SóProvas



Prova Quadrix - 2019 - CRB - 2° Região - Bibliotecário


ID
3185542
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado à correspondência oficial.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Informamos que as obras literárias que nos foram encaminhadas ainda não poderam ser digitalizadas devido os problemas técnicos verificados nos computadores ? o correto é "poderão"; devido a alguma coisa (a+o ? aos problemas).

    B) Encaminho anexo os arquivos referentemente o processo de simplificação dos procedimentos burocráticos neste órgão, para a devida divulgação entre servidores e colaboradores ? os arquivos (plural) anexos (plural).

    C) Informamos a todos os servidores e colaboradores que, à partir do dia primeiro de janeiro de 2020, toda comunicação oficial entre as unidades administrativas deste órgão deverão ser feitas por meio eletrônico ? não temos crase antes de verbo, o correto é "a partir ? somente preposição".

    D) Nos resta mencionar, que todos os apoios administrativos que atuam neste órgão deverão participar do treinamento em digitalização documental, com início previsto para o próximo mês ? não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, o correto é a ênclise (=resta-nos).

    E) Asseguramos, por fim, que o procedimento tomado visa à transparência das decisões administrativas visto que permite o amplo conhecimento dos assuntos tratados nas reuniões das equipes técnicas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A) Informamos que as obras literárias que nos foram encaminhadas ainda não PUDERAM ser digitalizadas devido AOS problemas técnicos verificados nos computadores.

    D) Nos resta mencionar, que todos os apoios administrativos que atuam neste órgão deverão participar do treinamento DE digitalização documental, com início previsto para o próximo mês.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.

    a) Neste período ocorrem dois erros: o 1º diz respeito ao emprego de "poderam". A flexão do verbo 'poder' para indicar tempo futuro é 'poderão"; o 2º erro é referente à regência do vocábulo "devido". Como ele exige a preposição "a", o correto é "devido ao".
    b) Neste período ocorrem três erros: o 1º diz respeito ao uso do vocábulo "anexo". De acordo com a regra, se ele for empregado sem a preposição “em", tem função de adjetivo e deve concordar com o substantivo a que está associado. Assim, constatamos no texto em análise que ele é um adjetivo e, como concorda com o substantivo "arquivos", que está no plural, deve estar flexionado também no plural para a correta concordância; o 2º erro trata do uso do vocábulo "referentemente", que tem sentido de "de modo referente". Contudo, no texto o correto é empregar "referente", que significa "que diz respeito a"; por fim, o 3º erro ocorre devido à regência do vocábulo "referentemente" (ou no caso "referente"). Como ele exige a preposição "a", o correto é "referente ao".
    c)  Neste período ocorre apenas um erro referente ao uso da crase na expressão "à partir do". Tendo em vista que ela é proibida antes de substantivos masculinos, entre palavras repetidas (dia a dia, por exemplo), e antes de verbos, e que partir é verbo, o correto é “a partir do", sem a crase.
    d) Neste período ocorrem dois erros: o 1º diz respeito ao uso do pronome oblíquo "Nos" introduzindo o período. De acordo com a regra de colocação pronominal, não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, ou seja, em início de frase não ocorre próclise; já o 2º erro é referente ao uso da vírgula em "Nos  resta  mencionar,  que  todos  os", pois ela está quebrando a estrutura sintática do período, uma vez que está separando a oração principal da subordinada.
    e) Ao analisarmos este período, verificamos que o texto presente na questão atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, todas as vírgulas foram empregadas corretamente, bem como as palavras grafadas e acentuadas de forma devida, inclusive o sinal indicativo de crase em "visa à transparência". Dessa forma, esta é a alternativa correta.

    Gabarito: Letra E
  • Asseguramos, por fim, que o procedimento tomado visa à transparência das decisões administrativas, visto que permite o amplo conhecimento dos assuntos tratados nas reuniões das equipes técnicas.

    Acho que deveria haver uma vírgula antes de "visto que", conforme a redação acima.

  • Muito bom


ID
3185545
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o nome do cabo que é usado para conectar o disco rígido ao microcomputador.

Alternativas
Comentários
  • O Cabo Flat se refere a um cabo responsável pela conexão de dispositivos eletrônicos como telas, teclado, entre outros com a placa mãe.

    Gabarito: A

    Fonte: https://suporte.bringit.com.br/hc/pt-br/articles/203080977--O-que-%C3%A9-cabo-flat-

  • Nossa que questão em!

  • O Cabo Flat se refere a um cabo responsável pela conexão de dispositivos eletrônicos como telas, teclado, entre outros com a placa mãe.

    O Cabo Flat é usado tbm para conectar o disco rígido ao microcomputador.

  • RJ 45 é o famoso cabo de rede. Uma máquina não necessita está conectada ao cabo coaxial, é utilizado em antenas.


ID
3185548
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os programas que invadem o computador sem que o usuário perceba e modificam o registro do Windows, “sequestrando” o navegador, alterando a página inicial dele e fazendo com que apareçam novas barras e botões.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D Hijackers também chamados de spyware, os hijackers (”sequestradores”) são Cavalos de Troia que modificam a página inicial do navegador e, muitas vezes, também redirecionam toda página visitada para uma outra página escolhida pelo programador da praga.
  • Gabarito: D.

    - Hijacker: é um software malicioso que modifica o registro do sistema operacional, alterando o funcionamento do navegador, modificando sua página inicial, abrindo páginas automaticamente, inserindo botões inadvertidamente.

  • Hijacker(sequestro, em inglês): é uma variação de Cavalo de Tróia, software malicioso que modifica o registro do sistema operacional, alterando o funcionamento do navegador, modificando sua página inicial, abrindo páginas automaticamente, inserindo botões inadvertidamente. Como muitos sites patrocinam o acesso a seu conteúdo, remunerando por cliques em links, o desenvolvedor do Hijacker costuma receber quantias financeiras sempre que estas páginas são abertas.

    fonte: estrategiaconcursos

    GAB = D

  • Hijackers também chamados de spyware, os hijackers ("sequestradores") são Cavalos de Troia que modificam a página inicial do navegador.

  • Minha contribuição.

    Hijacker: é um software malicioso que modifica o registro do sistema operacional, alterando o funcionamento do navegador, modificando sua página inicial, abrindo páginas automaticamente, inserindo botões inadvertidamente. Em outras palavras, trata-se de uma praga virtual que assume o controle do navegador e muda a forma como seu conteúdo é exibido, quando você está navegando na web.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • A) keyloggers. Captura e armazena as teclas digitais do computador

    B) backdoors. Programa que permite o retorno do invasor , por incluir serviços criados e modificados para isso

    C) rootkits. Programas e técnicas que esconde e assegura a presença do invasor e de outro código malicioso

    D) hijackers. Sequestrador invasor instala-se por meio de protocolos ou programas modificando a página incial do navegador

  • Quem nunca sofreu com um Hao123 na vida? rs

    O detalhe importante quanto ao hijackers é que eles são instalados no registro do sistema operacional, não é somente com a desinstalação de browser que você se verá livre desse malware.

  • Os códigos maliciosos poderão realizar ações danosas contra o usuário, sua privacidade, seu equipamento, os softwares instalados no dispositivo ou seus arquivos pessoais.

    Os navegadores de Internet estão vulneráveis ao ataque de um código malicioso que "sequestra" o navegador para a realização de ações ilícitas, ou altera a página inicial para um site que coleta cliques, ou altera o buscador padrão do Google/Bing para alguma página modificada para monitorar as ações do usuário.

    O código malicioso que realiza esta ação é conhecido como hijackers, ou sequestradores.

    Keyloggers são códigos do tipo Spyware (espião) que coletam as teclas digitadas no teclado e enviam para seu criador, monitorando o que o usuário escreve em seu computador.

