SóProvas



Prova NC-UFPR - 2019 - ITAIPU BINACIONAL - Profissional de Nível Universitário Jr - Biblioteconomia


ID
2908405
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Assinale a alternativa que identifica a intenção geral do texto.

Alternativas
Comentários
  • gab e ..errei essa...a resposta está nas 3 ultimas linhas

  • Qual o potencial não explorado de que a alternativa está se referindo?

  • Alguns programadores têm se esforçado para projetar, intencionalmente, jogos com o fim de apoio psicológico

  • Todas as vezes corto as letras B, C e D, ficando apenas A e E, terceira vez que respondo A e erro.

  • Complicada essa resposta...

    Pois primeiramente pensei que o "potencial" do texto se referia aos jogos com fins terapêuticos, nesse caso a alternativa E estaria errada pois esse potencial já está sendo explorado.

    Contudo, após reler o texto eu acredito que o potencial ao qual a alternativa E se refere é a combinação do efeito Proteus com o avatar do jogador...

    Acredito que por isso a alternativa E esteja correta.

  • ufpr e suas perguntas furadas de português ...como que não está sendo explorado se já tem jogos produzidos com esse objetivo:Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

  • Como o potencial não é explorado?

    Exemplo 01: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas.......

    Exemplo 02: Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos....

    **Questão sem resposta correta, pois assumir a letra E) como correta é extrapolar o texto, e se interpretar assim, a letra A) se torna correta também, pois também extrapola o texto.

  • A alternativa A está errada porque o texto reconhece que, em alguns casos, os jogos digitais podem sim ser nocivos à saúde humana. O texto não está negando esse fato, mas apresentando uma tendência de "evolução" desses jogos para que possuam função de amenizar ou até ajudar jovens na vida real em vários problemas, fazendo com que a alternativa E seja a correta.

  • Questão exagerada.

  • AQUI É TENTAR ESCOLHER A MENOS ERRADA QUE O EXAMINADOR "ACHOU" E EU PENSANDO QUE TINHA QUE VIAJAR SÓ NAS QUESTÕES DA CESPE!KKKK

  • Li praticamente um livro pra ter uma pergunta mal elaborada dessas

  • Ao meu entendimento, a banca buscou mostrar , com a alternativa(e), que alguns jogos possuem uma relevância e são considerados sérios, justamente por apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais, no qual traz benefícios ao jogador extra-game.

  • Mano, resposta letra A tá deixando Loko essas questões

  • CUIDADO! O examinador está pedindo para analisarmos qual é a intenção do texto (sentido/objetivo geral) e não apenas um dos seus objetivos específicos.

    Bons estudos!

  • Alternativa E

    Analisando a última frase do 1º texto que é uma pergunta :

     "se os jogos podem ... , o que mais podem fazer para nos beneficiar?"

    Lendo os textos vemos que os jogos são basicamente usados para entretenimento e distração ( muitas vezes de problemas) , agora sendo usados como parte de um tratamento.

  • alem dos jogos trazerem algo que não seja bom, nos últimos anos ultilizar jogos como solução para outros problemas psicológicos dentre outros.

  • Alternativa E

    p-2, l- 6.

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

    Não explorado quer dizer sem exploração alguma..

    O texto cita 3 jogos que exploram exatamente esse campo.

    Questão ruim.

  • Gabarito letra "E"

    Analisando o seguinte trecho pode-se chegar nessa conclusão:

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

    #PCPR

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • tem que conhecer a personalidade do examinador para acerta

  • Essa é aquela questão que tem 2 alternativas quase certas, na hora de liberar o gabarito o examinador escolhe a que ele quer.

  • sinceramente a banca escolhe a resposta que ela quer e geralmente não tem nada a ver com o enunciado.
  • Como é "um potencial não explorado" se o texto cita uns 5 exemplos de jogos???????

  • Assertiva E.

    Justifico a resposta através do seguinte trecho: "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [..."

  • Se a questão trouxesse POUCO explorado, nem questionaria. Agora, considerar certo uma resposta que diz "não explorado" quando o texto traz vários exemplos de jogos que, justamente, explorarm essa área é forçar demais a amizade.

  • Responder às questões de interpretação desta banca está mais complicado que jogar ao lado de Sergi Roberto.

  • Quem sou eu para discordar do gabarito, mas seguem minhas considerações...

    Gabarito: E) Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais. (Na verdade poderiam colocar em vez de não explorado, pouco explorado. Creio que a ficaria mais correto, uma vez que o texto traz a informação de que: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.)

    Acabei marcando a letra A, pois na introdução o autor diz: Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. 

    Portanto, ficaria correta a letra A) Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

    Enfim... =/

  • Percebam que a enunciado quer saber a ideia geral do texto, ou seja, não podemos levar em consideração o conteúdo de apenas um parágrafo.

    Concordo plenamente que a letra E poderia ser melhor redigida, mas não há dúvidas de que ela é a mais correta, pois o texto traz, na maioria dos seus parágrafos, o potencial dos jogos sérios, que é uma área pouco explorada dos jogos digitais.

    #PERTENCEREMOS

  • se já possui jogos, então está sendo explorado.

  • O texto é basicamente um elenco de exemplos nos quais o potencial positivo dos jogos é explorado. Todos utilizados para fazer oposição ao primeiro parágrafo.

    GABARITO: E

    Comentário tão estranho quanto a questão.

  • Gabarito E só por que o examinador quis..

  • Não sou autoridade nenhuma no assunto, mas acho que a alternativa A está correta também, de acordo com esse trecho que destaquei do próprio texto da questão:

     Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] 

    A -Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

  • Impressão que tenho que a UFPR adota uma postura especial quando são provas de nível superior:

    • Textos de Revistas "Comuns" ou da Internet (em contrapartida de literatura / técnicos)
    • Questões de Interpretação → pelo menos 1-2 com alternativas dúbias para "dificultar"
    • Questões de Gramática → Ortografia de palavras/verbos menos comuns.

    Isso é postura de examinador preguiçoso.

  • Para resolver as questões da UFPR: seguraaaaa na mão de Deeeeeuusss e vaaaaai

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

     Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

       Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

    Se isso não é exploração eu não sei o que é!!!!

  • Na minha opinião, a letra A também seria correta.

  • TEM QUE QUERER!

    AVANTE PM-PR!!!

  • Fiquei entre a D e E, e assinalei a D, pois o texto citou até jogos na categoria de sérios, então, como não está sendo explorado? :(

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • A letra A não está errada, pelo menos não no meu ponto de vista.
  • Na minha opinião tem duas respostas a letra A e E sendo que as duas faz jus ao que o texto pede posso estar errado mais aí fica difícil por mais que eu escolhi a letra E fiquei uns 3 a 5 min tentando entender e isso tempo demais para somente uma pergunta.


ID
2908408
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Conforme o texto, o principal diferencial dos jogos apresentados como “sérios” é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade...

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo."

  • Gabarito: C.

    Final do texto diz: " (...) esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo."

    Bons estudos.

  • "foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]"linha 3 1 paragrafo -- caberia fácil fácil a D

  • Algumas questões dessa banca vem "facil" outras só DEUS para ajudar

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]"

  • AVANTE PM-PR!!!

  • Essa questão, sim, foi objetiva, a 1° extramamente tênue a interpretação entre a "d" e "e".


ID
2908411
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Sobre a construção argumentativa do texto acima, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

( ) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

( ) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

    "Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos,..." O autor usou o verbo haver com sentido de tempo decorrido a fim de enfatizar os 15 anos de pesquisa que o psicólogo Chris Ferguson possui em seu currículo.

    (V) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

    O autor na primeira parte usa o verbo SER no modo subjetivo justamente para demonstrar que é uma hipótese, uma possibilidade. Na segunda parte usa o modo indicativo para afirmar.

    (F) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.

    "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos."

  • Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos.

    Oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgulas). E o pronome relativo (que) está exercendo a função de sujeito, salvo engano.

  • Força guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908414
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Entendi o porquê da letra B estar certa... Mas não o porquê da A estar errada... Alguém?

  •  Gabarito: B

    Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real.

    Joana a "A" está errada, pois no texto não fala que projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

  • Joana, acredito que a A é o típico caso de extrapolação, pois, por mais que possa ser mais difícil projetar jogos sérios a jogos comuns, no texto não fala nada sobre isso.

  • GABARITO B

    Porém, o comando da questão é em relação ao trecho.

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    O que é possível inferir desse trecho?

    Que está sendo feito esforços pelos programadores para se projetar tal coisa...

    Alternativa A: jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Definição do adjetivo (trabalhoso): que é difícil, custoso

    Assim sendo, tudo que é custoso, necessita-se de esforço.

