).

    Vejamos:

    Lei 12.305/2010, art. 7o 

    São objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: 

    I - proteção da saúde pública e da qualidade ambiental

    II - não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

    III - estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços

    IV - adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais

    V - redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos; 

    VI - incentivo à indústria da reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados

    Espero ter ajudado. :)

  • MUITO ÚTIL A INFORMAÇÃO POSTADA!

  • O correto é NÃO GERAÇÃO.

     

    Ordem correta: Não geração --> Redução --> Reutilização --> Reciclagem --> Tratamento --> Disposição final

  • Letra A

     

    Pegadinha na "Geração", muito boa.

    No art. 9º da lei 12.305/10 define uma ordem de prioridade: não geração, reduçãom reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adqueda dos rejeitos. Eu usei um espécie de linha horizontal para facilitar minha compreensão. A não-geração ao meu ver é algo impossível, até entendo a definição do objetivo, mas nos dias atuais vejo isso com inviável. O final da linha disposição dos rejeitos (resíduos que não possuem mais solução: tratamento, reciclagem, reutilização) é um dos pontos mais importantes.

    Eu recomendo o estudo da lógica reversa, facilitou muito minha compreensão desses procedimentos.

     

    Boa sorte pessoal, força e persistência que todos nós conseguimos.

  • GABARITO LETRA A

    art. 7 - São OBJETIVOS da Política Nacional de Resíduos Sólidos: 

    I - Proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; 

    II - NÃO geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; 

    III - Estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços; 

    IV - Adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais; 

    V - Redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos; 

    VI - Incentivo à indústria da reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados; 

    .....

    Fonte: Lei 12.305/2010

  • As Bancas gostam de fazer essa pegadinha!

    É NÃOOOOO GERAÇÃO....


ID
1623760
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Aterro sanitário ainda é o processo de disposição final de resíduos sólidos mais aplicado no mundo. Segundo Philippi Jr. et al. (2004), a alternativa CORRETA sobre as vantagens dos aterros sanitários é:

Alternativas
Comentários
  • Letra E. 

    Vantagens
    Quanto às vantagens de utilização desse processo, há muitas formas de aproveitmento do lixo que certamente ainda não foram percebidas, ou que já são evidentes mas ainda estão sendo estudadas por meio pesquisas nas áreas de engenharia e meio ambiente. O curso traz algumas das vantagens, que, embora já constatadas, nem sempre são conhecidas ou levadas em conta na hora de decidir pela implantação do aterro sanitário na cidade. Sendo assim, quando bem projetado e manejado, podem-se citar que:

    – É uma destinação final sanitária, adequada e completa;
    – Recebe quase todos os tipos de lixo;
    – Protege o meio-ambiente e a saúde pública;
    – É uma solução econômica com baixos investimentos iniciais de implantação, quando comparados a outros processos;
    – É um processo de implantação rápida;
    – Possibilita a recuperação de terrenos degradados;
    – Elimina problemas sociais, estéticos, de segurança;
    – Possibilita o aproveitamento do biogás se projetado para essa finalidade.

    Fonte:: http://www.cpt.com.br
  • Com exceção da letra E, todas as outras alternativas são desvantagens do uso de aterros

  • Bom dia

    Eu usei uma raciocínio lógico, todas as outras são desvantagens então a única vantagem era a "E", eu não faço nem idéia que seja Philippi Jr.. Eu estudei a lei e não doutrinas. Kkkkkkkkkkk

  • Essa questão não é nem de direito e sim de engenharia. O título do livro de Philippi Jr. et al. (2004) é "Curso de Gestão Ambiental" e voltado aos estudantes de engenharia Ambiental.

  • Na sua narrativa a questão correta realmente é "Baixo Custo......"

  • Percolado ou chorume é um líquido turvo e mal cheiroso proveniente da mistura de lixo e agua. Ele é altamente poluente, sendo frequentemente relacionado aos lençóis freáticos. Em um aterro sanitário cai a chuva. A água da chuva misturada ao lixo desse aterro produz o percolado.


ID
1623763
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação ao gás natural, a alternativa INCORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Metano é muito mais poluente para o efeito estufa que o gás carbônico

  • O gás natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos leves. Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre.

     

    Nos segmentos de transporte coletivo e de cargas, a utilização do GN recebeu o nome de GNV ( gás natural veicular) e assume importância na redução de agentes poluentes e por ser 70% mais barato do que outros combustíveis.

     

    O uso do GN nas residências, seja para cocção, seja para calefação, além da segurança e praticidade, tem a vantagem de substituir o GLP(derivado de petróleo importado pelo Brasil), que exige complexa infra-estrutura de transporte e armazenamento.

     

    É utilizado como matéria-prima nas indústrias petroquímica (plásticos, tintas, fibras sintéticas e borracha) e de fertilizantes (uréia, amônia e seus derivados), e para redução do minério de ferro na indústria siderúrgica.

     

    75% do gás natural comercializado é transportado por gasoduto apenas 25% é transportado por navios na forma de gás natural liquefeito. A tecnologia GNL é cara se comparada ao gasoduto. O GNL é aplicado quando o gasoduto não é viável técnico-economicamente

  • Os gases do efeito estufa que envolvem a Terra absorvem parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre, impedindo que a radiação escape para o espaço e aquecendo a superfície da Terra. Os principais são os gases carbônico e metano.

    O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima, o CO2 é o principal "culpado" pelo aquecimento global, sendo o gás de maior emissão (aproximadamente 78%) pelos humanos.

    O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica. É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado (a pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa) e cultivo de arroz. Também é resultado da produção e distribuição de combustíveis fósseis (gás, petróleo e carvão). Se comparado ao CO2, também é mais perigoso: o metano é mais eficiente na captura de radiação do que o CO2. O impacto comparativo de CH4 sobre a mudança climática é mais de 20 vezes maior do que o CO2, isto é, 1 unidade de metano equivale a 20 unidades de CO2.

    Fonte: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28261-gases-do-efeito-estufa-dioxido-de-carbono-co2-e-metano-ch4/

     


ID
1623766
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ciências

Segundo Philippi Jr. (2005), o tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) é definido pela legislação. São formas de tratamento comumente conhecidas e adotadas para os resíduos de serviços de saúde, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.

