SóProvas



Prova Instituto Tupy - 2020 - Prefeitura de Guaramirim - SC - Professor de Língua Inglesa


ID
3431863
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto de Clarice Lispector, “Declaração de amor”, abaixo:

11 de maio de 1968

Declaração de amor Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil.

        Não é maleável. E, como não foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendência é a de não ter sutilezas e de reagir às vezes com um verdadeiro pontapé contra os que temerariamente ousam transformá-la numa linguajem de sentimento e de alerteza. E de amor. A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.

        Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisto de uma frase.

        Eu gosto de manejá-la - como gosto de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes lentamente, às vezes para nos dar para sempre uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.

        Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega.

        Se eu fosse muda, e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês, que é preciso e belo. Mas como não nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.

Lispector, C. Declaração de amor. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro. 11 de maio de 1968.

Agora, levando em consideração as funções da linguagem, assinale a alternativa que condiz com o texto acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? É comum a comparação entre a função poética e a função emotiva, no entanto, a principal diferença entre elas é que a poética trabalha a mensagem (=acerca da língua portuguesa) e a emotiva destaca o emissor. 

    Função Poética, também conhecida como estética, é a função da linguagem cujo objetivo é a valorização da mensagem, bem como da forma que ela está sendo transmitida. A função poética é uma das seis funções da linguagem definidas pelo linguista Roman Jakobson, onde cada uma delas deve abordar os diferentes elementos da comunicação, que são:  ? Emissor (quem fala); ? Receptor (com quem se fala); ? Mensagem (o que se fala); ? Referente ou Contexto (assunto da mensagem); ? Canal ou Contato (veículo da mensagem); ? Código (sistema de linguagem). 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO: LETRA D

    As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante.

    Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

    Função Referencial ou Denotativa:

    Também chamada de função informativa, a função referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo.

    Voltada para o contexto da comunicação, esse tipo de texto é escrito na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal.

    Função Emotiva ou Expressiva:

    Também chamada de função expressiva, na função emotiva o emissor tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.

    Esse tipo de texto, escrito em primeira pessoa, está voltado para o emissor, uma vez que possui um caráter pessoal.

    Função Poética:

    A função poética é característica das obras literárias que possui como marca a utilização do sentido conotativo das palavras.Nessa função, o emissor preocupa-se de que maneira a mensagem será transmitida por meio da escolha das palavras, das expressões, das figuras de linguagem. Por isso, aqui o principal elemento comunicativo é a mensagem.

    Função Fática:

    A função fática tem como objetivo estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem. Aqui, o foco reside no canal de comunicação.

    Esse tipo de função é muito utilizada nos diálogos, por exemplo, nas expressões de cumprimento, saudações, discursos ao telefone, etc.

    Função Conativa ou Apelativa:

    Também chamada de apelativa, a função conativa é caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor. Por isso, o grande foco é no receptor da mensagem.

    Essa função é muito utilizada nas propagandas, publicidades e discursos políticos, a fim de influenciar o receptor por meio da mensagem transmitida.

    Função Metalinguística:

    A função metalinguística é caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que refere-se à ela mesma. Dessa forma, o emissor explica um código utilizando o próprio código.Um texto que descreva sobre a linguagem textual ou um documentário cinematográfico que fala sobre a linguagem do cinema são alguns exemplos.

    FONTE: WWW.TODAMATÉRIA.COM

  • A questão é sobre função da linguagem e temos que informar qual função predomina no texto exposto

    O texto acima tem como marca que o que é passado como foco é a mensagem, tanto isso é verdade que não foca no próprio mensageiro, não é focado na primeira pessoa do singular, embora até apareça algumas vezes. Muitas figuras de linguagens aparecem no texto " A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo/ Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado". Mais uma vez repito que o foco é a mensagem "declaração de amor". Após essa breve informação podemos analisar as alternativas.

    a) Denotativa

    Incorreta. A função referencial (denotativa) o referente é o foco, ou seja. ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3 a pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc.; A função principal desse texto é informar o leitor, esclarecendo-o. Geralmente textos jornalísticos, científicos e didáticos são exemplos típicos da predominância da função referencial. 

    b) Emotiva

    Incorreta. Função emotiva (expressiva) o locutor (ou emissor) é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. O poema centra-se na expressão dos sentimentos, emoções e opiniões do eu lírico, sendo um texto muito pessoal. subjetivo. Esse destaque dado ao eu que enuncia é reforçado pela presença de verbos e pronomes na 1' pessoa: "vou de branco pela rua cinzenta." "Devo seguir até o enjoo?"

    c) Expressiva.

    Incorreta. Vide alternativa "B".

    d) Poética

    Correta. A mensagem é o foco, ou seja. ela determina as escolhas feitas na construção do texto.  a mensagem por si é posta em relevo; mais do que seu conteúdo, o destaque dela se encontra na forma como ela é construída, criativa e inusitadamente;essa função usa vários recursos gramaticais: figuras de linguagem, conotação, neologismos, construções estruturais não convencionais, polissemia etc.; é a linguagem dos poemas e prosas poéticas (literária), da publicidade criativa e afins.

    e) Fática

    Incorreta. Função fática o canal é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Observe o diálogo que compõe o texto abaixo.

    Os exemplos mais típicos da predominância da função fática da linguagem são os cumprimentos diários ("bom dia", "boa tarde", ·oi", "Tudo bem?", "Como vai?"). as conversas de elevador ("Está quente. não?") ou as primeiras palavras de qualquer interação, quando não há ainda um assunto em foco e o objetivo dos interlocutores é começar a conversa. 

    Referência bibliográfica.

    CEREJA, William Roberto Conecte : gramática reflexiva / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.

    GABARITO D

  • Galera! Um texto pode ter, e geralmente tem mais de uma função.

    Com isso, temos que olhar para as alternativas...

    Expressiva e emotiva são iguais, portanto não devemos marcar ela

    Dentre as que restaram, somente a poética representa função também presente no texto.

    Vi colegas comentando que emotiva e expressiva está errado, porém não concordo, são funções sim presentes no texto.

  • Indo por eliminação:

    Não é fática. Eliminamos a E. Emotiva e Expressiva referem-se a mesma função, portanto poderíamos eliminar também. Sobrariam a A e a D. Como o texto não é impessoal, eliminaríamos a A. Portanto, gabarito letra D.

    Se o examinador quisesse dificultar as coisas, poderia evitar que a questão pudesse ser resolvida por eliminação.


ID
3431866
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto de Clarice Lispector, “Declaração de amor”, abaixo:

11 de maio de 1968

Declaração de amor Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil.