    Os backdoors são códigos maliciosos que abrem as portas de conexão do computador para que o invasor consiga acesso ao conteúdo do disco de armazenamento permanente.

    Rootkits são códigos que escondem as ações e rastros dos outros códigos maliciosos, dificultando a sua detecção pelos softwares de proteção.

    Macros são códigos desenvolvidos em documentos, planilhas e apresentações do Microsoft Office com programação em VBA (Visual Basic for Applications). No LibreOffice, os códigos podem ser desenvolvidos em linguagem Python. As macros são programas para a realização de tarefas repetitivas e tem o objetivo de automatizar tarefas. Quando programadas com outras intenções ilícitas, podemos ter um vírus de macro, que poderá realizar ações danosas para a qual foi programado.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Cuidado com esta pegadinha :

    hijacker > Sequestra o teu navegador

    Ransomware > torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate

  • Lista de Programas e Ataques Maliciosos

    Adware Exibe Propagandas.

    Backdoor Permite retorno Futuro, pelas Portas.

    Bot Comunicador Remoto, Explorador.

    Botnet Rede de comunicação Remota.

    Boot Atinge a área de Inicialização do SO.

    DoS Ataque que visa Travar um Sistema.

    DdoS Ataque Coordenado de negação de serviço.

    Exploit Pedaço de Software, Comandos executáveis.

    Hijacker → Altera o funcionamento do Navegador.

    Hoax Boato qualquer.

    Keylogger Captura Teclas digitadas.

    Kinsing Minerador de Criptomoedas.

    Pharming Redireciona o DNS, Página Falsa.

    Phishing Pescador, Engana a vítima.

    Ransomware Encripta Dados, Exige Resgate.

    Rogue Mentiroso, Instala programas Maliciosos.

    Rootkit Se Esconde, Mantém acesso ao PC.

    Screenlogger Espiona o Cursor, a Tela do PC.

    Spoofing Ataque que Falsifica endereços IP.

    Spyware Monitor, Coletor de Informações.

    Sniffing Fareijador, Registra e Intercepta o Tráfego.

    Time Bomb Fragmento de Código, Carga ativa.

    Trackware Cookie do Mal, Monitor de Atividades.

    Trojan Executa diversas funções Escondido.

    Vírus Infecta Arquivos, precisa ser Executado.

    Vírus de Macro Desabilita Funções (Excel, Word).

    Vírus de script Auto Executável.

    Vírus Flooder Inunda, Sobrecarrega uma Conexão.

    Vírus Stealth Camuflador, Torna o malware Invisível.

    Worm Explorador Automático, Execução Direta.

    Zumbi PC Infectado, Controlado por 3°os.

    [...]

    ______________

    #BORAVENCER

  • São softwares que capturam navegadores de internet. Eles têm o objetivo de alterar a página inicial do navegador para exibir publicidades ou obrigar a acessar determinados links e impedem o usuário de altera-lá. Normalmente a pessoa que desenvolve estes HIJACKERS ganha com a exibição de propaganda ou acesso aos sites.


ID
3185554
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows 10, o usuário pode utilizar alguns recursos para organizar sua Área de Trabalho, com a possibilidade de organizar os ícones espalhados. Entre as opções disponíveis, é possível classificar os ícones por

Alternativas
Comentários
  • É possível classificar os ícones por: Nome, Tamanho, Tipo de item e Data de Modificação.

    Gabarito: B

  • Gabarito letra "B"

  • Caminho dos modos possíveis de organizar a Área de Trabalho:

    Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho > Classificar> selecione uma das opções: NOME, TAMANHO, TIPO DO ITEM, DATA DE MODIFICAÇÃO.

    GAB:B


ID
3185557
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O software utilizado por um usuário para acessar, remotamente, um computador e ainda realizar tarefas como transferência de arquivos é o

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    É um aplicativo (programa) ou software que, quando instalado e devidamente configurado em duas ou mais estações permite o acesso remoto de uma na outra. 

  • Ping ou latência como podemos chamar, é um utilitário que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos

    Netstat (network statistics, estatísticas de rede) é uma ferramenta utilitária de rede de linha de comando que exibe conexões de rede para o TCP (entrada e saída) e UDP, tabelas de roteamento e várias interfaces de rede e estatísticas de protocolo de rede.

    Usado para encontrar problemas na rede e determinar a quantidade de tráfego na rede como medida de desempenho.

    Ipconfig Exibe todos os valores atuais de configuração de rede TCP/IP e atualiza as configurações de protocolo DHCP e DNS (sistema de nomes de domínio). Usado sem parâmetros, o ipconfig exibe endereços IPv4 (protocolo IP versão 4) e IPv6, máscara de sub-rede e gateway padrão para todos os adaptadores.

    WinRAR software compactador e descompactador de dados

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ping

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Netstat

    https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/windows-commands/ipconfig

    https://www.win-rar.com/start.html?&L=0

  • GABARITO: LETRA E

    O TeamViewer é um pacote de software proprietário para acesso remoto, compartilhamento de área de trabalho, conferência online e transferência de arquivos entre computadores. O programa opera dentro dos sistemas operacionais: Microsoft Windows, OS X, Linux, iOS, Android, Windows RT e Windows Phone.

    WIKIPÉDIA.

  • Obrigado home office pelos conhecimentos adquiridos na marra!

  • outras ferramentas de acesso remoto:

    VNC ( usa criptografia )

    LOGMAIN

    SCREENLEAP

    PMCE 2021

  • TeamViewer  é um pacote de software proprietário para acesso remoto, compartilhamento de área de trabalho, conferência online e transferência de arquivos entre computadores. O programa opera dentro dos sistemas operacionais: Microsoft Windows, OS X, Linux, iOS, Android, Windows RT e Windows Phone.

    Outros aplicativos para esse serviço:

    1. ANYDESK
    2. PuTTY
    3. VNC
    4. LogMeIn

  • Os games serviram sim, Mãe!


ID
3185560
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os requisitos “acesso livre, arranjo coerente na estante, catálogo adequado e serviço de referência” dizem respeito à

Alternativas
Comentários
  • QC REVEJA O GABARITO CREIO QUE ESTEJA ERRADA - POUPE O TEMPO DO LEITOR É SERVIÇO DE REFERENCIA . TÁ ERRADO A GABARITO.

    TERCEIRA LEI = É DISSEMINAÇÃO SELETIVA DA INFORMAÇÃO DSI A CADA LIVRO 1 LEITOR.

  • GABARITO: C

    "O terceiro princípio – a cada livro seu leitor – complementa a segunda Lei e enfatiza, mais ainda, a relevância de tornar os recursos informacionais conhecidos dos usuários o mais rápido possível. É a ênfase ao sistema de livre acesso, ao arranjo bem definido da estanteria, a um catálogo organizado de fácil acesso e de uso flexível, aliados a um serviço de referência especializado". 

    Fonte: SOUSA, Maria Eliziana Pereira de; TARGINO, Maria das Graças. Cinco leis da Biblioteconomia / cinco leis de Ranganathan: resistindo bravamente ao tempo. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 3, n. 1, p. 11-29, jan./abr. 2016

  • Breve resumo do Livro "As 5 leis da Biblioteconomia" - Ranganathan

    1)  OS LIVROS SÃO PARA USAR

    ·       acessibilidade e usabilidade.

    ·       Localização, horário de funcionamento, iluminação, disposição das estantes, mobiliário, pessoal. 

    ·       conduz naturalmente a um sistema de bibliotecas no qual elas se localizam em pontos centrais, abrem por longos horários, são mobiliadas de maneira hospitaleira e com corpo de pessoal treinado, orientado à prestação de serviço e adequadamente assalariado.

    2)  A CADA LEITOR O SEU LIVRO

    ·       Disponibilidade.

    ·       Esta lei mostra a importância de se conhecer o leitor, de se conhecer o usuário.