    E é essa relação de interpretação que leva ao erro da alternativa A, pois mesmo que analisado separadamente o trecho, é necessário um entendimento sobre "jogos digitais" que refere-se ao jogos sérios. Restaria então, analisarmos somente a alternativa B e como na alternativa o verbo usado foi -podem- é a alternativa a ser marcada.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    :/

  • o erro da letra A é algo comum na interpretação de texto, pois as bancas adoram EXTRAPOLAR, ou seja, colocar uma afirmativa verdadeira, porém não consta em nenhum parágrafo do texto esta afirmativa, tornando assim a questão incorreta...

    Espero ter ajudado.

    FORÇA E FÉ!

  • Letra B - "jogos digitais comuns (ou seja, não são os jogos sérios) podem propiciar apoio psicológico", como podemos evidenciar no segundo parágrafo "Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas".

    Porém, ao meu ver, essa interpretação é sobre o texto em geral e não sobre o trecho da questão

    QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA

  • O verbo inferir no enunciado, da sentido de conclusão, dedução. sendo assim, ao meu entender, busca-se uma interpretação do texto nas alternativas, algo q vá ALÉM do texto. A alternativa B mostra uma idéia de compreensão do texto. por que seria compreensção e não interpretação ?

  • Letra A errada, pois a alternativa compara: que fazer jogos sérios é mais complicado que fazer jogos comuns, entretanto, em nenhum momento no texto ele compara isso, ele apenas diz: "Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.". Logo, é difícil fazer jogos sérios, mas não significa que seja mais difícil do que fazer jogos comuns.

    Essa banca cobra questões de lógica gramatical, talvez essa questão tenha que ser interpretada dessa maneira. E nesse caso, não caberia nem recurso :/

  • Tem que ler o texto todo para responder. Equanto isso, os elaboradores de questoes fazem o que querem. Gab B

  • Alternativa correta é letra B. Porém não se pode chegar até ela com base no trecho que foi pedido no comando da questão.

    Não precisa fazer malabarismo pra justificar a alternativa correta.

  • Discordo das justificativas dos caros colegas.

    É possível sim responder apenas a partir do trecho, vejamos:

    Trecho do enunciado - Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. 

    --> Ou seja, podemos inferir que podem existir outros jogos digitais que propiciam apoio psicológico, porém sem intenção. (caso contrário não haveria razão para colocar a palavra "intencionalmente" na frase!)

    Logo, a resposta B está correta.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    Resumindo:

    Jogos digitais com o fim de apoio psicológico --> propiciam apoio psicológico INTENCIONALMENTE.

    Jogos digitais comuns --> propiciar apoio psicológico NÃO É SEU OBJETIVO, mas podem propiciar.

  • Discordo do gabarito.

    O comando da questão diz: "Do trecho...infere-se", não disse do texto.

    Avaliado o trecho isoladamente não tem nada, nenhuma palavra indicando que os jogos digitais comuns podem proporcionar apoio psicologico. No caso, pode-se inferir isso do texto mas do trecho não. Achei sacanagem da banca.

  • A palavra "esforço" é sinônima de "empenho" "dedicação", não se confunde com "trabalhoso", "sofrido", "dificultoso". Eis porque a alternativa A não pode ser o gabarito.

  • Eu até concordaria com o gabarito se a alternativa dissesse:

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente do texto que:

    É possível fazer a seguinte comparação: se os jogos comuns podem propiciar apoio psicológico, mesmo não sendo o seu objetivo, é sinal que não houve esforço algum para essa finalidade, ou seja, para dar apoio psicológico. O fato de dar apoio é mera coincidência.

    No entanto, há programadores se esforçando para projetar intencionalmente jogos digitais, conformo o trecho da questão, e se eles estão se esforçando, fica claro que é mais trabalhoso que projetar jogos comuns, pois a finalidada entre eles é diferente!

  • Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    Não entendi este gabarito.

    Os textos dizem que os jogos podem ajudar os players, OK, mas foi pedido apenas de acordo com o trecho e não textos.

  • Gabarito - "B"

    Erro da alternativa...

    A) projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Não dá para inferir do texto que projetar jogos comuns é menos ou mais trabalhoso.

  • Por favor, da onde vem que isso: " “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”.

    Quer dizer isso: "os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo".

  • tá loco, hoje eu tô errando tudo kkkkkk
  • Essa banca não é mto boa nos anunciados... questões como essa vale a pena voltar ao texto sem dúvida...

  • a)extrapolação das ideias do texto

    b)os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológicomas não é seu objetivoPara resolver a questão basta atentar-se a palavra “intencionalmente” no enunciado da questão. De forma não intencional em algum momento, alguns programadores desenvolveram jogos que propiciam também certo apoio psicológico. Portanto, é o gabarito.

    c)extrapolação das ideias do texto

    d)restrição das ideias do autor

    e)oposição com as ideias do autor

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908417
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Na frase “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”, a parte sublinhada estabelece uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D.

    "Ao jogar com personagens mais poderosos"

    O trecho sublinhado estabelece uma relação de simultaneidade, isto é, ao mesmo tempo que a mudança de atitude ocorre, o jovem está jogando com personagens mais poderosos.

    Cuidado!!!

    A causa da mudança de atitude é do ‘efeito Proteus’

    Consequência: os jovens são mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line.

    Quem vai direto na questão tende a errar.

  • Temporais= logo que, assim que, antes que, depois que, quando, enquanto, mal, até que, sempre que, por fim, finalmente, então.

  • Resposta A

    Trata-se de uma oração reduzida no infinitivo.

    Como aquelas propagandas de remédio

    AO = Quando = Tempo

    Ao persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de tempo. (Não bom)

    A = Se= Condição

    A persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> Talvez o problema persista, questão de se acontecer. (isso é o que se espera de um remédio)

    POR = Já Que = Causa

    Por persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de causa. (melhor não tomar o remédio)

  • QUANDO passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line??? ao jogar com personagens mais poderosos.

    Relação de tempo.

  • GABARITO D

    Temporais: Quando, enquanto, apenas, mal, desde que, logo que, até que, antes que, depois que, assim que, sempre que, senão quando, ao tempo que.

    bons estudos

  • Ao + infinitivo = ideia de tempo.

    Fonte: Professora Flavia Rita

  • “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

    Oração adverbial temporal deslocada reduzida de infinitivo. Vejam:

    “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, quando jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

  • Gab.: D

    AO + INFINITIVO = TEMPO 

    AO JOGAR COM PERSONAGENS MAIS PODEROSOS

    TEMPORAIS --> QUANDO, ENQUANTO, ASSIM QUE, LOGO QUE, DESDE QUE, ATÉ QUE, MAL, DEPOIS QUE, EIS QUE. 

  • Ao+ infinitivo= temporalidade

    #Rumoa2020!

  • Ao mais verbo no infinitivo ideia de tempo.

    fonte professora Helena .

  • Rumo à PM/PR.

  • "AO em inicio de oração é quase sempre tempo na mão"

    GAB: D

    Rumo à PM/PR

  • To até emocionada de ter acertado uma dessa banca haha

    AO JOGAR = QUANDO JOGAM > Temporalidade

    GAB D

  • Por + infinitivo = causa

    Para + infinitivo = finalidade

    Apesar de + infinitivo = concessão

    Ao + infinitivo = tempo

    A + infinitivo = condição

  • AO + INFINITIVO = TEMPORAL

    POR + INFINITIVO = CAUSAL

    A + INFINITIVO = CONDIÇÃO

  • Ao + infinitivo = tempo

    ao + jogar

    ao + colocar

    ao + brincar

    dá uma ideia de tempo!

  • Substitui o "AO" por "QUANDO" ::Se der certo= (TEMPORAL)
  • ERREI DUAS VEZES. OMG.

  • Muitos jogadores tímidos passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line QUANDO jogam com personagens mais poderosos. (temporalidade)

  • putz, preciso melhorar nisso, fui reto em "causa"
  • Macete: A + o + Infinitivo = ideia temporal;

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

    #PERTENCEREMOS

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • pra ficar de lembrete p mim mesmo.. Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • AO = Quando (tempo)

    A = Se (condição)

  • PC-PR 2021

  • "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, QUANDO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ENQUANTO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    Em todos os casos acima, as orações destacadas exprimem matiz semântico de temporalidade.

  • Gabarito letra D- Oração reduzida - Temporalidade (quando).

  • Responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos...passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. QUANDO eles passam a ser mais decididos ? ao jogar com personagens mais poderosos. Temporalidade.


ID
2908420
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que as formas verbais estão grafadas corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    a) Nem todos os armários contém livros; alguns só armazenam papéis avulsos.