    Os processos comerciais disponíveis que atendem ao tratamento dos resíduos dos serviços de saúde estão descritos a seguir:

    1. Incineração:
    1.1   Incineradores de grelha fixa
    1.2   Incineradores de leito móvel
    1.3   Fornos rotativos
    2. Pirólise
    3. Autoclavagem
    4. Microondas
    5. Radiação ionizante
    6. Desativação eletrotérmica
    7. Tratamento químico

  • Não encontrei tal assunto na Lei 11.445, alguém pode citar a fonte? 
     

  • COMPOSTAGEM:

     

    Definição

    É o processo natural de decomposição biológica de materiais orgânicos (aqueles que possuem carbono em sua estrutura), de origem animal e vegetal, pela ação de microorganismos. Para que ele ocorra não é necessário a adição de qualquer componente físico ou químico à massa do lixo.

     

    Fase 

    O processo de compostagem aeróbia pode ser dividido em duas fases.

     

    1ª ‐ Bioestabilização Redução da temperatura da massa orgânica que, após ter atingido temperaturas de até 65°C, estabiliza‐se na temperatura ambiente. Duração: cerca de 45 dias em sistemas de compostagem acelerada e 60 dias nos sistemas de compostagem natural.

     

    2ª ‐ Maturação Nesta fase ocorre a humificação e a mineralização da matéria orgânica. Duração: mais 30 dias

     

    Resíduos passíveis de compostagem 

    *Resíduos orgânicos

     

    Resíduos NÃO passíveis de incineração

    * Resíduos secos / inorgânicos

     

    O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.

    Cora Coralina


ID
1623769
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

O artigo 6º da Lei nº 12.305/2010 trata dos princípios da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Em relação a esses princípios, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D.


    a) O poluidor-pagador e o protetor-recebedor. CORRETO.

    Art. 6o  São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos: 

    II - o poluidor-pagador e o protetor-recebedor;


    b) A visão sistêmica, na gestão dos resíduos sólidos, que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública. CORRETO.
    Art. 6o  São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos:
    III - a visão sistêmica, na gestão dos resíduos sólidos, que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública;


    c) A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. CORRETO.
    Art. 6o  São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos:
    VII - a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;


    d) O antagonismo entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade. INCORRETO.

    Art. 6o  São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos:

    VI - a cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade;


    e) O reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania. CORRETO.  

    Art. 6o  São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos:

    VIII - o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania;

  • GABARITO LETRA D

    PARA REVISAR

    Art. 6 São PRINCÍPIOS da Política Nacional de Resíduos Sólidos: 

    I - a prevenção e a precaução; 

    II - o poluidor-pagador e o protetor-recebedor; (A) OK

    III - a visão sistêmica, na gestão dos resíduos sólidos, que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública; (B) OK 

    IV - o desenvolvimento sustentável; 

    V - a ecoeficiência, mediante a compatibilização entre o fornecimento, a preços competitivos, de bens e serviços qualificados que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida e a redução do impacto ambiental e do consumo de recursos naturais a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada do planeta; 

    VI - a cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade; 

    VII - a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; (C) OK

    VIII - o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania; (E) OK

    IX - o respeito às diversidades locais e regionais; 

    X - o direito da sociedade à informação e ao controle social; 

    XI - a razoabilidade e a proporcionalidade. 

    FONTE: 12.305/2010


ID
1623772
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Leia as afirmativas expostas abaixo, que tratam dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos:


I. Os planos de resíduos sólidos.


II. A coleta seletiva, os sistemas de logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.


III. O incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.


IV. O monitoramento e a fiscalização ambiental, sanitária e agropecuária.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A.


    I. Os planos de resíduos sólidos. CORRETO.

    Art. 8o  São instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros: 

    I - os planos de resíduos sólidos;


    II. A coleta seletiva, os sistemas de logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. CORRETO.

    Art. 8o  São instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros:

    III - a coleta seletiva, os sistemas de logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;


    III. O incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. CORRETO.

    Art. 8o  São instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros:

    IV - o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis;


    IV. O monitoramento e a fiscalização ambiental, sanitária e agropecuária. CORRETO.

    Art. 8o  São instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros:

    V - o monitoramento e a fiscalização ambiental, sanitária e agropecuária;

  • Vale a leitura! 

    Art. 8o  São instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros: 

    I - os planos de resíduos sólidos; 

    II - os inventários e o sistema declaratório anual de resíduos sólidos; 

    III - a coleta seletiva, os sistemas de logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; 

    IV - o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis; 

    V - o monitoramento e a fiscalização ambiental, sanitária e agropecuária; 

    VI - a cooperação técnica e financeira entre os setores público e privado para o desenvolvimento de pesquisas de novos produtos, métodos, processos e tecnologias de gestão, reciclagem, reutilização, tratamento de resíduos e disposição final ambientalmente adequada de rejeitos; 

    VII - a pesquisa científica e tecnológica; 

    VIII - a educação ambiental; 

    IX - os incentivos fiscais, financeiros e creditícios; 

    X - o Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; 

    XI - o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir); 

    XII - o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa); 

    XIII - os conselhos de meio ambiente e, no que couber, os de saúde; 

    XIV - os órgãos colegiados municipais destinados ao controle social dos serviços de resíduos sólidos urbanos; 

    XV - o Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos; 

    XVI - os acordos setoriais; 

    XVII - no que couber, os instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, entre eles: a) os padrões de qualidade ambiental; 

    b) o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais; 

    c) o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental; 

    d) a avaliação de impactos ambientais; 

    e) o Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima); 

    f) o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; 

    XVIII - os termos de compromisso e os termos de ajustamento de conduta; 

    XIX - o incentivo à adoção de consórcios ou de outras formas de cooperação entre os entes federados, com vistas à elevação das escalas de aproveitamento e à redução dos custos envolvidos. 

  • Essa da agropecuária me pegou valendo


ID
1623775
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia as afirmativas I, II, III e IV, relacionadas ao biodiesel:


I. O biodiesel é um combustível diesel derivado de fontes naturais e renováveis como sementes de girassol, soja, dendê, castanha, buriti, amendoim, mamona, algodão, entre outros vegetais. Pode ser obtido ainda a partir de gordura animal e de óleo vegetal já utilizado.


II. Por ser uma fonte energética renovável baseada em biomassa, o biodiesel apresenta uma série de benefícios ambientais, como o aproveitamento dos resíduos agrícolas e industriais, a redução do volume de material enviado para os aterros sanitários e a redução da poluição atmosférica.