    ·       Customer Relationship Management (CRM) – Gestão de relacionamento com o cliente: seu objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente. 

    ·       Determina que as bibliotecas sirvam a todos os leitores, não importa a classe social, sexo, idade, ou qualquer outro fator.

    3)  A CADA LIVRO SEU LEITOR

    ·       Dinamismo da biblioteca. 

    ·       Esta lei dá sustentação ao serviço de disseminação seletiva da informação.

    ·       Divulgar os livros existentes na biblioteca. 

    ·       Arranjo nas estantes, catálogo, serviço de referência, publicidade. 

    ·       Estipula que para cada livro existe um leitor e que os livros devem estar descritos no catálogo, expostos de maneira a atrair os leitores e prontamente disponíveis. Esta lei leva a práticas, tais como acesso livre, arranjo coerente na estante, catálogo adequado e serviço de referência. 

    4)  ECONOMIZE/ POUPE O TEMPO DO LEITOR

    ·       É a lei do serviço de referência.

    ·       Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos. 

    ·       Acompanha o leitor desde quando ele entra na biblioteca até o momento em que sai. 

    ·       Enfatiza serviço eficiente, o que implica rápido sistema de empréstimo e guias de fácil entendimento nas estantes. Esta lei tem como corolário – Economize o tempo do bibliotecário –, o que requer o uso de técnicas e tecnologias que permitam ao pessoal atuar de maneira eficiente.

    ·       Orienta para a seleção de uma coleção ampla e representativa de obras de referência que apoiam a pesquisa bibliográfica.

    5)  A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO

    ·       A palavra-chave é adaptabilidade.

    ·       A biblioteca precisa estar preparada para todas as eventualidades. Para isso, é preciso planejamento.

    ·       Planejamento para poder crescer, e crescer não significa espaço, e sim importância social. Planejamento e organização das bibliotecas 

    ·       Reconhece que o crescimento que indubitavelmente ocorrerá deve ser planejado sistematicamente. Assim, das acomodações físicas às práticas administrativas, a biblioteca deve ser aberta, sempre pronta a se expandir.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimento detalhado sobre as cinco leis da Biblioteconomia de Ranganathan.

    As cinco leis de Ranganathan estão interligadas em muitos aspectos, sendo difícil precisar os limites e fronteiras entre os assuntos que elas discutem. Todavia, a interpretação mais comum se dá da seguinte maneira:

    1 - Os livros são para o uso: esta lei está relacionada à circulação dos livros e seu uso;

    2 - A cada leitor o seu livro: esta lei está ligada as necessidades dos leitores e está relacionada aos processos que envolvem o estudo de usuário e a formação e desenvolvimento de coleções;

    3 - A cada livro o seu leitor: está ligada ao leitor de forma individualizada, relacionando-se a serviços oferecidos de caráter personalizado como a disseminação seletiva da informação;

    4 – Economize o tempo do leitor: refere-se aos serviços de atendimento e pesquisa como o serviço de referência. Os serviços de tratamento da informação (classificação, catalogação e indexação) também estão ligados a esta lei pois seu produto resultado em um processo de referência ou de recuperação da informação mais rápido e eficaz;

    5 - A biblioteca é um organismo em crescimento: está ligada ao desenvolvimento da biblioteca como órgão de participação e importância social no contexto que está inserida.

    Com base nestas informações, identificamos que a alternativa correta é a letra D, pois é aquela que está ligada ao serviço de referência de maneira mais direta.

    Gabarito do Professor: Letra D (em discordância com a banca).
    Gabarito da Banca: Letra C.


  • Acrescentando...

    Conforme Ranganathan (2009, p. 189-210):

    A Terceira Lei diz para cada livro seu leitor. 

    • Sistema de Livre Acesso
    • Arranjo nas Estantes
    • Estante de Novas Aquisições
    • Rearrumação - Uma redistribuição ocasional do conteúdo das estantes ajuda a estabelecer novos contatos entre as pessoas e os livros.
    • Catálogo
    • Serviço de Referência

    Gab. C

    Ranganathan, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2009.


ID
3185563
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É considerado como o paradigma da biblioteconomia o foco

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    A) no acesso e na recuperação da informação (paradigma da Ciência da Informação)

    B) no usuário (paradigma da Ciência da Informação)

    São paradigmas da Biblioteconomia:

    - Foco no documento em suporte físico

    - Objeto de estudo o livro, a coleção e a biblioteca

    - Ênfase prática no uso de sistemas de classificação e catalogação

    - Foco nos processos internos, na organização da biblioteca e em equipamentos

    - Profissão regulamentada.

    - Instituição social predominante biblioteca

    - Características predominantes conservadorismo, tradição e controle 

    - Disciplina oriunda da Sociologia e Educação 

    - Foco no armazenamento e conservação

    - Responsabilidade social: cultura e educação

    - Ênfase técnica e ferramental

    - Preocupação com representação da informação 

    Fonte: MARTINS, Ana Carolina de Melo et al. Biblioteconomia e Ciência da Informação: uma análise paradigmática em bibliotecas públicas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, SC: v. 21, n. 3, p. 607-626, ago./nov., 2016.

  • Esta questão aborda os paradigmas da Biblioteconomia.  

    Os paradigmas de uma disciplina são as realizações científicas universalmente conhecidas e aceitas em determinado período pela comunidade de determinada área. Naturalmente, os paradigmas de uma disciplina sofrem influência das mudanças da sociedade, da tecnologia e dos paradigmas de outras disciplinas. 

    Os paradigmas da Biblioteconomia também passam por um momento de mudança, principalmente por influência das mudanças tecnológicas da sociedade. Autores diferentes apontam paradigmas diferentes que, em muitos casos, se confundem com os de disciplinas correlatas como a Ciência da Informação, a Documentação, a Arquivologia, etc. 

    Dentre as alternativas apresentadas, a letra D “nos processos internos, na organização da biblioteca e em equipamentos" consiste objetivamente em um paradigma exclusivo da Biblioteconomia. 

    As alternativas A e B remetem a paradigmas da Ciência da Informação. A alternativa C está ligada a Epistemologia enquanto a alternativa E poderia estar ligada tanto a Arquivologia quanto a Documentação. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3185566
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O estudo dos aspectos quantitativos da produção, da distribuição e do uso da informação registrada é o objetivo da técnica denominada

Alternativas
Comentários
  • Conforme Tarapanoff (2004, 86-95):

    Bibliometria é o estudo de aspectos quantitativos da produção, distribuição e uso da informação registrada. Desenvolve modelos matemáticos e medidas para esses processos e depois os utiliza para a previsão e tomada de decisão (TAGUE-SUTCLIFFE, 1992, p.1).

    A Informetria deve ser vista como um estudo de aspectos quantitativos da informação sob qualquer forma, não apenas de registros bibliográficos, e a qualquer grupo social, não apenas cientistas. [...]. Utilizada primeiramente pelo Professor Otto Nackel, refere-se à mensuração de dados baseada em modelos matemáticos, tendo como objetivo a análise de todos os aspectos relacionados à armazenagem e recuperação de informações.

    Segundo EGGHE & ROUSSEAU (1990), Informetria utiliza-se de instrumentos da Matemática, Física, Informática, Estatística, etc, para serem aplicados em vários campos do saber e em atividades tais como a gerência de unidades de informação, [...].

    A lei de Bradford. ou lei da dispersão, concentra sua descrição na observação do comportamento repetitivo da literatura em um determinado campo do saber.

    A lei de Lotka analisa a produção científica dos autores, partindo do exame do seguinte enunciado: o número de autores que produzem n trabalhos é proporcional a 1/ 1" dos autores que produzem apenas 1 trabalho.

    Lei de Zipf "é comumente usada em ciências sociais, sendo conhecida como “a lei quantitativa fundamental da atividade humana”.

    A primeira lei de Zipf está ligada a alta freqüência de palavras, onde é contado o número de ocorrência de cada palavra em um dado texto.