    Nem todos os armários contêm livros; alguns só armazenam papéis avulsos

    b) Diversas iniciativas de edições colaborativas compõe um cenário novo no mercado editorial.

    Diversas iniciativas de edições colaborativas compõem um cenário novo no mercado editorial.

    c) Não são muitos os estudantes que retém as informações apenas ouvidas e não visualizadas.

    Não são muitos os estudantes que retêm as informações apenas ouvidas e não visualizadas.

    d)O aparelho mantem o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde.

    O aparelho mantém o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde

    e) Os especialistas veem com bons olhos a iniciativa de jogos terapêuticos.

    Correta.

  • acento agudo na 3ª pessoa do singular 

    acento circunflexo na 3ª pessoa do plural. 

    ele contém; eles contêm (*sem acento = verbo contar)

    ele mantém; eles mantêm

    ele retém; eles retêm

    ele intervém; eles intervêm

    ele provém; eles provêm

    ele advém. eles advêm

  • E.

    Veem.

  • A)    CONTÊM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “armários”);

    B)     COMPÕEM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “edições”);

    C)     RETÊM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “estudantes”; nesse caso o “que” é pronome relativo que retoma/tem função sintática de sujeito, iniciando a OSA restritiva);

    D)    MANTÉM (singular, concordando com o núcleo do sujeito “aparelho”);

    E)     Correta => depois da ortográfica, o acento circunflexo da primeira vogal do hiato “EE” na 3ª pessoa do plural foi abolido, ficando VEEM, e não mais “vêem”;

    Obs.: por favor, em caso de erro me corrijam e me enviem msg no pv! Tks :)

  • A)   Contém, com acento agudo, está na 3ª pessoa do singular.

    contêm, com acento circunflexo, está na 3ª pessoa do plural.

    Contem, sem acento, não é uma forma conjugada do verbo conter, mas do verbo contar.

  • voo

    veem

  • Com o acordo ortográfico o CREDELEVE perdeu o acentos. São os verbos CRER, DAR, LER E VER.

    Dica: Profª Adriana Figueiredo

  • Fiquei na dúvida entre a Letra D e E, porém FELIZMENTE ACERTEI ao lembrar que o Acento da vorma verbal VER na terceira pessoa do plural foi abolida com o Novo Acordo e que tambem existe oxitona terminada em EM com acento gráfico como a palavra ARMAZÉM.

  • a) E. Contém = usado para singular. Contêm = usado para plural. Note que o sujeito está no plural [armários], logo o verbo deve estar flexionado no plural

    'contêm'.

    b) E. O que compõe uma novo no mercado editorial? Diversas iniciativas de edições colaborativas. Note que o sujeito está no plural [iniciativas]. Logo o verbo

    deve concordar com ele, sendo o correto 'compõem'.

    c) E. Retém = singular, retêm = plural. O sujeito está no plural [estudantes], logo o verbo deve ser flexionado no plural.

    d) E. Mantém = singular, mantêm = plural. Sujeito no singular, a forma deveria ser 'mantém'.

    e) C.

  • Professora de Português

    As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo compor no presente do indicativo. 

    Estão, contudo, conjugadas em diferentes pessoas:

    Compõe está na 3.ª pessoa do singular: ele compõe.

    Compõem está na 3.ª pessoa do plural: eles compõem.

  • A

    Nem todos os armários contém livros; alguns só armazenam papéis avulsos.CONTÊM

    B

    Diversas iniciativas de edições colaborativas compõe um cenário novo no mercado editorial.COMPÕEM

    C

    Não são muitos os estudantes que retém as informações apenas ouvidas e não visualizadas.RETÊM

    D

    O aparelho mantem o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde.MANTÉM

    E

    Os especialistas veem com bons olhos a iniciativa de jogos terapêuticos.GABARITO

  • Dica que vi aqui no QC e me ajuda muito:

    CRE-DE-LE-VE - não tem acento quando vai para o plural!

    GABARITO letra E

  • Veem é a forma do verbo ver conjugado na 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles veem. A palavra vêem está errada desde que entrou em vigor o atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009.

  • No caso da alternativa E ( gabarito ), pode-se usar a regra das paroxítonas que não haverá erro.

    Não se acentua as paroxítonas com terminações de oxítonas acentuadas, quais sejam ( terminadas em a, e, o, em, ens ) . - veem - parox. terminada em em...

  • a) Contém / contêm.

    b) Compõe / compõem.

    c) Retém / retêm.

    d) Mantém / mantêm.

    e) Veem = verbo ver. / Vêm = verbo vir.

  • Letra A – ERRADA – É necessário empregar a forma plural “contêm” – com acento diferencial circunflexo -, para que haja concordância com o sujeito plural “Nem todos os armários”.

    Letra B – ERRADA – É necessário o emprego da forma plural “compõem”, parra que haja concordância com o sujeito plural “Diversas iniciativas de edições colaborativas”.

    Letra C - ERRADA – É necessário empregar a forma plural “retêm” – com acento diferencial circunflexo -, para que haja concordância com o antecedente plural “os estudantes”.

    Letra D - ERRADA – É necessário empregar a forma singular “mantém” – com acento agudo -, para que haja concordância com o sujeito singular “O aparelho”.

    Letra E – CERTA – Vale ressaltar que não mais acento no primeiro E do EE.

    Resposta: E

  • PESSOAL, usem mnemônico CRE DE LE VE para resolver essa questão.

    Ele/Ela crê Eles/Elas creem

    Ele/Ela Eles/Elas deem

    Ele/Ela Eles/Elas leem

    Ele/Ela Eles/Elas veem

    CUIDADO: VEM (sentido de vir)

    ELE/ELA vem ELAS/ELAS vêm

    Espero ter ajudado, bons estudos.

  • Dica que vi aqui no QC e me ajuda muito:

    CRE-DE-LE-VE não tem acento quando vai para o plural!

    GABARITO letra E

  • GOSTEI:

    CRE-DE-LE-VE não tem acento quando vai para o plural!

  • a) contêm

    b) compõem

    c) retêm

    d) mantém

    e) veem

  • Após a reforma ortográfica, o acento circunflexo da primeira vogal do hiato “ee”, na terceira pessoa do plural, foi abolido. Portanto, não se escreve mais vêem e sim veem.

  • PC-PR 2021


ID
2908423
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a substituição do trecho sublinhado por pronome está correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Regras de pronomes oblíquos:

    Os pronomes pessoais oblíquos átonos não são precedidos de uma preposição. Podem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto direto (o, a, os, as, se) ou de objeto indireto (lhe, lhes).

    De acordo com o verbo a que estão ligados, os pronomes pessoais oblíquos átonos podem sofrer alterações.

    Se a forma verbal terminar em -r, -s ou -z, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas lo, la, los, las.

    Se a forma verbal terminar em "m" ou noutro som nasal, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas no, na, nos, nas.

  • Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral – ...acatá-las.

    Invertendo a ordem fica:

    Acatar as decisões tomadas na assembléia geral (Sujeito) cabe (VTI) a vocês. (OI)

    Acatar as decisões tomadas na assembléia geral = Acatá-las

  • A)    Correta: quem acata, acata alguma coisa; “as decisões etc...” é objeto direito do verbo acatar, então se usa os pronomes "O/A, OS/AS" => "acatá-las";

    B)     Incorreta: “o mau uso” não é sujeito do verbo “denunciaram” para concordar com ele em número; o sujeito está indeterminado na forma da 3ª pessoa do plural, sem referente, e o trecho “o mau uso...” é OD do verbo; assim, fica no singular o pronome oblíquo átono, e como o verbo termina com a nasalização "m", os pronomes transformam-se em "NO/NA, NOS/NAS" => “denunciaram-no”;

    C)     Incorreta: o verbo “informar” é bitransitivo no caso da alternativa; “os enfermeiros” é OD e “sobre o estado...” é OI; como o pronome colocado está fazendo referência ao trecho “os enfermeiros”, pelo fato de ser OD jamais vai poder se usar “lhe/lhes”, mas somente “O/A, OS/AS” => “informei-os”;

    D)    Incorreta: mesmo erro da assertiva anterior, o verbo “responder” é transitivo direto, o trecho “o ofício etc...” é OD, motivo pelo qual não podem ser usados os pronomes “lhe/lhes”, apenas "O/A, OS/AS" => “respondê-lo”;

    E)      Incorreta: quem solicita, solicita algo A alguém; na alternativa, “a esse departamento” é objeto indireto do verbo solicitar (no caso bitransitivo), com a preposição A; contudo, os pronomes “O/A, OS/AS” não podem desempenhar função sintática de OI, mas apenas de OD, motivo pelo qual, no caso, deve-se usar “lhe, lhes” => “solicitar-lhe”;

    Obs.: nessa alternativa eu acredito que a oração “que providencie a atualização...” é uma OSS objetiva direta, sendo o “que” conjunção integrante;

    Por favor, peço que me corrijam e enviem msg no PV em caso de erro no comentário, ok?! Tks! :)

  • GABARITO= A

    VERBOS TERMINADOS NO INFINITIVOS= ( TERMINOU EM (R) ) RETIRA DA PALAVRA E COLOCAR= LO, LA, LOS, LAS

    ACATAR= ACATÁ-LOS

    AVANTE GUERREIROS.