III. A produção de biodiesel pode estimular a geração de trabalho e renda, principalmente nas fases de coleta de matéria-prima e de processamento, especialmente em áreas pouco desenvolvidas.


IV. O biodiesel pode ser utilizado em motores diesel, porém contém enxofre e substâncias aromáticas, não é biodegradável e nem reduz a emissão de gases tóxicos no escapamento dos veículos.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Tenho que discordar da afirmativa 2. Dizer que uma fonte energética que emprega o processo de combustão reduz a poluição atmosférica, na minha opinião, é muita pretensão. Muito embora existam vantagens em relação à emissão de gases que provacam aumento efeito estufa, as fontes energéticas baseadas em biomassageram outros poluentes mais tóxicos, como fuligem, e aldeídos.

  • IV. O biodiesel pode ser utilizado em motores diesel, porém contém enxofre e substâncias aromáticas, não é biodegradável e nem reduz a emissão de gases tóxicos no escapamento dos veículos.

    NÃO! O biodiesel não pode ser usado só nos motores a diesel, o biodiesel é acrescentado nos óleos diesel ( S-10, e S-500) apenas 10% por litro. se for usado só , pode danificar os motores. baixa oxidação e congelamento.

  • I. O biodiesel é um combustível diesel derivado de fontes naturais e renováveis como sementes de girassol, soja, dendê, castanha, buriti, amendoim, mamona, algodão, entre outros vegetais. Pode ser obtido ainda a partir de gordura animal e de óleo vegetal já utilizado. (Correto)

    II. Por ser uma fonte energética renovável baseada em biomassa, o biodiesel apresenta uma série de benefícios ambientais, como o aproveitamento dos resíduos agrícolas e industriais, a redução do volume de material enviado para os aterros sanitários e a redução da poluição atmosférica. (Correto)

    III. A produção de biodiesel pode estimular a geração de trabalho e renda, principalmente nas fases de coleta de matéria-prima e de processamento, especialmente em áreas pouco desenvolvidas. (Correto)

    IV. O biodiesel pode ser utilizado em motores diesel (correto), porém contém enxofre e substâncias aromáticas (errado, pois o biodiesel é livre de enxofre), não é biodegradável e nem reduz a emissão de gases tóxicos no escapamento dos veículos ( errado, pois o biodiesel é biodegradável e reduz a emissão de gases tóxicos quando comparado ao diesel convencional).

  • Todas

  • Apenas 1 a 2e a 3


ID
1623778
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Segundo a RESOLUÇÃO CONAMA nº 358, de 29 de abril de 2005, os resíduos de serviços de saúde (RSS) são classificados em 5 grupos. Classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F).


( ) GRUPO A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.


( ) GRUPO B: Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.


( ) GRUPO C: Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista.


( ) GRUPO D: Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.


( ) GRUPO E: Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, tubos capilares, micropipetas, lâminas e lamínulas, espátulas, todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.


Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ANEXO I da Resolução 358/2005:

    GRUPO A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem presentar risco de infecção.

    GRUPO B: Resíduos contendo substâncias quimicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflmabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

    GRUPO C: Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especifi cados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear-CNEN e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista.

    GRUPO D: Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares

    GRUPO E: Materiais perfurocortantes ou escarifi cantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares

  • Todas estão corretas. Alternativa D.

ID
1623781
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F). Para os efeitos da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entende-se por: 




( ) Resíduos perigosos: aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental, de acordo com lei, regulamento ou norma técnica.


( ) Resíduos sólidos: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d'água, ou exijam para isso soluções técnicas ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível. 




( ) Gerenciamento de resíduos sólidos: conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei.


( ) Logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos  resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.


Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo:  


Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra b. L 12.305/2010

    Resíduos perigosos-  art.13, II,a.

    Resíduos sólidos- art.3, XVI.

    Gerenciamento de resíduos sólidos- art.3,X.

    Logística reversa- art.3, XII.

  • LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.

    Art. 3o  Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

    X - gerenciamento de resíduos sólidos: conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei; 

    XII - logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada; 

    XVI - resíduos sólidos: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível; 

    Art. 13.  Para os efeitos desta Lei, os resíduos sólidos têm a seguinte classificação: 

    II - quanto à periculosidade: 

    a) resíduos perigosos: aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade, apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental, de acordo com lei, regulamento ou norma técnica; 


  • Letra B.

  • LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.

     

    Art. 3o  Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

     

    X - gerenciamento de resíduos sólidos: conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei; 

    XII - logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada; 

    XVI - resíduos sólidos: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível; 

     

    Art. 13.  Para os efeitos desta Lei, os resíduos sólidos têm a seguinte classificação: 

     

    II - quanto à periculosidade: 

     

    a) resíduos perigosos: aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade, apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental, de acordo com lei, regulamento ou norma técnica; 

     

     

    DEUS É CONTIGO!

  • Questão Linda


ID
1623784
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia as afirmativas expostas abaixo sobre a energia de biomassa:


I. É a energia derivada de matéria viva como os grãos, as árvores e as plantas aquáticas, além de ser encontrada nos resíduos agrícolas e florestais e nos resíduos sólidos domiciliares e urbanos.


II. A biomassa pode ser utilizada como combustível em três formas: combustíveis sólidos como as lascas de madeira; combustíveis líquidos produzidos a partir da ação química ou biológica sobre a biomassa sólida e/ou da conversão de açúcares vegetais em etanol ou metanol; e combustíveis gasosos produzidos por meio do processamento com alta temperatura e pressão.


III. O cultivo de biomassa para fornecer energia possui uma série de vantagens sobre os combustíveis não renováveis. Pode estimular a aceleração das economias rurais, ao criar uma base variada de culturas, que podem resultar na redução das perdas de solos, na melhoria da qualidade da água e dos habitats para a vida selvagem.


IV. A densidade energética da biomassa é variável e substancialmente maior do que a dos combustíveis fósseis, em razão de abundâncias relativamente baixas de elementos que não o carbono e o hidrogênio. Por esse motivo e por causa da dificuldade de coletar e processar a biomassa, essa perde competitividade em relação aos combustíveis fósseis.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
1623787
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Resolução CONAMA Nº 237/1997 regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional de Meio Ambiente. Analise as afirmativas abaixo a respeito desta resolução:


I. Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.