        Não é maleável. E, como não foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendência é a de não ter sutilezas e de reagir às vezes com um verdadeiro pontapé contra os que temerariamente ousam transformá-la numa linguajem de sentimento e de alerteza. E de amor. A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.

        Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisto de uma frase.

        Eu gosto de manejá-la - como gosto de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes lentamente, às vezes para nos dar para sempre uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.

        Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega.

        Se eu fosse muda, e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês, que é preciso e belo. Mas como não nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.

Lispector, C. Declaração de amor. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro. 11 de maio de 1968.

Ainda considerando o texto, assinale a alternativa que expressa a síntese do que a escritora quis apresentar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ?  Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisto de uma frase.

    ? A autora atribuiu características, ações a algo inanimado (=língua portuguesa), ou seja, ocorreu uma personificação, também chamada de prosopopeia.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Essa prova, nas questões de português, é de lascar!

  • A) METÁFORA: É uma afirmação utilizando a palavra com um outro sentido (figurado) que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma comparação psicológica (implícita). Ampliar a interpretação possível de um termo / vocábulo. Ex: Dos meus olhos escorreram pérolas. Você é luz é raio, estrela e luar. [errado] Autora não utiliza no texto.

    B) [errado] Contrário a isso, a Autora elenca que não queria ter aprendido outras línguas só para que sua abordagem do português fosse virgem e límpida.

    C) [errado] Contrário a isso, a Autora ama o português, o prórpio título do texto leva a isso: “Declaração de amor”.

    D) [correta] PRESOPOPEIA / PERSONIFICAÇÃO: atribuem linguagem sentimentos e ações próprias dos seres humanos a seres inanimados ou irracionais. Ex: O vento beijava meu cabelo. No texto a Autora faz o uso dessa figura de linguagem, ela interpreta e representa de modo perfeito, atribui sentimento a língua portuguesa própria do ser humano. Texto: "Às vezes ela (=língua portuguesa) reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisto de uma frase."

    E) METONÍMIA / ANTONOMÁSIA: substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo que o substitui. Ex: Vamos ao supermercado comprar Bombril. [errado] Autora não utiliza no texto.

  • AQUI NÃO É LUGAR PARA PROPAGANDAS... É SPAM. JÁ FOI DENUNCIADO.


ID
3431869
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto de Clarice Lispector, “Declaração de amor”, abaixo:

11 de maio de 1968

Declaração de amor Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil.

        Não é maleável. E, como não foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendência é a de não ter sutilezas e de reagir às vezes com um verdadeiro pontapé contra os que temerariamente ousam transformá-la numa linguajem de sentimento e de alerteza. E de amor. A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.

        Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisto de uma frase.

        Eu gosto de manejá-la - como gosto de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes lentamente, às vezes para nos dar para sempre uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.

        Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega.

        Se eu fosse muda, e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês, que é preciso e belo. Mas como não nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.

Lispector, C. Declaração de amor. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro. 11 de maio de 1968.

Assinale a alternativa que materializa a correção gramatical:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar por que a C está certa e o erro da alternativa E?

    Só consegui achar os erros das demais:

    A) Eu gosto de manejar ela. (O correto seria ''maneja-la'')

    B) Os que temerariamente ousam a transformar numa linguajem de sentimento... (O correto seria ousam transformar)

    D) O que recebi de herança não chega-me. (O correto seria ''não me chega'', pois o advérbio ''não'' atrai próclise)

  • Comentemos item por item:

    a) Eu gosto de manejar ela.

    Incorreto. Os pronomes pessoais do caso reto não se portam como objetos, devendo ser substituídos por pronomes oblíquos átonos — no caso em tela, o pronome "a", que passa a ser "la". Correção: "Eu gosto de manejá-la".

    b) ... os que temerariamente ousam a transformar numa linguajem de sentimento...

    Incorreto. Grafa-se "linguagem", com "g".

    c) Essas dificuldades, nós temo-las.

    Correto, conquanto, à primeira vista, haja estranheza na estrutura. A banca explorou dois assuntos em casos muito peculiares: o objeto direto pleonástico e a ênclise em verbos terminados em "s". Também é preciso observar a vírgula.

    "Nós temo-las" → Convém observar que o verbo "ter" é transitivo direto e termina em "s", de modo que, sempre que se usar a ênclise diante desses verbos, é obrigatória a supressão do "s" e o pronome "as" passa a "las".

    No que se refere à mencionada vírgula, ela se faz necessária, uma vez que há objeto direto pleonástico e considera-se a disposição dos termos: o objeto "essas dificuldades" é resgatado, sem necessidade, pelo pronome "las". A isso se dá o nome de objeto direto pleonástico.

    d) O que recebi de herança não chega-me.

    Incorreto. Deve-se dispor o pronome antes do verbo, ou seja, em posição proclítica, porque o advérbio o reclama para perto de si. Correção: "(...) herança não me chega".

    e) ...como gosto de estar montada num cavalo e o guiar pelas rédeas...

    Correto, mas a banca considerou incorreta a posição proclítica do pronome "o" (o guiar), porque, se regressar ao texto, verá que a única alteração se aloja na posição desse pronome. Veja:

    Trecho do texto:

    "(...) como gosto de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas."

    Trecho do enunciado:

    "(...) como gosto de estar montada num cavalo e o guiar pelas rédeas."

    Mesmo promovendo essa mudança, inexiste erro. É indiferente, nessa circunstância, a próclise ou a ênclise, considerando inexistir fator que obrigue uma ou outra colocação. Para respaldo de meu argumento, observe esta frase extraída, na íntegra, de Dom Casmurro, obra machadiana:

    "(...) para não fitá-lo, deixei cair os olhos."

    Acima, o autor, por mera predileção, optou pela ênclise, mas poderia ter usado a próclise: "(...) para não o fitar, deixei cair os olhos." Até mesmo no exemplo que trouxe, em que se vê palavra atrativa, permite-se a dupla colocação. Conclui-se, pois, que não há que se pôr, obrigatoriamente, o pronome antes ou depois do verbo nessa alternativa. Ambas as redações, a do texto e a do enunciado, respeitam o padrão normativo do idioma.

    Em resumo, a questão possui dois gabaritos, quais sejam: Letras C e E

  • E) ...como gosto de estar montada num cavalo e o guiar pelas rédeas...

    Comentário: já que não existe nenhuma palavra atrativa, o pronome deverá vir após o verbo.

    Forma correta: ...como gosto de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas...

  • Concordo com a Banca.É mais coerente. O próprio texto diz: português é difícil. Por isso, você pode estar certo como eu, também, posso.

  • Concordo com a Banca.É mais coerente. O próprio texto diz: português é difícil. Por isso, você pode estar certo como eu, também, posso.