    Idade da literatura expressão utilizada para descrever o declínio da representatividade de um conjunto de documentos e informações em um determinado período de tempo. Outro termo comumente utilizado, porém mal empregado para a mesma definição é “obsolescência”, pois não podemos afirmar com exatidão que um determinado artigo se tornou obsoleto. Ou seja, o simples fato de ter caído em desuso não significa que os conceitos que contêm não possuem mais validade. Nesse sentido, a expressão mais adequada para definir a perda de representatividade é a idade da literatura.

    TARAPANOFF, Kira. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. Brasília: Thesaurus, 2004.

    Gab. E

  • Esta questão aborda temáticas ligadas as Ciências da Informação. 

    Analisando o texto do enunciado e as alternativas, podemos destacar dois trechos que podem indicar a alternativa correta: “aspectos quantitativos" e “informação registrada". 

    Tanto a infometria (D) quanto a bibliometria (E) trabalham com o estudo dos aspectos quantitativos citados. Porém, a infometria aborda a informação em qualquer formato enquanto a bibliometria trabalha apenas com a informação registrada, sendo esta segunda a resposta correta. 

    Tanto a Lei de Lotka (B) quanto a Lei de Bradford (C) são leis da bibliometria usadas para analisar e construir indicadores de uso de registros bibliográficos. A Lei de Lotka tem como objeto de análise a produção cientifica dos autores enquanto a Lei de Bradford analisa o comportamento repetitivo da literatura de determinado campo do conhecimento.  

    Idade da Literatura (A) é uma expressão utilizada para explicar a diminuição de representatividade e importância de um grupo de documentos em determinada área através do tempo. 

    Gabarito do Professor: Letra E .


ID
3185569
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de catálogo que tem entradas ordenadas de acordo com um plano lógico de assuntos e que inclui, além da descrição bibliográfica, informações críticas e explicativas.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cunha e Cavalcanti (2008, p. 72-74):

    Catálogo alfabético de assuntos: catálogo organizado de acordo com a ordem alfabética dos cabeçalhos de assuntos; catálogo ideográfico (por). <=> cabeçalho de assunto, catálogo alfabético,

    Catálogo anotado: catálogo cujas entradas são ordenadas de acordo com um plano lógico de assuntos e incluem, além da descrição bibliográfica, informações críticas, bibliográficas e explicativas. E usado principalmente na catalogação de livros raros.

    Catálogo assindético: catálogo-dicionário que não inclui remissivas nem referências cruzadas. <=> catálogo sindético.

    Catálogo Bibliográfico: o que pode funcionar como bibliografia tendo em vista a extensão e o alcance das coleções que representa. Expressão foi criada por Brian Buchanan (buch). bibliografia.

    Catálogo biblionímico: => catálogo de títulos.

    Catálogo sindético: catálogo-dicionário (<->) que indica as relações entre termos por meio de referências cruzadas e remissivas; catálogo conectivo. «■ catálogo assindético.

    Gab. A

    CUNHA, Murilo Bastos da. CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília,DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008.

  • Esta questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre os diversos tipos de catálogos resultantes do processo de catalogação. 

    O catálogo é uma fonte de informação utilizada para representar e descrever a coleção de uma biblioteca. A depender do tipo da biblioteca e de seu público, os catálogos podem variar em forma, estrutura e conteúdo.  

    Identificaremos nas alternativas aquele que tem as características iguais as mencionadas na questão e as características dos outros tipos listados. 

    A) CERTO. O catalogo anotado apresenta dados e informações como descrição bibliográfica, informações críticas, bibliográficas e explicativas e é usado com frequência em catálogos de obras raras. 

    B) ERRADO. Catálogo assindético é um catálogo estruturado como dicionário que não faz uso de remissivas ou referências cruzadas. É o oposto do catálogo sindético que faz uso de remissivas e referências cruzadas em sua estrutura. 

    C) ERRADO. Catálogo bibliográfico funciona também como bibliografia dada a extensão e o alcance das coleções que representa. 

    D) ERRADO. Catálogo biblionímico é um catálogo que elenca apenas títulos das obras. 

    E) ERRADO. Catálogo alfabético de assuntos é um tipo de catálogo que lista os cabeçalhos de assunto em ordem alfabética. 

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
3185572
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito do estudo de usuários, o método por meio do qual o pesquisador capta a realidade que pretende analisar, de forma espontânea e não estruturada, é a

Alternativas
Comentários
  • A OBSERVAÇÃO PODE SER ESPONTÂNEA , (NÃO ESTRUTURADA). E PARTICIPANTE (NÃO SISTEMÁTICA) E SISTEMÁTICA.

  • Segundo Baptista e Cunha (2007, p. 178-181):

    A Técnica de Delfos, uma variação do questionário, envolve a prospecção de natureza quantitativa a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes no tema em questão. Seu objetivo principal é identificar tendências. Os participantes são convidados a se expressar sobre um determinado assunto.

    Entrevista: após o questionário, a entrevista é o método mais utilizado. Ela pode ser: a) não estruturada, semi-estruturada e c) estruturada.

    A observação é um método pelo qual o pesquisador capta a realidade que se pretende analisar. Ela pode ser:

    Espontânea não estruturada;

    Observação participante não sistemática;

    Observação sistemática.

    A análise de conteúdo é usada, desde os primórdios do século XX, para determinar a ênfase relativa ou a frequência de vários fenômenos da comunicação. Ela busca uma situação já definida a priori, utiliza um texto para demonstrar esta existência do embasamento teórico da situação analisada. Na coleta de dados, a sua fase inicial é quantitativa, com ênfase na tabulação das frequências dos termos contidos no texto. Em seguida, ela tornou-se menos rígida, sendo possível a interpretação qualitativa dos dados.

    Gab. B

    BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n2/v12n2a11


ID
3185575
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na indexação, a linguagem natural

Alternativas
Comentários
  • Conforme Araújo Júnior (2007, p. 35-37):

    a) Linguagem de indexação natural - emprega a própria linguagem do documento, podendo ser considerada um tipo de linguagem livre. Geralmente está baseada em termos apreendidos do título, resumo ou de outras partes do documento.

    b) Lista de palavras-chave - é constituída por uma coleção de palavras significativas ordenadas alfabeticamente. Não entram, desta forma, artigos, conjunções, pronomes, preposições, numerais, alguns verbos e advérbios.

    c) Tesauro - lista estruturada de conceitos destinados a representar, de maneira unívoca, o conteúdo dos documentos e das buscas em um dado sistema, e a apoiar o usuário na indexação dos documentos.

    d) Na linguagem controlada pode-se utilizar apenas certas classes de palavras: substantivos, adjetivos, particípio e gerúndio, algumas preposições e conjunções, quase nenhum advérbio ou pronome e nenhuma interjeição.

    e) Sistemas de classificação - cada assunto é epresentada por um código ou notação e possuem como finalidade principal localizar os assuntos em uma estrutura que mostra as relações que eles mantem entre si.

    Gab. A

    ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre os processos de indexação. 

    A linguagem natural é aquela empregada sem controle, usada livremente tanto pelo usuário quanto pelo indexador. A indexação que faz uso da linguagem natural, ao contrário dos processos que envolvem o uso de linguagens controladas, utiliza palavras e termos extraídos do próprio texto bem como aquelas que possam traduzir mais facilmente o conteúdo e simplificar o processo de busca e recuperação por parte do usuário. 

    Com base nesta e outras informações sobre o tema, analisamos as alternativas e identificamos: 

    A) CERTA. A linguagem natural na indexação é totalmente livre, permitindo o uso de termos extraídos diretamente do texto indexado. 

    B) ERRADA. Estas características referem-se as listas de palavras-chave. 

    C) ERRADA. Estas características referem-se aos tesauros. 

    D) ERRADA. Estas características referem-se a linguagem controlada. 