II. Impacto Ambiental Regional: é todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados.


III. Os estudos necessários ao processo de licenciamento deverão ser realizados por profissionais legalmente habilitados, às expensas do órgão ambiental competente.


IV. Compete ao órgão ambiental estadual ou do Distrito Federal o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades localizados ou desenvolvidos em mais de um Município ou em unidades de conservação de domínio estadual ou do Distrito Federal.


V. O Poder Público, no exercício de sua competência de controle, expedirá as seguintes licenças: Licença Prévia (LP); Licença de Instalação (LI); Licença de Operação (LO); e Licença de Renovação (LR).


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • São espécies de licença concedida pelo poder público:Licença Prévia/ Licença de Instalação/ Licença de Operação.

    Bons Estudos!


  • Alternativa a.

    III- Errada. Art. 11. Os estudos necessários ao processo de licenciamento deverão ser realizados por profissionais legalmente habilitados, às expensas do empreendedor.  

    V- Errada. Art. 8. O Poder Público, no exercício de sua competência de controle, expedirá as seguintes licenças: I- Licença prévia. II- Licença de instalação. III- Licença de operação. 

  • Questão deveria ser anulada, pois o item IV também está errado. Compete ao órgão ambiental estadual ou do Distrito Federal o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades localizados ou desenvolvidos em mais de um Município ou em unidades de conservação de domínio estadual ou do Distrito Federal, exceto em Áreas de Proteção Ambiental (APAs). Conforme LC 140/2011, artigo 8 - inciso XV.

  • O item IV está de acordo com a CONAMA 237

    Art. 5º - Compete ao órgão ambiental estadual ou do Distrito Federal o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades:

    I - localizados ou desenvolvidos em mais de um Município ou em unidades de conservação de domínio estadual ou do Distrito Federal;

  • I. Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

    ao falar ampliação dá a entender que o licenciamento ambiental já o autoriza a ampliar seu estabelecimento.

  • A questão tinha que ser anulada porque segundo a LC140/2011, é competencia do Estado  "promover o licenciamento ambiental de atividades ou empreendimentos localizados ou desenvolvidos em unidades de conservação instituídas pelo Estado, exceto em Áreas de Proteção Ambiental (APAs);  art. 8º, XV. A parte do DF tá certa porque ele acumula as competencias do Estado e do município. 

  • A opção IV está incompleta, Uma vez que as APA's são excessão.


ID
1623790
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental relacionados a serviços de utilidades, estabelecidos pela resolução CONAMA Nº 237/1997.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com anexo 1 da Resolução do CONAMA 237/1997, os serviços de utilidade sujeitos ao licenciamento ambiental são:

    Serviços de utilidade

    - produção de energia termoelétrica

    -transmissão de energia elétrica

    - estações de tratamento de água

    - interceptores, emissários, estação elevatória e tratamento de esgoto sanitário

    - tratamento e destinação de resíduos industriais (líquidos e sólidos)

    - tratamento/disposição de resíduos especiais tais como: de agroquímicos e suas embalagens usadas e de serviço de saúde, entre outros

    - tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos, inclusive aqueles provenientes de fossas

    - dragagem e derrocamentos em corpos d’água

    - recuperação de áreas contaminadas ou degradadas

  • A Produção de substâncias e fabricação de produtos químicos se encontra no Anexo 1 da  Resolução do CONAMA 237/1997 como Indústria Química e não como serviço de utilidade pública.

  • PRIMEIRA QUESTÃO QUE VEJO COBRANDO O ANEXO DA RESOLUÇÃO CONAMA 237/97

  • decorar os anexos é demais pra mim! :´(

  • Decorar o anexo I é difícil

    Esse é o tipo de questão que eu deixo por último e ainda dou um chute!!!

  • Misericórdia!!!! Com tantas matérias que precisamos estudar, ter q decorar esse tipo de coisa é demais, né.

    Pensei assim: a única alternativa que não se enquadra em uma atividade "comum", que não beneficia a coletividade é a letra D.

    Temos que tentar desenvolver "raciocínios lógicos" com base no que a gente conhece da matérias, as vezes dá certo. E se vc está estudando muito e não deu pra vc acertar, imagina para os aventureiros!?!?!?


ID
1623793
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Impacto ambiental é considerado pela Resolução CONAMA Nº 01/1986 como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais. Dentre as atividades técnicas que o estudo de impacto ambiental deve no mínimo desenvolver, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas atividades.

Alternativas
Comentários
  • A resposta se encontra no art. 6º da RESOLUÇÃO Nº 001/86 - CONAMA.

    A - Correta. Transcrição do art. 6º, I da Resolução CONAMA 001/86;

    B - Correta. Transcrição do art. 6º, II da Resolução CONAMA 001/86;

    C - Correta. Transcrição do art. 6º, III da Resolução CONAMA 001/86;

    D- Correta. Transcrição do art. 6º, IV da Resolução CONAMA 001/86.

    E - Falsa. Não se encontra entre as atividades e técnicas do EIA.

  • Complementando a resposta do colega Otoniel, a alternativa E é uma atividade do RIMA e não do EIA (Art. 9º, V)

  • Na verdade, o RIMA é um reflexo do EIA, um resumo. De tal forma, a "" caracterização da qualidade ambiental futura da área de influência, comparando as diferentes situações da adoção do projeto e suas alternativas, bem como com a hipótese de sua não realização"" necessariamente vai estar no EIA também.

    Não tem como estar no RIMA e não estar no EIA.

  • Gabarito: letra E.

    Eleven Concurseira:

    Seu raciocínio faz todo o sentido, contudo a banca cobrou a literalidade da Resolução do Conama 01/1986.

    Como explicado pelos comentários anteriores, a alternativa E faz parte do conteúdo mínimo do RIMA.

  • Como decorar tanta coisa?