  • Se alguém puder explicar de uma forma mais resumida, agradeço!

  • Simone Santos, preguiça de ler, né minha filha?! A explicação do Sr. Shelking está perfeita. O cara praticamente mastigou a questão, coisa que professor não faz aqui.

  • CUIDADO

    A questão possui dois gabaritos possíveis, ensejando anulação.

    A alternativa C, apontada como gabarito pela banca, embora estranha à leitura, encontra-se livre de vícios. Não tecerei maiores comentários sobre a alternativa, acredito que o comentário do Sr. Shelking seja suficientemente didático e esclarecedor.

    Nosso problema está na alternativa E, "(...) como gosto de estar montada num cavalo e o guiar pelas rédeas.". Embora a banca tenha promovido certa mudança, ao realocar o pronome oblíquo "o", em relação ao trecho original, a nova redação não possui qualquer incorreção, independendo, aqui, a posição do pronome.

    Em resposta a recursos fundamentados, a banca limitou-se a afirmar que a questão esta correta, sem contudo apresentar qualquer embasamento que justifique o teor da alternativa E

  • Nossa ! eu num sei nem o que o enunciado queria.

  • PERFEITO @ivan_lucas, A letra E não tem qualquer vício, vale ressaltar que no infinitivo cabe enclise e próclise. 2 alternativas corretas, a banca deveria ter tido mais sensatez na hora de apreciar os recursos. 

  • Alternativa E há erro.

    Não se inicia frase com próclise.

  • Nao decifrei nem o enunciado!

  • referente à alternativa da letra E

    Estranho, pois infinitivo admite próclise e enclise.

    O colega abaixo mencionou que não se inicia oração com próclise. A meu ver não se aplica essa essa justificativa, pois a oração não está sendo iniciada pelo pronome proclítico, ela está sendo iniciada pela conjunção ''e'', a qual da inicio à oração coordenada aditiva''

    como gosto de estar montada num cavalo e o guiar pelas rédeas..

  • Como bem salientado ,geralmente, quando o assunto é explorado, os objetos diretos ou indiretos pleonásticos aparecem com vírgulas.

    Cito um exemplo da gramática:

    Meus amigos, respeito-os muito.

    Suas roupas , passei-as ontem

    Aos gatos, dava-lhes ração

    Amim, ensinaram-me belas lições.

    (279)

    Cumpre lembrar que alguns gramáticos também apresentam como correta a utilização de vírgulas nas construções em que o Objeto direto ou indireto aparecem deslocados:

    De doce, eu gosto (Spadoto,556)

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Não vejo erro na C e nem na E.

    Enfim, conforme comentado pelo Shelking.

  • Alguém explica a letra B?

  • Na alternativa B, a palavra linguagem está escrito incorretamente com a letra J.

  • Apesar de ter marcado a e, nem considerarei como erro. Como disse o amigo, foi pura predileção do examinador
  • O enunciado da questão não deixou claro o que queria, rojão. ;(

  • Banca de índio.

  • O pronome NÓS não seria atrativo ???

  • Questão muito fácil de resolver, pois, como não se sabe o quê se quer na questão, você marca qualquer alternativa e pula para a próxima.

    Espero ter ajudado.

  • nem vou ler pra nao dar ideia

  • e)...como gosto de estar montada num cavalo e o guiar pelas rédeas... 

    Num é usado em ambiente descontraído, isto é, no coloquial. A forma correta seria em um.

    e)...como gosto de estar montada em um cavalo e o guiar pelas rédeas...

  • Você tem que adivinhar que a banca não gosta da frase E


ID
3431872
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A correção gramatical é percebida na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. Quem sucede, sucede a alguém.

    B) ERRADA. Quem perdoa, perdoa algo(transitivo direto) ou a alguém(transitivo indireto).

    C) ERRADA .Quem notifica, notifica algo(os contratos - objeto direto) a alguém(objeto indireto). O correto seria: ''Marian notificou-lhes os novos contratos.

    D) ERRADA. Neste caso o verbo responder é transitivo indireto. O correto seria: ''Respondeu às questões.

    E) Correta. O verbo gozar, neste caso, é transitivo direto, quem goza, goza alguma coisa.

  • GABARITO E

    a)O filho sucedeu Ao pai na presidência da empresa

    b)Joana perdoou Ao Pedro.

    O verbo perdoar quando o complemento for pessoa, exige a preposição

    Quando for coisa não exige a preposição.Como na alternativa B temos pessoa então faltou a preposição.

    c)Marina notificou-os os novos contratos.LHES

    VERBO BITRANSITIVO. NOTIFICOU algo A alguém.

    Quando tiver uma colocação pronominal que é objeto indireto troca por lhe.

    d)Respondemos às questões com sinceridade. ÀS

    RESPONDER A ALGUÉM...

    e)Joana gozava as férias merecidas.CORRETO

    Joana gozava das férias merecidas.CORRETO

    Existem alguns verbos que aceitam mais de uma regência sem alterar o sentido.

  • A)Nos sentidos de vir depois, substituir, ser sucessor, "Suceder" é Transitivo Indireto regido da preposição a:

    B) O verbo "Perdoar" admite as seguintes regências:

    Com o objeto direto de coisa, é Transitivo Direto:

    Com o objeto indireto de pessoa, é Transitivo Indireto:

    É Transitivo Direto e Indireto, com objeto direto de coisa e indireto de pessoa:

    C) verbo notificar é transitivo direto e indireto

    quem notifica notifica algo a alguém

    a alguém só pode ser substituído por lhe, lha lhes, lhas

    logo seria correta a seguinte redação: Marina notificou-lhes os novos contratos.

    D) verbo responder

    pra ficar mais fácil

    responder alguém(dar resposta com grosseria) transitivo direto

    responder a alguém (responder com educação) transitivo indireto

    E) Gabarito verbo Gozar pode ser usado tanto diretamente como indiretamente com sentido de apreciar

    ambas estruturas estão corretas nos seguintes exemplos:

    Gozava boa saúde. / Gozava de boa saúde.

    espero ter ajudado!

  • Segundo a banca, suceder é obrigatoriamente transitivo indireto - suceder a alguém -. Pois bem. Eis como o mesmo verbo aparece na Constituição Federal (art. 14, §5):

    "O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido [...]"

    Nela já é transitivo direto - suceder alguém -. De quem é a razão? Da Costituição ou da Banca?

    Que vão todas pro inf*.


ID
3431875
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Todas as orações apresentam concordância nominal correta, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? João perdeu seu maço de cigarro.