    E) ERRADA. Estas características referem-se aos sistemas de classificação. 


    Gabarito do Professor: Letra A 

ID
3185578
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de busca e recuperação da informação, a extensão com a qual os itens recuperados em uma base de dados são considerados como úteis é a de

Alternativas
Comentários
  • Pensou em documentos uteis - precisão

    Pensou em documentos recuperados - revocação

  • A) revocação: extensão com que todos os itens úteis são recuperados (Lancaster)

    B) especificidade: A extensão em que o SRI nos permite ser precisos ao especificarmos um assunto de um documento, relaciona-se à abrangência semântica da representação (Lancaster)

    C) precisão: capacidade que o SRI tem de recuperar apenas documentos úteis/ extensão com a qual os itens recuperados em uma base de dados são considerados como úteis.

    OBS:

    Atenção aos termos "apenas" e "extensão"; cuidado com precisão x revocação (às vezes a mudança da frase provoca essa confusão). Pelo que chequei esse conceito (o segundo, o do enunciado da questão) de "precisão" é do livro "Precisão no processo de busca e recuperação da informação", do Rogério Henrique Araújo Júnior, enquanto o primeiro conceito é do Lancaster (Indexação e resumos)

    Relevância: capacidade de recuperar dados e informações de fato úteis no atendimento das necessidades de informação dos usuários dos sistemas.

    D) relevância sistêmica: relação entre pergunta e a informação (textos) contida em arquivos do sistema de recuperação da informação. O critério adotado é a comparação da efetividade na relevância.

    E) relevância temática ou do assunto: relação entre o assunto ou tema expresso na pergunta e o tema ou assunto coberto pelos textos recuperados, ou de maneira geral, os textos contidos no sistema. Especificidade é o critério deste tipo de relevância

    OBS 2: O Araújo Jr. usa tanto o Lancaster quanto o Robredo, então pode ser bom ficar a par das diferenças entre os dois. O Santa Biblioteconomia fez um post sobre isso: https://santabiblioteconomia.com.br/2017/03/30/indexacao-lancaster-x-robredo/


ID
3185581
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um bibliotecário procura um sistema que o auxilie no tratamento de documentos que se baseiam em texto em linguagem natural.


Com base nesse caso hipotético, o profissional deve procurar o

Alternativas
Comentários
  • mineração de textos é uma extensão da mineração de dados, e pode ser definida como um processo de extração de informações desconhecidas e úteis de documentos textuais escritos em linguagem natural.

  • Esta questão aborda temáticas relacionadas a indexação em sistemas automatizados. 

    O tratamento de textos baseados em linguagem natural pode ser uma tarefa complexa para o bibliotecário. Em um conjunto documental que não utiliza em sua indexação qualquer tipo de controle, as chances de dispersão entre os temas podem tornar os processos de tratamento dos documentos uma tarefa difícil. 

    Os sistemas de gerenciamento de informações textuais (Letra E), também chamados sistemas de gerenciamento de documentos, têm como função auxiliar o processamento técnico na criação, manutenção e utilização de bases de dados formadas de textos.  

    Estes sistemas garantem a rápida recuperação dos textos utilizando tecnologias de leitura e extração de termos, manipulando dados de tamanho variável. A varredura que o sistema faz no texto envolver uma série de algoritmos que envolvem a contagem de palavras mais usadas, a exclusão de palavras pré-determinadas (por exemplo artigos e preposições), a diferenciação entre maiúsculasminúsculas e números, etc. 

    Entre todas as alternativas apresentadas, a letra E é a única que aborda o tratamento da informação e todas as outras opções trabalham mais com a organização de uma biblioteca em termos mais gerais. É comum por exemplo um sistema de gerenciamento de biblioteca (Letra B) ou um sistema de gerenciamento de base de dados (letra C) ter embutido um sistema de gerenciamento de informações textuais (letra E). 


    Gabarito do Professor: Letra E 

ID
3185584
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O planejamento para desenvolvimento de coleções

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vergueiro (1993, p. 18):

    1) planejamento e elaboração de políticas – processo de identificação e implementação de planos de ação em relação à coleção, incluindo, como parte integral e central, o estabelecimento de uma declaração formal de política para o desenvolvimento da mesma, que não pode, absolutamente, ser vista como um documento interno, unicamente para uso da biblioteca, mas, isto sim, ser utilizada como um instrumento potencial de comunicação com a comunidade servida.

    [...].

    Gab. A

    VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. Ciência da Informação, [S.l.], v. 22, n. 1, apr. 1993. ISSN 1518-8353. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/512

  • Esta questão aborda o desenvolvimento e formação de coleções. 

    O desenvolvimento de coleções é um processo que envolve uma série de etapas como o estabelecimento de uma política de desenvolvimento da coleção, a avaliação da situação do acervo, o estudo de usuários, a aquisição, a seleção, o descarte e o desbastamento. 

    Planejar o desenvolvimento de coleção envolve o estabelecimento de diretrizes que resultarão em uma política de desenvolvimento desta coleção. A política tem como função nortear todos os processos envolvidos no desenvolvimento de maneira a garantir o crescimento da coleção de forma racional, se pautando em diretrizes diversas a depender do tipo de usuário, do tipo de biblioteca e do tipo da instituição mantenedora. 

    Com base nestes e outros conhecimentos sobre o tema, identificamos as alternativas como: 

    A) CERTA. O estabelecimento de uma política é resultado de um plano de ação parte de um planejamento de desenvolvimento de coleções. 

    B) ERRADA. A avaliação da coleção é um processo continuo no desenvolvimento de coleção, podendo acontecer previamente, durante e posteriormente ao planejamento. 

    C) ERRADA. Os trabalhos de decisão mencionados fazem parte da política de desenvolvimento ou de planos de ação específicos e não do planejamento. 

    D) ERRADA. É matéria da política e não do planejamento prever controle de orçamento e alocação de recursos. 

    E) ERRADA. A avaliação da coleção aliada ao estudo de usuários que podem verificar a adequação mencionada. 

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
3185587
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A bibliografia que é publicada inicialmente em separado e depois é incorporada a outras bibliografias compiladas da mesma forma e sobre o mesmo tema é chamada de bibliografia

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cunha e Cavalcanti (2008, p. 47):

    Bibligrafia corrente: bibliografia que relaciona documentos à medida que são publicados. Também pode ser publicada de forma periódica; bibliografia atual, bibliografia periódica, literatura corrente (bibliografia).

    Bibliografia crítica: bibliografia que, além de comentários sobre os itens descritos, inclui apreciações críticas sobre a importância ou valor do documento e sua edição.

    Bibliografia cumulativa: bibliografia que, tendo sido publicada em separado, é depois incorporada a outras bibliografias compiladas da mesma forma e sobre o mesmo tema.

    Gab. B

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, df : Briquet de Lemos / Livros, 2008.

  • A questão cobra do candidato conhecimentos sobre os tipos de bibliografias e seus respectivos usos. 

    As bibliografias são fontes de informação que reúnem uma lista de registros bibliográficos com base em critérios diversos que podem ser geográficos, temáticos, por período, por tipo de fonte de informação, etc.  

    Abaixo identificaremos as funções de cada um dos tipos de bibliografias apresentadas e indicaremos aquele que corresponde corretamente à bibliografia mencionada no enunciado. 

    A) ERRADA. A bibliografia corrente tem como função relacionar os documentos à medida que são publicados, podendo ser inclusive publicadas periodicamente. 

    B) CERTA. A bibliografia cumulativa é publicada separadamente em um primeiro momento e posteriormente é compilada com outras bibliografias, formando uma bibliografia extensiva sobre determinado tema ou aspecto. 

    C) ERRADA. A bibliografia crítica inclui comentários sobre o conteúdo e sobre a edição dos documentos. 

