SóProvas



Prova UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 11


ID
4215148
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos são bem mais organizados que a matéria bruta. Essa maior organização atribuída aos seres vivos está intimamente relacionada às unidades básicas que os constituem denominadas

Alternativas
Comentários
  • A célula é a unidade básica funcional de todo ser vivo, ao menos na classificação antiga, pois cientistas do mundo todo querem mudar essa máxima, visto que hoje alguns cientistas já considera o vírus como ser vivo. Na verdade, esse discurso é bem ensino médio.

    https://prnt.sc/v8o7cj

  • CÉLULA É A UNIDADE FUNDAMENTAL DA VIDA, O ÁTOMO É (ERA) A MENOR PARTE DE TODA A MATÉRIA,

  • Lembrar que a matéria bruta também é constituída por átomos e a questão está perguntando o que os diferencia.

  • As Células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos, estando presentes em todos os organismos vivos, com exceção dos vírus.


ID
4215154
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Após a descoberta do fator Rh, foi constatado que ele era responsável pela doença hemolítica do recém-nascido, também chamada de eritroblastose fetal. A possível causa dessa doença é a mãe ser

Alternativas
Comentários
  • A mãe deve não ter o aglutinogênio Rh, ou seja, Rh- e o SEGUNDO FILHO ter o Rh+ para o desenvolvimento da doença, já que o Rh- produzirá a aglutinina anti Rh, essa que irá inviabilizar a mistura ( transfusão) dos sangues...

  • Lembrem-se que, o sangue O- (Rh-) é doador universal

    E o O+ (Rh+) não, pelo fato de o Rh- produzir anti Rh

  • eritroblastose fetal só ocorre na segunda gestação. Uma mulher Rh- que teve em sua primeira gestação um feto Rh+, pode ter tido contato com o sangue do feto durante o parto, o que implicará na formação de anti-Rh pelo corpo da mãe.

    Na segunda gestação da mesma mulher e se ela tiver uma criança Rh+ haverá uma incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto, fazendo com que os anticorpos da mãe entrem na circulação do feto, destruindo as hemácias do novo indivíduo.


ID
4215160
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma cirurgia plástica pode ser considerada uma

Alternativas
Comentários
  • Alteração no fenótipo, partes observáveis, visíveis do meio (no qual encontra-se o indivíduo), nesse caso, o meio é alterado com alteração das características fisiológicas...


ID
4215163
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O efeito estufa é o aquecimento da atmosfera mais baixa, o efeito dos gases atmosféricos sobre o balanço entre a radiação solar e a radiação terrestre. O aumento da temperatura provocado por esse fenômeno deve-se ao fato de que a atmosfera é

Alternativas

ID
4215166
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando um corpo é arrastado sobre uma superfície, surge uma força de atrito de sentido contrário ao sentido do movimento. A esse respeito, classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas abaixo.

( ) A força de atrito independe das características das superfícies de contato.
( ) As forças de atrito são sempre paralelas à superfície de contato entre os objetos.
( ) A causa da força de atrito é a interação elétrica entre as duas superfícies de contato.
( ) A força de atrito depende da forma do objeto, mas não depende da sua massa.

A seqüência correta dessa classificação é:

Alternativas
Comentários
  • Um dado importante que a questão nos informa é que a velocidade com que o corpo é arrastado é constante, ou seja, pela segunda Lei de Newton, a força resultante no corpo é nula. (F-Fat=0)

    Isso quer dizer que a força que puxa o corpo tem módulo igual a sentido diferente da força de atrito.

    I- INCORRETA - Como expliquei anteriormente a força de atrito não é nula, apenas tem sentido oposto a força que puxa o corpo.

    II - CORRETA - Como ele é puxado na horizontal, o angulo entre força peso e deslocamento é 90°, sendo assim seu módulo é 0.

    Trabalho Força Peso = Força Peso * Distância* cos 90° = 0

    III - INCORRETA - Como explicado anteriormente ela não é nula, apenas possui mesmo módulo e sentido diferente da força de atrito.

    RESPOSTA: Letra B.