    @UESLEI.MENDONCA

  • R: Gabarito A

    A) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral  CABE A VOCÊS ACATÁ-LAS (corta o "R" e acrescenta " LA")

    B) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos DENUNCIARAM-NO ( TERMINADO EM "m", "n", "til" - NO, NA,NOS,NAS)

    C) Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente INFORMEI-OS (OS ENFERMEIROS É OBJETO DIRETO, LOGO USA-SE O,A,OS,AS)

    D) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico FALTA RESPONDÊ-LO (corta o "R" e acrescenta "LO")

    E) Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema VENHO SOLICITAR-LHE ( " a esse departamento é OBJETO INDIRETO, LOGO USA-SE " LHE")

    au revoir

  • Oi, pessoal!

    Tenho uma dúvida: Se "as decisões tomadas na assembleia geral" é objeto direto do verbo "acatar", então o sujeito é "vocês", certo? O verbo não teria de concordar com o sujeito? "Cabe a vocês acatarem as decisões tomadas na assembleia geral".

    Isso não muda em nada a questão, que continua certa, porque "em" seria apenas a desinência do infinitivo pessoal. É só para eu não errar alguma questão que cobre especificamente isso.

  • b) Denunciaram-no.

    c) Informei-os.

    d) Respondê-lo.

    e) Solicitar-lhe.

  • A questão tem como assunto principal a colocação dos pronomes, contudo exige conhecimento de concordância e transitividade verbal para responder com sucesso.

    a) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral.

    O verbo atacar é transitivo direto e tem como objeto direto um termo no feminino plural e tem sua terminação em R, assim acrescenta o LAS. CORRETA.

    Cabe a vocês acatá-las.

    b) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos.

    Quando o verbo transitivo direto terminar em nasal e seu objeto direto for masculino singular, acrescenta o NO na sua terminação. INCORRETA.

    Forma correta: Denunciaram-no.

    c) Informei os enfermeiros...

    O verbo é bitransitivo terminado com vogal e tem seu objeto direto no plural masculino(os enfermeiros), assim acrescenta o OS. INCORRETA.

    Forma correta: Informei-os.

    d) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico 

    Em verbos transitivos diretos terminados em R, S, Z com objetos diretos masculino singular, acrescenta o LOS. INCORRETA.

    Forma correta: falta respondê-lo

    e) Venho solicitar a esse departamento...

    Em verbos transitivos indiretos na terceira pessoa do singular acrescenta o LHE na sua terminação. INCORRETA.

    Forma correta: venho solicitar-lhe

    GABARITO A

  • Para ter certeza que o verbo "acatar" da primeira frase é VTD, é só ver que na expressão original não vai crase após o verbo, ou seja, não exige preposição

  • Finalmente acertei uma. _/\_

  • b - denuciaram o mau uso (denunciaram-no)

    c - informei-os

    d - respondê-lo

    e - venho solicitar-lhe

  • Pra quem ficou com dificuldades de saber qual a transitividade da C e E

    Percebam que na C: "Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente"; após o verbo está uma palavra no masculino, logo, se estivesse preposição, esta viria explicitamente - Informei aos enfermeiros. Assim, VTD.

    Do mesmo modo, na letra E: "Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema"; departamento é masculino, tirando-se o pronome demonstrativo, percebam que ficaria - solicitar ao departamento. Assim, VTI.

    #PERTENCEREMOS

  • verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.


ID
2908429
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

                       Extraído de “A terra é redonda”, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.) 

Para caracterizar o princípio de funcionamento do GPS, o autor cita a contribuição de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. 

  • hmm, achei meio polêmica: as áreas do conhecimento citadas são a física (eletromagnetismo, newton e relatividade espacial e geral) e astronomia (também a relatividade, e a geometria esférica do planeta, que nao deixa de pertencer à física)... se fossemos rigorosos, apenas a física é a área citada, ja que a astronomia é um ramo da física! quem fez essa prova desconhece ciência

  • o termo usado pelo elaborador-área do conhecimento-é equivocado,uma vez que ciências exatas,biológicas e afins são classificadas dessa forma.Questão passível de anulação.

  • Gabarito C

    mas achei meio forçado afirmar que são "áreas distintas de conhecimento".

  • Questão bem xexelenta. Tinha que ser anulada uma questão dessa!

  • Pensei que seria apenas 1 área do conhecimento (física), mas como não havia essa opção, marquei 4.

  • Usando ideias de eletromagnetismo, (para que?) para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana / para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geralpara tratar a defasagem dos sinais emitidos, E (valor de inclusão) da geometria esférica do planeta...

  • concordo com Cindy Ro.. Na realidade tudo é física, apenas muda os campos de estudo dentro da matéria.

  • nada ve irmao

  • 1 - Ideias de eletromagnetismo

    2 - Física newtoniana

    3 - Teoria da relatividade especial e geral

    4 - Geometria esférica do planeta

    GAB C de #CASCAVEL

    RUMO A PMPR

  • Compreendo as indignações, mas tem que levar em consideração que a prova foi feita para engenheiros.

  • Pelos sinais de pontuação mata a questão!

  • Questão deveria ser anulada.

  • Pessoal,

    A análise deve ser feita com base NO TEXTO. Existem outras áreas do conhecimento envolvidas? Claramente sim. No entanto, a questão diz: "o autor cita a contribuição de".

    Deixarei grifado para aqueles que não visualizaram:

    O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

    Notem que antes de todos os trechos que destaquei, implicitamente temos: "Usando ideias de/da".

    Ele cita uma área e logo depois diz o porquê de ter sido utilizada, ou melhor, para qual função. Não teve nada de conhecimento absurdo, ou por ser prova de engenheiro. É só ter atenção no texto e no enunciado.

    Gabarito: C.

    Bons estudos!

  • Marquei 4 pelo número de assuntos citados, Mas não sei se são distintos.

  • Usando ideias de eletromagnetismo (1), ..., da física newtoniana (2), ..., da teoria da relatividade especial e geral (3), ..., e da geometria esférica (4) ...,[...]

  • Reclamar da banca não dá ponto.

  • As alternativas foram mal formuladas. A resposta correta mesmo seria: 2 áreas de conhecimento. Mas como a prova é de português e não de física, vamos responder dentro do contexto.

  • Eu também marquei a D (5 áreas). Contudo, em rápida pesquisa no Pai do burros (Google), lembrei que a teoria da relatividade de Einstein é uma só. Ocorre que, ela emprega parte geral para determinados casos, e a especial para outros, por exemplo: a parte especial é um caso particular do princípio da relatividade geral em que efeitos da gravidade são ignorados; enquanto a parte geral estuda os efeitos da gravitação por serem integrados, surgindo a noção de espaço-tempo curvo.

    Boa sorte a nós!

  • O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado.

    1 -Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos,

    2 - da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita,

    3 - da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos,

    4 - e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros.

    Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

  • caia na minha prova amem

  • Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta.

    Pra mim, são dois temas específicos: Física e Matemática.

  • Questão para ser anulada. É possível justificar 3 alternativas como sendo corretas!!

  • Pensei em 5

    Usando ideias de eletromagnetismo(1), para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana(2), para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial (3) e geral (4), para tratar a defasagem dos sinais emitidos (5), e da geometria esférica do planeta.

    Poderia ter 3 tipos de resposta diferente, eu erraria dnv se viesse uma dessa

    5 areas

    4 areas

    2 areas (fisica e geometria)

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908432
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

                       Extraído de “A terra é redonda”, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.) 

O texto acima encerra uma matéria sobre o percurso da comprovação científica de que o planeta Terra é redondo (em resposta a quem o julga plano):


Nesse contexto, é correto inferir que “muitos”, no último período, refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Ironia: consiste em afirmar o contrário do que se quer dizer.

    Gab: D

  • O sarcasmo é mais escrachado e pode ser utilizado através de diversas formas, como através do riso, de palavras, atitudes, gestos e etc. 

