-
Como o nome já sugere, é o tipo de liderança em que o líder está em total evidência. É ele que toma todas as decisões, sem sugestões e participação de seus liderados. Portanto, trata-se de alguém mais visto como “chefe” do que propriamente como líder.
Esse é um dos tipos de liderança mais presentes nas organizações, e um de seus problemas é a geração de desmotivação e baixos níveis de produtividade na equipe, uma vez que esta tem apenas o dever de aceitar todas as decisões, metas, tarefas e regras que vem de cima, sem nenhuma contestação.
Gabarito: D
-
O Líder Autocrático: define todas as tarefas a serem realizadas pelos subordinados, toma suas próprias decisões e desconsidera a opinião dos subordinados. Liderança centralizada e orientada para as tarefas.
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos estilos de liderança. A alternativa a ser marcada como correta deverá apresentar uma afirmação correta sobre o estio autocrático de liderar. Vamos lá.
Os estilos são determinados a partir da observação do comportamento e atitudes do líder, o que ele faz e como ele age. Diante disso, os estilos podem ser:
Liderança autocrática – Focado no líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
Esse estilo pode ser subdividido em:
- Benevolente: é aquele em que o líder possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
- Coercitivo: neste, o líder não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.
Na liderança autocrático, as críticas e elogios acontecem de modo individual.
Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:
- Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
- Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
No estilo de liderança democrática, as críticas e elogios ocorrem de forma impessoal.
Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.
Feita essa apresentação, vamos às alternativas.
A - incorreta. O líder liberal é aquele que defende total liberdade à equipe e que esta decida, por si só, quais são os melhores caminhos e soluções para resolver os problemas da organização;
B - incorreta. O líder democrático é aquele que conduz de forma democrática a sua gestão, ou seja, incluindo os seus liderados nas decisões e fazendo com que participem ativamente da construção de soluções e resultados;
C - incorreta. A liderança situacional é exercida de acordo como nível de maturidade dos profissionais da empresa e também com base nas situações apresentadas na organização;
D - correta. O líder autocrático é o centro de todas as atenções e decisões e, como tal, centraliza o poder em si e não permite que os liderados participem em quase nada.
Após analisarmos as alternativas apresentadas, concluímos que letra "D" é a correta.
GABARITO: D
-
Gab.: D
No estilo autocrático, o líder centraliza todas as decisões, sem pedir a participação dos seus subordinados. Esse líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará etc. A participação dos funcionários no processo de tomada de decisão é muito limitada
Vejamos os demais estilos:
- Estilo Democrático: caracteriza-se pela delegação de autoridade aos subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. A decisão então é tomada em conjunto pelo líder e seus liderados.
- Estilo Liberal ou laissez-faire: é o estilo em que o líder dá total liberdade aos subordinados para decidirem como acharem melhor! O líder tem somente a função de responder as perguntas ou dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho.
Série Provas & Concursos - Administração Geral para Concursos, Rennó (2013)
-
Lida a questão, vamos para a resolução.
Antes de respondermos à
questão, precisamos conceituar o líder autoritário. Esse líder é aquele que
exerce um poder coercitivo sobre os liderados. Ele impõe sua vontade e não dá
oportunidade para troca de ideias ou participação dos liderados.
Após esse
breve resumo, vamos à análise das alternativas:
A) ERRADA. Conceito referente
ao líder liberal.
B) ERRADA. Conceito referente ao líder democrático.
C) ERRADA. Conceito referente à Teoria de Liderança Situacional.
D) CERTA. Essa alternativa é o gabarito da questão em análise.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
A - Defende total liberdade à equipe e que esta decida, por si só, quais são os melhores caminhos e soluções para resolver os problemas da organização. Errado: Liberal ou laissez-faire (deixar fazer): oferece o mínimo de suporte e a máxima liberdade. O líder atua somente quando é solicitado.
_______________________________________________________________________________________
B - Conduz de forma democrática a sua gestão, ou seja, incluindo os seus liderados nas decisões e fazendo com que participem ativamente da construção de soluções e resultados. Errado: Democrático/ orientado para pessoa/ participativo (também chamado de consultivo): divide poder de decisão com o grupo. Oferece o suporte e a liberdade. Ideal para tarefas complexas.
_________________________________________________________________________________________
C - É exercida de acordo com o nível de maturidade dos profissionais da empresa e também com base nas situações apresentadas na organização. Errado: A abordagem da liderança situacional enfatiza que o estilo de liderança deve se ajustar à situação, pois, assim como a situação varia, também variam os requisitos de liderança.
__________________________________________________________________________________________
D - É o centro de todas as atenções e decisões e, como tal, centraliza o poder em si e não permite que os liderados participem em quase nada. Certo.