ID
4215169
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um dos parâmetros de desenvolvimento de uma nação é sua matriz energética. Em relação à matriz energética, é esperado que uma sociedade desenvolvida obtenha

Alternativas
Comentários
  • OBSSSSS: É ESPERADO, na prática percerbe-se uma relação diretamente proporcional entre o desenvolvimento de uma nação e o seu consumo.


ID
4215175
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Essencialmente, a Terra tem duas fontes básicas de energia: a energia que já estava aqui durante sua formação e a energia que vem do Sol.
Dos seguintes fenômenos naturais:

I. uma erupção vulcânica,
II. uma maré,
III. uma tempestade,
os que têm como principal fonte de energia a que já estava aqui durante a formação da Terra são

Alternativas

ID
4215178
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das grandes dificuldades da sociedade contemporânea diz respeito à produção e ao consumo de energia. As sociedades humanas consomem energia seja para a produção seja para a sua mobilidade. A mobilidade de pessoas e mercadorias ocorre em diversos tipos de meios de transportes que utilizam como fonte de energia o petróleo e seus derivados. Esse recurso é finito e emissor de poluentes e exige adoção de medidas para a melhoria da qualidade de vida nas cidades e para a preservação do meio ambiente urbano, rural e natural. Nesse sentido, é preciso adotar um modelo de desenvolvimento sustentável que priorize um sistema de meios de transporte que não emitam poluentes, que reduzam o uso de fontes não renováveis, que sejam mais ágeis e que permitam às pessoas maior qualidade de vida e de locomoção.

O que provoca as dificuldades associadas ao tipo de fonte de energia que é utilizada para produção e para o deslocamento das pessoas e de mercadorias é o fato de ela ser

Alternativas
Comentários
  • O petróleo é finito, ou seja, tende a se esgotar.

    LETRA C

  • Letra Bbbb, não c, finita


ID
4215181
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O governo britânico introduziu uma dura legislação que proíbe imigrantes que vivem ilegalmente no país de abrirem contas bancárias. Além disso, o novo conjunto de leis dificulta recursos contra deportação e exige que os proprietários de imóveis verifiquem o status de imigração dos inquilinos.

(http://goo.gl/c8R6jD. Acesso: 01/12/2013.)

O governo britânico, ao implementar essas medidas, visa combater uma das mais importantes tendências do processo de globalização que é

Alternativas

ID
4215184
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas décadas de 1970,1980 e 1990, a China subiu na escala de valor agregado e passou a exportar cada vez mais produtos de alta tecnologia, como celulares, computadores, chips e componentes eletrônicos. (...) Em 1978, os produtos manufaturados respondiam por 49,70% das exportações chinesas e o país tinha deficit comercial com o restante do mundo. Em 2008, o percentual de bens industrializados era de 95% e o superavit chinês somava US$ 298,13 bilhões. Do US$ 1,43 trilhão exportado pela China naquele ano, 47% foram de bens processados, cujas peças originais são fabricadas em outros países. Os chineses apenas montam o produto acabado, com alguma agregação de valor.

(http://www.g21.com.br. Acesso: 08/04/2010. Adaptado.)

Considerando-se o desenvolvimento da China, com a globalização, ocorreu

Alternativas
Comentários
  • A China foi um dos exemplos utilizados pela banca da prova. O neoliberalismo fomentou o surgimento das deseconomias de aglomeração, expandindo as áreas de atuação das transnacionais. Um grande exemplo de como a busca por países emergente faz-se presente é a decadência econômica de Detroit, antigo polo siderúrgico dos EUA. Assim sendo, o deslocamento de indústrias para os países emergentes

    C)

    EsPCEx 2022

  • Desconcentração das indústrias = famoso ato da globalização


ID
4215187
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No cenário mundial, o Brasil aparece como produtor de ciência, mas não como produtor de tecnologia.

 Porque:
Existe um descompasso entre o setor acadêmico e o setor industrial.