    A ironia é caracterizada em situações onde a pessoa diz o oposto daquilo que pensa, em tom de crítica e censura, o sarcasmo é mais voltado para a provocação e comédia.

  • Falando nisso, alguém aqui acredita em Terra plana? hahahha

  • GABARITO: LETRA D

    A ironia é a representação do contrário daquilo que se afirma.

    Exemplo: É tão inteligente que não acerta nada.

    FONTE: WWW.TODAMATÉRIA.COM.BR

  • GABARITO LETRA D. O autor foi irônico.

  • Engraçado

  • Explícito: que é claro, explicado sem ambiguidade;

    Claro: óbvio, distinto, evidente;

    Específico: próprio

    Irônico: referente a ironia, em afirmar o contrário do que se quer dizer. (GABARITO)

    Sarcasmo: zombaria, dizer o oposto do que se quer de maneira mordaz e amarga. É uma ironia cáustica.

  • IRONIA: Olha só quem chegou! Não tá nem um pouco atrasado!

    SARCASMO: Chegou cedão para a reunião de amanhã.

    DEBOCHE: Eeeita! Lá vem o prêmio nobel da pontualidade!

  • Eita farpada violenta.

  • Achei a questão difícil, mas a porcentagem de erros é de apenas 18%, isso, sim, é ironia....rs

    Acertei!

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!


ID
2929732
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho está adequada à língua padrão escrita e mantém o sentido original.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Questão sobre a voz ativa e voz passiva.

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Gabarito Letra C.

    Voz ativa e voz passiva:

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Questão insuportável. Porém, típica desta banca.

  • voz ativa e voz passiva.

    o sujeito da frase fica : A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são...

  • verificar os marcadores: proporciona e propicia

  • Na B ainda tem um erro de concordância.

  • a) Errado, inversão das ideias, o que causa, portanto, alteração semântica. É a “operação interligada...”, sujeito, quem proporciona vantagens e não o oposto. Ademais, o OI sumiu.

    b) Errado. O verbo “propor” não é substituto viável para “proporcionar”. Ademais, há erro na concordância referencial entre “benefícios” e “elas” (o pronome deveria estar flexionado no masculino). 

    c) Certo. Houve, no item, além algumas pequenas modificações, houve uma mudança de voz verbal – da voz ativa para a voz passiva.

    d) Errado. Houve, aqui, alteração semântica, pois não são as concessionárias que apresentam as vantagens para a operação interligada de sistemas, mas sim o oposto. Ademais, o termo “confiabilidade”, por quebra do paralelismo sintático, está incidindo sobre a “exploração dos recursos” e não sobre a empresa em si (concessionárias), como propõe o enunciado da questão.

    e) Errado. O período revela -se incoerente. Uma correção adequada seria “o fato de que a interligação…”, pois não é o fato que traz as referidas vantagens, mas sim a própria “interligação dos sistemas elétricos…”. Outro equívoco está em dizer que a confiança se dá nos recursos energéticos, quando na verdade, o trecho propõe, implicitamente, que o aumento da confiabilidade se dá em relação às próprias concessionárias e não aos recursos energéticos.

    fonte: P. caveira.

  • PC-PR 2021

  • PC-PR 2021

  • Não sei vocês, mais esta banca ela pega metade do texto para final e joga para começo e coloca a pontuação e pronto está feito a reescrita, pelo menos isso que tenho reparado em várias questões.


ID
2945605
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o capítulo 9 – Recursos Eletrônicos do Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2, 2. ed., 2002), “para fins de catalogação, os recursos eletrônicos podem ser tratados de duas maneiras diferentes”, a saber:

Alternativas
Comentários
  • direta e remota

  • Conforme (SILVA; PALETTA, p. 158):

    Para fins de catalogação, os recursos eletrônicos são tratados de duas maneiras, se o acesso é local ou remoto. Acesso local, entende-se que um suporte físico pode ser descrito (por exemplo, disco, cassetes, cartuchos). Acesso remoto, cujo acesso apenas pode ser fornecido pelo uso de um dispositivo de entradasaída (por exemplo, um terminal) ou ligado a um sistema de computador (por exemplo, um recurso numa rede) .

    SILVA, José Fernando Modesto da; PALETTA, Francisco Carlos. O programa ISBD. In: SILVA, José Fernando Modesto da;PALETTA, Francisco Carlos. Tópicos para ensino de Biblioteconomia. Disponível em:http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002749752.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.


ID
2945611
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere que um mesmo livro contém duas temáticas diferentes – por exemplo, usinas hidrelétricas (código CDU 627) e meio ambiente (código CDU 502) –, mas que se relacionam entre si. A maneira correta para relacioná-las, de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU) é:

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso utiliza-se sinal de relação :, que indicam uma relação de dois ou mais assuntos.

  • Acrescentando....

    De acordo com Souza (2009, p. 41-42):

    + Sinal de coordenação ou adição: liga dois ou mais números não consecutivos da CDU; indica um assunto composto para o qual não existe um número simples.

    / Extensão consecutiva ou barra oblíqua: liga números e assuntos consecutivos, indicando uma série de conceitos.

    : Relação simples: geral, coordenada e recíproca, entre dois ou mais conceitos, onde a relação de A:B e B:A, tem o mesmo valor. Ao contrário do sinal de adião e da barra oblíqua, este sinal de relação limita ao invés de ampliar os assuntos que liga. Totalmente reversível.

    Gab. D


ID
2945614
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Projeto Gutenberg, idealizado pelo norte-americano Michael Hart, na Universidade de Illinois, em 1971, é considerado a primeira biblioteca digital do mundo. Atualmente, o projeto possui em seu acervo 57.000 títulos em e-books. Seu nome é uma homenagem a Johannes Gutenberg, ourives e inventor alemão, que no século XV inventou a prensa de tipos móveis. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Os monges copistas copiavam somente as obras que eram de seu interesse pessoal.

( ) Após a invenção de Gutenberg, os livros que antes eram itens raros e caros, se tornaram mais abundantes e de fácil acesso e manuseio.

( ) O Projeto Gutenberg armazena em seu acervo digital textos completos que estão em Domínio Público.

( ) O primeiro livro a ser digitalizado pelo projeto Gutenberg foi a declaração de Independência dos EUA.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
2945617
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O DOI (Digital Object Indentifier):

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello (2006, p. 90):

    Digital Object Identifier (DOI)

    Atualmente, começam a surgir sistemas destinados a identificar publicações da internet. O Digital Object Identifier (DOI) é um sistema numérico que permite a identificação única e precisa de informação veiculada na internet, facilitando as transações entre usuários e produtores.

    Gab. E


ID
2945620
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A folksonomia permite ao usuário e/ou produtor da informação classificar conteúdos através da atribuição de uma ou mais palavras-chave, conhecidas como tags (marcadores, etiquetas).


Tais marcadores permitem:

Alternativas
Comentários
  • Este termo é uma analogia à Taxonomia com o acréscimo do prefixo Folks (gente, pessoas) e sua principal característica é a criação de tags (descritores) a partir do linguajar das pessoas que a utilizam. Dito de outra forma, a Folksonomia é uma forma relacional de categorizar e classificar informações disponíveis na web, sejam elas representadas por meio de textos, imagens, áudio, vídeo ou qualquer outro formato. Le Deuff (2006) menciona que a Folksonomia permite aos usuários da Internet indexarem os documentos digitais conforme ordem de acesso, e a utilizarem palavras-chave conhecidas como tags.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
2945623
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O movimento de software livre tem apoiado fortemente os projetos relacionados ao desenvolvimento de ferramentas e recursos mais acessíveis à população. As comunidades de prática funcionam como verdadeiras disseminadoras de códigos-fonte, o que repercute diretamente na velocidade dos avanços da plataforma Web 2.0.

(Tomael, M.I. Fontes de informação na internet. Londrina: Eduel, 2008.)

Acerca desse movimento, considere as seguintes afirmativas:

1. Software Livre são programas de computador que podem ser utilizados, copiados, distribuídos e aperfeiçoados.

2. Softwares Livres podem ser adaptados de acordo com a necessidade de seususuários.

3. Software Livre são programas de código aberto (do inglês open sources).

4. Software Livre são sempre gratuitos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Existem duas principais organizações internacionais responsáveis pela proteção e promoção do software livre: a Free Software Foundation (FSF) e a (OSI), que atuam para garantir que os termos Free Software e Open Source sejam utilizados de forma correta. De acordo com a FSF (ou, em português, Fundação para o Software Livre), é considerado livre o programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário. Ou seja, o software é considerado livre quando se enquadra nessas liberdades definidas pela fundação. Mas isso não impede que um desenvolvedor cobre algum valor pelas modificações feitas; vale lembrar que há custos na programação, como em qualquer outra atividade, porém a diferença está na filosofia do software livre, a qual visa ao espírito de liberdade e não ao lucro. Com isso fica claro que livre não é gratuito e sim disponível a todos.

    canaltech.com.br

  • Software livre pode ser: Copiado, usado, redistribuído, alterado, estudado.