    Verifiquei que as atividades mínimas do EIA contempla AÇÕES:

    - Diagnóstico (ex: visitas de campo)

    - Análise de impactos (prever, interpretar e discriminar)

    - Definição das medidas mitigadoras (estudar, avaliar, escolher)

    - Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento (elaborar cronograma de ações)

    Enquanto o conteúdo mínimo do RIMA contempla, em sua maior parte, DECLARAÇÕES:

    - Objetivos e justificativas (dizer quais são eles)

    - Descrição do projeto (relatar as características)

    - Síntese dos resultados (relatar as características)

    - Descrição dos impactos (relatar as características)

    - Caracterização da qualidade ambiental futura (remete a ação, devemos ter atenção com este ponto)

    - Programa de acompanhamento (o documento/ cronograma)

    - Recomendação quanto a alternativa + favorável (relatar a melhor alternativa)


ID
1623796
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Norma Brasileira ABNT NBR ISO 19011/2012 fornece orientação sobre os princípios de auditoria, gestão de programas de auditoria, realização de auditorias de sistema de gestão de qualidade e auditorias de sistema de gestão ambiental, como também orientação sobre a competência de auditores de sistemas de gestão da qualidade ambiental. Analise as afirmativas abaixo, preenchendo os parênteses com “V”, as afirmativas VERDADEIRAS e com “F” as afirmativas FALSAS:


( ) São princípios relacionados a auditores: conduta ética, apresentação justa, devido cuidado profissional, independência e abordagem baseada em evidência.


( ) A abrangência de um programa de auditoria pode variar e será influenciada pelo tamanho, natureza e complexidade da organização a ser auditada.


( ) Os objetivos da auditoria definem o que é para ser realizado pela auditoria e podem incluir determinação da extensão da conformidade do sistema de gestão do auditado, ou partes dele, com o critério de auditoria e também a avaliação da eficácia do sistema de gestão em atingir seus objetivos especificados.


( ) Convém que o líder de equipe da auditoria seja responsável pela preparação e conteúdo do relatório da auditoria e que esse relatório forneça um registro completo, preciso, conciso e claro da auditoria.


( ) A auditoria está concluída quando todas as atividades descritas no plano da auditoria foram realizadas e o relatório da auditoria aprovado foi distribuído.


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • FUNDAMENTO:Norma Brasileira ABNT NBR IS0 19.011:2012:https://qualidadeonline.files.wordpress.com/2009/12/iso19011.pdf

    GABARITO: D


ID
1623799
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo a respeito dos aspectos que devem ser descritos no relatório de terceira parte, seguindo os orientações da Norma Brasileira ABNT NBR ISO 14040/2001:


I. Análise crítica, contendo os relatórios da análise e as respostas às recomendações.


II. Aspectos gerais, contendo a declaração de que o estudo foi conduzido de acordo com os requisitos previstos na norma.


III. Análise do inventário do ciclo de vida, apresentando os procedimentos de coleta de dados e de cálculo.


IV. Avaliação do impacto do ciclo de vida, identificando a metodologia e os resultados da avaliação de impacto que foi realizada.


V. Interpretação do ciclo de vida, expondo as suposições e limitações associadas à interpretação dos resultados, relacionadas tanto à metodologia quanto aos dados.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
1623802
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR ISO 14001/2004, a prevenção de poluição define o uso de processos, práticas, técnicas, materiais, produtos, serviços ou energia para evitar, reduzir ou controlar a geração, emissão ou descarga de qualquer tipo de poluente ou rejeito, para reduzir os impactos ambientais adversos. Assinale a alternativa que NÃO apresentações previstas pela referida norma. 

Alternativas

ID
1623805
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Norma Brasileira ABNT NBR ISO 14001/2004 apresenta que é da responsabilidade de cada organização desenvolver procedimento(s) de preparação e resposta a emergências que atenda(m) às suas necessidades específicas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma recomendação da referida norma.

Alternativas
Comentários
  • É da responsabilidade de cada organização desenvolver procedimento(s) de preparação e resposta a
    emergências que atenda(m) às suas próprias necessidades específicas. No desenvolvimento deste(s)
    procedimento(s), recomenda-se que a organização considere:
    a) a natureza dos perigos locais, por exemplo, líquidos inflamáveis, tanques de armazenamento, gases
    comprimidos e medidas a serem tomadas no caso de vazamento e lançamentos acidentais,
    b) o tipo e a escala mais prováveis de uma situação de emergência ou acidente,
    c) o método mais apropriado para responder a um acidente ou a uma situação de emergência,
    d) planos de comunicação interna e externa,
    e) a(s) ação(ões) requerida(s) para minimizar o dano ambiental,
    f) ação(ões) de mitigação e resposta(s) a ser(em) tomada(s) em diferentes tipos de acidente ou situação de
    emergência,
    g) a necessidade de processos para avaliação pós-acidente para estabelecer e implementar ações
    corretivas e preventivas,
    h) teste periódico do(s) procedimento(s) de resposta a emergências,
    i) treinamento do pessoal de resposta a emergências,
    j) uma lista de pessoas-chave e de órgãos de atendimento, incluindo detalhes de contato (por exemplo,
    corpo de bombeiros, serviços de remediação),
    k) rota(s) de evacuação e ponto(s) de encontro,
    l) o potencial de situação(ões) de emergência ou acidente(s) em instalações próximas (por exemplo, planta,
    estrada, linha férrea), e
    m) a possibilidade de assistência mútua entre organizações vizinhas.

  • Resposta D. Na versão 2015 da Norma é o Anexo A.8.2.

    Note que a alternativa D fala de processo, ou seja, como fazer, e a norma não é nada prescritiva. A decisão de como fazer é da própria organização.


ID
1623808
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A OHSAS 18001:2007 foi desenvolvida para responder à necessidade da existência de uma norma relacionada a sistemas de gestão de saúde e da segurança no trabalho, com o intuito de se avaliar e certificar seus sistemas de gestão. Assinale a alternativa que apresenta a definição CORRETA dos termos utilizados na referida norma:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei com bastante dúvida entre A e B.

    Marquei A com a pulga atrás da orelha.

    Vamos na fé.

  • Segundo a ohsas 18001.
    Auditoria:
    Processo sistemático, documentado e independente, para obter “evidência da auditoria” e avaliá-la objetivamente para determinar a extensão na qual os “critérios de auditoria” são atendidos.
     

  • LETRA A - CORRETA

     

    LETRA B - Conceito de Melhoria Contínua

     

    LETRA C - Conceito de ação corretiva

     

    LETRA D - Conceito de avaliação de risco

     

    LETRA E - Conceito de registro

     

    https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7319/2/Anexo%20I%20OHSAS180012007_pt.pdf

     


ID
1623811
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando as principais causas de problemas contemporâneos e seus respectivos impactos ambientais, analise as afirmativas a seguir.

I. Destruição da camada de ozônio e o aquecimento global são considerados impactos ambientais locais.

II. O desmatamento pode ocasionar danos à flora e fauna, erosão do solo, deslizamento de encostas e alterações climáticas.