    ? Maço de cigarros (="maço" é um substantivo abstrato e coletivo (é o nome que se dá a um "conjunto de coisas atadas no mesmo liame ou contidas no mesmo invólucro", segundo a definição do "Aurélio"). Em outras palavras, a ideia de maço pressupõe o seu conteúdo (o maço não é a embalagem, é o conjunto de elementos enfeixados).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • "Maço" compreende conjunto de coisas, de modo que o substantivo "cigarro" deveria estar flexionado no plural. Eis o erro. Corrigindo-o:

    "João perdeu seu maço de cigarros."

    Letra C

  • A questão exige conhecimento de concordância nominal e queremos encontrar a única alternativa que não segue a norma-padrão.

    a) É proibida a entrada de adolescentes. Correto

    A PALAVRA PROIBIDA FAZ CONCORDÂNCIA COM O ARTIGO DEFINIDO.

    b) João deixou as coisas o mais claro possível. Correto

    locução adverbial invariável.

    c) João perdeu seu maço de cigarroS.

    Conjunto de coisas.(vários cigarros)

    d) Pedro notou que mais um grama de ouro faltava.Correto

    GRAMA EQUIVALENTE A PESO. FICA NO MASCULINO

    e) Eu fui declarado quite com o Pedro pelo juiz.Correto

    QUITE CONCORDA EM NÚMERO COM O SUBSTANTIVO A QUE SE REFERE.

    GABARITO C

  • Tão minusculo que nem consegui enxergar!

  • Se é maço é coletivo, então é CIGARROS.

  • A questão é boa e precisamos estar atentos a alguns detalhes que não podem ser menosprezados ..

    A) É proibida a entrada de adolescentes

    Diante de é bom, é proibido , é necessário = Com determinante= Variável

    Sem determinante = Invariável

    EX: É proibida entrada (errado)

    É proibido a entrada (errado)

    É proibida a entrada (correto)

    B) Esta expressão não sofre variação.

    C)

    Maço (Noção coletiva) de cigarros

    D) Cuidado para não confundir O grama (vem do quilograma)

    com a grama.

    Dê-me uma grama de queijo (errado)

    E) a concordância com quite sempre observa o antecedente:

    (Nós) Estávamos quites com a justiça

    ele estava quite com a justiça.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Complementando:

    O grama = unidade de medida de peso (subs masc.); "um grama"

    A grama = planta (subs fem.); "uma grama"

    Bons estudos.

  • GABARITO C

    PERMITIDA A X PERMITIDO ENTRADA

    COM ARTIGO = Concorda com seu gênero. ex.: PERMITIDA A ENTRADA DE FUNCIONÁRIOS.

    SEM ARTIGO = Fica no masculino. ex.: PERMITIDO ENTRADA DE FUNCIONÁRIOS.

    COM ARTIGO = Concorda com seu gênero. ex.: PROIBIDA A ENTRADA DE ANIMAIS.

    SEM ARTIGO = Fica no masculino. ex.: PROIBIDO ENTRADA DE ANIMAIS.

    _________________________________________________________________________

    As palavras: É BOM, É NECESSÁRIO, É PROIBIDO, É PERMITIDO

     Quando tem determinantes são VARIÁVEIS

    Quando não tem determinantes são INVARIÁVEIS.

     Ex1: Vitamina é bom para saúde  (sem determinante)

    A vitamina é boa para a saúde (com determinante, artigo, a palavra BOM ficou variável)

     Ex2: Proibido entrada de mulçumanos (Invariável)

    Proibida a entrada de mulçumanos (Variável)

    bons estudos

  • Gab: C

    Questão que exige atenção minuciosa, eu errei primeiro pra depois compreender.

    A) CORRETA: É proibida a entrada de adolescentes >> É PROIBIDO: Se tiver determinante antes do substantivo, concorda com ele >> como temos um determinante - o artigo definido "a" - então deve concordar com ele;

    B) CORRETA: João deixou as coisas o mais claro possível. >> "O mais... possível" - locução adverbial de intensidade;

    C) ERRADA: João perdeu seu maço de cigarro. >> "maço" é um substantivo coletivo, nome que se dá ao coletivo de coisas atadas, que coisas? CIGARROS!! Cigarros deveria estar concordando no plural.

    D) CORRETA: Pedro notou que mais um grama de ouro faltava. >> . Quando grama tiver sentido de unidade de medida de peso, tratar-se-á de um substantivo masculino, portanto, é correta a formação "um grama".

    E) CORRETA: Eu fui declarado quite com o Pedro pelo juiz. >> concordância correta com o sujeito simples "eu".

  • Leso e Quite: são termos adjetivos que concordam em gênero e número com o termo a que se referem.

    Exemplos. Foi uma atitude de lesa-pátria, um ato de leso-patriotismo.

     Depois do acordo, os dois ficaram quites.

    Maria está quite com João.

  • Letra C


ID
3431878
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa cuja oração subordinada corresponde à classificação expressa entre os parênteses:

Alternativas
Comentários
  • (A) É claro que você deve viajar. (oração subordinada substantiva completiva nominal) 

    Errado, é subordinada substantiva subjetiva.

    (B) De tanto trabalhar, João ficou exausto (oração subordinada adverbial final)

    Errado, é subordinada adverbial causal.

    (C) João confessou ter pegado as malas. (oração subordinada substantiva subjetiva) 

    Errado, é subordinada substantiva objetiva direta reduzida de particípio.

    (D) João tem medo de que Julia não salve as tainhas. (oração subordinada adjetiva restritiva)

    Errado, é subordinada substantiva completiva nominal.

    (E) Embora chovesse, João saiu. (oração subordinada adverbial concessiva)

    Perfeito, temos uma conjunção subordinativa adverbial concessiva,que introduz uma oração subordinada adverbial concessiva anteposta à oração principal, que funciona como adjunto adnominal da oração principal.

    GABARITO. E

  • Não pode ser. É ele, Zabuza Momoshi, o demônio do gás oculto

  • Gab: E

    Oração Subordinada Adverbial Concessiva: concede ou admite uma condição contrária.

  • Gabarito E

    A) É claro que você deve viajar.

    Errado.

    Verbo de ligação: é

    Predicativo do sujeito: claro

    Sujeito oracional: que você deve viajar

    Oração subordinada substantiva subjetiva.

    B) De tanto trabalhar, João ficou exausto.

    Errado.

    Sujeito simples: João

    Verbo de ligação: ficou

    Predicativo do sujeito: exausto

    Adjunto adverbial oracional: de tanto trabalhar

    Oração subordinada adverbial causal reduzida de infinitivo

    C) João confessou ter pegado as malas.

    Errado.

    Sujeito simples: João

    Verbo TD: confessou

    OD oracional: ter pegado as malas

    Oração subordinada substantiva objetiva direta.