Sobre essas duas afirmativas é correto afirmar que 

Alternativas

ID
4215190
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O conceito de qualidade de vida relaciona-se à satisfação das necessidades de uma população em nível econômico, social e ambiental. O crescimento urbano foi acompanhado de um agravamento das condições de vida urbana conduzindo ao aparecimento de problemas que contribuíram para a diminuição da qualidade de vida dos seus habitantes. Para minimizarem-se esses efeitos, devem ser aplicadas políticas públicas que visem a

Alternativas

ID
4215193
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

(...) Em 64 a nação recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional (...) os personagens que pareciam fazer parte da história brasileira, ou da História do Brasil como nos imaginávamos, esses personagens de repente sumiram. Ou fora do poder, ou presos ou mortos.
(Herbert de Souza. In: MOTA, M. B; BRAICK, P. R. História: das cavernas ao terceiro milênio. S. P: Moderna, 1997, p. 565.)

Herbert de Souza, o Betinho, faz um comentário a respeito do governo implantado a partir do golpe de 1964. Quais foram, dentre os muitos grupos sociais e culturais, os personagens que sumiram?

Alternativas
Comentários
  • Dentre os assassinatos e desaparecimentos de opositores ao regime militar no Brasil, encontram- se artistas e intelectuais que defendiam a valorização da cultura popular.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_mortos_e_desaparecidos_pol%C3%ADticos_na_ditadura_militar_brasileira


ID
4215196
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Rio era “túmulo dos estrangeiros”, uma cidade com cerca de 700 mil habitantes e graves problemas urbanos: rede insuficiente de água e esgoto, toneladas de lixo nas ruas, cortiços superpovoados. Um ambiente propício à proliferação de várias doenças, como tuberculose, hanseníase, tifo, sarampo, escarlatina, difteria, coqueluche, febre amarela e peste bubônica. Com o propósito de modernizar a capital, o presidente da República, o prefeito Pereira Passos e o médico sanitarista e diretor da Saúde Pública, Oswaldo Cruz, puseram em prática um grande projeto urbano, que se expandiu ao longo de três eixos: melhoramento do porto do Rio de Janeiro, remodelação urbana e saneamento. Cortiços e prédios velhos foram demolidos e, em seu lugar, surgiram grandes avenidas, modernos edifícios, praças e jardins.
(http://bndigital.bn.br/redememoria/revacina.html. Acesso: 11/09/2011. Adaptado.)

Quais foram os impactos da modernização no Rio de Janeiro sobre a população?

Alternativas

ID
4215199
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia o texto que problematiza a desigualdade no país:


Reconhecer que a igualdade de oportunidade entre os cidadãos — base de quase todas as democracias modernas — não será alcançada na prática, se o Estado e a sociedade não passarem a tratar de forma diferenciada, pelo menos temporariamente, aqueles que se encontram nos estratos menos favorecidos da população.

(www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u434.shtml. Acesso: 17/09/2011. Adaptado.)


A construção dos direitos civis, políticos e sociais na República brasileira tem sido discutida para atender demandas sociais e jurídicas. Como são denominadas as ações necessárias para resolver o problema da desigualdade no Brasil?

Alternativas

ID
4215202
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O que é alteridade? É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença.

(Frei Beto. In: http://www.adital.com.br/SITE/noticia2.asp?lang=PT&cod=7063. Acesso em: 20 mar. 2010.)

De acordo com Frei Beto, uma relação baseada na alteridade exige

Alternativas

ID
4215205
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 1891, o Estado republicano brasileiro promulgou uma nova Carta constitucional, para substituir a de 1824. A Constituição do Império dividia o poder em quatro instâncias, mas a republicana consagrou a divisão em três poderes e extinguiu o quarto poder que caracterizou o período imperial. A instância de poder abolida pela Constituição republicana foi a do poder

Alternativas

ID
4215208
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

GUGA, O NOVO HERÓI


O garoto brasileiro de cabelos desalinhados e visual desleixado conseguiu. Gustavo Kuerten fez história ao conquistar ontem o Aberto da França de Tênis, em Roland Garros. A final contra o espanhol Sergi Bruguera foi uma aula de tênis diante de um público que incluía lendas do esporte como Bjorn Borg e Guillermo Villas. Em 1h50min, Guga massacrou o adversário, duas vezes campeão do torneio francês, vencendo por 3 sets a 0. Ao receber o troféu de campeão, ele agradeceu a torcida brasileira e, em especial, ao técnico Larri Passos. “Quando cheguei à final sabia que podia ganhar. Eu tinha preparado para isso”, comemorou.