    D) ERRADA. Como o nome sugere, estas bibliografias compilam outras bibliografias e são também chamadas de metabibliografias. 

    E) ERRADA. Bibliografias complementares indicam leituras complementares relacionadas aos documentos compilados. 

    Gabarito do Professor: Letra B .


ID
3185590
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em 1999, a International Federation of Library Associations and Institutions definiu como um dos objetivos da biblioteca escolar o de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Segundo a IFLA (1999), para o desenvolvimento da literacia e/ou competência na leitura e escrita e no uso da informação, no ensino e aprendizagem, na cultura e nos serviços básicos da biblioteca escolar, é essencial o cumprimento dos seguintes objetivos:

    [...] oferecer oportunidades de vivências destinadas à produção e uso da informação voltada ao conhecimento, à compreensão, imaginação e ao entretenimento.

  • Acrescentando... IFLA (1999, p. 2-3):

    OBJETIVOS DA BIBLIOTECA ESCOLAR

    A biblioteca escolar é parte integral do processo educativo. Para o desenvolvimento da literacia e/ou competência na leitura e escrita e no uso da informação, no ensino e aprendizagem, na cultura e nos serviços básicos da biblioteca escolar, é essencial o cumprimento dos seguintes objetivos: 

    � apoiar e intensificar a consecução dos objetivos educacionais definidos na missão e no currículo da escola;

    � desenvolver e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem, bem como o uso dos recursos da biblioteca ao longo da vida;

    oferecer oportunidades de vivências destinadas à produção e uso da informação voltada ao conhecimento, à compreensão, imaginação e ao entretenimento;

    � apoiar todos os estudantes na aprendizagem e prática de habilidades para avaliar e usar a informação, em suas variadas formas, suportes ou meios, incluindo a sensibilidade para utilizar adequadamente as formas de comunicação com a comunidade onde estão inseridos; 

    � prover acesso em nível local, regional, nacional e global aos recursos existentes e às oportunidades que expõem os aprendizes a diversas idéias, experiências e opiniões;

    � organizar atividades que incentivem a tomada de consciência cultural e social, bem como de sensibilidade;

    � trabalhar em conjunto com estudantes, professores, administradores e pais, para o alcance final da missão e objetivos da escola;

    � proclamar o conceito de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são pontos fundamentais à formação de cidadania responsável e ao exercício da democracia;

    � promover leitura, recursos e serviços da biblioteca escolar junto à comunidade escolar e ao seu derredor.

    Gab. D

    Fonte: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-manifesto-pt-brazil.pdf

  • A questão aborda os objetivos da biblioteca escolar. 

    O Manifesto IFLA/Unesco para Biblioteca Escolar é um documento publicado em 1999 que estabelece diretrizes sobre a gestão, função e missão de bibliotecas escolares.  

    O documento define nove objetivos voltados para o “desenvolvimento da literacia e/ou competência na leitura e escrita e no uso da informação, no ensino e aprendizagem, na cultura e nos serviços básicos da biblioteca escolar" (IFLA/UNESCO, p. 2). 

    Com base nos nove objetivos apresentados no documento, identificamos as alternativas como: 

    A) ERRADA. Estes objetivos poderiam ser aplicados ao universo de qualquer biblioteca, não apenas da biblioteca escolar, e não constam no manifesto.  

    B) ERRADA. Este objetivo está ligado a Biblioteconomia em geral e as competências do bibliotecário enquanto profissional e não aos objetivos do manifesto. 

    C) ERRADA. Este objetivo está mais próximo dos objetivos das Bibliotecas Públicas. 

    D) CERTA. É o terceiro objetivo apresentado no manifesto. 

    E) ERRADA. Se trata de uma competência necessária ao bom exercício da profissão de bibliotecário. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3185593
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de biblioteca que consiste no conjunto de mecanismos eletrônicos que facilitam a localização da demanda informacional, interligando recursos e usuários.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Para Cunha (2000), “bibliotecas digitais são simplesmente um conjunto de mecanismos eletrônicos que facilitam a localização da demanda informacional, interligando recursos e usuários.” 

    A) A biblioteca automatizada [ou biblioteca moderna] consiste no uso de computadores para serviços básicos, como catalogação e organização do "estoque"/acervo.

    B) Bibliotecas polimídias “seriam instituições que armazenam informação utilizando uma extensa e variada gama de mídias” (MARCHIORI,1997).

    C) Biblioteca virtual "é conceitualizada como um tipo de biblioteca que, para existir, depende da tecnologia da realidade virtual,” que criaria o ambiente de uma biblioteca com salas, estantes etc. (MARCHIORI,1997). 

    E) Biblioteca eletrônica “é o termo que se refere ao sistema no qual os processos básicos da biblioteca são de natureza eletrônica, o que implica ampla utilização de computadores e de suas facilidades na construção de índices on-line, busca de textos completos e na recuperação e armazenagem de registros” (MARCHIORI,1997).


ID
3185596
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito do planejamento bibliotecário, o(a)

Alternativas
Comentários
  • O controle organizacional favorece o estabelecimento de meios preventivos, que potencializam o alcance dos objetivos articulados no planejamento, tendo em vista que os próprios objetivos determinam a direção a ser seguida. (p.103)

    Fonte: Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão / Nídia M. L. Lubisco (organizadora). – Salvador: EDUFBA, 2011.

  • Erros das demais alternativas:

    A) missão da biblioteca orienta a conduta dos seus colaboradores.

    MISSÃO – É uma declaração de como a organização é, sobre a sua razão de ser. Serve de critério geral para a tomada de decisão Serve de motivação aos colaboradores.

    B) fase de elaboração de planos define a implementação de ações a fim de convertê‐las em resultados.

    O plano é uma linha de ação pré-estabelecida que em determinado período de tempo orienta a ação. É o intermediário entre o processo de planejamento e o de implementação do planejamento. Além de fazer acontecer, o plano possibilita o controle da mudança, colaborando para que ela ocorra de modo ordenado e eficaz.

    C) GABARITO

    D) estratégia é dimensionada para as áreas funcionais, como biblioteca, arquivo, marketing e finanças, a fim de gerar informações especializadas que subsidiem a tomada de decisão nas respectivas áreas.

    A estratégia não é dimensionada somente para essas áreas, mas para a organização como um todo.

    E) foco na coleção é fator crítico de sucesso para a gestão da qualidade na biblioteca.

    Deve-se considerar outras coisas, como o foco no usuário.

  • A) A missão da biblioteca é o propósito ou filosofia da mesma. A missão orienta a conduta da biblioteca ou unidade de informação.

    B) Elaboração do plano e implementação de ações são etapas distintas do planejamento. A elaboração do plano define metas e prioridades, previsão de acontecimentos futuros e tomadas de decisões sobre fins, meios e recursos.

    C) Gabarito

    D) A estratégia é dimensionada para toda a instituição ou organização.

    E) São vários os fatores de sucesso para a gestão da qualidade em bibliotecas, como, por exemplo, a qualidade nos serviços e satisfação dos usuários.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre o planejamento e administração de bibliotecas.

    Em questões como esta, na qual o enunciado não traz informações suficientes que ajudem a selecionar a alternativa correta, o candidato deve se atentar a cada detalhe apresentado nas opções.