    D) João tem medo de que Júlia não salve as tainhas.

    Errado.

    Sujeito simples: João

    Verbo TD: tem

    OD: medo de que Júlia não salve as tainhas

    Núcleo do OD: medo

    Complemento nominal do núcleo do OD: de que Júlia não salve as tainhas

    Oração subordinada substantiva completiva nominal

    E) Embora chovesse, João saiu.

    Certo.

    Sujeito simples: João

    Verbo intransitivo: saiu

    Adjunto adverbial oracional: embora chovesse

    Oração subordinada adverbial concessiva

    Instagram mestredoportugues

    E-mail mestredoportugues@gmail.com

  • E) Embora chovesse, João saiu. (oração subordinada adverbial concessiva).

    Oração subordinada adverbial concessiva: embora, conquanto, posto que, se bem que.

  • Lembrando que NÃO existe no nosso português ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS REDUZIDAS DE PARTICÍPIO; como o colega @Alysson equivocadamente constatou.

    As Orações Subordinadas Substantivas que são Reduzidas de Particípio, vêm na forma de Subordinada Substantiva Adverbial e Adjetiva; quanto a sua forma no Gerúndio, são raríssimos os casos. (O mais comum é a sua forma no Infinitivo mesmo)

    Fonte: SOARES, Alexandre. Gramática de A a Z, Editora AlfaCon: Cascavel/PR, 2019. Pág. 342

    Fonte: www.todamateria.com.br/oracoes-reduzidas/

  • Principais concessivas

    embora, malgrado, conquanto, ainda que, mesmo que, apesar de que, se bem que, nem que, posto que, não obstante, nada obstante.

     


ID
3431881
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dentre as formas geométricas apresentadas nas alternativas abaixo, indique a forma geométrica que tem a maior área: (Considere os seguintes valores: π = 3 √2 = 1,4)

Alternativas
Comentários
  • A) área = diagonal x diagonal / 2

    --> área = 16x16/2 = 128 cm² (não deu a unidade, mas vamos considerar cm.)

    B) área = π.R² (o diâmetro é 8, portanto o raio é a metade, ou seja, 4)

    --> área = 3.(4)² = 48 cm²

    C) área = L² = 6² = 36 cm ²

    D) área = π.R² (aqui, o raio (R) já foi dado, valendo 7)

    --> área = 3.(7)² = 3.49 = 147cm²

    E) área = L² = 10² = 100 cm ²

    Como a questão pede para indicarmos a forma geométrica com maior área, temos, portanto, a letra D como resposta. (147 cm²)

    Tentei ser o mais detalhista possível! Qualquer erro, avisem-me.

    Obg, bons estudos!

  • obrigado paulo : )


ID
3431890
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um tanque, havia jacarés e peixes, na proporção de 2 jacarés para 7 peixes, totalizando 504 animais. Em um determinado momento, cada jacaré se alimentou de um peixe. Quantos peixes sobreviveram?

Alternativas
Comentários
  • 2J + 7P = 504 >>>>>>> JP = 504 / 9 >>>>>>>>>>>>>> JP = 56

    Jacaré: 2.56 >> 112

    Peixe: 7.76 >> 392

    392 - 112 = 280

    Gab.:E

  • Aprendi assim:

    2 jacarés / 7 peixes => para cada 2 jacarés há 7 peixes.

    Primeiro somamos 2 + 7 = 9

    Agora basta saber qual número multiplicado por 9 dá 504, que é o total. Basta fazer a operação inversa à multiplicação, para encontrar o valor:

    504 / 9 = 56

    Agora para saber quantos animais de cada temos só fazer:

    jacarés: 2x56 = 112

    peixes: 7x56 = 392

    392 - 112 = 280.

  • obrigado pessoal

  • Usando o Método M.P.P

    2/7 = 504

    Adicionando o "k"

    2k/7k = 504 sendo assim:

    2k + 7k = 504

    7k = 504

    k = 504/7

    k = 56

    A razão é Jacaré/Peixe = 2/7

    Lembrando da adição do "k"

    Jacaré = 2k = 112

    Peixe = 7k = 392

    Como cada jacaré comeu 1 peixe, basta diminuir a quantidade de jacarés no total de peixes:

    392-112 = 280

    Assertiva E

  • Resolvendo o problema pelo sistema de.equações ou pela regra das proporções, vc encontrará 112 jacarés e 392 peixes. Sabendo que, em um dado momento, cada jacaré se alimenta de um peixe, sobreviverá 392-112=280 peixes.


ID
3431893
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No quadro de funcionários de uma empresa existem 300 homens, sabendo-se que o número de homens corresponde a 40% do número de mulheres na empresa, quantos funcionários, entre homens e mulheres, a empresa terá se o seu quadro de funcionários aumentar em 30%?

Alternativas
Comentários
  • Homens = 40%(300) das mulheres.

    Supor que as mulheres são 100%

    40% --------- 300

    100% -------- X

    X = 300.100 / 40 >>> X = 750 mulheres.

    H (300) + M (750) = 1050 funcionários.

    1050 x 1,3 = 1365

    Gab.: B

  • Se 300 homens = 40% das mulheres, então 2x300 = 600(80%)+150(20%) = 750 mulheres no total

    300+750=1050(total de funcionários da empresa)

    Aumentará em 30% o total de funcionários =>> 30% x 1050 = 315

    315+1050 = 1365


ID
3431896
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para produzir uma barra de chocolate, uma fábrica gasta R$ 1,00, e após a venda, obtém um lucro de R$ 0,30 para cada barra de chocolate. No mês de Março, a fábrica gastou R$ 1.740,00 com a produção das barras de chocolate e após vender toda a produção, usou todo o lucro do mês para aumentar a produção do mês Abril. Qual será o lucro após a venda da produção do mês de Abril?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A, pessoal.

    Bom dia, hoje acordei mais velha rs 25 anos! Vamos à questão:

    A fábrica gasta 1,00 para fabricar a barra de chocolate e vende por 1,30 ; ou seja, tem um lucro de 0,30 centavos por barra. Se no mês de março ela gastou 1740,00 para a fabricação das barras, basta multiplicar esse valor por 0,30 para saber qual foi o lucro de março: 1740 x 0,30 = 522,00 de lucro.

    Agora, a questão diz que o lucro do mês de março foi usado para AUMENTAR a fabricação no mês de abril, ou seja, em abril irão fabricar as 1740 do mês de março mais o lucro de 522 do mês de março:

    abril = 1740 + 522 = 2.262,00.

