Breve resumo do Livro "As 5 leis da Biblioteconomia" - Ranganathan
1) OS LIVROS SÃO PARA USAR
· acessibilidade e usabilidade.
· Localização, horário de funcionamento, iluminação, disposição das estantes, mobiliário, pessoal.
· conduz naturalmente a um sistema de bibliotecas no qual elas se localizam em pontos centrais, abrem por longos horários, são mobiliadas de maneira hospitaleira e com corpo de pessoal treinado, orientado à prestação de serviço e adequadamente assalariado.
2) A CADA LEITOR O SEU LIVRO
· Disponibilidade.
· Esta lei mostra a importância de se conhecer o leitor, de se conhecer o usuário.
· Customer Relationship Management (CRM) – Gestão de relacionamento com o cliente: seu objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente.
· Determina que as bibliotecas sirvam a todos os leitores, não importa a classe social, sexo, idade, ou qualquer outro fator.
3) A CADA LIVRO SEU LEITOR
· Dinamismo da biblioteca.
· Esta lei dá sustentação ao serviço de disseminação seletiva da informação.
· Divulgar os livros existentes na biblioteca.
· Arranjo nas estantes, catálogo, serviço de referência, publicidade.
· Estipula que para cada livro existe um leitor e que os livros devem estar descritos no catálogo, expostos de maneira a atrair os leitores e prontamente disponíveis. Esta lei leva a práticas, tais como acesso livre, arranjo coerente na estante, catálogo adequado e serviço de referência.
4) ECONOMIZE/ POUPE O TEMPO DO LEITOR
· É a lei do serviço de referência.
· Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos.
· Acompanha o leitor desde quando ele entra na biblioteca até o momento em que sai.
· Enfatiza serviço eficiente, o que implica rápido sistema de empréstimo e guias de fácil entendimento nas estantes. Esta lei tem como corolário – Economize o tempo do bibliotecário –, o que requer o uso de técnicas e tecnologias que permitam ao pessoal atuar de maneira eficiente.
· Orienta para a seleção de uma coleção ampla e representativa de obras de referência que apoiam a pesquisa bibliográfica.
5) A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO
· A palavra-chave é adaptabilidade.
· A biblioteca precisa estar preparada para todas as eventualidades. Para isso, é preciso planejamento.
· Planejamento para poder crescer, e crescer não significa espaço, e sim importância social. Planejamento e organização das bibliotecas
· Reconhece que o crescimento que indubitavelmente ocorrerá deve ser planejado sistematicamente. Assim, das acomodações físicas às práticas administrativas, a biblioteca deve ser aberta, sempre pronta a se expandir.