    Neste caso vamos analisar cada uma das alternativas, identificando as incorreções e indicando a opção correta no que tange o planejamento bibliotecário.

    a) INCORRETA. A missão de uma biblioteca (e de qualquer organização) expressa a razão da existência desta organização e não aborda a conduta de seus colaboradores. A conduta dos colaboradores está presente nos valores da organização em questão.

    b) INCORRETA. A elaboração do plano antecede a implementação das ações. A implementação é definida no planejamento geral que também estabelece as metas e resultados esperados.

    c) CORRETA.  A racionalização das atividades de controle permite o bibliotecário antever situações indesejadas, podendo então delinear planos de contingência que permitam alcançar os objetivos esperados.

    d) INCORRETA. O dimensionamento de uma estratégia envolve todas as áreas da instituição e não apenas parte delas.

    e) INCORRETA.  Invariavelmente, o foco de uma biblioteca deve ser seu usuário. O foco na coleção seria apenas um foco intermediário que visa o atendimento do usuário.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3185599
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Lei n.º 4.084/1962 definiu que o Conselho Federal de Biblioteconomia

Alternativas
Comentários
  •  Lei n.° 4.084/1962

    Art. 9°. O Conselho Federal de Biblioteconomia e os Conselhos Regionais de Biblioteconomia são dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e patrimonial.

    Art. 11°. O Conselho Federal de Biblioteconomia será constituído de brasileiros natos ou naturalizados e obedecerá à seguinte composição:

    a) um Presidente, nomeado pelo Presidente da República e escolhido dentre os nomes constantes da lista tríplice organizada pelos membros do Conselho;

    b) seis (6) conselheiros federais efetivos e três (3) suplentes, escolhidos em assembléia constituída por delegados-eleitores de cada Conselho Regional de Biblioteconomia.

    c) seis (6) conselheiros federais efetivos, representantes da Congregação das Escolas de Biblioteconomia do Distrito Federal e de todo o Brasil, cujos nomes, serão encaminhados pelas Escolas em listas tríplices, ao Conselho de Biblioteconomia.

    Parágrafo único. O número de conselheiros federais poderá ser ampliado de mais de três, mediante resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia, conforme necessidades futuras.

    Gab. E

  • Esta questão borda a temática das legislações ligadas ao exercício da profissão de bibliotecário no Brasil. 

    A Lei n.º 4.084/1962 dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. O texto da lei também aborda a constituição do conselho federal e dos conselhos regionais de classe que fiscalizam o exercício da profissão.  

    Abaixo identificaremos as alternativas e suas respectivas menções na lei, destacando a alternativa correta relacionada a seção que dispõe sobre o Conselho Federal de Biblioteconomia. 

    A) ERRADA. Segundo o art. 11, o CFB pode ser constituído por brasileiros natos e naturalizados. 

    B) ERRADA. Segundo o art. 11, o presidente do conselho é nomeado pelo Presidente da República e escolhido dentre os nomes constantes da lista tríplice organizada pelos membros do Conselho. 

    C) ERRADA. Segundo o art 11, a escolha dos conselheiros se dá de forma diversa, sendo 6 deles (e 3 suplentes) escolhidos em assembleia constituída por delegados-eleitores de cada Conselho Regional de Biblioteconomia e 6 representantes da Congregação das Escolas de Biblioteconomia do Distrito Federal e de todo o Brasil. 

    D) ERRADA. O CFB é dotado de personalidade jurídica de direito público de acordo com o art. 9º. 

    E) CERTA. Como indicado no art. 11, parte dos conselheiros é indicada pelos delegados-eleitores de cada Conselho Regional de Biblioteconomia, totalizando 6 membros efetivos e 3 suplentes. 

    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3185602
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a avaliação que um bibliotecário deve empreender para aferir dados sobre a forma de funcionamento mais econômica e eficiente para a biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • [...] Habitualmente os indicadores de desempenho avaliam a economia (se o produto ou serviço é fornecido da forma mais barata), a eficiência (outputs produzidos por unidade de input), a eficácia (comparação entre a percentagem de transacções satisfeitas e as não satisfeitas, penetração no mercado, nível de satisfação do utilizador) e a utilidade (benefício do produto ou serviço para os utilizadores)

    Na literatura está instalada alguma imprecisão conceptual entre dois tipos de análise: custo/eficácia e custo/benefício. Para Lancaster, marco incontornável nas práticas de avaliação nas bibliotecas, clara e inequivocamente não são sinónimas. A primeira [avaliação custo/eficácia] resulta da relação entre o custo do fornecimento de um serviço e a sua eficácia, isto é, a percentagem de transacções satisfeitas; e a segunda [avaliação custo/benefício] da relação entre os custos de uma actividade e os benefícios, isto é, resultados desejáveis (ou impactos) de forma a demonstrar que os benefícios compensam os custos. Os custos de funcionamento podem, pois, estar relacionados com a eficácia (custo por documento fornecido, custo por questão respondida com sucesso, etc.) ou com os benefícios (quanto tempo/dinheiro o utilizador economizou).

    MACHADO, Aurora Marques. MODALIDADES DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: ESTUDO EXPLORATÓRIO.

    [p. 29]

    https://run.unl.pt/handle/10362/13382?mode=full

    Alternativa D.

  • Esta questão aborda a avaliação de serviços de uma biblioteca. 

    A avaliação de serviços em uma biblioteca ou outro tipo de unidade de informação tem como objetivo verificar a qualidade dos serviços oferecidos aos diferentes tipos de usuários.  

    A avaliação pode ser aplicada para nortear mudanças pretendidas orientadas por diversos fatores, sejam eles econômicos, orçamentários, espaciais, ligados a qualidade dos serviços prestados, etc. 

    O processo de avaliação é tradicionalmente apresentado cem dois tipos: a avaliação de custo/eficácia que determina a relação entre o custo do oferecimento de um serviço e a quantidade de transações satisfeitas; e a avaliação de custo/benefício, que determina a relação entre os custos de prestação de um serviço e os benefícios que resultam destes serviços, tomando como base resultados desejáveis esperados.  

    No caso desta questão, ao mencionar que a avaliação busca aferir dados sobre a “forma de funcionamento mais econômica" indicamos que a avaliação pretende verificar questões relativas ao custo dos serviços prestados, o que elimina as opções A, C e E. 

    Ao mencionar que a avaliação pretende identificar questões sobre a eficiência ou eficácia dos serviços prestados, identificamos diretamente a letra D como a alternativa correta, eliminando a alternativa B neste caso. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3185605
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a Lei n.º 9.674/1998, que dispõe sobre o exercício da profissão de bibliotecário, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.674/1998

    Dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário e determina outras providências.

    a) Art. 40. § 3  A suspensão por falta de pagamento de anuidades, taxas e multas somente cessará com o recolhimento da dívida, podendo estender-se a até três anos, decorridos os quais o profissional terá, automaticamente, cancelado seu registro, se não resgatar o débito, sem prejuízo da cobrança executiva.

    b) Art. 40. As penas disciplinares, consideradas a gravidade da infração cometida e a reincidência das mesmas, consistem em:

    I - multa de um a cinqüenta vezes o valor atualizado da anuidade;

    II - advertência reservada;

    III - censura pública;

    IV - suspensão do exercício profissional de até três anos;

    V - cassação do exercício profissional com a apreensão da carteira profissional.

    c) Art. 40 § 5  Ao infrator suspenso por débitos será admitida a reabilitação profissional mediante novo registro, satisfeitos, além das anuidades em débito, as multas e demais emolumentos e taxas cabíveis.

    d)  Art. 3 O exercício da profissão de Bibliotecário é privativo:

       I - dos portadores de diploma de Bacharel em Biblioteconomia, expedido por instituições de ensino superior oficialmente reconhecidas, registradas nos órgãos competentes, de acordo com a legislação em vigor;

     II - dos portadores de diploma de graduação em Biblioteconomia, conferido por instituições estrangeiras de ensino superior, reconhecidas pelas leis do país de origem, e revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente;

     III - dos amparados pela 

    e)  Art. 33 § 3 As Bibliotecas Públicas localizadas em Municípios com até dez mil habitantes e cujo acervo não ultrapasse a duzentos exemplares catalogados poderão funcionar sob a supervisão de um Técnico em Biblioteconomia, devidamente registrado perante o Conselho e, neste caso, deverão comunicar ao respectivo Conselho Regional de Biblioteconomia a criação, o funcionamento e a responsabilidade técnica da Biblioteca, para fins de anotação e controle, sendo isentas de qualquer taxa ou contribuição.