    Calma, o gabarito ainda não é esse, pois a banca pede o LUCRO do mês de abril. Então basta pegar 2.262 e multiplicar por 0,30:

    2.262 x 0,30 = 678,60 (esse será o lucro de abril).

    Temos que prestar atenção ao que a banca pede pois as respostas dadas nas alternativas são valores que encontramos no decorrer da resolução, a banca usa isso para enganar os desatentos. A banca pediu o lucro e achamos.

    Um bom dia e bons estudos!

  • obrigado simone e @>|------- (rosa) para o seu aniversário

  • Parabéns, Simone!

  • A letra D foi bandida!! hahahahaa


ID
3431899
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

'Brexit' é a abreviação das palavras em inglês Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída) e designa a saída do Reino Unido da União Europeia - UE.

Sobre o tema, analise as afirmações abaixo marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

( ) Após três anos e meio e muitas idas e vindas, o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, corresponderá à primeira vez que um país deixa a UE desde sua criação.

( ) A relação entre Reino Unido e os demais países do bloco durou 47 anos, sendo que o Reino Unido foi um dos países fundadores da Comunidade Europeia.

( ) O Brexit fortalecerá o Reino Unido, permitindo maior reconhecimento e desenvolvimento econômico dos territórios que o compõe em especial os territórios da Escócia e Irlanda do Norte.

( ) A União Europeia é um grupo formado por 28 países europeus que praticam livre comércio entre si e facilitam o trânsito de sua população para trabalhar e morar em qualquer parte do território. O Reino Unido se tornou parte da UE — na época chamada de Comunidade Econômica Europeia — em 1973.

( ) A campanha pela saída do bloco transformou a questão da imigração em seu trunfo, principalmente ao englobar assuntos como identidade nacional e cultural. O argumento central era de que o Reino Unido não poderia controlar o número de pessoas entrando no país enquanto continuasse no bloco.

A sequência correta que preenche as lacunas de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • letra d e formado por 27 paises

  • D ou B?

  • Gabarito é letra B.

  • O referendo realizado resolveu pela saída da Grã-Bretanha do bloco.
    “BREXIT" (British Exit) foi o termo utilizado para a essa decisão do Reino Unido de sair da União Europeia. Durante a campanha foi apresentada uma série de argumentos que apontavam para a melhoria do padrão de vida da população britânica, sendo tais argumentos ou pró ou contra a saída da União Europeia, que fora longamente articulada desde a criação do Mercado Comum Europeu na década de 1950.

    A questão solicita que sejam apontadas quais afirmativas apresentam, corretamente, os fatos que aconteceram durante o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

    1- VERDADEIRA - A saída do Reino Unido da União Europeia levou três anos e meio após o referendo que tomou esta decisão. Reino Unido e União Europeia entraram em um acordo de retirada, em 2019, que foi aprovado pelo grupo europeu e aprovado, em 2020, pelo Parlamento Britânico.

    2- FALSA - O Reino Unido ficou na União Europeia por 47 anos. Mas, os países fundadores foram Alemanha, Bélgica, Itália, França, Luxemburgo e Países Baixos.

    3-FALSA - Os defensores do BREXIT acreditam que haverá um fortalecimento interno, com mais dinheiro para a saúde e infra estrutura. Com relação à Irlanda do Norte, Boris Johnson propõe a criação de uma fronteira alfandegária entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, país membro da União Europeia. Porém, os territórios da Escócia e da Irlanda do Norte poderiam se separar para se tornar um país e se unir a República da Irlanda, respectivamente. Aliás, a questão da Irlanda do Norte e da República da Irlanda foi tema de debate acirrado durante o processo do Brexit.

    4- VERDADEIRA - A União Europeia é formada por 27 países europeus. Os países praticam livre comércio entre si. Com relação ao trabalho e moradia, o trânsito é facilitado, porém varia de país a país integrante do grupo. Esta alternativa atualmente seria considerada falsa, pois o Reino Unido efetivou a sua saída da União Europeia.

    5-VERDADEIRA - Neil Farage defendeu durante a campanha que não havia como controlar o número de pessoas que circulavam no Reino Unido. O medo da imigração e, do impacto que ela seria capaz de gerar na identidade nacional e cultural, trouxe muitos para o lado a favor do Brexit.

    A) INCORRETA- As alternativas 1, 4 e 5 são verdadeiras e a 2 não é.
    B) CORRETA – As alternativas 1, 4 e 5 são verdadeiras e as alternativas 2 e 3 são falsas. C)INCORRETA – A alternativa 1 não é falsa.
    D)INCORRETA – A alternativa 1 e 4 não são falsas e a 3 não é verdadeira.
    E) INCORRETA – A alternativa 2 não é falsa e a alternativa 5 é verdadeira.

    RESPOSTA: B
  •  um grupo formado por 28 países europeus que praticam livre comércio entre si e facilitam o trânsito de sua população para trabalhar e morar em qualquer parte do território. O Reino Unido se tornou parte da UE — na época chamada de Comunidade Econômica Europeia — em 1973.

    Em um plebiscito, realizado em 23 de junho de 2016, eleitores britânicos puderam decidir se o Reino Unido deveria permanecer ou deixar a UE. A maioria — 52% contra 48% — decidiu que o


ID
3431902
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Desde a metade dos anos 1990, o uso de aparelhos eletrônicos tem aumentado cada vez mais rapidamente. Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT) já são mais de 7 bilhões de aparelhos celulares em uso no mundo, sendo esta, a maneira mais usada para acessar a internet. Com o advento dos smartphones, o aparelho já traz diversas facilidades muito além da câmera fotográfica e filmadora de alta resolução, como ampla acessibilidade a e-mails e redes sociais, pesquisas on-line, visualização de filmes e programas de TV, músicas, realização de transações financeiras e diversas outras possibilidades. Apesar de todas estas vantagens, algumas pessoas podem apresentar um padrão de uso problemático.

https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/a-dependencia-dotelefone-celular-este-e-o-seu-caso/


O texto acima faz referência a:

Alternativas
Comentários
  • Gab.:D

    Mais recentemente, o termo nomofobia (uma abreviação, do inglês, para no-mobile-phone phobia) foi criado no Reino Unido para descrever o pavor de estar sem o telefone celular disponível. Na realidade, este neologismo atualmente tem sido muito utilizado para descrever a dependência (também conhecida como uso problemático ou compulsão) do telefone móvel.

    Fonte: o artigo citado na questão.

  • adendo ao comentário acima.

    Xenofobia é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros.

  • Nomofobia é o medo irracional de ficar sem o seu telefone celular ou ser incapaz de usar o telefone por algum motivo, como a ausência de um sinal, o término do pacote de dados ou a carga da bateria.