    Nao pode ser: Apropriado e transformado em proprietário (pegar o software, alterar e falar que é seu)

    Normalmente gratuito, mas podendo ser pago. Porém, sempre pago pelo serviço, NUNCA pode ser cobrada pela licença de uso.

    E ah, sempre, sempre SEMPRE codigo fonte ABERTO

    Alfartano!!! Bora pra cima moçada!

  • "sempre não combina com concurso público", como diria o poeta.

  • Descordo da questão, pois o que é cobrado é o serviço em si, e não o software, é cobrado o serviço de aperfeiçoamento para determinado usuário.


ID
2945626
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A comunicação dos dados, a interoperabilidade no software de gerenciamento de bibliotecas SophiA, podem ser realizadas nos seguintes padrões internacionais de catalogação:

Alternativas
Comentários
  • o SophiA Biblioteca baseia-se nos padrões internacionais de catalogação e comunicação de dados (MARC-21, ISO2709, Z39.50 cliente e servidor, XML e OAI-PMH)

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
2945629
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O ISSN (International Standard Serial Number, Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, no Brasil) é administrado:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello (2006, p. 86):

    ISSN no Brasil

    O controle bibliográfico de periódicos no Brasil tem sido, desde muito tempo, uma das funções do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que, a partir da década de 1950, produziu listas de periódicos, a última das quais foi o Guia de publicações seriadas brasileiras, em 1987. Outra atribuição do IBICT é a organização e manutenção do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas. Essa instituição apresentava-se, portanto, como o espaço natural para abrigar o centro brasileiro do ISSN, criado em 1975.

    Gab. E


ID
2945632
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na CDU, cada dígito deve ser visto como uma fração decimal, menor que uma unidade. Assim, 5 será seguido por 50 até 59, 59 por 590/599, antes de se chegar a 6. Entre 591 e 592, aparecem todas as subdivisões de 591/591.9. Nesta junção, um ponto é introduzido para facilitar a leitura e os números longos são divididos por pontos depois de cada grupo de _________________.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas

ID
2945635
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O ISBN é um sistema utilizado mundialmente para identificar livros e softwares. No Brasil, a Biblioteca Nacional é a responsável por sua atribuição. A partir de 01 de janeiro de 2007, ele sofreu uma mudança. Conforme essa mudança, a quantidade de números passou de:

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR ISO 2108/2006

    4.1 Estrutura geral de um ISBN

    A partir de 1 de Janeiro de 2007, as agências do sistema ISBN só atribuirão ISBN que consistam em treze dígitos compostos dos seguintes elementos:

    a) elemento de prefixo;

    b) elemento de grupo de registro;

    c) elemento registrante;

    d) elemento de publicação;

    e) dígito de verificação.

    Gab. B

  • Sabendo que a mudança foi o acréscimo do elemento de prefixo (978, ou seja, três dígitos a mais) é possível responder sem saber exatamente a quantidade dígitos que o ISBN possui.

    Gabarito: B

  • A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é a responsável pela atribuição do ISBN


ID
2945638
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Crossref é uma comunidade global que busca a preservação dos registros científicos online no mundo todo. Ela é responsável pelo registro oficial do:

Alternativas
Comentários
  • A  é uma agência de registro do DOI sem fins lucrativos que gerencia entidades autorizadas a depositarem o DOI em diversos países, garantindo que os links não se quebrem até chegar ao arquivo.

    Fonte:galoa.com.br

  • Crossref é uma agência oficial de registro de identificador de objeto digital da International DOI Foundation.


ID
2945641
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A norma ABNT NBR 6023/2018 foi atualizada e publicada em 14/11/2018. Sobre essa atualização, considere as seguintes afirmativas:

1. Para documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:”, e data de acesso, precedida da expressão “Acesso em:”.

2. A última atualização da norma 6023/2018 permite criar referências de fontes de informação como o youtube e facebook.

3. Os Elementos essenciais para monografia no todo são: LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 165 p., 18 cm. (Cadernos de gestão, v. 4). Bibliografia: p. 149-155. ISBN 978-85-3263-62-01.

4. O item “7.13.2 Filmes, vídeos, entre outros em meio eletrônico” pode ser utilizado para referenciar vídeos em antigos formatos já contemplados na versão anterior e também os novos formatos, como blu-ray e youtube.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6023/2018

    7.1 Monografia no todo

    Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário, entre outros) e trabalho acadêmico (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, entre outros).

    7.1.1 Os elementos essenciais para livro e/ou folheto são: autor, título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

    EXEMPLO 1

    —— Elementos essenciais

    LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

    —— Elementos complementares

    LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 165 p., 18 cm. (Cadernos de gestão, v. 4). Bibliografia: p. 149-155. ISBN 978-85-3263-62-01.

    Gab. D

  • A referência que consta na alternativa 3 , não está correta.( paginas não é elemento essencial)

  • 7.13.2 Filmes, vídeos, entre outros em meio eletrônico

    As referências devem obedecer aos padrões indicados para filmes, vídeos, entre outros, de acordo com 7.13.1, acrescidas de informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CDROM, online e outros). Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identifcar o documento. Quando se tratar de documentos consultados online, ver 6.6.

    EXEMPLO 1 — Elementos essenciais

    JOHN Mayall & The Bluesbreakers and friends: Eric Clapton, Chris Barber, Mick Taylor: 70th birthday concert. [London]: Eagle Rock Entertainment, 2003. 1 disco blu-ray (ca. 159 min).

    EXEMPLO 2 — Elementos complementares

    BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, c1991. 1 DVD (117 min), widescreen, color. Baseado na novela “Do androids dream of electric sheep?”, de Philip K. Dick.

    EXEMPLO 3 — Elementos essenciais

    BREAKING bad: the complete second season. Creator and executive produced by Vince Gilligan. Executive Producer: Mark Johnson. Washington, DC: Sony Pictures, 2009. 3 discos blu-ray (615 min).

    EXEMPLO 4 — Elementos complementares

    BOOK. [S. l.: s. n.], 2010. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Leerestademoda. Disponível em: http:// www.youtube.com/watch?v=iwPj0qgvfIs. Acesso em: 25 ago. 2011. 


ID
2945644
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia

Conforme a ABNT NBR 6023/2018, quando houver quatro ou mais autores em uma mesma obra, pode-se referenciar das seguintes formas:


1. URANI, A. [et al]. Título da obra. Cidade, UF: Editora, ano.

2. URANI, A; TOMÁS, J; PAZ, O. A.; GASPAR, C. Título da obra. Cidade, UF: Editora, ano.

3. URANI, A; (et al). Título da obra. Cidade, UF: Editora, ano.

4. URANI, A. et al. Título da obra. Cidade, UF: Editora, ano.

Está(ão) correta(s) a(s) forma(s):

Alternativas

ID
2945647
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Biblioteca digital e cooperativa que oferece periódicos científicos de acesso gratuito na Internet:

Alternativas
Comentários
  • SCIELO

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
2945650
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Classificação Decimal Universal (CDU), um livro cujo assunto seja “História da Roma Antiga” pode ser classificado em:

Alternativas
Comentários
  • Sinal (1/9) --> Lugar: Indica o âmbito geográfico, localização ou outro aspecto espacial de um

    assunto indicado.

    Neste caso, ter o conhecimento de que o sinal de parênteses se refere a LUGAR, deixa a letra A como única alternativa possível de escolha.

    Tabela completa com todos os sinais auxiliares aqui: https://biblioconcurseiros.com.br/2a-biblio-licao-de-classificacao/


ID
2945653
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“O processo de representação é dependente da etapa de análise de assunto por meio da identificação e seleção de conceitos, com vistas à “tradução” desses conceitos identificados e selecionados por meio de termos constituintes de uma linguagem documentária. O processo de representação mediante linguagem documentária conduzirá o bibliotecário indexador à escolha dos termos correspondentes”.

A INDEXAÇÃO DE LIVROS: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. São Paulo: UNESP, 2009.

Esses termos aos quais a autora se refere são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    "O processo de representação é dependente da etapa de análise de assunto por meio da identificação e seleção de conceitos, com vistas à “tradução” desses conceitos identificados e selecionados por meio de termos constituintes de uma linguagem documentária. O processo de representação mediante linguagem documentária conduzirá o bibliotecário indexador à escolha dos termos correspondentes à especificidade e exaustividade que a linguagem possui e, consequentemente, à especificidade e exaustividade do sistema".