III. A impermeabilização do solo pode resultar em menor recarga de aquíferos, enchentes e redução da evapotranspiração.

IV. Alterações no relevo e topografia de um local podem acarretar em mudanças no escoamento das águas, problemas de drenagem e também desfiguração da paisagem.

V. A poluição ambiental não ocasiona prejuízos às atividades sociais, econômicas e culturais.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Pela leitura & analise, acredito que seja alternativa "C"

  • Erro da I: Destruição da camada de ozônio e o aquecimento global são considerados impactos ambientais LOCAIS. (São impactos Mundiais)

    Erro da V: A poluição ambiental NÃO ocasiona prejuízos às atividades sociais, econômicas e culturais. (A poluição ambiental ocasiona diversos prejuízos econômicos, sociais, etc...)

    Gabarito C

  • ANÁLISE

    F A L S A I. Destruição da camada de ozônio e o aquecimento global são considerados impactos ambientais locais. PORQUE são impactos globais.

    VERDADEIRA II. O desmatamento pode ocasionar danos à flora e fauna, erosão do solo, deslizamento de encostas e alterações climáticas.

    VERDADEIRA III. A impermeabilização do solo pode resultar em menor recarga de aquíferos, enchentes e redução da evapotranspiração. PORQUE reduz substancialmente a ET0 - Menos acúmulo/espelhos d'água - Evaporação; Menos árvores - Transpiração.

    VERDADEIRA IV. Alterações no relevo e topografia de um local podem acarretar em mudanças no escoamento das águas, problemas de drenagem e também desfiguração da paisagem.

    F A L S A V. A poluição ambiental não ocasiona prejuízos às atividades sociais, econômicas e culturais. 

    De graça.


ID
1623814
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A auditoria ambiental tem se tornado uma ferramenta básica na avaliação da saúde ambiental de organizações e nos casos em que há comprometimento da direção da empresa e disponibilidade de recursos para aplicá-la e para corrigir as não-conformidades detectadas. Assim, a auditoria ambiental permite obter diversos benefícios para empresas que adotam seus pressupostos. A respeito deste tema, considere as afirmativas abaixo:


I. Prevenção de acidentes ambientais.


II. Melhor imagem da empresa junto ao público, à comunidade e ao setor público.


III. Possibilidade de incorrer em dispêndio inesperado e expressivo de recursos para atender às não-conformidades detectadas na auditoria ambiental.


IV. Indicar falsa sensação de segurança sobre riscos ambientais, caso a auditoria seja conduzida de forma inexperiente ou incompleta.


V. Produção e organização de informações ambientais consistentes e atualizadas do desempenho ambiental da empresa, que podem ser acessadas por investidores e outras pessoas físicas ou jurídicas envolvidas nas operações de financiamento e também transações da unidade auditada.


Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas CORRETAS sobre benefícios das auditorias ambientais:

Alternativas
Comentários
  • Nã concordo com o gabarito... Para min o correto é a letra b

    I. Prevenção de acidentes ambientais. CORRETA

     

    II. Melhor imagem da empresa junto ao público, à comunidade e ao setor público. CORRETA

     

    III. Possibilidade de incorrer em dispêndio inesperado e expressivo de recursos para atender às não-conformidades detectadas na auditoria ambiental. INCORRETA

     

    IV. Indicar falsa sensação de segurança sobre riscos ambientais, caso a auditoria seja conduzida de forma inexperiente ou incompleta. CORRETA

     

    V. Produção e organização de informações ambientais consistentes e atualizadas do desempenho ambiental da empresa, que podem ser acessadas por investidores e outras pessoas físicas ou jurídicas envolvidas nas operações de financiamento e também transações da unidade auditada CORRETA

     

  • A questão pede somente afirmativas CORRETAS sobre benefícios das auditorias ambientais.

  • A questão pede somente afirmativas CORRETAS sobre benefícios das auditorias ambientais. (x2)

  • A auditoria ambiental pode ser entendida como uma ferramenta básica para indicar a saúde ambiental de uma empresa.

    Assim, quando a direção da empresa está comprometida com melhoria contínua e possui recursos disponíveis para corrigir as não-conformidades detectadas, a auditoria ambiental permite obter benefícios como:

    - Identificação e registro das práticas que estão conformes e não-conformes com a legislação vigente;

    - Identificação e registro das práticas que estão conformes e não conformes com a política ambiental da empresa (caso haja uma);

    - Conscientização da diretoria sobre as práticas não-conformes da empresa e necessidades de mudanças, evitando surpresas e possibilitando planejamento de ações;

    - Assessoria na implementação e melhoria da qualidade ambiental da empresa;

    - Assessoramento na alocação eficiente de recursos (financeiro, tecnológico e humano) segundo as necessidades de melhoria mais urgentes: priorização de investimentos;

    - Avaliação, controle e redução do impacto ambiental gerado pela atividade;

    - Identificação de passivos ambientais, existentes ou potenciais;

    - Minimização dos resíduos gerados e dos recursos usados pela empresa, o que pode levar a diminuição de custos de produção;

    - Produção de informações e dados organizados sobre o desempenho ambiental da empresa, que podem ser acessadas por investidores e clientes;

    - Promoção de conscientização e educação ambiental dos empregados, além de melhorias à saúde ocupacional;

    - Prevenção de acidentes e multas ambientais;

    - Melhoria da imagem junto ao público, à comunidade e o setor público;

    - Redução de conflitos com os órgãos públicos responsáveis pelo controle ambiental;

    - Melhoria de posicionamento em mercados com requerimentos ambientais específicos, como para exportação.

    No entanto, existem desvantagens na aplicação da auditoria ambiental, como:

    - Necessidade de recursos adicionais (financeiro, tecnológico e humano) para implementar os programas de melhoria;

    - Possibilidade de ocorrer gasto expressivo de recursos para atender a melhoria das não-conformidades detectadas;

    - Falsa-sensação de segurança em relação a prevenção de acidentes e multas ambientais, caso a auditoria tenha sido conduzida de modo incompleto e de forma inexperiente;

    - Possibilidade que a empresa sofra pressões de órgãos governamentais e grupos ambientais para demonstrar seus resultados de desempenho ambiental.

    FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/vantagens-e-desvantagens-em-aplicar-auditoria-ambiental/16563


ID
1623817
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A saúde pública tem por objetivo o estudo e a busca de soluções para problemas que levam ao agravo da saúde e da qualidade de vida da população. Compreendem as ações de saúde pública, a medicina preventiva e social e as atividades de saneamento do meio, dentre as quais, o saneamento básico. Das atividades abaixo qual NÃO faz parte dos sistemas do saneamento básico:

Alternativas
Comentários
  • Lei 11.445.
    Art. 4o  Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.

  • Recursos hídricos = águas subterrâneas

  • Lei 11.445/07 PNSB

     

    Art. 4º Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.  (Águas subterrânia)

  • Águas residuárias = esgoto, aguas servidas, etc...


ID
1623820
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a auditoria ambiental, assinale a resposta CORRETA:  

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA, pois os procedimentos de qualquer auditoria são semelhantes.

    b) ERRADA, pois o empreendimento não pode fazer sua própria avaliação da certificação.

    c) CORRETA, pois a empresa pode contratar pessoas especializadas nessa área para executarem as ações relacionadas à auditoria

    d) ERRADA, pois a auditoria ambiental está dentro dos requisitos para que a empresa possua certificação, que por sua vez é garantido como obrigação para os empreendimentos a partir da ISO 14000.

    e) ERRADA, não possui apenas um objetivo.


ID
1623823
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Em relação ao licenciamento ambiental, a Resolução CONAMA 001, de 23/01/1986, em seu Art. 2º, elenca 16 categorias de projetos que estão obrigados a apresentar Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e Relatório de Impactos Ambientais (RIMA). Quanto a essas categorias, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10MW (ou 10.000KW)

  • Artigo 2º - Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA e1n caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:

    I - Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento;

    II - Ferrovias;

    III - Portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos;

    IV - Aeroportos, conforme definidos pelo inciso 1, artigo 48, do Decreto-Lei nº 32, de 18.11.66;

    V - Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgotos sanitários;

    VI - Linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 230KV;

    VII - Obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, tais como: barragem para fins hidrelétricos, acima de 10MW, de saneamento ou de irrigação, abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação, retificação de cursos d'água, abertura de barras e embocaduras, transposição de bacias, diques;

    VIII - Extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão);

    IX - Extração de minério, inclusive os da classe II, definidas no Código de Mineração;

    X - Aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos;

    Xl - Usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10MW;

    XII - Complexo e unidades industriais e agro-industriais (petroquímicos, siderúrgicos, cloroquímicos, destilarias de álcool, hulha, extração e cultivo de recursos hídricos);

    XIII - Distritos industriais e zonas estritamente industriais - ZEI;

    XIV - Exploração econômica de madeira ou de lenha, em áreas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental;

    XV - Projetos urbanísticos, acima de 100ha. ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental a critério da SEMA e dos órgãos municipais e estaduais competentes;

    XVI - Qualquer atividade que utilize carvão vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia.

  • GABARITO: D

    Xl - Usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10MW;


ID
1623826
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: Brasil 2012, do IBGE, as reservas de petróleo e gás natural podem ser classificadas como abundantes, suficientes e carentes, de acordo com sua disponibilidade de atender ao nível de produção atual em determinado horizonte de tempo. As reservas são classificadas como abundantes quando apresentam vida útil:

Alternativas
Comentários
  • As reservas são classificadas, em: abundantes (aquelas que apresentam vida útil acima de 25 anos), suficientes (apresentam vida útil entre 10 e 25 anos) e insuficientes (quando a vida útil da reserva é menor que 10 anos) (ANP, 2013).


ID
1623829
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as mudanças observadas atualmente no sistema da Terra não têm precedentes na história humana. Os esforços de desacelerar o ritmo ou tamanho das mudanças, inclusive maior eficiência de recursos e medidas de mitigação, tiveram resultados modestos e não reverteram as mudanças ambientais adversas. A respeito destas mudanças, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
1623832
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A pressão sobre os recursos terrestres tem aumentado nos últimos anos. O crescimento econômico tem acontecido à custa dos recursos naturais e dos ecossistemas. Dentro desse contexto assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não confundir preservação com conservação.

  • Conservação implica em uso racional de um recurso qualquer, ou seja, em adotar um manejo de forma a obter rendimentos garantindo a auto-sustentação do meio ambiente explorado.

     

    Já preservação apresenta um sentido mais restrito, significando a ação de apenas proteger um ecossistema ou recurso natural de dano ou degradação, ou seja, não utilizá-lo, mesmo que racionalmente e de modo planejado.


ID
1623835
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Leia as afirmativas expostas abaixo sobre o processo de Saúde Ambiental e Meio Ambiente:  


I. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença.


II. Os poluentes que mais afetam a saúde da população e são usualmente mensurados pelos órgãos ambientais são: partículas totais em suspensão; partículas inaláveis; dióxido de enxofre (SO2); dióxido de nitrogênio (NO2); ozônio (O3); e monóxido de carbono (CO), medidos em microgramas por metro cúbico (µg/m3).


III. As modificações ambientais, como a disposição inadequada de resíduos sólidos e o lançamento de efluentes sem tratamento adequado nos cursos d'água, podem criar ambientes propícios à existência de vetores de interesse em saúde pública, como roedores e artrópodes.


IV. A saúde pública além de conservar e melhorar a saúde se encarrega de prevenir a doença, orientando o ser humano doente e o saudável, bem como investiga as causas das doenças que existem no ambiente que o rodeia.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:  


Alternativas
Comentários
  • O Monóxido de Carbono é dado em ppm (partícula por milhão) e não em µg/m3.

    Por isso, entendo que o item II está errado, logo a alternativa correta seria a letra D e não a C.

  • Alguém saberia me explicar por que a III está correta?

  • I. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença. (correto)

    III. As modificações ambientais, como a disposição inadequada de resíduos sólidos e o lançamento de efluentes sem tratamento adequado nos cursos d'água, podem criar ambientes propícios à existência de vetores de interesse em saúde pública, como roedores e artrópodes. (correto)

    Obs.: Entende-se como artrópodes os cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.