    Gab. B

  • Esta questão aborda a legislação que regulamenta o exercício da profissão de bibliotecário no Brasil. 

    Abaixo analisaremos o conteúdo das alternativas, indicando em que parte do texto da lei o tema apresentado é abordado. 

    A) ERRADA. De acordo com o art. 40, a suspenção do exercício profissional será de até 3 anos. 

    B) CERTA. A censura pública é uma das penalidades previstas no Art. 40 da lei. 

    C) ERRADA. O pagamento de anuidades em débito, multas, demais emolumentos e taxas cabíveis permite a reabilitação do bibliotecário em novo registro. 

    D) ERRADA. O diploma de “Bacharel em Biblioteconomia e Documentação" não está incluso no texto da lei. 

    E) ERRADA. O art. 33 estabelece as condições para a coordenação de bibliotecas por parte do Técnico em Biblioteconomia. 


    Gabarito do Professor: Letra B 

ID
3185608
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia n.º 33/2001, que dispõe sobre o processo fiscalizatório dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, quando houver uma infração, será aberto um processo administrativo que terá início

Alternativas
Comentários
  • Verifiquem também a RESOLUÇÃO N° 197, DE 27 DE MARÇO DE 2018

  • Art. 3º- O processo administrativo terá início com a lavratura do auto de infração de fiscalização do CRB, através de relatório circunstanciado, assinado, se possível, pelo infrator ou por duas testemunhas, salvo os processos de natureza ética, que seguem o rito da Resolução específica para o processamento ético-disciplinar.

    Gab. C

  • Questão sobre as regulamentações do Conselho Federal de Biblioteconomia. 

    A temática das infrações resultantes do processo de fiscalização previsto na Resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia n.º 33/2001 é apresentada no capítulo I da normativa nomeado “Das Infrações à Legislação Federal vigente" e no capítulo II, nomeado “Capítulo II – Do Procedimento". 

    De acordo com o texto da normativa, o início do processo administrativo se dá com a lavratura do auto de infração de fiscalização do CRB, conforme prevê o art. 3º. Desta forma, a alternativa Letra C é a opção correta para esta questão. 

    A alternativa A refere-se à situação prevista no artigo 7º que aborda as situações na qual a comprovação de ter sido sanada a infração nem apresentada defesa não ocorrem. 

    A alternativa B altera o texto do art. 3º, mudando a responsabilidade da lavratura do CRB para o CFB. 

    A alternativa D refere-se também ao texto do artigo 7º e não está ligado ao início do procedimento. 

    A alternativa E não vai de encontro com o texto da norma que indica no artigo 5º que o início do procedimento independe da assinatura do autuado. 

    Gabarito do Professor: Letra C .


ID
3185611
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Bibliotecários (Resolução n.º 42/2002 do Conselho Federal de Biblioteconomia), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 42/2002

    Art. 11 - São direitos do profissional Bibliotecário:

    a) exercer a profissão independentemente de questões referentes a religião, raça, sexo, cor e idade;

    b) apontar falhas nos regulamentos e normas das instituições em que trabalha, quando as julgar indignas do exercício profissional, devendo, neste caso, dirigir-se aos órgãos competentes, em particular, ao Conselho Regional;

    c) votar e ser votado para qualquer cargo ou função em órgãos ou entidades de classe, nos termos da legislação vigente; d) defender e ser defendido pelo órgão de classe, se ofendido em sua dignidade profissional;

    e) auferir benefícios da ciência e das técnicas modernas, objetivando melhor servir ao seu usuário, à classe e ao país;

    f) usufruir de todos os demais direitos específicos, nos termos da legislação que cria e regulamenta a profissão de bibliotecário;

    g) preservar seu direito ao sigilo profissional, quando portador de informações confidenciais;

    h) formular, junto às autoridades competentes, críticas e/ou propostas aos serviços públicos ou privados, com o fim de preservar o bom atendimento e desempenho profissional.

    Gab. A

  • Lembrando que esse código de 2002 foi revogado pela Resolução CFB Nº 207, de 09 de novembro de 2018.


ID
3185614
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme a Resolução n.º 60/2004 do Conselho Federal de Biblioteconomia, assinale a alternativa que apresenta a(s) atividade(s) que é(são) de competência do Plenário do Conselho Regional de Biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 60, DE 06 DE JULHO DE 2004 

    Art. 22 - Compete ao Plenário do CRB-...:

    I - Zelar pela dignidade e independência da classe e pelo livre exercício das prerrogativas e direitos profissionais dos Bibliotecários;

    II - Promover medidas em defesa da classe;

    III - Estimular, por todos os meios, a exação na prática da Biblioteconomia, zelando pelo prestígio e bom conceito dos que a exercem;

    IV - Adotar todas as providências de interesse do exercício profissional do Bibliotecário, promovendo medidas necessárias à sua regularidade e defesa;

    V - Deliberar sobre questões oriundas das atividades fins às do Bibliotecário;

    VI - Examinar e aprovar estudos e campanhas em prol do desenvolvimento biblioteconômico; 

    VII - Examinar e deliberar sobre os pareceres emitidos pelas Comissões Permanentes e Temporárias, pelos Conselheiros, pelos Grupos de Trabalho, pela Consultoria Jurídica e pelas Assessorias Especiais, bem como sobre assuntos da ordem do dia; 

    [...].

    Gab. E

  • Questão sobre as normativas do Conselho Federal de Biblioteconomia. 

    A Resolução n. 062, 06 de julho de 2004 (erroneamente publicada como 060/2004) estabelece o regimento interno do CFB, dos CRBs e dá outras providências. 

    As 45 competências dos Plenários dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia são definidas no art. 22 da resolução. 

    De acordo com o texto da normativa, identificamos:  

    A) INCORRETA. Esta ação é uma das finalidades do CRB elencadas no art. 4º. 

    B) INCORRETA. Esta ação é competência das Diretorias dos CRBs expressa no art. 59. 

    C) INCORRETA. Esta ação é competência das Diretorias dos CRBs expressa no art. 59. 

    D) INCORRETA. Esta ação é competência do Presidente do CRB expressa no art. 65. 

    E) CORRETA. Refere-se ao inciso VII do artigo 22. 

    Gabarito do Professor: Letra E .


ID
3185617
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a Resolução n.º 60/2000, assinale a alternativa que apresenta a ação que cabe ao Conselho Regional de Biblioteconomia no âmbito de suas finalidades.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 60, DE 06 DE JULHO DE 2004 

    Art. 5° - No atendimento de suas finalidades, o CRB .... exerce as seguintes ações:

    a) deliberativa;

    b) executiva e administrativa;

    c) consultiva;

    d) disciplinar;

    e) contenciosa de primeira instância. 

    Gab. B

  • No enunciado eles colocam Resolução n.º 60/2000 e fui pesquisar pela resposta da colega M. Araújo existe uma resolução "RESOLUÇÃO Nº 60, DE 06 DE JULHO DE 2004". Alguém saberia explicar?

  • A questão aborda a redação dos regimentos internos dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia. 

    O Conselho Federal de Biblioteconomia define por meio da Resolução nº 60, de 06 de julho de 2004 a aprovação dos regimentos internos de todos os CRBs no território nacional.  

    Dentre outras providências, a resolução define cinco ações no art. 5º ligadas ao atendimento das finalidades do CRBs 

    1) deliberativa;  

    2) executiva e administrativa;  

    3) consultiva;  

    4) disciplinar;  

    5) contenciosa de primeira instância 

    Apenas a terceira ação de finalidade “consultiva" aparece entre as alternativas, sendo a opção B a correta. 

    Há um erro no enunciado da questão que menciona a Resolução 60/2000. O correto é Resolução 60/2004. 

    Gabarito do Professor: Letra B .