    Você se sente agoniado quando seu celular vibra e sai correndo para ver se alguém curtiu ou comentou seu último post no Facebook? Você começa a responder e-mails de trabalho antes mesmo de levantar da cama? O ícone de bateria fraca deixa você tremendo de medo? É provável que você esteja sofrendo de nomofobia.

    FONTE: https://www.vittude.com/blog/nomofobia/

  • A) Xenofobia - medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros.

    B) Smartfobia - não existe.

    C) Agorafobia - medo mórbido de se achar sozinho em grandes espaços abertos ou de atravessar lugares públicos.

    D) Nomofobia - dependência ou o pavor de estar sem o telefone celular disponível.

    E) Internetfobia - não existe.


ID
3431905
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ano de 2019 foi marcado por diversos protestos em Hong Kong, sobre esse assunto analise as afirmações:

I. Um projeto de lei de extradição, que permitiria o envio de suspeitos de Hong Kong à China continental para serem julgados, foi o estopim da maior onda de protestos na ex-colônia britânica desde a devolução à Pequim, em 1997.

II. Em 2019, as manifestações começaram depois que foi apresentado um projeto de lei que autoriza a justiça local a deportar cidadãos condenados em países com os quais Hong Kong não tem acordo de extradição, especialmente Macau, Taiwan, Coreia do Sul, Filipinas, Tailândia e a China continental.

III. A economia local encolheu pela primeira vez em dez anos, contrastando com o aumento acentuado no turismo e no comércio de marcas de luxo como Louis Vuitton e Hennessy.

IV. Carrie Lam é a chefe-executiva de Hong Kong, responsável pelo projeto que desencadeou os protestos.

V. Os críticos temem que a China passe a ter maior influência sobre Hong Kong, o que poderia ser usado para atacar ativistas e jornalistas.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/11/18/protestos-em-hong-kong-o-que-esta-acontecendo-no-territorio-explicado-em-3-minutos.ghtml

    Hong Kong enfrenta há meses uma onda de protestos contra o governo — e a crise não dá sinais de que vai arrefecer.

    As manifestações tiveram início em junho em repúdio a um controverso projeto de lei, apresentado em abril, que permitiria a extradição de suspeitos de crimes para a China continental sob certas circunstâncias.

    Os críticos afirmam que a proposta poderia expor a população a julgamentos injustos e tratamento violento, além de proporcionar à China maior influência sobre Hong Kong, o que poderia ser usado para atacar ativistas e jornalistas.

    Centenas de milhares de pessoas foram às ruas para protestar. E, após semanas de manifestações, a líder de Hong Kong, Carrie Lam, acabou anunciando que o projeto de lei seria suspenso indefinidamente.

    [...]

    Alguns manifestantes adotaram o lema: "Cinco demandas, nem uma a menos!". São elas:

    - Que os protestos não sejam caracterizados como "motim";

    - Conceder anistia aos manifestantes presos;

    - Conduzir uma investigação independente sobre suposta violência policial;

    - Implementar o sufrágio universal completo;

    - A quinta demanda, que seria derrubar o projeto de lei, já foi atendida.

    Alguns também pedem a renúncia de Carrie Lam, considerada por eles como uma marionete de Pequim.

    [...]

    O presidente chinês, Xi Jinping, alertou contra o separatismo, dizendo que qualquer tentativa de dividir a China terminaria em "corpos esmagados e ossos quebrados".

  • gab A

  • Xi Jinping URSINHO POOH DA CHINA

  • I. Um projeto de lei de extradição, que permitiria o envio de suspeitos de Hong Kong à China continental para serem julgados, foi o estopim da maior onda de protestos na ex-colônia britânica desde a devolução à Pequim, em 1997. ITEM CORRETO.

    II. 2019, as manifestações começaram depois que foi apresentado um projeto de lei que autoriza a justiça local a deportar cidadãos condenados em países com os quais Hong Kong não tem acordo de extradição, especialmente Macau, Taiwan, Coreia do Sul, Filipinas, Tailândia e a China continental.

    III. Em 2019, as manifestações começaram depois que foi apresentado um projeto de lei que autoriza a justiça local a deportar cidadãos condenados em países com os quais Hong Kong não tem acordo de extradição, especialmente a China continental. ITEM INCORRETO.

    A economia local encolheu pela primeira vez em dez anos, contrastando com o aumento acentuado no turismo e no comércio de marcas de luxo como Louis Vuitton e Hennessy.

    Os protestos não foram de ordem econômica, mas política, pois foram motivados pela tentativa chinesa de interferir cada vez mais em Hong Kong. ITEM INCORRETO.

    IV. Carrie Lam é a chefe-executiva de Hong Kong, responsável pelo projeto que desencadeou os protestos.ITEM CORRETO

    V. Os críticos temem que a China passe a ter maior influência sobre Hong Kong, o que poderia ser usado para atacar ativistas e jornalistas. ITEM CORRETO

    Resposta: A


ID
3431908
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Guaramirim assinale a alternativa que contempla a competência legislativa privativa do Município de Guaramirim:

Alternativas
Comentários
  • para quem não tem q premium: alternativa A


ID
3431911
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar Municipal de Guaramirim nº 7/2001 - Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos do Município de Guaramirim assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Ao servidor é PROIBIDO coagir subordinados a filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;


ID
3431914
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar Municipal de Guaramirim nº 7/2001 - Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos do Município de Guaramirim - ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliações onde serão necessariamente observados os seguintes fatores:

I. assiduidade; disciplina; capacidade de iniciativa; produtividade; responsabilidade; idoneidade moral.

II. religiosidade, disciplina; capacidade de iniciativa; produtividade; responsabilidade; idoneidade moral.

III. capacidade de iniciativa; responsabilidade; idoneidade moral; naturalidade;

IV. assiduidade; disciplina; capacidade de iniciativa; empatia; idoneidade moral.

Alternativas
Comentários
  • Religiosidade, naturalidade,empatia? Acredito que não. Resposta B


ID
3431917
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia

No Eixo fundamental do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana tem como base estruturante os seis Eixos Estratégicos propostos no documento “Contribuições para a Implementação da Lei 10639/03”: Assinale a alternativa que NÃO CONTÉM um desses eixos estratégicos:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

  • Não entendi essa questão. Achei mal formulada.

  • Também não entendi, Walter.