(Estado de Minas – 09/06/97)



KUERTEN CONQUISTA TÍTULO INÉDITO


O tenista Gustavo Kuerten, 20, ganhou ontem o Aberto da França, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar um dos quatro torneios mais importantes do mundo, que formam o chamado Grand Slam.


Kuerten venceu o espanhol Sergi Bruguera, 26, por 3 a 0, em uma hora e 50 minutos. Guga, como é conhecido, passa a ser o tenista de pior colocação no ranking a vencer um torneio de Grand Slam. Ele ocupava a 66ª. Colocação e deve ir, com a vitória em Roland Garros, para a 19ª. posição, segundo Marta Avancini e Igor Gielow. A conquista rendeu a Kuerten US$740 mil de prêmio. A mãe do tenista, Alice, teme que ele seja visto como herói. “Não gostaria de chegar ao Brasil e ter uma multidão me esperando.”

(Folha de S.Paulo – 09/06/97)


Considere os trechos:


"Guga massacrou o adversário.

O tenista Gustavo Kuerten, 20, ganhou.

O primeiro brasileiro a conquistar (...)

Kuerten venceu o espanhol".


Os verbos "massacrar", "ganhar", "conquistar" e "vencer" pertencem ao mesmo campo semântico. Esse agrupamento se justifica pois são verbos que

Alternativas

ID
4215211
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Eu sei que um outro deve estar falando
Ao seu ouvido
Palavras de amor como eu falei
Mas eu duvido
Duvido que ele tenha tanto amor
E até os erros do meu português ruim.(...)
(Roberto e Erasmo Carlos)


A preposição até tem o mesmo valor semântico do sublinhado no texto em:

Alternativas

ID
4215214
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cuitelinho

Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia ai ai

Ai quando eu vim
da minha terra
Despedi da parentaia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaias
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes bataia ai ai

A tua saudade corta
Como aço de navaia
O coração fica aflito
Bate uma a outra faia
E os óio se enche d’água
Que até a vista se atrapaia ai

(http://goo.gl/vsUiC. Acesso: 14/03/2013. Adaptado.)

Esse texto está expresso em uma variante linguística fundamentada em um fator

Alternativas

ID
4215223
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O número de emissoras de rádio em funcionamento nas regiões do Brasil é o seguinte:


Região Sul(S) Sudeste(SE) Nordeste(NE) Norte(N)

Número de emissoras 300 400 200 100


O gráfico de colunas que representa corretamente esse número de emissoras por região é

Alternativas

ID
4215226
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Fernanda e Nara têm 100 e 200 reais, respectivamente. Fernanda gastou 20% do que tinha, e Nara gastou 10%. Portanto, é correto afirmar que Fernanda gastou

Alternativas
Comentários
  • Fernanda tem 100

    Nanda tem 200

    Fernanda gastou 20% de 100 >> 0,2.100 = 20 reais, ou seja, ela gastou 20

    Nara gastou 10% de 200 >> 0,1*200 = 20 reais, ou seja, ela também gastou 20.

    Em relação ao gasto de uma a outra, ambas tiveram o mesmo resultado.


ID
4215229
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A tabela mostra o consumo mensal de água de uma família nos meses de janeiro, fevereiro e março de um determinado ano. O consumo no mês de abril desse ano foi cobrado pela média do consumo dos meses de janeiro, fevereiro e março.

Mês Consumo (em m3)
Janeiro 26,5
Fevereiro 31,9
Março 28,3


Se o preço cobrado pelo metro cúbico da água é R$ 1,22, a família pagou pelo consumo de água, em abril, o valor de

Alternativas

ID
4215235
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Antes do lançamento de uma nova marca de refrigerante, uma empresa de publicidade fez uma pesquisa de opinião em que os entrevistados deveriam responder apresentando sua preferência sobre um ou mais dos seguintes sabores: tangerina, laranja e limão. Ao final de um dia de trabalho, um dos pesquisadores apresentou como resultado de suas consultas a planilha abaixo.