    Fonte: BOCCATO, Vera Regina Casari. A linguagem documentária vista pelo conteúdo, forma e uso na perspectiva de catalogadores e usuários. In: FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias: um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo : Cultura Acadêmica, 2009. p. 122.


ID
2945656
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Toda esta evolução na área das publicações de conteúdo digital caminhou de forma paralela à evolução das bibliotecas tradicionais, as quais, neste entremeio, informatizaram seus catálogos e alcançaram a formação de redes de cooperação através, principalmente, do protocolo de interoperabilidade”.

(A INDEXAÇÃO DE LIVROS: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. São Paulo: UNESP, 2009.)


Nesse sentido, indique corretamente qual é esse protocolo.

Alternativas
Comentários
  • Z39.50- protocolo próprio para recuperação de informação bibliográfica de pc para pc, possibilitando ao usuário pesquisar e recuperar informações de outro sistema.

    OAI-PMH- define mecanismo para coleta de registros de metadados em repositórios.

    MARC 21: Rregistro catalográfico legível por computador.

    DSPACE: Software que permite depósito de documentos.

  • Letra C.

    A palavra protocolo ajuda a matar a questão!

  • Lembrando que o OAI-PMH também é um protocolo, entretanto mais recente.


ID
2945659
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As licenças Creative Commons permitem aos usuários:

Alternativas
Comentários
  • Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos.

    O Creative Commons ajuda você a compartilhar legalmente seu conhecimento e criatividade para construir um mundo mais justo, acessível e inovador. Nós desbloqueamos todo o potencial da internet para impulsionar uma nova era de desenvolvimento, crescimento e produtividade.

    Com uma rede de , um  e uma , o Creative Commons oferece licenças de direitos autorais gratuitas e fáceis de usar para criar uma maneira simples e padronizada de dar ao público a permissão de compartilhar e usar seu trabalho criativo. As licenças CC permitem você alterar facilmente os seus termos de direitos autorais do padrão de “todos os direitos reservados” para “alguns direitos reservados”.

  • Letra B - copiar e compartilhar obras com menos restrições de direitos autorais.


ID
2945662
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência (SR) é uma função essencial em toda unidade de informação (biblioteca, arquivo e museu), porque seu objetivo principal é fornecer a informação aos usuários, de modo a solucionar suas necessidades informacionais. As ações-chave nesse serviço são:

Alternativas
Comentários
  • O bibliotecário de referência, realmente, deve reunir uma série de competências para informar, instruir/formar, guiar/orientar, de maneira personalizada, cada usuário.

  • Por que não pode ser a letra D.

    Questão passível de recurso

    o bibliotecário conhece o problema, guia o usuário para uma solução ideal

    conhecer o problema e guiar o usuário na busca da solução ideal.


ID
2945665
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A literatura cinzenta, aquela que é produzida por organizações e não é publicada ou distribuída comercial ou academicamente, pode ser de grande utilidade para determinadas pesquisas. Para que o usuário tenha acesso a esse material, é notório o auxílio do:

Alternativas
Comentários
  • Sem sombra de dúvidas, no caso citado, o usuário precisará do auxilio do bibliotecário de referência, que atende diretamente ao usuário levando em consideração a resolução de dúvidas e a eficácia na localização do material informacional desejado.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
2945668
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 9.610/98, o registro de direitos autorais tem por fundamento assegurar ao autor o direito de criação sobre sua obra, especificando direitos morais e patrimoniais e estabelecendo prazo de proteção tanto para o titular quanto para seus sucessores. No Brasil, a instituição que é responsável por ceder o registro de Direito Autoral de obras literárias é:

Alternativas
Comentários
  • A Biblioteca Nacional é responsável pelo registro de obras intelectuais desde 1898, quando foi publicada a primeira lei específica brasileira sobre direitos autorais, e até hoje, através do Escritório de Direitos Autorais, oferece esse serviço e outros correlatos aos cidadãos brasileiros, para segurança jurídica dos direitos morais e patrimoniais do autor, nos termos da lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

  • b) biblioteca nacional


ID
2945671
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O DSpace é um software de código-fonte aberto cujo principal objetivo é:

Alternativas
Comentários
  • DSPACE é um software opensource, ou seja, de código aberto, o qual permite depósito de documentos em qualquer formato (texto, vídeo, áudio e dados). Permitindo a disponibilização desse conteúdo na internet, indexando-o quando possível. Atua na preservação a longo termo também. É utilizado como repositório institucional (RI).

  • DSpace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema foi criado de forma a ser facilmente adaptado. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo. São exemplos de material digital: documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.), livros, teses, programas de computador; publicações multimídia, notícias de jornais, bases de dados bibliográficas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, coleções de bibliotecas digitais, páginas Web, entre outros.

    Os repositórios digitais podem ser considerados uma inovação no gerenciamento da informação digital. Editoras, bibliotecas, arquivos e centros de informação em vários países estão criando grandes repositórios de informação digital, contendo diferentes tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais. O DSpace Institutional Digital Repository System (projeto colaborativo da MIT Libraries e a Hewlett-Packard Company) é um dentre vários projetos, atualmente em operação, orientados à criação de repositórios institucionais e à preservação digital.

    O DSpace é um software livre que, ao ser adotado pelas organizações, transfere a elas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. O DSpace possui natureza operacional específica de preservar objetos digitais, iniciativa de grande interesse da comunidade científica.

    Gab. C

    Fonte: IBICT

  • DSpace: Software aberto (gratuito), para construção de bibliotecas digitais e repositórios institucionais.


ID
2945674
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base na referência para documentos online, segundo a norma ABNT NBR 6023/2018, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Bom ficar atento às questões sobre 6023 já que a norma mudou recentemente. Essa questão, por exemplo, já apresenta a nova disposição sobre disponibilidade e acesso aos documentos online.

  • ALTERAÇÕES NBR6023

    04 AUTORES: CONVÉM INDICAR TODOS

    USO DE ITÁLICO: in; et al; s.n; s.l

    NOVOS DOCUMENTOS INSERIDOS: REDES SOCIAIS, DOCUMENTOS CIVIS E DE CARTÓRIO, ATOS ADMINISTRATIVOS

    SUPRIMIDO TRAÇO SUBLIMINAR

    SUPRIMIDO <> : USADO PARA INDICAR ACESSO A DOCUMENTOS ONLINE

    TÍTULOS E SUBTÍTULOS LONGOS: SUPRESSÃO INDICADA POR [...]


ID
2945677
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Existe uma vasta literatura a respeito da fundamentação teórica que sustenta a Ciência da Informação, e quanto à origem desta, a qual reflete as diversas tentativas da comunidade da área de trazer à luz seus entendimento sobre o que, propriamente, vem a ser a Ciência da Informação, qual é o seu objeto de estudo (a informação) e quais suas relações com outras disciplinas (interdisciplinaridade). Para alguns autores, a história da Ciência da Informação sofreu influências marcantes de duas disciplinas, que são”:

(OLIVEIRA, M.(Coor.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. 2005.) 

Alternativas
Comentários
  • Discordo da resposta, pois: "O segundo ponto que contribuiu para o advento da Ciência da Informação está concentrado em disciplinas antecessoras, tais como: Biblioteconomia e Documentação.4" - Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. 33, p. 1-29, jan./abr., 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n33p1 UM OLHAR SOBRE A ORIGEM DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: INDÍCIOS EMBRIONÁRIOS PARA SUA CARACTERIZAÇÃO IDENTITÁRIA

    Jonathas Luiz Carvalho Silvai

    Gustavo Henrique de Araújo Freireii

  • "Para Pinheiro (1999, p. 156), a Ciência da Informação "parte do reconhecimento de sua interdisciplinaridade, de sua natureza social, forte e profundamente relacionada à tecnologia da informação e do novo papel da informação na sociedade e na cultura contemporâneas, características essenciais da área". A Ciência da Informação tem suas raízes na bifurcação da Documentação/ Bibliografia e da Recuperação da Informação (Information Retrieval). É uma ciência social cujo objeto é a informação, tendo início no campo da informação científica e tecnológica, passando a atuar também com a informação para fins educacionais, sociais e culturais. Apresenta interfaces com a Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciência Cognitiva, Sociologia da Ciência e Comunicação, entre outras áreas."

    http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7649

  • GABARITO: C

    Assim como outros campos interdisciplinares (Ciência da Computação, Comunicação Social, Ecologia), a Ciência da Informação nasceu no bojo da revolução científica e técnica que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. Para alguns autores, a história da Ciência da Informação sofreu influências marcantes de duas disciplinas, que contribuíram não só para sua gênese, mas, também, para seu desenvolvimento: a Documentação, que trouxe novas conceituações; e a Recuperação da Informação, que viabilizou o surgimento de sistemas automatizados de recuperação de informações. Alguns autores que consideram tais disciplinas como antecedentes da Ciência da Informação são Harmon (1971), Saracevic (1992) e Pinheiro (1997).