  • Segundo o site:

    Eixos estratégicos:

    Fortalecimento do marco legal para uma política de Estado;

    Política de formação inicial e continuada para profissionais de educação e gestores(as);

    Política de material didático e paradidático;

    Gestão democrática e mecanismos de participação e controle social;

    Avaliação e monitoramento;

    Condições institucionais


ID
3431920
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia

O Artigo 7º da Lei nº 4252/2015 - Plano Municipal de Educação – PME estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração visando o alcance das metas e a implementação das estratégias objeto deste Plano. Em relação a este regime de colaboração, analise as seguintes afirmativas:

I. Caberá aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas neste PME.

II. O sistema de ensino regional, por meio da Gerência Regional de Educação – GERED, criará mecanismos para o acompanhamento local da consecução das metas do PME.

III. O fortalecimento do regime de colaboração entre a União, o Estado e o Município incluirá a instituição de instâncias permanentes de negociação, cooperação e pactuação.

IV. Haverá regime de colaboração específico para a implementação de modalidades de educação profissional que necessitem considerar territórios étnico-raciais e a utilização de estratégias que levem em conta o perfil sociocultural desta comunidade.

V. O fortalecimento do regime de colaboração entre os Municípios dar-se-á, inclusive, mediante a adoção de arranjos de desenvolvimento da educação.

Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Somente I, III e V.


ID
3431923
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens definidas para cada etapa da Educação Básica, pois as aprendizagens só se materializam com o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Essas decisões resultam em um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade e devem se basear nas seguintes ações:

I. Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas.

II. Decidir sobre formas de organização disciplinar fortalecendo a competência das equipes escolares para adotar estratégias duradoras e eficazes em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.

III. Conceber e pôr em prática procedimentos para motivar e engajar gestores e professores no decorrer do ano letivo.

IV. Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.

V. Criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

  • claro que não, gabarito letra E, aliás acertei por eliminação.

  • Resposta correta é a letra E - Somente I, IV e V


ID
3431926
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com a Lei Federal nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, Artigo 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I. Coexistência de instituições privadas de ensino.

II. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

III. Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.

IV. Vinculação entre a educação empresarial, de todo o trabalho e as situações individuais.

V. Consideração com a diversidade e ética.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    II- gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    III - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IV - Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    V -Consideração com a diversidade étnico-racial.

    E outros...

  • SÓ FALTOU APALAVRA RACIAL DA V!


ID
3431929
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. A Lei Nº 8.069/1990 dispõe no Capítulo II, Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade, Artigo 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

( ) ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.

( ) não expressar a sua opinião quando se trata de outros.

( ) Não possuir crença e culto religioso que prejudique ou que seja a favor.

( ) Brincar, praticar esportes e divertir-se.

( ) Participar da vida familiar e comunitária, com restrições.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

    I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

    II - opinião e expressão;

    III - crença e culto religioso;

    IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

    V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

    VI - participar da vida política, na forma da lei;

    VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

  • A questão exigiu conhecimento do artigo 16 Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 (ECA). Iremos analisar cada assertiva e julgar como verdadeira ou falsa. Vejamos:

    (V) Verdadeira.

    Em consonância com o artigo 16, I, do ECA: "O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: "ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais."

    (F) Falsa.

    O erro foi dizer que a criança e o adolescente não podem expressar sua opinião. Vejam:

    De acordo com o artigo 16, II, do ECA: O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: opinião e expressão."

    (F) Falsa.

    O erro foi dizer que a criança e o adolescente não podem  possuir crença e culto religioso. Vejam:

    De acordo com o artigo 16, III, do ECA: O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: crença e culto religioso."

    (V) Verdadeira.

    Em consonância com o artigo 16, IV, do ECA: O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: "brincar, praticar esportes e divertir-se."

    (F) Falsa.

    O erro foi dizer que a criança e o adolescente devem participar da vida familiar e comunitária, com restrições. Vejam:

    De acordo com o artigo 16, V, do ECA: "O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação."

    Portanto, a sequência ficou assim: V, F, F, V, F.

    Gabarito do monitor: B


ID
3431932
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com a metodologia de ensino, são estratégias de leitura:

Alternativas
Comentários
  • Skimming, Scanning

  • Skimming e Scanning são técnicas de leitura do Inglês Instrumental

  • a-

    Skimming and scanning are reading techniques that use rapid eye movement and keywords to move quickly through text for slightly different purposes. Skimming is reading rapidly in order to get a general overview of the material. Scanning is reading rapidly in order to find specific facts.


ID
3431935
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia

São características da Abordagem Comunicativa no ensino de língua estrangeira:

Alternativas

ID
3431938
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia

Sobre métodos de ensino de Língua estrangeira:

Este método de ensino de língua estrangeira tem sido bastante empregado ao longo dos anos. Uma atividade típica desse método é a leitura em grupo (ou individual) de um texto na língua estrangeira, traduzindo-o para a língua nativa. Geralmente, os alunos respondem a perguntas de interpretação de texto (na língua nativa). A seguir, o professor chama atenção para um aspecto gramatical específico, explica as regras e os alunos praticam em exercícios escritos. Esses exercícios tendem a ser do tipo “preencha as lacunas com o verbo apropriado” com frases relacionadas ao texto, ou aleatórias.

O parágrafo acima descreve uma atividade característica de que método de ensino?

Alternativas

ID
3431941
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia

A avaliação tem um papel importante nos procedimentos de ensino e aprendizagem. Muitas vezes, geram ansiedade e estresse entre estudantes e professores. Nessa perspectiva, podemos elaborar as avaliações de forma eficiente e adequada às necessidades do processo de ensino aprendizagem, levando em conta que:

Assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • ( E ) Ao elaborar uma avaliação, você deve ter objetivos claros e precisos.


ID
3431947
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o parágrafo abaixo sobre a relevância do contexto cultural e sociopolítico na aprendizagem de uma língua estrangeira:

“ Culture is highly important in the learning of a second or foreign language. Agar’s (1994) notion of languaculture highlights the inseparable relationship between language and culture. He says, “culture is in language, and language is loaded with culture. (p.28) In other words, the two are intricately interwoven so that one cannot separate them without losing the significance of either language or culture.”

From: Brown, H. Douglas . Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. P. 157. Pearson Education: NY, 2015.

Assinale a alternativa que resume a ideia central do parágrafo acima:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    " the two are intricately interwoven" Culture and Language

  • Apenas complementando o comentário da colega Milena Carvalho:

    " the two are intricately interwoven" -> os dois são intrinsecamente entrelaçados


ID
3431950
Banca
Instituto Tupy
Órgão
Prefeitura de Guaramirim - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

De acordo com os estudos sobre a metodologia de ensino de língua estrangeira, seus aspectos históricos e culturais no Brasil, analise as afirmações abaixo, e assinale a alternativa verdadeira:

Alternativas
Comentários
  • ( A ) Atualmente, a língua inglesa está sendo amplamente utilizada como ferramenta para comunicação entre os povos no mundo globalizado.