Sabor Preferência
laranja 110
limão 90
tangerina 90
laranja e limão 47
laranja e tangerina 40
limão e tangerina 30
todos 17
nenhum 20

Com base nessas informações, pode-se concluir que foram entrevistadas

Alternativas

ID
4215238
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os modelos atômicos explicam os fenômenos. Conforme novos fenômenos vão sendo descobertos, o modelo vai se alterando. Qual fenômeno pode ser explicado pelo modelo de Thomson?

Alternativas
Comentários
  • Thomson descobriu o elétron e o NaCl conduz corrente elétrica em forma aquosa.

    NaCl é um composto iônico, uma vez que é forma por Metal ( A1 ) e Ametal.

  • Thompson envolve a descoberta de elétrons

  • Thompson trouxe a ideia o elétron.

  • Cloreto de sódio conduz corrente elétrica quando fundido. O modelo atômico de Thomson conseguiu explicar esse fenômeno por meio da descoberta dos elétrons.


ID
4215241
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quando ocorre transferência de elétrons entre dois átomos, há formação de um cátion e um ânion. Esses íons se atraem fortemente, dando origem aos compostos iônicos.

Entre as fórmulas apresentadas a seguir, aquela que representa uma substância formada por atração de íons é

Alternativas
Comentários
  • Ligação iônica- metal+ametal
  • Esta questão aborda conceitos relacionados aos compostos iônicos.


    Nesses compostos ocorre uma forte atração entre uma espécie que tende a ganhar elétrons (formando um ânion) e uma que tende a perder elétrons (formando um cátion). Assim, obrigatoriamente, é preciso ter um metal (tende a doar elétrons) e um ametal (tende a receber elétrons) ou hidrogênio. 

    Com base no exposto, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta. Esse composto é formado por um ametal (oxigênio) e o hidrogênio, que compartilham elétrons. Como não há transferência de elétrons, esse composto não é iônico, sendo definido como covalente.


    B) Correta. Esse composto é formado por um metal (magnésio) e um ametal (cloro). Como há transferência de elétrons entre o cátion (Mg2+) e o ânion (Cl-), trata-se de um composto iônico.


    C) Incorreta. Esse composto é formado por dois ametais (nitrogênio e oxigênio), que compartilham elétrons. Logo, trata-se de um composto covalente e não iônico.


    D) Incorreta. Esse composto é formado por dois ametais (enxofre e oxigênio). Como há compartilhamento de elétrons e não transferência, trata-se de um composto covalente.



    Gabarito da Professora: Letra B.

  • Ligação iônica

    GAB B.

  • Mg(magnésio)-metal + Cl(cloro)-ametal=ligação iônica


ID
4215250
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A transformação do gás oxigênio, O2(g), no gás ozônio, O3(g), é uma reação que atinge o equilíbrio químico em sistema fechado, e é representada pela equação

3 O2(g) ⇄ 2 O3(g).

À medida que o oxigênio se transforma em ozônio, a pressão interna dos gases dentro do recipiente diminuiu. Isso ocorre devido à diminuição do número de moléculas. Quando o equilíbrio químico é atingido, a pressão fica constante.

Depois de atingido o equilíbrio, se a pressão do sistema for aumentada, o equilíbrio químico se

Alternativas
Comentários
  • Ao elevar a pressão total aplicada sobre o sistema, o equilíbrio será deslocado de forma a se adequar a nova condição. Em virtude disso, o sistema se deslocará para sentido de menor volume, ou seja, no sentido direto, o de formação do ozônio.

    GABARITO: LETRA B

  • ↑ Pressão → desloca o equilíbrio para o lado da reação com menor número de mol gasosos

    ↓ Pressão → desloca o equilíbrio para o lado da reação com maior número de mol gasosos

    Gabarito : (B)