    Fonte: OLIVEIRA, Marlene de (org.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

  • Questão polêmica, uma vez que existem varios marcos para a CI. Não há um consenso


ID
2945680
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“A dedução de que a produção de conhecimento conduz à criação de bibliotecas aponta para o pressuposto de que onde houve grande produção de conhecimentos também ali estarão grandes bibliotecas, arquivos, museus etc., ou seja, unidades de informação em seus diferentes formatos”.

(OLIVEIRA, M.(Coor.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. 2005.)

Nesse sentido, considere os seguintes pré-requisitos:

1. Condições econômicas.

2. Condições sociais.

3. Condições humanitárias.

4. Condições políticas.

É/São pré-requisito(s) para o aparecimento de bibliotecas:

Alternativas
Comentários
  • Os pré-requisitos principais para o aparecimento de bibliotecas são: condições econômicas, condições sociais e condições políticas.

    Fonte: ARAÚJO, E. A.; OLIVEIRA, M. A produção de conhecimentos e a origem das bibliotecas. In: OLIVEIRA, M. (coord.). Ciência da Informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 29-44.

    Gab. D


ID
2945683
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) é responsável pela publicação:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    No site da FEBAB tem mais informações sobre a sua relação com o AACR.


ID
2945686
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No MARC21, a área de Título e Título Relacionado é descrita no campo:

Alternativas
Comentários
  • Entrada Principal - Campos - 1XX

    Título e Título Relacionado (20X - 24X)

    Gab. B

    Fonte: marc 21. puc rio

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
2945689
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No MARC21, as áreas de “Campos de Controle” e “Edição, Impressão etc.” são descritas, respectivamente, nos campos:

Alternativas
Comentários
  • Campos de Controle - 00X: Os campos 001-008 contém números de controle e códigos que são utilizados no processamento de registros bibliográficos. Não apresentam indicadores nem subcampos.

    Edição, Impressão, et. - 25X - 28X

    Gab. A

    Fonte: https://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/conteudo.html

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
2945692
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Biblioteca Nacional (BN) se caracteriza como “nacional” por:

1. ser beneficiária do instituto do Depósito Legal.

2. ser a mais antiga e tradicional instituição cultural do país.

3. ser o centro nacional de permuta bibliográfica, com campo de ação internacional.

4. elaborar e divulgar a bibliografia brasileira corrente, através dos catálogos online.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • A Biblioteca Nacional se caracteriza como uma biblioteca “nacional” por:

    Ser beneficiária do instituto do Depósito Legal;

    Ser o centro nacional de permuta bibliográfica, com campo de ação internacional e

    Elaborar e divulgar a bibliografia brasileira corrente, através dos catálogos online. 

  • 2.3.5 Bibliotecas nacionais

    2.3.5.1 Embora circunstâncias históricas e nacionais possam diferenciar esta categoria de uma nação para outra, pode-se estabelecer como objetivos básicos de uma biblioteca nacional: a) reunir, preservar e difundir a documentação bibliográfica e audiovisual produzida no território nacional (ela se vale, para reunir, do chamado depósito legal e para difundir da bibliografia nacional corrente; b) reunir o que em qualquer parte se publica a respeito da nação; c) coordenar a permuta nacional e internacional de publicações; d) coordenar programas nacionais de aquisição de publicações estrangeiras; e) coordenar a rede nacional de bibliotecas; f) manter catálogo coletivo nacional de livros e periódicos.

    FONSECA, E. N. Introdução à biblioteconomia. 2. ed. Brasília : Briquet de Lemos, 2007. p.54

    Isabela Mol, com beneficiária acredito que a questão queira dizer que a BN é quem recebe as publicações por conta do depósito legal.

     

  • Gab.: D


ID
2945695
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desenvolve e administra, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, uma grande biblioteca digital, que é responsável por possibilitar que a comunidade brasileira em C&T divulgue e publique seus trabalhos acadêmicos de pós-graduação para o mundo todo. Assinale a alternativa que identifica corretamente essa biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
2945698
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, assinale a alternativa que está de acordo com a norma ABNT NBR 10520/2002.

Alternativas
Comentários
  • NBR 10520/2002

    6.1.4 As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula.

    Exemplos: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)

    (CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2000).

    Gab. A

  • 6.1.4 As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados

    simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula.

    Exemplos: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)


ID
2945701
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a ABNT NBR 6028/2003, resumos para artigos de periódicos devem ter de:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a questão é a ABNT NBR 6028/2003

    3.3.5 Quanto a sua extensão os resumos devem ter:

    a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;

    b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;

    c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

    Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras. 

    Gab. D


ID
2945704
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As tabelas principais da CDU são enumeradas de 0 até 9. Entre elas, somente uma é atualmente vaga. Assinale a alternativa que identifica corretamente a classe vaga.

Alternativas
Comentários
  • Classe 4 na CDU é vaga.

    Na CDD a classe 400 é linguística

  • Classe 4 na CDU é vaga.

    Na CDD a classe 400 é linguística

  • CLASSES CDU

    0- Ciência da Computação, Informação e generalidades

    1- Filosofia e Psicologia

    2- Religião

    3- Ciências sociais

    4- VAGA

    5- Matemática. Ciências naturais

    6- Ciências aplicadas. Medicina. Tecnologia

    7- Arte. Recreação. Entretenimento. Desporto

    8- Literatura. Língua. Linguística

    9- Geografia. História. Biografia


ID
2945707
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“É importante esclarecer que formar e desenvolver coleções vai mais além que selecionar e adquirir obras. A literatura da atualidade define desenvolvimento de coleções como um processo cíclico e ininterrupto formado pelas seguintes etapas ou fases”:

(Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos. In: TransInformação. 2012. (Scielo).)

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vergueiro (1989, p. 17) o processo de desenvolvimento de coleções é composto por 6 etapas:

    Estudo da comunidade;

    Políticas de seleção;

    Seleção;

    Aquisição;

    Desbastamento;

    Avaliação.

    Gab. B

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
2945710
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O site nacional Domínio Público é uma biblioteca digital desenvolvida em software livre, oferecendo acesso gratuito a obras que já caíram em domínio público ou que já tiveram devida autorização legal para publicação. No Brasil, os direitos autorais duram por:

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.610/1998

    Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.

    Parágrafo único. Aplica-se às obras póstumas o prazo de proteção a que alude o caput deste artigo.

    Art. 42. Quando a obra literária, artística ou científica realizada em co-autoria for indivisível, o prazo previsto no artigo anterior será contado da morte do último dos co-autores sobreviventes.

    Parágrafo único. Acrescer-se-ão aos dos sobreviventes os direitos do co-autor que falecer sem sucessores.

    Gab. E


ID
2945713
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na norma ABNT NBR 6028, o tipo de resumo que pode dispensar a consulta ao original é o resumo:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6028/2003

    2.3 resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

    2.5 resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

    2.6 resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

    Gab. A

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2945716
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma classificação de CDU.

Alternativas
Comentários
  • não entendi a lógica...

  • A CDU adota um ponto a cada grupo de 3 algarismos.

ID
2945719
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a nenhuma norma documentária da ABNT para uso em publicações científicas:

Alternativas
Comentários
  • A NBR 15921 versa sobre "Indústrias de petróleo e gás natural -Tubulação de compósito".

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.

  • NBR 6021 - Apresentação de publicações periódicas

    NBR 6023 - Referências

    NBR 6028 - Resumo

    NBR 14724 - Apresentação de trabalhos acadêmicos


ID
2945722
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerada a maior biblioteca do mundo, com acervo aproximado de 155 milhões de itens, com funcionários de diversas nacionalidades que buscam atender as demandas de pesquisadores do mundo todo:

Alternativas
Comentários
  • A campeã é a biblioteca do Congresso, que fica em Washington D.C., nos EUA. Seu acervo tem mais de 155 milhões de itens, entre livros, manuscritos, jornais, revistas, mapas, vídeos e gravações de áudio (mas, curiosamente, não tem uma cópia de todos os livros publicados no país). Ela é a biblioteca oficial de pesquisa do Congresso norte-americano e foi criada em 1800, quando a sede federal foi transferida de Filadélfia para Washington. Seu prédio , chamado Thomas Jefferson Building, foi aberto ao público em 1897.