    IV. A saúde pública além de conservar e melhorar a saúde se encarrega de prevenir a doença, orientando o ser humano doente e o saudável, bem como investiga as causas das doenças que existem no ambiente que o rodeia. (correto)

    II. Os poluentes que mais afetam a saúde da população e são usualmente mensurados pelos órgãos ambientais são: partículas totais em suspensão; partículas inaláveis; dióxido de enxofre (SO2); dióxido de nitrogênio (NO2); ozônio (O3); e monóxido de carbono (CO), medidos em microgramas por metro cúbico (µg/m3). (fiquei na dúvida nessa afirmativa)


ID
1623838
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito de produção mais limpa, inicialmente designado como tecnologia limpa, foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e significa aplicar, de forma contínua e integrada, uma estratégia ambiental aos processos, produtos e serviços de uma indústria, a fim de aumentar a eficiência e reduzir os riscos ao meio ambiente e ao ser humano. As alternativas abaixo são resultados da adoção do conceito de tecnologia limpa, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Achei estranha essa questão. Fiquei em dúvida entre a B e D, a B pelo "quando possível"... mas a maximização no uso de MP já evidencia um dos aspectos do P+L (eficiência). E a D não faz parte do processo produtivo em si, mas sim do gerenciamento dos resíduos.

  • 1º - Eliminação do uso de matérias-primas e de insumos que contenham substâncias perigosas;

    2º - Otimização das reações químicas, tendo como resultado a minimização do uso de matérias-primas e redução, no possível, da geração de resíduos;

    3º - Segregação, na origem, dos resíduos perigosos e não perigosos;

    4º - Eliminação de vazamentos e perdas no processo;

    5º - Promoção e estímulo ao reaproveitamento e à reciclagem interna;

    6º - Integração do processo produtivo em um ciclo que também inclua as alternativas para a destruição dos resíduos e a maximização futura do reaproveitamento dos produtos 

  • METODOLOGIA DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA . Implementação da Produção mais Limpa.

    Com a P+L podemos evitar a geração de passivo ambiental e de custos ambientais , o que é de interesse da empresa; reduzir impactos ambientais, o que interessa aos órgãos ambientais e à sociedade e principalmente, melhorar a qualidade dos produtos, a saúde e a segurança dos trabalhadores. Conforme Valle (1995, p.69), com a adoção de tecnologias limpas, os processos produtivos utilizados na empresa devem passar por uma reavaliação e podem sofrer modificações que resultem em:

    - Eliminação do uso de matérias-primas e de insumos que contenham substâncias perigosas;

    - Otimização das reações químicas, tendo como resultado a minimização do uso de matérias-primas e redução, no possível, da geração de resíduos;

    - Segregação, na origem, dos resíduos perigosos e não perigosos;

    - Eliminação de vazamentos e perdas no processo;

    - Promoção e estímulo ao reaproveitamento e à reciclagem interna;

    - Integração do processo produtivo em um ciclo que também inclua as alternativas para a destruição dos resíduos e a maximização futura do reaproveitamento dos produtos .

  • Gabarito letra B


ID
1623841
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. Leia as afirmativas expostas abaixo sobre a utilização de produtos e serviços baseados no desenvolvimento sustentável:


I. Os produtos e serviços devem atender às necessidades básicas da geração presente, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida, sem pôr em risco as necessidades das gerações futuras.


II. Uma ação de consumo sustentável é a introdução de novos hábitos de consumo, com a migração dos bens materiais para os serviços.


III. A proteção ambiental não pode ser alcançada à custa da inviabilização econômica da atividade produtiva.


IV. A proteção ambiental implica necessariamente no aumento de custos dos produtos e serviços.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I. Os produtos e serviços devem atender às necessidades básicas da geração presente, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida, sem pôr em risco as necessidades das gerações futuras. VERDADEIRA

    II. Uma ação de consumo sustentável é a introdução de novos hábitos de consumo, com a migração dos bens materiais para os serviços.VERDADEIRA

    III. A proteção ambiental não pode ser alcançada à custa da inviabilização econômica da atividade produtiva.VERDADEIRA

    IV. A proteção ambiental implica necessariamente no aumento de custos dos produtos e serviços.FALSA

  • Dava pra anular.

    Ação de consumo sustentável não é trocar bem material por serviço, é trocar seu consumo de bens ou de serviços usuais, por bens ou serviços que utilizem menos insumos, tenham melhores práticas de sustentabildiade etc.

    Questão mal feita


ID
1623844
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, preenchendo os parênteses com “V”, as afirmativas VERDADEIRAS e com “F”, as afirmativas FALSAS:


( ) As atividades humanas, de modo geral, provocam alterações nos meios físico, biológico e antrópico, sendo que essas modificações são chamadas de impactos ambientais.


( ) Uma das possíveis modificações ambientais provocadas pelo homem é o desmatamento, ou seja, a retirada da cobertura vegetal, observada na execução de empreendimentos.


( ) O Pampa é o único bioma contido em apenas um Estado do Brasil, o Rio Grande do Sul, ocupando aproximadamente 63% da sua área, com uma vegetação predominantemente constituída de gramíneas e arbustos esparsos. Esse bioma teve aproximadamente 54% de sua cobertura vegetal desmatada até 2009.


( ) A Mata Atlântica teve 88% de sua área desmatada até 2010. As taxas de desmatamento são elevadas em todas as Unidades da Federação, sendo que, em termos relativos, Goiás apresenta a maior taxa (95%) e a menor ocorre no Rio Grande do Sul (77%).


A alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  •  A Mata Atlântica teve 88% de sua área desmatada até 2010. As taxas de desmatamento são elevadas em todas as Unidades da Federação, sendo que, em termos relativos, Goiás apresenta a maior taxa (95%) e a menor ocorre no Rio Grande do Sul (77%). Pará é o estado com maior taxa de desmatamento.

  • A situação nos biomas extra-amazônicos não é menos crítica: da Mata Atlântica, restavam, em 2010, 12% de uma área total de 128.898.972 ha; os 113.923.019 desmatados foram substituídos por áreas agrícolas, pastoris e urbanas. As taxas são elevadas em todas as unidades da federação, sendo que, em termos relativos, Goiás apresenta a maior (95%) e Santa Catarina, a menor (77%). Dos demais biomas, o Pampa apresenta o maior percentual de desmatamento 54% (dados de 2009), seguido pelo Cerrado que, em 2010, fora desmatado em 49%. Na Caatinga, até 2009, eram 46%, cabendo o menor valor relativo ao Pantanal, com 15%.

    Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14236-asi-ids-2012-brasil-avanca-rumo-ao-desenvolvimento-sustentavel-mas-ainda-tem-muitos-desafios-a-enfrentar